Aposentadoria Especial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aposentadoria Especial"

Transcrição

1 Aposentadoria Especial Doutrina Indicada sobre Aposentadoria Especial Livro Aposentadoria Especial - Teoria e Prática da Adriane Bramante Livro Aposentadoria Especial - Regime Geral da Previdência Social da Maria Helena Carreira Alvim Livro Aposentadoria Especial de Diego Schuster Todos da Editora Juruá Definição: a aposentadoria especial é um benefício que visa proteger o segurado que trabalha sujeito a condições prejudiciais à sua saúde ou integridade física, proporcionando-lhe a retirada da atividade nociva antes que efetivamente sofra os efeitos da mencionada exposição. Art. 201, p. 1, da CF: 1º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e quando se tratar de segurados portadores de deficiência, nos termos definidos em lei complementar. A aposentadoria especial dá direito a aposentadoria em um tempo menor ou caso não consiga atingir o tempo mínimo exigido laborando na atividade especial, dá direito a conversão desse tempo que laborou em atividade especial em tempo comum com uma majoração de tempo. Art. 57 e 58 da Lei 8.213/91. Art. 22, II, da Lei 8.212/91 Previsão da alíquota RAT, antiga SAT, contribuição social de 1, 2 ou 3% de acordo com o grau de risco da atividade, que ajuda no custeio desse benefício. Esse valor vai para um caixa único de custeio da seguridade. Art. 64 a 70 do Decreto 3.048/99.

2 Decreto ou ato administrativo só podem regulamentar o que a lei determina, nunca podem restringir direitos. Se a lei é omissa ou não restringe, não cabe ao Decreto ou ato administrativo restringir. Art. 84, IV, da CF/1988. Regra de hermenêutica. Exemplo desse conflito: O decreto diz que deve ser entendido como período de contribuição/carência os períodos de afastamento em benefício por incapacidade, desde que intercalado com atividade. A lei 8.213/91 no art. 55, II fala de período intercalado, mas não fala nada sobre ser intercalado entre atividades. O decreto restringiu, e isso ele não pode fazer. Quando restringe ele impede, por exemplo, que quem fez recolhimento como facultativo tenha a contagem desse tempo, mas a lei não traz essa restrição, a lei só fala intercalado. A aposentadoria especial acoberta o risco a saúde, a ideia é a proteção a saúde e a integridade, em um último momento da própria vida do segurado. Quando falamos em agentes prejudiciais à sua saúde, estamos falando de insalubridade. Quando estamos falando em agentes prejudiciais a integridade física, estamos falando de agentes perigosos. A PEC 6/2019 pretende acabar com a proteção do risco a integridade física. A interpretação administrativa do INSS, hoje já não aceita a exposição a agentes perigosos para fins de caracterização do tempo especial. Exemplos de agentes considerados perigosos: Inflamáveis, Explosivos e Eletricidade. Administrativamente, no entendimento de hoje, o INSS não considera esses agentes perigosos como especiais. A autarquia enquadra apenas no período que permitem o enquadramento por função. PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário Pergunta: Professor eu tive um processo em que o juiz indeferiu o pedido porque a prova era extemporânea. Resposta: A Súmula 68 da TNU indica que o laudo pericial extemporâneo é apto para provar atividade especial. Atualmente, essa decisão de indeferimento de prova é irrecorrível no JEF e fora do JEF porque o CPC/15 não permite recurso dessa decisão que indefere a produção da prova. No JEF não cabe recurso das decisões interlocutórias. E fora do JEF a decisão que indefere a instrução probatória não é recorrível. Então no seu recurso você precisa fazer uma preliminar de nulidade por cerceamento de defesa caso você tenha a ação julgada improcedente. Mesmo se você ganhar, e o INSS recorrer, faça isso nas suas contrarrazões e peça para que caso seja provido o recurso do INSS, que retornem os autos para a origem para a produção da prova.

