Responsabilidade Civil na Incorporação Imobiliária (Continuação)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Responsabilidade Civil na Incorporação Imobiliária (Continuação)"

Transcrição

1 Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Responsabilidade Civil - 16 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 16 Responsabilidade Civil na Incorporação Imobiliária (Continuação) Art Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo. Parágrafo único. Decairá do direito assegurado neste artigo o dono da obra que não propuser a ação contra o empreiteiro, nos cento e oitenta dias seguintes ao aparecimento do vício ou defeito. Percebe-se que o empreiteiro fica vinculado ao dono da obra por cinco anos. Este prazo não é para demandar em face do empreiteiro, e sim um prazo de constatação, isto é, prazo que o dono da obra tem para tomar ciência de vícios daquela obra. O parágrafo único traz o prazo decadencial de 180 dias para o dono da obra reclamar vícios na obra do empreiteiro, computados a partir da ciência deste vício, desde que a ciência ocorra no prazo máximo de 5 anos. O CC admite a sub empreitada, assim, a empreitada não é um contrato personalíssimo. Quando há a sub empreitada, e a obra possui algum vício, quem responde perante o dono da obra é o empreiteiro. O pagamento feito pelo dono da obra ao empreiteiro pode ser global ou proporcional. Mesmo na empreitada global, é possível a revisão em razão da teoria da imprevisão. - Da Construção por Administração Art. 58. Nas incorporações em que a construção for contratada pelo regime de administração, também chamado "a preço de custo", será de responsabilidade dos proprietários ou adquirentes o pagamento do custo integral de obra, observadas as seguintes disposições:

2 I - todas as faturas, duplicatas, recibos e quaisquer documentos referentes às transações ou aquisições para construção, serão emitidos em nome do condomínio dos contratantes da construção; II - todas as contribuições dos condôminos para qualquer fim relacionado com a construção serão depositadas em contas abertas em nome do condomínio dos contratantes em estabelecimentos bancários, as quais, serão movimentadas pela forma que fôr fixada no contrato. O contrato de construção por administração, nos dizeres do prof. Hely Lopes, é aquele em que o construtor se encarrega da execução de um projeto, mediante remuneração fixa ou percentual do custo da obra, correndo por conta do proprietário todos os encargos econômicos do empreendimento. Na execução por administração, o construtor (ou administrador) se responsabiliza apenas pela execução técnica do projeto, e é o dono da obra (proprietário) que o custeia. A grande diferença entre a empreitada e a administração é a independência que o construtor tem. Na empreitada, a independência do construtor é muito maior. Este deve seguir o projeto, porém, possui autonomia, principalmente no que se refere aos custos. Já na administração, o construtor acaba atuando mais como um representante do incorporador/proprietário, ele faz a execução técnica nos termos orientados pelo proprietário e todos os custos serão repassando a este. Na construção por administração, é o pagamento realizado pelos adquirentes que irá custear a obra. Por isso, quando o inadimplemento é muito grande, acaba inviabilizando a obra. Quando a construção é por administração, a responsabilidade do incorporador perante os adquirentes é maior, uma vez que o administrador apenas se apresenta como preposto daquele incorporador. Já na construção por empreitada, a responsabilidade do empreiteiro é maior, pois este tem mais autonomia em relação a obra. Finda a explanação acerca do contrato de construção, outro contrato que temos é o de incorporação propriamente dita. Este contrato é de comercialização das unidades. É neste momento que a atividade de incorporar se concretiza, se exterioriza. Via de regra, é concretizado por uma promessa de compra e venda (art /1.418) de uma fração ideal de uma unidade imobiliária que ainda não existe, mas que deverá ser construída a partir dos moldes especificados no memorial.

