Teoria da Computação Aula 9 Noções de Complexidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Computação Aula 9 Noções de Complexidade"

Transcrição

1 Teoria da Computação Aula 9 Noções de Complexidade Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

2 Análise de um Algoritmo em particular Qual é o custo de usar um dado algoritmo para resolver um problema específico? Características que devem ser investigadas: -análise do número de vezes que cada parte do algoritmo deve ser executada; - estudo da quantidade de memória necessária; - estudo do tempo em várias situações.

3 Análise de uma classe de Algoritmos Qual é o algoritmo de menor custo possível para resolver um problema em particular? Toda uma família de algoritmos é investigada. Procura-se identificar um que seja o melhor possível. Coloca-se limites para a complexidade computacional dos algoritmos pertencentes à classe

4 Custo de um Algoritmo Determinando o menor custo possível para resolver problemas de uma dada classe, temos a medida da dificuldade inerente para resolver o problema. Podem existir vários algoritmos para resolver o mesmo problema, como no caso da ordenação de um conjunto. - Alguns algoritmos de ordenação: -Selection Sort; -Insertion Sort; - Buble Sort; - Shell Sort; - Merge Sort; - Quick Sort; - Heap Sort; - Radix Sort; - Counting Sort; - Bucket Sort.

5 Custo de um Algoritmo Atenção! Algoritmo Eficaz Algoritmo Eficiente Algoritmo Ótimo Algoritmo Eficaz: É aquele resolve o problema em qualquer de suas instâncias; Algoritmo Eficiente: É aquele resolve o problema em qualquer de suas instâncias de maneira satisfatória; Algoritmo Ótimo: É aquele resolve o problema em qualquer de suas instâncias com o menor custo possível. Se a mesma medida de custo é aplicada a diferentes algoritmos, então é possível compará-los e escolher o mais adequado.

6 Análise de Algoritmos Não há como comparar algoritmos, utilizando máquinas/tecnologias diferentes. Ao invés de escolher uma máquina em particular: A ideia é analisar o algoritmo utilizando um modelo matemático de computação. Modelo utilizado: Máquina de Acesso Aleatório (Random Acess Machine- RAM ) Único processador, com instruções executadas uma após a outro, sem concorrência; Primitivas/Operações Básicas: Soma, subtração, multiplicação, divisão, movimentação de dados, desvios, etc; A execução de qualquer primitiva leva uma unidade de tempo.

7 Função de Complexidade Para medir o custo de execução de um algoritmo é comum definir uma função de custo ou função de complexidade f(n) que mede o tempo necessário para executar um algoritmo em um problema de tamanho n. Observação: A complexidade de tempo na realidade não representa tempo diretamente, mas o número de vezes que determinada operação considerada relevante é executada. Função de complexidade de espaço f(n) mede a memória necessária para executar um algoritmo em um problema de tamanho n.

8 Comportamento Assintótico de Funções O parâmetro n fornece uma medida da dificuldade para se resolver o problema. Para valores suficientemente pequenos de n, qualquer algoritmo custa pouco para ser executado, mesmo os ineficientes, então a escolha do algoritmo não é um problema crítico para problemas de tamanho pequeno. Logo, a análise de algoritmos é realizada para valores grandes de n. Estuda-se o comportamento assintótico das funções de custo (comportamento de suas funções de custo para valores grandes de n). O comportamento assintótico de f(n) representa o limite do comportamento do custo quando n cresce.

9 Principais Classes de Funções de Custo Classe do tipo f(n) = C(1) - Constante Classe do tipo f(n) = log n - Logarítmica Classe do tipo f(n) = n - Linear Classe do tipo f(n) = n. log n - Logarítmica Classe do tipo f(n) = n 2 - Quadrática Classe do tipo f(n) = n 3 - Cúbica Classe do tipo f(n) = 2 n - Exponencial Classe do tipo f(n) = n! - Exponencial

10 Principais Classes de Funções de Custo O ideal seria que as operações de estruturas de dados executassem com tempos de execução proporcional as funções constante ou logarítmica. Seria desejável que os algoritmos executassem em tempo linear ou n.log(n). Algoritmos com tempos de execução quadráticos ou cúbicos são pouco práticos. Algoritmos com tempos de execução exponenciais são impraticáveis a não ser para pequenas entradas. Escala de Complexidade Melhor Pior

11 Principais Classes de Funções de Custo

12 Análise da Complexidade de um Algoritmo Vamos tentar determinar o tempo de execução ( ou a complexidade de tempo do algoritmo) de alguns algoritmos simples em função do tamanho da entrada (n). Para os problemas analisados vamos usar como tamanho de entrada a dimensão do vetor e ignorar os valores dos seus elementos ( modelo RAM). A complexidade de tempo de um algoritmo é o número de instruções básicas ( operações elementares ou primitivas) que executa a partir de uma entrada.

13 Análise da Complexidade local de um Algoritmo A análise é realizada para cada linha do algoritmo contabilizando o número de operações primitivas. Essa análise nos fornece uma função matemática expressando o total de operações com base no tamanho do problema (n) e o custo (constante) de cada operação.

14 Análise da Complexidade de um Algoritmo Algoritmo para somar os n elementos de um vetor Sentenças Passos Frequência Total de Passos Algoritmo Soma (a[], n) 0-0 { 0-0 int i, s =0; for i=1 to n do 1 n +1 n +1 s=s+a[i]; 1 n n return s; } 0-0 Total 4 2n + 3 Analisando o código acima, vemos que uma clássica repetição linear. A complexidade de tempo do algoritmo para um vetor de tamanho n é de O( n );

15 Análise da Complexidade de um Algoritmo Algoritmo para somar de duas matrizes Sentenças Passos Frequência Total de Passos Algoritmo Soma (a[ ][ ], b[ ] [ ], c[ ] [ ], m, n) 0-0 { 0-0 int i,j; 1-1 for i=1 to m do 1 m=1 m +1 for j=1 to n do 1 m ( n +1) mn +m c[i][j] = a[i][j] + b[i][j]; 1 m n mn } 0-0 Total 4 2mn + 2m +2 Na expressão mn se substituirmos m pelo n temos nn = n 2. Portanto a complexidade de tempo do algoritmo é de O( n 2 ).

16 Análise da Complexidade de um Algoritmo A constante c k representa o custo ( tempo) de cada execução da linha k. Vamos denotar por t j o número de vezes que o teste no laço enquanto na linha 5 é feito para aquele valor de j.

17 Análise da Complexidade de um Algoritmo A constante c k representa o custo ( tempo) de cada execução da linha k. Vamos denotar por t j o número de vezes que o teste no laço enquanto na linha 5 é feito para aquele valor de j.

18 Análise da Complexidade de um Algoritmo Logo, o tempo total de execução T(n) do algoritmo é a soma dos tempos de execução de cada uma das suas linhas, ou seja: Como se vê, entradas de tamanho igual podem apresentar tempos de execução diferentes já que o valor de T(n) depende dos valores dos t j.

19 Análise da Complexidade de um Algoritmo Diferentes Análises: Pior Caso: Tempo máximo de execução para qualquer entrada Melhor Caso: Resultado do menor tempo possível Caso Médio: Tempo médio para qualquer entrada possível. - Pode ser necessário conhecer distribuição estatística dos dados de entrada ( aleatória, Gaussiana, crescente, agrupada,...)

20 Análise da Complexidade no melhor caso O melhor caso para o algoritmo de ordenação por inserção ocorre quando vetor A já está ordenado. Para j=2,...n, temos A[i] <= chave na linha 5 quando i=j-1. Assim t j =1 para j=2,...,n. Logo: Este tempo de execução é da forma a a + b para constantes a e b que dependem apenas dos c j. Portanto, no melhor caso, o tempo de execução é uma função linear no tamanho da entrada

21 Análise da Complexidade no pior caso Quando o vetor A está em ordem decrescente, ocorre o pior caso para o algoritmo de ordenação por inserção. Para inserir a chave em A[1...j-1], temos que comparála com todos os elementos neste subvetor, sendo assim t j =j para j=2,...,n. Lembre-se que: Temos então que:

22 Análise Assintótica Na maioria das vezes o estudo da complexidade de algoritmos é concentrado na análise do pior caso,e no comportamento assintótico dos algoritmos. O algoritmo de ordenação por inserção temo como complexidade ( de pior caso ) uma função quadrática an 2 + bn +c, onde a, b, c são constantes absolutas que dependem apenas dos custos c j. O estudo assintótico nos permite desprezar os valores destas constantes.

23 Limite assintótico superior O ( big O ) ( Ozão )

24 Notação Assintótica Baseada em conjuntos e aplicada a funções: Abuso da Notação (comum e aceitável) f(n) = O( g(n) ) Indica que uma função f(n) é um membro do conjunto de O( g(n) )

25 Notação O - Propriedades

26 Limite assintótico superior o ( Ózinho )

27 Limite assintótico inferior Ω ( big Ômega )

28 Limite assintótico superior ω ( Ômegazinho )

29 Limite assintótico restrito ϴ ( Theta )

30 Notação assintótica: resumo

31 Notação assintótica: analogia Comparação assintótica de duas funções f e g e a comparação de dois números reais a e b:

32 Propriedades das classes:

33 Propriedades das classes:

34 Bibliografia da apresentação: ZIVIANI, N. Projeto de Algoritmos com implementações em Pascal e C. 2ª edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. Disponível em Goodrich, Michael e Tamassia, Roberto - Estrura de dados e algorítmos em Java 4 ed. Porto Alegre - Bookrnan

Teoria da Computação Aula 8 Noções de Complexidade

Teoria da Computação Aula 8 Noções de Complexidade Teoria da Computação Aula 8 Noções de Complexidade Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Motivação: Por que estudar algoritmos? Perguntas: - Por que estudar algoritmos se os computadores

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos Aula 01 Complexidade de Algoritmos Edirlei Soares de Lima O que é um algoritmo? Um conjunto de instruções executáveis para resolver um problema (são

Leia mais

Elementos de Análise Assintótica

Elementos de Análise Assintótica Elementos de Análise Assintótica Marcelo Keese Albertini Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 23 de Março de 2018 Aula de hoje Nesta aula veremos: Elementos de Análise Assintótica

Leia mais

Complexidade de algoritmos Notação Big-O

Complexidade de algoritmos Notação Big-O Complexidade de algoritmos Notação Big-O Prof. Byron Leite Prof. Tiago Massoni Engenharia da Computação Poli - UPE Motivação O projeto de algoritmos é influenciado pelo estudo de seus comportamentos Problema

Leia mais

BC1424 Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05 Custos de um algoritmo e funções de complexidade

BC1424 Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05 Custos de um algoritmo e funções de complexidade BC1424 Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05 Custos de um algoritmo e funções de complexidade Prof. Jesús P. Mena-Chalco 1Q-2016 1 1995 2015 2 Custo de um algoritmo e funções de complexidade Introdução

Leia mais

Teoria da Computação. Aula 3 Comportamento Assintótico 5COP096. Aula 3 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior. Sylvio Barbon Jr

Teoria da Computação. Aula 3 Comportamento Assintótico 5COP096. Aula 3 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior. Sylvio Barbon Jr 5COP096 Teoria da Computação Aula 3 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior 1 Sumário 1) Exercícios Medida de Tempo de Execução. 2) Comportamento Assintótico de Funções. 3) Exercícios sobre Comportamento Assintótico

Leia mais

CT-234. Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches

CT-234. Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural. Carlos Alberto Alonso Sanches CT-234 Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos e Complexidade Estrutural Carlos Alberto Alonso Sanches Bibliografia T.H. Cormen, C.E. Leiserson and R.L. Rivest Introduction to algorithms R. Sedgewick

Leia mais

01 Análise de Algoritmos (parte 2) SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II

01 Análise de Algoritmos (parte 2) SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II 01 Análise de Algoritmos (parte 2) SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2010/2 Moacir

Leia mais

MCTA028 Programação Estruturada Aula 19 Custos de um algoritmo e funções de complexidade

MCTA028 Programação Estruturada Aula 19 Custos de um algoritmo e funções de complexidade MCTA028 Programação Estruturada Aula 19 Custos de um algoritmo e funções de complexidade Prof. Jesús P. Mena-Chalco 3Q-2017 1 0 A = n-1... 2 0 A = n-1... - O programa funciona (está correto)? - Como medir/mensurar

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos O que é um algoritmo? Sequência bem definida e finita de cálculos que, para um dado valor de entrada, retorna uma saída desejada/esperada. Na computação: Uma descrição de como

Leia mais

Análise e Projeto de Algoritmos

Análise e Projeto de Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos Mestrado em Ciência da Computação Prof. Dr. Aparecido Nilceu Marana Faculdade de Ciências I think the design of efficient algorithms is somehow the core of computer science.

Leia mais

Análise de Algoritmos Estrutura de Dados II

Análise de Algoritmos Estrutura de Dados II Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde Departamento de Computação Análise de Algoritmos Estrutura de Dados II COM10078 - Estrutura de Dados II Prof. Marcelo Otone Aguiar marcelo.aguiar@ufes.br

Leia mais

Análise de Algoritmos. Prof. Sérgio Carlos Portari Júnior

Análise de Algoritmos. Prof. Sérgio Carlos Portari Júnior Análise de Algoritmos Prof. Sérgio Carlos Portari Júnior 2016 Plano de Ensino EMENTA: Desenvolvimento de Algoritmos. Medidas de Complexidade. Estratégias Básicas. Divisão e Conquista. Método Guloso. Programação

Leia mais

ESTRUTURAS DE DADOS prof. Alexandre César Muniz de Oliveira

ESTRUTURAS DE DADOS prof. Alexandre César Muniz de Oliveira ESTRUTURAS DE DADOS prof. Alexandre César Muniz de Oliveira 1. Introdução 2. Pilhas 3. Filas 4. Listas 5. Árvores 6. Grafos 7. Complexidade 8. Ordenação 9. Busca Sugestão bibliográfica: ESTRUTURAS DE DADOS

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Medida do Tempo de Execução de um Programa David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Medida do Tempo de Execução de um Programa O projeto de algoritmos é fortemente influenciado pelo

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Algoritmos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais harison@pucpcaldas.br 26 de Maio de 2017 Sumário A complexidade no desempenho de Quando utilizamos uma máquina boa, ela tende a ter

Leia mais

Algoritmo. Exemplo. Definição. Programação de Computadores Comparando Algoritmos. Alan de Freitas

Algoritmo. Exemplo. Definição. Programação de Computadores Comparando Algoritmos. Alan de Freitas Algoritmos Programação de Computadores Comparando Algoritmos Um algoritmo é um procedimento de passos para cálculos. Este procedimento é composto de instruções que definem uma função Até o momento, vimos

Leia mais

Comportamento Assintótico. Algoritmos e Estruturas de Dados Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io)

Comportamento Assintótico. Algoritmos e Estruturas de Dados Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) Comportamento Assintótico Algoritmos e Estruturas de Dados 2 2017-1 Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) 1 Até Agora Falamos de complexidade de algoritmos com base no número de passos Vamos generalizar

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação II

Introdução à Ciência da Computação II Introdução à Ciência da Computação II Análise de Algoritmos: Parte I Prof. Ricardo J. G. B. Campello Este material consiste de adaptações e extensões de slides disponíveis em http://ww3.datastructures.net

Leia mais

MCTA028 Programação Estruturada Aula 20 Exercícios de custos de um algoritmo

MCTA028 Programação Estruturada Aula 20 Exercícios de custos de um algoritmo MCTA028 Programação Estruturada Aula 20 Exercícios de custos de um algoritmo Prof. Jesús P. Mena-Chalco Q-2017 1 Estudo de algoritmos O projeto de algoritmos é influenciado pelo estudo de seus comportamentos.

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos Parte 1 Prof. Túlio Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC202 Aula 04 Algoritmos e Estruturas de Dados I Qual a diferença entre um algoritmo e um programa? Como escolher o algoritmo

Leia mais

Complexidade de Tempo e Espaço

Complexidade de Tempo e Espaço Complexidade de Tempo e Espaço Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Complexidade de Tempo e Espaço junho - 2018 1 / 43 Este material é preparado usando

Leia mais

Teoria da computabilidade Indecidíveis Decidíveis

Teoria da computabilidade Indecidíveis Decidíveis Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Algoritmos e Estruturas de Dados I Professor: Mário Luiz Rodrigues Oliveira Teoria da computabilidade Indecidíveis Decidíveis Teoria da complexidade Intratáveis:

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos 60 Desempenho 50 40 30 20 Algoritmo1 Algoritmo2 Algoritmo3 10 0 Complexidade de Algoritmos INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Demétrios Coutinho C a m p u s P a u d o s F e r r o s D i s c i p l i n a d e A l g

Leia mais

03 Análise de Algoritmos (parte 3) SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II

03 Análise de Algoritmos (parte 3) SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II 03 Análise de Algoritmos (parte 3) SCC201/501 - Introdução à Ciência de Computação II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2010/2 Moacir

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa. Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP

Medida do Tempo de Execução de um Programa. Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP Medida do Tempo de Execução de um Programa Bruno Hott Algoritmos e Estruturas de Dados I DECSI UFOP Medida do Tempo de Execução de um Programa O projeto de algoritmos é fortemente influenciado pelo estudo

Leia mais

Análise de Complexidade de Algoritmos. mario alexandre gazziro

Análise de Complexidade de Algoritmos. mario alexandre gazziro Análise de Complexidade de Algoritmos mario alexandre gazziro Definição A complexidade de um algoritmo consiste na quantidade de esforço computacional necessária para sua execução. Esse esforço é expresso

Leia mais

Análise de algoritmos

Análise de algoritmos Análise de algoritmos SCE-181 Introdução à Ciência da Computação II Alneu Lopes Thiago A. S. Pardo 1 Algoritmo Noção geral: conjunto de instruções que devem ser seguidas para solucionar um determinado

Leia mais

Aula 1. Teoria da Computação III

Aula 1. Teoria da Computação III Aula 1 Teoria da Computação III Complexidade de Algoritmos Um problema pode ser resolvido através de diversos algoritmos; O fato de um algoritmo resolver um dado problema não significa que seja aceitável

Leia mais

Breve Introdução à Complexidade Assintótica de Algoritmos Letícia Rodrigues Bueno

Breve Introdução à Complexidade Assintótica de Algoritmos Letícia Rodrigues Bueno Breve Introdução à Complexidade Assintótica de Algoritmos Letícia Rodrigues Bueno Introdução Objetivo: possibilitar medir eficiência de algoritmos; Introdução Objetivo: possibilitar medir eficiência de

Leia mais

Complexidade Assintótica de Programas Letícia Rodrigues Bueno

Complexidade Assintótica de Programas Letícia Rodrigues Bueno Complexidade Assintótica de Programas Letícia Rodrigues Bueno Análise de Algoritmos 1. Introdução; Análise de Algoritmos 1. Introdução; 2. Conceitos básicos; Análise de Algoritmos 1. Introdução; 2. Conceitos

Leia mais

Preliminares. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto

Preliminares. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto Preliminares Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2016 Algoritmos Definição - Skiena Algoritmo é a ideia por trás dos programas de computador. É aquilo que permanece igual se o programa

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos CLRS 2.2 e 3.1 AU 3.3, 3.4 e 3.6 Essas transparências foram adaptadas das transparências do Prof. Paulo Feofiloff e do Prof. José Coelho de Pina. Algoritmos p. 1 Intuitivamente...

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos Estes slides são adaptações de slides do Prof. Paulo Feofiloff e do Prof. José Coelho de Pina. Algoritmos p. 1 Introdução CLRS 2.2 e 3.1 AU 3.3, 3.4 e 3.6 Essas transparências foram

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos A. G. Silva Baseado nos materiais de Souza, Silva, Lee, Rezende, Miyazawa Unicamp Ribeiro FCUP 18 de agosto de 2017 Conteúdo programático Introdução (4 horas/aula) Notação

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 06 Custos de um algoritmo

Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 06 Custos de um algoritmo Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 06 Custos de um algoritmo Prof. Jesús P. Mena-Chalco 1Q-2019 1 lista 3 7-2 6 NULL Node *Busca(int x, Node *lista) { while (lista!=null && lista->data!=x) lista =

Leia mais

Análise de algoritmos. Parte I

Análise de algoritmos. Parte I Análise de algoritmos Parte I 1 Recursos usados por um algoritmo Uma vez que um procedimento está pronto/disponível, é importante determinar os recursos necessários para sua execução Tempo Memória Qual

Leia mais

ANÁLISE DE COMPLEXIDADE DOS ALGORITMOS

ANÁLISE DE COMPLEXIDADE DOS ALGORITMOS 1/18 ANÁLISE DE COMPLEXIDADE DOS ALGORITMOS Algoritmos 2/18 Algoritmos Algoritmo - sequência de instruções necessárias para a resolução de um problema bem formulado (passíveis de implementação em computador)

Leia mais

ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 3

ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 3 ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 3 Prof. André Backes 2 A notação grande-o é a forma mais conhecida e utilizada de análise Complexidade do nosso algoritmo no pior caso Seja de tempo ou de espaço É o caso mais

Leia mais

Construção de Algoritmos II Aula 06

Construção de Algoritmos II Aula 06 exatasfepi.com.br Construção de Algoritmos II Aula 06 André Luís Duarte Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Salmos 90:4 Recursividade e complexidade

Leia mais

Análise de complexidade

Análise de complexidade Introdução Algoritmo: sequência de instruções necessárias para a resolução de um problema bem formulado (passíveis de implementação em computador) Estratégia: especificar (definir propriedades) arquitectura

Leia mais

BCC202 - Estrutura de Dados I

BCC202 - Estrutura de Dados I BCC202 - Estrutura de Dados I Aula 06: Análise de Algoritmos (Parte 3) Reinaldo Fortes Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP Departamento de Ciência da Computação, DECOM Website: www.decom.ufop.br/reifortes

Leia mais

Técnicas de Projeto de Algoritmos

Técnicas de Projeto de Algoritmos UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE Pesquisa e Ordenação Técnicas de Projeto de Algoritmos Material disponível para download em: www.profvaniacristina.com Profa. Vânia Cristina de Souza Pereira 03 _ Material

Leia mais

5. Análise de Complexidade de Algoritmos. João Pascoal Faria (versão original) Ana Paula Rocha (versão 2003/2004) Luís Paulo Reis (versão 2005/2006)

5. Análise de Complexidade de Algoritmos. João Pascoal Faria (versão original) Ana Paula Rocha (versão 2003/2004) Luís Paulo Reis (versão 2005/2006) 5. Análise de Complexidade de Algoritmos João Pascoal Faria (versão original) Ana Paula Rocha (versão 2003/2004) Luís Paulo Reis (versão 2005/2006) FEUP - MIEEC Prog 2-2006/2007 Introdução Algoritmo: conjunto

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas

Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Alfenas Projeto e Análise de Algoritmos Aula 06 Notação O humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Tempo de execução (ms) Última aula teórica Análise experimental 45 40 35 30 25 20 15 10 5

Leia mais

PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS (LEII) Universidade da Beira Interior, Departamento de Informática Hugo Pedro Proença, 2016/2017

PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS (LEII) Universidade da Beira Interior, Departamento de Informática Hugo Pedro Proença, 2016/2017 PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS (LEII) Universidade da Beira Interior, Departamento de Informática Hugo Pedro Proença, 2016/2017 Resumo Complexidade Computacional Problemas Instâncias Algoritmos n Número de Passos

Leia mais

Quick Sort. Considerações Sobre Algoritmos de Ordenação. Estagiário PAE: Jesimar da S. Arantes Professor: ClaudioQuick F. M.

Quick Sort. Considerações Sobre Algoritmos de Ordenação. Estagiário PAE: Jesimar da S. Arantes Professor: ClaudioQuick F. M. Quick Sort Considerações Sobre Algoritmos de Ordenação Estagiário PAE: Jesimar da S. Arantes Professor: Claudio F. M. Toledo 27 de Setembro de 2017 Estagiário PAE: Jesimar da S. Arantes Professor: ClaudioQuick

Leia mais

Análise de algoritmos. Parte I

Análise de algoritmos. Parte I Análise de algoritmos Parte I 1 Procedimento X Algoritmo Procedimento: sequência finita de instruções, que são operações claramente descritas, e que podem ser executadas mecanicamente, em tempo finito.

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos! Uma característica importante de qualquer algoritmo é seu tempo de execução! é possível determiná-lo através de métodos empíricos, considerando-se entradas diversas! é também

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada.

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Grafos e Algoritmos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro.

Leia mais

Estruturas de Dados Algoritmos

Estruturas de Dados Algoritmos Estruturas de Dados Algoritmos Prof. Eduardo Alchieri Algoritmos (definição) Sequência finita de instruções para executar uma tarefa Bem definidas e não ambíguas Executáveis com uma quantidade de esforço

Leia mais

Área que visa determinar a complexidade (custo) de um algoritmo, com isso é possível:

Área que visa determinar a complexidade (custo) de um algoritmo, com isso é possível: Área que visa determinar a complexidade (custo) de um algoritmo, com isso é possível: Comparar algoritmos: existem algoritmos que resolvem o mesmo tipo de problema. Determinar se o algoritmo é ótimo :

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 7

Teoria dos Grafos Aula 7 Teoria dos Grafos Aula 7 Aula passada Implementação BFS DFS, implementação Complexidade Aplicações Aula de hoje Classe de funções e notação Propriedades da notação Funções usuais Tempo de execução Comparando

Leia mais

Análise de algoritmos

Análise de algoritmos Análise de algoritmos Introdução à Ciência da Computação 2 Baseado nos slides do Prof. Thiago A. S. Pardo Algoritmo Noção geral: conjunto de instruções que devem ser seguidas para solucionar um determinado

Leia mais

ALGORITMOS AVANÇADOS UNIDADE I Análise de Algoritmo - Notação O. Luiz Leão

ALGORITMOS AVANÇADOS UNIDADE I Análise de Algoritmo - Notação O. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 - Algoritmo 1.2 - Estrutura de Dados 1.2.1 - Revisão de Programas em C++ envolvendo Vetores, Matrizes, Ponteiros, Registros

Leia mais

GBC015: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Teoria de Algoritmos: Complexidade

GBC015: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Teoria de Algoritmos: Complexidade GBC015: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Teoria de Algoritmos: Complexidade Ilmério Reis da Silva ilmerio@ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/icc UFU/FACOM/BCC Introdução Antes de executar um programa é

Leia mais

É interessante comparar algoritmos para valores grandes de n. Para valores pequenos de n, mesmo um algoritmo ineficiente não custa muito para ser

É interessante comparar algoritmos para valores grandes de n. Para valores pequenos de n, mesmo um algoritmo ineficiente não custa muito para ser É interessante comparar algoritmos para valores grandes de n. Para valores pequenos de n, mesmo um algoritmo ineficiente não custa muito para ser executado 1 Fazendo estimativas e simplificações... O número

Leia mais

Classificação e Pesquisa Aula 6 Métodos de Ordenação: ShellSort e QuickSort. Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Classificação e Pesquisa Aula 6 Métodos de Ordenação: ShellSort e QuickSort. Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Classificação e Pesquisa Aula 6 Métodos de Ordenação: ShellSort e QuickSort Prof. Esp. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Plano de Ensino e Aprendizagem ( PEA) Algoritmo ShellSort Proposto por

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação II

Introdução à Ciência da Computação II Introdução à Ciência da Computação II 2semestre/200 Prof Alneu de Andrade Lopes Apresentação com material gentilmente cedido pelas profas Renata Pontin Mattos Fortes http://wwwicmcuspbr/~renata e Graça

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR

Medida do Tempo de Execução de um Programa. David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Medida do Tempo de Execução de um Programa David Menotti Algoritmos e Estruturas de Dados II DInf UFPR Classes de Comportamento Assintótico Se f é uma função de complexidade para um algoritmo F, então

Leia mais

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas Complexidade de Algoritmos 2012 DI, PUC-Rio Estruturas de Dados Avançadas 2012.2 1 Introdução Complexidade computacional Termo criado por Hartmanis e Stearns (1965)

Leia mais

Módulo 7. Complexidade de Algoritmos. Algoritmos e Estruturas de Dados II C++ Rone Ilídio

Módulo 7. Complexidade de Algoritmos. Algoritmos e Estruturas de Dados II C++ Rone Ilídio Módulo 7 Complexidade de Algoritmos Algoritmos e Estruturas de Dados II C++ Rone Ilídio Tempo de execução de um programa Qual algoritm executará mais rápido? int main(){ SYSTEMTIME inicio,fim; GetSystemTime(&inicio);

Leia mais

Limite assintótico para a ordenação, Ordenação em tempo linear

Limite assintótico para a ordenação, Ordenação em tempo linear Algoritmos e Estruturas de Dados I Limite assintótico para a ordenação, Ordenação em tempo linear Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 1Q-2017 1 Ordenação Ordenar corresponde ao processo

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções. Prof. Ariel da Silva Dias -

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções. Prof. Ariel da Silva Dias - Professor Ariel da Silva Dias Algoritmo e Contagem de Instruções 1 Um algoritmo pode ser visto como uma sequência de ações executáveis para a obtenção de uma solução para um determinado tipo de problema.

Leia mais

Análise de Complexidade de Algoritmos

Análise de Complexidade de Algoritmos Análise de Complexidade de Algoritmos Algoritmos e Estruturas de Dados 2009/2010 Introdução Algoritmo: conjunto claramente especificado de instruções a seguir para resolver um problema Análise de algoritmos:

Leia mais

Medida do Tempo de Execução de um Programa

Medida do Tempo de Execução de um Programa Medida do Tempo de Execução de um Programa Livro Projeto de Algoritmos Nívio Ziviani Capítulo 1 Seção 1.3.1 http://www2.dcc.ufmg.br/livros/algoritmos/ Comportamento Assintótico de Funções O parâmetro n

Leia mais

1 a Lista de Exercícios

1 a Lista de Exercícios Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Projeto e Análise de Algoritmos - 1 o semestre de 2010 Professor: David Menotti

Leia mais

Aula 02: Custos de um algoritmo e funções de complexidade

Aula 02: Custos de um algoritmo e funções de complexidade MCTA028 Programação Estruturada Aula 02: Custos de um algoritmo e funções de complexidade Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 3Q-20106 1 Linguagem C: Tipos de dados 2 Linguagem C: Tipos

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos Parte 3 Prof. Túlio Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC202 Aula 06 Algoritmos e Estruturas de Dados I Como escolher o algoritmo mais adequado para uma situação? (continuação) Exercício

Leia mais

Classes, Herança e Interfaces

Classes, Herança e Interfaces Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH-USP ACH2002 Introdução à Ciência da Computação II Professor: Delano Medeiros Beder revisada pelo professor: Luciano Digiampietri EACH Segundo Semestre de 2011

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto e Análise de Algoritmos Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima Por que Estudar Algoritmos? Razões Práticas e Teóricas: Devemos conhecer um conjunto de algoritmos

Leia mais

Análise e Complexidade de Algoritmos

Análise e Complexidade de Algoritmos Análise e Complexidade de Algoritmos Professor Ariel da Silva Dias Introdução Apresentação Professor Professor Ariel Dias Apresentação Disciplina O que veremos? www.arieldias.com BlackBoard Apresentação

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude Prof. Humberto Brandão humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Universidade Federal de Alfenas versão da aula: 0.4 Introdução Problemas intratáveis ou difíceis são comuns

Leia mais

Estrutura de Dados. Plano de Ensino. Vilson Heck Junior. Campus Lages. Instituto Federal de Santa Catarina

Estrutura de Dados. Plano de Ensino. Vilson Heck Junior. Campus Lages. Instituto Federal de Santa Catarina Estrutura de Dados Plano de Ensino Vilson Heck Junior Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Sumário 1 Sumário 2 Plano de Ensino Competências, Habilidades e Atitudes Bases Tecnológicas Instrumentos

Leia mais

7. Introdução à Complexidade de Algoritmos

7. Introdução à Complexidade de Algoritmos 7. Introdução à Complexidade de Algoritmos Fernando Silva DCC-FCUP Estruturas de Dados Fernando Silva (DCC-FCUP) 7. Introdução à Complexidade de Algoritmos Estruturas de Dados 1 / 1 Análise de Algoritmos

Leia mais

Análise de algoritmos Parte I

Análise de algoritmos Parte I Parte I SCE-8 Introdução à Ciência da Computação II Rosane Minghim Algoritmo Noção geral: conjunto de instruções que devem ser seguidas para solucionar um determinado problema Cormen et al. (2002) Qualquer

Leia mais

Algoritmos 3/17/ Algoritmos como área de estudo e investigação

Algoritmos 3/17/ Algoritmos como área de estudo e investigação Algoritmos e Complexidade Ana Teresa Freitas INESC-ID/IST ID/IST 3/17/2005 1 O que é um algoritmo? Algoritmos: Sequência de instruções necessárias para a resolução de um problema bem formulado [passíveis

Leia mais

CES-11. Noções de complexidade de algoritmos. Complexidade de algoritmos. Avaliação do tempo de execução. Razão de crescimento desse tempo.

CES-11. Noções de complexidade de algoritmos. Complexidade de algoritmos. Avaliação do tempo de execução. Razão de crescimento desse tempo. CES-11 Noções de complexidade de algoritmos Complexidade de algoritmos Avaliação do tempo de execução Razão de crescimento desse tempo Notação O Exercícios COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS Importância de análise

Leia mais

Melhores momentos AULA 1. Algoritmos p.38/86

Melhores momentos AULA 1. Algoritmos p.38/86 Melhores momentos AULA 1 Algoritmos p.38/86 Definições x := inteiro i tal que i x < i + 1 x := inteiro j tal que j 1 < x j Exercício A1.B Mostre que n 1 2 n 2 n 2 e n 2 n 2 n + 1 2 para qualquer inteiro

Leia mais

Quantidade de memória necessária

Quantidade de memória necessária Tempo de processamento Um algoritmo que realiza uma tarefa em 10 horas é melhor que outro que realiza em 10 dias Quantidade de memória necessária Um algoritmo que usa 1MB de memória RAM é melhor que outro

Leia mais

Nem todos os problemas algorítmicos que podem ser resolvidos em princípio podem ser resolvidos na prática: os recursos computacionais requeridos

Nem todos os problemas algorítmicos que podem ser resolvidos em princípio podem ser resolvidos na prática: os recursos computacionais requeridos Nem todos os problemas algorítmicos que podem ser resolvidos em princípio podem ser resolvidos na prática: os recursos computacionais requeridos (tempo ou espaço) podem ser proibitivos. 1 Suponha que duas

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos Definição A Complexidade de um Algoritmo consiste na quantidade de trabalho necessária para a sua execução, expressa em função das operações fundamentais,

Leia mais

COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS

COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS Algoritmos Seqüência de instruções necessárias para a resolução de um problema bem formulado Permite implementação computacional COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS Um algoritmo resolve

Leia mais

4º 20/10/2003. ÍNDICE

4º 20/10/2003. ÍNDICE Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF. Departamento de Ciência da Computação DCC. Curso de Ciência da Computação. Análise e Projeto de Algoritmos 4º período. Filippe Jabour. Atualizado em 20/10/2003.

Leia mais

Aula 19: Métodos eficientes de ordenação

Aula 19: Métodos eficientes de ordenação Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 19: Métodos eficientes de ordenação (Merge sort e Quick sort) Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 1Q-2019 1 Intercalando 2 vetores ordenados 2 Intercalando

Leia mais

Análise e Projeto de Algoritmos

Análise e Projeto de Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos Prof. Eduardo Barrére www.ufjf.br/pgcc www.dcc.ufjf.br eduardo.barrere@ice.ufjf.br www.barrere.ufjf.br Consumo de tempo assintótico Seja A um algoritmo para um problema

Leia mais

Métodos de Ordenação Parte 4

Métodos de Ordenação Parte 4 Métodos de Ordenação Parte 4 Introdução à Ciência de Computação II Prof. Diego Raphael Amancio Baseado no material do Prof. Rudinei Goularte e Prof. Thiago A. S. Pardo 1 Ordenação por Intercalação Revisando...

Leia mais

Algoritmos Avançados Análise de Complexidade

Algoritmos Avançados Análise de Complexidade CCAE Centro de Ciências Aplicadas e Educação UFPB - Campus IV - Litoral Norte Algoritmos Avançados Análise de Complexidade COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS Definição: A Complexidade de um Algoritmo consiste

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Tiago Eugenio de Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Tiago Eugenio de Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Tiago Eugenio de Melo tmelo@uea.edu.br www.tiagodemelo.info Observações O conteúdo dessa aula é parcialmente proveniente do Capítulo 11 do livro Fundamentals of

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos ACH2002 - Introdução à Ciência da Computação II Delano M. Beder Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) Universidade de São Paulo dbeder@usp.br 08/2008 Material baseado

Leia mais

Ordenação por Intercalação Métodos de Ordenação Parte 4

Ordenação por Intercalação Métodos de Ordenação Parte 4 Ordenação por Intercalação Métodos de Ordenação Parte 4 SCC-601 Introdução à Ciência da Computação II Rosane Minghim 2010 Revisando... Também chamado merge-sort Idéia básica: dividir para conquistar Um

Leia mais

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas

INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas INF 1010 Estruturas de Dados Avançadas Complexidade de Algoritmos 1 Introdução Complexidade computacional Termo criado por Juris Hartmanis e Richard Stearns (1965) Relação entre o tamanho do problema e

Leia mais

Análise de Algoritmos

Análise de Algoritmos Análise de Algoritmos Aula 04 Prof. Fernando Freitas Classes de Comportamento Assintótico Se f é uma função de complexidade para um algoritmo F, então O(f) é considerada a complexidade assintótica ou o

Leia mais

Análise e Projeto de Algoritmos

Análise e Projeto de Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Análise e Projeto de Algoritmos junho - 2018 1 / 40 Este material é preparado

Leia mais

BCC202 - Estrutura de Dados I

BCC202 - Estrutura de Dados I BCC202 - Estrutura de Dados I Aula 05: Análise de Algoritmos (Parte 2) ASN Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP Departamento de Computação, DECOM Material elaborado com base nos slides do Prof. Reinaldo

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica. Prof. Humberto Brandão

Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica. Prof. Humberto Brandão Projeto e Análise de Algoritmos Projeto de Algoritmos Programação Dinâmica Prof. Humberto Brandão humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Universidade Federal de Alfenas versão da aula: 0.3 Programação Dinâmica

Leia mais

Ordenação. Prof. Jonas Potros

Ordenação. Prof. Jonas Potros Ordenação Prof. Jonas Potros Conceitos Básicos Ordenar: processo de rearranjar um conjunto de objetos em uma ordem ascendente ou descendente. A ordenação visa facilitar a recuperação posterior de itens

Leia mais

2. Complexidade de Algoritmos

2. Complexidade de Algoritmos Introdução à Computação II 5952011 2. Complexidade de Algoritmos Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 2.1. Introdução 2.1.1. Revisão de Pseudo-Código 2.1.2.

Leia mais

ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 1. Prof. André Backes. Como resolver um problema no computador? Precisamos descrevê-lo de uma forma clara e precisa

ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 1. Prof. André Backes. Como resolver um problema no computador? Precisamos descrevê-lo de uma forma clara e precisa ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 1 Prof. André Backes Algoritmos 2 Como resolver um problema no computador? Precisamos descrevê-lo de uma forma clara e precisa Precisamos escrever o seu algoritmo Um algoritmo

Leia mais

Comportamento assintótico

Comportamento assintótico ANÁLISE DE ALGORITMOS: PARTE 2 Prof. André Backes 2 Na última aula, vimos que o custo para o algoritmo abaixo é dado pela função f(n) = 4n + 3 1 3 Essa é a função de complexidade de tempo Nos dá uma ideia

Leia mais