Empreendedorismo e Gestão. M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio. 11 a 22 de fevereiro de 2019 Porto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Empreendedorismo e Gestão. M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio. 11 a 22 de fevereiro de 2019 Porto"

Transcrição

1 Empreendedorismo e Gestão M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio 11 a 22 de fevereiro de 2019 Porto N.º ação: 01/2019

2 Empreendedorismo e Gestão M2 - Curso Ferramentas de crescimento do negócio 11 a 22 de fevereiro de 2019 Porto No 2º Módulo Ferramentas de Crescimento do Negócio serão abordadas ferramentas necessárias e fundamentais para o desenvolvimento do negócio: O Marketing para a sua relação com o mercado; a Gestão de Risco para a tomada de decisão; a Responsabilidade Social e Sustentabilidade como compromisso com a sociedade e a Liderança situacional e sua influência nas equipas. Este curso pretende dotar os formandos de conhecimentos e atitudes essenciais, para o uso de ferramentas muito úteis para o crescimento e desenvolvimento do negócio, potenciando o seu saber-saber, saber-ser e saber-fazer aos atuais e potenciais empreendedores. Organização: Associação Portuguesa de Nutrição FORMADOR(ES) Manuel de Sousa Aroso, Licenciado e Mestre em Engª Civil pela FEUP, desde 2002, docente convidado da Universidade do Porto (FEUP e FCNAUP). Docente no MIET - Mestrado de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. Consultor e formador. Desempenha há mais de 25 anos cargos de alta gestão em empresas nacionais e internacionais. Orador nos Seminários de Ética e Deontologia módulo Empreendedorismo e Ética da Ordem dos Nutricionistas. Orador convidado no âmbito do empreendedorismo, ética, marketing e inovação. Membro da Rede Nacional de Mentores, no âmbito do Programa Estratégico + E+I, do Ministério da Economia e gerida pelo IAPMEI. Sara Rodrigues, licenciada em Gestão de Empresas no ISCAC Instituto Superior de Contabilidade de Administração de Coimbra e Mestre em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico pela FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desempenha atualmente funções de Assessora da Direção de uma Instituição ligada à Inovação e Empreendedorismo. Complementarmente, tem desenvolvido atividades de Consultoria em áreas como a Gestão e Sustentabilidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pedagógica e Financeira de Projetos de Formação, passando ainda pelas funções de Formadora. Paralelamente tem projetos nas áreas da Ética e Responsabilidade Social nas empresas, com o propósito de divulgar, promover e implementar, condutas, atitudes e procedimentos, conducentes ao crescimento e desenvolvimento sustentável das PME s. ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO 345 Gestão e Administração EDIÇÃO N.º 1 TIPOLOGIA CARGA HORÁRIA Curso de Curta Duração (CLD) 35 horas DATA DE INÍCIO/ FIM 11/02/ /02/2019 HORÁRIO Dia 11, 12, 18, 19 e 22 9h30-13h30; 14h30-17h30 7 horas ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO Presencial MODALIDADE DA FORMAÇÃO Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ) LOCAL Porto Espaço Atmosfera M (Rua Júlio Dinis, 160-6º Piso; Porto) Nota: Os participantes poderão estacionar gratuitamente na garagem do edifício.

3 DESTINATÁRIOS O curso tem como destinatários indivíduos que pretendam obter competências para a criação do seu próprio negócio. Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista. VAGAS N.º mínimo*: 10 N.º máximo: 18 *A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições. A inscrição inclui: - 35 horas de formação; material didático; certificado; bloco e caneta Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online: - Certificado de habilitações ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas). INSCRIÇÃO Pagamento Associado APN: 450,00 Não associado APN: 550,00 - A inscrição só é tornada válida após o pagamento do valor da inscrição definido. - A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição. - Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação. - A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos. OBJETIVOS Objetivos gerais São objetivos do curso dotar os formandos de conhecimentos e atitudes essenciais, para o uso de ferramentas muito úteis para o crescimento e desenvolvimento do negócio, potenciando o seu saber-saber, saber-ser e saberfazer aos atuais e potenciais empreendedores. Objetivos específicos No final do curso, o formando deverá utilizar de uma forma eficiente, as seguintes ferramentas: - Marketing, e em particular o plano de marketing, quer no seu desenho quer na implementação como na revisão e adaptação; - Identificar as fases e Processos de tomada de decisão, bem como compreender a relevância das políticas de responsabilidade social corporativa e dos impactos da sustentabilidade, naquele processo; - Dominar as técnicas de Liderança situacional, identificando os estados de níveis de maturidade e os estilos de liderança mais adequados. METODOLOGIA DA FORMAÇÃO Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

4 CRONOGRAMA PROGRAMA Dia Sessão Horas Temas* Formador Marketing Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues Marketing Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues Marketing Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues Marketing Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues A tomada de decisão e a responsabilidade social e Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues sustentabilidade A tomada de decisão e a responsabilidade social e Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues sustentabilidade Liderança situacional Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues Liderança situacional Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues Liderança situacional Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues Liderança situacional Manuel de Sousa Aroso e Sara Rodrigues *Distribuição provisória dos temas. A distribuição dos temas do programa encontra-se sujeita a possíveis alterações. Marketing 14 horas o Conceitos gerais; o Marketing. Gestão de Marketing. Sua história e limitações; o Mercados e sua segmentação; o Processo de compra; o Motivação na compra; o Marketing-mix (4 e 7 P s); o Os aspetos éticos e deontológicos no marketing; o Os 10 pecados mortais do marketing. o Conceitos específicos: o Produto e serviço caso particular da nutrição; o Necessidades e pirâmide de Maslow; o Perceção, notoriedade e posicionamento; o 4 Dilemas de marketing; o Particularidade do marketing digital; o Ferramentas: o Marketing-mix (4 e 7 P s); o Segmentação de mercado (teste SMART); o Os papéis do comprador; o A lista de argumentação, função da motivação do comprador; o Os fatores críticos de sucesso; o Posicionamento; o Os planos: o Plano de comunicação; o Plano de marketing.

5 A tomada de decisão e a responsabilidade social e sustentabilidade 7 horas o O processo de tomada de decisão - os valores em causa e os dilemas; o A responsabilidade social - seus fundamentos e práticas; o Sustentabilidade; o Responsabilidade social e sustentabilidade - particularidade em nutrição. Liderança situacional 14 horas o Líder. Liderança. Liderança eficaz; o Maturidade avaliação e determinação; o Os 4 níveis de maturidade; o Liderança Estilos e Comportamento do Líder; o Os 4 níveis de liderança; o Liderança situacional como usá-la nas organizações. Fichas de funções e competências. Nota: Em todo o curso serão usados exemplos ligados à nutrição. Caso os formandos não tenham ainda definido o seu projeto pessoal, ser-lhe-ão apresentados 2 possíveis negócios (um de consultoria e outro de comercialização de serviços e produtos) para que haja possibilidade de desenvolverem práticas reais, ao longo do curso, fáceis de adaptação para projetos que venham a ser desenvolvidos. No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise: - Avaliação de diagnóstico; - Avaliação da aprendizagem; - Avaliação comportamental. AVALIAÇÃO A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação: - Avaliação de diagnóstico - sem ponderação para a classificação final do formando; - Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 50%; - Avaliação do Plano de marketing e comunicação: considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 15%; - Avaliação da Ficha de função e competências: considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 15%; - Avaliação comportamental - considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 20%. Complementarmente a uma avaliação positiva (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais), a certificação do formando fica exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso. Paralelamente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente: - Avaliação de satisfação dos formandos; - Avaliação da ação de formação pelo formador; - Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica; - Avaliação da eficácia da formação acompanhamento pós-formação.

6 ASSUIDADE Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através do preenchimento de um registo de presenças a distribuir pelo formador em cada sessão. Para efeitos de contabilização de presença, permitir-se-á uma tolerância de 15 minutos antes do início da cada sessão. RECURSOS FÍSICOS, AUDIOVISUAIS E PEDAGÓGICOS A sala de formação está equipada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa e com os seguintes recursos audiovisuais: - Computador portátil - Projetor de vídeo - Tela de projeção - Flipchart - Materiais diversos de suporte aos casos práticos (post-it e folhas brancas). Na execução da ação de formação, será facultada aos formandos documentação de apoio com o desenvolvimento de todos os temas abordados durante as sessões de formação, de forma a permitir-lhes um acompanhamento mais rigoroso sobre os assuntos abordados, bem assim a sua consulta posterior. Os espaços utilizados apresentam condições de dimensão, luminosidade, temperatura e ventilação, bem como, condições de higiene e segurança adequados. EQUIPA PEDAGÓGICA O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências: - Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir; - Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP); - Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos; - Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial); - Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica. O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar: METODOLOGIAS DE ACOMPANHAME NTO A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos; As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos; O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso; A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos; A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação; O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos; A adesão, reações e nível de satisfação das expetativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Empreendedorismo e Gestão. M3 - Curso Ferramentas complementares. 11 a 14 de março de 2019 Porto

Empreendedorismo e Gestão. M3 - Curso Ferramentas complementares. 11 a 14 de março de 2019 Porto Empreendedorismo e Gestão M3 - Curso Ferramentas complementares 11 a 14 de março de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Empreendedorismo e Gestão M3 - Curso Ferramentas complementares 11 a 14 de março de 2019

Leia mais

Empreendedorismo e Gestão. M1 - Curso básico para criação do negócio. 22 de janeiro a 5 de fevereiro de 2019 Porto

Empreendedorismo e Gestão. M1 - Curso básico para criação do negócio. 22 de janeiro a 5 de fevereiro de 2019 Porto Empreendedorismo e Gestão M1 - Curso básico para criação do negócio 22 de janeiro a 5 de fevereiro de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Empreendedorismo e Gestão M1 - Curso básico para criação do negócio 22

Leia mais

CURSO. Conquistar audiências

CURSO. Conquistar audiências CURSO Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem 9 de fevereiro de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Curso Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem

Leia mais

CURSO Alimentação vegetariana. 29 de março de 2019 Lisboa

CURSO Alimentação vegetariana. 29 de março de 2019 Lisboa CURSO Alimentação vegetariana 29 de março de 2019 Lisboa N.º ação: 02/2019 Curso Alimentação vegetariana 29 de março de 2019 Lisboa Atualmente, a alimentação vegetariana tem adquirido maior interesse por

Leia mais

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa CURSO Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa N.º ação: 01/2019 Curso Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa Com a constante busca da melhoria contínua da prestação das

Leia mais

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa

CURSO HACCP. 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa CURSO HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso HACCP 23 a 26 de outubro de 2018 Lisboa A sigla HACCP é a abreviatura de Hazard Analysis and Critical Control Point (Análise de Perigos

Leia mais

CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto. 1 e 2 de março de 2019 Porto

CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto. 1 e 2 de março de 2019 Porto CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto 1 e 2 de março de 2019 Porto N.º ação: 01/2019 Curso Suplementação na perda de peso e no desporto 1 e 2 de março de 2019 Porto Os suplementos alimentares

Leia mais

CURSO Alimentação vegetariana. 21 de setembro de 2018 Porto

CURSO Alimentação vegetariana. 21 de setembro de 2018 Porto CURSO Alimentação vegetariana 21 de setembro de 2018 Porto N.º ação: 01/2018 Curso Alimentação vegetariana 21 de setembro de 2018 Porto Atualmente, a alimentação vegetariana tem adquirido maior interesse

Leia mais

CURSO. Conquistar audiências

CURSO. Conquistar audiências CURSO Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem 18 e 19 de outubro de 2018 Porto N.º ação: 01/2018 Curso Conquistar audiências Preparação, comunicação e design de uma mensagem

Leia mais

CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto. 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa

CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto. 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso Suplementação na perda de peso e no desporto 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa Os suplementos

Leia mais

CURSO Nutrição e doença renal. 17 de novembro de 2018 Porto

CURSO Nutrição e doença renal. 17 de novembro de 2018 Porto CURSO Nutrição e doença renal 17 de novembro de 2018 Porto N.º ação: 01/2018 Curso Nutrição e doença renal 17 de novembro de 2018 Porto A doença renal afeta milhões de pessoas em todo o mundo, estimando-se

Leia mais

CURSO Gestão de projetos e mudança. 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa

CURSO Gestão de projetos e mudança. 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa CURSO Gestão de projetos e mudança 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso Gestão de projetos e mudança 9 e 10 de novembro de 2018 Lisboa Com a constante busca da melhoria contínua da

Leia mais

Programa do Curso de Auriculoterapia IMP041/00 PÁGINA 1 DE 9

Programa do Curso de Auriculoterapia IMP041/00 PÁGINA 1 DE 9 Programa do Curso de Auriculoterapia IMP04/00 PÁGINA DE 9 Designação do Curso: Curso de Auriculoterapia N.º do Curso: 729/003 Data de Concepção: 20 Data da Rev.: 02/04/20 N.º da Rev.: 0 IMP04/00 PÁGINA

Leia mais

Programa de Formação

Programa de Formação AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Programa de Formação Nos termos do Código do Direito de Autor, é expressamente proibida a reprodução, no todo ou em parte,

Leia mais

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa Designação do Curso: Área de Formação: 761 Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Carga Horária: 100 horas presenciais + 160 horas estágio em contexto real de trabalho (facultativo) Descrição do curso:

Leia mais

342 Marketing e Publicidade

342 Marketing e Publicidade 342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS EDIÇÃO Nº 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS EDIÇÃO Nº 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS EDIÇÃO Nº 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Desempenho energético de edifícios 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER - Saber dotar um edifício de boas condições

Leia mais

342 Marketing e Publicidade

342 Marketing e Publicidade 342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Auditorias Internas da Qualidade UFCD n.º Ação n.º 1 NA OBJETIVO GERAL DO CURSO Capacitar os/as formandos/as para a condução de auditorias internas da qualidade, segundo a ISO

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Auditorias Internas de Segurança e Saúde do Trabalho UFCD n.º Ação n.º 1 NA OBJETIVO GERAL DO CURSO Capacitar os/as formandos/as para a condução de auditorias internas de segurança

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação...

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação... Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de Organização da Formação... 5 Candidaturas...

Leia mais

Curso de Formação STACF - Segurança em Trabalhos em Altura em Coberturas e Fachadas

Curso de Formação STACF - Segurança em Trabalhos em Altura em Coberturas e Fachadas Curso de Formação STACF - Segurança em Trabalhos em Altura em Coberturas e Fachadas Programa de Formação Ed.2 01-07-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação,

Leia mais

Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORAC)

Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORAC) Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORAC) Programa de Formação Ed.1 25-09-2015 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da

Leia mais

840 Serviços de Transporte

840 Serviços de Transporte 840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro

Leia mais

861 Proteção de Pessoas e Bens

861 Proteção de Pessoas e Bens 861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências

Leia mais

840 Serviços de Transporte

840 Serviços de Transporte 840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90 PROGRAMA DE CURSO Curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) Nº Ação: 01 Local: Nº Horas: 90 Data início: Data fim: Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências

Leia mais

Curso de Revalidação de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORACr)

Curso de Revalidação de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORACr) Curso de Revalidação de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORACr) Programa de Formação Ed.1 25-09-2015 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica,

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica

Leia mais

347 Enquadramento na Organização/Empresa

347 Enquadramento na Organização/Empresa 347 Enquadramento na Organização/Empresa Auditor/a Interno/a Destinatários Colaboradores, empresários e responsáveis de organizações que pretendam adquirir conhecimentos e competências na área da auditoria.

Leia mais

Atendimento aos Clientes

Atendimento aos Clientes 341 Comércio Atendimento aos Clientes Destinatários Profissionais de atendimento ao público, responsáveis de departamentos de vendas, comerciais e outros em geral. 9º Ano de Escolaridade. Formação Continua.

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

Curso de Preparação para o Exame de Avaliação Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados

Curso de Preparação para o Exame de Avaliação Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados ÍNDICE Apresentação, Destinatários e Objetivos... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário PREVISTO... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de Organização da

Leia mais

Curso de Formação STAP - Segurança em Trabalhos em Altura em Postes (Telecomunicações Rede Fixa)

Curso de Formação STAP - Segurança em Trabalhos em Altura em Postes (Telecomunicações Rede Fixa) Curso de Formação STAP - Segurança em Trabalhos em Altura em Postes (Telecomunicações Rede Fixa) Programa de Formação Ed.2 21-11-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão

Leia mais

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral 812 Turismo e Lazer Animação Turística Destinatários Este curso destina-se a profissionais ligados ao turismo, assim como todos aqueles que tenham interesse nesta área, como estudantes de turismo, gestores

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO. Gestão Associativa Contabilidade e Fiscalidade Associativa

PROGRAMA DO CURSO. Gestão Associativa Contabilidade e Fiscalidade Associativa PROGRAMA DO CURSO Gestão Associativa Contabilidade e Fiscalidade Associativa Í N D I C E Pág. 1. DESTINATÁRIOS... 3 2. OBJECTIVO GERAL... 3 3. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS... 3 4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS...

Leia mais

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador: Dr. Marina Ramos

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador: Dr. Marina Ramos Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador: Dr. Marina Ramos Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 3 Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos...

Leia mais

146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas

146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas 146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas Formação Pedagógica Inicial de Formadores Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o CCP para exercer a atividade de formador. As condições

Leia mais

762 Trabalho Social e Orientação

762 Trabalho Social e Orientação 762 Trabalho Social e Orientação Animação de Tempos Livres Destinatários Educadores, Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Animadores e técnicos de ATL. Não existentes. Formação Continua. Requisitos

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Gestão e Administração Pública Integrada Coordenador: Dr. Hélder Couto

MINI-MBA de Especialização em Gestão e Administração Pública Integrada Coordenador: Dr. Hélder Couto MINI-MBA de Especialização em Gestão e Administração Pública Integrada Coordenador: Dr. Hélder Couto MBA057 www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 Índice Duração Total:... 2 Destinatários:...

Leia mais

Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Postes de Telecomunicações (ORAP)

Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Postes de Telecomunicações (ORAP) Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Postes de Telecomunicações (ORAP) Programa de Formação Ed.1 25-09-2015 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da

Leia mais

346 Secretariado e Trabalho Administrativo

346 Secretariado e Trabalho Administrativo 346 Secretariado e Trabalho Administrativo Atendimento ao Público e Imagem da Organização Destinatários Apoios administrativos. Secretárias e todos os profissionais em contacto direto com clientes ou público

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS

FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS EDIÇÃO Nº2/2014 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fiscalização de obra ferramentas e metodologias 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER A construção

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2012

FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2012 FICHA TÉCNICA DO CURSO ARCHICAD 15 EDIÇÃO Nº 01/2012 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Archicad 15. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER No final da formação o formando deverá ser capaz de criar a simulação de um edifício

Leia mais

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia Formação Inicial de Formadores em Gerontologia A FITI Federação das Instituições de Terceira Idade, entidade formadora certificada pela DGERT (Proc. 0456/2013 aprovado em 15/04/2013) promove o curso de

Leia mais

Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes

Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes Programa de Formação Ed.2 05-12-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação,

Leia mais

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente 851 Tecnologia de Proteção do Ambiente Educação Ambiental de Adultos Público em geral. 9º ano de escolaridade. Formação Continua. Destinatários Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral

Leia mais

Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados

Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Datas de Realização e Horário PREVISTO... 5 Metodologia... 6 Pontos Fortes... 6 Avaliação... 6 Modalidade e Forma de

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

Mini-MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha

Mini-MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha Mini-MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisito...

Leia mais

Curso de Formação STAE - Segurança em Trabalhos em Altura atividade Elétrica. Distribuição Elétrica - (Rede Aérea BT/MT/AT {MAT})

Curso de Formação STAE - Segurança em Trabalhos em Altura atividade Elétrica. Distribuição Elétrica - (Rede Aérea BT/MT/AT {MAT}) Curso de Formação STAE - Segurança em Trabalhos em Altura atividade Elétrica Distribuição Elétrica - (Rede Aérea BT/MT/AT {MAT}) Programa de Formação Ed.3 07-11-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho,

Leia mais

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária REGULAMENTO DO FORMADOR AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Alvalade Office Center Praça de Alvalade, N.º 6 1º

Leia mais

Coordenador: Dra. Carla Gomes

Coordenador: Dra. Carla Gomes Coordenador: Dra. Carla Gomes Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO E A GESTÃO DA FORMAÇÃO

CURSO ELABORAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO E A GESTÃO DA FORMAÇÃO CURSO ELABORAÇÃO DO PLANO DE FORMAÇÃO E A GESTÃO DA FORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

345 Gestão e Administração

345 Gestão e Administração 345 Gestão e Administração A Rentabilidade na Formação Destinatários Diretores/ Responsáveis de Formação, Responsáveis da Avaliação da Formação, Diretores de Recursos Humanos, Técnicos de Formação, Técnicos

Leia mais

- Tomar conhecimento do âmbito de aplicação do Sketchup em desenho 3d de mobiliário, metalomecânica, engenharia civil, design, entre outros.

- Tomar conhecimento do âmbito de aplicação do Sketchup em desenho 3d de mobiliário, metalomecânica, engenharia civil, design, entre outros. PROGRAMA DESIGNAÇÃO CURSO Formação Sketchup Desenho D OBJECTIVOS GERAIS - Tomar conhecimento do âmbito de aplicação do Sketchup em desenho d de mobiliário, metalomecânica, engenharia civil, design, entre

Leia mais

Referencial do Curso Implementação de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Ambiente e Segurança)

Referencial do Curso Implementação de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Ambiente e Segurança) Referencial do Curso Implementação de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Ambiente e Segurança) [2010] 1. DATA DE INICIO: De acordo com o Plano de Formação 2. DATA DE FIM: De acordo com o Plano de

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

SKETCHUP & SUSTENTABILIDADE - FREEWARE PARA MODELAÇÃO 3D

SKETCHUP & SUSTENTABILIDADE - FREEWARE PARA MODELAÇÃO 3D DESIGNAÇÃO DO CURSO SketchUp & Sustentabilidade - freeware para modelação 3D - nível I OBJECTIVOS O curso de SketchUp & Sustentabilidade pretende introduzir estudantes e profissionais da industria da construção

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Evolução da Banca Coordenador: Dr. João Machado dos Santos

MINI-MBA de Especialização em Evolução da Banca Coordenador: Dr. João Machado dos Santos MINI-MBA de Especialização em Evolução da Banca Coordenador: Dr. João Machado dos Santos MBA056 www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 Índice Duração Total:...2 Destinatários:...2

Leia mais

"O PROFESSOR 2.0: Prevenção em Contexto Escolar" Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário CRONOGRAMA

O PROFESSOR 2.0: Prevenção em Contexto Escolar Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário CRONOGRAMA F O R M A Ç Ã O EM P A R C E R I A C O M O P R O J E T O L I G A - T E! Ação 2015-10 Pessoal Docente "O PROFESSOR 2.0: Prevenção em Contexto Escolar" Modalidade: N.º de horas: N.º de créditos: Curso de

Leia mais

CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO

CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Microsoft

Leia mais

MINI-MBA de Auditoria de Recursos Humanos

MINI-MBA de Auditoria de Recursos Humanos MINI-MBA de Auditoria de Recursos Humanos Coordenador: Dr. Hélder Couto www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 Índice Duração Total:... 2 Destinatários:... 2 Perfil de saída:... 2

Leia mais

CURSO EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS

CURSO EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS CURSO DE EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS Regime de e-learning Coordenação: Prof. Doutor Manuel Mouta Lopes Prof. Doutor João Pereira 2019-20 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ENQUADRAMENTO... 3 3. DESTINATÁRIOS...

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA PARA AS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS SNC-AP Janeiro de 2018 APRESENTAÇÃO DO CURSO 1. A necessidade A Lei de Enquadramento Orçamental

Leia mais

CURSO MICROSOFT EXCEL APERFEIÇOAMENTO

CURSO MICROSOFT EXCEL APERFEIÇOAMENTO CURSO MICROSOFT EXCEL APERFEIÇOAMENTO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

Coordenador: Dra. Carla Gomes

Coordenador: Dra. Carla Gomes Mini-MBA de Especialização em Requisitos e Implementação da ISO 9001 Gestão da qualidade, ISO 14001 Gestão ambiental e OHSAS 18001 Gestão de segurança e saúde no trabalho Coordenador: Dra. Carla Gomes

Leia mais

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente 851 Tecnologia de Proteção do Ambiente Educação Ambiental de Adultos Destinatários Público em geral. Requisitos de acesso 9º ano de escolaridade. Modalidade de Formação Formação Continua. Objetivo Geral

Leia mais

345 Gestão e Administração

345 Gestão e Administração 345 Gestão e Administração A Rentabilidade na Formação Destinatários Diretores/ Responsáveis de Formação, Responsáveis da Avaliação da Formação, Diretores de Recursos Humanos, Técnicos de Formação, Técnicos

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Início... 4 Datas de Realização e Horário

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Início... 4 Datas de Realização e Horário Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Início... 4 Datas de Realização e Horário PREVISTO... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade

Leia mais

2º Ciclo em Educação e Formação de Adultos

2º Ciclo em Educação e Formação de Adultos 2º Ciclo em Educação e Formação de 2019-2021 PROPOSTA O 2º ciclo em Educação e Formação de da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP tem como objetivos: Desenvolver conhecimentos especializados

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 4 Estrutura Curricular... 4 Local de Realização... 5 Datas de Realização... 5 Horário...

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 4 Estrutura Curricular... 4 Local de Realização... 5 Datas de Realização... 5 Horário... Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 4 Estrutura Curricular... 4 Local de Realização... 5 Datas de Realização... 5 Horário... 5 Pós-Laboral... 5 Metodologia... 5 Avaliação... 5 Modalidade

Leia mais

SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization).

SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization). ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Datas de Realização... 4 Horário... 5 Metodologia... 5 Avaliação... 5 Modalidade e Forma de Organização da Formação...

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO CURSO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO REPORTE FINANCEIRO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Curso Homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional com a referência 121/FPIF/2014. PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 3 Estrutura

Leia mais

Curso de Especialização em Análise e Gestão de Seguros de Vida e Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha

Curso de Especialização em Análise e Gestão de Seguros de Vida e Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha Curso de Especialização em Análise e Gestão de Seguros de Vida e Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisito... 2 Objectivo

Leia mais

Curso de Mediaçã o de Conflitos

Curso de Mediaçã o de Conflitos Curso de Mediaçã o de Conflitos Objetivos Gerais/Competências visadas: Dotar os formandos de um conjunto de competências que permitam problematizar, analisar e refletir sobre situações práticas de gestão

Leia mais

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico 380 Direito Código do Trabalho Destinatários Gerentes e Administradores. Diretores de Recursos Humanos. Chefias de Departamentos que pretendam reinventar o seu capital humano e atingir elevados patamares

Leia mais

Após ser emitida a classificação do Auditor, não há qualquer compromisso da parte da CERTIF de integrar os formandos nas suas bolsas de auditores.

Após ser emitida a classificação do Auditor, não há qualquer compromisso da parte da CERTIF de integrar os formandos nas suas bolsas de auditores. Passada a fase de transição que decorreu entre setembro de 2015 e setembro de 2018, é necessário formar auditores que sejam capazes de fazer uma análise crítica aos indicadores do sistema de gestão das

Leia mais

Referencial do Curso de Técnico de Manutenção de Extintores (NP 4413:2006)

Referencial do Curso de Técnico de Manutenção de Extintores (NP 4413:2006) Referencial do Curso de Técnico de Manutenção de Extintores (NP 4413:2006) [2011] 1. DATA DE INICIO: 16/06/2011 2. DATA DE FIM: 18/06/2011 3. MÓDULOS: Módulo 1 - Introdução e enquadramento da actividade

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos Coordenador: Dra. Fátima Fernandes Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO. Áudio e Sonoplastia. Doc.040/00

PROGRAMA DO CURSO. Áudio e Sonoplastia. Doc.040/00 PROGRAMA DO CURSO Áudio e Sonoplastia Í N D I C E Pág. 1. DESTINATÁRIOS... 2 2. OBJECTIVO GERAL... 2 3. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS... 2 4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS... 3 5. MODALIDADE DE FORMAÇÃO... 3 6. FORMA

Leia mais

GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE

GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA

Leia mais

CURSO MICROSOFT WORD APERFEIÇOAMENTO

CURSO MICROSOFT WORD APERFEIÇOAMENTO CURSO MICROSOFT WORD APERFEIÇOAMENTO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

Aprendizagem ao Longo da Vida EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS

Aprendizagem ao Longo da Vida EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS Aprendizagem ao Longo da Vida em EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS Regime de e-learning Coordenador: Prof.ª Doutora Luísa Cagica Carvalho 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ENQUADRAMENTO... 3 3. DESTINATÁRIOS...

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 3 Estrutura

Leia mais

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO CURSO LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO CHEFIAS DIRETAS E SUPERVISORES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

Leia mais

Programa da Ação de formação

Programa da Ação de formação Programa da Ação de formação A preencher pela entidade formadora Entidade Ação de Formação Operações de Resinagem N.º Local Duração 21 horas Data / / a / / Laboral Pós-Laboral Misto Formação-ação Formação

Leia mais

621 Produção Agrícola e Animal

621 Produção Agrícola e Animal 621 Produção Agrícola e Animal Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Destinatários Operadores de todas as áreas que apliquem ou venham a aplicar produtos fitofarmacêuticos. Requisitos de acesso Escolaridade

Leia mais

MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO!

MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO! MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO! IPN - INSTITUTO PEDRO NUNES APRESENTAÇÃO Criado em 1991, por iniciativa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, o Instituto

Leia mais

CURSO FIDELIZAR E INCREMENTAR VENDAS

CURSO FIDELIZAR E INCREMENTAR VENDAS CURSO FIDELIZAR E INCREMENTAR VENDAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA Nº. 47 Data: 2013/12/04 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e não docente ASSUNTO: - Regulamento de Formação Contínua. Para os devidos efeitos, informa-se a comunidade

Leia mais

PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS

PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS PRODUÇÃO E MARKETING DE EVENTOS DESCRIÇÃO O Curso de Produção e Marketing de Eventos foi concebido para dar resposta aos desafios cada vez maiores do mundo dos eventos. Partindo da criação e concepção

Leia mais