3 O incorporador é o proprietário da coisa, portanto, tal promessa de compra e venda é celebrada por ele. O art. 483, CC autoriza que o objeto da compra e venda seja coisa atual ou futura. A única coisa futura que não pode ser objeto de compra e venda é herança de pessoa viva. Mesmas regras valem para a promessa de compra e venda, porém, lembrar que este é um contrato preliminar, disciplinado no art. 462/466 do CC. No caso do adquirente ficar inadimplente, o art. 63 da L permite que a fração ideal dessa unidade imobiliária futura vá a leilão, inclusive, extrajudicial e, com o valor da venda, serão liquidadas as parcelas em atraso (havendo saldo, será colocado a disposição do devedor). Isto evita o comprometimento de toda a construção. Art. 63. É lícito estipular no contrato, sem prejuízo de outras sanções, que a falta de pagamento, por parte do adquirente ou contratante, de 3 prestações do preço da construção, quer estabelecidas inicialmente, quer alteradas ou criadas posteriormente, quando for o caso, depois de prévia notificação com o prazo de 10 dias para purgação da mora, implique na rescisão do contrato, conforme nele se fixar, ou que, na falta de pagamento, pelo débito respondem os direitos à respectiva fração ideal de terreno e à parte construída adicionada, na forma abaixo estabelecida, se outra forma não fixar o contrato. 3º No prazo de 24 horas após a realização do leilão final, o condomínio, por decisão unânime de Assembléia-Geral em condições de igualdade com terceiros, terá preferência na aquisição dos bens, caso em que serão adjudicados ao condomínio. O parágrafo terceiro deste artigo permite o próprio condomínio que se forma entre os adquirentes, adjudique aquela unidade imobiliária que vai a leilão. Esta questão é polêmica, uma vez que há quem entenda que o condomínio é um ente despersonalizado, portanto, não poderia adjudicar. Entretanto, a orientação atualmente majoritária (enunciado 90 CJF) dá personalidade jurídica própria ao condomínio. O incorporador pode celebrar contrato de corretagem, entrando em campo os corretores (imobiliárias), para comercializar essas unidades imobiliárias futuras. Discussão clássica que se tem diz respeito a comissão de corretagem. Esta é obrigação de meio ou de fim? Neste diapasão, destaca-se o seguinte trecho do Resp :

4 4. Embora o serviço de corretagem somente se aperfeiçoe quando o negócio é concretizado, dado o risco inerente à atividade, não se pode perder de vista que, nos negócios imobiliários - os quais dependem de registro do ato negocial no Cartório de Registro de Imóveis para fins de transferência e aquisição da propriedade e de outros direitos reais (CC/2002, arts , )-, a intermediação da corretora pode encerra-se antes da conclusão da fase de registro imobiliário. Por certo, quando as partes firmam, de algum modo, atos, com mediação da corretora, que geram obrigatoriedade legal de proceder-se ao registro imobiliário, tal como ocorre no caso de celebração de promessa de compra e venda ou de pagamento de sinal, torna-se devida a percepção de comissão de corretagem, mormente quando eventual desfazimento do negócio não decorrer de ato praticado pela corretora. 4. Da Responsabilidade Civil na Incorporação Primeira hipótese de responsabilidade é do incorporador com o construtor no contrato de construção. Se for construção por empreitada, o principal artigo é o 618; se for por administração, os riscos correm todos por conta do dono da obra, a menos que seja comprovada a culpa do administrador. Há também a responsabilidade civil na relação do incorporador com o adquirente. Se este fica inadimplemento, aquela unidade imobiliária futura pode ir a leilão. No caso do incorporador ficar inadimplemento frente aos adquirentes, por exemplo, não entregando a obra no prazo ou a entregando com vícios, trata-se de hipótese de responsabilidade civil contratual objetiva, sendo aplicada a teoria dos vícios do produto, em razão da natureza consumerista da relação, e, subsidiariamente, é possível trabalhar com a teoria dos vícios redibitórios. A questão é contra quem o adquirente irá demandar diante de vícios de qualidade da obra, apenas contra o incorporador ou em face deste e do construtor também? A orientação majoritária entende pela responsabilidade civil solidária entre incorporador e construtor. Esta solidariedade decorre do contrato de construção, seja construção por empreitada ou por administração (neste sentido, Resp /RJ). Um terceiro aspecto da responsabilidade civil é no contrato de corretagem, e um quarto e último aspecto diz respeito a responsabilidade extracontratual. Isto é, danos que esta atividade de incorporação causa a terceiros. Se estes terceiros forem vizinhos, aplicam-se as normas de direito de vizinhança (artigos e ss. CC). Porém, sendo um não vizinho, há duas possibilidades:

