PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO"

Transcrição

1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO

2 A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja Particular. PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO CNBB, O dízimo na comunidade de fé, Doc. 106, n. 36

3 Justificativas: Conforme as orientações da CNBB, Doc O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas, são necessárias a estruturação, a capacitação e a formação da Pastoral Diocesana do Dízimo para coordenar os trabalhos em toda a Diocese; A realidade da maioria das Igrejas Particulares está longe de atingir esse objetivo; As diferenças de atuação das equipes/pastorais paroquiais do Dízimo, dentro de uma mesma diocese, são muito grandes, causando os mais diversos problemas; A falta de pessoas disponíveis e capacitadas para coordenarem a estruturação, a capacitação e a formação da Pastoral do Dízimo em nível diocesano e/ou paroquial tem impactado diretamente na atuação pastoral, enfraquecendo a ação evangelizadora; Falta de um Planejamento personalizado para médio e longo prazo, com propostas de ação, para a atuação unificada da Pastoral do Dízimo nas dioceses; A formação e capacitação unificada da Pastoral Diocesana do Dízimo proporciona à Pastoral do Dízimo das paróquias competência para fazer da contribuição do Dízimo uma opção livre, consciente e generosa, em vista da sustentação e do investimento na ação evangelizadora, a partir das diretrizes diocesanas, alinhada às propostas do Doc.106 da CNBB.

4 Objetivos: Estruturar, formar e capacitar, de forma sistêmica, a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto alinhada às diretrizes arquidiocesanas e às propostas dos documentos da CNBB, especificamente: 1- Doc Comunidade de comunidades: uma nova paróquia; 2- Doc Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: ; 3- Doc.105 Cristão leigos e leigas na Igreja e na Sociedade; 3- Doc O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas; Elaborar um Planejamento Estratégico para médio e longo prazo, com propostas de ação, utilizando o método ver, julgar, agir, personalizado para a Arquidiocese de Ribeirão Preto através de consultoria especializada, possibilitando a integração e unicidade entre as Diretrizes Arquidiocesanas, o clero, a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo e Equipes Paroquiais do Dízimo, construindo uma comunidade dizimista consciente, participativa e comprometida com a evangelização.

5 Principais problemas identificados: Critério % Resposta Implantação 86% O número de dizimistas inscritos é muito maior que o de dizimistas contribuintes Organização 89% O Dízimo é investido apenas na finalidade eclesial Formação das Equipes 65% Comunidade Dizimista 78% Os agentes da Equipe/Pastoral do Dízimo conhecem o doc.106, mas não o estudaram Poucos entendem o Dízimo como forma de sustentação da ação evangelizadora Fonte: Dados dos diagnósticos realizados pela Pão e Vinho com mais de 130 paróquias do Brasil, entre 2017 e 2018.

6 Etapas: 1. Elaboração de um diagnóstico da situação do dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto; 2. Análise, tabulação e apresentação dos resultados do diagnóstico por paróquia, para cada uma das 10 Foranias e da Arquidiocese de Ribeirão Preto; 3. Análise do resultado do diagnóstico em conjunto com Dom Moacir e início da construção das diretrizes para a Pastoral do Dízimo daarquidiocese; 4. Reunião com o clero para análise do diagnóstico, das diretrizes e definição das metas e objetivos específicos do Programa de Formação Sistêmica da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Ribeirão Preto; 5. Estruturação de um projeto específico para a implantação do Programa de Formação Sistêmica da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Ribeirão Preto; 6. Alterações, adequações e aprovação do projeto por Dom Moacir e pelo clero; 7. Estruturar, capacitar e formar as Pastorais Paroquiais do Dízimo; 8. Integração dos objetivos do PROGRAMA com as Pastorais Paroquiais do Dízimo e a comunidade arquidiocesana; 9. Estruturar, capacitar e formar a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo; 10. Construção das Diretrizes Arquidiocesanas e do Planejamento para a Pastoral do Dízimo com estratégias, objetivos e propostas de ação, personalizado para cada uma das 10 Foranias.

7 Diagnóstico do Dízimo na ARQUIDIOCESE Diagnóstico e as DIRETRIZES ARQUIDIOCE- SANAS Estruturação da PASTORAL DIOCESANA DO DÍZIMO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para a PASTORAL ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO Clero e objetivos do PROGRAMA Integração do PROGRAMA com a Comunidade Estruturação da PASTORAL PAROQUIAL DO DÍZIMO

8 1- Elaboração do diagnóstico da situação do dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto: Objetivo: Fazer um estudo, em cada uma das paróquias, sobre a situação do dízimo e construir o diagnóstico do Dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto, por paróquia e por Forania. O diagnóstico pretende apurar dados como o nível de maturidade, formação e comprometimento das equipes, número de dizimistas e os principais problemas para serem tratados durante o PROGRAMA. O diagnóstico é realizado a partir de 4 critérios: Implantação, Organização, Formação das Equipes e Comunidade Dizimista. A partir dos problemas identificados no diagnóstico, será construído o Planejamento Estratégico com as Propostas de Ação para a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo. Metodologia: Reuniões, presenciais e/ou online, com Dom Moacir, a equipe contratante e a equipe Pão e Vinho; Aplicação de pesquisa online, através da plataforma Survio, para o clero; Aplicação de pesquisa online, através da plataforma Survio, para os/as coordenadores/as das equipes do dízimo; Tabulação e análise de dados; Geração de gráficos e tabelas; Produção do relatório/devolutiva do diagnóstico para a Arquidiocese de Ribeirão Preto, por Paróquia e por Forania.

9 2. Análise, tabulação e apresentação do diagnóstico do Dízimo por paróquia, por Forania e da Arquidiocese: Objetivo: Fazer uma análise apurada dos dados levantados e construir o diagnóstico da situação do Dízimo em todas as paróquias da Arquidiocese; Entregar a Dom Moacir e ao clero os dados levantados, a análise e os gráficos do diagnóstico do Dízimo por Paróquia, Forania e Arquidiocese; Identificar os principais problemas e pontos fracos, para que sejam eliminados ou minimizados com o Programa. Metodologia: Envio para a Arquidiocese do arquivo com os dados, gráficos e a análise dos resultados obtidos pela equipe Pão e Vinho e pelo padre Cristovam sobre a situação do Dízimo; Reuniões presenciais e/ou telefônicas, com Dom Moacir, a equipe contratante e a equipe da Editora Pão e Vinho; Definição dos primeiros Objetivos do PROGRAMA.

10 3. Análise do diagnóstico em conjunto com Dom Moacir e início da construção das diretrizes para a Pastoral do Dízimo da Arquidiocese: Objetivo: Apresentar a Dom Moacir e ao clero o resultado e a análise do diagnóstico do dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Fazer uma análise dos problemas identificados no diagnóstico e um alinhamento com os documentos da CNBB; A partir desse alinhamento, em conjunto com Dom Moacir, dar início à construção das diretrizes arquidiocesanas e dos principais objetivos do PROGRAMA. Metodologia: Reuniões, presenciais e/ou telefônicas, com Dom Moacir, a equipe contratante e a equipe da Editora Pão e Vinho; Construção e definição das primeiras Diretrizes Arquidiocesanas e dos primeiros Objetivos do PROGRAMA.

11 4. Análise do diagnóstico e das diretrizes com o clero e definição das metas e objetivos do Programa para a Arquidiocese: Objetivo: Apresentar ao clero o diagnóstico da situação do dízimo e os principais problemas na Arquidiocese de Ribeirão Preto e relacioná-los com as primeiras diretrizes e objetivos definidos por Dom Moacir; Analisar o diagnóstico em conjunto com o clero e definir as metas, objetivos e prazos do Programa; Metodologia: Reunião presencial com Dom Moacir, o clero e a equipe Pão e Vinho para análise do diagnóstico e alinhamento com as Diretrizes e Objetivos Arquidiocesanos; Definição dos principais Objetivos e Metas do Programa; Definição dos principais Objetivos e Metas do Planejamento Estratégico da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese.

