Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Contabilidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Contabilidade"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Contabilidade Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar em Contabilidade Módulo: II Componente Curricular: CONTABILIDADE DE CUSTOS C.H. Semanal: 5,00 Professor: EDER APARECIDO DE SOUSA I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular 1. Registrar informações contábeis. 2. Levantar estoque. 3. Relacionar custos operacionais e não operacionais. 4. Demonstrar custos incorridos e ou orçados. 5. Identificar custo gerencial e administrativo. 6. Contabilizar custo orçado ou incorrido. 7. Criar relatório de custo Centro Paula Souza 2011.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Competências Habilidades Bases Tecnológicas Área Profissional: Gestão Função 3. Operação dos Ciclos de Gestão Subfunção 3.2 Ciclo Tributário, Financeiro e Contábil Área Profissional: Gestão Função 3. Operação dos Ciclos de Gestão Subfunção 3.2 Ciclo Tributário, Financeiro e Contábil Área Profissional: Gestão Função 3. Operação dos Ciclos de Gestão Subfunção 3.2 Ciclo Tributário, Financeiro e Contábil 1 Identificar e interpretar a contabilidade de custos e seus princípios. 1 Aplicar os conceitos e princípios da contabilidade de custo. 1 Contabilidade de Custos Conceito Princípios contábeis aplicados a custos 2 Organizar processo de obtenção e classificação de dados referentes a custo. 2 Elaborar planilhas de custo. 2 Classificação dos custos Custo direto, indireto e integral Custo fixo, variável e misto Distinção entre custo e despesa Sistemas de Custeio Custo por absorção-custo padrão, custo departamental e custo ABC Custeio Variável Curva ABC 3 Avaliar cumprimento dos procedimentos de controles internos. 3 Organizar contas de controle interno. 3 Peps, Ueps e custo médio Critérios de avaliação de estoque: inventário permanente, inventário periódico Ponto de Equilíbrio econômico, financeiro e contábil 4 Identificar os principais usuários das informações contábeis formação do preço 4 Calcular e estruturar a formação de preço. 4 Formação do preço de venda Centro Paula Souza 2011.

3 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Nº Nº da Habilidade Base Tecnológica 1 Procedimento Didático 2 Cronograma / Dia Ha e Mês Aula dialogada com utilização de atividades de Contabilidade de Custos análise e identificação dos custos em diferentes Aplicar os conceitos e princípios Conceito 07/02 a 28/02 1 tipos de empresas. da contabilidade de custo. Princípios contábeis aplicados Estudos de casos, avaliações individuais e em a custos grupo. 2 Elaborar planilhas de custo. 3 4 Organizar contas de controle interno. Calcular e estruturar a formação de preço. Classificação dos custos Custo direto, indireto e integral Custo fixo, variável e misto Distinção entre custo e despesa Sistemas de Custeio Custo por absorção-custo padrão, custo departamental e custo ABC Custeio Variável Curva ABC Peps, Ueps e custo médio Critérios de avaliação de estoque: inventário permanente, inventário periódico Ponto de Equilíbrio econômico, financeiro e contábil Formação do preço de venda Aula dialogada com utilização de atividades de classificação, identificação e análise de custos em diferentes tipos de empresas. Estudos de casos Pesquisa de campo Avaliações individuais e em grupos. Elaboração de planilhas de custos. Aula dialogada com utilização de atividades de controles de estoque a fim de calcular e avaliar os diferentes pontos de equilíbrio de qualquer empresa. Pesquisa de campo e estudo de caso. Avaliações individuais e em grupos. Aula dialogada com execução de atividades práticas de formação de preço, baseando-se nos estudos de casos avaliados no decorrer do semestre e nas pesquisas de campo efetuadas pelos alunos. Avaliações individuais e em grupos. 01/03 a 15/04 18/04 a 31/05 01/06 a 01/07 1 Relacionar em ordem cronológica e didática 2 Relacionar de acordo com cada habilidade e base tecnológica Centro Paula Souza 2011.

4 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Identificar e interpretar a contabilidade de custos e seus princípios. Indicadores de Domínio Identificação dos tipos de custos. Conceituar custos Instrumento(s) de Avaliação Aplicação de atividades individuais e em grupos. Estudo de caso. Observação na execução das atividades. Critérios de Desempenho Criticidade, conhecimento técnico, objetividade, cooperação, senso crítico. Evidências de Desempenho Cumprimento das atividades de maneira clara e objetiva, conceituando e identificando custos. Organizar processo de obtenção e classificação de dados referentes a custo. Avaliar cumprimento dos procedimentos de controles internos. Identificar os principais usuários das informações contábeis formação do preço. Classificar custos nos diferentes tipos de empresas. Apurar sistemas de custeio. Identificar os sistemas de custeio para cada tipo de empresa. Elaborar planilha de controle de estoque. Calcular os pontos de equilíbrio contábil, financeiro e econômico. Identificar informações, através de demonstrações contábeis e planilhas de custos, para formação do preço de venda. Pesquisa de campo, procurando identificar os custos existentes em uma empresa. Avaliação escrita individual ou em grupo Observação na execução das atividades em sala de aula. Estudos de casos. Atividades individuais e em grupos de pesquisa de campo. Estudo de casos. Avaliações escritas. Avaliações escritas individuais ou em grupos. Estudos de caso Observação na execução das atividades propostas. Interpretação das informações coletadas na pesquisa proposta. Coerência, objetividade, criticidade e conhecimento técnico. Interpretação de dados. Coerência, objetividade, conhecimento técnico, criticidade. Objetividade e clareza nas informações. Conhecimento técnico, coerência, criticidade e aplicabilidade. Apresentar uma classificação correta dos diferentes custos existentes nas empresas. Elaborar corretamente um sistema de custeio. Elaborar corretamente uma planilha de controle de estoques. Calcular com objetividade e interpretar os pontos de equilíbrio. Identificar dados necessários para a elaboração do preço de venda, aplicando sua formação. indicadores, instrumentos, critérios e evidências deverão ser identificados por competência. Centro Paula Souza 2011.

5 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) BRUNI, A. L., FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 3ed. São Paulo: Atlas, 2006 DUBOIS, A., KULPA, L., SOUZA, L. E. Gestão de Custos e Formação de Preço: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Atlas, 2006 MARTINS, E., ROCHA, W. Contabilidade de Custos. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2006 Revistas: Veja, Época, Exame VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Retomada de conteúdos através de diferentes estratégias e metodologias, além de atividades diversificadas (aplicação de outra avaliação, com diferentes atividades, produção de diálogos, textos, interpretação ou leitura de textos) VII - Outras Observações / Informações: VIII Assinatura: Data: 02/02/2011 Professor: Eder Aparecido de Sousa IX Parecer da Coordenadora de Área: Ana Elisa Lopes O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de Assinatura: Data: 05/02/2011 Centro Paula Souza 2011

6 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: OSVALDO CRUZ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação profissional Técnica de Nível Médio de: AUXILIAR EM CONTABILIDADE Módulo: II Componente Curricular: APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ÁREA DE CONTABILIDADE C.H. Semanal: 5,0 Professor: OSMAR CAMPANARI I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular 1 1. Levantar, com base em registros contábeis e gerenciais os atos e fatos administrativos, bem como suas conciliações. 2. Escriturar livros auxiliares e fiscais. 3. Organizar as rotinas para levantamento de balancetes. 4. Identificar e organizar informações pertinentes ao Departamento de Pessoal. 5. Apurar, mediante encerramento das contas comerciais, os resultados de vendas e despesas de comercialização e imposto sobre vendas e resultado financeiro da organização. 6. Preparar as demonstrações contábeis, gerando balanço patrimonial e demonstrações de resultados. 7. Desenvolver plano de contas. 8. Efetuar lançamentos contábeis. 9. Analisar contas patrimoniais. 1 Vide capítulo 3 do Plano de Curso Centro Paula Souza 2011

7 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: II 7. APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ÁREA DE CONTABILIDADE Módulo: III Competências Habilidades Bases Tecnológicas Verificar o correto funcionamento dos equipamentos e software do sistema de informação. Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário. Coordenar atividades de garantia da segurança dos dados armazenados em sistemas computacionais efetuando cópias de segurança, restauração de dados e atividades de prevenção, detecção e remoção de vírus. Identificar sites na internet de interesse da área contábil Efetuar configurações no softwar aplicativo.(1) Identificar e utilizar os principais software aplicativos na resolução de problemas, analisando seu funcionamento.((2) Utilizar ambientes / linguagens para registros de dados.(3) Usar a internet como instrumento de pesquisa e suporte as atividades contábeis.(4) Aplicação de programas de computador (planilhas, gerenciadores de processadores gráficos e de texto) Excell (1 e 2) Software da área contábil departamento pessoal, escrita fiscal e livro caixa (2 e 3) Internet - acesso a órgãos públicos - preenchimento de guias para recolhimento de impostos e taxas - Pesquisas e downloads de programas (4) Sites da área de contabilidade - pesquisa (4) Centro Paula Souza 2011

8 III Plano Didático Habilidade 1 Base Tecnológica 1 Procedimento Didático 2 Cronograma Dia / Mês 1. Efetuar configurações no softwar aplicativo.(1) 1. Aplicação de programas de computador (planilhas, gerenciadores de processadores gráficos e de texto) Excell (1 e 2) Aulas práticas de laboratório Desenvolvimento de Demonstrativos Financeiros com a utilização do Excel Estudo / Tarefa Dirigida 07/02/2011 a 04/03/ Identificar e utilizar os principais software aplicativos na resolução de problemas, analisando seu funcionamento.((2) 3. Utilizar ambientes / linguagens para registros de dados.(3) 2. Software da área contábil departamento pessoal, escrita fiscal e livro caixa (2 e 3) 3. Internet - acesso a órgãos públicos - preenchimento de guias para recolhimento de impostos e taxas - Pesquisas e downloads de programas (4) Aulas práticas de laboratório, com o preenchimento de declarações: IRPF, DCTF, DACON, RAIS, CAGED, SICALC, SPED CONTABIL ETC. Preenchimento de documentos de arrecadação de tributos Pesquisa Argüição Aulas práticas no Laboratório, com a utilização do software específicos: Telecont, E.Fiscal, Folhamatic, 07/03/2011 a 17/06/ Usar a internet como instrumento de pesquisa e suporte as atividades contábeis.(4) 4. Sites da área de contabilidade - pesquisa (4) Aulas práticas de laboratório Pesquisa a sites utilizados pelo setor contábil e fiscal, onde faremos simulação de dawnloads de programas da Secretaria da Receita Federal e Estadual etc. 20/06/2011 a 01/07/2011 Demonstração de Teorias IV - Plano de Avaliação de Competências 1 2 Relacionar em ordem didática Relacionar de acordo com cada habilidade e base tecnológica Centro Paula Souza 2011

9 Competência 1. Verificar o correto funcionamento dos equipamentos e software do sistema de informação. Indicadores de Domínio - Saber manusear corretamente os Software fornecido pela U.E. Instrumento(s) de Avaliação Observação direta Simulações através de situações fictícias Critérios de Desempenho - Participação - Destreza Evidências de Desempenho 1. Saber cadastrar e executar as operações propostas 2. Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário. 3. Coordenar atividades de garantia da segurança dos dados armazenados em sistemas computacionais efetuando cópias de segurança, restauração de dados e atividades de prevenção, detecção e remoção de vírus. 4. Identificar sites na internet de interesse da área contábil. Saber identificar as principais características de cada Software bem como as suas aplicabilidades. Saber registrar os fatos contábeis adequadamente Saber identificar as formas existentes de bak-up Pesquisar de acordo com as necessidades das diversas empresas os sites que possam ser utilizados para registro ou eventuais alterações na legislação Simulação através de situações fictícias Observação direta Simulação através de situações fictícias Observação direta Simulação através de situações fictícias Interesse Participação Organização - Participação - Destreza - Coerência com a realidade - Cumprimento de prazos - Organização de idéias indicadores, instrumentos, critérios e evidências deverão ser identificados por competência. (vide subsídios para a elaboração do Plano de Trabalho Docente ) 2. Reconhecer as diversidades existentes entre os diversos setores efetuando os registros adequados 3. Saber fazer a contabilização de documentos, escrituração fiscal e emissão de relatórios 4. Saber utilizar os sites de instituições tais como: Receita Federal Posto Fiscal Caixa Econômica Federal Centro Paula Souza 2011

10 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) RIBEIRO, Osni Moura Contabilidade Geral Fácil Editora Saraiva RIBEIRO, Osni Moura Contabilidade Geral Fácil para concurso Editora Saraiva Manual de Operações do Software FOLHAMATIC VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Avaliação Contínua (ou de acompanhamento) e Recuperação Contínua e Paralela O Aluno que tiver dificuldade de Aprendizado será monitorado continuamente e será proposto a recuperação do mesmo, porém, sem prejudicar os demais. Neste sentido será pedido atividades classe e extra classe. O método consiste em revisão do conteúdo através de bibliografia apropriada resolução de exercícios e apresentação de relatórios. VII - Outras Observações / Informações: VIII Assinatura: Data: 02/02/2011 Professor: Osmar Campanari IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de 2009, com alteração nos capítulos 3 e 4 do Plano de Curso publicado em Assinatura: Data: 05/02/2011 Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

11 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação: AUXILIAR DE CONTABILIDADE Módulo: II Componente Curricular: CONTABILIDADE EMPRESARIAL E COMERCIAL C.H. Semanal: 5,0 Professor: DONIZETE VIEIRA DA COSTA I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular 2 1. Levantar, com base em registros contábeis e gerenciais os atos e fatos administrativos, bem como suas conciliações. 2. Escriturar livros fiscais e auxiliares. 3. Efetuar lançamentos contábeis 4. Organizar as rotinas para levantamento de balancetes. 5. Apurar, mediante encerramento das contas comerciais, os resultados de vendas e despesas de comercialização e imposto sobre vendas e resultado financeiro da organização. 6. Preparar as demonstrações contábeis, elaborando balanço patrimonial e demonstrações de resultados. 2 Vide capítulo 3 do Plano de Curso Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

12 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Contabilidade Empresarial e Comercial Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Identificar dentro dos vários fatos administrativos a observância dos princípios e convenções contábeis objetivando a transparência e objetividade dos resultados contábeis. Elaborar as partidas dobradas dos fatos que envolvem as compras e as vendas de mercadorias. Analisar as fichas de estoque, e o seu inventário de acordo com a metodologia de avaliação de estoque. Constituir relatórios contábeis e gerenciais demonstrando o impacto dos juros, descontos e seguros no resultado do exercício. Promover registro de ativo imobilizado, calculando, registrando e contabilizando valores de depreciações e amortizações. Planejar, analisar e avaliar o processo de apuração do resultado do exercício Classificar os lançamentos contábeis observando os princípios e convenções contábeis. Calcular e contabilizar operações de compra e venda de mercadorias e seus respectivos ajustes na apuração do resultado do exercício. Organizar as fichas de controle de estoque permitindo a conferência entre os resultados apresentados na ficha de estoque e o resultado contábil. Classificar juros e descontos promovendo o seu registro na contabilidade. Aplicar e contabilizar cálculos de depreciação, amortização e exaustão. Desenvolver todo o processo de apuração do resultado do exercício, de modo a demonstrar o lucro líquido gerado pela empresa no período. Organizar a contabilização dos fatos contábeis gerados no setor de pessoal da empresa. Classificar e organizar as contas que integram as demonstrações contábeis e estruturando-as de acordo com a legislação vigente Princípios e convenções contábeis: conceitos e aplicabilidade Operações com mercadorias: fatos que alteram o valor das compras: - ICMS; - frete; - devolução de compras fatos que alteram o valor das vendas: - descontos incondicionais; - ICMS sobre vendas; - frete sobre vendas; - devolução de vendas Estoque: critérios de avaliações de estoque: - PEPS; - UEPS; - custo médio Juros, descontos, seguro: conceitos, aplicabilidade, e impacto na formação do resultado econômico Depreciação, amortização, exaustão: conceito; metodologia de cálculo: - cálculo linear e acelerado; Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

13 7 8 Elaborar as partidas contábeis gerada pelo departamento de pessoal da empresa, aplicando o princípio da competência dos exercícios. Estruturar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício de acordo com a legislação vigente método pela soma dos dígitos Apuração completa do resultado do exercício: cálculo e apuração do CMV; cálculo e apuração do RCM; ajustes das receitas e das despesas; cálculo da CSLL e do IRPJ Folha de Pagamento e Folha de Pro Labore: contabilização; provisões; férias e 13.º salário e provisões de encargos Balanço Patrimonial: estruturação de acordo com legislação; aspectos a serem analisados Demonstração do Resultado do Exercício: estruturação de acordo com a legislação; demonstração do resultado econômico Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

14 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Contabilidade Empresarial e Comercial Módulo: II Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático 1. Classificar os lançamentos contábeis observando os princípios e convenções contábeis. 2. Calcular e contabilizar operações de compra e venda de mercadorias e seus respectivos ajustes na apuração do resultado do exercício. Princípios e convenções contábeis: conceitos e aplicabilidade Operações com mercadorias: fatos que alteram o valor das compras: - ICMS; - frete; - devolução de compras fatos que alteram o valor das vendas: - descontos incondicionais; - ICMS sobre vendas; - frete sobre vendas; - devolução de vendas Leitura Dirigida Solução de Problemas Estudo de Casos Debate Solução de Problemas Estudo/Tarefa Dirigida Exercícios práticos em sala de aula Cronograma Dia / Mês 07/02/2011 a 18/02/ /02/2011 a 09/03/ Organizar as fichas de controle de estoque permitindo a conferência entre os resultados apresentados na ficha de estoque e o resultado contábil. Estoque: critérios de avaliações de estoque: - PEPS; - UEPS; - custo médio Trabalho Individual Solução de Problemas Exercícios práticos em sala de aula 10/03/2011 a 25/03/ Classificar juros e descontos promovendo o seu registro na contabilidade. Juros, descontos, seguro: conceitos, aplicabilidade, e impacto na formação do resultado econômico Exercícios práticos Aulas expositivas Cálculos de juros e descontos 28/03/2011 a 08/05/2011 CENTRO PAULA SOUZA Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

15 5. Aplicar e contabilizar cálculos de depreciação, amortização e exaustão. Depreciação, amortização, exaustão: conceito; metodologia de cálculo: - cálculo linear e acelerado; - método pela soma dos dígitos Exercícios práticos Aulas expositivas Cálculos de índices de depreciação e amortização 11/05/2011 a 20/05/ Desenvolver todo o processo de apuração do resultado do exercício, de modo a demonstrar o lucro líquido gerado pela empresa no período. Apuração completa do resultado do exercício: cálculo e apuração do CMV; cálculo e apuração do RCM; ajustes das receitas e das despesas; cálculo da CSLL e do IRPJ Aulas expositivas Exercícios práticos Atividades em grup Cálculos de impostos 21/05/2011 a 31/05/ Organizar a contabilização dos fatos contábeis gerados no setor de pessoal da empresa. Folha de Pagamento e Folha de Pro Labore: contabilização; provisões; férias e 13.º salário e provisões de encargos Pesquisa Trabalho Individual Demonstração de Teorias Exercícios práticos em sala de aula 01/06/2011 a 15/06/ Classificar e organizar as contas que integram as demonstrações contábeis e estruturando-as de acordo com a legislação vigente. Balanço Patrimonial: estruturação de acordo com legislação; aspectos a serem analisados Trabalho Individual Solução de Problemas Exercícios práticos em sala de aula 16/06/2011 a 01/07/2011 Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

16 IV - Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Contabilidade Empresarial e Comercial Módulo: II Competência Identificar dentro dos vários fatos administrativos a observância dos princípios e convenções contábeis objetivando a transparência e objetividade dos resultados contábeis. Indicadores de Domínio Identificar as principais características dos princípios contábeis e das teorias contábeis. Instrumento(s) de Avaliação Observação direta Simulações através de situações fictícias Exercícios práticos Critérios de Desempenho Participação Destreza Interesse Evidências de Desempenho Saber utilizar os princípios e as teorias contábeis na realização de situações proposta pelo professor. Elaborar as partidas dobradas dos fatos que envolvem as compras e as vendas de mercadorias. Saber registrar os fatos contábeis adequadamente Saber identificar as formas de correção. Simulação através de situações fictícias Observação direta Exercícios práticos Interesse Participação Organização Realizar escrituração e contabilização das operações com mercadorias. Analisar as fichas de estoque, e o seu inventário de acordo com a metodologia de avaliação de estoque. Registrar os fatos contábeis das entradas e saídas de mercadorias no estoque. Simulação através de situações fictícias Avaliação escrita Exercícios práticos Interesse Participação Organização Realizar o registro das operações envolvendo estoques e a sua devida classificação. Constituir relatórios contábeis e gerenciais demonstrando o impacto dos juros, descontos e seguros no resultado do exercício. Identificar o impactos dos juros, descontos e seguros na apuração do resultado da empresa. Simulação através de situações fictícias Observação direta Exercícios individuais Análises gerenciais Participação Destreza Organização de idéias Relevância de dados Reconhecer as contas, classificando as em bens, direitos, obrigações, receitas e despesas e elaborar os balancetes. Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

17 Promover registro de ativo imobilizado, calculando, registrando e contabilizando valores de depreciações e amortizações. Registrar os bens do ativo imobilizado, inclusive o calculo das depreciações e amortizações e o impacto do patrimônio. Simulação através de situações fictícias Exercícios práticos Coerência com a realidade Cumprimento de prazos Organização de idéias Realizar cálculos dos índices de depreciação e amortização de acordo com as tabelas. Planejar, analisar e avaliar o processo de apuração do resultado do exercício. Elaborar as partidas contábeis gerada pelo departamento de pessoal da empresa, aplicando o princípio da competência dos exercícios. Efetuar todo o processo de apuração do resultado, identificando se houve lucro ou prejuízo. Saber registrar os fatos contábeis adequadamente Saber identificar as formas de correção. Desempenho em sala de aula Análises gerenciais Avaliação escrita Análises gerenciais Exercícios individualizados Resolução de situação problema Avaliação escrita Clareza de Idéias Senso Crítico Organização de idéias Participação Cumprimento de prazos Organização Cooperação Realizar a apuração do resultado auferido pela empresa. Saber fazer a contabilização de documentos, escrituração fiscal e emissão de relatórios. Estruturar o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício de acordo com a legislação vigente. Pesquisar artigos da Lei 6.404/76 e sua aplicabilidade no preenchimento das demonstrações. Aulas expositivas Elaboração de planilhas Prática de exercícios Cumprimento de prazos Organização Rapidez Saber utilizar a teoria para orientar a formulação das demonstrações propostas. Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

18 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) 1- RIBEIRO, Osni Moura Contabilidade Geral Fácil Editora Saraiva 2- MARION, José Carlos Contabilidade Empresarial 3- Revista Técnica: Cenofisco Centro de Orientação Fiscal (informativo) 4 Atividades através de apostilas 5- Lei nº 6.404/76 Lei das Sociedades por Ações e as alterações introduzidas pela Lei nº de 28/12/ RIBEIRO, Osni Moura Estrutura das Demonstrações Financeiras Editora Saraiva VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Avaliação Contínua (ou de acompanhamento) e Recuperação Contínua e Paralela O Aluno que tiver dificuldade de aprendizado será monitorado continuamente e será proposto a recuperação do mesmo, porém, sem prejudicar os demais. Neste sentido será pedido atividades classe e extra classe. O método consiste em revisão do conteúdo através da bibliografia utilizada. Resolução de exercícios e apresentação de relatórios. Avaliações de recuperação do aluno. VII - Outras Observações / Informações: - Participação com os alunos nos eventos previstos no Calendário Escolar VIII Identificação: Professor: DONIZETE VIEIRA DA COSTA Assinatura: Data: 02/02/2011 IX Parecer da Coordenadora de Área: Ana Elisa Lopes O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de Assinatura: Data: 05/02/2011 Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

19 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação: AUXILIAR DE CONTABILIDADE Módulo: II Componente Curricular: CONTROLE DE PROCESSOS DE REMUNERAÇÃO E ENCARGOS DE PESSOAL C.H. Semanal: 2,5 Professor: JURANDIR ROBERTO FERNANDES I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular 3 1. Identificar e organizar informações pertinentes ao Departamento de Pessoal. 2. Solicitar documentos para admissão. 3. Estudar as mudanças da legislação trabalhista. 4. Verificar os termos dos dissídios coletivos. 5. Efetuar contrato de trabalho. 6. Acompanhar o programa de controle médico de saúde ocupacional. 7. Administrar os benefícios sociais do empregado. 8. Computar folha de pagamento dos empregados, empregadores e terceiros. 9. Gerar guias de encargos sociais. 10. Controlar férias. 11. Preparar rescisão e homologação. 12. Implantar plano de cargos e salários. 13. Lei de participação nos lucros. 3 Vide capítulo 3 do Plano de Curso Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

20 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular 1 2 Competências Habilidades Bases Tecnológicas Coletar dados para a elaboração da folha de 1 pagamento, utilizando inclusive os 1 formulários legais (trabalhistas, previdenciários e tributários) Organizar programas de admissão e desligamento de pessoal (por demissão, aposentadoria, falecimento). Interpretar a legislação previdenciária, trabalhista e tributária aplicável ao ciclo de pessoal, particularmente no que se refere aos movimentos de entradas e saídas diárias, para elaboração na folha de pagamento. 2 Elaborar relatórios contendo informações gerenciais e legais sobre pessoal e folha de pagamento. 2 Contrato de trabalho tipos e características Admissão de empregados CLT FGTS cálculo, conectividade social Planos de benefícios complementares Folha de pagamento (cálculo e contabilização) - Horas extras - Atrasos - Licenças - Abonos - Qüinqüênios e licenças prêmios - Adiantamentos e férias - Adicionais de funções, periculosidade, indenizações 3 Interpretar a legislação e as normas internas e externas sobre saúde e segurança do trabalho. 3 Utilizar aplicativos de informática em todas as fases do processo de administração de pessoal de conformidade com a legislação vigente. 3 Rescisão do contrato de trabalho cálculo e contabilização Legislação e normas de saúde e segurança do trabalho Legislação sanitária Software específicos Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

21 III Plano Didático Habilidade 1 Base Tecnológica 1 Procedimento Didático 2 Cronograma Dia / Mês - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os Contrato de trabalho tipos e características temas Admissão de empregados CLT - Discussões e conclusões individuais e 07/02 a 08/03 em grupos sobre os temas abordados. - Exercícios práticos individuais e em grupo Coletar dados para a elaboração da folha de pagamento, utilizando inclusive os formulários legais (trabalhistas, previdenciários e tributários) Elaborar relatórios contendo informações gerenciais e legais sobre pessoal e folha de pagamento FGTS cálculo, conectividade social(2) Planos de benefícios complementares Folha de pagamento (cálculo e contabilização) Horas extras Atrasos Licenças Abonos Qüinqüênios e licenças prêmios Adiantamentos e férias Adicionais de funções, periculosidade, indenizações - Exercícios práticos individuais e em grupo - Aulas expositivas e dialogadas - Slides, transparências, consulta em sites 09/03 a 09/05 Utilizar aplicativos de informática em todas as fases do processo de administração de pessoal de conformidade com a legislação vigente. Rescisão do contrato de trabalho cálculo e contabilização Legislação e normas de saúde e segurança do trabalho Legislação sanitária Software específicos - Trabalho Individual - Exercícios práticos individuais e em grupo - Aulas expositivas e dialogadas - Laboratório 10/05 a 01/07 1 Relacionar em ordem didática 2 Relacionar de acordo com cada habilidade e base tecnológica

22 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Organizar programas de admissão e desligamento de pessoal (por demissão, aposentadoria, falecimento). Interpretar a legislação previdenciária, trabalhista e tributária aplicável ao ciclo de pessoal, particularmente no que se refere aos movimentos de entradas e saídas diárias, para elaboração na folha de pagamento. Interpretar a legislação e as normas internas e externas sobre saúde e segurança do trabalho. Indicadores de Domínio - Identificar as principais características da legislação sobre Admissão e Demissão Saber identificar as principais características do Departamento de Recursos Humanos visando a realização das rotinas do Setor. Pesquisar de acordo com as necessidades das diversas empresas as característica dos diversos setores e a necessidades de medidas visando a proteção individual e coletiva. Instrumento(s) de Critérios de Avaliação Desempenho - Participação efetiva Observação direta - Assimilação do conteúdo Simulações através de - Interesse situações fictícias, - Execução das atividades participação, interesse, - Criatividade calculo. - Assiduidade Simulação através de - Interesse situações fictícias - Participação Observação direta, - Execução das atividades participação, - Exercícios práticos interesse, calculo, - trabalho individual e em grupo. Simulação através de situações fictícias, participação, interesse, calculo, trabalho individual e em grupo - Participação efetiva - Assimilação do conteúdo - Interesse - Execução das atividades - Criatividade - Assiduidade indicadores, instrumentos, critérios e evidências deverão ser identificados por competência. (vide subsídios para a elaboração do Plano de Trabalho Docente ) Evidências de Desempenho Realizar estudo dirigido quanto a Admissão e Demissão de Funcionários observando as características de cada tipo de Contrato. Reconhecer as diversidades existentes entre os diversos setores, suas particularidades, para realizar a folha de pagamento. Saber interpretar a legislação quanto aos direitos e deveres de cada funcionário sobre a utilização de EPI e a responsabilidade da empresa quanto a proteção individual e coletiva. Centro Paula Souza Coordenadoria de Ensino Técnico Fevereiro de 2011

23 Centro Paula Souza 2011 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) RIBEIRO, Osni Moura Contabilidade Geral Fácil Editora Saraiva - Utilização de pesquisa sobre informações da atualidade, em empresas e ou meios de comunicação, que reflitam sobre os temas que serão desenvolvidos no componente curricular. - Pesquisa de sites na internet - Filmes relacionados com os temas apresentados. - Utilização de software necessário para o desenvolvimento na prática dos temas abordados. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Avaliação Contínua (ou de acompanhamento) e Recuperação Contínua e Paralela O Aluno que tiver dificuldade de Aprendizado será monitorado continuamente e será proposto a recuperação do mesmo, porém, sem prejudicar os demais. Neste sentido será pedido atividades em classe e extra classe. O método consiste em revisão do conteúdo através de bibliografia apropriada. Resolução de exercícios e apresentação de relatórios. VII - Outras Observações / Informações: Pretensão de fazer visita técnica para evidenciar o aprendizado do aluno. VIII Assinatura: Data: 02/02/2011 Professor : Jurandir Roberto Fernandes IX Parecer da Coordenadora de Área: Ana Elisa Lopes O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC Nº 06, de 06 de janeiro de 2009 Assinatura: Data: 05/02/2011

24 Centro Paula Souza 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PRFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação: AUXILIAR EM CONTABILIDADE Módulo: 2º Componente Curricular: CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I C.H. Semanal: 2,5 Professor: OSMAR CAMPANARI I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular 4 - Registrar informações contábeis. - Classificar documentos segundo o plano de contas. - Efetuar lançamentos contábeis. - Escriturar os livros fiscais e auxiliares. - Identificar o significado do tributo e sua abrangência e os registros de movimentos tributários ICMS, ISS, IPI, IRPF, IRPJ, IPTU, IPVA e outros. - Calcular impostos de empresas classificadas no regime simples. - Calcular Pis-Pasep. - Calcular Cofins. - Calcular imposto de renda. - Calcular contribuição social. 4 Vide capítulo 3 do Plano de Curso

25 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1 Identificar o significado do tributo e sua 1 Preparar mapas, resumos e demais 1 - Principais impostos ICMS, ISS, IPI, abrangência. 2 Analisar o sistema tributário nacional e interpretar a legislação tributaria aplicada sobre impostos diretos e indiretos. informações para o sistema contábil tributário. 2 Escriturar os livros fiscais e contábeis apurando o imposto a pagar e encaminhando as informações para as áreas responsáveis. 2 IRPF, IRPJ, IPTU, IPVA, importação e exportação. - Princípios Fundamentais de Contabilidades aplicados à contabilidade tributaria - Livros fiscais entrada e saída, inventário e apuração de impostos (3) - Livros Contábeis diário, razão, caixa, conta corrente balanço patrimonial(3) 3 Registrar a movimentação tributária. 3 Organizar informações tributárias. 3 - Regimes tributários 5. pequena, média e grande empresas 6. Simples nacional - Contabilização dos impostos, taxas e contribuições das entidades Centro Paula Souza 2011

26 III Plano Didático Habilidade 1 Base Tecnológica 1 Procedimento Didático 2 Cronograma Dia / Mês 1-Preparar mapas, resumos e 1-Principais impostos ICMS, ISS, IPI, - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas demais informações para o IRPF, IRPJ, IPTU, IPVA, importação e abordados. sistema contábil tributário. exportação. - Pesquisas individuais e em grupo 07/02/ Princípios Fundamentais - Discussões e conclusões individuais e em A de grupos sobre os temas abordados. 03/03/2011 Contabilidades aplicados à - Análise de situações-problema referentes a contabilidade tributaria cada tema; 2-Escriturar os livros fiscais e contábeis apurando o imposto a pagar e encaminhando as informações para as áreas responsáveis. 3-Organizar tributárias. informações 2-Livros fiscais entrada e saída, inventário e apuração de impostos (3) 2-Livros Contábeis diário, razão, caixa, conta corrente balanço patrimonial(3) 3- Regimes tributários 7. pequena, média e grande empresas 8. Simples nacional 3-Contabilização dos impostos, taxas e contribuições das entidades - Aulas expositivas e dialogadas - Pesquisas individuais e em grupo - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Atividades individuais e em grupos envolvendo registros contábeis - Exercícios de lançamentos contábeis e registros de livros fiscais e contábeis. - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados. - Exercícios de lançamentos contábeis 07/03/2011 A 31/05/ /06/2011 A 01/07/ Relacionar em ordem didática Relacionar de acordo com cada habilidade e base tecnológica

27 Centro Paula Souza 2011 IV - Plano de Avaliação de Competências Competências Identificar o significado do tributo e sua abrangência. Analisar o sistema tributário nacional e interpretar a legislação tributaria aplicada sobre impostos diretos e indiretos. Registrar a movimentação tributária. Indicadores de Domínio - Compreender os Regimes Tributários vigentes. - Ser capaz de aplicar princípios fundamentais de Contabilidade às rotinas que envolvem tributos. - Conhecer os critérios de enquadramento tributário. - Conhecer e entender o sistema tributário nacional, os impostos diretor e indiretos e seus respectivos registros contábeis. - Compreender como se efetua o registro contábil da movimentação tributária das empresas. Instrumento(s) de Avaliação - Estudo de textos apostilados - Pesquisas individuais e em grupos - Discussões em grupo - Questões escritas - Exercícios práticos - Avaliações escritas - Estudo de textos apostilados - Questões escritas - Exercícios práticos - resolução de situaçãoproblema -Avaliação Escrita - Estudo de textos apostilados - Questões escritas - Resolução de situaçãoproblema - Exercícios práticos - Avaliação Escrita Critérios de Desempenho - Participação efetiva - Assimilação do conteúdo - Interesse - Execução das atividades - Assiduidade - Participação efetiva - Assimilação do conteúdo - Interesse - Execução das atividades - Assiduidade - Participação efetiva - Assimilação do conteúdo - Interesse - Execução das atividades - Assiduidade Evidências de desempenho - Demonstração de que consegue identificar e aplicar princípios fundamentais de contabilidade às rotinas que envolvem tributos. - O aluno demonstrou que conhece os principais impostos e regimes de enquadramento tributário. -Livros Fiscais e Contábeis identificados e registrados de forma coerente com os preceitos legais. - Registros contábeis dos impostos, taxas e contribuições efetuados de acordo com os critérios definidos.

28 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - Atividades apostiladas e transparências. - O Novo Código Civil para Contadores Lázaro Rosa da Silva e Valdir Bezerra de Brito IOB Thomson - Nova Lei de Falência e Recuperação de Empresas Waldo Fazzio Júnior Editora Atlas - Contabilidade Tributária-2ª Edição Láudio Camargo Fabreti Editora Atlas - Lei 6.404/76 Lei das Sociedades por Ações - Junta Comercial do Estado de São Paulo JUCESP - Secretaria da Receita Federal - Posto Fiscal do Estado de São Paulo VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório - Acompanhar atentamente o desenvolvimento dos alunos, oferecendo sempre atividades extras, durante todo o semestre letivo, para aqueles que apresentem dificuldades, incentivando a participação efetiva de todos nas aulas. VII - Outras Observações / Informações: - Participação com os alunos nos eventos previstos no Calendário Escolar - Os trabalhos serão desenvolvidos no intuito de proporcionar ao educando uma visão ampla da área Tributária da organização, dando-lhe subsídios para a elaboração de um Planejamento tributário dentro das organizações. VIII Assinatura: Data: 02/02/2011 Osmar Campanari IX Parecer da Coordenadora de Área: ANA ELISA LOPES O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de 2009, com alteração nos capítulos 3 e 4 do Plano de Curso publicado em Assinatura: Data: 05/02/2011 Centro Paula Souza 2011

29 Plano de Trabalho Docente 2011 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Ensino Técnico Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Contabilidade Qualificação: Auxiliar de Contabilidade Módulo: II Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa C.H. Semanal: 2,5 Professor: Mari Selma Pin Coltri I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Levantar, com base em registros contábeis e gerenciais os atos e fatos administrativos, bem como suas conciliações. Identificar o sistema de custos e seus componentes diretos. Apurar, mediante encerramento das contas comerciais, os resultados de vendas e despesas de comercialização e impostos sobre vendas e resultado financeiro da organização. Centro Paula Souza 2011

30 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular (Consultar o Plano de Curso da habilitação para preencher esta planilha, copiar e colar abaixo) Tema gerador: Estatística Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa Módulo: I Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1- Conceitos Fundamentais: 1-1- Identificar características e 1-1- Levantar informações quantitativas e metodologias de pesquisas financeiras sobre o desempenho do econômicas, de mercado e mercado, produtos, custos e demais tecnológicas. dados; visando apoiar o processo de 1 e 2 estudos mercadológicos e econômicos Interpretar fundamentos e objetivos do processo de pesquisa Organizar informações e comparar dados dos estudos com dados reais, preparando base para análise pelas funções especializadas da empresa. 2 e 3 Objetivo, população e amostra Processos estatísticos de abordagem Dados estatísticos Estatística descritiva Dados brutos Rol(1 e 2) 2- Séries estatísticas: Apresentação de dados estatísticos Distribuição de freqüência variável Construção de variáveis Representação gráfica das séries estatísticas(2 e 3) 3-3- Interpretar estudos, relatórios e pesquisas econômicas e de mercado. Centro Paula Souza Comparar resultados de tempo, qualidade, facilidade operacional e custos entre novas tecnologias e as já utilizadas. 3 e 4 3- Medidas de tendência central: Somatória Médias Calculo de Médias Mediana cálculo Moda cálculo(3 e 4) 4- Medida separatriz: Conceito cálculo(4)

31 4-4- Identificar fontes para pesquisa de tecnologia administrativa, tais como: Revistas especializadas; Exposições e congressos; Publicações de empresas que desenvolvam tecnologias administrativas 4-4- Elaborar relatórios sobre os resultados das pesquisas de desempenho de mercado Medidas de Dispersão: Dispersão absoluta Amplitude total cálculo Desvio médio simples cálculo Variância e desvio padrão interpretação(4) Centro Paula Souza 2011

32 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa Módulo: II Habilidade 1.Levantar informações quantitativas e financeiras sobre o desempenho do mercado, produtos, custos e demais dados, visando apoiar o processo de estudos mercadológicos e econômicos. 2.Organizar informações e comparar dados dos estudos com dados reais, preparando base para análise pelas funções especializadas da empresa. Bases Tecnológicas e Competências* Conceitos fundamentais: Objetivo, População e Amostra; Processos estatísticos de abordagem; Dados estatísticos; Estatística Descritiva; Dados Brutos e Rol. Conceitos fundamentais: Objetivo, População e Amostra; Processos estatísticos de abordagem; Dados estatísticos; Estatística Descritiva; Dados Brutos e Rol. Séries estatísticas: Apresentação de dados estatísticos; Distribuição de freqüência variável; Construção de variáveis; Representação gráfica das séries estatísticas. Procedimentos Didáticos Leitura e discussão de textos informativos; Construção e interpretação de tabelas e gráficos; Trabalho em grupo. Aula expositiva; Apresentação de conceitos estatísticos em tabelas e gráficos; Resolução de problemas cotidianos; Trabalho em grupo. Cronograma / Dia e Mês 11/02 a 11/03 18/03 a 15/04 Centro Paula Souza 2011

33 3.Comparar resultados de tempo, qualidade, facilidade operacional e custos entre novas tecnologias e as já utilizadas. 4. Elaborar relatórios sobre os resultados das pesquisas de desempenho de mercado. Séries estatísticas: Apresentação de dados estatísticos; Distribuição de freqüência variável; Construção de variáveis; Representação gráfica das séries estatísticas. Medidas de tendência central: Somatória; Cálculo de Médias; Mediana cálculo; Moda cálculo. Medidas de tendência central: Somatória; Cálculo de Médias; Mediana cálculo; Moda cálculo. Medidas Separatriz: Conceito cálculo Medidas de Dispersão: Dispersão Absoluta Amplitude Total cálculo; Desvio Médio Simples cálculo; Variância e Desvio Padrão interpretação. Seminário para discussão e análise de dados coletados em pesquisa; Cálculo de medidas de tendência central; Situações problema que tornam necessário uso das medidas de tendência central. Estudo dirigido para compreensão dos conceitos de Medidas Separatriz, Dispersão Absoluta, Desvio Médio Simples, Variância e Desvio Padrão; Trabalho em grupo para cálculo das Medidas Separatriz, Amplitude Total e Desvio Médio Simples. 29/04 a 20/05 27/05 a 01/07 Centro Paula Souza 2011

34 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Processos Estatísticos de Pesquisa Módulo: II Competência (por extenso) 1. Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas de mercado e tecnológicas. Indicadores de Domínio 1. Redigir com correção e clareza textos matemáticos e traduzir da linguagem escrita para a simbólica. Instrumentos de Avaliação 1. Observação direta da participação na leitura e discussão de textos; Simulação da construção de tabelas e gráficos; Trabalho em grupo; Critérios de Desempenho 1. Coesão e clareza na defesa de suas idéias; Precisão na construção de tabelas e gráficos; Interesse e organização nos trabalhos. Evidências de Desempenho 1. Posição clara e coesa nas discussões; Construção correta de tabelas e gráficos. Participação ativa na confecção e organização dos trabalhos. 2. Interpretar fundamentos e objetivos do processo de pesquisa. 2. Interpretar e resolver problemas formulando hipóteses e prevendo resultados. 2. Estudo de caso na apresentação de dados estatísticos em tabelas e gráficos; Observação direta da resolução de problemas cotidianos; Trabalho em grupo; 2. Coesão ao representar dados estatísticos em tabelas e gráficos; Precisão e clareza na resolução de problemas; Interesse e organização nos trabalhos. 2. Representação correta de dados estatísticos em tabelas e gráficos; Resolução correta de problemas; Participação ativa na confecção e organização dos trabalhos. 3. Interpretar estudos relatórios e pesquisas econômicas e de mercado. 3. Selecionar informações e utilizalas na resolução de problemas. Criticar resultados. 3. Observação direta na participação em seminários; Avaliação escrita nos cálculos de tendência central. 3. Criticidade e rapidez ao defender suas idéias nos seminários; Precisão nos cálculos de tendência central. 3. Participação critica e clara ao defender suas idéias; Correção nos cálculos de tendência central. Centro Paula Souza 2011

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC: PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação:

Leia mais

Trabalho Docente Ensino Técnico

Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec João Jorge Geraissate Código: 069 Município: Penápolis Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETE Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Leia mais

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM CONTABILIDADE Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM II.1 PROCESSOS ESTATÍSTICOS DE PESQUISA Função: Planejamento Organizacional 1. Identificar características e metodologias de pesquisas econômicas,

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. INDIA VANUÍRE

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. INDIA VANUÍRE Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. INDIA VANUÍRE Código: 9.136 Município: TUPÃ/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Tributário Empresarial Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014 Centro Paula Souza 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ - SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO - Extensão Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Intermediária Eixo tecnológico: Gestão e negócios Módulo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Município: Jales-SP Eixo Tecnológico: Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Administrativo

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Administrativo Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec: Profª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Tributária e Fiscal Eixo tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. INDIA VANUIRE

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. INDIA VANUIRE Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E.E. INDIA VANUIRE Código: 9136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 133 de 04/10/2012 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26 / 09 / 2013 Etec: Carapicuíba Código: 144 Município: Carapicuíba Eixo Tecnológico: GESTÃO E

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: CONTABILIDADE DE CUSTOS Eixo tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS

Leia mais

Admnistração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Admnistração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Admnistração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETE MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Área Profissional: GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE PLANO TRABALHO DOCENTE 2º SEMESTRE 2016 SUMÁRIO 2º MÓDULO CONTABILIDADE COMERCIAL - CCE CONTABILIDADE DE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec Paulino Botelho Código: 091.06 Município: São Carlos EE: Professor Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26.09.2013 ETEC PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível médio Técnico em Contabilidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 1º Semestre

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 1º Semestre Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico 1º Semestre ETEC. DR. JULIO CARDOSO Extensão Prof. Antonio Fachada Código: 078.01 Município: FRANCA - SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Etec Sylvio de Mattos Carvalho Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Código: Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE PLANO TRABALHO DOCENTE 2º SEMESTRE 2017 SUMÁRIO 2º MÓDULO CONTABILIDADE COMERCIAL - CCE CONTABILIDADE DE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Profº Marcos Uchoas dos Santos Penchel Código: 044 Município: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras Módulo: III

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Direito Comercial e Empresarial Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Sestre/2015 Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Introdutória Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Módulo:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Gestão Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Técnico em Logística

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. ÍNDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação

Leia mais

Centro Paula Souza Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC

Centro Paula Souza Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Extensão India Vanuire Código: 9.136 Município:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Gestão E Negócio Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade do Agronegócio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Profª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: DR. JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES/ SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 190 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-09-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/ 09 /2015 Etec Profª Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234, aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 28.09.2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETec. São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 26.09.2015 Etec: PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: RIBEIRÃO PIRES

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 9 Município: Santa Isabel Área Profissional: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Auxiliar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Pública Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Módulo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM CONTABILIDADE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10.09.2015 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012

Plano de Trabalho Docente 2012 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Indústria

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec Paulino Botelho - EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091-01 Município: São Carlos

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO ACESSO AO 2º MÓDULO Componente Gestão de pessoas I Cálculos financeiros Gestão empresarial Informatizados Processos e Operações

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: Município: Quintana Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Docente: E-mail: Nome da Disciplina: Curso: Carga horária Total (horas): Aulas: Coordenador de Curso: Carine Maria Senger carine.senger@gmail.com; casenger@fecea.br Contabilidade

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Prof. Marcos Uchoas dos Santos Penchel Descentralizada Silveiras Código: 44.1 Município: Silveiras EE: Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: DR JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Jales/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Habilitação Profissional:Técnico de Nível Médio de Técnico em Logística

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Habilitação Profissional:Técnico de Nível Médio de Técnico em Logística Plano de Trabalho Docente 03 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 09.0 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:Técnico de Nível Médio de Técnico em Logística

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Código: 44.1 MUNICÍPIO: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Técnico em Farmácia

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Técnico em Farmácia Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Estância Turística de Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Farmácia

Leia mais