O BEM OU O MAL? Novela de: Matheus Riccaz. Colaborador Otávio Sarti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O BEM OU O MAL? Novela de: Matheus Riccaz. Colaborador Otávio Sarti"

Transcrição

1 Roteiro de Novela Brasileira Central de Produção Capítulo 025 O BEM OU O MAL? Novela de: Matheus Riccaz Colaborador Otávio Sarti AGENOR LUCAS LUÍSA MANUELA MARIA CAMILLA Personagens deste capítulo MARIA CLARA MARISA ROSEMEIRE Participação Especial: POLICIAL, REPÓRTER

2 CENA 1/ RESTAURANTE DE / FAIXADA/ EXT/ NOITE. CONTINUAÇÃO IMEDIATA DA ULTIMA CENA DO CAP. ANTERIOR. O RESTAURANTE EXPLODIU. BOMBEIROS APAGAM O FOGO ENQUANTO POLICIAIS ENTREVISTAM E A IMPRENSA TAMBÉM ESTÁ PRESENTE. VÁRIOS REPÓRTERS, FOTÓGRAFOS E JORNALISTAS. POLICIAL POLICIAL POLICIAL E quando você viu a bomba? Em menos de um minuto de termos saído do restaurante. E você sabe quem colocou a bomba lá dentro? (nervoso) Ô meu senhor, você não acha que se eu soubesse, eu não já teria dito? É verdade, desculpe-me! POLICIAL VAI FALAR COM. POLICIAL POLICIAL Essa explosão foi criminosa! (revoltado) Mas claro que foi criminosa! Se não fosse seria como? (T) Bom, o importante é que todo mundo está bem e que não houve feridos. Bom, mas de qualquer forma isso foi um atentado, e estaremos investigando! Tudo bem seu Policial! Agora eu vou com minha família pra casa, qualquer novidade o senhor me liga! DÁ SEU CARTÃO AO POLICIAL, ENTRA NO CARRO E VAI EMBORA. CENA 2/AP DE MARIA CLARA/ QUARTO/ INTERIOR/ NOITE. MARIA CLARA ESTÁ AO CELULAR. MARIA CLARA Atende Jorge! Atende seu imprestável! (T) Droga só dá na caixa postal!

3 CLARA LIGA A TV E APARECE A REPORTAGEM SOBRE A EXPLOSÃO DO RESTAURANTE. REPÓRTER Estamos aqui na Ponta Verde em frente a um restaurante que está em chamas... Segundo a perícia e a algumas testemunhas o restaurante foi explodido... MARIA CLARA ABRE UM SORRISO E COMEÇA A RIR DE FELICIDADE. MARIA CLARA (feliz) Finalmente eu acabei com eles! Aqueles insuportáveis! Minha vingança está completa! REPÓRTER (continua) Porém, felizmente não houve feridos e todos que estavam lá dentro, não sofreram nenhum ferimento nem queimadura. MARIA CLARA (grita com raiva) Que ódio! Droga! Que raiva! TV maldita! Repórter maldita! Todos são malditos! Eu odeio todos vocês! ELA DESLIGA A TV E PEGA UM VASO E JOGA CONTRA A PAREDE. CENA 3/ CARRO DE / INTERIOR/ NOITE. E NO BANCO DE TRÁS E DIRIGE. Alberto pode parar o carro, por favor? Como assim? Você tá maluca? Não, mas eu quero descer aqui! Eu faço questão de deixar vocês em casa. Alberto não discuta comigo, eu vou descer aqui e a Marília vem comigo! Não mesmo! Ela está me acompanhando, ela é minha namorada e está esperando um filho meu!

4 Negativo! Ela é minha irmã... Eu levei ela no tal jantar e volta pra casa comigo também! (reage) Parem vocês dois! Verônica, vamos voltar com o Alberto e acabou a conversa. Ninguém vai descer aqui! (provoca) Nossa ficou revoltada foi? Saiba que muito nervosismo faz mal pro bebê! Olha aqui Verônica, se você não calar a boca, eu juro que te largo aqui mesmo! FICA NA DELA. CENA 4/ CASA DE / FRENTE/ EXT/ NOITE. SAI DO CARRO E VAI FALAR COM NA JANELA DO CARRO. Aí, valeu pela carona! ELA ENTRA EM CASA. AINDA ESTÁ DENTRO DO CARRO COM. Não liga pra Verônica! Ela é insuportável mesmo! Já virou a marca registrada dela. Tudo bem! Acho que já estou acostumado. Bom, agora preciso ir... ELES SE BEIJAM E SAI DO CARRO. ELA ACENA PRA E ENTRA EM CASA. VAI EMBORA. CENA 5/ CASA DE / SALA/ INTERIOR/ NOITE. ENTRA EM CASA E ENCONTRA ESPERANDO POR ELA. COLOCA A BOLSA NUM CABIDE E SE SENTA NO SOFÁ. CONTINUA A OLHAR PRA ELA.

5 O que foi? Por que está me olhando feito uma estátua mutante? (T) Quer falar alguma coisa? Fala logo! Não é nada! (T) Como foi o seu jantar lá no restaurante? Foi ótimo... Até você chegar pra estragar tudo e me levar pra casa. Eu vou explicar por que eu te tirei de lá. PEGA O CONTROLE DA TELEVISÃO E LIGA. ESTÁ PASSANDO A REPORTAGEM DA EXPLOSÃO DO RESTAURANTE DE. FICA SURPREENDIDA. (aponta pra televisão) Isso daí explica tudo? SE LEVANTA SURPREENDIDA OLHANDO PRA TELEVISÃO E PRA AO MESMO TEMPO. ELA PARA UM SEGUNDO E ABRAÇA QUE NÃO CORRESPONDE. (sem acreditar) Meu Deus, você salvou minha vida! A minha e a do filho que eu estou esperando. (áspera) Me larga garota! NÃO ENTENDE POR QUE FOI GROSSA COM ELA. Por que você está falando desse jeito? Você acha mesmo que eu salvei a sua vida por salvar? Por um acaso eu tenho cara de mulher maravilha? Não! (T) Eu te tirei de lá por que se você morresse eu não iria ter outra diversão aqui! Você é a minha porta pra ganhar dinheiro sem fazer nenhum esforço. E não fique pensando que só por que eu salvei a sua vida que vou virar a irmãzinha mais perfeita do mundo não. (T) Eu vou ter o prazer de infernizar a sua vida. VAI FALAR ALGUMA COISA, MAS É INTERROMPIDA POR UM GEMIDO QUE VEM DO QUARTO DOS PAIS DELA. ELA E

6 VÃO CORRENDO PRO QUARTO. AO CHEGAR LÁ ELAS DÃO DE CARA COM AGENOR E MANUELA QUE AINDA ESTÃO CAIDOS NA CAMA DELES QUE QUEBROU. MANUELA Mãe, Pai, o que aconteceu aqui? Nós estávamos indo dormir quando a cama quebrou. (sentindo dor) Ai como dói... E AJUDA AGENOR E MANUELA SE LEVANTAREM. AGENOR MANUELA MANUELA AGENOR (Sente dores) Nós ficamos caídos aqui por cinco horas seguidas desde que vocês duas saíram. Ai, amanhã vou ter que ir ao massoterapeuta... (sente dor) E olha que você ia fazer massagens em mim e agora você quem precisa de massagem. Mas que conversa é essa de que um iria fazer massagem no outro? Nada Verônica! Eu só preciso de um local pra dormir. Podem dormir no meu quarto, eu durmo no sofá hoje. Não vai ter nenhum problema pra você filha? Não pai! Eu faço questão de dar a minha cama pra vocês dormirem, já que a Marília não vai poder dormir na sala comigo! PERCEBE A PROVOCAÇÃO DE E FAZ CARA FEIA PRA ELA. AGENOR AGENOR (para Marília) Como assim você tá sentindo alguma coisa filha? (mente) Não pai, é só um mal estar... Nada demais! (para Manuela) então vamos dormir meu bem?

7 MANUELA Vamos! ELES ENTRAM NO QUARTO DE. (repreende) Você ficou maluca? Eu já te dei o dinheiro suficiente pra você não abrir o bico e não contar pros nossos pais sobre a minha gravidez. Calma! Não precisa ficar nervosa! Eu não disse nada. Só te preveni de dormir no sofá, pra não machucar seu filhote! RI DEBOCHANDO DE E DEITA NO SOFÁ. A OLHA COM DESPREZO E ENTRA EM SEU QUARTO. CENA 6/ AP DE / SALA/ INTERIOR/ NOITE. MARISA ESTÁ SENTADA NO SOFÁ ASSISTINDO A TELEVISÃO. DE REPENTE PASSA A NOTÍCIA SOBRE A EXPLOSÃO DO RESTAURANTE DE E MARISA RECONHECE. MARISA (desesperada) Meu Deus, o meu filho estava nesse restaurante. Ele jantou nesse restaurante hoje! (pega o telefone) Eu preciso ligar pra ele. ELA ESTÁ NERVOSA, COMEÇA A DISCAR O TELEFONE, MAS PARA QUANDO ENTRA EM CASA. AO VÊ-LO, MARISA DEIXA O TELEFONE DE LADO E VAI CORRENDO ABRAÇAR O FILHO. MARISA MARISA MARISA (preocupada) Meu filho, como você tá, não sofreu nenhum arranhão, nenhuma queimadura? (sem entender) Você ficou maluca mãe? Como assim arranhão, queimadura? Do que a senhora está falando? Ora, do tal jantar naquele restaurante que pegou fogo! (sem entender) Pegou fogo? Mas como assim? Você não soube?

8 Não soube de quê? (T) Mãe, senta aqui. FAZ MARISA SE SENTAR NO SOFÁ. MARISA Agora me explica: O que está acontecendo? Que história é essa? É que passou na reportagem, que o tal restaurante que você foi jantar hoje... explodiu! ARREGALA OS OLHOS SURPRESO. MARISA (sem acreditar) Explodiu? Acabou de passar nos noticiários. Meu Deus, me mostra, aonde está essa reportagem? MARISA MUDA DE CANAL E MOSTRA A REPORTAGEM. Meu Deus preciso ligar pra Maria Camilla, tenho que saber se todos estão bem! COMEÇA A DISCAR O CELULAR. CENA 7/ AP VILLANUEVA/ SALA/ INTERIOR/ NOITE. SEQUÊNCIA DA CENA ANTERIOR: MARIA CAMILLA JÁ FALA AO CELULAR COM. TODOS ESTÃO REUNIDOS NA SALA. MARIA CAMILLA (cel) Estamos bem sim Alberto! (T) Não, ainda não sabemos quem foi que colocou aquela bomba lá dentro. Mas a polícia já está investigando tudo! (T) Obrigado pela preocupação, graças a Deus ninguém sofreu queimaduras, conseguimos sair a tempo. (T) Tudo bem! (T) Tchau! CAMILLA DESLIGA O CELULAR. O que eu quero saber, é quem seria capaz de colocar aquela bomba lá.

9 LUÍSA Não é só você, todos que estão aqui nessa sala querem saber. Eu já não tenho mais dúvidas de que foi a Maria Clara. Por favor Fernando, não comece com as suas acusações sem provas. E você acha mesmo que precisa de provas pra afirmar que foi aquela arraia mijona quem colocou a bomba no restaurante? Claro né Fernando! Ou você acha que acusar assim sem mais nem menos vai adiantar em alguma coisa? Por mais que ela tenha feito alguma coisa, não temos provas pra coloca-la no xilindró. (irritado) Ah que ódio! Mas eu tenho certeza de que foi ela! MARIA CAMILLA Eu também tenho! Depois que nós jogamos tinta nela, gravamos a cena e colocamos o vídeo na internet ela deve ter sido movida por vingança e ter feito isso tudo. Gente seja lá quem foi que colocou a bomba lá, por enquanto eu não quero saber. Vou dormir, estou cansado com sono e chateado... SE LEVANTA E SOBE. VAI ATRÁS. LUÍSA Eu também já vou indo. LUÍSA SE LEVANTA E TAMBÉM SOBE. SENTA PERTO DE MARIA CAMILLA, E EM PÉ UM POUCO AFASTADO DELES. (Para Maria Camilla) Amor, sabe o que você acabou de falar, tem sentido. Na Maria Camilla você acredita, né seu safado!

10 Mas vamos parar pra pensar um pouco né Nando... Se alguém estava contra nós, esse alguém só poderia ser a Maria Clara mesmo, pois só ela teria motivos pra fazer o que fez. Mas como você mesmo disse: Não temos provas! A única coisa que podemos fazer agora, é sentar e esperar. SE SENTA ENQUANTO ACARICIA OS CABELOS DE MARIA CAMILLA. CENA 8/ PONTA VERDE/ PLANOS GERAIS/ EXTERIOR/ DIA. AMANHECE. MUITOS CORREM NA PRAIA, TOMAM BANHO, E ÁGUA DE COCO NAS BARRACAS. CORTA PARA: CENA 9/ AEROPORTO INTERNACIONAL DE MACEIÓ/ INT/ DIA. LUCAS ACABA DE DESEMBARCAR E VEM ARRASTANDO SUA MALA ENQUANTO DISCA NO CELULAR. CENA 10/ AP VILLANUEVA/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ DIA. TODOS TOMAM CAFÉ. CLIMA DE DESÂNIMO. O CELULAR DE COMEÇA A TOCAR. ELE ATENDE. ALTERNAR CENA ENTRE NA MESA DE JANTAR E LUCAS SAINDO DO AEROPORTO. LUCAS LUCAS (cel.) Lucas? (cel.) Eu liguei pra avisar que estou voltando pra casa. Eu já desembarquei e estou saindo do aeroporto. (reage) Você está vindo pra cá? Estou! Por que? Não sente saudades de mim? Claro que sinto.

11 LUCAS ENTRA NUM TÁXI, ENQUANTO O TAXISTA VAI COLOCANDO SUAS MALAS NO PORTA MALAS. LUCAS Eu acabei de entrar no táxi, quando eu chegar em casa nos falamos melhor. Tudo bem! Tchau! DESLIGA. Quem era meu amor? O Lucas, ele acabou de desembarcar e está vindo pra cá. (para Ricardo) Ricardo, temos que voltar pro nosso apê... O Lucas está lá e quero recebe-lo com alegria. Com essa cara de jiló moído, dá pra ver a enorme alegria que tem dentro de você! (séria) Fernando, sem piadinhas hoje, por favor! Bom, já que vocês estão com o senso de humor abatidos, vou relaxar a mente e tentar esquecer toda aquela terrível cena de ontem tomando um bom banho de piscina. (T) Quem vem comigo? TODOS FICAM CALADOS E OLHANDO PRA. (sem graça) Bom, acho que ninguém! Só eu e Deus, Deus e eu! (vai saindo) Fui! SAI. LUÍSA Depois de tudo o que aconteceu não sei de onde o Fernando tira disposição pra tomar banho de piscina. MARIA CAMILLA É por que ele já sabe que quem colocou a bomba no restaurante foi a Maria Clara... O Fernando só está esperando a oportunidade de colocar aquela arraia mijona no xilindró. Eu já vou indo. (para Mariana) Você não vem comigo?

12 Pode ir na frente meu amor. Vou ajeitar umas coisinhas aqui. ELES SE BEIJAM. E SAEM. CENA 11/ AP DE E / SALA/ INTERIOR/ DIA. SEQUÊNCIA. ENTRA E PISA NA CORRESPONDÊNCIA SEM NOTAR. PEGA A CORRESPONDENCIA DO CHÃO. Ricardo, cuidado aonde pisa! Poderia ter rasgado isso aqui! Foi mal, eu nem percebi que isso ai tava no chão. ABRE A CORRESPONDÊNCIA E FICA BOQUEABERTO. PERCEBE E SE PREOCUPA. O que aconteceu Pedro? Por que você está com essa cara? O recibo de aluguel acabou de chegar... Ordem de expulsão. (sem entender) Aluguel? Ordem de expulsão? Como assim? Do que você está falando? (T) Não me diga que/ (corta) Quando nos mudamos pra cá... Já estávamos falidos. (sem acreditar) O quê? Nós estávamos falidos, eu vendi a nossa antiga casa pra pagar o primeiro aluguel do nosso apartamento... Desse apartamento! Mas você falou que o dinheiro da venda era pro restaurante. Eu menti! O restaurante estava no testamento do nosso pai. Era a nossa única solução pra sairmos da falência.

13 Mas por que você não me disse isso antes Pedro? Eu poderia ter te ajudado em alguma coisa. Eu não queria que você trabalhasse pra me ajudar. Pedro, nós somos dois nesse apartamento. Se você estava com dificuldades, eu tinha o direito de ajudar. Eu não posso viver sempre as suas custas. A nossa única forma de sustento era o restaurante. Mas agora não tem nem entrada, nem saída... O restaurante explodiu mesmo. Pode não ter entrada, pode não ter saída... Mas sempre há uma solução! Que solução Ricardo? NESSE MOMENTO A CAMPAINHA TOCA. VAI ATENDER E É. ENTRA. Eu demorei um pouco por que eu tive que ajeitar algumas coisas lá em casa... Aconteceu alguma coisa aqui? Não foi nada Mariana! (reage) Chega Pedro! Até quando você vai ficar nessa de recusar ajuda? Ajuda? Vocês estão precisando de alguma coisa? Mariana... (respira fundo) Nós estamos endividados! O Pedro escondeu esse tempo todo que ele pagava o aluguel do apartamento com o dinheiro que saía do restaurante. Só que ele atrasou o aluguel em dois meses e agora recebemos uma ordem de expulsão. E agora o Lucas tá vindo pra cá e aonde vamos morar em Pedro? Eu não sei... Estou muito confuso. Peraí... E se vocês morassem lá em casa.

14 (reage) Tu endoidou mulher? Não iríamos caber todos juntos naquele apartamento. Aquele apartamento é grande Pedro! Há quartos de sobra lá. Nós somos namorados e convivemos como uma família. Você está endividado e eu quero te ajudar. E dessa vez, você não vai recusar ajuda Pedro! TEMPO. Tudo bem! Nós vamos nos mudar ainda hoje! (T) Vamos Ricardo, vamos arrumar nossas coisas. (T) Precisamos sair daqui a menos de 24 horas. Eu ajudo vocês! ELES SOBEM. CENA 12/ CASA DE / FAIXADA/ EXTERIOR/ DIA. CORTA PARA: CENA 13/ CASA DE / INTERIOR/ DIA. ESTÁ NO SEU QUARTO, RECOSTADA NA CAMA E LENDO UM LIVRO. ALGÚEM BATE NA PORTA. Pode entrar, seja lá quem for! ROSEMEIRE ENTRA. ROSEMEIRE Dona Bárbara, o seu Herbert tá lá em baixo. JÁ CORTA PARA: DESCENDO AS ESCADAS, ESTÁ A SUA ESPERA SENTADO NO SOFÁ E COM UMA APARÊNCIA SÉRIA. Vamos lá Herbert! Pode ir falando, quanto você quer dessa vez? Dessa vez eu não vim aqui pedir dinheiro!

15 Se não veio por dinheiro... Veio pra quê? Eu preciso lhe revelar uma coisa. E o que é? Além das nossas filhas, eu tenho mais dois filhos. (surpresa) Como é que é? Além das Andressas... o Alberto filho da Marisa, também é o meu filho! TEMPO. O Alberto, filho da Marisa? Não me diga que a Marisa da que estou pensando é a mesma de vinte anos atrás... A minha colega na casa da Madame Sophia! Sim, é ela mesma! Meu relacionamento com ela foi antes de eu te conhecer. A Marisa foi a minha colega na casa da Madame Sophia. Você a conheceu antes de mim... Depois de descobrir estar grávida de você, a Marisa saiu da casa da Madame e foi morar em outro lugar sem lhe revelar nada. (T) Soube também que ela seduziu um milionário e disse estar grávida dele e os dois vieram morar aqui! O milionário morreu e deixou toda a fortuna que ele tinha pra ela e o filho, que é esse Alberto! (reage histérica) Meu Deus, como eu não pensei nisso antes? O Alberto não é o único filho que eu fiz na casa da Madame Sophia! Mas claro que não! Você deve ter pegado todas aquelas cachorras no cio... Deve ter feito uma ninhada com ela não é seu desgraçado? (grita) Barbara... Eu descobri que meu outro filho está aqui!