12 5. Estruturação do projeto específico para a implantação do Programa de Formação Sistêmica da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Ribeirão Preto: Objetivo: Criar, estruturar e desenvolver um projeto específico para a implantação e desenvolvimento do Programa de Formação Sistêmica da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, com cronograma, responsáveis, objetivos e metas; O projeto deve ser elaborado a partir dos dados levantados no diagnóstico e dos objetivos definidos por Dom Moacir e pelo clero da Arquidiocese. O projeto contempla a formação e capacitação das equipes paroquias, a construção das Diretrizes Arquidiocesanas e o Planejamento Estratégico (médio e longo prazo) da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese. Metodologia: Elaboração e construção do projeto para a implantação e de desenvolvimento do Programa de Formação Sistêmica para a Pastoral do Dízimo, com a definição clara das nove etapas: 1-Integração; 2-Escopo; 3-Tempo/Atividades; 4-Custos; 5-Qualidade; 6-Recursos Humanos; 7-Comunicação; 8-Riscos; 9-Aquisições; Entrega do arquivo do projeto para a Arquidiocese.

13 6. Alterações, adequações e aprovação do projeto por Dom Moacir e pelo clero: Objetivo: Fazer as alterações e adequações ao projeto sugeridas por Dom Moacir e pelo clero, para que contemple, ao máximo possível, os desejos, anseios e a realidade da Arquidiocese; Validar, pela aprovação de Dom Moacir e do clero da Arquidiocese, o projeto para implantação e desenvolvimento do Programa de Formação Sistêmica da Pastoral do Dízimo. Metodologia: Questionário consultivo e devolutivas por Dom Moacir e pelo clero; Alteração, ajustes e adequações no projeto pela equipe Pão e Vinho; Entrega do projeto revisto e adequado à Arquidiocese.

14 7. Estruturar, capacitar e formar as pastorais paroquiais do Dízimo: Objetivo: Estruturar, formar e capacitar a Pastoral do Dízimo por paróquia, para que desenvolvam as ações de motivar, planejar, organizar e executar em comunhão com as Diretrizes Arquidiocesanas as atividades relacionadas ao Dízimo. Desenvolver um Plano de Propostas de Ação personalizado para cada paróquia; Fomentar a integração da Pastoral do Dízimo com as outras pastorais. Metodologia: Encontros de formação e capacitação presenciais nas foranias, ministrados pelo padre Cristovam; Cursos de formação sistêmica presencial e online; Atividades monitoradas; Estudo de livros e documentos; Discussões em grupos; Produção de conteúdos; Consultoria personalizada; Partilha de experiências e vivências.

15 8. Integrar os objetivos do Programa com as Pastorais Paroquiais do Dízimo e a comunidade arquidiocesana: Objetivo: Promover a integração dos objetivos do PROGRAMA com as Pastorais Paroquiais do Dízimo e suas comunidades; Incentivar o envolvimento de todas as pastorais paroquiais com o Planejamento da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo. Metodologia: Encontros com as lideranças da comunidade para sensibilização, conscientização e aprofundamento das experiências para realizar o Planejamento Estratégico para a Pastoral do Dízimo; Atividades envolvendo as equipes e as comunidades; 02 grandes encontros presenciais (abertura e envio); Celebrações programadas com o tema Dízimo; Estudo de conteúdos sobre o Dízimo.

16 9. Estruturar, capacitar e formar a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo: Objetivo: Estruturar, formar e capacitar a Pastoral Arquidiocesana do Dízimo de tal forma que ela tenha a capacidade de produzir e colocar em prática o Planejamento Estratégico da Pastoral do Dízimo e, de forma eficiente, coordenar as Pastorais Paroquiais do Dízimo. Metodologia: Reuniões presenciais e online; Cursos de formação sistêmica presenciais e online; Atividades monitoradas; Estudo de livros e documentos; Discussões em grupos; Consultoria especializada e personalizada para produção de conteúdos; Produção das propostas de ação com cronograma, responsáveis e previsão de custos.

17 10.Construção das Diretrizes Arquidiocesanas e do Planejamento Estratégico para a Pastoral do Dízimo: Objetivo: Construir, a partir dos problemas identificados no diagnóstico e do desenvolvimento dos objetivos do PROGRAMA, um Planejamento Estratégico Arquidiocesano para a Pastoral do Dízimo para médio e longo prazo, com estratégias, objetivos, metas e propostas de ação para a Arquidiocese de Ribeirão Preto em conjunto com as Pastorais Paroquiais. Metodologia: Análise da realidade do dízimo na Arquidiocese de Ribeirão Preto, pontos fortes e fracos, principais problemas e necessidades; Desenvolvimento de estratégias e objetivos Arquidiocesanos e Paroquiais; Propostas de ação específicas para a Pastoral Arquidiocesana e Pastorais Paroquiais; Consultoria especializada; Utilização de ferramentas de gestão e de marketing; Discussões em grupo; Cronograma de ação com responsáveis e custos estimados.

18 Duração: A duração do PROGRAMA está diretamente ligada às necessidades da Arquidiocese de Ribeirão Preto; será definida após a reunião com o clero, por Dom Moacir com a equipe da Pão e Vinho; O tempo mínimo necessário para um resultado efetivo do PROGRAMA é de 18 meses.

19 Investimento: 1. ARQUIDIOCESE: Implantação, consultoria e gestão do PROGRAMA, 2 viagens para a Arquidiocese de Ribeirão Preto para reuniões com o clero e mais 2 viagens para a abertura e envio do PROGRAMA: de R$ 800,00 a R$ 1.000,00/mês; 2. PARÓQUIAS: Consultoria personalizada, treinamentos, curso presencial, cursos online, uso das plataformas digitais, gestão do PROGRAMA e 10 viagens (uma para cada Forania): de R$ 500,00 a R$ 300,00/mês, por paróquia; 3. Kit de material impresso (livros, folderes e material didático) a ser utilizado nos cursos de formação presencial das Equipes Paroquiais: R$ 20,00 por participante/média;

20 Editora Pão e Vinho Fundada no ano de 1998, pelo Padre Cristovam Iubel, do clero diocesano de Guarapuava, no Paraná, a editora tem como objetivo disponibilizar às comunidades e pessoas católicas subsídios para a evangelização, primando pela comunhão com a Igreja, sintonia com as diretrizes da CNBB, linguagem acessível e preço justo. Nossas publicações são reconhecidas pela qualidade no conteúdo e no acabamento. Nossa equipe está sempre em busca da excelência, levando aos clientes materiais atualizados, bom atendimento e agilidade nas entregas. Referência em subsídios para a Pastoral do Dízimo, mais de paróquias já utilizaram e conseguiram mudanças significativas na conscientização dos dizimistas. Oferecemos uma linha completa de livros e manuais, coleção de folderes, cartazes e banners, cartões de agradecimento, aniversário e datas especiais para dizimistas, folheto de missa, além do Jornal Sou Dizimista e brindes como lixocar, adesivos e livretos.

21 Equipe de coordenação do programa: Pe. Cristovam Iubel Presbítero a 33 anos (do clero diocesano de Guarapuava) e há 35 anos assessor da Pastoral do Dízimo. Rosana Almeida Sócio-proprietária da Editora Pão e Vinho. Especialista em Gestão Estratégica e Marketing. Bruna Mendes Engenheira de Produção. Especialista em Gestão de Marketing e conhecimento em Gestão de Projetos. Rafael Vikuates Administrator. Especialista de Gestão de Negócios e Inovação.

22 Contato: Telefone: Site: Blog: padrecristovam.com.br/blog Pe. Cristovam Iubel: (42) cristovamiubel@paoevinho.com.br Rosana: (42) dizimo@paoevinho.com.br PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DIOCESANA DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação.

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação. Realizar a Campanha para a Evangelização 113 A Campanha para a Evangelização é um programa global dos Organismos Nacionais, do Secretariado Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Igrejas

Leia mais

Pastoral do Dízimo instrumento eficaz para a Evangelização

Pastoral do Dízimo instrumento eficaz para a Evangelização Pastoral do Dízimo instrumento eficaz para a Evangelização. ORIENTAÇÕES Pastoral do Dízimo é uma ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação

Leia mais

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções:

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: a) COORDENAR todas as atividades dos membros desta pastoral da Paróquia ou Área

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais

Leia mais

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS DICOCESE DE SALGUEIRO - PE Fundamentação canônica Passos para implantação Cân. 232. É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados. Cân. 233. A toda

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Documento 99 da CNBB Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Pauta Documento 99 da CNBB no âmbito PAROQUIAL Planejamento integrado de 2017

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

CAPÍTULO II. ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto

CAPÍTULO II. ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto CAPÍTULO II ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto Orientações para a Pastora do Dízimo 36 6 seções Implantação do Dizimo 37-45 A organização

Leia mais

Plano Bienal

Plano Bienal Plano Bienal 2016-2017 Quem somos "Deus manifesta-se numa revelação histórica, no tempo. O tempo inicia os processos, o espaço cristaliza-os. Deus encontra-se no tempo, nos processos em curso. Não é preciso

Leia mais

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO Coleção Pastoral e comunidade Laicato: vocação e missão, Dom Orlando Brandes Leigos e leigas na Igreja: sujeitos na Igreja em saída, José Carlos Pereira Reconstruindo a esperança:

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

EIXOS DA PASCOM CONHECENDO OS PILARES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA IGREJA DO BRASIL

EIXOS DA PASCOM CONHECENDO OS PILARES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA IGREJA DO BRASIL EIXOS DA PASCOM CONHECENDO OS PILARES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA IGREJA DO BRASIL Identidade da Pastoral da Comunicação 244 Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa- Nova

Leia mais

Pistas de Operacionalização. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto ( )

Pistas de Operacionalização. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto ( ) Pistas de Operacionalização Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019) Perspectivas de ação: 1ª Urgência: Igreja em estado permanente de missão a) Fomentar as Missões

Leia mais

Incluir Logo da Prefeitura no slide mestre PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL

Incluir Logo da Prefeitura no slide mestre PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL O QUE É? Implantar um conjunto de processos e ações que visa melhoria da qualidade dos serviços públicos de forma sustentável, alinhado ao modelo de excelência

Leia mais

PROJETO DIOCESANO DA PASCOM

PROJETO DIOCESANO DA PASCOM PROJETO DIOCESANO DA PASCOM Petrópolis, 17 de maio de 2015 Projeto Diocesano da Pascom 1. Contextualização 2. Apresentação 3. Justificativa 4. Objetivos 4.1. Objetivos Gerais 4.2. Objetivos Específico

Leia mais

Igreja, casa da iniciação à vida cristã

Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto

Leia mais

A atuação na Pascom na ótica do Diretório de comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

A atuação na Pascom na ótica do Diretório de comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari A atuação na Pascom na ótica do Diretório de comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom (Capitulo 10) A pastoral da comunicação se estrutura a partir do Diretório

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari Diretório de Comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Processo de construção do texto Como foi o processo de criação e aprovação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil? A partir da concepção

Leia mais

DIOCESE DE GUARABIRA. Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO

DIOCESE DE GUARABIRA. Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO DIOCESE DE GUARABIRA Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO Planejamento pastoral missionário não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de quantificar não é planejar; Não é previsão

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS PRAM - Plano Regional de Ação Missionária 2016

Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS PRAM - Plano Regional de Ação Missionária 2016 ÊNFASES DO PLANO NACIONAL 1. Intensificar o zelo evangelizador; 2. Fortalecer o ministério pastoral; 3. Valorizar o ministério leigo; 4. Disseminar discipulado; 5. Zelar com a criação do Senhor: meio ambiente;

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS AVALIAÇÃO DO 13º PLANO DE PASTORAL Arquidiocese de Florianópolis Avaliação do 13º Plano de Pastoral Nº % Total de

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

Coordenação Pastoral

Coordenação Pastoral Coordenação Pastoral Necessidade de um Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Dom Jaime colocou esta função como necessária. Diz ele: Falta um plano diocesano de Pastoral, com linhas de ação em comum..

Leia mais

Plano Diocesano da Pastoral da Juventude Diocese de Chapecó/SC

Plano Diocesano da Pastoral da Juventude Diocese de Chapecó/SC Plano Diocesano da Pastoral da Juventude Diocese de Chapecó/SC 2007 2009 Apresentação Os jovens devem sentir que são Igreja experimentando a como lugar de comunhão e participação. (Puebla 1184) A evangelização

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO SECRETÁRIOS(AS) DE PARÓQUIAS CENÁRIOS: INTERNACIONAL E NACIONAL ECLESIÁSTICO (CNBB E ARQUIDIOCESE)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO SECRETÁRIOS(AS) DE PARÓQUIAS CENÁRIOS: INTERNACIONAL E NACIONAL ECLESIÁSTICO (CNBB E ARQUIDIOCESE) PROGRAMA DE FORMAÇÃO SECRETÁRIOS(AS) DE PARÓQUIAS CENÁRIOS: INTERNACIONAL E NACIONAL ECLESIÁSTICO (CNBB E ARQUIDIOCESE) CENÁRIOS CENÁRIO INTERNACIONAL Crise política da França Saída do Reino Unido da União

Leia mais

Calendário 2017 OUTUBRO. Semana Missionária Arquidiocesana. Capacitação para lideranças em preparação para a Semana Missionária

Calendário 2017 OUTUBRO. Semana Missionária Arquidiocesana. Capacitação para lideranças em preparação para a Semana Missionária Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo (Mc 16, 15) Em unidade com o COMIDI a Primeira Urgência tem as seguintes propostas para 2017: FEVEREIRO:

Leia mais

O QUE É A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO? - A PASCOM é a pastoral que comunica o evangelho.

O QUE É A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO? - A PASCOM é a pastoral que comunica o evangelho. O QUE É A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO? - A PASCOM é a pastoral que comunica o evangelho. O anúncio fundamental é: - O amor pessoal de Deus que Se fez homem, entregou-se a Si mesmo por nós e, vivo, oferece

Leia mais

Projeto PV/SAV Diocesano 2019

Projeto PV/SAV Diocesano 2019 Projeto PV/SAV Diocesano 2019 Projeto a curto prazo 1. Privilegiar a formação, capacitação e trabalho em conjunto dos agentes paroquiais SAV em nossa Diocese, com: - 3 retiros no inicio do ano: 1 comarcas

Leia mais

15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL

15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL 15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL Eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações Atos 2,42 Momento da Escuta Avaliação da 14ª Assembleia

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Aprovado pela 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006), tendo como tema: Catequese, caminho para o discipulado, e como lema: Nosso coração arde quando ele fala,

Leia mais

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir.

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. 8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 12h Almoço 13h trabalho em grupos - Ir. Helena

Leia mais

XII ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES E FORMADORES DAS ESCOLAS DIACONAIS MANAUS 21 A 23 DE AGOSTO DE 2012

XII ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES E FORMADORES DAS ESCOLAS DIACONAIS MANAUS 21 A 23 DE AGOSTO DE 2012 XII ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES E FORMADORES DAS ESCOLAS DIACONAIS MANAUS 21 A 23 DE AGOSTO DE 2012 TROCA INICAL DE IDEIAS SOBRE AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES SUGERIDAS I. SAUDAÇÃO Cumprimento aos bispos,

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Missão da Igreja. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe

Missão da Igreja. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe Missão da Igreja Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe Em nossa Igreja devemos oferecer a todos os nossos fiéis um encontro pessoal com Jesus Cristo. DA 226a 2007 A Igreja é comunidade.

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo Nos Regionais

Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo Nos Regionais Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo Nos Regionais Pauta 1. Notícias sobre a organização da Pastoral do Dízimo a nível do Regional Leste II da CNBB. 2. Apresentação de algumas práticas sugeridas pelo

Leia mais

POR QUE ESTAMOS AQUI?

POR QUE ESTAMOS AQUI? POR QUE ESTAMOS AQUI? Um dos 80 projetos do Plano de Pastoral da AVES, que está na pg 17 do nosso documento, é articular o Encontro das comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese, cujo objetivo é celebrar,

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

Cronograma detalhado para elaboração do PDI do IFMG para o período de

Cronograma detalhado para elaboração do PDI do IFMG para o período de Cronograma detalhado para elaboração do PDI do IFMG para o período de 2014-2018 1. Realização de eventos com o objetivo de sensibilizar os gestores do IFMG quanto à importância do planejamento estratégico

Leia mais

PLANO NACIONAL MISSIONÁRIO (PNM)

PLANO NACIONAL MISSIONÁRIO (PNM) PLANO NACIONAL MISSIONÁRIO (PNM) Ênfases Missionárias Nacionais 1. Estimular o zelo evangelizador na vida de cada metodista, de cada igreja local. 2. Revitalizar o carisma dos ministérios clérigo e leigo

Leia mais

Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade,

Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade, Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade, concedei-nos a graça de utilizar os meios de comunicação

Leia mais

1 Planejamento estratégico organizacional, 1

1 Planejamento estratégico organizacional, 1 Sumário Prefácio à 5 a edição, xv 1 Planejamento estratégico organizacional, 1 1.1 Premissas do planejamento estratégico, 2 1.1.1 Administração estratégica, 2 1.1.2 Pensamento estratégico, 3 1.1.3 Informação

Leia mais

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Capítulo IV ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Introdução A unidade da Igreja tem um instrumento importante na unidade de ação, tarefa da coordenação de Pastoral. A preocupação

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS 1 REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres, Bispos - representantes das seis Regiões Episcopais

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres,

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Direção editorial: Pe. Claudiano Avelino dos Santos Coordenação

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante)

TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Estudo Mapeamento de competências das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Infraestrutura (AIE) e

Leia mais

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé Calendário 2014 Janeiro 01/01 qua Confraternização Universal 01/01 qua Solenidade da Santa Mãe de Deus 22 a 24 --- Triduo para a Festa de São Paulo Catedral da Sé 25/01 sáb 09h00 Celebração da Festa de

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc 79-2004 O trabalho da PF é amplo e abrangente; principal enfoque é PROMOVER, FORTALECER e EVANGELIZAR a família. Uma das principais ações: UNIR ESFORÇOS PARA QUE A FAMÍLIA

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO DIOCESANO PASTORAL DO DÍZIMO 2019.

PRIMEIRO ENCONTRO DIOCESANO PASTORAL DO DÍZIMO 2019. PRIMEIRO ENCONTRO DIOCESANO PASTORAL DO DÍZIMO 2019. Pastoral Diocesana do Dízimo 30 de março de 2019 Pauta a- Formação temática para reprodução nas paróquias e comunidades; b-orientação para formação

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA COMISSÃO CNBB E CRB EQUIPE Dom José Gislon Bispo da Diocese de Erechim Ir. Paula Schneider Coordenadora da CRB/RS - RS 2018 Ir Aldinha Welzbacher - Coordenadora da CRB/RS 2019 Pe. Gabriel Santos SAV Sul3

Leia mais

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,

Leia mais

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº )

Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº ) Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DHL CNM/PNUD TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 13.2010) REALIZAÇÃO DE OFICINAS TÉCNICAS PARA VALIDAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E ELABORAÇÃO

Leia mais

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de ROTEIRO SUGERIDO Pré-evento Antes que as atividades da Semana dos Indicadores Educacionais se iniciem, serão disponibilizadas ferramentas para que tudo possa acontecer dentro de um cronograma eficiente.

Leia mais

A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA

A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Diocese de Limeira SP Bispo referencial da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB domvilson@uol.com.br A importância da formação para a comunicação

Leia mais

Sumário. Decreto 03. Apresentação 04. CAPITULO I: Da Natureza do Conselho de Pastoral Paroquial 05. CAPITULO II: Da Finalidade do Conselho 05

Sumário. Decreto 03. Apresentação 04. CAPITULO I: Da Natureza do Conselho de Pastoral Paroquial 05. CAPITULO II: Da Finalidade do Conselho 05 1 Sumário Decreto 03 Apresentação 04 CAPITULO I: Da Natureza do Conselho de Pastoral Paroquial 05 CAPITULO II: Da Finalidade do Conselho 05 CAPÍTULO III: Das atribuições do CPP 06 CAPITULO IV: Composição,

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL Consultoria para otimização de documentos, materiais e publicações da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) Categoria: Sênior TERMOS DE

Leia mais

DIOCESE DE COLATINA PASTORAL DA EDUCAÇÃO PROJETO: XI ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO

DIOCESE DE COLATINA PASTORAL DA EDUCAÇÃO PROJETO: XI ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO DIOCESE DE COLATINA PASTORAL DA EDUCAÇÃO PROJETO: XI ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO - PALESTRA PROFESSOR: UM SER EM CONSTANTE FORMAÇÃO Celso Antunes São Paulo-SP Projeto apresentado pela Pastoral

Leia mais

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR LOCAL PARA ATUAÇÃO NO PROJETO QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO A PARTIR DAS PORTAS DE ENTRADA DO SUS - POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH) 1. TÍTULO DO PROJETO Qualificação

Leia mais

Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016

Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016 Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016 JANEIRO 01 SOLENIDADE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ, PADROEIRO DA ARQUIDIOCESE. 20-22 Retiro de Formação para Servos do Curso

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 02/2010 1. Perfil: 1 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em Turismo, Administração ou Marketing 4. Experiência profissional:

Leia mais

Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens Qui, 27 de Novembro de :40

Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens Qui, 27 de Novembro de :40 Mais de três mil jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) de todos os estados do Brasil foram a Caruaru/PE no último fim de semana (21 a 23) para viver o Encontro Nacional de Jovens 2014 (ENJ). Com

Leia mais

Paróquia, torna-te o que tu és.

Paróquia, torna-te o que tu és. Paróquia, torna-te o que tu és. Leitura do Questionário sobre a realidade paroquial na Região Episcopal Sé Entendendo o questionário Contexto Objetivos Dificuldades Estrutura e aspectos Leitura dos resultados

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI Fones: (11) 3431-8113 * 4044-8144 * 4044-7448 Email: comercial@aoxti.com.br www.aoxti.com.br Apresentação Síntese das Atividades

Leia mais

ENCONTRO DE COMUNICADORES

ENCONTRO DE COMUNICADORES ENCONTRO DE COMUNICADORES Programação 8h30 Acolhida e oração 9h00 A Ação dos Agentes de Comunicação na Paróquia 10h00 Intervalo 10h30 Comunicação e Liturgia 11h15 Departamento de Comunicação e Marketing

Leia mais

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Processo seletivo simplificado de Consultores Locais para atuação no projeto Qualificação das práticas de cuidado a partir das 1. TÍTULO DO PROJETO: Qualificação das práticas de cuidado

Leia mais

3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. A - Formação Temas a serem trabalhados Conhecer e aprofundar as orientações do Papa

3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. A - Formação Temas a serem trabalhados Conhecer e aprofundar as orientações do Papa Em 28 de novembro de 2015, realizou-se na PUC Minas o 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. Naquela ocasião, após diversas explanações sobre o contexto sociopolítico brasileiro à luz das propostas

Leia mais

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP) ESTATUTO. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP) ESTATUTO. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE DIOCESE DE TRÊS LAGOAS CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP) ESTATUTO Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1. O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é um órgão consultivo, presidido pelo Pároco/Administrador

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 25.05.2017

Leia mais

O que é Pastoral Orgânica? 1965), A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE A

O que é Pastoral Orgânica? 1965), A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE A Pastoral Orgânica O que é Pastoral Orgânica? NÃO É UMA NOVA PASTORAL A SER IMPLANTADA NA IGREJA, NEM UMA PASTORAL ESPECÍFICA, ALINHADA ÀS OUTRAS PASTORAIS, COMO A DA SAÚDE, A DO MENOR, DENTRE TANTAS. NASCEU

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (REGIONAL LESTE II) REGIMENTO

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (REGIONAL LESTE II) REGIMENTO CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (REGIONAL LESTE II) REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Art.1º. A Pastoral Carcerária do Estado de Minas

Leia mais

2. ESCOPO DA CONTRATAÇÃO

2. ESCOPO DA CONTRATAÇÃO Termo de Referência (TR) para contratação da Consultoria para apoio à revisão e estruturação das Ferramentas Pedagógicas da Casa Familiar Rural de São Félix do Xingu: Revisão do Projeto Político Pedagógico;

Leia mais

Calendário de Atividades

Calendário de Atividades Regional Leste 2 26 AGOSTO 1962 Calendário de Atividades - 2018 26 AGOSTO 1962 DIOCESE DE PARACATU M I N A S G E R A I S www.dioceseparacatu.org.br Praça Caldeira Brant, nº 147, Bairro Centro - CEP 38.600-000

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DO TRABALHO E SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE Adryanna Saulnier Bacelar Moreira Márcia Cuenca

Leia mais

Regimento das Regiões Episcopais

Regimento das Regiões Episcopais ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA DOM JOSÉ ANTONIO APARECIDO TOSI MARQUES Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Arcebispo Metropolitano de Fortaleza Aos que as presentes letras virem, saudação, paz e bênção

Leia mais

praxis: educação corporativa na prática

praxis: educação corporativa na prática praxis: educação corporativa na prática Praxis é o processo pelo qual uma habilidade é transformada em experiência. No ensino formal, uma lição é absorvida apenas no nível intelectual, por meio de uma

Leia mais