5 (i) Aplicam-se as regras da responsabilidade civil por fato da coisa (art. 937/938, CC) o art. 937 traz a responsabilidade subjetiva do dono do edifício e o art. 938, responsabilidade objetiva. Art O dono de edifício ou construção responde pelos danos que resultarem de sua ruína, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta. Art Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido. (ii) Aplica-se o art. 17, CDC que fala de consumidor por equiparação fato do serviço (art. 14, CDC).

PÓS RESPONSABILIDADE CIVIL PROF. SÉRGIO CAVALIERI FILHO

PÓS RESPONSABILIDADE CIVIL PROF. SÉRGIO CAVALIERI FILHO PÓS RESPONSABILIDADE CIVIL PROF. SÉRGIO CAVALIERI FILHO 1 O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E A RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Relevância e Gravidade da Questão a) Caso Palace II (22

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 01/11/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA.

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 01/11/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 01/11/2018 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. Estrutura Jurídica: Sujeito Ativo = incorporador, qualquer pessoa titular ou não titular do bem Passivo = consumidor.

Leia mais

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática Módulo 02 Avaliação de Desempenho em Projetos Palestrante Dr. Luiz Antonio Scavone Junior Código Civil: Art. 618. Nos contratos de empreitada de edifícios

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. EMPREITADA - Artigos 610 a 626 do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. EMPREITADA - Artigos 610 a 626 do Código Civil EMPREITADA - Artigos 610 a 626 do Código Civil 1. Conceito 2. Traços característicos da empreitada a) bilateralidade b) comutatividade c) onerosidade d) consensualidade e) indivisibilidade f) execução

Leia mais

CONTRATO = SOLUÇÃO DE CONFLITO. o combinado não sai caro

CONTRATO = SOLUÇÃO DE CONFLITO. o combinado não sai caro CONTRATO = SOLUÇÃO DE CONFLITO o combinado não sai caro TIPOS DE CONTRATOS NO ÂMBITO DA 1) CONTRATOS DE EMPREITADA 1.1 Preço Global (MÃO DE OBRA E MATERIAL) 1.2 Preço Global (MÂO DE OBRA) 1.3 Preço Unitário

Leia mais

Aula 06 CONTRATO DE EMPREITADA

Aula 06 CONTRATO DE EMPREITADA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Empreitada e Contrato de Depósito. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 06 CONTRATO DE EMPREITADA

Leia mais

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias.

O artigo 937 é importante e muito aplicado nas hipóteses de responsabilidade civil nas incorporações imobiliárias. Turma e Ano: Responsabilidade Civil/2016 Matéria / Aula: Responsabilidade Civil/Aula 010 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Amana Iquiene da Cunha Silva Aula 10 II) Temas específicos 2) Responsabilidade

Leia mais

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO SUMÁRIO Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO 1. Do condomínio geral ao condomínio edilício ou em edificações 2. Condomínio voluntário, condomínio necessário e condomínio edilício 3. Elementos históricos

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

Indice. Introdução... 1 PARTE I

Indice. Introdução... 1 PARTE I .. Indice Introdução... 1 PARTE I Capítulo I - Incorporação imobiliária - Caracterização geral LI. Incorporação: conceito e definição legal... 9 1.2. Incorporador: caracterização... 14 1.3. A dinâmica

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO Índice sistemático Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO 1. Do condomínio geral ao condomínio edilício ou em edificações... 3 2. Condomínio voluntário, condomínio necessário e condomínio edilício............

Leia mais

Nome da Construtora Nome do Empreendimento. Nome do Empreendimento: Unidade: Nº de vagas:

Nome da Construtora Nome do Empreendimento. Nome do Empreendimento: Unidade: Nº de vagas: Aditivo ao Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda de Bem Imóvel e Outras Avenças Inserção de Cláusulas Relativas a Seguro Garantia de Entrega de Obra Preâmbulo : Unidade: Nº de vagas: Promitente

Leia mais

Direito Civil. Empreitada. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Empreitada. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Empreitada Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil EMPREITADA CAPÍTULO VIII DA EMPREITADA Conceito da Doutrina (Carlos Roberto Gonçalves): Empreitada (locatio

Leia mais

A funcionalidade econômica e social do contrato de incorporação imobiliária

A funcionalidade econômica e social do contrato de incorporação imobiliária A funcionalidade econômica e social do contrato de incorporação imobiliária Por Lourdes Helena Rocha dos Santos Sabidamente, a função primordial dos contratos em geral é a econômica, isto é, a de propiciar

Leia mais

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA POSSE PROF. PAULO H M SOUSA Posse X Detenção Ordem de outrem para manter a posse (art. 1.198) Detenção Atos de tolerância do proprietário (art. 1.208) Posse violenta ou clandestina (art. 1.208) Vício objetivo

Leia mais

TABELA MÍNIMA DE HONORÁRIOS E SERVIÇOS DE CORRETAGEM IMOBILIÁRIA

TABELA MÍNIMA DE HONORÁRIOS E SERVIÇOS DE CORRETAGEM IMOBILIÁRIA TABELA MÍNIMA DE HONORÁRIOS E SERVIÇOS DE CORRETAGEM IMOBILIÁRIA VENDA DE IMÓVEIS URBANOS E RURAIS: 6% (seis por cento) a) Os honorários serão devidos quando ocorrer o acordo entre as partes sobre as condições

Leia mais

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação)

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Responsabilidade Civil - 14 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 14 Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) 3. Responsabilidade

Leia mais

O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Título O IMPACTO DA CRISE NA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA RODRIGO TOSCANO DE BRITO Doutor e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP Professor de Direito Civil e Advogado DEFICIT HABITACIONAL (dados de 2014 divulgados

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS

INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS Curso INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS Prof. Jamil Rahme Apoio Parceria do Prof. Jamil. deste treinamento Mais de 500 Edições com mais de 13.000 alunos formados em todo o País. É o curso de Engenharia mais premiado

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS

INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS Curso INCORPORAÇÃO DE EDIFÍCIOS Prof. Jamil Rahme PORTO ALEGRE RS do Prof. Jamil. deste treinamento Mais de 500 Edições com mais de 13.000 alunos formados em todo o País. É o curso de Engenharia mais premiado

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Obrigações fiscais Parte 3 Prof. Bruno Valente 16. Aplica-se o disposto no parágrafo anterior ao empregador doméstico relativamente aos empregados a seu serviço, cujos salários-decontribuição

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

A sociedade de fato não tem ato constitutivo, ao passo que a sociedade irregular tem ato constitutivo, mas este não está registrado.

A sociedade de fato não tem ato constitutivo, ao passo que a sociedade irregular tem ato constitutivo, mas este não está registrado. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 08 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Pessoa Jurídica (continuação) 3. Entes despersonalizados:

Leia mais

Aula 07. Parte Geral. I Pessoas (continuação)

Aula 07. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 07 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 07 Parte Geral I Pessoas (continuação) 2. Pessoa Jurídica 2.5. Desconsideração

Leia mais

Aula 06. Parte Geral. I Pessoas (continuação) O artigo 176, 1º da CRFB/88 fala das atividades privativas das pessoas jurídicas nacionais.

Aula 06. Parte Geral. I Pessoas (continuação) O artigo 176, 1º da CRFB/88 fala das atividades privativas das pessoas jurídicas nacionais. ~9oiTurma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 06 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 06 Parte Geral I Pessoas (continuação) 2. Pessoa Jurídica 2.2. Classificação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 (Do Srs. Julio Lopes, Lelo Coimbra e Laércio Oliveira) Dispõe sobre normas para a resolução de contratos de promessas de compra e venda de bens imóveis em incorporação ou em

Leia mais

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL

Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO DE DOAÇÃO SIMPLES UNILATERAL Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 10 CLASSIFICANDO O CONTRATO

Leia mais

Incorporação de Edifícios

Incorporação de Edifícios Este conhecimento não pode faltar em suas decisões! Incorporação de Edifícios Mensagem do Prof. Jamil. deste treinamento Mais de 500 Edições com mais de 13.000 alunos formados em todo o País. É o curso

Leia mais

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos.

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 22 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 22 Art. 22. Os órgãos públicos,

Leia mais

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial...

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial... SUMÁRIO Introdução... 1 Capítulo I Incorporação imobiliária caracterização geral... 7 1.1. Incorporação: conceito e definição legal... 7 1.1.1. Incorporação imobiliária para empreendimento hoteleiro...

Leia mais

Contratos Imobiliários e Imóveis na Planta

Contratos Imobiliários e Imóveis na Planta Contratos Imobiliários e Imóveis na Planta Introdução Foi-se o tempo em que fazer um bom trabalho era suficiente, hoje para se manter competitivo no mercado, não basta apenas saber vender. Entender as

Leia mais

Nome da Construtora Nome do Empreendimento

Nome da Construtora Nome do Empreendimento i. Quadro Resumo Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda de Bem Imóvel e Outras Avenças 1. : 2. Imóvel: 3. Nº de vagas 4.1. Promitente Comprador (Adquirente): 4.2. Promitente vendedor (Alienante):

Leia mais

Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase

Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase Período 2006-2014 1) CESPE - JE - TJ PI (2012) Considerando que, em determinada festa, a explosão de uma garrafa de refrigerante

Leia mais

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO 1. Conceito de Terceirização é a transferência de atividades para fornecedores especializados. Assim, a Terceirização é uma relação Trilateral, abrangendo em um dos vértices

Leia mais

PAINEL II PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES ADIMPLENTES: INTERESSE COLETIVO X INDIVIDUAL

PAINEL II PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES ADIMPLENTES: INTERESSE COLETIVO X INDIVIDUAL A Incorporação Imobiliária na Perspectiva do STJ: Proteção do Consumidor Palestrante: José Carlos Gama Presidente do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC Vice Presidente

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista. Mario Rui Feliciani civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: O primeiro artigo de

Leia mais

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista

Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista civil do empreiteiro e do projetista Mario Rui Feliciani Este, que pode parecer um tema de pouca importância, é na verdade tema que envolve vários conceitos fundamentais de direito: 1 O primeiro artigo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 326 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000166041 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1041904-52.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante GRANADA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Profª Maria Bernadete Miranda

DIREITO DO CONSUMIDOR. Profª Maria Bernadete Miranda DIREITO DO CONSUMIDOR Profª Maria Bernadete Miranda SAGRADAS ESCRITURAS Nas Sagradas Escrituras, desde os tempos do Jardim do Éden, já aparece o primeiro problema sobre o consumo de uma fruta. A Maçã que

Leia mais

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC

RELAÇÃO DE CONSUMO. objeto. consumidor. fornecedor INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO CDC RELAÇÃO DE CONSUMO objeto qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos art. 2º, CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 1. TERCEIRIZAÇÃO A terceirização constitui o fornecimento de atividade especializada e não o fornecimento de trabalhadores. É um instituto da ciência da administração

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO CONSTRUTOR. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Brasília, abril de 2018

RESPONSABILIDADE CIVIL DO CONSTRUTOR. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Brasília, abril de 2018 RESPONSABILIDADE CIVIL DO CONSTRUTOR Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Brasília, abril de 2018 INTRODUÇÃO Tema Responsabilidade civil do construtor na jurisprudência do STJ Duas partes INTRODUÇÃO

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.220-A DE 2015 Altera as Leis nºs 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO?

ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO? ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS ADQUIRIDOS NA PLANTA. QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES PROVENIENTES DESSE ATRASO? A Justiça brasileira nos últimos anos vem sendo acionada constantemente por milhares

Leia mais

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo

FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo FUTURO TENDÊNCIAS INOVAÇÃO PARA QUEM BUSCA SUCESSO NA CARREIRA JURÍDICA, PRATICAR É LEI. Uma instituição do grupo PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL OBJETIVOS: O curso aprofunda a discussão de conhecimentos

Leia mais

6 RESPONSABILIDADE CIVIL PELO FATO DA COISA E DO ANIMAL

6 RESPONSABILIDADE CIVIL PELO FATO DA COISA E DO ANIMAL Trata-se da responsabilidade da pessoa que detém o poder de comando de coisas e animais causadores de danos à esfera jurídica de outrem (GAGLIANO, PAMPLONA FILHO, 2010, p. 211) Só há interesse jurídico

Leia mais

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MEDIAÇÃO E CORRETAGEM IMOBILIÁRIA COM EXCLUSIVIDADE

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MEDIAÇÃO E CORRETAGEM IMOBILIÁRIA COM EXCLUSIVIDADE CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MEDIAÇÃO E CORRETAGEM IMOBILIÁRIA COM EXCLUSIVIDADE Pelo presente instrumento particular de CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MEDIAÇÃO E CORRETAGEM

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO. SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e

ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO. SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO FEVEREIRO A JUNHO DE 2016 GRUPO ECONÔMICO SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Integra a remuneração do bancário a vantagem

Leia mais

Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial

Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial Diagnósticos Técnicos e a Preservação de Direitos na Construção Civil Painel 2 Tipologias de Inspeção Predial Palestrante: ALEXANDRE JUNQUEIRA GOMIDE Realização Apoio Técnico Apoio Institucional Compra

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Fontes, Conceito, Aplicação e Disposições Gerais - Parte III Prof. Francisco Saint Clair Neto CONSUMIDOR Como bem define Cavalieri não há, portanto, qualquer originalidade em afirmar

Leia mais

CONDOMÍNIO EDILÍCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE DIREITO. Rafael Cândido da Silva

CONDOMÍNIO EDILÍCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE DIREITO. Rafael Cândido da Silva CONDOMÍNIO EDILÍCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE DIREITO Rafael Cândido da Silva Legislação Aplicável Lei n. 4.591/64 Código Civil (Lei n. 10.406/2002) Denominações Condomínio de edifícios

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Decadência e Prescrição Decadência: extinção da pretensão (não pode mais pleitear o direito em juízo) Prescrição: extinção do direito em si Macete: Vício Decai

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII EDIFÍCIO ALMIRANTE BARROSO CNPJ/MF N.º /

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII EDIFÍCIO ALMIRANTE BARROSO CNPJ/MF N.º / FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII EDIFÍCIO ALMIRANTE BARROSO CNPJ/MF N.º 05.562.312/0001-02 ATA DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS REALIZADA EM 31 DE OUTUBRO DE 2017 1. DATA,

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Direitos Básicos do Consumidor: Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 379 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000184378 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1107797-87.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FH 10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

SENTENÇA. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Sergio Hideo Okabayashi. de rescisão contratual contra Big Top 2 Incorporadora

SENTENÇA. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Sergio Hideo Okabayashi. de rescisão contratual contra Big Top 2 Incorporadora fls. 175 Processo Digital nº: Classe - Assunto Requerente: Requerido: SENTENÇA 1017XXX-27.2015.8.26.0564 Procedimento Ordinário - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Heitor G. e outra BIG TOP

Leia mais

19/04/17. 1) Obrigações de fazer:

19/04/17. 1) Obrigações de fazer: 1) Obrigações Classificação: obrigação positiva Conceito: cujo objeto mediato consiste em uma atividade humana lícita, possível e determinada. Distinção entre obrigação de fazer e obrigação de dar (ad

Leia mais

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS

AULA 10: NOÇÕES GERAIS DE CONTRATOS AULA 10: Prof. Thiago Gomes VOCÊ JÁ CONTRATOU HOJE? 1 O QUE É O CONTRATO? Para suprir suas necessidades o homem interage com seus semelhantes das mais variadas formas, entre elas, o contrato. CONCEITO

Leia mais

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco

Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco WWW.MAGISTRATURAESTADUALEMFOCO.COM Instagram: @magistraturaestadualemfoco Facebook e Youtube: Magistratura Estadual em Foco COMPILADO DE JURISPRUDÊNCIA TEMA: COMPRA E VENDA DE IMÓVEL Esse tema foi objeto

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se o CDC Uti universi - Não se aplica o CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados)

Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se o CDC Uti universi - Não se aplica o CDC art. 2º, PÚ, art. 17 e art. 29, CDC (equiparados) RELAÇÃO DE CONSUMO objeto art. 2º, CDC qualquer bem móvel, imóvel, material, imaterial, serviços, serviços públicos Serviços públicos Uti singuli - Aplica-se o CDC Uti universi - Não se aplica o CDC art.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 19/03/2018) Cláusula penal. Moratória (parcial) Cláusula penal Compensatória (total) Cláusula

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA PLV 12/ º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Melhim Chalhub

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA PLV 12/ º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Melhim Chalhub ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA PLV 12/2017 89º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Melhim Chalhub PURGAÇÃO DA MORA PRAZO AMPLIADO Art. 26-A. Os procedimentos de cobrança, purgação de mora, consolidação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Direito de Construir: Direito de construir do possuidor ou proprietário de promover em seu prédio a incorporação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Condomínio em Geral: a) Conceito: Dá-se o condomínio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, cabendo

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL

OBRIGAÇÕES PARTE GERAL OBRIGAÇÕES PARTE GERAL CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Professor, Palestrante Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos

Leia mais

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário,

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário, Ofício nº 1.267 (SF) Brasília, em 28 de novembro de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor

Leia mais

O clube não é relação de consumo, a academia sim - no caso da responsabilidade objetiva se houve o dano ou o nexo.

O clube não é relação de consumo, a academia sim - no caso da responsabilidade objetiva se houve o dano ou o nexo. 1 Direito Civil Sala 207 UNIP Professor: Glauco Bauab Boschi Direito Civil IX - 04 de novembro Teoria das Obrigações Obrigação de fim - é aquela que o devedor tem a obrigação de alcançar o resultado prometido.

Leia mais

região Sudeste CONTEXTUALIZAÇÃO: O MERCADO E A REGULAÇÃO IMOBILIÁRIA Palestrante: José Carlos Gama

região Sudeste CONTEXTUALIZAÇÃO: O MERCADO E A REGULAÇÃO IMOBILIÁRIA Palestrante: José Carlos Gama região Sudeste 29 de maio de 2019 Auditório do Tribunal de Justiça Belo Horizonte - MG Palestrante: José Carlos Gama Presidente do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC

Leia mais

MULTIPROPRIEDADE Guilherme Caffaro Terra

MULTIPROPRIEDADE Guilherme Caffaro Terra MULTIPROPRIEDADE Guilherme Caffaro Terra Maio/2019 Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade

Leia mais

lauda 1

lauda 1 fls. 288 SENTENÇA Processo Digital nº: 1020163-53.2015.8.26.0003 Classe - Assunto Procedimento Comum - Rescisão do contrato e devolução do dinheiro Requerente: Edineia Oliveira Cavalcante Requerido: Gafisa

Leia mais

CAMPANHA 7TH E SLAVIERO REGULAMENTO

CAMPANHA 7TH E SLAVIERO REGULAMENTO CAMPANHA 7TH E SLAVIERO REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO 1 -THA FÊNIX EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIO S/A, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Marechal Deodoro, 630 24º andar, na Cidade de Curitiba,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 04/12/2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 04/12/2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/12/2017) Condomínio edilício. Conceito condomínio forçado. justa posição de unidades privativas com unidades

Leia mais

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda?

AULA 23. Em que momento se tem a realização da compra e venda? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 23 Da compra e venda empresarial Elementos da compra e venda: Consentimento; Objeto; Preço.

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SALLES ROSSI (Presidente sem voto), MOREIRA VIEGAS E LUIS MARIO GALBETTI. fls. 175 Registro: 2017.0000291677 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1050903-28.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MARIA DE LOURDES BEZERRA OLIVEIRA,

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS Conceito Espécies MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS DE USO E GOZO a) Superfície a.1. Conceito a.2. Objeto a.3. Extinção

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de fevereiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de fevereiro de James Siano Relator Assinatura Eletrônica fls. 329 Registro: 2017.0000094886 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1045759-39.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante J.B.S. (JUSTIÇA GRATUITA), são

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Garantia quinquenal em Obras Públicas- A atuação do TCE-MT. Conselheiro Substituto Luiz Carlos Pereira

Garantia quinquenal em Obras Públicas- A atuação do TCE-MT. Conselheiro Substituto Luiz Carlos Pereira Garantia quinquenal em Obras Públicas- A atuação do TCE-MT Conselheiro Substituto Luiz Carlos Pereira aspectos referentes à qualidade dos serviços executados em obras já entregues à sociedade prazo quinquenal

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. O mandato do síndico dura 2 anos, podendo ser renovado por igual período sucessivamente.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. O mandato do síndico dura 2 anos, podendo ser renovado por igual período sucessivamente. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Condomínio edilício Conti. a) Síndico prazo: O mandato do síndico dura 2 anos, podendo ser renovado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 354 Registro: 2017.0000328113 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1018032-71.2015.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Cargo de confiança 1) A determinação do empregador para que

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 4º DEPARTAMENTO: DIREITO PRIVADO Ano: 2016 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL (Obrigações II) CARGA HORÁRIA: 80 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) Características do direito das obrigações. As obrigações podem ser simples ou complexas.

Leia mais

Comprar na planta ou em leilão pode facilitar o sonho da casa própria

Comprar na planta ou em leilão pode facilitar o sonho da casa própria 18/09/2017 Comprar na planta ou em leilão pode facilitar o sonho da casa própria Folha Geral.com MERCADO IMOBILIÁRIO Comprar na planta ou em leilão pode facilitar o sonho da casa própria Por Da Redação

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO DAS COISAS Aula DIREITO DE VIZINHANÇA 02 CONDOMÍNIO GERAL

NOÇÕES DE DIREITO DAS COISAS Aula DIREITO DE VIZINHANÇA 02 CONDOMÍNIO GERAL NOÇÕES DE DIREITO DAS COISAS Aula 06 01 - DIREITO DE VIZINHANÇA 02 CONDOMÍNIO GERAL DIREITO DE VIZINHANÇA É o ramo do direito que trata das RELAÇÕES entre os PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES DE PRÉDIOS VIZINHOS

Leia mais

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Ultimamente tem-se discutido judicialmente, a aplicação do art. 53 do CDC, mesmo que o contrato tenha sido celebrado

Leia mais

ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO DATA DO JULGAMENTO ÓRGÃO JULGADOR INCLINAÇÃO ENUNCIADO OBSERVAÇÃO

ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO DATA DO JULGAMENTO ÓRGÃO JULGADOR INCLINAÇÃO ENUNCIADO OBSERVAÇÃO NÚMERO ANEXO - SÚMULAS DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR AMPLO 30 09/10/1991 SEGUNDA SEÇÃO CONSUMIDOR A COMISSÃO DE PERMANENCIA E A CORREÇÃO MONETARIA SÃO INACUMULAVEIS. 37 12/03/1992

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (II) Posse (6) Classificação

Leia mais

1\lien ienaçao Fiduciária, Incorporação IJ110biliária e Mercado de Capitais

1\lien ienaçao Fiduciária, Incorporação IJ110biliária e Mercado de Capitais Melhim Namem Chalhub Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros. Advogado no Rio de Janeiro ~,~~~~ 1\lien ienaçao Fiduciária, Incorporação IJ110biliária e Mercado de Capitais Estudos e Pareceres

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL Pelo presente Instrumento Particular de Contrato de Compra e Venda de Imóvel Urbano/Rural, com fundamento nos artigos 481 à 504 da Lei 10.406/2002,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 318 Registro: 2015.0000393579 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1086920-63.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MADRID INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais