ESTUDO DE GEOMARKETING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DE GEOMARKETING"

Transcrição

1 ESTUDO DE GEOMARKETING Aplicabilidade no egmento de Franquia O etudo de Geomarketing permite avaliar o ponto de venda exitente da rede em etudo e poibilita apontar nova oportunidade de negócio em comprometer o mercado já conquitado canibalização). A cobertura inteligente do mercado atuação territorial) é importante para conolidar a marca junto ao público target, otimizar o tempo e gato com a ditribuição da matéria-prima, viitar e acompanhar o deempenho, etc. A análie geomercadológica podem caminhar em dua direçõe, a primeira eria indicando a melhor localização para intalar um novo PDV ponto de venda), avaliando a unidade já exitente, a concorrência e a concentração do público target. O egundo eria a avaliação do deempenho de uma loja já exitente, cruzando o potencial de demanda da Área de Influência delimitada, com a concorrência e o público target. Nee tipo de etudo a utilização do banco de dado com o endereço reidencial do cliente e o valor do ticket médio de compra, podem trazer reultado ignificativo, poi poibilita cruzar informaçõe entre o potencial de demanda e o valor captado market hare).

2 Avaliação do Atributo Mercadológico terreno/imóvel) Alguma variávei ão etudada com muita atenção, nea etapa do projeto, poi direcionam a realização do levantamento de campo oferta/concorrência) e o dimenionamento da Área de Influência com precião para cada ramo de atividade. A localização do imóvel em relação à cidade, ao aceo e itema viário, o potencial de atratividade em relação à população do entorno, o fluxo de pedetre e veículo e à homogeneidade de rendimento renda média familiar) ão alguma da variávei analiada. Área de Influência Conceitualmente a delimitação e dimenionamento da Área de Influência, variam de acordo com o atributo mercadológico de cada área em etudo e o tipo de egmento avaliado. Ea região, denominada Área de Influência, poibilita dimenionar não ó o potencial de demanda, ma também, norteia a realização do levantamento de campo com a localização da concorrência e o dado demográfico. O dimenionamento coerente da Área de Influência é primordial para ter uma idéia realita do porte e da caracterítica do mercado onde vai atuar, evitando projeçõe uperetimada ou ubetimada do potencial da área de venda e do faturamento do empreendimento.

3 Delimitação da Área de Atuação do Franqueado - Contrato Contratualmente a Área de Influência ão importante para etabelecer o território que cada franqueado poderá atuar. Durante o proceo de expanão é comum ocorrer invaõe de área entre o franqueado, caracterizando canibalização territorial. Razõe como ea reforçam a neceidade da ação de planejar para crecer. A delimitação da área de Influência contratuai permite direcionar o crecimento de uma rede de franquia, extraindo o máximo poível do potencial que cada localidade pode oferecer. Levantamento de Campo e Dado Demográfico Apó a delimitação da Área de Influência a partir de um trecho potencial ugerido) ou PDV exitente, o dado demográfico ão quantificado com o número de habitante e domicílio, perfil etário e econômico por faixa de rendimento, renda média familiar e potencial de demanda para cada tipo de negócio. A Área de Influência direciona também o levantamento de campo, onde ão quantificada a concorrência direta e indireta com a informaçõe e caracterítica detalhada, dando um panorama do perfil e caracterítica. Além da concorrência, outra variávei pertinente podem er levantada nea etapa do projeto, como pólo geradore de tráfego, lançamento imobiliário, banco, ecola, etc.

4 O mapa reumo 01 ao final da apreentação exemplificará ee cenário demontrando a delimitação da área, a diperão do concorrente e a mancha da renda média domiciliar. Índice de Penetração ou Índice de Oportunidade O Índice de Penetração de Mercado é uma ferramenta muito importante de análie geográfica para pdv já exitente, poi permite viualizar a microrregiõe da Área de Influência que pouem maior participação relativa do público target obre a demanda potencial. Para viualizar quai regiõe dentro da Área de Influência etão endo pouco explorada, é precio o cadatro do cliente com o endereço reidencial e o valor do ticket médio da compra. O reultado dee índice podem er viualizado em mapa digitai, por meio de um gradiente de core que claificam cada microrregião da Área de Influência em intervalo que vão de Muito Baixo, Baixo, Médio, Alto e Muito Alto. Ea informação direciona, por exemplo, açõe de marketing direto na regiõe com baixo deempenho para potencializar a captação da demanda diponível.

5 Ao final da apreentação erá poível viualizar, por meio da diperão do cadatro do cliente com o valor do ticket médio de compra, o mapa modelo de Índice de Penetração exemplificando ee cenário mapa 02). Acompanhamento do Reultado Apó a entrega do etudo de expanão realizamo o trabalho de acompanhamento de deempenho da unidade, para menurar a captação do potencial de demanda de cara Área de Influência. O acompanhamento é feito pela InSite apó o 06 ei) primeiro mee da inauguração, tempo etimado para montar uma carteira de cliente uficiente para menurar o primeiro reultado. Reultado O reultado ão entregue em arquivo PDF no formato de relatório analítico com diagnótico mercadológico em Word ou Power Point), com a compilação de toda a variávei acima decrita, incluindo o mapa digitai e impreo. O mapa permitem viualizar de forma imple e eficiente toda a informaçõe proceada na realização e contextualização do etudo.

6 SOBRE A INSITE GEOMARKETING A InSite Geomarketing é uma emprea de conultoria epecializada em etudo mercadológico, voltada para o egmento de varejo e erviço. A Inite via etabelecer critério mercadológico, coniderando a variável localização para dimenionar a demanda e a oferta pertinente a cada tipo de negócio em etudo. Portanto, com alguma exceçõe, para o tipo epecífico de etudo de caráter macro, a localização empre erá o ponto de partida para a realização do etudo de Geomarketing. O etudo realizado pela InSite poibilitam um rápido diagnótico do cenário mercadológico, traduzindo-e em uma excelente ferramenta para tomada de deciõe. Com io, a emprea paam a contar com um importante diferencial, que auxilia a tomada de deciõe etratégica para a expanão de nova filiai rede de loja ou franquia), ou memo para a implantação do primeiro ponto de venda PDV) de uma emprea de varejo ou erviço.

7 Tipo de etudo realizado A InSite já realizou inúmero trabalho no território nacional. Dentre algun etudo feito, podemo detacar análie de: Expanão e avaliação atual do cenário mercadológico de rede de loja e franquia nova oportunidade de negócio e canibalização de mercado; Dimenionamento de Área de Influência e avaliação da concorrência para cada tipo de negócio; Cálculo de potencial de demanda e etimativa de venda para cada tipo de negócio. Etudo de dimenionamento de etabelecimento comerciai, como hopping center, upermercado, hipermercado, etc; Vocação imobiliária e propecção de ponto de venda; Análie de índice de penetração de mercado e market hare ; Diperão e análie microrregional de cadatro de cliente ou pequia comportamentai, viualizando etilo de vida e/ou hábito de conumo.

8 Para que erve um etudo de Geomarketing? Dentre a ua divera aplicabilidade, o objetivo principal de um etudo de Geomarketing é poicionar de maneira etratégica a emprea, para maximizar o deempenho e reduzir o efeito da concorrência. O dinamimo atual e a contante tranformaçõe do mercado exigem maior atenção do invetidore. E o Geomarketing e traduz em uma excelente ferramenta de trabalho para viualizar e procear informaçõe pertinente ao negócio em etudo. A metodologia e o recuro permitem conhecer o perfil do público conumidor e da concorrência dentro da área de atuação do atual ou futuro ponto de venda. O etudo agrega variávei geográfica à análie mercadológica para auxiliar a tomada de deciõe. A informaçõe ão viualizada em mapa digitai e contam com a localização da concorrência, mancha de renda que indicam a concentração do público target, o principai eixo de delocamento urbano, a barreira fíica e naturai, diperão do cliente, etc.

9 Conforme a maior diponibilidade de informaçõe do contratante é poível obter um reultado ainda melhor. Como, por exemplo, um imple cadatro de cliente onde podemo por meio da diperão localizar em mapa), dimenionar a Área de Influência real do etabelecimento avaliado. A diperão e a localização da informaçõe ão feita por um oftware de mapeamento digital, onde o endereço do cadatro de cliente ou de algum outro tipo de cadatro ão aociado ao mapa digital. Quem contrata um etudo de Geomarketing? Um etudo pode er realizado para inúmero egmento de varejo e erviço, para uma emprea com apena um ponto de venda ou por uma rede de loja ou franquia. Com um ponto de venda definido ou não, o etudo auxilia apontando ao empreário ou invetidor, a melhore oportunidade mercadológica para que poa tomar a deciõe neceária de maneira rápida e egura, embaada por meio de cruzamento de informaçõe de demanda e oferta referenciada em mapa digitai.

10 Diretoria Nivaldo Tritão de Souza Economita por formação, atua em Geomarketing dede 1989, iniciando ua carreira no Grupo Pão de Açúcar de 89 a 91. Por meio de parceria, com a principai emprea de Geomarketing que atuam no mercado, participou de inúmero projeto de expanão de rede e propecção de novo mercado, com o próprio Grupo Pão de Açúcar, Droga Raia, Caa do Pão de Queijo, Wizard, Data Byte, C&A, C&C, Bradeco, BCN, Banco Zogbi, DrogaRaia e, atualmente, Onodera, Grupo WW Dell Anno), Ponto Frio, Wal-Mart, Gimba, DryClean, entre outra. Somente no último ano, participou de cerca de vinte etudo de dimenionamento de hopping center em todo o Brail. Um do vencedore da 3ª. Edição do Prêmio Excelência em Varejo de 1998, promovido pelo PROVAR Programa de Adminitração de Varejo) da USP Univeridade de São Paulo poui eu trabalho acadêmico de concluão de curo de ciência econômica, publicado no livro Varejo Competitivo, em 1999 pela Editora Atla, com o tema Geomarketing e o GIS Geographic Information Sytem) como ferramenta de análie na localização varejita.

11 Foi cinco ano conecutivo o intrutor do tutorial de Geomarketing no principal congreo e feira internacional de geoinformação no Brail GEOBrail além de contribuir com paletra ou preidindo mea relacionada ao tema. Ecreveu artigo para revita epecializada, minitrou paletra para curo de MBA e pó-graduação e orientou trabalho de concluão de curo com tema relacionado à Geomarketing. Atualmente, tem realizado importante parceria com profiionai multidiciplinare e emprea como Cherto, Newmark Knight Frank, Francico Rojo Marketing de Alimento, entre outro.