3 PRESSUPOSTOS PARA A CONCESSÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL HOJE Carência de 180 contribuições ou tabela do art. 142, da Lei 8.213/91. Tempo de Exposição ao agente nocivo: * 15 anos (atividade de nocividade máxima) * 20 anos (atividade de nocividade média) * 25 anos (atividade de nocividade mínima) Tempus regit actum Art. 70, p.1 do Decreto 3.048/99. Art. 70. A conversão de tempo de atividade sob condições especiais em tempo de atividade comum dar-se-á de acordo com a seguinte tabela: Art. 5, XXXVI~ I, da CF Art. 6º, da LINDB Uma concretização do direito adquirido. O direito está incorporado ao patrimônio jurídico do segurado. A norma aplicável para fins de caracterização do tempo como especial é aquela vigente à época da prestação do serviço. Por exemplo, como veremos nas próximas aulas, em determinada época tínhamos lei indicando que era possível o reconhecimento da atividade especial só pela função, sem precisar fazer nenhuma outra prova de que ele estava expostos aos agentes nocivos, enquanto essa lei vigorou se alguém trabalhou e se enquadrou naquelas categorias profissionais, ainda hoje é possível o reconhecimento como tempo especial daquele tempo trabalhado lá no passado quando a lei vigorava.

4 Temos uma exceção para a aplicação do Tempus regit actum X Lei 3807/60 (LOPS): A jurisprudência admite o reconhecimento como especial de tempo trabalhado antes da edição da LOPS, ou seja, mesmo quando não havia previsão da contagem do tempo como especial. Então se eventualmente o cliente trabalhou antes da edição da Lei 3807/60 em atividade que foi reconhecida depois como especial, é possível o reconhecimento do tempo como especial, mas não havendo previsão à época daquela atividade como especial. Lei 3.807/60 LOPS Lei Orgânica da Previdência Social. Ela trazia a aposentadoria especial em seu artigo 31. Foi a primeira lei que tratou da aposentadoria especial. Segundo ela, quem tinha o direito era o trabalhador com 15, 20 ou 25 anos de atividade especial mais idade mínima de 50 anos, sendo possível o enquadramento do tempo como especial de duas formas: comprovando a exposição à agentes nocivos insalubres, perigosos ou penosos ou pelo enquadramento por categoria profissional, sendo presumida a exposição aos agentes nocivos. Perceba que desde o início já tínhamos essa divisão em nocividade máxima, média ou mínima. A LOPS previa duas formas de comprovar a atividade especial: comprovação de exposição ao agente nocivo ou enquadramento pela categoria profissional. Nessa segunda, se presume que quem exerce aquela atividade tem direito a contagem de tempo especial. Chegando no tempo total de acordo com o agente (15, 20 ou 25 anos) de labor em exposição ao agente nocivo, se aposenta na modalidade de aposentadoria especial. Não chegando nesse tempo, tem a possibilidade de conversão desse tempo em comum. A idade mínima cai logo após a edição da Lei 3.807/60, ou seja, ela não atinge ninguém. Isso porque a idade mínima não combina com a aposentadoria especial, pois se temos tempos máximos estipulados para que o trabalhador, em tese, possa laborar exposto ao agente nocivo sem que efetivamente sua saúde ou sua integridade física sejam agredidas, não tem como exigir que esse alguém continue trabalhando naquela atividade nociva até que atinja determinada idade, porque nesse caso, eu teria um esvaziamento do conteúdo da norma. Existiam formulários que serviam para a comprovação da exposição aos agentes nocivos. Esses formulários eram produzidos pelo INSS e as empresas preenchiam esses formulários e entregavam aos trabalhadores para comprovação desse tempo (veremos nas próximas aulas). Para comprovar a categoria profissional a que pertencia o segurado, eu poderia me utilizar desse formulário, mas a carteira de trabalho também fazia prova.

5 Decreto /64 No Quadro Anexo a que se refere o seu art. 2º temos uma listagem de agentes nocivos e também de categorias profissionais que dão a possibilidade de contagem do tempo como especial. Decreto /79 Traz nos Anexos I e II, listagens de agentes nocivos e categorias profissionais respectivamente. Perceba que vieram dois decretos para regulamentar a questão. Esses decretos são aplicados simultaneamente, ou seja, o Decreto de 79 não revogou a listagem do Decreto de 64. Os rols apresentados nesses decretos são exemplificativos e não taxativos. Mas o INSS defende que eles são taxativos. As listagens tem caráter exemplificativo. Fundamento: Súmula 198 do extinto Tribunal Federal de Recursos e REsp repetitivo /SC. Art. 277, p. 3 da IN 77/2015 diz que o rol de agentes nocivos presentes no anexo IV do Decreto 3.048/99 é meramente exemplificativo. Art. 201 da CF/1988 trata da aposentadoria especial protegendo o risco a saúde e integridade física. Lei 8.213/91 Artigos 57 e 58. A Lei de benefícios recepcionou os decretos de 64 e 79 Lei de 29/04/1995 (retira a possibilidade de enquadramento por categoria profissional) altera a lei de benefícios substancialmente quanto a aposentadoria especial. Essa lei é regulamentada pelo Decreto 2.172/97 de 06 de março de O anexo IV do Decreto 2.172/97 traz uma listagem de agente nocivos nova. Nessa nova listagem, somem os agentes perigosos. Decreto 3.048/99 O anexo IV desse novo decreto traz uma nova listagem que não difere do decreto de 97.