16 (sem acreditar) Aqui? (T) Aqui no Brasil?... Na Ponta Verde? Sim! A sua mãe fugiu quando ele tinha quinze anos. Eu a reencontrei no exterior... Foi quando ela me deu a foto dele quando pequeno e disse pra eu voltar pra cá e reencontrar com ele. DÁ A FOTO PARA. ELA OLHA E DEVOLVE. Ele está aqui na Ponta Verde e preciso encontralo. (debocha) Há, mas vai ser muito fácil encontrar um homem através da foto dele quando criança. Há, vamos fazer melhor: sair de porta em porta mostrando a foto e perguntar se alguém reconhece o garotinho na foto e se o vira adulto nas ruas da Ponta Verde! (irritado) Sem brincadeirinhas Bárbara! Temos que encontrar uma máquina que faça essa foto envelhecer... Aí sim podemos reconhecer começar a procurar por essa pessoa! E aonde vamos encontrar esse tipo de coisa que envelhece foto Herbert? Eu não sei! (T) Agora vou ter que ir... Vou dar uma passada no flat e aproveito pra pesquisar na internet sobre esse tipo de máquina e ver se há possibilidades de haver algum programa de computador que faça esse milagre. Qualquer coisa você me liga! Ok! VAI EMBORA. SE SENTA NO SOFÁ. Meu Deus, mas quem será esse outro filho que o Herbert tem? CAM DÁ CLOSE EM.

17 CENA 14/ EDIFICIO TORRES/ LOCALIZAÇÃO/ EXT/ DIA. JÁ SE INICIA O DIÁLOGO DA CENA SEGUINTE. (off) Então quer dizer que o Pedro não era rico coisa nenhuma?! CENA 15/ AP VILLANUEVA/ SALA/ INTERIOR/ DIA. CONVERSA JÁ INICIADA., E CONTAM A HISTÓRIA PROS VILLANUEVAS. SURPRESO. LUÍSA Pois é... Eu inventei essa história ridícula. Até pra mim que sou irmão dele! Mas peraí... Vocês foram expulsos e vão morar onde? Aqui né Luísa. Tem outro lugar pra eles ficarem? MARIA CAMILLA (abraça Ricardo) Pelo menos vamos ficar mais tempo juntos. ELES SE BEIJAM. Gente eu acabei de me lembrar de uma coisa... O que foi meu amor? O Lucas tá vindo pra cá. Mas o que isso tem a ver? Você acha que vamos deixar seu irmão na rua Pedro? (T) Vocês todos vem morar aqui... Agora somos uma verdadeira família! Nós já demos o novo endereço pro Lucas e ele está vindo pra cá. MARIA CAMILLA Pedro, agora que você e o Ricardo se mudaram, o que vão fazer com os móveis?

18 Vamos vender. Preciso pagar minhas dívidas e o aluguel do apartamento. NESSE MOMENTO A CAMPAINHA TOCA. VAI ATENDER. É LUCAS. AMBOS FICAM PARALISADOS QUANDO SE VÊEM. FIM

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque Fantasmas da noite Uma peça de Hayaldo Copque Peça encenada dentro de um automóvel na Praça Roosevelt, em São Paulo-SP, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no projeto AutoPeças, das Satyrianas. Direção:

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht Efêmera (título provisório) Por Ana Julia Travia e Mari Brecht anaju.travia@gmail.com mari.brecht@gmail.com INT. SALA DE - DIA. VÍDEO DE Números no canto da tela: 00 horas Vídeo na TV., 22, com seus cabelos

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis

Marcos Leôncio suka02@uol.com.br 1 VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio. Elenco: Olga Barroso. Renato Beserra dos Reis VOTO VENDIDO, CONSCIÊNCIA PERDIDA. Escrita por: Marcos Leôncio Elenco: Olga Barroso Renato Beserra dos Reis Zilânia Filgueiras Sérgio Francatti Dodi Reis Preparação de Atores e Direção: Dodi Reis Coordenação

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

A Sociedade dos Espiões Invisíveis

A Sociedade dos Espiões Invisíveis A Sociedade dos Espiões Invisíveis Tem dias em que tudo o que mais quero é embarcar na minha rede mágica e viajar para bem longe! Talvez, em algum outro lugar, não me sinta tão, tão... diferente! Eu sei

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho alternativo, onde encontra com um sujeito estranho.

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Autora: Tell Aragão Personagens: Carol (faz só uma participação rápida no começo e no final da peça) Mãe - (só uma voz ela não aparece) Gigi personagem

Leia mais

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010 ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro de Fábio da Silva 15/03/2010 até 08/04/2010 Copyright 2010 by Fábio da Silva Todos os direitos reservados silver_mota@yahoo.com.br 2. ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE?

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA O LAVA JATO MACABRO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA Rua alameda dom Pedro II n 718 Venda da cruz São Gonçalo. e-mail:jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.LAGE DA CASA.DIA Renam está sentado na

Leia mais

FUGA de Beatriz Berbert

FUGA de Beatriz Berbert FUGA de Beatriz Berbert Copyright Beatriz Berbert Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 FUGA FADE IN: CENA 1 PISCINA DO CONDOMÍNIO ENTARDECER Menina caminha sobre a borda

Leia mais

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER)

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER) REGÊNCIA DO ALÉM FADE IN SEQUÊNCIA # 01: CENA 01: EXT. IMAGENS DA CIDADE DE ARARAS DIA. Imagem do Obelisco da praça central da cidade, da igreja Matriz, Centro Cultural, rodoviária, Lago Municipal e cemitério.

Leia mais

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver.

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. ANTES DE OUVIR A VERDADE FADE IN: CENA 01 - INT. SALA DE ESTAR NOITE Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. Plano aberto revelando o revólver nas mãos de, um homem de 35 anos, pele clara

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA Carolina e, acompanhados de, estão na biblioteca, no mesmo lugar em que o segundo episódio se encerrou.os jovens estão atrás do balcão da biblioteca,

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com Antônio, Sara, Vânia e César. Sala da casa de Antônio e Sara. 1 Um longo silêncio. ANTÔNIO. Vai me deixar falando sozinho? Sara o fita e fica

Leia mais

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL 1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL LUGAR: EUNÁPOLIS(BA) DATA: 05/11/2008 ESTILO: VANEIRÃO TOM: G+ (SOL MAIOR) GRAVADO:16/10/10 PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL VOCÊ É O BERÇO DO NOSSO PAIS. PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas.

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas. SEQUÊNCIA 1 - EXTERIOR - DIA VILA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas.

Leia mais

FIM DE SEMANA. Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa

FIM DE SEMANA. Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa FIM DE SEMANA Roteiro de Curta-Metragem de Dayane da Silva de Sousa CENA 1 EXTERIOR / REUNIÃO FAMILIAR (VÍDEOS) LOCUTOR Depois de uma longa semana de serviço, cansaço, demoradas viagens de ônibus lotados...

Leia mais

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias 1/35 Pai, Estou Te Esperando Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias Fotos de Emma Raynes, 2007 2/35 Retratos dos Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL AUTO DE NATAL OUTRO NATAL Escrito em conjunto com Cristina Papa para montagem pelo curso Técnico Ator 2007/2008 do SENAC Araraquara-SP, sob supervisão do professor Carlos Fonseca. PERSONAGENS: CORO / NARRADORES

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 14 por completo

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 Roteiro de Alcir Nicolau Pereira Versão de OUTUBRO/2012. 1 A DOMÉSTICA (FILME-CURTA) ---------------------------------------------------------------- PERSONAGENS Empregada

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento Eu e umas amigas íamos viajar. Um dia antes dessa viagem convidei minhas amigas para dormir na minha casa. Nós íamos para uma floresta que aparentava ser a floresta do Slender-Man mas ninguém acreditava

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

Lista de Diálogo - Cine Camelô

Lista de Diálogo - Cine Camelô Lista de Diálogo - Cine Camelô Oi amor... tudo bem? Você falou que vinha. É, eu tô aqui esperando. Ah tá, mas você vai vir? Então tá bom vou esperar aqui. Tá bom? Que surpresa boa. Oh mano. Aguá! Bolha!

Leia mais

Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogério da Silva.

Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogério da Silva. /UPF Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogério da Silva Bolsista PROPET: Gabriela Rocha dos Santos Equipe da AGEXPP/UPF: Aline Do Carmo

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste"

A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste" John Ruskin "O Instituto WCF-Brasil trabalha para promover e defender os direitos das crianças e

Leia mais

Mu: Continente Perdido Capítulo 2

Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Minissérie de William Soares da Costa Escrita por William Soares da Costa Personagens deste capítulo NICOLAS GUILHERME WERA JEAN FELIPE Participação especial MARCUS, DOIS

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais