Office Web Apps para Professores Passo-a-passo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Office Web Apps para Professores Passo-a-passo"

Transcrição

1 Office Web Apps para Professores Passo-a-passo Usar o Office Web Apps no Windows Live Para usar o Office Web Apps no Windows Live precisa de ter uma conta Microsoft, Windows Live ou Office 365 um endereço de correio eletrónico e uma palavra-passe que lhe permitem iniciar a sessão e aceder a todos os serviços do Windows Live, incluindo Hotmail, Messenger e SkyDrive. Estas credenciais também lhe permitem aceder a outros sites da Microsoft como o Xbox Live, o Zune ou o Office Live. Crie uma conta Microsoft 1. Aceda a outlook.com e clique em Inscreva-se. Para obter uma caixa de correio do Outlook, crie um novo endereço de correio eletrónico e clique em Verificar disponibilidade. 2. Complete os outros campos com a informação necessária e leia o contrato de serviço e a declaração de privacidade da Microsoft. Se concordar com o termos clique em Aceito. Inicie a sessão com a sua conta Microsoft 1. Aceda a outlook.com. 2. Introduza o seu endereço de correio eletrónico e a respetiva palavra-passe. -ou- Se a sua conta Microsoft já está memorizada na página inicial, selecione o mesmo e clique em Iniciar Sessão. Se não estiver memorizada, insira a sua palavra-passe.

2 Para guardar o seu endereço de correio eletrónico na página de iniciar sessão, de forma a não precisar de o inserir de novo, selecione a opção Memorizar-me. Para guardar a sua palavra-passe no seu computador, de forma a não ter que a inserir sempre que pretender iniciar a sua sessão, selecione a opção Memorizar a minha palavra-passe. Crie um novo documento 1. Inicie a sessão em live.com. 2. Na barra de navegação superior, no cimo da página, clique sobre a seta e escolha a opção Skydrive. 3. Na opção Criar, clique sobre o tipo de documento que pretende criar.

3 4. Atribua um nome ao seu documento e clique em Guardar. O documento será guardado numa pasta no SkyDrive. Crie uma pasta para partilhar documentos Se tiver uma coleção de documentos para partilhar com algumas pessoas, crie uma pasta para armazenar os mesmos. Todos aqueles a quem der permissões de acesso poderão aceder a todos os documentos incluídos na pasta. Poderá ainda especificar as tarefas possíveis para cada pessoa: algumas pessoas podem apenas ver os documentos; outras podem ver e editar os documentos. 1. Inicie a sua sessão em live.com. 2. Na barra de navegação superior, no cimo da página, clique em Skydrive. 3. Na opção Criar, clique sobre Pasta. 4. Atribua um nome à sua pasta. 5. Para alterar as permissões de acesso à pasta, selecione a opção Propriedades do menu superior Ações de Pasta e escolha a opção Alterar que se encontra no lado direito.

4 6. Caso pretenda partilhar a pasta, clique em Partilhar Pasta e selecione uma das opções disponíveis. 7. Clique sobre Enviar . Se pretender, adicione uma pequena mensagem e clique em Enviar. Os destinatários vão receber uma mensagem de correio eletrónico com uma hiperligação que os encaminhará diretamente para a pasta que partilhou com eles. 8. Caso opte por partilhar através de uma hiperligação, defina o nível de permissão: Ver apenas. Permite apenas que o utilizador visualize a pasta e seus documentos.

5 Ver e editar. Permite que o utilizador adicione, edite ou apague documentos da pasta. Público. Qualquer utilizador pode pesquisar e visualizar a pasta. 9. Clique em Concluído. 10. Adicione os documentos que pretende partilhar em formato Word, Excel, PowerPoint ou OneNote. Também pode criar documentos diretamente no navegador e guardá-los numa nova pasta. Copiar e Colar no Office Web Apps Devido às limitações técnicas do navegador de Internet, copiar e colar texto no Office Web Apps é diferente de copiar e colar texto nas aplicações do Office instaladas no seu computador. As imagens provenientes de fora não podem ser coladas diretamente no Office Web Apps, assim como as hiperligações são coladas como texto estático. Para reconstruir uma hiperligação, faça o seguinte depois de a colar: 1. Selecione o texto. 2. No separador Inserir, selecione a opção Ligação. 3. Na caixa Endereço, insira a hiperligação da página de Internet (URL). 4. Na caixa Apresentar texto, insira o texto que pretende que apareça e clique em Inserir.

6 Colar a partir de fora do Word Web App Quando colar texto a partir do exterior do Word Web App, o texto é inserido dentro do documento de forma simples, ou seja, as características de formatação do texto, como negrito, itálico ou um determinado tamanho ou cor, não serão mantidas, sendo por isso preciso replicálas no Word Web App. Quando colar um texto que é formatado fora do Word Web App, como linhas, colunas, itens numa lista, tabela ou estrutura hierárquica, estas formatações não se mantêm no texto colado. A melhor forma de o fazer é colar os itens de uma célula ou nível de cada vez ou, ao colar uma lista, remova a formatação da numeração e reaplique-o no Word Web App, utilizando a numeração e os comandos de aumentar e diminuir avanço para alcançar os resultados desejados. Colar a partir de fora do Web App Quando colar texto a partir do exterior do Excel Web App, o texto é inserido num livro como texto simples. Ou seja, as características de formatação do texto, como negrito, itálico ou um determinado tamanho ou cor, não serão mantidas, sendo por isso necessário replicá-las no Excel Web App. Quando colar células a partir de outra folha ou tabela, a estrutura das linhas e das colunas é mantida no Excel Web App. Colar a partir de fora do OneNote Web App Quando colar texto a partir do exterior do OneNote Web App, o texto é inserido dentro do bloco de notas como texto simples. Ou seja, as características de formatação do texto, como negrito, itálico ou um determinado tamanho ou cor, não serão mantidas, sendo por isso necessário replicá-las no OneNote Web App. Quando colar um texto que é formatado fora do OneNote Web App, como linhas, colunas, itens numa lista, tabela ou estrutura hierárquica, estas formatações não se mantêm no texto colado. A melhor forma de o fazer é colar os itens de uma célula ou nível de cada vez ou, ao colar uma lista, remova a formatação da numeração e reaplique-o no OneNote Web App, utilizando a numeração e os comandos de aumentar e diminuir avanço para alcançar os resultados desejados.

7 Colar a partir de fora do PowerPoint Web App Poderá cortar, copiar e colar texto dentro de uma apresentação, selecionado o texto da mesma forma que faz numa aplicação do PowerPoint instalada no seu computador. Depois, na Área de Transferência do separador Base, selecione a opção Copiar, Cortar ou Colar, ou pressione CTRL+C para copiar, CTRL+X para cortar ou CTRL+V para colar o texto. Nota: Não poderá copiar ou colar texto se estiver em Vista de Leitura ou em Apresentação de Diapositivos. Para ser possível copiar ou colar texto, clique sobre a opção Editar no Browser. Guardar no Office 2010 Se utilizar o Office 2010, poderá guardar documentos diretamente no SkyDrive. Se ainda não utilizar esta versão do Office, pode adicionar os seus documentos ao SkyDrive. No Word, Excel, ou PowerPoint 1. Abra um documento que já criou ou crie um novo documento no Word, Excel, ou PowerPoint. 2. Em Ficheiro, selecione a opção Guardar e Enviar. Depois, clique em Guardar na Web. 3. Clique em Iniciar Sessão. Insira o seu endereço de correio eletrónico e a respetiva palavra-passe e, por fim, clique em OK.

8

9 4. Selecione uma pasta no SkyDrive e clique em Guardar Como. Atribua um nome ao ficheiro e clique em Guardar. O documento está agora guardado no SkyDrive. De seguida, clique em Ficheiro e depois em Sair. 5. No seu navegador, aceda a live.com. 6. Selecione a pasta onde guardou o documentos e, depois, clique sobre o nome do ficheiro para abrir no Office Web App adequado. No OneNote 1. Abra um documento que já criou anteriormente ou crie um novo. 2. Cliquem em Ficheiro e, depois, clique em Partilhar. 3. Selecione o bloco de notas que pretende guardar. 4. Clique na opção Web.

10 Se o bloco de notas não estiver guardado no Office 2010, ser-lhe-á pedida a respetiva atualização. Clique em Atualizar e, depois, na caixa de diálogo aberta com as Propriedades do Bloco de Notas, clique na opção Converter para Abrir-se-á uma caixa de diálogo com um aviso: caso existam utilizadores que tenham versões anteriores, não poderá haver partilha. Clique em OK. Qualquer pessoa que utilize versões anteriores do OneNote poderá partilhar blocos de notas usando o OneNote Web App no Windows Live. 5. Clique em Iniciar Sessão, insira os seus dados (endereço de correio eletrónico e palavra-passe) e clique em Iniciar Sessão. 6. Selecione a pasta do SkyDrive onde pretende guardar o seu bloco de notas e clique em Partilhar Bloco de Notas. 7. No seu navegador, aceda a live.com. 8. Selecione a pasta onde guardou o seu bloco de notas e clique para abrir o bloco de notas no OneNote Web App.

11 Carregar documentos no seu SkyDrive 1. Aceda a outlook.com e inicie a sessão com os seus dados da conta Microsoft, Windows Live ou Office 365. Se ainda não tiver uma conta Microsoft, clique em Inscreva-se para criar uma. 2. Na barra de navegação superior do seu navegador, selecione a opção Skydrive e, de seguida, selecione a pasta pretendida ou crie uma nova. 3. Clique em Carregar, selecione os ficheiros que pretende carregar e clique em Abrir. Poderá, ainda, arrastar os documentos para o espaço. Imprimir a partir do navegador O documento que imprimir, a partir do navegador, terá o mesmo aspeto caso o imprima a partir do Word. Com o documento aberto no Word Web App, em Vista de leitura, clique em Ficheiro e, de seguida, clique em Imprimir. É necessário um visualizador de PDF para conseguir imprimir a partir do Word Web App. Se não tiver nenhum instalado, será convidado a descarregar e instalar um.

12 Word Web App num ápice A Vista de leitura exibe o documento Word em concordância com aquilo que ele será depois de impresso. Poderá, assim, visualizar todo o documento ou saltar para uma página específica. 2 No separador Ficheiro, clique em Imprimir, para imprimir o documento. 3 Clique em Localizar para procurar a informação que pretende no documento. Os resultados da pesquisa serão destacados no documento, podendo analisar os resultados um a um.

13 4 Clique em Editar no Browser para editar o documento no Web App ou clique em Abrir no Word para editar o documento na aplicação Word no Ambiente de Trabalho (é necessário ter o Microsoft Word 2010 instalado). 5 A Vista de Edição é otimizada para adicionar e formatar a informação presente no documento. 6 Word Web App tem um aspeto visual familiar ao Word. O separador Base agrupa comandos para formatação de texto. Poderá aplicar diretamente a formatação, como o negrito, o itálico e o sublinhado, podendo ainda aplicar estilos que tornam o seu documento mais coeso e profissional. Use o separador Inserir para adicionar tabelas, imagens de um ficheiro ou do ClipArt. O ClipArt agrupa uma coleção de imagens disponíveis em Office.com. Poderá também, se pretender, adicionar novas secções e páginas ao documento ao inserir uma tabela. Use o separador Ver para voltar à Vista de leitura e visualizar os efeitos das suas alterações no documento.

14 Excel Web App num ápice 5 4 ~ Na Vista de leitura de um livro de Excel, pode navegar pelo ficheiro, classificar, filtrar, expandir tabelas dinâmicas e até recalcular o livro. 2 Os dados que está a visualizar são os últimos guardados. Poderá actualizar uma tabela dinâmica ou actualizar o livro todo. 3 Clique em Editar no Browser para editar o livro no Web App ou, clique em Abrir no Excel para o editar na aplicação do Excel no Ambiente de Trabalho (é necessário ter o Microsoft Excel 2010 instalado). 4 Quando editar o livro no navegador, poderá inserir dados, fórmulas, criar tabelas e adicionar alguma formatação. Para introduzir fórmulas, digite um sinal de igual (=) e, de seguida, a fórmula ou a função.

15 5 O Excel Web App tem um aspeto visual familiar ao Excel. 6 Se outras pessoas estiverem a trabalhar no livro, poderá ver quem é, clicando com o botão do canto inferior direito da janela, no navegador. Clique no separador Ficheiro para guardar uma cópia do livro ou transferir uma cópia para o seu computador. O separador Base agrupa comandos que permitem formatar o texto e as células, adicionar linhas, colunas e recalcular os dados. Utilize o separador Inserir para adicionar tabelas e hiperligações às suas folhas. O Excel Web App guarda o seu trabalho automaticamente. Utilize a opção anular para desfazer as alterações que não deseja manter. OneNote Web App num ápice 5 4 ~ 3 2 1

16 1 Na Vista de Leitura pode percorrer as páginas do bloco de notas, expandir e recolher as secções e ver as versões anteriores da página. 2 Clique em Mostrar Autores para ver quem fez as alterações na página que está a visualizar. Poderá também ter acesso a esta função no modo de edicação, no separador Ver. 3 Clique em Editar no Browser para editar o bloco de notas no Web App, ou clique em Abrir no OneNote para o editar na aplicação do OneNote no Ambiente de Trabalho (é necessário ter o Microsoft OneNote 2010 instalado). 4 Na Vista de Edição pode adicionar notas e etiquetas para categorizar e relembrar os temas mais importantes. Poderá ainda adicionar notas mesmo que alguém esteja a trabalhar no bloco de notas. 5 O Excel Web App tem um aspeto visual familiar ao OneNote O separador Base agrupa comandos de formatação de texto e verificação da ortografia. Poderá ainda formatar as suas notas através da aplicação de estilos para o texto. Utilize o separador Inserir para adicionar tabelas, imagens ou ficheiros do ClipArt. O ClipArt integra uma coleção de imagens, disponíveis no Office.com. Neste separador pode ainda adicionar novas secções e páginas no seu bloco de notas. O separador Ver permite-lhe voltar à Vista de Leitura e visualizar as alterações e o respetivo autor (Mostrar os Autores), podendo ver as versões anteriores à página atual. Neste separador é ainda possível anular as alterações efetuadas, revertendo a página para a sua versão anterior. O OneNote Web App permite guardar o seu trabalho de forma automática. Se pretender cancelar as alterações feitas ao documento, utilize a opção Anular. Utilizar o Office Web Apps no seu telemóvel Os Visualizadores do Mobile para o Microsoft Office permitem-lhe utilizar o seu navegador de Internet no telemóvel para consultar ficheiros em formato Microsoft PowerPoint e Microsoft Word. Esta aplicação permite-lhe aceder ao Office Web Apps no seu navegador do telemóvel. Poderá, assim, aceder a um relatório importante ou a uma apresentação que necessite, mesmo que esteja em movimento e mesmo que não tenha instalado no telemóvel as aplicações Microsoft Office Mobile 2010.

17 Os diapositivos que disponibilizam suporte para os Visualizadores do Mobile para Office são: Windows Mobile, BlackBerry, iphone e ipod Touch, Android, Nokia S60, No Japão estão disponíveis telefones, incluindo docomo, o SoftBank e o KDDI by au phones. Aceder a documentos no Windows Live Para visualizar ficheiros em formato Word ou em PowerPoint, utilize o navegador de Internet do seu telemóvel e aceda ao seu Windows Live SkyDrive. O endereço URL do seu SkyDrive é o mesmo, seja exibido num computador ou num telemóvel. Ver documentos do Word Por predefinição, o Visualizador do Word Mobile apresenta o documento na vista de texto; deverá mudar para vista Imagem para ver os gráficos e as imagens. Para folhear o documento, use a barra de navegação no topo do ecrã: Clique sobre o botão do Office para abrir o menu de comandos.

18 A partir deste menu pode utilizar as funções Localizar e Ir para a Página, para encontrar o conteúdo em que está interessado ou, então, pode ainda percorrer ao longo do documento visualmente, clicando em Índice de Miniaturas. Ver apresentações do PowerPoint Recebeu no seu telemóvel um endereço de correio eletrónico do apresentador da reunião que está a organizar. A mensagem contém uma hiperligação para a apresentação, utilizando a funcionalidade de difusão de apresentação de diapositivos no Microsoft PowerPoint Agora, já é possível participar na chamada e ver o diapositivo atual, em tempo real, à medida que a apresentação for decorrendo.

19 Além de lhe oferecer a possibilidade de ver difusões de apresentações, o Visualizador do Microsoft PowerPoint Mobile permite ver as apresentações ao ritmo de cada um, navegando pelos diapositivos ou encontrando conteúdos específicos. Para ler o texto, abra a apresentação na Vista de Destaques: Para ver os gráficos e o esquema, mude para a Vista dos Diapositivos:

20 Clique em Diapositivo Seguinte e em Diapositivo Anterior para percorrer os diapositivos, um a um. Utilize os comandos Localizar e Ir para Diapositivo para encontrar o conteúdo que pretende, ou, navegue na apresentação visualmente, clicando em Índice de Miniaturas.

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Mude O Office 365 para empresas tem um aspeto diferente do Google Apps, por isso, ao iniciar sessão, obterá esta vista para começar. Após as primeiras semanas,

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida

Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar o Microsoft Offi ce OneNote 2003: Iniciação rápida Utilizar a iniciação ao OneNote 1 O MICROSOFT OFFICE ONENOTE 2003 OPTIMIZA A PRODUTIVIDADE AO PERMITIR QUE OS UTILIZADORES CAPTEM, ORGANIZEM

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador,

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador, A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar o 20 Manual... 4 2. Criar uma conta no 20

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação CARTILHA OFFICE 365 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação Superintendência de Tecnologia da Informação 1 ÍNDICE Índice... 2 Introdução

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Microsoft Office 2010

Microsoft Office 2010 Microsoft Office 2010 Passo-a-passo para Professores Criar uma Apresentação com o PowerPoint 2010 Defina um tema Abra o PowerPoint. No separador Estrutura, no grupo Temas, clique em Mais para ver a galeria

Leia mais

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone

Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone 2010 Fichas de Demonstração Demonstrações de Produtos Microsoft Office 2010 Para informações sobre a formação online, visite: microsoft.com/expertzone Compatibilidade de Ficheiros Novo e melhorado para

Leia mais

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8 20 Manual Manual do utilizador Windows 8 Índice A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Ferramentas Gratuitas de Fotografia e de Pesquisa

Ferramentas Gratuitas de Fotografia e de Pesquisa Ferramentas Gratuitas de Fotografia e de Pesquisa Passo-a-passo para Professores Galeria de Fotos Windows Live Obtenha a Galeria de Fotos Windows Live 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-photo-gallery

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Explorar os comandos no friso Cada friso tem grupos e cada grupo tem um conjunto de comandos relacionados.

Explorar os comandos no friso Cada friso tem grupos e cada grupo tem um conjunto de comandos relacionados. Guia de Introdução O Microsoft Project 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

Educação Digital... 41... 19

Educação Digital... 41... 19 Versão 1.1 ... 3... 3... 3... 3... 3... 4... 4... 6... 9... 9... 10... 13... 15... 16... 16... 17... 18... 19... 21... 23... 27... 41... 42... 43... 44... 46... 60... 65 2 A aplicação 20 Manual é um novo

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão G POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: As Notas indicam o que fazer perante

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

partilhe virtualmente a partir de qualquer lugar Trabalhe e

partilhe virtualmente a partir de qualquer lugar Trabalhe e Trabalhe e partilhe virtualmente a partir de qualquer lugar Os processos de ensino e aprendizagem estão para além das quatro paredes da sala de aula. As Microsoft Office Web App dão aos professores e alunos

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Folha de Cálculo (Excel)

Folha de Cálculo (Excel) Tecnologias de Informação e Comunicação Folha de Cálculo (Excel) Professor: Rafael Vieira. 1. Introdução à folha de cálculo o nome folha de cálculo atribuído a este tipo de programas, deve-se, principalmente,

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage.

1.1. Clique no botão Iniciar, seleccione Todos os programas, Microsoft Office e no submenu aberto escolha o programa Microsoft FrontPage. Objectivos: Identificar os elementos do Ambiente de trabalho do Microsoft FrontPage Criar um website Fechar um website Abrir um website Modos de visualização de um website Criar, eliminar, abrir e fechar

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC OPÇÕES DE ACESSO Passo 1 Abrir o browser (Internet Explorer, Firefox ou outro) e escrever na barra de endereços mail.esmcastilho.pt ou email.esmcastilho.pt.

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Guia de Introdução. Obtenha ajuda Clique no ponto de interrogação para encontrar conteúdos de ajuda.

Guia de Introdução. Obtenha ajuda Clique no ponto de interrogação para encontrar conteúdos de ajuda. Guia de Introdução O Microsoft Access 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o orientar na aprendizagem. Altere o tamanho do ecrã ou feche uma base de

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint Autor: João Pina aragaopina@gmail.com 01-03-2010 OBJECTIVOS No final deste tutorial será capaz de: A. Retirar vídeos do YouTube; B. Converter os vídeos num formato passível de ser integrado em PowerPoint;

Leia mais

O Office para ipad e iphone ficou bem melhor.

O Office para ipad e iphone ficou bem melhor. O Office para ipad e iphone ficou bem melhor. 5 novidades que você precisa saber sobre o Microsoft Office 1 Novos apps para iphone Word, Excel, PowerPoint e OneNote consistentes com a experiência do ipad.

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Microsoft Word Folha

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo.

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo. Impressão em série de cartas de formulário e mailings em grande número Intercalação de correio Base de Dados em Excel Comece por planear o aspecto da sua página final - é uma carta, uma página de etiquetas

Leia mais

Introdução à aplicação móvel da plataforma ios. Instalação

Introdução à aplicação móvel da plataforma ios. Instalação Introdução à aplicação móvel da plataforma ios A aplicação (app) móvel SanDisk +Cloud Mobile App permite-lhe aceder ao seu conteúdo e gerir a sua conta a partir do seu dispositivo móvel. Com a aplicação

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

[Documentação da Plataforma MY.IPLEIRIA.PT dos Estudantes do IPLeiria]

[Documentação da Plataforma MY.IPLEIRIA.PT dos Estudantes do IPLeiria] [Documentação da Plataforma MY.IPLEIRIA.PT dos Estudantes do IPLeiria] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 19-10-2010 Controlo do Documento Autor

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Access 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterar o tamanho da tela ou fechar

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

Sumário. Site de Pesquisa... 1 Word... 3 PowerPoint 2010... 10 Excel 2010... 12 Downloads... 13

Sumário. Site de Pesquisa... 1 Word... 3 PowerPoint 2010... 10 Excel 2010... 12 Downloads... 13 Sumário Site de Pesquisa... 1 Word... 3 PowerPoint 2010... 10 Excel 2010... 12 Downloads... 13 Site de Pesquisa Para fazermos pesquisas utilizamos sites como Cade, Bing e Aonde, mas o mais usado e conhecido

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Guia Rápido do Contacts

Guia Rápido do Contacts Guia Rápido do Contacts IPBRICK SA 12 de Novembro de 2014 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 IPBrick - Contactos 3 2.1 Separador Administração........................ 4 2.1.1 Requisitos dos ficheiros.csv..................

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

GUIA DE CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES MICROSOFT POWER POINT

GUIA DE CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES MICROSOFT POWER POINT Nuno Azevedo 2005/06 ESCOLA BÁSICA B INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO GUIA DE CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES MICROSOFT POWER POINT A Janela de apresentação do Programa Barras de menus, padrão e de formatação Área

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Manual de Utilização. GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015. Versão 4.0

Manual de Utilização. GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015. Versão 4.0 Manual de Utilização GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015 Versão 4.0 FICHA TÉCNICA TÍTULO: Manual de Utilização do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA) AUTORIA: Grupo de Trabalho INSPIRE

Leia mais

Registo do antivírus avast!

Registo do antivírus avast! Registo do antivírus avast! Para iniciar o registo do avast! Antivirus é necessário fazer algumas alterações no programa de Controle Parental Parents Carefree de modo a podermos: 1. Criar um endereço de

Leia mais

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian

Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Manual do Usuário Microsoft Apps for Symbian Edição 1.0 2 Sobre os aplicativos da Microsoft Sobre os aplicativos da Microsoft Os aplicativos Microsoft oferecem aplicativos corporativos Microsoft para o

Leia mais

Gabinete de Imagem e Comunicação do IPBeja. Índice

Gabinete de Imagem e Comunicação do IPBeja. Índice V.2.0 Índice 1 Introdução... 3 2 Página inicial do Site do Curso... 4 1.1 Estrutura da Página inicial... 4 1.2 Aceder ao Site do Curso... 6 1.3 Iniciar Sessão... 7 1.4 Encerrar Sessão... 8 1.5 Formatação

Leia mais

Como utilizar o P-touch Transfer Manager

Como utilizar o P-touch Transfer Manager Como utilizar o P-touch Transfer Manager Versão 0 POR Introdução Nota importante O conteúdo deste documento e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A Brother reserva

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Guia de Produto do Microsoft Office Web Apps

Guia de Produto do Microsoft Office Web Apps Guia de Produto do Microsoft Office Web Apps Sumário Introdução... 1 Office Web Apps: em um relance... 2 Office Web Apps: em mais detalhes... 4 Nunca fique sem as suas ferramentas... 4 Exibir no navegador...

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705 Celeirós Braga, Portugal +351 253 678

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Introdução ao OneDrive

Introdução ao OneDrive Introdução ao OneDrive Tudo em um só lugar na sua vida No Windows 8.1 e no Windows RT 8.1, você pode facilmente salvar seus arquivos no OneDrive e acessá-los de qualquer dispositivo, como computador, tablet

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Actividades de exploração Objectivo Explorar as funcionalidades essenciais do Programa, na perspectiva da construção/actualização

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão I POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: especifica o ambiente operativo,

Leia mais

Instruções para aceder ao correio electrónico via web

Instruções para aceder ao correio electrónico via web Caro utilizador(a) Tendo por objectivo a melhoria constante das soluções disponibilizadas a toda a comunidade do Instituto Politécnico de Santarém, tanto ao nível de serviços de rede como sistema de informação.

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

1.4.5 Ligar outros serviços de armazenamento

1.4.5 Ligar outros serviços de armazenamento Configurar o Word FIGURA 1.26 Serviços ligados 1.4.5 Ligar outros serviços de armazenamento O Microsoft Office 2013 apenas tem disponíveis ligações a serviços de armazenamento proprietários da Microsoft.

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

Você acessa seu DISCO Virtual do mesmo modo como faz para seu HD, através de:

Você acessa seu DISCO Virtual do mesmo modo como faz para seu HD, através de: Manual DISCO VIRTUAL Gemelo Backup Online DESKTOP É um Disco que se encontra em seu PC junto às unidades de discos locais. A informação aqui existente é a mesma que você efetuou backup com sua Agenda ou

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A)

MANUAL DO UTILIZADOR PROFESSOR(A) PROFESSOR(A) INTRODUÇÃO Caro(a) professor(a), Obrigado por descarregar este manual do utilizador do Ephorus. Em caso de dúvidas, por favor contacte o utilizador principal do Ephorus no seu estabelecimento

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad

Escolas de Montalegre Escola Básica e Secundária de Montalegre (sede) 347680 Montalegre. Utilizar o WordPad Escolas de Escola Básica e Secundária de (sede) 347680 ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR TIC (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESSCCOOLLAA: : EB 1 de ANNOO DDEE ESSCCOOLLAARRI IIDDAADDEE:

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Intellikon 2.2. Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2.

Intellikon 2.2. Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2. Intellikon 2.2 Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2 Manual do Usuário If22001POR v1.0 Intellikon Manual do Usuário Urudata Software Rua

Leia mais