Campos dos Goytacazes/RJ Maio 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campos dos Goytacazes/RJ Maio 2015"

Transcrição

1 Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo Em relação à função polinomial do 1. grau, espera-se, com esta apostila, levar o aluno a: o Identificar o zero da função; o Classificar a função em o crescente ou decrescente; Desenvolver o estudo do sinal da função. Campos dos Goytacazes/RJ Maio 2015

2 Sumário P á g i n a 2 1. Zero da Função Polinomial do 1. Grau Crescimento e Decrescimento da Função do 1. Grau Estudo do sinal... 8 Exercícios Gabarito Referência... 19

3 1. Zero da Função Polinomial do 1. Grau P á g i n a 3 O valor de x para o qual uma função se anula, ou seja, o valor de x quando y = 0 (f(x) = 0), chama-se zero da função. Para determiná-lo, na função polinomial do 1. grau 1, basta resolver a equação ax + b = 0. O zero da função y = x 8, por exemplo, é 8 uma vez que: x 8 = 0 x = 8 O zero da função também é a abscissa do ponto de interseção da reta com o eixo x. Daí, o ponto que determina essa interseção é (x, 0). A função do 1. grau possui um único zero, sendo assim, a reta intersecta o eixo x apenas uma vez. Exemplos: Figura 1 Gráfico de y = x + 2 Para y = x + 2, quando y = 0, temos que: x + 2 = 0 x = 0 2 x = 2 Sendo assim, -2 é o zero dessa função. Observe na figura 1 que o ponto de interseção da reta com o eixo x é (-2, 0). Para y = 2x + 4, quando y = 0, temos que: 2x + 4 = 0 2x = 0 4 2x = 4 Figura 2 Gráfico de y = 2x + 4 x = 4 2 = 2 Sendo assim, 2 é o zero dessa função. O ponto de interseção da reta com o eixo x é o ponto (2, 0), como mostra a figura 2. 1 Ao longo do texto, utilizaremos a expressão função do 1. grau como equivalente à função polinomial do 1. grau.

4 P á g i n a 4 Exemplo Resolvido 1: O zero de uma função do 1. grau é -5 e a reta que a representa possui coeficiente linear igual a 15. Expresse a lei dessa função. Solução: Para determinar a lei da função y = ax + b, é necessário encontrar os valores de a e b. O zero da função é -5, assim sabemos que quando x = 5, y = 0. Além disso, o coeficiente linear é igual a 15, sendo assim b = 15. Substituindo esses valores na lei, temos: a. ( 5) + 15 = 0 a. ( 5) = 15 a = 15 5 = 15 5 = 3 Encontrados a e b, a lei da função é: y = 3x Caso você não se recorde do conteúdo coeficiente linear, retorne à apostila Estudos dos Parâmetros da Função Afim e dos Coeficientes da Reta. Exemplo Resolvido 2: Figura 3 Ângulo de inclinação β=135 A figura 3 apresenta uma reta cujo ângulo de inclinação é 135, a qual pertence o ponto (-3, 0). Sabendo que esta representa a função do 1. grau f, determine: a) o zero da função f; b) f(25); c) o valor de x para que f(x) = 7. Solução: a) O zero da função é dado pela abscissa do ponto de interseção do gráfico com o eixo x. Na figura temos que a reta intersecta o eixo x no ponto (-3, 0), então, o zero da função é -3. b) Para determinar f(25), precisamos encontrar a lei da função. Sabe-se que a taxa de variação (a) de uma função do 1. grau tem o mesmo valor que a tangente do ângulo de inclinação da reta, logo a = tg135, temos, então, que a = 1. Se o ponto (-3, 0) pertence ao gráfico da função, basta substituirmos este ponto e a = 1 na equação f(x) = ax + b: 0 = 1. ( 3) + b 0 = 3 + b b = 3 Caso você não se recorde do que é ângulo de inclinação e taxa de variação, retorne à apostila Estudos dos Parâmetros da Função Afim e dos Coeficientes da Reta.

5 P á g i n a 5 Tendo os valores de a e b, determinamos a lei da função: f(x) = x 3 Calculando f(25): f(25) = 25 3 = 28 c) No item anterior, determinamos a lei da função f, então, para determinarmos f(x) = 7, basta substituir o valor de f(x) por 7 na função f(x) = x 3, assim temos: f(x) = x 3 7 = x 3 x = 7 3 = Crescimento e Decrescimento da Função do 1. Grau Vamos considerar a função y = 2x + 1 (Figura 4). Atribuindo valores crescentes a x na função, observemos o que ocorre a y (Tabela 1): Tabela 1 Função y = 2x + 1 Figura 4 Gráfico de y = 2x + 1 x y Quando aumentamos os valores de x, os valores correspondentes de y também aumentam. Perceba que a taxa de variação desta função é positiva e equivale a duas unidades. Cada aumento de uma unidade em x gera um aumento de duas unidades em y (como discutido anteriormente 2 ), ou seja, quanto maior o valor de x, maior será o valor de y. Dizemos, então, que esta é uma função crescente. Vamos considerar agora a função y = 2x + 1 (Figura 5) e atribuir valores crescentes a x para observar o que ocorrerá a y (Tabela 2): Figura 5 Gráfico de y = 2x + 1 Tabela 2 Função y = 2x + 1 x y Esse conteúdo foi abordado na apostila Estudos dos Parâmetros da Função Afim e dos Coeficientes da Reta.

