Avaliação Integrada. Prof. Silvio Pecoraro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação Integrada. Prof. Silvio Pecoraro"

Transcrição

1 Avaliação Integrada Prof. Silvio Pecoraro

2 Corrente cinética: sistema muscular + sistema articular + sistema neural. Anatomia Funcional Biomecânica Funcional Educação Motora

3 Definições Chaves Eficiência Neuromuscular: Agonistas Antagonistas Estabilizadores Neutralizadores Produzir + Reduzir + Estabilizar Corrente cinética nos 3 planos de movimento Sagital, Frontal e Transverso

4 Topografia Corporal Plano Frontal Plano Sagital Plano Transverso/ Horizontal

5 Definições Chaves Grau de Extensão // Tensão Muscular : Grau de Extensão muscular ideal onde ocorre a maior produção de força Relação Força-Comprimento

6 Definições Chaves Binário de Forças Acopladas Músculos sinergísticamente = Produzir força, como estabilizadores, durante movimentos dinâmicos, e Redução de força nos 3 planos de movimento.

7 Definições Chaves Inervação recíproca Decréscimo de movimento (ROM) no músculo Agonista = decréscimo de impulso neural (ROM) do músculo Antagonista.

8 Definições Chaves Dominância Sinergística Músculos Sinergistas, Estabilizadores, ou Neutralizadores entram em ação para compensar o músculo Agonista que está inibido.

9 Definições Chaves Inibição Artrocinética Disfunção biomecânica em 2 articulações de parceria = Movimento Anormal = Sobrecarga Articular = Qualidade e padrão de movimento precários = Postura incorreta = Lesões

10 Definições Chaves Flexibilidade relativa Corrente cinética= caminho de menos = resistência >>> durante a execução de Movimentos Funcionais

11 Definições Chaves Padrão de Sobrecarga Uso excessivo das mesmas fibras musculares >> durante movimentos repetitivos >> mesma velocidade & planos de movimento = sobrecarga no tecido muscular

12 Músculos Estabilizadores: estabilizam uma articulação e aproximam superfícies articulares Músculos Mobilizadores: responsáveis por movimentos articulares e produção de torque Diferentes reações distribuição dos 2 tipos de fibras nos músculos disposição destas fibras nas articulações fortalecimento dos estabilizadores sem concomitante alongamento de seus antagônicos mobilizadores = ineficiente = rigidez de um músculo pode, por inervação recíproca, inibir o músculo antagônico pseudoparese (fraqueza de um músculo causada pelo aumento do tônus de seu antagônico).

13 Desequilíbrios Musculares Stress Postural Padrão de Sobrecarga Movimentos Repetitivos Falta de Habilidades Técnicas Falta de condicionamento do músculos do Core Falta de Controle Neuromuscular Processo de Envelhecimento Imobilização

14 Avaliação Física (24 h do dia) A avaliação das atividades funcionais da vida diária deve fazer parte dos instrumentos de avaliação para que a Individualidade Biológica seja preservada na prescrição de exercícios de qualquer tipo de treinamento e que contribua somente de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida e da capacidade funcional.

15 O Teste do Fio de Prumo Henry Otis Kendall, ( )

16 VISTA LATERAL FONTE KENDAL,( 1995, p. 75)

17 Hipercifose A hipercifose é o aumento da curvatura torácica normal. Ela pode ser causada por diversas condições: tuberculose, fraturas vertebrais, doenças reumatológicas, osteoporose senil, tumores ou como compensações posturais (Ex: por uma hiperlordose) (MAGEE, 1997). Hiperlordose A hiperlordose é o aumento da curvatura anterior da coluna lombar ou cervical. Suas causas incluem: deformidades posturais, fraqueza muscular (abdominais), abdômen pesado (obesidade ou gravidez), mecanismos compensatórios (Ex: por uma hipercifose), encurtamentos musculares, problemas congênitos, hábitos inadequados (uso de salto) (MAGEE, 1997). Hipercifose Torácica Fonte: MaGee (1997, p. 728 )

18 Desequilíbrios Musculares: Pelve x Quadril x Coluna

19 Avaliação Integrada Conhecimento das limitações do cliente Desequilíbrios musculares Músculos fortes x músculos fracos Desenvolvimento de programas individualizados Reestruturação Postural

20 Vejamos isso! Músculos da parede abdominal anterior são antagônicos dos flexores do quadril na inclinação da pelve (retroversão ou anteversão) e dos extensores da coluna com relação aos movimentos da coluna e pelve. Extensores da coluna são antagônicos dos abdominais para os movimentos da pelve e coluna e tb antagônicos dos extensores do quadril para os movimentos da pelve. Os extensores do quadril são antagônicos dos extensores da coluna e dos flexores do quadril para movimentos da pelve. Os flexores do quadril são antagônicos dos abdominais e dos extensores do quadril para os movimentos da pelve.

21 Desequilíbrios Musculares X Desvios Posturais

22 Síndrome dos Membros Inferiores Lordose Lombar Excessiva = Inclinação Anterior da Pelve (Anteversão) = Flexão do Quadril

23 Iliopsoas Origem: superfícies ventrais dos processos transversos de todas as vértebras lombares, lados dos corpos e correspondentes discos intervertebrais das últimas vértebras torácicas e todas as vértebras lombares e arcos membranosos que se estendem sobre os lados dos corpos de todas as vértebras lombares. Inserção: trocanter menor do fêmur. Ação: com a origem fixada, o Iliopsoas flete a articulação do quadril ao flexionar o fêmur sobre o tronco, como na elevação das pernas alternadas em decúbito dorsal, e pode auxiliar na rotação lateral e abdução da articulação do quadril. Com a inserção fixada e atuando bilateralmente, o Iliopsoas flexiona a articulação do quadril, flexionando o tronco sobre o fêmur, como ao sentar-se a partir do decúbito dorsal. O psoas maior atuando bilateralmente com a inserção fixada pode aumentar a lordose lombar; atuando unilateralmente, auxilia na flexão lateral do tronco para o mesmo lado.

24 Reto Femural Origem: espinha ilíaca ântero-inferior. Inserção: tuberosidade da tíbia. Ação: estende o joelho, flexiona o quadril e anteversão da pelve. Relação anterior com o eixo frontal para a pelve, quadril e joelho.

25 Semitendinoso Origem: tuberosidade do ísquio por tendão comum com a cabeça longa do bíceps femural. Inserção: parte proximal da superfície medial do corpo da tíbia e fáscia profunda da perna. Ação: flete e roda medialmente a articulação do joelho. Estende e auxilia na rotação medial da articulação do quadril. Semimembranoso Origem: tuberosidade do ísquio proximal e lateral ao bíceps femural e semitendinoso. Inserção: face póstero-medial do côndilo medial da tíbia. Ação: flexiona e roda medialmente a articulação do joelho. Estende e auxilia na rotação medial da articulação do quadril.

26 Bíceps femural Origem da cabeça longa: parte distal do ligamento sacrotuberoso, e parte posterior da tuberosidade do ísquio. Origem da cabeça curta: lábio lateral da linha áspera, dois terços proximais da linha supracondilar e septo intermuscular lateral. Inserção: lado lateral da cabeça da fíbula, côndilo lateral da tíbia, fáscia profunda no lado lateral da perna. Ação: as cabeças longa e curta do bíceps femural flexionam e rodam lateralmente a articulação do joelho. Além disso, a cabeça longa estende e auxilia na rotação lateral da articulação do quadril.

27 Glúteo Máximo Origem: linha glútea posterior do ílio e porção do osso a ela superior e posterior, superfície posterior da parte inferior do sacro, lado do cóccix, aponeurose do eretor da espinha, ligamento sacrotuberoso e aponeurose glútea. Inserção: porção proximal maior e fibras superficiais da porção distal do músculo no trato iliotibial da fáscia lata. Fibras mais profundas da porção distal na tuberosidade glútea do fêmur. Ação: estende, roda lateralmente e fibras inferiores auxiliam na adução da articulação do quadril. Através de sua inserção no trato iliotibial, ajuda a estabilizar o joelho em extensão.

28 Tensor da Fáscia Lata Origem : parte anterior do lábio externo da crista ilíaca, superfície externa da espinha ilíaca ânterosuperior e superfície profunda da fáscia lata. Inserção: no trato iliotibial da fáscia lata na junção dos terços proximal e médio da coxa. Ação: flexiona, roda medialmente e abduz a articulação do quadril, tenciona a fáscia lata e pode auxiliar na extensão do joelho.

29 Adutor Curto Origem: superfície externa do ramo inferior do púbis. Inserção: dois terços distais da linha pectínea e metade proximal do lábio medial da linha áspera. Adutor Longo Origem: superfície anterior do púbis na junção da crista e sínfise. Inserção: terço intermediário do lábio medial da linha áspera. Grácil Origem: metade inferior da sínfise púbica e margem medial do ramo inferior do osso púbico. Inserção: superfície medial do corpo da tíbia, distal ao côndilo, proximal à inserção do semitendinoso e posterior à inserção do sartório. Ação: todos os músculos acima aduzem a articulação do quadril. Além disso, adutor curto e longo flexionam a articulação do quadril. O grácil, além de aduzir a articulação do quadril, flexiona e roda medialmente a articulação do joelho.

30 Adutor Magno Origem: ramo púbico inferior, ramo do ísquio (fibras anteriores) e tuberosidade isquiática (fibras posteriores). Inserção: medial à tuberosidade glútea, meio da linha áspera, linha supracondilar medial, e tubérculo adutor do côndilo medial do fêmur. Ação: as fibras anteriores do adutor magno que se originam dos ramos do púbis e ísquio podem auxiliar na flexão, enquanto que as fibras posteriores que se originam da tuberosidade isquiática podem auxiliar na extensão.

31 Glúteo Médio * Origem : superfície externa do ílio entre a crista ilíaca e a linha glútea posterior dorsalmente e linha glútea anterior ventralmente, aponeurose glútea. Inserção: crista oblíqua na superfície lateral do trocanter maior do fêmur. Ação: abduz a articulação do quadril. As fibras anteriores rodam medialmente e podem auxiliar na flexão da articulação do quadril; as fibras posteriores rodam lateralmente e podem auxiliar na extensão da articulação do quadril.

32 Extensores da coluna lombar

33 Multífidos Origem: Região Sacra: superfície posterior do sacro, superfície medial da espinha ilíaca pósterosuperior e ligamentos sacroilíacos posteriores. Região Lombar: Região Torácica: Região Cervical: processos transversos de L5 até C4. Inserção: abrangendo 2 a 4 vértebras, inserido no processo espinhoso de uma vértebra acima.

34 Oblíquo interno: fibras anteriores inferiores Origem: dois terços laterais do ligamento inguinal e curta inserção na crista ilíaca próxima à espinha ilíaca ânterosuperior. Inserção: na parte lateral da linha pectínea e na linha Alba, por meio de uma aponeurose. Ação: comprime e suporta as vísceras abdominais inferiores, juntamente com o transverso abdominal, realiza retroversão da pelve.

35 Oblíquo interno: fibras ant. superiores Origem: terço anterior da linha intermédia da crista ilíaca Inserção: linha Alba Ação: através de contração bilateral, esta porção do oblíquo interno flexiona a coluna, suporta e comprime as vísceras abdominais, deprime a caixa torácica e auxilia na respiração. Através de contração unilateral, realiza rotação da coluna juntamente com as fibras anteriores do oblíquo externo do lado oposto.

36 Oblíquo interno: fibras laterais Origem: terço anterior da linha intermédia da crista ilíaca e fáscia toracolambar. Inserção: bordas inferiores das costelas 10, 11 e 12 e linha Alba Ação: através de contração bilateral, esta porção do oblíquo interno flexiona a coluna e deprime a caixa torácica.

37 Transverso do abdômen Origem: superfícies internas das cartilagens das seis costelas inferiores interdigitando com o diafragma; fáscia toracolombar; porção anterior do lábio interno da crista ilíaca e terço lateral do ligamento inguinal. Inserção: linha Alba, crista púbica e pécten do púbis. Ação: achata a parede abdominal e comprime as vísceras, a porção superior ajuda a diminuir o ângulo infraesternal das costelas, como na expiração, aumenta a estabilidade da coluna lombar através da fáscia toracolombar, possui relação com o eixo longitudinal da coluna e sua contração unilateral pode realizar a rotação axial desta articulação, é o primeiro músculo a ser ativado para estabilizar a coluna vertebral durante movimentos em qualquer direção, tanto dos membros superiores como inferiores, também é o principal músculo responsável em elevar a pressão intra-abdominal para estabilizar a coluna vertebral durante o movimento de extensão.

38 Síndrome dos Membros Superiores Cifose Torácica Excessiva = Hiperlordose Cervical = Ombros Anteriorizados

39 Cifose Torácica

40 Oblíquo interno: fibras ant. superiores Origem: terço anterior da linha intermédia da crista ilíaca Inserção: linha Alba Ação: através de contração bilateral, esta porção do oblíquo interno flexiona a coluna, suporta e comprime as vísceras abdominais, deprime a caixa torácica e auxilia na respiração. Através de contração unilateral, realiza rotação da coluna juntamente com as fibras anteriores do oblíquo externo do lado oposto.

41 Oblíquo interno: fibras laterais Origem: terço anterior da linha intermédia da crista ilíaca e fáscia toracolambar. Inserção: bordas inferiores das costelas 10, 11 e 12 e linha Alba Ação: através de contração bilateral, esta porção do oblíquo interno flexiona a coluna e deprime a caixa torácica.

42 Extensores da Coluna Torácica

43 Trapézio Medial Origem: protuberância occipital externa, terço medial da linha nucal superior, ligamento nucal e processo espinhoso da sétima vértebra cervical. Inserção: terço lateral da clavícula e processo do acrômio da escápula. Ação: com a origem fixada, adução da escápula, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras superiores e inferiores. Rotação da escápula de tal modo que a cavidade glenóide olha cranialmente, efetuada principalmente pelas fibras médias. Além disso, as fibras superiores elevam e as fibras inferiores deprimem a escápula. Com a inserção fixada, e atuando unilateralmente, as fibras superiores estende, flexionam lateralmente e rodam a cabeça e as articulações das vértebras cervicais de tal modo que a face se volta para o lado oposto; atuando bilateralmente, o trapézio superior estende o pescoço. O trapézio também age como músculo acessório da respiração.

44 Peitoral Maior Origem das Fibras Superiores (Porção Clavicular): superfície anterior da metade esternal da clavícula. Origem das Fibras Inferiores (Esternocostal): superfície anterior do esterno, cartilagens das primeiras 6 ou 7 costelas e aponeurose do oblíquo externo. Inserção das Fibras Superiores: crista do tubérculo maior do úmero. As fibras superiores são mais anteriores e caudais na crista do que as fibras inferiores, que se torcem sobre si próprias e são mais posteriores e craniais. Ação do Músculo como um Todo: com a origem fixada, aduz e roda medialmente o úmero. Com a inserção fixada, pode auxiliar na elevação do tórax, como inspiração forçada. Ação das Fibras Superiores: flexionar e rodar medialmente a articulação do ombro e aduzir horizontalmente o úmero no sentido do ombro oposto. Ação das Fibras Inferiores: deprimir a cintura escapular em virtude da inserção no úmero e aduzir obliquamente o úmero no sentido da crista ilíaca oposta.

45 Grande Dorsal Origem: processos espinhosos das últimas três ou quatro costelas, através da fáscia toracolombar a partir das vértebras lombares e sacras e terço posterior do lábio externo da crista ilíaca, uma tira a partir do ângulo inferior da escápula. Inserção: sulco intertubecular do úmero. Ação: com a origem fixada, roda medialmente, aduz e estende a articulação do ombro. Pela ação contínua, deprime a cintura escapular e auxilia na flexão lateral do tronco. Com a inserção fixada, auxilia quanto a inclinar a pelve anteriormente e lateralmente. Atuando bilateralmente, este músculo auxilia quanto a hiperestender a coluna e inclinar anteriormente a pelve, ou quanto a flexionar a coluna, dependendo de sua relação com os eixos de movimentação.

46 Trapézio Inferior Origem: protuberância occipital externa, terço medial da linha nucal superior, ligamento nucal e processo espinhoso da sétima vértebra cervical. Inserção: terço lateral da clavícula e processo do acrômio da escápula. Ação: com a origem fixada, adução da escápula, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras superiores e inferiores. Rotação da escápula de tal modo que a cavidade glenóide olha cranialmente, efetuada principalmente pelas fibras médias. Além disso, as fibras superiores elevam e as fibras inferiores deprimem a escápula. Com a inserção fixada, e atuando unilateralmente, as fibras superiores estende, flexionam lateralmente e rodam a cabeça e as articulações das vértebras cervicais de tal modo que a face se volta para o lado oposto; atuando bilateralmente, o trapézio superior estende o pescoço. O trapézio também age como músculo acessório da respiração.

47 Rombóides Origem do Maior: processos espinhosos da segunda até a quinta vértebras. Inserção do Maior: por inserção fibrosa na borda medial da escápula entre a espinha e o ângulo inferior. Origem do Menor: ligamento nucal, processos espinhosos da sétima vértebra cervical e primeira torácica. Inserção do Menor: borda medial na raiz da espinha da escápula. Ação: aduz e eleva a escápula e roda-a de tal modo que a cavidade glenóide olha caudalmente.

48 Peitoral Menor Origem: margens superiores, superfícies externas da 3ª, 4ª e 5ª costelas próximo às cartilagens e a partir da fáscia sobre os músculos intercostais correspondentes. Inserção: borda medial, superfície superior do processo coracóide da escápula. Ação: com a origem fixada, inclina a escápula anteriormente, roda a escápula em torno de um eixo coronal, de tal modo que o processo coracóide move-se anteriormente e caudalmente, enquanto que o ângulo inferior move-se posteriormente e medialmente. Com a escápula estabilizada para fixar a inserção, o peitoral menor auxilia na inspiração forçada.

