APRESENTAÇÃO DO CONCURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO DO CONCURSO"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO DO CONCURSO 1 o Concurso do Centro Oeste de Cerveja Caseira. O concurso que tem caráter meramente cultural segue as normas e padrões do BJCP, tendo como objetivo fornecer aos participantes o aprimoramento técnico, através do fornecimento de fichas de avaliação a serem preenchidas durante a avaliação do concurso. Serão selecionados alguns membros das AcervAs participantes para que possam ser jurados do concurso. Assim, oferecemos a oportunidade de formação e aperfeiçoamento dos juízes de cerveja no Centro Oeste. Além disso, os palestrantes convidados também participarão do julgamento do concurso, dando assim toda a credibilidade técnica às avaliações. O vencedor do concurso terá sua cerveja produzida pela Cervejaria Schornstein de Pomerode-SC, em edição limitada (500 litros). O segundo colocado terá sua cerveja produzida pela Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau-SC, em edição limitada (70 litros). As AcervAs participantes são: AcervA Goiana (Goiás), AcervA Pantaneira (Mato Grosso do Sul), AcervACandanga (Distrito Federal) e AcervA MT (Mato Grosso). A AcervA Mineira irá a participar do Concurso e do Congresso como convidada. O objetivo é trazer para o Centro Oeste os conhecimentos de outras AcervAs consolidadas para o Centro Oeste. Todo ano uma AcervAde fora do Centro Oeste será convidada a participar do Concurso e do Congresso.

2 Sumário 1. DO CONCURSO 2. DOS PARTICIPANTES 3. DOS ESTILOS 4. DAS INSCRIÇÕES 5. TIPOS DE GARRAFAS E TAMPAS 6. DO ENVIO DAS AMOSTRAS 7. SOBRE A COMISSÃO JULGADORA 8. SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 9. DO RESULTADO 10. DA PREMIAÇÃO 11. DISPOSIÇÕES FINAIS 12. ANEXOS 1 Do Concurso 1.1 O Concurso será aberto a qualquer cervejeiro caseiro do Centro Oeste, seja associado das AcervAs ou não. 1.2 A AcervA Mineira (AcervAconvidada) terá total liberdade para decidir se o concurso será somente para cervejeiros associados ou não. 1.3 Os cervejeiros poderão se inscrever em grupos, sendo que deve ser eleito um representante e este, caso seja premiado, responderá pelo grupo. 1.4 As amostras a serem avaliadas, deverão obrigatoriamente, ser fabricadas integralmente no domicílio do participante, destituídas de quaisquer fins comerciais, seja para fábricas, bares, lojas de cerveja ou qualquer outro estabelecimento comercial. 2 Dos Participantes 2.1 Só serão aceitas inscrições de cervejeiros maiores de 18 anos. 2.2 Não serão aceitas amostras de cervejas fabricadas por cervejarias com personalidade jurídica. Somente serão aceitas amostras de cervejeiros caseiros do Centro Oeste, e AcervA convidada sem razão social. 2.3 Cada participante poderá se inscrever apenas uma vez para cada estilo. 2.4 Membros da organização do concurso e da Diretoria das AcrevAs poderão participar, desde que não tenham contato com a triagem das amostras. 2.5 A direção do Concurso se reserva o direito de cassar o prêmio, caso as regras acima não sejam cumpridas em sua integralidade. Poderá ainda, a seu critério,

3 desclassificar quaisquer participantes caso haja indícios de fraude ou de atos que violam direitos autorais, intelectual ou industrial de terceiros. 3 Dos Estilos 3.1 Os estilos selecionados serão baseados nos critérios do BJCP Beer Judge CertificationProgram. 3.2 Os estilos a serem avaliados são: Belgian Blond Ale - 18A (Anexo I) Special/Best/Premium Bitter - 8C (AnexoII) 4 Das Inscrições 4.1 A inscrição no Concurso é feita através do pagamento de R$ 70,00 por amostra. 4.2 Será permitida a inscrição de apenas 01 (uma) cerveja por participante em cada estilo. 4.3 A cerveja inscrita deverá ser obrigatoriamente produzida pelo próprio participante, e não poderá ter sido, ou estar sendo produzida, por cervejarias estabelecidas. 4.4 A inscrição deverá ser feita exclusivamente no site: 4.5 Do cronograma do Concurso Data das inscrições Até o dia 30 de abril Data inicial das entregas das amostras 30 de abril Data final para entrega das amostras - 30 de maio 5 Tipos de Garrafas e Tampas 5.1 Serão aceitas garrafas de vidro, sem marcas ou inscrições, na cor âmbar, de produção nacional. As amostras deverão estar acondicionadas em garrafas de cor âmbar, respeitando os seguintes modelos: 1 garrafas 300 ml do tipo caçulinha ; 2 garrafas de 500 ml do tipo alemã ; 3 garrafas de 600 ml do tipo caçula. 5.2 As garrafas devem ser isentas de qualquer tipo de inscrição, marca comercial, símbolo, logomarca, etc.

4 5.3 Todas as amostras enviadas pelo participante, para determinada categoria, deverão estar acondicionadas em garrafas do mesmo modelo. As garrafas não precisam ser novas e podem apresentar o desgaste natural de utilização. 5.4 Todas as garrafas devem estar limpas, sem cola, tinta, inscrições gravadas ou outros rótulos, exceto aqueles que correspondam à identificação definida por este regulamento, e livres de qualquer outra característica que favoreça a distinção destas perante as demais amostras. 5.5 As garrafas devem ser isentas de qualquer tipo de inscrição, marca comercial, símbolo, logomarca, etc. 5.6 As tampas devem ser lisas, metálicas, sem nenhuma inscrição, marca, tinta, adesivo ou avaria e livres de qualquer outra característica que favoreça a distinção destas perante as demais amostras. 5.7 As tampas deverão respeitar um dos seguintes modelos de cor, iguais para todas as garrafas da amostra: i. cinza/prata; ii. preta; iii. formula 5.8 Amostras acondicionadas em garrafas e/ou tampas que não respeitem os requisitos definidos neste regulamento serão automaticamente desqualificadas do Concurso. 6 Do envio das amostras 6.1 O participante deverá enviar 3 (três) amostras de cerveja, para cada categoria na qual se inscreveu. 6.2 Todas as garrafas da mesma amostra deverão possuir apresentação uniforme, ou seja, mesmo modelo de garrafa e tampa. 6.3 As amostras poderão ser enviadas ou entregues pessoalmente no seguinte endereço: Belgian Dash Cervejas Especiais Rua 91, 184, Setor Sul, CEP , Goiânia- GO. 6.4 As amostras serão recebidas de segunda-feira a sábado, das 15:00 as 21:00.

5 6.5 O horário disponibilizado para recebimento poderá ser alterado sem a necessidade de aviso prévio. 6.6 Amostras enviadas com despesas a serem cobradas na entrega (por conta do destinatário) nãoserão aceitas e a inscrição do participante será automaticamente cancelada. 6.7 Caso as amostras cheguem visivelmente danificadas, o responsável pela inscriçãoserá informado para que, caso haja tempo hábil, tome as providênciasnecessárias para substituição das amostras de tal forma a possibilitar a adequada avaliação da sua cerveja. 6.8 Caso não seja possível repor a(s) amostra(s) avariada(s), as garrafas remanescentes poderão ser avaliadas apenas com o objetivo de fornecer as fichas de avaliação ao participante, sem inclusão na classificação geral do CONCURSO. 6.9 A organização do CONCURSO não se responsabiliza por eventuais extravios e/ou garrafas danificadas antes de serem recebidas de acordo as definições deste regulamento Modelo da Ficha de Identificação de Amostra para identificação de cada uma das garrafas: Fixar na garrafa apenas com um elástico ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DE GARRAFA NOME: Chico Buarque ENDEREÇO: Rua Vinicius de Moraes CIDADE: Rio de Janeiro ESTADO: RJ CEP: garotadeipanema@gmail.com CELULAR: xxxxx NOME DA CERVEJA: Feijoada Completa CATEGORIA: 8B AcervA: Goiana/Candanga/Mineira 6.11 O Formulário de Identificação de Amostra deve ser preenchido por completo e afixado com o auxílio de apenas um elástico em cada uma das amostras Não deve ser utilizado nenhum tipo de cola ou fita adesiva para afixar o Formulário de Identificação de Amostra nas garrafas, sob pena de desclassificaçãoautomática do participante As garrafas devem ser adequadamente embaladas para favorecer o transporte seguro e também para facilitar o recebimento, a triagem e a classificação das amostras.

6 6.14 Antes da avaliação, todas as amostras recebidas passarão pelo processo de Triagem e Codificação de Amostra. 7 Sobre a Comissão Julgadora 7.1 A Comissão Avaliadora do CONCURSO será inteira e exclusivamente selecionada pela Comissão Organizadora do mesmo, observando, preferencialmente, os seguintes critérios: a) Palestrantes; b) Expoentes na avaliação de cerveja em concursos; c) Profissionais do ramo de produção de cerveja; d) Pessoas com reconhecida capacidade técnica; e) Associados das AcervAs convidados, no intuito de formar juízes para as associações. 7.2 Todos os voluntários envolvidos na avaliação das amostras (juízes, organizadores e auxiliares) deverão portar-se de forma profissional e civilizada, observando os seguintes pontos: a) Apresentar-se pontualmente em todas as seções de avaliação; b) Preencher todas as fichas de avaliação de forma legível e mais completa possível; c) Não embriagar-se durante a avaliação das amostras; d) Não fumar, não utilizar perfume, colônia, pós-barba, batom, protetor labial ou qualquer outra substância que possa interferir na capacidade de avaliação dos juízes e demais membros da Comissão Avaliadora; e) Agir com postura ética e respeito aos membros da Comissão Avaliadora e, especialmente, às amostras de cerveja enviadas para avaliação; f) Não atrapalhar a avaliação dos demais juízes. 7.3 O juiz que comportar-se de forma contrária ao disposto neste regulamento será convidado a se retirar do recinto de avaliação das amostras e pode, segundo critérios da Comissão Organizadora, ser suspenso de participar na avaliação de futuros concursos. 8 Sobre os Critérios de Avaliação 8.1 Uma vez que elegemos o BJCP ( os critérios de avaliaçãorespeitarão, impreterivelmente, os critérios recomendados pelo BJCP.

7 8.2 A Comissão Avaliadora do CONCURSO receberá todas as amostras para avaliação sem qualquer informação sobre a procedência ou qualquer dado a respeito da inscrição, com exceção dos estilos. 8.3 Todas as amostras devem ser enviadas conforme definido neste regulamento. 8.4 A Comissão Organizadora do CONCURSO irá codificar todas as amostras de tal forma que a Comissão Avaliadora tenha acesso apenas ao código de avaliação da amostra que, em nenhuma hipótese, coincidirá com o número de inscrição da referida amostra. 8.5 A avaliação das amostras será dividida em seções e cada seçãoterá, no máximo, 10 (dez) amostras, sendo que para cada seção de avaliaçãoserá designada uma mesa de juízes com, no mínimo, 2 (dois) juízes. 8.6 Cada amostra será avaliada individualmente, conforme os critérios descritos neste regulamento. 8.7 Serão realizados intervalos entre 2 (duas) seções consecutivas para descanso dos juízes. 8.8 Cada juiz avaliará as amostras que lhe couberem, conforme distribuição definida pela Comissão Organizadora. 8.9 Os juízesatribuirão notas, em números inteiros, seguindo os seguintes critérios de pontuação (conforme modelo de ficha de avaliação do BJCP): a) de 01(um)ponto a12(doze) pontos para aroma; b) de 01 (um) ponto a 03 (três) pontos para aparência; c) de 01(um)ponto a20(vinte)pontos para sabor; d) de 01 (um) ponto a 05 (cinco) pontos para sensação na boca; e) de 01 (um) ponto a 10 (dez) pontos para impressão geral A avaliação de cada juiz é dada pela soma de todos os pontos atribuídos, considerando os critérios acima, com um total de 50 pontos Para uma mesma amostra a diferença na nota entre todos os juízes deve ser de no máximo 07 (sete) pontos, portanto, ao término da avaliação da amostra, os juízesdebaterão as notas atribuídas e ajustarão suas avaliações, caso necessário Ao término da avaliação da amostra os juízesdefinirão a nota de consenso da referida amostra. Esta nota será utilizada para definir quais amostras serão classificadas

8 para a(s) próxima(s) etapa(s) de avaliação. A nota de consenso não precisa ser a médiaaritmética das notas atribuídas pelos juízes que avaliaram a amostra A nota atribuída na(s) primeira(s) etapa(s) de avaliaçãonão é determinante para o resultado final do CONCURSO, mas sim para determinar quais amostras serão avaliadas na(s) etapa(s) seguinte(s) A Comissão Organizadora se reserva ao direito de realizar mais de uma rodada classificatória em função do número final de inscriçõesválidas em cada estilo participante Além do espaço destinado para a pontuação de cada quesito a ficha de avaliação contará com um espaço destinado para comentários e sugestões de melhorias O registro de comentários e sugestões de melhoria é facultativo, porém, fortemente recomendado A identificação do juiz na ficha de avaliação é obrigatória. 9 Resultado 9.1 O resultado do Concurso será divulgado no sábado dia 20 de junho, no final das palestras. 9.2 Para critério de desempate será adotada a forma de descarte sucessivo, até que se efetive cada caso de desempate, das menores pontuações de cada critério avaliado, obedecendo a seguinte ordem: aparência, sensação na boca, impressão geral, aroma e sabor. 9.3 A Comissão Avaliadora é livre e soberana em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos participantes do CONCURSO. 10 Da Premiação 10.1 O 1º Congresso e Concurso de Cerveja do Centro Oeste firmou parceria com a Cervejaria Schornstein de Pomerode SC para viabilizar a produção de 500 litros da cerveja vencedora A cerveja fruto da parceria será dividida entre o Cervejeiro Caseiro (200 litros), a Cervejaria (200 litros) e a organização do Concurso (100 litros) A data de produção da cerveja será acordada entre a Cervejaria e o Cervejeiro Caseiro, por intermédio do Organizador do Concurso, de acordo com a disponibilidade da Cervejaria.

9 10.4 A cervejaria reproduzirá a receita de forma mais fiel possível à original, podendo realizar ajustes para adequá-la aos processos empregados na Cervejaria Os direitos sobre a receita da cerveja permanecem com Cervejeiro Caseiro A premiação é individual, intrasferível e não poderá ser convertido em dinheiro Para o segundo colocado, a Escola Superior de Cerveja e Malte, irá produzir 70 litros da cerveja vencedora A data de produção da cerveja será acordada entre a Escola e o Cervejeiro Caseiro, por intermédio do Organizador do Concurso, de acordo com a disponibilidade da Escola A Escola reproduzirá a receita de forma mais fiel possível à original, podendo realizar ajustes para adequá-la aos processos empregados Os direitos sobre a receita da cerveja permanecem com Cervejeiro Caseiro A premiação é individual, intrasferível e não poderá ser convertido em dinheiro. 11 Disposições Gerais 11.1 A desclassificação de uma amostra por não conformidade com o presente regulamento nãodará direito ao reembolso da taxa de inscrição O participante que proceder com desrespeito ou prejuízo à Comissão Organizadora, aos membros da Comissão Avaliadora, aos voluntários envolvidos no CONCURSO, ou aos demais participantes, coletiva ou individualmente, será sumariamente excluído do CONCURSO e poderá ainda ter a inscrição vetada em concursos futuros, conforme deliberação da Comissão Organizadora Os casos omissos neste regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora A inscrição neste CONCURSO pressupõe o conhecimento e aceitação plena das regras contidas neste regulamento. Goiânia, 19 de fevereiro de Fernando Sousa da Cunha Bastos.

10 ANEXO I 18A. BelgianBlond Ale Blond Ale Belga Aroma: Leve aroma terroso e condimentado de lúpulo, acompanhado de uma suave característica adocicada do malte Pilsen. Apresenta um sutil caráter proveniente das leveduras, que pode incluir compostos fenólicos condimentados, álcool perfumado ou como mel, ou ésteres frutados e com caráter de levedura (comumente parecidos com laranja e limão). Dulçor leve, que pode possuir uma ligeira característica similar ao açúcar. Sutil, mas ainda complexo. Aparência: Coloração que varia do dourado claro ao profundo. Geralmente muito límpida. Colarinho de branco a quase branco, abundante, denso e cremoso, com boa retenção, apresentando rendado belga. Sabor: Suave, inicialmente apresenta um dulçor leve a moderado característico do malte Pilsen, mas finaliza de médio-seca a seca e com algum álcool suave se tornando evidente no retrogosto. Amargor médio do lúpulo e do álcool para equilibrar. Leve sabor de lúpulo, que pode ser condimentado ou terroso. Características provenientes da levedura extremamente amenas (ésteres e alcoóis, que são por vezes perfumados ou similares a laranja e limão). Uma branda característicafenólica e condimentada é opcional. Algum leve dulçor caramelado ou similar a mel perceptível no palato. Sensação na boca: Carbonatação de médio-alta a alta, podendo dar uma sensação de preenchimento da boca com bolhas. Corpo médio. Sensação quente de álcool de leve a moderada, mas ainda suave. Pode ser um pouco cremosa. Impressão Geral: Uma ale dourada de força moderada que possui uma sutil complexidade belga, levemente adocicada, com final seco. História: Estilo com desenvolvimento relativamente recente, visando os bebedores de Pils europeus, se tornou mais popular quando largamente distribuída e comercializada.

11 Comentários:Robustez similar a de uma Dubbel, características similares a uma Belgian Strong Golden Ale ou Tripel, embora um pouco mais adocicada e menos amarga. Frequentemente possui uma característica quase similar a uma lager, que a proporciona um perfil límpido em comparação aos outros estilos. Os belgas usam o termo blond, enquanto os franceses soletram blonde. A maioria dos exemplos comerciais possui uma variação de álcool por volume entre 6,5 a 7%. Muitas cervejas de mesa Trapistas (Singles ou Enkels) são chamadas de Blond, mas nãosão representantes deste estilo. Ingredientes:Malte Pilsen belga, maltes aromáticos, açúcar, linhagens de leveduras belgas que produzem alcoóis complexos, compostos fenólicos, ésteres perfumados, lúpulos nobres, StyrianGoldings ou East Kent Goldings. Nenhuma especiaria é normalmente utilizada, entretanto os ingredientes e os subprodutos da fermentação podem dar esta impressão de condimentada (frequentemente lembrando laranja e limão). Estatísticas: IBUs: SRM: 4 7 OG: 1,062 1,075 FG: 1,008 1,018 ABV: 6 7,5% Exemplos Comerciais: LeffeBlond, AffligemBlond, La Trappe (Koningshoeven) Blond, GrimbergenBlond, Val-DieuBlond, Straffe Hendrik Blonde, BrugseZot, Pater LievenBlondAbbey Ale, TroubadourBlond Ale

12 ANEXO II 8C - Extra Special/Strong Bitter (EnglishPale Ale) Bitter Extra Especial/Forte (Pale Ale Inglesa) Aroma: Aroma de lúpulo de moderadamente alto a moderadamente baixo e pode ser usada uma variedade de lúpulos, sendo os ingleses os mais tradicionais. Aroma de malte de médio a médio-alto, frequentemente com notas de caramelo variando de baixas a moderadamente fortes (embora este caráter seja mais sutil nas versões mais claras). Presença de ésteres frutados de médio-baixa a médio-alta. Geralmente sem diacetil, embora quantidades muito pequenas sejam aceitáveis. Pode apresentar leves notas secundárias sulforosas e/ou alcoólicas em alguns exemplares (opcional). Aparência: Coloração de dourada a cobre profundo. Transparência de límpida a brilhante. Colarinho quase branco de moderado a baixo. Baixa retenção de colarinho é aceitável quando a carbonataçãotambém for baixa. Sabor: Amargor de médio-alto a médio, com sabores maltosos dando suporte. Normalmente apresenta um dulçor maltoso caramelado forte. Sabor de lúpulo de moderado a moderadamente alto (de qualquer variedade, porém variedades de lúpulos de caráter terroso, resinoso e/ou floral ingleses são tipicamente mais tradicionais). O amargor e o sabor do lúpulo devem ser notados, mas não devem dominar o sabor do malte por completo. Pode apresentar níveis mais baixos de característicassecundárias de malte, (p. ex., de nozes e biscoito,) adicionando complexidade. A presença dos ésteres frutados pode ser de moderadamente baixa a alta. Opcionalmente podem apresentar baixos níveis de álcool e um sabor mineral/sulfuroso que vai até moderado. Final de médio-seco a seco (principalmente se sulfatos são adicionados à água). Geralmente sem diacetil, mas quantidades pequenas sãoaceitáveis. Sensação de Boca: Corpo de médio-leve a médio-alto. Carbonatação de baixa a moderada, embora versões engarrafadas possam ser mais carbonatadas. Versões mais fortes podem apresentar um leve calor alcoólico, mas este caráternão deve ser muito alto.

13 Impressão Geral: Uma ale inglesa de potência mediana a forte. O equilíbrio pode ser bem no meio termo entre malte e lúpulo, tendendo ao amargo. A drinkabilityé um componente crítico do estilo. A ênfase ainda é na adição de lúpulos para amargor, ao contrário da adição agressiva do meio ao final praticada nos estilos americanos de ales. Um estilo relativamente amplo que permite considerávelinterpretação do cervejeiro. História: Strong Bitters podem ser vistas como versões de densidade mais alta das Best Bitters (embora não necessariamente mais Premium já que Bitterssão tradicionalmente os produtos mais finos do cervejeiro). Como as cervejas são vendidas pelo teor alcoólico no Reino Unido, estas cervejas comumente apresentam um sabor alcoólico (possivelmente para deixar claro ao consumidor que está recebendo pelo que pagou). Atualmente na Inglaterra o termo ESB é uma denominação pertencente à Fullers; nos Estados Unidos o nome foi escolhido para designar uma ale inglesa maltosa, amarga, avermelhada, de forçapadrão. A lupulagem pode ser inglesa ou uma combinação de inglesa com norteamericana. Comentários: Com malte e lúpulo mais evidente do que na Special ou Best Bitter. Versões mais fortes podem se sobrepor um pouco com as Old Ales, porem as Strong Bitters tendem a ser mais claras e mais amargas. A Fuller s ESB é uma cerveja única e com um perfil de maltes muito grande e complexo que não é encontrado em outros exemplares; a maior parte das Strong Bitterssão mais frutadas e lupuladas. Juízesnão devem julgar cervejas deste estilo como se fossem clones da Fuller s ESB. Algumas variantes modernas são produzidas exclusivamente com malte pale e são conhecidas como Golden ou Summer Bitters. A maior parte das que são produzidas no Reino Unido e engarrafadas ou envasadas em barris tipo kegsãoversões mais alcoólicas da versão de barril local, sendo específicaspara exportação. Os níveis de IBU normalmente nãosão ajustados, portanto as versões nos Estados Unidos não correspondem diretamente ao estilo e suas subcategorias na Grã-Bretanha. EnglishPale Ales são geralmente consideradas cervejas Premium, fortes para exportação, amargas e que raramente remetem a uma Strong Bitter, embora reformuladas para serem engarrafadas (incluindo uma carbonatação mais alta).

14 Ingredientes: Maltes Pale Ale, âmbar e/ou cristal, podendo haver um toque de malte preto para ajustar a cor. Pode levar adjuntos como açúcar, milho ou trigo. Lúpulos ingleses sãotípicos, mas variedades norte-americanas e européias estão se tornando mais comuns (particularmente nos exemplares mais claros). Levedura caracteristicamente inglesa. Versões Burtonizadas usam água com teor de sulfatos de médio a alto. Estatísticas: IBUs: SRM: 6 18 OG: 1,048 1,060 FG: 1,010 1,01 AVB: 4,2 6,2% Exemplos Comerciais: Fullers ESB, Adnams Broadside, ShepherdNeameBishop'sFinger, Young sram Rod, Samuel Smith soldbrewerypale Ale, Bass Ale, WhitbreadPale Ale, ShepherdNeameSpitfire, Marston s Pedigree, Black Sheep Ale, Vintage Henley, MordueWorkie Ticket, MorlandOldSpeckledHen, Greene King Abbot Ale, Bateman's XXXB, Gale shordeanspecialbitter (HSB), Ushers 1824 Particular Ale, Hopback Summer Lightning, GreatLakesMoondog Ale, ShipyardOldThumper, Alaskan ESB, Geary spale Ale, CooperstownOldSlugger, Anderson Valley Boont ESB, Avery 14 er ESB, Redhook ESB.

1º CONCURSO DE CERVEJA ARTESANAL

1º CONCURSO DE CERVEJA ARTESANAL 1º CONCURSO DE CERVEJA ARTESANAL DO DISTRITO FEDERAL Regulamento Brasília-DF Janeiro, 2015 1 ÍNDICE 1. SOBRE O CONCURSO 3 2. QUEM PODE PARTICIPAR 3 3. AS DATAS DO CONCURSO 4 4. OS ESTILOS 5 5. COMISSÃO

Leia mais

Regulamento do II Concurso Estadual da ACervA-ES

Regulamento do II Concurso Estadual da ACervA-ES 1. OBJETIVOS DO CONCURSO 1.1. Melhorar continuamente o nível técnico dos cervejeiros e a qualidade das cervejas caseiras no Estado do Espírito Santo. 1.2. Divulgar a ACervA-ES e incentivar a inclusão de

Leia mais

Regulamento do I Concurso Estadual da ACervA-ES

Regulamento do I Concurso Estadual da ACervA-ES 1. OBJETIVOS DO CONCURSO Regulamento do I Concurso Estadual da ACervA-ES 1.1. Melhorar continuamente o nível técnico dos cervejeiros e a qualidade das cervejas caseiras no Estado do Espírito Santo. 1.2.

Leia mais

1 Concurso de Cerveja Artesanal 2015 São Paulo - SP

1 Concurso de Cerveja Artesanal 2015 São Paulo - SP 1 SOBRE O CONCURSO 1.1 O CONCURSO DE CERVEJA ARTESANAL é uma realização do Esquenta VIP e passa a ser denominado apenas de CONCURSO neste regulamento. 1.2 A organização do CONCURSO é de exclusiva responsabilidade

Leia mais

Regulamento do I Concurso de Cervejas Caseiras Bier Vila. Choperia Bier Vila BJCP

Regulamento do I Concurso de Cervejas Caseiras Bier Vila. Choperia Bier Vila BJCP Caseiras Bier Vila BJCP SUMÁRIO 1 SOBRE O CONCURSO... 3 2 SOBRE AS DATAS DO CONCURSO... 3 3 SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR... 4 4 SOBRE OS ESTILOS... 4 5 SOBRE A COMISSÃO AVALIADORA... 5 6 SOBRE OS CRITÉRIOS

Leia mais

Regulamento. 1º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras Agrária e Weyermann

Regulamento. 1º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras Agrária e Weyermann Regulamento 1º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras Agrária e Weyermann 1 - ORGANIZAÇÃO 1.1 - O 1º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras Agrária e Weyermann é um concurso aberto a todos os cervejeiros

Leia mais

Regulamento do I Concurso de Cervejas Caseiras Bier Vila. Choperia Bier Vila BJCP

Regulamento do I Concurso de Cervejas Caseiras Bier Vila. Choperia Bier Vila BJCP Regulamento do I Concurso de Cervejas Caseiras Bier Vila BJCP SUMÁRIO 1 SOBRE O CONCURSO 2 SOBRE AS DATAS DO CONCURSO 3 SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR 4 SOBRE O ESTILO 5 SOBRE A COMISSÃO AVALIADORA 6 SOBRE

Leia mais

Regulamento 1. DO CONCURSO

Regulamento 1. DO CONCURSO Regulamento 1. DO CONCURSO 1.1. Este concurso é realizado pela Casa OLEC Insumos para Cerveja Ltda, localizada na Rua Raimundo Correia, 210, Bairro São Pedro, Belo Horizonte, Minas Gerais, inscrita sobre

Leia mais

2.2 Estimular a evolução, criatividade e qualidade da produção caseira de cerveja.

2.2 Estimular a evolução, criatividade e qualidade da produção caseira de cerveja. 1 SOBRE O CONCURSO 1.1 O Concurso Da Panela Pro Bar é uma realização do Programa Papo Cervejeiro em parceria com a Cervejaria Landel e a Acerva Paulista e passa a ser denominado apenas de CONCURSO neste

Leia mais

Concurso Cervejeiros do Triângulo 2015

Concurso Cervejeiros do Triângulo 2015 Concurso Cervejeiros do Triângulo 2015 1 ORGANIZAÇÃO Regulamento 2º Concurso de Cervejas Caseiras do Triângulo 1.1 O 2º Concurso de Cervejas Caseiras do Triângulo é um concurso aberto a todos os cervejeiros

Leia mais

Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland

Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland Edição 2013 Estilo Witbier (ref. BJCP 2008 16A). Regulamento 1 SOBRE O CONCURSO... 2 2 OBJETIVOS DO CONCURSO... 2 3 PARTICIPAÇÃO... 2 4 ESTILO DE CERVEJA... 3 5 DATAS

Leia mais

II CONCURSO CERVEJEIRO DO JARDIM CANADÁ OUTUBRO DE 2014 1. SOBRE O CONCURSO...2 2. SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR...2 3. SOBRE AS INSCRIÇÕES...

II CONCURSO CERVEJEIRO DO JARDIM CANADÁ OUTUBRO DE 2014 1. SOBRE O CONCURSO...2 2. SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR...2 3. SOBRE AS INSCRIÇÕES... SUMÁRIO: 1. SOBRE O CONCURSO...2 2. SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR...2 3. SOBRE AS INSCRIÇÕES...3 4. SOBRE O ENVIO DAS AMOSTRAS...4 5. SOBRE O JÚRI...5 6. SOBRE O JULGAMENTO...6 7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO...7

Leia mais

OBJETIVOS DO CONCURSO QUEM PODE PARTICIPAR LIMITES DE INSCRIÇÕES

OBJETIVOS DO CONCURSO QUEM PODE PARTICIPAR LIMITES DE INSCRIÇÕES 10º Concurso Nacional das ACervAs Regulamento Comissão Organizadora: Estevão Rech Chittó Leo Sassen Lucas Dorneles Meneghetti Luis Balbinot Paulo Dalla Santa Rafael Diefenthäler Apoio: Porto Alegre, 25

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE

EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE DO CONCURSO 1. O CONCURSO de fotografia Olhares: Água e Vida na Ilha Grande, doravante denominado simplesmente

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO PRIMAVERA EM ARTE

REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO PRIMAVERA EM ARTE REGULAMENTO CONCURSO FOTOGRÁFICO PRIMAVERA EM ARTE 01 CRONOGRAMA O Concurso Fotográfico, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Garibaldi, integrará a programação da Primavera em

Leia mais

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUCTO ELABORADO E ENVASADO EM: CERVEJA SAGRA ESPANHA (Castilha La- Mancha) PREMIUM - PILSEN Cerveja Artesana Sagra 100% Malte - Premium Pilsen CAPACIDADE: 330ml

Leia mais

Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010

Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010 Trabalhos Científicos do V Congresso Médico Acadêmico (COMA) da Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) REGULAMENTO 2010 1. Disposições gerais 1.1. Todos os alunos da área da Saúde

Leia mais

EDITAL SELETIVAS SE RASGUM 2015

EDITAL SELETIVAS SE RASGUM 2015 EDITAL SELETIVAS SE RASGUM 2015 CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A Se Rasgum Produções realizará as Seletivas Se Rasgum 2015 com o objetivo de escolher 4 (quatro) bandas paraenses, de diversos estilos

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO QUIZ AMB 60 ANOS

PROPOSTA DE REGULAMENTO QUIZ AMB 60 ANOS PROPOSTA DE REGULAMENTO QUIZ AMB 60 ANOS APRESENTAÇÃO Este concurso cultural/recreativo é promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), sociedade civil sediada em Brasília, capital do Distrito

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA FRASE - 2015

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA FRASE - 2015 REGULAMENTO DO CONCURSO PARA FRASE - 2015 1. CONCURSO 1.1. O concurso FRASE doravante denominado simplesmente CONCURSO, tem caráter exclusivamente recreativo e cultural. A participação neste CONCURSO é

Leia mais

Edição de Março. Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados.

Edição de Março. Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados. Edição de Março Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados. Selecionamos alguns rótulos que esperamos serem muito bem degustados

Leia mais

IRMAOS FERRARO. Rio Grande do Sul

IRMAOS FERRARO. Rio Grande do Sul IRMAOS FERRARO Rio Grande do Sul D ORO HELLES - 600ml...R$ 21,26 Tem por característica principal o toque marcante do lúpulo da região de Hallertau, na Baviera Alemã. Por ser uma cerveja fabricada em baixa

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015

FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015 FESTIVAL DE MÚSICA RÁDIO MEC E RÁDIO NACIONAL REGULAMENTO 2015 1. DOS OBJETIVOS 1.1 O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional,

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS Progresso, abril de 2015. REGULAMENTO 1. OBJETIVO Festival de Humor de Progresso é um evento promovido por Região dos Vales Comunicação Digital,

Leia mais

Regulamento. Concurso Técnico de Cerveja Caseira Sinnatrah Cervejaria-Escola. Estilos: Imperial Stout e Eisbock

Regulamento. Concurso Técnico de Cerveja Caseira Sinnatrah Cervejaria-Escola. Estilos: Imperial Stout e Eisbock Regulamento Concurso Técnico de Cerveja Caseira Sinnatrah Cervejaria-Escola Estilos: Imperial Stout e Eisbock 1. OBJETIVOS DO CONCURSO 1.1. Promover espaço e condições para o continuo aperfeiçoamento técnico

Leia mais

I Concurso de Fotografia do Poder Judiciário de Mato Grosso

I Concurso de Fotografia do Poder Judiciário de Mato Grosso I Concurso de Fotografia do Poder Judiciário de Mato Grosso A Coordenadoria do Programa Bem Viver do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso realiza o I Concurso de Fotografia com o tema: " Um olhar

Leia mais

Regulamento 2015. Objetivos

Regulamento 2015. Objetivos Regulamento 2015 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 20ª edição do festival

Leia mais

Modalidade Franqueado

Modalidade Franqueado PRÊMIO o cumprimento ABF DESTAQUE de todos os critérios FRANCHISING deste Categoria regulamento, selecionando Sustentabilidade os melhores trabalhos. Modalidade Franqueado REGULAMENTO Objetivos O Prêmio

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA R E G U L A M E N T O 2º FESTIVAL DE MPB DE ITAPEMIRIM-ES A Prefeitura Municipal de Itapemirim - ES, através da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de

Leia mais

25º SALÃO JOVEM ARTE MATO GROSSENSE 2016 REGULAMENTO

25º SALÃO JOVEM ARTE MATO GROSSENSE 2016 REGULAMENTO Diário Oficial Número: 26706 Data: 27/01/2016 Título: EXTRATO DO TERMO DE CONVÊNIO N 060/2015/SEC, ref. ao processo n 676976/2015 Categoria:» PODER EXECUTIVO» SECRETARIAS» CULTURA» EXTRATO Url para acesso

Leia mais

EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos. VII Chamada de Trabalhos. X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro

EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos. VII Chamada de Trabalhos. X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro EDITAL nº 01/2015 Submissão de Trabalhos VII Chamada de Trabalhos X Semana de Petróleo e Gás SPE/UFRJ 10ª SPEtro O Capítulo de Estudantes SPE da UFRJ torna público o presente Edital para a comunidade técnico-científica

Leia mais

Triathlon Faculdades FKB. Regulamento Geral

Triathlon Faculdades FKB. Regulamento Geral DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Triathlon Faculdades FKB Regulamento Geral Art. 1 Este Regulamento Geral é o conjunto de disposições que regem a 1ª Prova de Triathlon Faculdades FKB 2011 e implica obediência

Leia mais

2. A EMPEC 3. UPDATE. 4. Disposições Gerais

2. A EMPEC 3. UPDATE. 4. Disposições Gerais Índice 1. Agradecimentos... 03 2. A EMPEC... 04 3. UPDATE... 04 4. Disposições Gerais... 04 5. Critérios de Participação... 05 6. Regulamento... 06 7. Inscrições... 06 8. Pagamento... 07 9. Etapas do Concurso...

Leia mais

DE ESPORTE DO CELSO OLIVEIRA.

DE ESPORTE DO CELSO OLIVEIRA. REGULAMENTO OFICIAL REGULAMENTO 1) DO ENCONTRO: 1.1) O 1ºEncontro de MTB de Conceição do Castelo, será realizado no dia 27 de setembro de 2015, na cidade de Conceição do Castelo-ES, podendo participar

Leia mais

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor;

2.1 Fazer um justo reconhecimento a todos os alunos e professores que contribuem no empenho em ações que resultem em um mundo melhor; REGULAMENTO 3º Prêmio UniBH de Sustentabilidade 1 CARACTERIZAÇÃO 1.1 O Prêmio UniBH de Sustentabilidade tem o propósito de identificar, reconhecer, valorizar e premiar os esforços dos alunos e dos professores

Leia mais

TERMO DE ADITAMENTO AO REGULAMENTO DO 1º PRÊMIO COMIGO DE JORNALISMO REGULAMENTO GERAL

TERMO DE ADITAMENTO AO REGULAMENTO DO 1º PRÊMIO COMIGO DE JORNALISMO REGULAMENTO GERAL TERMO DE ADITAMENTO AO REGULAMENTO DO 1º PRÊMIO COMIGO DE JORNALISMO A Promotora do Prêmio Comigo de Jornalismo alterou os itens [1.1 e 1.2], tornando-se necessário ajustar o Regulamento do mesmo, que

Leia mais

1º Prêmio de Comunicação - Grupo SMS 2014

1º Prêmio de Comunicação - Grupo SMS 2014 1º Prêmio de Comunicação - Grupo SMS 2014 1 INTRODUÇÃO O 1º Prêmio de Comunicação Grupo SMS 2014, com o tema Mobilidade Urbana é uma iniciativa do Grupo SMS, formado pelas empresas Auto Viação Salineira,

Leia mais

CONCURSO ANUAL DO CBAR DE MONOGRAFIAS

CONCURSO ANUAL DO CBAR DE MONOGRAFIAS CONCURSO ANUAL DO CBAR DE MONOGRAFIAS 1 ÍNDICE I - Objetivos II Organização dos Concursos III Inscrições IV Requisitos de Apresentação dos Trabalhos V Comissão Julgadora VI Julgamento dos Trabalhos VI

Leia mais

Regulamento 2014. Objetivos

Regulamento 2014. Objetivos Regulamento 2014 Objetivos O É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários tem por objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. Período A 19ª edição do festival

Leia mais

CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS

CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS Regulamento 1- Da participação: Poderão participar do Concurso de Artes Plásticas todos os alunos regularmente matriculados na escola, com apenas um trabalho inscrito em cada uma das categorias, a saber:

Leia mais

Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo. 16º Concurso de Roteiro Capixaba

Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo. 16º Concurso de Roteiro Capixaba 1 Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo 16º Concurso de Roteiro Capixaba A GALPÃO PRODUÇÕES, empresa privada com sede à Rua Professora Maria Cândida da Silva, nº 115 - Bairro República Vitória - Espírito

Leia mais

CONCURSO DE DECORAÇÃO NATALINA MERCADO DE NATAL 2012 REGULAMENTO

CONCURSO DE DECORAÇÃO NATALINA MERCADO DE NATAL 2012 REGULAMENTO CONCURSO DE DECORAÇÃO NATALINA MERCADO DE NATAL 2012 REGULAMENTO 1. CONCURSO: O Concurso de Decoração Natalina - Mercado de Natal 2012, através da Associação Empresarial de Ibirama (ACIIBI) e parceria

Leia mais

Concurso Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria. Prêmio SAMPAPÃO DE JORNALISMO 2015. Regulamento 2015. CAPÍTULO I Do Concurso

Concurso Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria. Prêmio SAMPAPÃO DE JORNALISMO 2015. Regulamento 2015. CAPÍTULO I Do Concurso Concurso Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria Prêmio SAMPAPÃO DE JORNALISMO 2015 Regulamento 2015 CAPÍTULO I Do Concurso Art. 1º - O Sindicato das Indústrias de Panificação e

Leia mais

1.1. Este Concurso tem caráter exclusivamente cultural, conforme pode ser depreendido da leitura deste Regulamento.

1.1. Este Concurso tem caráter exclusivamente cultural, conforme pode ser depreendido da leitura deste Regulamento. REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL FIDATTI Para você, qual é o significado da palavra CONFIANÇA?" Leia este Regulamento com atenção, ele informa como participar do Concurso Cultural Fidatti ( Concurso ), promovido

Leia mais

As imagens vencedoras estamparão algumas janelas do Colégio, além de serem divulgadas via Facebook e site do Instituto Sidarta.

As imagens vencedoras estamparão algumas janelas do Colégio, além de serem divulgadas via Facebook e site do Instituto Sidarta. INFORMAÇÕES GERAIS O concurso de fotos que celebra os 15 anos do Instituto Sidarta tem como tema Cenas no Sidarta, ou seja, cenas da experiência vivida no Sidarta que foram e são importantes para os alunos

Leia mais

III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica

III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica III CONCURSO FOTOGRÁFICO DO IV SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA: INMA Desafios e perspectivas para a Conservação da Mata Atlântica Como participar 1. O III Concurso Fotográfico do IV SIMBIOMA

Leia mais

Lamas Brew Shop www.lamasbrewshop.com.br

Lamas Brew Shop www.lamasbrewshop.com.br Muntons é uma das Maltarias mais tradicionais do Mundo, produzindo além de maltes (em grãos, pó e líquido) diversos tipos de produtos alimentícios. A Muntons é baseada na Inglaterra e tornou-se famosa

Leia mais

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA 2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA O presente Edital visa divulgar as regras e as datas que

Leia mais

XXXVII CONCURSO FOTOGRÁFICO CIDADE DE SANTA MARIA 2015

XXXVII CONCURSO FOTOGRÁFICO CIDADE DE SANTA MARIA 2015 XXXVII CONCURSO FOTOGRÁFICO CIDADE DE SANTA MARIA 2015 REGULAMENTO O Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, criado pela Lei Municipal n 1974/78, promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria,

Leia mais

SEMANA DE TURISMO CONCURSO DE FOTOGRAFIA: PAISAGENS BRASILEIRAS REGULAMENTO

SEMANA DE TURISMO CONCURSO DE FOTOGRAFIA: PAISAGENS BRASILEIRAS REGULAMENTO SEMANA DE TURISMO CONCURSO DE FOTOGRAFIA: PAISAGENS BRASILEIRAS REGULAMENTO Objetivo Estimular e divulgar imagens do Brasil, bem como promover a integração entre os alunos dos diversos cursos da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE REDAÇÃO E DE ARTIGO DO MP-PROCON

REGULAMENTO DO I CONCURSO DE REDAÇÃO E DE ARTIGO DO MP-PROCON MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAÍBA PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR REGULAMENTO DO I CONCURSO DE REDAÇÃO E DE ARTIGO DO MP-PROCON TEMA: Impactos negativos da falsificação de produtos

Leia mais

REGULAMENTO 1 DO OBJETIVO

REGULAMENTO 1 DO OBJETIVO REGULAMENTO 1 DO OBJETIVO O Jornal Correio Livre, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, com a finalidade de incentivar a arte e a expressão

Leia mais

EDITAL PRÊMIO MELHOR CAMPANHA DE VOZ 2015

EDITAL PRÊMIO MELHOR CAMPANHA DE VOZ 2015 EDITAL PRÊMIO MELHOR CAMPANHA DE VOZ 2015 DAS CATEGORIAS: 1. O Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa em 2015 premiará três categorias de Campanhas de Voz realizadas em comemoração

Leia mais

Concurso das Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e. Confeitaria. Prêmio SINDIPAN / AIPAN SÃO PAULO DE JORNALISMO 2012.

Concurso das Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e. Confeitaria. Prêmio SINDIPAN / AIPAN SÃO PAULO DE JORNALISMO 2012. Concurso das Melhores Matérias Jornalísticas sobre Panificação e Confeitaria Prêmio SINDIPAN / AIPAN SÃO PAULO DE JORNALISMO 2012 Regulamento 2012 CAPÍTULO I Do Concurso Art. 1º - O Sindicato das Indústrias

Leia mais

I CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ CLIQUE CIDADÃO

I CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ CLIQUE CIDADÃO I CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ CLIQUE CIDADÃO REGULAMENTO CAPÍTULO I - DO OBJETO Art. 1º A Procuradoria-Geral de Justiça, com a finalidade de incentivar a integração entre membros

Leia mais

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Produtos de decoração

Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Produtos de decoração Prêmio Planeta Casa 2012 Regulamento categoria Produtos de decoração O Prêmio Planeta Casa 2012 busca valorizar empresas, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de arquitetura, design,

Leia mais

EDITAL/REGULAMENTO DO 7º CONCURSO FOTOGRÁFICO

EDITAL/REGULAMENTO DO 7º CONCURSO FOTOGRÁFICO EDITAL/REGULAMENTO DO 7º CONCURSO FOTOGRÁFICO O MUNICIPIO DE COLINAS, com sede na Rua Olavo Bilac, 370, em COLINAS - RS, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

2ª CORRIDA SUZANO SHOPPING/AMIL REGULAMENTO DE PROVA

2ª CORRIDA SUZANO SHOPPING/AMIL REGULAMENTO DE PROVA 2ª CORRIDA SUZANO SHOPPING/AMIL REGULAMENTO DE PROVA INFORMAÇÕES GERAIS A 2ª CORRIDA SUZANO SHOPPING/AMIL será realizada no dia 06 de abril de 2014, domingo, com largada às 9h, em distâncias de 3km e 6km.

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015 CONCURSO DE FOTOGRAFIA FUNORTE: MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO 2015 1- GERAL O concurso de fotografia MONTES CLAROS PELO OLHAR UNIVERSITÁRIO é uma iniciativa das Faculdades Integradas do Norte

Leia mais

Regulamento Prêmio Bom Design 2015

Regulamento Prêmio Bom Design 2015 Regulamento Prêmio Bom Design 2015 (Projetos de janeiro de 2014 até julho 2015) a. CARACTERIZAÇÃO O Prêmio Bom Design é uma premiação dos trabalhos de graduação e equivalentes das instituições de ensino

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

ANEXO ÚNICO À PORTARIA Nº 020, DE 26 DE MAIO DE 2015. EDITAL N.º 001/2015 AGTUR

ANEXO ÚNICO À PORTARIA Nº 020, DE 26 DE MAIO DE 2015. EDITAL N.º 001/2015 AGTUR ANEXO ÚNICO À PORTARIA Nº 020, DE 26 DE MAIO DE 2015. EDITAL N.º 001/2015 AGTUR O PRESIDENTE DA AGÊNCIA MUNICIPAL DE TURISMO, no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Concurso de Fotografia

Leia mais

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias.

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias. Nova Fotografia 2013 Convocatória O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

Regulamento II Concurso Mistura Fina Craft Beer Shop de Cervejas Artesanais

Regulamento II Concurso Mistura Fina Craft Beer Shop de Cervejas Artesanais 1 DA ORGANIZAÇÃO Regulamento II Concurso Mistura Fina Craft Beer Shop de Cervejas Artesanais 1.1 - O II Concurso Mistura Fina Craft Beer Shop de Cervejas Artesanais é um concurso aberto aos cervejeiros

Leia mais

3 DO 2º CONCURSO CINEFOOT 100 ANOS DE PAIXÃO REGULAMENTO

3 DO 2º CONCURSO CINEFOOT 100 ANOS DE PAIXÃO REGULAMENTO 2º CONCURSO CINEFOOT 100 ANOS DE PAIXÃO REGULAMENTO 1 DO FESTIVAL 1.1 O CINEfoot Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina com abordagens conceitual e

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MINIMETRAGEM 2010

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MINIMETRAGEM 2010 REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL MINIMETRAGEM 2010 1. O presente regulamento tem por objeto a abertura do Concurso Cultural MiniMetragem 2010, que visa incentivar a pesquisa de idéias, conceitos, estética,

Leia mais

I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES

I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES REGULAMENTO 2013 1. DOS OBJETIVOS 1.1. O I Festival de Música do Ifes acontecerá no dia 23 de novembro de 2013, no Auditório João de Medeiros Calmon, no Ifes Campus Colatina,

Leia mais

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL Dias 6 e 7 de Novembro de 2013 Realização e apoio: facebook: https://www.facebook.com/fecinac

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL FACEBOOK Estrela da Música. Rua Lourenço Pinto, 299, Curitiba - PR, inscrita no CNPJ nº 03.420.926/0002-05, doravante

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL FACEBOOK Estrela da Música. Rua Lourenço Pinto, 299, Curitiba - PR, inscrita no CNPJ nº 03.420.926/0002-05, doravante REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL FACEBOOK Estrela da Música Leia este Regulamento com atenção, ele informa como participar do Concurso Cultural Facebook Estrela da Música, promovido pela Global Village Telecom

Leia mais

1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO

1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO 1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO 01. DA REALIZAÇÃO: O Colégio Módulo promoverá o 1 Festival de Música, direcionado ao público interno da Instituição, familiares e amigos. 02. DO OBJETIVO:

Leia mais

REGULAMENTO. A decisão da comissão julgadora será incontestável.

REGULAMENTO. A decisão da comissão julgadora será incontestável. REGULAMENTO 1 - OBJETIVOS A 11ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário realizada em Mato Grosso visa: a) identificar, reunir, exibir e discutir a produção audiovisual e cinematográfica realizada

Leia mais

Projeto Exposição Itinerante O TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL REGULAMENTO:

Projeto Exposição Itinerante O TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL REGULAMENTO: Projeto Exposição Itinerante O TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL REGULAMENTO: 1. DO OBJETIVO: 1.1. O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO PEÇA-A-PEÇA

REGULAMENTO DO CONCURSO PEÇA-A-PEÇA REGULAMENTO DO CONCURSO PEÇA-A-PEÇA O Concurso Peça a Peça tem por objetivo premiar as melhores criações construídas com peças LEGO. O concurso tem tema livre e irá eleger o melhor construtor de cada uma

Leia mais

REGULAMENTO. 1)Definições

REGULAMENTO. 1)Definições REGULAMENTO A Consolidadora Sakuratur, com sede na Avenida da Liberdade, 21, 8º andar, Cj. 805 - Liberdade, CEP 01503-000, São Paulo, doravante designada simplesmente Sakuratur, com base no presente regulamento

Leia mais

INSTITUTO CULTURAL SANTA RITA PROJETO MÚSICA PARA TODOS XVI SEMANA SANTA CECÍLIA CONCURSOS MUSICAIS REGULAMENTO

INSTITUTO CULTURAL SANTA RITA PROJETO MÚSICA PARA TODOS XVI SEMANA SANTA CECÍLIA CONCURSOS MUSICAIS REGULAMENTO INSTITUTO CULTURAL SANTA RITA PROJETO MÚSICA PARA TODOS XVI SEMANA SANTA CECÍLIA CONCURSOS MUSICAIS REGULAMENTO REALIZAÇÃO O 11º CONCURSO DE INTÉRPRETES, o 5º CONCURSO DE MÚSICA INSTRUMENTAL e o 3º CONCURSO

Leia mais

I CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FAMINAS BH EDITAL PÔSTER

I CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FAMINAS BH EDITAL PÔSTER I CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FAMINAS BH EDITAL PÔSTER A Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico de Medicina da FAMINAS BH faz saber que estarão abertas, no período de 14 de outubro de 2015

Leia mais

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário 2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da Universidade Federal de Goiás CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS Agosto de 2015 REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGOCIOS 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Regulamento Mostra ACESC de Artes Plásticas e Fotografia 2015

Regulamento Mostra ACESC de Artes Plásticas e Fotografia 2015 Regulamento Mostra ACESC de Artes Plásticas e 2015 REGULAMENTO Capítulo I DA INSCRIÇÃO Art. 1º. As inscrições dos clubes na ACESC deverão ser feitas entre os dias 15 (quinze) e 30 (trinta) de Setembro.

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOGRAFIA. Um olhar sobre minha escola. Semana do Estudante- 07 a 10 de outubro de 2013

REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOGRAFIA. Um olhar sobre minha escola. Semana do Estudante- 07 a 10 de outubro de 2013 REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Um olhar sobre minha escola Semana do Estudante- 07 a 10 de outubro de 2013 1. PÚBLICO ALVO (quem pode participar) Alunos matriculados nos cursos do Instituto Federal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES Curso de Direito EDITAL N 002/2014-1

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES Curso de Direito EDITAL N 002/2014-1 PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES Curso de Direito EDITAL N 002/2014-1 A FACULDADE DE IMPERATRIZ - FACIMP, mantida pela Associação Região Tocantina de Educação e Cultura S/C Ltda, fundamentada na Lei nº 9394,

Leia mais

SETEMBRO 2015 O Condomínio Nilópolis Square Shopping Center aprova o presente Regulamento do 6º Festival de Dança: Art. 1º. O 6º Festival de Dança do Shopping Nilópolis Square será realizado entre os dias

Leia mais

PORTARIA Nº 81, DE 18 DE SETEMBRO DE 2012.

PORTARIA Nº 81, DE 18 DE SETEMBRO DE 2012. PORTARIA Nº 81, DE 18 DE SETEMBRO DE 2012. EMENTA: Disciplina a cessão e locação de espaços destinados a reuniões e eventos na sede do CRMV-RJ. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

Para inscrever o projeto ambiental de sua organização no 23º Prêmio Expressão de Ecologia, basta seguir as orientações deste regulamento.

Para inscrever o projeto ambiental de sua organização no 23º Prêmio Expressão de Ecologia, basta seguir as orientações deste regulamento. REGULAMENTO Apresentação Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU

Leia mais

3 FESTIVAL DE MÚSICA DO MÓDULO REGULAMENTO

3 FESTIVAL DE MÚSICA DO MÓDULO REGULAMENTO 3 FESTIVAL DE MÚSICA DO MÓDULO REGULAMENTO 01. DA REALIZAÇÃO: O Grupo Módulo promoverá o 3 Festival de Música, direcionado ao público interno da Instituição, familiares e amigos. 02 DO OBJETIVO: O 3º Festival

Leia mais

REGULAMENTO 1º Concurso Foto Cooperativa

REGULAMENTO 1º Concurso Foto Cooperativa REGULAMENTO 1º Concurso Foto Cooperativa 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O realizador do 1º Concurso FOTO COOPERATIVA é a Cooperativa Agrária Agroindustrial, com o objetivo de valorizar a produção fotográfica amadora

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE CRIAÇÃO DO LOGO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FATEC TAQUARITINGA (NELF-TQ)

REGULAMENTO DO CONCURSO DE CRIAÇÃO DO LOGO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FATEC TAQUARITINGA (NELF-TQ) REGULAMENTO DO CONCURSO DE CRIAÇÃO DO LOGO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FATEC TAQUARITINGA (NELF-TQ) Convocatório e seus Anexos. 1 DO OBJETO: Com o objetivo de divulgar o NELF-TQ em seus documentos

Leia mais

MINUTA DO EDITAL DE CONCURSO /2013 CPL

MINUTA DO EDITAL DE CONCURSO /2013 CPL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MINUTA DO EDITAL DE CONCURSO /2013 CPL O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO, Unidade Gestora, conforme

Leia mais

EDITAL Nº 01 /2011 PINHEIRO PRETO SC. CONCURSO LOGOMARCA e SLOGAN 50 ANOS

EDITAL Nº 01 /2011 PINHEIRO PRETO SC. CONCURSO LOGOMARCA e SLOGAN 50 ANOS 1 EDITAL Nº 01 /2011 PINHEIRO PRETO SC CONCURSO LOGOMARCA e SLOGAN 50 ANOS O MUNICÍPIO DE PINHEIRO PRETO - ESTADO DE SANTA CATARINA, através do Prefeito Municipal, comunica aos interessados que se encontram

Leia mais

Concurso de graffiti Aliança Francesa 2015. Tema: La nature envahit les murs A natureza invade os muros

Concurso de graffiti Aliança Francesa 2015. Tema: La nature envahit les murs A natureza invade os muros Concurso de graffiti Aliança Francesa 2015 Tema: La nature envahit les murs A natureza invade os muros CALENDÁRIO DO CONCURSO DE GRAFFITI DA ALIANÇA FRANCESA 2015 1ª Etapa: de 05 a 30 de outubro de 2015

Leia mais

X Concurso Jovens Escritores. Regulamento /2015

X Concurso Jovens Escritores. Regulamento /2015 1 X Concurso Jovens Escritores Regulamento /2015 O X Concurso Jovens Escritores faz parte das atividades do XIII SALIPI, realizado em parceria pela Fundação Quixote e pelo Jornal O Dia que oportuniza a

Leia mais

XVI MARATONA CULTURAL ACESC CONCURSO DE FOTOGRAFIA (2014)

XVI MARATONA CULTURAL ACESC CONCURSO DE FOTOGRAFIA (2014) XVI MARATONA CULTURAL ACESC CONCURSO DE FOTOGRAFIA (2014) REGULAMENTO Capítulo I DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS DOCUMENTOS DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA Art. 1º. As inscrições dos sócios deverão ser feitas no

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O I CONCURSO MUNICIPAL DE JINGLE CAPÍTULO I - DO OBJETO Art. 1º A Associação Comercial e Industrial de Bagé-ACIBa, a Administração Pública Municipal e as Entidades parceiras, através

Leia mais

Tema: CENTENÁRIO DA PROFESSORA OFENÍSIA SOARES FREIRE

Tema: CENTENÁRIO DA PROFESSORA OFENÍSIA SOARES FREIRE CONCURSO LITERÁRIO OFENÍSIA SOARES FREIRE Tema: CENTENÁRIO DA PROFESSORA OFENÍSIA SOARES FREIRE REALIZAÇÃO Secretaria de estado da Educação e Secretaria de Estado da Cultura 1 APRESENTAÇÃO Há uma opinião

Leia mais

REGULAMENTO BOLSA FIDE (FOUNDATION FOR INTERNATIONAL DERMATOLOGICAL EDUCATION) 2015/2016.

REGULAMENTO BOLSA FIDE (FOUNDATION FOR INTERNATIONAL DERMATOLOGICAL EDUCATION) 2015/2016. REGULAMENTO BOLSA FIDE (FOUNDATION FOR INTERNATIONAL DERMATOLOGICAL EDUCATION) 2015/2016. 1. DA BOLSA FIDE Art. 1º A Sociedade Brasileira de Dermatologia, por meio do presente Regulamento, torna público

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 1ª REGIÃO DISTRITO FEDERAL - GOIÁS - MATO GROSSO - TOCANTINS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 1ª REGIÃO DISTRITO FEDERAL - GOIÁS - MATO GROSSO - TOCANTINS IV PRÊMIO CIENTÍFICO HELENA FEIJÓ 2011 REGULAMENTO CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO SEÇÃO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O IV PRÊMIO CIENTÍFICO HELENA FEIJÓ, promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas

Leia mais

Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo 2015

Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo 2015 1 OBJETIVO Regulamento 1.1 - O, promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio Tocantins, visa fomentar a produção de reportagens e a divulgação de informações sobre o setor do comércio

Leia mais

I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL

I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MINEIROS RAÍZES DO CERRADO REGULAMENTO DO FESTIVAL Introdução O Regulamento é o mais importante de todos os documentos que fazem parte do festival. Os participantes devem ter

Leia mais

CLIQUE CIDADÃO 2015 CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ REGULAMENTO

CLIQUE CIDADÃO 2015 CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ REGULAMENTO CLIQUE CIDADÃO 2015 CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ CAPÍTULO I - DO OBJETO REGULAMENTO Art. 1º. A Procuradoria-Geral de Justiça, com a finalidade de valorizar talentos, incentivar

Leia mais