12 R R R LAVAPES LAVAPES LAVAPES R R R LAVAPES LAVAPES LAVAPES R R R LAVAPES LAVAPES LAVAPES 8 PDV AV MANOEL BORBA GATO 4 DORM BAIRRO H 2 DORM PRIMARIA 1 R PASCOAL PASCOAL PASCOAL MOREIRA MOREIRA MOREIRA 4 DORM AV AV AV AV AV AV AV AV AV SAO SAO SAO SAO SAO SAO SAO SAO SAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO PDV ATUAL BAIRRO G AV NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE DE JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO PRIMARIA 2 8 CONCORRENTE A 3 DORM IMEDIATA PRIMARIA 1 3 DORM R LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO AV AV AV AV AV AV AV AV AV RUI RUI RUI RUI RUI RUI RUI RUI RUI BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA IMEDIATA CONCORRENTE B AV SAO JOSE AV AV AV AV AV AV AV AV AV DR DR DR DR DR DR DR DR DR JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO AV AV AV AV AV AV AV AV AV ENG ENG ENG ENG ENG ENG ENG ENG ENG JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO BAIRRO A PRIMARIA 4 R R R R R R R R R 4 DORM CONCORRENTE C { R R R R R R R R R SETE SETE SETE SETE SETE SETE SETE SETE SETE DE DE DE DE DE DE DE DE DE 3 DORM PRIMARIA 3 PRIMARIA 3 AV ENG SEBASTIAO GUALBERTO R DOLZANI RICARDO DE DE DE DE DE DE ARAUJO ARAUJO ARAUJO ARAUJO ARAUJO ARAUJO DE DE DE ARAUJO ARAUJO ARAUJO R R R R R R R R R R PAES BAIRRO E AV DR NELSON D' ÁVILA 2 DORM AV AV AV SEN SEN SEN SEN SEN SEN SEN SEN SEN TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA AV VINTE E TRES DE MAIO PRIMARIA 2 { R MINAS GERAIS CONCORRENTE D AV DO ESTADO R SEBASTIAO HUMMEL R CEL JOSE VIZINHANCA CONCORRENTE C ATUAL SHOPPING CENTER TRECHO POTENCIAL PARA PROSPECÇÃO IMOBILIÁRIA { REGIONAL { VIZINHANÇA AGÊNCIAS BANCÁRIAS LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS/2009 XYZ NOME DE BAIRRO PRINCIPAL VIA 2 DORMṡ DORM. 3 DORMṡ DORM. 4 DORM. RODOVIA LINHA FÉRREA ÁREA VERDE HIDROGRAFIA ÁREA DE INFLUÊNCIA PDV ATUAL ÁREA DE INFLUÊNCIA TRECHO SUGERIDO LIMITE DE MUNICÍPIO CONCORRENTES DIRETOS CONCORRENTE A CONCORRENTE B CONCORRENTE C CONCORRENTE D DEMAIS CONCORRENTES R ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO R JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE AV LISBOA BAIRRO C 3 DORM R R ROMA AV SEN TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA EST VELHA RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO PAULO R MANOEL J DE OLIVEIRA AV PEDRO ALVARES CABRAL R PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS BAIRRO F REGIONAL R BAIRRO B R EMILIO DE MENEZES R MARTINS FONTES BAIRRO D 2 DORM AV PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO R TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA RODOVIA RODOVIA PRES PRES DUTRA\SP-280 DUTRA\SP-280 AV SEBASTIAO GUALBER 2 DORM R AGUA AGUA MARINHA MARINHA BAIRRO I FAIXAS DE RENDA MÉDIA DOMICILIAR EM R$ ACIMA DE REAIS DE A REAIS DE A REAIS DE A REAIS DE A REAIS ATÉ REAIS FAVELAS ACIMA DE 60% DE DOMICÍLIOS VERTICAIS

13 R R R LAVAPES LAVAPES LAVAPES R R R LAVAPES LAVAPES LAVAPES R R R LAVAPES LAVAPES LAVAPES POTENCIAL DE DEMANDA ÁREA INFLUÊNCIA TRECHO POTENCIAL IM - R$ 650,0 MIL P1 - R$ 660,0 MIL P2 - R$ 500,0 MIL P3 - R$ 550,0 MIL P4 - R$ 590,0 MIL POTENCIAL DE DEMANDA ÁREA INFLUÊNCIA PDV ATUAL IM - R$ 800,0 MIL P1 - R$ 750,0 MIL P2 - R$ 557,0 MIL P3 - R$ 760,0 MIL IMEDIATA PDV ATUAL BAIRRO H 8 CONCORRENTE A BAIRRO G 8 PDV XYZ AV MANOEL BORBA GATO PRIMARIA 1 R PASCOAL PASCOAL PASCOAL MOREIRA MOREIRA MOREIRA ATUAL PRIMARIA 2 NOME DE BAIRRO AV AV AV AV AV AV AV AV AV SAO SAO SAO SAO SAO SAO SAO SAO SAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO AV NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE NOVE DE JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO JULHO TRECHO POTENCIAL PARA PROSPECÇÃO IMOBILIÁRIA CLIENTES PDV ATUAL PRINCIPAL VIA RODOVIA LINHA FÉRREA ÁREA VERDE HIDROGRAFIA ÁREA DE INFLUÊNCIA PDV ATUAL ÁREA DE INFLUÊNCIA TRECHO SUGERIDO IMEDIATA PRIMARIA 1 R LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ LUIZ JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO JACINTO AV AV AV AV AV AV AV AV AV RUI RUI RUI RUI RUI RUI RUI RUI RUI BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA BARBOSA CONCORRENTE B AV SAO JOSE R R R R R R R R R AV AV AV AV AV AV AV AV AV DR DR DR DR DR DR DR DR DR JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO JOAO AV AV AV AV AV AV AV AV AV ENG ENG ENG ENG ENG ENG ENG ENG ENG JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO LONGO BAIRRO A PRIMARIA 4 CONCORRENTE C { R R R R R R R R R SETE SETE SETE SETE SETE SETE SETE SETE SETE DE DE DE DE DE DE DE DE DE PRIMARIA 3 PRIMARIA 3 AV DR NELSON D' ÁVILA AV ENG SEBASTIAO GUALBERTO R DOLZANI RICARDO DE DE DE DE DE DE ARAUJO ARAUJO ARAUJO ARAUJO ARAUJO ARAUJO DE DE DE ARAUJO ARAUJO ARAUJO R R R R R R R R R R PAES BAIRRO E AV AV AV SEN SEN SEN SEN SEN SEN SEN SEN SEN TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA AV VINTE E TRES DE MAIO PRIMARIA 2 { R MINAS GERAIS CONCORRENTE D AV DO ESTADO R SEBASTIAO HUMMEL R CEL JOSE VIZINHANCA CONCORRENTE C R ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO ITORORO R JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE JOSE AV LISBOA SHOPPING CENTER { REGIONAL { VIZINHANÇA CONCORRENTES DIRETOS CONCORRENTE A CONCORRENTE B LIMITE DE MUNICÍPIO CONCORRENTE C CONCORRENTE D DEMAIS CONCORRENTES BAIRRO C R R ROMA AV SEN TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO TEOTONIO VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA VILELA R MANOEL J DE OLIVEIRA AV PEDRO ALVARES CABRAL R PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS VARGAS BAIRRO F REGIONAL R EST VELHA RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO RIO-SAO PAULO BAIRRO B R EMILIO DE MENEZES R MARTINS FONTES BAIRRO D AV PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES PRES JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO JUSCELINO R TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA TUPA RODOVIA RODOVIA PRES PRES DUTRA\SP-280 DUTRA\SP-280 AV SEBASTIAO GUALBER R AGUA AGUA MARINHA MARINHA BAIRRO I ÍNDICE DE PENETRAÇÃO OU OPORTUNIDADE ACIMA DE 1,50 - ALTO DE 0,50 A 1,50 - MÉDIO DE 0,25 A 0,50 - BAIXO ABAIXO DE 0,25 - M.BAIXO FAVELAS ACIMA DE 60% DE DOMICÍLIOS VERTICAIS