49 Intercostais Externos Origem: bordas inferiores das costelas. Inserção: bordas superiores das costelas de baixo. Intercostais Internos Origem: superfícies internas das costelas e cartilagens costais. Inserção: bordas superiores das costelas adjacentes abaixo. Ação: estes músculos tem um papel postural importante assim como respiratório também. Estabilizam e mantém a forma e integridade da caixa torácica.

50 Hiperlordose Cervical

51 Levantador da Escápula Origem: processos transversos das primeiras quatro vértebras cervicais. Inserção: borda medial da escápula entre o ângulo superior e a raiz da espinha. Ação: com a origem fixada, eleva a escápula e auxilia na rotação de tal modo que a cavidade glenóide olha caudalmente. Com a inserção fixada, e atuando unilateralmente, flexiona lateralmente as vértebras cervicais e roda no mesmo sentido. Atuando bilateralmente, o levantador da escápula pode auxiliar na extensão da coluna cervical.

52 Trapézio Superior Origem: protuberância occipital externa, terço medial da linha nucal superior, ligamento nucal e processo espinhoso da sétima vértebra cervical. Inserção: terço lateral da clavícula e processo do acrômio da escápula. Ação: com a origem fixada, adução da escápula, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras superiores e inferiores. Rotação da escápula de tal modo que a cavidade glenóide olha cranialmente, efetuada principalmente pelas fibras médias. Além disso, as fibras superiores elevam e as fibras inferiores deprimem a escápula. Com a inserção fixada, e atuando unilateralmente, as fibras superiores estende, flexionam lateralmente e rodam a cabeça e as articulações das vértebras cervicais de tal modo que a face se volta para o lado oposto; atuando bilateralmente, o trapézio superior estende o pescoço. O trapézio também age como músculo acessório da respiração.

53 Extensores Da Coluna Cervical

54 Flexores da Coluna Cervical

55 Ombros Anteriorizados = Escápulas Abduzidas (geralmente) elevadas = R.I.O.

56 Serrátil Anterior Origem: superfícies externas e bordas superiores da oito ou nove costelas superiores. Inserção: superfície costal da borda medial da escápula. Ação: com a origem fixada, abduz a escápula, toda o ângulo inferior lateralmente e a cavidade glenóide cranialmente e mantém a borda medial da escápula firmemente de encontro ao tórax. Além disso, as fibras inferiores podem deprimir a escápula, e as fibras superiores podem elevá-la ligeiramente. Com a escápula estabilizada em adução pelos rombóides, desse modo fixando a inserção, o serrátil pode atuar na inspiração forçada.

57 Trapézio Médio Origem: protuberância occipital externa, terço medial da linha nucal superior, ligamento nucal e processo espinhoso da sétima vértebra cervical. Inserção: terço lateral da clavícula e processo do acrômio da escápula. Ação: com a origem fixada, adução da escápula, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras superiores e inferiores. Rotação da escápula de tal modo que a cavidade glenóide olha cranialmente, efetuada principalmente pelas fibras médias. Além disso, as fibras superiores elevam e as fibras inferiores deprimem a escápula. Com a inserção fixada, e atuando unilateralmente, as fibras superiores estende, flexionam lateralmente e rodam a cabeça e as articulações das vértebras cervicais de tal modo que a face se volta para o lado oposto; atuando bilateralmente, o trapézio superior estende o pescoço. O trapézio também age como músculo acessório da respiração.

58 Peitoral Menor Origem: margens superiores, superfícies externas da 3ª, 4ª e 5ª costelas próximo às cartilagens e a partir da fáscia sobre os músculos intercostais correspondentes. Inserção: borda medial, superfície superior do processo coracóide da escápula. Ação: com a origem fixada, inclina a escápula anteriormente, roda a escápula em torno de um eixo coronal, de tal modo que o processo coracóide move-se anteriormente e caudalmente, enquanto que o ângulo inferior move-se posteriormente e medialmente. Com a escápula estabilizada para fixar a inserção, o peitoral menor auxilia na inspiração forçada.

59 Trapézio Inferior Origem: protuberância occipital externa, terço medial da linha nucal superior, ligamento nucal e processo espinhoso da sétima vértebra cervical. Inserção: terço lateral da clavícula e processo do acrômio da escápula. Ação: com a origem fixada, adução da escápula, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras superiores e inferiores. Rotação da escápula de tal modo que a cavidade glenóide olha cranialmente, efetuada principalmente pelas fibras médias. Além disso, as fibras superiores elevam e as fibras inferiores deprimem a escápula. Com a inserção fixada, e atuando unilateralmente, as fibras superiores estende, flexionam lateralmente e rodam a cabeça e as articulações das vértebras cervicais de tal modo que a face se volta para o lado oposto; atuando bilateralmente, o trapézio superior estende o pescoço. O trapézio também age como músculo acessório da respiração.

60 Trapézio Superior Origem: protuberância occipital externa, terço medial da linha nucal superior, ligamento nucal e processo espinhoso da sétima vértebra cervical. Inserção: terço lateral da clavícula e processo do acrômio da escápula. Ação: com a origem fixada, adução da escápula, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras superiores e inferiores. Rotação da escápula de tal modo que a cavidade glenóide olha cranialmente, efetuada principalmente pelas fibras médias. Além disso, as fibras superiores elevam e as fibras inferiores deprimem a escápula. Com a inserção fixada, e atuando unilateralmente, as fibras superiores estende, flexionam lateralmente e rodam a cabeça e as articulações das vértebras cervicais de tal modo que a face se volta para o lado oposto; atuando bilateralmente, o trapézio superior estende o pescoço. O trapézio também age como músculo acessório da respiração.

61 Infraespinhal Origem: dois terços mediais da cavidade espinhosa da escápula. Inserção: faceta intermediária do tubérculo maior do úmero e cápsula da articulação do ombro. Ação: roda lateralmente a articulação do ombro e estabiliza a cabeça do úmero na cavidade glenóide durante movimentos dessa articulação.

62 Redondo Maior Origem: dois terços superiores, superfície dorsal da borda lateral da escápula. Inserção: faceta mais inferior do tubérculo maior do úmero e cápsula da articulação do ombro. Ação: roda medialmente a articulação do ombro.

63 Deltóide Anterior Origem das Fibras Anteriores: borda anterior, superfície superior, terço lateral da clavícula. Inserção: tuberosidade deltóidea do úmero. Ação: abdução da articulação do ombro, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras anteriores e posteriores. Além disso, as fibras anteriores flexionam e, em decúbito dorsal, rodam medialmente a articulação do ombro; as fibras posteriores estendem e, em decúbito ventral, rodam lateralmente.

64 Subescapular Origem: cavidade subescapular da escápula. Inserção: tubérculo menor do úmero e cápsula da articulação do ombro. Ação: roda medialmente a articulação do ombro e estabiliza a cabeça do úmero na cavidade glenóide durante movimentos dessa articulação.

65 Grande Dorsal Origem: processos espinhosos das últimas três ou quatro costelas, através da fáscia toracolombar a partir das vértebras lombares e sacras e terço posterior do lábio externo da crista ilíaca, uma tira a partir do ângulo inferior da escápula. Inserção: sulco intertubecular do úmero. Ação: com a origem fixada, roda medialmente, aduz e estende a articulação do ombro. Pela ação contínua, deprime a cintura escapular e auxilia na flexão lateral do tronco. Com a inserção fixada, auxilia quanto a inclinar a pelve anteriormente e lateralmente. Atuando bilateralmente, este músculo auxilia quanto a hiperestender a coluna e inclinar anteriormente a pelve, ou quanto a flexionar a coluna, dependendo de sua relação com os eixos de movimentação.

66 Redondo Menor Origem: dois terços superiores, superfície dorsal da borda lateral da escápula. Inserção: faceta mais inferior do tubérculo maior do úmero e cápsula da articulação do ombro. Ação: roda lateralmente a articulação do ombro e estabiliza a cabeça do úmero na cavidade glenóide durante os movimentos desta articulação.

67 Deltóide Posterior Origem das Fibras Posteriores: lábio inferior da borda posterior da espinha da escápula. Inserção: tuberosidade deltóidea do úmero. Ação: abdução da articulação do ombro, efetuada principalmente pelas fibras médias com estabilização pelas fibras anteriores e posteriores. Além disso, as fibras anteriores flexionam e, em decúbito dorsal, rodam lateralmente a articulação do ombro; as fibras posteriores estendem e, em decúbito ventral, rodam lateralmente.

68 Síndrome da Pronação Pronação excessiva dos pés = Flexão dos joelhos = Rotação interna de quadril

69 Pronação Excessiva dos Pés = Eversão do Tornozelo

70 Fibular longo Origem: côndilo lateral da tíbia, cabeça e dois terços proximais da superfície lateral da fíbula, septos intermusculares e fáscia profunda adjacente. Inserção: lado lateral da base do primeiro metatársico e do osso cuneiforme medial. Ação: everte o pé, auxilia na flexão plantar da articulação do tornozelo e deprime a cabeça do primeiro metatársico. Fibular curto Origem: dois terços distais da superfície lateral da fíbula e septos intermusculares adjacentes. Inserção: tuberosidade na base do quinto osso metatársico, lado lateral. Ação: everte o pé e auxilia na flexão plantar do tornozelo.

71 Tibial posterior Origem: maior parte da membrana interóssea, porção lateral da superfície posterior da tíbia, dois terços proximais da superfície medial da fíbula, septos intermusculares adjacentes e fáscia profunda. Inserção: tuberosidade do osso navicular e expansões fibrosas no sustentáculo do tálus, três cuneiformes, cubóide e bases do segundo, terceiro e quarto ossos metatársicos. Ação: inverte o pé e auxilia na flexão plantar da articulação do tornozelo.

72 Extensor longo dos dedos Origem: côndilo lateral da tíbia, três quartos proximais da superfície anterior do corpo da fíbula, parte proximal da membrana interóssea, septos intermusculares adjacentes e fáscia profunda. Inserção: por quatro tendões no segundo até quinto dedo. Cada tendão forma uma expansão sobre a superfície dorsal do artelho, divide-se em uma tira intermediária e duas tiras laterais presas à base da falange distal. Ação: estende as articulações metatarsofalângicas e auxilia quanto a estender as articulações interfalângicas do segundo até o quinto dedo. Auxilia na dorsiflexão da articulação do tornozelo e eversão do pé.

73 Flexor longo dos dedos Origem: três quintos do meio da superfície posterior do corpo da tíbia e a partir da fáscia que cobre o tibial posterior. Inserção: bases das falanges distais do segundo até o quinto dedo. Ação: flexiona as articulações interfalângicas proximal e distal e metatarsofalângicas do segundo até o quinto dedo. Auxilia na flexão plantar da articulação do tornozelo e na inversão do pé.

74 Flexão do Joelho = Dorsiflexão do Tornozelo

75 Poplíteo Origem: parte anterior do sulco no côndilo lateral do fêmur e ligamento poplíteo oblíquo da articulação do joelho. Inserção: área triangular proximal à linha solear na superfície posterior da tíbia e fáscia que cobre o músculo. Ação: sem sustentação de peso (com a origem fixada) o poplíteo roda medialmente a tíbia sobre o fêmur e flete a articulação do joelho. Durante a sustentação de peso (com a inserção fixada) ele roda medialmente o fêmur sobre a tíbia e flexiona a articulação do joelho. Este músculo ajuda a reforçar os ligamentos posteriores da articulação do joelho.

76 A flexão de joelho pode ser secundária ao encurtamento dos músculos flexores do quadril. A conferência do comprimento dos flexores do quadril é importante para a prescrição de exercícios de alongamentos se estiverem curtos.

77 Quadríceps Origem do Reto Femural: cabeça reta a partir da espinha ilíaca ânteroinferior. Cabeça rebatida a partir do sulco acima do rebordo do acetábulo. Origem do Vasto Lateral: parte proximal da linha intertrocantérica, bordas anterior e inferior do trocanter maior, lábio lateral da tuberosidade glútea, metade proximal do lábio lateral da linha áspera e septo intermuscular lateral. Origem do Vasto Intermédio: superfícies anterior e lateral dos dois terços proximais do corpo do fêmur, metade distal da linha áspera e septo intermuscular lateral. Origem do Vasto Medial: metade distal da linha intertrocantérica, lábio medial da linha áspera, parte proximal da linha supracondilar medial, tendões do adutor longo e do adutor magno e septo intermuscular medial. Inserção: borda proximal da patela e, através do ligamento patelar, na tuberosidade da tíbia. Ação: o quadríceps estende a articulação do joelho e a porção do reto femural flexiona a articulação do quadril.

78 Isquiotibiais no Joelho

79 Bíceps femural Origem da cabeça longa: parte distal do ligamento sacrotuberoso, e parte posterior da tuberosidade do ísquio. Origem da cabeça curta: lábio lateral da linha áspera, dois terços proximais da linha supracondilar e septo intermuscular lateral. Inserção: lado lateral da cabeça da fíbula, côndilo lateral da tíbia, fáscia profunda no lado lateral da perna. Ação: as cabeças longa e curta do bíceps femural flexionam e rodam lateralmente a articulação do joelho. Além disso, a cabeça longa estende e auxilia na rotação lateral da articulação do quadril.

80 Semitendinoso Origem: tuberosidade do ísquio por tendão comum com a cabeça longa do bíceps femural. Inserção: parte proximal da superfície medial do corpo da tíbia e fáscia profunda da perna. Ação: flexiona e roda medialmente a articulação do joelho. Estende e auxilia na rotação medial da articulação do quadril. Semimembranoso Origem: tuberosidade do ísquio proximal e lateral ao bíceps femural e semitendinoso. Inserção: face póstero-medial do côndilo medial da tíbia. Ação: flexiona e roda medialmente a articulação do joelho. Estende e auxilia na rotação medial da articulação do quadril.

81 Sóleo Origem: superfícies posteriores da cabeça da fíbula e terço proximal do seu corpo, linha solear e terço intermediário da borda medial da tíbia e arco tendíneo entre a tíbia e a fíbula. Inserção: com o tendão do gastrocnêmio na superfície posterior do calcâneo. Ação: flexiona plantarmente a articulação do tornozelo.

82 Rotação Medial de Quadril

83 Semitendinoso Origem: tuberosidade do ísquio por tendão comum com a cabeça longa do bíceps femural. Inserção: parte proximal da superfície medial do corpo da tíbia e fáscia profunda da perna. Ação: flexiona e roda medialmente a articulação do joelho. Estende e auxilia na rotação medial da articulação do quadril. Semimembranoso Origem: tuberosidade do ísquio proximal e lateral ao bíceps femural e semitendinoso. Inserção: face póstero-medial do côndilo medial da tíbia. Ação: flexiona e roda medialmente a articulação do joelho. Estende e auxilia na rotação medial da articulação do quadril.

84 Tensor da Fáscia Lata (TIT) Origem: parte anterior do lábio esterno da crista ilíaca, superfície externa da espinha ilíaca antero-posterior e superfície profunda da fáscia lata. Inserção: no trato iliotibial da fáscia lata na junção dos terços proximal e médio da coxa. Ação: flexiona, roda medialmente e abduz a articulação do quadril, tensiona a fáscia lata e pode auxiliar na extensão do joelho.

85 Grácil Origem: metade inferior da sínfise púbica e margem medial do ramo inferior do osso púbico. Inserção: superfície medial do corpo da tíbia, distal ao côndilo, proximal à inserção do semitendinoso e posterior à inserção do sartório. Ação: O grácil, além de aduzir a articulação do quadril, flexiona e roda medialmente a articulação do joelho.

86 Glúteo Médio * Origem : superfície externa do ílio entre a crista ilíaca e a linha glútea posterior dorsalmente e linha glútea anterior ventralmente, aponeurose glútea. Inserção: crista oblíqua na superfície lateral do trocanter maior do fêmur. Ação: abduz a articulação do quadril. As fibras anteriores rodam medialmente e podem auxiliar na flexão da articulação do quadril; as fibras posteriores rodam lateralmente e podem auxiliar na extensão da articulação do quadril.

87 Glúteo Máximo Origem: linha glútea posterior do ílio e porção do osso a ela superior e posterior, superfície posterior da parte inferior do sacro, lado do cóccix, aponeurose do eretor da espinha, ligamento sacrotuberoso e aponeurose glútea. Inserção: porção proximal maior e fibras superficiais da porção distal do músculo no trato iliotibial da fáscia lata. Fibras mais profundas da porção distal na tuberosidade glútea do fêmur. Ação: estende, roda lateralmente e fibras inferiores auxiliam na adução da articulação do quadril. Através de sua inserção no trato iliotibial, ajuda a estabilizar o joelho em extensão.

88 Rotadores Laterais do Quadril Piriforme Quadrado femoral Obturador interno Obturador externo (não visível nesta imagem) Gêmeo superior Gêmeo inferior Ação: Todos os músculos acima rodam lateralmente a articulação do quadril. Além disso, o obturador externo pode auxiliar na adução da articulação do quadril; o piriforme, obturador interno e os gêmeos podem auxiliar na abdução quando o quadril está em flexão. O piriforme pode auxiliar na extensão. Piriform e Quad. Femoral Eretores coluna Obt. externo

89 Glúteo Mínimo Origem: superfície externa do ílio entre as linhas glúteas anterior e inferior e margem da incisura isquiática maior. Inserção: borda anterior do trocanter maior do fêmur e cápsula da articulação do quadril. Ação: abduz, roda medialmente e pode auxiliar na flexão da articulação do quadril.

90 Glúteo Médio * Origem : superfície externa do ílio entre a crista ilíaca e a linha glútea posterior dorsalmente e linha glútea anterior ventralmente, aponeurose glútea. Inserção: crista oblíqua na superfície lateral do trocanter maior do fêmur. Ação: abduz a articulação do quadril. As fibras anteriores rodam medialmente e podem auxiliar na flexão da articulação do quadril; as fibras posteriores rodam lateralmente e podem auxiliar na extensão da articulação do quadril.

91 Amplitudes Articulares

92 Coluna vertebral Flexão = 90º Hiperextensão = 35º a 40º Flexão lateral = 30º Rotação = 30º a 45º Pelve Retroversão = 9º Anteversão = 6º

93 Joelho Flexão = 130º a 135º Extensão = 0º Quadril Flexão = 125º Extensão = 0º Hiperextensão = 10º

94 Quadril Abdução = 45º Adução = 10º Rotação externa = 80º Rotação interna = 80º Tornozelo Flexão plantar = 50º a 60º Flexão dorsal ou dorsiflexão = 10º a 20º

95 Escápula Elevação = 25º Depressão = 0º Protração = 30º Retração = 13º Rotação superior = 18º Rotação inferior = 0º

96 Ombro Flexão = 120º Extensão = 0º Hiperextensão = 45º Adução = 10º Abdução = 90º Adução horizontal = 70º Abdução horizontal = 90º

97 Ombro Rotação externa = 90º Rotação interna = 70º Cotovelo Flexão = 145º Extensão = 0º

98 Referências Clark, M.(2001). Integrated Training for the New Milennium (1for 1stst. ed).. ed). National Academy of Sports Medicine (2001). Performance Enhancement Specialist Manual. National Academy of Sports Medicine (2001). Integrated Flexibility Training Manual.

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação Psoas maior proc.

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação Psoas maior proc. MIOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MIOLOGIA DO MEMBRO INFERIOR Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em grupos principais: Iliopsoas MÚSCULOS QUE ACIONAM A COXA Psoas maior

Leia mais

ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA. Professor Marcio Gomes

ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA. Professor Marcio Gomes ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA ANATOMIA HUMANA O conhecimento da Anatomia é de fundamental importância na hora de prescrever o exercício... Ossos e músculos; Tipos de articulações;

Leia mais

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA 6MOD205 LOCOMOÇÃO E PREENSÃO MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR OMBRO MANGUITO ROTADOR 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA TUBÉRCULO > DO 3 SUBESCAPULAR

Leia mais

Músculos do membro inferior. Carlomagno Bahia

Músculos do membro inferior. Carlomagno Bahia Músculos do membro inferior Carlomagno Bahia Ossos do quadril Superficiais; Região glútea: Profundos. Músculos do membro inferior Coxa: Compartimento anterior; Compartimento medial; Compartimento posterior.

Leia mais

Miologia e anatomia funcional do abdômen, quadril e membros inferiores

Miologia e anatomia funcional do abdômen, quadril e membros inferiores Miologia e anatomia funcional do abdômen, quadril e membros inferiores Profª Esp.Flávia Medeiros M. Oblíquo Externo Origem: Margem inferior e face anterior da 5ª à 12ª costela Inserção: lábio externo da

Leia mais

Cinesiologia Aplicada. Quadril, Joelho e tornozelo

Cinesiologia Aplicada. Quadril, Joelho e tornozelo Cinesiologia Aplicada Quadril, Joelho e tornozelo Cintura Pélvica - Ossos Ossos Pélvicos: Ílio Isquio Púbis Femúr Cintura Pélvica - Movimentos Movimentos da Cintura Pélvica Rotação Pélvica posterior Retroversão

Leia mais

CINESIOLOGIA. Músculos vs Movimentos. Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr.

CINESIOLOGIA. Músculos vs Movimentos. Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. CINESIOLOGIA Músculos vs Movimentos Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. CINESIOLOGIA FASAR 2015 Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. 1 COMPLEXO SUPERIOR TRAPÉZIO: PORÇÃO SUPERIOR (PARTE DESCENDENTE) Na Cervical:

Leia mais

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro MÚSCULOS DO OMBRO Músculos do Ombro Deltóide Supra-espinhal Infra-espinhal Redondo Menor Redondo Maior Subescapular DELTÓIDE Ombro Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio

Leia mais

Músculos do Quadril e Coxa. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB, USP

Músculos do Quadril e Coxa. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB, USP Músculos do Quadril e Coxa Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB, USP Movimentos da Articulação do Quadril (ou Coxa) -Flexão e Extensão -Adução e Abdução -Rotação Medial e Rotação

Leia mais

Profa. Elen H. Miyabara

Profa. Elen H. Miyabara UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia MÚSCULOS DO QUADRIL E COXA Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Movimentos da Articulação do Quadril (ou Coxa) -Flexão

Leia mais

ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA. Professor Marcio Gomes

ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA. Professor Marcio Gomes ASPECTOS BIOMECÂNICOS APLICADOS AO TREINAMENTO DE FORÇA O homem que se esvazia do orgulho, dá espaço ao conhecimento. ANATOMIA HUMANA O conhecimento da Anatomia é de fundamental importância na hora de

Leia mais

28/03/2018 MIOLOGIA. Prof. Maurício Mandalozzo Ruppel. GENERALIDADES Propriedades. Contratilidade Elasticidade

28/03/2018 MIOLOGIA. Prof. Maurício Mandalozzo Ruppel. GENERALIDADES Propriedades. Contratilidade Elasticidade MIOLOGIA Prof. Maurício Mandalozzo Ruppel 1 GENERALIDADES Propriedades Contratilidade Elasticidade 2 1 3 4 2 5 Classificação das fibras musculares Fibras estriadas esqueléticas Fibras estriadas cardíacas

Leia mais

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho 2017 site recomendado para estudar anatomia KENHUB Ossos da bacia Sacro Ilíacos Crista ilíaca Espinhas ilíacas anteriores Ísquios Espinhas

Leia mais

COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR

COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR CINESIOLOGIA FASAR 2015 Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. 1 COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR ELEVAÇÃO: TRAPÉZIO PORÇÃO SUPERIOR (PARTE DESCENDENTE), ELEVADOR (LEVANTADOR) DA ESCÁPULA, ROMBÓIDES. DEPRESSÃO:

Leia mais

Músculo Origem Inserção Inervação Ação

Músculo Origem Inserção Inervação Ação Músculos Toracoapendiculares Anteriores Músculo Origem Inserção Inervação Ação Peitoral Maior Porção clavicular: Face anterior da metade anterior da clavícula; Porção esternocostal: face anterior do esterno

Leia mais

Apostila de Cinesiologia

Apostila de Cinesiologia 1 FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde Fisioterapia Apostila de Cinesiologia Aula Prática Coxo Femoral Este material é fruto do trabalho iniciado na monitoria de 2009. Ainda esta em fase de construção.

Leia mais

1 2 PSOAS O = PROCESSOS TRANSVERSOS / CORPOS E DISCOS INTERVERTEBRAIS DE TODAS AS VÉRTEBRAS LOMBARES N. FEMURAL I = TROCANTER MENOR ILIACO O = FOSSA ILIACA N. FEMURAL I = TROCANTER MENOR RETO FEMURAL O

Leia mais

ANATOMOFISIOLOGIA I J. SILVA HENRIQUES

ANATOMOFISIOLOGIA I J. SILVA HENRIQUES ANATOMOFISIOLOGIA I J. SILVA HENRIQUES 2 SISTEMA MUSCULAR MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR 3 MÚSCULOS MOVIMENTOS OMOPLATA 4 MÚSCULOS TRAPÉZIO MOVIMENTOS OMOPLATA 5 ELEVADOR DA OMOPLATA Origem: Apófises transversas

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa MEMBROS SUPERIIORES E INFERIIORES 1 IV - MEMBROS SUPERIORES E INFERII IORES 1 1 MEMBROS SUPERIORES 5 Ombro Deltóide 5 5 MANGUITO ROTADOR: 5 Músculos do Ombro - Vista Anterior 7 Músculos do Ombro - Vista

Leia mais

10/17/2011. Conhecimento Técnico. Construir Argumentos

10/17/2011. Conhecimento Técnico. Construir Argumentos Conhecimento Técnico Construir Argumentos 1 Manhã (9:00 12:00) 04/10 (terça-feira) Principais 05/10 Lesões das 06/10 (quarta-feira) Modalidades Esportivas (quinta-feira) (Corrida e Futebol) Ms Andrea Bloco

Leia mais

28/08/2015 CINTURA PÉLVICA E QUADRIL INTRODUÇÃO. Transmissão do peso da cabeça, tronco e MMSS para os MMII INTRODUÇÃO ÍNDICE DE ASSUNTOS

28/08/2015 CINTURA PÉLVICA E QUADRIL INTRODUÇÃO. Transmissão do peso da cabeça, tronco e MMSS para os MMII INTRODUÇÃO ÍNDICE DE ASSUNTOS ÍNDICE DE ASSUNTOS CINTURA PÉLVICA E QUADRIL PROF. DR. Wouber Hérickson de B. Vieira DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA - UFRN hericksonfisio@yahoo.com.br INTRODUÇÃO ANATOMIA FUNCIONAL Estrutura óssea Estrutura

Leia mais

Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades

Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades Uma fixação é no esqueleto e outra na parte mais profunda da Pele Podem movimentar a pele do couro cabeludo e da face modificando

Leia mais

Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho. Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia

Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho. Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia Coluna Vertebral Canal Vertebral Forames intervertebrais Características de uma vértebra típica Corpo vertebral

Leia mais

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação MIOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MIOLOGIA DO MEMBRO SUPERIOR Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: MÚSCULOS QUE ACIONAM A CINTURA ESCAPULAR Trapézio

Leia mais

OSSOS ESCÁPULA CLAVÍCULA ÚMERO

OSSOS ESCÁPULA CLAVÍCULA ÚMERO OSSOS ESCÁPULA CLAVÍCULA ÚMERO MOVIMENTOS DA ESCÁPULA PROTRAÇÃO RETRAÇÃO ELEVAÇÃO DEPRESSÃO ROTAÇÃO PARA CIMA (EXTERNA) ROTAÇÃO PARA BAIXO (INTERNA) MOVIMENTOS DOS OMBROS FLEXÃO E EXTENSÃO ADBUÇÃO E ADUÇÃO

Leia mais

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL Françoise Mézières - supremacia do tônus muscular da cadeia posterior em função da necessidade de sustentação Herman Kabat Movimentos em espirais para levar ao completo

Leia mais

MEMBROS INFERIORES. Anatomia Humana Segmentar Profª. Kátia Nóbrega Profª. Terezinha Nóbrega

MEMBROS INFERIORES. Anatomia Humana Segmentar Profª. Kátia Nóbrega Profª. Terezinha Nóbrega MEMBROS INFERIORES Anatomia Humana Segmentar Profª. Kátia Nóbrega Profª. Terezinha Nóbrega INTRODUÇÃO A Anatomia Segmentar divide o corpo humano em diferentes segmentos para melhor analisá-los. Considerando

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS SISTEMA ÓSSEO. Prof a. Ana Carolina Athayde R. Braz

ROTEIRO DE ESTUDOS SISTEMA ÓSSEO. Prof a. Ana Carolina Athayde R. Braz ROTEIRO DE ESTUDOS SISTEMA ÓSSEO Prof a. Ana Carolina Athayde R. Braz ESQUELETO AXIAL 1) CABEÇA: a) Identificar e localizar os ossos da cabeça: - Crânio (8): Ossos pares ou bilaterais: Parietais e Temporais

Leia mais

Miologia. Mio Músculo Logia Estudo Quatrocentos músculos esqueléticos 40 50% da massa corporal.

Miologia. Mio Músculo Logia Estudo Quatrocentos músculos esqueléticos 40 50% da massa corporal. Prof. Amir Curcio Miologia Mio Músculo Logia Estudo Quatrocentos músculos esqueléticos 40 50% da massa corporal. Miologia Funções Geração de força para locomoção e respiração. Sustentação postural. Geração

Leia mais

Cabeça. Ossos e Músculos 24/02/2016. Ossos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação ANATOMIA PALPATÓRIA

Cabeça. Ossos e Músculos 24/02/2016. Ossos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação ANATOMIA PALPATÓRIA Ossos da Cabeça ANATOMIA PALPATÓRIA Marcelo Marques Soares Prof. Didi Jonas Wecker Douglas Lenz Cabeça MÚSCULOS DA CABEÇA Músculos da Cabeça Ossos e Músculos MÚSCULOS DA CABEÇA Músculos da Cabeça 1 ATM

Leia mais

Músculos do Cíngulo Escapular e do Braço

Músculos do Cíngulo Escapular e do Braço UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Cíngulo Escapular e do Braço Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos do Tronco ao Cíngulo Escapular

Leia mais

Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR INFERIOR OSTEOLOGIA DOS MEMBROS INFERIORES Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. Cintura

Leia mais

Músculos do Cíngulo Escapular e Braço

Músculos do Cíngulo Escapular e Braço Músculos do Cíngulo Escapular e Braço 1 Músculos do Tronco ou Crânio ao Cíngulo Escapular (8) Serrátil Anterior Trapézio Rombóides Maior e Menor Peitoral Menor Levantador da Escápula Subclávio Esternocleidomastóideo

Leia mais

Quadril. Quadril Cinesiologia. Renato Almeida

Quadril. Quadril Cinesiologia. Renato Almeida Quadril Questão de Concurso Treinando... (QUEIMADAS - PB) A capacidade do corpo de transformar movimentos angulares estereotipados das articulações em movimentos curvilineares mais eficientes das partes

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior OSSOS Os membros inferiores são mais estáveis, devido a fixação de duas fortes articulações, anteriormente, a sínfise púbica (é uma articulação cartilagínea) e posteriormente

Leia mais

AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? 16/09/2014

AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? 16/09/2014 AVALIAÇÃO POSTURAL O QUE É UMA AVALIAÇÃO POSTURAL? A AVALIAÇÃO POSTURAL CONSISTE EM DETERMINAR E REGISTRAR SE POSSÍVEL ATRAVÉS DE FOTOS, OS DESVIOS OU ATITUDES POSTURAIS DOS INDIVÍDUOS, ONDE O MESMO É

Leia mais

MOVIMENTOS DA CINTURA ESCAPULAR. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

MOVIMENTOS DA CINTURA ESCAPULAR. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior MOVIMENTOS DA CINTURA ESCAPULAR Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior O que é Cintura Escapular? Duas clavículas e duas escápulas. Trata-se de uma estrutura que sofreu adaptações à bipedia, onde as

Leia mais

ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos

ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos ANATOMIA SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3 Profª. Tatianeda Silva Campos Ossos da coluna vertebral coluna vertebral = eixo do esqueleto e sustentação do corpo. É formada pela superposição de 33 vértebras:

Leia mais

ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII. Prof.: Gustavo Martins Pires

ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII. Prof.: Gustavo Martins Pires ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII Prof.: Gustavo Martins Pires OSSOS DO MEMBRO INFERIOR OSSOS DO MEMBRO INFERIOR Tem por principal função de locomoção e sustentação do peso. Os ossos do quadril, constituem

Leia mais

ANATOMIA DO DORSO. Prof. Ms. Marcelo Lima. Site:

ANATOMIA DO DORSO. Prof. Ms. Marcelo Lima.   Site: ANATOMIA DO DORSO Prof. Ms. Marcelo Lima E-mail: profmarcelolima@yahoo.com.br Site: www.profmarcelolima.webnode.com.br Partes de uma Vértebra Vértebras Articulações Intervertebrais Entre os corpos. C.

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Ombro e Omoplata

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Ombro e Omoplata CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Ombro e Omoplata ANATOMIA MUSCULAR Músculos que movimentam o Ombro Anteriomente: Posteriomente: Deltóide (porção anterior) Grande Dorsal Peitoral Maior

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI. Sistema Muscular

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI. Sistema Muscular 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Av. Andrômeda, 500 Alphaville Barueri SP CEP 06473-000 Disciplina: Educação Física 6ª Série Ensino Fundamental

Leia mais

Músculos da Perna e Pé

Músculos da Perna e Pé UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos da Perna e Pé Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Dorsiflexão Flexão plantar Dorsiflexão Flexão Plantar Art.

Leia mais

Apostila de Cinesiologia. Cintura Escapular e Ombro

Apostila de Cinesiologia. Cintura Escapular e Ombro 1 FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde Fisioterapia Apostila de Cinesiologia Aula Prática Cintura Escapular e Ombro Este material é fruto do trabalho iniciado na monitoria de 2009. Ainda esta em fase

Leia mais

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP MEMBROS INFERIORES: OSSOS Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP FUNÇÃO DOS MMII LOCOMOÇÃO SUSTENTAÇAO DE PESO OSSOS DO MEMBRO INFERIOR (62) OSSO DO QUADRIL (ILÍACO) (2)

Leia mais

Adutores da Coxa. Provas de função muscular MMII. Adutor Longo. Adutor Curto. Graduação de força muscular

Adutores da Coxa. Provas de função muscular MMII. Adutor Longo. Adutor Curto. Graduação de força muscular Provas de função muscular MMII Graduação de força muscular Grau 0:Consiste me palpar o músculo avaliado e encontrar como resposta ausência de contração muscular. Grau 1:Ao palpar o músculo a ser avaliado

Leia mais

AVALIAR A ANATOMIA DE SUPERFÍCIE DO MEMBRO PÉLVICO DO CÃO.

AVALIAR A ANATOMIA DE SUPERFÍCIE DO MEMBRO PÉLVICO DO CÃO. AVALIAR A ANATOMIA DE SUPERFÍCIE DO MEMBRO PÉLVICO DO CÃO. Orientar o membro em relação a sua posição in vivo. Usando os esqueletos da sala de dissecação, como auxílio, orientar o membro e decidir se você

Leia mais

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular Anatomia Humana 1 Profª Fabíola Claudia Henrique da Costa Parte 01 Osteologia Partedaanatomiaque estuda o esqueleto, o qual é constituído por ossos e cartilagens. 1 Axial Ossos da cabeça, pescoço e tronco

Leia mais

É importante compreender a biomecânica do joelho (fêmoro tibial e patelo femoral ao prescrever exercícios para o joelho em um programa de

É importante compreender a biomecânica do joelho (fêmoro tibial e patelo femoral ao prescrever exercícios para o joelho em um programa de É importante compreender a biomecânica do joelho (fêmoro tibial e patelo femoral ao prescrever exercícios para o joelho em um programa de reabilitação, seja qual for o diagnóstico Fêmur Tíbia Fíbula Patela

Leia mais

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico ESQUELETO APENDICULAR Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR Ombro - Escápula Braço - Úmero Antebraço Rádio e Ulna Joelho - Carpos Canela - Metacarpos

Leia mais

08/08/2016 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO INFERIOR COMPONENTES DO COMPLEXO DO QUADRIL

08/08/2016 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO INFERIOR COMPONENTES DO COMPLEXO DO QUADRIL CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO INFERIOR COMPONENTES DO COMPLEXO DO QUADRIL PELVE (isquio, ilio, pubis) FÊMUR 1 COMPLEXO DO QUADRIL ARTICULAÇÃO SINOVIAL, TIPO ESFERÓIDE 3

Leia mais

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA Instituto Long Tao Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA História da Anatomia Terminologia Anatômica Osteologia HISTÓRIA DA ANATOMIA HUMANA HISTÓRIA DA ANATOMIA

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal

Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal SISTEMA ESQUELÉTICO ANATOMIA HUMANA Laboratório de Morfofisiologia Funções: suporte, movimento, proteção, estoque de minerais e hematopoiese. O esqueleto

Leia mais

Estão dispostos em 6 grupos:

Estão dispostos em 6 grupos: MÚSCULOS DO TRONCO Estão dispostos em 6 grupos: Músculos do dorso Abdome Músculos suboccipitais Pelve Tórax Períneo MÚSCULOS DO DORSO Há dois grupos principais: Músculos Extrínsecos do Dorso Superficiais

Leia mais

s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 1 O Ombro é uma articulação de bastante importância para todos nós, visto que para fazermos até as atividades mais simples, como escovar os dentes e dirigir, precisamos dele. Devido a esta característica,

Leia mais

LISTA DE ACIDENTES ANATÔMICOS ÓSSEOS

LISTA DE ACIDENTES ANATÔMICOS ÓSSEOS LISTA DE ACIDENTES ANATÔMICOS ÓSSEOS 1. Base do crânio - Visão externa Canal Carótico Canal do Hipoglosso Canal e fossa condilar Canal incisivo Coana Côndilo Occipital Dorso da sela turca Espinha nasal

Leia mais

MANUAL TÉCNICO CÓD ESQUELETO HUMANO DE 85 CM

MANUAL TÉCNICO CÓD ESQUELETO HUMANO DE 85 CM MANUAL TÉCNICO CÓD. 6065 ESQUELETO HUMANO DE 85 CM Esta é uma pequena ferramenta de aprendizagem de anatomia do Sistema Esquelético Humano. Com o Modelo Anatômico de Esqueleto de 85 cm, é possível observar

Leia mais

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch QUADRIL / PELVE Prof. Gabriel Paulo Skroch 1. ANATOMIA Mulher Homem Ilíaco e extremidade superior do fêmur Vista anterior Vista posterior Superfícies articulares da articulação coxo-femural, cápsula e

Leia mais

ALTERAÇÕES DAS CURVAS DA COLUNA VERTEBRAL

ALTERAÇÕES DAS CURVAS DA COLUNA VERTEBRAL PROBLEMAS POSTURAIS * Profª Érica Verderi ALTERAÇÕES DAS CURVAS DA COLUNA VERTEBRAL Hipercifose É aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital,

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Aulas 12 e 13 AVALIAÇÃO POSTURAL. Prof.ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro

AVALIAÇÃO FÍSICA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Aulas 12 e 13 AVALIAÇÃO POSTURAL. Prof.ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro AVALIAÇÃO FÍSICA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Aulas 12 e 13 AVALIAÇÃO POSTURAL Prof.ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro AULAS 12 e 13 SUMÁRIO Introdução Avaliação Postural e Puberdade Metodologia Desvios posturais

Leia mais

Membro Superior. Sistema Esquelético. Cintura Escapular. Membro Superior. 1 Segmento ESCÁPULA E CLAVÍCULA 24/02/2016 CLAVÍCULA. CLAVÍCULA Articulações

Membro Superior. Sistema Esquelético. Cintura Escapular. Membro Superior. 1 Segmento ESCÁPULA E CLAVÍCULA 24/02/2016 CLAVÍCULA. CLAVÍCULA Articulações ANATOMIA PALPATÓRIA Marcelo Marques Soares Prof. Didi Jonas Wecker Douglas Lenz 1 Segmento Cintura Escapular E CLAVÍCULA Membro Superior Sistema Esquelético CLAVÍCULA Membro Superior 1 Segmento - Cintura

Leia mais

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA Instituto Long Tao Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA História da Anatomia Terminologia Anatômica Osteologia HISTÓRIA DA ANATOMIA HUMANA HISTÓRIA DA ANATOMIA

Leia mais

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA FACULDADE DE ENSINO E CULTURA DO CEARÁ CURSOS DE SAÚDE ANATOMIA ROTEIRO DE AULA PRÁTICA Profs. Musse Jereissati, Rosi Paixão e Ana Cláudia Queiroz Ossos do membro superior: Clavícula, escápula (que constituem

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação Esternoclavicular: Artic.

Leia mais

CERTIFICAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL (CORE) Educador Silvio Pecoraro

CERTIFICAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL (CORE) Educador Silvio Pecoraro CERTIFICAÇÃO EM TREINAMENTO FUNCIONAL (CORE) Educador Silvio Pecoraro Quais as características do Treinamento Funcional? Desenvolver e melhorar as capacidades físicas através de estímulos que proporcionam

Leia mais

Análise do movimento Caindo nas molas

Análise do movimento Caindo nas molas Análise do movimento Caindo nas molas 1 Projeto de Pesquisa Trançados musculares saúde corporal e o ensino do frevo Análise do movimento Observador: Giorrdani Gorki Queiroz de Souza (Kiran) Orientação

Leia mais

Graus de Liberdade. Complexo Articular do Ombro 08/08/ graus de liberdade: Plano sagital: Flexão (180 ) Extensão (45-50 )

Graus de Liberdade. Complexo Articular do Ombro 08/08/ graus de liberdade: Plano sagital: Flexão (180 ) Extensão (45-50 ) Complexo Articular do Ombro Articulação mais móvel do corpo humano, porém muito instável = estabilidade dinâmica. Posição de referência Graus de Liberdade 3 graus de liberdade: Plano sagital: Flexão (180

Leia mais

Cinesiologia aplicada a EF e Esporte. Prof. Dr. Matheus Gomes

Cinesiologia aplicada a EF e Esporte. Prof. Dr. Matheus Gomes Cinesiologia aplicada a EF e Esporte Prof. Dr. Matheus Gomes 1 Cinesiologia PARTE I Descrição dos movimentos e ações musculares 2 Planos e Eixos Plano Frontal ou Coronal (eixo sagital ou ânteroposterior)

Leia mais

OMBRO. Úmero Cabeça Colo Tubérculo maior Tubérculo menor Sulco intertubercular

OMBRO. Úmero Cabeça Colo Tubérculo maior Tubérculo menor Sulco intertubercular OMBRO Complexo articular (20 mm, 3 art, 3 art funcionais) Articulação proximal do MS Direciona a mão Aumenta o alcance Osteologia Úmero, escápula, clavícula, esterno, costelas Úmero Cabeça Colo Tubérculo

Leia mais

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero Músculo Ligações Movimentos Esternocleidomastóideo Esterno, clavícula, Flexão, flexão lateral e rotação da processo mastóide cabeça Trapézio Osso occipital, apófises Extensão e flexão lateral da espinhosas

Leia mais

UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS APLICADAS A MEDICINA VETERINÁRIA I

UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS APLICADAS A MEDICINA VETERINÁRIA I UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - 1 - FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS APLICADAS A MEDICINA VETERINÁRIA I Roteiro de aula prática de Anatomia Veterinária Profa.Juliana

Leia mais

Fémur Acidentes Anatómicos

Fémur Acidentes Anatómicos Fémur Acidentes Anatómicos Osso mais longo e mais pesado do corpo Transmite o peso do corpo do osso do quadril para a tíbia quando a pessoa está de pé Comprimento osso = ¼ Comprimento do indivíduo Possui

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Docência Docência Personal Trainer Prof. Me Alexandre Rocha 1 Conceitos A boa postura é um bom hábito

Leia mais

Osteologia e Artrologia. Tema F Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro inferior.

Osteologia e Artrologia. Tema F Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro inferior. Tema F Descrição e caraterização funcional do 1 Cintura pélvica; 2 Bacia 3 Articulação coxo-femural e seu funcionamento nos movimentos da coxa. 4 Complexo articular do joelho e seu funcionamento nos movimentos

Leia mais

Músculos da Perna e Pé. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo

Músculos da Perna e Pé. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo Músculos da Perna e Pé Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo Movimentos Angulares do Tornozelo e Pé Dorsiflexão Flexão

Leia mais

OSTEOLOGIA. Osteon osso Logus estudo

OSTEOLOGIA. Osteon osso Logus estudo OSTEOLOGIA Osteon osso Logus estudo Osso Estruturas rígidas e esbranquiçadas que participam da formação do esqueleto Esqueleto Conjunto de ossos e tecido cartilaginoso unidos entre si que dão conformação

Leia mais

Avaliação Integrada. Profº Silvio Pecoraro. Specialist Cooper Fitness Center Dallas Texas/USA Cref. 033196 G/SP

Avaliação Integrada. Profº Silvio Pecoraro. Specialist Cooper Fitness Center Dallas Texas/USA Cref. 033196 G/SP Avaliação Integrada Profº Silvio Pecoraro Specialist Cooper Fitness Center Dallas Texas/USA Cref. 033196 G/SP Definições Chaves Corrente cinética: sistema muscular + sistema articular + sistema neural.

Leia mais

Sistema Muscular. Descrição dos musculo. Corpo ou ventre porção mais larga do musculo. Inserção Terminal fixo no osso que se movimenta

Sistema Muscular. Descrição dos musculo. Corpo ou ventre porção mais larga do musculo. Inserção Terminal fixo no osso que se movimenta Descrição dos musculo Inserção de rigem no mais fixo dos dois ossos Corpo ou ventre porção mais larga do musculo Anatomia do musculo Inserção Terminal fixo no osso que se movimenta Descrição dos musculo

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Braço e Antebraço

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Braço e Antebraço CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Braço e Antebraço Músculos do Cotovelo Bicípite braquial Braquial Braquiorradial Tricípite braquial Ancôneo Bicípite Braquial Bicípite Braquial Origem: Cabeça

Leia mais

Análise do movimento Parafuso

Análise do movimento Parafuso Análise do movimento Parafuso 1 Projeto de Pesquisa Trançados musculares saúde corporal e o ensino do frevo Análise do movimento Observador: Giorrdani Gorki Queiroz de Souza (Kiran) Orientação para realização

Leia mais

TERMOS DE MOVIMENTO TERMOS DE MOVIMENTO POSIÇÃO ANATÔMICA POSIÇÃO ANATÔMICA TERMOS DE MOVIMENTO. Curso de. Marcelo Marques Soares Prof.

TERMOS DE MOVIMENTO TERMOS DE MOVIMENTO POSIÇÃO ANATÔMICA POSIÇÃO ANATÔMICA TERMOS DE MOVIMENTO. Curso de. Marcelo Marques Soares Prof. 2ª edição Marcelo Marques Soares Prof. Didi Jonas Wecker Douglas Lenz POSIÇÃO ANATÔMICA Linha Sagital Mediana POSIÇÃO ANATÔMICA 1 2 REGIÃO INFERIOR Reto Anterior Piramidal Oblíquo Externo Oblíquo Interno

Leia mais

Anatomia Humana. A- Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor. B- Anatomia do Aparelho Cardiorespiratório

Anatomia Humana. A- Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor. B- Anatomia do Aparelho Cardiorespiratório Anatomia Humana A- Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor B- Anatomia do Aparelho Cardiorespiratório C- Anatomia dos Sistemas Endócrino e Digestório D- Anatomia do Aparelho Genitourinário E- Anatomia do

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Ossos do pé mantêm-se unidos por meio de fortes ligamentos que lhe permitem sustentar o peso corporal e funcionar como

Leia mais

Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Docência Docência Personal Trainer Prof. Me Alexandre Rocha 1 Conceitos A boa postura é um bom hábito

Leia mais

MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX. 1 Peitoral Maior. 1 Peitoral Maior. Região Ântero- Lateral

MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX MÚSCULOS DO TÓRAX. 1 Peitoral Maior. 1 Peitoral Maior. Região Ântero- Lateral Nervo Peitoral Lateral e Medial (C5 a T1) Marcelo Marques Soares Prof. Didi Rotação medial, adução, flexão e flexão horizontal do braço Região Ântero- Lateral 2 Peitoral Menor Subclávio Serrátil Anterior

Leia mais

Ossos da Perna Vista Anterior

Ossos da Perna Vista Anterior TORNOZELO Ossos da Perna Vista Anterior FÍBULA TÍBIA MALÉOLO LATERAL MALÉOLO MEDIAL Ossos do Pé Vista Lateral TÁLUS CALCÂNEO NAVICULAR CUBÓIDE TARSO METATARSO FALANGES Ossos do Pé Vista Dorsal FALANGES

Leia mais

Parede abdominal Ântero-lateral. Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges

Parede abdominal Ântero-lateral. Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Parede abdominal Ântero-lateral Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Abdome A parte do tronco entre o tórax e a pelve, possui paredes musculotendíneas, exceto posteriormente onde a

Leia mais

Coluna Vertebral. Coluna Vertebral Cinesiologia. Renato Almeida

Coluna Vertebral. Coluna Vertebral Cinesiologia. Renato Almeida Coluna Vertebral Questão de Concurso Treinando... (EBSERH) A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras, a chamada giba. Em uma escoliose

Leia mais

1) PANTURRILHAS. b) Músculos envolvidos Gastrocnêmios medial e lateral, sóleo, tibial posterior, fibular longo e curto, plantar (débil),

1) PANTURRILHAS. b) Músculos envolvidos Gastrocnêmios medial e lateral, sóleo, tibial posterior, fibular longo e curto, plantar (débil), 1 1) PANTURRILHAS 1.1 GERAL De pé, tronco ereto, abdômen contraído, de frente para o espaldar, a uma distância de um passo. Pés na largura dos quadris, levar uma das pernas à frente inclinando o tronco

Leia mais

Membro inferior Osteologia e Miologia

Membro inferior Osteologia e Miologia Membro inferior Osteologia e Miologia Nome: Turma: PL1/PL2 1. Osteologia do fémur 6-7- 8-9- 10-11- 12 - Membro Inferior - Serviço Patologia Experimental @ FMUC - UC - PT - 2013.2014! 1/10 B. Legende a

Leia mais

Avaliação do Quadril

Avaliação do Quadril Avaliação do Quadril Anatomia -Ossos do quadril constituem a cintura pélvica e unem-se anterior//e na sínfise púbica e posterior//te articulam-se com a parte superior do sacro. Anatomia - Ossos do quadril

Leia mais

Músculos da Cabeça e Pescoço

Músculos da Cabeça e Pescoço UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos da Cabeça e Pescoço Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Cabeça e do Pescoço - Movimentam a cabeça

Leia mais

Sinergias dos Membros Superiores

Sinergias dos Membros Superiores Flexão do Extensão do Deltóide; Córaco ; Bícipite ; peitoral; Deltóide; Grande dorsal; Tricipite Sinergias dos Membros Superiores Articulação escápulo-umeral Articulação do cotovelo Articulação rádio-cubital

Leia mais

18/03/2014 ARTICULAÇÃO. Funções: Movimentos Manutenção da Postura Proteção dos Órgãos Crescimento dos Ossos Longos Amortecedor. O que é Articulação???

18/03/2014 ARTICULAÇÃO. Funções: Movimentos Manutenção da Postura Proteção dos Órgãos Crescimento dos Ossos Longos Amortecedor. O que é Articulação??? O que é Articulação??? ARTICULAÇÃO É o conjunto dos elementos que promovem a união de dois ou mais ossos, com a finalidade de permitir maior ou menor possibilidade de movimento, entre os segmentos articulados

Leia mais

Anatomia Palpatória. Anatomia clínica. Anatomia clínica - Objetivos. Anatomia clínica. Princípios da palpação. Princípios da palpação

Anatomia Palpatória. Anatomia clínica. Anatomia clínica - Objetivos. Anatomia clínica. Princípios da palpação. Princípios da palpação Anatomia Palpatória Especialista Ortopedia e Esportes UFMG Fisioterapeuta da SPINE FISIOTERAPIA Professor da Pos Graduação Terapia Manual PUC-MG Professor do Curso de Terapia Manual da SPINE FISIOTERAPIA

Leia mais

JOELHO INTRODUÇÃO ESTRUTURA ÓSSEA ESTRUTURA ÓSSEA ESTRUTURA ÓSSEA ESTRUTURA ÓSSEA 28/08/2015. Mais complexa articulação do corpo

JOELHO INTRODUÇÃO ESTRUTURA ÓSSEA ESTRUTURA ÓSSEA ESTRUTURA ÓSSEA ESTRUTURA ÓSSEA 28/08/2015. Mais complexa articulação do corpo INTRODUÇÃO Mais complexa articulação do corpo JOELHO PROF. DR. Wouber Hérickson de B. Vieira DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA - UFRN hericksonfisio@yahoo.com.br Local mais comum de lesões desportivas Resiste

Leia mais

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos

Leia mais

Este material foi feito com muito carinho em 2002.

Este material foi feito com muito carinho em 2002. Este material foi feito com muito carinho em 2002. Na época da nossa graduação os livros de anatomia eram poucos para tantos alunos, e eles sempre renovavam o livro entre si, então quem conseguisse pegar

Leia mais

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto

AVALIAÇÃO DO JOELHO. Clique para adicionar texto AVALIAÇÃO DO JOELHO Clique para adicionar texto ANATOMIA PALPATÓRIA Fêmur Côndilos femurais ( Medial e Lateral ) Sulco Troclear ou Fossa Intercondiliana Epicôndilos femurais ( Medial e Lateral ) Tíbia

Leia mais