Projeto de pesquisa CNPq

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de pesquisa CNPq"

Transcrição

1 Projeto de pesquisa CNPq O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento cien>fico e aprendizagem Estudo de caso: C.E.M. Professora Neyde Tonanni Marão (Votuporanga, SP)

2 1. A Escola e seu Contexto Centro de Educação Municipal Professora Neyde Tonanni Marão Bairro Jardim das Palmeiras I, em Votuporanga, estado de São Paulo I Ciclo do Ensino Fundamental 1ª a 5ªséries Períodos de atendimento: manhã e tarde Alunos: aproximadamente 341, sendo 80 em tempo integral.

3 2. Estrutura e Infraestrutura Prédio próprio, reforma para ampliação. Espaços lúdicos alterna\vos, salas de aulas, salas de administração e coordenação, sala de informá\ca equipada com 11 computadores e impressora. Quadra espor\va, refeitório, pá\o. Material pedagógico digital ou não, lousa digital (projeto novo da secretaria) Sistema de ensino padronizado: o sistema SER, da Editora Abril. 400 laptops educacionais do Projeto UCA

4 3. Avaliação Externa IDEB Observado Metas projetadas 2005: 6,7 2007: : 5,9 2009: : 5,6 2011: 7,2 2011: 5,1 2012: 7, (ainda não realizada) 2013: 7,4

5 4. Projetos da escola Projeto UCA (Um Computador por Aluno) Escola de Tempo Integral PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência Educando para o Trânsito Cooperjovem - coopera\vismo por meio da escola, voltado para professores, técnicos de coopera\vas e alunos Mais Educação acompanhamento pedagógico Mais Cultura na Escola

6 5. A Escola e as TDIC Laptops UCA. Atual implementação de lousa digital (uma compar\lhada por todos na escola, em rodízio). Professores estão em formação

7 6. O Projeto UCA na Escola CEM Neyde Tonanni Marão par\cipa do Projeto UCA desde 2010, em que recebeu 400 laptops educacionais. A escola par\cipa da fase II do Projeto UCA, ou seja, faz parte do Piloto em que 300 escolas receberam o laptop do Ministério da Educação (MEC), além das seis cidades UCA Total.

8 7. Espaços de Uso do Laptop Os alunos de cada turno (matu\no e vesper\no) possuem seu próprio laptop. U\lizam nas aulas em todo o período le\vo, com outros materiais convencionais Acessam a internet pela escola, a\vidades on ou offline no recreio, alguns laptops eram disponibilizados para os alunos. Computador em casa: 2012: todos levavam às sexta- feiras. 1s./2013: 50% levavam (rodízio) 2s./2013: projeto descon\nuado Problemas com carregadores

9 9. Projetos Desenvolvidos pelos Professores Diário Digital profª Adriana Flavia M. e Lourenço Realização: os alunos aprenderam a digitar com facilidade, descreveram os fatos importantes para eles, com autonomia e segurança, carregavam e guardavam os laptops. Tecnologia e a sustentabilidade: convivendo com a reciclagem profª Crislaine A. S. Ribeiro Realização: os alunos pesquisaram sobre o meio ambiente, os problemas mais relevantes, confecção de brinquedos com materiais recicláveis.

10 Fazendo arte com o UCA profª Flávia Vilela Realização: melhor manuseamento do laptop, criação de pastas, uso dos aplica\vos, navegação na internet, pesquisas de textos e imagens Integração entre alfabewzação e tecnologia profª Sara Luciene da Silva Garcia Realização: apresentação do laptop e do Projeto UCA para os pais e alunos, a exploração de alguns aplica\vos e a câmera do próprio laptop. Etapas para criação de histórias em quadrinhos - profª a Elaine M. de Queiroz Realização: a exploração do laptop e seus recursos, a realização de pesquisas de imagens de HQ, apropriação dos alunos sobre o HQ e sobre suas variáveis.

11 NoZcia a qualquer hora: o uso do gênero jornal na escola - profª Adriana Flavia M. e Lourenço Realização: alunos liam as reportagens selecionadas e assis\am os vídeos jornalís\cos com facilidade. Em relato, explicavam de forma clara e sequencial sobre o que leram ou assis\ram e expressavam sua opinião de forma autônoma. A Arte no contexto da inclusão digital - profª Myriam D. P. T. Nunes Realização: 4 etapas: arte, música, jogos e mapas. Os resultados alcançados mostram o desenvolvimento do hábito de pesquisa e procedimentos de registro no laptop.

12 10. Exemplo de projeto desenvolvido Projeto: Integração entre alfabe\zação e tecnologia Período: 1º semestre de 2012 Séries: 1ª e 2ª. Obje\vos do projeto Alfabe\zar por meio de conceitos de representação da escrita (letra, sílabas, palavras, e construção de frases) e de representação numérica, além de promover a inclusão digital com fins pedagógicos, ao desenvolver o conhecimento básico de Informá\ca.

13 Resultados alcançados - Conhecimento dos pais sobre o projeto e reconheci- mento de sua importância na aprendizagem dos filhos. - Interação mais intensa entre os alunos, entre eles e a professora; - Alunos mais autônomos, disciplinados e mo\vados, com melhor desempenho escolar. Dificuldades e estratégias adotadas para superação - Carregamento dos laptops, tomadas insuficientes => compra de réguas. - Dificuldade da professora em u\lizar os programas do Linux => monitor de informá\ca auxiliou. - Acesso a internet => uso de várias redes

14 Indícios de mudanças na práwca pedagógica - Construção de novos conhecimentos, busca de aprendizagens significa\vas - Integração de outras mídias nas a\vidades - Interação mais intensa entre os mesmos e entre eles e a professora - Alunos mais autônomos, disciplinados e mo\vados - melhor desempenho escolar (sic)

15 10. Questões de pesquisa 1. Quais são as contribuições, as dificuldades e os impactos no currículo idenwficados nas práwcas com o uso do laptop sob o olhar de gestores, professores, especialistas alunos e pais? 2. Quais são as prá\cas e os impactos no currículo que evidenciam mudanças com indícios de inovação educa\va? Os obje\vos e as metas expressos no Projeto Polí\co Pedagógico de escolas que receberam os laptops do Programa UCA Fase II conseguiram apresentar mudanças nas prá\cas educa\vas? 3. Quais são as necessidades emergentes de formação e como respondê- las para que as mesmas possam contribuir na construção de práwcas significawvas com o uso do laptop? 4. Quais caracteríswcas da mobilidade e das diferentes linguagens (escrita, imagéwca, musical, glmica, teatral...) são reconhecidas nas awvidades realizadas (na escola ou fora dela) com o uso laptop do PROUCA? Como auxiliar o professor a selecionar material didá\co digital e outros recursos do laptop ou da web para o uso pedagógico dos laptops educacionais do PROUCA?

16 1. Contribuições, dificuldades e impactos no currículo iden\ficados nas prá\cas com o uso do laptop Professores (GF Manhã 2013) (...) no computador, eles gostam. E, no caderno, eles não gostam. No computador, eles querem tudo, não tem problema, eles leem, eles copiam, escrevem. (X) Ficam o dia inteiro digitando, não dói a mão, não dói a cabeça; você dá no caderno, em cinco minutos está doendo a mão. (C) Dá dor de cabeça e dói a mão. Então, eu acho assim, eles já não são bobinhos, eles já sabem que existe uma outra maneira de escre- ver. E, detalhe, no computador, tem muitas informações, que se você for por na lousa ou falar, você não vai passar essas informa- ções, não vai ter tempo. O computador é riquíssimo. O que está de pesquisa no computador é muito rico. Eles já perceberam isso.

17 Cont... Pais (Alunos entrevistaram pais 2013) Eu acho maravilhoso porque a gente que é pobre não tem como ter computador em casa, mas eu acho bem melhor usar na escola que tem vocês professoras para ensinar do que em casa, que eu não tenho tempo para ver o que ele está fazendo e eu não sei ensinar nada. Acho a internet perigosa, tem mui- ta coisa errada e por isso a criança não pode usar o computa- dor sozinha, precisa sempre de vocês. Na minha casa não tem internet mas a gente vê na televisão que tem até morte por causa do computador. (E4, pai de aluno da Profa. A.L.) Eu acho muito legal o computador na escola porque se o professor dá uma tarefa os alunos já sabem onde procurar a resposta, coloca- lá no computador e ele já te dá a resposta cer\nho. Eu acho muito legal isso. (pai)

18 Cont... Gestora Há mudanças nas formas de aprender dos alunos com o uso do laptop? Quais aspectos indicam essas mudanças? Penso que nossos alunos, uma vez que são de periferia, não \nham a oportunidade de usar o computador nas suas casas e muito menos a internet, sendo assim a escola pode proporcionar este aprendizado para eles gerando autonomia na busca de informações. Eles mesmos sugerem aos professores que realizem pesquisas quando tem algum tema interessante ou quando a apos\la que usam na sala de aula não aprofunda algum assunto. (Diretora MVD, Entrevista escrita, 2013)

19 2. Quais são as práwcas e os impactos no currículo que evidenciam mudanças com indícios de inovação educawva? Os objewvos e as metas expressos no Projeto PolíWco Pedagógico de escolas que receberam os laptops do Programa UCA Fase II conseguiram apresentar mudanças nas práwcas educawvas? Extrato do Projeto UCA no PPP 2012 Medida/ Projeto Crit. de Eficácia ObjeWvo Resultado alcançado Projeto PROUCA Inclusão Digital Promover a inclusão digital na escola, median- te a aquisição de compu- tadores portáteis novos, com conteúdos pedagó- gicos, des\nados ao de- senvolvimento do ensino aprendizagem. Os alunos ampliam seus conheciment- os locais deferentes dos que estavam acostumados a vivenciar.

20 4. Quais caracterís\cas da mobilidade e das diferentes linguagens são reconhecidas nas a\vidades realizadas com o uso laptop do PROUCA? A: Em casa / A: Em casa A: Em casa e quando eu fui viajar na casa da minha avó A: Fico jogando, fico vendo as imagens, levo pra casa. A: Eu levei para São João. Eu já usei na praia, na minha casa A: Usei na rua, no mercado e aí ela foi comprar tomate e eu fiquei sentada jogando A: Eu fiquei jogando uma par\da de xadrez A: Só na minha casa. A: Na minha casa, em Rio Preto, na casa da minha \a e no shopping. No shopping eu brinco e \ro fotos. A: Eu fico jogando / Aluno: Eu fico na Internet A: Eu jogo, pesquiso A: Um dia no shopping eu \nha levado o net e quando eu fui comprar uma roupa eu fiz a conta A: E na Internet para comprar, sabe, é mais barato A: Mas tem gente que pode te enganar A: Só para casa e na minha amiga para jogar.

21 Algumas reflexões das pesquisadoras Evidências que se destacam no projeto Apropriação grada\va dos professores (colaboração) Adesão total dos alunos Lições aprendidas Equipe de pesquisa/formação precisa estar muito próxima. Cuidados com: infraestrutura, manutenção dos laptops, auxílio técnico, formação con\nuada dos professores (principalmente pedagógica voltada aos conteúdos do currículo) Necessidade de formação em pesquisa

22 O pertencimento do Projeto a Escola O ano passado, como eu disse, a gente teve uma bela alavancada no projeto. Então, a secretária começou a ver o curso e o trabalho, e aí ela gostou tanto que queria dividir com outras escolas. Quando eu fiquei sabendo, eu fiquei revoltadíssima, como assim vai \rar o laptop da escola? Eu fui para casa, pesquisei o obje\vo do projeto, a lei que organizou o projeto, como surgiu, por que, como veio parar na nossa escola, e no outro dia eu vim armada para a escola. Falei, se a secretaria quiser \rar o laptop dessa escola, ela \ra, mas avisa que eu denuncio ela para o Ministério Público porque isso é o patrimônio nosso. P01- GFM- VO (grifos nossos) Mas eu pensei que ela ia comprar para as outras escolas. P04- GFM- VO Não, ela ia \rar uma parte dos nossos! P01- GFM- VO (...) E eu, no início, se ela falasse que ia \rar o laptop aqui da escola, eu ia dar graças a Deus, porque eu não ia ter que trabalhar com laptop, o medo que eu \nha... desse laptop, gente, dar esse laptop na mão dessas crianças ((risos)) De repente, ano passado eu me vi: experimenta \rar daqui... P01- GFM- VO GF Manhã Votuporanga

Projeto de pesquisa CNPq

Projeto de pesquisa CNPq Projeto de pesquisa CNPq O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento cien>fico e aprendizagem Estudo de caso: Escola Estadual Professor Antônio Carlos Ferreira

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

SÉRIE: 1º ANOS A-B 2º ANOS A-B-C 3º ANOS A-B-C 4º ANOS A-B-C 5º ANOS A-B-C PROJETO: INTEGRAÇÃO ENTRE A L FA B E T I Z A Ç Ã O E T E C N O L O G I A Professora: Sara L. da Silva Garcia Série: 1º

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

Projeto UCA Um Computador por Aluno

Projeto UCA Um Computador por Aluno Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP Projeto UCA Um Computador por Aluno CEM Prof. Neyde Tonanni Marão Votuporanga - SP EQUIPE FORMADORA Anderson Bençal Indalécio Assistente Pedagógico da

Leia mais

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Elmara Souza Lucas Ferreira Roberto Costa Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista

Leia mais

Atuação do professor em Sala de Aula e Inovação do Ensino. Anne L. Scarinci

Atuação do professor em Sala de Aula e Inovação do Ensino. Anne L. Scarinci Atuação do professor em Sala de Aula e Inovação do Ensino Anne L. Scarinci Problema motivador Indício: truncamento da seqüência pedagógica Caracterizar a atuação do professor em sala de aula Onde buscamos

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

TODO AMOR TEM SEGREDOS

TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS VITÓRIA MORAES TODO AMOR TEM SEGREDOS TODO AMOR TEM SEGREDOS 11 19 55 29 65 41 77 87 121 99 135 111 145 É NÓIS! 155 11 12 1 2 10 3 9 4 8 7 6 5 TODO AMOR TEM SEGREDOS. Alguns a

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 06/02/19 EFI 4 Ano Circular da Orientação Início 4º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 4º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

Inves&gação-ação colabora&va como estratégia de formação con&nuada de profissionais de educação infan&l para enfrentar os desafios de empoderar a

Inves&gação-ação colabora&va como estratégia de formação con&nuada de profissionais de educação infan&l para enfrentar os desafios de empoderar a Inves&gação-ação colabora&va como estratégia de formação con&nuada de profissionais de educação infan&l para enfrentar os desafios de empoderar a linguagem oral de crianças pobres em creches brasileiras:

Leia mais

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA Silvana Lemos sil.lemos2013@gmail.com Palavras-chave: Saber docente; Memoriais reflexivos; Registros das atividades; Pesquisa; TDIC. Keywords:

Leia mais

PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA - UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA - UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA - UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Naara Priscila Soares da Silva (naara_soares@yahoo.com.br) UFSCar - Matemática Graduação Profª.

Leia mais

Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP

Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP Objetivo da palestra: Como as TIC são tratadas no currículo

Leia mais

INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS

INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PASSO FUNDO/RS Karina Marcon Adriano Canabarro Teixeira Marco Trentin 1 Tecnologias e Inclusão

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS. PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS Formadores: Ana Elisa Raimann Franke Gislaine Barreto Glaeser Jorge da Silva Brandão

Leia mais

Subprojeto Matemática 2017

Subprojeto Matemática 2017 Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul -RS Subprojeto Matemática 2017 MAPEAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Bolsista: Andreza Freitas Santos Supervisora: Simone Felin Peripolii

Leia mais

Palavras-chave: Didática, Tecnologia e educação, Formação de Professores

Palavras-chave: Didática, Tecnologia e educação, Formação de Professores AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS EM ESCOLA DO PROJETO UCA (UM COMPUTADOR POR ALUNO): UMA ANÁLISE CRÍTICA Edna de Oliveira Telles Universidade de São Paulo Resumo: Este

Leia mais

PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS

PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS PROJETO FIQUE BEM NA FOTO Maio e Junho 2013 COORDENAÇÃO ANA AMÉLIA NOBRE FORTIN São Paulo, 12 de junho de 2013. ROTEIRO ü Definição de Obje.vo, Metodologia e Passos ü Cronograma

Leia mais

Pesquisas de professores sobre práticas educativas com os laptops UCA na Escola Pública

Pesquisas de professores sobre práticas educativas com os laptops UCA na Escola Pública Pesquisas de professores sobre práticas educativas com os laptops UCA na Escola Pública Maria Eduarda L. Menezes 1, Susana E. Kruger-Dissenha 2, Maria Elizabeth B. de Almeida 3 1, 2, 3 Programa de Pós

Leia mais

CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: INDICADORES DO PERFIL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: INDICADORES DO PERFIL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS CULTURA DIGITAL NA ESCOLA: INDICADORES DO PERFIL DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS Natália Andreoli Monteiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) nat.andreoli@gmail.com Modalidade:

Leia mais

AÇÃO OBJETIVO INÍCIO TÉRMINO SITUAÇÃO. apresentação dos projetos UCA que serão desenvolvidos durante o ano de Capacitar o professor de forma

AÇÃO OBJETIVO INÍCIO TÉRMINO SITUAÇÃO. apresentação dos projetos UCA que serão desenvolvidos durante o ano de Capacitar o professor de forma Plano de Ação do NTE NOVA ANDRADINA quanto ao acompanhamento, oficinas, formação diversas referente ao Programa um Computador por aluno UCA da EE PADRE ANCHIETA. AÇÃO OBJETIVO INÍCIO TÉRMINO SITUAÇÃO Acompanhamento

Leia mais

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA

O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA O USO DO FACEBOOK NO ENSINO DE BIOLOGIA Alan de Angeles Guedes da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba alandeangeles@bol.com.br INTRODUÇÃO As mudanças ocorridas com o advento das novas tecnologias vêm

Leia mais

Integração entre Serviços e Benefícios. VI Seminário Estadual de Gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social Santa Catariana/ 2015

Integração entre Serviços e Benefícios. VI Seminário Estadual de Gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social Santa Catariana/ 2015 Integração entre Serviços e Benefícios VI Seminário Estadual de Gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social Santa Catariana/ 2015 A desproteção e a vulnerabilidade são multidimensionais

Leia mais

Pilar Lacerda. Reflexões e Práticas em Educação Integral. Outubro de 2018 Feira de Santana

Pilar Lacerda. Reflexões e Práticas em Educação Integral. Outubro de 2018 Feira de Santana Pilar Lacerda Reflexões e Práticas em Educação Integral Outubro de 2018 Feira de Santana Fundação SM } a educação nos move Fundação SM } Contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio

Leia mais

OFICINA DE LIBRAS. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues

OFICINA DE LIBRAS. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues OFICINA DE LIBRAS Profa Me Luciana Andrade Rodrigues CONTEÚDO - Revisão de todas as aulas anteriores; -Inclusão; - Vídeo e Interatividade OBJETIVOS - Ampliação do vocabulário em LIBRAS; -Música. SEGREGAÇÃO

Leia mais

OFICINA DE LIBRAS. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues

OFICINA DE LIBRAS. Profa Me Luciana Andrade Rodrigues OFICINA DE LIBRAS Profa Me Luciana Andrade Rodrigues CONTEÚDO - Revisão de todas as aulas anteriores; - Inclusão; - Vídeo e Interatividade OBJETIVOS - Ampliação do vocabulário em LIBRAS; -Música. SEGREGAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO

LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO Jeanynni Fortunato Severo UFRPE - UAG Aliete Gomes Carneiro Rosa UFRPE - UAG INTRODUÇÃO Com o crescente acesso às TIC, e a utilização destas

Leia mais

Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do Conhecimento Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do Conhecimento Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do Conhecimento Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) E.M. Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta Apresentador:a Rita de Cássia de Souza

Leia mais

Panorama geral, competências digitais, desenvolvimento dos educadores. Dra. Luciana Allan Agosto 2012

Panorama geral, competências digitais, desenvolvimento dos educadores. Dra. Luciana Allan Agosto 2012 Panorama geral, competências digitais, desenvolvimento dos educadores Dra. Luciana Allan Agosto 2012 Algumas tecnologias que revolucionaram a nossa história 1439 1860 1879 1857 1874 1890 1925 1974 1906

Leia mais

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Jose Luís Cintra Alonso Selma da Silva Souza Redígolo Realização: Foco Projeto elaborado na disciplina eletiva Transformers,

Leia mais

Caderno de apoio. Professores

Caderno de apoio. Professores Caderno de apoio Professores 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Navegue pela plataforma... 4 Use a busca para encontrar o melhor ODA... 4 Insira o ODA no planejamento da aula... 4 Preparação... 5 Como organizar

Leia mais

PAG64 CAPÍTULO 9 VIDA DIGITAL. #aulachata

PAG64 CAPÍTULO 9 VIDA DIGITAL. #aulachata PAG64 CAPÍTULO 9 VIDA DIGITAL #aulachata 134 TROCAS INSTANTÂNEAS PAUTAM O USO DA TECNOLOGIA Fico falando com as pessoas, chamando pra rolé no Ibira. Internet serve pra conhecer pessoas, que nem igual na

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Ler e escrever... Reutilização de materiais Ecoa Unindo Projetos. Renata de Carvalho Nogueira EMEIEF. Profº João de Barros Pinto 1º ano B

Ler e escrever... Reutilização de materiais Ecoa Unindo Projetos. Renata de Carvalho Nogueira EMEIEF. Profº João de Barros Pinto 1º ano B Ler e escrever... Reutilização de materiais Ecoa Unindo Projetos Renata de Carvalho Nogueira EMEIEF. Profº João de Barros Pinto 1º ano B - 2015 Projetos: Sacola da leitura; Biblioteca circulante; Ecoa

Leia mais

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS Produção e uso de evidências: aproximações e aprendizados para aprimorar políticas educacionais MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS INSTITUTO UNIBANCO 3

Leia mais

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami Relatório de Viagem Meu nome é Juliana Brasil, eu curso Engenharia Química aqui na PUC e fiz o meu intercambio na Universidade

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia INTRODUÇÃO O projeto foi organizado por acreditarmos que o papel da escola e sua função

Leia mais

Jornal do Vidigal. Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal. Sala 6-2ª Sessão. Professora Apresentadora: Julia Dutra Moretti.

Jornal do Vidigal. Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal. Sala 6-2ª Sessão. Professora Apresentadora: Julia Dutra Moretti. Jornal do Vidigal Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal Sala 6-2ª Sessão Professora Apresentadora: Julia Dutra Moretti Realização: Foco Aulas de Artes: Projeto Jornal do Vidigal Criar coletivamente

Leia mais

KIDS ONLINE BRASIL OBJETIVO E METODOLOGIA. Público-alvo. Abrangência geográfica. Tamanho da amostra (2017) Coleta de dados

KIDS ONLINE BRASIL OBJETIVO E METODOLOGIA. Público-alvo. Abrangência geográfica. Tamanho da amostra (2017) Coleta de dados Público-alvo Crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos e seus pais / responsáveis Abrangência geográfica Nacional Tamanho da amostra (17) 3.12 crianças e adolescentes 3.12 pais/ responsáveis KIDS ONLINE

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 05/02/19 EFI 2 Ano Circular da Orientação Início do 2º Ano 2019 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 2º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 Cristian Tássio Queiroz 2 Sandra Mara Marasini 3 Resumo: Este artigo vai falar da contribuição do programa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #20 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The city of Belo Horizonte Minas Gerais state. Context: In this conversation André and Guilherme talk about the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais state. Cultural notes,

Leia mais

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas EQUIPE Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas Estudos & Pesquisas Fundação Victor Civita (FVC) 2007-2012 18 estudos Formatos: relatório,

Leia mais

Plano de Implantação

Plano de Implantação TÍTULO Plano de Implantação #incubadoras - Programa Brasil Cria9vo - introdução Como estratégia de aplicação do Programa Incubadoras Brasil Cria9vo, a Coordenação Geral de Empreendedorismo e Inovação propõe

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia - Breve histórico da escola: : A EE JARDIM SANTA CECÍLIA, está localizada na Rua Lagoa Dourada nº 275 - cocaia - Guarulhos S.P.- CEP 07130-210 Código da escola: 0046314 Telefone: 2279-1810/2279-1921 E-mail

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

2018 /2019. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais

2018 /2019. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais 2018 /2019 EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais Ordem de trabalhos: 1. Projeto Educativo da Escola 2. Programa Próprio de Grupo 3. Outros assuntos Projeto Educativo da Escola Vivemos numa sociedade tecnológica

Leia mais

Pilar Lacerda. Escolas Transformadoras, Competências Transformadoras. Currículo e Educação Integral Janeiro São Paulo

Pilar Lacerda. Escolas Transformadoras, Competências Transformadoras. Currículo e Educação Integral Janeiro São Paulo Pilar Lacerda Escolas Transformadoras, Competências Transformadoras. Currículo e Educação Integral Janeiro 2019 São Paulo { Fundação SM } a educação nos move { Princípios básicos para a elaboração do currículo

Leia mais

Introdução, Contexto, Problematização

Introdução, Contexto, Problematização Desenvolvendo uma Experiência Educacional Interativa Usando Recursos de Visualização de Informação e de Computação Móvel como Estímulo à Construção Colaborativa e Continuada de Conhecimento Jorge F. Franco,

Leia mais

Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís

Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL ESCOLA DA AUTORIA Campo Grande 2018 CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL -BRASIL ESCOLA ESTADUAL AMÉLIO DE CARVALHO BAÍS Eletiva Educação

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

PROVA DISCURSIVA. CESPE/UnB SEDU/ES

PROVA DISCURSIVA. CESPE/UnB SEDU/ES CESPE/UnB SEDU/ES PROVA DISCURSIVA Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES. Natal/RN

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES. Natal/RN COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES Natal/RN Apresentação 1932 - Fundação do Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/RN Colégio Nossa Senhora das Neves 2014 82 ANOS Número de alunos: 1943 Evolução tecnológica

Leia mais

VISITAS 94 Milhões. PAGEVIEWS 570 Milhões. TARGET meninos e meninas entre 8 e 14 anos. USUÁRIOS ÚNICOS 14 Milhões. Fonte: Comscore Janeiro 2014

VISITAS 94 Milhões. PAGEVIEWS 570 Milhões. TARGET meninos e meninas entre 8 e 14 anos. USUÁRIOS ÚNICOS 14 Milhões. Fonte: Comscore Janeiro 2014 PAGEVIEWS 570 Milhões VISITAS 94 Milhões USUÁRIOS ÚNICOS 14 Milhões TARGET meninos e meninas entre 8 e 14 anos Fonte: Comscore Janeiro 2014 Vive no universo digital Atende Kids e Tweens É especialista

Leia mais

APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL

APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL 1 APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL 1. Hoje o computador faz parte de nossas vidas, temos o contato com ele em nossa casa, na casa de amigos ou familiares, lan house, etc. Com ele temos várias

Leia mais

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas!

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Sala 6 Língua Portuguesa EF I E. E. Professora Zenaide Avelino Maia Professora Apresentadora: Susan Regina Veshagem Quarenta

Leia mais

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Música na escola: reflexões sobre a Lei 11.769/2008 Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO. 17 de março de 2017

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO. 17 de março de 2017 INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO 17 de março de 2017 O CIEB é uma associação sem fins lucrativos que visa promover a cultura de inovação na educação pública brasileira. MECANISMOS E POLÍTICAS EIXOS

Leia mais

Período Integral. Seu filho pode contar com a formação educacional e com os cuidados do Porto Seguro o dia todo.

Período Integral. Seu filho pode contar com a formação educacional e com os cuidados do Porto Seguro o dia todo. Período Integral Seu filho pode contar com a formação educacional e com os cuidados do Porto Seguro o dia todo. o programa É organizado em diferentes módulos: aestação Red Balloon: curso de inglês especializado

Leia mais

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. São Paulo, 19 de Junho de 2012

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. São Paulo, 19 de Junho de 2012 Pesquisa TIC Educação 2011 Coletiva de Imprensa Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil São Paulo, 19 de Junho de 2012 CGI.br Comitê Gestor da Internet no Brasil NIC.br

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL

ATIVIDADES TURNO INTEGRAL MARISTA PROGRAMAÇÃO FLEXÍVEL TURNO INTEGRAL MARISTA ATIVIDADES Viver a qualidade e a excelência da educação do Marista São Francisco, convivendo e aprendendo em um ambiente multidisciplinar e seguro, essa é a proposta do Turno Integral

Leia mais

Banco dos Combinados: Aprendendo números negativos e desenvolvendo números positivos

Banco dos Combinados: Aprendendo números negativos e desenvolvendo números positivos Banco dos Combinados: Aprendendo números negativos e desenvolvendo números positivos E. E. Profª Lurdes Penna Camelo Sala 3 / Sessão 2 Professor Apresentador: Janete Gabriel Vieira Realização: Foco Relembrar

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD

Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD CIAPES.PROGRAD@UFJF.EDU.BR 2012 Universidade Federal de Juiz de Fora Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior CIAPES Profª. Drª. Adriana Rocha

Leia mais

2016 /2017. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais

2016 /2017. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais 2016 /2017 EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Reunião de pais Ordem de trabalhos: 1. Projeto Educativo de Escola 2. Normas de Funcionamento 3. Programa Próprio de Grupo 4. Outros assuntos 1. Projeto Educativo da Escola

Leia mais

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa JORNAL DO PRÍNCIPE Edição n.º 4 9 de outubro de 2014 Palixa Todas as quartas-feiras, pelas 18h00, há um grupo de amigos que se reúne no Centro Cultural do Príncipe para conversar e ensinar Lung ie. Pág.

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. esco autonomia para as lhas só o é anglo. O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E AS REFLEXÕES PRATICADAS TODOS OS DIAS AJUDAM A CRIAR INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS,

Leia mais

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil I Simpósio de Educação a Distância III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações FCT/UNESP, Presidente Prudente Educação a distância no Ensino Superior do Brasil Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR TAQUARUSSU- MS MARÇO/11

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR TAQUARUSSU- MS MARÇO/11 ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR TAQUARUSSU- MS MARÇO/11 ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES PLANO DE AÇÃO PSTE: INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS

Leia mais

Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA

Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA Tornando sua aula mais interessante com o uso da Lousa Digital JACKSON COSTA LUCIANA VIEIRA Objetivos Refletir sobre o uso das TICs na Educação Conhecer os recursos da Lousa Digital Dicas para o preparo

Leia mais

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil.

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Context: In this conversation André talks to his friend Nathanael, who has lived in Brazil

Leia mais

Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação. Paula Louzano 06 de outubro de 2009

Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação. Paula Louzano 06 de outubro de 2009 Líderes em Gestão Escolar 2º seminário Currículo, padrões educacionais e legislação Paula Louzano 06 de outubro de 2009 Por que um seminário sobre currículo, padrões e lesgislação educacional? Demanda

Leia mais

OFICINA DE LIBRAS. Luciana Andrade Rodrigues Professora da UniSEB COC

OFICINA DE LIBRAS. Luciana Andrade Rodrigues Professora da UniSEB COC OFICINA DE LIBRAS Luciana Andrade Rodrigues Professora da UniSEB COC CONTEÙDO - Revisão da aula anterior; - Meses, Tempo, Perguntas; - Jogos; -Música Dias Melhores OBJETIVOS - Ampliação do vocabulário

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Nas questões seguintes você será perguntado sobre diferentes aspectos relacionados a mídias e dispositivos eletrônicos, incluindo computadores de

Nas questões seguintes você será perguntado sobre diferentes aspectos relacionados a mídias e dispositivos eletrônicos, incluindo computadores de Nas questões seguintes você será perguntado sobre diferentes aspectos relacionados a mídias e dispositivos eletrônicos, incluindo computadores de mesa, computadores portáteis, notebooks, smartphones, tablets,

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

História de Ademir Neves de Quadros

História de Ademir Neves de Quadros História de Ademir Neves de Quadros Nascimento: 24 de julho de 1956 Falecimento: 06 de maio de 2010 Uma pessoa de idade média, quase 54 anos, bem de saúde e cabelo grisalho. É assim que o filho Jeferson

Leia mais

ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Rosana Maria do N. Nogueira Pedagoga Psicopedagoga Psicomotricista Especialista em Educação Especial e Inclusiva Coordenadora Pedagógica APAE S.C.S. 12/09/2017

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita.

do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita. A Cia Pé de Chinelo propõe realizar a montagem e circulação do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita. O espetáculo é baseado nas práticas para o desenvolvimento

Leia mais

TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA:

Leia mais

Reunião de Coordenação

Reunião de Coordenação Reunião de Coordenação 2018 Reunião de Coordenação Objetivo Objetivo OBJETIVO GERAL Apresentar o Plano de Trabalho 2018. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir sobre os novos cenários da educação; Apresentar as

Leia mais

O que faz e o que pensa o gestor escolar

O que faz e o que pensa o gestor escolar O que faz e o que pensa o gestor escolar Pesquisa mostrou que esses profissionais ainda se preocupam muito mais com a burocracia que com o pedagógico Cinthia Rodrigues Outubro de 2009 Os diretores de escolas

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais