851 Tecnologia de Proteção do Ambiente
|
|
|
- João Vítor Bennert Mirandela
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 851 Tecnologia de Proteção do Ambiente
2 Educação Ambiental de Adultos Público em geral. 9º ano de escolaridade. Formação Continua. Destinatários Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Sensibilizar os participantes para as questões ambientais e proporcionar-lhes conhecimentos na área da cidadania ambiental. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Estar sensibilizados para a educação, formação e informação ambiental Promover a cidadania. Conteúdo Programático 1. As grandes questões ambientais 2. Legislação Ambiental 3. Economia do Ambiente 4. Tecnologias Ambientais 5. Cidadania Ambiental competências básicas Forma Presencial. Método: Ativo. Debate de pares. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Trabalho de grupo; Participação; Assiduidade; Teste final escrito. Recursos Materiais e Pedagógicos Atividades, casos práticos, entre outros. Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores.
3 Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 40 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.
4 Gestão de Resíduos Destinatários Responsáveis ou Gestores da Qualidade, Ambiente e Segurança, Técnicos e Gestores que assegurem a gestão dos resíduos da sua organização. Não existentes. Formação Continua. Gerir um sistema de gestão de resíduos. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Identificar a principal legislação aplicável à gestão de resíduos; Identificar, classificar, reduzir e controlar resíduos (produção, armazenagem, transporte e destino final), prevenindo e minimizando os impactes ambientais associados; Implementar e gerir um sistema de gestão de resíduos e elaborar um plano de gestão de resíduos industriais. Conteúdo Programático 1. Conhecer o enquadramento legal aplicável à gestão de resíduos 2. Identificar metodologias e ferramentas para a classificação e controlo de resíduos 3. Reduzir os impactes de resíduos 4. Implementar e gerir um sistema de gestão de resíduos 5. Elaborar um plano de gestão de resíduos industriais Forma Presencial. Método: Expositivo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Privilegiamos as metodologias participativas, com partilha de experiências e de ideias no grupo de participantes. Exposições introdutórias e de síntese pelo formador. Realização de exercícios práticos. Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, de acordo com os critérios de avaliação definidos para cada módulo pelo formador/a; Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados, práticas de técnicas individuais. Ponderação de Critérios como: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade essenciais a um bom desempenho profissional futuro.
5 Recursos Materiais e Pedagógicos Atividades, casos práticos, entre outros. Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 14 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector, computador. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.
6 Ruído Ambiental Destinatários Responsáveis ou Gestores da Qualidade, Ambiente e Segurança, Técnicos de laboratórios de ensaios, consultores e outros profissionais ou recém licenciados que desempenhem ou queiram desempenhar actividade no domínio da acústica ambiental e que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos. Não existentes. Formação Contínua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Este curso tem como objetivo dar a conhecer os procedimentos de avaliação do ruído ambiental, incluindo os requisitos legais em vigor, metodologias de medição, requisitos de utilização e de precisão dos equipamentos de medição, e apresentação, tratamento e interpretação de dados. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Dominar conceitos básicos de acústica ambiental; Conhecer em detalhe os requisitos legais vigentes em matéria de ruído ambiental; Conhecer as metodologias de ensaios de ruído ambiental; Dominar os cálculos de indicadores relevantes e respectiva interpretação legal; Reconhecer a estrutura e o conteúdo de um relatório de ensaio. Conteúdo Programático 1. Conceitos básicos de acústica: 1.1. Definições de som e ruído; 1.2. Efeitos do ruído no Homem; 1.3. Conceitos de pressão, potência e intensidade sonoras; 1.4. Níveis sonoros típicos; 1.5. Emissão, propagação e recepção do som; 1.6. Análise em frequência; 1.7. Aritmética de níveis sonoros; 1.8. Tipologias de ruído e principais fontes; 1.9. Indicadores sonoros; Equipamentos de medição. 2. Enquadramento legal e normativo 3. Procedimentos de medição e avaliação em ensaios de ruído ambiental: 3.1. Procedimento de medida (locais de medição, período de referência, observação e medição, critérios relativos a condições meteorológicas, interferências nas medições); 3.2. Avaliação de efeitos sazonalidade e de condições meteorológicas; Determinação de níveis sonoros (nível sonoro contínuo equivalente do ruído ambiente e do ruído residual, características tonais e impulsivas, nível de avaliação); 3.3. Tratamento de resultados; 3.4. Análise sobre conformidade legal; 3.5. Matéria a incluir no relatório de ensaio; 3.6. Dificuldades práticas.
