GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE"

Transcrição

1 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - (SEED) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DOS ALUNOS - 3ª MA - ENSINO MÉDIO MATUTINO Londrina - PR 2011

2 Apresentação Este caderno de produção de textos dos alunos do 3º MA do Ensino Médio matutino do Colégio Estadual Marcelino Champagnat - Ensino Fundamental e Médio, faz parte do Projeto de Intervenção na Escola do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEED). Após as o desenvolvimento das atividades previstas pelo Projeto de Intervenção na Escola no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, os alunos opinaram sobre a relação existente sobre as imagens publicitárias, mídia e o consumo entre jovens adolescentes na sociedade contemporânea. Este Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola teve como objetivo investigar se as marcas de produtos publicitários, veiculados pela mídia, podem estimular o consumo entre os alunos, influenciando na formação de suas identidades pessoais e coletivas. Segundo Arruda (2011), um dos maiores desafios da educação contemporânea, talvez seja o de enfrentar a concorrência que os apelos sedutores das imagens publicitárias, geralmente veiculadas pela mídia na sociedade de consumo, causam nos alunos. Assim, a relação entre publicidade, mídia e consumo pode afetar na vida pessoal e coletiva do aluno, nas suas relações com a escola e a sociedade. Nesse sentido, a publicidade assume grande ênfase no mercado, pois ela pode ter a capacidade de fixar as marcas, produtos e serviços na mente do consumidor ao associá-las com o sonho e promessas de um pseudo sucesso, prazer, felicidade, status e poder dentro dos grupos sociais, induzindo nas atitudes de compra das pessoas e no seu modo de viver. Uns dos alvos preferenciais das campanhas publicitárias são os jovens adolescentes, por serem mais vulneráveis às novidades publicitárias e por estarem em maior contato com a mídia. Assim, procuramos relacionar o material pedagógico com a temática estudada, imagem publicitária. O objetivo é o de apresentar uma alternativa,

3 segundo Schmidt e Cainelli (2005), ao ensino tradicional (positivista, factual, fragmentado, de heróis), possibilitando novas abordagens em diferentes perspectivas de análises dentro e fora de sala de aula. Os erros de grafia dos alunos foram mantidos devido à fidedignidade dos originas que se encontra em posse do professor PDE João Pereira Campos e nos nomes dos alunos, constam somente as suas inicias e idades para preservação de suas identidades.

4 Texto 1 A mídia influência nos jeitos de vestir, até na forma de agir. Com propagandas de produtos onde mostram as qualidades, contratam belas modelos para que divulguem. Criam padrões estéticos onde para ser bonito e bem cuidado, deverá ser magra, cabelos lisos e usar saltos altos. Mas é somente criando e vendendo produtos novos que o capitalismo se mantém. (A. G. A. R. - Idade 17)

5 Texto 2 A mídia vem nos influenciando a nossa vida, desde a hora que acordamos, pois tudo que está ao nosso redor tem a intenção de nós influenciar, pois eles querem fazer uma sociedade consumista onde o único interesse é estar na moda que nos faz estar sempre comprando a marca. (A. C. S. - Idade 16)

6 Texto 3 Os programas televisivos influenciam diretamente na personalidade, nas televisões as propagandas, os filmes, as novelas, inventam modas que incentivam à compras. Muitas vezes os próprios pais são obrigados a censurar seus filhos sobre alguns canais de TV, programas que contém propagandas de brinquedo esxessivo que geram a vontade de comprar esses brinquedos. Por isso, eu acho que a mídia é totalmente influente na personalidade de das pessoas. (A. D. D. - Idade 17)

7 Texto 4 Nos dias de hoje, precisamos abrir nossos olhos pois, a mídia vem nos influenciando muito no nosso cotidiano, vêm tentado nos alienar, e está conseguindo, todos querem um tênis de marca, ou uma camisa de marca, algo que faça ele parecer melhor do que ele é, ou melhor que do que alguém. Isso vêm nos fazendo não sermos consumidores, más sermos consumistas, maquinas de gastar dinheiro. Muito cuidado com o que nós abstraímos da mídia, prestarmos atenção em como tudo vem influenciando em nossas vidas. (G. H. L. O. - Idade 16)

8 Texto 5 A influência da mídia não é de todo positivo. Alguns aspectos são negativos, porque influenciam as pessoas a parar de pensar. A mídia só prende você. Ela influencia você a comprar coisas. (G. G. B. - Idade 16)

9 Texto 6 Nós somos influênciados o tempo todo pela mídia. Nas novelas nós espelhamos para o nosso jeito de ser, as propagandas e programas de televisão nos influênciam a comprar produtos que muitas vezes não servirão para nada. Os jornais e telejornais nos passam medo com as noticias aterrorizantes e nos fazem querer ficar trancados em casa. A consequencia disso tudo é que não temos personalidade própria, nós somos o que a mídia nos manda ser. (I. P. C. - Idade 17)

10 Texto 7 Tudo o que fazemos no nosso dia a dia é totalmente influenciados pela mídia. O que eles mostram, mesmo sendo alguma coisa que nós não precisamos, passa a ser algo importante para a vida, assim eles fazem com que nós sintamos a vontade de comprar tudo o que oferecen-nos. Mas não podemos culpar apenas a mídia por esta alienação, pois nós que permitimos que isto acontemos. Devemos então, tomar está conciência e deixar de ser tão monitorados e guiados por estes meios de comunicação. A vida do ser humano esta baseada apenas na compra. (J. M. P. - Idade 17)

11 Texto 8 A mídia influencia demais o modo de pensar, agir, e ser das pessoas. E isso pode trazer conseqüências muito ruins pras pessoas, primeiro porque a mídia manipula o modo de ser das pessoas. Pegam os fragmentos mais interessantes do que querem mostrar e publicar, fazendo com que as pessoas passem a ver as coisas do modo como querem. Todos os dias somos bombardeados de comerciais e propagandas de vários tipos e meios tecnológicos nos influenciando a comprar e consumir o tempo todo desde a hora em que deitamos ou acordamos. Se ligarmos a TV, lermos jornais e revistas, ouvimos rádios, lermos artigos cientificos enfim, tudo... Tudo sempre estará manipulado para que a gente veja o mundo a partir da visão de outra pessoa. Cabe a nós, esperarmos, e tentarmos a sorte de sermos informados por meio de formadores de opiniões que consigam mostrar as coisas de modo a não pender só para um lado. (J. S. O. - idade 16)

12 Texto 9 As pessoas se transformam por causa da mídia, publicidade e consumo, a propaganda manipula as pessoas cada vez mais e as pessoas não se encomodam e nem tomam nenhuma atitude, pode mudar é só cada um fazer sua parte. (L. M. - Idade 17)

13 Texto 10 No mundo de hoje a propaganda muda muito a vida de todo todos querem o que tem nas propagandas nos filmes so querem coisas de marca pois o que aparece na mídia sempre é bem melhor por isso a sociedade as vezes se ilude com essas mídias. (M. A. O. - Idade 19)

14 Texto 11 A mídia influência muito ao consumidos, as propagandas, a publicidade, nos faz com que gostamos sem necessidade, as vezes consumimos apenas por prazer, por ter visto a propaganda. As novelas também nos influenciam, a fazer corte de cabelo igual ao artista, a usar roupas iguais, e depois que acaba a novela, acaba a moda. (P. T. V. T. - Idade 17)

15 Texto 12 A influência da mídia não é algo bom, pelo fato de tirar o pensamento crítico das pessoas. Influencia demais, as pessoas acabam por não terem identidade própria, tanto individual quanto coletivamente. A mídia transmite pensamentos das classes burguesas e todos tem que pensar daquele jeito. (R. E. A. S. - Idade 16)

16 Texto 13 No mundo de hoje quem praticamente comanda a vida de todos nós é a mídia. Somos alienados e forçados a comprar aquilo que na maioria dos casos não precisamos, compramos para estarmos inseridos em um grupo social, para os sentirmos parte da sociedade Todo dia somos atacados com publicidade e devemos aprender a filtrar aquilo que realmente importa. (V. O. S. - Idade 17)

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado Trabalho elaborado com base no filme: Eu Robot Reflectir sobre o impacto dos mass media

