Os Jovens A Fé O Discernimento Vocacional. SÍNODO DOS BISPOS XV Assembleia Geral Ordinária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os Jovens A Fé O Discernimento Vocacional. SÍNODO DOS BISPOS XV Assembleia Geral Ordinária"

Transcrição

1 Os Jovens A Fé O Discernimento Vocacional SÍNODO DOS BISPOS XV Assembleia Geral Ordinária

2 O SÍNODO DE 2018 Como acompanhar os jovens para reconhecer e acolher o chamado ao amor e à vida em plenitude? Como os jovens podem nos ajudar a identificar hoje modalidades mais eficazes para anunciar a Boa Nova?

3 A VOCAÇÃO AO AMOR 1. Estado de vida 2. Profissão 3. Modo de compromisso social e político 4. Estilo de Vida 5. Gestão do dinheiro 6. Gestão do tempo...

4 REFLEXÃO DO DOCUMENTO PREPARATÓRIO 1. Os Jovens no Mundo de Hoje: Dinâmicas sociais e culturais (contexto) sob uma leitura de fé. 2. Fé, Discernimento e Vocação: Passos fundamentais que a Igreja oferece aos jovens para descobrirem seu caminho. 3. A Ação Pastoral: Articulações fundamentais de uma pastoral juvenil vocacional.

5 1. OS JOVENS NO MUNDO DE HOJE

6 Existe uma pluralidade de mundos juvenis. Algumas diferenças que se destacam: 1. Demografia: países com alta natalidade, onde os jovens são uma maior porcentagem da população, e países com poucos nascimentos. 2. Países e continentes com antiga tradição cristã x Países com cultura marcada por outras tradições religiosas, onde o cristianismo pode ser minoritário e recente. 3. Gênero masculino e feminino.

7 UM MUNDO QUE MUDA RAPIDAMENTE Contexto de fluidez e incerteza; Exigência de um olhar integral e de programar a longo prazo (sustentabilidade); Vulnerabilidade - combinação de mal-estar social com dificuldade econômica (desemprego, migrações, insegurança); Cultura cientificista e busca frenética de lucro (promete abrir possibilidades mas parece multiplicar solidão e tristeza); Presença de muitas culturas e religiões (novas oportunidades e diálogos, mas risco do relativismo).

8 AS NOVAS GERAÇÕES Pertença e participação (desejo de protagonismo) x NEET (not in education, employment or training): Oportunidades diferentes! Passividade e falta de confiança, por causa de preocupação excessiva com a imagem e conformismo a moda vigente.

9 PONTOS DE REFERÊNCIA PESSOAL Busca-se figuras que exprimam sintonia, encorajamento e ajuda para reconhecer os limites. Pais e educadores ausentes ou hiperprotetores tornam os filhos frágeis. Eles impõe suas próprias escolhas ou não se fazem ouvir. Com os pares, necessidade de interação livre, expressão afetiva, aprendizagem informal.

10 REFERÊNCIAS INSTITUCIONAIS Os jovens costumam ser cautelosos, desconfiados, indiferentes ou indignados com o que está fora de suas relações pessoais (política, ensino, Igreja...) Isso requer mais proximidade e mais atenção aos problemas sociais. Não são contra, mas aprendem a viver sem o Deus apresentado pelo Evangelho e sem a Igreja, o que faz os valores evangélicos se diluírem numa cultura globalizada.

11 GERAÇÃO HIPERCONECTADA As relações mediadas tecnologicamente mudam a concepção do mundo, da realidade e das relações interpessoais. A ação pastoral precisa desenvolver aí uma cultura adequada.

12 OS JOVENS E AS ESCOLHAS Opções sempre reversíveis mais do que escolhas definitivas: Hoje escolho isso. Amanhã veremos! Como escolher em meio a tantas dúvidas e incertezas? - Arrisca! Quem não arrisca não caminha! - Mas se eu errar? - Bendito seja O Senhor. Errarás mais se permaneceres parado! Promover capacidades pessoais e o protagonismo. Deixar espaço para surgirem as novidades.

13 FÉ, DISCERNIMENTO, VOCAÇÃO

14 A Igreja tem o desejo de encontrar, acompanhar e cada jovem a partir da fé. Para que suas vidas sejam boas experiências, apoiando as liberdades que estão se constituindo. Requer bondade, ternura. 3 Nascimentos: natural, batismal, e da passagem da vida corporal para a vida espiritual.

15 FÉ E VOCAÇÃO A fé é a fonte do discernimento vocacional. Faz descobrir nossa vocação ao amor e que vale a pena se entregar a ele. Na fidelidade de Deus está a força, mais forte que toda nossa fragilidade. Colocar-se na escuta do Espírito e em diálogo com a Palavra. Consciência: espaço inviolável em que se manifesta o convite para acolher uma promessa.

16 A vida e a história nos ensinam que para o ser humano não é sempre fácil reconhecer a forma concreta da alegria a que Deus o chama e a que o seu desejo tende. Outras vezes, a pessoa tem que lidar com o desânimo ou com a força de outros dispositivos, que a seguram em seu caminho para a plenitude.

17 O DOM DO DISCERNIMENTO Itinerário adequado: 1. Reconhecer: efeitos 2. Interpretar: confronto com a Palavra de Deus e a vida cristã (direção espiritual) 3. Escolher: Liberdade humana e responsabilidade pessoal. Pôr à prova a decisão. Dar início a um percurso. Tomar carne! É importante sair! Não deixar o medo travar.

18 O ACOMPANHAMENTO Partir de 3 convicções: 1. O Espírito de Deus age! 2. O coração geralmente se mostra dividido. 3. O percurso da vida, no entanto, impõe decidir. A direção espiritual é um grande instrumento para reconhecer o chamado do Senhor à alegria e escolher dar lhe uma resposta.

19 PSICÓLOGO Apoia uma pessoa na dificuldade; Ajuda a descobrir potencialidades e fragilidades na pessoa. DIRETOR ESPIRITUAL Favorece a relação entre a pessoa e o Senhor. Colabora para remover o que é obstáculo para este encontro; Reenvia a pessoa ao Senhor e prepara o terreno para o encontro com Ele.

20 PERFIL IDEAL DE UM ACOMPANHANTE 1. Olhar amoroso; 2. Palavra com autoridade; 3. Capacidade de fazer-se próximo ; 4. Escolhe caminhar ao lado ; 5. Testemunho de autenticidade; 6. Sem medo de preconceitos.

21 A Ação Pastoral

22 Caminhar com os jovens Sair dos próprios esquemas. Apenas ir a missa nos fins de semana não é uma escolha por uma vida madura na fé. A Pastoral Vocacional significa aprender o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida diária, se detém sem pressa e, olhando para os irmãos com misericórdia os conduz ao encontro com Deus Pai.

23 Estilo de Jesus 1. Sair 2. Ver Passar um tempo com eles e escutar as suas histórias, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, para compartilhálas. 3. Chamar Despertar o desejo! Fazer perguntas para as quais não existem respostas prontas!

24 Sujeitos 1. Todos os jovens, sem exceção 2. Uma comunidade responsável 3. As figuras de referência: - Pais e família - Pastores - Professores Superar a improvisação e a incompetência, levando sempre mais a sério a tarefa de pensar, concretizar, coordenar e realizar a Pastoral Juvenil de modo correto, coerente e eficaz.

25 Lugares 1. A vida cotidiana e o compromisso social 2. Os âmbitos específicos de pastoral 3. O mundo digital

26 Instrumentos 1. As linguagens da pastoral (valorizar o esporte e a música) 2. O cuidado educativo e os percursos de evangelização (gradualidade) 3. Silêncio, contemplação, oração (Lectio Divina)

27 Maria de Nazaré Em seus olhos, cada jovem pode redescobrir a beleza do discernimento, em seu coração, pode experimentar a ternura da intimidade e a coragem do testemunho e da missão.

28 Uma pergunta... Em contextos de forte secularização, que ações pastorais são mais eficazes para prosseguir um caminho de fé depois do percurso da iniciação cristã?

