INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO APE 2010
|
|
|
- Lorenzo Cabral Canário
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 SECRETARIA de ESTADO da EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA de DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DIRETORIA de ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COORDENADORIA de ALIMENTAÇÃO e NUTRIÇÃO ESCOLAR INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO APE 2010 O APE (Acompanhamento do Programa na Escola) é o instrumento de comunicação entre a escola e a CANE (Coordenadoria de Alimentação e Nutrição Escolar). É um documento de caráter obrigatório que deverá ser preenchido pela escola mensalmente, informando com exatidão cardápios servidos, número de alunos atendidos, movimentação de estoque e outros fatos que possam interferir na operacionalização do Programa. O APE deverá ser preenchido em três vias: uma deverá ficar arquivada na secretaria da escola e as outras duas deverão ser encaminhadas ao NRE nos meses de fevereiro a dezembro, até o 5º (quinto) dia útil de cada mês as escolas deverão entregar no NRE. O NRE deverá fazer prévia análise dos APEs, arquivar uma cópia e enviar a outra à SUDE/CANE até o 10º dia útil de cada mês. O malote deverá estar separado por município e por escola em ordem alfabética. Todos os estabelecimentos da rede estadual e municipal contemplados pelo Programa de Alimentação Escolar receberam os formulários atualizados: APE, GUIA DE REMANEJAMENTO, CONTROLE INTERNO, CONTROLE DIÁRIO DE REFEIÇÕES e PLANILHA PERECÍVEIS. Os formulários atualizados deverão ser copiados em um computador da escola para o controle mensal.
2 O preenchimento correto e a veracidade das informações são fundamentais para o desenvolvimento adequado do PEAE (Programa Estadual de Alimentação Escolar). As informações contidas no APE são de inteira responsabilidade do diretor (a). O não cumprimento dos prazos de entrega ao NRE, bem como o preenchimento incorreto do controle de estoque (entrada, saída, saldos e data de validade) e demais informações serão passíveis de sanções aos responsáveis envolvidos (Diretor, técnico administrativo e Merendeira (o). Os cardápios mensais serão comparados com as pautas e saídas dos produtos do estoque, bem como, a quantidade de refeições servidas diariamente. Sugerimos que, o diretor (a) designe um técnico administrativo para ser o responsável pelo preenchimento informatizado do APE. Este desenvolverá o trabalho de acompanhamento do programa em parceria com a merendeira (o). ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA NA ESCOLA - APE º Copiar o Programa Merenda 2010 BrOffice.org Calc para um computador da escola, pelo endereço eletrônico no link Coordenadoria de Nutrição e Alimentação Escolar, antes de começar a trabalhar nas planilhas verificar nas propriedades, permissões se o arquivo esta para leitura e Escrita ; 2º Guia Acompanhamento preencher todos os campos solicitados como: endereço, , telefone, código do município e da escola, mês de referência, cardápio, entre outros; 3º No campo 8 - número de alunos inscritos no programa, será calculado automaticamente, para isso deverá ser somado o total de dias de servimento e preenchido o total, conforme seta indicativa. Atenção!!! Esse número não é fixo, pois ocorre variação diária e mensal conforme o cardápio servido e também pela variação nos dias letivos de acordo com o mês.
3 4º No campo 9 - nome do responsável pelo acompanhamento do APE, informar o nome do(a) funcionário(a) que acompanha o programa e preenche o APE; 5º No campo número de refeições servidas - manhã, tarde, noite - informar o número real, não sendo necessário contar as repetições. A totalização é automática; 6º Em caso de escolas que atendem PROGRAMAS ESPECIAIS, (Mais( Educação, Viva Escola e/ou outros) com servimento de cardápio no horário de almoço, café da manhã ou jantar, deverá informar o cardápio servido, o número de alunos atendidos e os dias de atendimento, preenchendo mais uma guia ACOMPANHAMENTO, no entanto o controle do estoque mensal será único, informar no campo 12 o nome do programa; Para os Colégios Agrícolas o preenchimento do Acompanhamento do Programa na Escola APE será diferenciado devido a sua especificidade, cabendo 2 (duas) Guias Acompanhamento de acordo com modelo próprio 'Programa Merenda Agrícola.' 7º Para o preenchimento da movimentação de estoque: preencher somente os itens (alimentos e/ou produtos) que constam no depósito; 8º Preencher a marca e a data de validade dos produtos. Caso haja estoque do mesmo produto, com marcas e validades diferentes, deve-se anotar nos campos próprios. É possível anotar duas ou mais marcas ou validades na mesma célula. Deletar a marca e a validade dos produtos quando o estoque zerar; 9º Preencher os dados do SALDO de dezembro de 2009 na planilha de janeiro 2010 na coluna saldo anterior. Esses dados entram automaticamente na planilha de fevereiro e assim sucessivamente, não é necessário enviar a planilha de janeiro, com exceção das escolas que atenderam projetos especiais em janeiro com servimento de alimentação escolar;
4 10º Preencher o campo ENTRADA, quando receber nova remessa. É obrigatório registrar também as entradas de produtos perecíveis ou não-perecíveis adquiridos com outros recursos ou outras fontes, tais como: PEC, cota extra, verba da Agricultura Familiar, remanejamento, e/ou outros recursos na PLANILHA PERECÍVEIS, bem como proceder a movimentação correta dos estoques. 11º Preencher todas as SAÍDAS ocorridas no mês; 12º A planilha Br Office.org Calc obedece fórmula, ou seja, o cálculo é automático, portanto, há células protegidas conforme a digitação dos dados, os SALDOS ou totais serão processados e não poderão ser mais alterados. É importe que o usuário responsável não desproteja, para não perder o formato original. Caso haja necessidade de alterações entre em contato com esta Coordenadoria, para os procedimentos necessários. Portanto, realize um levantamento minucioso (conferência) e informe os saldos anteriores reais que estão no depósito para que não haja problemas futuros; 13º Preencher no campo OBSERVAÇÃO a origem das entradas quando estas forem adquiridas por outras fontes e/ou recursos, conforme descrição no item º Antes de imprimir as planilhas visualizar a imagem, verificar se as configurações estão de acordo com a folha A4. Grampear todos os formulários na margem superior esquerda. Observações:
5 15º Se algum produto apresentar alteração nas características sensoriais, deverão ser tomadas as seguintes providências: se o produto for seco (biscoitos, grãos, massas e farinhas), embalar em sacos plásticos e vedar bem, retirar do deposito, colocar em lugar seguro longe dos outros produtos; enviar ofício conforme a Instrução Normativa e aguardar a retirada por parte do fornecedor; quando for produto que contenha líquidos (carnes, peixes, salsichas e charque) os quais exalam odor, chamar a vigilância sanitária local imediatamente. O produto só poderá ser retirado do estabelecimento para descarte mediante o Auto Termo emitido pela autoridade competente (fiscal). O Auto Termo (laudo) deverá ser anexado juntamente com o ofício para substituição. 16º Nos casos em que a escola solicitar reposição de algum produto alterado conforme o estabelecido no item 24 da Instrução Normativa 2010, comunicar esta coordenadoria por de , a data em que o produto foi reposto pelo fornecedor. PLANILHA PERECÍVEIS Essa planilha é para movimentar o estoque de produtos perecíveis adquiridos pela própria escola, quando efetuar aquisições. Salvar o modelo, após digitar, imprimir e anexar ao APE. GUIA DE REMANEJAMENTO A utilização da GUIA DE REMANEJAMENTO se faz necessário em casos de movimentação de produtos dentro do mesmo município.
6 O remanejamento ocorre em caráter extraordinário, ou seja, em casos de falta ou excesso de determinado alimento/produto. Portanto, deverá ser registrada a entrada ou saída do produto no APE no mês em que ocorreu o remanejamento. Indicar no campo da observação do APE - remanejamento. 1º Preencher todos os campos: identificação (nome do estabelecimento de destino e origem, endereço completo). 2º Preencher corretamente os dados do produto (quantidade, marca, data de validade) 3º Preencher todos os dados (destino e origem). 4º Data, assinatura e carimbo do diretor e do estabelecimento de ensino. (destino e origem). 5º Preencher 4 (quatro) vias, uma para o estabelecimento de origem, uma para o estabelecimento de destino uma para o NRE e outra para CANE anexar às cópias do APE do referido mês e enviar ao NRE. Movimentar corretamente o estoque (entrada e saída) no estabelecimento de origem e destino. O remanejamento é permitido nas seguintes situações: 1º Entre escolas estaduais. 2º De escolas estaduais para escolas municipais (ensino fundamental, infantil ou creches). 3º De escolas estaduais para entidades filantrópicas que atendam escolares e que sirvam alimentação no local. Ou seja, alimentos remanejados não poderão ser distribuídos como cesta básica. Observações importantes: 1ª é proibido o remanejamento de estabelecimentos estadual para qualquer outra instituição e/ou entidade. 2ª Somente alimentos dentro da validade poderão ser remanejados. 3ª quando a escola apresentar muito estoque ou pouco estoque de determinado produto, o diretor (a) deverá informar o NRE para providências de remanejamento.
7 Informações para a utilização do Planilha CONTROLE INTERNO Esta planilha destina-se exclusivamente para controle interno de SAÍDAS de produtos do depósito para a cozinha. Quem deverá utilizar o formulário? A(O) MERENDEIRA (O). Como preencher: 1º O preenchimento é manuscrito (a caneta); 2º O preenchimento é diário, todos os dias do mês em que a alimentação for servida; 3º Anotar diariamente a quantidade de unidades, pacotes ou latas que são utilizadas para o preparo das refeições; 4º A(0) merendeira(o) entregará ao funcionário responsável pelo acompanhamento do programa de alimentação na escola, a planilha para consolidação dos dados nas planilhas do APE; 5º Não é necessário anexar cópia deste documento ao APE encaminhado ao NRE; 6º Esta planilha deverá ser arquivado juntamente com a cópia do APE em pasta própria na secretaria da escola. Informações para a utilização do CONTROLE DIÁRIO DE REFEIÇÕES
8 Esta planilha é exclusivamente para controle interno. Quem deverá utilizar a planilha? A (O) MERENDEIRA (O). Como preencher: 1º O preenchimento é manuscrito (a caneta); 2º Anotar o dia, o cardápio servido e a quantidade de refeições servidas por período (manhã, tarde e noite, café da manhã, almoço ou jantar), em casos de servimento de almoço ou mais refeições para atendimento de programas especiais preencher uma planilha para cada caso conforme já descrito nesta instrução no 6º item. Sugestão para fazer a contagem das refeições: retire do armário uma determinada quantidade de pratos ou canecas limpas, (ex. 100 pratos ou 100 canecas). Ao término do servimento conte a quantidade de pratos ou canecas não utilizadas e limpas; caso sobrem 10 pratos ou canecas limpas, significa que foram servidas 90 refeições. ATENÇÃO não é necessário contar as repetições, pois as remessas de produtos são enviadas com margem de segurança para que não falte. Portanto, o aluno pode repetir. Caso o número de repetições seja muito significativo, informar no campo 12 do APE. A alimentação poderá ser servida também aos professores e demais funcionários. É proibido, no entanto, que a (o) merendeira (o) prepare refeições especiais para professores e outros funcionários ou qualquer alimento diferente ao preparado para aos alunos; 3º No último dia do mês, a (o) merendeira (o) entregará ao responsável pelo acompanhamento do programa de alimentação a planilha para consolidação dos dados nas planilhas do APE; 4º Não é necessário anexar cópia ao APE para enviar ao NRE; 5º Esta planilha deverá ser arquivado juntamente com a cópia do APE em pasta própria na secretaria do estabelecimento de ensino.
9 Curitiba, fevereiro de Ana Lúcia de Albuquerque Schulhan Diretora de Administração Escolar Márcia Cristina Stolarski Coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2012 SUDE/DILOG/CANE PROGRAMA ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PEAE
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2012 SUDE/DILOG/CANE PROGRAMA ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PEAE 1. DO RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS 1.1 Cada escola é responsável pela guarda, controle,
PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT
Sistema de Gestão do Programa Vapt Vupt SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO HENRIQUE SANTILLO PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT Responsáveis: Ludmilla Sequeira Barbosa e Rosana
MANUAL DO SERIE ALIMENTAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO SECRETÁRIO ADJUNTO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE ASSESSORIA DE ANÁLISE E ESTATÍSTICA GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 3 SUMÁRIO 1. ACESSO... 05 1.1 Alterar
1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I
Das Disposições Gerais 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Art. 1º - O Prêmio Experiências de Sucesso 2015 Professor Nota 10, é uma promoção da Secretaria
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa
Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS
Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de
Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010
Perguntas e Respostas (atualizada em 27/01/2011) 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
1 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001 de 29 de Abril de 2011. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Disciplina no âmbito da UDESC o controle dos serviços de postagem e remessa
ANEXO VIII MANUAL DE OPERAÇÃO DO ANEXO EM CD / PENDRIVE
ANEXO VIII MANUAL DE OPERAÇÃO DO ANEXO EM CD / PENDRIVE 1 DOWNLOAD DOS ARQUIVOS RELATIVOS AO ANEXO I DO EDITAL 1.1 O programa para a formulação da proposta ESPROPOSTA.EXE, e o arquivo da proposta do edital
Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line
Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO
SOLICITAÇÃO DE CONSIGNADOS COMPRAS/ RECEBIMENTO/ ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO
1 de 8 Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Processo MTQ, OAP, JBM 1 Objetivo Gestão de material de alto custo consignado, estabelecendo fluxo de solicitação,
GUIA RÁPIDO CRÍTICA CONGELAMENTO INVENTÁRIO EMPENHO DE TROCAS
GUIA RÁPIDO CRÍTICA CONGELAMENTO INVENTÁRIO EMPENHO DE TROCAS RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa
EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016. 1º ano do Ensino Fundamental
EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2016 1º ano do Ensino Fundamental O Diretor Geral do Colégio Santo Inácio, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor,
Manual de Conciliação Bancária
Manual de Conciliação Bancária Índice Conciliação Bancária... 2 O módulo de Conciliação Bancária no SIGEF... 3 Conciliação Bancária Extrato Bancário... 5 Fazendo a Conciliação Bancária Extrato Bancário...
PROGRAMA APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA SEDIADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Edital FAPERJ N. o 06/2007 PROGRAMA APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA SEDIADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia,
Treinamento Sistema Imobilis Módulo I
Imobilis Módulo I CADASTROS Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2
MÓDULO 3 Cadastros básicos
MÓDULO 3 Cadastros básicos Agora que você já conhece o SCAWEB, demonstraremos como realizar os cadastros básicos do HÓRUS. Inicialmente, você precisará acessar o HÓRUS com o email e senha cadastrados no
Sistema Informatizado para Controle da Tramitação de Documentos Internos #TUTORIAL# @Sinésio2016
1 Sistema Informatizado para Controle da Tramitação de Documentos Internos #TUTORIAL# GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE TAUBATÉ Praça oito de
CONTROLE PATRIMONIAL ÍNDICE
ÍNDICE 00 FOLHA 01 05/98 ASSUNTO FOLHA GENERALIDADES 01 01/02 NORMAS GERAIS 02 01/01 SOLICITAÇÃO DE BENS MÓVEIS 03 01/01 CADASTRAMENTO E TOMBAMENTO DE BENS MÓVEIS 04 01/02 CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO DE BENS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INSTRUÇÃO NORMATIVA 4/07
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INSTRUÇÃO NORMATIVA 4/07 Dispõe sobre a obrigatoriedade no cumprimento das Normas e Rotinas de Dispensação, Solicitação de Material, Recebimento, Armazenamento e Controle
EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online
ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade
Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Patrimônio Página 1
Manual de Procedimentos ISGH Gestão de Patrimônio Página 1 ELABORAÇÃO Gracília dos Santos Gonçalves FORMATAÇÃO Silvânia Oliveira Teixeira REVISÃO Cristina Isidio Rodrigues Aguiar Albuquerque DATA Estabelecido
EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE BELO HORIZONTE 2015
EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE BELO HORIZONTE 2015 O DIRETOR DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO BH, Francisco Angel Morales Cano, no uso de suas atribuições regimentais
1) Todos os dados devem ser digitados em MAIÚSCULA;
1. Iniciar o Cadastramento UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Inicialmente, para cadastrar clicar em Observações importantes: 1) Todos os dados devem ser digitados em MAIÚSCULA; 2) Os processos devem
ASSUNTO: SISTEMA OPERACIONAL NO ALMOXARIFADO DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE
1/6 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Normatizar os procedimentos de entrada e saída de materiais adquiridos pela autarquia SAAE; 1.2) Garantir recebimento dos materiais no que se refere a quantidade, qualidade e
Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos
Norma 02/2015 Provas Finais 4º e 6º anos Todas estas instruções têm de ser lidas e esclarecidas pelo diretor de turma ou professor titular de turma, na sala de aula, antes do final do 3.º período, devendo
Sair da tela Contas a Receber. Limpa todos os filtros marcados, para uma nova busca. Altera dados da parcela selecionada.
CONTAS A RECEBER CONSULTA E DE TÅTULOS ARQUIVOS > FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER 1. ÅCONES PRINCIPAIS: SAIR LIMPAR LOCALIZAR ALTERAR PARCELA FINANCEIRO IMPRIMIR DESCONTAR BOLETOS ABRIR DOCUMENTO Sair da
Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.
Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO
MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO 11/2015 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 06 de novembro de 2015. Aprovado, Antonia Valeria Martins Maciel 3 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO
MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL PROFESSOR. Diário Eletrônico do Sistema Nambei
MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL PROFESSOR Diário Eletrônico do Sistema Nambei ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 Tela de Acesso... 3 Figura 2 - Alteração de Senha... 3 Figura 3 - Página inicial - Perfil
TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0
TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque 11.8x março de 2015 Versão: 5.0 1 Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivos... 3 3 Movimentações de Estoque... 3 4 Parâmetros... 5 5 Cadastros...
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação
INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2013
1 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2013 "Estabelece normas de controle para o Patrimônio do Poder Executivo Municipal." A Unidade Central de Controle Interno, no uso de suas atribuições, conforme determina o
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS EDITAL Nº 002/ 2015
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS EDITAL Nº 002/ 2015 SORTEIO PARA ADMISSÃO DE ALUNOS AO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO
Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2
Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,
PERGUNTAS FREQUENTES. O que é PROINFO?
PERGUNTAS FREQUENTES O que é PROINFO? O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico
Manual do. Almoxarifado
Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades
1. REGISTRO DE PROJETOS
1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região
Regimento Interno da Comissão Permanente de Perícia Médica, Segurança e Higiene do Trabalho CPMSHT
Título I Da Comissão Capítulo I Disposições Gerais Art. 1º - A Comissão Permanente de Perícia Médica, Segurança e Higiene do Trabalho CPMSHT, instituída pelo Decreto nº 9.321, de 1 de março de 2011, integrante
EDITAL Nº 01/2015 1º SIMULADO SAS ENEM
EDITAL Nº 01/2015 1º SIMULADO SAS ENEM O Sistema Ari de Sá torna público que estarão abertas, no período indicado no item 1, as inscrições para o 1º Simulado SAS ENEM 2015, para alunos da 3ª série do Ensino
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
Instrução Operacional nº 57 SENARC/ MDSBrasília,08de janeirode 2013. Assunto:Divulga aos municípios orientações para a substituição de Gestor Municipal, Prefeito, Órgão Responsável, Equipe de Gestão e
PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO
PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato
RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES
RESOLUÇÃO Nº 06/2012 CONCECERES Dispõe sobre o Regimento Interno do Laboratório de Topografia e Geoprocessamento LABGEO, do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES. O Presidente do Conselho de
PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED. Orientações Gerais: Ano Letivo 2016
Orientações Gerais - Inscrições - Rematrículas - Matrículas Calendário Escolar/ 2015 Orientações Gerais: Ano Letivo 2016 Rematrículas Inscrições Matrículas Calendário Escolar Uruguaiana, outubro de 2015.
Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR
Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS
MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS Departamento de Informática do SUS - DATASUS Manual operacional
Abre-se, então, a tela Solicitação de Cadastro de Usuários. O Módulo Escola já aparece selecionado.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica Diretoria de Fortalecimento Institucionais e Gestão Educacional Plano de Desenvolvimento da Escola SIMEC Sistema Integrado de Planejamento Orçamento
DOCUMENTÁRIO ESPECÍFICO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES
DOCUMENTÁRIO ESPECÍFICO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIO DE CARGAS: Qualquer transportador rodoviário de cargas ou passageiros que executar ou, melhor dizendo, que prestar serviços de transportes
O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.
AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO... 3 2 - DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 3 - DAS INSCRIÇÕES... 3 4 - DO ACERVO... 3 5 - DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 6 - DA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 024 PROGRAD/UFSM
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 024 PROGRAD/UFSM EDITAL DE SELEÇÃO INGRESSO E REIGRESSO - 2º SEMESTRE DE 2015 A Pró-Reitora de Graduação, o Coordenador
HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 01
HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 01 01/06/2006 Emissão inicial 05/06/2007 Primeira Revisão Elaborado: 05/06/2007 Superintendente e ou Gerente da unidade Revisado: 05/06/2007
Resolução Normativa PUC n o 021/10 ATRIBUIÇÂO DE AULA PROCESSO SELETIVO EXTERNO DE DOCENTE
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Resolução Normativa PUC n o 021/10 Campinas (SP), 1 o /6/10 DESTINATÁRIO: TODAS AS UNIDADES DA PUC-CAMPINAS ASSUNTO: ATRIBUIÇÂO DE AULA PROCESSO SELETIVO EXTERNO
MÓDULO 5 Movimentações
MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:
SUPORTE TÉCNICO EBS. E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para [email protected].
C C P SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h30min às 18h, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento: E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para [email protected]. Suporte On-Line
Controle de Documentação, Dados e Registros da Qualidade.
PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P. TJAM 57 Controle de Documentação, Dados e Registros da Qualidade. Elaborado
POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO ELABORAÇÃO Janine Silva Figueira Vitória 2015 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO
SISTEMA COMPRAS PROCEDIMENTOS
SISTEMA COMPRAS O módulo ALMOXARIFADO/COMPRAS permite efetuar Requisições de Compras e Serviços; realiza um Controle de Autorizações das Requisições a nível de setor e demais setores envolvidos no processo;
0800-728-2001 (Capitais e Interior) 0800-729-2001 (Demais Localidades) 0800-727-2001 (Capitais e Interior) Golden Fone (SAC)
Golden Fone (SAC) 0800-728-2001 (Capitais e Interior) Central Técnica 4004-2001 (Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e São Luís) 0800-729-2001
- REGIMENTO INTERNO. Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste.
- REGIMENTO INTERNO Aprovado pelo Conselho de Administração da Garantisudoeste. REGIMENTO INTERNO PREMISSAS BÁSICAS: Considerando a grande responsabilidade que compreende a execução do objeto social da
GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS
GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO DE CURSO 6 RELATÓRIO TÉCNICO 7 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP.
CONCURSO: AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PMSP. A Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP, por meio da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, mantém o Sistema Municipal de Estágios, que é coordenado
Carrera Pessoal 2015. Guia de uso
Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.
1. Conhecendo a GissOnline
1. Conhecendo a GissOnline 1.01 Quem deve utilizar a ferramenta Gissonline? Todos os prestadores e tomadores de serviço sejam eles pessoas jurídicas (empresas) ou equiparadas, estabelecidas ou sediadas
Bruna Galinde 29.10.2014 Acesso WEB ÍNDICE
Manual 2.1 01/25 ÍNDICE Título Página ATENDIMENTO... 2 PRIMEIRO ACESSO... 3 ALTERAÇÃO DE SENHA... 4 DADOS CADASTRAIS... 5 FALE CONOSCO... 6 EXTRATO DE CONTRIBUIÇÃO... 7 DOWNLOAD... 8 EMPRÉSTIMO... 9 SIMULADOR
Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo.
1/8 1. OBJETIVO Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo. 2. DEFINIÇÃO E CONCEITO DHO Desenvolvimento Humano Organizacional; SISTEMA RUBI Sistema operacional
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS
Manual do Usuário: SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Em 2013 foi adquirido o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para todas Bibliotecas do IFRS. A implantação está sendo feita de acordo com as
PROCEDIMENTO DO CLIENTE
PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Manual da Loja Virtual. Objetivo: Como anunciar produtos e acompanhar as vendas. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início Através deste manual, veremos como anunciar e
REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância
REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma
ORIENTAÇÕES QUANTO À PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDO ROTATIVO E PROGRAMAS FEDERAIS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 1 ORIENTAÇÕES QUANTO À PRESTAÇÃO DE CONTAS FUNDO ROTATIVO E PROGRAMAS FEDERAIS 1. INTRODUÇÃO Com o final do ano se aproximando, faz-se necessário observar alguns procedimentos
MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR
MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC FEVEREIRO / 2010 GUIA SISTEC INTRODUÇÃO...03 PRÉ-CADASTRO
Manual de Operação BALANÇA ELETRÔNICA US 30/2
Manual de Operação BALANÇA ELETRÔNICA US 30/2 1- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Prato em aço inoxidável 340 x 310 mm. Saída serial para impressora matricial Urano USE-PII. Temperatura de operação: 0 a 50 ºC.
REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento,
GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS
GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE
Esta Rotina Administrativa (RAD) se aplica aos Juizados Especiais Cíveis, passando a vigorar a partir de 18/10/2013.
Proposto por: Equipe do Juizado Especial Cível Analisado por: Representante da Administração Superior (RAS Coordenador) Aprovado por: Juiz Direito Coordenador do SIGA/JEC 1 OBJETIVO Estabelecer critérios
CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.
CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO PROFª VANDE DE SOUZA FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDITAL
1 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO PROFª VANDE DE SOUZA FERREIRA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EDITAL O Diretor da Escola de Aplicação Professora Vande de Souza
SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE
Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de
GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO
GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO Com o objetivo de tornar o processo de autorização, faturamento e pagamento dos atendimentos odontológicos mais eficiente, recomendamos a leitura completa e minuciosa
PROVIMENTO Nº 29/2005
PROVIMENTO Nº 29/2005 Atualiza a disciplina da Seção IV, do Capítulo IX, do Tomo I, das Normas de Serviço da Corregedoria: subdividindo-a em Subseção I (itens 29 a 45-A) e Subseção II (itens 45-B a 45-O);
CRONOGRAMA CURSO EJA- ENSINO MÉDIO* EVENTO 2016/02. Prazo para (Entrega dos 22/02/2016
INFORMATIVO PARA AS INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS CURSO EJA- ENSINO MÉDIO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS UNINTER- Ensino Fundamental e Médio Período de Inscrições 05/11/2015 a 20/02/2016
Manual de Instruções. APE Eletrônico
GOVERNO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - SUDE DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA - DILOG COORDENAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR -
GP Gestão de Pessoal. Vale Transporte
GP Gestão de Pessoal Vale Transporte SUMÁRIO 1. Módulo Vale Transporte... 3 1.1. Tabelas... 3 1.1.1. Empresa... 3 1.2. Linha... 5 1.3. Meio Transporte... 6 1.4. Período de Vale Transporte... 6 1.5. Tarifa...
PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS
PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS Este manual foi elaborado para orientar o Cliente, Órgão/Entidade, sobre os procedimentos necessários a serem seguidos com relação à preparação
Manual do Portal do Fornecedor. isupplier
isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13
Manual de Instruções Agricultura Familiar
Programa Estadual de Alimentação Escolar Manual de Instruções Agricultura Familiar Chamada Pública nº 001/2016 - SEED/SUDE Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento
PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008.
PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008. Estabelece normas para utilização da Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. O Diretor da Faculdade de Tecnologia
CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo
CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.2 13/10/2010 Sumário Apresentação... 3 Objetivo... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que
SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE
SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE LICENÇA OPERAÇÃO/REGULARIZAÇÃO LO - Nº 14/2015 DEMA A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO
Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 [email protected] www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO
EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online
EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade
