BULLYING NÃO É. Carlos Alves & Vanessa Monteiro Equipa de Saúde Escolar UCC Vila Real I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BULLYING NÃO É. Carlos Alves & Vanessa Monteiro Equipa de Saúde Escolar UCC Vila Real I"

Transcrição

1 BULLYING NÃO É BRINCADEIRA Carlos Alves & Vanessa Monteiro Equipa de Saúde Escolar UCC Vila Real I

2 O que é? É uma forma de violência contínua que acontece entre pessoas que tenham alguma característica em comum (por exemplo: colegas da mesma turma, da mesma escola). Existe um desequilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido/a Os comportamentos agressivos repetem-se no tempo: acontecem mais do que uma vez. Os comportamentos agressivos são propositados: têm o objetivo de assustar, magoar, humilhar e intimidar a vítima.

3 Formas de bullying BULLYING FÍSICO BULLYING HOMOFÓBICO BULLYING SEXUAL CYBERBULLYING BULLYING VERBAL BULLYING SOCIAL

4 Formas de bullying Empurrar, amarrar ou prender; Dar bofetadas, murros ou pontapés; Cuspir, morder; Rasgar roupa e/ou estragar objetos.

5 Formas de bullying Insultar ou fazer comentários de natureza sexual; Obrigar à prática de atos sexuais; Toque ou carícias indesejados.

6 Formas de bullying Chamar nomes; Gritar; Gozar, fazer comentários negativos ou críticas humilhantes; Ameaçar.

7 Formas de bullying Deixar de fora dos trabalhos de grupo e/ou dos jogos; Inventar mentiras; Espalhar rumores, boatos ou comentários negativos ou humilhantes.

8 Formas de bullying Espalhar informação falsa, assediar/perseguir, incomodar e/ou insultar através de SMS, MMS, , websites, chats, redes sociais.

9 Formas de bullying Forma de bullying motivada pelo preconceito em relação à orientação sexual ou identidade de género de outra pessoa (seja essa pessoa homossexual, heterossexual, bissexual ou transsexual).

10 Sabias que? MICHAEL PHELPS: O nadador que nas Olimpíadas de Pequim conquistou oito medalhas de ouro e bateu sete recordes mundiais tinha défice de atenção. Sofreu bullying durante anos, por ser muito alto, magro, desarticulado e ter orelhas grandes. Uma vez, um colega roubou-lhe o boné e atirou-o para fora do autocarro. Mergulharam-lhe a cabeça na casa de banho. MADONNA: Eu não era hippie ou fã dos Rolling Stones, então as pessoas viam-me de maneira diferente ( ) Faziam questão de serem maldosas comigo.

11 Sabias que? JUSTIN TIMBERLAKE: Sofreu bullying na escola porque os seus braços eram muito longos. Na adolescência, os agressores gozavam com o seu cabelo e por este ter um acne terrível. DAVID BECKHAM : Um dos maiores jogadores de futebol do mundo sofreu bullying por ser apaixonado por desporto. Dispensava diversão, sair a noite e bebidas. Os agressores diziam que isso era coisa de menina. Hoje Beckham faz parte da campanha Beat Bullying: O bullying é algo que todos nós temos responsabilidade de erradicar.

12 Sabias que? EMINEM: O cantor afirmou ter sofrido bullying na escola e diz que chegou a perder temporariamente a visão de um olho devido a agressões sofridas. Eu mudava de escola duas, três vezes por ano e isso era provavelmente a parte mais dura. Era espancado na casa de banho, espancado nos corredores, enfiavam-me nos cacifos apenas porque, na maior parte das vezes, era o miúdo novo, disse Eminem. JUSTIN BIEBER: O jovem canadiano confessou que já foi vítima de agressão e participou na campanha It Gets Better : Não é bonito ser se um valentão. Denuncie se ver alguém sofrer de bullying,

13 Sabias que? LADY GAGA: Durante sua infância era criticada e gozada por se vestir e falar de modo diferente. Atiravam-na para o caixote do lixo. Já escreveram palavrões no meu armário na escola. Já fui chamada de vádia nos corredores. MILEY CYRUS: Chegou a ser trancada dentro de um cacifo. Fiquei trancada cerca de 1 hora. Bati com tanta força para chamar à atenção que acabei por me magoar nos pulsos.