6 P á g i n a 6 Vemos que quanto maior é o valor de x, menor é o valor correspondente de y. Quanto à taxa de variação da função, temos que esta é negativa e equivale a -2 unidades. Isso significa que a cada aumento de uma unidade em x haverá a diminuição de duas unidades em y, ou seja, quanto maior o valor de x, menor o valor de y. Dizemos, então, que esta é uma função decrescente. Em resumo: Uma função do 1. grau é considerada crescente quando possui taxa de variação positiva e decrescente quando essa taxa é negativa. Exemplo Resolvido 1: Classifique as funções do 1. grau abaixo em crescente ou decrescente. a) f(x) = πx + 3 b) g(x) = x + 4 c) l(c) = 4 + 3c d) k(m) = 8 m Solução: Para determinar se uma função do 1. grau é crescente ou decrescente, partindo apenas de sua lei de formação, basta observar a taxa de variação da função. Se a taxa for negativa, a função será decrescente; se a taxa for positiva, a função será crescente. a) A taxa de variação dessa função é π, que é um número positivo, logo, a função é crescente. b) A taxa de variação é -1, portanto, negativa, logo, a função é decrescente. c) A taxa de variação é 3, pois é o termo que acompanha a variável independente c. Como 3 é um número positivo, essa função é crescente. d) A taxa de variação é -1, que é o termo que acompanha a variável independente m, sendo assim, essa função é decrescente. Exemplo Resolvido 2: Dados que os pontos (-7, 3) e (4, -1) satisfazem a uma função do 1. grau, determine se essa função é crescente ou decrescente.

7 P á g i n a 7 Solução: Para determinarmos se esta função é crescente ou decrescente basta descobrirmos o valor da taxa de variação dessa função. Para tanto, utilizaremos a = y x = y 2 y 1 x 2 x 1. a = y 2 y 1 = 1 3 x 2 x 1 4 ( 7) = 4 11 Como o valor da taxa de variação dessa função é negativo, essa função é decrescente. Outra forma de resolvermos: Também poderíamos ter notado, por meio dos pontos (-7, 3) e (4, -1), que a variação de x não possui o mesmo comportamento que a variação de y, como mostrado na tabela 3. Tabela 3 Função decrescente x y aumenta diminui Sendo assim, a função é decrescente. Exemplo Resolvido 3: Dados que os pontos (8, -3) e (3, -7) satisfazem a uma função do 1. grau, determine se essa função é crescente ou decrescente. Solução: Analisando os pontos (8, -3) e (3, -7), verificamos que a variação de x possui o mesmo comportamento que a variação de y, como mostra a tabela 4. Tabela 4 Função crescente x y diminui diminui Dessa forma, a função é crescente.

8 3. Estudo do sinal P á g i n a 8 Estudar o sinal de uma função significa determinar os valores de x para os quais a função: se anula, é positiva ou é negativa. Sendo f uma função de domínio D, dizemos que: f é positiva para um elemento x, com x D, se, e somente se, f(x) > 0; f é negativa para um elemento x, com x D, se, e somente se, f(x) < 0; f se anula para um elemento x, com x D, se, e somente se, f(x) = 0. Nesse caso, x é o zero da função. Este estudo pode ser feito de forma algébrica ou por meio de gráfico. No caso de funções que têm como domínio o conjunto R e são sempre contínuas, como as funções polinomiais, é possível, ainda, utilizar um dispositivo prático, por meio do quadro de sinal. Podemos proceder de tal forma em funções contínuas, pois as imagens dessas funções só mudam de sinal em suas raízes reais. Como exemplo do estudo do sinal da função do 1. f(x) = 3x 9 (função crescente), utilizando os três métodos. Algebricamente Determinamos o valor de x para qual a função se anula: grau, vamos analisar a função Vimos, anteriormente, que esse valor é denominado zero da função e é determinado igualando f(x) a 0. Assim: f(x) = 3x 9 0 = 3x 9 3x = 9 x = 9 3 = 3 Determinamos os valores de x para os quais a função é positiva: Determinar os valores de x para os quais a função é positiva é o mesmo que determinar os valores de x para os quais a função é maior que 0, logo: f(x) = 3x 9 3x 9 > 0 x > 3 Informalmente, uma função é dita contínua quando seu gráfico não apresenta interrupções.

9 P á g i n a 9 Determinamos os valores de x para os quais a função é negativa: Determinar os valores de x para os quais a função é negativa é o mesmo que determinar os valores de x para os quais a função é menor que 0, logo: f(x) = 3x 9 3x 9 < 0 x < 3 Então, o estudo de sinal para a função f(x) = 3x 9 é: f(x) = 0 x = 3 f(x) > 0 x > 3 f(x) < 0 x < 3 Graficamente Para tal método é necessário representar graficamente a função f(x) = 3x 9 (Figura 6) e, então, promover o estudo do sinal, como mostra a figura 7. Figura 6 Gráfico de f Observando o gráfico (Figura 7), verificamos que: Figura 7 Estudo de sinal para f(x) = 3x 9 a função é crescente; o zero da função, ou seja, o valor de x para o qual a função se anula (f(x) = 0, ou seja, y = 0) é 3; a função é positiva (f(x) > 0, ou seja, y > 0) quando x > 3; a função é negativa (f(x) < 0, ou seja, y < 0) quando x < 3.

10 P á g i n a 10 Por meio do quadro de sinal Esse método, para funções do 1. grau, segue as seguintes etapas: Encontrar o zero da função; Escolher um valor de x maior que o zero da função e substituir na lei de formação; Escolher um valor de x menor que o zero da função e substituir na lei de formação. Se, ao substituir o valor de x escolhido na função, o resultado for positivo, teremos que a função é positiva naquele intervalo, já se o resultado for negativo, teremos que a função é negativa naquele intervalo. Representamos essa análise Para realizar o estudo de sinal da função f(x) = 3x 9, por meio desse método, temos que: Encontrar o zero de f: 3x 9 = 0 3x = 9 x = 3 Escolher um valor de x menor que o zero da função, por exemplo, x = 1, e determinar o valor de y correspondente: 3x 9 = y y = = 6 (negativo) Escolher um valor de x maior que o zero da função, por exemplo, x = 4, e determinar o valor de y correspondente: 3x 9 = y = 3 (positivo) Representando o estudo do sinal da função no quadro abaixo: Assim, a função é nula para x = 3, positiva para x > 3 e negativa para x < 3. Vamos estudar mais um exemplo do estudo do sinal da função do 1. grau, analisando a função f(x) = 2x + 6 (função decrescente), utilizando, também, os três métodos.

11 P á g i n a 11 Algebricamente Determinamos o valor de x para qual a função se anula: f(x) = 2x = 2x + 6 2x = 6 x = 6 2 = 3 Determinamos os valores de x para os quais a função é positiva: f(x) = 2x + 6 2x + 6 > 0 6 > 2x ou 2x > 6. (-1) 3 > x 2x < 6 x < 3 x < 3 Determinamos os valores de x para os quais a função é negativa: f(x) = 2x + 6 2x + 6 < 0 6 < 2x ou 2x < 6. (-1) 3 < x 2x > 6 x > 3 x > 3 Então, o estudo de sinal para a função f(x) = 3x 9 é: f(x) = 0 x = 3 f(x) > 0 x < 3 f(x) < 0 x > 3 Graficamente Representando graficamente f(x) = 2x + 6 (Figura 8) e promovendo o estudo do sinal, como mostrado na figura 9, temos: Figura 8 Gráfico de f

12 Observando o gráfico (Figura 9), verificamos que: P á g i n a 12 a função é decrescente; Figura 9 Estudo de sinal para f(x) = 2x + 6 o zero da função, ou seja, o valor de x para o qual a função se anula (f(x) = 0) é 3; a função é positiva (f(x) > 0) quando x < 3; a função é negativa (f(x) < 0) quando x > 3. Por meio do quadro de sinal Encontramos o zero de f: 2x + 6 = 0 2x = 6 x = 3 Escolhemos um valor de x menor que o zero da função, por exemplo, x = 1, e determinamos o valor de y correspondente: y = 2x = 4 (positivo) Escolhemos um valor de x maior que o zero da função, por exemplo, x = 4, e determinamos o valor de y correspondente: y = 2x = 2 (negativo) Representamos o estudo do sinal da função no quadro abaixo: Assim, a função é nula para x = 3, positiva para x < 3 e negativa para x > 3.

13 P á g i n a 13 Exemplo Resolvido 1 Estude o sinal da função g(x) = 7x + 3. Solução: Pelo método do quadro de sinais, temos: 7x + 3 = 0 7x = 3 x = 3 7 Escolhendo um número maior que 3, encontramos g(x) < 0. Escolhendo um número menor que 7 3 7, encontramos g(x) > 0. Dessa forma obtemos o seguinte quadro de sinais: Assim, o estudo de sinal de g é: g(x) = 0 x = 3 7 g(x) > 0 x < 3 7 g(x) < 0 x > 3 7 Exemplo Resolvido 2 (Paiva 2010, p. 145; adaptada) Em um dia de inverno, a temperatura y de uma região do Rio Grande do Sul, em graus Celsius, em função do horário x, no período das 5 às 11 h, pôde ser descrita pelo gráfico (Figura 10): Figura 10 Gráfico do exemplo 2 a) Em que horário desse período a temperatura atingiu 0 C? b) Durante quanto tempo desse período a temperatura esteve negativa? c) Durante quanto tempo desse período a temperatura esteve positiva?

14 P á g i n a 14 Solução: a) O gráfico é um segmento de reta contido na reta que passa pelos pontos (5, -2) e (11, 10). A lei da função representada por essa reta é: y = ax + b (lei de formação da função afim). Como (5, 2) e (11, 10) pertencem à função, temos: a = y x a = 10 ( 2) 11 5 = 12 6 = 2 Como a = 2 e (5, -2) pertence à função, temos: 2 = b b = 12 Logo, o segmento de reta representado corresponde à função afim y = 2x 12, para 5 x 11. Assim, para encontrar o instante em que a temperatura atingiu 0 C, basta fazer y = 0: Portanto, a temperatura 0 C ocorreu às 6 h. 0 = 2x 12 x = 6 b) Pelo item anterior, sabemos que o gráfico intersecta o eixo x no ponto de abscissa 6. A leitura do gráfico permite observar que, durante o período considerado, a temperatura esteve negativa para 5 x < 6, ou seja, durante uma hora. c) Pela análise do gráfico observa-se que, durante o período considerado, a temperatura esteve positiva para 6 < x 11, ou seja, durante 5 horas.

15 P á g i n a As figuras a seguir representam, no plano cartesiano, gráficos de funções do 1. grau. Para cada uma delas, i) determine o zero, e ii) diga se a função é crescente ou decrescente. a) b) 2. A reta que representa a função afim h intersecta os eixos nos pontos ( 4, 0) e (0, 2). Essa função é crescente ou decrescente? 3. Sabendo que para a função afim f, f(2) = 5 e f( 1) = 4, determine: a) a lei dessa função; b) o valor de x para o qual a função se anula; c) o intervalo de x para o qual a função é positiva; d) o intervalo de x para o qual a função é negativa A função f(x) = ax + b é tal que f( 2) < 0 e f( 3) = 0. a) Qual é o zero da função f? b) f é crescente ou decrescente? c) Dê os sinais de: f(0) f (500) f( 100)

16 P á g i n a (Paiva 2010, p. 146; adaptada) Considere o metro como unidade em um eixo real vertical Oy, orientado para cima, tal que a origem O seja um ponto do nível médio das águas do mar. Chama-se altitude de um ponto a ordenada desse ponto no eixo Oy. Por exemplo, na figura abaixo, a altitude do ponto A é 200m, e a altitude de B é de -300m. Uma perfuratriz inicia uma cavidade no ponto A com o objetivo de atingir um ponto a m de altitude. Uma previsão da altitude atingida pela broca, em metro, em função do tempo, em hora, é apresentada pelo gráfico a seguir. a) Escreva a lei de associação y em função de x. b) Em quantas horas, depois de iniciada a perfuração, a broca atingirá o nível médio do mar? c) Quantas horas serão necessárias para a broca atingir o objetivo? d) Por quanto tempo, durante a perfuração, a broca estará em pontos de altitude positiva? e) Por quanto tempo, durante a perfuração, a broca estará em pontos de altitude negativa?

17 P á g i n a Determine os intervalos de x para os quais as funções h e g são positivas e negativas sabendo que: a) h ( 5) = 0 e que a taxa de variação da função h é 4. b) O valor inicial da função g é 6 e sua taxa de variação é O quadro abaixo se refere ao estudo de sinais de uma função g polinomial do 1 grau: a) Qual o zero de g? b) g é crescente ou decrescente? c) Dê o sinal de f ( 10) f ( 500). 1. a) i) x = 1; ii) crescente b) i) x = 10 ; ii) decrescente 3 2. crescente. 3. a) f(x) = 1 13 x b) x = 13 c) x > 13 d) x < a) 3 b) crescente c) f (0) < 0 ; f (500) > 0 ; f ( 100) < 0

18 5. a) y = 25x b) 8 horas c) 20 horas d) 8 horas e) 12 horas P á g i n a a) h é positiva para x > 5 e negativa para x < 5. b) g é positiva para x < 6 e negativa para x > a) 20 b) decrescente c) f(15) > 0, f( 5) > 0, então, f(15) x f ( 5) > 0

19 Referência P á g i n a 19 PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática: Paiva. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Com esta apostila espera-se levar o aluno a: Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia

Leia mais

Função Afim. Definição. Gráfico

Função Afim. Definição. Gráfico Função Afim Definição Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0. Na função

Leia mais

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010

Notas de Aula Disciplina Matemática Tópico 05 Licenciatura em Matemática Osasco -2010 1. Função Afim Uma função f: R R definida por uma expressão do tipo f x = a. x + b com a e b números reais constantes é denominada função afim ou função polinomial do primeiro grau. A função afim está

Leia mais

Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE)

Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Apostila Organizada por: Kamila Gomes Ludmilla Rangel Cardoso Silva Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo

Leia mais

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira

Leia mais

Campos dos Goytacazes/RJ Maio 2015

Campos dos Goytacazes/RJ Maio 2015 P á g i n a 1 Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Apostila Organizada por: Com esta apostila espera-se levar o aluno a: Vanderlane Andrade

Leia mais

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta

RESUMO - GRÁFICOS. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação da reta RESUMO - GRÁFICOS Função do Primeiro Grau - f(x) = ax + b O gráfico de uma função do 1 o grau, y = ax + b, é uma reta. O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e está ligado à inclinação

Leia mais

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA Definição: Toda função do tipo: f(x) = ax + b (x ϵ IR) São funções

Leia mais

UNIDADE IV FUNÇÃO AFIM OU POLINOMIAL do 1 o. GRAU

UNIDADE IV FUNÇÃO AFIM OU POLINOMIAL do 1 o. GRAU UNIDADE IV FUNÇÃO AFIM OU POLINOMIAL do 1 o. GRAU 1. MOTIVAÇÃO/INTRODUÇÃO. FUNÇÃO AFIM DO DE PRIMEIRO GRAU 3. GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO AFIM 4. RAIZ DA FUNÇÃO AFIM 5. INTERSECÇÃO DO GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO AFIM

Leia mais

MATEMÁTICA. ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

MATEMÁTICA. ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Polinomial do 1º Grau (FUNÇÃO AFIM) PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net Definição: Uma função

Leia mais

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO

TEORIA CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 812EE 1 INTRODUÇÃO CONSTRUINDO E ANALISANDO GRÁFICOS 81EE 1 TEORIA 1 INTRODUÇÃO Os assuntos tratados a seguir são de importância fundamental não somente na Matemática, mas também na Física, Química, Geografia, Estatística

Leia mais

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol.

Observe na imagem a seguir, a trajetória realizada por uma bola no momento em que um jogador a chutou em direção ao gol. FUNÇÃO QUADRÁTICA CONTEÚDOS Função quadrática Raízes da função quadrática Gráfico de função Ponto de máximo e de mínimo de uma função AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Observe na imagem a seguir, a trajetória

Leia mais

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... }

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } Conjuntos Numéricos I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } II) Números Inteiros Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2,... } Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z III) Números Racionais

Leia mais

Função de Proporcionalidade Direta

Função de Proporcionalidade Direta Função de Proporcionalidade Direta Recorda Dadas duas grandezas x e y, diz-se que y é diretamente proporcional a x: y se x 0 e y 0 e o quociente entre dois quaisquer valores correspondentes for constante.

Leia mais

MATEMÁTICA A - 11o Ano Funções - Derivada (extremos, monotonia e retas tangentes) Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 11o Ano Funções - Derivada (extremos, monotonia e retas tangentes) Propostas de resolução MATEMÁTICA A - o Ano Funções - Derivada extremos, monotonia e retas tangentes) Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. Temos que, pela definição de derivada num ponto, f ) fx)

Leia mais

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega

TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 1 TECNÓLOGO EM CONSTRUÇÃO CIVIL Aula 5 _ Função Polinomial do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 2 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU Uma função polinomial do 1º grau (ou simplesmente, função do 1º grau) é uma

Leia mais

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}.

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Funções do 1 o Grau Prof.:

Leia mais

Capítulo 3. Função afim. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 3 Função afim 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Capítulo 3. Função afim. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 3 Função afim 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Capítulo 3 Função afim 1.5 Função afim Uma função f: R R é função afim quando existem os números reais a e b tais que f(x) = ax + b para todo x R. Exemplos f(x) =, em que: a = e b = 6 g(x) = 7x, em que:

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO QUADRÁTICA PARTE 2

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO QUADRÁTICA PARTE 2 EIXO DE SIMETRIA... COEFICIENTES a, b E c NO GRÁFICO... SINAL DA FUNÇÃO QUADRÁTICA...4 INEQUAÇÕES DO º GRAU...9 INEQUAÇÕES PRODUTO E QUOCIENTE... 4 SISTEMA DE INEQUAÇÕES DO º GRAU... 8 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...

Leia mais

As funções do 1º grau estão presentes em

As funções do 1º grau estão presentes em Postado em 01 / 04 / 13 FUNÇÃO DO 1º GRAU Aluno(: 1.1.2 TURMA: 1- FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU As funções do 1º grau estão presentes em diversas situações do cotidiano. Vejamos um exemplo: Uma loja de eletrodomésticos

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 3...2 Funções...2 Função de 1º grau...2 Exercícios...6 Gabarito... 13 Função quadrática ou função do 2º grau... 15 Exercícios... 22 Gabarito... 29 Capítulo 3 Funções Função de 1º grau

Leia mais

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau.

Esboço de Plano de Aula. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Esboço de Plano de Aula Bolsista: Rafael de Oliveira. Duração: 120 minutos. Conteúdo: Equações do 1º Grau. Conteúdo específico: O uso do software WXMaxima nas equações do 1º Grau. Objetivo geral: Permitir

Leia mais

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo

Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia Cristina Freitas Batista Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Com esta apostila espera-se levar o aluno a: Apostila organizada por: Vanderlane Andrade Florindo Silvia

Leia mais

Resolução das Questões Discursivas

Resolução das Questões Discursivas COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CONCURSO PISM III - TRIÊNIO 008-010 Prova de Matemática Resolução das Questões Discursivas São apresentadas abaixo possíveis soluções

Leia mais

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1

Capítulo 2. Retas no plano. 1. Retas verticais e não-verticais. Definição 1 Capítulo 2 Retas no plano O objetivo desta aula é determinar a equação algébrica que representa uma reta no plano. Para isso, vamos analisar separadamente dois tipos de reta: reta vertical e reta não-vertical.

Leia mais

Aula 06: Funções e seus Gráficos

Aula 06: Funções e seus Gráficos GST1073 Fundamentos de Matemática Aula 06: Funções e seus Gráficos Fundamentos de Matemática Aula 6 Funções e seus Gráficos Objetivos Gerais: Modelar e solucionar vários tipos de problemas com o uso do

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B.

Capítulo 2. f : A B. 3. A regra em (3) não define uma função de A em B porque 4 A está associado a mais de um. elemento de B. Departamento de Matemática Disciplina MAT154 - Cálculo 1 Capítulo 2 Funções 2.1 Definição Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento

Leia mais

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse: 02/05/2012

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse:  02/05/2012 1. FUNÇÃO 1.1. DEFINIÇÃO Uma função é um conjunto de pares ordenados de números (x,y) no qual duas duplas ordenadas distintas não podem ter o mesmo primeiro número, ou seja, garante que y seja único para

Leia mais

Pesquisa Operacional. Prof. José Luiz

Pesquisa Operacional. Prof. José Luiz Pesquisa Operacional Prof. José Luiz Prof. José Luiz Função Linear - Introdução O conceito de função é encontrado em diversos setores da economia, por exemplo, nos valores pagos em um determinado período

Leia mais

Plano Cartesiano. Relação Binária

Plano Cartesiano. Relação Binária Plano Cartesiano O plano cartesiano ortogonal é constituído por dois eixos x e y perpendiculares entre si que se cruzam na origem. O eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo OX) e o eixo vertical é

Leia mais

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 2. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 2 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2018 ITEM 1 DA ADA No desenho, a seguir, estão representados os pontos M e N que correspondem à localização de dois animais. Atividades relacionadas

Leia mais

Revisão de Função. Inversa e Composta. Professor Gaspar. f : 1,,3, f(x) x 2x 2 e. g(x) x 2x 4. Para qual valor de x tem f(g(x)) g(f(x))? g(x) 2x.

Revisão de Função. Inversa e Composta. Professor Gaspar. f : 1,,3, f(x) x 2x 2 e. g(x) x 2x 4. Para qual valor de x tem f(g(x)) g(f(x))? g(x) 2x. Revisão de Função. (Espcex (Aman) 05) Considere a função bijetora f :,,, definida por f(x) x x e seja (a,b) o ponto de intersecção de f com sua inversa. O valor numérico da expressão a b é a). b) 4. c)

Leia mais

Função Inversa. f(x) é invertível. Assim,

Função Inversa. f(x) é invertível. Assim, Função Inversa. (Eear 07) Sabe-se que a função a) b) 4 c) 6 d) x f(x) é invertível. Assim, 5 f () é. (Espm 07) O conjunto imagem de uma função inversível é igual ao domínio de sua x inversa. Sendo f :

Leia mais

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos.

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. O teste da derivada segunda para extremos relativos. MÓDULO 2 - AULA 22 Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. Objetivo: Utilizar a derivada segunda para determinar pontos de máximo

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... 5 GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... 5 IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 7 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE

Leia mais

x = 3 1 = 2 y = 5 2 = 3 Aula Teórica 3 ATIVIDADE 1 Professor Responsável: Profa. Maria Helena S. S. Bizelli

x = 3 1 = 2 y = 5 2 = 3 Aula Teórica 3 ATIVIDADE 1 Professor Responsável: Profa. Maria Helena S. S. Bizelli Aula Teórica 3 ATIVIDADE. Represente, no plano cartesiano xy descrito abaixo, os dois pontos (x 0,y 0) = (,) e (x,y ) = (3,5).. Trace a reta r que passa pelos pontos e, no plano cartesiano acima. 3. Determine

Leia mais

Função Afim Fabio Licht

Função Afim Fabio Licht Função Afim Fabio Licht Definição da Função Afim ou Linear Gráfico da Função Afim Podemos representar os pares ordenados no plano cartesiano e fazer o gráfico da função. y-> eixo das ordenadas B P (a,b)

Leia mais

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0.

1 FUNÇÃO - DEFINIÇÃO. Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO FUNÇÃO - DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f(x) = ax + b com a, b e a 0. EXEMPLOS: f(x) = 5x 3, onde a = 5 e b = 3 (função afim)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA 1 ANO/ 2 BIMESTRE/ 2013 (grupo 5) PLANO DE TRABALHO 1 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1 GRAU TAREFA: 1 CURSISTA: Cátia Pereira da Silva Souza TUTORA: Leziete Cubeiro da

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Å INSTITUTO DE MATEMÁTICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Gabarito da a Prova Unificada de Cálculo I a Questão: Calcule ou justifique caso não exista, cada um dos ite abaixo: ( (a) x + (+x )e x,

Leia mais

Função de 2º Grau. Parábola: formas geométricas no cotidiano

Função de 2º Grau. Parábola: formas geométricas no cotidiano 1 Função de 2º Grau Parábola: formas geométricas no cotidiano Toda função estabelecida pela lei de formação f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais e a 0, é denominada função do 2º grau. Generalizando

Leia mais

FUNÇÕES Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal

FUNÇÕES Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro. Autoria: Prof. Denise Candal FUNÇÕES Disciplina: Lógica Aplicada Prof. Rafael Dias Ribeiro Autoria: Prof. Denise Candal Plano Cartesiano Fixando em um plano dois eixos reais Ox e Oy, perpendiculares entre si no ponto O, podemos determinar

Leia mais

5 de setembro de Gabarito. 1) Considere o ponto P = (0, 1, 2) e a reta r de equações paramétricas. r: (2 t, 1 t, 1 + t), t R.

5 de setembro de Gabarito. 1) Considere o ponto P = (0, 1, 2) e a reta r de equações paramétricas. r: (2 t, 1 t, 1 + t), t R. G1 de Álgebra Linear I 20072 5 de setembro de 2007 Gabarito 1) Considere o ponto P = (0, 1, 2) e a reta r de equações paramétricas r: (2 t, 1 t, 1 + t), t R (a) Determine a equação cartesiana do plano

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº 12 EXERCÍCIOS 1) Um táxi começa uma corrida com o taxímetro marcando R$ 4,00. Cada quilômetro rodado custa

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Matemática Nível: Ensino Médio Tempo estimado: 5 aulas de 45 min Tema: Função do 1º Grau Subtema: Definição, Gráficos, Zero da Função, Equação do 1º Grau, Sinal

Leia mais

Campus Caçapava do Sul Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto Matemática

Campus Caçapava do Sul Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto Matemática Campus Caçapava do Sul Curso de Licenciatura em Ciências Exatas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Subprojeto Matemática Bolsista: Leriana Afonso Plano de Aula Conceitos/Conteúdos:

Leia mais

Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho

Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/ CEDERJ Matemática 9º ano 3º bimestre/2013 Plano de Trabalho Tarefa 1: Funções Cursista: Eli Carlos Cavalcante Rodrigues Tutor: Analia Maria Ferreira

Leia mais

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência Plano cartesiano, Retas e Alex Oliveira Circunferência Sistema cartesiano ortogonal O sistema cartesiano ortogonal é formado por dois eixos ortogonais(eixo x e eixo y). A intersecção dos eixos x e y é

Leia mais

Função polinomial do 1 grau ou função afim

Função polinomial do 1 grau ou função afim Curso Matemática do Zero Professor Rodrigo Sacramento Matemática Função polinomial do 1 grau ou função afim Plano cartesiano O Plano Cartesiano é formado por dois eixos perpendiculares (dois eixos que

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Função afim e equação da reta (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como retas paralelas têm o mesmo declive, o declive da reta s,

Leia mais

f(x) x x 2 e que se encontra representada

f(x) x x 2 e que se encontra representada Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 0º Ano de Matemática A TEMA Funções e Gráficos Generalidades. Funções polinomiais. Função módulo. Aula 5 do plano de trabalho nº Resolver os exercícios 5,, 8, 9 e

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 6 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 7 SINAL DE UMA

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. (B)y = x + 3 (C)y = 2x + 3 (D)y = 3x - 3 (E)y = 5x + 5 Gabarito: D.

ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. (B)y = x + 3 (C)y = 2x + 3 (D)y = 3x - 3 (E)y = 5x + 5 Gabarito: D. ADA 1º BIMESTRE CICLO I MATEMÁTICA ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ITEM 1 DA ADA Observe as equações da reta a seguir: I) y = x 1 II) y 4x = III) y 4x + = 0 IV) y + 1 = x V) y + 1 = (x 1 ) Dessas equações, a que

Leia mais

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6

CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 CURSO ALCANCE UFPR Matemática 13/08/2016 Página 1 de 6 Introdução à funções Uma função é determinada por dois conjuntos e uma regra de associação entre os elementos destes conjuntos. Os conjuntos são chamados

Leia mais

Capítulo Equações da reta no espaço. Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que

Capítulo Equações da reta no espaço. Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que Capítulo 11 1. Equações da reta no espaço Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que AP = t AB Fig. 1: Reta r passando por A e B. Como o ponto

Leia mais

Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B3 31 de outubro de Prof. Armando Caputi

Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B3 31 de outubro de Prof. Armando Caputi Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B 1 de outubro de 017 - Prof. Armando Caputi 1 Determine o domínio da função f(x) = arctan x x + 1 (justifique) e a equação da reta tangente ao seu gráfico

Leia mais

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 1 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

FUNÇÃO DO 2º GRAU. y = f(x) = ax² + bx + c, onde a, b e c são constantes reais e. O gráfico de uma função quadrática é uma parábola

FUNÇÃO DO 2º GRAU. y = f(x) = ax² + bx + c, onde a, b e c são constantes reais e. O gráfico de uma função quadrática é uma parábola FUNÇÃO DO 2º GRAU A função do 2º grau está presente em inúmeras situações cotidianas, na Física ela possui um papel importante na análise dos movimentos uniformemente variados (MUV), pois em razão da aceleração,

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 14. Plano de Aula Reconhecendo a função afim (NEJA)

Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 14. Plano de Aula Reconhecendo a função afim (NEJA) Regional: Metropolitana VI Tutor: Tania Maria Padilha da Silva Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 14 Plano de Aula Reconhecendo a função afim (NEJA) Escola Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila

Leia mais

Hewlett-Packard FUNÇÃO QUADRÁTICA. Aulas 01 a 07 + EXTRA. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard FUNÇÃO QUADRÁTICA. Aulas 01 a 07 + EXTRA. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard FUNÇÃO QUADRÁTICA Aulas 01 a 07 + EXTRA Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ano: 2016 Sumário O CONCEITO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA... 2 (Função polinomial do 2 grau)... 2 EXERCÍCIO

Leia mais

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE:

LTDA APES PROF. RANILDO LOPES SITE: Matemática Aplicada - https://ranildolopes.wordpress.com/ - Prof. Ranildo Lopes - FACET 1 Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina Associação Piauiense de Ensino Superior LTDA APES PROF. RANILDO

Leia mais

Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE)

Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE) Apostila Organizada por: Ludmilla Rangel Cardoso Silva Kamila Gomes Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo

Leia mais

Função Modular. 1. (Eear 2017) Seja f(x) x 3 uma função. A soma dos valores de x para os quais a função assume o valor 2 é a) 3 b) 4 c) 6 d) 7

Função Modular. 1. (Eear 2017) Seja f(x) x 3 uma função. A soma dos valores de x para os quais a função assume o valor 2 é a) 3 b) 4 c) 6 d) 7 Função Modular 1. (Eear 2017) Seja f(x) x 3 uma função. A soma dos valores de x para os quais a função assume o valor 2 é a) 3 b) 4 c) 6 d) 7 2. (Pucrj 2016) Qual dos gráficos abaixo representa a função

Leia mais

MATEMÁTICA. Conceito de Funções. Professor : Dêner Rocha

MATEMÁTICA. Conceito de Funções. Professor : Dêner Rocha MATEMÁTICA Conceito de Funções Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Noção de Função 1º) Dados A = {-, -1, 0, 1, } e B = {-8, -6, -4, -3, 0, 3, 6, 7} e a correspondência entre A e B dada pela fórmula

Leia mais

Extensão da tangente, secante, cotangente e cossecante, à reta.

Extensão da tangente, secante, cotangente e cossecante, à reta. UFF/GMA Notas de aula de MB-I Maria Lúcia/Marlene 05- Trigonometria - Parte - Tan-Cot_Sec-Csc PARTE II TANGENTE COTANGENTE SECANTE COSSECANTE Agora estudaremos as funções tangente, cotangente, secante

Leia mais

APOSTILA FUNÇÃO DO 1º GRAU - PROF. CARLINHOS FUNÇÃO DO 1º GRAU

APOSTILA FUNÇÃO DO 1º GRAU - PROF. CARLINHOS FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO DO 1º GRAU DEFINIÇÃO Chama-se função do 1. grau toda função definida de por f() = a b com a, b e a 0. Eemplos: f() = 3, onde a = e b = 3 (função afim) f() = 6, onde a = 6 e b = 0 (função linear)

Leia mais

Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B3 31 de outubro de Prof. Armando Caputi

Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B3 31 de outubro de Prof. Armando Caputi Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B 1 de outubro de 017 - Prof. Armando Caputi 1 Determine o domínio da função g(x) = arctan ( ln(x x + ) ) (justifique) e a equação da reta tangente ao seu

Leia mais

Lista de Módulo Extensivo Alfa Professor: Leandro (Pinda)

Lista de Módulo Extensivo Alfa Professor: Leandro (Pinda) Lista de Módulo Etensivo Alfa Professor: Leandro (Pinda). (Pucpr 08) Considere os seguintes dados. Pode-se dizer que quando duas variáveis e y são tais que a cada valor de corresponde um único valor de

Leia mais

Equação de 1º Grau. ax = -b

Equação de 1º Grau. ax = -b Introdução Equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade. A palavra equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual". Exemplos: 2x + 8 = 0 5x - 4 = 6x + 8 3a

Leia mais

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações 1 Sistema Unidimensional de Coordenadas Cartesianas Conceito: Neste sistema, também chamado de Sistema Linear, um ponto pode se mover livremente

Leia mais

Para identificar intervalos de crescimento e decrescimento de uma função analisamos o comportamento de sua primeira derivada.

Para identificar intervalos de crescimento e decrescimento de uma função analisamos o comportamento de sua primeira derivada. O CONCEITO DE DERIVADA (continuação) Funções Crescentes e Decrescentes Existe uma relação direta entre a derivada de uma função e o crescimento desta função. Em geral, temos: Se, para todo x ]a, b[ tivermos

Leia mais

P1 de Álgebra Linear I

P1 de Álgebra Linear I P1 de Álgebra Linear I 2008.1 Gabarito 1) Decida se cada afirmação a seguir é verdadeira ou falsa e marque COM CANETA sua resposta no quadro a seguir. Itens V F N 1.a x 1.b x 1.c x 1.d x 1.e x 1.a) Para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012. GABARITO 1 a Questão. (3.0 pontos). (a) Calcule: lim x 0 +

Leia mais

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan

Matemática. FUNÇÃO de 1 GRAU. Professor Dudan Matemática FUNÇÃO de 1 GRAU Professor Dudan Função de 1 Grau Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma : onde a e b são números reais

Leia mais

A Ideia de Continuidade. Quando dizemos que um processo funciona de forma contínua, estamos dizendo que ele ocorre sem interrupção.

A Ideia de Continuidade. Quando dizemos que um processo funciona de forma contínua, estamos dizendo que ele ocorre sem interrupção. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível 2 Prof. Marcelo Mendes Aula 5 A Ideia de Continuidade Quando dizemos que um processo funciona de forma contínua, estamos dizendo que ele ocorre sem

Leia mais

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta 1 - O uso do Determinante de terceira ordem na Geometria Analítica 1.1 - Área de um triângulo Seja o triângulo ABC de vértices A(x a, y a ), B(x b, x c ) e C(x c, y c ). A área S desse triângulo é dada

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Função afim e equação da reta (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Como a reta s é paralela à reta r, os respetivos declives são

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS SOBRE FUNÇÕES - 1ª PARTE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS SOBRE FUNÇÕES - 1ª PARTE QUESTÃO 1: Sabendo-se que o diagrama a seguir representa uma função f de A em B, responda: A) Qual é o domínio da função f?? B) Qual é o contradomínio da função f? C) Qual é o conjunto imagem da função

Leia mais

Curso de Administração Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções - Parte II v. 0.1

Curso de Administração Universidade Católica de Petrópolis. Matemática 1. Funções - Parte II v. 0.1 Curso de Administração Universidade Católica de Petrópolis Matemática 1 Funções - Parte II v. 0.1 Luís Rodrigo de O. Gonçalves luisrodrigoog@gmail.com Petrópolis, 22 de Agosto de 2016 Content 1 Função

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo. Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Função afim e equação da reta (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Observando a representação das retas e as coordenadas dos pontos

Leia mais

( 5,2 ). Quantas soluções existem?

( 5,2 ). Quantas soluções existem? Escola Secundária com º ciclo D Dinis 0º Ano de Matemática A Funções e Gráficos Generalidades Funções polinomiais Função módulo Considere as funções da família y = a(x b) Tarefa nº De que tipo de funções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau

Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau Matemática Básica Função polinomial do primeiro grau 05 1. Função polinomial do primeiro grau (a) Função constante Toda função f :R R definida como f ()=c, com c R é denominada função constante. Por eemplo:

Leia mais

Matemática para Biomedicina

Matemática para Biomedicina Matemática para Biomedicina Funções: lista de exercícios Prof. Luís Rodrigo de O. Gonçalves Copyright c 2019 Luís Rodrigo de O. Gonçalves Licenciado sob a licença Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Leia mais

FUNÇÕES(1) FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU

FUNÇÕES(1) FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU FUNÇÕES(1) FUNÇÃO POLINOMIAL DO º GRAU 1. (Uece 015) Se a função real de variável real, definida por f(1) =, f() = 5 e f(3) =, então o valor de f() é a). b) 1. c) 1. d). f(x) = ax + bx + c, é tal que.

Leia mais

Curso de Biomedicina

Curso de Biomedicina Curso de Biomedicina Centro de Ciências da Saúde Universidade Católica de Petrópolis Matemática - Biomedicina Fevereiro de 2018 Luís Rodrigo de O. Gonçalves luis.goncalves@ucp.br Petrópolis, 14 de Março

Leia mais

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO MATEMATICA FUNÇÕES NUMEROS COMPLEXOS

EXERCICIOS DE APROFUNDAMENTO MATEMATICA FUNÇÕES NUMEROS COMPLEXOS 1. (Unicamp 01) Seja r a reta de equação cartesiana x y 4. Para cada número real t tal que 0 t 4, considere o triângulo T de vértices em (0, 0), (t, 0) e no ponto P de abscissa x t pertencente à reta r,

Leia mais

AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA

AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA As derivadas têm inúmeras aplicações. Com o estudo da primeira e da segunda derivada podemos esboçar o gráfico de uma

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Concavidade. Objetivos da Aula. Aula n o 18: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Denir concavidade do gráco de uma função;

CÁLCULO I. 1 Concavidade. Objetivos da Aula. Aula n o 18: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Denir concavidade do gráco de uma função; CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 18: Concavidade. Teste da Segunda Derivada. Objetivos da Aula Denir concavidade do gráco de uma função; Denir ponto de

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência.

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Neste capítulo, estudaremos a Geometria Analítica.

Leia mais

Aula 2 A distância no espaço

Aula 2 A distância no espaço MÓDULO 1 - AULA 2 Objetivos Aula 2 A distância no espaço Determinar a distância entre dois pontos do espaço. Estabelecer a equação da esfera em termos de distância. Estudar a posição relativa entre duas

Leia mais

Equações da reta no plano

Equações da reta no plano 3 Equações da reta no plano Sumário 3.1 Introdução....................... 2 3.2 Equação paramétrica da reta............. 2 3.3 Equação cartesiana da reta.............. 7 3.4 Equação am ou reduzida da reta..........

Leia mais

Mat.Semana 7. Alex Amaral (Rodrigo Molinari)

Mat.Semana 7. Alex Amaral (Rodrigo Molinari) Alex Amaral (Rodrigo Molinari) Semana 7 Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 09/03

Leia mais

Hewlett-Packard FUNÇÃO AFIM. Aulas 01 a 03 + EXTRA. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard FUNÇÃO AFIM. Aulas 01 a 03 + EXTRA. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard FUNÇÃO AFIM Aulas 01 a 03 + EXTRA Elson Rodrigues Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2016 Sumário O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM... 2 OS COEFICIENTES DE UMA FUNÇÃO AFIM... 2 O coeficiente

Leia mais

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 1º ANO Função Quadrática PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net FUNÇÃO QUADRÁTICA Seja a, b e c números reais

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 178 Capítulo 10 Equação da reta e do plano no espaço 1. Equações paramétricas da reta no espaço Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 20 DE JULHO 2018 CADERNO 1

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 20 DE JULHO 2018 CADERNO 1 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) ª FASE 0 DE JULHO 08 CADERNO... P00/00 Como se trata de uma distribuição normal temos que: ( ) 0,9545. P µ σ

Leia mais