PIS/ COFINS. NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PIS/ COFINS. NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11)"

Transcrição

1 PIS/ COFINS NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11) I- DESPESA DE FRETE ENTRE ESTABELECIMENTO DE MESMA PESSOA JURÍDICA NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. II- NOVAS SOLUÇÕES DE CONSULTAS. A) SUSPENSÃO DE PIS/COFINS PARA BENEFICIÁRIOS DO REPES (REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO PARA A PLATAFORMA DE EXPORTAÇÃO E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) SOMENTE SÃO APLICÁVEIS AOS BENS E SERVIÇOS LISTADOS NO DECRETO Nº 5.713/06. B) SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GARANTIA E PEÇAS NELES EMPREGADAS NÃO GERAM DIREITO AO CRÉDITO AO FABRICANTE. C) DISPÊNDIOS COM MATERIAIS EMPREGADOS PARA HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES NÃO GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. D) SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EFETUADOS EM MÁQUINAS DA LINHA DE PRODUÇÃO PODEM SER DESCONTADOS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS. E) RECEITA COM FASCÍCULOS QUE, EM CONJUNTO, REPREENTAM LIBROS ESTÃO SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO DE PIS/COFINS. F) RECEITA COM CESSÃO AO EXTERIOR DE CRÉDITOS DE CARBONO NÃO ESTÃO SUJEITAS AO PIS E A COFINS.

2 G) COMISSÃO PAGAS À REPRESENTANTES COMERCIAIS AUTÔNOMOS NÃO GERAM CRÉDITO DE PIS/COFINS. H) DESPESAS COM ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE E ASSISTÊNCIA MÉDICA A TRABALHADORES NÃO GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. I) DESPESAS COM EFLUENTES E ESGOTOS NÃO GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. J) DESPESAS COM FRETE INTERNACIONAL NA EXPORTAÇÃO SUPORTADO PELA EXPORTADORA E PRESTADO POR PESSOA JURÍDICA DOMICILIADA NO PAÍS GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. K) RECEITAS COM VENDA DE PUBLICAÇÕES PERCEBIDAS POR EMPRESAS NÃO JORNALÍSTICAS ESTÃO SUJEITAS AO REGIME NÃO- CUMULATIVO DO PIS/COFINS. L) IMPORTAÇÃO DE SERVIÇOS PROVENIENTES E EXECUTADOS NO EXTERIOR, CUJO RESULTADO NÃO SE VERIFIQUE NO PAÍS, NÃO ESTÁ SUJEITA AO PIS E A COFINS. M) PIS E COFINS IMPORTAÇÃO NÃO INCIDEM SOBRE DIREITO DE USO E EXPLORAÇÃO DE LICENÇA DE USO DE MARCAS E INVENSÕES. JÁ SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA É NORMALMENTE TRIBUTADA PELAS CONTRIBUIÇÕES.

3 I- A COORDENAÇÃO GERAL DE TRIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL (COSIT) FIRMA ENTENDIMENTO QUE AS DESPESAS COM FRETES CONTRATADOS PARA TRANSPORTE ENTRE ESTABELECIMENTOS DA MESMA PESSOA JURÍDICA NÃO GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS E COFINS. SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIA No- 2, DE 24 DE JANEIRO DE 2011 ASSUNTO: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins EMENTA: APURAÇÃO NÃO CUMULATIVA. CRÉDITOS DE DESPESAS COM FRETES. Por não integrarem o conceito de insumo utilizado na produção de bens destinados à venda e nem se referirem à operação de venda de mercadorias, as despesas efetuadas com fretes contratados para o transporte de produtos acabados ou em elaboração entre estabelecimentos industriais e destes para os estabelecimentos comerciais da mesma pessoa jurídica, não geram direito à apuração de créditos a serem descontados da Cofins. DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei No , de 2003, arts. 3º, II e IX, e art. 15. ASSUNTO: Contribuição para o PIS/Pasep EMENTA: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP - APURAÇÃO NÃO CUMULATIVA. CRÉDITOS DE DESPESAS COM FRETES. Por não integrarem o conceito de insumo utilizado na produção de bens destinados à venda e nem se referirem à operação de venda de mercadorias, as despesas efetuadas com fretes contratados para o transporte de produtos acabados ou em elaboração entre estabelecimentos industriais e destes para os estabelecimentos comerciais da mesma pessoa jurídica, não geram direito à apuração de créditos a serem descontados da Contribuição para o PIS/Pasep. DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei No , de 2002, art. 3º, II e Lei No , de 2003, e art.15.

4 II NOVAS SOLUÇÕES DE CONSULTAS. A) SUSPENSÃO DE PIS/COFINS PARA BENEFICIÁRIOS DO REPES (REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO PARA A PLATAFORMA DE EXPORTAÇÃO E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) SOMENTE SÃO APLICÁVEIS AOS BENS E SERVIÇOS LISTADOS NO DECRETO Nº 5.713/06. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 417, DE 1o- DE DEZEMBRO DE 2010 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins SUSPENSÃO. REPES. VENDA DE PROGRAMAS DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR (SOFTWARES) OU CESSÃO DE LICENÇA DE USO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR (SOFTWARES), IMPORTADOS, A EMPRESAS HABILITADAS NO REGIME. A suspensão da Cofins de que tratam os arts. 4º e 5º da Lei No , de 2005, nas vendas para beneficiários do REPES, contempla exclusivamente os bens e serviços relacionados em regulamento, vigorando, atualmente, com essa finalidade, o Decreto No , de Esses benefícios não se aplicam, portanto, na revenda no mercado interno, a empresas habilitadas no REPES, de softwares importados ou na cessão àquelas beneficiárias de licença de uso de softwares cujo direito de exploração tenha sido adquirido de pessoa física ou jurídica no domiciliada exterior, dado não se tratarem de bens ou serviços listados no precitado decreto e seu anexo. Dispositivos Legais: Lei No , de 2005, arts. 4º e 5º; Decreto No , de 2006, art. 7º; Decreto No , de 2006, arts. 1º, 2º e Anexo. SUSPENSÃO. REPES. VENDA DE PROGRAMAS DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR (SOFTWARES) OU CESSÃO DE LICENÇA DE USO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR (SOFTWARES), IMPORTADOS, A EMPRESAS HABILITADAS NO REGIME. A suspensão da Contribuição para o PIS/Pasep de que tratam os arts. 4º e 5º da Lei No , de 2005, nas vendas para beneficiários do REPES, contempla exclusivamente os bens e serviços relacionados em regulamento, vigorando, atualmente, com essa finalidade, o Decreto No , de Esses benefícios não se aplicam, portanto, na revenda no mercado interno, a empresas habilitadas no REPES, de softwares importados ou na cessão àquelas beneficiárias de licença de uso de softwares cujo direito de exploração tenha sido adquirido de pessoa física ou jurídica no domiciliada exterior, dado não se tratarem de bens ou serviços listados no precitado decreto e seu anexo. Dispositivos Legais: Lei No , de 2005, arts. 4º e 5º; Decreto No , de 2006, art. 7º; Decreto No , de 2006, arts. 1º, 2º e Anexo.

5 B) SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM GARANTIA E PEÇAS NELES EMPREGADAS NÃO GERAM DIREITO AO CRÉDITO AO FABRICANTE. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 418, DE 1o- DE DEZEMBRO DE 2010 ASSISTÊNCIA TÉCNICA. INSUMO À FABRICAÇÃO. CRÉDITO. Por não serem considerados insumos à fabricação, não podem ser descontadas como crédito as despesas incorridas pelo fabricante com serviços de assistência técnica em garantia, prestados por terceiros, bem assim as peças de reposição neles empregadas. Tampouco há previsão legal que permita à pessoa jurídica fabricante de bens destinados a venda apurar créditos da contribuição sobre as despesas e gastos por ela incorridos para efetuar o conserto ou reparo de bens sua fabricação, inclusive relativos a peças de reposição neles empregados, quando executar ela própria essas operações, em virtude de garantia concedida, não cabendo pretender assimilar tais gastos e despesas a insumos aplicados na produção ou fabricação daqueles bens. Dispositivos Legais: Lei No /2002, art. 3º, I, com a redação dada pela Lei No /2004; IN SRF No- 247/2002, art. 66, 5º. Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins ASSISTÊNCIA TÉCNICA. INSUMO À FABRICAÇÃO. CRÉDITO. Por não serem considerados insumos à fabricação, não podem ser descontadas como crédito as despesas incorridas pelo fabricante com serviços de assistência técnica em garantia, prestados por terceiros, bem assim as peças de reposição neles empregadas. Tampouco há previsão legal que permita à pessoa jurídica fabricante de bens destinados a venda apurar créditos da contribuição sobre as despesas e gastos por ela incorridos para efetuar o conserto ou reparo de bens sua fabricação, inclusive relativos a peças de reposição neles empregados, quando executar ela própria essas operações, em virtude de garantia concedida, não cabendo pretender assimilar tais gastos e despesas a insumos aplicados na produção ou fabricação daqueles bens Dispositivos Legais: Lei No /2003, art. 3º, I, com a redação dada pela Lei No /2004; IN SRF No- 404/2004, art. 8º, 4º. CARLOS ALBERTO DE TOLEDO Substituto

6 C) DISPÊNDIOS COM MATERIAIS EMPREGADOS PARA HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES NÃO GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 419,DE 3 DE DEZEMBRO DE 2010 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cofins CRÉDITO. INSUMOS. PRODUTOS QUÍMICOS EMPREGADOS NA REALIZAÇÃO DE TESTES DE QUALIDADE EM MATÉRIAS-PRIMAS E PRODUTOS ACABADOS. Consideram-se insumos, para fins de desconto de créditos na apuração da Cofins não cumulativa, os bens e serviços adquiridos de pessoas jurídicas, aplicados ou consumidos na fabricação de bens destinados à venda ou na prestação de serviços. O termo "insumo" não pode ser interpretado como todo e qualquer bem ou serviço que gera despesa necessária para a atividade da empresa, mas, sim, tão somente, como aqueles, adquiridos de pessoa jurídica, que efetivamente sejam aplicados ou consumidos na produção de bens destinados à venda ou na prestação do serviço da atividade. Não é admissível a apropriação de créditos da Cofins relativamente aos dispêndios com a aquisição de materiais empregados para a higienização e limpeza de resíduos de equipamentos e instalações que fazem parte da linha de produção dos produtos industrializados pela pessoa jurídica, procedimentos esses efetuados entre ciclos de industrialização de bens distintos. Ainda que não sejam passíveis de reutilização, consumindo-se após o respectivo uso, esses materiais não preenchem a definição legal de insumo, pois não se consomem, desgastam ou perdem suas propriedades durante o processo produtivo, em razão do contato exercido com o produto em fabricação, isto é, no curso de sua produção, nem se enquadram tais dispêndios nas demais hipóteses para as quais é prevista a possibilidade de crédito nos incisos III a X do art. 3º da Lei n , de 2003, e nos incisos IV a X do art. 3º da Lei No , de Dispositivos legais: Lei No , de 2003, art. 3º, inciso II; IN SRF No- 404, de 2004, art.8º, 4º, II, "b". CRÉDITO. INSUMOS. PRODUTOS QUÍMICOS EMPREGADOS NA REALIZAÇÃO DE TESTES DE QUALIDADE EM MATÉRIAS-PRIMAS E PRODUTOS ACABADOS Consideram-se insumos, para fins de desconto de créditos na apuração da contribuição para o PIS/PASEP não cumulativa, os bens e serviços adquiridos de pessoas jurídicas, aplicados ou consumidos na fabricação de bens destinados à venda ou na prestação de serviços. O termo "insumo" não pode ser interpretado como todo e qualquer bem ou serviço que gera despesa necessária para a atividade da empresa, mas, sim, tão somente, como aqueles, adquiridos de pessoa jurídica, que efetivamente sejam aplicados ou consumidos na produção de bens destinados à venda ou na prestação do serviço da atividade.

7 Não é admissível a apropriação de créditos da contribuição para o PIS/PASEP relativamente aos dispêndios com a aquisição de materiais empregados para a higienização e limpeza de resíduos de equipamentos e instalações que fazem parte da linha de produção dos produtos industrializados pela pessoa jurídica, procedimentos esses efetuados entre ciclos de industrialização de bens distintos. Ainda que não sejam passíveis de reutilização, consumindo-se após o respectivo uso, esses materiais não preenchem a definição legal de insumo, pois não se consomem, desgastam ou perdem suas propriedades durante o processo produtivo, em razão do contato exercido com o produto em fabricação, isto é, no curso de sua produção, nem se enquadram tais dispêndios nas demais hipóteses para as quais é prevista a possibilidade de crédito nos incisos III a X do art. 3º da Lei n , de 2003, e nos incisos IV a X do art. 3º da Lei No , de Dispositivos Legais: Lei No , de 2002, art. 3º, inciso II; IN SRF No- 247, de 2002, art.66, 5º, II, "b". CARLOS ALBERTO DE TOLEDO Substituto D) SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EFETUADOS EM MÁQUINAS DA LINHA DE PRODUÇÃO PODEM SER DESCONTADOS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 420, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2010 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins COFINS NÃO-CUMULATIVA. DIREITO DE CRÉDITO. SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, E EQUIPAMENTOS QUE COMPÕEM LINHA AUTOMATIZADA DE PRODUÇÃO Os valores referentes a serviços prestados por pessoa jurídica domiciliada no País, para manutenção das máquinas e equipamentos empregados na produção de bens destinados à venda, podem compor a base de cálculo dos créditos a serem descontados da Cofins não cumulativa, desde que respeitados todos os demais requisitos normativos e legais atinentes à espécie. Em consonância com esse entendimento ensejam a apuração de créditos da contribuição os gastos relativos a serviços de calibração de balanças e instrumentos, destinados a garantir seu funcionamento adequado, quando esses equipamentos são empregados na transferência para a linha de produção das quantidades apropriadas de matérias-primas e outros componentes utilizados na formulação de artigos de higiene e perfumaria, conforme a respectiva composição específica do produto a ser observada. Dispositivos Legais: Art. 3º da Lei No , de 2003; Lei No , de 2004; art. 346, RIR; e IN SRF No- 404, de 2004.

8 PIS/PASEP NÃO-CUMULATIVO. DIREITO DE CRÉDITO. SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS e EQUIPAMENTOS QUE COMPÕEM LINHA AUTOMATIZADA DE PRODUÇÃO. Os valores referentes a serviços prestados por pessoa jurídica domiciliada no País, para manutenção das máquinas e equipamentos empregados na produção de bens destinados à venda, podem compor a base de cálculo dos créditos a serem descontados da contribuição para o PIS/PASEP nãocumulativo, desde que respeitados todos os demais requisitos normativos e legais atinentes à espécie. Em consonância com esse entendimento ensejam a apuração de créditos da contribuição os gastos relativos a serviços de calibração de balanças e instrumentos, destinados a garantir seu funcionamento adequado, quando esses equipamentos são empregados na transferência para a linha de produção das quantidades apropriadas de matérias-primas e outros componentes utilizados na formulação de artigos de higiene e perfumaria, conforme a respectiva composição específica do produto a ser observada. Dispositivos Legais: Art. 3º da Lei No , de 2002; Lei No , de 2004; art. 346, RIR; IN SRF No- 247, de 2002; e IN SRF No- 358, de CARLOS ALBERTO DE TOLEDO Substituto E) RECEITA COM FASCÍCULOS QUE, EM CONJUNTO, REPREENTAM LIBROS ESTÃO SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO DE PIS/COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 429, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010 ALÍQUOTA ZERO. EQUIPARADOS A LIVRO. A alíquota da contribuição para o PIS/Pasep incidente sobre a receita da venda no mercado interno de fascículos que representem parte de livro, é igual a zero, tendo em vista a equiparação estabelecida pelo inciso I, do parágrafo único do art. 2º da Lei No , de Dispositivos Legais: Lei No , de 2004, art. 28; Lei No , de 2003, art. 2º. Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins ALÍQUOTA ZERO. EQUIPARADOS A LIVRO. A alíquota da Cofins incidente sobre a receita da venda no mercado interno de fascículos que representem parte de livro, é igual a zero, tendo em vista a equiparação estabelecida pelo inciso I, do parágrafo único do art. 2º da Lei No , de Dispositivos Legais: Lei No , de 2004, art. 28; Lei No , de 2003, art. 2º. CARLOS ALBERTO DE TOLEDO

9 Substituto F) RECEITA COM CESSÃO AO EXTERIOR DE CRÉDITOS DE CARBONO NÃO ESTÃO SUJEITAS AO PIS E A COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 431, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010 INCIDÊNCIA. CRÉDITOS DE CARBONO. Receita relativa à cessão para o exterior de direitos relativos a créditos de carbono (Protocolo de Quioto), cujo pagamento represente ingresso de divisas no País, não está sujeita à contribuição para o PIS/Pasep. Dispositivos Legais: Constituição Federal, art.149, 2º, I; MP No , de 2001, art. 14, III, 1º; Lei No , de 2002, art.5º. Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins INCIDÊNCIA. CRÉDITOS DE CARBONO. Receita relativa à cessão para o exterior de direitos relativos a créditos de carbono (Protocolo de Quioto), cujo pagamento represente ingresso de divisas no País, não está sujeita à Cofins. Dispositivos Legais: Constituição Federal, art.149, 2º, I; MP No , de 2001, art. 14, III; Lei No , de 2003, art.6º. CARLOS ALBERTO DE TOLEDO Substituto G) COMISSÃO PAGAS À REPRESENTANTES COMERCIAIS AUTÔNOMOS NÃO GERAM CRÉDITO DE PIS/COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 436, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2010 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cofins COMISSÕES PAGAS A REPRESENTANTES COMERCIAIS. IMPOSSIBILIDADE DE CRÉDITO. O pagamento de comissões a pessoas jurídicas que atuam como representantes comerciais autônomos, efetuando a colocação de produtos no mercado, não gera direito a crédito da Cofins, dado que tal serviço não preenche a definição de insumo estabelecida para tal fim pela legislação de regência, por não ser aplicado ou consumido diretamente na fabricação de produtos destinados à venda.

10 Dispositivos Legais: Lei No , de 2003, artigo 3º, inciso II; IN SRF No- 404, de 2004, artigo 8º, 4º, inciso I. COMISSÕES PAGAS A REPRESENTANTES COMERCIAIS. IMPOSSIBILIDADE DE CRÉDITO. O pagamento de comissões a pessoas jurídicas que atuam como representantes comerciais autônomos, efetuando a colocação de produtos no mercado, não gera direito a crédito da Contribuição para o PIS/Pasep, dado que tal serviço não preenche a definição de insumo estabelecida para tal fim pela legislação de regência, por não ser aplicado ou consumido diretamente na fabricação de produtos destinados à venda. Dispositivos Legais: Lei No , de 2002, artigo 3º, inciso II; IN SRF No- 247, de 2002, artigo 66, 5º, inciso I. SONIA DE QUEIROZ ACCIOLY BURLO H) DESPESAS COM ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE E ASSISTÊNCIA MÉDICA A TRABALHADORES NÃO GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 437, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2010 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cofins COFINS NÃO-CUMULATIVA. DIREITO DE CRÉDITO.DEFINIÇÃO DE INSUMO. As despesas com fornecimento de alimentação, transporte e assistência médica a trabalhadores, ainda que esses últimos atuem diretamente no processo produtivo, não se enquadram como bens ou serviços aplicados ou consumidos como insumos na prestação de serviços ou na fabricação/produção de bens ou produtos destinados à venda, sendo, portanto, vedado seu aproveitamento como crédito a descontar da Cofins nãocumulativa. Dispositivos Legais: Lei No , de 2003, art. 3º, inciso II e 2º e 3º; IN SRF No- 404, de 2004, art. 8º. CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO-CUMULATIVA. DIREITO DE CRÉDITO. DEFINIÇÃO DE INSUMO. As despesas com fornecimento de alimentação, transporte e assistência médica a trabalhadores, ainda que esses últimos atuem diretamente no processo produtivo, não se enquadram como bens ou serviços aplicados ou consumidos como insumos na prestação de serviços ou na fabricação/produção de bens ou produtos destinados à venda, sendo, portanto, vedado seu aproveitamento como crédito a descontar do PIS/Pasep não-cumulativo.

11 Dispositivos Legais: Lei No , de 2002, art. 3º, inciso II e 2º e 3º; IN SRF No- 247, de 2002, art. 66; IN SRF No- 358, de SONIA DE QUEIROZ ACCIOLY BURLO I) DESPESAS COM EFLUENTES E ESGOTOS NÃO GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 438, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2010 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cofins COFINS NÃO-CUMULATIVA. DIREITO DE CRÉDITO. DEFINIÇÃO DE INSUMO. Consideram-se insumos, para fins de desconto de créditos na apuração da Cofins não-cumulativa, os bens e serviços adquiridos de pessoas jurídicas, aplicados ou consumidos na fabricação de bens destinados à venda ou na prestação de serviços. As despesas com efluentes e esgotos não se enquadram como bens ou serviços aplicados ou consumidos como insumos na fabricação/produção de bens ou produtos destinados à venda, visto serem despesas posteriores ao processo de industrialização. Dispositivos Legais: Lei No , de 2003, art. 3º, inciso II e 2º e 3º; IN SRF No- 404, de 2004, art. 8º. CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO-CUMULATIVA. DIREITO DE CRÉDITO. DEFINIÇÃO DE INSUMO. Consideram-se insumos, para fins de desconto de créditos na apuração da contribuição ao PIS/Pasep não-cumulativa, os bens e serviços adquiridos de pessoas jurídicas, aplicados ou consumidos na fabricação de bens destinados à venda ou na prestação de serviços As despesas com efluentes e esgotos não se enquadram como bens ou serviços aplicados ou consumidos como insumos na fabricação/ produção de bens ou produtos destinados à venda, visto serem despesas posteriores ao processo de industrialização. Dispositivos Legais: Lei No , de 2002, art. 3º, inciso II e 2º e 3º; IN SRF No- 247, de 2002, art. 66; IN SRF No- 358, de J) DESPESAS COM FRETE INTERNACIONAL NA EXPORTAÇÃO SUPORTADO PELA EXPORTADORA E PRESTADO POR PESSOA JURÍDICA DOMICILIADA NO PAÍS GERAM DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 441, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2010

12 CRÉDITO. FRETE INTERNACIONAL NA EXPORTAÇÃO DE BENS. Poderá ser descontado crédito relativo à contribuição para o PIS/Pasep correspondente a despesa com frete internacional na exportação de mercadorias, não sendo aplicável a vedação ao direito de crédito prevista no inciso II, 2º, do art. 3º da Lei No , de 2002, por não constituir o frete em insumo utilizado na fabricação ou produção das mercadorias vendidas. Esse crédito se restringe, todavia, à despesa efetuada e paga a pessoa jurídica domiciliada no País e desde que o ônus seja suportado pela exportadora. Dispositivos Legais: Lei No , de 2002, art. 3º, 2º, II, e 3º, II; Lei No , de 2003, art. 3º, IX, e art. 15, II; IN SRF No- 247, de 2002, art. 66. Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cofins CRÉDITO. FRETE INTERNACIONAL NA EXPORTAÇÃO DE BENS. Poderá ser descontado crédito relativo à Cofins correspondente a despesa com frete internacional na exportação de mercadorias, não sendo aplicável a vedação ao direito de crédito prevista no inciso II, 2º, do art. 3º da Lei No , de 2003, por não constituir o frete em insumo utilizado na fabricação ou produção das mercadorias vendidas. Esse crédito se restringe, todavia, à despesa efetuada e paga a pessoa jurídica domiciliada no País e desde que o ônus seja suportado pela exportadora. Dispositivos Legais: Lei No , de 2003, art. 3º, inciso IX, 2º, II, e 3º, II; IN SRF No- 404, de 2004, art. 8º. SONIA DE QUEIROZ ACCIOLY BURLO K) RECEITAS COM VENDA DE PUBLICAÇÕES PERCEBIDAS POR EMPRESAS NÃO JORNALÍSTICAS ESTÃO SUJEITAS AO REGIME NÃO- CUMULATIVO DO PIS/COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 442, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2010 EMPRESA NÃO JORNALÍSTICA. RECEITA DE VENDA DE PUBLICAÇÕES. REGIME DE APURAÇÃO. As receitas de vendas de jornais, revistas, periódicos, e outras publicações, auferidas por pessoa jurídica não jornalística e tributada pelo imposto de renda com base no lucro real, estão sujeitas ao regime de apuração nãocumulativo da contribuição para o PIS/Pasep. Dispositivos Legais: inciso XI do artigo 8º da Lei No , de 2002; inciso IX do artigo 10 e inciso V do artigo 15, da Lei No , de 2003; art. 3º do Decreto-Lei No- 972, de Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social Cofins

13 EMPRESA NÃO JORNALÍSTICA. RECEITA DE VENDA DE PUBLICAÇÕES. REGIME DE APURAÇÃO. As receitas de vendas de jornais, revistas, periódicos, e outras publicações, auferidas por pessoa jurídica não jornalística e tributada pelo imposto de renda com base no lucro real, estão sujeitas ao regime de apuração nãocumulativo da Cofins. Dispositivos Legais: inciso IX do artigo 10 da Lei No , de 2003; art. 3º do Decreto-Lei No- 972, de SONIA DE QUEIROZ ACCIOLY BURLO L) IMPORTAÇÃO DE SERVIÇOS PROVENIENTES E EXECUTADOS NO EXTERIOR, CUJO RESULTADO NÃO SE VERIFIQUE NO PAÍS, NÃO ESTÁ SUJEITA AO PIS E A COFINS. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 447, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2010 IMPORTAÇÃO DE SERVIÇOS. Não há incidência de PIS/Pasep-Importação na importação de serviços provenientes e executados no exterior, prestados por pessoa física ou pessoa jurídica residente ou domiciliada no exterior, cujo resultado não se verifique no País. Portanto, não há incidência de PIS/Pasep-Importação sobre a aquisição de serviços de transmissão de propaganda no exterior junto a Veículo de Divulgação situado no exterior. Dispositivos Legais: Lei No , de 30/04/2004, art.1º, parágrafo 1º. Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins IMPORTAÇÃO DE SERVIÇOS. Não há incidência de Cofins- Importação na importação de serviços provenientes e executados no exterior, prestados por pessoa física ou pessoa jurídica residente ou domiciliada no exterior, cujo resultado não se verifique no País. Portanto, não há incidência de Cofins-Importação sobre a aquisição de serviços de transmissão de propaganda no exterior junto a Veículo de Divulgação situado no exterior. Dispositivos Legais: Lei No , de 30/04/2004, art.1º, parágrafo 1º. Assunto: Processo Administrativo Fiscal INEFICÁCIA. É ineficaz a consulta, não produzindo efeitos, quando formulada sem descrição detalhada do seu objeto e apresentação das informações necessárias à elucidação da matéria. Dispositivos Legais: IN SRF nº740, de 02/05/2007, arts.3º, 1º, inciso III, e 15, inciso I.

14 SONIA DE QUEIROZ ACCIOLY BURLO M) PIS E COFINS IMPORTAÇÃO NÃO INCIDEM SOBRE DIREITO DE USO E EXPLORAÇÃO DE LICENÇA DE USO DE MARCAS E INVENSÕES. JÁ SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA É NORMALMENTE TRIBUTADA PELAS CONTRIBUIÇÕES. SOLUÇÃO DE CONSULTA No- 450, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 DIREITO DE USO E EXPLORAÇÃO DE INVENÇÃO. NÃO INCIDÊNCIA DO PIS/PASEP-IMPORTAÇÃO. TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. INCIDÊNCIA. Não incide a Contribuição para o PIS/Pasep-Importação sobre o pagamento, o crédito, a entrega, o emprego ou a remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior, a título de royalties, por simples licença de uso de marcas de indústria e comércio, fórmulas de fabricação, invenções, e direitos autorais em geral, salvo quando percebidos pelo próprio autor ou criados do bem ou da obra. Contudo incide a contribuição no pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa de valores a pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior pela transferência de tecnologia e pela prestação de outros serviços, mesmo que vinculados a contrato que envolva os royalties antes referidos. Para que não ocorra a incidência na parcela relativa à remuneração pelo direito de uso (royalties), deve ser feita a discriminação dos valores correspondentes aos direitos de uso e os correspondentes à transferência de tecnologia e demais serviços prestados. Dispositivos Legais: Lei No , de 2004, arts. 1º e 3º, inciso II. Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins DIREITO DE USO E EXPLORAÇÃO DE INVENÇÃO. NÃO INCIDÊNCIA DO PIS/PASEP-IMPORTAÇÃO. TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. INCIDÊNCIA. Não incidem a Cofins sobre o pagamento, o crédito, a entrega, o emprego ou a remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior, a título de royalties, por simples licença de uso de marcas de indústria e comércio, fórmulas de fabricação, invenções, e direitos autorais em geral, salvo quando percebidos pelo próprio autor ou criados do bem ou da obra. Contudo incide a contribuição no pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa de valores a pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior pela transferência de tecnologia e pela prestação de outros serviços, mesmo que vinculados a contrato que envolva os royalties antes referidos. Para que não ocorra a incidência na parcela relativa à remuneração pelo direito de uso (royalties), deve ser feita a discriminação dos valores correspondentes aos direitos de uso e os correspondentes à transferência de tecnologia e demais serviços prestados. Dispositivos Legais: Lei no , de 2004, arts. 1º e 3º, inciso II. EDUARDO NEWMAN DE MATTERA GOMES Substituto

Fretes, Espécies e a Interpretação do CARF na Tomada de Créditos

Fretes, Espécies e a Interpretação do CARF na Tomada de Créditos Fretes, Espécies e a Interpretação do CARF na Tomada de Créditos 1. Fundamentos Legais Aplicáveis à Matéria Artigo 195, 12, da CF: A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições

Leia mais

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS I SUSPENSO O PAGAMENTO DE PIS/COFINS SOBRE A VENDA DE PRODUTOS SUÍNOS E AVICULÁRIOS E DE DETERMINADOS INSUMOS RELACIONADOS E CONCEDE CRÉDITO PRESUMIDO EM DETERMINADAS OPERAÇÕES

Leia mais

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 142, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008: ASSUNTO: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI EMENTA: Equiparam-se a estabelecimento industrial,

Leia mais

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 240, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008: A substituição de embalagens de produtos, alterando sua apresentação, exceto se destinada unicamente ao transporte

Leia mais

5ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

5ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 5ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 42, DE 28 DE JUNHO DE 2007: ASSUNTO: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Direito de crédito PIS-COFINS sobre despesas de frete no regime de incidência não cumulativa

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Direito de crédito PIS-COFINS sobre despesas de frete no regime de incidência não cumulativa Direito de crédito PIS-COFINS sobre despesas de frete no regime de incidência não cumulativa 13/05/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Cliente... 3

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Altera a Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2002, que dispõe sobre o PIS/Pasep e a Cofins. O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, no

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Estorno de crédito PIS/COFINS na suspensão da exigibilidade da contribuição

Orientações Consultoria De Segmentos Estorno de crédito PIS/COFINS na suspensão da exigibilidade da contribuição 28/06/2018 Título do documento Sumário 1.Questão... 3 2.Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3.Análise da Consultoria... 5 4.Conclusão... 10 5.Informações Complementares... 11 6.Referências... 11 7.Histórico

Leia mais

PIS/COFINS UTILIZAÇÃO DO SALDO CREDOR ACUMULADO

PIS/COFINS UTILIZAÇÃO DO SALDO CREDOR ACUMULADO Autor: Sandra Mara Rossetti de Paula PIS/COFINS UTILIZAÇÃO DO SALDO CREDOR ACUMULADO A legislação que disciplina a sistemática do regime não-cumulativo do PIS/PASEP e da COFINS é complexa e transformou-se

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 126 - Data 19 de agosto de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Atendidas as condições estabelecidas na

Leia mais

DOU 20/11/ ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

DOU 20/11/ ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO DOU 20/11/2008. 10ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 131, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008 ASSUNTO: Outros Tributos ou Contribuições EMENTA: SUSPENSÃO DE IPI. APLICAÇÃO SOMENTE A ESTABELECIMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 5ª REGIÃO FISCAL

MINISTÉRIO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 5ª REGIÃO FISCAL Fls. 10 9 SECRETARIA MINISTÉRIO DA FAZENDA DA RECEITA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 5ª REGIÃO FISCAL PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 1, de 17 de janeiro de 2005 INTERESSADO CNPJ/CPF

Leia mais

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 178, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2008: EMENTA: DISTRIBUIDOR ATACADISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS E DE HIGIENE PESSOAL. CRÉDITOS. POSSIBILIDADE. Relativamente

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No 609, DE 8 DE MARÇO DE 2013

MEDIDA PROVISÓRIA No 609, DE 8 DE MARÇO DE 2013 MEDIDA PROVISÓRIA No 609, DE 8 DE MARÇO DE 2013 Reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP, da COFINS, da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação incidentes sobre

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 22 - Data 4 de março de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP CRÉDITOS PARA DESCONTO DO PIS/PASEP. NÃO-CUMULATIVIDADE.

Leia mais

PIS-Cofins - Atualidades. Solon Sehn

PIS-Cofins - Atualidades. Solon Sehn PIS-Cofins - Atualidades Solon Sehn Conceito de Insumos: Lei nº 10.833/2003 Art. 3º [...] II - bens e serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins Assunto: Contribuição para PIS/PASEP e COFINS Instrução Normativa SRF nº 594, de 26 de dezembro de 2005 Dispõe sobre a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 660, de 17 de julho de Impressão

Instrução Normativa SRF nº 660, de 17 de julho de Impressão Page 1 of 6 Instrução Normativa SRF nº 660, de 17 de julho de 2006 DOU de 25.7.2006 Dispõe sobre a suspensão da exigibilidade da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a venda de produtos

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 5ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 5ª RF Fls. 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 5ª RF Solução de Consulta nº 5.008 - Data 2 de abril de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA

Leia mais

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 212, DE 13 DE AGOSTO DE 2008: IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS. ALÍQUOTA ZERO. REQUISITOS DO ADQUIRENTE. A redução a zero das alíquotas

Leia mais

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS PALESTRA ANEFAC - IBRACON Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS Até 1998 PIS e COFINS incidiam sobre o faturamento à 2,65%; Era cumulativo; Poucas exceções; Legislação relativamente simples; Ônus

Leia mais

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos

Aspectos Tributários Software via Download. Raquel do Amaral Santos Aspectos Tributários Software via Download Raquel do Amaral Santos rasantos@tozzinifreire.com.br Aspectos Gerais - Software Espécies de Software: Software Não Customizado: é aquele produzido em larga escala

Leia mais

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 19 Data 17.06.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 10.06.2016 a 17.06.2016 LEGISLAÇÃO FEDERAL Data da publicação:

Leia mais

Solução de Consulta COSIT n. 62/ Tributação das Operações de Resseguro

Solução de Consulta COSIT n. 62/ Tributação das Operações de Resseguro Solução de Consulta COSIT n. 62/2017 - Tributação das Operações de Resseguro A tributação do mercado de resseguros no Brasil deverá observar as disposições da Solução de Consulta nº. 62/2017, que foi recentemente

Leia mais

Circular nº. 074/2011

Circular nº. 074/2011 Circular nº. 074/2011 MP nº 540/2011 que trouxe medidas de estímulo à indústria nacional foi convertida na Lei nº 12.546/2011. Tópicos principais: 1. Institui o Regime Especial de Reintegração de Valores

Leia mais

Comentário. Autor: Marcio Pedrosa Junior

Comentário. Autor: Marcio Pedrosa Junior Autor: Marcio Pedrosa Junior COSIT DIVULGA SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIA ACERCA DA AMPLITUDE DO DIREITO AO CRÉDITO DA CONTRIBUIÇÃO AO PIS E DA COFINS NA REVENDA DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME MONOFÁSICO DE INCIDÊNCIA

Leia mais

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 05 Data 11.03.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 04.03.2016 a 11.03.2016 LEGISLAÇÃO FEDERAL Não houve. RECEITA

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 29 - Data 26 de outubro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP. NÃO

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 99 - Data 9 de abril de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO CUMULATIVIDADE. SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

Leia mais

PIS/PASEP/COFINS TRIBUTOS FEDERAIS ANO XXI ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2010 BOLETIM INFORMARE Nº 39/2010

PIS/PASEP/COFINS TRIBUTOS FEDERAIS ANO XXI ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2010 BOLETIM INFORMARE Nº 39/2010 ANO XXI - 2010-4ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2010 BOLETIM INFORMARE Nº 39/2010 PIS/PASEP/COFINS PRODUTOS AGROPECUÁRIOS - SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE E CRÉDITO PRESUMIDO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP E DA

Leia mais

Tributos e Contribuições Federais esclarecimentos sobre a aplicação da legislação

Tributos e Contribuições Federais esclarecimentos sobre a aplicação da legislação Tributos e Contribuições Federais esclarecimentos sobre a aplicação da legislação Tributos e Contribuições Federais - Receita Federal traz esclarecimentos sobre a aplicação da legislação tributária federal

Leia mais

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP...

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 1.1 O PIS/PASEP no Sistema Tributário Nacional... 1 1.2 Perspectivas para o futuro do PIS/PASEP... 5 1.3 Arrecadação e relevância de PIS e COFINS

Leia mais

III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF. Subvenção x Receita

III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF. Subvenção x Receita III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF Subvenção x Receita Aportes públicos nos contratos de PPP: suas possíveis interpretações Mestre e Doutor em Direito do Estado pela

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 108 - Data 6 de maio de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS TRIBUTAÇÃO

Leia mais

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 23 Data 05.08.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 29.07.2016 a 05.08.2016 LEGISLAÇÃO FEDERAL Não houve. RECEITA

Leia mais

DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO- 6ª Região Fiscal <!ID > SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 123, DE 14 DE AGOSTO DE 2008

DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO- 6ª Região Fiscal <!ID > SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 123, DE 14 DE AGOSTO DE 2008 DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO- 6ª Região Fiscal SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 123, DE 14 DE AGOSTO DE 2008 ASSUNTO: Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores

Leia mais

TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS

TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS Prof. Wagner Mendes Você bem preparado para o futuro da profissão. Mini currículo do professor WAGNER MENDES Contador pela Faculdade Oswaldo Cruz, pós-graduado em gestão de controladoria,

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 117 116 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 5 - Data 23 de janeiro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Em relação aos dispêndios com

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária de empresas dos setores industriais e de serviços; permite depreciação

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos EFD Contribuições Reg C500

Orientações Consultoria de Segmentos EFD Contribuições Reg C500 EFD 20/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Bens e Serviços Utilizados como Insumos... 4 3.2 Utilização de Combustíveis

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUBSECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E CONTENCIOSO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUBSECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E CONTENCIOSO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO CIRCULAR SINDICOMIS SI/309/17 SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 393, DE 5 DE SETEMBRO DE 2017 DOU de 27/09/2017 (nº 186, Seção 1, pág. 32) ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP EMENTA: Não se aplica a alíquota zero

Leia mais

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 15, DE 22 DE JANEIRO DE 2009

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 15, DE 22 DE JANEIRO DE 2009 DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 8ª Região Fiscal SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 15, DE 22 DE JANEIRO DE 2009 Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins TRIBUTAÇÃO CONCENTRADA. REGIME DE APURAÇÃO

Leia mais

LEI Nº , de 29 de dezembro de Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências.

LEI Nº , de 29 de dezembro de Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências. LEI Nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003. Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 2 - Cosit Data 7 de março de 2019 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS SOFTWARE.

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

Comissões pagas por exportadores

Comissões pagas por exportadores Instrução Normativa SRF nº 252, de 3 de dezembro de 2002 (DOU de 4.12.2002) Dispõe sobre a incidência do imposto de renda na fonte sobre rendimentos pagos, creditados, empregados, entregues ou remetidos

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Importação Por Conta e Ordem de Terceiros 09/05/14

Orientações Consultoria De Segmentos Importação Por Conta e Ordem de Terceiros 09/05/14 Importação Por Conta e Ordem de Terceiros 09/05/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Instrução Normativa SRF nº 225

Leia mais

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 1 2 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 18 de junho de 2015 1. Introdução 3 Lei 10.637/02 e 10.833/03

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Dia 04 (sexta-feira) IRRF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.12.2018, incidente sobre rendimentos

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2016 PIS (PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL) COFINS (CONTRIBUIÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL) REGIME CUMULATIVO E NÃO-CUMULATIVO Para iniciar o estudo

Leia mais

8ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

8ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 8ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 253, DE 5 DE AGOSTO DE 2008: Assunto: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - IRRF CÁLCULO DO IMPOSTO - Benefícios pagos por Entidade Fechada

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA LEI /2014 NO SETOR ELÉTRICO

IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA LEI /2014 NO SETOR ELÉTRICO IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA LEI 12.973/2014 NO SETOR ELÉTRICO Sumário: Contratos de Concessão de Serviço Público (OCPC 05 e ICPC 01): PIS/Pasep e Cofins Regime Cumulativo e não-cumulativo: Atividade de Distribuição;

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Dia 06 (segunda-feira) IOF Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.04.2019, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.794, DE 2 DE ABRIL DE 2013. Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 582, de 2012 Vigência Altera a Lei n o 12.546,

Leia mais

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006 Cândido Henrique de Campos Cândido Campos é advogado especialista em Direito Tributário, principalmente em Planejamento Tributário, com larga experiência em empresas multinacionais é vários anos de trabalho

Leia mais

Suspensão da COFINS e do PIS e crédito presumido de COFINS e PIS: Base legal: Lei / art. 54 a 57 - alterada pela Lei 12.

Suspensão da COFINS e do PIS e crédito presumido de COFINS e PIS: Base legal: Lei / art. 54 a 57 - alterada pela Lei 12. Suspensão da COFINS e do PIS e crédito presumido de COFINS e PIS: Base legal: Lei 12.350/2010 - art. 54 a 57 - alterada pela Lei 12.431/2011 Lei 12.058/2009 art. 32 -- alterada pela Lei 12.431/2011 Lista

Leia mais

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED OUT/2010 REGIME NÃO-CUMULATIVO REGIME CUMULATIVO TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDAS COM SUSPENSÃO VENDAS A ALÍQUOTA ZERO VENDAS COM ISENÇÃO

Leia mais

Mudanças no conceito de insumo na apuração de PIS/COFINS

Mudanças no conceito de insumo na apuração de PIS/COFINS CAFÉ COM NEGÓCIOS (Arapiraca, 05/04/2016) Mudanças no conceito de insumo na apuração de PIS/COFINS L. GUSTAVO CARVALHO Advogado Mestre em direito tributário (USP) Professor de direito (UNEAL) CARVALHO

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 9ª RF Solução de Consulta nº 1 - SRRF09/Disit Data 9 de janeiro de 2013 Processo **** Interessado **** CNPJ/CPF **** ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA

Leia mais

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ICMS Profº André Gomes de Oliveira Imposto sobre a Circulação de Mercadorias

Leia mais

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 270, DE 9 DE OUTUBRO DE 2008: Assunto: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016 ANO XXVII - 2016-2ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 24/2016 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE REMESSAS AO EXTERIOR DESTINADAS A COBERTURA DE GASTOS PESSOAIS, EDUCACIONAIS, CIENTÍFICOS OU CULTURAIS,

Leia mais

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00 p. 86 Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = 13.400,00 + 2.400,00 + 10.500,00 + 5.300,00 = = 31.600,00 Gabarito: B Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo,

Leia mais

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 08 Data 01.04.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 24.03.2016 a 01.04.2016 LEGISLAÇÃO FEDERAL Ato: MEDIDA PROVISÓRIA

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.03.2019, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. ASPECTOS CONCEITUAIS, OBRIGAÇÕES, PRAZOS E PENALIDADES aula 1 e 2. Walison de Paula Silva

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. ASPECTOS CONCEITUAIS, OBRIGAÇÕES, PRAZOS E PENALIDADES aula 1 e 2. Walison de Paula Silva ASPECTOS CONCEITUAIS, OBRIGAÇÕES, PRAZOS E PENALIDADES aula 1 e 2 Walison de Paula Silva Agenda Aspectos Conceituais Programa Validador e Assinador Penalidades Aspectos Conceituais EFD-Contribuições é

Leia mais

Otimização Tributária em Remessas para o Exterior: Serviços, Royalties e Aluguel

Otimização Tributária em Remessas para o Exterior: Serviços, Royalties e Aluguel 08/07/2016 Otimização Tributária em Remessas para o Exterior: Serviços, Royalties e Aluguel Sergio André Rocha Professor de Direito Financeiro e Tributário da UERJ. Livre-Docente em Direito Tributário

Leia mais

PR CURITIBA SRRF09 MINISTÉRIO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 9ª REGIÃO FISCAL

PR CURITIBA SRRF09 MINISTÉRIO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 9ª REGIÃO FISCAL Fl. 4 SRRF/9ª RF/DISIT Fls. 7 INTERESSADO 6 SECRETARIA MINISTÉRIO DA FAZENDA DA RECEITA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL PROCESSO Nº DOMICÍLIO FISCAL 9ª REGIÃO FISCAL SOLUÇÃO DE CONSULTA

Leia mais

EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS

EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS EXPORTAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRIBUTOS, INCENTIVOS FISCAIS E CUSTOS TRIBUTOS: 1) Como são tributadas as operações de exportações de mercadorias? Alguns países adotam o princípio da não tributação

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 221 - Data 14 de agosto de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 38 Data 18.11.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 11.11.2016 a 18.11.2016 RECEITA FEDERAL DO BRASIL Data da publicação:

Leia mais

ANO XXIV ª SEMANA DE MARÇO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 12/2013

ANO XXIV ª SEMANA DE MARÇO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 12/2013 ANO XXIV - 2013-3ª SEMANA DE MARÇO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 12/2013 PIS/PASEP/COFINS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DO PIS/PASEP E DA COFINS - MP Nº 609/2013 BENEFÍCIOS DA CESTA BÁSICA... Pág. 220 ASSUNTOS

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 318 - Cosit Data 20 de junho de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep NÃO INCIDÊNCIA. EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS.

Leia mais

PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação.

PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação. PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação. PIS E COFINS Freitas Bastos Editora Rio de Janeiro,

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Fabio Rodrigues Advogado. Mestre em Ciências Contábeis. Professor do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG. Coordenador,

Leia mais

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 169, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008: ASSUNTO: Contribuição para o PIS/Pasep EMENTA: PIS/PASEP. GASTOS NÃO VINCULADOS DIRETAMENTE À FABRICAÇÃO DE

Leia mais

582, DOU1)

582, DOU1) Medida Provisória n 582, de 20 de setembro de 2012 (Pág. 2 - DOU1) Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária de empresas dos setores industriais e de serviços;

Leia mais

Delimitação do direito ao crédito do PIS e da COFINS (frete entre estabelecimento do contribuinte, insumos florestais e outros)

Delimitação do direito ao crédito do PIS e da COFINS (frete entre estabelecimento do contribuinte, insumos florestais e outros) Delimitação do direito ao crédito do PIS e da COFINS (frete entre estabelecimento do contribuinte, insumos florestais e outros) O Crédito de PIS e COFINS (insumo) Artigo 3º da Lei no 10.833/03, estabelece

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 5 - Data 2 de fevereiro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO - CIDE CIDE-REMESSAS.

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 7 - Data 23 de agosto de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO CUMULATIVIDADE. DIREITO DE CREDITAMENTO.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.801, DE 26.03.2018 Dispõe sobre operações de câmbio e a manutenção de recursos no exterior, em moeda estrangeira, relativos a exportações de mercadorias e serviços, e institui

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) IRRF IOF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.01.2019, incidente sobre

Leia mais

A incidência do PIS e da COFINS sobre descontos condicionados e incondicionados. Rafael Marchetti Marcondes Mestre e doutor PUC/SP

A incidência do PIS e da COFINS sobre descontos condicionados e incondicionados. Rafael Marchetti Marcondes Mestre e doutor PUC/SP A incidência do PIS e da COFINS sobre descontos condicionados e incondicionados Rafael Marchetti Marcondes Mestre e doutor PUC/SP Desconto ou bonificação é uma concessão que o vendedor faz ao comprador,

Leia mais

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013.

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013. SISCOSERV Janeiro/2013 Vicente Sevilha Junior Definição O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) foi instituído

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Março/2018 Setor Contábil Dia 05 (segunda-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 28.02.2018, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

Regimes Aduaneiros Especiais. Drawback, Competitividade e Drawback Integrado / Verde e Amarelo.

Regimes Aduaneiros Especiais. Drawback, Competitividade e Drawback Integrado / Verde e Amarelo. Regimes Aduaneiros Especiais. Drawback, Competitividade e Drawback Integrado / Verde e Amarelo. Leonardo Rzezinski leonardo@cmalaw.com Comercio Exterior A IMPORTÂNCIA DA EXPORTAÇÃO PARA A ECONOMIA DO PAÍS:

Leia mais

Data 19 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF

Data 19 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF Erro: Origem da referência não encontrada Fls. 362 361 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 64 - Cosit Data 19 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA

Leia mais

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de )

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de ) DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015 - Edição Extra (*) (DOU de 27.02.2015) Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra.

Leia mais

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de

Boletim de Atualização Tributária BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA. Código das Melhores Práticas de BOLETIM DE ATUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA Código das Melhores Práticas de N 40 Data 02.12.2016 Período Governança pesquisado: Atos publicados entre 25.11.2016 a 02.12.2016 RECEITA FEDERAL DO BRASIL Data da publicação:

Leia mais

COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO

COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO Solução de Consulta nº 368 - Cosit Data 14 de agosto de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep CRÉDITOS DA NÃO CUMULATIVIDADE. BENS INCORPORADOS

Leia mais

PLANO BRASIL MAIOR E AS RECENTES ALTERAÇÕES PELA. Lei /12

PLANO BRASIL MAIOR E AS RECENTES ALTERAÇÕES PELA. Lei /12 PLANO BRASIL MAIOR E AS RECENTES ALTERAÇÕES PELA Lei 12.715/12 Plano Brasil Maior - Evolução Legislativa MP 540/11 Lei nº. 12.546/11 MP 563/12 Lei nº. 12.715/12 COFINS-IMPORTAÇÃO Alíquota Adicional Setores

Leia mais

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Prof. Gustavo Gonçalves Vettori BASE DE CÁLCULO 1 Base de Cálculo Nas saídas de mercadorias: Valor da operação Fornecimento de alimentos em restaurantes e bares Valor

Leia mais