Leia mais

O Consumo e a Televisão Por Pedro Luiz O. Costa Bisneto 17/09/1995

O Consumo e a Televisão Por Pedro Luiz O. Costa Bisneto 17/09/1995 O Consumo e a Televisão Por Pedro Luiz O. Costa Bisneto 17/09/1995 Assistimos, hoje em dia, a uma multiplicidade de anúncios na televisão, desde simples produtos, até coisas que, teoricamente não são vendáveis,

Leia mais

6 Diferenças padronizadas

6 Diferenças padronizadas 6 Diferenças padronizadas Cara, eu acho que a m.. toda é que o homem tem uma dificuldade em aceitar a diferença muito grande, seja ele a própria diferença. E nós somos muito iguais entre nós. Esteticamente

Leia mais

Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar

Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar melhores campanhas publicitárias e agir com mais embasamento

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO DE REVISÃO

LISTA DE EXERCÍCIO DE REVISÃO Aluno(a): Educador(a): Núbia Soares Componente Curricular: Filosofia Ano/Turma: 9º Ano ( ) Turno: ( ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 LISTA DE EXERCÍCIO DE REVISÃO Para não esquecer Capítulo 07: O

Leia mais

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes FATORES SITUACIONAIS Comportamento do Consumidor Profa. Maria Eneida Porto Fernandes Quais são? Ambiente Físico Ambiente Social Tempo Propósito da Compra Estado de Espírito e Predisposição Conforme muda

Leia mais

Contrabaixo Minimalista

Contrabaixo Minimalista Contrabaixo Minimalista Valorizando as coisas que realmente são importantes e jogando o resto fora. Olá Baixista, Tudo bem? Antes de abordarmos o tema principal deste ebook, gostaria de falar um pouco

Leia mais

Pra quem tem pensamento forte, o impossível só é questão de opinião!

Pra quem tem pensamento forte, o impossível só é questão de opinião! Pra quem tem pensamento forte, o impossível só é questão de opinião! VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades; Deseja ter mais

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

1 - Pense como empresário:

1 - Pense como empresário: 1 - Pense como empresário: Independentemente de você ser dono ou não do seu negócio, pensar como um empresário. Um empresário eficaz tem uma visão estratégica do seu negócio. Ele não fica preso a nenhum

Leia mais

Quase um terço dos consumidores ouvidos em pesquisa é racional na hora das compras, diz SPC

Quase um terço dos consumidores ouvidos em pesquisa é racional na hora das compras, diz SPC Quase um terço dos consumidores ouvidos em pesquisa é racional na hora das compras, diz SPC Estudo classifica consumidores em quatro perfis diferentes e estima que 44,8 mi brasileiros são controlados e

Leia mais

Como as imagens podem ser manipuladas?

Como as imagens podem ser manipuladas? 1 Como as imagens podem ser manipuladas? As imagens finais que você vê na mídia profissional são o resultado de diversas decisões tomadas por produtores antes e depois da fotografia ser tirada. Assista

Leia mais

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA A família tem papel central na proteção ao uso de drogas. Família é primeira referência. Pode estruturar ou desestruturar. A criança e o adolescente

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA-PDE

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva

Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva Andriéli BERTÓ¹ Bruna BUENO² Luciana CARVALHO³ Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul,

Leia mais

Mas o que exatamente é autoestima e o que ela pode fazer por nós?

Mas o que exatamente é autoestima e o que ela pode fazer por nós? SUMÁRIO Introdução... 1 O que é autoestima?... 2 Porque tenho baixa autoestima?... 4 Espelho... 5 Balança x espelho... 6 Roupas... 7 Pessoas negativas... 8 3 partes que você aceita... 9 Diário... 10 INTRODUÇÃO

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 Copywriting O que é Copywriting? É a arte de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens ou serviços. Esses conteúdos podem ser em formato de vídeos,

Leia mais

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA COMO CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA 5 Dicas para conseguir seus primeiros clientes Bom, então você

Leia mais

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10 Na minha opinião, o filme retrata muita tecnologia, e espero que, de futuro, não seja nada assim. Pessoalmente assusta-me pensar que iríamos andar na rua e encontrarmo-nos mais robots do que pessoas. Seria

Leia mais

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes

Pensamento Positivo. Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pr. Rodrigo Moraes Pensamento Positivo Pastor Rodrigo Moraes Igreja Nova Aliança Ministério Atraindo Vidas Para Deus - AVD 2015 Prefácio Esta é uma obra com o intuito de mostrar com

Leia mais

O que é Social Commerce? Social Commerce é a interação do e-commerce com as midias sociais.

O que é Social Commerce? Social Commerce é a interação do e-commerce com as midias sociais. O que é Social Commerce? Social Commerce é a interação do e-commerce com as midias sociais. Mas não acredite que é um termo novo O comércio social sempre existiu Mas o que Internet mudou? E com esteroide

Leia mais

estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço

estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço estampaweb.com STAMPAS Como Criar Estampas que Vendem Muito Sem Precisar Dar Descontos UCRATIVAS Nem Precisar Brigar por Preço CONTEÚDO UM problema que agora tem solução 3 um pouco sobre o autor 5 UM MÉTODO

Leia mais

A VISÃO DA MODA PELOS CAPIXABAS

A VISÃO DA MODA PELOS CAPIXABAS A VISÃO DA MODA PELOS CAPIXABAS Patrícia Gonoring Na sociedade contemporânea, existe uma preocupação dos indivíduos com sua imagem, presente na intensificação do culto ao corpo, em que indivíduos experimentam

Leia mais

PRAZER, A PATROA SOU EU!

PRAZER, A PATROA SOU EU! PRAZER, A PATROA SOU EU! ALINE PEIXOTO COACH DE EMPREENDEDORISMO FEMININO EMPRESARIA O que é importante relembrar: PENSAMENTO SENTIMENTO AÇÃO HÁBITO Essa sessão é direcionada a pessoas que já sabem a importância

Leia mais

Foto Publicitária Naguchi 1

Foto Publicitária Naguchi 1 Foto Publicitária Naguchi 1 Angélica FRANKENBERGER 2 Gabriela de Almeida FELICIO 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Rafael Jose BONA 5 Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, SC RESUMO A fotografia é um

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Mini Curso Parte I As Forças que controlam a sua vida Página 2 de 6 Como te falei, essa é a primeira etapa do mini-curso Superando

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: INTERESSES, DESEJOS E INFLUÊNCIA NO MERCADO DE CONSUMO Consumo de midia. Fevereiro de 2016

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: INTERESSES, DESEJOS E INFLUÊNCIA NO MERCADO DE CONSUMO Consumo de midia. Fevereiro de 2016 FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: INTERESSES, DESEJOS E INFLUÊNCIA NO MERCADO DE CONSUMO Consumo de midia Fevereiro de 2016 OBJETIVOS DO ESTUDO Avaliar a percepção da sua imagem utilizada pelos meios de comunicação.

Leia mais

ANUÁRIO RESUMO PALAVRAS-CHAVE

ANUÁRIO RESUMO PALAVRAS-CHAVE ANUÁRIO 2008 1 Carolina Alves de Souza 2 Elis Ribas CHIARINOTTI 3 Fernanda Regina RIOS ASSIS 4 Larissa Gomes MEYER 5 Yuri KEPLER 6 Renata RAMON 7 Sérgio MENEZES 8 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO

Leia mais

Seminários GV Comunicação no Varejo

Seminários GV Comunicação no Varejo Seminários GV Comunicação no Varejo Cláudio Santos O que há de novo nos jornais Jornal: O que há de novo O próprio jornal é novo Jornal é um dos meios que mais investiu em inovação e modernidade Projetos

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

AS CONSTRUÇÕES NEOLÓGICAS E EFEITOS DE SENTIDO NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA

AS CONSTRUÇÕES NEOLÓGICAS E EFEITOS DE SENTIDO NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA AS CONSTRUÇÕES NEOLÓGICAS E EFEITOS DE SENTIDO NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA Aline Oliveira Gomes da Silva Elisânia Sutil Eliseu Pimentel Jéssica Fajardo de Souza (G -CLCA-UENP/CJ) Vera Maria Ramos Pinto (Orientadora-

Leia mais

INFLUÊNCIAS DA MÍDIA PARA O PADRÃO DE BELEZA FEMININO

INFLUÊNCIAS DA MÍDIA PARA O PADRÃO DE BELEZA FEMININO INFLUÊNCIAS DA MÍDIA PARA O PADRÃO DE BELEZA FEMININO ¹Vanessa Junca Corsino de Oliveira; ²Renato Pereira Aurélio ¹FANAN; e-mail: nessajunco@hotmail.com ²IFES/CEFET-MG, e-mail: renatoaureliomg@yahoo.com.br

Leia mais

ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE

ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE ESCOLA MUNICIPAL ABRÃO RASSI Coordenação Pedagógica: Glaucia Maria Morais França Avelar EDUCAÇÃO DIALOGICIDADE SITUAÇÕES LIMITES ATOS LIMITES INÉDITO VIÁVEL TRANSFORMAÇÃO

Leia mais

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade

DESAFIO CRIATIVO NOME: DATA: Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade DESAFIO CRIATIVO Um mês com uma tarefa por dia para estimular sua criatividade NOME: DATA: BORA CRIAR? Parabéns por ter abraçado este desafio. Significa que você está agindo a respeito dos desafios que

Leia mais

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra.

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

SEUS PRIMEIROS PRESENTES

SEUS PRIMEIROS PRESENTES AULA 1 SEUS PRIMEIROS PRESENTES Livro Digital http://bit.ly/2c65rzw Livro Digital http://bit.ly/2bjlmcj APROVEITE AO MÁXIMO ESSA OPORTUNIDADE EVITE DISTRAÇÕES Desligue o celular Feche seu e-mail Desconecte-se

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

CARTILHA DA LOCUÇÃO. Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco!

CARTILHA DA LOCUÇÃO. Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco! CARTILHA DA LOCUÇÃO CARTILHA DA LOCUÇÃO Nós passamos nosso conhecimento para você atuar melhor. Conte conosco! ALGUMAS SITUAÇÕES PODEM PREJUDICAR MUITO SUA LOCUÇÃO. ALGUMAS SÃO IMPERCEPTÍVEIS MAIORES OU

Leia mais

CONSUMIDORES CONECTADOS

CONSUMIDORES CONECTADOS CONSUMIDORES CONECTADOS FONTE: CONNECTED SHOPPERS, ESTUDO COMISSIONADO PELO FACEBOOK, DEZEMBRO DE 2014 / JANEIRO DE 2015 COM QUEM CONVERSAMOS? HOMENS E MULHERES 1003 BRASILEIROS, 15+ QUE ACESSARAM A INTERNET

Leia mais

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA PUBLICIDADE, PROPAGANDA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO SETOR DE SERVIÇOS PROF. MSC. PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA Assuntos Abordados no Módulo Princípios, conceitos e funções da publicidade e da propaganda.

Leia mais

Copywriting Para Vendas

Copywriting Para Vendas Copywriting Para Vendas TRAZIDO ATÉ VOCÊ POR Empreendedora digital, blogueira, com habilidades em informática, redação empresarial e vendas na internet. Luzinete Gadelha Como Usar o Copywriting Para Aumentar

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

PROPAGANDAS, CONSUMISMO E MEIO AMBIENTE

PROPAGANDAS, CONSUMISMO E MEIO AMBIENTE PROPAGANDAS, CONSUMISMO E MEIO AMBIENTE Rosana Hansel dos Santos Colégio Gaspar Silveira Martins Camila Ribeiro Menotti Colégio Gaspar Silveira Martins RESUMO Vivemos em uma sociedade consumista que sofre

Leia mais

NEXT, NOW : O QUE VIRÁ, ANTES DE VIR

NEXT, NOW : O QUE VIRÁ, ANTES DE VIR Projeto NEXT, NOW NEXT, NOW : O QUE VIRÁ, ANTES DE VIR O futuro chega hoje a cada dia aos nossos escritórios, aos nossos projetos profissionais, à nossa vida em geral. O que virá, as tendências, o que

Leia mais

O valor da legendagem para Surdos

O valor da legendagem para Surdos O valor da legendagem para Surdos Colóquio Caminhos Surdos Coimbra, 5 Junho 2004 josélia neves Um estudo sobre legendagem para Surdos um trabalho científico com implicações pessoais e humanas Valor da

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO Benilda Silva AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES Texto

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARÇAL RAMOS PORNOGRAFIA, SENSUALIDADE E VULGARIDADE. Orientadora: Carmem Zeli Vargas

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARÇAL RAMOS PORNOGRAFIA, SENSUALIDADE E VULGARIDADE. Orientadora: Carmem Zeli Vargas ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARÇAL RAMOS PORNOGRAFIA, SENSUALIDADE E VULGARIDADE Orientadora: Carmem Zeli Vargas Caraá 2008 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARÇAL RAMOS

Leia mais

PROPAGANDAS. Dihego Pansini de Souza

PROPAGANDAS. Dihego Pansini de Souza PROPAGANDAS Dihego Pansini de Souza Mais uma vez a Futura Pesquisa e Consultoria foi às ruas ouvir a opinião da população capixaba. Desta vez foi em relação a um assunto que mexe com a cabeça dos consumidores,

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Cliente. Qualidade no Atendimento. Michel Moreira

Cliente. Qualidade no Atendimento. Michel Moreira Cliente Qualidade no Atendimento Michel Moreira Atividade 1. Quem Paga seu Salário? 2. Quem é seu Patrão? 3. O que ele espera de você? 1. Você seria seu próprio Cliente? Habilidades Necessárias Habilidade

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Como empreender em Comunicação na Era Digital?

Como empreender em Comunicação na Era Digital? Como empreender em Comunicação na Era Digital? Excesso de informação. Economia da atenção. Como se comunicar nesse ambiente? Como integrar e humanizar a comunicação, multiplicando conhecimentos e inspirando?

Leia mais

Abordagem fria. Por que fazer abordagem fria? Onde fazer abordagem fria?

Abordagem fria. Por que fazer abordagem fria? Onde fazer abordagem fria? ABORDAGEM O que significa? R: Abordagem é o termo utilizado para caracterizar um tipo de aproximação, seja entre pessoas ou coisas. Normalmente, a abordagem é o modo como determinada pessoa se aproxima

Leia mais

Educação financeira. Preparação para o futuro

Educação financeira. Preparação para o futuro Educação financeira Preparação para o futuro Finanças para novas gerações Ensino aproxima crianças e jovens de temas econômicos e ideias sustentáveis I ndivíduos bem informados e conscientes quanto ao

Leia mais

Para ler. Aprendendo Desde Cedo

Para ler. Aprendendo Desde Cedo Para ler Aprendendo Desde Cedo Desafio da Educação Financeira O ponto de partida quando falamos em educação financeira é a relação que existe entre as emoções e a razão. Diante das escolhas que envolvem

Leia mais

RETRATO DO CONSUMO IMPULSIVO NO BRASIL

RETRATO DO CONSUMO IMPULSIVO NO BRASIL RETRATO DO CONSUMO IMPULSIVO NO BRASIL Agosto de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Identificar o quanto as compras por impulso representam no total de compras feitas, considerando roupas, calçados, acessórios

Leia mais

Retrato do Consumo Impulsivo no Brasil Agosto/2015

Retrato do Consumo Impulsivo no Brasil Agosto/2015 Retrato do Consumo Impulsivo no Brasil Agosto/2015 Estudo do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz identifica motivos, sentimentos gerados e fatores de influência mais comuns nas compras por impulso Por que algumas

Leia mais

Calvin Klein 1. Felipe PINHEIRO 2 Eric CHIEN 3 Hilton CASTELO 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR

Calvin Klein 1. Felipe PINHEIRO 2 Eric CHIEN 3 Hilton CASTELO 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR Calvin Klein 1 Felipe PINHEIRO 2 Eric CHIEN 3 Hilton CASTELO 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO A foto Calvin Klein é embasada no apelo pela magreza buscada atualmente por muitas modelos. Esse

Leia mais

COMO TRANSMITIR CREDIBILIDADE E VENDER MAIS. Aula 01

COMO TRANSMITIR CREDIBILIDADE E VENDER MAIS. Aula 01 COMO TRANSMITIR CREDIBILIDADE E VENDER MAIS Aula 01 Aula 01 Como transmitir credibilidade e vender mais Por que alguns vendedores transmitem credibilidade e outro não? Por que com alguns vendedores temos

Leia mais

EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! JEFERSON MARCELINO ENFERMAGEM EMPREENDEDORA

EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! JEFERSON MARCELINO ENFERMAGEM EMPREENDEDORA EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! JEFERSON MARCELINO ENFERMAGEM EMPREENDEDORA EMPREENDER NA ENFERMAGEM? SIM, ISSO É POSSÍVEL! Todas as informações contidas neste EBOOK são provenientes de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO EM SALÕES DE BELEZA

ADMINISTRAÇÃO EM SALÕES DE BELEZA Consultoria e Coaching ADMINISTRAÇÃO EM SALÕES DE BELEZA Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br magdavilasboas@gmail.com 1 Consultoria Vilas-Boas CRESCER COM HUMILDADE. AMADURECER, TER RESPONSABILIDADE.

Leia mais

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Infans: o que não fala Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Introdução Esta obra baseou-se no livro de Javier Naranjo, Casa das estrelas o mundo contato pelas crianças. Foi realizada

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE. Juliano Abrahão - Gestor de Afiliados e Consultor em Marketing Digital

COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE. Juliano Abrahão - Gestor de Afiliados e Consultor em Marketing Digital COMO CRIAR UM FUNIL ORGÂNICO DE VENDAS USANDO O YOUTUBE Pra Quem é Este Curso? Afiliados que estão lutando para realizar vendas mas estão batendo na trave; Afiliados que querem comprar tráfego para acelerar

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA 2016/2

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA 2016/2 COORDENAÇÃO DO CURSO DE PUBLICIDADE & PROPAGANDA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA 2016/2 Prezado (a) Aluno (a), A Coordenação do curso de Publicidade & Propaganda informa o horário do segundo semestre

Leia mais

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ENTENDENDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR UMA LEITURA GLOBAL 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Consumidor Destinatário dos produtos e serviços que as empresas produzem, distribuem e

Leia mais

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção.

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Mídia Kit 2012 O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Ele chega ao mercado com um conceito totalmente novo: proporcionar um conteúdo relevante, atualizado

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

no brasil, as revistas têm cerca de 67 milhões de leitores*

no brasil, as revistas têm cerca de 67 milhões de leitores* MÍDIA KIT 17 A EDITORA CARAS É NÚMERO 1 EM CIRCULAÇÃO DE VENDAS AVULSAS NA AMÉRICA LATINA MAIS DE 37 MILHÕES DE EXEMPLARES VENDIDOS POR ANO 1 MAIS DE 5 MILHÕES DE IMPACTOS EM 12 MERCADOS REVISTAS TÊM ÍNDICE

Leia mais

NO BRASIL, AS REVISTAS TÊM CERCA DE 67 MILHÕES DE LEITORES*

NO BRASIL, AS REVISTAS TÊM CERCA DE 67 MILHÕES DE LEITORES* MÍDIA KIT 17 A EDITORA CARAS É NÚMERO 1 EM CIRCULAÇÃO DE VENDAS AVULSAS NA AMÉRICA LATINA MAIS DE 37 MILHÕES DE EXEMPLARES VENDIDOS POR ANO 1 MAIS DE 5 MILHÕES DE IMPACTOS EM 12 MERCADOS REVISTAS TÊM ÍNDICE

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto com a prática.

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC MODA & ACESSÓRIOS

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC MODA & ACESSÓRIOS JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC MODA & ACESSÓRIOS APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos

Leia mais

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA RESUMO Quando falamos em marketing, o que vem em mente da maioria das pessoas

Leia mais

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR Interprograma vivendo a arte 1 Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR 1 Trabalho submetido ao XIX Expocom, na categoria A Audiovisual,

Leia mais

Conceitos Básicos utilizados. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva

Conceitos Básicos utilizados. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Conceitos Básicos utilizados na Terapia ABA Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva 1 Tentem responder... Por que nos comportamos? Por que vemos todos os dias

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar 1. Elementos introdutórios

Leia mais

Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade.

Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade. Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade. Projeto de Vida: Um jeito de estar no mundo. Professor Douglas Pereira da Silva 1 Para Reflexão. Viver é envelhecer, o que significa que todos nós podemos olhar

Leia mais

As transformações num mundo digital

As transformações num mundo digital As transformações num mundo digital Todos os seus sonhos podem se realizar, se você tiver a coragem de persegui-los! Walt Disney O início das transformações. A partir do meio do século XX as mudanças estão

Leia mais

Comprador Inteligente

Comprador Inteligente Comprador Inteligente Se você quer se sentir rico, conte todas as coisas que tem e que o dinheiro não pode comprar. Provérbio Os alimentos e a água, roupa limpa e um lugar para viver: essas são coisas

Leia mais

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital.

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Aprenda primeiro e coloque em prática. Índice: Introdução O que é preciso para se tornar um empreendedor digital. Quais os passos que é preciso seguir

Leia mais

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção de trabalhos acadêmicos na área de Marketing. Compreender

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem COMPREENSÃO (principal) Tenho a habilidade de juntar informações soltas e formular ideias que fazem sentido. Frequentemente

Leia mais

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS Rosa do Carmo Lourenço Gianotto Prof. História do CEP Aluna bolsista turma 2 Colégio Estadual do Paraná

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. (30 MIN) Primeira parte da oficina, relacionando atividades que levem os alunos a refletir sobre o valor do dinheiro.

PROPOSTA DIDÁTICA. (30 MIN) Primeira parte da oficina, relacionando atividades que levem os alunos a refletir sobre o valor do dinheiro. 1. Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental 1.3 Duração: 120 Minutos 1.4 Conteúdo

Leia mais

Almanaque Publicitário JC. moda & acessórios

Almanaque Publicitário JC. moda & acessórios APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings centers e empreendimentos imobiliários. O Sistema

Leia mais

Como manter uma conversa interessante

Como manter uma conversa interessante Palavra-chave: conversa interessante Como manter uma conversa interessante Você já se encontrou falando com alguém e, de repente, há um silêncio constrangedor? Aí você entra em pânico porque não consegue

Leia mais

6 Canais para promover o seu projeto

6 Canais para promover o seu projeto 6 Canais para promover o seu projeto 01 - Na página do seu projeto no Catarse A aba Novidades pode ser atualizada durante e até mesmo depois da finalização da campanha. É através dessa aba que você vai

Leia mais

Estudo 04 Guia do Par cipante

Estudo 04 Guia do Par cipante Estudo 04 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

Seus Pensamentos Criam Seu Futuro

Seus Pensamentos Criam Seu Futuro Seus Pensamentos Criam Seu Futuro AS PESSOAS FREQUENTEMENTE ME PERGUNTAM, "O que são afirmações e como eu posso usá-las?" Uma afirmação é uma declaração que fazemos - seja positiva ou negativa. Se as afirmações

Leia mais

DISCUTINDO SEXUALIDADE COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PALAVRAS-CHAVE Sexualidade. Preconceito. Orientação Sexual.

DISCUTINDO SEXUALIDADE COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PALAVRAS-CHAVE Sexualidade. Preconceito. Orientação Sexual. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança

Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança Objetivos da aula: 1. Conceituar o processo de mudanças. 2. Verificar quando devemos mudar. 3. Demonstrar a velocidade das mudanças na atualidade. Como já vem sendo dito

Leia mais

Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo

Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo Ação 1 Somando Forças para Transformar o Mundo Atividade: Somando Forças para Transformar o Mundo A proposta é você, voluntário PEB, exibir o vídeo IBGE Explica os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

PRESTEM ATENÇÃO EM MIM

PRESTEM ATENÇÃO EM MIM NAÃO! PRESTEM ATENÇÃO EM MIM Com as amigas a conversar D. Olivia comentava Que Joãozinho seu filho Era criança difícil Pra não dizer impossível E só sabia reclamar, Na hora da refeição Tivesse o que tivesse

Leia mais