Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira: um estudo multicaso, em propriedades leiteiras na Amazônia Ocidental.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira: um estudo multicaso, em propriedades leiteiras na Amazônia Ocidental."

Transcrição

1 Uso de ferramentas de gestão na atividade leiteira: um estudo multicaso, em propriedades leiteiras na Amazônia Ocidental. Use of management tools in dairy farming: a multiple case study on dairy farms in Western Amazonia Reis, E.M.B. 1; Nobile, C.B¹; Lima, A.S¹; Dantas F.L¹; Linhares, L.P. 1 1 Universidade Federal do Acre. Rio Branco (AC). Brasil. edumitke@gmail.com GRUPO DE PESQUISA G5:Fundamentos teórico-metodológicos da abordagem sistêmica aplicada a agricultura Resumo: Objetivou-se identificar e sugerir correções de pontos fracos utilizando ferramentas de gestão em cinco propriedades leiteiras situadas na regional do baixo Acre (Amazônia Ocidental) no período de abril e maio de O diagnóstico foi realizado através da aplicação de questionário contendo 549 questões. Os 3 principais pontos fracos identificados na Matriz GUT foram: inadequada estruturação de rebanho, falta de planejamento nutricional para o período seco e não procurar capacitação. Utilizando a técnica Brainstorming definiu-se quais ferramentas de gestão seriam utilizadas: PDCA, 5W2H e/ou Diagrama de Ishikawa, visando corrigi-los ou, pelo menos, amenizálos. A aplicação de ferramentas de gestão na pecuária leiteira traz uma nova dinâmica na resolução dos problemas prioritários fomentando um plano de trabalho contínuo. Palavras-chave: Leite, Diagrama de Ishikawa, Pecuária, Ciclo PDCA, Pontos Fracos Introdução Em praticamente toda Região Norte o modelo de produção de leite é extensivo a pasto, com animais de dupla aptidão, baixa produção e produtividade, além do baixo preço pago ao produtor pelas indústrias de processamento, tornando a atividade economicamente insatisfatória e muitas vezes insustentável (REIS, 2017). Em 2016 a produção de leite acreana passava de 56 milhões de litros com destaque para Acrelândia AC com mais de 400% de crescimento e Xapuri AC com 391% (IBGE, 2016).

2 As ferramentas de gestão vêm com o objetivo de reverter este cenário. Já amplamente utilizadas em setores terciários, podem ser utilizadas no setor primário, como estratégia de controle da qualidade e aumento da produtividade (PARRE et al, 2011), contudo, não basta apenas conhecer essas ferramentas é preciso discernir quando e onde utilizar (MEIRELES, 2011). Desta forma, objetivou-se com o presente trabalho identificar os pontos fracos em propriedades leiteiras e sugerir correções de forma racional visando aumento de produtividade e rentabilidade. Material e métodos A pesquisa foi realizada em cinco propriedades produtoras de leite localizadas nos municípios de Senador Guiomard e Rio Branco, na regional do Baixo Acre AC, na Amazônia Ocidental, entre abril e maio de 2018, por pesquisadores e discentes do curso de Mestrado da Universidade Federal do Acre UFAC. Para realização do diagnóstico utilizou-se um formulário semiestruturado com 549 perguntas (LOPES et al., 2016). Em seguida, através de brainstorming (COUTINHO et al., 2007, p.107) foram identificados os pontos fracos e fortes aplicando-os posteriormente na matriz GUT (BEHER et al., 2008) e pontuados de um a cinco, de acordo com sua gravidade, urgência e a tendência de piorar. Novamente através brainstorming selecionou-se ferramentas como: Diagrama de Ishikawa (ISHIKAWA, 1985), 5W2H (LISBOA, 2012) e PDCA (AGUIAR, 2016), para correção dos pontos fracos. Resultados e Discussão A partir da seleção desses pontos é possível realizar um planejamento adequado, onde, na maioria dos casos, com poucas ações é possível solucionar os problemas enfrentados nas propriedades (LOPES et al., 2016). Os principais pontos fracos encontrados foram: Estruturação do rebanho, Falta de planejamento para o período seco e não procurar capacitação. Foi realizado um breve brainstorming sobre a importância de cada ponto fraco diagnosticado, bem como a recomendação da ferramenta de gestão a ser utilizada foi realizada neste estudo. Primeiro ponto fraco: Estruturação de rebanho Nas 5 propriedades estudadas o rebanho médio era composto de 207 animais, sendo que 97 (46,85%) vacas lactação e 110 (53,14%) vacas secas, uma produção diária de 520 litros (5,36

3 litros/animal). No estado do Acre, é raro propriedades que viva exclusivamente do leite. O bezerro macho é uma importante receita na atividade destas propriedades, logo toda propriedade de leite também é uma propriedade de cria, tornando a composição de rebanho relativamente diferente do que se preconiza a literatura. Para solucionar o ponto fraco Estruturação de rebanho, foi proposto o Diagrama de Ishikawa, o diagrama mostra a relação entre uma característica de qualidade (efeito) e seus fatores (causa) (PALADINI, 2004). Figura 1. Diagrama de Ishikawa como proposta para solucionar o ponto fraco estruturação de rebanho. Segundo ponto fraco: Ausência de Planejamento para o período seco A Ausência de Planejamento para o período seco ficou com a segunda maior nota na Matriz GUT, reforçando sua prioridade na gestão das propriedades rurais. Nas propriedades estudadas nenhuma realizava planejamento para período seco. A quantidade e qualidade nutricional dos pastos diminui consideravelmente na estação seca, comprometendo o desempenho animal (HOFFMANN et al., 2014). Para solucionar ou minimizar este ponto fraco, foi proposto o ciclo PDCA Utilizado para processos que necessitam de acompanhamento continuo (ANDRADE, 2003). Da seguinte forma: a) PLAN (Planejamento): Planejar a suplementação volumosa e proteica/energética durante a estação chuvosa anterior. Definir área destinada à produção. Manejo de pastagem vedada para disponibilizar

4 no período seco subsequente. b) DO (Execução): Manejo de capineiras, banco de proteínas como piquete com leguminosas, cana de açúcar podendo ser misturada com uréia, diferimento ou reserva de pastos (feno-em-pé). c) CHECK (Verificação): Manter registro atualizado do programa de alimentação se certificando sempre que o planejamento está sendo executado. d) ACT (Ação e Padronização): novo planejamento, correção de falhas promovendo continuamente a melhoria do processo. Terceiro ponto fraco: Não procura capacitação Uma empresa rural precisa realizar capacitação dos trabalhadores rurais criando um ambiente adaptado à realidade de sua gestão. Nesse estudo apenas uma propriedade (20%) indicou procurar algum tipo de capacitação e 80% indicaram não buscar capacitação tanto para o proprietário, quanto para os funcionários. Para solucionar o terceiro ponto fraco Não procura capacitação utilizou-se novamente a ferramenta ciclo PDCA (ANDRADE, 2003): a) PLAN (Planejamento): Buscar informações de cursos e capacitações existentes em instituições competentes. b) DO (Execução): Realizar os cursos e capacitações que estejam de acordo com o interesse da propriedade; c) CHECK (Verificação): Avaliar as aplicações dos cursos e capacitações na rotina da propriedade; d) ACT (Ação e Padronização): Após a realização das etapas anteriores avaliar os benefícios e adotar um calendário para capacitações com objetivos específicos. Conclusão O uso de ferramentas de gestão em propriedade leiteira mostrou-se útil no estabelecimento de um plano de ação eficaz priorizando pontos mais relevantes de forma profissional e empreendedora, auxiliando nas tomadas de decisões e, consequentemente, o aumento da rentabilidade. Referências Bibliográficas AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao programa seis sigma. 2 ed,. Nova lima: INDG, 234p, ANDRADE, F. F. D. O método de melhorias PDCA. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica - EP: São Paulo, 2003.

5 ANTUNES, L. M.; ESSELS, A. Agroqualidade: qualidade total na agropecuária. Porto Alegre: Guaíba Agropecuária, p. BRASIL. Lei Nº , de 25 de maio de Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis n os 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e , de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis n os 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória n o , de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências COUTINHO C.P.; JUNIOR, J. B. B. Utilização da técnica do Brainstorming na introdução de um modelo de E/B-Learning numa escola Profissional Portuguesa: a perspectiva de professores e alunos, Disponível em: Acesso em: 5 junho HOFFMANN A. Produção de bovinos de corte no sistema de pasto-suplemento no período seco, Nativa, Sinop, v. 02, n. 02, p , abr./jun IBGE. Pesquisa de Pecuária Municipal Acesso em: 24/07/ ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: a maneira japonesa. 3 ed. Campus, 277 p LISBOA, M. da G. P.; Godoy, L. P. Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Journal Engineering. Florianópolis, SC Brasil, v. 4, p 32-47, LOPES, M, A.; REIS, E. M. B; FERRAZA, R. A. Formulário de diagnóstico da propriedade leiteira. Lavras: UFLA, 19p. (Boletim Técnico), MEIRELES, M. Ferramentas administrativas para identificar observar e analisar problemas. Arte & Ciência, São Paulo.Volume II, PALADINI, E. P. Gestão de qualidade: teoria e prática. Atlas, São Paulo, PARRE, J. L.; BANKUTI, S. M. S.; ZANMARIA, N. A. Perfil Socioeconômico de Produtores de Leite da Região Sudoeste do Paraná: Um estudo a partir de diferentes níveis de produtividade. Viçosa UFV, MG Brasil. Revista de Economia e Agronegócio Vol. 09, nº 2, 2011.

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA INCORPORAÇÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DE AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA OCIDENTAL ATRAVÉS DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA INCORPORATION OF TECHNOLOGICAL INNOVATION IN SMALL DAIRY

Leia mais

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA

AGRICULTURA: EDUCAÇÃO, CULTURA E NATUREZA USO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS NA REGIÃO OESTE DE RONDÔNIA USE OF MANAGEMENT TOOLS IN DAIRY PROPERTIES IN THE WEST REGION OF RONDÔNIA Reis, E.M.B. 1; Linhares, L.P. 1 ; Dias, A.A.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO

RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO RESULTADOS TÉCNICOS E ECONÔMICOS URT DE COMBINADO FAZENDA PARAISO Equipe Técnica Responsável técnico RURALTINS Carlos Rodrigo Xavier Oliveira Técnico/Tecnólogo em Agropecuária Responsável técnico EMBRAPA

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

PRODUÇÃO ANIMAL TENDO COMO BASE ALIMENTAR A PALMA FORRAGEIRA

PRODUÇÃO ANIMAL TENDO COMO BASE ALIMENTAR A PALMA FORRAGEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Avenida Bom Pastor, s/nº - Boa Vista - Garanhuns/PE 55.296-901 - Telefone: (87) 3764.5555 PRODUÇÃO ANIMAL

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/1/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 12/1/2011 Agência Minas 12/1/2011 www.agenciaminas.mg.gov.br Programa Minas Leite terá

Leia mais

SITUAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS DE CERRO CORÁ RN, COM BASE NOS DANOS CAUSADOS PELA SECA. Vicente de Andrade

SITUAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS DE CERRO CORÁ RN, COM BASE NOS DANOS CAUSADOS PELA SECA. Vicente de Andrade SITUÇÃO DS PROPRIEDDES RURIS DE CERRO CORÁ RN, COM SE NOS DNOS CUSDOS PEL SEC. 1 Maciel dos Santos Freire; 2 Rosilene gra da Silva; 1 Walmir Sousa Vasconcelos; 1 Francisco Marcelo Vicente de ndrade 1 Centro

Leia mais

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA

DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA DESAFIOS DA PECUÁRIA LEITEIRA Walter Miguel Ribeiro Engenheiro Agrônomo GERAR RENDA??? Como gerar renda Renda Resultado = Quantidade de leite + Quantidade de animais x preço do leite x preço dos animais

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DA PROPRIEDADE LEITEIRA MODAL DO ESTADO DO ACRE

ANÁLISE ECONÔMICA DA PROPRIEDADE LEITEIRA MODAL DO ESTADO DO ACRE ANÁLISE ECONÔMICA DA PROPRIEDADE LEITEIRA MODAL DO ESTADO DO ACRE Aline Carolina Lopes Ferreira 1, José Marques Carneiro Junior 2, Andressa Pereira Braga 3 1 Mestranda em Produção Animal UFAC. e-mail:

Leia mais

CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA RESUMO

CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA RESUMO CAPACITAÇÃO DOS PRODUTORES FAMILIARES NA PECUÁRIA LEITEIRA Rafaela Ap. MORAES¹; Jusieli P. ANDRADE²; Silas da S. de PAULA³ RESUMO O leite está entre os seis principais produtos mais importantes da agropecuária

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE FORRAGEIRAS EM PROPRIEDADES RURAIS EM ANASTÁCIO MS RESUMO

RECOMENDAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE FORRAGEIRAS EM PROPRIEDADES RURAIS EM ANASTÁCIO MS RESUMO RECOMENDAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE FORRAGEIRAS EM PROPRIEDADES RURAIS EM ANASTÁCIO MS Wyverson Kim Rocha Machado 1 ; Pedro Nelson Cesar do Amaral 2 UEMS/UUA Caixa Postal 351, 79200-000 Aquidauana MS, E-mail:

Leia mais

LEVANTAMENTO, DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA- FAZENDA BOA ESPERANÇA - IRITUIA, PARÁ. Apresentação: Pôster

LEVANTAMENTO, DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA- FAZENDA BOA ESPERANÇA - IRITUIA, PARÁ. Apresentação: Pôster LEVANTAMENTO, DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA- FAZENDA BOA ESPERANÇA - IRITUIA, PARÁ. Apresentação: Pôster Ayla Julliane da Silva Leal 1 ; Antonio Maricélio Borges de Souza 2 ; Paulo Renato

Leia mais

Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( )

Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( ) Área: CV (X ) CHSA ( ) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro setembro/2014 UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DAS PROPRIEDADES LEITEIRAS VISANDO À

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária

DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária DIAGNÓSTICO DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO ESTADO DE MATO GROSSO Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Abril/2012 Colaboradores do Projeto Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado

Leia mais

Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira

Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira Extensão Rural Aplicada A Pecuária Leiteira Pedro Paulo Bueno*, 6º módulo de Medicina Veterinária da UFLA (pedropaulovet@gmail.com); Rodrigo de Andrade Ferrazza (rodrigoferrazza@yahoo.com.br), 5º módulo

Leia mais

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas

26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas ANÁLISE DE INDICADORES PRODUTIVOS DA BOVINOCULTURA LEITEIRA FAZENDA ARACOARA, PALMAS TOCANTINS Joel Ferreira Nunes 1, Clauber Rosanova 2,Leandro Maier Hennig 1, Rodrigo Xavier Nolasco 1, Paulo Robson Marta

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa PROCI-FD1999.00006 CPPSE 1999 FD-1999.00006 '.~ Embrapa Pecuária Sudeste Empresa Brasileira de Pesquisa 1999 FD-1999.00006 E~a EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA A Embrapa foi criada

Leia mais

MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO DA ATIVIDADE LEITEIRA: APLICABILIDADE EM UMA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR 1

MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO DA ATIVIDADE LEITEIRA: APLICABILIDADE EM UMA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR 1 MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO DA ATIVIDADE LEITEIRA: APLICABILIDADE EM UMA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR 1 Tamires Elisa Bieger 2, Glaucia Regina Bieger 3. 1 Pesquisa em extensão 2 Mestranda no Programa

Leia mais

EXTENSÃO RURAL: Diagnóstico e transferência de tecnologias para associações dos municípios de Inconfidentes e Bueno Brandão, MG

EXTENSÃO RURAL: Diagnóstico e transferência de tecnologias para associações dos municípios de Inconfidentes e Bueno Brandão, MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG EXTENSÃO RURAL: Diagnóstico e transferência de tecnologias para associações

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA,

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA CHÁCARA BEZERRA, 2011-2012 Christopher Junior Tavares Cardoso 1 ; André Rozemberg Peixoto Simões 2 ; Mário Sérgio Malheiros 2 1 Estudante do Curso de Zootecnia da UEMS, Unidade

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS.

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO LEITEIRA E DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO COM AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPUCA-RS. ADRIÉLI GEREVINI Orientador: Profa. Dra. Susana Cardoso Coorientadora:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes

Programa Analítico de Disciplina AGF473 Produção de Ruminantes Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina AGF7 Produção de Ruminantes Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Análise da Viabilidade da Implantação do Confinamento de Gado de Corte no Estado de Tocantins

Análise da Viabilidade da Implantação do Confinamento de Gado de Corte no Estado de Tocantins Análise da Viabilidade da Implantação do Confinamento de Gado de Corte no Estado de Tocantins Vinicius Martins Veloso (1) ; Jannaele Aparecida da Silva (1) ; Matheus Alves Maciel (1) ; Daniela Gonçalves

Leia mais

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008

Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em 2008 MANEJO E EVOLUÇÃO DE REBANHO DE BOVINOS DE CORTE Prof. Dr. Cássio C. Brauner Prof. Dr. Marcelo A. Pimentel Departamento de Zootecnia FAEM -UFPel Valor das vendas dos principais produtos Agropecuários em

Leia mais

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Michel do Vale Maciel Garanhuns -2018 Fonte: Sebrae- Cartilha do Produtor Rural Foto: Divulgação CAR Introdução Mudanças na Produção Mundial Fazenda

Leia mais

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO LINHA LINHA BRANCA PROTEÍNADOS UREADOS CONCENTRADOS ENERGÉTICOS RAÇÕES NÚCLEOS PRODUTO Tech Sal Reprodução AD Tech Sal Performance Tech Sal 45 Tech Sal 65 Tech Sal 80 Tech

Leia mais

Importância e Diagnóstico das Boas Práticas Agropecuárias em Sistemas de Produção Leiteira

Importância e Diagnóstico das Boas Práticas Agropecuárias em Sistemas de Produção Leiteira Boas Práticas Agropecuárias na Produção de Leite: da Pesquisa para o Produtor 9 Importância e Diagnóstico das Boas Práticas Agropecuárias em Sistemas de Produção Leiteira Rogerio M. Dereti A adoção de

Leia mais

FEDERAL GOVERNO. Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades leiteiras í

FEDERAL GOVERNO. Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades leiteiras í ~ ~ e GOVERNO Ministério da Agricultura do Abastecimento ~ Pecuária Sudeste FEDERAL Trabalhando em todo o Brasil Pesquisa e desenvolvimento: Agricultura familiar como base para o desenvotvimemo de propriedades

Leia mais

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro

Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Avaliação da produção de leite e da porcentagem de gordura em um rebanho Gir leiteiro Gabriel Borges Pacheco¹; Laís Cristine Costa¹; Gian Carlos Nascimento¹; Camila Alves Romualdo¹; Marco Antônio Faria¹;

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010

GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010 GRUPO DE ESTUDO EM BOVINOCULTURA LEITEIRA GEBOL/2010 Mariane da Silva Chiodi¹; Marcus Vinícius Morais de Oliveira², Andre Rozemberg Peixoto Simões², Fabiana de Andrade Melo Sterza², Dirce Ferreira Luz

Leia mais

Otimizando o uso da cana de açúcar fresca em fazendas leiteiras de pequeno porte. Thiago Bernardes

Otimizando o uso da cana de açúcar fresca em fazendas leiteiras de pequeno porte. Thiago Bernardes Otimizando o uso da cana de açúcar fresca em fazendas leiteiras de pequeno porte Thiago Bernardes II SIMLEITE Dracena, SP 07 de setembro de 2013 Área plantada (milhões ha) 1. A cana agrícola 28 27,7 24

Leia mais

Custos de produção e Planejamento do rebanho

Custos de produção e Planejamento do rebanho Custos de produção e Planejamento do rebanho A estimativa dos custos de produção permite avaliar a viabilidade do negócio. Custo Operacional (CO) Despesas de custeio / produção de leite. Custo Operacional

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO ECONÔMICO DAS TECNOLOGIAS RECOMENDADAS PELA EMBRAPA ACRE PARA PECUÁRIA LEITEIRA

ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO ECONÔMICO DAS TECNOLOGIAS RECOMENDADAS PELA EMBRAPA ACRE PARA PECUÁRIA LEITEIRA ANÁLISE COMPARATIVA DO IMPACTO ECONÔMICO DAS TECNOLOGIAS RECOMENDADAS PELA EMBRAPA ACRE PARA PECUÁRIA LEITEIRA Cléia Florentino dos Santos 1, José Marques Carneiro Junior 2, Márcio Muniz Albano Bayma 3,

Leia mais

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira O papel da suplementação na Pecuária Leiteira Nutrição e Suplementação... São a mesma coisa? Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição É o processo biológico pelo qual

Leia mais

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS INTRODUÇÃO BRASIL 5º MAIOR PAÍS EXTENSÃO TERRITORIAL 20% ÁREA PASTAGENS VARIEDADE

Leia mais

RESUMO DA PALESTRA VERTICALIZAÇÃO DA PECUÁRIA. Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. *

RESUMO DA PALESTRA VERTICALIZAÇÃO DA PECUÁRIA. Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. * 328 RESUMO DA PALESTRA VERTICALIZAÇÃO DA PECUÁRIA Silva, C. B. 1 ; Seneda, M. M. 1* 11 Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal - REPROA, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. *e-mail:

Leia mais

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos:

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos: Prezados Senhores: A MACAL - Soluções em Nutrição, desde 2003 desenvolve o programa de Estágio Supervisionado que consiste em um intensivo programa para a preparação de novos profissionais, tendo como

Leia mais

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011

Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE. Brasília, 07 de dezembro de 2011 Reunião Ordinária Conjunta da SUBAGRIF e SUBLEITE Brasília, 07 de dezembro de 2011 Importância do leite no Brasil Número de produtores: 1,3 milhões Pessoas envolvidas no setor primário: 5 milhões Volume

Leia mais

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2.

APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1. Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. APLICAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO EM UMA PROPRIEDADE FAMILIAR 1 Rozelaine Rubia Bueno D Almeida 2. 1 Parte integrante do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável

Leia mais

DIFERIMENTO DE PASTAGENS

DIFERIMENTO DE PASTAGENS DIFERIMENTO DE PASTAGENS PRODUÇÃO ANIMAL EM PASTAGENS Nas pastagens, a produção de forragem não é constante durante o ano. Época das águas Período quente e chuvoso Época da seca Período frio e sem chuvas

Leia mais

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO LINHA LINHA BRANCA PROTEÍNADOS CONCENTRADOS ENERGÉTICOS RAÇÕES NÚCLEOS PRODUTO Tech Sal Reprodução ADE Tech Sal 40 Tech Sal 45 Tech Sal 65 Tech Sal 80 Tech Sal 87 Tech Sal

Leia mais

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir

Curso Online: Índices Zootécnicos: como calcular, interpretar, agir Texto Complementar 5b Resultados econômicos de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos na Cooperativa Agropecuária Castrolanda, Castro, PR. Hernani Alves da Silva; Huibert Peter

Leia mais

Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor?

Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor? Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor? Francisco Eden Paiva Fernandes Zootecnista Embrapa Caprinos Esquema Contexto Banco de proteína conceitos, implantação

Leia mais

Avaliação do manejo alimentar de vacas leiteiras nos assentamentos rurais de Ilha solteira como estratégia para fortalece a atividade rural

Avaliação do manejo alimentar de vacas leiteiras nos assentamentos rurais de Ilha solteira como estratégia para fortalece a atividade rural Avaliação do manejo alimentar de vacas leiteiras nos assentamentos rurais de Ilha solteira como estratégia para fortalece a atividade rural Coordenador: Prof. Dr. Leandro Coelho de Araujo Bolsista: Guilherme

Leia mais

Nome dos autores: Rafael de Sousa Carneiro Rafael de Sousa Carneiro 1 ; Glauco Mora Ribeiro 2

Nome dos autores: Rafael de Sousa Carneiro Rafael de Sousa Carneiro 1 ; Glauco Mora Ribeiro 2 Produção e qualidade do leite de vacas em pastejo, recebendo milheto (Pennisetum americanum) em substituição parcial e total ao grão de milho no concentrado Nome dos autores: Rafael de Sousa Carneiro Rafael

Leia mais

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste Projeto Balde Cheio Tecnologias que agregam valor à produção de leite Pecuária Sudeste --- o PROJETO o Salde Cheio é um caso de sucesso de transferência desenvolvimento de tecnologia, que promove o da

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES E CONTROLE NAS PROPRIEDADES DE FRANCISCO BELTRÃO, NOVA PRATA DO IGUAÇU E SÃO JORGE D OESTE Acir Felipe Grolli Carvalho 1* [orientador], Ediane Zanin 2*, Sabrina Kluska 2, Jucemara

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN.

ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN. ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE COM ALIMENTAÇÃO A BASE DE PASTO E CONFINAMENTO NO SISTEMA COMPOST BARN Eliseu Holz Tasso Orientador: Prof. Dr. João Armando Dessimon Machado Co-orientador:

Leia mais

Dentre as técnicas utilizadas no Projeto Gerenciamento de Propriedades Leiteiras podem ser agrupadas e citadas as seguintes:

Dentre as técnicas utilizadas no Projeto Gerenciamento de Propriedades Leiteiras podem ser agrupadas e citadas as seguintes: Um levantamento realizado no Estado do Rio de Janeiro, mostrou que apenas 2,65 % dos entrevistados produziam leite por ser um negócio lucrativo. Os outros 97,35 % produziam leite por este possibilitar

Leia mais

MANEIRA PRÁTICA DE REALIZAR CONTROLE LEITEIRO EM PROPRIEDADES COM ECONOMIA FAMILIAR

MANEIRA PRÁTICA DE REALIZAR CONTROLE LEITEIRO EM PROPRIEDADES COM ECONOMIA FAMILIAR 1 BOLETIM TÉCNICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA MANEIRA PRÁTICA DE REALIZAR CONTROLE LEITEIRO EM PROPRIEDADES COM ECONOMIA FAMILIAR Boletim Técnico - n.º 75 - p. 1-13

Leia mais

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira Palavras-chave: Introdução

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira Palavras-chave: Introdução GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência à agricultura familiar - caso da bovinocultura leiteira JUNQUEIRA,Korran Ribeiro¹; HAROLD,Carlos Alexandre²; GOMES,Katiele Amorim³; MEDINA,Gabriel da Silva

Leia mais

TAXA DE DESFRUTE NA PECUÁRIA DE CORTE SUA INFLUÊNCIA NO AGRONEGÓCIO

TAXA DE DESFRUTE NA PECUÁRIA DE CORTE SUA INFLUÊNCIA NO AGRONEGÓCIO TAXA DE DESFRUTE NA PECUÁRIA DE CORTE SUA INFLUÊNCIA NO AGRONEGÓCIO José Augusto Porte 1, Geraldo de Nardi Junior 2 1 Aluno do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Botucatu

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código: VET244 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 7 p Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir

Leia mais

Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso

Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso ÍNDICE 1 Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso 1.1 Agronegócio Soja 1.2 Agronegócio Milho 1.3 Agronegócio Algodão 1.4 Agronegócio Boi 2 Competitividade 2.1 Logística

Leia mais

Produção de leite a pasto

Produção de leite a pasto Produção de leite a pasto Arquimedes C. Celeri 1 Jorge Luis P. Rocha 2 Na impossibilidade, parcial ou total, de controlar o preço recebido pela matéria-prima, a alternativa do produtor para encontrar melhores

Leia mais

MELHORES OS LUCROS DA PECUÁRIA UTILIZANDO TÉCNICAS COMPROVADAS DE BAIXO CUSTO

MELHORES OS LUCROS DA PECUÁRIA UTILIZANDO TÉCNICAS COMPROVADAS DE BAIXO CUSTO MELHORES OS LUCROS DA PECUÁRIA UTILIZANDO TÉCNICAS COMPROVADAS DE BAIXO CUSTO SITUAÇÃO ATUAL DAS PASTAGENS DO CENTRO OESTE 95% da nossa produção de carne depende do capim Alto grau de degradação Principais

Leia mais

I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO I ENCONTRO DA ZOOTECNIA DO ESTADO DO CEARÁ DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ZOOTECNISTA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO José Sidnei B. Lima ZOOTECNISTA Caracterização do Semiárido Brasileiro... - Maior região

Leia mais

Manejo de Pastagem na Seca

Manejo de Pastagem na Seca Manejo de Pastagem na Seca O ajuste da lotação de acordo com a quantidade de forragem disponível é uma das grandes dificuldades de manejo dos pecuaristas. Isso ocorre pela oscilação da produção de forragem

Leia mais

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno.

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno. PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE José Tiago Rambo Hoffmann 1 ; Leandro Werlang 1 ; Rogério Klein 1 ; Marcos Paulo Zambiazi 1 ; Fabiana Raquel Mühl 2 ; Neuri Antônio Feldman

Leia mais

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA. Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA. Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL, COM MERITOCRACIA Aumentar a produtividade e incentivar o empreendedorismo MISSÃO DO SENAR: 27 Administrações Regionais 5.000 Instrutores 2.500 Técnicos Atende a 2.000.000

Leia mais

Gestão Econômica Racional na Atividade Leiteira. Christiano Nascif Coordenador Técnico PDPL-RV e Projeto Educampo/Sebrae MG

Gestão Econômica Racional na Atividade Leiteira. Christiano Nascif Coordenador Técnico PDPL-RV e Projeto Educampo/Sebrae MG Gestão Econômica Racional na Atividade Leiteira Christiano Nascif Coordenador Técnico PDPL-RV e Projeto Educampo/Sebrae MG Racionalidade na administração da atividade??? Sintomas de produtores que não

Leia mais

PECUÁRIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE BÁLSAMO/SP: ESTUDO DE CASO. Área temática: Economia e Gestão

PECUÁRIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE BÁLSAMO/SP: ESTUDO DE CASO. Área temática: Economia e Gestão PECUÁRIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE BÁLSAMO/SP: ESTUDO DE CASO Homero Freitas Gorjon 1,2, Claudia Josefina Dorigan 3,4, Hirla Carneiro dos Santos Gregório 5,6, Kleber Sartório 7,8 1 :Tecnólogo em Agronegócio

Leia mais

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010 ISSN 0100-9915 Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2009 a 2010 59 Introdução A pecuária leiteira é de grande importância econômica para o Estado do

Leia mais

Estruturar é o negócio!

Estruturar é o negócio! Estruturar é o negócio! Agropecuária / Notícia 3 de setembro de 2014 Diagnósticos realizados em várias regiões do Brasil descrevem o excesso de animais improdutivos como um dos principais problemas da

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA VISANDO A ORIENTAÇÃO DE PRODUTORES DE LEITE: ESTUDO DE CASO NO CENTRO OESTE PAULISTA

APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA VISANDO A ORIENTAÇÃO DE PRODUTORES DE LEITE: ESTUDO DE CASO NO CENTRO OESTE PAULISTA APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA VISANDO A ORIENTAÇÃO DE PRODUTORES DE LEITE: ESTUDO DE CASO NO CENTRO OESTE PAULISTA Vitória Castro Santos Barreto¹, Mariana Wagner de Toledo Piza² ¹Discente, Instituição

Leia mais

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral 0 Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral Paulo Rodrigo Santos de Souza Zootecnista, Msc. Produção Animal 1 Pecuária Brasileira no Mundo Brasil é o maior

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH PELOTAS, 16 DE JUNHO DE 2011 BOVINOS DE LEITE IMPORTÂNCIA - Reduzir custo do alimento

Leia mais

Manejo ecológico de pastagens

Manejo ecológico de pastagens Manejo ecológico de pastagens Oportunidades para o setor de suplementação mineral André Sorio Eng-agrônomo, M.Sc. 2012 2017 1 Bovinocultura no Brasil 5,18 milhões de propriedades 2,67 milhões de propriedades

Leia mais

I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA. Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural. (Emater-PR)

I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA. Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural. (Emater-PR) I CONGRESSO ESTADUAL DA AGROPECUÁRIA UMUARAMA Nova dinâmica da Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR) Eng. Agr. Hernani Alves da Silva Gerente de Produção Agropecuária e Negocios hernanialves@emater.pr.gov.br

Leia mais

The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí MG

The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí MG A especialização leiteira dos sistemas de produção em 10 (dez) assentamentos da reforma agrária de Unaí MG The specialization of dairy production systems in ten (10) agrarian reform settlements in Unaí

Leia mais

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE SEMEADURA DIRETA A LANÇO NA REFORMA DE PASTAGENS DEGRADADAS NO ESTADO DO ACRE Andressa de Queiroz Abreu 1, Carlos Mauricio Soares de Andrade 2, Luis Henrique Ebling Farinatti 3 ¹ Estudante de Agronomia

Leia mais

CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA)

CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA) RELATÓRIO DE PESQUISA CUSTO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA DE LEITE EM 2011, REGIÃO DE ITAPETINGA (BA) Execução: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada CEPEA/ESALQ/USP Coordenação: Geraldo Sant Ana

Leia mais

Palavras-chave: Abate de animais. Serviço de Inspeção Municipal. SIM. Município.

Palavras-chave: Abate de animais. Serviço de Inspeção Municipal. SIM. Município. O Crescimento dos Abates Inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Osni Morinishi Rocha RESUMO Considerando a importância da produção pecuária com destaque para aves, bovinos e suínos para

Leia mais

MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS. CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu

MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS. CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu Áreas de pastagens nativas (N) e plantadas (P) nas diferentes

Leia mais

DIAGNÓSTICO E APLICABILIDADE DE FERRAMENTAS DE GESTÃO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE ECONOMIA FAMILIAR NA MESORREGIÃO DO VALE DO ACRE

DIAGNÓSTICO E APLICABILIDADE DE FERRAMENTAS DE GESTÃO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE ECONOMIA FAMILIAR NA MESORREGIÃO DO VALE DO ACRE EDUARDO MITKE BRANDÃO REIS DIAGNÓSTICO E APLICABILIDADE DE FERRAMENTAS DE GESTÃO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE ECONOMIA FAMILIAR NA MESORREGIÃO DO VALE DO ACRE LAVRAS - MG 2017 EDUARDO MITKE BRANDÃO REIS

Leia mais

C6rnara Setorial " Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul

C6rnara Setorial  Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul C6rnara Setorial " Bovinocultura Bubalinocultura Mato Grosso do Sul o comércio nacional e internacional de carnes requer dos seus fornecedores a implantação de processos de controle de qualidade, para

Leia mais

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês

Leia mais

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Duarte Carvalho Minighin 1, Wallacy Augusto de Oliveira 1, Túlio Gomes Justino 1, Thaylene Maria do Amaral 1, Luis Fernando de Moraes

Leia mais

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2011 a 2012

Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 2011 a 2012 ISSN 1-9915 Monitoramento da Disseminação Genética do Rebanho Leiteiro no Estado do Acre no Período de 211 a 212 67 Introdução O governo do Estado do Acre vem incentivando a produção de leite com aplicação

Leia mais

Pecuária de Leite. Wagner H. Yanaguizawa Pesquisador - CEPEA/ESALQ-USP

Pecuária de Leite. Wagner H. Yanaguizawa Pesquisador - CEPEA/ESALQ-USP Pecuária de Leite Wagner H. Yanaguizawa Pesquisador - CEPEA/ESALQ-USP XXXXXXXXXXXX Equipe de Trabalho Geraldo S. de C. Barros, PhD Sergio De Zen, Dr. Thiago B. de Carvalho, Dr. Coordenador Coordenador

Leia mais

Instituição. do Paraná. Secretaria de Estado da Agricultura e da

Instituição. do Paraná. Secretaria de Estado da Agricultura e da Referência- Memória da reunião que definiu a constituição da técnica da Aliança Láctea Sul Brasileira Data - 15 de julho de 2014 Local Federação da Agricultura do Estado do Paraná-FAEP, Curitiba-PR Participantes

Leia mais

V Semana Acadêmica da UEPA - Campus de Marabá As problemáticas socioambientais na Amazônia Oriental 22 a 24 de Outubro de 2014

V Semana Acadêmica da UEPA - Campus de Marabá As problemáticas socioambientais na Amazônia Oriental 22 a 24 de Outubro de 2014 Utilização das ferramentas de qualidade para melhor gerenciar o processo produtivo em uma empresa de produtos ortopédicos João Antonio Soares Vieira RESUMO Esse artigo versa sobre práticas da utilização

Leia mais

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve 761 1. INTRODUÇÃO A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve preocupada com a questão ambiental, atualmente tão em voga no âmbito da sociedade,

Leia mais

4. Onde obter mais informações

4. Onde obter mais informações 38 DOCUMENTOS 122 n A BRS Capiaçu é indicada para a produção de silagem e também para ser fornecida picada verde no cocho. A produção de massa seca chega a ser até 30% superior em relação aos demais capins

Leia mais

A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA

A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA A FALTA DE CHUVAS E AS DIFICULDADES PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO SEMI-ÁRIDO ALIMENTAREM OS ANIMAIS NA SECA Nilton de Brito Cavalcanti, Geraldo Milanez de Resende, Luiza Teixeira de Lima Brito. Embrapa

Leia mais

CONTEXTUALIZAÇÃO DO MANEJO DE NUTRIÇÃO E PASTAGENS PARA BOVINOS LEITEIROS EM CONCÓRDIA SC

CONTEXTUALIZAÇÃO DO MANEJO DE NUTRIÇÃO E PASTAGENS PARA BOVINOS LEITEIROS EM CONCÓRDIA SC CONTEXTUALIZAÇÃO DO MANEJO DE NUTRIÇÃO E PASTAGENS PARA BOVINOS LEITEIROS EM CONCÓRDIA SC Débora MIGLIORANZA¹, Sérgio Fernandes FERREIRA², Gabriela de Souza HASSMER¹, Iara Emanuela LIMA¹, Rodrigo Nogueira

Leia mais

ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS

ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS ALTERNATIVAS DE MANEJO ALIMENTAR, DE ORDENHA E DE CRIA PARA VACAS F1 HZ EM REGIME DE PASTAGENS Clarice Bechara Meurer (1), José Reinaldo Mendes Ruas (2) (1) Bolsista PIBIC FAPEMIG/EPAMIG, claricebechara@yahoo.com.br;

Leia mais

BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO

BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO BANCO DE PROTEÍNAS COMO ALTERNATIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS NO PERÍODO SECO, COM E SEM IRRIGAÇÃO Ítalo Bazzo de Oliveira 1 ;João Batista Leite Jr. 2 1 Acadêmico do curso de agronomia da UEMS, Unidade

Leia mais

DANONE BRASIL DANLEITE. Flavio Fazenaro. Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone. Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil

DANONE BRASIL DANLEITE. Flavio Fazenaro. Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone. Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil DANLEITE Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Leite Danone DANONE BRASIL 2012 Flavio Fazenaro Supervisor de Desenvolvimento DANONE Brasil 19.06.2012 Fortaleza - CE 50,56% dizem ter como principais

Leia mais

Estudo genético de diferentes populações de bovinos utilizando dados simulados 1

Estudo genético de diferentes populações de bovinos utilizando dados simulados 1 VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - Campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Estudo genético de diferentes populações de bovinos utilizando dados simulados 1 Rúbia Francielle

Leia mais

TERMINAÇÃO. Sistemas de produção de carne no Brasil Sistema de 2010 (x 1000) 2010 (%) Sistemas de Produção 11/03/2015

TERMINAÇÃO. Sistemas de produção de carne no Brasil Sistema de 2010 (x 1000) 2010 (%) Sistemas de Produção 11/03/2015 TERMINAÇÃO Sistemas de produção de carne no Brasil Sistema de 2010 (x 1000) 2010 (%) produção Confinamento 3.047 7,39 Semiconfinamento Pastagens inverno 2.583 6,27 822 1,99 Pastagem sem 34.748 84,35 definição

Leia mais

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA

ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA ESTIMATIVA DE NÍVEIS CRÍTICOS SUPERIORES DOS ÍNDICES DE TEMPERATURA E UMIDADE PARA VACAS LEITEIRAS DA RAÇA HOLANDESA Antunes, Fernanda 1 ; Neves, Leonardo 2 ; Huntemann, Célito 1 1 Instituto Federal de

Leia mais