14 Papéis em situações potencialmente violentas

15 Características nos Agressores ou Bullies Terem idade superior à média de idades do grupo - é frequente terem repetido algum ano escolar; Serem rapazes, embora esta constatação possa estar associada ao tipo de agressão, uma vez que estes costumam adotar mais a violência física (mais detetável), ao passo que as raparigas exercem mais a violência verbal; Geralmente, o rendimento escolar é baixo, com desinteresse em relação à escola e ao rendimento académico; Demonstram um elevado nível de agressividade e de ansiedade; Ramírez (2001)

16 Características nos Agressores ou Bullies Manifestam uma elevada falta de assertividade, o que se traduz, por vezes, em atitude de desafio e oposição; Nas suas relações sociais, o autocontrolo é escasso, podendo dar lugar a manifestações de conduta agressiva e de indisciplina; O clima sociofamiliar é caracterizado pelo elevado grau de autonomia, desorganização familiar e simultaneamente, dificuldade no controlo de impulsos nos seus membros. Na vivência das relações familiares persiste um certo grau de conflito. Ramírez (2001)

17 Características das vítimas Geralmente, são mais novas do que os bullies; A maior parte das vítimas são rapazes, com algum handicap relativo à aparência física; Mostram pouca assertividade, associada a um elevado nível de timidez e de ansiedade, o que se traduz em retraimento social e isolamento; Revelam baixos índices de extroversão e sinceridade nas escalas de avaliação aplicadas; O nível de autoestima é moderado e inferior ao dos bullies; Apresentam pontuação média na escala de autocontrolo, em contraste com os bullies, que têm pontuação baixa; Relativamente ao clima sociofamiliar, as relações familiares são um pouco melhores que a dos bullies, mas não chegam a ser boas. Costumam ser crianças superprotegidas, com pouca independência e com perceção de excessivo controlo familiar.

18 Sinais de alerta Presença de hematomas ou feridas; Roupa estragada ou rota; Queixas de roubo dos seus pertences Isolamento Recusa da frequência de atividades que antes apreciava; Dificuldades de concentração; Alterações nos hábitos alimentares e de sono; Perda de interesse pelo desporto, passatempos habituais e outras atividades de lazer; Desinteresse em relação ao aspeto; Rodríguez (2004)

19 Consequências do Bullying Perturbações psicológicas Homicídio e suicídio, nos casos mais graves Insucesso escolar Dificuldades na tomada de decisão Absentismo escolar Dificuldades em estabelecer relacionamentos

20 O que fazer? Quer tenhas ou não pedido ajuda ou denunciado o que se estiver a passar, há algumas estratégias que podes sempre usar para te protegeres: Grava contactos telefónicos importantes no teu telemóvel, para poderes pedir ajuda facilmente caso precises. Quando saíres diz a alguém em quem confies onde vais e a que horas regressas. Avisa sempre os teus pais. Procura caminhos alternativos para os locais que costumas frequentar (por exemplo, de casa para a escola e da escola para casa).

21 O que fazer? O bullying é um problema que pode e necessita ser identificado, disgnosticado e resolvido. No mínimo, deves relatar o que aconteceu aos professores e responsáveis pelas atividades e locais. Os adultos podem ajudar! Conta a tua história!

22

23 BULLYING NÃO É BRINCADEIRA OBRIGADA!

Conceito e definição

Conceito e definição Sinais de alerta Conceito e definição BULLYING conceito Ainda não apresenta tradução consensual ( abuso de colegas, vitimizar, intimidar, violência na escola ou agressão sistemática e intencional entre

Leia mais

Bullying e Cyberbullying

Bullying e Cyberbullying Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Departamento de Química DEQUI Bullying e Cyberbullying Franciele Martins de Queiroz Diamantina, 22 de Outubro de 2016 1 Brincadeira X Bullying/Cyberbullying

Leia mais

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Gorda, feio, esquisito, cabelo ruim, sardenta. Você já zombou um colega repetidamente? Ou teve prazer em ver aquele menino no colégio andar

Leia mais

Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos. 4ª Sessão Isabel Castro Lopes

Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos. 4ª Sessão Isabel Castro Lopes Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos 4ª Sessão Isabel Castro Lopes 1 Fenómeno na moda, mas não é um fenómeno recente. Na literatura de investigação e de ficção existem obras sobre a agressividade

Leia mais

O "BULLYING" Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal)

O BULLYING Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) O "BULLYING" 2010 Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) E-mail: sandra.diogo@live.com.pt RESUMO O Bullying à semelhança de comportamentos

Leia mais

Bullying. Psiquilíbrios

Bullying. Psiquilíbrios Psiquilíbrios Bullying Cada vez mais conhecido entre crianças e adultos, o bullying é um fenómeno que merece especial atenção. Muitos alunos já estiveram envolvidos em incidentes de bullying, quer como

