Teorias e Técnicas Psicoterápicas I e II
|
|
|
- Márcio Godoi Igrejas
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Teorias e Técnicas Psicoterápicas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas I e II Ano letivo: 2011 Créditos: três Períodos: 7º e 8º Objetivos A Refletir sobre as origens da psicoterapia no quadro mais amplo da emergência da psicologia aplicada. B Discutir, a partir do ângulo da psicoterapia, a questão do objeto da psicologia e sua especificidade. Caracterizar a prática psicoterápica, diferenciando seus parâmetros do referencial teórico das ciências sociais e da medicina (ciências biológicas). C Estudar e debater os conceitos fundamentais das abordagens psicoterápicas indicadas no item D), utilizando critérios epistemológicos para distinguir as diferentes correntes. D Estudar e discutir, após apresentação dos critérios que presidiram a escolha, os procedimentos característicos das teorias que no presente momento gozam de maior reconhecimento no meio acadêmico e profissional: psicologia analítica, comportamental, existencial-fenomenológica e psicanalítica. E Refletir sobre similaridades e diferenças de objetivos e critérios entre diferentes teorias psicoterápicas. Abordar questões relativas às perspectivas futuras da psicoterapia.f Refletir sobre a história da psicoterapia, enfatizando a consolidação de certos princípios, conceitos e procedimentos que se tornaram consensuais, independentemente das diferenças de abordagem. Identificar e reconhecer as lacunas e controvérsias existentes. Assinalar e analisar as críticas, questionamentos e inovações constantemente propostos. Conteúdo programático T e r a p i a C o m p o r t a m e n t a l Apresentação do curso. Descrição dos critérios utilizados para a elaboração do programa e discussão dos objetivos. - Terapia comportamental: desenvolvimento, princípios e características. - O processo terapêutico: a análise funcional e a avaliação comportamental. - O processo terapêutico: a análise funcional e a interpretação na Terapia Comportamental. - A relação terapêutica.
2 - O uso de comportamentos encobertos na terapia comportamental: considerações gerais. - O uso de comportamentos encobertos na terapia comportamental: fantasias. - O uso de comportamentos encobertos na terapia comportamental: sonhos. - Avaliação Textos Banaco, R. A. (1997). Fantasia como instrumento de diagnóstico e tratamento: a visão de um behaviorista radical. Em: Delitti, M. (org) Sobre comportamento e cognição. Santo André: Arbytes, vol. 2. Delitti, M. (1997). Análise funcional: o comportamento do cliente como foco da análise funcional. Em: Delitti, M. (org) Sobre comportamento e cognição. Santo André: Arbytes, vol Delitti, M. (2000). Relato de Sonhos: como utilizá-los na prática da terapia comportamental. Em: Wielenska, R.C. Sobre comportamental e cognição. Santo André: SET, volume VI. - Guilhardi, H.J. (1995). Um modelo comportamental de análise de sonhos. Em - Range, B.(org.) Psicoterapia comportamental e cognitiva de transtornos psiquiátricos. Campinas, Editorial Psy. - Regra, J.A.G. (1997). Fantasia: instrumento de diagnóstico e tratamento. Em: Delitti, M. (org) Sobre comportamento e cognição. Santo André: Arbytes, vol Shinohara, Helene. Relação terapêutica: o que sabemos sobre ela? Em Kerbauy, Raquel R. Sobre o comportamento e cognição. Santo André: ESETec, 2001, vol.5. - Wielenska, Regina C. O terapeuta comportamental do terapeuta comportamental: questões de bastidores. EM Brandão, Maria Zilah da S. et al(org.) Sobre o Comportamento e Cognição. Santo André: SETec, 2004, vol Otero, Vera R. L. Ser cliente nos ensina a ser terapeuta? EM Brandão, Maria Zilah da S. et al(org.) Sobre o Comportamento e Cognição. Santo André: ESETec,2004, vol.13. Textos de apoio: - Abib, josé A.D. Behaviorismo Radical e interpretação. Em Brandão, Maria Zilah da S. et al (orgs). Sobre o Comportamento e Cognição. Santo André: ESETec,2003, vol Amaral, Vera L.A.R. (1997). Dicotomias no processo terapêutico: diagnóstico ou terapia. Em: Delitti, M. (org) Sobre comportamento e cognição. Santo André: Arbytes, vol. 2.
3 - Banaco, Roberto A. (1999). Técnicas cognitivo-comportamentais e análise funcional. Em Kerbauy, R.R. e Wielenska, R. C. (orgs) Sobre comportamento e cognição. Santo André: Arbytes, v.4. Brandão, Maria Zilah da S. Os sentimentos da interação terapeuta-cliente como recurso para Análise Clínica. Em Em Kerbauy, Raquel R. Sobre o comportamento e cognição. Santo André: ESETec, 2001, vol.5. - Delitti, Maly. Avaliando a sessão de terapia: questionário e entrevista pós sessão. Em Brandão, Maria Zilah da S. et al (orgs). Sobre o Comportamento e Cognição. Santo André: ESETec,2003, vol Delitti, Maly e Meyer, Sonia B. (1995). O uso dos encobertos na prática da terapia comportamental. Em: Rangé, Bernard (org). Psicoterapia comportamental e cognitiva de transtornos psiquiátricos. Campinas: Editorial Psy, Guilhardi, Helio J. (1997). A análise funcional no contexto terapêutico: o comportamento do terapeuta como foco da análise. Em: Delitti, M. (org) Sobre comportamento e cognição. Santo André: Arbytes, vol Kerbauy, Raquel R. (1997. Contribuição da psicologia comportamental para a > psicoterapia. Em: Delitti, M. (org) Sobre e comportamento e cognição. Santo André: Arbytes, vol.2. P s i c o l o g i a A n a l í t i c a Conteúdo programático Apresentação do curso. As origens históricas da psicoterapia. O ser humano como um ser simbólico. O processo analítico. Elaboração simbólica e individuação. Transferência e contratransferência. Elaboração simbólica. a) Trabalhando com sonhos. b) Elaboração simbólica. c) Técnicas de representação e elucidação dos símbolos
4 Técnicas expressivas gráficas e dramáticas Caixa de areia Imaginação ativa Avaliação Bibliografia básica - Penna, Eloísa M. D., As origens da psicoterapia. - Cassirer, Ernst. Antropologia filosófica, capítulos 2 e 3. - Jung, C.G. A prática da psicoterapia Cap. 1 (Princípios básicos da prática da psicoterapia). - Penna, Eloísa M. D. Introdução ao pensamento de C. G. Jung. O processo analítico. - A imagem arquetípica do médico ferido. In: Revista Junguiana, volume I. - Whitmont, Edward A busca do símbolo. Cap. 2 (A abordagem do inconsciente). Bibliografia complementar (Textos de apoio) O encontro analítico Transferência e relacionamento humano. Mário Jacobi, 1984, Editora Cultrix, SP. A prática da psicoterapia. C. G. Jung, 1971 Editora Vozes, Petrópolis. Sonhos um portal para a fonte Edward C. Whitmont e Sylvia B. Pereira,1989. Summus Editorial, SP. Memórias, sonhos, reflexões C. G. Jung, 1971 Editora Nova Fronteira, 1961, RJ. Ab-reação, análise de sonhos, transferência C. G. Jung, 1971, Editora Vozes, Petrópolis. Dimensões simbólicas da personalidade Carlos Byington, 1988, Editora Ática, S.P. O homem e seus símbolos C. G. Jung, Editora Nova Fronteira, 1964, RJ. P s i c a n á l i s e Conteúdo programático:
5 1) Apresentação do curso. Psicologia e psicoterapia. A questão da subjetividade. A psicoterapia na perspectiva histórica. 2) O psicológico e o orgânico (I). 3) O psicológico e o orgânico (II). 4) O psicológico e o social. 5) A diferença entre as concepções médica e psicológica. Doença mental ou conflito. Epistemologia, metodologia e ética. 6) A interpretação. Discurso e transferência. 7) Exercício de trabalho interpretativo. 8) Avaliação Bibliografia básica 1) Texto principal: O enfoque psicológico (Franklin Goldgrub). (Boletim Clínico, Clínica Anna Maria Poppovic, PUC, São Paulo, março de 1999). Texto de apoio: La infância lingüística (Octave Mannoni). (Un comienzo que no termina; Ed. Paidós, Buenos Aires, 1982). 2) Texto principal: Ouvindo o Prozac (Peter D. Kramer). Capítulos: Introdução, A mensagem na cápsula e A violência. (Editora Record, Rio de Janeiro. Original: Listening to Prozac, Viking Books, Nova York, 1993). Texto de apoio: Introdução (Neurobiologia das doenças mentais ; Frederico Graeff e M. Lira Brandão, Lemos Editorial e Gráficos Ltda., São Paulo 1993/1996). 3) Texto principal: A controvérsia milenar e O neurônio tagarela ou o erro de Damásio. (O neurônio tagarela; Franklin Goldgrub. (Editora Olho d Água, São Paulo, 2002). Texto de apoio: A derrota do espírito e Os medicamentos do espírito (Por que a Psicanálise?, Elizabeth Roudinesco, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2000). 4) Textos principais: A identidade profissional do psicoterapeuta e O tratamento psicanalítico como educação. (A ética da psicanálise, de Thomas S. Szasz. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 1975). 5) Textos principais: O conceito de homem e sua natureza, A evolução humana e A motivação humana. (Meu encontro com Marx e Freud, de Erich Fromm. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1979). Texto de apoio: O inconsciente e o social, (Trauma, amor e fantasia, de Franklin Goldgrub; Editora Escuta, São Paulo, 1988).
6 6) Texto principal: Observações sobre o amor transferencial, de Sigmund Freud. (Editora Imago, Rio de Janeiro, Volume XII das Obras Completas de Sigmund Freud (Standard Edition; publicado originalmente em 1915). Textos de apoio: O amor de transferência e Sobre a interpretação. (Isso não impede de existir; Octave Mannoni; Papirus Editora, Campinas, 1982). 7) Texto principal: Fenomenologia da metáfora, Franklin Goldgrub. (Psicologia Revista, PUC/SP, Nº 1. Texto de apoio: O oráculo e a esfinge, Franklin Goldgrub. (A metáfora opaca; Editora Casa do Psicólogo, São Paulo, 2004). D a s e i n s a n a l y s e Conteúdo programático: Origens filosóficas da Daseinsanalyse. Fenomenologia e Filosofia da Existência. O ser humano visto como Dasein. Ser no mundo e psicoterapia. Especificidade das formas de intervenção psicoterapêutica com adolescentes: o contato com pais e/ou terceiros e o contrato. O adolescente e o futuro: a descoberta da existência como uma tarefa. Abordagem fenomenológico-existencial da esquizofrenia apartir da psicoterapia de um adolescente esquizofrênico. Avaliação. Bibliografia básica Capítulos I e II do livro Existência (Rollo May org.). O encontro com Boss (Revista Daseinsanalyse). Sigmund Freud e o pensamento científico. Boss, M. Revista Roche. Esquizofrenia uma abordagem terapêutica. Jaenicke, Uta. Revista Daseinsanalyse.-
7 Esquizofrenia uma abordagem terapêutica. Jaenicke, Uta. Revista Daseinsanalyse.- Avaliação Prova individual (peso 2) e trabalho em grupo (peso 1). Nota mínima de aprovação (em todas as abordagens): 5 (cinco). Reavaliação A nota de aprovação na reavaliação corresponde ao conceito suficiente, equivalente ao valor numérico cinco (5). Metodologia Aulas expositivas, discussões em grupo, palestras e debates. Equipe de professores Eloisa Penna, Marlise Bassani, Carlos Eduardo Carvalho Freire, Franklin Goldgrub.
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I e II
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas I e II Ano letivo: 2014 Créditos: três Períodos: 7º e 8º Objetivos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Teorias e Técnicas em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva Professor(es) e DRTs 112692-8 Nicolau K. Pergher
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
CURRÍCULOS DOS CURSOS - 2006 CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO PLENO - BACHARELADO 1º ANO T P CH/S CH/A Antropologia 03 0 03 120 Estatística I 02 0 02 80 Filosofia da Ciência I 02 0 02 80 Fisiologia 02 02
Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54
Página: 1 de 5 Período 01 - - PS16101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS16102 - Sociologia - Ativa desde: PS16103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS16104 - Fundamentos do Desenvolvimento
PLANO DE ENSINO. Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades:
PLANO DE ENSINO CURSO: Psicologia DISCIPLINA: Técnicas de Entrevista e Observação SÉRIE: 3º período TURNO: Diurno e Noturno CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas PROFESSOR.:
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Origens e Recursos Teórico-Metodológicos Antropologia 02 0 02 40 Estatística Descritiva e Probabilidade 02 0 02 40 Fisiologia do Sistema
Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009
Curso: Bacharelado em Psicologia Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Área de Formação: Psicologia Diploma em: Bacharel em Psicologia Período de Integralização: Mínimo
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº. 10/2015 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS GFL00024 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Delimitação do objeto próprio da Filosofia. Divisão da Filosofia. Caracterização dos diferentes tipos de saber.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008
unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia
Nucleo 2.8 - Teoria e Aplicação em Analise do Comportamento.
Nucleo 2.8 - Teoria e Aplicação em Analise do Comportamento. CRÉDITOS : 24 (Anuais) PROFESSORES : Deniges M. Regis Neto, Marcos A. de Medeiros, Maria Luisa Guedes, Paola Almeida, Paula Suzana Gioia. COORDENADORA
Aulas expositivas e dialogadas; discussões de textos, vídeos e outros objetos culturais; atividades reflexivas em pequenos grupos.
Campus Higienópolis São Paulo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia e Deficiência Professor e DRT Daniel Sá Roriz Fonteles 113899-8 Carga horária total:
1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES
M MESTRADO INTEGRADO 1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES 1.º CICLO + 2º CICLO/MESTRADO INTEGRADO PSICOLOGIA CLÍNICA > EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Ano Lectivo 2014/2015
Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos 1º
PLANO DE CURSO. Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01
PLANO DE CURSO Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva Rio Verde/GO 2014/01 ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciência Política e Teoria Geral
MÉDIA FINAL = 1(a+b+c+d) + 1(prova oficial = 10) 2
Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Teorias e Processos Grupais Professor e DRT ALTIVIR JOÃO VOLPE 112106-9 Código da Disciplina 0842610-4 Etapa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS EMENTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Psicologia da Educação CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Psicologia PERÍODO:
Universidade Anhanguera Uniderp CURSO DE PSICOLOGIA
Universidade Anhanguera Uniderp CURSO DE PSICOLOGIA CRONOGRAMA ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA I e II 2012 COORDENADORA: profª MARLI BIGATTÃO 1 CRONOGRAMA 2012 A 7:30 9:10 9:00/9:30-11:00 09/02 Reunião inicial
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
RETIFICAÇÃO Nº 0 - EDITAL 00/205 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES - UNIVERSIDADE FEDERAL
Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte
Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte Docente(s) Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO. Processos Psicológicos Básicos
1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Leitura e Produção Filosofia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração. Curso: Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - 2013 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Fábio Tomaz Alves (SME/PMF e NUPEIN/UFSC) A ESTRUTURA
Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997
RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,
Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Estágio em Psicologia Organizacional I Série/Semestre: Período Letivo: 2011.
PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 Ensino
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA PROVA ESCRITA
ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM- ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde Curso de Psicologia Núcleo 2.8 Comportamental (2016/17)
Núcleo 2.8- Teoria e Aplicação em Analise do Comportamento. Departamentos Envolvidos: Métodos e Técnicas Coordenador: Paola E. M. Almeida Professores: Maria Luisa Guedes, Denigés M. Regis Neto, Paola E.
SUMÁRIO. Introdução... 11
SUMÁRIO Introdução... 11 PARTE I PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA CIÊNCIA DO TEMPO E DA ATUALIDADE... 15 Uma viagem pela história... 16 O estudo do desenvolvimento humano à luz de algumas concepções...
CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09
CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: ANATOMIA III: DESENHO E ESCULTURA DENTAL Código: ODO-016 Pré-requisito: Anatomia
PROGRAMA DE DISCIPLINA
DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU507 DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO II CARGA HORÁRIA: 30h EMENTA: Execução
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010
PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo)
Redes de Computadores
METODOLOGIA CIENTÍFICA Redes de Computadores Metodologia e Introdução à Pesquisa AULA Inaugural AGENDA EMENTA OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA COMPETÊNCIAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS Belo Horizonte - Minas Gerais Novembro de 2006
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS Belo Horizonte - Minas Gerais Novembro de 2006 Contextos Epidêmicos e Aspectos Sociais das DST/Aids no Brasil: Os Novos Horizontes da Prevenção José Ricardo
ASPECTOS DA REFLEXÃO DE RENÉ DESCARTES NA PRIMEIRA E SEGUNDA MEDITAÇÃO METAFÍSICA
ASPECTOS DA REFLEXÃO DE RENÉ DESCARTES NA PRIMEIRA E SEGUNDA MEDITAÇÃO METAFÍSICA Thauana Aparecida Teixeira* Marco Antonio Facione Berbel** JUSTIFICATIVA A história da humanidade perpassa por vários momentos
PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. Enfoque: ( ) Obrigatória ( ) Optativa ( x ) Eletiva ( ) PDCI
PROGRAD 016 CURSO DE GRADUAÇÃO: SÉRIE: SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) º SEMESTRE ( ) 1º e ª SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da Disciplina: Nome da Disciplina:
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática: aspectos
Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: CTB-252 Pré-requisito:
Letras Tradução Espanhol-Português Ementário
Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Cultura Clássica 04 Estudo da cultura das civilizações clássica em suas diversas fases, tendo em vista reflexões sobre a
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DELETRAS E COMUNICAÇÃO PARFOR HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DELETRAS E COMUNICAÇÃO PARFOR HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA PROFA. MAYARA R. GUIMARÃES ATIVIDADE À DISTÂNCIA:
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010
PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Compreensão dos conceitos de competências
PROGRAMA. Disciplina: Administração de Pessoal Código: ADM - 02174 Professor: Simone da Costa Fernandes Behr. Período: 2007/1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE
QUADRO DE HORÁRIO 2012.2 segundo período TURMA ÚNICA - SEMANA I Processos Psicológicos Básicos II Genética e Educação Processos Psicológicos Básicos II e Educação Bases Neurofisiológicas do TURMA ÚNICA
CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA
TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.
TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,
Pré-Requisito: IED I. Professor: Kleber Monteiro Braga Titulação: Mestre
CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Civil I - Parte Geral Código: DIR 165 CH Total: 60 h Pré-Requisito: IED I Período Letivo: 2014.2
Atualizado em: 10/08/2010
Atualizado em: 10/08/2010 Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves Autorizada pela Portaria nº 3.895-MEC DOU 26.11.2004 1. Dados do curso/disciplina Curso: Administração Semestre: 2010.2 Disciplina:
COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito
COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 Pré-requisito: ----- CH Total: 60 h Período Letivo:
Psicologia Processos de Gestão. SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - - 040. PSI 7496-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da Psicologia II 40 - - 040
Página 0001 de 0004 1º Período Não SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - PSI 7489-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da I 40 - PSI 7490-02S-20 - História da 40 - PSI 2308-02S-20 - Introdução à 40 - FIL
Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE ENSINO. Curso: Especialização em Saúde Mental. Disciplina: Grupos de Atenção Psicossocial. Carga Horária: 40 hs
Curso: Especialização em Saúde Mental Disciplina: Grupos de Atenção Psicossocial PLANO DE ENSINO Professor: Naly Soares de Almeida Carga Horária: 40 hs EMENTA Integração entre Saúde Mental e Atenção Primária.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS /DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II CURSO DE PEDAGOGIA
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS /DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I CARGA HORÁRIA: 60h CRÉDITOS: 04 PROGRAMA DA DISCIPLINA
GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR
Curso Engenharia Informática Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Inteligência Artificial ECTS 4 Regime Obrigatório Ano 3.º Semestre 1.º Horas de trabalho globais Docente (s) Celestino Gonçalves Total
PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial
PROGRAMA da Certificação Internacional em Integração Sensorial A University of Southern California Divisão de Ciência Ocupacional e Terapia Ocupacional, juntamente com a Western Psychological Services
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍICAS PÚBLICAS P R O G R A M A
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍICAS PÚBLICAS P R O G R A M A Disciplina: Metodologia de Pesquisa, obrigatória Código: PPU721 Carga Horária: 30 h Créditos: 2 Docente: Dra.
Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292
Plano de Ensino PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA - CCE0292 Título PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA Código da disciplina SIA CCE0292 16 Número de semanas de aula 4 Número
Ficha de Unidade Curricular
Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Desenho 2 Área Científica: Desenho Ciclo de Estudos: 1º Ciclo Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 6 Tempo de Trabalho: Horas de Contacto:
ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!!
ATENÇÃO AOS REQUISITOS!!! Currículo 1/303 Psicologia no Contexto Social: Trabalho I; Prática Interdisciplinar em Psicologia III (Grupos); Prática Interdisciplinar em Psicologia IV: Psicopatologia; Psicologia
Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LEM1432T1 - Técnica Vocal I. Docente(s) Fábio Miguel
Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LEM1432T1 - Técnica Vocal I Docente(s) Fábio Miguel Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Música Créditos 0 60 Carga Horaria Seriação
Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental. Docente: Profa. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre
Página 1 de 6 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FILOSOFIA JURÍDICA Período 4º Período Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Turma (s) A, B, D Código 56 Carga Horária
Serviço de Psicologia. Proposta de Parceria
Serviço de Psicologia Proposta de Parceria Gabinete de Psicologia Liliana Rocha dos Santos Consultas de Psicologia Prestar serviços de qualidade, diversificados e complementares a crianças, adolescentes,
OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Desafios lógicos
Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:52 aulas de 45 minutos OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Desafios lógicos Aplicação
FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 1º semestre 2016/1
1º semestre 2016/1 ANATOMIA HUMANA Ana Carla GERAL Cátia HISTÓRIA DA Profº Esp. Lilian BIOESTATISTÍCA Prof. Esp. José Humberto GERAL Cátia 20:15 20:30 INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO ANATOMIA HUMANA
O rito na formação do professor de Ensino Religioso. Orientando - Erlei Antonio Vieira Orientador Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevdo Junqueira
O rito na formação do professor de Ensino Religioso Orientando - Erlei Antonio Vieira Orientador Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevdo Junqueira O rito como um dos eixos na formação do professor de Ensino Religioso
FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO 1
1 Aula: Psicologia Comportamental e Behaviorismo Matutino: Paulo, 28 de outubro, das 08h30 as 10h00 (Quarta-feira) Noturno: Paulo, 26 de outubro, das 21h00 as 22h30 (Segunda-feira) QUESTÃO 1 FORMAÇÃO GERAL
Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase
Curso 2501/12 - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003814B - História da Arte: do Impressionismo ao Contemporâneo Docente(s) Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Unidade Faculdade de Arquitetura,
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO 1 - VISÃO GERAL DA ATIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO HISTÓRICO, CONCEITOS, ETC. Apresentação geral do curso Histórico da medicina hiperbárica Situação atual da medicina hiperbárica
COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR
REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: --- NOME ATUAL: --- NOVO NOME: SAÚDE MENTAL EM CUIDADOS PRIMÁRIOS
UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PLANEAMENTO E CONTROLE DE GESTÃO Ano Lectivo 2012/2013
Programa da Unidade Curricular PLANEAMENTO E CONTROLE DE GESTÃO Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º
Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Marketing
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito
Disciplina: Direito Civil I C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito Período Letivo: Série: Periodo: 2 sem/2013 1ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de Ingresso: 2º C.H.
DRT: 113883-2 DRT: 113177-9
Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Análise Bromatológica Professor(es): Andrea Carvalheiro Guerra Matias Isabela Rosier Olimpio Pereira Carga horária:
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 5º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Retrospectiva
CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE
CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos
RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY. Maria da Graça Marchina Gonçalves *
RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY Maria da Graça Marchina Gonçalves * O livro de González-Rey, Sujeito e Subjetividade, constitui-se em uma contribuição teórica importante para a
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Departamento de Ciência Política
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Curso de Mestrado Título da Disciplina: Teoria
Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 1º semestre
Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Eventos FORMA/GRAU:( )integrado ( X )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo
Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90.
Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90.569, em 27/11/1984 EDITAL Nº 002/2013 O Diretor da Faculdade Pitágoras de Linhares, no
Aspectos Psicológicos da Dor: Reflexões sobre a prática clínica com idosos
Aspectos Psicológicos da Dor: Reflexões sobre a prática clínica com idosos A dor Variedade de denominações da Dor: Artrite, artrose, fibromialgia, gota, dor muscular crônica, reumatismo... Cada dor vem
Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Filosofia 11º Ano de Escolaridade. Ano letivo 2012/2013. Professores João Silva e Mário Lopes
Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Filosofia 11º Ano de Escolaridade Ano letivo 2012/2013 Professores João Silva e Mário Lopes PRIMEIRO PERÍODO Argumentação e lógica formal Distinção
CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO
CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Introdução à Engenharia Civil Código: ENGCIV- 000 CH Total: 30 Pré-requisito: -----
CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20
CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado Código:
LIVRO DIDÁTICO E SALA DE AULA OFICINA PADRÃO (40H) DE ORIENTAÇÃO PARA O USO CRÍTICO (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA)
O LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: 5ª A 8ª SÉRIES CLEITON BATISTA DE VASCONCELOS 2 LIVRO DIDÁTICO E SALA DE AULA: ESCOLHA E MODOS DE USAR (PNLD EM AÇÃO) LIVRO DIDÁTICO E SALA DE AULA