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 I. Vocação O chamamento, fonte do ser pessoal: Sou chamado, logo existo! Sou chamado, porque sou amado! Sou chamado, torno-me responsável! O Homem

Leia mais

Sínodo dos Bispos - XV Assembleia Geral Ordinária Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional

Sínodo dos Bispos - XV Assembleia Geral Ordinária Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional Sínodo dos Bispos - XV Assembleia Geral Ordinária Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional Sínodo dos Jovens 2018-3-28 de outubro texto preparatório Eu disse-vos estas coisas para que a minha alegria

Leia mais

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação

Juan Ambrosio. Coordenadas para a Ação Juan Ambrosio Coordenadas para a Ação O cristianismo tem como fundamento, meta e estrutura uma experiência de encontro. Com Jesus Cristo (no seu modo de ser e de viver). Com Deus (na proposta do Reino).

Leia mais

ESTORIL. 2 de julho de 2018

ESTORIL. 2 de julho de 2018 ESTORIL 2 de julho de 2018 TRIÉNIO Continuamos o caminho trienal que nos propusemos, apresentando os conteúdos e lógica continuada, ao longo dos anos 2017-18, 2018-19 e 2019-20. São partes integrantes

Leia mais

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo- metodológico. Como organizar a ação ). Tituto 02: O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco

ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco UM CAMINHO NA MEDIDA DE FAMÍLIA Um caminho na medida de família com particular atenção às famílias jovens, é esta a experiência que se vê no seio da Família

Leia mais

OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL DOCUMENTO PREPARATÓRIO

OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL DOCUMENTO PREPARATÓRIO OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL DOCUMENTO PREPARATÓRIO INTRODUÇÃO A Igreja decidiu interrogar-se pedir aos próprios jovens que a ajudem VOCAÇÃO AO AMOR Para cada um a vocação ao amor adquire

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do

O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do O Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição é um mosteiro de Carmelitas descalças, situado na Arquidiocese de Goiás, no coração do Brasil, aqui na cidade de Trindade, capital da fé. Atualmente

Leia mais

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Pastoral Juvenil Diocese de Jales QUESTIONÁRIO DIOCESANO PASTORAL JUVENIL: Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional A Finalidade deste questionário é auxiliar a Coordenação

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

#POPEASKS L E S T E 2

#POPEASKS L E S T E 2 LESTE 2 OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL INTRODUÇÃO Os jovens, a fé e o discernimento vocacional, com este tema, a Igreja quer perguntar-se sobre como acompanhar os jovens para reconhecer o

Leia mais

COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS. Ano Pastoral A vocação batismal, caminho de santidade

COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS. Ano Pastoral A vocação batismal, caminho de santidade COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS Ano Pastoral 2018-2019 A vocação batismal, caminho de santidade O r a ç ã o Pai Santo, fonte perene de existência e de amor, Tu manifestas, no ser humano, o esplendor

Leia mais

O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1)

O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1) O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1) Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas, possuirá a luz da vida. (Jo 8,12). Jesus é a luz que ilumina nosso caminho no

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA CULTURA VOCACIONAL Caderno 5 02 1. Apresentação Na INSA a Animação Vocacional tem por finalidade trabalhar a cultura vocacional e o despertar do jovem para a vocação no sentido

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir.

8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. 8h Acolhida e Cafezinho 8h30 Oração Abertura e Apresentação 8h45 1ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 10h Intervalo 10h15 2ª Palestra Ir. Helena Corazza, fsp 12h Almoço 13h trabalho em grupos - Ir. Helena

Leia mais

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro

2ª FEIRA 15 de outubro 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

O NOSSO MODO DE EDUCAR

O NOSSO MODO DE EDUCAR O NOSSO MODO DE EDUCAR CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA DOROTEIA ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 INTRODUÇÃO... 5 PREÂMBULO... 6 1 A NOSSA PEDAGOGIA... 7 1.1 PERFIL DE PAULA... 7 1.2 INTUIÇÕES DE FUNDO... 7 1.3

Leia mais

Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil

Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil 1 C E L E B R A Ç Ã O P O R O C A S I Ã O DO SÍNODO DOS JOVENS Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil CANTO: Eu venho do Sul e do Norte... Em nome do Pai... LEITOR

Leia mais

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB METAS CURRICULARES DE EMRC REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB FÁTIMA, 26 DE JANEIRO DE 2014 2007 2014 O QUE MUDA? 2007 2014 5º ANO UL1: Viver juntos UL1: Viver juntos UL2: A água, fonte

Leia mais

Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20).

Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20). A comunicação de uma Igreja em Saída. Uma comunicação que alcance todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20). Uma comunicação rápida, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem repugnâncias

Leia mais

FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019

FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019 FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019 2 IV. DECÁLOGO PARA A CONVERSÃO ESPIRITUAL, PASTORAL E MISSIONÁRIA Passar do ide e ensinai ao ide e escutai 1 Valorizar o carisma da escuta,

Leia mais

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto Como pode a escola católica promover o desenvolvimento da inteligência espiritual? O A educação deve

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA

CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA. Macieira de Cambra. 17.Abril Tema: MISSÃO E FAMÍLIA CONSELHO DIOCESANO DA PRIMAVERA Macieira de Cambra 17.Abril.2010 Tema: MISSÃO E FAMÍLIA 1 1. MISSÃO ACTUALIDADE DE UM TEMA - Desafio de João Paulo II : Urgência de uma Nova Evangelização: Nova no ardor,

Leia mais

Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional. 03 a 28 de Outubro de 2018 Kelly Câmara - Setor Juventude Missionária da Comunidade Filhos de Maria

Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional. 03 a 28 de Outubro de 2018 Kelly Câmara - Setor Juventude Missionária da Comunidade Filhos de Maria Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional 03 a 28 de Outubro de 2018 Kelly Câmara - Setor Juventude Missionária da Comunidade Filhos de Maria Mas o que é o Sínodo A palavra sínodo vem de duas palavras

Leia mais

2018/19 lança-nos vários desafios:

2018/19 lança-nos vários desafios: 2018/19 lança-nos vários desafios: 1. A nível eclesial, dois eventos eclesiais estreitamente ligados à missão salesiana: a) O Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2018, sobre "os jovens, a fé e o discernimento

Leia mais

Esquema de trabalho da Reunião pré-sinodal

Esquema de trabalho da Reunião pré-sinodal Esquema de trabalho da Reunião pré-sinodal REUNIÃO PRÉ-SINODAL Roma, 19-24 de março de 2018 Introdução AS MOTIVAÇÕES E AS INTENÇÕES DA REUNIÃO PRÉ-SINODAL 1. O caminho do Sínodo dos Bispos é um processo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização

Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização Prof. Denilson A. Rossi O que se entende por Nova Evangelização? Quais são as luzes dos documentos conciliares para a Nova Evangelização? Em que

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

LEMA Assembleias Regionais de 2019

LEMA Assembleias Regionais de 2019 LEMA Assembleias Regionais de 2019 1. Precisamos discernir que para caminhar rumo à santidade é necessário não ter medo da santidade. Oração: Libertai-nos, Senhor, da insegurança e do medo de buscar o

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Viver em casal com alegria!

Viver em casal com alegria! TANDEM Viver em casal com alegria! Um percurso a viver em casal e em equipa TANDEM é: Para jovens casais, casados ou não Para poderem reflectir e dialogar, a dois Partilhar em equipa Uma reunião por mês

Leia mais

Por Assessoria de Imprensa CNPF

Por Assessoria de Imprensa CNPF Por Assessoria de Imprensa CNPF Com mais de 45 páginas, o Instrumento de trabalho da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos Sobre a Família apresenta panorama das respostas da pesquisa aplicada

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio 2ª FEIRA 6 de maio Bom dia a todos! Esta semana dedicá-la-emos à oração pelas vocações. É um verdadeiro desafio para que todos, particularmente nós cristãos, possamos refletir sobre a incontornável dimensão

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

Discernimento e acompanhamento dos jovens

Discernimento e acompanhamento dos jovens Dia diocesano do catequista Santa Cecília, Câmara de Lobos Discernimento e acompanhamento dos jovens 10 de junho de 2018 Natália Pita Sentiram-se orientados? Dinâmica Foi fácil APONTAR COM SEGURANÇA a

Leia mais

Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola.

Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola. Lucas 12, 32-34 Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola. Façam para vocês bolsas que não gastam com

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

ITINERÁRIO DE PREPARACÃO AO 7CG. Introdução. Caríssimas Irmãs,

ITINERÁRIO DE PREPARACÃO AO 7CG. Introdução. Caríssimas Irmãs, Itinerario di preparazione verso il 7CG - 1 ITINERÁRIO DE PREPARACÃO AO 7CG Introdução Caríssimas Irmãs, com alegria vos apresentamos o Itinerário de preparação ao nosso 7 Capítulo Geral, que celebraremos

Leia mais

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO"

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO O Conselho Nacional da RCCBRASIL, que está reunido em Aparecida (SP) desde a última quarta-feira, 20, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração

Leia mais

Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23)

Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23) Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23) Apresenta-se uma proposta de itinerário de oração e reflexão para as reuniões de catequistas, com base na Carta

Leia mais

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES. 2ª FEIRA 6 de maio 2ª FEIRA 6 de maio Bom dia a todos! Esta semana dedicá-la-emos à oração pelas vocações. É um verdadeiro desafio para que todos, particularmente nós cristãos, possamos refletir sobre a incontornável dimensão

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

Coordenação Pastoral

Coordenação Pastoral Coordenação Pastoral Necessidade de um Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Dom Jaime colocou esta função como necessária. Diz ele: Falta um plano diocesano de Pastoral, com linhas de ação em comum..

Leia mais

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ

Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES O aluno deve ficar capaz de: Agrupamento de Escolas CARLOS GARGATÉ Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/2019 Critérios de avaliação e programação Educação

Leia mais

DIOCESE DE CAMPO LIMPO SP Setor de Pastoral

DIOCESE DE CAMPO LIMPO SP Setor de Pastoral Já estamos caminhando para o final de mais um ano e muitas das nossas paróquias se prepararão para realizar suas assembleias paroquiais e Foraniais. É importante lembrar que as Assembléias são sempre uma

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18

Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18 Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18 Balanço 2016-2017 do Secretariado 1. Atuar com foco na proximidade: sair ao encontro Promover reuniões do com as equipas vicariais, vigários e assessores

Leia mais

NO BRASIL A NOSSA MISSÃO TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS:

NO BRASIL A NOSSA MISSÃO TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS: A Família Comboniana, composta por leigos, irmãos, irmãs e padres compõe-se de cerca de três mil membros no mundo inteiro, tendo como principal objetivo levar o evangelho da alegria e da vida ao mundo

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SABADO da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus, atendei

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO?

2ª FEIRA 15 de outubro. #SYNOD2018: O QUE É UM SÍNODO? 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

2º Encontro Nacional de Animação Fraterna

2º Encontro Nacional de Animação Fraterna 2º Encontro Nacional de Animação Fraterna "o serviço da Animação Fraterna é um presente e um privilégio, devendo ser desempenhado com dedicação e perseverança a fim de que se permita um enriquecimento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 9 º ANO Unidade Letiva 1 - A Dignidade da Vida Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS 1.

Leia mais

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA

JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA FÉ Um olhar pelos textos JUAN AMBROSIO PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 LUMEN FIDEI www.teologiafundamental.weebly.com Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano da Formação Cristã LUMEN FIDEI

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 9º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - A Dignidade da vida Humana

Leia mais

Audiência às Equipes Nossa Senhora

Audiência às Equipes Nossa Senhora SECRETARIADO DO ESTADO Audiência às Equipes Nossa Senhora 10 Setembro 2015 DISCURSO DO SANTO-PADRE Discurso do Papa: (Roma, 10 de setembro de 2015) Estou muito feliz por vos acolher, caros responsáveis

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

Vídeo

Vídeo 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Dom Bosco queria ajudar que todos os rapazes fossem bons cristãos e honestos

Leia mais

Propor a fé numa pluralidade de caminhos

Propor a fé numa pluralidade de caminhos L. M. FIGUEIREDO RODRIGUES Coordenador Propor a fé numa pluralidade de caminhos Índice Apresentação 9 Desafios contemporâneos ao Cristianismo 11 João Manuel Duque 1. Era do indivíduo 12 2. O mundo como

Leia mais

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que?

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? -Ota fu miga Metodologia de uma Escola Bíblico-Catequética Método. [do gr.

Leia mais

2ª FEIRA 22 de outubro

2ª FEIRA 22 de outubro 2ª FEIRA 22 de outubro SÍNODO DOS BISPOS INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Hoje celebramos o dia de São João Paulo II, papa anterior a Bento XVI. Todos já sabemos alguma informação sobre este Papa,

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar

Leia mais

À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC

À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC À LUZ DA PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA: NO MUNDO NA IGREJA NO MCC Vivemos uma mudança de época e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo

Leia mais

Famílias ADMA Famílias: empenhados para que as famílias possam ser escola de vida e de amor.

Famílias ADMA Famílias: empenhados para que as famílias possam ser escola de vida e de amor. Famílias ADMA Famílias: empenhados para que as famílias possam ser escola de vida e de amor. Precisamos dizer que Dom Bosco entendera tudo: pensara numa família, levara Mamãe Margarida para o Oratório,

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

FORMAÇÃO SUBSÍDIO MISSIONÁRIO. Oficina 5 Questões Práticas

FORMAÇÃO SUBSÍDIO MISSIONÁRIO. Oficina 5 Questões Práticas FORMAÇÃO SUBSÍDIO MISSIONÁRIO Oficina 5 Questões Práticas O Papa Francisco no Evangelho da Alegria diz: Hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária. (EG n. 20) Fiel ao modelo do mestre, é

Leia mais

Homilia na celebração pela unidade dos cristãos Porto

Homilia na celebração pela unidade dos cristãos Porto 1. As Igrejas cristãs do Porto reafirmam aqui o desejo de se unirem na oração, na escuta da Palavra de Deus, no debate sereno, na profissão da fé e na procura comum da unidade desejada por Jesus. Acolhemo-nos

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

ADMA das FAMÍLIAS DA CASA DE MARIA ÀS NOSSAS CASAS

ADMA das FAMÍLIAS DA CASA DE MARIA ÀS NOSSAS CASAS ADMA das FAMÍLIAS DA CASA DE MARIA ÀS NOSSAS CASAS Muitos são os desafios que as famílias enfrentam diariamente. E também nós queremos dar uma pequena contribuição propondo uma experiência entre as muitas

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

POLÍTICA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS IRMÃOS

POLÍTICA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS IRMÃOS POLÍTICA DE FORMAÇÃO 1 Introdução Hoje se faz necessária uma adequada qualificação e formação acadêmica dos Irmãos, de forma que possam participar ativamente no processo de transformação cultural, social,

Leia mais

Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil

Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil Workshop Ministério de Formação RCC/Brasil Ensino: Aos Pés do Mestre Aos Pés do Mestre Escuta Profética Núcleo MF/Campinas/2015 Visualização: Jesus sentado ensinando e formando à todos. Ele voltassem para

Leia mais

A leitura orante da Palavra de Deus Lectio Divina : fonte de toda vocacão

A leitura orante da Palavra de Deus Lectio Divina : fonte de toda vocacão A leitura orante da Palavra de Deus Lectio Divina : fonte de toda vocacão Escuta do evangelho do domingo Mt 5,13-16; Vocês são o Sal da Terra vocês são a Luz do mundo Do grupo de jovens Família MOPP surgiu

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração. na Vida Diária

O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração. na Vida Diária O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração Edição 71 - Fevereiro 2015 Neste mês de Fevereiro, somos convidados a viver um tempo novo na liturgia da Igreja.

Leia mais