7 4. Estimativa de incertezas nos ensaios de ruído ambiental: 4.1. Metodologia base; 4.2. Principais fontes de incerteza; 4.3. Rotinas de cálculo; 4.4. Limitações e análise de casos concretos. 5. Mapas de ruído estratégicos, municipais, de planos de urbanização, de pormenor: 5.1. Metodologias de elaboração; 5.2. Importância técnica e legal dos Mapas; 5.3. Casos de estudo. 6. Realização de exercícios práticos de medição: 6.1. Cálculo dos parâmetros acústicos relevantes; 6.2. Elaboração de um relatório de ensaio tipo e análise da conformidade legal. Forma Presencial. Método: Expositivo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Privilegiamos as metodologias participativas, com partilha de experiências e de ideias no grupo de participantes. Exposições introdutórias e de síntese pelo formador. Realização de exercícios práticos. Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, de acordo com os critérios de avaliação definidos para cada módulo pelo formador/a; Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados, práticas de técnicas individuais. Ponderação de Critérios como: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade essenciais a um bom desempenho profissional futuro. Recursos Materiais e Pedagógicos Atividades, casos práticos, entre outros. Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 14 Horas. Carga Horária
8 Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector, computador. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.
9 Sistema de Gestão Ambiental: guia prático ISO Destinatários Responsáveis da Política Ambiental nas organizações. Responsáveis operacionais que se ocupam das questões ambientais e/ou da implementação do Sistema de Gestão Ambiental. Diretores de Fábrica. Auditores internos do ambiente. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação Objetivo Geral Implementar os requisitos da norma ISO de forma a alcançar um desempenho ambiental sólido que cumpra a legislação e as políticas ambientais da organização. Objetivo Especifico Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s) seja(m) capaz(es) de: Compreender os requisitos da norma NP EN ISO 14001:2012 e a sua aplicação para implementar de forma eficaz o Sistema de Gestão Ambiental; Preparar e conduzir o processo de certificação; Praticar a prevenção no quotidiano. Conteúdo Programático 1. Integrar a proteção do Ambiente na estratégia da organização 2. Situar os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) no contexto da Organização 3. Interpretar os requisitos da norma NP EN ISO 14001:2012 e compreender as principais implicações práticas da sua implementação 4. Construir, implementar e manter o Sistema de Gestão Ambiental Forma Presencial. Método: Expositivo e Ativo. Forma de Organização Métodos Pedagógicos Técnicas Pedagógicas Alternância entre exposições e trabalhos práticos, utilizando a ISO como suporte documental para a sua realização; Debates e partilha de experiências; Estudo de caso.
10 Avaliação (Metodologias/Instrumentos) Contínua, de acordo com os critérios de avaliação definidos para cada módulo pelo formador/a; Sumativa com base nas atividades e trabalhos efetuados, práticas de técnicas individuais. Ponderação de Critérios como: domínio dos conteúdos, participação, envolvimento grupal, originalidade / criatividade, rigor na aplicação da prática e assiduidade essenciais a um bom desempenho profissional futuro. Recursos Materiais e Pedagógicos Atividades, casos práticos, entre outros. Apresentações PowerPoint, Computador; Projetor de vídeo e outros equipamentos solicitados pelos formadores. Certificação da Formação Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010 de 08 de Julho) caso frequente pelo menos 85% das aulas e tenha avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20). Certificado de Frequência de Formação aos formandos que não atinjam os objetivos pedagógicos propostos, sendo a sua avaliação inferior a 10 (escala de 0-20). Formador Licenciado na Área da Formação com CAP, experiência pedagógica e profissional subjacentes. 14 Horas. Carga Horária Instalações e equipamentos A sala deve estar equipada com mesas, cadeiras, quadro de porcelana, ecrã, videoprojector, computador. Deverá ainda ser articulado com o Formador os materiais/equipamentos específicos necessários ao bom desempenho da formação.
851 Tecnologia de Proteção do Ambiente
851 Tecnologia de Proteção do Ambiente Educação Ambiental de Adultos Destinatários Público em geral. Requisitos de acesso 9º ano de escolaridade. Modalidade de Formação Formação Continua. Objetivo Geral
347 Enquadramento na Organização/Empresa
347 Enquadramento na Organização/Empresa Auditor/a Interno/a Destinatários Colaboradores, empresários e responsáveis de organizações que pretendam adquirir conhecimentos e competências na área da auditoria.
346 Secretariado e Trabalho Administrativo
346 Secretariado e Trabalho Administrativo Atendimento ao Público e Imagem da Organização Destinatários Apoios administrativos. Secretárias e todos os profissionais em contacto direto com clientes ou público
Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral
812 Turismo e Lazer Animação Turística Destinatários Este curso destina-se a profissionais ligados ao turismo, assim como todos aqueles que tenham interesse nesta área, como estudantes de turismo, gestores
Atendimento aos Clientes
341 Comércio Atendimento aos Clientes Destinatários Profissionais de atendimento ao público, responsáveis de departamentos de vendas, comerciais e outros em geral. 9º Ano de Escolaridade. Formação Continua.
762 Trabalho Social e Orientação
762 Trabalho Social e Orientação Animação de Tempos Livres Destinatários Educadores, Professores, Auxiliares de Acção Educativa e Animadores e técnicos de ATL. Não existentes. Formação Continua. Requisitos
Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico
380 Direito Código do Trabalho Destinatários Gerentes e Administradores. Diretores de Recursos Humanos. Chefias de Departamentos que pretendam reinventar o seu capital humano e atingir elevados patamares
581 Arquitetura e Urbanismo
581 Arquitetura e Urbanismo Gestão Territorial e PDM Destinatários Quadros, Técnicos Superiores e Assistentes Técnicos de Autarquias Locais. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade
342 Marketing e Publicidade
342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação
342 Marketing e Publicidade
342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação
861 Proteção de Pessoas e Bens
861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências
345 Gestão e Administração
345 Gestão e Administração A Rentabilidade na Formação Destinatários Diretores/ Responsáveis de Formação, Responsáveis da Avaliação da Formação, Diretores de Recursos Humanos, Técnicos de Formação, Técnicos
762 Trabalho Social e Orientação
762 Trabalho Social e Orientação Apoio e Acompanhamento aos Idosos Destinatários Formação destinada a pessoas que queiram desenvolver competências técnicas especializadas ao nível de auxiliar de geriatria
222 Línguas e Literaturas Estrangeiras
222 Línguas e Literaturas Estrangeiras Curso de Língua Chinesa: Cultura e Negócios para Promotores e Empresários na China Destinatários Este curso destina-se a empresários e gestores que desenvolvam ou
345 Gestão e Administração
345 Gestão e Administração A Rentabilidade na Formação Destinatários Diretores/ Responsáveis de Formação, Responsáveis da Avaliação da Formação, Diretores de Recursos Humanos, Técnicos de Formação, Técnicos
840 Serviços de Transporte
840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro
146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas
146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas Formação Pedagógica Inicial de Formadores Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o CCP para exercer a atividade de formador. As condições
761 Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
761 Serviço de Apoio a Crianças e Jovens Acompanhamento de Crianças - Babysitting Destinatários Todos os interessados que pretendam adquirir competências profissionais que os habilitem à prestação de serviços
840 Serviços de Transporte
840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro
090 Desenvolvimento Pessoal
090 Desenvolvimento Pessoal Gestão de Conflitos Destinatários Gestores, Quadros, Técnicos e todos os profissionais que devido às suas funções pretendam aperfeiçoar e/ou desenvolver competências na área
Referencial do Curso de Técnico de Manutenção de Extintores (NP 4413:2006)
Referencial do Curso de Técnico de Manutenção de Extintores (NP 4413:2006) [2011] 1. DATA DE INICIO: 16/06/2011 2. DATA DE FIM: 18/06/2011 3. MÓDULOS: Módulo 1 - Introdução e enquadramento da actividade
PROGRAMA DO CURSO. Gestão Associativa Contabilidade e Fiscalidade Associativa
PROGRAMA DO CURSO Gestão Associativa Contabilidade e Fiscalidade Associativa Í N D I C E Pág. 1. DESTINATÁRIOS... 3 2. OBJECTIVO GERAL... 3 3. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS... 3 4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS...
Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORAC)
Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORAC) Programa de Formação Ed.1 25-09-2015 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da
CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR
2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Auditorias
Orientações para a PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP)
Orientações para a PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) Avaliação do Projeto de Intervenção O Projeto de Intervenção tem a ponderação de 30% na Avaliação Final do formando. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
PROGRAMA DO CURSO. Áudio e Sonoplastia. Doc.040/00
PROGRAMA DO CURSO Áudio e Sonoplastia Í N D I C E Pág. 1. DESTINATÁRIOS... 2 2. OBJECTIVO GERAL... 2 3. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS... 2 4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS... 3 5. MODALIDADE DE FORMAÇÃO... 3 6. FORMA
CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição)
CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição) A necessidade de renovar as práticas e as metodologias de intervenção social com vista a aumentar a eficácia e a eficiência do trabalho com os
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL
Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Auditorias Internas da Qualidade UFCD n.º Ação n.º 1 NA OBJETIVO GERAL DO CURSO Capacitar os/as formandos/as para a condução de auditorias internas da qualidade, segundo a ISO
Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa
Designação do Curso: Área de Formação: 761 Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Carga Horária: 100 horas presenciais + 160 horas estágio em contexto real de trabalho (facultativo) Descrição do curso:
PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90
PROGRAMA DE CURSO Curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) Nº Ação: 01 Local: Nº Horas: 90 Data início: Data fim: Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências
Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar horas - Porto
Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar - 100 horas - Porto Especialização em Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar ESPECIALIZAÇÃO Gestão da Qualidade no Setor Agro-Alimentar
482 Informática na Óptica do Utilizador
482 Informática na Óptica do Utilizador Excel Destinatários Todos os que se querem iniciar na utilização do excel e que pretendam saber utilizar com destreza as funcionalidades mais utilizadas na criação
CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 9001:2008
CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 9001:2008 O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 2 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação
Curso de Revalidação de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORACr)
Curso de Revalidação de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Condutas de Telecomunicações (ORACr) Programa de Formação Ed.1 25-09-2015 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica,
Programa de Formação
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Programa de Formação Nos termos do Código do Direito de Autor, é expressamente proibida a reprodução, no todo ou em parte,
Dinâmica e Animação de Grupos Formação Avançada para Formadores Línguas e Literaturas Estrangeiras Curso de Língua Chinesa:
Catálogo de Formação Azinhaga Torre do Fato, nº 33-B, Escrit. B 1600-774 Lisboa Telefone: 21 715 64 28 Fax: 21 715 24 01 E-mail: [email protected] Conteúdo Preâmbulo... 9 Breve Historial e Apresentação...
ISO Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015. Curso de Especialização de.
ISO 9001 Curso de Especialização de Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015 Duração Total 30 Horas Das 08h30 às 14h30 Destinatários Este Curso destina-se a todos os responsáveis
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com
Curso de Formação STACF - Segurança em Trabalhos em Altura em Coberturas e Fachadas
Curso de Formação STACF - Segurança em Trabalhos em Altura em Coberturas e Fachadas Programa de Formação Ed.2 01-07-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação,
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com
FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS
FICHA TÉCNICA DO CURSO FISCALIZAÇÃO DE OBRA FERRAMENTAS E METODOLOGIAS EDIÇÃO Nº2/2014 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fiscalização de obra ferramentas e metodologias 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER A construção
CURSO Alimentação vegetariana. 29 de março de 2019 Lisboa
CURSO Alimentação vegetariana 29 de março de 2019 Lisboa N.º ação: 02/2019 Curso Alimentação vegetariana 29 de março de 2019 Lisboa Atualmente, a alimentação vegetariana tem adquirido maior interesse por
CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 9001:2008
CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 9001:2008 O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 2 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação
Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS
DESIGNAÇÃO SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DURAÇÃO Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS Activos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que
CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005
CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR ISO 22000:2005 O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 2 módulos com avaliação escrita:
Curso de Trabalhos na Vizinhança/Proximidade de Instalações Elétricas em Tensão
Curso de Trabalhos na Vizinhança/Proximidade de Instalações Elétricas em Tensão Programa de Formação Ed.4 03-03-2017 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação,
CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015
CURSO O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 3 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação ISO 14001:2015 Requisitos associados à estrutura de Alto nível Anexo
Programa de formação
Programa de formação -Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador- Curso : Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador Área: 146 Formação de professores e formadores
Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Formação Pedagógica Inicial de Formadores Fundamentação Este curso apresenta de uma forma clara e recorrendo a uma metodologia teórico-prática, os conhecimentos necessários para a formação de formadores
Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes
Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes Programa de Formação Ed.2 05-12-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação,
862 Segurança e Higiene no Trabalho
862 Segurança e Higiene no Trabalho Ergonomia no Posto de Trabalho Destinatários Todos os que pretendam adquirir noções básicas de Ergonomia, na área da segurança do trabalho. Requisitos de acesso Habilitações
Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS Coordenador: Dr.ª Carla Gomes
Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS 18001 Coordenador: Dr.ª Carla Gomes Índice Curso de Especialização de Gestão do Risco e Saúde no Trabalho... 3 Duração total... 3 Destinatários...
CURSO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS SOCIAIS PARA IDOSOS
CURSO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS SOCIAIS PARA IDOSOS Nas sociedades contemporâneas, o envelhecimento, a velhice e os idosos são o tema em causa, pois assiste-se a um aumento crescente deste tipo de população.
Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação...
Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de Organização da Formação... 5 Candidaturas...
Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Postes de Telecomunicações (ORAP)
Curso de Credenciação Oferta de Referência de Acesso a Postes de Telecomunicações (ORAP) Programa de Formação Ed.1 25-09-2015 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da
ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS
EPDSI ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO DE DADOS E DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CURSO INTENSIVO ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INTER-INSTITUCIONAL PARA CAPACITAÇÃO DE ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO
No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.
1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;
Trabalho apresentado para obtenção do Título de Especialista (Desp. N.º 8590/2010 de 20 de Maio)
Trabalho apresentado para obtenção do Título de Especialista (Desp. N.º 8590/2010 de 20 de Maio) IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO DE QUALIDADE E AMBIENTE DE ACORDO COM OS REFERENCIAIS NORMATIVOS
Regimento de Avaliação dos Formandos
Regimento de Avaliação dos Formandos Os critérios de avaliação dos formandos das ações de formação promovidas por este CFAE regem-se, basilarmente, pelos princípios de enquadramento visados pelo definido
CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição)
CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição) Atendendo ao envelhecimento crescente a que se assiste a nível mundial, é imprescindível os cuidadores, formais e informais, dispensarem a formação neste
ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS
EPDSI ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO DE DADOS E DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CURSO INTENSIVO ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INTER-INSTITUCIONAL PARA CAPACITAÇÃO DE ENCARREGADOS DA PROTECÇÃO
Curso de Noções Básicas de Segurança
Curso de Noções Básicas de Segurança Programa de Formação Ed.1 11-11-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação, apoio técnico-administrativo e atendimento
Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
AMBIENTE, SEGURANÇA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO DESTINATÁRIOS Todos os colaboradores que pretendam adquirir conhecimentos na área do ambiente, segurança, higiene e segurança no trabalho. OBJETIVO
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE IPSS
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE IPSS Área de 347 Enquadramento na Organização Profissional de Especialização ÍNDICE 1- ENQUADRAMENTO... 3 2- OBJECTIVO GERAL... 3 3- OBJECTIVOS ESPECÍFICOS... 3 4 - POPULAÇÃO-ALVO...
FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES. Programa de Formação
FORMAÇÃO EM GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES 2014 Programa de Formação Índice FINALIDADE... 3 OBJETIVO GERAL... 3 2 ESTRUTURA... 3 METODOLOGIAS... 3 PROGRAMA DE FORMAÇÃO... 4 Módulo 1. Missão, estratégia e ação...
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES ACÇÃO TIPO: Formação Pedagógica Inicial de Formadores PÚBLICO ALVO: Futuros formadores, formadores sem formação pedagógica. DURAÇÃO: 96 Horas N.º de ACÇÕES: 1