6 TODAS AS LISTAGENS SÃO EXEMPLIFICATIVAS As listagens do Decreto /64 e do Decreto /79 são usadas de forma simultânea, uma não revoga a outra. Resolução 25/2017, do CRPS, a CTPS é prova suficiente para comprovação do enquadramento pela atividade profissional. É possível o enquadramento como especial pela categoria profissional de períodos trabalhados pelo segurado até 28/04/1995. Exceção da data limite para enquadramento por atividade profissional: O STJ no julgamento do REsp /RN fixou que é possível o enquadramento como especial, por categoria profissional do vigilante para períodos trabalhados até 05/03/1997 (no dia seguinte foi publicado o Decreto 2.172/97)

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Aposentadoria Especial Parte 1 Prof. Bruno Valente Art. 57 a 58 da Lei 8.213/91 Art. 64 a 70 do Decreto 3.048/99 O benefício de aposentadoria especial é uma

Leia mais

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial Continuação... Aposentadoria Especial AGENTES PERIGOSOS art. 201, 1º, da CF o art. 57, da Lei 8.213/91 Tutela o direito a aposentadoria especial pelos agentes perigosos Em 1995 tivemos alteração trazida

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL

APOSENTADORIA ESPECIAL APOSENTADORIA ESPECIAL Professor: Rodrigo Sodero Facebook: Professor Rodrigo Sodero (fanpage) e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Conversão do Tempo de Serviço A Aposentadoria Especial,

Leia mais

XIII Congresso Nacional de Previdência Social Caracterização de Atividades Periculosas na esfera Administrativa e Judicial Prof. Paulo Vitor Nazário

XIII Congresso Nacional de Previdência Social Caracterização de Atividades Periculosas na esfera Administrativa e Judicial Prof. Paulo Vitor Nazário XIII Congresso Nacional de Previdência Social Caracterização de Atividades Periculosas na esfera Administrativa e Judicial Prof. Paulo Vitor Nazário Sermann O que é periculosidade? Risco iminente de morte

Leia mais

APOSENTADORIAS ESPECIAIS NO RGPS.

APOSENTADORIAS ESPECIAIS NO RGPS. APOSENTADORIAS ESPECIAIS NO RGPS BRUNO BAPTISTA bruno@baptistaevasconcelos.com.br 1) ESPÉCIES DE APOSENTADORIA ESPECIAIS: Art. 201, 1º da CR/88 (com redação da EC 47/2005): É vedada a adoção de requisitos

Leia mais

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA www.michelgouveia.adv.br Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br É uma espécie

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.410.057 - RN (2013/0342505-2) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ADVOGADO : PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF - PR000000F

Leia mais

A alíquota de 0,31 = soma dos 20% do empregador + 11% do empregado

A alíquota de 0,31 = soma dos 20% do empregador + 11% do empregado RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 10 DE OUTUBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO FATOR PREVIDENCIÁRIO Hoje não tem mais aplicação obrigatória na aposentadoria por

Leia mais

Como fica a Aposentadoria Especial e a Conversão do Tempo Especial com a Reforma da Previdência?

Como fica a Aposentadoria Especial e a Conversão do Tempo Especial com a Reforma da Previdência? Como fica a Aposentadoria Especial e a Conversão do Tempo Especial com a Reforma da Previdência? ALMIR REIS Diretor do Instituto dos Advogados Previdenciários IAPE (Gestão 2017 2019) O QUE DIZ ATUALMENTE

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Histórico Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo):

Leia mais

Tema: Atividade especial de trabalhador rural

Tema: Atividade especial de trabalhador rural Tema: Atividade especial de trabalhador rural Palestrante: Helielthon Manganeli Advogado previdenciário, pós-graduando em direito e processo previdenciário, especialista em cálculo previdenciário, coordenador

Leia mais

Aposentaria Especial dos Profissionais da Área de Saúde

Aposentaria Especial dos Profissionais da Área de Saúde Aposentaria Especial dos Profissionais da Área de Saúde Gabriel Tinoco Palatnic Procurador Geral do Município de Teresópolis Ex- Conselheiro do Conselho de Recursos do Seguro Social Coordenador e Professor