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprie Quality Management [EQM] Excelência em Getão da Qualidade A Getão da Qualidade Total, do inglê Total Quality Management - TQM é uma etratégia de adminitração completa que tem como objetivo principal

Leia mais

Lider. ança. para criar e gerir conhecimento. }A liderança é um fator essencial para se alcançar o sucesso também na gestão do conhecimento.

Lider. ança. para criar e gerir conhecimento. }A liderança é um fator essencial para se alcançar o sucesso também na gestão do conhecimento. Liderança para criar e gerir conhecimento Lider ança para criar e gerir conhecimento }A liderança é um fator eencial para e alcançar o uceo também na getão do conhecimento.~ 48 R e v i t a d a ES P M janeiro

Leia mais

O que fazemos? OnMaps A primeira plataforma web de geomarketing do país.

O que fazemos? OnMaps A primeira plataforma web de geomarketing do país. Quem é a Geofusion Atuando há mais de 15 anos a Geofusion é a maior empresa de geomarketing do país, oferecendo soluções inovadoras na área de inteligência de mercado com foco geográfico. Geomarketing

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS SELECIONADOS

CATÁLOGO DE CURSOS SELECIONADOS CATÁLOGO DE CURSOS SELECIONADOS Laureate Network Product & Service Copyright 2013 Laureate Education, Inc. ÍNDICE C A T Á L O G O L N P S ÍCONE Nome do Curo Língua Duração Deenvolvimento do Corpo Acadêmico

Leia mais

Avaliação de Ações. Mercado de Capitais. Luiz Brandão. Ações. Mercado de Ações

Avaliação de Ações. Mercado de Capitais. Luiz Brandão. Ações. Mercado de Ações Mercado de Capitai Avaliação de Açõe Luiz Brandão O título negociado no mercado podem de renda fixa ou de renda variável. Título de Renda Fixa: Conhece-e de antemão qual a remuneração a er recebida. odem

Leia mais

A InSite Geomarketing é um a empresa especializada em estudos. mercadológicos, voltada para os segmentos de varejo e serviços.

A InSite Geomarketing é um a empresa especializada em estudos. mercadológicos, voltada para os segmentos de varejo e serviços. A InSite Geomarketing é um a empresa especializada em estudos mercadológicos, voltada para os segmentos de varejo e serviços. Visa estabelecer critérios de mercado, sempre, considerando a variável espaço,

Leia mais

Uma empresa diferenciada. no mercado imobiliário Nacional e Internacional!

Uma empresa diferenciada. no mercado imobiliário Nacional e Internacional! Uma empresa diferenciada no mercado imobiliário Nacional e Internacional! A Brev Soluções Imobiliárias apresenta um pouco da sua história, experiências e objetivos dentro do mercado imobiliário. A Brev

Leia mais

Competências/ Objetivos Especifica(o)s

Competências/ Objetivos Especifica(o)s Tema B- Terra em Tranformação Nº previta Materiai Contituição do mundo material Relacionar apecto do quotidiano com a Química. Reconhecer que é enorme a variedade de materiai que no rodeiam. Identificar

Leia mais

ESTUDO DE GEOMARKETING

ESTUDO DE GEOMARKETING ESTUDO DE GEOMARKETING CENÁRIOS E PROJEÇÕES DO MERCADO Áreas de População Domicílio Renda Média Mensal Demanda em R$ Influência 2009 2009 Dom. 2009 em R$ p/ SM x mil/mês) ¹ Total 104.379 32.058 1.728,82

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ETUDANTE ERAMU OUT Dede já, agradecemo a ua participação neta nova etapa do Projecto de Tutoria a Etudante ERAMU verão OUT. Com ete inquérito, pretendemo dar a conhecer

Leia mais

O URBANO E A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

O URBANO E A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES P A N Ó P T I C A O URBANO E A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES Daniel Pitzer Zippinotti Univeridade Federal do Epírito Santo - UFES 1. INTRODUÇÃO O preente trabalho procura apreentar

Leia mais

Confrontando Resultados Experimentais e de Simulação

Confrontando Resultados Experimentais e de Simulação Confrontando Reultado Experimentai e de Simulação Jorge A. W. Gut Departamento de Engenharia Química Ecola Politécnica da Univeridade de São Paulo E mail: [email protected] Um modelo de imulação é uma repreentação

Leia mais

Geomarketing Analítico Fora da Caixa

Geomarketing Analítico Fora da Caixa Geomarketing Analítico Fora da Caixa Palestrante Reinaldo Gregori, Ph.D. CEO da Cognatis Professor curso de Geomarketing Labgis e Cognatis Case Expansão de Lojas Cognatis quem somos Empresa, serviços,

Leia mais

Inclusão Social dos Jovens nos Assentamentos Rurais de Areia com ênfase no trabalho da Tutoria e recursos das novas TIC s

Inclusão Social dos Jovens nos Assentamentos Rurais de Areia com ênfase no trabalho da Tutoria e recursos das novas TIC s Incluão Social do Joven no Aentamento Rurai de Areia com ênfae no trabalho da Tutoria e recuro da nova TIC MIRANDA 1, Márcia C.V.; SILVA 2, Fátima do S.; FÉLIX 3, Jânio 1 Profeora orientadora e coordenadora

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade IV DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Trade Marketing é confundido por algumas empresas como um conjunto de ferramentas voltadas para a promoção e a comunicação dos produtos. O

Leia mais

Entender os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma empresa não é tarefa simples.

Entender os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma empresa não é tarefa simples. Perfil Sócio-Demográfico da Regional Venda Nova 1 Prezado Lojista, Entender os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma empresa não é tarefa simples. Além da concorrência assustadora que impõe

Leia mais

Entender os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma empresa não é tarefa simples.

Entender os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma empresa não é tarefa simples. Perfil Sócio-Demográfico da Regional Centro - Sul Prezado Associado, Entender os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de uma empresa não é tarefa simples. Além da concorrência assustadora que

Leia mais

Geomarketing na Prática

Geomarketing na Prática Geomarketing na Prática Otimização de Territórios 1 Conceito Um dos desafios de empresas que distribuem seus produtos através de forças de vendas organizadas em territórios é garantir que a divisão territorial

Leia mais

Subáreas. Marketing estratégico: Marketing de varejo

Subáreas. Marketing estratégico: Marketing de varejo Marketing estratégico: Marketing de varejo Marketing de serviços: Marketing de agronegócios Área: Marketing e Vendas Competências diagnóstico mercadológico; metodologia de análise e segmentação de mercado

Leia mais

P R O J E T O. Arte. Pneus

P R O J E T O. Arte. Pneus P R O J E T O Arte em C NSCIÊNCIA Promovendo a concientização ecológica utilizando como ferramenta a arte e o ecodeign, criando produto e artefato a partir de reíduo ólido de póconumo (pneu uado) como

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Digifort Standard Solução intermediária para instalação de até 32 câmeras

Digifort Standard Solução intermediária para instalação de até 32 câmeras Digifort Standard Solução intermediária para intalação de até 32 câmera A verão Standard fornece o recuro ideai para o monitoramento local e remoto de até 32 câmera por ervidor e por er a verão intermediária

Leia mais

Projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial

Projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial Projeto Viita Virtual e Videoconferência Judicial Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) Minitério da Jutiça Ete projeto naceu de uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional e a Defenoria

Leia mais

Projeto Crescer I e II

Projeto Crescer I e II Projeto Crecer I e II Motra Local de: Araponga Categoria do projeto: I Projeto em Andamento (projeto em execução atualmente) Nome da Intituição/Emprea: Paulo Hermínio Pennacchi, preidente da Caa do Bom

Leia mais

Observação: CURSOS MICROSOFT

Observação: CURSOS MICROSOFT Obervação: O material utilizado nete curo é de propriedade e ditribuição da emprea Microoft, podendo er utilizado por qualquer peoa no formato de ditribuição WEB e leitura em PDF conforme decrito na lei

Leia mais

MBA Executivo UFPE. Disciplina: Ambiente de Negócios. Setembro/2011 GESTÃO DE FRANQUIAS

MBA Executivo UFPE. Disciplina: Ambiente de Negócios. Setembro/2011 GESTÃO DE FRANQUIAS MBA Executivo UFPE Disciplina: Ambiente de Negócios Setembro/2011 GESTÃO DE FRANQUIAS Fonte: MATTAR, Fauze Najib. Administração de Varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 Prof. Bosco Torres www.boscotorres.com.br

Leia mais

Tipos de Pesquisa de Mercado. Licenciado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística

Tipos de Pesquisa de Mercado. Licenciado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística Tipos de Pesquisa de Mercado Geonir Paulo Schnorr Licenciado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística Pesquisas que possibilitam uma profunda compreensão do ambiente de mercado,

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM CASUAL SIMPLES E AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM CASUAL SIMPLES E AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA Etudo comparativo entre o procedimento de amotragem... 67 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS PROCEDIMENTOS DE AMOSTRAGEM CASUAL SIMPLES E AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA EM INVENTÁRIOS DE ARBORIZAÇÃO URBANA Comparative

Leia mais

NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Mapa Estratégico da Indústria (2007-2015) 2015) Objetivo Criar a cultura da Responsabilidade Social nas Empresas, incorporando as suas políticas às estratégias corporativas,

Leia mais

Associação de Professores de Matemática PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO EXAME DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (PROVA 835) 2013 2ªFASE

Associação de Professores de Matemática PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO EXAME DE MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (PROVA 835) 2013 2ªFASE Aociação de Profeore de Matemática Contacto: Rua Dr. João Couto, n.º 7-A 1500-36 Liboa Tel.: +351 1 716 36 90 / 1 711 03 77 Fax: +351 1 716 64 4 http://www.apm.pt email: [email protected] PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

Leia mais

ÍNDICE. 03 Desenvolvimento do Corpo Acadêmico Laureate. 10 Laureate Languages. 14 Produtos da Marca Laureate. 18 Melhores Práticas Laureate

ÍNDICE. 03 Desenvolvimento do Corpo Acadêmico Laureate. 10 Laureate Languages. 14 Produtos da Marca Laureate. 18 Melhores Práticas Laureate ÍNDICE 03 Deenvolvimento do Corpo Acadêmico Laureate 10 Laureate Language 14 Produto da Marca Laureate 18 Melhore Prática Laureate MY.LAUREATE.NET 3 Promovendo a Excelência de Enino Como Melhorar o Enino

Leia mais

Marketing Digital com Martha Gabriel Estratégias aplicadas para resultados em mídias sociais

Marketing Digital com Martha Gabriel Estratégias aplicadas para resultados em mídias sociais Programa de Extensão Marketing Digital com Martha Gabriel Estratégias aplicadas para resultados em mídias sociais Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

CAPÍTULO 6 - Testes de significância

CAPÍTULO 6 - Testes de significância INF 16 CAPÍTULO 6 - Tete de ignificância Introdução Tete de ignificância (também conhecido como Tete de Hipótee) correpondem a uma regra deciória que no permite rejeitar ou não rejeitar uma hipótee etatítica

Leia mais

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Projeto 05 Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Estimular intercâmbio/ parceria entre os examinadores de diferentes estados e setores Desenvolver plano

Leia mais

SETOR de shopping center no Brasil: UMA VISÃO DO MERCADO

SETOR de shopping center no Brasil: UMA VISÃO DO MERCADO Informativo setorial de shopping centers Nº01 maio 2011 NÚMERO DE SHOPPINGS, 2 Descubra a distribuição dos shoppings por área bruta comercial. FLUXO DE CLIENTES, 6 Entenda o fluxo médio diário e a densidade

Leia mais

SETOR de shopping center no Brasil:

SETOR de shopping center no Brasil: Informativo setorial de shopping centers Nº01 maio 2011 número de Shoppings, 2 Descubra a distribuição dos shoppings por área bruta comercial. Fluxo de Clientes, 6 Entenda o fluxo médio diário e a densidade

Leia mais

Rua José de Alencar, 377/06 Menino Deus 90880.481 Porto Alegre RS Brasil fone/fax [51] 3012.1365

Rua José de Alencar, 377/06 Menino Deus 90880.481 Porto Alegre RS Brasil fone/fax [51] 3012.1365 Rua José de Alencar, 377/06 Menino Deus 90880.481 Porto Alegre RS Brasil fone/fax [51] 3012.1365 [email protected] [email protected] www.2dayconsultoria.com A p r e s e n t a ç ã

Leia mais

PROTEÇÕES COLETIVAS. Modelo de Dimensionamento de um Sistema de Guarda-Corpo

PROTEÇÕES COLETIVAS. Modelo de Dimensionamento de um Sistema de Guarda-Corpo PROTEÇÕES COLETIVAS Modelo de Dimenionamento de um Sitema de Guarda-Corpo PROTEÇÕES COLETIVAS Modelo de Dimenionamento de um Sitema de Guarda-Corpo PROTEÇÕES COLETIVAS Modelo de Dimenionamento de um Sitema

Leia mais

Rentabilidade das Instituições Financeiras no Brasil: Mito ou Realidade? Autores JOSÉ ALVES DANTAS Centro Universitário Unieuro

Rentabilidade das Instituições Financeiras no Brasil: Mito ou Realidade? Autores JOSÉ ALVES DANTAS Centro Universitário Unieuro Rentabilidade da Intituiçõe Financeira no Brail: Mito ou Realidade? Autore JOSÉ ALVES DANTAS Centro Univeritário Unieuro PAULO ROBERTO BARBOSA LUSTOSA PMIRPGCC - UNB/UFPB/UFPE/UFRN Reumo A dicuão obre

Leia mais

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo FRANQUIA A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo A rede de franquia com maior volume de vendas nos EUA. (Real Trends 500 2011) Primeiro sistema de franquias imobiliárias da América do Norte

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MERCADO AM.04 Cálculo de Votos e Contribuição

PROCEDIMENTO DE MERCADO AM.04 Cálculo de Votos e Contribuição PROCEDIMENTO DE MERCADO AM.04 Cálculo de Voto e Contribuição Reponável pelo PM: Acompanhamento do Mercado CONTROLE DE ALTERAÇÕES Verão Data Decrição da Alteração Elaborada por Aprovada por PM AM.04 - Cálculo

Leia mais

O MAIS COMPLETO SISTEMA DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO!

O MAIS COMPLETO SISTEMA DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO! O MAIS COMPLETO SISTEMA DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO! A evolução da indústria da construção civil A indústria da construção civil evoluiu, assumiu um papel importante

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: OBSTÁCULOS E METAS DENTRO E FORA DA ESCOLA

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: OBSTÁCULOS E METAS DENTRO E FORA DA ESCOLA 329 A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: OBSTÁCULOS E METAS DENTRO E FORA DA ESCOLA BRAZILIAN EDUCATION IN LAST DECADES: BARRIERS AND GOALS INSIDE AND OUTSIDE SCHOOL 1 t r a v e i a e d. 1 0 i n

Leia mais

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis usados, além do crescimento de renda da população e

Leia mais

Projeto Estratégia Comercial na RJZ Cyrela

Projeto Estratégia Comercial na RJZ Cyrela Projeto Estratégia Comercial na RJZ Cyrela 1 Premissas e Objetivos Dinamismo do Mercado Informações precisas e atualizadas Acirramento e fragmentação da concorrência Ferramentas facilitadoras da geração

Leia mais

O Geomarketing na fronteira da inteligência de negócios: fundamentos e tendências

O Geomarketing na fronteira da inteligência de negócios: fundamentos e tendências O Geomarketing na fronteira da inteligência de negócios: fundamentos e tendências Agenda O passado e presente As forças de transformação Dentro para Fora (internas) Fora para Dentro (externas) Cenários

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CDTI Centro de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação

CDTI Centro de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação CDTI Centro de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação Inovação é a introdução de algo novo em qualquer atividade humana. Inovar é fazer coisas novas. Considera-se inovação tecnológica a concepção de

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL Thiago Silva Pereira José Aparecido Sorratini PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO

Leia mais

EDITAL N o 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2015

EDITAL N o 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA DE PESCA TURMA 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CERÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PESCA EDITAL N o 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

COP Comunication on Progress EQÜIDADE DE GÊNERO

COP Comunication on Progress EQÜIDADE DE GÊNERO COP Comunication on Progre São Paulo, 28 de fevereiro de 2011 A Ferol Indútria e Comércio SA declara eu apoio contínuo ao Pacto Global. A Ferol acredita na diveridade e na pluralidade como ferramenta de

Leia mais

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios

UNIMEP MBA em Gestão e Negócios UNIMEP MBA em Gestão e Negócios Módulo: Sistemas de Informações Gerenciais Aula 3 TI com foco nos Negócios: Áreas envolvidas (Parte I) Flávio I. Callegari O perfil do profissional de negócios Planejamento

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Plan International e IIDAC com recursos do Fundo União Europeia

Plan International e IIDAC com recursos do Fundo União Europeia INSTITUTO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA TERMO DE REFERÊNCIA No. 012/2015 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. PROJETO Pontes para o Futuro 2. RECURSOS

Leia mais

O CORPO HUMANO E A FÍSICA

O CORPO HUMANO E A FÍSICA 1 a fae Prova para aluno do 9º e 1º ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Eta prova detina-e excluivamente a aluno do 9 o ano do enino fundamental e 1º ano do enino médio. Ela contém trinta quetõe.

Leia mais

Mercado imobiliário apresenta crescimento em Sorocaba

Mercado imobiliário apresenta crescimento em Sorocaba Mercado imobiliário apresenta crescimento em Sorocaba O município de Sorocaba apresentou, no último ano, um crescimento de quase 70% no número de lançamentos de imóveis em condomínios. Entre outubro de

Leia mais

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Metodologia de Priorização Gestão de Ações no Combate às Perdas Reais de Água

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Metodologia de Priorização Gestão de Ações no Combate às Perdas Reais de Água Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento Metodologia de Priorização Gestão de Ações no Combate às Perdas Reais de Água Setembro/2010 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A. A OPORTUNIDADE A.1 Qual foi a oportunidade

Leia mais

Avaliações de Locativos em Shopping Center. Palestrante: Eng. Antonio Guilherme Menezes Braga

Avaliações de Locativos em Shopping Center. Palestrante: Eng. Antonio Guilherme Menezes Braga Avaliações de Locativos em Palestrante: Eng. Antonio Guilherme Menezes Braga Definição Avaliação de Bens: Análise técnica e científica, realizada por engenheiro de avaliações, visando identificar o valor

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS

Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS Proposta para SEBRAE/RJ Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS Maio de 2011 Introdução As boas perspectivas de desenvolvimento para o Estado do Rio de Janeiro, com grandes

Leia mais

Qualidade da gestão de medicamentos em hospitais públicos*

Qualidade da gestão de medicamentos em hospitais públicos* Qualidade da getão de medicamento em hopitai público* André Gutavo Gadelha Mavignier de Noronha** Djalma Freire Borge*** S UMÁRIO: 1. Introdução; 2. Metodologia; 3. Reultado; 4. Concluão. S UMMARY: 1.

Leia mais

FORUM INTERNACACIONAL MEDAMERICA 2011

FORUM INTERNACACIONAL MEDAMERICA 2011 FORUM INTERNACACIONAL MEDAMERICA 2011 MESA 2: Desarrollo regional em los países emergentes DATA: 04/10/2011 FORUM INTERNACIONAL MEDAMÉRICA TEMÁTICA: A Influência da Gestão de Marketing dos Grupos Varejistas

Leia mais

ALGAR Programas PGP e PGI 1

ALGAR Programas PGP e PGI 1 ALGAR Programas PGP e PGI 1 O Grupo Algar atua nos setores de Telecomunicações, Agronegócios, Serviços e ainda tem participação acionária no Rio Quente Resorts, no segmento de turismo. A sede do Grupo

Leia mais

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária Edital de Seleção de Pontos Fixos de Comercialização Solidária Candidatos para Participar da Rede Brasileira de Comercialização Solidária - Rede Comsol (Edital - Ubee/Ims N. 01/2014) 1. Apresentação A

Leia mais

AYTY-INCUBADORA DE EMPRESAS DO IFAM EDITAL Nº 003/2014 INCUBADORA DE EMPRESAS

AYTY-INCUBADORA DE EMPRESAS DO IFAM EDITAL Nº 003/2014 INCUBADORA DE EMPRESAS AYTY-INCUBADORA DE EMPRESAS DO IFAM EDITAL Nº 003/2014 INCUBADORA DE EMPRESAS Parceria Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas [email protected]

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Feiras livres da agricultura familiar

Feiras livres da agricultura familiar Feiras livres da agricultura familiar FEIRAS LIVRES DA AGRICULTURA FAMILIAR Tradicionalmente, a Emater MG tem participação efetiva na organização e implantação dessas feiras no Estado, desenvolvendo ações,

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL

Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial PROPOSTA COMERCIAL APRESENTAÇÃO Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial A Ivo Camargo Jr. Consultoria e Representação Comercial nasceu

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Módulo D Relacionamento e Gestão com Clientes

PLANO DE AÇÃO. Módulo D Relacionamento e Gestão com Clientes PLANO DE AÇÃO Módulo D Relacionamento e Gestão com Clientes 1 PLANO DE AÇÃO RELACIONAMENTO E GESTÃO COM CLIENTES BB INEPAD Prezados alunos, Nesta nova etapa, ao continuar a análise do Diagnóstico de sua

Leia mais

Apartamentos econômicos de 2 dormitórios são destaque em Rio Preto

Apartamentos econômicos de 2 dormitórios são destaque em Rio Preto Apartamentos econômicos de 2 dormitórios são destaque em Rio Preto Nos últimos 12 meses, entre junho de 2011 e maio de 2012, foram lançados 2.044 imóveis residenciais verticais em condomínios na cidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Programas de incentivo

Programas de incentivo Prof. Edmundo W. Lobassi Hoje, vamos abordar o tema Programas de Incentivo. Muitos profissionais de marketing acreditam que os programas de incentivo estejam sempre vinculados aos esforços de vendas, como

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO Dos cursos mais procurados pelos estudantes, o de Administração é um dos mais novos. Enquanto Medicina e Direito formam profissionais desde o século 19, foi apenas em 1946 que

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Planilha para Análise do histórico do Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana do Município ICTEM no sextênio 2008 a 2013

Planilha para Análise do histórico do Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana do Município ICTEM no sextênio 2008 a 2013 ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DAS PLANILHAS 2013 Orientações gerais: As planilhas disponibilizadas para o preenchimento devem ser encaminhadas ao Programa Município VerdeAzul junto aos demais documentos

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DE CONTROLADORIA EM ORGÃOS PÚBLICOS: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES DA REGIÃO SUDOESTE

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DE CONTROLADORIA EM ORGÃOS PÚBLICOS: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES DA REGIÃO SUDOESTE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DE CONTROLADORIA EM ORGÃOS PÚBLICOS: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES DA REGIÃO SUDOESTE Autoria: Marco Antonio de Souza, Aldo Céar da Silva Ortiz, Lauro Brito

Leia mais

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO OBJETIVO Incrementar a economia digital do Estado de Alagoas e seus benefícios para a economia local, através de ações para qualificação, aumento de competitividade e integração das empresas e organizações

Leia mais

A menor distância entre você mil consumidores

A menor distância entre você mil consumidores A menor distância entre você e 200 mil consumidores O privilégio de estar localizado no melhor pontode Cotia! Entrada da Cidade Av. Antônio Mathias de Camargo São Roque Itapevi Barueri Jandira Carapicuíba

Leia mais

PENSAMENTO SISTÊMICO APLICADO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UM ESTUDO DE CASO. Leila Lage Humes [email protected]

PENSAMENTO SISTÊMICO APLICADO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UM ESTUDO DE CASO. Leila Lage Humes lhumes@usp.br V I I S E M E A D E S T U D O D E C A S O M É T O D O S Q U A N T I T A T I V O S E I N F O R M Á T I C A PENSAMENTO SISTÊMICO APLICADO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UM ESTUDO DE CASO Leila Lage Hume [email protected]

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Marketing 4ª Série Gestão do Relacionamento com os Consumidores A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos gerais para gerir a Secretaria do Conselho da Magistratura (SECCM).

Estabelecer critérios e procedimentos gerais para gerir a Secretaria do Conselho da Magistratura (SECCM). Propoto por: Equipe da Secretaria do Conelho da Magitratura (SECCM) Analiado por: Repreentante da Adminitração Superior (RAS/SECCM) Aprovado por: Secretária da Secretaria do Conelho da Magitratura (SECCM)

Leia mais

Livro para a SBEA (material em construção) Edmundo Rodrigues 9. peneiras

Livro para a SBEA (material em construção) Edmundo Rodrigues 9. peneiras Livro para a SBEA (material em contrução) Edmundo Rodrigue 9 4.1. Análie granulométrica Granulometria, graduação ou compoição granulométrica de um agregado é a ditribuição percentual do eu divero tamanho

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Apresentação da plataforma

Apresentação da plataforma SMS CORPORATIVO Apresentação da plataforma Vitor Lopes Maio de 2010 Conteúdo 1. VISÃO GERAL... 3 1.1 COBERTURA SMS NO BRASIL... 3 2. VANTAGENS DO SMS... 4 2.1 SMS É A FERRAMENTA QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMA DO

Leia mais

CRONOGRAMA GERAL 26 de março às 9h30 04 de maio 06 de maio 22 de maio - 30 de maio

CRONOGRAMA GERAL 26 de março às 9h30 04 de maio 06 de maio 22 de maio - 30 de maio CRONOGRAMA GERAL 26 de março às 9h30 Apresentação pesquisa 04 de maio Fechamento comercial 06 de maio Entrega do material 22 de maio - Evento de premiação 30 de maio Publicação da revista Considerando

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEAS

SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEAS SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEAS VISÃO Ser referência na região norte na efetivação de políticas sociais que promovam o desenvolvimento regional com inclusão social. MISSÃO Contribuir

Leia mais