IBGE / FGV Gramática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IBGE / FGV Gramática"

Transcrição

1 GRAN ONLINE

2 IBGE / FGV Gramática

3 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

4 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

5 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

6 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

7 Variação linguística Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília 2011

8 Variação linguística ~> NORMA GRAMATICAL ~> NORMA COLOQUIAL

9 Variação linguística LINGUAGEM GRAMATICAL (NORMA CULTA) (NORMA PADRÃO) (NORMA FORMAL) LINGUAGEM COLOQUIAL (NORMA INFORMAL) (NORMA REGIONAL) (ORALIZAÇÃO) (GÍRIA, PALAVRÃO)

10 Variação linguística Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília 2011

11 Variação linguística Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília 2011

12 Variação linguística Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília 2011

13 Variação linguística Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília 2011

14 Variação linguística O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules- Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. CUNHA, Euclides da. Os Sertões.

15 Variação linguística A edição deste ano do Fórum Econômico Mundial, em curso em Davos, na Suíça, tem como tema central a chamada "Quarta Revolução Industrial". Essa realidade, que já começamos a experimentar no dia a dia, significa uma economia com forte presença de tecnologias digitais, mobilidade e conectividade de pessoas, na qual as diferenças entre homens e máquinas se dissolvem e cujo valor central é a informação. Mas, será que o Brasil está preparado para essa nova revolução? Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o País se saiu bem na redução de desigualdade social na última década, mas precisa investir mais em educação e inovação para obter ganhos em produtividade e geração de empregos nesta nova economia. (acesso em )

16 Variação linguística Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília 2011

17 (QUESTÃO 1)

18 (QUESTÃO 1) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: (A) Verifique os dados da conta a pagar. Clica neste botão! (B) Demonstra que você é esperto. Pague suas contas em dia. (C) Controla teu dinheiro e viaje tranquilo. (D) Não despreze as feias. Confira suas qualidades. (E) Em caso de fogo, procure os extintores. Pede o apoio da brigada.

19 (QUESTÃO 1) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: (A) Verifique os dados da conta a pagar. Clica neste botão! (B) Demonstra que você é esperto. Pague suas contas em dia. (C) Controla teu dinheiro e viaje tranquilo. (D) Não despreze as feias. Confira suas qualidades. (E) Em caso de fogo, procure os extintores. Pede o apoio da brigada.

20 (QUESTÃO 1) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: (A) Verifique os dados da conta a pagar. Clica neste botão! (B) Demonstra que você é esperto. Pague suas contas em dia. (C) Controla teu dinheiro e viaje tranquilo. (D) Não despreze as feias. Confira suas qualidades. (E) Em caso de fogo, procure os extintores. Pede o apoio da brigada.

21 (QUESTÃO 1) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: (A) Verifique os dados da conta a pagar. Clica neste botão! (B) Demonstra que você é esperto. Pague suas contas em dia. (C) Controla teu dinheiro e viaje tranquilo. (D) Não despreze as feias. Confira suas qualidades. (E) Em caso de fogo, procure os extintores. Pede o apoio da brigada.

22 (QUESTÃO 1) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: (A) Verifique os dados da conta a pagar. Clica neste botão! (B) Demonstra que você é esperto. Pague suas contas em dia. (C) Controla teu dinheiro e viaje tranquilo. (D) Não despreze as feias. Confira suas qualidades. (E) Em caso de fogo, procure os extintores. Pede o apoio da brigada.

23 (QUESTÃO 1) Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: (A) Verifique os dados da conta a pagar. Clica neste botão! (B) Demonstra que você é esperto. Pague suas contas em dia. (C) Controla teu dinheiro e viaje tranquilo. (D) Não despreze as feias. Confira suas qualidades. (E) Em caso de fogo, procure os extintores. Pede o apoio da brigada.

24 (QUESTÃO 2)

25 (QUESTÃO 2) Assinale a opção que indica a frase em que o emprego da forma mim contraria a norma culta da língua. (A) Para mim, assistir às aulas é questão de princípio. (B) Tudo foi feito em segredo, entre mim e a empresa. (C) A mim, ninguém me engana. (D) Tinham receio de mim, após a festa, nunca mais voltar. (E) Desmaiei e demorei a voltar a mim.

26 (QUESTÃO 2) Assinale a opção que indica a frase em que o emprego da forma mim contraria a norma culta da língua. (A) Para mim, assistir às aulas é questão de princípio. (B) Tudo foi feito em segredo, entre mim e a empresa. (C) A mim, ninguém me engana. (D) Tinham receio de mim, após a festa, nunca mais voltar. (E) Desmaiei e demorei a voltar a mim.

27 (QUESTÃO 2) Assinale a opção que indica a frase em que o emprego da forma mim contraria a norma culta da língua. (A) Para mim, assistir às aulas é questão de princípio. (B) Tudo foi feito em segredo, entre mim e a empresa. (C) A mim, ninguém me engana. (D) Tinham receio de mim, após a festa, nunca mais voltar. (E) Desmaiei e demorei a voltar a mim.

28 (QUESTÃO 2) Assinale a opção que indica a frase em que o emprego da forma mim contraria a norma culta da língua. (A) Para mim, assistir às aulas é questão de princípio. (B) Tudo foi feito em segredo, entre mim e a empresa. (C) A mim, ninguém me engana. (D) Tinham receio de mim, após a festa, nunca mais voltar. (E) Desmaiei e demorei a voltar a mim.

29 (QUESTÃO 2) Assinale a opção que indica a frase em que o emprego da forma mim contraria a norma culta da língua. (A) Para mim, assistir às aulas é questão de princípio. (B) Tudo foi feito em segredo, entre mim e a empresa. (C) A mim, ninguém me engana. (D) Tinham receio de mim, após a festa, nunca mais voltar. (E) Desmaiei e demorei a voltar a mim.

30 (QUESTÃO 2) Assinale a opção que indica a frase em que o emprego da forma mim contraria a norma culta da língua. (A) Para mim, assistir às aulas é questão de princípio. (B) Tudo foi feito em segredo, entre mim e a empresa. (C) A mim, ninguém me engana. (D) Tinham receio de mim, após a festa, nunca mais voltar. (E) Desmaiei e demorei a voltar a mim.

31 (QUESTÃO 3)

32 Diminuir a higiene pessoal Deixar de escovar os dentes, de lavar a louça ou de dar descarga, acumulando sujeira no corpo e em casa, não são as melhores formas de economizar água, porque não adianta optar por isso em troco da saúde. O ideal é economizar usando um copo com água na escovação, diminuindo a louça usada para cozinhar (levar à panela à mesa em vez de usar um refratário) e usar água de reuso no vaso sanitário.

33 (QUESTÃO 3) levar à panela à mesa em vez de usar um refratário Nesse segmento do texto, sobre o emprego da crase, assinale a afirmativa correta.

34 Diminuir a higiene pessoal Deixar de escovar os dentes, de lavar a louça ou de dar descarga, acumulando sujeira no corpo e em casa, não são as melhores formas de economizar água, porque não adianta optar por isso em troco da saúde. O ideal é economizar usando um copo com água na escovação, diminuindo a louça usada para cozinhar (levar à panela à mesa em vez de usar um refratário) e usar água de reuso no vaso sanitário.

35 Diminuir a higiene pessoal Deixar de escovar os dentes, de lavar a louça ou de dar descarga, acumulando sujeira no corpo e em casa, não são as melhores formas de economizar água, porque não adianta optar por isso em troco da saúde. O ideal é economizar usando um copo com água na escovação, diminuindo a louça usada para cozinhar (levar à panela à mesa em vez de usar um refratário) e usar água de reuso no vaso sanitário.

36 (QUESTÃO 3) levar à panela à mesa em vez de usar um refratário Nesse segmento do texto, sobre o emprego da crase, assinale a afirmativa correta. (A) O emprego dos acentos graves estão corretos, embora por razões distintas. (B) Só o primeiro caso de emprego da crase está correto. (C) Nenhum dos acentos graves deveria ser empregado. (D) Os empregos dos acentos estão corretos devido a motivos idênticos. (E) Só o segundo caso do emprego da crase está correto.

37 (QUESTÃO 3) levar à panela à mesa em vez de usar um refratário Nesse segmento do texto, sobre o emprego da crase, assinale a afirmativa correta. (A) O emprego dos acentos graves estão corretos, embora por razões distintas. (B) Só o primeiro caso de emprego da crase está correto. (C) Nenhum dos acentos graves deveria ser empregado. (D) Os empregos dos acentos estão corretos devido a motivos idênticos. (E) Só o segundo caso do emprego da crase está correto.

38 (QUESTÃO 3) levar à panela à mesa em vez de usar um refratário Nesse segmento do texto, sobre o emprego da crase, assinale a afirmativa correta. (A) O emprego dos acentos graves estão corretos, embora por razões distintas. (B) Só o primeiro caso de emprego da crase está correto. (C) Nenhum dos acentos graves deveria ser empregado. (D) Os empregos dos acentos estão corretos devido a motivos idênticos. (E) Só o segundo caso do emprego da crase está correto.

39 (QUESTÃO 3) levar à panela à mesa em vez de usar um refratário Nesse segmento do texto, sobre o emprego da crase, assinale a afirmativa correta. (A) O emprego dos acentos graves estão corretos, embora por razões distintas. (B) Só o primeiro caso de emprego da crase está correto. (C) Nenhum dos acentos graves deveria ser empregado. (D) Os empregos dos acentos estão corretos devido a motivos idênticos. (E) Só o segundo caso do emprego da crase está correto.

40 (QUESTÃO 3) levar à panela à mesa em vez de usar um refratário Nesse segmento do texto, sobre o emprego da crase, assinale a afirmativa correta. (A) O emprego dos acentos graves estão corretos, embora por razões distintas. (B) Só o primeiro caso de emprego da crase está correto. (C) Nenhum dos acentos graves deveria ser empregado. (D) Os empregos dos acentos estão corretos devido a motivos idênticos. (E) Só o segundo caso do emprego da crase está correto.

41 (QUESTÃO 3) levar à panela à mesa em vez de usar um refratário Nesse segmento do texto, sobre o emprego da crase, assinale a afirmativa correta. (A) O emprego dos acentos graves estão corretos, embora por razões distintas. (B) Só o primeiro caso de emprego da crase está correto. (C) Nenhum dos acentos graves deveria ser empregado. (D) Os empregos dos acentos estão corretos devido a motivos idênticos. (E) Só o segundo caso do emprego da crase está correto.

42 Texto verbal x Texto não-verbal

43 Texto verbal x Texto não-verbal

44 Texto verbal x Texto não-verbal

45 (TEXTO)

46 (QUESTÃO 4) Sobre a charge, assinale a opção que indica a leitura inadequada. (A) A imagem do chão seco intensifica a seca. (B) O único pingo d água indica falta de água. (C) A gota de água também pode indicar uma lágrima. (D) A ausência de água na torneira é uma crítica às autoridades. (E) A cor clara do céu mostra a presença do sol intenso.

47 (TEXTO)

48 (QUESTÃO 4) Sobre a charge, assinale a opção que indica a leitura inadequada. (A) A imagem do chão seco intensifica a seca. (B) O único pingo d água indica falta de água. (C) A gota de água também pode indicar uma lágrima. (D) A ausência de água na torneira é uma crítica às autoridades. (E) A cor clara do céu mostra a presença do sol intenso.

49 (QUESTÃO 4) Sobre a charge, assinale a opção que indica a leitura inadequada. (A) A imagem do chão seco intensifica a seca. (B) O único pingo d água indica falta de água. (C) A gota de água também pode indicar uma lágrima. (D) A ausência de água na torneira é uma crítica às autoridades. (E) A cor clara do céu mostra a presença do sol intenso.

50 (TEXTO)

51 (QUESTÃO 5) Sobre a charge acima, é correto afirmar que: (A) a imagem da charge nos faz ler que Brasília é um local prestes a explodir; (B) a imagem da charge nos indica uma crítica à vida política de Brasília; (C) as palavras que estão acima da charge mostram uma crítica implícita ao conhecimento científico; (D) a imagem da charge nos faz ver uma antítese entre a vida política e a vida tranquila do lago; (E) a imagem da charge e as palavras acima indicam uma comparação entre o poder destrutivo de Brasília e

52 (TEXTO)

53 (QUESTÃO 5) Sobre a charge acima, é correto afirmar que: (A) a imagem da charge nos faz ler que Brasília é um local prestes a explodir; (B) a imagem da charge nos indica uma crítica à vida política de Brasília; (C) as palavras que estão acima da charge mostram uma crítica implícita ao conhecimento científico; (D) a imagem da charge nos faz ver uma antítese entre a vida política e a vida tranquila do lago; (E) a imagem da charge e as palavras acima indicam uma comparação entre o poder destrutivo de Brasília e

54 (QUESTÃO 5) Sobre a charge acima, é correto afirmar que: (A) a imagem da charge nos faz ler que Brasília é um local prestes a explodir; (B) a imagem da charge nos indica uma crítica à vida política de Brasília; (C) as palavras que estão acima da charge mostram uma crítica implícita ao conhecimento científico; (D) a imagem da charge nos faz ver uma antítese entre a vida política e a vida tranquila do lago; (E) a imagem da charge e as palavras acima indicam uma comparação entre o poder destrutivo de Brasília e

55 (TEXTO)

56 (QUESTÃO 6) A linguagem da charge deve ser classificada como: (A) formal, pois não apresenta desvios gramaticais; (B) informal, pois emprega termos de gíria; (C) regional, já que mostra marcas de certa região do país; (D) jargão profissional, visto que contém expressões típicas de políticos; (E) erudita, já que inclui termos e construções rebuscadas.

57 (TEXTO)

58 (QUESTÃO 6) A linguagem da charge deve ser classificada como: (A) formal, pois não apresenta desvios gramaticais; (B) informal, pois emprega termos de gíria; (C) regional, já que mostra marcas de certa região do país; (D) jargão profissional, visto que contém expressões típicas de políticos; (E) erudita, já que inclui termos e construções rebuscadas.

59 (QUESTÃO 6) A linguagem da charge deve ser classificada como: (A) formal, pois não apresenta desvios gramaticais; (B) informal, pois emprega termos de gíria; (C) regional, já que mostra marcas de certa região do país; (D) jargão profissional, visto que contém expressões típicas de políticos; (E) erudita, já que inclui termos e construções rebuscadas.

60 (TEXTO)

61 (QUESTÃO 7) Hoje iremos mandar um monte de gente apodrecer e morrer no inferno dos presídios ; essa fala do personagem da charge acrescenta um argumento contrário à redução da maioridade penal, que é: (A) as penas demasiadamente extensas; (B) a falta de treinamento dos agentes penitenciários; (C) a ausência de religiosidade nas prisões; (D) o péssimo estado das cadeias; (E) a inexistência de penas alternativas.

62 (QUESTÃO 7) Hoje iremos mandar um monte de gente apodrecer e morrer no inferno dos presídios ; essa fala do personagem da charge acrescenta um argumento contrário à redução da maioridade penal, que é: (A) as penas demasiadamente extensas; (B) a falta de treinamento dos agentes penitenciários; (C) a ausência de religiosidade nas prisões; (D) o péssimo estado das cadeias; (E) a inexistência de penas alternativas.

63 (QUESTÃO 7) Hoje iremos mandar um monte de gente apodrecer e morrer no inferno dos presídios ; essa fala do personagem da charge acrescenta um argumento contrário à redução da maioridade penal, que é: (A) as penas demasiadamente extensas; (B) a falta de treinamento dos agentes penitenciários; (C) a ausência de religiosidade nas prisões; (D) o péssimo estado das cadeias; (E) a inexistência de penas alternativas.

64 (TEXTO)

65 (QUESTÃO 8) A charge acima tem por objetivo criticar: (A) a falta de bom-senso; (B) o distanciamento entre políticos e a população; (C) a corrupção da classe política; (D) a distância entre o falar e o fazer; (E) a hipocrisia de algumas autoridades.

66 (TEXTO)

67 (QUESTÃO 8) A charge acima tem por objetivo criticar: (A) a falta de bom-senso; (B) o distanciamento entre políticos e a população; (C) a corrupção da classe política; (D) a distância entre o falar e o fazer; (E) a hipocrisia de algumas autoridades.

68 (QUESTÃO 8) A charge acima tem por objetivo criticar: (A) a falta de bom-senso; (B) o distanciamento entre políticos e a população; (C) a corrupção da classe política; (D) a distância entre o falar e o fazer; (E) a hipocrisia de algumas autoridades.

69 (QUESTÃO 8) A charge acima tem por objetivo criticar: (A) a falta de bom-senso; (B) o distanciamento entre políticos e a população; (C) a corrupção da classe política; (D) a distância entre o falar e o fazer; (E) a hipocrisia de algumas autoridades.

70 (TEXTO)

71 (QUESTÃO 9) A imagem da charge é composta por uma série de elementos com diferentes significados. A relação equivocada entre elementos visuais e sua significação é: (A) o símbolo de radioatividade está no lugar do sol, como para indicar um novo guia em nossos dias; (B) a presença de uma única figura humana indica a mortandade geral de nossa espécie em uma catástrofe nuclear; (C) a destruição geral dos objetos mostra a desvalorização dos bens num momento de catástrofe nuclear; (D) a situação da imagem sobre o mar mostra o protesto contra a falta de cuidado com o meio ambiente; (E) os pássaros à esquerda podem indicar um sinal de esperança a respeito da continuidade da vida na Terra.

72 (TEXTO)

73 (QUESTÃO 9) A imagem da charge é composta por uma série de elementos com diferentes significados. A relação equivocada entre elementos visuais e sua significação é: (A) o símbolo de radioatividade está no lugar do sol, como para indicar um novo guia em nossos dias; (B) a presença de uma única figura humana indica a mortandade geral de nossa espécie em uma catástrofe nuclear; (C) a destruição geral dos objetos mostra a desvalorização dos bens num momento de catástrofe nuclear; (D) a situação da imagem sobre o mar mostra o protesto contra a falta de cuidado com o meio ambiente; (E) os pássaros à esquerda podem indicar um sinal de esperança a respeito da continuidade da vida na Terra.

74 (QUESTÃO 9) A imagem da charge é composta por uma série de elementos com diferentes significados. A relação equivocada entre elementos visuais e sua significação é: (A) o símbolo de radioatividade está no lugar do sol, como para indicar um novo guia em nossos dias; (B) a presença de uma única figura humana indica a mortandade geral de nossa espécie em uma catástrofe nuclear; (C) a destruição geral dos objetos mostra a desvalorização dos bens num momento de catástrofe nuclear; (D) a situação da imagem sobre o mar mostra o protesto contra a falta de cuidado com o meio ambiente; (E) os pássaros à esquerda podem indicar um sinal de esperança a respeito da continuidade da vida na Terra.

75 Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília 2011

76

1. TCM/SP FGV 2015 Nos pares abaixo, o adjetivo que NÃO pode ser classificado entre os adjetivos de relação é: (A) maioridade penal; (B) violência sexual; (C) reforma geral; (D) más condições; (E) sistema

Leia mais

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português...

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português... Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia TJ/RO Técnico Judiciário ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 9/3 Semântica:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MPE-BA 2017 CONTEÚDOS VIP

LÍNGUA PORTUGUESA MPE-BA 2017 CONTEÚDOS VIP LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (narrativo, descritivo e argumentativo Aulas Cursos VIP 100% em Vídeo Aulas (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna...3 Semântica:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna..3 Semântica: sentido

Leia mais

2 Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português.

2 Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. CONTROLE DE CONTEÚDO DPE PARANÁ - CONTADOR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não

Leia mais

Função do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Função do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Tribunal de Contas Função do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. O

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna...9/6/3 Semântica:

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO Planificação Anual 2011/2012 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PORTUGUÊS 10º ANO Manual adotado: Página Seguinte - Texto Editora

Leia mais

Duda Nogueira. Mais de 450. questões. Questões comentadas de LÍNGUA PORTUGUESA FGV

Duda Nogueira. Mais de 450. questões. Questões comentadas de LÍNGUA PORTUGUESA FGV Duda Nogueira Mais de 450 questões Questões comentadas de LÍNGUA PORTUGUESA FGV 2018 Editais sistematizados 1. TRT SC FGV (2017) Cargos: Analista e Técnico Itens do edital No livro Onde encontrar 1 Compreensão

Leia mais

PORTUGUÊS com DUDA NOGUEIRA ANATEL / julho 2014

PORTUGUÊS com DUDA NOGUEIRA ANATEL / julho 2014 1 Edital SISTEMATIZADO ANATEL - Língua Portuguesa Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/anatel_14/arquivos/ed_1_abertura.pdf Olá, guerreiros! Em primeiro lugar, vamos aos tópicos exigidos nas últimas

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

DICAS DO MESTRE / FGV PROFESSOR SANDRO LUCENA

DICAS DO MESTRE / FGV PROFESSOR SANDRO LUCENA DICAS DO MESTRE / FGV PROFESSOR SANDRO LUCENA 01. 2015 Órgão: Prefeitura de Paulínia SP Prova: Guarda Municipal Sobre a charge, é correto afirmar que se trata de um texto: a narrativo, pois apresenta fatos

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20 DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA - 2014 UNIDADES DIDÁTICAS HORAS PÁGINA I. A SELEÇÃO VOCABULAR: CRITÉRIOS E APLICAÇÕES II. GRAMÁTICA DE TEXTO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 10 10-03 05 06 TOTAL 20 Plano de Disciplinas

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS COMPONENTES ESCRITA E ORAL PROVA

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS COMPONENTES ESCRITA E ORAL PROVA INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS COMPONENTES ESCRITA E ORAL PROVA 06 2017 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)» INTRODUÇÃO O presente documento divulga

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019

RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.

Leia mais

DISCIPLINA INGLÊS 2016

DISCIPLINA INGLÊS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA INGLÊS 206 Prova 06 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3 Coerência Textual... 10 Semântica... 9 Ortografia... 15 Reconhecimento, emprego

Leia mais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais Profª. Roberta A disciplina tem como objetivo desenvolver a prática de leitura, produção e análise linguística de gêneros textuais, de modo que, o conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA TATIANA SILVA DE LIMA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I A obra de Lima Barreto é uma crônica autêntica dos

Leia mais

PROF. RENATO PORPINO 1. 2016 FGV MRE Oficial de Chancelaria Um dos processos conhecidos de formação de palavras em Português é a chamada derivação imprópria, marcada pela criação de uma nova palavra pela

Leia mais

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE GUIA DO 1 FAMILIAR GUIA DO 2 Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. Uma delas é definir suas necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

COMPETÊNCIAS NUCLEARES TIPOS DE TEXTO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ATIVIDADES

COMPETÊNCIAS NUCLEARES TIPOS DE TEXTO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ATIVIDADES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PINHEIRO Planificação Anual da disciplina de Português 12.º ano Cursos Científico-Humanísticos (Ciências e Tecnologia/Línguas e Humanidades) Ano letivo 2011/2012 COMPETÊNCIAS

Leia mais

Diferentes gêneros narrativos Medidas de Capacidade. Elementos de coerência e coesão Medidas de Massa Ortografia Gráficos e Tabelas

Diferentes gêneros narrativos Medidas de Capacidade. Elementos de coerência e coesão Medidas de Massa Ortografia Gráficos e Tabelas Salvador 06 de Novembro de 2018 4ª UNIDADE / 6ª ANO A e B Leitura e análise de textos variados. Verbos regulares; Advérbio e Locução adverbial; Frase, oração, período; Sujeito e Predicado Emprego do X

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS. Assistente Administrativo. Edital 003/2017

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS. Assistente Administrativo. Edital 003/2017 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Assistente Administrativo Edital 003/2017 MR057-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS Cargo: Assistente

Leia mais

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf

Fonte:intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ ouapostila_portugues_varlinguistica_2.pdf Sobre Variação Linguística Você já conversou com uma pessoa simples, que vive na roça? Teve oportunidade de observar como essa pessoa fala? Leia o texto a seguir: Texto I Seu dotô me conhece? Patativa

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 17 de setembro a 17 de dezembro 1ª INTERRUPÇÃO 18 de dezembro a 3 de janeiro 2º PERÍODO 04 de janeiro a 18 de março 2ª INTERRUPÇÃO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Português Gradual Público-alvo: Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Conteúdo: Classes gramaticais - artigos, substantivos, adjetivos, advérbios,

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Conhecimentos Básicos Português Básico Gramática Sobre o curso: Ele é direcionado a todo aluno que pretende construir uma base sólida de conhecimentos fundamentais para resolver as

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

QUESTÕES GABARITADAS TJ - PR

QUESTÕES GABARITADAS TJ - PR 1000 QUESTÕES GABARITADAS TJ - PR Incluí questões de: Língua Portuguesa Interpretação de Texto Raciocínio Lógico Matemático Matemática Noções de Informática Atualidades Direito Constitucional Constituição

Leia mais

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos. 3/6/5AD836_1.jpg

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos.  3/6/5AD836_1.jpg Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos http://images.quebarato.com.br/photos/thumbs/ 3/6/5AD836_1.jpg Olá, Pessoal, Vamos acompanhar mais uma aula da prof. Alessandra. Hoje falaremos sobre alguns gêneros

Leia mais

Prova Final de Português Língua Não Materna (A2) Prova 93 1.ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico º Ano de Escolaridade. Critérios de Classificação

Prova Final de Português Língua Não Materna (A2) Prova 93 1.ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico º Ano de Escolaridade. Critérios de Classificação Prova Final de Português Língua Não Materna (A) Prova 9.ª Fase.º Ciclo do Ensino Básico 08 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de de julho Critérios de Classificação Páginas Prova 9/.ª F. CC Página

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I 6. : V ou F, de acordo com

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 2.º ANO/EM

DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 2.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 2.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20 SUMÁRIO 11 LÍNGUA PORTUGUESA Paula Barbosa CLASSES GRAMATICAIS: O NOME E SEUS MODIFICADORES... 19 1. Noções gerais... 19 2. Grupo nominal... 20 CLASSES GRAMATICAIS: O VERBO E SEUS MODIFICADORES... 27 1.

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (1B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (13B2AZ) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (14C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (14C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (14C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I 6. : V ou F, de acordo com

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Grupos D, E, F e G - Gabarito INSTRUÇÕES Ao responder às questões é indispensável: inter-relacionar idéias e argumentos; expressar-se com vocabulário apropriado

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico Quantitativo para IBGE. Raciocínio Lógico Quantitativo Professor: Guilherme Neves

Aula 00. Raciocínio Lógico Quantitativo para IBGE. Raciocínio Lógico Quantitativo Professor: Guilherme Neves Aula 00 Raciocínio Lógico Quantitativo Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico Quantitativo Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível B2 (14B2AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Pontuação Soluções Grupo I 4 pontos

Leia mais

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Nível 2 2016 Prova 06 / 2016 1ª e 2ª Fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco

Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco 2016 Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco O Focus Concursos Online oferece aos que desejam se preparar, um curso teórico, atualizado, com todas

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

Atividade PIJ - DIREITO

Atividade PIJ - DIREITO Atividade PIJ - DIREITO 1 - Leia as afirmações sobre o gênero textual resenha que se seguem e depois escolha a alternativa que responde corretamente à avaliação feita por você sobre o qual(is) está(ão)

Leia mais

É POSSÍVEL ESTUDAR PARA A DPE/RJ E PGE/RJ?

É POSSÍVEL ESTUDAR PARA A DPE/RJ E PGE/RJ? É POSSÍVEL ESTUDAR PARA A DPE/RJ E PGE/RJ? DO PROJETO BÁSICO DO ÚLTIMO CONCURSO: O projeto básico do concurso, elaborado em 2016, também informava a estrutura das provas. CARGO DE TÉCNICO PROCESSUAL, DE

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA ANA LUCIA SOARES DOTTA DE OLIVEIRA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I A carta de apresentação é uma modalidade

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

Professora Verônica Ferreira

Professora Verônica Ferreira Professora Verônica Ferreira 1- Prova: ESAF - 2013 - DNIT - Técnico Administrativo (questão nº 1) Disciplina: Português Assuntos: Crase; Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Unidades 14 a 16; (Páginas 130 a 153). Akpalô: Unidade 3 - capítulo 7 e 8 letra de música e descrição de personagens. (Páginas 173 a 223);

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: CONCORDÂNCIA VERBAL AULA: 03

PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: CONCORDÂNCIA VERBAL AULA: 03 PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: CONCORDÂNCIA VERBAL AULA: 03 CONCORDÂNCIA VERBAL O que vamos aprender nesta aula é um assunto muito importante para o nosso diaa-dia: concordância

Leia mais

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS PARA TODOS OS CARGOS: CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO: Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução,

Leia mais

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL INIC. 11º Ano de Escolaridade Prova 375 2014 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Gêneros Textuais Definição: Gênero textual é a forma como a língua é empregada

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

Operações com números racionais decimais

Operações com números racionais decimais Divisão 1º: Divisão exata Operações com números racionais decimais Considere a seguinte divisão: 1,4 : 0,05 Transformando em frações decimais, temos: Método prático 1º) Igualamos o números de casas decimais,

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja os

Leia mais

Avaliação de História - Dia 23/02/2017 Capítulos 1 e 2. Porque conhecer o passado; Os primeiros grupos humanos Páginas 05 a 32.

Avaliação de História - Dia 23/02/2017 Capítulos 1 e 2. Porque conhecer o passado; Os primeiros grupos humanos Páginas 05 a 32. TAREFA DE CASA 6º ANO A 21/02/2017 MANHÃ Avaliação de História - Dia 23/02/2017 Capítulos 1 e 2. Porque conhecer o passado; Os primeiros grupos humanos Páginas 05 a 32. Avaliação de Geografia - Dia 02/03/2017

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO DE PORTUGUÊS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar discursos orais com diferentes finalidades e coerência; produzir

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Ensino Português no Estrangeiro Nível C1 (13C1AA) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO PARTE I COMPREENSÃO ORAL Grupo Itens Nº Critérios Específicos de Classificação Grupo I 6. : V ou F, de acordo com

Leia mais

ENSINO MÉDIO. Sondagem 2014 1ª SÉRIE. Língua Portuguesa

ENSINO MÉDIO. Sondagem 2014 1ª SÉRIE. Língua Portuguesa ENSINO MÉDIO O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente na série pretendida. As disciplinas de e são os recursos utilizados

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Ementário 1o SEMESTRE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TGA (80 horas) Introdução à administração e às organizações. Classificação das organizações. Estrutura organizacional. A atividade

Leia mais

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla REVISÃO PARA O TESTE Professora Camilla HISTÓRIAS EM QUADRINHO (HQ) Características: Gênero textual narrativo: narra uma história vivida por personagens situados no tempo e no espaço. Usam palavras escritas

Leia mais

Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo

Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Modalidad de realización del curso: Número de Horas: Titulación: Online 100 Horas Diploma acreditativo con las horas del curso

Leia mais

1

1 Dúvidas: alineaurora@aprendacom.com.br AULA 07 Não apresentam conjunções ORAÇÕES REDUZIDAS Apresentam formas nominais do verbo: Infinitivo São orações subordinadas. Observe: Gerúndio Particípio Terminada

Leia mais

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Matemática Financeira Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas FGV... 4 Relação

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

tudo que você precisa saber

tudo que você precisa saber tudo que você precisa saber sobre língua portuguesa PARA CONCURSOS PÚBLICOS Olá! A disciplina mais cobrada em concursos públicos merece atenção especial. Afinal, saber desenvolver uma boa redação e interpretar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 Caros Responsáveis e Alunos, Sempre podemos mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico

Novo Programa de Português do Ensino Básico Etapa 4 Agora, que já foste introduzido no fascinante mundo das viagens marítimas e quase estiveste a bordo do Navio-Escola Sagres, vais conhecer melhor as aventuras dos portugueses na época dos Descobrimentos.

Leia mais