DESCRITORES 9º ANO Português
|
|
|
- Bárbara Covalski Lima
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 DESCRITORES 9º ANO Português D2. Elaborar resumo escolar ou paráfrases de diversos gêneros, segundo as suas características. D3. Fazer comentário com adequação própria do tipo argumentativo. D4. Expressar, por escrito, o que pensa e o que sente a respeito de temas polêmicos. D5. Localizar informações explícitas em um texto. D6. Inferir informações e ideias implícitas em um texto. D11. Identificar e analisar, em diversos gêneros discursivos/textuais, recursos verbais e não-verbais (ilustrações, pinturas, fotografia, infográficos, gráficos etc.) utilizados com a finalidade de criar e de mudar comportamentos ou de expressar ideias e/ou conceitos. D12. Identificar e relacionar, em diferentes gêneros textuais, opiniões, temas e assuntos. D14. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social (formal ou informal), bem como reconhecer os processos de variação e de mudança próprias de cada variedade da língua. D16. Reconhecer, distinguir e empregar a norma padrão e a norma culta da língua portuguesa nas diferentes situações comunicacionais, tendo em vista os contextos mais adequados de uso de cada uma. D42. Reconhecer e usar recursos de modalização do discurso como verbos modais, tempo/modo verbais, advérbios, adjetivos, construções sintáticas coordenadas e subordinadas. D16. Reconhecer, distinguir e empregar a norma padrão e a norma culta da língua portuguesa nas diferentes situações comunicacionais, tendo em vista os contextos mais adequados de uso de cada uma. D17. Reconhecer e avaliar marcas linguísticas características de diferentes dialetos e registros no discurso do narrador, dos personagens, do falante e do autor em cada gênero discursivo analisado. D41. Empregar e avaliar reflexivamente estruturas linguísticas por meio dos recursos de concordância (verbal e nominal) e de regência (verbal e nominal). D2. Elaborar resumo escolar ou paráfrases de diversos gêneros, segundo as suas características. D3. Fazer comentário com adequação própria do tipo argumentativo. D11. Identificar e analisar, em diversos gêneros discursivos/textuais, recursos verbais e não-verbais (ilustrações, pinturas, fotografia, infográficos, gráficos etc.) utilizados com a finalidade de criar e de mudar comportamentos ou de expressar ideias e/ou conceitos.
2 D14. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social (formal ou informal), bem como reconhecer os processos de variação e de mudança próprias de cada variedade da língua. D15. Identificar, em textos de diversos gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais, temporais/históricas, individuais e de registro. D30. Reconhecer a especificidade estrutural de textos expositivos e a adequação da linguagem do especialista à do não especialista. D31. Manusear obras de referência e nelas buscar informações (dicionário, enciclopédia, gramáticas, livros literários, jornais, artigos científicos, anúncios, sites, etc.). D16. Reconhecer, distinguir e empregar a norma padrão e a norma culta da língua portuguesa nas diferentes situações comunicacionais, tendo em vista os contextos mais adequados de uso de cada uma. D41. Empregar e avaliar reflexivamente estruturas linguísticas por meio dos recursos de concordância (verbal e nominal) e de regência (verbal e nominal). D45. Identificar e/ou fazer uso de recursos notacionais e gráficos da língua portuguesa (normas ortográficas, acentuação gráfica, pontuação e seus efeitos de sentido). D43. Avaliar o discurso oral como ferramenta legítima de interação social, comunicativa, informativa, fazendo uso de recursos expressivos e linguísticos pertinentes aos gêneros discursivos próprios dessa modalidade. D44. Expressar-se oralmente com adequação, fazendo uso da variedade linguística mais adequada à situação de contexto apresentada e aos interlocutores específicos. D46. Posicionar-se oralmente diante do texto que lê e analisa. D32. Reconhecer a especificidade estrutural de determinados gêneros instrucionais (regras de uso, de jogos, receitas etc.). D33. Manusear textos instrucionais e, neles, buscar informações para ação. D34. Identificar e/ou empregar formas verbais características dos textos instrucionais, narrativos, expositivos: verbos performativos; valor de uso de tempos e modos predominantes (imperativo, infinitivo, futuro do presente) segundo o que propõe a norma culta e a norma padrão do português brasileiro. Matemática Equações Redutíveis à equações do 2º grau. D44. Identificar e resolver equações biquadradas. D45. Identificar e resolver equações irracionais. D46. Identificar e resolver equações fracionárias. D47. Identificar e resolver equações literais. D48. Identificar e resolver sistemas de equações quadráticas.
3 biquadradas. irracionais. fracionárias. literais. D49. Resolver situações problema que utilizem como modelo matemático equações D50. Resolver situações problema que utilizem como modelo matemático equações D51. Resolver situações problema que utilizem como modelo matemático equações D52. Resolver situações problema que utilizem como modelo matemático equações D53. Resolver situações problema que utilizem como modelo matemático sistemas de equações quadráticas. Relações Métricas no triângulo Retângulo (continuação) D54. Perceber o uso da semelhança de triângulos para obtenção das relações métricas nos triângulos retângulos. retângulo; D55. Conceber modelos algébricos que relacionam as medidas dos lados de um triângulo D56. Resolver problemas relacionados às medidas dos lados de triângulos retângulos semelhantes a partir de suas relações; D57. Identificar uma das mais importantes relações métricas num triângulo retângulo: o Teorema de Pitágoras; Pitágoras; D58. Conceituar o Teorema de Pitágoras; D59. Compreender a importância do Teorema de Pitágoras por sua grande aplicabilidade a diversos contextos e situações; D60. Solucionar situações-problema apresentadas a partir da utilização do Teorema de Relações Trigonométricas no triângulo Retângulo; D61. Reconhecer os ângulos agudos de um triângulo retângulo; D62. Relacionar a medida das amplitudes angulares com as medidas dos lados de um triângulo Retângulo; retângulo; D63. Conceituar o seno, o cosseno e a tangente dos ângulos agudos de um triângulo D64. Interpretar a tabela de razões trigonométricas; D65. Estabelecer algumas relações entre estas razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente de um ângulo; D66. Reconhecer a aplicação da trigonometria a diversos contextos e situações-problema; D67. Resolver situações-problema envolvendo seno, cosseno e tangente Estudo Geral das Funções D68. Reconhecer intuitivamente uma função como relação entre duas grandezas. D69. Identificar uma função como uma relação especial entre dois conjuntos.
4 funções. D70. Identificar o domínio, o contradomínio e o conjunto imagem de uma função. D71. Calcular o valor numérico de uma função. D72. Calcular o domínio referente a uma imagem específica de uma função. D73. Calcular a(s) raiz(es) de uma função. D74. Resolver situações problema que utilizem como modelo matemático uma ou mais D75. Estabelecer modelos matemáticos que descrevam uma situação problema que relaciona duas grandezas. gráfica. gráfica. D76. Identificar as coordenadas de um ponto no plano cartesiano. D77. Reconhecer o gráfico de uma função no plano cartesiano. D78. Determinar o valor numérico de uma função através de sua representação gráfica. D79. Determinar o domínio de uma função através de sua representação gráfica. D80. Determinar o conjunto imagem de uma função através de sua representação gráfica. D81. Estudar o sinal de uma função a partir de sua representação gráfica. D82. Estudar o crescimento/decrescimento de uma função a partir de sua representação D83. Identificar os valores máximo e mínimo de uma função a partir de sua representação Função Afim D84. Reconhecer uma função afim. D85. Reconhecer a função constante e a função polinomial de 1o grau como casos particulares da função afim. variação. numéricos. afim. D86. Esboçar o gráfico de uma função afim no plano cartesiano. D87. Identificar os coeficientes angular e linear de uma função afim. D88. Calcular a taxa de variação de uma função afim. D89. Analisar o crescimento/decrescimento de uma função afim a partir de sua taxa de D89. Obter a lei de formação de uma função afim a partir de dois de seus valores D90. Obter a lei de formação de uma função afim a partir de sua representação gráfica. D91. Resolver situações problema cujo modelo matemático seja uma ou mais funções D92. Modelar uma situação problema através de uma ou mais funções afim. D93. Estudar o sinal de uma função afim. D94. Resolver inequações de 1o grau simples. Função Quadrática D95. Reconhecer uma função quadrática. D96. Determinar os coeficientes de uma função quadrática. D97. Esboçar o gráfico de uma função quadrática no plano cartesiano.
5 os eixos). D98. Calcular a(s) raiz(es) de uma função quadrática. D99. Estudar o sinal do discriminante de uma função quadrática à partir de suas raízes. D100. Calcular as coordenadas dos pontos notáveis da parábola (vértice, interseção com D101. Calcular o valor máximo ou mínimo de uma função quadrática. D102. Analisar o crescimento/decrescimento de uma função quadrática a partir de sua representação gráfica. quadráticas. D103. Calcular o conjunto imagem de uma função quadrática. D104. Resolver situações problema cujo modelo matemático seja uma ou mais funções D105. Modelar uma situação problema através de uma ou mais funções quadráticas. D106. Estudar o sinal de uma função quadrática. D107. Resolver inequações do 2o grau simples. Polígonos regulares inscritos e circunscritos a uma circunferência e o estudo da circunferência; D108. Definir um polígono inscrito e/ou circunscrito em uma circunferência; equiláteros; D109. Reconhecer um polígono regular; D110. Caracterizar os elementos de um polígono regular; D111. Identificar relações em hexágonos regulares, bem como quadrados e triângulos D112. Resolver situações-problema envolvendo polígonos inscritos e circunscritos; D113. Conceituar o comprimento de uma circunferência; D114. Resolver situações-problema envolvendo circunferências e seus elementos; D115. Reconhecer o comprimento de um arco de circunferência; D116. Resolver situações-problema envolvendo arcos de circunferências; D117. Caracterizar relações métricas na circunferência; D118. Resolver situações-problema envolvendo as relações métricas na circunferência; Áreas de figuras planas; D119. Conceituar a área de uma superfície; D120. Relacionar modelos algébricos ao cálculo da área de um polígono; D121. Resolver situações-problema envolvendo as áreas de quadriláteros e triângulos; D122. Identificar a área de um círculo; D123. Resolver situações-problema envolvendo a área de circulo; D124. Perceber a relação entre a área de um setor circular e um círculo de mesmo raio; D125. Estabelecer relações entre as áreas de círculos (maiores e menores) e a area de uma coroa circular; planas; D126. Resolver situações-problema envolvendo a área de setor circular e coroa circular; D127. Reconhecer a área total de um sólido como uma composição de áreas de figuras
6 D128. Resolver situações-problema envolvendo a área total de um sólido; Ciências Química 6. Ligações Químicas D14-.Reconhecer que as ligações químicas se estabelecem pela união entre átomos por meio da interação dos elétrons da camada de valência e representá-las através dos modelos de Lewis (fórmula eletrônica), estrutural e molecular. D15- Prever o tipo de ligação química formada a partir da distribuição eletrônica dos átomos ligantes e de suas posições na tabela periódica. D16- Explicar as ligações iônicas e covalentes pela teoria do octeto 7. Reações químicas D17- Representar, pela linguagem simbólica (equações químicas), as reações de neutralização ácido-base e reações de ácidos com metais que liberam gás hidrogênio. D18- Representar, pela linguagem simbólica (equações químicas), as reações dos principais óxidos e sais. D19 Estudar os óxidos poluentes liberados na atmosfera e suas ações na formação das chuvas ácidas. 6. Ligações Químicas D20-.Reconhecer que as ligações químicas se estabelecem pela união entre átomos por meio da interação dos elétrons da camada de valência e representá-las através dos modelos de Lewis (fórmula eletrônica), estrutural e molecular. D21- Prever o tipo de ligação química formada a partir da distribuição eletrônica dos átomos ligantes e de suas posições na tabela periódica. D22- Explicar as ligações iônicas e covalentes pela teoria do octeto 7. Reações químicas D23- Representar, pela linguagem simbólica (equações químicas), as reações de neutralização ácido-base e reações de ácidos com metais que liberam gás hidrogênio. D24- Representar, pela linguagem simbólica (equações químicas), as reações dos principais óxidos e sais. D25 Estudar os óxidos poluentes liberados na atmosfera e suas ações na formação das chuvas ácidas.
7 Física D15. Definir analiticamente o trabalho de uma força constante e graficamente; D16. Utilizar trabalho e potência na interpretação de fenômenos mecânicos. D17. Definir energia cinética; D18. Definir energia potencial gravitacional e elástica; D19. Utilizar a lei da conservação de energia para descrever fenômenos mecânicos. D20. Definir a temperatura de um corpo e sua medida, utilizando diferentes escalas termométricas; D21. Descrever a dilatação de sólidos e líquidos; D22. Descrever qualitativamente a propagação de calor; D23. Descrever a propagação de ondas e de um pulso e determinar a velocidade de propagação, a amplitude, a frequência e o comprimento de onda. D24. Descrever o som e suas naturezas ondulatórias. D25. Definir raio e feixes luminosos; D26. Descrever as diversas interações da luz com a matéria; D27. Descrever os diferentes tipos de fontes luminosas. D28. Descrever qualitativamente a formação de imagens e espelhos e lentes. D29. Aplicar a ótica geométrica para determinar o funcionamento do olho humano e de instrumentos óticos como projetores, câmeras fotográficas e telescópio. D30. Descrever cargas elétricas, eletrização, conservação e quantização de cargas elétricas; D31. Definir isolantes e condutores; D32. Utilizar a Lei de Coulomb para interpretar fenômenos elétricos. D33. Definir corrente elétrica; D34. Descrever resistores e associações simples de resistores e aplicar a Lei de Ohm para interpretar fenômenos. História D12. Analisar a formação e características do Estado de Bem Estar Social. D13. Perceber os fatores gerais que levaram ao processo de descolonização. D14. Relacionar a colonização e a emancipação política das colônias europeias na África à situação sócio econômica vivida hoje pela Continente. D15.Refletir sobre todo processo que resultou na democratização da política brasileira a partir dos últimos anos do Estado Novo.
8 D16. Compreender a evolução política e econômica do Brasil no período. D17. Conhecer as principais manifestações culturais e sociais ocorridas no período. D18. Compreender as características gerais e comuns aos regimes autoritários no período. D19. Apreender as características políticas, econômicas, sociais e culturais do período. D20. Identificar os principais conflitos contemporâneos. D21. Entender como se deu o processo de transição democrática no Brasil. D22. Entender o processo da globalização, seus reflexos, suas implicações no terreno científico e tecnológico e os impactos no mundo do trabalho. D23. Refletir sobre a desagregação do bloco socialista, a crise na URSS e suas repercussões sociais e políticas. D24. Compreender a evolução política e econômica do Brasil no período. Geografia D10. Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. D11. Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. D12. Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. D13. Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. D14. Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. D15. Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. D16. Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. D17. Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. D18. Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. D19. Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
9 D20. Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. D21. Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. D22. Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. D23. Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. D24. Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. D25. Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. D26. Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. D27. Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. D28. Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. D29. Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. D30. Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. D31. Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. D32. Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. D33. Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. D34. Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. D35. Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. D36. Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. D37. Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
10 D38. Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. D39. Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. D40. Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas. D41. Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. D42. Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. Inglês D1 Identificar o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condições de produção, o gênero a que pertence, função sociocomunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicação. D2 Estabelecer relações entre gênero e os recursos linguísticos e não-linguísticos utilizados pelo autor. D3 Integrar informação verbal e não verbal na compreensão geral do texto escrito de vários gêneros. D4 Localizar informação específica, de acordo com os objetivos de leitura dos vários gêneros textuais. D5 Identificar as partes principais do texto. D6 Identificar as características básicas de cada gênero textual, tendo em vista a compreensão global do texto. D7 Identificar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais (injunções, descrições, narrações), tendo em vista a compreensão global do texto. D8 Identificar características lexicais e sintáticas de algumas das articulações textuais (enumeração, sequência), tendo em vista a compreensão global do texto. D9 Estabelecer relações entre termos, expressões e ideias que tenham o mesmo referente, de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais) em gêneros textuais diferentes. D10 Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais (flexões, posições das palavras nas frases, tempos verbais, preposições de tempo e lugar, advérbios de tempo, modo e lugar). D1 Identificar o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condições de produção, o gênero a que pertence, função sociocomunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicação. D2 Estabelecer relações entre gênero e os recursos linguísticos e não-linguísticos utilizados pelo autor. D3 Integrar informação verbal e não verbal na compreensão geral do texto escrito de vários gêneros. D4 Localizar informação específica, de acordo com os objetivos de leitura dos vários gêneros textuais. D5 Identificar as partes principais do texto.
11 D6 Identificar as características básicas de cada gênero textual, tendo em vista a compreensão global do texto. D7 Identificar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais (injunções, descrições, narrações), tendo em vista a compreensão global do texto. D8 Identificar características lexicais e sintáticas de algumas das articulações textuais (enumeração, sequência), tendo em vista a compreensão global do texto. D9 Estabelecer relações entre termos, expressões e ideias que tenham o mesmo referente, de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais) em gêneros textuais diferentes. D10 Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais (flexões, posições das palavras nas frases, tempos verbais, preposições de tempo e lugar, advérbios de tempo, modo e lugar). Ensino Religioso D27 Compreender a importância das tradições religiosas orais e escritos. D28 Analisar os textos sagrados e compará-los entre si.ƒ D29 Sistematizar as principais tradições sagradas presentes no Brasil. D30 Caracterizar os mitos e as narrativas fundantes dos grupos sócio-religiosos. D31 Sensibilizar-se para o mistério presente nos textos e tradições sagradas. D32 Compreender que somos importantes no projeto de Deus. D31 D33 Contextualizar o mundo pessoal a partir da experiência do Trancendente nas tradições religiosas D34 Reconhecer a importância da reflexão ética como princípio norteador da liberdade, da escolha e da responsabilidade pessoal e grupal. D35 Conhecer os componentes da ação moral e sua relação com direitos, deveres e responsabilidades individuais e sociais. D36 Conhecer as legislações que versam sobre a liberdade de expressão, crença e opinião. D37 Compreender as lutas sociais em defesa da cidadania e da democracia, em diferentes contextos históricos e sua relação com as tradições religiosas. D38 Identificar o papel pedagógico-educativo do respeito às diferentes religiões na promoção da cidadania em seus mais variados aspectos. D14 Reconhecer os impactos dos fatores ambientais, familiares e sócio-religiosos que promovem comportamentos saudáveis e socialmente responsáveis. D39 Compreender a organização familiar como instituição em transformação no mundo contemporâneo.
12 D40 Identificar as diferentes visões ético-sócio-religiosas sobre sexualidade, afetividade, família e matrimônio. D41 Conhecer os processos históricos e sociais de desagregação familiar e social das diversas classes e segmentos étnicos, sociais e religiosos brasileiros.
DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre
DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre Português D19. Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. D24. Ler e compreender textos do agrupamento
araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação
Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com
PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa
PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,
PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina
PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar
Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA
Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações
Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.
Matrizes Curriculares Enem Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais
Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015
Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes
EDITAL PROGRAMAS
EDITAL 2018 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROSSI, Natércia et alii. Na ponta da língua, 1º ano. Rio de Janeiro: Ed. Access. Relações espaciais e temporais (em cima, embaixo, antes, depois etc.);
Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias
Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes
Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA
Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes
ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2017. 1. LINGUAGEM 1.1 Denotação e Conotação LÍNGUA PORTUGUESA 1.2 Variação linguística: Histórica,
EDITAL PROGRAMAS
EDITAL 2017 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Língua Portuguesa e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação
Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para
6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES
6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES MATÉRIA LIVRO/ APOSTILA CONTÉUDO PORTUGUÊS /3/4 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 - Capítulo 26 Uso dos pronomes págs.
3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade
Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.
Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental
Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,
CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANEXO 1. História em quadrinhos e Tirinhas de humor. Reconhecer a estrutura do texto de história em quadrinhos.
CANDIDATOS AO 6º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Texto Técnico Conhecer os itens de um texto técnico. Conhecer os direitos dos animais. Reconhecer como gênero literário: fábulas, histórias em quadrinhos, reportagens,
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA (ANEXO I DO EDITAL Nº 04.2015) CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA
Quadro de conteúdos MATEMÁTICA
Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de
Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio
CIÊNCIAS DA NATUREZA i EM Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio C1 Utilizar o conhecimento sobre números e suas representações em situações relacionadas a operações matemáticas,
SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A
Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS
Anexo IV PROGRAMAS 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (antiga 5ª série) Língua Portuguesa 1. LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS, CONTEÚDOS GRAMATICAIS. 1.1. Leitura e compreensão de diferentes tipos de
TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO. Informações Gerais. TDmat 10.º ano
TESTE DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA DO 10.º ANO Informações Gerais TDmat 10.º ano Objetivo Quem pode participar Averiguar os conhecimentos dos alunos acerca de alguns conteúdos de Matemática que foram tratados
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 9º ano Ano Letivo 2014/2015
Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental
Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio
Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.
Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando
Prova Final - 9º ano
Prova Final - 9º ano O QUE ESTUDAR? 1. Leitura e Interpretação de textos. 2. Orações Coordenadas. 3. Regência verbal e nominal. 4. Figuras de Linguagens: Pleonasmo. Comparação. Metáfora. Metonímia. Antítese.
Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio
Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio Temas Números e operações Descritores Matriz Antiga D1: Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 8º ano Ano letivo 2016/2017 Início
Planificação Anual GR Disciplina Matemática 9.ºAno
Planificação Anual GR 500 - Disciplina Matemática 9.ºAno Período letivo Competências Conteúdos Estratégias / Processos de operacionalização Recursos didácticos Avaliação Blocos previstos Resolver problemas
A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio
A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (continua) 1 225-250 2 250-275 3 275-300 4 300-325 Nesse nível, o estudante pode ser capaz de identificar
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO DE ASSUNTOS PRÉ-REQUISITOS À MATRÍCULA AMPARADA NOS COLÉGIOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim
Conteúdos para Reorientação - 9º ano
Conteúdos para Reorientação - 9º ano Língua Portuguesa Rosa 04/12/2017 1. Leitura e Interpretação de textos. 2. Regência verbal e nominal. 3. Colocação Pronominal. 4. Figuras de Linguagens: Pleonasmo.
7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática _ 7º ano 2016/2017 Início Fim
Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano
Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período
MATÉRIAS EXAMES ENSINO FUNDAMENTAL
MATÉRIAS EXAMES ENSINO FUNDAMENTAL PROF. ALLINE - Produção Textual 6º ano - Diálogo direto e indireto (Apostila 3) -Tratamento da informação: Tabelas, gráficos e infográficos (Apostila 6) - Entrevista
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL
Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que
Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental
Matemática EF Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.
COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)
EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2018 (05/02 a 18/05) PROFESSOR (A): LUCIANO CARLOS DE
Relação de Conteúdos para Seleção 2016
Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Substantivos Adjetivos Encontros vocálicos Encontros consonantais Dígrafos Artigo Verbos ( Tempos verbais) As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico
PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE
COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 III UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA Texto:
Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29
6ºA e B FUNDAMENTAL II CONTEÚDO EXAMES FINAIS 3º TRIMESTRE MATÉRIA CONTÉUDO PORTUGUÊS Caderno 1 Acento de intensidade págs. 15 a 24 Narrativa ficcional: autor, narrador e personagem págs. 32 e 33 Substantivo
6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO
MATÉRIA MATEMÁTICA GEOGRAFIA LIVRO/ APOSTILA 2/3/4 1 2 3 4 6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO 2 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 3 - Capítulo 26 Uso
Admissão de alunos 2017
Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CIÊNCIAS 1. CINEMÁTICA 1.1. Estudo dos movimentos e referenciais. 1.2. Movimentos uniformes. 2. PROPRIEDADES
PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO
EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL 2016/17 MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO /DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 GEOMETRIA E MEDIDA GM5 ALG5 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO
Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio
Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio C1 Utilizar o conhecimento sobre números e suas representações em situações relacionadas a operações matemáticas, grandezas e unidades de medidas.
RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber
INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017
INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;
1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.
Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos
CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO
6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos
PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO
EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO TEMAS/DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 Números racionais não negativos 1. Efetuar operações com
TESTE 1 2º TRIMESTRE
TESTE 1 2º TRIMESTRE JUNHO 2017 1º ano Período 22/6 5ª feira 23/6 6ª feira 26/6 2ª feira 27/6 3ª feira 28/06 4ª feira 29/6 5ª feira 30/6 6ª feira 2º e 3º Espanhola Literatura Inglesa Produção Textual T1
CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO
6º ANO PORTUGUÊS Caderno 1 Narrativa ficcional: autor, narrador e personagem págs. 28 a 33 Substantivo e verbo págs. 38 a 53 Adjetivo págs. 84 a 93 Verossimilhança nos textos narrativos págs. 12 e 13 Verbo
H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.
2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos
Matemática e suas Tecnologias: Matemática
Matemática e suas Tecnologias: Matemática Centro Educacional Sesc Cidadania Planejamento Anual 2018 Professor (a): Heloísa Andréia de Macedo Bezerra Série: 1ª Série Disciplina: Matemática I 1.1 - Observar
Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica
E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO
E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: GEOMETRIA SÉRIE: 1º ANO (B, C e D) 2015 PROFESSORES: Crislany Bezerra Moreira Dias BIM. 1º COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES D48 - Identificar
MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) A proposta pedagógica dos colégios jesuítas está centrada na formação da pessoa toda e para toda vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o
Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15
Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência
2ª série do Ensino Médio
2ª série do Ensino Médio Geometria Plana Cálculo de Áreas e Relações na Circunferência. Polígonos Regulares, Polígonos Inscritos na Circunferência e Trigonometria. Relações Métricas no Triângulo Retângulo
Datas de Avaliações 2016
ROTEIRO DE ESTUDOS MATEMÁTICA (6ºB, 7ºA, 8ºA e 9ºA) SÉRIE 6º ANO B Conteúdo - Sucessor e Antecessor; - Representação de Conjuntos e as relações entre eles: pertinência e inclusão ( ). - Estudo da Geometria:
TEMA I: Interagindo com os números e funções
31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução
Sondagem ANO. Sondagem ANO
Sondagem 2019-1 ANO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - Interpretação textual (acompanhamento do aplicador para leitura) - Leitura de imagens e escrita espontânea de palavras simples - Reconhecimento
ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,
LÍNGUA PORTUGUESA 1. Interpretação de Texto 2. Substantivo 3. Adjetivo 4. Grau dos adjetivos 5. Grau dos substantivos 6. Construção silábica 7.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões da prova quanto aos seguintes temas: NÚMEROS 1. Decomposição de um número natural em diferentes
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar
PROVA TEMÁTICA A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS
PROVA TEMÁTICA 2015 - A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS 9 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
3º ANO Ensino Fundamental
3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de
Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes
Conteúdo Programático Cursos Técnicos Subsequentes Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova
ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo)
(2º ciclo) 5º ano Operações e Medida Tratamento de Dados Efetuar com números racionais não negativos. Resolver problemas de vários passos envolvendo com números racionais representados por frações, dízimas,
Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental
Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO
22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)
3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,
CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE
Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual. Ano Letivo 2016/17 Matemática- 3º Ciclo 9º Ano
Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR. Definir intervalos de números reais. Operar com valores aproximados de números reais. Resolver inequações do 1.º grau. CONHECIMENTO DE FACTOS E DE PROCEDIMENTOS.
MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática
MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.
MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental
MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo
Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática
Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita
SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO
SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS SÃO PAULO 2 0 15 CONTEÚDOS DOS TESTES DE SELEÇÃO Para o 1º Ano do Ensino Médio LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA Norma ortográfica Grafia de vocábulos
Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2019 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO BIOLOGIA 1. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA 1.1 Substâncias inorgânicas:
Admissão de alunos 2016
Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que
EXAME DE CONCESSÃO DE BOLSAS - BOLSÃO 2017
6º ANO (conteúdos do 5º ano) SISTEMA DE NUMERAÇÃO; DECIMAL (ÊNFASE ATÉ BILHÕES); LEITURA; ESCRITA E VALOR POSICIONAL; ORDENS E CLASSES; AS QUATRO OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS; ATENDENDO AS
Conteúdo Programático para Exame
DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 9º ano. Capítulo 3 - Capítulo 4 - CADERNO 1 A Geografia do poder A Antiga Ordem Mundial A nova ordem mundial Sistemas econômicos armas da bipolaridade; O fim da bipolaridade
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL
Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos* para as provas do Processo Seletivo com Bolsas 2018 do Colégio Sólido. * Conteúdos programáticos que serão trabalhados até 31 de agosto no Colégio
ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE
ENSINO MÉDIO CONTEÚDO 1 ª SÉRIE Língua Portuguesa Interpretação e compreensão de textos. Figuras de linguagem. Discurso direto e discurso indireto. Frase, período e oração. Período composto por coordenação.
Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA
Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios
MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES
MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção
Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental
Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS. 9ºano-Ano letivo 2018/2019
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS 9ºano-Ano letivo 2018/2019 Matemática 9.º ano Aulas previstas por período 1.º Período:49 a 52 2.º Período: 48 a 54 3.º Período:
