PARTICULARIDADES CABOVERDIANAS NOS CONTOS DE ORLANDA AMARILIS: UM ENCONTRO LITERÁRIO NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTICULARIDADES CABOVERDIANAS NOS CONTOS DE ORLANDA AMARILIS: UM ENCONTRO LITERÁRIO NO BRASIL"

Transcrição

1 PARTICULARIDADES CABOVERDIANAS NOS CONTOS DE ORLANDA AMARILIS: UM ENCONTRO LITERÁRIO NO BRASIL Maria Salete Daros de Souza UFSC - Doutoranda em Teoria literária dsouza@unetvale.com.br [...] fui colocada na posição de procura de um universo perdido e, se essa rotura existiu virtualmente, foi bom, porque me obrigou a escrever. Orlanda Amarilis Considerando possível que sua criação literária tenha sido afetada por há muito tempo estar ausente de Cabo Verde, e ciente de que o equilíbrio emocional pode sofrer rupturas quando se deixa a terra onde se nasceu, Orlanda Amarilis desenha e deseja para sua literatura um lugar de reflexão poética e política para uma história de insulamento que é a de Cabo Verde. País africano de particularidades históricas que, não tendo vivido as mesmas condições das demais colônias portuguesas no que se refere aos movimentos de colonização e de descolonização, foi-lhe impingido o abandono administrativo e a desassistida submissão a um cenário físico e humano adverso e insular. [...] terra da miséria, do insulamento, da seca, da imposição do dilema, e essa exigiu a mestiçagem em seu sentido mais amplo: ao lado do crioulo biológico, os brancos e os negros iam-se tornando crioulos culturais, anulando-se, praticamente, pelo exercício da sobrevivência, a subordinação colonial. É o que Manuel Ferreira aponta como um novo tipo de relação a substitutir colonizador/colonizado, uma vez que a própria administração passa para mãos de uma burguesia caboverdiana. A falta de recursos, a pobreza do solo, a pequenez das ilhas e a irregularidade das chuvas, tudo fez

2 com que os portugueses não tivessem interesse de investimento em Cabo Verde. (TUTIKIAN, 1999, p.95). Se olhar a África hoje, em cenário brasileiro, sob os auspícios de política cultural democrática, não excludente, significa (re)visitar décadas de história, que também é nossa, sobretudo ser apresentado à literatura até então desconhecida, conhecer a poética de Orlanda Amarilis pode ser uma das formas de adentrar e de desvelar o universo literário e histórico africano anteriormente distanciado. Com cautela de quem vislumbra complexidades de toda ordem, alguns recortes podem contribuir, penso, para esse adentramento. Nascida em Assomada, Santa Catarina, Cabo Verde, em 1924, Orlanda Amarilis fez os estudos primários e parte dos estudos secundários em Mindelo, São Vicente. Viveu seis anos em Goa, estado da Ìndia Portuguesa e dois em Angola, e estudou Ciências Pedagógicas em Lisboa, onde vive. A ruptura com a terra natal e a condição de exilada é que a coloca na posição de procura do universo perdido como refere na entrevista concedida a Michel Laban. Esse universo distanciado pela condição diaspórica 1, ao lhe permitir viver em grandes cidades de outros países e lhe fortalecer de identidades outras, favorece-lhe olhar para sua terra por outras câmeras. Para nós, Cabo-verdianos, [alerta] a nossa diáspora concretiza-se na emigração. É a fuga clandestina nos barcos estrangeiros, onde, caso fossem descobertos, os prevaricadores seriam atirados para dentro das caldeiras que alimentavam o girar da hélice ou o trabalhar das máquinas. Entre bagagem e sacos no porão escondidos, quantas vezes desacautelados, acabavam por ser empurrados borda fora, para regalo dos tubarões...( AMARILIS, 1999, p. 43). Assim, com esse sentimento de pertencimento e de rompimento, é que sua literatura resulta em diferentes matizes da temática da insularidade - o isolamento, a migração, o futuro ilusório -, e assume variantes de um mesmo tema: o exílio, a 1 Diáspora palavra grega que designa a dispersão dos judeus através do mundo no século II da nossa era. Dispersão ocasionada muitas vezes por exílio forçado, outras vezes ainda por necessidade de fazer transacções comerciais como modo de vida normal. (AMARILIS, 1999, p. 43).

3 diáspora, a solidão, o dia-a-dia das mulheres e das ilhas, o que lhe permite transitar em espaços distintos - a ex-colônia e a metrópole - para pensar a vida contemporânea. [...] Orlanda Amarilis lança luzes sobre algumas questões frente às quais se coloca o escritor contemporâneo, como a necessidade de construir, com sua literatura, um mundo novo, moderno, sobre as culturas que ele carrega dentro de si, ou, ainda, ao escrever, não se fechar em guetos, esquecendo-se de que há um mundo além da comunidade à qual pertence originariamente. (FONSECA; MOREIRA, 2007, p. 23). Ao construir, com a literatura, um mundo novo sobre as culturas que carrega dentro de si, abre-se para além da comunidade a que pertence originariamente. No conjunto, sua obra aborda o deslocamento entre espaços físicos e psicologicamente diferentes. Contista de publicação literária reduzida, publicou Ilhéu dos pássaros em 1983, A casa dos mastros em 1989 e Cais-do-Sodré te Salamansa em É, a partir de um recorte de obra, A casa dos mastros, mais especificamente ainda, de dois contos desta publicação, que concentrarei a diálogo aqui proposto. Se as diversidades devem ser (re)conhecidas e as desigualdades vencidas, se se quer a literatura e a educação estrategicamente pensadas para a superação das tantas desigualdades sociais, há que se examinar, nesta discussão, a escolha do gênero literário conto como adequada para o letramento literário em geral, num país de poucos leitores como somos, bem como pertinente - este gênero -, para a entronização a um universo literário desconhecido, o da literatura africana de língua portuguesa, em particular a literatura caboverdiana aqui representada pelos contos de Orlanda Amarilis. Por sua menor complexidade narrativa e ligeireza de leitura, os contos costumam proporcionar uma entrada prazerosa e cativante no mundo da leitura. Têm, em geral, por característica, uma densidade de fatos e uma tal coesão que favorece lê-los de uma sentada só, impedindo que o leitor iniciante se aborreça e desista da leitura. O conto é [...] conto, quando as ações são apresentadas de um modo diferente das apresentadas no romance: ou porque a ação é inerentemente curta, ou porque o autor escolheu omitir algumas de suas partes. A base diferencial do conto é, pois, a contração. (GOTLIB, 2006, p. 64).

4 Falar das especificidades do conto implica compreender também que não estamos diante de gênero fácil, advertência feita pelo grande contista brasileiro Machado de Assis: É gênero difícil, a despeito de sua aparente facilidade. (2006, p. 806). A brevidade, uma das características mais alardeadas do conto, talvez seja a que exija mais perspicácia e habilidade narrativa e literária do autor. O tamanho, da mesma forma, é naturalmente a qualidade do conto. (ASSIS, 2006, p. 476). Entendo também que a apresentação de uma narrativa mais curta, comparativamente ao romance, surge como uma alternativa potencialmente relevante na promoção da leitura no ambiente escolar, dadas as condições do trabalho na escola e à capacidade de fôlego de leitura própria dos leitores jovens. Feitas as especulações a respeito da eficácia do gênero literário em questão, evidentemente aceitando que resistências e dificuldades farão parte do encontro literário do qual me ocupo, e dos processos de letramento literário em geral, volto às particularidades dos contos de Orlanda Amarilis. Neles, conforme já me referi anteriormente, as vivências traumáticas dos caboverdianos são revisitadas através da temática do exílio, e podem, igualmente, ser vistas à luz de condições históricas gerais representativas do continente africano, tais como as guerras colonial e pós-colonial, a ditadura de Salazar, enfim, situações que fomentaram o exílio político e económico de portugueses e africanos fazendo do exílio um tema recorrente na escrita desta época. (GUTERRES, 1999, p. 9). Por outro lado, ainda segundo Maria Guterres, Os motivos que dão forma ao exílio como tema literário - a viagem ao desconhecido, o destino incerto - estão ligados, não só à aventura involuntária que caracteriza o exílio político, mas também à idéia de viagem sem regresso. (p. 9). Constituem arquétipos na narrativa do exílio a consciência de que a pátria já não é o lugar onde se possa voltar, o conflito das personagens perante realidades desconhecidas e o exílio interior é tão trágico quanto a emigração.

5 O conto Cais-do-Sodré, do livro Cais-do-Sodré té Salamansa (1974), é exemplar das variantes do tema do exílio em Orlanda Amarilis. Nele o deslocamento no estrangeiro conflita com a descoberta de que estar entre um patrício passa a ser incômodo, e de que o imaginário de pátria pode estar se desfazendo. Ao analisar uma conhecida a seu lado, na estação ferroviária, em Lisboa, a personagem Andresa se dá conta de que há algum tempo lhe acontece que: Vê um patrício, sente necessidade de lhe falar, de estabelecer uma ponte para lhe recordar a sua gente, a sua terra. Entretanto, feito o contacto, o desencanto começa a apoderar-se dela. Qualquer coisa bem no íntimo lho faz sentir. Não tem afinidades nenhuma com as pessoas de há quinze anos atrás. Nem são as mesmas. (p.16). No conto Salamansa, do mesmo livro, ao revisitar a casa em Salamansa, o personagem Baltasar rememora, juntamente com os espaços físicos da morada, fatos, amores, colegas e ouve da criada Antoninha que ela deseja também emigrar: << Porque é que queres ir para S. Tomé?>>, surpreende-se a perguntar à criada. <<Não estás bem aqui na tua terra, Antoninha? << Bem, eu estou, senhor doutor. Mas eu tenho meu filho e eu quero darlhe duas letras. Sabe, esta nossa terra está nhanhida.>> Antoninha desfia as suas preocupações num arrastar monocórdico de palavras. <<O pai de meu filho deixou-me. [...] Tenho de ir pâ S. Tomé para poder dar duas letras ao meu filho. (p. 121). Baltasar, que viera passar uns dias em S. Vicente, sente vontade de voltar para Lisboa. Sua terra não é a mesma e nada mais ali tem significado para ele. Sente-se exilado em sua própria terra: A irmã passava os dias a lamentar a chuva arredia havia duas épocas, o povo começara a debandada para S. Tomé, as pessoas do seu tempo ou tinham emigrado para a América, ou tinham-se deixado ficar naquela modorra do Mindelo, impotentes para lutarem contra o vento endiabrado que empurrava as águas para outras pontas. O que o prendia ali? Nada, nada. (p ).

6 Passo a examinar com mais demora o livro A casa dos mastros, publicado em 1989, detendo-me, posteriormente, em dois contos desta publicação: A casa dos mastros título homônimo do livro - e Bico de lacre. Sete contos organizam o livro A casa dos mastros: Rodrigo, A casa dos mastros, Jack-pé-de-cabra, Laura, Bico- de-lacre, Tosca e Maira da Luz, respectivamente. Todos os contos trazem uma introdução, uma espécie de sinopse, epígrafe, ou nota explicativa. Esta epígrafe funciona como uma mostra preparativa para um modo de narrar de desfecho lacônico, curioso, indagador, e as narrativas são repletas de elementos fantásticos, raízes de África, procura do eu remoto que há em todos nós, conforme afirma a autora em entrevista concedida a Michel Laban. (p. 273). Ao articularem-se entre si pelos ciclos de vidas e mortes, os sete contos que compõem A casa dos mastros podem ser paradigmas de que o real pertence à morte, à dimensão do imaginário (TUTIKIAN, 1999, p. 96), ou do fantástico. A epígrafe do conto A casa dos mastros anuncia que O mastro é um sinal, é um signo. Numa cidade, por mais calma e pequena que se nos apresente, há sempre uma casa onde acontece algo diferente. Aqui, neste texto, A CASA DOS MASTROS surge como cenário de uma transgressão no quotidiano de uma pacata cidade. (AMARILIS, 1989, p.39). Transgressão ratificada por Pires Laranjeira no prefácio do mesmo livro: História em que a protagonista se vê enredada nas malhas escabrosas do incesto, na tradição naturalista. (1989, p. 11). O cenário do conto é de terra inóspita: outros becos e ruas, gémeos na solidão esmaecida da terra deserta, varrida pelo suão de repente levantado do mormaço arrastado do Sara. (AMARILIS, 1989, p. 41). A casa é um sobrado com ícones monárquicos: A casa, de herança não repartida dos bisavós, conservava um mastro longo [...]. Em dias festivos e santos, a bandeira monárquica, batia fortemente. (p. 44).

7 Tempo histórico linear, intercalado por recuos e avanços temporais, alterações sequenciais por intromissão do narrador, um eu volátil que alterna entre terceira e primeira pessoa, em diálogo direto com um nós oculto. Há recorrência de crendices, almas penadas, ambientes lúgubres, maldição: aquela casa era dos mortos amedrontados pelas teias a multiplicarem-se, de correntes de ar, de maldição acumulada!. (p. 52). Também as premonições, misturam-se em monólogo interior à voz de um narrador onisciente: Para mim, parte volátil de mim mesma, estas controversas atitudes só me vieram confirmar o que iria acontecer como eu já previra. (p ). Ao atuar na cultura mítica, conforme afirma Jane Tutiakin, a autora desvenda o estatuto de caboverdianidade e africanidade, oferecendo, aos caboverdianos, o orgulho étnico e nacional. (1999, p. 96). O mar e o canal são o sonho de emigrar: Previu nos olhos da moça ondas alterosas do canal barrando o caminho do Norte. Caminho de emigrantes, caminho da procura, caminho de ir e voltar. (AMARILIS, 1989, p. 48). As mulheres são infelizes, marcadas pelo tempo, pela desilusão e pela solidão: Violete continuou a viver de recordações, de desejos amaldiçoados, só sem ninguém, errando pela casa. (p. 53). A iniciação sexual e o incesto vividos pela personagem Violete causam-lhe tensão, dor, culpa, isolamento extremo e morte trágica: Violete continuou a viver de recordações, de desejos amaldiçoados, só sem ninguém, errando pela casa. (p. 53). A exemplo dos demais contos do livro A casa dos mastros, a narrativa do conto Bico-de-lacre também é anunciada com uma epígrafe explicativa: Bico-de-lacre, avezita conhecida em Santiago por Passarinha. Bico-de-lacre, sortilégio como o de qualquer totem a que nos agarramos. Também a infância transfigurada de uma criança tem o seu sortilégio. Vila de Ribeira de João, Lombinho, Passagem, Calejão, Campinho e tantos outros lugares, assim como figuras carismáticas como o cónego Bouças ou o Dr Elmano ou uma instituição como o seminário, ficam dignificadas no tempo. E se a criatividade toma por referências o corpo de lugares e circunstâncias chamadas à stória, isto significa a homenagem de quem amou esses lugares e neles viveu, se bem que de forma passageira. (AMARILIS, 1989, p.93).

8 Memória transfigurada da infância, conto revisitador de lugares, de pessoas e de circunstâncias do cotidiano infantil na casa da avó, casa de organização colonial, onde as crianças estão sob os cuidados de uma tia: Uma das escadas era a das visitas, a outra a das criadas. As traseiras eram a parte mais pomposa da casa. No primeiro andar as seis janelas com largas vidraças reflectiam nos vidros o brilho do sol de todo o ano. Do quarto da titia ou de qualquer dos outros, descortinava-se o Pasmatório [..] ladainhas para a Senhora do Rosário. (p. 95). Casa de homens ausentes, habitada por mulheres, por criadas e por três crianças: As vozes das mulheres derramavam-se pelas casas da ladeira enquanto os dedos marcavam nas contas do rosário o final de cada ave-maria. O cântico, qual coro de carpideiras, espreguiçava-se pela noite. Choravam pelos maridos que nunca tiveram. (p.96). A rotina da casa tem as tarefas bem marcadas pelos fatos básicos, por um certo idílio e por acontecimentos hilários provocados por atitudes das crianças: Era a época dos grandes trabalhos. Em cima do forno havia bananas descascadas num tabuleiro a secarem ao sol. Cachos verdes iam sendo pendurados na despensa. Depois de amadurecidos ai, ai tão perfeito lanche com farinha-de-pau. (p. 100). Narrado em primeira pessoa, de cenários descritivos, a narrativa revisita a infância da menina traquina: Eu chorava, não queria as papas. Gostava, sim, de me levantar cedo e fugir de casa. (p. 96). Um dia empurrei a minha irmã para dentro do tanque e não fosse o Libânio ela ter-se-ia afogado (p. 100). Narra, nos moldes do fantástico, o rito de passagem da menina para a vida adulta; a transformação do corpo, a consciência de si, a perda da inocência: Eu era ruim, diziam-me. Comecei a cismar. [...] Via olhos a espreitarem-me de todos os lados e dia a dia começara a transformar-me exteriormente. Ignoro se se aperceberam do que me ia acontecendo. Os meus dentes cresceram devagar, devagar, saíram para fora da boca e quase chegavam ao

9 queixo. [...] Um rabito de pele tinha começado a despontar ao fundo do cóccix. (p. 101). A descoberta da morte e a conquista da liberdade se dão de forma alegórica e sofrida, em ambiente fúnebre, acompanhada da presença e do canto de um bico-delacre, ave de mau agouro, conforme já se foi advertido na epígrafe do conto. O pranto alto e sentido abriu vincos fundos e irregulares no muro branco do cemitério. As mulheres carpiam pelo morto e pela chuva. [...] Afastei-me então e entretive-me a ler o que diziam as cruzes bem direitas no topo de cada sepultura.[...] Saí a fugir do cemitério, o meu rabito de pele a bater-me nas pernas [...] Então desatei a chorar [...] A noite desabou sobre mim. O bico-de-lacre trinou mais duas vezes (agora ouvia eu bem) e emudeceu. (p ). Um e outro conto aqui apresentados, exemplares da produção amariliana, são adequados a diferentes idades e circunstâncias em exercício de iniciação ao conhecimento das particularidades da obra desta escritora caboverdiana. Poderia cogitar ainda, que Bico-de-lacre, pela sua singeleza, telurismo e memória da infância seria muito bem vindo na recepção de jovens leitores e que A casa dos mastros estaria melhor na companhia de leitores mais amadurecidos. De todo modo, essa cogitação serve apenas para pensar situações específicas da vida escolar, e auxiliar nos projetos de leitura que viriam. Em suma, esses projetos teriam como meta descortinar um universo literário que carrega na sua particularidade o ensejamento de descobertas históricas e culturais formadoras de consciência literária e política, sobretudo de atitudes diante do diverso e do plural de que tratam os contos. Sem mascaramento das verdades históricas, sociais e culturais, Orlanda Amarilis opõe Á perspectiva anômica da dispersão, solidão, individualismo, [...] a solidariedade, procurando, assim, analogicamente, a discursividade dos contadores de estórias. Assim, além de memória cultural de seu povo, sua ficção constitui produção simbólica solidária (enquanto tal, concretiza laços

10 de solidariedade), pela intercalação de múltiplas vozes e múltiplos causos. (ABDALA JUNIOR, 1999, p. 88). Do ponto de vista da viabilidade das leituras aqui propostas, cabe pensar que o distanciamento histórico e físico, também o poético-literário a que estamos submetidos em relação ao país Cabo Verde e à literatura amariliana, poderão ser superados através de estudos e de leituras escolares intertextuais, somando pesquisas e conhecimentos, aproximando-nos das diferenças de toda ordem: temporais, espaciais, culturais, históricas, de raça e de gênero. Todas, passíveis de serem (re)veladas, descobertas, aceitas e (con)vividas. Convívio salutar a todos, sem exceção. Afinal, é esta a luz que nos entra vinda do interior desses textos, produzidos por um sentimento que, a despeito de ser particular, é universal e contemporâneo nas temáticas que aborda. Apontar para as pluralidades e oportunizar essas leituras e discussões significa construir a consciência de que o Brasil se encontra estreitamente ligado, em sua história, aos processos culturais vivenciados pelos povos africanos e também caboverdiano. Tanto é verdade que, segundo Simone Caputo Gomes, um particular aspecto nos une à cultura caboverdiana: o modernismo brasileiro serviu como divisória entre a poética de modelo português e o mergulho nas raízes locais. Através da revista Claridade ( ), primeira manifestação intelectual da elite crioula caboverdiana, o Brasil passa a ser modelo de afirmação e de identidade mestiça, particularmente, a poesia de Manuel Bandeira e aspectos diversos do Nordeste brasileiro: Até o último momento da revista (1960), o Brasil permanece como padrão ou intertexto nos estudos do folclore, da língua, das estruturas sociais e da produção literária. (GOMES, 2006, p. 166). As temáticas da aridez, da seca e da fome, a exemplo da literatura sobre o Nordeste brasileiro, são constantes do olhar caboverdiano. E Manuel Bandeira teve ampla recepção no meio literário de Cabo Verde pela perseguição da felicidade alhures, o mito de Pasárgada, o também chamado terra-longismo. Para o aprimoramento dessa conversa cruzada que aqui traço, importa destacar ainda, apesar da dominação da cultura portuguesa, a resistência do povo de Cabo Verde, na preservação de sua identidade. No processo de luta pela libertação nacional, foi de peso a presença de elementos como: o crioulo na fala dos

11 caboverdianos, as mornas, 2 as cantigas de trabalho, os repiques do batuque, as manifestações coletivas como a Tabanca 3, em suma, o apego à cultura mestiça. O mestiço caboverdiano revelou-se como elemento catalisador e estabilizador, mas também inovador e plástico, com o alastramento tanto horizontal como vertical, por todo o arquipélago, de expressões de cultura mestiça formadas possivelmente no funco: a língua crioula, o folclore poético, musical e novelístico, a culinária, a doceria, o folclore das adivinhas, dos provérbios, os festejos populares, as superstições, os hábitos e esquemas de comportamento. (GOMES, 2006, p. 162). A isso é sensível Orlanda Amarilis que tem plena sua obra dessas particularidades, optando por uma linguagem terra, escolha lingüística anunciadora de crenças e aspectos comportamentais autóctones, conforme se pode observar no trecho que segue do conto A casa dos mastros : O imaterial do meu riso porventura espalhou-se naquela detardinha sobre os meus sujos e acinzentados ossos. A minha caveira desgraciosa, porque desproporcionada aos seu antigo invólucro, tinha estremecido. (p. 43). Por outro lado, convém chamar novamente para a compreensão da ótica problematizadora de Orlanda Amarilis: a do geral através do particular, a da nação através da região, a do coletivo através do individual. Se os seres ficcionais dos contos se fazem agentes de caboverdianidade, no sentido de manter as raízes que os ligam ao seu meio, se extravasam uma história sem máscaras e se, ainda, apontam com suas particularidades, aspectos universais, mais próximo se está de estabelecer um diálogo com este povo e com esta História porque dela e deles de muitas forma compartilhamos, como já ficou claro. Bem receber a literatura universal, particularmente a africana e caboverdiana, poderá ser uma forma de encontro e de solidariedade universal. Um estar aberto para o 2 Morna - Gênero musical e de dança que mais identifica o povo cabo-verdiano. Tradicionalmente tocada com instrumentos acústicos, a morna reflecte a realidade insular do povo de Cabo Verde, o romantismo dos seus trovadores e o amor à terra (ter de partir e querer ficar).trata-se de um símbolo nacional; é o gênero que consegue ser largamente transversal a todos os grupos etários, cronologicos, geográficos, etc. 3 Tabanca Festividade religiosa, típica de algumas ilhas, ligada a santos populares e associada à manifestação de rua.

12 outro no que ele possa assemelhar-se ou diferenciar-se, constituindo uma universalidade mais homogênea, justa e fraterna, modificada em atitudes humanas e cidadãs. Um caminho possível para a promoção das igualdades pelo viés dos estudos literários, culturais, e educacionais. Porque se escrever não é mais que um desabafo, um modo de partilhar a alegria, a dor, o medo por vezes, as nossas emoções quantas vezes caladas, recalcadas (AMARILIS, 1999, p. 46), ler também o é partilhamento e desvelamento. Enfim, pode ser a literatura percurso de (re)conhecimento de (des)igualdades, um pouco superação das limitações humanas, ou ainda, mais do que meio de suportar a existência - como quer Vargas Lhosa em A orgia perpétua -, meio de melhor existir na diversidade. Referências Bibliográficas ABDALA JUNIOR, Benjamin. Orlanda Amarílis, literatura de migrante. Revista Via Atlântica, n. 2 jul USP. p Disponível em: < > Acesso em: 27/05/2011. AMARILIS, Orlanda. Cais-do-Sodré té Salamansa. Coimbra: Centelha, A casa dos mastros: contos caboverdianos. Linda-a-Velha: ALAC, Diáspora Exílio. In: MARTINHO, Ana Maria Mão-de-Ferro (org.). A mulher escritora em África e na América Latina. Évora: NUM, p ASSIS, Machado de. Várias histórias. In: COUTINHO, A. (org). Machado de Assis: Obra Completa. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, p Crítica. In: COUTINHO, A. (org). Machado de Assis: Obra Completa. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, p FONSECA, Ma. Nazareth Soares e MOREIRA, Terezinha Taborda. Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa. Cadernos CESPUC de Pesquisa, Série Ensaios, n. 16: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Belo Horizonte, set. 2007, p

13 GOMES, Simone Caputo. Rostos, gestos, falas, olhares de mulher: o texto literário de autoria feminina em Cabo Verde. In: CHAVES, Rita e MACEDO, Tania. (org.). Marcas da diferença: as literaturas africanas de língua portuguesa. São Paulo: Alameda, p GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 11 ed. São Paulo: Ática, GUTERRES, Maria. O exílio nos contos de Orlanda Amarilis. In: MARTINHO, Ana Maria Mão-de-Ferro (org.). A mulher escritora em África e na América Latina. Évora: NUM, p LABAN, Michel. Encontro com Orlanda Amarilis. In: Cabo Verde: Encontro com escritores. I vol. Fundação Eng. Antonio de Almeida. Porto/Portugal, s.d. p LARANJEIRAS, Pires. Mulheres, ilhas desafortunadas. In: AMARILIS, Orlanda. A casa dos mastros. Contos caboverdianos. Lisboa: ALAC, Prefácio. p MATOS, Mário. Machado de Assis, contador de histórias. In: COUTINHO, A. (org). Machado de Assis: Obra Completa. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, p TUTIKIAN, Jane. Inquietos olhares: A construção do processo de identidade nacional nas obras de Lídia Jorge e Orlanda Amarílis. Revista Via Atlântica. n. 2, jul USP. p Disponível em < > Acesso em: 27/05/2011.

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Edison Mendes. A realidade de uma vida

Edison Mendes. A realidade de uma vida Edison Mendes A realidade de uma vida Rio de Janeiro Barra Livros 2014 Copyright 2014 by Edison Mendes Todos os direitos reservados à Barra Livros Proibida a reprodução desta obra, total ou parcialmente,

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo - Português

5º ano. Atividade de Estudo - Português Atividade de Estudo - Português 5º ano O texto que você vai ler abaixo pertence ao gênero crônica. As crônicas transformam um acontecimento comum, do nosso dia a dia, em uma história muito interessante.

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert

Biodanza. Para Crianças e Jovens. Manuela Mestre Robert Biodanza Para Crianças e Jovens Manuela Mestre Robert FICHA TÉCNICA: TÍTULO Biodanza para Crianças e Jovens AUTORIA Manuela Mestre Robert Manuela Mestre Robert, 2008 CAPA Crianças do 1º ciclo do Ensino

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

MENSAGEM DE NATAL PM

MENSAGEM DE NATAL PM MENSAGEM DE NATAL PM Boa noite, Como todos sabemos, os últimos 3 anos foram fortemente marcados pela resposta ao colapso financeiro de 2011. Todos sentimos no nosso dia-a-dia as dificuldades e como nos

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

E alegre se fez triste

E alegre se fez triste Manuel Alegre Manuel Alegre nasceu em 1936 e estudou na Faculdade de Direito de Coimbra, onde participou activamente nas lutas académicas. Cumpriu o serviço militar na guerra colonial em Angola. Nessa

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Patrícia Cristina de Aragão Araújo 1 Thaís de Oliveira e Silva 2 A escola existe

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451 O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL? Miriam Cristina Almeida Severino (UFRJ) cristinasmiriams@yahoo.com.br Christina Abreu Gomes (UFRJ) christina-gomes@uol.com.br 1. Introdução

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÃO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER 919 CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER Isabela Pereira Lopes Lapeade PPGE UFRJ José Jairo Vieira Lapeade PPGE UFRJ Eixo Temático: Políticas de inclusão/exclusão em

Leia mais

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 23 24 25 _Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 26 27 Joe Navalha, 2013 28 TEXTO POR CAIO BASTOS Restam duas opções, ao se deparar com

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Faltam boas entrevistas ao jornalismo diário brasileiro

Faltam boas entrevistas ao jornalismo diário brasileiro 1 www.oxisdaquestao.com.br Faltam boas entrevistas ao jornalismo diário brasileiro Texto de CARLOS CHAPARRO A complexidade dos confrontos da atualidade, em especial nos cenários políticos, justificaria

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Português A2 Programa de Português Nível A2 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões

Leia mais

Dinâmica do Trabalho em Rede de Educação Ambiental

Dinâmica do Trabalho em Rede de Educação Ambiental Dinâmica do Trabalho em Rede de Educação Ambiental Elaboração CÁSSIO MARTINHO Realização Adaptação Simone Mamede REDES EM TODO LUGAR Malhas rodoviária e ferroviária Sistema de energia elétrica Sistemas

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRIMEIRO MINISTRO

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRIMEIRO MINISTRO DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRIMEIRO MINISTRO Senhora D. Maria José Ritta, Presidente da Comissão Nacional para o Ano Internacional dos Voluntários, Ms. Sharon Capeling, Senhoras e Senhores congressistas

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Ensino Religioso História Geografia Auteridade (O Eu, Eu sou, Eu com os outros, Eu e os outros somos Nós)

Ensino Religioso História Geografia Auteridade (O Eu, Eu sou, Eu com os outros, Eu e os outros somos Nós) 1 TEMA Os limites da minha casa 2 AUTOR Franciele Mendes da Luz francieleluz@hotmail.com 3 SÉRIE / CICLO 1º Ciclo 1ª Série 7 anos 4 BLOCOS TEMÁTICOS Ensino Religioso História Geografia Auteridade (O Eu,

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola:

Leia mais

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazendo uma oração, com quem eu posso sempre falar e em quem eu posso confiar.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazendo uma oração, com quem eu posso sempre falar e em quem eu posso confiar. Coisas que com você aprendi Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazendo uma oração, e aprendi que existe um Deus com quem eu posso sempre falar e em quem eu posso confiar. Quando

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter-

Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- Algumas definições Sistema de signos socializado. Remete à função de comunicação da linguagem. Sistema de signos: conjunto de elementos que se determinam em suas inter- relações. O sentido de um termo

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES NÍVEL: FUNDAMENTAL TURNO: MANHÃ GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO APOLÔNIO SALLES SUPLETIVO 2013 QUADRO DE PROVAS PORTUGUÊS PRÉDIO: SALA: NOME COMPLETO: RG: Nº DE INSCRIÇÃO:

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 1 História Unidade 1 Memória e experiência social. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 39

Atividade extra. Fascículo 1 História Unidade 1 Memória e experiência social. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias História 39 Atividade extra Fascículo 1 História Unidade 1 Memória e experiência social Questão 1 Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João É que quando eu cheguei por

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa , Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa Porto Príncipe-Haiti, 28 de maio de 2008 Meu caro amigo, presidente René Préval, presidente da República do

Leia mais

O MUNDO É A CASA DO HOMEM

O MUNDO É A CASA DO HOMEM O MUNDO É A CASA DO HOMEM Nichan Dichtchekenian Há dois motivos principais que me levam a fazer esta apresentação: O primeiro é fazer um esclarecimento e uma defesa da Fenomenologia, buscando, este esclarecimento,

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Educação para os Media e Cidadania

Educação para os Media e Cidadania Educação para os Media e Cidadania Sara Pereira Instituto de Estudos da Criança Universidade do Minho Com este artigo procura-se reflectir sobre a educação para os media como uma forma e uma via de educar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO DINÂMICAS DE GRUPO Nesta categoria as atividades caracterizam-se, de um modo geral, por terem uma componente lúdica acentuada. Podem ser utilizadas em quase todos as fases do trabalho

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

Meu nome é Elizeu Lopes, Ava Kuarahy, sou Guarani-Kaiowá, representante da

Meu nome é Elizeu Lopes, Ava Kuarahy, sou Guarani-Kaiowá, representante da Sra. Presidente do Fórum Permanente 2015 Sra. Relatora Especial para nós povos indígenas. Mba'éichapa!!! Meu nome é Elizeu Lopes, Ava Kuarahy, sou Guarani-Kaiowá, representante da Grande Assembleia Aty

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo

A produção de leituras da obra A maior flor do mundo Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) A produção

Leia mais

Carta Pedagógica do Amazonas

Carta Pedagógica do Amazonas Carta Pedagógica do Amazonas Estimados educadores e educadoras do Brasil. Se o ser humano não se descobre cidadão sujeito histórico, até mesmo suas aspirações mais elementares como alimentação, saúde,

Leia mais

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR?

POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? POR QUE SONHAR SE NÃO PARA REALIZAR? Como Encontrar a Verdadeira Felicidade Rosanne Martins Introdução Este livro foi escrito com o intuito de inspirar o leitor a seguir o sonho que traz em seu coração.

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

SEGUNDO S E T Ê N I O

SEGUNDO S E T Ê N I O SEGUNDO S E T Ê N I O Segundo Setênio O nascimento dos sentimentos Quando o corpo está estruturado e especialmente o cérebro bem formado, também os dentes de leite herdados são eliminados. Inicia-se a

Leia mais

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO Danielle de Sousa Macena- UFCG danyellehta-@hotmail.com Januzzi Gonçalves Bezerra UFCG januzzigoncalves@gmail.com Janaina Gonçalves Bezerra - UFCG jgoncalves003@gmail.com Resumo

Leia mais

(PI): 01 - O 01 (A1):

(PI): 01 - O 01 (A1): Tema do Projeto: Composição Musical em Banda Pop/Rock em contexto extracurricular Que aprendizagens e motivações são desenvolvidas no projeto de composição de canções a partir de sequências harmónicas

Leia mais