LUXO QUALIDADE DE VIDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LUXO QUALIDADE DE VIDA"

Transcrição

1

2 LUXO QUALIDADE DE VIDA CULTURA UTILIZAÇÃO DO TEMPO ESCASSO SEGURANÇA ÉTICA SÓCIO-AMBIENTAL

3 ecodesign : um caminho que norteia o

4 Entende-se por ecodesign uma modalidade de design que visa ligar o tecnicamente possível, ao ecologicamente necessário, de modo a criar novas propostas que sejam social e culturalmente apreciáveis, de modo a tornar pra cáveis sustentáveis es los de vida. (MANZINI; VEZZOLI, 2002)

5 Qualquer intervenção humana na natureza, independentemente de seu grau de intensidade, gera impactos ambientais. (KAZAZIAN, 2005) O que se deve buscar é reduzir e minimizar estes impactos. (MALAGUTI, 2005)

6 Ambiental Social Econômico Cultural (MANZINI; VEZZOLI, 2002)

7 a t i v i d a d e d o Adesigner deve ser p o n t e e n t r e a s necessidades humanas, cultura e ecologia, e seu repertório de talentos e habilidades inclui, entre outras características, a sabedoria para antecipar as consequências ambientais, ecológicas e econômicas de suas intervenções. (PAPANEK, 1995)

8 Por meio de suas concepções, o designer pode intervir no âmbito das propostas culturais, dos valores, dos critérios de qualidade e das visões de mundo possíveis, com o intuito de influenciar e reorientar a demanda dos futuros produtos e serviços. Tal oferta, adquirindo visibilidade, pode criar nova demanda, criando novos padrões de qualidade, tendendo assim a reorientar esta demanda. (MANZINI; VEZZOLI, 2002)

9 O consumidor tem papel crucial no impacto dos produtos que adquire. Seu poder de compra e de inves mento pode ser u lizado como uma forma de apoio e pres gio à empresas com polí cas sustentáveis. Este também pode expressar seu repúdio e intolerância às empresas que demonstram descaso como meio-ambiente. (GORE, 2006)

10 O papel do consumidor na transição do sistema produtivo rumo à sustentábilidade, é o de legitimar a existência dos produtos limpos, à medida em que optam pelo consumo dos mesmos. (MANZINI; VEZZOLI, 2002) No entanto, para que o consumo seja, de fato, inteligente, é necessário que haja a oferta de produtos que também tenham sido concebidos de maneira inteligente. (PELTIER; SAPORTA, 2009)

11 Nós designers, somos os que coordenam os processos de criação e desenvolvimento de produtos e serviços. Somos os que transformam as idéias e desejos em produtos úteis e duráveis. Por esse motivo, e não apenas por motivos estéticos, é que o design, a ciência e a pesquisa juntos são essenciais para uma inovação voltada para o meio-ambiente e a diversidade cultural (Ullman, 2004, apud Faggiani, 2006, p. 108)

12 Novos valores, Um Novo Luxo.

13 O luxo é uma necessidade que começa onde termina a necessidade. Coco Chanel

14 Em um momento em que metade do mundo está mal nutrida, e o verdadeiro combate é pela igualdade de oportunidades, a ostentação do luxo [tradicional] ofende e escandaliza. (CASTARÈDE, 2005)

15 O universo do luxo já não funciona mais exclusivamente em função da oposição clássica ente ricos e pobres, do pertencimento à um determinado grupo, ou de confirmar um estado de riqueza, mas principalmente em função da expressão de uma personalidade singular, uma originalidade, um gosto pessoal diferente dos convencionais. (LIPOVETZKY; ROUX, 2005) Hoje em dia, consome-se mais para o bem-estar individual, do que para ofuscar o outro. (LIPOVETZKY; 1989)

16 Ser> Ter (CASTARÈDE, 2005)

17 O termo novo luxo contempla a valorização da consciência e atitudes ecológicas, qualidade de vida, respeito à diversidade cultural, compromisso social, segurança, tranquilidade, praticidade e utilização do tempo escasso que, tal como os tradicionais sinônimos de luxo, hoje são considerados raridades. (FAGGIANI; OLIVEIRA, 2006)

18 Apesar de as mudanças no pensamento contemporâneo terem modificado os desejos que motivam o consumo de artigos de luxo (Castarède,2005; Faggiani; Oliveira, 2005; Lipovestky, 1989; ; Rouux, 2005; Valente, 2005), para Soares (apud CASTILHO; VILLAÇA,2006), o motor que o impulsiona continua sendo o mesmo de sempre: o desejo de distinção.

19 Talvez nossa sociedade ainda tenha muito o que ostentar para futuramente descobrir esse novo luxo. Acredito que muitos brasileiros ainda têm necessidade de expor e mostrar seus sinais de opulência, talvez por estarmos em um país onde o luxo é para poucos. É provável que, posteriormente, sobrevenha um luxo ocasional, não para abismar os outros, mas para se ter momentos de felicidade, de desfrute por meio de experiências. Deixo aqui estas questões em aberto para futuras pesquisas (FAGGIANI, 2006, p. 46)

20 A crise ambiental refletida no comportamento de consumo

21 Os bens de prestígio são repletos de poder e valores simbólicos, cujos significados sobrepujam suas funções de uso e valores mercadológicos. Tal simbolismo inerente aos objetos, é capaz de transportar e comunicar significados culturais. Por meio do uso ou da ostentação destes, o consumidor utiliza seus significados na construção e expressão de sua personalidade, com o intuito de identificar-se socialmente.

22 Como uma forma de contrabalançar a sociedade do descartável, o design pode fazer do novo luxo uma maneira de restaurar parte da eternidade, em meio à uma sociedade mutante e efêmera, pois, devido aos aspectos simbólicos que carrega consigo, o mesmo está mais ligado ao consumo do durável do que do descartável. (FAGGIANI, 2006)

23 Embora a crise ambiental e o desejo de mudança desta realidade sejam, de fato, aspectos que fomentam a rocura e o consumo de de ar gos de luxo eco-friendly, estes produtos muitas vezes são u lizados como meios de expressão do lifestyle de seus usuários. O que se vende e o que se compra agora é a esté ca de um es lo vinculado à a tude conscien zada (CASTILHO; VILLAÇA, 2006)

24 Os seres humanos são como vitrinas ambulantes que, ao exporem seus bens de consumo por meio da indumentária, expõem a sí próprios, revelando seus modos de ser e estar no mundo, suas crenças, saberes e valores que os constroem como atores sociais integrantes de determinadas castas sociais. (DEMETRESCO; MARTINS; apud CASTILHO; VILLAÇA, 2006)

25 O mito da promessa de pertencimento a um estilo de vida, a um mundo de valores é, muitas vezes, a garantia de saber circular na instabilidade contemporânea, aparecer e ser reconhecido no meio da multidão. Na época em que o adjetivo diferente se tornou um elogio, na era do estilo como fator de constituição da vida, milhares de sem-estilo lutam bravamente por uma assinatura, por um nome. (CASTILHO; VILLAÇA,2006, p.124)

26 Na contrapratida do propósito real do consumo consciente, surge o eco-consumismo, cegamente praticado pelas vítimas do terrorismo midiático do aquecimento global (REZENDE, 2011). Também conhecido por greenconsumption, é semelhante ao consumo característico da sociedade industrial, mas com a diferença de que agora o objeto de compra são os produtos ditos ecologicamente corretos.

27 Para Biro (2011), o indivíduo que assume o papel de consumidor consciente e ecologicamente correto não se dá conta de que está seguindo uma exigência criada pela indústria cultural que, por sua vez, está apenas explorando um promissor nicho de mercado.

28 A cultura de consumo vigente não consegue se tornar ecológica por não ser limitada pelas mesmas leis que limitam os ecossistemas. Esta apenas manipula o conhecimento ecológico para proveito próprio, mas não necessáriamente respeita a finitude dos recursos naturais e a preservação dos mesmos. (BIRO, 2011)

29 Precisamos desesperadamente frear nosso consumo, se quisermos ser parte da solução e não contribuir para com os problemas que já afetam todos nós. (LEE, 2009, p. 217)

30 Considerações nais: Ao vestir uma peça eco-friendly, o usuário que já foi considerado nesse estudo como uma vitrina ambulante, expressa, entre outras coisas, sua postura em relação às questões ambientais e pode, inclusive, sensibilizar, conscientizar e inspirar outras pessoas a consumirem de maneira sustentável, contanto que esses resultados em termos de design sejam culturalmente apreciáveis.

31 Considerações nais: Se por um lado, o potencial de compra do consumidor tem o poder de legitimar a existência dos produtos concebidos para a sustentabilidade, por outro, cabe ao designer uma considerável responsabilidade na proposição de soluções adequadas aos requisitos ambientais e que, simultâneamente supram desde as necessidades funcionais, ergonômicas e estéticas, até os mais subjetivos desejos de consumo, que possam vir a desencadear sensações de prazer e bem-estar nas relações usuário-produto, que determinam sua imprescindível longevidade.

Todo projeto que promete mudanças deve, afinal, comunicar-se de uma maneira eficiente com seu público. E todo projeto sustentável deve tornar clara a

Todo projeto que promete mudanças deve, afinal, comunicar-se de uma maneira eficiente com seu público. E todo projeto sustentável deve tornar clara a 14 1 Introdução O design sustentável é um campo recente, em profundas mudanças e evolução. Até mesmo a quantidade de termos e conceitos que surgem e se relacionam com essa área se multiplicam, a cada pesquisa

Leia mais

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR

MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR MANIFESTO DO DESIGN NA ECONOMIA CIRCULAR Influenciando o redesign do design Beatriz Luz, Karen Cesar e Rodrigo Bautista 4 Setembro de 2016 Por que Economia Circular? Creating a business model that makes

Leia mais

-Recursos Naturais -Energia, Terra, Água, Materiais, Nutrientes, Fauna, Flora

-Recursos Naturais -Energia, Terra, Água, Materiais, Nutrientes, Fauna, Flora Ecossistema Humano É um sistema coerente de fatores biofísicos e sociais capazes de adaptação e de sustentabilidade ao longo do tempo; Pode ser descrito em diversas escalas espaciais, ligadas hierarquicamente;

Leia mais

muito além do consumo verde

muito além do consumo verde Consumo sustentável: muito além do consumo verde Sylmara Gonçalves-Dias [Profa. Dra. PUC-SP] São Paulo, 21 de maio de 2009 Sociedade d Sustentável é aquela que permite uma relação equilibrada entre o homem

Leia mais

PROPOSTA DE EMBALAGEM ECOLÓGICA E GÔNDOLA PARA LÂMPADA 1

PROPOSTA DE EMBALAGEM ECOLÓGICA E GÔNDOLA PARA LÂMPADA 1 PROPOSTA DE EMBALAGEM ECOLÓGICA E GÔNDOLA PARA LÂMPADA 1 Gabrieli Treter Weber 2, Valéria Manias 3, Bruna Luíza Colombo 4, Gabriela Panazzolo Casalini 5. 1 Projeto de pesquisa realizado no componente curricular

Leia mais

UNIFIEO Centro Universitário FIEO RESUMO

UNIFIEO Centro Universitário FIEO RESUMO Campanha em Mídia Alternativa - Barbeadores Philips 1 Autores: Andressa Felix 2 Jefferson Pereira 3 Jéssica Barbosa 4 Moacir Domingues 5 Tiago Silva 6 Priscila Gomes 7 Professor Orientador: Dr. Edson de

Leia mais

PSS - Sistema Produto-Serviço. Design para a sustentabilidade

PSS - Sistema Produto-Serviço. Design para a sustentabilidade PSS - Sistema Produto-Serviço Design para a sustentabilidade Por que sustentabilidade? Desenvolvimento sustentável É quando o desenvolvimento social e econômico ocorre: Dentro dos limites de resiliência

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Niterói Missão O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores busca a formação de profissionais generalistas, críticos,

Leia mais

SUSTENTABILIDADE COMO MEIO NA DECORAÇÃO DE INTERIORES

SUSTENTABILIDADE COMO MEIO NA DECORAÇÃO DE INTERIORES SUSTENTABILIDADE COMO MEIO NA DECORAÇÃO DE INTERIORES PIMENTEL, Letícia. 1 MOREIRA GURGACZ, Marieli. 2 RESUMO Encontramos ambientes que usam em sua decoração produtos com conceito sustentáveis, ainda não

Leia mais

[ DANIELA AULER ] [ ][contemporâneo]

[ DANIELA AULER ] [ ][contemporâneo] [8] colunas [ ] [9] [ ][contemporâneo] [ DANIELA AULER ] Graduada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO IDEAL DE

A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO IDEAL DE A RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO NA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO IDEAL DE ESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO COMO CELEIRO PARA

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Antonio J. M. Rodrigues (Unip) Novembro 2007

Antonio J. M. Rodrigues (Unip) Novembro 2007 A Contabilidade Ambiental na Metodologia do Ecodesign: Utilizando a Emergia como uma Medida Quantitativa de Avaliação de Carga Ambiental. O Caso das Embalagens PET. Antonio J. M. Rodrigues (Unip) Novembro

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESIGN DE PRODUTOS: UMA EXPERIENCIA TEORICA E PRATICA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITI RIO TINTO PARAÍBA. Resumo Este projeto tem por finalidade apresentar aos jovens estudantes

Leia mais

Culturas juvenis e Ensino Religioso na Escola

Culturas juvenis e Ensino Religioso na Escola Culturas juvenis e Ensino Religioso na Escola Gisela I. W. Streck Silvia Cristina Hack Alves Na atualidade - comportamentos morais e códigos de atitudes muito distintos, diferentes e até contraditórios

Leia mais

Sustentabilidade. Prof.ª MSc. Aline Corso

Sustentabilidade. Prof.ª MSc. Aline Corso Sustentabilidade Prof.ª MSc. Aline Corso Sustentabilidade: habilidade para se sustentar Precisamos sustentar o mundo natural para que o mundo natural possa nos sustentar num processo de sustentabilidade

Leia mais

ECOLOGIA 1- Trilha Sensitiva 2- Trilha da Água Pura 3- Eco-Origem 4- Expresso Ecológico. ANIMAIS SUSTENTÁVEIS 1- Minhocário 2- Abelhas sem ferrão

ECOLOGIA 1- Trilha Sensitiva 2- Trilha da Água Pura 3- Eco-Origem 4- Expresso Ecológico. ANIMAIS SUSTENTÁVEIS 1- Minhocário 2- Abelhas sem ferrão ECOLOGIA 1- Trilha Sensitiva 2- Trilha da Água Pura 3- Eco-Origem 4- Expresso Ecológico SUSTENTABILIDADE 1 Pegada Ecológica 2- Verdade Ambiental 3- Árvore dos Sonhos 4- Horta Mandala INSETOS ZOOLOGIA 1-

Leia mais

Design Sustentável ou Eco design. Prof. Ernani Maia

Design Sustentável ou Eco design. Prof. Ernani Maia Design Sustentável ou Eco design Prof. Ernani Maia QUAIS AS FUNÇÕES DO DESIGN? -Prática -Estética -Simbólica -Ecológica QUAL A FUNÇÃO DO DESIGNER? O designer é quem concebe o produto e define: Que materiais

Leia mais

09 OUT - 14H00 16H00 ECODESIGN: EMPREENDEDORISMO AMIGO DO AMBIENTE

09 OUT - 14H00 16H00 ECODESIGN: EMPREENDEDORISMO AMIGO DO AMBIENTE Ecodesign: Empreendedorismo amigo do Ambiente designers de diversas áreas vão apresentar trabalhos e projetos que aliam o empreendedorismo à sustentabilidade ecológica. O objetivo do seminário é divulgar

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável e Negócios Inclusivos

Desenvolvimento Sustentável e Negócios Inclusivos Desenvolvimento Sustentável e Negócios Inclusivos Sustentabilidade É valorizar a inclusão, fazendo negócios rentáveis, ecologicamente corretos e socialmente inovadores. Os processos de produção sustentável

Leia mais

Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou

Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou lea.anastasiou@gmail.com Ensino e saberes Saber / sabor. Um saber que. Determinantes do saber. O porque fazer. O como fazer. O para que fazer. Saberes cognitivos,

Leia mais

DIA NACIONAL DA EAD 2016 Por que a Educação a Distância deve formar para a Economia Criativa

DIA NACIONAL DA EAD 2016 Por que a Educação a Distância deve formar para a Economia Criativa DIA NACIONAL DA EAD 2016 Por que a Educação a Distância deve formar para a Economia Criativa Lincoln Seragini CASA SERAGINI 22/11/2016 ECONOMIA CRIATIVA Setor emergente mais dinâmico da economia mundial

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico, da Universidade Estácio de Sá, tem como missão formar profissionais

Leia mais

PROCESSOS SUSTENTÁVEIS NA INDÚSTRIA DA MODA. Libertees

PROCESSOS SUSTENTÁVEIS NA INDÚSTRIA DA MODA. Libertees PROCESSOS SUSTENTÁVEIS NA INDÚSTRIA DA MODA Libertees SUSTENTABILIDADE ô á çõ É çõ ó SUSTENTABILIDADE SOCIAL Ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população. Diminuindo as desigualdades sociais,

Leia mais

Moda e sustentabilidade: breves considerações sobre mudanças na produção e consumo.

Moda e sustentabilidade: breves considerações sobre mudanças na produção e consumo. Moda e sustentabilidade: breves considerações sobre mudanças na produção e consumo. Verena Ferreira Tidei de Lima, Pós-Graduanda em Moda: Produto e Comunicação (UEL-PR) O presente artigo apresenta breves

Leia mais

Ressignificação da juventude

Ressignificação da juventude Ressignificação da juventude Seminário de Integração Favela-Cidade Regina Novaes. maio de 2012 MESA 5: Ressignificação da juventude A proliferação de atividades ilegais e o constante isolamento das favelas

Leia mais

para o seu dia a dia, e se manter à frente dessas iniciativas. Esses projetos, que possibilitam a regeneração ambiental e social de um território,

para o seu dia a dia, e se manter à frente dessas iniciativas. Esses projetos, que possibilitam a regeneração ambiental e social de um território, 7 Conclusões Sustentabilidade social combina áreas tradicionais da política social e de princípios, tais como equidade e saúde, com questões emergentes relativas a participação, necessidades, capital social,

Leia mais

Logística Reversa & Economia Circular

Logística Reversa & Economia Circular Auditório da FIESP, 05 de abril de 2017 Logística Reversa & Economia Circular Flávio de Miranda Ribeiro CETESB Companhia Ambiental de São Paulo Contexto São Paulo já tem longa tradição de Economia Circular:

Leia mais

5. Conclusão. Figura 87 - A Fazedeira de redes, desenho a bico de pena de Percy Lau (IBGE, 1970).

5. Conclusão. Figura 87 - A Fazedeira de redes, desenho a bico de pena de Percy Lau (IBGE, 1970). 5. Conclusão O mundo feito à máquina não compreende os bordos irregulares do barro, não gosta dos vidrados escorridos desigualmente, não aprecia a boniteza das canecas, das jarrinhas sem equilíbrio total.

Leia mais

ARTE: Conceito, Origem e Função

ARTE: Conceito, Origem e Função ARTE: Conceito, Origem e Função Irama Sonary de Oliveira Ferreira Lívia Freire de Oliveira INTRODUÇÃO Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações

Leia mais

MODA: DA ESTÉTICA À ÉTICA AMBIENTAL BIOCÊNTRICA

MODA: DA ESTÉTICA À ÉTICA AMBIENTAL BIOCÊNTRICA MODA: DA ESTÉTICA À ÉTICA AMBIENTAL BIOCÊNTRICA Schulte, Neide Köhler Mestre - Doutoranda, neideschulte@yahoo.com.br UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina Resumo: A natureza é um tema freqüente

Leia mais

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais.

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Maria Adélia Rodrigues da Palma 1 2º Ano de Pedagogia Profª Elisa Maria A. L. Soares Orientadora Resumo O artigo aborda

Leia mais

A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI

A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI 1. Primeira encíclica na história da Igreja com este enfoque ecológico. 2. Convergência: preocupações da ciência, da sociedade e da Igreja, como

Leia mais

Planificação anual Disciplina de Design de Interiores e Exteriores 11º Ano Turma - 11ºH

Planificação anual Disciplina de Design de Interiores e Exteriores 11º Ano Turma - 11ºH CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE DESIGN Variante Design de Interiores e Exteriores Planificação anual Disciplina de Design de Interiores e Exteriores 11º Ano Turma

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL. Silvana Lopes Ribeiro Futura Diretora Executiva Mary Kay A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA MANTER A ESTABILIDADE EMOCIONAL OBJETIVO Apenas quando conseguimos equilibrar nossa vida espiritual-pessoal-profissional, vislumbramos as reais possibilidades em

Leia mais

Cultura material, consumo e sustentabilidade: um olhar sobre os novos caminhos do Design

Cultura material, consumo e sustentabilidade: um olhar sobre os novos caminhos do Design Cultura material, consumo e sustentabilidade: um olhar sobre os novos caminhos do Design Material culture, consumption and sustainability: A view at the new ways of Design. Mestranda do PPG em Design e

Leia mais

Princípios de Design: Conceituação

Princípios de Design: Conceituação Engenharia de Produtos e Processos O Projeto Conceitual 1ª Parte Design, Percepção Visual e Atratividade Prof. Dário Furtado 1 Projeto de Produto - Prof. Dário Furtado Princípios de Design: Conceituação

Leia mais

Metais que conquistam.

Metais que conquistam. Metais que conquistam. axiom slim Da experiência surge a inspiração para o novo E o compromisso com a evolução. Metais onde o tradicional e o contemporâneo se encontram e se reinventam. Assinatura de

Leia mais

Laudato Si : Grandes Valores Socioambientais

Laudato Si : Grandes Valores Socioambientais Laudato Si : Grandes Valores Socioambientais A nova Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, está imbuída de valores que historicamente foram sendo esquecidos ao longo da trajetória humana, afetando de

Leia mais

NOSSOS VALORES, NOSSA POLÍTICA

NOSSOS VALORES, NOSSA POLÍTICA NOSSA MISSÃO Transformamos a área de vendas dos nossos clientes em um espaço atraente e eficiente proporcionando produtos, serviços e soluções inovadores para criar uma excelente experiência de compra.

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

AS 5 MARCAS NACIONAIS QUE VÃO BRILHAR NO SHOWROOM WEWOOD

AS 5 MARCAS NACIONAIS QUE VÃO BRILHAR NO SHOWROOM WEWOOD AS 5 MARCAS NACIONAIS QUE VÃO BRILHAR NO SHOWROOM WEWOOD DELIGHTFULL What a Delightfull day! Deixe-se iluminar pelas ideias da Delightfull. Se a sua paixão são os anos 30, 40 e 50, com certeza ficará deliciado

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

Tecnologias Sociais. baseado em. Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento

Tecnologias Sociais. baseado em. Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento Tecnologias Sociais baseado em Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento Tecnologia Social (TS) segundo a Rede de TS Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis,

Leia mais

O desenvolvimento de smartphones frente à filosofia de TI Verde Marcos Luiz Gomes

O desenvolvimento de smartphones frente à filosofia de TI Verde Marcos Luiz Gomes O desenvolvimento de smartphones frente à filosofia de TI Verde Marcos Luiz Gomes Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns exemplos de smatphones desenvolvidos sob algumas prerrogativas

Leia mais

Sustentabilidade na Construção Civil

Sustentabilidade na Construção Civil Sustentabilidade na Construção Civil Desafios e Oportunidades Fundação Vanzolini Sustentabilidade Muitos falam, poucos realmente entendem Sustentabilidade é uma palavra muito pronunciada mas pouco compreendida.

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA: que marcas queremos deixar no Planeta? A Pegada Ecológica: Uma visão geral

PEGADA ECOLÓGICA: que marcas queremos deixar no Planeta? A Pegada Ecológica: Uma visão geral A Pegada Ecológica: Uma visão geral Pegada Ecológica: Uma ferramenta de contabilidade d ecológica É uma medida da quantidade de terra e águas biologicamente produtivas, um indivíduo, população ou atividade,

Leia mais

LAVA-LOUÇAS E TORNEIRAS

LAVA-LOUÇAS E TORNEIRAS LAVA-LOUÇAS E TORNEIRAS CRIATIVIDADE E EFICÁCIA Compreendemos a importância de libertar tempo para as atividades mais importantes, e procuramos na nossa oferta de lava-louças conferir estilo e modernidade

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

A vida em 2030: o mundo de Valentina

A vida em 2030: o mundo de Valentina A vida em 2030: o mundo de Valentina Projeto: A Energia na Cidade do Futuro 1º Workshop: Novos paradigmas de consumo: o comportamento do consumidor em 2030 e seus impactos para o setor energético CPFL

Leia mais

CAMPANHAS DA NATURA: A COMERCIALIZAÇÃO DO BEM-ESTAR, UMA NOVA TENDÊNCIA DE MARKETING DO SÉCULO XXI

CAMPANHAS DA NATURA: A COMERCIALIZAÇÃO DO BEM-ESTAR, UMA NOVA TENDÊNCIA DE MARKETING DO SÉCULO XXI CAMPANHAS DA NATURA: A COMERCIALIZAÇÃO DO BEM-ESTAR, UMA NOVA TENDÊNCIA DE MARKETING DO SÉCULO XXI BRAGA, Moema Mesquita da Silva Resumo Palavras-Chave: Bem-Estar, Natura, Publicidade, Consumo Estudar

Leia mais

Apenas o Necessário 1. Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

Apenas o Necessário 1. Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS Apenas o Necessário 1 Flávio Domeniche BASTOS 2 Guilherme Pereira da ROSA 3 Eduardo Perotto BIAGI 4 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS RESUMO Muito tem se falado de sustentabilidade, meio

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

6 Diferenças padronizadas

6 Diferenças padronizadas 6 Diferenças padronizadas Cara, eu acho que a m.. toda é que o homem tem uma dificuldade em aceitar a diferença muito grande, seja ele a própria diferença. E nós somos muito iguais entre nós. Esteticamente

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE Neuza Abouláfia EXERCÍCIO Quais são os principais motivos pelos quais as organizações mudam? MOTIVOS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES alta complexidade, velocidade e quantidade

Leia mais

A compreensão da psicologia do cliente como fator do trabalho eficaz do designer

A compreensão da psicologia do cliente como fator do trabalho eficaz do designer A compreensão da psicologia do cliente como fator do trabalho eficaz do designer Giselle Kossatz Lopes Universidade Estatal de São Petersburgo giselekossatz@hotmail.com Eixo Temático: Ciência, Tecnologia,

Leia mais

Antonio José Monteiro Rodrigues, Biagio F. Giannetti, Cecília M. V. B. Almeida, Silvia H. Bonilla

Antonio José Monteiro Rodrigues, Biagio F. Giannetti, Cecília M. V. B. Almeida, Silvia H. Bonilla A Contabilidade Ambiental na Metodologia do Ecodesign: Utilizando a Emergia como uma Medida Quantitativa de Avaliação de Carga Ambiental. O Caso das Embalagens PET. Antonio José Monteiro Rodrigues, Biagio

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CADERNO DE PRODUÇÃO

Leia mais

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Mundial do Meio Ambiente Consumer Life GfK Brasil Eliana Lemos Market Opportunities and Innovation Director Latam 1 05 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece ser celebrada Nesse

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432 QUADRO DE DISCIPLINAS Carga Horária Disciplinas Presencial Virtual Total MÓDULO: GESTÃO INTEGRADA Organizações, Sustentabilidade e Gestão Socioambiental 16 08 24 Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável

Leia mais

Tendencias para agregar valor en los productos pesqueros y acuícolas en los mercados latinoamericanos

Tendencias para agregar valor en los productos pesqueros y acuícolas en los mercados latinoamericanos Tendencias para agregar valor en los productos pesqueros y acuícolas en los mercados latinoamericanos O QUE SIGNIFICA A PALAVRA TENDÊNCIA? Para Philip Kotler, "Tendência é uma direção ou sequência de eventos

Leia mais

Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural

Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Agricultura familiar: construindo uma agenda com visão de futuro Marcos Borba Brasília/DF, 17 a 18 de dezembro de 2013 Política pública expressa concepção sobre

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

Linha Contract. Coral MODERNA. ECOLÓGICA. RESISTENTE.

Linha Contract. Coral MODERNA. ECOLÓGICA. RESISTENTE. Assentos FLEXFORM Contract Coral MODERNA. ECOLÓGICA. RESISTENTE. A Coral combina inovação com versatilidade. A cadeira criada pelo designer holandês Ton Haas, com base nos recifes de corais, pode ser usada

Leia mais

MATERIAIS SÃO IMPORTANTES PARA A SUSTENTABILIDADE

MATERIAIS SÃO IMPORTANTES PARA A SUSTENTABILIDADE Desafios de seleção de materiais e fornecedores Vanderley M. John Escola Politécnica da USP Grupo de Materiais do CBCS MATERIAIS SÃO IMPORTANTES PARA A SUSTENTABILIDADE Vanderley John SBCS08 1 O mundo

Leia mais

DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA

DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA Introdução Contemporary textile design: Examples of diversity on the Brazilian production. Yoshitake, Thaís Akina; Universidade

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil. MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G.

O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil. MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G. O setor dos serviços financeiros e a transição rumo à economia verde no Brasil MORAES, S. S. a, DEUS, R. M., a BATTISTELLE, R. A. G. Introdução Os pressupostos da Economia Verde foram incorporados pelo

Leia mais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Recursos e PRP (Processo de Realização do Produto) Prof. Marcos César Bottaro Os Recursos RECURSOS: é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza

Leia mais

Prof. Heráclito Ney Suiter

Prof. Heráclito Ney Suiter Prof. Heráclito Ney Suiter Definições importantes: Pensamento Complexo: Não predomina o raciocínio fragmentado (o modelo mental binário do ou/ou ).Nem o utopismo da primazia do todo - o sistemismo reducionista..

Leia mais

O que salva a Humanidade é que não há quem cure a curiosidade. Tom Zé

O que salva a Humanidade é que não há quem cure a curiosidade. Tom Zé O que salva a Humanidade é que não há quem cure a curiosidade Tom Zé introdução Tema O design aplicado no desenvolvimento de uma horta caseira sustentável com foco na eficiência e praticidade. Problema

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL GALILEU GALILEI ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL CAIO FERNANDO ABREU TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO TA2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL GALILEU GALILEI ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL CAIO FERNANDO ABREU TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO TA2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL GALILEU GALILEI ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL CAIO FERNANDO ABREU TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO TA2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE

Leia mais

Projetar o Futuro. MAIA PLANO ESTRATÉGICO

Projetar o Futuro. MAIA PLANO ESTRATÉGICO Projetar o Futuro. MAIA PLANO ESTRATÉGICO Projetar o Futuro. Se pensarmos bem, ao Futuro das cidades e das comunidades não temos como escapar. Ele acontecerá (acontece permanentemente) e trará consigo

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Eco Produtos LTDA

PLANO DE NEGÓCIO Eco Produtos LTDA PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO Eco Produtos LTDA Solange da Silva (solangepzo@hotmail.com) Alan Carlos Marolli (alancmarolli@hotmail.com) Keli Pes (kelipesgea@hotmail.com) Jean Cleyton Disegna

Leia mais

1 SABACK, Virginia. Consultora de Moda e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação

1 SABACK, Virginia. Consultora de Moda e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação OS IMPACTOS DO MUNDO SOBRE A MODA 1 Quando se fala do universo da moda, com referência para o desenvolvimento de produtos, dialoga-se diretamente com o cenário do mundo movimentos culturais, políticos,

Leia mais

Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos

Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos Origem Etimológica Ética Origem Grega Ethos: disposição, caráter Ethiké: ciência do caráter Moral Origem Latina Mos, moris: costume, maneira de se comportar regulada

Leia mais

Conferências ambientais e Sustentabilidade

Conferências ambientais e Sustentabilidade Conferências ambientais e Sustentabilidade 1. (UNIRIO) A ideia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE O principal desafio deste século é transformar uma idéia que parece abstrata desenvolvimento sustentável numa realidade para todos (KOFI ANNAN) Considerações Iniciais O século

Leia mais

CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV

CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV Currículo em Movimento Versão 2014 IV CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CURRÍCULO EM MOVIMENTO VERSÃO 2014 IV AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A avaliação institucional é realizada pela comunidade escolar e tem a finalidade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

A sustentabilidade no design e na moda: condição sine qua non da sociedade atual

A sustentabilidade no design e na moda: condição sine qua non da sociedade atual A sustentabilidade no design e na moda: condição sine qua non da sociedade atual Sustainability in design and fashion: a sine qua non of modern society Schwambach, Vanessa da Costa Lopes; Mestranda em

Leia mais

Seminário GVcev TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO VAREJO. Mercado de Luxo. Luz Vaalor e Viviane Suhet

Seminário GVcev TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO VAREJO. Mercado de Luxo. Luz Vaalor e Viviane Suhet Seminário GVcev TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO VAREJO Mercado de Luxo Luz Vaalor e Viviane Suhet ABRIL 2006 LUXO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL E NO MUNDO O QUE É LUXO? É um supérfluo É um sentimento É um estilo de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

PROJETO DE LUMINÁRIA UTILIZANDO GARRAFA PET E PROTETORES DE FRUTA

PROJETO DE LUMINÁRIA UTILIZANDO GARRAFA PET E PROTETORES DE FRUTA PROJETO DE LUMINÁRIA UTILIZANDO GARRAFA PET E PROTETORES DE FRUTA OGIONI, Keller graduação, kellerogioni@hotmail.com Faculdade Centro Leste / UCL SILVA, Aline Freitas da graduação, alinefreitas@oi.com.br

Leia mais

SOLUÇÕES EM GERAÇÃO DE ENERGIA sistemas fotovoltaicos on grid e off grid

SOLUÇÕES EM GERAÇÃO DE ENERGIA sistemas fotovoltaicos on grid e off grid SOLUÇÕES EM GERAÇÃO DE ENERGIA sistemas fotovoltaicos on grid e off grid Iniciamos no setor de energia em 2009 através da Landis+Gyr, líder global em gerenciamento de energia. Em 2017 focamos no segmento

Leia mais

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 Página 1 de 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO

LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO 1 LEGALE MBA DE ADM. GESTÃO E MARKETING DO NEGÓCIO JURÍDICO Fundamentos da Administração e Gestão do Escritório II Organização e Administração do Escritório Liderança e Criatividade Equipe de Trabalho

Leia mais

Linha Contract. Coral MODERNA. ECOLÓGICA. RESISTENTE.

Linha Contract. Coral MODERNA. ECOLÓGICA. RESISTENTE. Assentos Contract Coral MODERNA. ECOLÓGICA. RESISTENTE. A Coral combina inovação com versatilidade. A cadeira criada pelo designer holandês Ton Haas, com base nos recifes de corais, pode ser usada tanto

Leia mais

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo

Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo 1 Dançar Jogando para Jogar Dançando - A Formação do Discurso Corporal pelo Jogo Fabiana Marroni Della Giustina Programa de Pós-Graduação em Arte / Instituto de Artes IdA UnB A forma como o indivíduo apreende

Leia mais

COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS Pg. 31

COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS Pg. 31 COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS Pg. 31 VALORES QUE GANHARAM IMPORTÂNCIA AO LONGO DA HISTORIA Igualdade Nas discussões sobre a felicidade, a ideia de amor ao próximo ganhou força a partir

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Currículo escolar Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Um caminho a percorrer A importância de elaborar um currículo escolar bem estruturado para garantir o sucesso da atuação pedagógica I magine que

Leia mais

Edital de projetos 2017 Conceitos de gestão e governança de projetos

Edital de projetos 2017 Conceitos de gestão e governança de projetos Edital de projetos 2017 Conceitos de gestão e governança de projetos O edital 2017 do Amigos da Poli introduz novos conceitos de gerenciamento de projetos Novos conceitos 1 Gestão de projeto 2 Governança

Leia mais

DESIGN E MODA NO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO

DESIGN E MODA NO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO DESIGN E MODA NO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO Design and Fashion in Contemporary Brazil: a case of study Moura, Mônica; Prof. Dra.; Universidade Estadual Paulista, monicamoura.design@gmail.com

Leia mais

2017/2018. principais tendências de moda, decoração, design e mercado, para o setor do artesanato em Portugal

2017/2018. principais tendências de moda, decoração, design e mercado, para o setor do artesanato em Portugal 2017/2018 principais tendências de moda, decoração, design e mercado, para o setor do artesanato em Portugal 2017/2018 As tendências são processos de mudança que resultam da observação de comportamentos

Leia mais

(EMPRESÁRIO) CLIENTE Bonfim, Jatobá, Lins & Lôbo Advogados Associados. LOCALIZAÇÃO Norcon Empresarial

(EMPRESÁRIO) CLIENTE Bonfim, Jatobá, Lins & Lôbo Advogados Associados. LOCALIZAÇÃO Norcon Empresarial BRIEFING DO (EMPRESÁRIO) CLIENTE CLIENTE Bonfim, Jatobá, Lins & Lôbo Advogados Associados LOCALIZAÇÃO Norcon Empresarial ENDEREÇO Avenida Governador Osman Loureiro, 46, Mangabeiras - Maceió, Alagoas. PÚBLICO-ALVO

Leia mais

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE. Capítulo 4. Economia Verde Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE. Capítulo 4. Economia Verde Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Capítulo 4. Economia Verde Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza Fonte: PNUMA, 2011, Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação

Leia mais