PROVA ESPECÍFICA Cargo 19
|
|
|
- Rayssa Franca Benevides
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 13 PROVA ESPECÍFICA Cargo 19 QUESTÃO 31 De acordo com a NR-5, ocorrendo empate no número de votos de candidatos ao final da apuração da eleição da CIPA, é CORRETO afirmar: a) Assumirá o candidato mais idoso. b) Assumirá aquele candidato que tiver melhor proposta de trabalho. c) Assumirá aquele candidato que for indicado pela Comissão Eleitoral. d) Assumirá aquele candidato que tiver maior tempo de serviço no estabelecimento. QUESTÃO 32 Para fins de aplicação das NR 4 e 5, quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se como estabelecimento: a) a sede da matriz da empresa. b) a sede da empresa no município onde executa a atividade fim. c) o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. d) a sede da empresa no município onde atua, independente do local da atividade. QUESTÃO 33 De acordo com a NR 5, havendo participação inferior a cinqüenta por cento dos empregados na votação de eleição da CIPA, é CORRETO afirmar: a) Não haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação,que ocorrerá no prazo máximo de dez dias. b) Não haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de quinze dias. c) Não haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de trinta dias. d) Haverá apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de quinze dias, sendo computados também os votos da apuração anterior.
2 14 QUESTÃO 34 Conforme definido pela NR 5, em caso de anulação do processo de eleição da CIPA pela unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, é CORRETO afirmar: a) A empresa convocará nova eleição no prazo de cinco dias, a contar da data de ciência, sendo permitidas novas inscrições. b) A empresa convocará nova eleição no prazo de cinco dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores. c) A empresa convocará nova eleição no prazo de dez dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores. d) A empresa convocará nova eleição no prazo de dez dias, a contar da data de ciência, sendo permitidas novas inscrições. QUESTÃO 35 De acordo com a área de vivência, definida pela NR-18, a área mínima necessária para utilização de cada chuveiro deverá ser de: a) 0,80 m 2, com altura de 2,10 m do piso. b) 0,90 m 2, com altura de 2,10 m do piso. c) 0,80 m 2, com altura de 2,30 m do piso. d) 0,90 m 2, com altura de 2,30 m do piso. QUESTÃO 36 Segundo o Anexo I da NR-12 da Portaria 3.214, os empregadores deverão promover a todos os operadores de motosserra treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de: a) 6 horas. b) 8 horas. c) 10 horas. d) 20 horas. QUESTÃO 37 De acordo com a NR 10 da Portaria 3.214, o aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos orgãos competentes e, na ausência desta, deve atender: a) às Normas Internacionais vigentes. b) às Normas do Ministério de Minas e Energia vigentes. c) à Norma da Empresa Geradora de Energia Elétrica e às Normas da ABNT. d) somente às Normas da ABNT vigentes.
3 15 QUESTÃO 38 De acordo com a NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, são características de líquido combustível, classe III, todo aquele que possua ponto de fulgor: a) igual ou superior a 37ºC e inferior a 45,9ºC. b) igual ou superior a 70ºC e inferior a 25ºC. c) igual ou superior a 70ºC e inferior a 37,7ºC. d) igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC. QUESTÃO 39 Considerando a NR-23 Proteção Contra Incêndios, é obrigatório que todas as empresas possuam: a) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 1,50 m; pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. b) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 2,00 m, devendo as portas ser de enrolar ou giratórias; possuir equipamento suficiente para combater o fogo em seu início. c) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 1,20 m; equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. d) Proteção contra incêndio; saídas de emergência com largura mínima de 1,40 m, com sentido da abertura da porta somente para o interior do local de trabalho; equipamento suficiente para combater o fogo em seu início e pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. QUESTÃO 40 Segundo a NR-18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, a elaboração do PCMAT será obrigatória em todos os estabelecimentos com: a) 20 ou mais trabalhadores. b) 25 ou mais trabalhadores. c) 30 ou mais trabalhadores. d) 40 ou mais trabalhadores.
4 16 QUESTÃO 41 Conforme a NR-18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, o deslocamento do trabalhador de seu posto de trabalho até os gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios NÃO deverá ser superior a: a) 120 m de distância. b) 150 m de distância. c) 200 m de distância. d) 250 m de distância. QUESTÃO 42 De acordo NR-15 Atividades e Operações Insalubres, são atividades cuja insalubridade se caracteriza in loco, mediante perícia e pela forma qualitativa, EXCETO: a) Trabalho permanente com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, estábulos, cavalariças e contato habitual com acido fórmico, amônia, e éter. b) Trabalho permanente em hospitais, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados ao atendimento e tratamento de animais; gabinetes de autópsia e cemitérios. c) Trabalho em contato permanente com carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos e dejeções de animais portadores de doenças infecto contagiosas; resíduos de animais deteriorados. d) Trabalho em contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas; esgoto e lixo urbano; animais destinados ao preparo de soro; estábulos e cavalariças. QUESTÃO 43 Quanto ao PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é CORRETO afirmar: a) Tem por objetivo somente a proteção do meio ambiente de trabalho, considerando, para tanto, os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos. b) Deverá ser implementado pelo empregador, com ou sem a participação dos trabalhadores, considerando tão somente os agentes físicos, químicos e biológicos. c) A abrangência e profundidade do PPRA depende das características dos riscos e das necessidades de controle, sendo obrigatória, portanto, a inclusão dos agentes agressivos ergonômicos e mecânicos. d) Possui dentre seus objetivos a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, considerando, para tanto, os agentes químicos, físicos e biológicos.
5 17 QUESTÃO 44 De acordo com o disposto na NR-6 Equipamento de Proteção Individual, o Certificado de Aprovação CA, para fins de comercialização dos EPI, terá validade de: a) 2 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do IMETRO. b) 3 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio aprovados pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Medicina e Segurança do Trabalho. c) 5 anos para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do Sinmetro. d) 10 anos para os EPI de fabricação nacional, desde que devidamente aprovados com laudos ensaio em laboratório da SSST - Secretaria Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. QUESTÃO 45 De acordo com a Lei 8.213/91, equipara-se ao acidente de trabalho, EXCETO: a) O ato de pessoa privada do uso da razão. b) A doença que não gera incapacidade laborativa. c) A ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho. d) A prestação de serviço espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito. QUESTÃO 46 A Ordem de Serviço definida pela NR-1 deve ser elaborada dando ciência aos empregados com os seguintes objetivos, EXCETO: a) Adotar medidas determinadas pelo MTE. b) Prevenir atos inseguros no desempenho dos trabalhos. c) Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir. d) Adotar medidas para o reconhecimento e a caracterização da insalubridade ou periculosidade nos ambientes de trabalho.
6 18 QUESTÃO 47 Conforme a NR-4, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, EXCETO: a) Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa. b) Esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os a favor da prevenção. c) Executar, quando solicitado, outras atividades na empresa e colaborar nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas. d) Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR-5. QUESTÃO 48 Quanto ao encaminhamento por parte do empregador do Anexo I, ficha de acidente do trabalho, definido pela NR 18, por meio de serviço de postagem, é CORRETO afirmar: a) Deve ser enviado a DRT até quinze dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de cinco anos. b) Deve ser enviado a FUNDACENTRO até dez dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de três anos. c) Deve ser enviado a FUNDACENTRO até quinze dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de cinco anos. d) Deve ser enviado a DRT até dez dias após o dia do acidente e seu protocolo mantido pela empresa por um período de três anos. QUESTÃO 49 Conforme NR-24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, é obrigatória a existência de refeitórios nos estabelecimentos com mais de: a) 150 operários. b) 180 operários. c) 300 operários. d) 400 operários.
7 19 QUESTÃO 50 Quanto ao PCMSO, estabelecido pela NR-7, cujo objetivo é promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores nas empresas, é CORRETO afirmar: a) É parte integrante do conjunto de iniciativas do empregador no campo da saúde dos trabalhadores e obrigatório somente nas empresas a partir de 20 empregados, independente do grau de risco. b) O programa é obrigatório somente nas empresas com mais de 25 empregados e que, pela natureza de suas atividades, estejam enquadradas no grau de risco 3 e 4. c) Tem o caráter de rastrear, prevenir e diagnosticar antecipadamente os agravos à saúde dos trabalhadores, podendo estar ou não articulado com as demais NR. d) Deverá ser planejado e implantado, observando riscos à saúde dos trabalhadores, em especial os identificados nas avaliações previstas nas demais NR. ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Responsabilidade social: é prioritário que todas as empresas sejam responsáveis pelo bem-estar de sua comunidade.
NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. ANEXO N.º 14 (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979) AGENTES BIOLÓGICOS
NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 14 (Aprovado pela Portaria SSST n.º 12, de 12 de novembro de 1979) AGENTES BIOLÓGICOS Relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade
Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.
Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. A AMBIENTAL proporciona soluções aos clientes que precisam atender as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do
Rosylane Rocha Especialista em Medicina do Trabalho ANAMT/AMB Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas ABMLPM/AMB
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Administração Pública Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores Coordenação de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores Rosylane
Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s)
Legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (NR s) http://www.mte.gov.br/ NR 01 Disposições Gerais 02 Inspeção Prévia 03 Embargo ou Interdição TEMA 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança
Avaliação de Atividades e Operações Insalubres e Perigosas nos locais de trabalho. Nome do Servidor: Data de Nascimento: Sexo: Matrícula Siape:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Campus: Formulário 001/2017 - CAPAIP Requerimento de Adicionais de Insalubridade e Periculosidade Diretoria de Gestão de
Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s
Normas Regulamentadoras Ministério do Trabalho NR s As Normas Regulamentadoras (NR s), relativas à Segurança e Saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Objetivo Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a
NORMAS REGULAMENTADORAS
NORMAS REGULAMENTADORAS Saúde e Seguranca Ocupacional Prof. Carlos William de Carvalho 1 NR-1 Disposições Gerais Determina a aplicabilidade de todas as normas regulamentadoras, assim como os direitos e
SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio
SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas
Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs
Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Jair Alvino Jodas, membro do GRHUBEDI Grupo de Profissionais de Recursos Humanos de São Bernardo do Campo e Diadema e G-34 Grupo de Profissionais de Recursos Humanos
Roberto Frederico Merhy REITOR
RESOLUÇÃO UNIV N o 16, DE 10 DE AGOSTO DE 2000. Homologa o Regulamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na
Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas
Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas
ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU RADIAÇÃO IONIZANTE ON 4/2017 SEGRT/MP, Portaria MTE nº 3.214/78 e Normas Regulamentadoras NR 15 e16
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Campus em Juazeiro do Norte-CE CEP: 63.048-080 Avenida Tenente Raimundo Rocha, S/N [email protected]
CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Documentos legais: PPRA, LTCAT, PPP, PCMSO, E social; Monitoramento de Ruído, vibração, calor e químicos (NR 15) Emissão de laudos técnicos em atendimento a NR 15 e NR 16 Assistência técnica Pericial;
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Professor: Graduação: Valmir Gonçalves Carriço www.professorvalmir.com.br / [email protected] Engenheiro Industrial Mecânico UNISANTA Universidade Santa Cecília Pós Graduação: Engenheiro de
DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES
DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES Copia do CNAE www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp CNAE Grau de Risco Dimensionamento do SESMT Composição
SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO
SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO Breve História da Revolução Industrial (1760-1830) Art. 82 Decreto-Lei 7.036 de 10.11.1944 Institucionalização da CIPA Art. 7º da Constituição Federal Promulgada em 05-10-1988
Insalubridade e Periculosidade
Insalubridade e Periculosidade Aspectos Legais sobre Insalubridade e Periculosidade 1 MARCELO LEONARDO BRAGA DE OLIVEIRA TÉC. SEG. DO TRABALHO - EBSERH É importante ter em mente que... Insalubridade e
NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento
NR 05 CIPA 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com
RUBENS CENCI MOTTA - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina
RUBENS CENCI MOTTA [email protected] - médico, especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina em Medicina Legal e Perícia Médica; Certificado pela Associação Médica
O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do
NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT
NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo
- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS
- NORMA REGULAMENTADORA Nº 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Aprovada pela Portaria GM/MTB nº 3.214 - DOU 06/07/1978. (vigência) 1.1 - As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho,
ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos
ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos NR9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS obrigatoriedade da elaboração e implementação por todos empregadores e instituições do Programa
INFORMAÇÕES GERAIS. 2. Todos os campos do item 1 - Dados do servidor - devem ser preenchidos.
Caro (a) servidor (a), Antes de se dar início ao processo de solicitação dos adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante, e de gratificação por trabalhos com raios-x, é muito importante
Prazo de Obrigatoriedade da Entrega
Os procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho são obrigatórios conforme CLT Consolidação das Leis Trabalhistas em seu Art. 162º, visando tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os empregados.
FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO
FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO Leia com atenção as informações solicitadas e, se necessário complete-as em folhas avulsas datadas. NOME: FACULDADE/INSTITUTO: CARGO/FUNÇÃO:
SOLICITAÇÃO DE ADICIONAIS - INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/IRRADIAÇÃO IONIZANTE e GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X ou SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS
SOLICITAÇÃO DE ADICIONAIS - INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE/IRRADIAÇÃO IONIZANTE e GRATIFICAÇÃO DE RAIO-X ou SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS Este formulário tem o OBJETIVO GERAL de descrever as atividades dos servidores
Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH
Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade
Norma Regulamentadora 04. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.
Norma Regulamentadora 04 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.0 - jun/13 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora
SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO. Prof.ª Rosana Abbud
SESMT SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Prof.ª Rosana Abbud Art. 62, CLT: As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão
Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho
Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades
FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO
FORMULÁRIO PARA RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO Leia com atenção as informações solicitadas e, se necessário complete-as em folhas avulsas datadas. NOME: FACULDADE/INSTITUTO: CARGO/FUNÇÃO:
Ação corretiva: Instalar caixa coletora de serragem Instalar extintor de incêndio tipo ABC ou CO2.
VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 24/10/2011 Empresa: Construtora Mandinho Endereço: Estrada Cristiano Kraemer Nº 920 Participantes: Téc. Seg. Fernanda (Fabbro) Mestre (Mandinho) Data
No trabalho a seguir, iremos falar a respeito de PCMAT e PPRA. Falaremos o conceito, o objetivo e para que serve cada um deles.
No trabalho a seguir, iremos falar a respeito de PCMAT e PPRA. Falaremos o conceito, o objetivo e para que serve cada um deles. PCMAT O QUE É? Um programa em que significa Programa de Condições e meio
Normas Regulamentadoras
Normas Regulamentadoras NORMAS REGULAMENTADORAS O Ministro de Estado do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho, com redação
PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração
XXXI Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, IV Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho II Encontro Iberoamericano II Simpósio Paranaense de Higiene Ocupacional PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração
Médico de Saúde Ocupacional
} NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA
Disciplina: Engenharia de Segurança. Tema: Introdução à Engenharia de Segurança. NR 1 - Disposições Gerais
Disciplina: Engenharia de Segurança Tema: Introdução à Engenharia de Segurança NR 1 - Disposições Gerais 1.1. As Normas Regulamentadoras são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas
QUEM SOMOS NOSSOS NÚMEROS
QUEM SOMOS Fundada em 1994 no interior do Estado de São Paulo, no coração da Região Metropolitana de Campinas, a MedNet Saúde Ocupacional dedica-se à prestação de serviços ocupacionais, com realização
SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica
SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio [email protected] Curso: Tecnólogo Mecatrônica NR-4 - SERVIÇOS - Aula ESPECIALIZADOS 02 EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Unidade I ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Ricardo Calasans As organizações Conceito de organização: a organização, segundo Barnard (1997), é um sistema de atividades conscientemente
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Objetivo A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar
Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa.
Todos os Nossos Combos São Ajustáveis às Necessidades de Sua Empresa. A Bee Assessoria & Consultoria, fundada em julho de 2015, oferece soluções integradas e abrangentes de Gestão Responsável para Sustentabilidade,
Apostila técnico em Segurança do Trabalho
2018 Apostila técnico em Segurança do Trabalho Antônio Carlos Zeferino, Técnico Em Segurança Do Trabalho, Pelo Instituto Federal. Apostila Técnico Em Segurança Do Trabalho Antônio Carlos Página 2 de 17
NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS. Portaria de 08 de junho de 1978
NR 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 1, cujo título é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 06 CIPA e SESMT Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PREVENÇÃO PREVENIR enxergar o acontecimento
Aula 2:Normas Regulamentadoras
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO
PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira
PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Qualidade de Vida no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho Rural PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE
LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CAMPUS RIO DO SUL SEDE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 05 de Maio de 2016.
Aula 3:Conceitos Básicos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO
SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO
SAÚDE PARA A SUA EMPRESA SEGURANÇA PARA O SEU FUNCIONÁRIO A ABC MEDSEG é uma Consultoria em Medicina e Segurança do Trabalho com mais de 15 anos de experiência. Com o objetivo de prestar um serviço de
NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,
NORMAS REGULAMENTADORAS
NORMAS REGULAMENTADORAS De que trata cada Norma Regulamentadora (NR), urbanas e rurais. Para conferir o texto original das Normas, direto no site do Ministério do Trabalho e Emprego. NR1 - Disposições
Medicina e Segurança do Trabalho
Medicina e Segurança do Trabalho Dr. Eduardo Ferraz de Mendonça Rua Correia Dias, 317 Paraíso Fones: 5575-7024/5572-2189/5575-5985 [email protected] www.mepan.com.br QUEM OBRIGA E FISCALIZA A EXECUÇÃO
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 29 de dezembro de 1994 Objetivo Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam
NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de
SST no esocial. Saúde e Segurança do Trabalho no esocial. Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho
SST no esocial Saúde e Segurança do Trabalho no esocial Engª Marcia Maria Piovesana Barbosa Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho SST no esocial SST - Saúde e Segurança do Trabalho esocial Sistema
VOCÊ SABE O QUE É O MAIO AMARELO?
VOCÊ SABE O QUE É O MAIO AMARELO? NÓS SOMOS O TRÂNSITO! O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da sociedade
TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Disciplina: Engenharia de Segurança DO OBJETIVO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças
Parceria. Visite nossos sites!
Parceria http://www.as-solucoes.com.br http://www.allservice.com.br Visite nossos sites! Parceria AS x All Service Visando as alterações de mercado, verificamos a necessidade de muitos clientes que não
NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS (101.000-0) Publicado pela Portaria GM nº 3.214, de 08/06/1978 - DOU de 06/07/1978 Alterado pela Portaria SIT nº 84, de
SUMÁRIO Capítulo I Capítulo II
SUMÁRIO Capítulo I INSERÇÃO DO MEIO AMBIENTE LABORAL nos sistemas de segurança e medicina do trabalho e de direitos humanos fundamentais... 17 Bibliografia... 23 Capítulo II SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:
FORMULÁRIO PARA REQUISIÇÃO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE
FORMULÁRIO PARA REQUISIÇÃO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE 1) INFORMAÇÕES IMPORTANTE Não geram direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade as atividades em que a exposição as
Norma Regulamentadora 07. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.
Norma Regulamentadora 07 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 - dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora
O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.
O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo
Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)
Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Pelo presente instrumento particular, de um lado, a EMPRESA, qualificada no TERMO DE ADESÃO À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE
Normas e Recomendações. Internacionais em. Radioproteção. Prof. Luciano Santa Rita
Normas e Recomendações Internacionais em Radioproteção Prof. Luciano Santa Rita www.lucianosantarita.pro.br tecnó[email protected] Sumário Revisão de conceitos em proteção radiológica Normas
PROGRAMA DE INSPEÇÕES SGI-SSMA POOLS REUNIÃO DOMAS-OPERAÇÕES
POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS (RAÍZEN, BR) 18-20 SET. 2012 POOL DE MADRE DE DEUS - PONTOS OBSERVADOS 14.932
PROVA Segurança do trabalho
Nome: Data: 12/07/2016 1. O item 1.8 da NR-01 estabelece uma série de regras ao empregado. Baseado neste item normativo, assinale a alternativa INCORRETA. A) Usar o EPI fornecido pelo empregador. B) Submeter-se
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Legislação Consolidação das Leis do Trabalho-CLT Decreto Lei 5.452 de 1º de maio de 1943 Normas Regulamentadoras NR 5 Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 Portaria
CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA
CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA CSV002-OUTUBRO 2018 Somos a NTEC Engenharia, uma empresa focada em prover as melhores soluções para o seu negócio no ramo da Segurança e Saúde do Trabalho. Nosso corpo
LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS.
LEGISLAÇÃO 9.3.8 DO REGISTRO DE DADOS. NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria
A NR 11, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, que regulamenta Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, NÃO afirma que:
12 PROVA ESPECÍFICA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO QUESTÃO 41: A NR 11, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, que regulamenta Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais,
CASMET ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA Rua Dr. Gilberto Studart, 55, Sala Torre Sul, Cocó, Fortaleza - Ceará (85)
CASMET ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA Rua Dr. Gilberto Studart, 55, Sala 708 - Torre Sul, Cocó, Fortaleza - Ceará (85) 3032-8045 [email protected] [email protected] www.casmetconsultoria.com.br
PCMSO X Terceirização UM DESAFIO. JOSELINE CARNEIRO LEÃO Nov/2012
PCMSO X Terceirização UM DESAFIO JOSELINE CARNEIRO LEÃO Nov/2012 7.1.3 Caberá a empresa contratante de mão de obra prestadora de serviços informar os riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação
PORTFOLIO SERVIÇOS. Rua Airosa Galvão, 30 - Água Branca São Paulo - SP Tel.: (11)
PORTFOLIO DE SERVIÇOS Quem somos Desde 1988 acompanhando o dia-a-dia de mais de 4.600 clientes e 280.000 vidas, com satisfação afirmamos que nosso trabalho tem atingido objetivos importantes, tais como:
ATIVIDADE DE REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA - CNAE /07
11. ATIVIDADE DE REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA - CNAE 8630-5/07 Compreende: Banco de Esperma; Banco de Sêmen Humano; Clínica de Reprodução Assistida; Atividade de Fertilização In Vitro de Seres Humanos;
NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05)
NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) Empresa: Inspetor (es): Data da Inspeção: / / Referências Técnicas: A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento
AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA
AVALIAÇÃO GLOBAL AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA 2014 / 2015 Empresa: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE- SUSAM- HPS 28 DE AGOSTO Responsável Técnica: Reginaldo Beserra Alves Eng.º Segurança no Trabalho CREA 5.907-D/PB
GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP
GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS-GDP SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS JOAO FRANCISCO ALVES ORGANOGRAMA FUNCIONAL Gerência de Desenvolvimento de
NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ( )
NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos
COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 97 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos
NORMAS REGULAMENTADORA NORMA REGULAMENTADORA Nº10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMAS REGULAMENTADORAS NR1 - Disposições Gerais: Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas
241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas
2018 241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas Antônio Carlos Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas de Segurança do Trabalho de banca DIVERSAS. Meu
ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS)
2 0 1 6 ü Conceitos em Segurança do Trabalho ü CISST ü Origem, objetivo e atribuições ü Acidente em Serviço (Lei 8.112/90 e Manual do SIASS) 2 2 0 1 6 4 Como consultar as NRs? H T T P : / / T R A B A L
SEGURANÇA DO TRABALHO PARA INFORMÁTICA_PROF. MARCUS AURÉLIO. QUESTIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO. e) Incidente. e) Incidente
1. Que ciências, tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ambientais de trabalho que podem causar doenças ou danos a saúde dos trabalhadores.. 2. Relacione as colunas: (A). NR5
Sílvia Helena de Araujo Nicolai. Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO
Sílvia Helena de Araujo Nicolai Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO FUNDACENTRO Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores CURSO
