a) Recorte e organize cronologicamente as figuras abaixo. Homem domesticando e criando animais. Homem agricultor e criador de animais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a) Recorte e organize cronologicamente as figuras abaixo. Homem domesticando e criando animais. Homem agricultor e criador de animais."

Transcrição

1 Os seres vivos e o ambiente Atividade 1 Texto em figuras a) Recorte e organize cronologicamente as figuras abaixo. Homem domesticando e criando animais. Homem agricultor e criador de animais. Homem protegendo o rebanho dos predadores. Homem colhendo frutos, folhas e raízes para comer (homem primitivo). Homem cultivando sementes e esperando que elas cresçam para colher. Homem primitivo caçando para comer. Alex Mathers/Istockphoto Peter Willems/Istockphoto Roman Dick/Shutterstock Memo Angeles/ Shutterstock Tupungato/Dreamstime Seçil Çokan/ Istockphoto Shane Obrien/Istockphoto Kathy Konkle/Istockphoto Homem destruindo as matas para dar lugar aos pastos e às plantações. Homem protegendo a lavoura dos insetos.

2 Os seres vivos e o ambiente b) Compare a sua ordem com a ordem das figuras abaixo: 1 Memo Angeles/ Shutterstock 2 Seçil Çokan/ Istockphoto Homem primitivo caçando para comer. Homem colhendo frutos, folhas e raízes para comer (homem primitivo). 3 Shane Obrien/Istockphoto 4 Roman Dick/Shutterstock Homem domesticando e criando animais. Homem cultivando sementes e esperando que elas cresçam para colher. 5 Kathy Konkle/Istockphoto 6 Alex Mathers/Istockphoto Homem agricultor e criador de animais. Homem destruindo as matas para dar lugar aos pastos e às plantações. 7 Peter Willems/Istockphoto 8 Tupungato/Dreamstime Homem protegendo a lavoura dos insetos. Homem protegendo o rebanho dos predadores.

3 Os seres vivos e o ambiente c) Tudo certo? Agora cole suas figuras, na ordem correta, na folha a seguir:

4 Os seres vivos e o ambiente d) Escreva as frases das figuras na ordem que você colou e veja como ficou o seu texto. A AÇÃO DO HOMEM AO LONGO DA HISTÓRIA 1. Homem primitivo. 2. Homem colhendo. 3. Homem domesticando. 4. Homem. 5. Homem e) Ligue a figura à sua palavra correta: Shane Obrien/ Istockphoto Kathy Konkle/ Istockphoto Homem cultivando sementes. Homem desmatando. Seçil Çokan/ Istockphoto Homem domesticando animais. Memo Angeles/ Shutterstock Alex Mathers/ Istockphoto Homem agricultor e criador de animais. Homem colhendo frutos. Roman Dick/ Shutterstock Homem primitivo caçando.

5 Relação entre os seres vivos Atividade 2 a) Relações entre os seres vivos. Observe as figuras, leia o texto e pinte bem colorido a palavrinha vazada. Um ser vivo mata o outro ser e alimenta-se dele. Um ser vivo se alimenta à custa de outro ser de outra espécie sem matá-lo. Um ser vivo se alimenta dos restos de comida deixados por outro ser. Um ser vive sobre ou dentro do corpo de outro ser sem prejudicá-lo. As duas espécies são beneficiadas nessa relação e uma não depende da outra para viver. Ocorre entre duas espécies de seres vivos e ambos são beneficiados. Um não sobrevive sem o outro. Ocorre entre seres da mesma espécie. Eles procuram juntos os seus alimentos e defendem o local onde vivem.

6 Relação entre os seres vivos b) Você se lembra das relações entre os seres vivos? Escreva a relação que ocorre entre os seres vivos abaixo: Sociedade Mutualismo Cooperação Inquilinismo Comensalismo Parasitismo Predação a) b) c) d) e) f) g)

7 Relação entre os seres vivos c) Organize as letrinhas e escreva a relação entre os seres vivos que você descobriu: AOÇREPDÃ P OMTUMULISA M DASOCIDEE S ÇCORAÃOPEO C MOCOSMELISAN C IMOQUINLINIS I MOPASIRATIS P

8 Relação entre os seres vivos d) Recorte as três figuras de que você mais gostou: PREDAÇÃO (GALINHA E MINHOCA) PARASITISMO (CACHORRO E PULGA) COMENSALISMO (TUBARÃO E RÊMORA) INQUILINISMO (BROMÉLIA) COOPERAÇÃO (BÚFALO AFRICANO E AVES) MUTUALISMO (CUPIM E MICRORGANISMOS) SOCIEDADE (ABELHAS)

9 Relação entre os seres vivos e) Agora, recorte o conceito relacionado às figuras que você recortou na página anterior: PREDAÇÃO Um ser vivo mata o outro ser e alimenta-se dele. PARASITISMO Um ser vivo se alimenta à custa de outro ser de outra espécie sem matá-lo. COMENSALISMO Um ser vivo se alimenta dos restos de comida deixados por outro ser. INQUILINISMO Um ser vive sobre ou dentro do corpo de outro ser sem prejudicá-lo. COOPERAÇÃO As duas espécies são beneficiadas nessa relação e uma não depende da outra para viver. MUTUALISMO Ocorre entre duas espécies de seres vivos e ambos são beneficiados. Um não sobrevive sem o outro. SOCIEDADE Ocorre entre seres da mesma espécie. Eles procuram juntos os seus alimentos e defendem o local onde vivem.

10 Relação entre os seres vivos f) Por último, vamos montar um painel com as figuras e conceitos que você escolheu. Use a folha-modelo a seguir. Folha-modelo (escreva aqui o título da relação ecológica) (cole aqui o cartão com a figura) (cole aqui o cartão com o conceito)

11 Relação entre os seres vivos g) Observe as figuras e ligue-as ao tipo de relação ecológica que ela pertence. Depois escreva. COOPERAÇÃO MUTUALISMO PARASITISMO PREDAÇÃO SOCIEDADE COMENSALISMO INQUILINISMO

12 Ecossistemas Os ecossistemas são formados pelos SERES VIVOS e pelos SERES NÃO VIVOS de uma região e pelas relações que existem entre eles. a) No desenho abaixo, faça um X nos SERES VIVOS e circule os SERES NÃO VIVOS.

13 Ecossistemas b) Ligue cada desenho ao seu balão correto: Joingate/Shutterstock Seres vivos Klara Viskova/Dreamstime Vectomart/Shutterstock Seres não vivos

14 Ecossistemas c) Recorte os seres abaixo e monte o seu ecossistema na folha de paisagem a seguir.

15 Ecossistemas ECOSSISTEMA

16 Orientações para o professor Dislexia As atividades propostas foram pensadas para facilitar o acompanhamento das aulas pelo aluno disléxico. O aluno disléxico apresenta dificuldade de leitura e de escrita, principalmente, quando há combinação de dislexia com disortografia e disgrafia. As atividades propostas visam a ajudá-lo em relação à separação de sílabas (da relação do todo com as partes); da leitura de textos pela leitura de imagens o que pode facilitar bastante a compreensão que esse aluno terá dos conceitos escolares. Página 118. Leia o texto introdutório do livro didático do aluno como proposto. Assim, o aluno disléxico terá a possibilidade de se situar em relação ao contexto do tópico a ser ministrado. Para que este aluno possa responder efetivamente às perguntas 1 e 2 do livro didático, siga os passos sugeridos pelo material do aluno disléxico, proponha a atividade 1a, um Texto em figuras. Assim, a associação figura/teoria facilitará a compreensão e a fixação do conteúdo. Depois de fazer as atividades, o seu aluno terá fixado o conteúdo de Seres vivos e o ambiente e terá autonomia para responder às perguntas 1 e 2 do livro didático. Texto em figuras Leia os enunciados para seu aluno com dislexia, de forma a facilitar a sua compreensão; Colocar na lousa o seguinte título: A AÇÃO DO HOMEM NA NATUREZA AO LONGO DA HISTÓRIA (para os disléxicos, o ideal é escrever sempre em letras de forma); Disponibilizar a folha de atividade 1a; Pedir para que ele recorte as figuras e as organizem (na carteira) em ordem cronológica, de acordo com o conhecimento prévio do seu aluno; Corrigir a atividade utilizando o texto de resposta disponível na atividade 1b, proposto para o aluno; Verificar a ordem correta de todas as figuras e pedir para que o aluno cole as figuras na folha-modelo, disponível na atividade 1c, formando assim o seu texto em figuras; Pedir para que o aluno reconte o texto feito por ele, observando seu texto em figuras, fixando o conteúdo dado; Disponibilizar a atividade 1d, em que ele se reportará ao texto construído por ele e exercitará a escrita, o que é muito difícil para o aluno com dislexia, mas através dessa atividade ele poderá adquirir a capacidade para a escrita; Para fixar ainda mais, disponibilize a atividade 1e, em que ele fará as relações entre figura e conceito.

17 Orientações para o professor Página 119. Relações entre os seres vivos. Seguir as instruções das atividades sugeridas no livro do professor Atividades prévias, que será de fundamental importância para saber qual o conhecimento prévio do seu aluno disléxico em conjunto com os outros alunos. Páginas 119 a 121. Antes de realizar a leitura das páginas 119 a 121, disponibilizar a atividade 2a para seu aluno disléxico. Esta atividade facilitará a compreensão por parte do aluno dos conceitos abordados nesta unidade, pois o exercício trabalha a conceituação dos temas de forma dinâmica e com auxílio de imagens. Nessa atividade, o aluno terá que pintar as relações entre os seres vivos. Páginas 119 a 121. Para que haja maior compreensão dos conceitos por parte do aluno e para que ocorra a fixação, disponibilize a atividade 2b para seu aluno poder fazer a relação entre os seres vivos e seus conceitos e sanar possíveis dúvidas. Páginas 119 a 121. Disponibilize a atividade 2c para proporcionar ao seu aluno o aprimoramento da forma escrita e para desenvolver a atenção na ordem das letras. Assim, ele terá mais uma oportunidade de apreender a forma escrita, o que é uma grande dificuldade para alunos portadores desta necessidade especial, e de fixar ainda mais os conceitos, pois através da repetição pode ocorrer a fixação. Página 122. As atividades 2d/e/f podem ser pedidas como tarefa. Elas possibilitarão ao aluno uma revisão dos conceitos, assim como um momento de sanar dúvidas e apreender o que foi proposto em sala de aula. São atividades mais lúdicas, o que as torna mais atrativas e motivadoras. Ele terá que montar um painel com as três figuras de que mais gostou, depois relacioná-las a seu tema e conceito. Página 122. A atividade 2g proporcionará ao aluno uma forma de autoavaliação. Peça para que ele faça sozinho, sem olhar nos conceitos anteriores e sem perguntar nada. Este tipo de atividade também desenvolve a autonomia e a autoconfiança do seu aluno com dislexia. Página 123. Para o texto introdutório, disponibilizar para o aluno disléxico as atividades 3a/b. Esses primeiros exercícios propostos têm o objetivo de fazer com que o aluno disléxico diferencie dentro de um ecossistema os seres vivos dos seres não vivos. A atividade 3c proporcionará a fixação do tema. A repetição e o uso de figuras são importantes no ensino-aprendizagem de alunos portadores de necessidades educacionais especiais, pois são formas de fixação e internalização dos tópicos trabalhados em sala de aula.

18 Orientações para o professor Página 118. Atividade 1a, Texto em figuras O texto resposta disponível na atividade 1b. Atividade 1d Resposta: 1. Homem primitivo caçando para comer. 2. Homem colhendo frutos, folhas e raízes para comer (homem primitivo). 3. Homem domesticando e criando animais. 4. Homem cultivando sementes e esperando que elas cresçam para colher. 5. Homem agricultor e criador de animais. 6. Homem destruindo as matas para dar lugar aos pastos e às plantações. 7. Homem protegendo a lavoura dos insetos. 8. Homem protegendo o rebanho dos predadores. Atividade 1e Resposta: a relação correta entre as frases e figuras pode ser encontrada no exercício 1b do material de aluno. Página 119 a 121. Atividade 2b Resposta: 1. Parasitismo 2. Comensalismo 3. Inquilinismo 4. Cooperação 5. Mutualismo 6. Sociedade 7. Predação

19 Orientações para o professor Atividade 2c Resposta: Predação Mutualismo Sociedade Cooperação Comensalismo Inquilinismo Parasitismo Página 122. Atividade 2g Resposta: Figura 1: predação Figura 2: comensalismo Figura 3: cooperação Figura 4: sociedade Figura 5: mutualismo Figura 6: inquilinismo Figura 7: parasitismo 4º ano Unidade 3 Ecossistema Página 123. Atividades 3a/b Resposta: Atividade 3a Seres vivos: canguru-mãe, filhote de canguru, árvore, cogumelo, grama/mato/ capim, arbusto. Seres não vivos: nuvens e sol. Atividade 3b Seres vivos: figuras 1, 2, 5 e 7. Seres não vivos: figuras 3, 4 e 5.

O que são as relações ecológicas?

O que são as relações ecológicas? RELAÇÕES ECOLÓGICAS O que são as relações ecológicas? Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. O que são

Leia mais

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Organize

Leia mais

FATORES ECOLÓGICOS. Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente.

FATORES ECOLÓGICOS. Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. Relações Ecológicas FATORES ECOLÓGICOS FATORES ECOLÓGICOS Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. FATORES ECOLÓGICOS Fatores Biológicos ( Bióticos) Fatores Biológicos

Leia mais

Matemática LIVRO 3 Unidade 3 O mundo à nossa volta. Atividade 1

Matemática LIVRO 3 Unidade 3 O mundo à nossa volta. Atividade 1 Atividade 1 a) Uma pesquisadora encontrou, na praia de Barra da Lagoa, em Santa Catarina, 5 ninhos de tartaruga marinha, com 6 ovos cada um. No total, quantos ovos a pesquisadora encontrou? Resposta:.

Leia mais

Relações entre os seres vivos de uma comunidade

Relações entre os seres vivos de uma comunidade Relações entre os seres vivos de uma comunidade ANEXO CAPÍTULO 2 Aula 1/1 Relações ecológicas Relações intra-específicas Relações interespecíficas Relações ecológicas Relações ecológicas são relações que

Leia mais

Relações Entre Seres Vivos

Relações Entre Seres Vivos Relações Entre Seres Vivos Harmônicas e Desarmônicas Conceitos Fundamentais No ecossistema, os fatores bióticos são constituídos pelas interações que se manifestam entre os seres vivos que habitam um determinado

Leia mais

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR PRÉ II A, B, C, D e E PROF. AS AMANDA, FERNANDA, GIOVANA, LUCIANA E SARA NOME: DATA: / / PRÉ II LIÇÃO DE FÉRIAS QUERIDO (A) ALUNO (A), SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM

Leia mais

RESUMO DE ECOLOGIA. Professora Ana Clara

RESUMO DE ECOLOGIA. Professora Ana Clara Série: 6º Ano RESUMO DE ECOLOGIA ASA SUL Professora Ana Clara Os organismos da Terra não vivem isolados. Interagem uns com os outros e com o meio ambiente. A palavra ecologia deriva do grego oikos, e significa

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PROVA

Leia mais

Relações Ecológicas. Biologia Monitores: Julio Junior e Thamirys Moraes 01, 02, 03, 04 e 06/03/2015. Material de Apoio para Monitoria

Relações Ecológicas. Biologia Monitores: Julio Junior e Thamirys Moraes 01, 02, 03, 04 e 06/03/2015. Material de Apoio para Monitoria Relações Ecológicas 1. Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que: a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica. b) se estabeleça uma competição

Leia mais

Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si

Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si Aula 8 Ecologia das comunidades: os seres vivos relacionando entre si Dentro da comunidade biótica os organismos se relacionam entre si = RELAÇÕES ECOLÓGICAS Harmônicas Intraespecífica Interespecífica

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 17 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 17 p.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia CONTEÚDO DE ESTUDO: Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 Partes de uma planta. Desenvolvimento e reprodução das plantas,

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Ciências Atividades para Estudos Autônomos Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Danielle e Isabela Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a)

Leia mais

Tio Ton Ciências 09/08/2013. Relações interespecíficas: Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.

Tio Ton Ciências 09/08/2013. Relações interespecíficas: Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. cap.03 Tio Ton Ciências É a interação dos diversos organismos dentro do meio ambiente Pode ser classificada como Relações intraespecíficas: Ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie. Relações interespecíficas:

Leia mais

São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.

São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos da mesma espécie. Interespecíficas: ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Harmônica

Leia mais

QUESTÃO 03 - Esquematize duas cadeias alimentares em que você participe como consumidor primário e terciário, respectivamente.

QUESTÃO 03 - Esquematize duas cadeias alimentares em que você participe como consumidor primário e terciário, respectivamente. Disciplina: CIÊNCIAS Valor: Segmento: ENS. FUND. II Série: 6º Turma: 5,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 1ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Waldemar Ernani Martins Querido

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 VOCÊ ESTÁ RECEBENDO AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Unidade 2 Relações bióticas. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 2 Relações bióticas. Planeta Terra 8.º ano Unidade 2 Relações bióticas Como se relacionam os indivíduos? Os seres vivos não dependem apenas das condições físicas dos ecossistemas. Para assegurarem a sua sobrevivência, os seres vivos relacionam-se

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica. Relações ecológicas RELAÇÕES ECOLÓGICAS São as interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica. Imagens: (A) Florence Devouard / GNU Free Documentation License. (B) Alistair

Leia mais

Folhas. Frutos. Caule. Raiz. Figura B. 1 Recorte a figura A abaixo. Depois cole na figura B cada parte da árvore em seu lugar: Figura A

Folhas. Frutos. Caule. Raiz. Figura B. 1 Recorte a figura A abaixo. Depois cole na figura B cada parte da árvore em seu lugar: Figura A Plantas 1 Recorte a figura A abaixo. Depois cole na figura B cada parte da árvore em seu lugar: Figura A Linearcurves/Istockphoto Figura B Folhas Frutos Caule Raiz 2 Ligue as palavras às plantas: Kai Zhang/Dreamstime.com/ID/ES

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 08 / 05 / 2018 Conteúdo de Estudo: Ambientes. Campo agropecuário, cidade e floresta.

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 1º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 16 / 8 / 2017 ORIENTAÇÕES

Leia mais

O anu-preto (cerca de 33 cm de comprimento) come os carrapatos que encontra entre os pelos das capivaras (1 m a 1,30 m de comprimento). Início.

O anu-preto (cerca de 33 cm de comprimento) come os carrapatos que encontra entre os pelos das capivaras (1 m a 1,30 m de comprimento). Início. Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo Na natureza existem vários tipos de relação possível entre os seres vivos, além da relação de caçar (ou capturar alimento) e de ser caçado (ou servir de alimento). Você

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Ciências 2º Bimestre - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE ESTUDOS Nome: Nº.: Série: 6º Professora Cristiane Carvalho / /16 INSTRUÇÕES: Leia os enunciados com atenção

Leia mais

BAGUNÇA NO ECOSSISTEMA

BAGUNÇA NO ECOSSISTEMA PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 BAGUNÇA NO ECOSSISTEMA Atenção, atenção!

Leia mais

Monitoria 26 - Interações Ecológicas

Monitoria 26 - Interações Ecológicas Monitoria 26 - Interações Ecológicas 1. (UPE 2014) Observe a figura a seguir: Relações ecológicas entre componentes de diferentes espécies de um ecossistema são muito diversificadas. Algumas são mutuamente

Leia mais

1. Considere a teia alimentar abaixo.

1. Considere a teia alimentar abaixo. 1. Considere a teia alimentar abaixo. Sabe-se que, quando a espécie f é retirada experimentalmente, a população da espécie d apresenta um declínio acentuado. Isso indica que a relação interespecífica que

Leia mais

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato 9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / 2017 Recuperação de Biologia Ecologia Prof. Cecil Fazolato Recuperação de Biologia Assuntos Fundamentos básicos da Ecologia Fluxo de Energia no Ecossistema Segunda-feira Terça-feira

Leia mais

Oficinas Do Ambiente II

Oficinas Do Ambiente II EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANO LECTIVO 2009-2010 Oficinas Do Ambiente II Introdução No âmbito da disciplina de Oficinas do Ambiente II, foi proposto a construção de um ecossistema em que verifica-se as várias

Leia mais

Prof. Juliana -

Prof. Juliana - ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS Ecologia Estudo das relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente População Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que vive em uma determinada área em

Leia mais

Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida

Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida Biologia Prof. Felipe de Lima Almeida O problema demográfico! 2 3 Os determinantes populacionais Evolução Ecologia Genética Outras taxas importantes que influenciam na estrutura populacional: Taxa de natalidade;

Leia mais

01- Observe a figura.

01- Observe a figura. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a figura. Escreva o nome de

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente;

População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente; ECOLOGIA DE POPULAÇÃO E RELAÇÕES ECOLÓGICAS 1 Ecologia de População População é um grupo de indivíduos de mesma espécie; O número de indivíduos e sua manutenção pode variar de acordo com seu ambiente;

Leia mais

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Recuperação Contínua 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo O que a ecologia estuda? A ecologia estuda a interação dos organismos uns com os outros

Leia mais

UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS CONTROLE DA POLUIÇÃO

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Ciências 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Ciências NOME: ESCOLA:

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes. Relações Ecológicas RELAÇÕES ECOLÓGICAS l INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie. l INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies diferentes. DESARMÔNICAS (negativas) representam prejuízo

Leia mais

Biologia. Relações Ecológicas / Estudo das Populações. Professor Enrico Blota.

Biologia. Relações Ecológicas / Estudo das Populações. Professor Enrico Blota. Biologia Relações Ecológicas / Estudo das Populações Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia ECOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS POPULAÇÕES E INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS Populações

Leia mais

Professora: Klícia Regateiro

Professora: Klícia Regateiro Professora: Klícia Regateiro Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem. O termo "ecologia" (do grego oikos, casa, e logos, ciência) foi originalmente empregado em 1866,

Leia mais

Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas

Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas Exercitando Ciências Tema Relações Ecológicas Esta lista de exercícios abordam as seguintes relações ecológicas: Sociedade, Predação, Competição, Parasitismo e Cooperação. 1. A avoante, também conhecida

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

Vida e Educação em Ciências

Vida e Educação em Ciências Vida e Educação em Ciências 7 Interações biológicas intraespecíficas Objetivos Nesta aula e na seguinte, estudaremos a importância das relações ecológicas entre os seres vivos na dinâmica da comunidade

Leia mais

Tema: Uma Viagem Inesquecível

Tema: Uma Viagem Inesquecível Texto Bíblico: Isaias 43.1 Tema: Uma Viagem Inesquecível Versículo para memorizar: O Senhor Deus, que o criou, diz: Eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Isaias 43.1 Principio Bíblico: Individualidade

Leia mais

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Relações bióticas

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Relações bióticas Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Relações bióticas Como se relacionam os Seres Vivos de uma comunidade? Factores Bióticos Intraespecíficas Interespecíficas Relações Intra-específicas Cooperação

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Relações ecológicas. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Relações ecológicas. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Conceitos fundamentais: II Relações intraespecíficas III Relações interespecíficas I Conceitos fundamentais: 1.1 -

Leia mais

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS As interações entre as populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS Relações Harmônicas ou interações positivas : são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos. Intra-específicas:

Leia mais

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Professora: Andréa Roveré

RELAÇÕES ECOLÓGICAS. Professora: Andréa Roveré RELAÇÕES ECOLÓGICAS Professora: Andréa Roveré RELAÇÕES ECOLÓGICAS Interações (relações ou associações): INTRA-ESPECÍFICAS - entre indivíduos da mesma espécie INTERESPECÍFICAS entre indivíduos de espécies

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida? Ciclo vital Organização celular

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 18

Leia mais

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM:

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: QUAL É O PINGO QUE QUER PINTAR O MUNDO DE AMARELO? PINTE AS VOGAIS

Leia mais

Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos)

Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos) Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos) Relações intra-específicas (São relações que se estabelecem entre seres vivos da mesma espécie) Relações interespecíficas (São relações

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO SER VIVO SER VIVO MEIO AMBIENTE NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CÉLULA CITOLOGIA TECIDO

Leia mais

NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de aplicação Caderno do professor Turma: 201225040

Leia mais

BARULHO BIBLIOTECÁRIA. Leia as palavras abaixo e circule aquelas que se referem. ao que encontramos em uma biblioteca: LIVROS SAPATOS

BARULHO BIBLIOTECÁRIA. Leia as palavras abaixo e circule aquelas que se referem. ao que encontramos em uma biblioteca: LIVROS SAPATOS 1 Você já foi a uma biblioteca? O que tem lá? Quem frequenta a biblioteca? Leia as palavras abaixo e circule aquelas que se referem ao que encontramos em uma biblioteca: SAPATOS LIVROS BIBLIOTECÁRIA cozinheira

Leia mais

RÓTULO 1º ANO INTRODUZIR

RÓTULO 1º ANO INTRODUZIR 1 RÓTULO 1º ANO INTRODUZIR HIGA,Dalva Marques CATTELAN, Alice R. BRAGA-NATH, Margarete Aparecida Professor (a): 1. Inicie essa aula apresentando aos alunos diversos rótulos. Explique aos alunos para que

Leia mais

1- Qual a diferença entre seres produtores e seres consumidores? 2- A figura abaixo representa uma cadeia alimentar. Observe e responda.

1- Qual a diferença entre seres produtores e seres consumidores? 2- A figura abaixo representa uma cadeia alimentar. Observe e responda. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Qual a diferença entre seres produtores e seres consumidores? 2- A figura abaixo representa uma cadeia alimentar. Observe e responda. a) Quais seres são predadores

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Maria Elena Lando Miglioranza Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989 2 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho

Leia mais

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 SEMANA 2 A CRIAÇÃO (Parte 2) Nome: Professor: / Turma: ( ) 2A ( ) 2B ( ) 2C ( ) 3A ( ) 3B ( ) 3C Sessão: ( ) 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume 1-2º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: 1 Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia 2. Ecossistemas aquáticos 3. Biomas 1 Inicie a aula apresentando

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989 2 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho

Leia mais

Molduras passa o dia dos pais Educação Física

Molduras passa o dia dos pais Educação Física Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 15 a 19 de agosto de 2016 Formar grupos pares (2,4,6,8,10) caderno Números / Quantidade 13 e 14 ------------------------------ Ditado de palavras

Leia mais

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 ESCOLA: PROFESSOR(A): SÉRIE: ALUNO(A): APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 Elaborado por Eleúzia Lins da Silva As atividades da Apostila com Material Dourado e SND até 99, possui Registro de Direito

Leia mais

A Ecologia e os fenômenos. O que temos neste universo natural?

A Ecologia e os fenômenos. O que temos neste universo natural? A Ecologia e os fenômenos. O que temos neste universo natural? Ecologia é a ciência que estuda a interação dos seres vivos com o meio ambiente. Com a evolução das tecnologias digitais, podemos inserir

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos

Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º e 2º períodos Nível II (7º ano) CIÊNCIAS Sistema de Recuperação RECUPERAÇÃO PERIÓDICA º e 2º períodos - 202 Orientações de Estudos Para os estudos de recuperação espera-se que algumas tarefas sejam cumpridas. Antes

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático A evolução e o tempo Leia o texto. Disciplina/Valor Português

Leia mais

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR

PLATAFORMA DIGITAL DO PROFESSOR PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE S Volume - º. BIMESTRE Carga Horária Semanal: Ecologia / Origem da Vida e Biologia Celular / Embriologia e Histologia. Como definir vida?. Características gerais Ciclo vital

Leia mais

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT LOUSA MÁGICA CONTACT COM PAPEL Hoje vamos aprender como fazer uma lousa Mágica com papel contact para seus alunos de educação infantil (lousa magnética). É muito fácil de fazer e os pequenos vão adorar

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Ler palavras; Ler pequenos textos apoiando-se em pistas gráficas

Leia mais

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações

AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS. As interações entre as populações AS COMUNIDADES BIOLÓGICAS As interações entre as populações RELAÇÕES ECOLÓGICAS Relações Harmônicas ou interações positivas : são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos. Intra-específicas:

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA 1 Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente Sivaldo Filho 2 Amazônia Roberto Carlos e Erasmo Carlos - 1989

Leia mais

Relações E o c ló l gi g c i a c s

Relações E o c ló l gi g c i a c s Ecologia Relações Ecológicas A maioria dos seres vivos depende de outras espécies para sobreviver. Uma espécie geralmente explora a outra, mas duas espécies podem, algumas vezes, juntar forças na luta

Leia mais

Colégio Meta. Lista de Recuperação - Ecologia. Professor(a): Maria Augusta Guimarães Carvalho. 3 Ano Ensino Médio. Aluno ( a ) / / 2014

Colégio Meta. Lista de Recuperação - Ecologia. Professor(a): Maria Augusta Guimarães Carvalho. 3 Ano Ensino Médio. Aluno ( a ) / / 2014 Lista de Recuperação - Ecologia Colégio Meta 4 º Bimestre Professor(a): Maria Augusta Guimarães Carvalho 3 Ano Ensino Médio Aluno ( a ) / / 2014 1. Imagine que você está pesquisando o pássaropalito: ele

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 24 SIMBIOSES HARMÔNICAS Fixação 1) (UERJ) As plantas leguminosas apresentam frequentemente nódulos nas suas raízes, causadas por invasão de bactérias fixadoras de nitrogênio

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Avaliação Diagnóstica 1ºano

Avaliação Diagnóstica 1ºano Avaliação Diagnóstica 1ºano Manual do Educador Prezado Professor (a), Elaboramos este instrumento avaliativo a fim de contribuir no trabalho didático, bem como fazer com que você conheça de imediato os

Leia mais

INTERVENÇÃO. Interações Ecológicas

INTERVENÇÃO. Interações Ecológicas INTERVENÇÃO Interações Ecológicas Por: Alice Lemos Costa CONTEXTUALIZAÇÃO A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio, buscando compreender e analisar

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e Ciências Ambientais. Dinâmica de populações. Prof.ª. Daniele Duó

BIOLOGIA. Ecologia e Ciências Ambientais. Dinâmica de populações. Prof.ª. Daniele Duó BIOLOGIA Ecologia e Ciências Ambientais Dinâmica de populações Prof.ª. Daniele Duó POPULAÇÃO : grupo de indivíduos da mesma espécie que convivem numa determinada área geográfica. A população como um todo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 19 / 4 / 2017 Querido(a)

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Aprendendo e relacionando Leia o texto Disciplina/Valor Português

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 1º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Leia o texto com atenção e responda às questões: O Nome da Gente

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 1º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 11 / 2017

Leia mais

Olá, aluno do 3ºano!!

Olá, aluno do 3ºano!! Aluno (a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 13/06/2017 Turma: Olá, aluno do 3ºano!! Neste bimestre estudamos a classificação dos animais

Leia mais

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATIVIDADES 1. Faça as construções

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

Data: PARTS OF THE BODY

Data: PARTS OF THE BODY Aluno (a): Nº TRABALHO DE INGLÊS Disciplina: Inglês Bimestre: 2º Data: Professores: Ana e Felipe Série: 2º ano Turma: A, B e C NOTA PARTS OF THE BODY Referenciais de competência: Identificar as partes

Leia mais

Plano de Execução ou Utilização do material escolar - 9 ano/2018 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material

Plano de Execução ou Utilização do material escolar - 9 ano/2018 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material Plano de Execução ou Utilização do material escolar - 9 ano/2018 Lei Distrital nº 4.311/2009 Anexo da lista de material Itens da lista de material anexa Quantidade Data de utilização (período letivo) Unidade

Leia mais

Questões p.84. Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema.

Questões p.84. Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema. Fatores bióticos Fatores bióticos Relações que os seres vivos estabelecem entre si no ecossistema. Relações intraespecíficas Relações estabelecidas entre seres vivos da mesma espécie. Relações interespecíficas

Leia mais

ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO

ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO ECOLOGIA DE COMUNIDADES PROF. C. FREDERICO RELAÇÕES BIÓTICAS NAS COMUNIDADES (BIOCENOSES) Uma relação (biocenose) pode ser: 1. HARMÔNICA (POSITIVA: + + ou + 0): Quando há benefícios para pelo menos uma

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

POPULAÇÕES NATURAIS. Prof. Rolim

POPULAÇÕES NATURAIS. Prof. Rolim POPULAÇÕES NATURAIS Prof. Rolim O que é mesmo população? Indivíduos da mesma espécie, capazes de reproduzir-se deixando descendentes férteis. DENSIDADE Densidade Populacional = nº de indivíduos em um determinado

Leia mais