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PETIÇÃO Nº 10.679 - RN (2014/0233212-2) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO REQUERENTE : EUCLIDES SENEN SEBASTIÃO ADVOGADO : DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO REQUERIDO : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS

REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS REFORMA DA PREVIDÊNCIA análise da PEC 287/2016 no RGPS Fábio Souza fabio@idsamericalatina.com.br abril/2017 4 PONTOS ESSENCIAIS DA REFORMA Igualdade formal Aplicabilidade imediata Idade mínima Redução

Leia mais

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial Continuação... Aposentadoria Especial Art. 246, da IN INSS/PRES 77/2015. A concessão de aposentadoria especial, uma vez cumprida a carência exigida, dependerá de caracterização da atividade exercida em

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1 DE 27 DE 2014 (como é feita a quesitação) Artigo 201 sistema solidário, pacto de gerações, um pelo outro;

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1 DE 27 DE 2014 (como é feita a quesitação) Artigo 201 sistema solidário, pacto de gerações, um pelo outro; RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 15 DE OUTUBRO DE 2018 PROF. CLÁUDIO JOSÉ VISTUE RIOS APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CF 88 LC 142 DE 2013 DECRETO 8.145 DE 2013 MEMORANDO

Leia mais

PEC DA. Visite o nosso site e saiba mais

PEC DA. Visite o nosso site e saiba mais PEC DA PREVIDÊNCIA SAIBA O QUE ESTÁ EM RISCO Visite o nosso site e saiba mais www.woida.adv.br PEC DA PREVIDÊNCIA Glossário Transição: Tempo determinado (com início e fim) para a mudança definitiva de

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Risco analisado: embora tecnicamente o

Leia mais

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Coordenador: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Profa. Ester Moreno de Miranda Vieira

Leia mais

(o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor)

(o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor) RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 17 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO BENEFICIÁRIOS DO RGPS (o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor) MANUTENÇÃO

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Previdenciário Aula: 18 Professor (a): Marcelo Tavares (Juiz Federal) Monitor (a): Leandra N. Barcellos.

Curso/Disciplina: Direito Previdenciário Aula: 18 Professor (a): Marcelo Tavares (Juiz Federal) Monitor (a): Leandra N. Barcellos. Página1 Curso/Disciplina: Direito Previdenciário - 2016 Aula: 18 Professor (a): Marcelo Tavares (Juiz Federal) Monitor (a): Leandra N. Barcellos Aula 18 Quais são as aposentadorias voluntárias? As aposentadorias

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL DE FEDERAL DE -

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL DE FEDERAL DE - 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL DE FEDERAL DE - Processo n : Requerente: Requerido: AUTOR, já devidamente qualificado nos autos da ação em epígrafe, vem respeitosamente

Leia mais

Insalubridade previdenciária

Insalubridade previdenciária Custeio da aposentadoria especial tabela R.A.T. Trabalhador em cessão de mão de obra (Lei 10666/03 - art.6º): Tempo de aposentadoria 15 anos (nocividade máxima) 20 anos (nocividade média) 25 anos (nocividade

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO (NåèÂ0R1R0) RELATOR(A) : JUIZ FEDERAL JOÃO CÉSAR OTONI DE MATOS RELATOR CONVOCADO : JUIZ FEDERAL JOÃO CÉSAR OTONI DE MATOS APELANTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADOR : PROCURADORIA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ITUIUTABA S E N T E N Ç A

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ITUIUTABA S E N T E N Ç A S E N T E N Ç A TIPO A Trata-se de ação proposta por CLEIDIMAR GONÇALVES DA SILVA SOUZA em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS, pleiteando a parte autora o reconhecimento de tempo especial

Leia mais

PARECER JURÍDICO - PREVIDENCIÁRIO CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

PARECER JURÍDICO - PREVIDENCIÁRIO CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES PARECER JURÍDICO - PREVIDENCIÁRIO CONSULENTE: DATA DE NASCIMENTO: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Cuida o presente trabalho de parecer cujo objeto consiste na análise da situação jurídico-previdenciária do

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 611.686 - SE (2003/0207926-1) RELATOR : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA RECORRENTE : JOSÉ MARCELO LUVIZOTTO ADVOGADO : MARIA DO CARMO CORREIA DO SANTOS RECORRIDO : INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

Trabalhador Rural vs Poder Judiciário. Os Recursos Representativos de Controvérsia (STJ e TNU)

Trabalhador Rural vs Poder Judiciário. Os Recursos Representativos de Controvérsia (STJ e TNU) Trabalhador Rural vs Poder Judiciário Os Recursos Representativos de Controvérsia (STJ e TNU) 1 Elvio Flávio de Freitas Leonardi elvio@elvio.pro.br @elviodefreitas elvio.freitasleonardi elvioflaviodefreitasleonardi

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Risco analisado: embora tecnicamente o

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Risco analisado: embora tecnicamente o

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.421650/2015-21 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL ASPECTOS PRÁTICOS E RELEVANTES

APOSENTADORIA ESPECIAL ASPECTOS PRÁTICOS E RELEVANTES APOSENTADORIA ESPECIAL ASPECTOS PRÁTICOS E RELEVANTES Roberto Dias Contato: roberto.@previrapido.com.br 1) CONCEITO É uma espécie de aposentadoria por tempo de contribuição, com redução de tempo; Criada

Leia mais

Aula 19. Aposentadoria Especial

Aula 19. Aposentadoria Especial Página1 Curso/Disciplina: Benefícios Previdenciários Aula: Direito Previdenciário 2016-19 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Aula 19 Aposentadoria Especial I. Relembrando a Aula Anterior... Na

Leia mais

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial Continuação... Aposentadoria Especial O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP) passa a existir em 01.01.2004 (Instrução Normativa 99/2003 do INSS). Quais eram os formulários utilizados pelos

Leia mais

Manual da aposentadoria especial dos deficientes e fatores multiplicadores

Manual da aposentadoria especial dos deficientes e fatores multiplicadores 1 Orientações básicas sobre a aposentadoria especial dos deficientes e fatores multiplicadores (Decreto n. 8.145, de 03 de dezembro de 2013) Segundo a Lei Complementar n. 142, de 8 de maio de 2013, foram

Leia mais

SB = média dos últimos 36 salários-de-contribuição, considerados em um período não superior a 48 meses, cujo divisor não pode ser inferior a 24.

SB = média dos últimos 36 salários-de-contribuição, considerados em um período não superior a 48 meses, cujo divisor não pode ser inferior a 24. APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO (REGRAS VIGENTES ANTES DA EC 20/98) * Requisitos: Qualidade de Segurado e Carência 30 anos de tempo de serviço, se homem, e 25, se mulher * Cálculo do benefício: 70%

Leia mais

APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS

APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS 1 NOTA DA AUTORA A presente cartilha se destina a população em geral, com a finalidade de informar/orientar de forma sucinta através de uma linguagem de fácil

Leia mais

TERCEIRA TURMA RECURSAL Juizados Especiais Federais Seção Judiciária do Paraná

TERCEIRA TURMA RECURSAL Juizados Especiais Federais Seção Judiciária do Paraná Autos nº.: 201070500215761 Recorrente (a): Aparecido Evaristo Pereira Relator: Juiz Federal Eduardo Appio V O T O Trata-se de recurso interposto pela parte autora em face de sentença que julgou improcedentes

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Regimes de Previdência Aula 3 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões Regimes Regime Geral de Previdência Social: operado pelo INSS, uma

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 558.157 - RS (2014/0192720-6) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS ADVOGADO : PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

Leia mais

E não é porque recebe adicional de periculosidade que tem direito a aposentadoria especial.

E não é porque recebe adicional de periculosidade que tem direito a aposentadoria especial. RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 24 DE OUTUBRO DE 2018 PROF. ADRIANE BRAMANTE APOSENTADORIA ESPECIAL Para o frentista, o agente de exposição é o BENZENO. No ambiente há a evaporação dos agentes; no

Leia mais

Benefícios por incapacidade no RGPS

Benefícios por incapacidade no RGPS Benefícios por incapacidade no RGPS Continuação... AUXÍLIO-ACIDENTE BENEFICIÁRIOS: Não é devido a todos os segurados. É devido ao empregado, empregado doméstico (entra no rol com a LC 150/2015), trabalhador

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.500695/2015-61 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Continuação... Idade Mínima Atual para ser Segurado: Art. 7, Inciso 33 da CF/1988 Precisa ter mais de 16 anos, salvo no caso do menor aprendiz que

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO PROGRAMA

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO PROGRAMA PROGRAMA I. SEGURIDADE SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL 2. Princípios e Características da Seguridade Social 2.1. Solidariedade 2.2 Universalidade da Cobertura e do Atendimento 2.3. Uniformidade e Equivalência

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Aposentadoria por tempo de contribuição Parte 1 Prof. Bruno Valente Art. 201, 7º, I da CF Art. 52 a 56 da Lei 8.213/91 (alguns dispositivos encontram-se revogados)

Leia mais

POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS VIEWS 21 RESPONSES

POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS VIEWS 21 RESPONSES POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS 11.333 VIEWS 21 RESPONSES Neste artigo vamos tratar do direito que os professores têm de requerer o benefício de aposentadoria com um bônus de cinco anos

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 17ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 17ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 17ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.183389/2013-94 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL CURITIBA-XV DE

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Benefícios em espécie Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Idade e Especial Índice Aposentadoria por Tempo de Contribuição Aposentadoria por Idade Aposentadoria Especial 3 4

Leia mais

A aposentadoria especial por sua vez poderá ser concedida aos 15, 20 ou 25 anos dependendo da penosidade da atividade de cada trabalhador

A aposentadoria especial por sua vez poderá ser concedida aos 15, 20 ou 25 anos dependendo da penosidade da atividade de cada trabalhador INTRODUÇÃO: Este laudo foi feito recentemente para um segurado cliente da Previcalc, trata-se de uma ação de revisão com objetivo de aplicar proporcionalmente o fato previdenciário, conforme explicativos

Leia mais

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ (ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS)

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ (ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS) 1 O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ (ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS) Professor Rodrigo Sodero Advogado. Professor de Direito Previdenciário de pós-graduação e cursos de extensão. Coordenador

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 2ª Composição Adjunta da 13ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.590220/2016-30 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

- em geral, os benefícios é de um SM apenas; eventualmente pode ser de valor maior, onde se apura média;

- em geral, os benefícios é de um SM apenas; eventualmente pode ser de valor maior, onde se apura média; RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 26 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. JANE BERWANGER SEGURADO ESPECIAL (Dúvidas da aula anterior: - aposentadoria rural: 60 anos homem e 55 anos mulher, direito para segurado

Leia mais

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Professor Cláudio José Vistue Rios E-mail: claudiorios05@hotmail.com APOSENTADORIA PcD Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE EDUCACIONAL AULA INAUGURAL: ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA NA ATUALIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE EDUCACIONAL AULA INAUGURAL: ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA NA ATUALIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE EDUCACIONAL AULA INAUGURAL: ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA NA ATUALIDADE Professor Rodrigo Sodero Facebook: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero Instagram:

Leia mais

1. Tempo de Serviço em atividade prejudicial a saúde ou a integridade física 2. Carência 3. Manutenção da qualidade de segurado

1. Tempo de Serviço em atividade prejudicial a saúde ou a integridade física 2. Carência 3. Manutenção da qualidade de segurado APOSENTADORIA ESPECIAL É um tipo de aposentadoria por tempo de serviço, concedida ao segurado que trabalha em atividade prejudicial a saúde ou a integridade física (insalubre, penosa ou perigosa), durante

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL LUIZ ALBERTO GURGEL DE FARIA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL LUIZ ALBERTO GURGEL DE FARIA REOAC Nº 394383 - SE (2005.85.01.002180-4) PARTE AUTORA: ATONIEL BATISTA DOS SANTOS ADVOGADO(S): TEREZINHA PACHEO FREDERICO e outros PARTE RÉ: INSS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL REPRESENTANTE: PROCURADORIA

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE R. Marechal Deodoro 500 conj. 75 80.010-911 Curitiba PR - (41) 3016-4535 elisangela@epadv.com.br - www.epadv.com.br O QUE NÓS SABEMOS? Fonte: FENAPREVI

Leia mais

TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA

TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA RESUMO DA AULA - PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 DIA 10 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA (esclarecendo que, os apontamentos entre parênteses,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.574.317 - RS (2015/0314847-7) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL : DORGIVAL MENEZES DA SILVA : SUEINE

Leia mais

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS O DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Estudo de Caso 01 Segurado (homem de 65 anos de

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Aquisição da qualidade de segurado () Aula 10 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões 1 Filiação: Vínculo jurídico entre o segurado e o RGPS,

Leia mais

Aposentadoria especial nos RPPS

Aposentadoria especial nos RPPS Aposentadoria especial nos RPPS Quem deve emitir o PPP e os Laudos Periciais? Conversão de períodos especiais em comum para servidores públicos; Regime Jurídico único????? Mandado de Injunção e Aposentadoria

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.306.113 - SC (2012/0035798-8) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN EMBARGANTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL FEDERAL - PGF EMBARGADO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Da Previdência Social Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Art. 201. A PREVIDÊNCIA

Leia mais

Marcelo Leonardo Tavares

Marcelo Leonardo Tavares Marcelo Leonardo Tavares Data de Início do Benefício e data de Início de Pagamento Mínimo R$880,00 Máximo R$5.189,82 Data de Início do Benefício e data de Início de Pagamento Data de Início do Benefício

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Dicas importantes para um melhor benefício www.ndmadvogados.com.br Índice Introdução Aposentadoria: 4 dicas para evitar prejuízos financeiros Aposentadoria Especial: 3 dicas para

Leia mais

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Professor Cláudio José Vistue Rios E-mail: claudiorios05@hotmail.com APOSENTADORIA PcD Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário

Leia mais

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade? Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais

Leia mais

FACEBOOK: Professor Marco Serau APOSENTADORIA POR IDADE

FACEBOOK: Professor Marco Serau APOSENTADORIA POR IDADE LEGALE Pós graduação em D. Previdenciário Prof. Marco Aurélio Serau Jr. FACEBOOK: Professor Marco Serau APOSENTADORIA POR IDADE Previsão constitucional: CF 201, 7º, II Previsão Legal: LB: arts. 48 a 51

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 21ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 21ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 21ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.013097/2014-76 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SÃO JOSÉ DOS

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 06ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 06ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 06ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.356060/2015-11 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BARUERI Benefício:

Leia mais

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial Aposentadoria Especial Tuffi Messias Saliba Engenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado. Mestre em Meio Ambiente. Ex-professor dos cursos de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança

Leia mais

Benefícios por incapacidade

Benefícios por incapacidade Benefícios por incapacidade Professor Rodrigo Sodero Facebook: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Prof. Rodrigo Sodero Advogado Previdenciarista. Coordenador e

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Número do Processo: 44232.001070/2013-50 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL RIBEIRÃO PIRES

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 17ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 17ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 17ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.231679/2014-32 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL XAXIM : Recorrente:

Leia mais

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Professor Cláudio José Vistue Rios E-mail: claudiorios05@hotmail.com APOSENTADORIA PcD Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário

Leia mais

A incapacidade é total e permanente, e permanente não pra vida toda, e sim indeterminado.

A incapacidade é total e permanente, e permanente não pra vida toda, e sim indeterminado. RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 05 DE NOVEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS Aposentadoria por invalidez BENEFICIÁRIOS Segurados de todas as categorias Obrigações

Leia mais

A aposentadoria por tempo de contribuição está tipificada no Art. 201, p.7 da CF:

A aposentadoria por tempo de contribuição está tipificada no Art. 201, p.7 da CF: A aposentadoria por tempo de contribuição está tipificada no Art. 201, p.7 da CF: 7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:

Leia mais

Aposentadoria Especial: O que é e quem tem direito a receber As Vantagens da Aposentadoria Especial...09

Aposentadoria Especial: O que é e quem tem direito a receber As Vantagens da Aposentadoria Especial...09 Sumário Aposentadoria Especial: O que é e quem tem direito a receber...03 As Vantagens da Aposentadoria Especial...09 Comprovação do Tempo De Serviço Especial...15 1. Em caso de profissional trabalhando

Leia mais

Assessoria jurídica orienta sobre direito à aposentadoria especial MI 904

Assessoria jurídica orienta sobre direito à aposentadoria especial MI 904 Aparecida, calma procure orientação especializada, Advogado Trabalhista e priu. Leia e procure orientação especializada, seus direitos serão preservados. Att, Bartolomeu Dias TST/Recife Acesse a fonte

Leia mais

Edição Número 128 de 06/07/2005

Edição Número 128 de 06/07/2005 Atos do Congresso Nacional Edição Número 128 de 06/07/2005 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 47 Altera os arts. 37, 40, 195 e 201 da Constituição Federal, para dispor sobre a previdência social, e dá outras providências.

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). (Nome do autor), brasileiro, casado, engenheiro de minas, carteira de identidade

Leia mais

ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS. Carlos Alberto Pereira de Castro https://www.facebook.

ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS. Carlos Alberto Pereira de Castro  https://www.facebook. ACIDENTES DO TRABALHO: ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS Carlos Alberto Pereira de Castro www.agindodireito.com.br https://www.facebook.com/profcapcastro/ - OS ACIDENTES E A INFORMALIDADE: O PROBLEMA DO RECONHECIMENTO

Leia mais

SENTENÇA (Tipo A Resolução nº 535/2006 do CJF) Razão assiste à parte autora.

SENTENÇA (Tipo A Resolução nº 535/2006 do CJF) Razão assiste à parte autora. PROCESSO N : 0033444-24.2012.4.01.3400 AUTOR(A) : ARMANDO DE AZEVEDO CALDEIRA PIRES RÉ : INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL-INSS SENTENÇA (Tipo A Resolução nº 535/2006 do CJF) Dispensado o relatório,

Leia mais

Além da previdência, a proposta também altera regras da Assistência Social, reduzindo a abrangência e a capacidade de proteção social.

Além da previdência, a proposta também altera regras da Assistência Social, reduzindo a abrangência e a capacidade de proteção social. NATAL LEO PRESIDENTE DO SINDICATO NACIONAL DOS APOSENTADOS, PESIONISTAS E IDOSOS UGT SINDIAPI UGT SECRETARIO ADJUNTO DA UGT NACIONAL PARA APOSENTADOS E IDOSOS SECRETARIO DE PREVIDÊNCIA E DA SEGURIDADE

Leia mais

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Engloba todos os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores próprios que não tem regime próprio

Leia mais

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco,

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco, Dúvida: Recebemos hoje a decisão do TJ onde foi concedida a ordem de um Mandado de Injunção interposto pela Guarda Municipal, requerendo aposentadoria especial. Gostaríamos de uma orientação de como procedermos,

Leia mais

MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI COMPLEMENTAR MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Regulamenta o inciso III do 4 do art. 40 da Constituição Federal, que dispõe sobre a concessão de aposentadoria especial ao servidor público titular de cargo efetivo

Leia mais

NOÇÕS ELEMENTARES SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

NOÇÕS ELEMENTARES SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO NOÇÕS ELEMENTARES SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO SAÚDE LEI 8.080/90 ASSISTÊNCIA SOCIAL LEI 8.742/93; Dec.6.214/07 PREVIDÊNCIA CF/88, ART. 201 E 202, LEIS 8.212/91 E 8.213/91, DEC. 3.048/99, IN/INSS 20/07

Leia mais

Aula 08. a)beneficiários: empregado, trabalhador avulso, empregado doméstico (incluído pela LC 150/2015) e segurado especial.

Aula 08. a)beneficiários: empregado, trabalhador avulso, empregado doméstico (incluído pela LC 150/2015) e segurado especial. Turma e Ano: Direito Previdenciário- 2015 Matéria / Aula: Auxílio Acidente. Aposentadoria por Idade. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Aposentadoria Especial. Professor: Marcelo Leonardo Tavares

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO (APELREEX) Nº 17028/SE (0000855-62.2010.4.05.8500) APELANTE : INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL REPTE : PROCURADORIA REPRESENTANTE DA ENTIDADE APELADO : ALOIZIO DOS

Leia mais

Carla de Carvalho Sousa Perito Médico INSS

Carla de Carvalho Sousa Perito Médico INSS Entendimento técnico-legal quanto ao critério qualitatio para exposição ocupacional aos agentes da LINACH e seus efeitos preiidenciários ( PPP)- Efcácia de proteções coletias e indiiiduais Carla de Carvalho

Leia mais

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico 1 Revisão: Benefícios Por Incapacidade: * Medida Provisória 739 permite a execução das revisões e, agora, os segurados poderão ser convocados

Leia mais

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)...

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)... S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988...1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)...1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social...1 1.1.2.

Leia mais

Se as contribuições não estão no CNIS, presume-se que estão porque a responsabilidade é do empregador. Ainda que não tenha sido feito.

Se as contribuições não estão no CNIS, presume-se que estão porque a responsabilidade é do empregador. Ainda que não tenha sido feito. RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 10 DE DEZEMBRO DE 2018 PROF. SERGIO GEROMES CÁLCULOS DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NA PRÁTICA - REVISÕES TESES REVISIONAIS DE FATO AUSÊNCIA DE SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico - 7º tema Aposentadoria Especial. (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) Indicação: FREUDENTHAL, Sergio

Leia mais

Vara Federal de São José dos Campos 3ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo. Vistos em sentença.

Vara Federal de São José dos Campos 3ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo. Vistos em sentença. Vistos em sentença. Trata-se de procedimento comum, em que se pretende a averbação do tempo de serviço prestado sob condições especiais, com posterior concessão de aposentadoria especial. Alega o autor,

Leia mais