Leia mais

CYBERBULLYING. 12 de Janeiro de 2016

CYBERBULLYING. 12 de Janeiro de 2016 CYBERBULLYING 12 de Janeiro de 2016 Cyberbullying como foi visto Uso de tecnologias de comunicação e informação como forma de levar a cabo comportamentos deliberados, repetidos, hostis contra um indivíduo

Leia mais

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon BULLYING O Bullying pode ser entendido como um balizador para um nível de tolerância da sociedade com relação à violência. Portanto, enquanto a sociedade não estiver preparada para lidar com Bullying,

Leia mais

Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar Jovens LGBTI+ 2016/2017. ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 1

Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar Jovens LGBTI+ 2016/2017. ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 1 Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar Jovens LGBTI+ 2016/2017 ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 1 Uma parceria com: 2 ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 INTRODUÇÃO Nos últimos anos, Portugal assistiu ao reconhecimento

Leia mais

Escola Profissional Fialho de Almeida - Vidigueira

Escola Profissional Fialho de Almeida - Vidigueira Um (cada um de nós) por todos (os outros) E todos (os outros) por um (nós). O BULLYING É UM FENÓMENO QUE DEIXA MARCAS PARA SEMPRE O bullying caracteriza-se por comportamentos de abuso sistemático de poder,

Leia mais

GeoSaúde 2014 Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional

GeoSaúde 2014 Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional 1309014 Rita Nicolau* Irina Kislaya** Ana P. Gil** Ana J. Santos** * Direção-Geral do Território, Portugal

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais VIOLÊNCIA SEXUAL Capacitação Coordenadores municipais Fórum catarinense pelo fim da violência e exploração sexual infanto-juvenil Regional Alto Vale do Itajaí VIOLÊNCIA Uma ação direta ou indireta, concentrada

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL 1 Mensagem da Gerência A nossa conduta ética representa genuinamente o alicerce da gestão e o alinhamento dos valores, que defendemos, para traçar as bases da cultura da nossa

Leia mais

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO A CRIANÇA E O DIVÓRCIO Colégio Cosme e Damião Maio 2013 Formadora: Dra. Ana Filipa Mendes A Criança e o divórcio Como explicar o divórcio aos filhos? Quanto tempo dura o sofrimento da criança? Como vai

Leia mais

Embora não seja possível traçar um perfil dos autores dos massacres em escolas e Universidades, há um traço comum: o bullying.

Embora não seja possível traçar um perfil dos autores dos massacres em escolas e Universidades, há um traço comum: o bullying. Columbine, Virgínia Tech e Bullying Ramiro Marques Publicado no site O CORREIO DA EDUCAÇÃO (Abril de 2007) Embora não seja possível traçar um perfil dos autores dos massacres em escolas e Universidades,

Leia mais

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES Gênero e Violência Doméstica contra à Mulher O que é Gênero: É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para

Leia mais

EXCLUIR HUMILHAR ASSEDIAR O QUE É BULLYING? FAZER SOFRER AGREDIR DISCRIMINAR AMEDRONTAR INTIMIDAR BATER ZOAR PROVOCAR ISOLAR APELIDAR IGNORAR SACANEAR

EXCLUIR HUMILHAR ASSEDIAR O QUE É BULLYING? FAZER SOFRER AGREDIR DISCRIMINAR AMEDRONTAR INTIMIDAR BATER ZOAR PROVOCAR ISOLAR APELIDAR IGNORAR SACANEAR BULLYING Aqui não tem lugar para isso! ZOAR PROVOCAR FAZER SOFRER GOZAR EXCLUIR ISOLAR CHUTAR AGREDIR APELIDAR DISCRIMINAR ENCARNAR IGNORAR O QUE É BULLYING? Bullying é quando um ou mais alunos estão agredindo

Leia mais

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS

PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS PARTE 1: DADOS PESSOAIS, FAMILIARES E CLÍNICOS 1. Idade: DADOS PESSOAIS 2. Escolaridade completa 10. Rendimento mensal do agregado? Euros (aproximadamente) Obs: 3. Nacionalidade: 4. Concelho de residência

Leia mais

Nos dias atuais questões referentes à violência escolar, comportamento

Nos dias atuais questões referentes à violência escolar, comportamento 1 BULLYING ENTRE ESCOLARES DE SANTA CRUZ DO SUL - RS: UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo: Nos

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição N.º 14 Assédio Moral no Local de Trabalho. + Segurança. Saúde no Trabalho.

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição N.º 14 Assédio Moral no Local de Trabalho. + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 14 Assédio Moral no Local de Trabalho O Assédio Moral no Trabalho não é um fenómeno novo. Podemos dizer que é um problema tão antigo como o trabalho.

Leia mais

Questionário Treino Social Versão piloto

Questionário Treino Social Versão piloto c1. Nome do projeto: c2. Data da entrevista: 201 c3. Local: Parte 1: Perguntas gerais 1.1. Quantos anos você tem? anos completos 1.2. Qual é o seu sexo? 1 Feminino 2 Masculino 99 quero responder Parte

Leia mais

TRAVAR A INDISCIPLINA...

TRAVAR A INDISCIPLINA... Página1 TRAVAR A INDISCIPLINA... Ação PPM: 1+1+1= Sucesso Página2 Código de Conduta do Agrupamento TRAVAR A INDISCIPLINA... 1. Introdução A equipa TEIP, sob supervisão do Sr. Diretor, propõe um código

Leia mais

1 CÓDIGO DE CONDUTA PARA JOVENS ATLETAS Os clubes desportivos devem oferecer a possibilidade de experiências positivas aos jovens atletas, caracterizando-se por serem espaços seguros, que fomentam novas

Leia mais

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO 16 TÍTULO: AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLING PARA APRENDIZAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN-SP AUTOR(ES):

Leia mais

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro Introdução VNA é aquela que ocorre entre parceiros envolvidos em relacionamento

Leia mais

Anexo 1 - Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers)

Anexo 1 - Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) ANEXOS Anexo 1 - Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) OAS A (Goss, K., Gilbert, P. & Allan, S. 1994) (Tradução e adaptação: Lopes, B., Pinto Gouveia, J. & Castilho, P., 2005) Instruções:

Leia mais

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Introdução Os sentimentos de tristeza, desapontamento, desvalorização e culpa, surgem pontualmente

Leia mais

Brasil. Orientadora.

Brasil. Orientadora. INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. Roberta Pena da Paschoa 1, Manoel Victor Borges Pedrosa¹, Raquel Cristina Ramos Thamara Lins Bravo 2, Samia D Angelo Alcuri Gobbo 3 ¹Graduandos do Curso de

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA O ESTUDO DA VIOLÊNCIA ENTRE PARES

QUESTIONÁRIO PARA O ESTUDO DA VIOLÊNCIA ENTRE PARES QUESTIONÁRIO PARA O ESTUDO DA VIOLÊNCIA ENTRE PARES Este questionário destina-se a recolher opiniões dos estudantes a cerca de alguns aspetos da sua vida escolar. É anónimo e a informação recolhida através

Leia mais

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 1. Apresentadora e autora, aluna do Instituto Estadual Couto de Magalhães. Arroio dos Ratos, RS: g- jardim@hotmail.com;

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo

Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo Hoje, dia 18 de Fevereiro, entrevistei uma amiga minha que conheço aproximadamente há 7 anos, sofre de ansiedade social\ fobia social. 1- És ansiosa? Muito, sinto-me muitas vezes ansiosa, principalmente

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

REVISÃO PARA P1 LINGUAGENS PROF. ANTONIO

REVISÃO PARA P1 LINGUAGENS PROF. ANTONIO REVISÃO PARA P1 LINGUAGENS PROF. ANTONIO QUESTÃO 1) O jovem no mundo atual Hoje, quando se fala em juventude, geralmente é para falar de seus conflitos, de seus problemas, de sua incompreensão e rebeldia,

Leia mais

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Normal vs. Patológico Inato vs. Adquirido Intencional vs. Não Intencional Elemento legítimo e defesa essencial à sobrevivência

Leia mais

As redes sociais. Hi5 MySpace Facebook Badoo LinkedIn Orkut Netlog Flickr Windows Live Spaces

As redes sociais. Hi5 MySpace Facebook Badoo LinkedIn Orkut Netlog Flickr Windows Live Spaces As redes sociais 2 Hi5 MySpace Facebook Badoo LinkedIn Orkut Netlog Flickr Windows Live Spaces Muitas redes... 3 Há que ter cautela... Mesmo os adultos 4 Existem exemplos de empresas que rejeitaram trabalhadores

Leia mais

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo Characterization of the demands of child psychodiagnosis in a school clinic in São Paulo Tabela 1. Distribuição

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Camila Righi Medeiros Camillo. Suzete Benites. UNIFRA - Centro Universitário Franciscano

BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Camila Righi Medeiros Camillo. Suzete Benites. UNIFRA - Centro Universitário Franciscano BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Camila Righi Medeiros Camillo Suzete Benites UNIFRA - Centro Universitário Franciscano INTRODUÇÃO Este trabalho tem como temática o bullying e

Leia mais

Consulta dos Comportamentos Disruptivos e. do Controlo de Impulsos

Consulta dos Comportamentos Disruptivos e. do Controlo de Impulsos Consulta dos Comportamentos Disruptivos e do Controlo de Impulsos O que são as Perturbações de Comportamentos Disruptivos e do Controlo de Impulsos? De acordo com o DSM 5 as Perturbações do Comportamento

Leia mais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE Grave violação dos direitos fundamentais de toda criança e adolescente, no entanto muito comum. Cerca de 10% das crianças e adolescentes que chegam

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. prevenção e combate ao assédio no trabalho

CÓDIGO DE CONDUTA. prevenção e combate ao assédio no trabalho CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Pessoa Coletiva n.º 501057609 Telefone +351222005338/Fax 222081778 Endereço Eletrónico: secretaria.csscp@gmail.com Página Internet: www.centrosocial.se-porto.pt Rua

Leia mais

Mal-me-quer, Bem-me-quer!

Mal-me-quer, Bem-me-quer! Mal-me-quer, Bem-me-quer! O ciclo da violência no namoro Prevalência deste fenómeno no contexto universitário Português Segundo um estudo realizado em 2002, em contexto universitário português, concluiu-se

Leia mais

Segurança na Internet. Escola Básica Carlos Gargaté

Segurança na Internet. Escola Básica Carlos Gargaté Segurança na Internet 2017 Escola Básica Carlos Gargaté Segurança na Internet - Cyberbullying 1 Índice 1. Introdução... 2 2. Que métodos são empregues pelos agressores?... 2 3. Quais são as possíveis consequências?...

Leia mais

Violência na Escola: O bullying e a prática educativa

Violência na Escola: O bullying e a prática educativa Violência na Escola: O bullying e a prática educativa Décio Escobar de Oliveira Ladislau* RESUMO Buscou-se, no presente trabalho, apresentar uma revisão bibliográfica sobre a ocorrência do fenômeno bullying

Leia mais

Cyberbullying. Luís Morais luis.morais@fccn.pt

Cyberbullying. Luís Morais luis.morais@fccn.pt Cyberbullying Luís Morais luis.morais@fccn.pt Agenda 2 Cyberbullying 1. O que é? 2. Como funciona? 3. Quais as motivações? 4. Como prevenir? 5. Como reagir? O que é? 3 O que é? 4 Cyberbullying = Cyber

Leia mais

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Um dos principais fatores de risco à saúde mental presentes no trabalho na atualidade Violência Reduz um

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

ONDE MEUS TALENTOS E PAIXÕES ENCONTRAM AS NECESSIDADES DO MUNDO, LÁ ESTÁ MEU CAMINHO, MEU LUGAR ARISTÓTELES

ONDE MEUS TALENTOS E PAIXÕES ENCONTRAM AS NECESSIDADES DO MUNDO, LÁ ESTÁ MEU CAMINHO, MEU LUGAR ARISTÓTELES ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES E MENINAS ONDE MEUS TALENTOS E PAIXÕES ENCONTRAM AS NECESSIDADES DO MUNDO, LÁ ESTÁ MEU CAMINHO, MEU LUGAR ARISTÓTELES Mafoane Odara Instituto Avon ENFRENTAMENTO

Leia mais

Meios móveis, novos riscos? A importância da mobilidade nos usos do digital

Meios móveis, novos riscos? A importância da mobilidade nos usos do digital Meios móveis, novos riscos? A importância da mobilidade nos usos do digital José Alberto Simões Conferência Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 8-9, Novembro, 14 Co-funded Risco e dano Ponto de partida:

Leia mais

BULLYING: UMA PROBLEMÁTICA ENTRE OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO NO SERTÃO DO PAJEÚ

BULLYING: UMA PROBLEMÁTICA ENTRE OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO NO SERTÃO DO PAJEÚ BULLYING: UMA PROBLEMÁTICA ENTRE OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO NO SERTÃO DO PAJEÚ Maiara Larissa Pereira da Silva¹; Morgana Alves Correia da Silva¹; Adriano Bento Santos². 1.Universidade Federal de Pernambuco/CAV

Leia mais

O Caracol Curioso. Escola a Tempo Inteiro - 1ºciclo. Projeto PedagógicoCAF/CATL - Bullying

O Caracol Curioso. Escola a Tempo Inteiro - 1ºciclo. Projeto PedagógicoCAF/CATL - Bullying O Caracol Curioso Escola a Tempo Inteiro - 1ºciclo Projeto PedagógicoCAF/CATL - Bullying 1. Enquadramento O projeto pedagógico definido para este ano letivo pretende abordar um tema actual, que tem tanto

Leia mais

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa,

A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, A criança é convencida que está doente, Sente-se culpada pelo trabalho constante que dá ao agressor e por tudo de mal que lhe é atribuído como causa, para toda a vida Luci Pfeifferer DECLARO NÃO TER CONFLITO

Leia mais

Apoio à correção de fichas de avaliação

Apoio à correção de fichas de avaliação Apoio à correção de fichas de avaliação O presente documento é um instrumento de apoio aos professores titulares de turma que operacionalizam o PRESSE que pode facilitar a correção das fichas de avaliação

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende estabelecer, nos termos da

Leia mais

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO

BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO BULLYING: DOMÍNIO PELO MEDO O bullying é o responsável pelo estabelecimento de um clima de medo e perplexidade em torno das vítimas, bem como dos demais membros da comunidade educativa que, indiretamente,

Leia mais

Adolescência e Drogas-FEBRACT. Maria de Fátima Rato Padin

Adolescência e Drogas-FEBRACT. Maria de Fátima Rato Padin Adolescência e Drogas-FEBRACT Maria de Fátima Rato Padin Tópicos Parte I Uso/Abuso/Dependência Química Consequências do Abuso de Drogas Dependência Química Violência na Infância e Adolescência e o Abuso

Leia mais

O que é o Cyberbullying?

O que é o Cyberbullying? O que é o Cyberbullying? O Cyberbullying baseia-se na prática que compreende comportamentos em diversos níveis que vão desde brincadeiras inoportunas, como colocar apelidos, discriminar, ignorar os colegas,

Leia mais

ASSERTIVIDADE E COMPORTAMENTO ASSERTIVO

ASSERTIVIDADE E COMPORTAMENTO ASSERTIVO Terapêutica Nova 1 2 COMPORTAMENTO ASSERTIVO GRUPO DE APOIO PARA FAMILIARES Quantas vezes você disse sim com a vontade de dizer não? COMUNIDADE TERAPÊUTICA NOVA JORNADA 3 4 www.nvoajornanda.org.br 1 Terapêutica

Leia mais

3.4 A criança que não vai à escola (Recusa escolar e Gazeta às aulas)

3.4 A criança que não vai à escola (Recusa escolar e Gazeta às aulas) Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.4 A criança que não vai à escola (Recusa escolar e Gazeta às aulas) Introdução É relativamente frequente que, pontualmente, a criança se recuse

Leia mais

Bullying. Iniciativa:

Bullying. Iniciativa: Bullying Iniciativa: Conceitos O que é bullying? Quais são as formas de bullying? O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X BULLYING: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AOS GÊNEROS Francis Keila Fernanda Nanci Grillo Lizia Helena Nagel As agressões entre crianças e adolescentes nas escolas sempre foi preocupação de pais e de

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio. Biblioteca Escolar

Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio. Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio Biblioteca Escolar O que caracteriza o actual momento histórico é o predomínio da tecnologia, do novo, das mudanças constantes, do desenvolvimento contínuo do

Leia mais

Suicídio. Saber, agir e prevenir.

Suicídio. Saber, agir e prevenir. Suicídio. Saber, agir e prevenir. ENTENDENDO O SUICÍDIO PEDINDO AJUDA VERDADES E MITOS SOBRE O SUICÍDIO VERDADES MITOS O suicídio é um fenômeno Pensamentos e sentimentos de Em geral, os suicídios são A

Leia mais

Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no Trabalho

Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no Trabalho Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no Trabalho Documento de 07 março 2018 OBJETIVO O presente Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no

Leia mais

BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS

BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS BULLYING X ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO 5º AO 8º ANO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO SUL RS DANIELLE DE AVELLAR RIECK SANDRA MARA MAYER UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Departamento de Matemática Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Meios Computacionais no Ensino Professor:

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

Educando para a diversidade: como discutir homossexualidade na escola?

Educando para a diversidade: como discutir homossexualidade na escola? ANEXOS ANEXO 01 Glossário que compõe o Guia para Educadores : CENTRO PARANAENSE DE CIDADANIA - CEPAC. REIS, Toni (org.) Guia para educadores(as): Educando para a diversidade: como discutir homossexualidade

Leia mais

2º Ciclo do Ensino Básico

2º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico a cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade

Leia mais

maira@datapopular.com.br Metodologia Fase Quantitativa Questionário online com universitários Fase Qualitativa Universitários e especialistas 1.823 entrevistas 99% dos universitários brasileiros acessam

Leia mais

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS / e CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS ESTADO DE SÃO PAULO, aos 12 de novembro de 2013. Indicação n 3 80 13 Senhor Prefeito. Atendendo parecer da Comissão de Justiça e Redação e nos termos da Resolução n 09

Leia mais

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP

Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida da ARS Algarve, IP Programas de Intervenção Precoce Prevenção Procedimentos disciplinares Envolvimento dos Media Sucesso Educativo Apoio Psicossocial

Leia mais

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O termo inglês bullying não possui tradução em língua portuguesa. Seu significado complexo tem, no mais, desautorizado as tentativas de substituição já tentadas em outros idiomas,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE QUELUZ-BELAS PLANO DE AÇÃO PARA A PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA 2016/17 CÓDIGO DE CONDUTA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE QUELUZ-BELAS PLANO DE AÇÃO PARA A PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA 2016/17 CÓDIGO DE CONDUTA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE QUELUZ-BELAS PLANO DE AÇÃO PARA A PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA 2016/17 CÓDIGO DE CONDUTA 1. INTRODUÇÃO A indisciplina nega a plena educação e limita as aprendizagens, seja pela incidência

Leia mais

comportamento escolar dos alunos

comportamento escolar dos alunos Influência da origem sócio-cultural no comportamento escolar dos alunos O nosso carácter é o resultado da nossa conduta. (Aristóteles) enquadramento > Breve alusão à comunidade, à escola, comportamentos,

Leia mais

porque somos todos diferentes

porque somos todos diferentes porque somos todos diferentes OBSERVATÓRIO DA INDISCIPLINA registar objetivo recolher tratar informação referente às ocorrências e participações de indisciplina e violência em contexto escolar. ALuNos

Leia mais

Escola secundária de S. Pedro da Cova BULLYING. Trabalho realizado por: Joana Aurora e Sara Sousa

Escola secundária de S. Pedro da Cova BULLYING. Trabalho realizado por: Joana Aurora e Sara Sousa Escola secundária de S. Pedro da Cova BULLYING Trabalho realizado por: 1 Joana Aurora e Sara Sousa INTRODUÇÃO Este trabalho foi realizado na disciplina de área de projecto. Este trabalho tem como objectivo

Leia mais

BULLYING HOMOFÓBICO NO PRIMEIRO CICLO DE ENSINO

BULLYING HOMOFÓBICO NO PRIMEIRO CICLO DE ENSINO BULLYING HOMOFÓBICO NO PRIMEIRO CICLO DE ENSINO INTRODUÇÃO Carlos Eduardo Maia da Silva 1 Carina Aparecida Lima Nunes 2 Ana Claúdia da Silva Rodrigues 3 O trabalho foi desenvolvido por meio da observação

Leia mais

Os ambientes em torno da criança e do adolescente. 2.3 Maus-tratos à criança: consequências emocionais

Os ambientes em torno da criança e do adolescente. 2.3 Maus-tratos à criança: consequências emocionais Páginas para pais: Os ambientes em torno da criança e do adolescente 2.3 Maus-tratos à criança: consequências emocionais Introdução Todos os pais necessitam de impor regras e podem desta forma intimidar

Leia mais

BULLYING: DOENÇA SOCIAL REMÉDIO: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA ÉTICA E MORAL

BULLYING: DOENÇA SOCIAL REMÉDIO: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA ÉTICA E MORAL BULLYING: DOENÇA SOCIAL REMÉDIO: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA ÉTICA E MORAL A REALIDADE DO BULLYING CONTEXTOS ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA CASA RUA PRESENÇA COMUM DO BULLYING FORMAS PSICOLÓGICA E MORAL FÍSICA

Leia mais

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7 Versão: 1 (30-11-15) Pág. 3/7 PREÂMBULO A APPACDM de Coimbra, com o presente Código de Conduta para prevenção e combate da prática de assédio no trabalho, pretende constituir nos termos da Lei n.º 73/2017

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

3.1 Problemas de comportamento na criança e no adolescente

3.1 Problemas de comportamento na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.1 Problemas de comportamento na criança e no adolescente Introdução A criança manifesta os sentimentos face ao mundo que a rodeia através do seu

Leia mais

Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng

Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Professor: Carlos Rocha Alunos: Elias Junior Emerson Max Cyberbullyng Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o

Leia mais

Determinação e tipificação da medida disciplinar

Determinação e tipificação da medida disciplinar Determinação e tipificação da medida disciplinar 1. Na determinação da medida corretiva ou medida disciplinar sancionatória a aplicar, deve ter-se em consideração a gravidade do incumprimento do dever

Leia mais

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV LEI Nº 4.681, DE 30 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas do Município de Valinhos. MARCOS

Leia mais

COMO PREVENIR O BULLYING

COMO PREVENIR O BULLYING COMO PREVENIR O BULLYING PULGUINHAS Uma vez identificado o problema importa saber como devemos reagir e o que pode ser feito para prevenir e evitar de raiz as situações de bullying que envolvam as nossas

Leia mais

M E D I D A S D I S C I P L I N A R E S. T i p i f i c a ç ã o d a s I n f r a ç õ e s e M e d i d a s D i s c i p l i n a r e s a A p l i c a r

M E D I D A S D I S C I P L I N A R E S. T i p i f i c a ç ã o d a s I n f r a ç õ e s e M e d i d a s D i s c i p l i n a r e s a A p l i c a r Entrar ou sair da sala de aula de forma desordeira. Advertência, pelo professor da disciplina. Voltar a entrar ou a sair de forma correta. LIGEIRA Chegar atrasado à aula. Não trazer o material necessário

Leia mais

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE cob.org.br O que é assédio? De forma simplificada, assédio pode ser entendido como qualquer comportamento abusivo ou agressivo de uma pessoa,

Leia mais

Jovens de 21 anos têm três vezes mais escolarização. do que os pais PB/9

Jovens de 21 anos têm três vezes mais escolarização. do que os pais PB/9 Jovens de 21 anos têm três vezes mais escolarização do que os pais PB/9 Jovens de 21 anos têm três vezes mais escolarização do que os pais Dados mostram que o valor da educação está muito bem incorporado

Leia mais

Barómetro APAV INTERCAMPUS Perceção da População Portuguesa sobre Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying Preparado para: Associação

Barómetro APAV INTERCAMPUS Perceção da População Portuguesa sobre Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying Preparado para: Associação 1 Barómetro APAV Perceção da População Portuguesa sobre Stalking, Cyberstalking, Bullying e Cyberbullying Preparado para: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) Junho de 2013 2 Índice 2 Metodologia

Leia mais

Maria Angélica Silveira* Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas*

Maria Angélica Silveira* Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas* Diagnóstico E Gestão Do Bullying Como Condição Para Melhoria Dos Indicadores De Bem-Estar Psicossocial Na Educação Básica- Necessidade De Investigação E Intervenção No Contexto Amazônico/Manaus Maria Angélica

Leia mais

Diretrizes da Política Escolar para os pais de novos alunos

Diretrizes da Política Escolar para os pais de novos alunos Diretrizes da Política Escolar para os pais de novos alunos Este folheto irá dar-lhe uma ideia do conteúdo das políticas escolares. Pode pedir uma cópia do folheto no seu idioma. Este folheto encontra-se

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais ISSN 2359-1277 BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS Lueni Alves Porto, lueniporto2@gmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Introdução Atualmente o bullying é um dos principais desafios da rotina escolar. A palavra bullying não tem tradução exata para o português,

Leia mais

Relac aõ de crianc as e adolescentes com a Internet: conectividade. mobilidade

Relac aõ de crianc as e adolescentes com a Internet: conectividade. mobilidade Valores Absorção, nem sempre com elaboração do WHAT S, FACE, INSTAGRAN, MSG, SNAP, YOUTUBE. MUNDO VIRTUAL Luci Pfeiffer Relac aõ de crianc as e adolescentes com a Internet: conectividade mobilidade Exposição

Leia mais

Na Internet (hi5, Facebook, Messenger, Picasa ) que informações posso dar?

Na Internet (hi5, Facebook, Messenger, Picasa ) que informações posso dar? Concurso 1 Na Internet (hi5, Facebook, Messenger, Picasa ) que informações posso dar? 1. Nome, morada, telefone, password 2. Nick, e-mail, clube de futebol preferido 3. Escola, piscina, local de férias

Leia mais

informativo Programa Mais a todo vapor Dia Mundial da Saúde Principal Fique por dentro Carreira Aconteceu

informativo Programa Mais a todo vapor Dia Mundial da Saúde Principal Fique por dentro Carreira Aconteceu 25ª Edição Quinta-feira 18 de abril de 2013 informativo Principal Programa Mais a todo vapor Colaboradores da obra LT 500 kv Bom Despacho 3 / Ouro Preto 2 e subestações associadas já estão se esforçando

Leia mais