DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS GFL INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Delimitação do objeto próprio da Filosofia. Divisão da Filosofia. Caracterização dos diferentes tipos de saber. Problemas filosóficos. Iniciação ao estudo da Lógica Formal e da Filosofia da Ciência. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I Principais correntes e movimentos filosóficos da Antigüidade. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL I Principais correntes e movimentos filosóficos da Idade Média. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I Principais correntes e movimentos filosóficos da Idade Moderna: Racionalismo, Empirismo, Ceticismo, Idealismo, Positivismo, Materialismo. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I Principais correntes e movimentos filosóficos da contemporaneidade: Fenomenologia, Existencialismo, Teoria Crítica. GFL FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS I Introdução à Filosofia, seus principais conceitos e problemas: a filosofia na concepção metafísica e pós-metafísica. GFL ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA O processo de construção da subjetividade. Subjetividade e intersubjetividade. As principais concepções antropológicas e suas implicações filosóficas. GFL ÉTICA I Concepções morais e problemas éticos mais relevantes na história: éticas universalistas e particularistas. GFL ESTÉTICA I A reflexão filosófica e a arte: experiência estética; arte e história; arte e emancipação. GFL FILOSOFIA POLÍTICA I As principais concepções e correntes da filosofia política clássica e moderna. GFL FILOSOFIA DA LINGUAGEM I A relação entre pesquisa e ensino na prática docente. Apresentação das tendências de pesquisa em Filosofia. Estruturação do projeto de Monografia. Discussão dos projetos de monografia.

2 GFL LÓGICA CLÁSSICA Elementos fundamentais da Lógica Formal e suas implicações nas concepções lógicas da Modernidade. GFL TEORIA DO CONHECIMENTO I O conhecimento humano na história: fundamentação e crítica. Conhecimento e interesse. GFL EPISTEMOLOGIA I A ciência como forma de conhecimento. Ciência e sociedade. Visão geral das principais correntes epistemológicas. GFL PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA I A relação entre pesquisa e ensino na prática docente. Diretrizes metodológicas para leitura, análise, compreensão e interpretação de textos filosóficos. A construção do objeto e considerações metodológicas: documentação e delimitação temática. Pesquisa bibliográfica. Estruturação da pesquisa filosófica. Apresentação de propostas temáticas da pesquisa em Filosofia. GFL PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA II A relação entre pesquisa e ensino na prática docente. Produção de textos em Filosofia. A dissertação como atividade filosófica. Diretrizes metodológicas para a elaboração de textos monográficos em estilo filosófico. A estrutura lógico-argumentativa e aspectos técnicos da redação de um trabalho monográfico em Filosofia. GFL PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA III A relação entre pesquisa e ensino na prática docente. Métodos e técnicas de apresentação e defesa de trabalhos monográficos de caráter filosófico. Orientações metodológicas para produção e apresentação de trabalhos filosóficos. Diretrizes para a realização de um seminário e de clubes de filosofia. GFL PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA IV A relação entre pesquisa e ensino na prática docente. Apresentação das tendências de pesquisa em Filosofia. Estruturação do projeto de monografia. Discussão dos projetos de monografia. GFL TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Elaboração orientada do Trabalho de Conclusão de Curso. GFL00045 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II A filosofia pré-socrática e socrático-platônica: estudo de problemas e de textos. GFL00046 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III A filosofia aristotélica: estudo de problemas e de textos. GFL00047 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV As correntes filosóficas no helenismo. Estudo de textos.

3 GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL II As concepções filosóficas de Plotino, Agostinho e da Patrística: estudo de problemas e de textos. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL III A filosofia tomista e a Escolástica: estudo de problemas e de textos. GFL00050 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL IV O nominalismo e as correntes filosóficas deste mesmo período: estudo de problemas e de textos. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II Principais correntes e movimentos filosóficos da Idade Moderna: Racionalismo, Empirismo e Ceticismo. Estudo de textos e autores das correntes filosóficas em questão. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA III Principais correntes e movimentos filosóficos da Idade Moderna: Idealismo. Estudo de textos e autores da corrente filosófica em questão. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA IV Principais correntes e movimentos filosóficos da Idade Moderna: Positivismo e Materialismo. Estudo de textos e autores das correntes filosóficas em questão. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II Principais correntes e movimentos filosóficos da contemporaneidade: Fenomenologia e Existencialismo. Estudo de textos e autores referentes às correntes em questão. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III Principais correntes e movimentos filosóficos da contemporaneidade: Hermenêutica e Teoria Crítica. Estudo de textos e autores referentes às correntes em questão. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV Principais correntes e movimentos filosóficos da contemporaneidade: Humanismo e Pós- Modernismo. Estudo de textos e autores referentes às correntes em questão. GFL00057 FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS II As concepções de Filosofia e de Metafísica desenvolvidas no período clássico (Antigo e Medieval). Estudo de textos. GFL FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS III As concepções de Filosofia e de Metafísica desenvolvidas no período moderno. Estudo de textos. GFL FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS IV As concepções de Filosofia e de Metafísica desenvolvidas no período contemporâneo. Metafísica e pós-metafísica. Estudo de textos.

4 GFL00060 ÉTICA II Concepções morais e problemas éticos mais relevantes na Filosofia Antiga e Medieval. Estudo de obras e autores da filosofia clássica. GFL00061 ÉTICA III Concepções morais e problemas éticos mais relevantes na Filosofia Moderna. Estudo de obras e autores do período moderno. GFL00062 ÉTICA IV Concepções morais e problemas éticos mais relevantes na Filosofia Contemporânea. Estudo de obras e autores do período em questão. GFL00063 ESTÉTICA II A reflexão filosófica e a arte: estudo de problemas e de textos estéticos da Antigüidade e Idade Média. GFL00064 ESTÉTICA III A reflexão filosófica e a arte: estudo de problemas e de textos estéticos da Idade Moderna. GFL00065 ESTÉTICA IV A reflexão filosófica e a arte: estudo de problemas e de textos estéticos contemporâneos. GFL00066 FILOSOFIA POLÍTICA II Concepções e problemas políticos mais relevantes na Filosofia Antiga. Estudo de obras e autores do período antigo. GFL00067 FILOSOFIA POLÍTICA III Concepções e problemas políticos mais relevantes na Filosofia Medieval. Estudo de obras e autores do período medievo. GFL00068 FILOSOFIA POLÍTICA IV Concepções e problemas políticos mais relevantes na Filosofia Moderna. Estudo de obras e autores do período moderno. GFL00069 FILOSOFIA DA LINGUAGEM II A linguagem como problema filosófico: abordagem de concepções, autores e textos do período clássico (Antigüidade e Idade Média). GFL00070 FILOSOFIA DA LINGUAGEM III A linguagem como problema filosófico: abordagem de concepções, autores e textos do período moderno. GFL00071 FILOSOFIA DA LINGUAGEM IV Perspectivas de discussão e tendências de desenvolvimento do fenômeno da linguagem no século XXI.

5 GFL00072 LÓGICA I Concepções lógicas mais relevantes na Filosofia Antiga e Medieval. Estudo de obras e autores do período clássico. GFL00073 LÓGICA II Concepções lógicas mais relevantes na Filosofia Moderna. Estudo de obras e autores do período moderno. GFL00074 LÓGICA III Concepções lógicas mais relevantes na Filosofia Contemporânea. Estudo de obras e autores do período contemporâneo. GFL00075 TEORIA DO CONHECIMENTO II O conhecimento na perspectiva da filosofia clássica. Estudo de autores e textos de Filosofia Antiga e Medieval. GFL00076 TEORIA DO CONHECIMENTO III O conhecimento na perspectiva da Filosofia Moderna. Estudo de autores e textos de Filosofia Moderna. GFL00077 TEORIA DO CONHECIMENTO IV O conhecimento na perspectiva da Filosofia Contemporânea. Estudo de autores e textos de Filosofia Contemporânea. GFL00078 EPISTEMOLOGIA II Justificacionismo contemporâneo (positivismo lógico e falseacionismo popperiano). Estudo de textos sobre os temas em questão. GFL00079 EPISTEMOLOGIA III Concepções críticas ao Positivismo Lógico e ao Justificacionismo: a epistemologia de T. Kuhn. A relação técnica-ciência-ideologia: a crítica frankfurtiana. Estudo de textos. GFL00080 EPISTEMOLOGIA IV A Epistemologia Genética de Piaget e a Epistemologia de Bachelard. Estudo de textos. GFL00081 LÓGICAS CONTEMPORÂNEAS As lógicas para-consistentes. A lógica simbólica e suas especificidades. GFL00082 FILOSOFIA POLÍTICA E JURÍDICA Discussão da relação entre política e direito. Correntes contemporâneas do debate políticojurídico. GFL00083 FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO O processo comunicativo e suas implicações filosóficas. Verdade, informação e opinião pública. Ideologia, indústria cultural de massas e comunicação. Perspectivas emancipatórias da comunicação.

6 GFL00084 ÉTICA E DIREITO Discussão da relação entre ética e direito. O direito como viabilizador social da ética ou como aparelho ideológico. Correntes contemporâneas do debate ético-jurídico. GFL00085 BIOÉTICA E BIODIREITO As concepções principais de bioética. Implicações éticas e jurídicas nas questões pertinentes ao meio ambiente. Gestão ambiental humanizada, bioética e responsabilidade social. GFL00086 FILOSOFIA DA HISTÓRIA Principais concepções filosóficas acerca da História. GFL00087 FILOSOFIA DA RELIGIÃO O fenômeno religioso enquanto expressão humana. Relação homem-transcendente. Razão e fé. Fé e violência: fundamentalismo e sectarismo. GFL00088 FILOSOFIA E PSICANÁLISE Fundamentos filosóficos da interpretação psicanalítica. Contribuições da Psicanálise ao pensamento filosófico contemporâneo. Estudo de autores e de textos. GFL00089 TÓPICOS DE FILOSOFIA I Temas relevantes da Filosofia Antiga. GFL TÓPICOS DE FILOSOFIA II Temas relevantes da Filosofia Medieval. GFL TÓPICOS DE FILOSOFIA III Temas relevantes da Filosofia Moderna. GFL TÓPICOS DE FILOSOFIA IV Temas relevantes da Filosofia Contemporânea. GFL TÓPICOS DE FILOSOFIA V As concepções de cidadania ao longo da história e suas implicações filosóficas. Cidadania, nacionalidade e pós-nacionalidade. GFL TÓPICOS DE FILOSOFIA POLÍTICA Concepções e problemas políticos mais relevantes na Filosofia Contemporânea: representação, igualdade, legitimidade, democracia, soberania, violência, poder. Estudo de obras e autores do período contemporâneo.

FILOSOFIA Habilitação: Licenciatura

FILOSOFIA Habilitação: Licenciatura FILOSOFIA Habilitação: Licenciatura Criação Resolução n.º 100, de 25.05.72 Reativação do Curso na UEL 28.02.94 Reconhecimento Decreto Estadual n.º 4.496, de 17.06.98 Grau Licenciado em Filosofia Código

Leia mais

FILOSOFIA PRIMEIRO CICLO

FILOSOFIA PRIMEIRO CICLO FILOSOFIA PRIMEIRO CICLO Plano Curricular Percurso 1 QUESTÕES APROFUNDADAS DE FILOSOFIA (QAF) FORMAÇÃO FUNDAMENTAL Antropologia Filosófica 4,5 Axiologia e Ética 4,5 Epistemologia 4 Estética e Teorias da

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Celso Reni Braida 37219433

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Celso Reni Braida 37219433 Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decreto Federal 6266, de 26/06/1959, publicado no Diário

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE LETRAS INGLÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA INGLESA Nome da disciplina: Comunicação e Expressão Código da disciplina: 990101 A leitura como vínculo leitor/texto,

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. 2º Bimestre. 3º Bimestre. 4º Bimestre

1º ano. 1º Bimestre. 2º Bimestre. 3º Bimestre. 4º Bimestre 1º ano A atividade filosófica -A filosofia como felicidade e um bem. - Atitude Ingênua, Atitude Crítica e Atitude Filosófica. -A dúvida e o diálogo. Pensamento, consciência e Filosofia. -A consciência

Leia mais

PGH 04 - TÓPICOS EM HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

PGH 04 - TÓPICOS EM HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL DISCIPLINAS DO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA PGH 01 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA O conhecimento histórico e sua produção em diferentes tradições historiográficas. Estratégias de construção dos

Leia mais

Colégio Estadual...(colocar o nome do colégio) PLANO DE TRABALHO DOCENTE PARA O COLETIVO DE 2012

Colégio Estadual...(colocar o nome do colégio) PLANO DE TRABALHO DOCENTE PARA O COLETIVO DE 2012 1 Colégio Estadual...(colocar o nome do colégio) PLANO DE TRABALHO DOCENTE PARA O COLETIVO DE 2012 ENSINO:( ) Fundamental ( ) Médio ( ) Jovens e adultos. SÉRIE/ TURMAS:...... E. Médio TURNO:... DISCIPLINA:

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

PEDAGOGIA. Ementas das Disciplinas

PEDAGOGIA. Ementas das Disciplinas PEDAGOGIA Ementas das Disciplinas 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização, e da integração com estudos lexicais

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia - matutino CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2016 PROFESSOR

Leia mais

Introduçãoà Epistemologia

Introduçãoà Epistemologia Introduçãoà Epistemologia Programa de Pós-Graduação em Educação Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da pesquisa em educação Professora: Dra. Gisele Masson CIÊNCIA E FILOSOFIA A ciência e a filosofia

Leia mais

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Curso: Bacharelado em Psicologia Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Área de Formação: Psicologia Diploma em: Bacharel em Psicologia Período de Integralização: Mínimo

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO. Processos Psicológicos Básicos

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO. Processos Psicológicos Básicos 1º SEMESTRE CURRICULAR - DIURNO Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Leitura e Produção Filosofia

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 Pré-requisito: ----- CH Total: 60 h Período Letivo:

Leia mais

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO LEGISLATIVO 1. OBJETIVO DO CURSO O Curso de Direito Legislativo tem como

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ART001 EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO I Desenho de observação. Conceito. Artistas. Técnica de representação gráfica da tridimensionalidade. Proporção, volume, luz e sombra, perspectiva.

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Desafios lógicos

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Desafios lógicos Filosofia - 11.ºAno UNID- RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA Nº Aulas:52 aulas de 45 minutos OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS Nº AULAS / AVAL. 1. Argumentação e Lógica Formal Desafios lógicos Aplicação

Leia mais

Grade 2015.1 Duas Titulações

Grade 2015.1 Duas Titulações Grade 2015.1 Duas Titulações 1º semestre CH Disciplina 1Psicologia, Ciência e Profissão Disciplina 2Origens Evolucionárias do comportamento Disciplina 3Teorias da Personalidade Disciplina 4Processos Psicológicos

Leia mais

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Cultura Clássica 04 Estudo da cultura das civilizações clássica em suas diversas fases, tendo em vista reflexões sobre a

Leia mais

Grade Curricular QUÍMICA USP

Grade Curricular QUÍMICA USP Grade Curricular QUÍMICA USP SEMESTRE 1 5910261 Elementos de Cálculo e Aplicações 8 0 8 5910267 Informática Instrumental 5931001 Química Geral Experimental 8 0 8 5931002 Iniciação à Química 8 0 8 5931003

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS CHS AULAS PR ART361 Dramaturgia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA Disciplinas Comunicação e Expressão História da Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem Ludicidade e Psicomotricidade Arte e Filosofia da Ementa

Leia mais

Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica

Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica Antônio J. Severino e o Trabalho Científico da epistemologia à técnica: resenha do livro Metodologia do Trabalho Científico Por Else

Leia mais

Ementas do Curso de Licenciatura em Música. Habilitações Educação Musical e Instrumento/Canto

Ementas do Curso de Licenciatura em Música. Habilitações Educação Musical e Instrumento/Canto ! Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Curso de Licenciatura em Música Ementas do Curso de Licenciatura em Música Habilitações Educação Musical e Instrumento/Canto

Leia mais

RELAÇÃO DOS TRABALHOS XVIII ENACED

RELAÇÃO DOS TRABALHOS XVIII ENACED RELAÇÃO DOS TRABALHOS XVIII ENACED Abaixo, a relação dos trabalhos aptos ou inaptos para apresentação e/ou publicação. Caso alguém queira o parecer do seu trabalho não aprovado, favor entrar em contato

Leia mais

EMENTAS DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

EMENTAS DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO EMENTAS DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO ÁREAS DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SÓCIO CULTURAIS DA EDUCAÇÃO MODALIDADE EM EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA 60H 04 Fundamentos da EAD: autonomia do aluno, relação entre

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Fase Cod. Disciplina Prérequisitos Carga Horária Teórica Prática Total cred Hora

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 )

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 ) Página de. Disciplinas Obrigatórias ª SÉRIE - COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA 0 FILOSOFIA E ÉTICA NFH.000_0 0 FOTOGRAFIA PUB._0 0 HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA PUB.0_0 0 HISTÓRIA DA

Leia mais

PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA

PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA Rosevânio de Britto Oliveira UEPB e-mail: rosevaniobritto@hotmail.com Prof. Dr. Valmir Pereira UEPB e-mail: provalmir@gmail.com Introdução Temos consciência de que a educação

Leia mais

Prova escrita de FILOSOFIA

Prova escrita de FILOSOFIA Prova de Equivalência à Frequência Prova escrita de FILOSOFIA Informação -Prova Data: 20 Abril 2015 Prova 161/2015 11º Ano de escolaridade Decreto-Lei nº 74/2004, 26 de março Apresentação O presente documento

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. PROFa. CARLA GIANI MARTELLI UNESP

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. PROFa. CARLA GIANI MARTELLI UNESP PROFa. CARLA GIANI MARTELLI UNESP O QUE É MONOGRAFIA? Monos = um só Graphéin = escrever Monografia é o documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido,

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PROCESSO nº. 060/10 Procedência: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 1 HISTÓRICO PARECER nº. 051/10 DATA: 15/09/10 A Pró-Reitoria

Leia mais

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DISCIPLINA: FILOSOFIA - ENSINO MÉDIO 1 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. 1.1 A importância da disciplina.

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DISCIPLINA: FILOSOFIA - ENSINO MÉDIO 1 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. 1.1 A importância da disciplina. PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR 1 DISCIPLINA: FILOSOFIA - ENSINO MÉDIO 1 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 1.1 A importância da disciplina. A importância da disciplina de filosofia no ensino médio reside na

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Castro Daire Ano lectivo 2012/13. Planificação Anual. Filosofia. 11ºano. (Turmas do ensino regular A,B,C)

Agrupamento de Escolas de Castro Daire Ano lectivo 2012/13. Planificação Anual. Filosofia. 11ºano. (Turmas do ensino regular A,B,C) Agrupamento de Escolas de Castro Daire Ano lectivo 2012/13 Planificação Anual Filosofia 11ºano (Turmas do ensino regular A,B,C) Filosofia 11º Ano Planificação Anual Longo Prazo Aulas previstas Outras actividades/

Leia mais

Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires

Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires Filosofia da religião no pensamento de Martin Heidegger (Parte I) Objetivos Abordar os tramas e dramas da relação entre filosofia e religião; Analisar aspectos principais

Leia mais

Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental. Docente: Profa. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre

Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental. Docente: Profa. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Página 1 de 6 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FILOSOFIA JURÍDICA Período 4º Período Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Turma (s) A, B, D Código 56 Carga Horária

Leia mais

HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL

HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL A filosofia ocidental possui como pensamento matriz o pensamento grego. No século XVIII (Iluminismo) Houve a racionalização da cultura, separando da fé e a razão. DIFERENÇA

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 3 A partir de 2015 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº. 10/2015 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

99, EDUCAÇÃO AULAS PRESENCIAIS AOS SÁBADOS FACULDADES. curso subsidiado turma única! ao mês ÁREAS DE FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO:

99, EDUCAÇÃO AULAS PRESENCIAIS AOS SÁBADOS FACULDADES. curso subsidiado turma única! ao mês ÁREAS DE FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO: PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO FACULDADES ÁREAS DE FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO: CAMPUS PALMITOS Educação Infantil e Anos Iniciais Literatura Infantil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Ensino de Matemática

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2011 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 99, DE 23 DE JULHO DE 2013 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 316ª Reunião Ordinária, realizada em 23 de julho de 2013, e o que consta

Leia mais

Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP

Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP Oficina Expografia e Comunicação Profa. Dra. Marília Xavier Cury Museóloga e educadora Museu de Arqueologia e Etnologia / USP Contato maxavier@usp.br Av. Prof. Almeida Prado, 1466 CEP.: 05508-070 Cidade

Leia mais

Disciplinas que têm material didático

Disciplinas que têm material didático Disciplinas que têm material didático Código CCE0001 GST0001 GST0027 GST0002 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 GST0029 GST0030 GST0031 GST0032 CEL0014 SDE0022 SDE0002 CCE0091 CEL0001 CCA0068 CCT0013 SDE0004

Leia mais

ENQUADRAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 15

ENQUADRAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 15 ÍNDICE Apresentação 13 PRIMEIRA PARTE ENQUADRAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 15 I. A Gestão dos Recursos Humanos: do Modelo Clássico ao Modelo Gestionário 1. Antecedentes

Leia mais

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Logística Coordenador: Prof. Me. Osvaldo Contador Júnior Jaú, 2014.2 NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E DEFINIÇÕES DAS ATIVIDADES ATRIBUÍDAS AOS ALUNOS OBJETIVO redefinir e padronizar as

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica nas áreas

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

TURMAS MÓDULO B - 2015 TURMAS MÓDULO C - 2015 TURMAS. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas

TURMAS MÓDULO B - 2015 TURMAS MÓDULO C - 2015 TURMAS. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Calouros - Quintas-feiras, das 18h20 às 20h25 (C3) - Núcleo Comum 03 primeiros Módulos, Veteranos - Quintas-feiras das 20h30 às 22h35 (C3) 2013/02 2012/08 - - - - MÓDULO NÚCLEO

Leia mais

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 10) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Gnosiologia (GNOSIOLOGIA) - Relação do sujeito cognoscente com o objeto cognoscível. (GNOSIOLOGIA) - Relação do sujeito cognoscente com o objeto

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Origens e Recursos Teórico-Metodológicos Antropologia 02 0 02 40 Estatística Descritiva e Probabilidade 02 0 02 40 Fisiologia do Sistema

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE QUADRO DE HORÁRIO 2012.2 segundo período TURMA ÚNICA - SEMANA I Processos Psicológicos Básicos II Genética e Educação Processos Psicológicos Básicos II e Educação Bases Neurofisiológicas do TURMA ÚNICA

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Aula 9 META Apresentar as diferentes possibilidades de trabalhar os temas da geografia na realidade local. OBJETIVOS Ao fi nal

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 Caro(a) estudante: Encontra se disponível o calendário de provas presenciais para o ano letivo 2015/2016. O referido calendário foi elaborado tendo por base

Leia mais

AULA 03 As Ciências Humanas

AULA 03 As Ciências Humanas 1 AULA 03 As Ciências Humanas Ernesto F. L. Amaral 11 de março de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Aranha, Maria Lúcia de Arruda; Martins, Maria Helena Pires. 2003. Filosofando: introdução à filosofia.

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1 1 Ementário das Disciplinas O ementário das disciplinas e a proposta de bibliografia foram construídos paralelamente à elaboração da grade curricular do Curso. Participaram desse trabalho a Diretoria de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores METODOLOGIA CIENTÍFICA Redes de Computadores Metodologia e Introdução à Pesquisa AULA Inaugural AGENDA EMENTA OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA COMPETÊNCIAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Leia mais

Filosofia Medieval e Moderna

Filosofia Medieval e Moderna Medieval e Moderna 1. Quais auxílios divinos sem, os quais, a vida ética - na Idade Média - seria impossível? I. Aos humanos, cabe ignorar a vontade e a lei de Deus, cumprindo somente as leis humanas II.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração. Curso: Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração. Curso: Administração UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA ÁREA DO CONHECIMENTO Educação. NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Filosofia. AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC O curso

Leia mais

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horaria Seriação ideal

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horaria Seriação ideal Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003046A - Jornalismo Especializado I Docente(s) Juarez Tadeu de Paula Xavier Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 170, DE 17 DE JUNHO DE 2009. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

A LITERATURA DE CORDEL E OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA

A LITERATURA DE CORDEL E OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA A LITERATURA DE CORDEL E OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA Valdezia Izidorio Agripino UFPB 1 Valdezia_amizade@hotmail.com INTRODUÇÃO Sabemos que o ensino-aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Engenharia de Segurança do Trabalho Profª. Drª. Yara Maria Botti Mendes de Oliveira Profª. Drª. Ivanilda Matile 2007 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Objetivos da disciplina

Leia mais

Psicologia Processos de Gestão. SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - - 040. PSI 7496-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da Psicologia II 40 - - 040

Psicologia Processos de Gestão. SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - - 040. PSI 7496-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da Psicologia II 40 - - 040 Página 0001 de 0004 1º Período Não SOC 2121-02S-20 - Antropologia 40 - PSI 7489-02S-20 - Fundamentos Epistemológicos da I 40 - PSI 7490-02S-20 - História da 40 - PSI 2308-02S-20 - Introdução à 40 - FIL

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus Curso: Letras Português/Espanhol Disciplina: Linguística Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus EMENTA Fundamentos da Linguística e suas relações com outras ciências; conhecimento da história dos estudos

Leia mais

CURSO: MUSEOLOGIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM MUSEOLOGIA

CURSO: MUSEOLOGIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM MUSEOLOGIA CURSO: MUSEOLOGIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM MUSEOLOGIA 1º SEMESTRE 1 CID Introdução à Museologia 4 OBR OBR 2 VIS 153699 Fundamentos de Linguagem Visual 6 OBR OBR 3 CID 182010 Introdução à Biblioteconomia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI RETIFICAÇÃO Nº 0 - EDITAL 00/205 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES - UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY. Maria da Graça Marchina Gonçalves *

RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY. Maria da Graça Marchina Gonçalves * RESENHA SUJEITO E SUBJETIVIDADE SUBJECT AND SUBJECTIVITY Maria da Graça Marchina Gonçalves * O livro de González-Rey, Sujeito e Subjetividade, constitui-se em uma contribuição teórica importante para a

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2015 Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 215 1º Período CH Cred. Turmas CÁLCULO I (45716) 68 4 2513.1.-5 2513.2.-5 GEOMETRIA ANALÍTICA (45717) 68 4 2514.1.-3 2514.2.-3 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA (45745)

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO

EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO 1º ANO Sentir se amado e participante de um projeto de vida que engloba a família Abrir se à convivência com o outro, consigo mesmo e com os seres vivos Perceber na convivência

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS

PROJETO DE PESQUISA FINALIDADE TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS FINALIDADE GUIA SEGURANÇA NA COLETA DE MATERIAIS ESPAÇO PARA FICHAMENTOS TEMA ESCOLHA DO PROFESSOR ORIENTADOR 1 TEMA DELIMITAÇÃO DO TEMA JUSTIFICATIVA 2 PROBLEMAS Sistemas de problematização Formato indagação

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54 Página: 1 de 5 Período 01 - - PS16101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS16102 - Sociologia - Ativa desde: PS16103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS16104 - Fundamentos do Desenvolvimento

Leia mais

MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL

MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS Romantismo DIDÁTICAS no Brasil 2º ano / Ensino Médio Área: Linguagens,

Leia mais

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05

NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNIBRASIL Aprovada na Reunião do Colegiado de Curso de 09/11/05 ADAPTAÇÃO PARA O ATUAL SÉTIMO PERÍODO OITAVO PERÍODO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

AULA 03 O Método Científico

AULA 03 O Método Científico 1 AULA 03 O Método Científico Ernesto F. L. Amaral 24 de março de 2011 Metodologia (DCP 033) Fonte: Aranha, Maria Lúcia de Arruda; Martins, Maria Helena Pires. 2003. Filosofando: introdução à filosofia.

Leia mais

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo Antes mesmo de ingressar propriamente no trato das questões contemporâneas da ética cumpre justificar o salto da antiguidade clássica 1 para o atual.

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPECIAL E TRANSTORNOS GLOBAIS

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPECIAL E TRANSTORNOS GLOBAIS Curso de Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPECIAL E TRANSTORNOS GLOBAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Infantil, Especial

Leia mais

Aula6 PANORAMA DOS MÉTODOSNAS DIFERENTES ABORDAGENS DE CAMPO NA GEOGRAFIA. Rosana de Oliveira Santos Batista

Aula6 PANORAMA DOS MÉTODOSNAS DIFERENTES ABORDAGENS DE CAMPO NA GEOGRAFIA. Rosana de Oliveira Santos Batista Aula6 PANORAMA DOS MÉTODOSNAS DIFERENTES ABORDAGENS DE CAMPO NA GEOGRAFIA META Distinguir as especifi cidades do trabalho de campo e as diferentes formas de ler o espaço geográfi co. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias

Ementário do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-reitoria de Ensino Técnico PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias

Leia mais

CFH - sala HORÁRIO DE AULA 2012.2 2ª FASE NOTURNO Turma 02329

CFH - sala HORÁRIO DE AULA 2012.2 2ª FASE NOTURNO Turma 02329 CFH - sala HORÁRIO DE AULA 2012.2 2ª FASE NOTURNO Turma 02329 18:30 19:20 FIL 5641 FIL5632 FIL5602 FIL 5621 19:20 20:10 FIL 5641 FIL 5632 FIL5602 FIL 5621 20:20 21:10 FIL 5641 FIL 5632 FIL5602 FIL 5621

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2

MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 MODELO PRÉ-PROJETO TCC DIREITO 2011.2 Margem superior 3 cm NOME DO ACADÊMICO (Times 12, sem negrito, maiúsculo, centralizado) Margem Esquerda 3 cm Margem Direita 2 cm TEMA (Times 12, em negrito, maiúsculo,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: Filosofia Moderna (programa provisório) Professora: Priscila Rufinoni Noturno

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: Filosofia Moderna (programa provisório) Professora: Priscila Rufinoni Noturno UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: Filosofia Moderna (programa provisório) Professora: Priscila Rufinoni Noturno Nicolas Poussin, Hymeneus Travestido Assistindo a uma Dança

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº Reconhecido pelo Decreto nº. 595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.87 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº. 5108,

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Filosofia 11º Ano de Escolaridade. Ano letivo 2012/2013. Professores João Silva e Mário Lopes

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Filosofia 11º Ano de Escolaridade. Ano letivo 2012/2013. Professores João Silva e Mário Lopes Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Filosofia 11º Ano de Escolaridade Ano letivo 2012/2013 Professores João Silva e Mário Lopes PRIMEIRO PERÍODO Argumentação e lógica formal Distinção

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: PROTOCOLO DE REFERÊNCIA

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: PROTOCOLO DE REFERÊNCIA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: PROTOCOLO DE REFERÊNCIA Este trabalho é uma síntese dos resultados da 1ª etapa do projeto de pesquisa GPCRFII/GPPC realizado pelo grupo Palestrante: pesquisa PCEADIS/CNPq Graças

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Índice. Resumo (a título de Prefácio) 15. Introdução

Índice. Resumo (a título de Prefácio) 15. Introdução Índice Resumo (a título de Prefácio) 15 Introdução 1. Gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas? Competências organizacionais suportadas nas competências dos indivíduos 21 2. Caso de estudo: a A.

Leia mais

Atos comunicativos no ciberespaço: do agenciamento individual à coletividade discursiva

Atos comunicativos no ciberespaço: do agenciamento individual à coletividade discursiva Atos comunicativos no ciberespaço: do agenciamento individual à coletividade discursiva Robério Pereira Barreto e-mail jpgbarreto@gmail.com http://lattes.cnpq.br/1366165411362175 A vida, o cotidiano as

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO EM MEIO AMBIENTE MATRIZ CURRICULAR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO EM MEIO AMBIENTE MATRIZ CURRICULAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO EM MEIO AMBIENTE MATRIZ CURRICULAR 1. Disciplinas Obrigatórias 1.1 Meio Ambiente, Cultura e Sociedade Ementa: O papel do homem na sociedade e no meio em que vive e

Leia mais

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

Optativas Comércio Eletrônico Comunicação Oral e Escrita Customização de Sistemas Integrados Desenvolvimento Avançado de Software

Optativas Comércio Eletrônico Comunicação Oral e Escrita Customização de Sistemas Integrados Desenvolvimento Avançado de Software Optativas Comércio Eletrônico Carga Horária: AT (68) AP (00) APS (12) TA (80) Pré-requisito: Mercado Produtor de Software. Modelos de Comércio Eletrônico; Comércio Eletrônico e o Ambiente Empresarial.

Leia mais