Mudanças no conceito de insumo na apuração de PIS/COFINS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mudanças no conceito de insumo na apuração de PIS/COFINS"

Transcrição

1 CAFÉ COM NEGÓCIOS (Arapiraca, 05/04/2016) Mudanças no conceito de insumo na apuração de PIS/COFINS L. GUSTAVO CARVALHO Advogado Mestre em direito tributário (USP) Professor de direito (UNEAL)

2 CARVALHO E MESSIAS ADVOGADOS carvalhoemessias.com.br (82) / gustavo@carvalhoemessias.com.br

3 BASE LEGAL Constituição Federal: Art. 195 (custeio da seguridade social): Inciso I, b (sobre receita ou faturamento) Inciso IV (sobre importação) 12º (regime não-cumulativo) EC nº 42/2003 Lei Federal nº /02 (PIS não cumulativa) Art. 3º, II (créditos sobre insumos ) Lei Federal nº /03 (COFINS não cumulativa) Art. 3º, II (crédito sobre insumos ) Instrução Normativa SRF nº 247/2002: Art. 66, 5º (conceito de insumos ) Instrução Normativa SRF nº 404/2004: Art. 8º, 4º (conceito de insumos )

4 PROBLEMA Lei nº /02 (PIS) + Lei nº /03 (COFINS): art. 3º, II Bens/serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção/fabricação de bens/produtos destinados à venda; Aluguéis (prédios, máquinas e equipamentos); Arrendamento mercantil; Bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos ou fabricados para locação a 3º ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços; (...)

5 PROBLEMA Lei nº /02 (PIS) + Lei nº /03 (COFINS): art. 3º, II Edificações e benfeitorias em imóveis de 3º (locação) Bens recebidos em devolução (tributada por esse regime); Energia (elétrica/térmica) consumidas Vale-transporte, vale-refeição/alimentação, fardamento fornecidos pela PJ que preste serviço de limpeza, conservação e manutenção; Bens incorporados ao ativo intangível, adquiridos para utilização na produção de bens destinados a venda ou na prestação de serviços.

6 PROBLEMA Bens/serviços utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção/fabricação de bens/produtos destinados à venda O que é insumo?

7 CONCEITO DE INSUMO No regime do IPI (mais restrito): Bens aplicados no processo de industrialização Matéria-prima (diretamente) Produtos intermediários (indiretamente) Material de embalagem No regime do ICMS (intermediário): Bens aplicados na atividade comercial Adquiridos para consumo ou revenda No regime do IR (mais amplo): Bens e serviços necessários à atividade Despesas operacionais

8 CONCEITO DE INSUMO No regime da contribuição ao PIS/COFINS Conceito mais restrito (IPI)??? Conceito intermediário (ICMS)??? Conceito mais amplo (IR)??? Resposta: Para o FISCO (RFB): o conceito mais restrito (IPI) Para o CARF...??? Para o Judiciário...???

9 RECEITA FEDERAL DO BRASIL IN SRF nº 247/2002 e IN SRF nº 404/2004: Utilizados na fabricação ou produção de bens destinados à venda; MP, PI, ME e quaisquer outros bens que sofram alterações (desgaste, dano, perda de propriedades físicas/químicas) em função da ação diretamente exercida sobre o produto em fabricação (não incluídas no ativo imobilizado; Serviços prestados por PJ domiciliada no País, aplicados ou consumidos na produção ou fabricação do produto; Utilizados na prestação de serviços; Bens aplicados ou consumidos na prestação de serviços, desde que não estejam incluídos no ativo imobilizado; Serviços prestados por PJ domiciliada no País, aplicados ou consumidos na prestação do serviço.

10 RECEITA FEDERAL DO BRASIL INCIDÊNCIA NÃO CUMULATIVA. CRÉDITO. Consideram-se insumos, para fins de desconto de créditos na apuração da Cofins não cumulativa, os bens e serviços adquiridos de pessoas jurídicas, aplicados ou consumidos na fabricação de bens destinados à venda ou na prestação de serviços. O termo insumo não pode ser interpretado como todo e qualquer bem ou serviço que gera despesa necessária para a atividade da empresa, mas, sim, tão somente, como aqueles, adquiridos de pessoa jurídica, que efetivamente sejam aplicados ou consumidos na produção de bens destinados à venda ou na prestação do serviço. Dessa forma, somente os gastos efetuados com a aquisição de bens e serviços aplicados ou consumidos diretamente na fabricação de bens geram direito a créditos a serem descontados da Cofins devida. Pessoa jurídica fabricante de produtos acessórios do vestuário não pode apurar créditos da Cofins relativamente a pagamentos de despesas com viagens, hospedagens, conduções, refeições, brindes, comissões sobre vendas e seguros, os quais não preenchem a definição legal de insumo, uma vez que não são aplicados ou consumidos diretamente na fabricação de bens destinados à venda. (DISIT 08. SOLUÇÃO DE CONSULTA nº 33, de 14 de Fevereiro de 2012)

11 RECEITA FEDERAL DO BRASIL Solução de consultas: /decw/pesquisasol.htm

12 CONCLUSÃO PRELIMINAR Seguir o entendimento da RFB: Maior carga tributária (menor competitividade) Contrapor o entendimento da RFB (via administrativa): Apurar créditos fora do conceito da RFB Esperar 5 anos: Decadência (homologação tácita) Auto de Infração (Principal + juros + multa de 75%) Recurso ao CARF Contrapor o entendimento da RFB (via judicial): Redução do passivo (s/ multa) Opção pelo depósito judicial Jurisprudência do STJ

13 No início: POSIÇÃO DO CARF Conceito restrito Ratificação da IN 247/2002 e da IN 404/ : A indumentária de uso obrigatório na indústria de processamento de carnes é insumo indispensável ao processo produtivo e, como tal, gera direito a crédito do PIS/Cofins. O material utilizado no tratamento das águas usadas na lavagem e congelamento de aves é insumo da indústria avícola. O dispêndio realizado com o aluguel de equipamento utilizado em qualquer atividade da empresa dá direito ao crédito (Acórdão Processo / )

14 2010: POSIÇÃO DO CARF Todo e qualquer custo ou despesa necessária à atividade da empresa, nos termos da legislação do IRPJ, não devendo ser utilizado o conceito trazido pela legislação do IPI (Acórdão Processo / ) 2010: O legislador não quis restringir o creditamento do PIS/Pasep às aquisições de MP, PI e ou ME (alcance de insumos na legislação do IPI) utilizados, diretamente, na produção industrial, ao contrário, ampliou de modo a considerar insumos como sendo os gastos gerais que a pessoa jurídica precisa incorrer na produção de bens ou serviços por ela realizada. (Câmara Superior. Acórdão Processo / )

15 2013: POSIÇÃO DO CARF O conceito de insumo na legislação referente à Contribuição para o PIS/PASEP e à COFINS não guarda correspondência com o extraído da legislação do IPI (demasiadamente restritivo) ou do IR (excessivamente alargado). Em atendimento ao comando legal, o insumo deve ser necessário ao processo produtivo/fabril, e, consequentemente, à obtenção do produto final. Para a empresa agroindustrial, constituem insumos: materiais de limpeza e desinfecção; embalagens utilizadas para transporte; combustíveis; lubrificantes e graxa; fretes entre estabelecimentos da própria empresa (do ciclo produtivo); fretes de transporte de combustível; serviços de transporte de sangue e armazenamento de resíduos. Por outro lado, não constituem insumos: uniformes, artigos de vestuário, EPI de empregados e materiais de uso pessoal; bens do ativo, inclusive ferramentas e materiais utilizados em máquinas e equipamentos; fretes de transporte urbano de pessoas. (Acórdão Processo / )

16 POSIÇÃO DO CARF 2015: Todos aqueles bens e serviços pertinentes e essenciais ao processo produtivo, cuja subtração obsta a atividade produtiva ou implica substancial perda de qualidade do serviço ou do produto final resultante. Tratando-se de produção de alimentos, os gastos com bens e serviços utilizados na limpeza ou assepsia das embalagens para os produtos finais dão direito ao creditamento das contribuições não cumulativas, por guardarem relação de essencialidade e pertinência com o processo produtivo. (Acórdão Processo / )

17 2016: POSIÇÃO DO CARF O conceito de insumo na legislação referente à COFINS não guarda correspondência com o extraído da legislação do IPI (demasiadamente restritivo) ou do IR (excessivamente alargado). (Acórdão Processo /201471) 2016: Bens utilizados diretamente no processo produtivo da empresa, ainda que não sofram alterações em função da ação diretamente exercida sobre o produto em fabricação, mas que guardem estreita relação com a atividade produtiva. Contudo, deve ser afastada a interpretação de dar ao conceito de insumo uma identidade com o de despesa dedutível prevista na legislação do imposto de renda gasto com a manutenção e o gasto com combustíveis dos veículos utilizados na realização da atividade da empresa. (Acórdão Processo / )

18 Decisões do CARF Jurisprudencia/consultarJurisprudenciaCarf.jsf

19 POSIÇÃO DO CARF Conclusão: Nem IPI, nem IR Solução pontual E a posição do Judiciário????

20 JUDICIÁRIO No âmbito do STJ (Superior Tribunal de Justiça): RESP /MG (2ª Turma, j. 19/05/2015): São ilegais a IN SRF 247/2002 a IN SRF 404/2004 O conceito de insumo não se identifica com a conceituação adotada na legislação do IPI, posto que excessivamente restritiva. Do mesmo modo, não corresponde exatamente aos conceitos de custos e despesas operacionais utilizados na legislação do IR.

21 JUDICIÁRIO No âmbito do STJ (Superior Tribunal de Justiça): São insumos todos os bens e serviços pertinentes ou que viabilizam o processo produtivo e a prestação de serviços, que neles possam ser direta ou indiretamente empregados e cuja subtração importa na impossibilidade mesma da prestação do serviço ou da produção, isto é, cuja subtração obsta a atividade da empresa, ou implica em substancial perda de qualidade do produto ou serviço daí resultantes. Empresa fabricante de gêneros alimentícios, sujeita a rígidas normas de higiene e limpeza. As exigências de condições sanitárias das instalações se não atendidas implicam na própria impossibilidade da produção.

22 JUDICIÁRIO No âmbito do STJ (Superior Tribunal de Justiça): São insumos todos os bens e serviços pertinentes ou que viabilizam o processo produtivo e a prestação de serviços, que neles possam ser direta ou indiretamente empregados e cuja subtração importa na impossibilidade mesma da prestação do serviço ou da produção, isto é, cuja subtração obsta a atividade da empresa, ou implica em substancial perda de qualidade do produto ou serviço daí resultantes. Empresa fabricante de gêneros alimentícios, sujeita a rígidas normas de higiene e limpeza. As exigências de condições sanitárias das instalações se não atendidas implicam na própria impossibilidade da produção.

23 JUDICIÁRIO No âmbito do STJ (Superior Tribunal de Justiça): O conceito de insumo, no caso, contempla os materiais de limpeza e desinfecção, bem como os serviços de dedetização quando aplicados no ambiente produtivo de empresa fabricante de gêneros alimentícios. RESP /PR ( Recursos repetitivos ): Ainda será julgado pela 1ª Seção... aguardar!!! No âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal): AREXT : Ainda será julgado... aguardar!!!

24 JUDICIÁRIO Conclusão: Insegurança jurídica (13 anos) STJ: Nem IPI, nem IR Solução pontual Orientação se sobrepõe à do CARF Aguardar posição da 1ª Seção... STF: Aguardar... Premiação da judicialização

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS Onde informar os créditos: DCTF (indébito) DACON / EFD-Contribuições (crédito escritural) Natureza desse crédito de PIS/COFINS: Crédito escritural (s/ correção monetária) DACON / EFD-Contribuições

26 SUGESTÃO Postura agressiva (risco) : Registro retroativo do crédito (s/ correção monetária) na DACON e registro corrente do crédito na EFD-Contribuições) Utilização mediante documentação idônea Aguardar 5 anos (decadência / auto de infração) Postura conservadora (s/ risco): Medidas judiciais pontuais

27 FIM

28 CARVALHO E MESSIAS ADVOGADOS carvalhoemessias.com.br (82) / gustavo@carvalhoemessias.com.br

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Fabio Rodrigues Advogado. Mestre em Ciências Contábeis. Professor do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG. Coordenador,

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 99 - Data 9 de abril de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO CUMULATIVIDADE. SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

Leia mais

XVI SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET

XVI SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET XVI SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET O conceito de insumo para fins de créditos de PIS e COFINS segundo jurisprudência do STJ e a prova da essencialidade ou da relevância Fabiana Del Padre Tomé Doutora

Leia mais

PIS-Cofins - Atualidades. Solon Sehn

PIS-Cofins - Atualidades. Solon Sehn PIS-Cofins - Atualidades Solon Sehn Conceito de Insumos: Lei nº 10.833/2003 Art. 3º [...] II - bens e serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos

Leia mais

PIS/COFINS Conceito de Insumo na Atividade de Transporte Ferroviário de Cargas. Waine Domingos Peron

PIS/COFINS Conceito de Insumo na Atividade de Transporte Ferroviário de Cargas. Waine Domingos Peron Redução do custo de CAPEX PIS/COFINS Conceito de Insumo na Atividade de Transporte Ferroviário de Cargas Waine Domingos Peron 1 Minuta - Confidencial All Rights Reserved Início da Não-Cumulatividade: Lei

Leia mais

Crédito de PIS e COFINS sobre insumos

Crédito de PIS e COFINS sobre insumos Crédito de PIS e COFINS sobre insumos Atualização decorrente do entendimento do STJ São Paulo, 17 de Setembro de 2015 1. Base legal Artigo 3º das Leis n. 10.637/02 e n. 10.833/03 traz as hipóteses de apropriação

Leia mais

CIESP CAMPINAS. Tendências Atuais na Gestão de Tributos 18/04/2013

CIESP CAMPINAS. Tendências Atuais na Gestão de Tributos 18/04/2013 CIESP CAMPINAS Tendências Atuais na Gestão de Tributos Atual Jurisprudência Pis e Cofins Pedro Guilherme Accorsi Lunardelli 18/04/2013 Conteúdo da Apresentação I - Pis e Cofins Não Cumulatividade Definição

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS I SUSPENSO O PAGAMENTO DE PIS/COFINS SOBRE A VENDA DE PRODUTOS SUÍNOS E AVICULÁRIOS E DE DETERMINADOS INSUMOS RELACIONADOS E CONCEDE CRÉDITO PRESUMIDO EM DETERMINADAS OPERAÇÕES

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 5ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 5ª RF Fls. 1 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 5ª RF Solução de Consulta nº 5.008 - Data 2 de abril de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO

INFORMATIVO JURÍDICO 1 ROSENTHAL E SARFATIS METTA ADVOGADOS INFORMATIVO JURÍDICO NÚMERO 08, ANO III AGOSTO DE 2011 1 TRIBUNAL AMPLIA POSSIBILIDADE DE USO DE CRÉDITOS DA COFINS. Empresa ganha direito a se creditar de PIS e

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 126 - Data 19 de agosto de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Atendidas as condições estabelecidas na

Leia mais

PIS/ COFINS. NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11)

PIS/ COFINS. NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11) PIS/ COFINS NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11) I- DESPESA DE FRETE ENTRE ESTABELECIMENTO DE MESMA PESSOA JURÍDICA NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. II- NOVAS SOLUÇÕES DE CONSULTAS. A) SUSPENSÃO

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Altera a Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2002, que dispõe sobre o PIS/Pasep e a Cofins. O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, no

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 22 - Data 4 de março de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP CRÉDITOS PARA DESCONTO DO PIS/PASEP. NÃO-CUMULATIVIDADE.

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos EFD Contribuições Reg C500

Orientações Consultoria de Segmentos EFD Contribuições Reg C500 EFD 20/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Bens e Serviços Utilizados como Insumos... 4 3.2 Utilização de Combustíveis

Leia mais

Incidência do IRPJ, CSLL, PIS-Cofins sobre créditos presumidos de ICMS e de IPI: disciplina legal e entendimento jurisprudencial.

Incidência do IRPJ, CSLL, PIS-Cofins sobre créditos presumidos de ICMS e de IPI: disciplina legal e entendimento jurisprudencial. Incidência do IRPJ, CSLL, PIS-Cofins sobre créditos presumidos de ICMS e de IPI: disciplina legal e entendimento jurisprudencial Solon Sehn CRÉDITOS PRESUMIDOS DE PIS/COFINS E DE IPI PARA FINS DE INCENTIVO

Leia mais

Delimitação do direito ao crédito do PIS e da COFINS (frete entre estabelecimento do contribuinte, insumos florestais e outros)

Delimitação do direito ao crédito do PIS e da COFINS (frete entre estabelecimento do contribuinte, insumos florestais e outros) Delimitação do direito ao crédito do PIS e da COFINS (frete entre estabelecimento do contribuinte, insumos florestais e outros) O Crédito de PIS e COFINS (insumo) Artigo 3º da Lei no 10.833/03, estabelece

Leia mais

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado

STJ REINTEGRA a MP n. 651/2014 não gera efeitos para o passado Prezados Leitores: A publicação nota tributária tem por objetivo atualizar nossos clientes e demais interessados sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos e decididos no âmbito do Judiciário,

Leia mais

Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório.

Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório. www.bicharalaw.com.br 2018 Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório. Previsões Legais e Normativas Instruções Normativas nº 247/02 e nº 404/04 Lei nº

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins Sistema Público de Escrituração Digital ARRECADAÇÃO FEDERAL 2008 Imposto de Renda Pessoa Jurídica (SPED - ECD): 72 Bilhões PJ Não Financeiras 12 Bilhões

Leia mais

Fretes, Espécies e a Interpretação do CARF na Tomada de Créditos

Fretes, Espécies e a Interpretação do CARF na Tomada de Créditos Fretes, Espécies e a Interpretação do CARF na Tomada de Créditos 1. Fundamentos Legais Aplicáveis à Matéria Artigo 195, 12, da CF: A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições

Leia mais

Comentário. Autor: Bruno Fajersztajn Marcio Pedrosa Junior

Comentário. Autor: Bruno Fajersztajn Marcio Pedrosa Junior Autor: Bruno Fajersztajn Marcio Pedrosa Junior POSIÇÃO DO STJ SOBRE O CONCEITO DE INSUMOS PARA FINS DE CRÉDITOS DE PIS E COFINS REsp N. 1.221.170 (REPETITIVO) No dia 22.2.201, o Superior Tribunal de Justiça

Leia mais

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS I NOVAS SOLUÇÕES DE CONSULTAS. A) A FACULDADE DA DEPRECIAÇÃO ACELERADA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DESTINADOS À PRODUÇÃO, ADQUIRIDOS A PARTIR DE 01-10- 04, PODE SER EXERCIDA DESDE

Leia mais

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED OUT/2010 REGIME NÃO-CUMULATIVO REGIME CUMULATIVO TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDAS COM SUSPENSÃO VENDAS A ALÍQUOTA ZERO VENDAS COM ISENÇÃO

Leia mais

Destinação do PIS/COFINS

Destinação do PIS/COFINS PATRÍCIA ALVES 1 Destinação do PIS/COFINS Decisão STJ sobre o Conceito de Insumos; Proposta de Reforma PIS/COFINS; Exclusão ICMS e ISS da Base de Cálculo do PIS/COFINS; Bonificações Fretes Sobre Transferências.

Leia mais

2018 Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório.

2018 Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório. Previsões Legais e Normativas Lei nº 10.637/02 e Lei nº 10.833/03 Instruções Normativas RFB nº247/02 e nº 404/04 São insumos: bens e serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção

Leia mais

b) os serviços prestados por pessoa jurídica domiciliada no País, aplicados ou consumidos na prestação do

b) os serviços prestados por pessoa jurídica domiciliada no País, aplicados ou consumidos na prestação do Encontro dos Profissionais de Contabilidade e Tributaristas do Agro CONTRIBUIÇÕES PARA O PIS E PARA A COFINS Werinton Garcia dos Santos INSUMOS O CÚMULO DA NÃO CUMULATIVIDADE Contador especializado em

Leia mais

São contribuintes da Contribuição para o PIS/Pasep, incidente sobre Receitas Governamentais, a

São contribuintes da Contribuição para o PIS/Pasep, incidente sobre Receitas Governamentais, a Contempla atualizações até 22/01/2007: 001 Quais são os contribuintes da Contribuição para o PIS/Pasep, incidente sobre Receitas Governamentais? São contribuintes da Contribuição para o PIS/Pasep, incidente

Leia mais

DISCUSSÕES ACERCA DO CONCEITO DE INSUMO PARA CRÉDITO DE PIS E COFINS Por BEATRIZ HELENA MAIA ESTRELLA E LETÍCIA ALVES DE PAULA

DISCUSSÕES ACERCA DO CONCEITO DE INSUMO PARA CRÉDITO DE PIS E COFINS Por BEATRIZ HELENA MAIA ESTRELLA E LETÍCIA ALVES DE PAULA DISCUSSÕES ACERCA DO CONCEITO DE INSUMO PARA CRÉDITO DE PIS E COFINS Por BEATRIZ HELENA MAIA ESTRELLA E LETÍCIA ALVES DE PAULA De início, é importante esclarecer que as pessoas jurídicas de direito privado,

Leia mais

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 142, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008: ASSUNTO: Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI EMENTA: Equiparam-se a estabelecimento industrial,

Leia mais

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP

Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS. Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP Exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS Gustavo Froner Minatel Mestre PUC/SP RECURSO EXTRAORDINÁRIO 574.706-15/03/17 Decisão: O Tribunal, por maioria e nos termos do voto da Relatora,

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 139 324 Fl. 325 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3001 000.756 Turma Extraordinária / 1ª Turma Sessão de

Leia mais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 6ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 178, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2008: EMENTA: DISTRIBUIDOR ATACADISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS E DE HIGIENE PESSOAL. CRÉDITOS. POSSIBILIDADE. Relativamente

Leia mais

Pós Graduação em Gestão Tributária e Contabilidade Digital. Prof. André Gomes

Pós Graduação em Gestão Tributária e Contabilidade Digital. Prof. André Gomes Pós Graduação em Gestão Tributária e Contabilidade Digital Prof. André Gomes 1 Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos Benjamin Franklin 2 Tributos sobre operações com produtos,mercadorias

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 183 - Data 31 de maio de 2019 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO CUMULATIVIDADE. CRÉDITO. INSUMO. EQUIPAMENTO

Leia mais

PIS/PASEP e COFINS: Tomadas de Créditos Marcelo Magalhães Peixoto

PIS/PASEP e COFINS: Tomadas de Créditos Marcelo Magalhães Peixoto PIS/PASEP e COFINS: Tomadas de Créditos Marcelo Magalhães Peixoto Presidente Fundador da APET Associação Paulista Estudos Tributários Contabilista e Bacharel em Direito, Mestre em Direito Tributário pela

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 685 684 Fl. 685 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS Recurso nº Acórdão nº Especial do Procurador 9303 005.028 3ª Turma Sessão de 12

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 100 - Data 9 de abril de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO CUMULATIVIDADE. CRÉDITOS. COMÉRCIO

Leia mais

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP...

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 1.1 O PIS/PASEP no Sistema Tributário Nacional... 1 1.2 Perspectivas para o futuro do PIS/PASEP... 5 1.3 Arrecadação e relevância de PIS e COFINS

Leia mais

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS Alessandro Dessimoni Temas abordados 1. Alta carga tributária; 2. A burocracia e entraves da legislação; 3. Interpretação restritiva do Fisco sobre

Leia mais

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS

PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS PIS/ COFINS EM NOTÍCIAS I NOVAS SOLUÇÕES DE CONSULTAS.... 2 A) RECEITA DE VENDA DE MERCADORIAS DESTINADAS AO CONSUMO OU À INDUSTRIALIZAÇÃO NA ZONA FRANCA DE MANAUS, INCLUSIVE DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS,

Leia mais

TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS

TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS Prof. Wagner Mendes Você bem preparado para o futuro da profissão. Mini currículo do professor WAGNER MENDES Contador pela Faculdade Oswaldo Cruz, pós-graduado em gestão de controladoria,

Leia mais

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 6 Índice 1. Deduções da base de cálculo...3 1.1 Base de cálculo, alíquotas e despesas... 3 1.2 Exemplo numérico com deduções... 3 2. Faturamento bruto/receita bruta regime

Leia mais

Contabilidade Tributária Aula 7 PIS E COFINS: Sistemática não-cumulativa

Contabilidade Tributária Aula 7 PIS E COFINS: Sistemática não-cumulativa Contabilidade Tributária Aula 7 PIS E COFINS: Sistemática não-cumulativa Prof. Gustavo Gonçalves Vettori + 1. Créditos no regime não cumulativo: regras gerais 1 + Regime não cumulativo Receitas totais,

Leia mais

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO 9ª REGIÃO FISCAL - DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 240, DE 9 DE SETEMBRO DE 2008: A substituição de embalagens de produtos, alterando sua apresentação, exceto se destinada unicamente ao transporte

Leia mais

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00 p. 86 Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = 13.400,00 + 2.400,00 + 10.500,00 + 5.300,00 = = 31.600,00 Gabarito: B Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo,

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO RECEITAS OPERACIONAIS R$ 3.541.990,33 R$ 12.431.144,52 RECEITAS OPERACIONAIS R$ 101.541.773,16 R$ 114.745.488,12 RECEITAS OPERACIONAIS R$ 101.491.817,43 PRESTAÇAO DE SERVIÇO R$ 101.491.817,43 SERVIÇOS

Leia mais

PIS e COFINS não-cumulativos e o direito ao crédito sobre insumos

PIS e COFINS não-cumulativos e o direito ao crédito sobre insumos PIS e COFINS não-cumulativos e o direito ao crédito sobre insumos André Henrique Lemos - Bacharel em Direito pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí. - Advogado militante em Direito empresarial.

Leia mais

Escrito por Eduardo Sex, 09 de Outubro de 2009 08:28 - Última atualização Qua, 09 de Dezembro de 2009 14:05

Escrito por Eduardo Sex, 09 de Outubro de 2009 08:28 - Última atualização Qua, 09 de Dezembro de 2009 14:05 Os códigos de situação tributária abaixo identificados para ICMS foram extraídos do manual de integração da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, disponível também no endereço: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/integracao.aspx,

Leia mais

Taxa por uso de cartão de crédito tem natureza de insumo para PIS e Cofins

Taxa por uso de cartão de crédito tem natureza de insumo para PIS e Cofins Taxa por uso de cartão de crédito tem natureza de insumo para PIS e Cofins Em importante e recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça, em sede de recurso repetitivo, reconheceu a ilegalidade das Instruções

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 3ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 3ª RF Fls. 182 181 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 3ª RF Solução de Consulta nº 15 - Data 28 de agosto de 2013 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP REGIME

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas 2018/09/15 21:06 1/9 Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Elenco de Contas 1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1

Leia mais

Crédito de PIS e Cofins: Insumos. Tatiana Midori Migiyama Vice-Presidente da 1ª Câmara da 3ª Seção

Crédito de PIS e Cofins: Insumos. Tatiana Midori Migiyama Vice-Presidente da 1ª Câmara da 3ª Seção Crédito de PIS e Cofins: Insumos Tatiana Midori Migiyama Vice-Presidente da 1ª Câmara da 3ª Seção CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS CF/88 Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 7 - Data 23 de agosto de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NÃO CUMULATIVIDADE. DIREITO DE CREDITAMENTO.

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 QUANDO O GOVERNO É HONESTO, O PAÍS TEM SEGURANÇA; MAS, QUANDO O GOVERNO COBRA IMPOSTOS DEMAIS, A NAÇÃO ACABA EM DESGRAÇA Provérbios, 29:4

Leia mais

PIS E COFINS NÃO CUMULATIVOS ABORDAGEM SOBRE ITENS PASSÍVEIS DE CREDITAMENTO E REGISTRO DE CRÉDITOS EXTEMPORÂNEOS

PIS E COFINS NÃO CUMULATIVOS ABORDAGEM SOBRE ITENS PASSÍVEIS DE CREDITAMENTO E REGISTRO DE CRÉDITOS EXTEMPORÂNEOS PIS E COFINS NÃO CUMULATIVOS ABORDAGEM SOBRE ITENS PASSÍVEIS DE CREDITAMENTO E REGISTRO DE CRÉDITOS EXTEMPORÂNEOS Prof. Douglas Rogério Campanini douglas.campanini@athros.com.br 1 Douglas Rogério Campanini

Leia mais

Erro: Origem da. 1 Coordenação-Geral de Tributação. Solução de Consulta nº 119 - Cosit. Data 19 de maio de 2015 Processo Interessado

Erro: Origem da. 1 Coordenação-Geral de Tributação. Solução de Consulta nº 119 - Cosit. Data 19 de maio de 2015 Processo Interessado 1 Coordenação-Geral de Tributação Erro: Origem da Solução de Consulta nº 119 - Cosit Data 19 de maio de 2015 Processo Interessado 1 CNPJ/CPF Erro: Origem da ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA

Leia mais

PIS e COFINS Apuração, créditos, riscos e benefícios

PIS e COFINS Apuração, créditos, riscos e benefícios PIS e COFINS Apuração, créditos, riscos e benefícios Fabio Rodrigues Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS PALESTRA ANEFAC - IBRACON Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS Até 1998 PIS e COFINS incidiam sobre o faturamento à 2,65%; Era cumulativo; Poucas exceções; Legislação relativamente simples; Ônus

Leia mais

EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL

EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL EXAME DE SUFICIÊNCIA - 01/2000 I - CONTABILIDADE GERAL 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários

Leia mais

ncentivos Fiscais de Inovação Tecnológica e os Posicionamentos da Receita Federal do Brasil Lei n 11.196/200

ncentivos Fiscais de Inovação Tecnológica e os Posicionamentos da Receita Federal do Brasil Lei n 11.196/200 ncentivos Fiscais de Inovação Tecnológica e os Posicionamentos da Receita Federal do Brasil Lei n 11.196/200 Introdução 1. Definição de inovação tecnológica 2. O Fisco pode determinar o que é inovação

Leia mais

Créditos de PIS e COFINS na aquisição de bens. Posicionamento dos Tribunais. Rodrigo Maito da Silveira

Créditos de PIS e COFINS na aquisição de bens. Posicionamento dos Tribunais. Rodrigo Maito da Silveira Créditos de PIS e COFINS na aquisição de bens. Posicionamento dos Tribunais. Rodrigo Maito da Silveira 1 Insumo para PIS/COFINS 3 correntes interpretativas: fiscalista - apenas bens e serviços física e

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 0 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 226 - Data 20 de agosto de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL - COFINS APURAÇÃO

Leia mais

ANO XXVI - 2015 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2015

ANO XXVI - 2015 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2015 ANO XXVI - 2015 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 13/2015 IPI CRÉDITOS DO IPI - ANÁLISE JURISPRUDENCIAL... Pág. 92 ICMS - ES REGISTRO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE - GENERALIDADES...

Leia mais

PERDAS TÉCNICAS E COMERCIAIS E SEUS EFEITOS NA APURAÇÃO DO PIS/PASEP, COFINS, IRPJ E CSLL

PERDAS TÉCNICAS E COMERCIAIS E SEUS EFEITOS NA APURAÇÃO DO PIS/PASEP, COFINS, IRPJ E CSLL PERDAS TÉCNICAS E COMERCIAIS E SEUS EFEITOS NA APURAÇÃO DO PIS/PASEP, COFINS, IRPJ E CSLL São Paulo SP, 25.10.2017 Ganim Advogados Associados Sumário: 1. Perdas Técnicas e Comerciais - Definição; 2. Efeitos

Leia mais

Demonstração do Resultado do Exercício - Contas Contábeis

Demonstração do Resultado do Exercício - Contas Contábeis 3000000000 3100000000 3101000000 3101010000 3101010001 3101010002 3101010003 3101010005 3101010006 3101010008 3101010009 3101010050 3101030000 3101030001 3101090000 3101090001 3101090002 3101090003 3101090004

Leia mais

1 CONCEITO DE CONTAS. Teoria Patrimonalista Patrimoniais (bens, direitos, obrigações e P.L) Resultado (despesa e receita)

1 CONCEITO DE CONTAS. Teoria Patrimonalista Patrimoniais (bens, direitos, obrigações e P.L) Resultado (despesa e receita) R O T E I R O 1) CONCEITO DE CONTAS 2) ELEMENTOS DE UMA CONTA 3) FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS 4) MECANISMOS DE DÉBITO E CRÉDITO 5) CONTAS SINTÉTICAS E ANÁLITICAS 6) CONTAS DE RESULTADO 7) CONTAS BILATERAIS

Leia mais

Coordenação Geral de Tributação

Coordenação Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Divergência nº 14 Data 29 de julho e 2013 Processo 11080.720521/2013 83 Interessado SRRF10/DISIT CNPJ/CPF 324.247.870 34 ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA

Leia mais

TRIBUTARIE. Compliance de PIS e COFINS Serviços utilizados como Insumos - Importação INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA, FINANCEIRA E GESTÃO FISCAL

TRIBUTARIE. Compliance de PIS e COFINS Serviços utilizados como Insumos - Importação INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA, FINANCEIRA E GESTÃO FISCAL DOC 17 Compliance de PIS e COFINS - Serviços utilizados como Insumos - Importação- Rev01-23.03.2017 Compliance de PIS e COFINS Serviços utilizados como Insumos - Importação TRIBUTARIE INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

PIS/COFINS (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) Expositor: Alberto Gonçalves

PIS/COFINS (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) Expositor: Alberto Gonçalves PIS/COFINS (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) contato@agmcontadores.com.br Maio-2015 2 Sumário CONTRIBUINTES EMPRESAS OPTANTES PELO LUCRO PRESUMIDO DEMAIS RECEITAS BASE DE CÁLCULO APURAÇÃO SOBRE AS RECEITAS

Leia mais

Florianópolis/SC, Junho de Tributário. Relatório de Diagnóstico

Florianópolis/SC, Junho de Tributário. Relatório de Diagnóstico Florianópolis/SC, Junho de 2018. REF.: - Tributário. Relatório de Diagnóstico DA ANÁLISE Este relatório abrange a revisão das bases de cálculo do PIS e COFINS na modalidade não cumulativa, bem como demais

Leia mais

DOU 20/11/ ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

DOU 20/11/ ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO DOU 20/11/2008. 10ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 131, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008 ASSUNTO: Outros Tributos ou Contribuições EMENTA: SUSPENSÃO DE IPI. APLICAÇÃO SOMENTE A ESTABELECIMENTO

Leia mais

ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL

ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL Investimento Estrangeiro no Brasil ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL Lisboa Junho 2016 Investimento Estrangeiro no Brasil ASPECTOSJURÍDICOS DO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL MAÍRA

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 29 - Data 26 de outubro de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP. NÃO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 60 - Data 30 de dezembro de 2013 Processo Interessado CNPJ/CPF 0 ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA - IRPJ LUCRO PRESUMIDO.

Leia mais

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Roteiro Distorções do Sistema Tributário 2 Carga Tributária

Leia mais

O CONCEITO DE INSUMO Marcelo Magalhães Peixoto

O CONCEITO DE INSUMO Marcelo Magalhães Peixoto O CONCEITO DE INSUMO Marcelo Magalhães Peixoto Presidente Fundador da APET Associação Paulista Estudos Tributários Advogado e Contabilista Sócio da Magalhaes Peixoto Advogado Mestre em Direito Tributário

Leia mais

PIS/PASEP E COFINS - PROCEDIMENTOS PARA O CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO - FATOS GERADORES A PARTIR DE DEZEMBRO DE 2002.

PIS/PASEP E COFINS - PROCEDIMENTOS PARA O CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO - FATOS GERADORES A PARTIR DE DEZEMBRO DE 2002. PIS/PASEP E COFINS - PROCEDIMENTOS PARA O CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO - FATOS GERADORES A PARTIR DE DEZEMBRO DE 2002. Incidência não-cumulativa 1) Da apuração do valor devido Permite o desconto de créditos

Leia mais

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Base de cálculo PIS/COFINS - CF/88 Redação original do art.

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 3465 3.464 Fl. 3.465 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS CÂMARA SUPERIOR DE RECURSOS FISCAIS Recurso nº Acórdão nº Especial do Procurador 9303 006.604 3ª Turma Sessão

Leia mais

COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS JANEIRO DE 2017 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 7 II... 5 JURISPRUDÊNCIA... 8 IPI... 6 IR E CSLL... 7 PIS E COFINS...

COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS JANEIRO DE 2017 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 7 II... 5 JURISPRUDÊNCIA... 8 IPI... 6 IR E CSLL... 7 PIS E COFINS... COMITÊ FISCAL PAUTA DE ASSUNTOS JANEIRO DE 2017 ICMS... 2 LEGISLAÇÃO... 2 II... 5 JURISPRUDÊNCIA... 5 IPI... 6 JURISPRUDÊNCIA... 6 IR E CSLL... 7 LEGISLAÇÃO... 7 JURISPRUDÊNCIA... 7 PIS E COFINS... 8 JURISPRUDÊNCIA...

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-08/irpj_consorcio_empresas.php Page 1 of 5 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA CONSÓRCIO DE EMPRESAS Considerações Gerais 1. INTRODUÇÃO 2. PROIBIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS 3. PERSONALIDADE JURÍDICA E RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 303 - Data 23 de outubro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) REGIMES

Leia mais

SICOOB - Contabilidade. Período: 01/10/2015 a 31/10/2015. Conta Cod. Red. Descrição da Conta Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual

SICOOB - Contabilidade. Período: 01/10/2015 a 31/10/2015. Conta Cod. Red. Descrição da Conta Saldo Anterior Débitos Créditos Saldo Atual 1.0.0.00.00-7 CIRCULANTE E REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 19.244.544,04 49.953.463,53 49.796.021,80 19.401.985,77 1.1.0.00.00-6 DISPONIBILIDADES 153.537,84 22.398.892,79 22.439.629,90 112.800,73 1.1.1.00.00-9

Leia mais

Não Cumulatividade da contribuição ao PIS/PASEP e da COFINS para as empresas prestadoras de serviços

Não Cumulatividade da contribuição ao PIS/PASEP e da COFINS para as empresas prestadoras de serviços Não Cumulatividade da contribuição ao PIS/PASEP e da COFINS para as empresas prestadoras de serviços Betina Treiger Grupenmacher Doutora PUC/SP, Pós-doutora Universidade de Lisboa - Portugal e Professora

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE CESTAS BÁSICAS - ASPECTOS CONTÁBEIS... Pág. 577 FURTOS PRATICADOS POR EMPREGADOS - ASPECTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Pergunte a CPA - ICMS/SP Zona Franca de Manaus

Pergunte a CPA - ICMS/SP Zona Franca de Manaus Pergunte a CPA - ICMS/SP Zona Franca de Manaus Zona Franca de Manaus Conceito: A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma área de livre comércio, de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais,

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

PIS e COFINS Regimes Cumulativo e Não-Cumulativo

PIS e COFINS Regimes Cumulativo e Não-Cumulativo PIS e COFINS Regimes Cumulativo e Não-Cumulativo Marcelo Magalhães Peixoto Presidente Fundador da APET Associação Paulista Estudos Tributários Advogado e Contabilista Sócio da Magalhaes Peixoto Advogado

Leia mais

PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação.

PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação. PAULO HENRIQUE PÊGAS Contador. Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor de Contabilidade Tributária em cursos de graduação e pós-graduação. PIS E COFINS Freitas Bastos Editora Rio de Janeiro,

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais