Tema 1 Remuneração e Benefícios
|
|
|
- Marcela Cavalheiro da Fonseca
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas Tema 1 Remuneração e Benefícios Salário e Remuneração Pedro Carlos de Carvalho
2 Remuneração e Benefícios Serão apresentados, nesta disciplina, os aspectos gerais e específicos de remuneração e benefícios. Este tema é de grande importância para os gestores de pessoas e recursos humanos.
3 Remuneração e Benefícios Nesta primeira aula, será possível conferir a elaboração do plano de cargos e salários e a montagem do plano de carreira.
4 Remuneração e Benefícios Em pleno século XXI, observa-se que as organizações estão se igualando em suas tecnologias. O ponto de destaque que as diferencia são as pessoas que nelas trabalham, pois são elas que impulsionam os negócios.
5 Remuneração e Benefícios O trabalho, de acordo com Abraham Maslow, em sua Hierarquia das Necessidades, é um dos meios pelos quais as pessoas satisfazem as suas necessidades: básicas sociais segurança estima autorrealização
6 Remuneração e Benefícios Para um bom desempenho organizacional, a empresa deve reconhecer e recompensar o esforço e dedicação de seus colaboradores. Isso significa implantar e administrar um sistema de recompensas financeiras e não financeiras.
7 Remuneração e Benefícios As recompensas financeiras podem ser diretas e indiretas. As recompensas financeiras diretas são oferecidas em forma de: salários PLR bônus prêmios comissões
8 Remuneração e Benefícios As recompensas financeiras indiretas são decorrentes de convenções coletivas do trabalho e dos programas de benefícios e serviços sociais, tais como: planos de saúde transporte alimentação creche seguro de vida
9 Remuneração e Benefícios As recompensas não financeiras afetam a satisfação das pessoas. Exemplos: reconhecimento bom ambiente de trabalho autonomia estabilidade no emprego (CHIAVENATO, 1999)
10 Remuneração e Benefícios É necessário diferenciar salário de remuneração. Salário é o valor básico mensal recebido. Remuneração total é a somatória do salário, dos benefícios e de outros valores pagos com característica variável. (RIBEIRO, 2005)
11 Remuneração e Benefícios Dessa forma, as recompensas financeiras diretas, somadas às indiretas, compõem a remuneração total, conforme mostra o quadro seguinte:
12 Remuneração e Benefícios REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
13 Remuneração e Benefícios Uma pesquisa da Price Waterhouse Coopers, em 2004, mostrou que 80% das organizações utilizavam o sistema tradicional de remuneração baseado em cargos.
14 Remuneração e Benefícios Ainda hoje, esse sistema é muito utilizado. Assim, esta disciplina apresenta abordagens mais atuais em termos de remuneração.
15 Tema 2 O Plano de Cargos e Salários A Descrição de Cargos Pedro Carlos de Carvalho
16 O Plano de Cargos e Salários Cargo é um conjunto de funções de mesma natureza e complexidade. Segundo Souza et al. (2005, p. 39), ele é concebido considerando-se: A tarefa As estratégias Os processos A estrutura E as pessoas
17 O Plano de Cargos e Salários Etapas para a sua implantação: a) Planejamento e divulgação do plano. b) Análise e descrição dos cargos. c) Avaliação e classificação dos cargos. d) Pesquisa salarial. e) Estruturação dos cargos e dos salários. f) Definição da política salarial.
18 O Plano de Cargos e Salários a) Planejamento e divulgação do plano: Estabelecimento do objetivo pretendido. Elaboração do plano. Discussão com os gestores para obtenção de sugestões. Submissão do plano para a aprovação da alta direção. Divulgação do plano aos trabalhadores, se necessário.
19 O Plano de Cargos e Salários b) Análise e descrição dos cargos: Coleta e descrição dos cargos. Especificação dos cargos. Titulação dos cargos. Classificação dos cargos, conforme os grupos ocupacionais. Catálogo dos cargos.
20 O Plano de Cargos e Salários c) Avaliação e classificação dos cargos: Escolha do método de avaliação. Montagem do manual de avaliação. Formação do comitê de avaliação. Registro das reuniões do comitê de avaliação. Avaliação dos cargos.
21 O Plano de Cargos e Salários d) Pesquisa salarial: Escolha dos cargos-chave. Seleção das empresas a serem pesquisadas. Elaboração do caderno de coleta de dados. Tabulação dos dados coletados. Análise dos resultados e envio de exemplar às empresas participantes.
