MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA
|
|
|
- Alessandra Eger Belém
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA
2 MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA Este manual destina-se a orientar a utilização e aplicação dos elementos básicos da identidade, de forma a que seja salvaguardada a sua personalidade e garantida a sua integridade. O cumprimento dos princípios aqui apresentados é indispensável à coerência da comunicação da marca e, consequentemente, à sua credibilidade. Nesse sentido, é essencial a colaboração de todos aqueles que estão envolvidos com a marca e que são responsáveis pela implementação e/ou utilização da identidade.
3 MARCA VERSÃO PRINCIPAL A marca/ logotipo não deve ser alterada ou redesenhada em circunstância alguma. Não são permitidas outras versões além das apresentadas neste dossier.
4 MARCA VERSÃO PRINCIPAL, SOBRE FUNDO ESCURO A marca/ logotipo não deve ser alterada ou redesenhada em circunstância alguma. Não são permitidas outras versões além das apresentadas neste dossier.
5 CONSTRUÇÃO MARCA A construção do símbolo obedece a uma lógica de construção a preservar e respeitar conforme esquema. 5 x 1/3 x
6 MARGENS DE SEGURANÇA MARCA O logotipo necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta do logo.
7 SÍMBOLO VERSÃO PRINCIPAL O símbolo não deve ser alterado ou redesenhado em circunstância alguma e destina-se apenas a aplicações em produto ou comunicação e não representa por isso a identidade da marca por si só. Poderá ser ponderada a utilização do símbolo como elemento complementar da marca materializado em identificação subtil de espaços ou peçlas gráficas ou animação de espaços (exemplo: padrão, textura, etc.).
8 SÍMBOLO VERSÃO PRINCIPAL FUNDO ESCURO O símbolo não deve ser alterado ou redesenhado em circunstância alguma e destina-se apenas a aplicações em produto ou comunicação e não representa por isso a identidade da marca por si só. Poderá ser ponderada a utilização do símbolo como elemento complementar da marca materializado em identificação subtil de espaços ou peçlas gráficas ou animação de espaços (exemplo: padrão, textura, etc.).
9 CONSTRUÇÃO SÍMBOLO A construção do símbolo obedece a uma lógica de construção a preservar e respeitar conforme esquema. 3/4 x
10 MARGENS DE SEGURANÇA SÍMBOLO O símbolo necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta do logo.
11 DESDOBRAMENTOS SÍMBOLO BOOTCAMP A marca/ logotipo apresenta submarcas para eventos que integram o festival.
12 SUBMARCAS BOOTCAMP VERSÂO 1 As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.
13 CONSTRUÇÃO SUBMARCA VERSÃO 1 BOOTCAMP 3/5 x 1/2 x 1/7 x
14 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCA VERSÃO 1 BOOTCAMP A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta da submarca.
15 SUBMARCA BOOTCAMP VERSÃO EXTREMA HORIZONTALIDADE As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.
16 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCAS VERSÂO BOOTCAMP A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à da submarca.
17 CONSTRUÇÃO MARCA + SUBMARCA A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival. 1,75 x 5 x 1,75 x
18 MARCA + SUBMARCA BOOTCAMP A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival.
19 DESDOBRAMENTOS SÍMBOLO CONFERENCE A marca/ logotipo apresenta submarcas para eventos que integram o festival.
20 SUBMARCAS CONFERENCE VERSÂO 1 As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.
21 CONSTRUÇÃO SUBMARCA VERSÃO 1 CONFERENCE 1/2 x 1/7 x
22 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCA VERSÃO 1 CONFERENCE A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta da submarca.
23 SUBMARCA CONFERENCE VERSÂO EXTREMA HORIZONTALIDADE As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.
24 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCAS VERSÂO 2 CONFERENCE A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à da submarca.
25 MARCA + SUBMARCA CONFERENCE A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival.
26 MARCA + SUBMARCA CONFERENCE A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival. 1,75 x 5 x 1,75 x
27 DESDOBRAMENTOS SÍMBOLO TOOLBOX A marca/ logotipo apresenta submarcas para eventos que integram o festival.
28 SUBMARCAS TOOLBOX VERSÂO 1 As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.
29 CONSTRUÇÃO SUBMARCA VERSÃO 1 TOOLBOX 1/2 x 1/7 x
30 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCA VERSÃO 1 TOOLBOX A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta da submarca.
31 SUBMARCA TOOLBOX VERSÂO EXTREMA HORIZONTALIDADE As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.
32 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCAS VERSÂO 2 TOOLBOX A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à da submarca.
33 MARCA + SUBMARCA TOOLBOX A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival.
34 MARCA + SUBMARCA TOOLBOX A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival. 1,75 x 5 x 1,75 x
35 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.
36 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.
37 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella. x 2/3 x
38 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.
39 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.
40 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.
41 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella. x 2/3 x
42 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.
43 UNIVERSO CROMÁTICO As cores da Marca são dois cinzentos e as submarcas assumem, cada uma delas outras cores indicadas. As cores são um importante elemento da identidade e devem ser fielmente reproduzidas conforme as indicações Pantone, RGB e CMYK. PANTONE 539U RGB: 35/59/69 CMYK: 100/55/0/85 PANTONE 402U RGB: 193/191/180 CMYK: 0/8/16/42 PANTONE 279U RGB: 125/176/230 CMYK: 63/36/0/0 PANTONE 124U RGB: 207/141/178 CMYK: 0/36/100/24 PANTONE 1665U RGB: 214/100/70 CMYK: 0/76/88/0
44 APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS DE COR FUNDO COR BASE DA IDENTIDADE É recomendável que seja preservado o máximo contraste na representação da marca sobre fundos de cor. Quando o logotipo é aplicado sobre fundos da cor base da identidade, deverá assumir a cor branca. FUNDO COM POUCO CONTRASTE EM RELAÇÃO À COR BASE FUNDO CONTRASTANTE COM COR BASE IDENTIDADE FUNDO ESCURO CONTRASTANTE
45 APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS DE IMAGEM Quando o logotipo é aplicado sobre imagens P/B, poderá assumir outras cores, desde que devidamente contrastantes. Quando o logotipo é aplicado sobre imagens de cor, é preferível que se limite o uso à cor da identidade. Em qualquer das situações, é sempre preferível usar a cor da identidade. IMAGENS P/B IMAGENS COR
46 UTILIZAÇÕES INCORRECTAS CONTRAÇÃO ALTERAÇÃO DIMENÇÕES Para além de ser necessário respeitar as orientações dadas nas páginas anteriores, apresentamos diversos exemplos de aplicações não permitidas. ALTERAÇÃO DO TIPO DE LETRA ALTERAÇÃO DE CORES FESTIVAL 2013 SITUAÇÕES DE POUCO CONTRASTE SOBRE FUNDO FOTOGRÁFICO SITUAÇÕES DE POUCO CONTRASTE CROMÁTICO
47 REDUÇÕES De forma a garantir a sua legibilidade, a marca e submarcas não deverão ser reduzidas para além do tamanho mínimo. 5 MM SÍMBOLO 20 MM MARCA 12 MM SUBMARCA VERSÃO 1 20 MM SUBMARCA VERSÃO 2 20 MM MARCA + SUBMARCA 57 MM MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 45 MM MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2
48 TIPOGRAFIA Tipos de letra oficiais: O tipo de letra oficial da Marca Explorers é a Foundry Gridnik. Deve ser sempre utilizado na comunicação da Marca, nos suportes impressos, ou outros em que seja possível garantir a correta utilização e leitura deste tipo de letra (publicidade, brochuras, estacionário...). Black Motion Medium Screen Density Regular Light abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* V MAIO 2013 FONT: FOUNDRY GRIDNIK DESIGNER: WIM CROUWEL PUBLISHER: FOUNDRY TYPES GOOGLE FONT: PROXIMA NOVA
49
P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015
P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015 LOGÓTIPO/ MARCA Para uma comunicação eficaz, é fundamental utilizar o logótipo segundo
Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Manual de identidade (CIEJD) Direcção-Geral dos Assuntos Europeus (DGAE) Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) Autor: Carla Lopes [email protected] www.designavulso.blogspot.com Acesso em linha:
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Introdução Marca/logótipo Área de proteção e dimensões mínimas Referências cromáticas versão a cores e monocromática Aplicações sobre fundos cromáticos Aplicações sobre
MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA QUALIDADE E INOVAÇÃO Regras de identificação visual Este manual estabelece regras gráficas da iniciativa QI PME - Norte com vista a uma uniformização das peças gráficas
Manual de identidade Programa Operacional de Assistência Técnica Fundo Social Europeu
Manual de identidade Programa Operacional de Assistência Técnica Fundo Social Europeu nota prévia Este manual tem o objectivo de contribuir para uma coerente e eficaz comunicação da identidade POAT FSE
Manual de Identidade Normas Básicas
Manual de Identidade Normas Básicas Este manual contém as normas base para a correcta aplicação e utilização da nossa identidade. As ferramentas principais são a Marca, o Símbolo e a Tipografia, que constituem
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas
caderno de normas da marca inegi
caderno de normas da marca inegi identidade As pessoas reconhecem uma instituição pela sua identidade, o que significa que a identidade corporativa é como a face de uma pessoa. Pode ser amigável, interessante,
Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015
Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério
MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC
1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC sumário INTRODuÇãO 3 VERsõEs DA AssINATuRA VERTICAL p&b 15 ELEmENTOs E proporções DA AssINATuRA HORIZONTAL 4 VERsõEs DA AssINATuRA HORIZONTAL monocromática 16 VERsõEs
MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA
MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 1. APRESENTAÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Circo Crescer e Viver e de seu selo comemorativo de 10 anos. É fundamental
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
INTRODUÇÃO Este manual apresenta normas gráficas e estabelece regras de funcionalidade gráfica para o logótipo PUBLIRÁDIO. É um manual de consulta, que demonstra regras e cuidados a ter na sua reprodução
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diretoria de Comunicação Social
IDENTIDADE VISUAL Manual de Normas MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA. acm. acm ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES. acm
A FUNÇÃO DO MANUAL A garantia da aplicação correta da identidade ACM é o objetivo da definição do conjunto de regras e recomendações constantes neste manual. Este documento descreve o logótipo, as cores,
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL L INTRODUÇÃO A marca é a expressão da identidade de uma instituição diante do seu público. Por isso, é importante que todo tipo de comunicação da instituição utilize a identidade
Diretrizes para gestão da marca
Diretrizes para gestão da marca O símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo e dinâmico. O azul representa a água, que se renova
JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE 01. INTRODUÇÃO 02. IDENTIDADE MÚLTIPLA 03. MARCA INSTITUCIONAL 01. VERSÕES INSTITUCIONAIS 02. PATRIMÓNIO MUNDIAL 03. NOVAS VERSÕES 04. ESPAÇO
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual Índice Introdução... A Marca... Grid de Construção... Campo de Proteção... Reduções Máximas... Aplicação com Marcas Adjuntas... Aplicação com Slogan Institucional... Grid de
MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL
MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MAIO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal...3 II. Zona de exclusão...4 III. Versão simplificada....5 IV. Reduções mínimas............................
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO INSPIRAÇÃO ASSINATURA INSTITUCIONAL ÍCONE APLICAÇÃO EM FUNDO COLORIDO MARCA EM NEGATIVO POSITIVO ESCALA DE CINZA LIMITE DE REDUÇÃO E ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA
IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO. Partir de uma ideia para um novo valor.
Partir de uma ideia para um novo valor. 01 A FUNÇÃO DO MANUAL A criação da identidade visual da Coimbra Criativa e Empreeendedora tem por base um sistema de aplicações coerente, organizado e bem definido.
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS VERSÃO 1.0 > INTRODUÇÃO ESTE MANUAL APRESENTA AS REGRAS BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DA ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual 02 01. O MANUAL O objetivo deste manual é garantir, através do cumprimento de suas normas, que as aplicações referentes a sua identidade visual sejam feitas de forma correta,
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual Ficha Técnica GRUPO FOCKINK PANAMBI - RS - BRASIL Setembro de 2003 LAYOUT E CONFECÇÃO DO MANUAL POR Marketing Grupo Fockink GRUPO FOCKINK 02 Índice Introdução ELEMENTOS INSTITUCIONAIS
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL
1 MARCA APRESENTAÇÃO CONHECENDO O LOGO Com o objetivo de unificar os padrões de comunicação visual e normatizar o uso da marca, foi criada a marca do FUNTTEL. O logo pode ser aplicado em duas versões:
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA Índice Apresentação Assinatura Institucional Definição Regras de uso Área de não interferência Reprodução Limite de redução Tipografia Institucional Definição Alfabeto
Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização
Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Índice 2 Logótipo 3 Grelha de Construção 4 Margens de Segurança 5 Cores (positivo/negativo) 6 Fundos Gráficos 7 Tipografia 8 Proteção da Marca 9 Reduções Máximas 10 2 LOGÓTIPO
manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors
manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors índice Eurocid logótipos de marcas associadas conceito p.2 normas de utilização p.3 construção margens de segurança dimensões cores
Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011
Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência
Manual de Identidade Visual. Arranjo Produtivo Local de Máquinas e Equipamentos do Rio Grande do Sul
Arranjo Produtivo Local de Máquinas e Equipamentos do Rio Grande do Sul Sumário 03 04 05 06 07 08 10 11 14 15 16 17 Pra que serve este manual? O logotipo Malha construtiva Variações Área de proteção Redução
Manual de identidade visual
Manual de identidade visual A Logomarca padrão A logomarca padrão do de Santa Catarina é composta pela sua marca (bandeira) e pelo logotipo de Santa Catarina, representados de forma característica. A logomarca
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CONTEÚDOS 01 RENOVAÇÃO DA MARCA 02 CONSTRUÇÃO DA MARCA 03 DIMENSÕES MÍNIMAS MARGEM MÍNIMA DE SEGURANÇA 04 05 06 CORES COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS TIPOGRAFIA E RESPETIVOS ESTILOS
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade
MAnual de normas. erasmus+ Ja
IV.Manualde NormasdaMarca MAnual de normas erasmus+ Ja Um Futuro para ti. >>> índice A Marca >>> 05 Identidade >>> 06 Logótipo >>> 08 Versões >>> 09 Margem de Segurança >>> 10 Dimensão Mínima >>> 11 A
MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL
ÍNDICE 6. IDENTIDADE VISUAL...2 6.1. MARCA... 2 6.1.1 Apresentação... 2 6.1.2 Cores Institucionais... 3 6.1.3 Família Tipográfica... 4 6.1.4 Reprodução da Marca... 5 6.1.5 Usos Incorretos... 6 6.1.6 Redução
Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo
Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado
Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Apresentação Introdução / Conceito 02 Área de Proteção 03 Versões 04 Aplicação Sobre Fundo Colorido 06 Aplicação Sobre Fundo Claro e/ou Escuro 07 Aplicação
Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE
Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA JUL.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL // CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA CFO 3 //APRESENTAÇÃO A concepção da nova marca
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação
Manual do Logotipo. Instruções e indicações de aplicação.
Manual do Logotipo Instruções e indicações de aplicação. Índice Este manual apresenta as características de aplicação deste logotipo, para que a comunicação seja uniforme e eficaz É muito importante a
Manual de Identidade Visual. Marca Jogos Limpos
Manual de Identidade Visual Marca Jogos Limpos Conceito Sinal gráfico que remete ao caule de uma muda de árvore, estruturado na Proporção Áurea. Essa proporção é facilmente encontrada na estrutura de inúmeras
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE CONSTRUÇÃO Versão preferencial... 03 Malha construtiva... 04 Cores institucionais... 05 USABILIDADE Área de não interferência... 06 Redução máxima... 07 Aplicações sobre
Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.
Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. CONCEITO...04 3. VERSÕES DE ASSINATURA...05 Assinatura Principal...05 Assinatura sem Decodificador...05 Assinatura Logotipo...05 4. FRASE SÍNTESE
Manual de normas 2009 - identidade corporativa Sanitana
Este manual estabelece as normas básicas de utilização da marca Sanitana nas situações mais comuns. O cumprimento destas normas fortalece a marca e evita a incoerência em erros indesejáveis. Em caso de
Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL
Índice Proporções do logotipo Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL A Black & Decker desenvolveu este guia para manter o padrão visual na comunicação da LINHA PROFISSIONAL. Nela você encontrará os elementos
Manual de identidade visual
Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6
MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL
MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL Manual da Marca Institucional.indd 1 05/07/2011 10:53:33 INTRODUÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da nova identidade visual
2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm
2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura Tamanho mínimo: y = 5 cm largura (y) > 5 cm O tamanho mínimo para o logotipo com assinatura é de 5 cm de largura. Essa regra é a mesma tanto para o logotipo
Manual de Normas Gráficas MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
Manual de Normas Gráficas MANUAL 1 MANUAL 2 Manual de Normas Gráficas Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Ceramics Portugal does it better e
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 apresentação marca principal marca secundária construção do símbolo proporções área de
Curso de Arquivologia
Manual de Identidade Visual Curso de Arquivologia UFSM Manual de Identidade Visual do Curso de Arquivologia da Ficha Técnica Designer Gráfico Responsável: Carlo Giovani Ribas Rossato Rua Lucídio Gontan,844
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Apresentação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução da Marca Arejamento da Marca Versões Monocromáticas Marca em
Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores
CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS
MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CYMK (coated euro) PANTONE (solid mate) RGB C 0% M 0% Y 0% K 10 0% C 0% M 0% Y 0% K 50% Pantone Black M 100% Pantone Black M 50% R 0% G 0% B 0% R 156% G 156 % B 156% UNIVERSO
M A N U A L D E NOR M A S
MANUAL DE NORMAS A Construção de uma Marca é o resultado de uma pesquisa apurada. A sua construção obedece a regras precisas, que asseguram o equilíbrio da sua composição. Qualquer alteração das proporções
Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui
GUIA DE REFERÊNCIA. Procel RELUZ
GUIA DE REFERÊNCIA Procel RELUZ ASSINATURAS As assinaturas são compostas por duas partes: logomarca PROCEL e logomarca RELUZ. O símbolo e o logotipo dessas duas partes se associam formando a Identidade
MANUAL DE MARCAS. 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas
MANUAL DE MARCAS 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas INTRODUÇÃO Na construção de uma marca forte é essencial sermos consistentes na forma de comunicar em todas as áreas de negócio onde atuamos.
Manual de Identidade Visual
rede de atenção À urgência Manual de Identidade Visual Versão 1.0 / Abr. 2012 As marcas do sus Introdução O Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), presta inúmeros serviços à população
LOGÓTIPO - VERSÕES A CORES. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para expressar o nosso espírito e modo de ser.
LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para epressar o nosso espírito e modo de ser. O logótipo é parte integrante de uma série de elementos gráficos que criam uma imagem e aspecto consistentes
Enap. Manual de uso da marca
Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho
MANUAL DE IDENTIDADE. inside office
ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 CORES 4 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA 5 APLICAÇÕES DA MARCA 6 USOS INCORRETOS 0 REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA VERSÕES MONOCROMÁTICAS MARCA EM NEGATIVO 1 4 2 3 APRESENTAÇÃO Esta é a marca
Manual de aplicação de identidade visual
Manual de aplicação de identidade visual 2013 Apresentação Construção da Marca Utilização Grade de Construção da Marca Margem de Segurança Padrão Tipográfico Cores Aplicação em PB Versão Negativa em PB
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008
Manual da Marca ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, no uso das atribuições que lhe
Manual da Marca ELEMENTOS BASE DA IDENTIDADE VERSÃO 1.O 2015
Manual da Marca ELEMENTOS BASE DA IDENTIDADE VERSÃO 1.O 2015 O LOGÓTIPO O Museu Nacional dos Coches conserva e expõe uma notável colecção de viaturas, do século XVII aos finais do século XIX, num espaço
Manual de Identidade Visual da Marca
Manual de Identidade Visual da Marca Índice 1. Apresentação... 3 1.1 Introdução... 4 1.2 Logo... 5 1.3 Nomenclatura...7 1.4 Logotipia... 8 1.5 Versões... 9 2. Família Tipográfica... 11 3. Cores... 13 3.1
FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual
1 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual 2 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual Este manual tem por objetivo apresentar as variadas assinaturas da marca com as devidas
MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015
MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015 Gran Viver Urbanismo, maior Loteadora de Minas. A Gran Viver Urbanismo, maior loteadora de Minas é uma empresa do Grupo Seculus. Os principais
MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins
MANUAL DE APLICAÇÃO Logomarca do Governo do Estado do Tocantins Introdução Através deste manual, apresentamos a nova logomarca do Governo do Tocantins e todas as variantes para a sua aplicação. Assim,
Livro da marca. Logomarca
Livro da marca Logomarca 1 Este livro apresenta as regras de aplicaçnao do logotipo Brastemp. Para o pleno entendimento do seu Conceito, Diretrizes e contexto de aplicação recomendamos a leitura prévia
MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA
MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA www.acrimat.org.br ÍNDICE APRESENTAÇÃO.................................. 2 CORES........................................... 3 TIPOGRAFIA......................................
MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL
MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL JUNHO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal....3 II. Área de não interferência...4 III. Redução máxima e versão simplificada...5
SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23
GECOM - 2014 / 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA...05 MARCA COM SLOGAM...06 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA COM SOLOGAN...07 USOS INCORRETOS...08 DIAGRAMA
Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria
Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Brasília Novembro de 2014 Sistema Indústria Manual de Aplicação de Marca Sumário Introdução...7 1. Missão e Visão do Sistema Indústria...9
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual Normas para construção e uso correto da marca. 1 Manual de Identidade Visual Extremo Norte Traduzindo seu profissionalismo, compromisso e qualidade a marca, apresento-lhe o
Manual de Padronização
Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca
Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL
Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL Brasília 1991 1991. Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde Esplanada dos Ministérios,
Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes
Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes A marca comemorativa de 60 anos da Ufes, através do símbolo que representa o infinito, baseia-se no conceito de continuidade, de olhar para o
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL LOGOMARCA - VERSÃO PREFERENCIAL VERTICAL 02 LOGOMARCA - VERSÃO SECUNDÁRIA HORIZONTAL 03 LOGOMARCA - VERSÃO TERCIÁRIA HORIZONTAL 04 CORES - PANTONE E QUADRICROMIA Pantone 7406
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 1 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo a unificação da logomarca PDE Plano de Desenvolvimento da Educação a partir da construção de uma identidade visual mais forte.
LOGOMARCA. Dimensões mínimas. Margem de segurança. Monocromatismo. Comportamento sobre fundos. Comportamento sobre cinzas ECONOMATO
p. LOGOMARCA Argumento Apresentação Dimensões mínimas Margem de segurança Família tipográfica Monocromatismo Cromatismo Comportamento sobre fundos Comportamento sobre cinzas 4 6 10 12 14 16 18 20 22 ECONOMATO
A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios.
Apresentação A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta, seus valores, sua filosofia, sua postura profis-sional, torna-se visível
Manual de Identidade Visual
ÍNDICE 1. MARCA Apresentação 06 Cores Institucionais 07 Família Tipográfica 08 Versão Negativa 09 Versão Carimbo 10 Versão Cambiante 11 Versão Ícone 12 Reprodução da Marca 13 Aplicações Incorretas 14 Boxes
Manual da marca 2014
Manual da marca 2014 Índice 1. Marca 2. Elementos, versões e proporções 3. Área de reserva e redução 4. As cores da marca 4.1. Uso preferencial e versão PB 4.2. Cor complementar 5. Variação de fundos 6.
Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS Apresentação Sumário Este Manual de Identidade Visual foi desenvolvido com o objetivo de orientar
Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina. Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015
Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015 3 Índice 1. Marca...5 Conceito - Design...6 Cores Institucionais...8 Família Tipográfica...9
ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8
Manual de APLICAÇÃO DE MARCA ÍNDICE MARCA Apresentação... 3 Cor institucional... 4 Reprodução da marca... 5 Usos incorretos... 6 PARA QUE A MARCA ANDES-SN SEJA APLICADA CORRETAMENTE, ATENÇÃO: Sempre que
MJC Portugal - Comunicação e Marketing. Manual de Imagem Corporativa
MJC Portugal - Comunicação e Marketing Manual de Imagem Corporativa MJC Portugal - Comunicação e Marketing Normas do logotipo Logotipo Cores Cores Directas (Pantones) Pantone 2748C Pantone 423C (50%) Pantone
Manual de Identidade Visual
Manual de Identidade Visual Este manual foi elaborado com a finalidade de orientar a aplicação da marca da Compugraf em peças gráficas impressas e digitais. Para tanto, contém normas técnicas de uso do
REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA
REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA Objetivo e âmbito de aplicação O presente regulamento define as regras de utilização do certificado que comprova a certificação da
MANUAL DE IDENTIDADE
MANUAL DE IDENTIDADE IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS Este manual fornece os elementos standard da Identidade
manual de normas gráficas UNIVERSIDADE LUSÓFONA
manual de normas gráficas UNIVERSIDDE LUSÓFON manual normas Os valores centrais da nossa Marca No início deste ano lectivo de 2014/2015, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias renova a sua
