INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS
|
|
|
- Rodrigo Aquino Domingos
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (CASA DE THOMAZ COELHO/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 2004/ DE NOVEMBRO DE 2004 APROVO DIRETOR DE ENSINO COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO PRESIDENTE MEMBRO MEMBRO 01. Duração da prova: 02 (duas) horas. INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS 02. O candidato tem 10 (dez) minutos iniciais para tirar dúvidas, somente quanto à impressão. 03. Esta prova é constituída de 01 (um) Caderno de Questões, 01 (um) Caderno de Redação e 01 (um) Cartão de Respostas. 04. No Cartão de Respostas, CONFIRA seu nome, número de inscrição e a série; em seguida, assine-o. 05. Esta prova contém a) 20 (vinte) itens, distribuídas em 16 (dezesseis) folhas, incluindo a capa. Cada item admite uma única resposta, valendo 0,3 (três décimos), totalizando 6,0 (seis pontos). b) 01 (uma) redação, valendo 4,0 (quatro) pontos. 06. Marque cada resposta com atenção. Para o correto preenchimento do Cartão de Respostas, observe o exemplo abaixo. 00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano? (A) Veia pulmonar direita Como você sabe, a opção correta é D. Marca-se a resposta da seguinte maneira (B) Veia cava superior (C) Veia cava inferior A B C D E (D) Artéria pulmonar (E) Artéria aorta As marcações deverão ser feitas, obrigatoriamente, com caneta esferográfica azul ou preta. 08. Não serão consideradas marcações rasuradas. Faça-as como no modelo acima, preenchendo todo o interior do retângulo-opção sem ultrapassar os seus limites. 09. O candidato só poderá deixar o local de prova após o decurso de 80 (oitenta) minutos, o que será avisado pelo fiscal. 10. Após o aviso acima e o término do preenchimento do Cartão resposta, retire-se da sala entregando Cartão de Respostas e o Caderno de Redação ao Fiscal. 11. O Candidato poderá levar o Caderno de Questões. 12. Aguarde a ordem para iniciar a prova. Boa prova!
2 TEXTO 01 E como nascia Destino é assim. Eu nascia num clima de glória. Ternura me envolvia. Até inveja... As colegas, com essa intuição própria das bolas, sentiam que não se tratava de mera questão de rotina. Quem havia chegado, quem bombeava, quem tão a sério me enchia não era um simples e vil balconista, era o próprio Destino! Havendo no recinto tantas bolas, cheias ou por encher, preparadas ou não, uma parecia pré-manipulada para aquele instante. Eu própria tive esse palpite, apesar da minha inexperiência. É agora! pensei, enquanto o homem me colocava, redonda e feliz, no mostruário. Posso ver essa bola? perguntou uma voz humana. Pois não, cavalheiro. disse outra voz. Olhei. O instrumento do Destino, que acabava de entrar, me contemplava, fascinado. O balconista me passou, rápido, para suas mãos. Estão vendendo por quanto? perguntou o simpático instrumento. O rapaz deu o preço. O destino aceitou. É minha. Eu levo. Quer que embrulhe? Nem é preciso. Daqui a pouquinho ela começa a trabalhar. Pagou e saiu comigo, sem me dar tempo de um simples tchau às minhas colegas desempregadas, que morriam de inveja. Eu ia fazer o quê? Trabalhar em quê? Ainda não sabia. Mas um dos sonhos da minha vida já estava realizado: o cavalheiro acabava de entrar comigo, todo lampeiro, num daqueles monstros que me enchiam a vista quando passavam em frente á loja, atropelando ou pondo o povo a correr... (Orígenes Lessa. A greve das bolas. Rio de Janeiro, Nórdica, 1981.p14-16)
3 TEXTO 02 Teco Teco Teco, teco, teco teco Teco na bola de gude Era o meu viver Quando criança no meio da garotada Com a sacola do lado Só jogava pra valer Não fazia roupas de boneca Nem tão pouco convivia Com as garotas do meu bairro Que era natural Subia em postes, soltava papagaio Até meus quatorze anos Era esse o meu mal Com a mania de garota folgazã Em toda parte que eu passava Encontrava um fã Quando havia festa na capela do lugar Era a primeira ser chamada para ir cantar Assim vivendo eu vi meu nome ser falado Em todo canto em todo lado Até por quem nunca me viu E hoje a minha grande alegria É cantar com cortesia Para o povo do Brasil (Pereira da Costa / Milton Villela)
4 TEXTO 03 Com o mundo nas mãos Bernardo tem 5 anos, mas já sabe da existência do Japão. E aponta para o céu com o dedo: É atrás daquele teto azul que fica o Japão? Tenho de explicar-lhe que aquilo é o céu, não é teto nenhum. Mas então, o céu não é o teto do mundo? Não: o céu é o céu. O mundo não tem teto. O azul do céu é o próprio ar. O Japão fica lá embaixo e apontei para o chão: O mundo é redondo feito uma bola. Lá para cima não tem país mais nenhum não, só o céu mesmo, mais nada. Ele fez uma carinha aborrecida, um gesto de desilusão: Então este Brasil é mesmo o fim do mundo. Daqui pra lá não tem mais nada... Difícil de lhe explicar o que até mesmo a mim parece meio esquisito: o mundo redondo, o Japão estar lá embaixo, os japoneses de cabeça pra baixo, como é que não caem? Às vezes, andando na rua e olhando para cima, eu mesmo tenho medo de cair. Na primeira oportunidade compro e trago para casa um mapa-múndi: um desses globos terrestres modernos, aliás de fabricação japonesa, feitos de matéria plástica e que se enchem de ar, como os balões. O menino não lhe deu muita importância, quando apontei nele o Japão e a Inglaterra, o Brasil e os países todos. Limitou-se a fazê-lo girar doidamente, aos tapas, até que se desprendesse do suporte de metal. Logo se dispôs a sair jogando futebol com ele, não deixei. Consegui convencê-lo a destruir outro brinquedo, o secador de cabelo da mamãe, por exemplo, que faz um ventinho engraçado e assim que me vi só, tranqueime no meu escritório párea apreciar devidamente a minha nova aquisição. Com o mundo nas mãos, descobri coisas de espantar. Descobri que a Coréia é muito mais lá para cima do que eu imaginava uma espécie de penduricalho da China, ali mesmo no costado do Japão. O que é que os Estados Unidos tinham de se meter ali, tão longe de casa? O Vietnã nem me fale: uma tripinha de terra ao longo do Laos e do Camboja. Aliás, a confusão de países por ali, eu vou te contar. Tem a Tailândia e tem Burma, dois países de pernas compridas, tem a Malásia, a Indonésia. A Tasmânia não tem. Pelo menos não encontrei. Continua sendo para mim apenas a terra daquele selo enorme que em menino era o melhor da minha coleção. Dou um piparote no mundo e ele gira diante de meus olhos, para que eu descubra o que é mais que tem. Outra confusão é ali nas Arábias, onde o pau anda comendo: Síria, Líbano, Saudi-Arábia, Iêmen, e o diabo de um país cor de-rosa chamado Hadramaut de que nunca ouvi falar. Estou ficando bom de Geografia.
5 Duvido que alguém me diga onde fica Andorra. A última pessoa a quem perguntei me disse que ficava nos limites de Aznavour. Pois fica é logo aqui, encravada entre a França e a Espanha, um paisinho de nada, vê que pode. E fez aquele sucesso todo no Festival da Canção. Em compensação a Antártida é muito maior do que eu pensava, ocupa quase todo o Pólo Sul. E é bem no centro dela que eu tenho de soprar para encher o mundo. De repente me veio uma idéia meio paranóide. De tanto apalpar o globo de plástico, ele acabou meio murcho, acho que o ar está se escapando. E quando me disponho a enchê-lo de novo, imagino que eu seja um ser imenso solto no espaço, botando a boca no mundo para enchê-lo com meu sopro. O nosso planeta é mesmo uma bolinha perdida no cosmo, e do tamanho desta que tenho nas mãos é que os astronautas devem tê-lo visto da lua: uma linda esfera de manchas coloridas, com seus oceanos cheios de peixes e singrados por navios, as cidades agarradas aos continentes, ruas cheias de automóveis, casas cheias de gente, o ar riscado de aviões, de gaivotas, e de urubus...tudo isso pequenino, insignificante, microscópico, os homens se explorando mutuamente, se maltratando, se assassinando para colher um segundo de satisfação ao longo dos séculos de História, não mais que alguns minutos em face da eternidade. Que aventura mais temerária, a de Deus, escolhendo caprichosamente este lindo e insignificante planetinha para ele enviar através dos espaços o seu Filho feito homem, com a missão de redimir a nossa pobre humanidade. Faço votos que tenha valido a pena e que um dia ela se veja redimida. Até lá, este mundo não passará mesmo de uma bola, como esta que meu filho, irrompendo alegremente no escritório, me arrebata das mãos e sai chutando pela casa. (Fernando Sabino.Deixa o Pedro falar. Rio de Janeiro, Record, 1976)
6 Sobre o texto 1, marque a resposta correta: 1 - Segundo o texto lido, pela expressão "o instrumento do destino" (linha 17), podese entender que se trata de: A) Uma expressão equivalente a "era uma vez". B) Um balconista que colocava a bola no mostruário. C) Uma maneira de o narrador se dirigir aos leitores. D) A forma própria de um diálogo formal da autora. E) Um provável comprador que interroga o balconista. 2 - Marque a afirmação incorreta, segundo o que você leu no texto 1. A) A protagonista está descontente de tudo na vida por causa da inveja que a envolve. B) A protagonista consegue realizar uma das aspirações de sua vida. C) A protagonista, apesar de inexperiente, mostra-se bastante otimista em relação ao seu futuro. D) A protagonista, segundo o tom otimista do texto, está destinada à glória. E) A protagonista era alvo da inveja das colegas que continuavam desempregadas.
7 3 - Pode-se dizer que a idéia principal do texto 1 é: A) A vida de uma bola independe da sorte. B) O futuro das bolas está subordinado a uma questão de rotina. C) O nascimento de uma bola está condicionado a fatores como: glória, ternura e inveja. D) A vida de uma bola faz-se independente de sua vontade: é determinada pelo destino. E) As bolas são donas de suas vidas 4 - Com relação aos personagens do texto 1, podemos afirmar que: A) A personagem principal é o Destino, numa narrativa unipessoal. B) A bola é uma personagem secundária, num texto que apresenta foco narrativo interno ( 1 a pessoa). C) Personagem principal e narrador se fundem, numa narrativa em 1 a pessoa. D) A personagem principal é o narrador- protagonista, representado pela bola. E) Observa-se uma macrossintaxe textual, que desloca o narrador para a função de personagem.
8 5 - "O instrumento do Destino, que acabava de entra, me contemplava, fascinado. (linha 17) As duas primeiras vírgulas do trecho acima, retirado do Texto1, justificam-se porque separam: A) Um vocativo. B) Um aposto. C) Um advérbio. D) Um pleonasmo. E) Uma explicação. Sobre o texto 2, marque a resposta correta: 6 - Com relação ao texto 2, temos como correta a seguinte afirmativa: A) O poema lido é descritivo, pois expõe minuciosamente detalhes da infância. B) O poema lido é descritivo, pois argumenta sobre teses acerca da infância. C) O poema lido é narrativo, pois conta a trajetória de um eu-poético feminino, a partir de sua infância. D) O poema lido é narrativo, pois expõe a infância e a adolescência, através de universos descritivos. E) O poema lido é um texto de opinião, pois argumenta sobre teses acerca da infância, através de contextos excludentes.
9 7 - Podemos afirmar que um dos temas que perpassam o texto "Teco teco" é: A) A pobreza dos meninos. B) A passagem do tempo. C) A solidão do poeta. D) A atuação dos políticos. E) A carência alimentar 8 - É correto afirmar que, em relação ao eu-lírico do poema, os versos "Quando havia festa na capela do lugar/era a primeira a ser chamada para ir cantar" denotam: A) Sabedoria B) Gratidão C) Medo D) Subserviência E) Popularidade
10 9 - Marque a alternativa na qual o vocábulo destacado tenha a mesma classe gramatical de viver em "Era o meu viver". A) Viver bem era tudo o que ela queria. B) "Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. C) A felicidade dela era enorme. D) Sofria porque vivia só. E) Vivia para sofrer. Sobre o texto 3, marque a resposta correta: 10 - As palavras e expressões podem assumir livres e amplos significados, que podem ser depreendidos ao longo do texto, ou em trechos isolados nas quais elas apareçam. Isso acontece com a expressão "botando a boca no mundo" (l. 47). Sabendo disso, marque a afirmativa incorreta: A) O narrador também utiliza a expressão em seu sentido literal, denotativo, para expressar a ação de encher de ar o globo de plástico que representa o mundo. B) O narrador também utiliza a expressão em seu sentido figurado, conotativo, ou seja, ao "botar a boca no mundo", ele aproveita o texto para reclamar de certas atitudes do ser humano,como a mania que os homens têm de se explorarem mutuamente. C) O narrador apenas utiliza a expressão para deixar claro que o menino, ao manusear o globo, não teve o devido cuidado, fazendo o murchar. Dessa forma, ele, o narrador, precisou "botar a boca" no mundo para enchê-lo. D) O narrador imaginou-se, por instantes, como um ser imenso solto no espaço, botando a boca no mundo para enchê-lo com seu sopro, sendo que ele mesmo considerou essa idéia meio esquisita. E) Todas as afirmativas acima estão corretas.
11 11 - As relações de sentido entre elementos de um texto, muitas vezes, fazem com que a interpretação de um termo dependa de outro ao qual faz referência. A significação do advérbio lá (linha 59) estabelece entre as idéias relacionadas um sentido de : A) oposição B) tempo C) lugar D) alternância E) adição 12- "O nosso planeta é mesmo uma bolinha perdida no cosmo, e do tamanho desta que tenho nas mãos é que os astronautas devem tê-lo visto da lua: uma linda esfera de manchas coloridas, com seus oceanos cheios de peixes e singrados por navios, as cidades agarradas aos continentes, ruas cheias de automóveis, casas cheias de gente, o ar riscado de aviões, de gaivotas, e de urubus..." (linhas ). No período acima, podemos substituir os dois pontos por uma vírgula, explicitando-se melhor o sentido entre as orações pelo acréscimo do vocábulo: A) portanto B) e C) como D) pois E) embora
12 13- Analise as relações semânticas (de sentido) existentes entre as orações dos períodos abaixo e assinale a opção que apresenta a seqüência correta. I- "Bernardo tem 5 anos, mas já sabe da existência do Japão. II- "O menino não lhe deu muita importância, quando apontei nele o Japão e a Inglaterra." III- "Logo se dispôs a sair jogando futebol com ele, não deixei." IV- "Ele gira diante de meus olhos, para que eu descubra o que é que mais tem." V- "De tanto apalpar o globo o globo e plástico, ele acabou meio murcho." VI- "Enviar através dos espaços o seu Filho feito homem, com a missão de redimir a nossa pobre humanidade. A) I oposição; II tempo; III tempo; IV- finalidade; V causa;vi- finalidade B) I- adição; II- tempo; III- conclusão; IV - finalidade; V- explicação; VI- companhia. C) I- adição; II- causa; III- conclusão; IV- conseqüência; V- conseqüência; VI- companhia D) I- oposição; II- tempo; III- conclusão; IV- conseqüência; V- conseqüência; VI- finalidade E) I- oposição; II- tempo; III- tempo; IV- finalidade; V- conseqüência; VI- finalidade
13 14- Com base no texto 3, marque a opção que apresenta significado incorreto para as palavras. A) Suporte (linha 22) - Aquilo em que algo se firma. /apreciar (linha 25) estimar, prezar. B) Penduricalho (linha 28) coisa pendente, balangandã. / piparote ( linha 34) pancada que se dá com a cabeça do dedo médio apoiada sobre o polegar. C) Encravada ( linha40) fixada, pregada / cosmo ( l. 49) universo D) Singrados (l.51) tirar sangue por punção, extorquir, magoar / redimida (l.59) redescontada, redil, aprisco E) irrompendo (l. 60) irromper, entrar com ímpeto, aparecer de repente. Arrebata ( l. 61) tirar com violência, arrancar, desprender. 15- Assinale a opção na qual todas as palavras são acentuadas pela mesma regra gramatical. A) céu, Coréia, idéia, paranóide B) existência, próprio, espécie, Japão C) matéria, importância, Indonésia, Líbano D) aliás, até, é, alguém E) convencê-lo, fazê-lo, enchê-lo
14 16- "Dou um piparote no mundo e ele gira diante de meus olhos.(l 34 e 35) Podemos reescrever o trecho acima, sem que haja alteração de sentido, da seguinte forma: A) Dou um piparote no mundo logo ele gira diante de meus olhos. B) Dou um piparote no mundo. Ele gira diante de meus olhos. C) Ora dou um piparote no mundo, ora ele gira diante de meus olhos. D) Dou um piparote no mundo quando ele gira diante de meus olhos. E) Quando dou um piparote no mundo, ele gira diante de meus olhos. 17- "Tranquei-me no escritório para apreciar devidamente a minha nova aquisição. A palavra destacada indica: A) Obrigação B) Escusa C) Dever D) Conveniência E) Restrição
15 18- Sabe-se que o verbo é a classe gramatical que mais se flexiona, exprimindo ação, estado ou fenômenos, bem como localizando o fato expresso no presente, no passado ou no futuro. No fragmento, "O mundo é redondo"(l. 7, texto 3), empregase o presente para: A) Expressar um fato atual. B) Expressar uma ação habitual, presente freqüentativo. C) Indicar ações e estados permanentes. D) Dar vivacidade a fatos ocorridos no passado com valor pretérito. E) Marcar um fato futuro, mas próximo. 19- Observe o seguinte trecho do texto 3: "O ar riscado de aviões, de gaivotas e de urubus..." (l.51 e 52. Nesse fragmento, o vocábulo sublinhado está: A) No sentido conotativo; indicando marcas em forma de linhas na superfície. B) No sentido conotativo; indicando rápida passagem, produzindo impressão de risco. C) No sentido denotativo; indicando esboço, projeção, desenho. D) No sentido denotativo; indicando fricção, marca, risco. E) No sentido denotativo; indicando marcas desaparecimento, vazante, vestígio.
16 A questão a seguir tem como objeto principal de análise o texto Diferente do que ocorre nos textos "Com o mundo nas mãos" e "Teco teco", no texto "E como nascia" a bola aparece personificada, assumindo atitudes humanas como pensar, por exemplo. Assinale o trecho que não serve para ilustrar essa personificação da bola. A) "Ternura me envolvia.(l. 3) B) "Eu própria tive esse palpite,..." (l. 11) C) " É minha. Eu levo." (l. 23) D) "Pagou e saiu comigo,..." (l. 26) E) " É agora! pensei,..." (l. 12) REDAÇÃO O mundo é mesmo uma bola que rola pelo espaço carregando consigo a humanidade. É a nossa casa, e dela todos deveriam cuidar, deixando de lado disputas, brigas e guerras que só agridem o planeta e aumentam as diferenças entre os seres humanos. Imagine, então, que você é um ( uma) atleta de uma modalidade esportiva que utiliza a bola ( futebol ou vôlei, por exemplo) e vai participar de um jogo pela paz em algum país bem distante geograficamente do Brasil...mas algo inesperado acontece. Narre essa aventura em 1 a pessoa, construindo um texto narrativo, (em prosa) que tenha de 25 a 30 linhas, evidenciando aspectos importantes, como tempo, espaço e personagens. Utilize a norma culta da língua para se expressar.
17 REDAÇÃO
COM O MUNDO NAS MÃOS
Veja 08/05/2013 Leia o texto para responder às questões. COM O MUNDO NAS MÃOS Bernardo tem cinco anos, mas já sabe da existência do Japão. E aponta para o céu com o dedo: É atrás daquele teto azul que
5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: COM O MUNDO NAS MÃOS
5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: Leia este texto para responder às questões de 1 a 5. COM O MUNDO NAS MÃOS Bernardo tem cinco anos, mas já sabe da existência do
00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano? (A) Veia pulmonar direita
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 004005 DE OUTUBRO DE 004 INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS 01. Duração da prova:
00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano?
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/889) CONCURSO DE ADMISSÃO À ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 006/007 DE OUTUBRO DE 006 INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS 0. Duração da prova: 0
00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano? (A) Veia pulmonar direita
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 005/006 DE OUTUBRO DE 005 INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS 01. Duração da prova:
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA
PROVA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 2012/2013 11 DE NOVEMBRO DE 2012 INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA
INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS
6º ANO 2008 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP DEPA (Casa de Thomaz Coelho / 1889) CONCURSO DE ADMISSÃO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2008/2009 18 de outubro de 2008 APROVO DIRETOR DE ENSINO
INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS
MINITÉRIO DA DEFEA EXÉRCITO BRAILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho / 1889) CONCURO DE ADMIÃO AO 1 o ANO DO ENINO MÉDIO 008/009 18 DE OUTUBRO DE 008 APROVO DIRETOR DE ENINO COMIÃO DE ORGANIZAÇÃO PREIDENTE
00. Qual o nome do vaso sangüíneo que sai do ventrículo direito do coração humano? (A) Veia pulmonar direita
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP - DEPA (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 2004/2005 23 DE OUTUBRO DE 2004 INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS 01. Duração
INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS
1º ANO 009 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP DEPA (Casa de Thomaz Coelho / 1889) CONCURSO DE ADMISSÃO AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO 009/010 18 de outubro de 009 APROVO DIRETOR DE ENSINO COMISSÃO
OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE
1 OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE TRABALHAVA FICAVA NO ALTO DE UM MORRO, DE ONDE SE AVISTAVA
Piadas com Dez Mil Anos
Piadas com Dez Mil Anos???? O Crava e a Matemática Diz o Crava para a Ruby: Este ano vou chumbar a Matemática! Porque é que dizes isso? perguntou a Ruby. Ora respondeu o Crava, é tão certo como dois mais
1.º C. 1.º A Os livros
1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque
(Revista Recreio. São Paulo Abril, outubro de 2001, ano 2, n. 83)
PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 A Bola Ontem e Hoje
Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP
Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis ISRC BR MKP 0400448 No meu viver, quero buscar e conhecer O amor sem par de de um certo alguém Que soube amar e perdoar como ninguém Meu coração, já entreguei Se sou
Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens
SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA
2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começou ontem a semana de oração pelos seminários. Nesta semana, a nossa turma tem a missão de rezar por todos os seminaristas e por aqueles que os acompanham
CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II
CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ALINE PELLEGRINO II (depoimento) 2014 FICHA TÉCNICA ENTREVISTA CEDIDA PARA PUBLICAÇÃO NO REPOSITÓRIO DIGITAL
LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO
LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES
- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha
2.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / 1. Lê o texto todo com muita atenção. Avaliação da minha
MOMENTOS POÉTICOS. Ademilson B dos Santos
MOMENTOS POÉTICOS Ademilson B dos Santos Momentos Poéticos A Ademilson Batista dos Santos Bairro: Parque dos Estados Rua: Curitiba 163 Louveira SP Segredos Segredos são segredos, Não se podem revelar.
Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019
Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Pronomes;
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RUBELITA - EDITAL 1/2014 -
CADERNO 001 26/07/2015 9 Horas CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RUBELITA - EDITAL 1/2014 - ESTE CADERNO DE PROVAS DESTINA-SE AOS CANDIDATOS AOS SEGUINTES CARGOS:
Uma história escrita pelo dedo de Deus!
Uma história escrita pelo dedo de Deus! João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" Assim começa
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 14 / 3 / 2018 SOCOOOORRO! TEM UMA BRUXA NA MINHA JANELA! Certa manhã, ao abrir a janela do
O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em
O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.
LÍNGUA PORTUGUESA I EMI 1º ANO. Prof. Andriza
LÍNGUA PORTUGUESA I EMI 1º ANO Prof. Andriza [email protected] Ementa da disciplina: Revisão da gramática aplicada ao texto oral e escrito: Fonética; regras de acentuação, ortografia (Novo
DISCURSO DIRETO E INDIRETO
DISCURSO DIRETO E INDIRETO O discurso direto reproduz a fala diretamente, usando dois-pontos, vírgula ou travessão. A moça disse: Este livro é meu. Este livro é meu, disse a moça. Este livro, disse a moça,
DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C E x - D E P A COLÉGIO MILITAR DE MANAUS. Manaus-AM, 17 de outubro de 2010
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C E x - D E P A COLÉGIO MILITAR DE MANAUS Manaus-AM, 17 de outubro de 010 CONCURSO DE ADMISSÃO 010/011 MATEMÁTICA PREENCHIDO PELO CANDIDATO Nº de inscrição
Universo Negro. Renato. F. Marques
Universo Negro Renato. F. Marques Capa: Henrique Galdi Quel Revisão ortográfica: Renato F. Marques e Henrique Galdi Quel Nova ortografia da língua portuguesa *Esta versão é apenas uma amostra do livro
PRESTEM ATENÇÃO EM MIM
NAÃO! PRESTEM ATENÇÃO EM MIM Com as amigas a conversar D. Olivia comentava Que Joãozinho seu filho Era criança difícil Pra não dizer impossível E só sabia reclamar, Na hora da refeição Tivesse o que tivesse
a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:
PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO
O Principezinho. Antoine de Saint-Exupéry. com aguarelas do autor
Antoine de Saint-Exupéry com aguarelas do autor ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY 10 Então, pensei muito nas aventuras da selva e, com um lápis de cor, consegui fazer o meu primeiro desenho. O meu desenho número
TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I.
NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 05 / 07 / 2017 TEXTO I EU, O LIVRO Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil
RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto.
RETOMADA 01 Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. 1. Na sala, você produziu um poema visual chamado caligrama.
Colégio Santa Dorotéia
Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 9 / 2017 LEIA o texto a seguir: OSCAR NIEMEYER:
1. OUÇAM A PRIMAVERA!
1. OUÇAM A PRIMAVERA! Na Mata dos Medos há uma pequena clareira dominada por um pinheiro-manso 1 muito alto. É o largo do Pinheiro Grande. Um pássaro que por lá passarou pôs-se a cantar e acordou o Ouriço,
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA:
ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TURMAS: ABCDE ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo
A opção correta é D. Marca-se a resposta da seguinte maneira:
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2017/2018 PROVA DE MATEMÁTICA 10
A opção correta é D. Marca-se a resposta da seguinte 00 A B C D E
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO DE ADMISSÃO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2014/2015 PROVA DE MATEMÁTICA 21
CANTINHO MISSIONÁRIO EBF 2019 Missionária Jô
CANTINHO MISSIONÁRIO EBF 2019 Missionária Jô Nome: Josimeire de Sousa Andrade Idade: 50 anos Natural: Timon MA Filiação: Maria Dalva de Sousa Profissão: Artesã (Crochê, bordados e artes em geral) Sou de
Ziraldo O SEGREDO DE. (com desenhos especiais de Célio César)
Ziraldo O SEGREDO DE (com desenhos especiais de Célio César) http://groups.google.com/group/digitalsource Era uma vez uma letra que era muito interessante e que se chamava Úrsula. Parece nome de estrela
PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA. CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO. Nome do Candidato: Nº de Inscrição:
PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, CARPINTEIRO, ELETRICISTA CIVIL, PEDREIRO. Nome do Candidato: Nº
DOURADINHO, O DISTRAÍDO
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):
Chico. só queria ser feliz. Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5
3 4 Chico só queria ser feliz Ivam Cabral Ilustrações: Marcelo Maffei 5 6 Para Cacilda e Mocinha, com amor 7 8 Fazia um tempo que Chico, o labrador caramelo, percebia o movimento estranho que vinha de
Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta
Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira
Olhares. Rosângela Trajano. 2 - Por que não permitimos que os outros se aproximem de nós? 4 O que são as coisas mais simples do mundo para você?
Olhares Ando pelas ruas e a multidão quase esbarra em mim. Tenho certeza que se me deitasse no chão seria pisoteada. As pessoas não olham mais para o chão, aliás as pessoas não olham mais nem para si mesmas.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CLIN COMPANHIA DE LIMPEZA URBANA DE NITERÓI
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CLIN COMPANHIA DE LIMPEZA URBANA DE NITERÓI Concurso Público destinado ao provimento de cargos da
Carlota pintava de pintinhas os sonhos que tinha ao acordar. Todas as manhãs, à sua mãe dizia: só mais um bocadinho, que estou a sonhar. A mãe saía.
Carlota pintava de pintinhas os sonhos que tinha ao acordar. Todas as manhãs, à sua mãe dizia: só mais um bocadinho, que estou a sonhar. A mãe saía. Regressava minutos depois e com as mantas na cabeça
UMA HISTÓRIA DE AMOR
UMA HISTÓRIA DE AMOR Nunca fui de acreditar nessa história de amor "á primeira vista", até conhecer Antonio. Eu era apenas uma menina, que vivia um dia de cada vez sem pretensões de me entregar novamente,
INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS
MINITÉRIO D DEFE EXÉRITO RILEIRO DEP - DEP (asa de Thomaz oelho / 1889) ONURO DE DMIÃO O 1 o NO DO ENINO MÉDIO 007/008 0 DE OUTURO DE 007 PROVO DIRETOR DE ENINO OMIÃO DE ORGNIZÇÃO PREIDENTE MEMRO MEMRO
Suelen e Sua História
Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BODOQUENA-MS INSTRUÇÕES 01. Leia atentamente as instruções. Não manuseie este caderno de provas até receber
Cifras de Beth Carvalho por André Anjos
Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/beth-carvalho/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo 1800 Colinas.....................................
ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos
ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância
Deixo meus olhos Falar
Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1º Edição Maio de 2013 WWW.perse.com.br 1 Tânia Abrão Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: [email protected] Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão
Regência Nominal e Verbal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.
Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Quando o Sol se apaixonou pela Lua Letícia Cruz RA00178896 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho
Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este
Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre
Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:
LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 Aluno (a): Série: 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2015. Referências para estudo: Capítulos 4 (A construção do sentido) e 5 (Efeitos de Sentido) do Livro
ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.
PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira
5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016
4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.
ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E
ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA
LIDERE SUA VIDA. Equipe de $USEXO. Thais Plaza
LIDERE SUA VIDA Thais Plaza 11 98229-6337 LIDERE SUA VIDA Você é o responsável pelo seu sucesso Equipe Líder NOME DO(A) LÍDER(A) Quem sou eu? Aonde estou? Aonde quero chegar? Quem não sabe o que quer,
Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC
Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,
O Super Juquinha. Comédia de Pedro Bandeira Personagens: Juquinha, Carlota
O Super Comédia de Pedro Bandeira Personagens:, Cenário: Uma estante, em cima da qual, bem à vista da plateia, está um boné, com as iniciais SJ. Uma cadeira, sobre a qual há uma capa vistosa, do Super.
MEU JARDIM DE TROVAS
ANGÉLICA DA SILVA ARANTES MEU JARDIM DE TROVAS PRIMEIRA EDIÇÃO / 2011-1 - SINOPSE: Com intensidade tem se falado sobre o tema trova, acontece que nem todas as pessoas sabem o que é tecnicamente uma trova.
Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula:
Indica uma pequena pausa, em que a voz fica em suspenso, para logo depois retomar a continuação do período. Usa-se virgula: 1. No interior de uma oração para destacar : Conjunções Ex.: Chovia muito, entretanto,
PSY: Você também tratou muito dela quando viviam as duas. A: Depois não percebe que tem de ir apresentável! Só faz o que lhe apetece!
Anexo 3 SESSÃO CLÍNICA - A PSY: Então como tem andado? A:Bem. Fomos as três a Fátima, foi giro. Correu bem, gosto de ir lá. Tirando a parte de me chatear com a minha irmã, mas isso já é normal. Anda sempre
Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/ :19:05 11/06/ :19:05
Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/2012 16:19:05 Minha_Vida_Agora.indd 8 11/06/2012 16:19:06 1 Meu nome é Elizabeth, mas ninguém nunca me chamou assim. Meu pai deu uma olhada em mim quando nasci e
Caderno de Prova PR01. Educação Infantil. prova dissertativa. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 001/2009 Caderno de Prova prova dissertativa PR01 Professor de Educação Infantil Dia: 8 de novembro de 2009 Horário: das
AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE VEM DE DOM! AMA, AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE VEM DE DOM!
AMA QUE É BOM! Lugar: Itacaré (BA) Data: 10/12/2009. Estilo: Fado baiano Tom: Fá sustenido menor (F#m) Estúdio: 18/12/11 QUE É BOM! QUE VEM DE DOM! QUE É BOM! QUE VEM DE DOM! UM POUCO MAIS QUEM AMA NA
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas
ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E
ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA
Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?
Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos
PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS. Nome do Candidato
PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO EDITAL N.º 01/2015 CADERNO DE PROVAS Nome do Candidato Número de Inscrição - Assinatura do Candidato Instruções LEIA COM ATENÇÃO 1. Este Caderno de Provas, com páginas numeradas
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA EDUARDA KNAIP ALVES DA FONSECA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I Capítulo XIII Capitu De repente, ouvi bradar
Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria
Bebel tem Dia de Princesa e realiza sonho de ir à pizzaria Há alguns anos, o Centro de Uberaba foi presenteado por uma personalidade marcante, de sorriso largo, que gosta de dançar, conversar, rir e tenta
FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE
FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE Concurso Público da Prefeitura Municipal de Porto da Folha PORTUGUÊS MATEMÁTICA CARGO: VIGILANTE INSTRUÇÕES Ao receber este caderno de prova verifique
Estrutura da narração
Narração Conceito: A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. Não se esqueça que tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a
Unidade 10 Sinais de Pontuação
UNIDADE 10 Os sinais de pontuação servem para marcar pausas (a vírgula, o ponto-e-vírgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamação, o ponto de interrogação, etc.). Geralmente, estão ligados
Centro Educacional Maristella. Associação Beneficente das Filhas de Sant'Ana
Centro Educacional Maristella Associação Beneficente das Filhas de Sant'Ana Rua: Desembargador Régulo Tinoco, 1401 Barro Vermelho. CEP: 59.022-080 / Natal/RN (84)3223-2871 / 3213 1599 Ano: Turma: ENSINO
Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos
Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,
PRÁTICA DE ENSINO: JOGOS INTERATIVOS
PRÁTICA DE ENSINO: JOGOS INTERATIVOS Livro digital recontando a história A Bonequinha preta da autora Alaíde Lisboa de Oliveira, livro escrito no ano de 1930, porém só foi publicado no ano de 2004 BELO
dos óculos A toupeira dos Óculos cor-de-rosa Maria Dias Descobre como!
Esta é a história de uma Toupeira DisLéxica que usa uns óculos cor-de-rosa que lhe permite ver a vida sempre colorida. Com a ajuda dos seus amigos, o Castor Nuno e a Marmota Norma, vai conseguir encontrar
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 05/2015
Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 05/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO
CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS
CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Considere o texto abaixo para responder às questões de 1 a 6. O Tempo 3 6 9 12 15 O tempo não é, minha amiga, aquilo que você pensou As festas, as fotos antigas, as coisas
Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.
Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Ilustração da Capa: Grace Kelli Pereira Projeto gráfico e editoração eletrônica: WOZi Revisão: Roque Aloisio Weschenfelder Todos os direitos desta
Os Milagres de Jesus
Os Milagres de Jesus Que difícil entender os milagres de Jesus. E, como vou explicar isso para as crianças? . A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância
GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para
águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso
3 2. Lê os nomes dos animais abaixo representados e utiliza-os para completar o crucigrama, de acordo com as instruções. águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso 6. INSTRUÇÕES 5.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO REDAÇÃO SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém três questões abrangendo
É Preciso Saber Viver
É Preciso Saber Viver Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco Ou morrer na solidão É preciso ter cuidado Pra mais tarde não sofrer É preciso saber viver Toda pedra no caminho
COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Literatura Aluno (a):. No.
COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Literatura Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Entrega: 14/07/2014 30% Orientações: - Responder manuscrito; - Cópias de colegas,
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA
I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica
A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...
O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!
CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/2018 2º ANO
2º ANO Língua Portuguesa: Gramática: UNIDADES 1 A 6: Alfabeto; Ordem alfabética; Sílaba; Vogais e Consoantes Encontro Consonantal. Português Linguagens: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Cap. 1 Brincando na rua Cap.