22 O Plano de Cargos e Salários e) Estruturação dos cargos e salários: Cálculo da estrutura salarial. Determinação do número de graus salariais. Cálculo da amplitude dos graus. Análise dos graus calculados. Estrutura salarial operacional, administrativa, técnica e executiva.
23 O Plano de Cargos e Salários f) Definição da política salarial: Menor salário da estrutura salarial. Evolução salarial: mérito, promoção, enquadramento, etc. Nível hierárquico das aprovações. Definição dos adicionais salariais. Definição dos benefícios.
24 A Descrição de Cargos Deve ser clara e objetiva. A descrição é do cargo e não do ocupante. É impessoal. Devem ser utilizados verbos no infinitivo. Devem ser descritos O que faz, como faz e por que faz em cada tarefa. Descrição sumária do cargo. Descrição detalhada do cargo.
25 Exemplo de descrição de cargos: Analista de Cargos e Salários Descrição Sumária Elaborar descrições de cargos, pesquisas salariais e extrassalariais e procedimentos de reajustes de mérito, promoção, enquadramento, etc. Descrição Detalhada Elaborar levantamentos diversos sobre a situação do mercado salarial, consultando publicações e/ou realizando pesquisas, para análise e comparações internas dos salários da empresa. Preparar estatísticas da área, coletando dados sobre salário médio, menor e maior salário, etc., visando ao fornecimento de informações à análise gerencial.
26 Exemplo de descrição de cargos: Analista de Cargos e Salários 1. Escolaridade Curso superior completo. 2. Experiência Quatro anos no exercício de funções similares. 3. Conhecimentos Técnicas de adm. de salários, estatística e informática. 4. Iniciativa/Complexidade Tarefas não padronizadas, exigindo iniciativa, discernimento e desembaraço para a solução de problemas diversificados. 5. Responsabilidade por dados confidenciais Tem acesso a informações confidenciais.
27 Tema 3 O Plano de Cargos e Salários Avaliação de Cargos e a Pesquisa Salarial Pedro Carlos de Carvalho
28 Avaliação de Cargos Representa um conjunto de procedimentos preestabelecidos, que são utilizados para os trabalhos de medição do valor e importância dos cargos da empresa.
29 Os Quatro Campos de Análise para a Avaliação de Cargos Requisitos Mentais Requisitos Físicos Responsabilidades Condições de Trabalho
30 Requisitos Mentais - Habilidades mentais requeridas - Instrução necessária - Experiência anterior - Iniciativa - Aptidões Fatores de especificações Requisitos mental AVALIAÇÃO DE CARGOS Físicos Responsabilidades - Esforço físico - Concentração visual ou - Destrezas ou habilidades físicas - Compleição física - Supervisão de pessoas - Materiais, equipamentos e ferramentas - Dinheiro, títulos ou documentos - Contatos internos ou externos Fatores de especificaçõ es Condições de Trabalho - Ambiente físico de trabalho - Risco de acidentes Fonte: Chiavenato (1999, p. 236).
31 Exemplo de definição de um fator, conceito e respectivos subfatores de avaliação Instrução Necessária Este fator considera o grau de instrução exigido para o desempenho adequado do cargo. Deve-se considerar a instrução aplicável ao cargo, e não o nível de educação da pessoa que atualmente ocupa o cargo. Grau Descrição Pontos A B O cargo requer nível de formação escolar correspondente ao ensino fundamental. O cargo requer nível de formação escolar correspondente ao ensino médio C O cargo requer ensino superior incompleto. 45 D O cargo requer ensino superior completo. 60 E O cargo requer ensino superior completo + MBA. 75 Fonte: Adaptado de Chiavenato (1999).
32 Exemplo de definição de um fator, conceito e respectivos subfatores de avaliação Experiência Necessária Este fator considera a experiência anterior exigida para o desempenho adequado do cargo. Deve-se considerar a experiência requerida para o cargo e não a experiência total apresentada pela pessoa que ocupa esse cargo no momento da avaliação. Grau Descrição Pontos A B C D E O cargo requer de 6 meses a um ano de experiência em atividades correspondentes. O cargo requer de 1 a 2 anos de experiência em atividades similares. O cargo requer de 2 a 4 anos de experiência anterior em trabalhos correlatos. O cargo requer de 4 a 6 anos de experiência em atividades correspondentes. O cargo requer experiência acima de 6 anos em trabalhos correlatos. Fonte: Adaptado de Chiavenato (1999)
33 Grupos de Fatores Requisitos mentais Requisitos físicos Responsabilidades Condições de trabalho Fatores / Subfatores de Avaliação Instrução necessária Experiência anterior Grau A Grau B Grau C Grau D Exemplo de uma escala de pontos Grau E Iniciativa Esforço físico necessário Concentração mental Supervisão de pessoas Material ou equipamento Dinheiro, documentos Ambiente físico de trabalho Riscos envolvidos Fonte: Chiavenato (1999, p. 237).
34 Preparação da Pesquisa Salarial A empresa deverá observar: Quais cargos serão pesquisados? Quais empresas devem ser pesquisadas? Quando a pesquisa deve ser feita?
35 Preparação da Pesquisa Salarial Devem ser selecionados Cargos de Referência ou Cargos-Chave: Cargos que representam vários outros cargos. Cargos identificáveis no mercado de trabalho. Cargos que representam as várias áreas da empresa.
36 Preparação da Pesquisa Salarial Como definir as empresas a serem pesquisadas? Localização Correlatas Importância Política Salarial
37 A Tabulação da Pesquisa Salarial A tabulação dos dados representa o tratamento estatístico dos salários coletados na pesquisa salarial.
38 Tabulação do Cargo de Assistente de Pessoal Código da empresa Frequência Frequência acumulada Salário em R$ H ,00 C ,00 G ,00 D ,00 A ,00 B ,00 H ,00 F ,00 A ,00 E ,00 (*) I ,00 (*) A mediana é R$ 2.300,00. Valores que estejam 50% acima e abaixo da mediana serão eliminados, os salários inferiores a R$ 1.150,00 e superiores a R$ 3.450,00 serão eliminados. [(*) salários eliminados pelo critério de corte].
39 A Tabulação da Pesquisa Salarial Cargo: Assistente de Pessoal Salário da Empresa: 1.650,00 Frequência Total 13 Mediana Moda 2.300, ,00 Menor Salário 1º Quartil Média 1.350, , ,00 3º Quartil 2.875,00 Salário da Empresa x Média do Mercado Maior Salário 3.200,00 A empresa está 26,7% abaixo do mercado
40 Tema 4 O Plano de Cargos e Salários A Estrutura de Cargos e Salários e o Plano de Carreira Pedro Carlos de Carvalho
41 A Estrutura de Cargos e Salários Na sua elaboração, é importante incluir: O salário normativo da categoria sindical. Quantos níveis conterá cada grau: Salário de admissão, menor salário, 1º quartil, salário médio, 3º quartil, maior salário, etc. Percentual da amplitude horizontal. Percentual da progressão do grau salarial.
42 Modelo de Estrutura Salarial Grau Admissão Mínimo 1º Quartil Médio 3º Quartil Máximo ,00 954, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,00 Foram utilizados 6% de progressão horizontal e 15% de progressão vertical.
43 Plano de Carreira O Plano de Carreira define a trajetória de carreiras existentes na empresa, é responsabilidade da empresa e possibilita o desenvolvimento e ascensão profissional. O Planejamento de Carreira significa o objetivo de desenvolvimento individual e é responsabilidade de cada profissional, e a empresa pode auxiliar também. A carreira depende da tomada de decisão do trabalhador, pois somente a ele cabe a opção de sua trajetória (PONTES, 2010).
44 Segmentos de carreiras Linha Generalista Linha Mista Formas e Tipos de Carreira Formas de construção das carreiras Hierarquia dos cargos (avaliação dos cargos) Segmentos de carreiras Linha Hierárquica Em Y Linha de Especialização Linha de Polivalência Linha Generalista Linha Mista Fonte: Pontes (2010, p. 345).
45 Exemplo de Plano de Carreira por Cargos o Gerente de Produção ão Supervisor de Produção ção Encarregado de Produção áquinas Operador Especializado em Máquinas as Operador de Máquinas
46 e de RH Exemplo de Plano de Carreira por Cargos oc. RH III oc. RH II Gerente de RH Espec. Proc. RH III Espec. Proc. RH II Espec. Proc. RH I roc. RH I ssos RH III An. Processos RH III An. Processos RH II An. Processos RH I Aux. Proc. RH III ssos RH II ssos RH I Aux. Proc. Aux. Proc. c. RH III RH II RH I oc. RH II
47 Exemplo de Carreira em Y GRAU XI X IX VIII VII VI V IV III II I LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO Profissional Consultor II Profissional Consultor I Profissional Sênior III Profissional Sênior II Profissional Sênior I Profissional Pleno III Profissional Pleno II Profissional Pleno I Profissional Júnior III Profissional Júnior II Profissional Júnior I Supervisor LINHA GERENCIAL Superintendente Gerente III Gerente II Gerente I Linha Básica
48 Exemplo de trajetória de carreira por linha de especialização Vice-presidente Administrativo Superintendente de Marketing Superintendente de RH Superintendente de Finanças Gerente de Produto Gerente de Remuneração Gerente de Contabilidade Analista de Produto Sênior Analista de Cargos Sênior Analista Contábil Sênior Analista de Produto Pleno Analista de Cargos Pleno Analista Contábil Pleno Analista de Produto Júnior Analista de Cargos Júnior Analista Contábil Júnior Auxiliar de Produto Fonte: Pontes (2010, p. 352). Auxiliar de Análise de Cargos Auxiliar de Contabilidade
49 Remuneração e Benefícios Referências Bibliográficas CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, MARRAS, Jean Pierre. Administração da Remuneração. São Paulo: Thomson Learning, PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de Cargos e Salários: carreiras e remuneração. 14. ed. São Paulo: LTr, RIBEIRO, Antônio de Lima. Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva, SOUZA, Maria Zélia de Almeida et al. Cargos, Carreira e Remuneração. Rio de Janeiro: FGV, WOOD JR., Thomaz; PICARELLI FILHO, Vicente. Remuneração e Carreira por Habilidades e por Competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004, p
50 2ª Parte Material complementar / Cases A Política de Cargos e Salários Pedro Carlos de Carvalho
51 A Política de Cargos e Salários É o instrumento que permite a implantação e determinação de parâmetros que deverão ser observados, definindo condições e critérios para a movimentação funcional em assuntos relacionados à remuneração.
52 1. Noções Gerais A área de Recursos Humanos é responsável pelos trabalhos de planejamento e controle da progressão funcional de todos os empregados da empresa. 2. Elegibilidade Quem está elegível aos critérios estabelecidos na Política de Cargos e Salários?
53 3. Estrutura Salarial Todos os cargos da empresa estão distribuídos e agrupados em graus salariais, que compõem as estruturas de cargos e salários horistas, mensalistas, etc. Cada grau tem sua respectiva faixa salarial dividida em X níveis, ou seja, mínimo, 1º quartil, ponto médio, 3º quartil e máximo, onde se posicionam os salários dos empregados da empresa.
54 4. Tipos de Reajustes Salariais 4.1 Mérito É o aumento salarial concedido aos empregados que desempenharam com destaque suas atividades. Os percentuais variam de acordo com a posição de cada empregado em sua respectiva faixa salarial e conforme a avaliação de desempenho.
55 4.2 Enquadramento Salarial É o aumento salarial concedido para enquadramento dos salários dos empregados no padrão mínimo da sua respectiva faixa salarial ou de cargos similares. 4.3 Promoção Concedido aos empregados que foram transferidos para cargos de classificação superior na estrutura salarial.
56 4.4 Geral Concedido, obrigatória ou espontaneamente, a quem da Empresa? Obrigatórios = aumentos efetivados conforme decisão da Justiça do Trabalho (dissídio coletivo) ou decisão normativa (acordos ou convenções coletivas firmadas com o sindicato dos trabalhadores), ou em atendimento à legislação vigente no país Espontâneos = aumentos aplicados pela empresa e que podem ser deduzidos ou não de correções salariais obrigatórias.
57 5. Correção da Estrutura Salarial A estrutura salarial da empresa será corrigida toda vez que for concedido um aumento geral, obrigatório ou espontâneo, com a aplicação do mesmo percentual de reajuste extensivo a todos os empregados. 6. Aprovações Toda alteração de cargos e/ou salários deverá ser aprovada pela Gerência da área requisitante, Recursos Humanos e pela Diretoria.
58 7. Vigência Esta política entrará em vigor a partir de xx/xx/xxxx. 8. Aprovada por: em: xx/xx/xxxx.
59 A política salarial deve ser: Adequada Equitativa Balanceada Eficaz quanto ao custo Segura Incentivadora Aceitável para os empregados
60 A remuneração afeta a pessoa sob o ponto de vista: Econômico (Poder Aquisitivo) Sociológico (Status) Psicológico (Autoestima)
61
Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016
Análise e Descrição de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Descrição de Cargos De acordo com Chiavenato (2009, p. 230) a descrição de cargos é um processo que consiste
Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016
Responsável: Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer um conjunto de procedimentos para criar e manter uma estrutura de salários equitativa e justa na organização. Manter o equilíbrio interno dos
10/06/14. Administração de Cargos, Salários e Benefícios Estrutura Salarial e Política Salarial. Estrutura Salarial. Estrutura Salarial
Administração de Cargos, Salários e Benefícios Estrutura Salarial e Política Salarial Tema 6 Prof. Pedro Carlos de Carvalho Estrutura Salarial É desenvolvida imediatamente após a realização da avaliação
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS COB UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLRH-001 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Revisão: 01 ÁREA RESPONSÁVEL: Recursos Humanos SUMÁRIO CAPÍTULO
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS. CAPÍTULO I - Princípios básicos da administração de Cargos e Salários
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS COB UNIDADE ADMINISTRATIVA GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLRH-001 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Revisão: 00 ÁREA RESPONSÁVEL: Recursos Humanos SUMÁRIO CAPÍTULO I - Princípios
Avaliação e Classificação de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016
Avaliação e Classificação de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Avaliação de Cargos (JobEvaluation) Segundo Chiavenato (2009 apud BRITISH InstituteofManagement, 1970),
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS COB UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLRH-001 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Revisão: 03 ÁREA RESPONSÁVEL: Recursos Humanos SUMÁRIO CAPÍTULO
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 2015 Índice 1 - Introdução... 03 2 Sumário... 04 2.1 - Estrutura de Cargos 2.2 - Estrutura de Remuneração 2.3 Objetivos dos Planos de Cargos e Salários 3 Etapas e resultados...
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS COB UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLRH-001 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Revisão: 04 ÁREA RESPONSÁVEL: Recursos Humanos SUMÁRIO CAPÍTULO
Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES
Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do
Índice METODOLOGIA DA PESQUISA... 2 UTILIZANDO OS DADOS DA PESQUISA... 4 COMPONDO A ESTRATIFICAÇÃO PARA CARGOS COM COMPLEXIDADE NÍVEL TÉCNICO...
Índice METODOLOGIA DA PESQUISA... 2 UTILIZANDO OS DADOS DA PESQUISA... 4 COMPONDO A ESTRATIFICAÇÃO PARA CARGOS COM COMPLEXIDADE NÍVEL TÉCNICO... 5 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa salarial é um instrumento
Manual do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Ordem dos Advogados de Pernambuco
Manual do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração Ordem dos Advogados de Pernambuco 2018 Introdução O Plano de Cargos, Carreira e Salários da OAB tem como objetivo estabelecer diretrizes para gestão da
Qual a sua importância para as organizações?
Qual a sua importância para as organizações? Cargo Surgiu na Administração científica, onde o trabalho passou a exigir especializações.para se criar o cargo, é necessário descrever e analisar estes cargos.
ANÁLISE DE CARGOS. Conceito:
ANÁLISE DE CARGOS Conceito: É o trabalho de prospectar todos os detalhes de cada uma das funções que compõem um cargo, estudando-lhe os contornos do que, como e para que se faz, registrando todas as exigências
PORTARIA Nº 02 de 20 de Fevereiro de 2018 PLANO DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
PORTARIA Nº 02 de 20 de Fevereiro de 2018 PLANO DE ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS O PRESIDENTE DA CBTri, RESOLVE: Art. 1 º - Estabelecer procedimentos de administração salarial, visando assegurar de
COPERGÁS - COMPANHIA PERNAMBUCANA DE GÁS PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS -PCCS- Página 1 de 14
COPERGÁS - COMPANHIA PERNAMBUCANA DE GÁS PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS -PCCS- Página 1 de 14 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. PRINCIPIOS BÁSICOS... 3 3. CONCEITOS... 3 4. QUADRO DE PESSOAL... 5
POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO
1 / 9 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano
Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.
Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante
Procedimento Operacional. Cargos, Salários e Benefícios Versão: 3 Vigência: 12/06/2018
1 APRESENTAÇÃO O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos - SÃO JOSÉ DESPORTIVO, estabelece este Procedimento para Cargos, Salários e Benefícios com
Objetivos. Estabelecer requisitos básicos à admissão de um novo servidor, na medida em que subsidia programas de recrutamento e seleção de pessoal.
Objetivos A Principal finalidade do Plano de Cargos e Salários é de estabelecer políticas e procedimentos voltados à valorização do colaborador e de incentivo ao seu crescimento profissional. Os fundamentos
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS COB UNIDADE RECURSOS HUMANOS E PROCESSOS GERÊNCIA DE GESTÃO DE PROCESSOS POLRH-001 GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Revisão: 03 ÁREA RESPONSÁVEL: Recursos Humanos SUMÁRIO CAPÍTULO
Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ
Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários ABCZ Os salários serão administrados dentro das faixas salariais de cada classe de cargos. A determinação dos salários
Recursos Humanos I. Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais
Recursos Humanos I Administração de Salários Planos de Benefícios Sociais Administração de Salários Recursos Naturais + Dinheiro Acumulado + Trabalho = Riqueza ou Capital Processo Produtivo = Participação
Remuneração e Recompensa
Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons
Página Gestão de Pessoas CARGOS E SALARIOS. Data Versão/Revisões Descrição Autor
1 de 6 POLITICA Data de Emissão: Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 PROPOSTA INICIAL FDS,TOV 01/04/2013 1.01 IMPLANTAÇÃO FDS,CE 1 Objetivo Elaborar um plano de cargos e salários através de pesquisas
4. DA ESTRUTURA DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
1. DO REGULAMENTO O quadro de pessoal do Corpo Técnico-Administrativo da Faculdade de Ciências da Saúde IGESP será composto por funcionários que exerçam atividades de gestão financeira, infraestrutura
PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS
PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Artigo 1 - A implantação deste Plano Carreira dos Funcionários Técnico-Administrativos
POLÍTICA DE GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS INSTITUTO ODEON
POLÍTICA DE GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS INSTITUTO ODEON 1 1 INTRODUÇÃO O Plano de Cargos e Salários é o conjunto de regras e normas que determinam as políticas de gestão da remuneração do INSTITUTO ODEON.
remuneração Dalia Derner
Processo de valorização de pessoas: remuneração Dalia Derner Objetivos Definir os conceitos de remuneração fixa, variável e por competência Definir os tipos de remuneração variável Descrever o sistema
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários PROFESSORA DACIANE DE OLIVEIRA
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários PROFESSORA DACIANE DE OLIVEIRA Cargos e salários (C&S) R P E R C O U D R U S T O S Relação indivíduo X organização = troca Indivíduo = trabalho Organização = dinheiro
CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRA
CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRA SUMÁRIO 1. Introdução... 4 1.1 Objetivos... 4 1.2 Premissas... 5 2. Estrutura do Plano de Cargos, Salários e Carreiras - PCSC... 6 2.1 Eixos Organizacionais... 6 2.2 Grupos
Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração SUREH / A-GRH
Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração SUREH / A-GRH DEZ/2013 Busca do equilíbrio interno e externo. Equilíbrio Interno Equilíbrio Externo Metodologia Strata de Avaliação de Cargos PwC. DESCRIÇÕES DE
Plano de Cargos e Salários
ASSOCIAÇÃO DE MÚSICOS, ARRANJADORES E REGENTES/ SOCIEDADE MUSICAL BRASILEIRA AMAR/SOMBRÁS Plano de Cargos e Salários Apresentação do plano de administração de Cargos e Salários ADMINISTRAÇÃO 2015 Conteúdo
POLÍTICA CARGOS E REMUNERAÇÃO
1 / 13 1. OBJETIVO 1.1 Geral Estabelecer uma política eficaz para a ascensão profissional dos seus colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho; assim como subsidiar o desenvolvimento no plano
POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS
POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS CONSELHO REGIONAL PRESIDENTE Leandro Domingos Teixeira Pinto DIRETORIA REGIONAL DIRETORA Hirlete Meireles Pinto DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRETOR Abrão Suteli Maia
PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS
III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza Painel 02/008 Avaliação de desempenho e remuneração variável PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E
Estrutura Remuneratória, Composição dos Funcionários e Critérios de Ascensão em Carreira do Sebrae/SC
Estrutura Remuneratória, Composição dos Funcionários e Critérios de Ascensão em Carreira do Sebrae/SC ESTRUTURA SALARIAL DO SEBRAE SANTA CATARINA FUNÇÃO SALÁRIO INGRESSO SALÁRIO TETO ASSISTENTE I R$ 1.926,87
PESQUISA DE REMUNERAÇÃO E PRÁTICAS DE RH
PESQUISA DE REMUNERAÇÃO E PRÁTICAS DE RH - Setor de TI MG - 7ª. Edição 2012 APRESENTAÇÃO Desde 2006 o SINDINFOR realiza, anualmente, a Pesquisa de Remuneração e Práticas em RH junto a um grupo de empresas
AGORA QUE CONHEÇO O RESULTADO O QUE FAZER COM OS DADOS?
AGORA QUE CONHEÇO O RESULTADO O QUE FAZER COM OS DADOS? Cargos e salários QUANTO MAIOR A RECOMPENSA MAIOR O ENGANJAMENTO NO TRABALHO. Recompensas organizacionais Financeiras Não financeiras Direta: salários,
Plano de Cargos e Salários
Plano de Cargos e Salários Introdução O Plano foi elaborado com a finalidade de normatizar os procedimentos do Plano de Cargos e Salários da Organização que envolve remuneração fixa, gestão por competências
CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRA
CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRA Manual de Cargos, Salários e Carreira Página 2 de 19 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Objetivos... 3 1.2 Premissas... 4 2. Estrutura do Plano de Cargos, Salários e Carreiras -
PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO Com a competitividade cada vez mais acirrada e a busca permanente pela excelência dos serviços, torna-se prioritário se voltar essencialmente para os resultados, utilizando os recursos disponíveis
PLANO DE EMPREGOS, SALÁRIOS E CARREIRA DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA UNOESC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
PLANO DE EMPREGOS, SALÁRIOS E CARREIRA DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA UNOESC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente instrumento tem por finalidade reestruturar o Sistema de Remuneração,
Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...
Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;
Política sobre Cargos e Salários
Objetivo Os objetivos da política de cargos e salários são os de assegurar a manutenção de padrões de equilíbrio interno e externo, compatíveis com as responsabilidades de cada cargo e competitivos ao
Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho
Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho www. 1 Descrição e análise de cargos www. 2 Cargos Descrição do cargo é o processo que busca relacionar brevemente o que faz o ocupante do cargo.
Remuneração e Recompensas
Remuneração e Recompensas José Antonio Monteiro Hipólito Gestão Estratégia de Pessoas - conceituação MISSÃO, VALORES DA ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Treinamento e Desenvolvimento Sucessão Avaliação
Art. 1º Aprovar o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo, conforme cópia anexa a esta Resolução.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 36/07/Administração RESOLUÇÃO Nº 36/07/Universitário Aprova o Estatuto do Pessoal Técnico Administrativo. O Conselho e Administração da Fundação
REGULAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
REGULAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Este Regulamento estabelece as diretrizes adotadas pelo Instituto Ânima, na gestão dos seus colaboradores celetistas. SUMÁRIO 1. Objetivo... 02 2. Aplicação... 02 3. Diretrizes
Veja como você se enquadra no novo plano de carreira
Veja como você se enquadra no novo plano de carreira O Sinteps fez um levantamento para mostrar como fica o enquadramento de cada segmento a partir de 1º de julho de 2014, quando o plano de carreira entrou
PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS ADMINISTRATIVOS PCA
PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS ADMINISTRATIVOS PCA APRESENTAÇÃO O Plano de Cargos, Carreiras e Salários Administrativos PCA da Faculdade Atenas Maranhense FAMA faz parte da política de atração e
PLANO DE CARREIRA SERVIDORES TÉCNICO/ADMINISTRATIVOS UNESP
PLANO DE CARREIRA SERVIDORES TÉCNICO/ADMINISTRATIVOS UNESP Objetivo Levar ao conhecimento do corpo técnico/ administrativo a regulamentação do plano de carreira pub. DOE de 28/11/2008 Resolução unesp 70/2008
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL Artigo: Aline de Vasconcellos Borges INTRODUÇÃO Trata dos principais pontos sobre
Procedimento Operacional. Cargos, Salários e Benefícios Versão: 3 Vigência: 01/03/2017
1 APRESENTAÇÃO: Procedimento Operacional O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos - SÃO JOSÉ DESPORTIVO, estabelece este Procedimento para os Cargos,
Política de Recrutamento Interno
Política de Recrutamento Interno 2 Sumário 1. DEFINIÇÃO...4 2. PRÉ-REQUISITOS...4 2.1. Eliminatórios...4 2.2. Não Eliminatórios...4 3. MECÂNICA...4 4. ABRANGÊNCIA...5 5. AVALIAÇÕES...5 6. SCORE...5 7.
Apresentação Exposuper. Diego Furtado e Elton Moraes Junho 2017
Apresentação Exposuper Diego Furtado e Elton Moraes Junho 2017 Agenda do Dia SOBRE NÓS MACRO TENDÊNCIAS DO SETOR DE VAREJO REMUNERAÇÃO ENGAJAMENTO CONTATOS 2017 Korn Ferry. All rights reserved 2 1 Sobre
A implantação de programas de remuneração variável, de curto e de longo prazo. Quest.: 1. Quest.: 2. Quest.: 3
1. Remuneração funcional é uma das alternativas inseridas no conceito de Remuneração Estratégica, segundo Picarelli Filho e Wood Jr (2004). Das opções a seguir, qual delas melhor se alinha ao referido
CONSIDERAÇÕES SOBRE PCCSs - Planos de Cargos Salários. Escritório Regional do DIEESE em Goiás Goiânia 23 de novembro de 2012
CONSIDERAÇÕES SOBRE PCCSs - Planos de Cargos Salários Escritório Regional do DIEESE em Goiás Goiânia 23 de novembro de 2012 1 PCSS Principais Conceitos 2 Planos de Carreira estão no centro dos debates
PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR
PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas
TABELA DE CARGOS E SALÁRIOS CS CARGO AUXILIAR ADMINISTRATIVO JR AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO JR AUXILIAR DE COMUNICAÇÃO JR AUXILIAR DE NUCLEO TÉ
TABELA DE CARGOS E SALÁRIOS CS CARGO AUXILIAR ADMINISTRATIVO JR AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO JR AUXILIAR DE COMUNICAÇÃO JR AUXILIAR DE NUCLEO TÉCNICO JR AUXILIAR DE PREMIO DESIGN JR AUXILIAR EDUCATIVO
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,
CURSOS DE MÉDIA DURAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES SINDICAIS E TRABALHISTAS
CURSOS DE MÉDIA DURAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES SINDICAIS E TRABALHISTAS WILSON CERQUEIRA CONSULTORES ASSOCIADOS Escola de Educação Continuada Relações Sindicais e Trabalhistas Central de Atendimento
PESQUISA SALARIAL 2017
PESQUISA SALARIAL 2017 Brasília, Maio/2017 2 SOLUÇÕES EM RH BRASÍLIA PROJETO DE CONSULTORIA PESQUISA SALARIAL Consultor Responsável: Bruno Goytisolo [email protected] 3 S U M Á R I O 1 ABRANGÊNCIA 04
Manual de Cargos, Salários e Carreiras SUMÁRIO
SUMÁRIO 1. Introdução... 5 1.1 Objetivos... 6 1.2 Premissas... 6 2. Estrutura do Plano de Cargos, Salários e Carreiras - PCSC... 7 2.1 Eixos Organizacionais... 8 2.2 Grupos Ocupacionais... 8 2.3 Cargo...
Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 1
Gestão de Cargos, Salários e Benefícios AULA 1 Definições e Conceitos CARGO: Para Chiavenato (1999) é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal
NORMA DE PROGRESSÃO SALARIAL - NOR 327
MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CRITÉRIOS DE PROGRESSÃO SALARIAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 31, de 28/07/2016 VIGÊNCIA: 28/07/2016 NORMA DE PROGRESSÃO SALARIAL - NOR 327 1/8 SUMÁRIO
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CARGOS E SALÁRIOS
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CARGOS E SALÁRIOS Data de emissão: Associação Paulista de Gestão Pública - APGP Elaborado por: Aprovado por: Francis da Silva Recursos Humanos Diretoria Geral // Sumário
Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho. Coordenador da Qualidade
Versão: 1 Pg: 1/6 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Renato L. Filho Coordenador da Qualidade 22/08/2016 DE ACORDO Dra. Débora Salles Supervisora da Qualidade 22/08/2016 APROVADO POR Dr. Renato
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO 1-OBJETIVO: Disponibilizar um plano de remuneração internamente consistente e externamente competitivo, que assegure a atração, retenção e desenvolvimento profissional dos funcionários
TABELA SALARIAL DOS CARGOS PERMANENTES (Anexo I da Resolução N SESC CR/PB Nº 0152/2017) NÍVEL CARGO 40 HORAS
TABELA SALARIAL DOS CARGOS PERMANENTES (Anexo I da Resolução N SESC CR/PB Nº 0152/2017) NÍVEL CARGO 40 HORAS Cargo de Assessoramento Superior Assessor Técnico 4.316,00 Cargo de Escolaridade Superior e
NORMA DE PROGRESSÃO SALARIAL - NOR 327
MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CRITÉRIOS DE PROGRESSÃO SALARIAL APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 503, de 05/11/2012 Deliberação CONSAD nº 042, de 27/11/2012 VIGÊNCIA: 27/11/2012 NORMA DE PROGRESSÃO
Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios
Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos
