MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA"

Transcrição

1 MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA

2 MANUAL DE IDENTIDADE GRÁFICA Este manual destina-se a orientar a utilização e aplicação dos elementos básicos da identidade, de forma a que seja salvaguardada a sua personalidade e garantida a sua integridade. O cumprimento dos princípios aqui apresentados é indispensável à coerência da comunicação da marca e, consequentemente, à sua credibilidade. Nesse sentido, é essencial a colaboração de todos aqueles que estão envolvidos com a marca e que são responsáveis pela implementação e/ou utilização da identidade.

3 MARCA VERSÃO PRINCIPAL A marca/ logotipo não deve ser alterada ou redesenhada em circunstância alguma. Não são permitidas outras versões além das apresentadas neste dossier.

4 MARCA VERSÃO PRINCIPAL, SOBRE FUNDO ESCURO A marca/ logotipo não deve ser alterada ou redesenhada em circunstância alguma. Não são permitidas outras versões além das apresentadas neste dossier.

5 CONSTRUÇÃO MARCA A construção do símbolo obedece a uma lógica de construção a preservar e respeitar conforme esquema. 5 x 1/3 x

6 MARGENS DE SEGURANÇA MARCA O logotipo necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta do logo.

7 SÍMBOLO VERSÃO PRINCIPAL O símbolo não deve ser alterado ou redesenhado em circunstância alguma e destina-se apenas a aplicações em produto ou comunicação e não representa por isso a identidade da marca por si só. Poderá ser ponderada a utilização do símbolo como elemento complementar da marca materializado em identificação subtil de espaços ou peçlas gráficas ou animação de espaços (exemplo: padrão, textura, etc.).

8 SÍMBOLO VERSÃO PRINCIPAL FUNDO ESCURO O símbolo não deve ser alterado ou redesenhado em circunstância alguma e destina-se apenas a aplicações em produto ou comunicação e não representa por isso a identidade da marca por si só. Poderá ser ponderada a utilização do símbolo como elemento complementar da marca materializado em identificação subtil de espaços ou peçlas gráficas ou animação de espaços (exemplo: padrão, textura, etc.).

9 CONSTRUÇÃO SÍMBOLO A construção do símbolo obedece a uma lógica de construção a preservar e respeitar conforme esquema. 3/4 x

10 MARGENS DE SEGURANÇA SÍMBOLO O símbolo necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta do logo.

11 DESDOBRAMENTOS SÍMBOLO BOOTCAMP A marca/ logotipo apresenta submarcas para eventos que integram o festival.

12 SUBMARCAS BOOTCAMP VERSÂO 1 As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.

13 CONSTRUÇÃO SUBMARCA VERSÃO 1 BOOTCAMP 3/5 x 1/2 x 1/7 x

14 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCA VERSÃO 1 BOOTCAMP A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta da submarca.

15 SUBMARCA BOOTCAMP VERSÃO EXTREMA HORIZONTALIDADE As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.

16 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCAS VERSÂO BOOTCAMP A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à da submarca.

17 CONSTRUÇÃO MARCA + SUBMARCA A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival. 1,75 x 5 x 1,75 x

18 MARCA + SUBMARCA BOOTCAMP A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival.

19 DESDOBRAMENTOS SÍMBOLO CONFERENCE A marca/ logotipo apresenta submarcas para eventos que integram o festival.

20 SUBMARCAS CONFERENCE VERSÂO 1 As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.

21 CONSTRUÇÃO SUBMARCA VERSÃO 1 CONFERENCE 1/2 x 1/7 x

22 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCA VERSÃO 1 CONFERENCE A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta da submarca.

23 SUBMARCA CONFERENCE VERSÂO EXTREMA HORIZONTALIDADE As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.

24 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCAS VERSÂO 2 CONFERENCE A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à da submarca.

25 MARCA + SUBMARCA CONFERENCE A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival.

26 MARCA + SUBMARCA CONFERENCE A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival. 1,75 x 5 x 1,75 x

27 DESDOBRAMENTOS SÍMBOLO TOOLBOX A marca/ logotipo apresenta submarcas para eventos que integram o festival.

28 SUBMARCAS TOOLBOX VERSÂO 1 As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.

29 CONSTRUÇÃO SUBMARCA VERSÃO 1 TOOLBOX 1/2 x 1/7 x

30 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCA VERSÃO 1 TOOLBOX A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à volta da submarca.

31 SUBMARCA TOOLBOX VERSÂO EXTREMA HORIZONTALIDADE As submarcas apresentam duas versões de aplicação cuja utilização depende da visibilidade que se pretende dar à designação.

32 MARGENS DE SEGURANÇA SUBMARCAS VERSÂO 2 TOOLBOX A submarca necessita de espaço generoso à sua volta, para preservar a sua visibilidade. A caixa exterior define o espaço livre mínimo à da submarca.

33 MARCA + SUBMARCA TOOLBOX A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival.

34 MARCA + SUBMARCA TOOLBOX A marca/ logotipo pode apresentar uma relação com a submarca de forma a que esta saia destacada, sempre que se pretende dar ênfase ao evento face ao festival. 1,75 x 5 x 1,75 x

35 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.

36 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.

37 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella. x 2/3 x

38 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.

39 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.

40 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.

41 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella. x 2/3 x

42 MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2 A marca/ logotipo pode apresentar uma versão com as submarcas. Sempre que se pretende dar ênfase ao festival apresentando os eventos que o compõem as submarcas são apresentadas com a marca umbrella.

43 UNIVERSO CROMÁTICO As cores da Marca são dois cinzentos e as submarcas assumem, cada uma delas outras cores indicadas. As cores são um importante elemento da identidade e devem ser fielmente reproduzidas conforme as indicações Pantone, RGB e CMYK. PANTONE 539U RGB: 35/59/69 CMYK: 100/55/0/85 PANTONE 402U RGB: 193/191/180 CMYK: 0/8/16/42 PANTONE 279U RGB: 125/176/230 CMYK: 63/36/0/0 PANTONE 124U RGB: 207/141/178 CMYK: 0/36/100/24 PANTONE 1665U RGB: 214/100/70 CMYK: 0/76/88/0

44 APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS DE COR FUNDO COR BASE DA IDENTIDADE É recomendável que seja preservado o máximo contraste na representação da marca sobre fundos de cor. Quando o logotipo é aplicado sobre fundos da cor base da identidade, deverá assumir a cor branca. FUNDO COM POUCO CONTRASTE EM RELAÇÃO À COR BASE FUNDO CONTRASTANTE COM COR BASE IDENTIDADE FUNDO ESCURO CONTRASTANTE

45 APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS DE IMAGEM Quando o logotipo é aplicado sobre imagens P/B, poderá assumir outras cores, desde que devidamente contrastantes. Quando o logotipo é aplicado sobre imagens de cor, é preferível que se limite o uso à cor da identidade. Em qualquer das situações, é sempre preferível usar a cor da identidade. IMAGENS P/B IMAGENS COR

46 UTILIZAÇÕES INCORRECTAS CONTRAÇÃO ALTERAÇÃO DIMENÇÕES Para além de ser necessário respeitar as orientações dadas nas páginas anteriores, apresentamos diversos exemplos de aplicações não permitidas. ALTERAÇÃO DO TIPO DE LETRA ALTERAÇÃO DE CORES FESTIVAL 2013 SITUAÇÕES DE POUCO CONTRASTE SOBRE FUNDO FOTOGRÁFICO SITUAÇÕES DE POUCO CONTRASTE CROMÁTICO

47 REDUÇÕES De forma a garantir a sua legibilidade, a marca e submarcas não deverão ser reduzidas para além do tamanho mínimo. 5 MM SÍMBOLO 20 MM MARCA 12 MM SUBMARCA VERSÃO 1 20 MM SUBMARCA VERSÃO 2 20 MM MARCA + SUBMARCA 57 MM MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 1 45 MM MARCA + SUBMARCAS VERSÃO 2

48 TIPOGRAFIA Tipos de letra oficiais: O tipo de letra oficial da Marca Explorers é a Foundry Gridnik. Deve ser sempre utilizado na comunicação da Marca, nos suportes impressos, ou outros em que seja possível garantir a correta utilização e leitura deste tipo de letra (publicidade, brochuras, estacionário...). Black Motion Medium Screen Density Regular Light abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ #* V MAIO 2013 FONT: FOUNDRY GRIDNIK DESIGNER: WIM CROUWEL PUBLISHER: FOUNDRY TYPES GOOGLE FONT: PROXIMA NOVA

49

P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015

P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015 P.PORTO POLITÉCNICO DO PORTO MANUAL DE IDENTIDADE REGRAS BÁSICAS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA RUI MENDONÇA DESIGN 2015 LOGÓTIPO/ MARCA Para uma comunicação eficaz, é fundamental utilizar o logótipo segundo

Leia mais

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Manual de identidade. Centro de Informação Europeia Jacques Delors Manual de identidade (CIEJD) Direcção-Geral dos Assuntos Europeus (DGAE) Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) Autor: Carla Lopes design.avulso@gmail.com www.designavulso.blogspot.com Acesso em linha:

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Introdução Marca/logótipo Área de proteção e dimensões mínimas Referências cromáticas versão a cores e monocromática Aplicações sobre fundos cromáticos Aplicações sobre

Leia mais

MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA MANUAL DE NORMAS REPRESENTAÇÃO GRÁFICA QUALIDADE E INOVAÇÃO Regras de identificação visual Este manual estabelece regras gráficas da iniciativa QI PME - Norte com vista a uma uniformização das peças gráficas

Leia mais

Manual de identidade Programa Operacional de Assistência Técnica Fundo Social Europeu

Manual de identidade Programa Operacional de Assistência Técnica Fundo Social Europeu Manual de identidade Programa Operacional de Assistência Técnica Fundo Social Europeu nota prévia Este manual tem o objectivo de contribuir para uma coerente e eficaz comunicação da identidade POAT FSE

Leia mais

Manual de Identidade Normas Básicas

Manual de Identidade Normas Básicas Manual de Identidade Normas Básicas Este manual contém as normas base para a correcta aplicação e utilização da nossa identidade. As ferramentas principais são a Marca, o Símbolo e a Tipografia, que constituem

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 1 MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA O conjunto marca/logotipo é o elemento gráfico e visual pelo qual somos reconhecidos nos diversos meios em que atuamos. As suas formas foram concebidas

Leia mais

caderno de normas da marca inegi

caderno de normas da marca inegi caderno de normas da marca inegi identidade As pessoas reconhecem uma instituição pela sua identidade, o que significa que a identidade corporativa é como a face de uma pessoa. Pode ser amigável, interessante,

Leia mais

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015

Manual de Uso da. identidade visual. Atualização: julho/2015 Manual de Uso da identidade visual Atualização: julho/2015 TRABALHO EDITORIAL Revisão e atualização: Daniela Cairo Otávio Filho Projeto gráfico e editoração: Ricardo Martins Francisco Junior. Bahia. Ministério

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC sumário INTRODuÇãO 3 VERsõEs DA AssINATuRA VERTICAL p&b 15 ELEmENTOs E proporções DA AssINATuRA HORIZONTAL 4 VERsõEs DA AssINATuRA HORIZONTAL monocromática 16 VERsõEs

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 1. APRESENTAÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Circo Crescer e Viver e de seu selo comemorativo de 10 anos. É fundamental

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS INTRODUÇÃO Este manual apresenta normas gráficas e estabelece regras de funcionalidade gráfica para o logótipo PUBLIRÁDIO. É um manual de consulta, que demonstra regras e cuidados a ter na sua reprodução

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 3 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diretoria de Comunicação Social

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL Manual de Normas MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA. acm. acm ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES. acm

IDENTIDADE VISUAL Manual de Normas MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA. acm. acm ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES. acm A FUNÇÃO DO MANUAL A garantia da aplicação correta da identidade ACM é o objetivo da definição do conjunto de regras e recomendações constantes neste manual. Este documento descreve o logótipo, as cores,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL L INTRODUÇÃO A marca é a expressão da identidade de uma instituição diante do seu público. Por isso, é importante que todo tipo de comunicação da instituição utilize a identidade

Leia mais

Diretrizes para gestão da marca

Diretrizes para gestão da marca Diretrizes para gestão da marca O símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo e dinâmico. O azul representa a água, que se renova

Leia mais

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS JUNHO 2014 V.01 MARCA GUIMARÃES MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE 01. INTRODUÇÃO 02. IDENTIDADE MÚLTIPLA 03. MARCA INSTITUCIONAL 01. VERSÕES INSTITUCIONAIS 02. PATRIMÓNIO MUNDIAL 03. NOVAS VERSÕES 04. ESPAÇO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Introdução... A Marca... Grid de Construção... Campo de Proteção... Reduções Máximas... Aplicação com Marcas Adjuntas... Aplicação com Slogan Institucional... Grid de

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MAIO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal...3 II. Zona de exclusão...4 III. Versão simplificada....5 IV. Reduções mínimas............................

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE INTRODUÇÃO INSPIRAÇÃO ASSINATURA INSTITUCIONAL ÍCONE APLICAÇÃO EM FUNDO COLORIDO MARCA EM NEGATIVO POSITIVO ESCALA DE CINZA LIMITE DE REDUÇÃO E ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO. Partir de uma ideia para um novo valor.

IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE NORMAS BÁSICO. Partir de uma ideia para um novo valor. Partir de uma ideia para um novo valor. 01 A FUNÇÃO DO MANUAL A criação da identidade visual da Coimbra Criativa e Empreeendedora tem por base um sistema de aplicações coerente, organizado e bem definido.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário Manual de Identidade Visual EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 3 a marca 4 malha construtiva 5 cores institucionais 6 aplicações em fundo colorido 7

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS VERSÃO 1.0 > INTRODUÇÃO ESTE MANUAL APRESENTA AS REGRAS BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DA ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 02 01. O MANUAL O objetivo deste manual é garantir, através do cumprimento de suas normas, que as aplicações referentes a sua identidade visual sejam feitas de forma correta,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Ficha Técnica GRUPO FOCKINK PANAMBI - RS - BRASIL Setembro de 2003 LAYOUT E CONFECÇÃO DO MANUAL POR Marketing Grupo Fockink GRUPO FOCKINK 02 Índice Introdução ELEMENTOS INSTITUCIONAIS

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO FUNTTEL 1 MARCA APRESENTAÇÃO CONHECENDO O LOGO Com o objetivo de unificar os padrões de comunicação visual e normatizar o uso da marca, foi criada a marca do FUNTTEL. O logo pode ser aplicado em duas versões:

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA MARCA Índice Apresentação Assinatura Institucional Definição Regras de uso Área de não interferência Reprodução Limite de redução Tipografia Institucional Definição Alfabeto

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização

Manual de Identidade Visual. Normas e padrões de utilização Manual de Identidade Visual Normas e padrões de utilização Institucional Assinatura institucional DEFINIÇÃO A logomarca é a assinatura institucional da Venax. REGRAS DE USO É a principal assinatura da

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS ÍNDICE Índice 2 Logótipo 3 Grelha de Construção 4 Margens de Segurança 5 Cores (positivo/negativo) 6 Fundos Gráficos 7 Tipografia 8 Proteção da Marca 9 Reduções Máximas 10 2 LOGÓTIPO

Leia mais

manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors

manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors manual de normas gráficas Centro de Informação Europeia Jacques Delors índice Eurocid logótipos de marcas associadas conceito p.2 normas de utilização p.3 construção margens de segurança dimensões cores

Leia mais

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011

Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Guia de Uso DAMARCA V1.0 - Maio. 2011 Apresentação 3 Elementos da marca 4 Versões de uso preferencial 5 Cores 6 Aplicação em substrato metalizado 7 Versão degradê 8 Versões em P&B 9 Área de não interferência

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Arranjo Produtivo Local de Máquinas e Equipamentos do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual. Arranjo Produtivo Local de Máquinas e Equipamentos do Rio Grande do Sul Arranjo Produtivo Local de Máquinas e Equipamentos do Rio Grande do Sul Sumário 03 04 05 06 07 08 10 11 14 15 16 17 Pra que serve este manual? O logotipo Malha construtiva Variações Área de proteção Redução

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual A Logomarca padrão A logomarca padrão do de Santa Catarina é composta pela sua marca (bandeira) e pelo logotipo de Santa Catarina, representados de forma característica. A logomarca

Leia mais

Versão 0 Aveiro 20 MAI 2015. normas da marca INCUBADORA DE EMPRESAS DA REGIÃO DE AVEIRO

Versão 0 Aveiro 20 MAI 2015. normas da marca INCUBADORA DE EMPRESAS DA REGIÃO DE AVEIRO Versão 0 Aveiro 20 MAI 2015 normas da marca normas da marca / / Génese Forma elementar Forma revestida Repetição das formas normas da marca / / Arquitetura Sobreposição Simplificação Elemento nuclear Sistema

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CONTEÚDOS 01 RENOVAÇÃO DA MARCA 02 CONSTRUÇÃO DA MARCA 03 DIMENSÕES MÍNIMAS MARGEM MÍNIMA DE SEGURANÇA 04 05 06 CORES COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS TIPOGRAFIA E RESPETIVOS ESTILOS

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Versão 1.2 janeiro 2010 Apresentação Todos nós possuímos uma assinatura. Ela é o nosso cartão de visitas e nos distingue no meio em que vivemos, estabelecendo um padrão de identidade

Leia mais

MAnual de normas. erasmus+ Ja

MAnual de normas. erasmus+ Ja IV.Manualde NormasdaMarca MAnual de normas erasmus+ Ja Um Futuro para ti. >>> índice A Marca >>> 05 Identidade >>> 06 Logótipo >>> 08 Versões >>> 09 Margem de Segurança >>> 10 Dimensão Mínima >>> 11 A

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS PARTE II IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 6. IDENTIDADE VISUAL...2 6.1. MARCA... 2 6.1.1 Apresentação... 2 6.1.2 Cores Institucionais... 3 6.1.3 Família Tipográfica... 4 6.1.4 Reprodução da Marca... 5 6.1.5 Usos Incorretos... 6 6.1.6 Redução

Leia mais

Manual de normas - AREANATejo Índice 02

Manual de normas - AREANATejo Índice 02 Índice 02 1.1 Logótipo da AREANATejo 1.2 Grelhas de construção 1.3 Cor 1.4 Tipografia Oficial 1.5 Reduções Máximas do Logótipo 1.6 Comportamentos a uma cor 1.7 Comportamento Cromático sobre Fundo de Cor

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo

Manual de Identidade Visual. Uso e aplicação do logotipo Manual de Identidade Visual Uso e aplicação do logotipo 2 Apresentação O Manual de Identidade Visual da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, é um documento técnico, elaborado

Leia mais

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Departamento de Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Engenharia Industrial MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Apresentação Introdução / Conceito 02 Área de Proteção 03 Versões 04 Aplicação Sobre Fundo Colorido 06 Aplicação Sobre Fundo Claro e/ou Escuro 07 Aplicação

Leia mais

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

Manual de Identidade Visual UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Manual de Identidade Visual UFRPE INTRODUÇÃO A Universidade Federal Rural de Pernambuco, em comemoração ao seu centenário, apresenta, através da Coordenadoria de Comunicação Social, o redesign de sua marca,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA JUL.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL // CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA CFO 3 //APRESENTAÇÃO A concepção da nova marca

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação

Leia mais

Manual do Logotipo. Instruções e indicações de aplicação.

Manual do Logotipo. Instruções e indicações de aplicação. Manual do Logotipo Instruções e indicações de aplicação. Índice Este manual apresenta as características de aplicação deste logotipo, para que a comunicação seja uniforme e eficaz É muito importante a

Leia mais

Manual de Identidade Visual. Marca Jogos Limpos

Manual de Identidade Visual. Marca Jogos Limpos Manual de Identidade Visual Marca Jogos Limpos Conceito Sinal gráfico que remete ao caule de uma muda de árvore, estruturado na Proporção Áurea. Essa proporção é facilmente encontrada na estrutura de inúmeras

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE CONSTRUÇÃO Versão preferencial... 03 Malha construtiva... 04 Cores institucionais... 05 USABILIDADE Área de não interferência... 06 Redução máxima... 07 Aplicações sobre

Leia mais

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015.

Manual de Marca Fundação Espaço ECO. Versão 03. Janeiro, 2015. Ω Manual de Marca Fundação Espaço ECO Versão 03. Janeiro, 2015. Ω CADERNO AZUL 02 01. Introdução 03 01.1 Apresentação 04 01.2 A marca Fundação Espaço ECO 06 02. Diretrizes da marca 07 02.1 Formatos da

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. CONCEITO...04 3. VERSÕES DE ASSINATURA...05 Assinatura Principal...05 Assinatura sem Decodificador...05 Assinatura Logotipo...05 4. FRASE SÍNTESE

Leia mais

Manual de normas 2009 - identidade corporativa Sanitana

Manual de normas 2009 - identidade corporativa Sanitana Este manual estabelece as normas básicas de utilização da marca Sanitana nas situações mais comuns. O cumprimento destas normas fortalece a marca e evita a incoerência em erros indesejáveis. Em caso de

Leia mais

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL

Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL Índice Proporções do logotipo Manual de identidade LINHA PROFISSIONAL A Black & Decker desenvolveu este guia para manter o padrão visual na comunicação da LINHA PROFISSIONAL. Nela você encontrará os elementos

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual apresentação....................................3 Versões horizontal e vertical........................4 grid de construção................................5 Cores institucionais...............................6

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DA MARCA INSTITUCIONAL Manual da Marca Institucional.indd 1 05/07/2011 10:53:33 INTRODUÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da nova identidade visual

Leia mais

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm

2. MARCA COM ASSINATURA. 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura. Tamanho mínimo: y = 5 cm 2.4 Tamanho mínimo para logotipo com assinatura Tamanho mínimo: y = 5 cm largura (y) > 5 cm O tamanho mínimo para o logotipo com assinatura é de 5 cm de largura. Essa regra é a mesma tanto para o logotipo

Leia mais

Manual de Normas Gráficas MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

Manual de Normas Gráficas MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS Manual de Normas Gráficas MANUAL 1 MANUAL 2 Manual de Normas Gráficas Este manual contém as regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Ceramics Portugal does it better e

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual sumário 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 apresentação marca principal marca secundária construção do símbolo proporções área de

Leia mais

Curso de Arquivologia

Curso de Arquivologia Manual de Identidade Visual Curso de Arquivologia UFSM Manual de Identidade Visual do Curso de Arquivologia da Ficha Técnica Designer Gráfico Responsável: Carlo Giovani Ribas Rossato Rua Lucídio Gontan,844

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA Apresentação Cores Institucionais Família Tipográfica Reprodução da Marca Usos Incorretos Redução da Marca Arejamento da Marca Versões Monocromáticas Marca em

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual. 1 iuni Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 iuni Manual de Identidade Visual SUMÁRIO iuni Manual de Identidade Visual 2 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. A Marca Versão preferencial - VP Dimensões preferenciais Marca p&b Cores

Leia mais

CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS CYMK (coated euro) PANTONE (solid mate) RGB C 0% M 0% Y 0% K 10 0% C 0% M 0% Y 0% K 50% Pantone Black M 100% Pantone Black M 50% R 0% G 0% B 0% R 156% G 156 % B 156% UNIVERSO

Leia mais

M A N U A L D E NOR M A S

M A N U A L D E NOR M A S MANUAL DE NORMAS A Construção de uma Marca é o resultado de uma pesquisa apurada. A sua construção obedece a regras precisas, que asseguram o equilíbrio da sua composição. Qualquer alteração das proporções

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

GUIA DE REFERÊNCIA. Procel RELUZ

GUIA DE REFERÊNCIA. Procel RELUZ GUIA DE REFERÊNCIA Procel RELUZ ASSINATURAS As assinaturas são compostas por duas partes: logomarca PROCEL e logomarca RELUZ. O símbolo e o logotipo dessas duas partes se associam formando a Identidade

Leia mais

MANUAL DE MARCAS. 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas

MANUAL DE MARCAS. 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas MANUAL DE MARCAS 11.02.2015 GEM - Gestão Estratégica de Marcas INTRODUÇÃO Na construção de uma marca forte é essencial sermos consistentes na forma de comunicar em todas as áreas de negócio onde atuamos.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual rede de atenção À urgência Manual de Identidade Visual Versão 1.0 / Abr. 2012 As marcas do sus Introdução O Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), presta inúmeros serviços à população

Leia mais

LOGÓTIPO - VERSÕES A CORES. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para expressar o nosso espírito e modo de ser.

LOGÓTIPO - VERSÕES A CORES. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para expressar o nosso espírito e modo de ser. LOGÓTIPO O logótipo do turismo de Portugal foi criado para epressar o nosso espírito e modo de ser. O logótipo é parte integrante de uma série de elementos gráficos que criam uma imagem e aspecto consistentes

Leia mais

Enap. Manual de uso da marca

Enap. Manual de uso da marca Manual de uso da marca O símbolo transmite seriedade, objetividade e contemporaneidade compatíveis com a instituição e também continuidade em relação ao sinal de identificação anteriormente usado. O desenho

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office

MANUAL DE IDENTIDADE. inside office ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 CORES 4 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA 5 APLICAÇÕES DA MARCA 6 USOS INCORRETOS 0 REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA VERSÕES MONOCROMÁTICAS MARCA EM NEGATIVO 1 4 2 3 APRESENTAÇÃO Esta é a marca

Leia mais

Manual de aplicação de identidade visual

Manual de aplicação de identidade visual Manual de aplicação de identidade visual 2013 Apresentação Construção da Marca Utilização Grade de Construção da Marca Margem de Segurança Padrão Tipográfico Cores Aplicação em PB Versão Negativa em PB

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 Manual da Marca ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PORTARIA Nº 97 DE 22 DE OUTUBRO DE 2008 O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Manual da Marca ELEMENTOS BASE DA IDENTIDADE VERSÃO 1.O 2015

Manual da Marca ELEMENTOS BASE DA IDENTIDADE VERSÃO 1.O 2015 Manual da Marca ELEMENTOS BASE DA IDENTIDADE VERSÃO 1.O 2015 O LOGÓTIPO O Museu Nacional dos Coches conserva e expõe uma notável colecção de viaturas, do século XVII aos finais do século XIX, num espaço

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Marca

Manual de Identidade Visual da Marca Manual de Identidade Visual da Marca Índice 1. Apresentação... 3 1.1 Introdução... 4 1.2 Logo... 5 1.3 Nomenclatura...7 1.4 Logotipia... 8 1.5 Versões... 9 2. Família Tipográfica... 11 3. Cores... 13 3.1

Leia mais

FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual

FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual 1 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual 2 FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA Manual de Identidade Visual Este manual tem por objetivo apresentar as variadas assinaturas da marca com as devidas

Leia mais

MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015

MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015 MANUAL DA MARCA E IDENTIDADE VISUAL VERSÃO 1.0 SETEMBRO DE 2015 Gran Viver Urbanismo, maior Loteadora de Minas. A Gran Viver Urbanismo, maior loteadora de Minas é uma empresa do Grupo Seculus. Os principais

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins

MANUAL DE APLICAÇÃO. Logomarca do Governo do Estado do Tocantins MANUAL DE APLICAÇÃO Logomarca do Governo do Estado do Tocantins Introdução Através deste manual, apresentamos a nova logomarca do Governo do Tocantins e todas as variantes para a sua aplicação. Assim,

Leia mais

Livro da marca. Logomarca

Livro da marca. Logomarca Livro da marca Logomarca 1 Este livro apresenta as regras de aplicaçnao do logotipo Brastemp. Para o pleno entendimento do seu Conceito, Diretrizes e contexto de aplicação recomendamos a leitura prévia

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA www.acrimat.org.br ÍNDICE APRESENTAÇÃO.................................. 2 CORES........................................... 3 TIPOGRAFIA......................................

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE USO DA MARCA DO GOVERNO FEDERAL JUNHO/2016 Manual de uso da marca do Governo Federal I. Marca do Governo Federal....3 II. Área de não interferência...4 III. Redução máxima e versão simplificada...5

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 APLICAÇÃO... 23 GECOM - 2014 / 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 A MARCA... 04 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA...05 MARCA COM SLOGAM...06 OUTRAS VARIAÇÕES DE USO DA MARCA COM SOLOGAN...07 USOS INCORRETOS...08 DIAGRAMA

Leia mais

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria

Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Manual de marcas e regras de aplicação do Sistema Indústria Brasília Novembro de 2014 Sistema Indústria Manual de Aplicação de Marca Sumário Introdução...7 1. Missão e Visão do Sistema Indústria...9

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. Marca 1.1 Apresentação 1.2 Versões de assinatura 1.2.1 Recomendações 1.3 Negativo e positivo 1.4 Escala de cinza 1.5 Versão não cromia 1.6 Área de proteção 1.7 Redução

Leia mais

MANUAL DE NORMAS IDENTIDADE VISUAL TRANSPORTS YOU TO THE FUTURE.

MANUAL DE NORMAS IDENTIDADE VISUAL TRANSPORTS YOU TO THE FUTURE. ABRIL 2016 MANUAL DE NORMAS IDENTIDADE VISUAL TRANSPORTS YOU TO THE FUTURE. ÍNDICE MANUAL DE NORMAS DE IDENTIDADE VISUAL ELEMENTOS ESTRATÉGICOS 4- Um Transporte para o que Somos 5- Um Transporte para a

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Normas para construção e uso correto da marca. 1 Manual de Identidade Visual Extremo Norte Traduzindo seu profissionalismo, compromisso e qualidade a marca, apresento-lhe o

Leia mais

Manual de Padronização

Manual de Padronização Manual de Padronização das Marcas EBC e seus veículos Novembro de 2013 1. Marca da EBC 4 1.1 Reduções mínimas 5 1.2 Aplicações da marca 6 1.3 Tipografia 7 1.4 Cor da marca 8 1.5 Usos Indevidos 9 2. Marca

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL

Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SNAS ABC DO SUS COMUNICAÇÃO VISUAL Brasília 1991 1991. Ministério da Saúde Secretaria Nacional de Assistência à Saúde Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes

Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes Manual de aplicação do selo comemorativo de 60 anos da Ufes A marca comemorativa de 60 anos da Ufes, através do símbolo que representa o infinito, baseia-se no conceito de continuidade, de olhar para o

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PROJETO ESCOLA BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL LOGOMARCA - VERSÃO PREFERENCIAL VERTICAL 02 LOGOMARCA - VERSÃO SECUNDÁRIA HORIZONTAL 03 LOGOMARCA - VERSÃO TERCIÁRIA HORIZONTAL 04 CORES - PANTONE E QUADRICROMIA Pantone 7406

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 1 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo a unificação da logomarca PDE Plano de Desenvolvimento da Educação a partir da construção de uma identidade visual mais forte.

Leia mais

LOGOMARCA. Dimensões mínimas. Margem de segurança. Monocromatismo. Comportamento sobre fundos. Comportamento sobre cinzas ECONOMATO

LOGOMARCA. Dimensões mínimas. Margem de segurança. Monocromatismo. Comportamento sobre fundos. Comportamento sobre cinzas ECONOMATO p. LOGOMARCA Argumento Apresentação Dimensões mínimas Margem de segurança Família tipográfica Monocromatismo Cromatismo Comportamento sobre fundos Comportamento sobre cinzas 4 6 10 12 14 16 18 20 22 ECONOMATO

Leia mais

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios.

A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. Apresentação A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta, seus valores, sua filosofia, sua postura profis-sional, torna-se visível

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. MARCA Apresentação 06 Cores Institucionais 07 Família Tipográfica 08 Versão Negativa 09 Versão Carimbo 10 Versão Cambiante 11 Versão Ícone 12 Reprodução da Marca 13 Aplicações Incorretas 14 Boxes

Leia mais

Manual da marca 2014

Manual da marca 2014 Manual da marca 2014 Índice 1. Marca 2. Elementos, versões e proporções 3. Área de reserva e redução 4. As cores da marca 4.1. Uso preferencial e versão PB 4.2. Cor complementar 5. Variação de fundos 6.

Leia mais

Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS Manual de Identidade Visual VOLUME I - APLICAÇÃO DA LOGO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS Apresentação Sumário Este Manual de Identidade Visual foi desenvolvido com o objetivo de orientar

Leia mais

Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina. Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015

Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina. Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015 Manual de Identidade Visual Do Poder Judiciário de Santa Catarina Normas e Padrões de Utilização Atualizado em 04/01/2015 3 Índice 1. Marca...5 Conceito - Design...6 Cores Institucionais...8 Família Tipográfica...9

Leia mais

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8

ÍNDICE MARCA. Apresentação... 3. Cor institucional... 4. Reprodução da marca... 5. Usos incorretos... 6. Redução da marca... 8 Manual de APLICAÇÃO DE MARCA ÍNDICE MARCA Apresentação... 3 Cor institucional... 4 Reprodução da marca... 5 Usos incorretos... 6 PARA QUE A MARCA ANDES-SN SEJA APLICADA CORRETAMENTE, ATENÇÃO: Sempre que

Leia mais

MJC Portugal - Comunicação e Marketing. Manual de Imagem Corporativa

MJC Portugal - Comunicação e Marketing. Manual de Imagem Corporativa MJC Portugal - Comunicação e Marketing Manual de Imagem Corporativa MJC Portugal - Comunicação e Marketing Normas do logotipo Logotipo Cores Cores Directas (Pantones) Pantone 2748C Pantone 423C (50%) Pantone

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Este manual foi elaborado com a finalidade de orientar a aplicação da marca da Compugraf em peças gráficas impressas e digitais. Para tanto, contém normas técnicas de uso do

Leia mais

REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA

REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA REGULAMENTO DE DIVULGAÇÃO DO ESTATUTO DE ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA Objetivo e âmbito de aplicação O presente regulamento define as regras de utilização do certificado que comprova a certificação da

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE

MANUAL DE IDENTIDADE MANUAL DE IDENTIDADE IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS Este manual fornece os elementos standard da Identidade

Leia mais

manual de normas gráficas UNIVERSIDADE LUSÓFONA

manual de normas gráficas UNIVERSIDADE LUSÓFONA manual de normas gráficas UNIVERSIDDE LUSÓFON manual normas Os valores centrais da nossa Marca No início deste ano lectivo de 2014/2015, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias renova a sua

Leia mais