SAÚDE DO TRABALHADOR. CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde. Data 29/30 de abril de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SAÚDE DO TRABALHADOR. CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde. Data 29/30 de abril de 2015"

Transcrição

1 SAÚDE DO TRABALHADOR CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Data 29/30 de abril de 2015

2 Tópico: Habilitação e Implantação do CEREST Grupo: SAÚDE DO TRABALHADOR SUBGRUPO: Estruturação Item: Habilitação da Unidade de CEREST Constatação: O processo de implantação e habilitação do CEREST Estadual/Regional ocorreu em conformidade com o preconizado na legislação. (Cumprir o disposto no 1º, art. 9º da Portaria 2728/09) (CFE) Constatação: o valor do incentivo para implantação do Cerest foi utilizado na finalidade prevista (CFE) Constatação: O projeto de implantação do CEREST Regional não foi disponibilizado à equipe de auditoria (impossibilitou a equipe de auditoria de avaliar as diretrizes e a área de abrangência). ( Art. 11 Os órgãos do SUS e as entidades privadas, que dele participarem de forma complementar, ficam obrigados a prestar, quando exigida, ao pessoal em exercício no SNA e à Comissão Corregedora, toda informação necessária ao desempenho das atividades de controle, avaliação e auditoria, facilitando-lhes o acesso a documentos, pessoas e instalações. Item: Rede Sentinela de Unidade de Saúde Constatação: A Rede Sentinela do Estado foi formalmente instituída (CFE) Constatação: Notificação de agravos da saúde do trabalhador pela rede Sentinela deficiente. (CFE) Constatação: Não está pactuada a Rede Sentinela em ST no município auditado e na área de abrangência do Cerest (Inciso IV do 3º do art. 1º da PT 2728/09)

3 Tópico: Estrutura Física Equipamentos Materiais Permanentes Patrimônio SUBGRUPO: Estrutura física Item: Instalações Constatação: As instalações físicas do CEREST apresentam boas condições de funcionamento, tanto estrutural, quanto de conservação e higiene. (CFE) Item: Conjunto de Materiais e Equipamentos Constatação: Os equipamentos e materiais adquiridos para o funcionamento do CEREST estão devidamente patrimoniados ((CFE) Constatação: Existem equipamentos adquiridos pelo Cerest, com recursos federais que foram devidamente cedidos para municípios de sua área de abrangência. (CFE) Constatação: Os materiais permanentes localizados no prédio onde funciona o CEREST estão sem plaquetas de identificação (Providenciar de imediato a colocação de plaqueta de identificação dos aparelhos/equipamentos, atendendo o preconizado no item da Instrução Normativa/GM/Secretaria Administração Pública nº 205 de abril de 1988) Constatação: Equipamentos e materiais adquiridos com recursos frederais repassados para o CEREST que não estão localizados na Unidade e nem foram utilizados nas ações de ST de

4 Tópico: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO MS E VISAT SUBGRUPO: Produção da Informação Item: Sistemas de Informação Constatação: O Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (S I A / SUS) foi alimentado dentro de 90 dias após o recebimento do incentivo de implantação do CEREST. (CFE) Constatação: Os registros no CNESS do CEREST estão desatualizados quantos a recursos humanos e número do telefone Constatação: A Base de dados do SINAN é alimentada com as informações referentes aos procedimentos fornecidas pelo Cerest Estadual (CFE) Constatação: Foram notificados no SINAN os agravos e/ou doenças referentes à Saúde do Trabalhador para o Estado no exercício 2013 e de janeiro a setembro de 2014 (CFE) Constatação: O gestor alimenta mensalmente a base de dados do S I A/SUS com as informações referentes aos procedimentos do CEREST (CFE) Constatação: O Sistema de Informações Ambulatoriais (S I A / SUS) DATASUS/MS apesar de implantado no município, só começou a ser alimentado pelo CEREST a partir de (que sejam adotadas medidas administrativas para atender o disposto no 1º do art 12 da Portaria 1679 Constatação: Inexiste na Área Técnica de ST a prática da análise dos dados contidos nos Bancos de Dados do Sistema de Informação de Agravos de notificação (SINAN) e no Sistema de Informações em ST (SIST/RS). (Que sejam postas em prática medidas administrativas determinadas pelo Gestor em 01/04/2014, com finalidade de atender o disposto nos itens V e XII do Anexo III (Função das Secretarias Municipais de Saúde na gestão da RENAST) da PT 2728/09)

5 Tópico: CONTROLE SOCIAL e C I S T GRUPO: CONTROLE SOCIAL SUBGRUPO: CONSELHO DE SAÚDE Item: CIST Constatação: O Conselho Estadual de Saúde não acompanha as ações de Saúde do Trabalhador Constatação: A CIST foi criada e aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde (CFE) Constatação: Ausência de participação da CIST no controle Social Constatação: Percentual mínimo de membros da CIST que participam das Reuniões Ordinárias. Constatação: Ausência de registros de colaboração da CIST na elaboração do Plano de Ação de Saúde do Trabalhador Constatação: O Conselho Estadual/Municipal de Saúde fiscaliza os recursos financeiros apresentados pelo Gestor Estadual de Saúde (Atas do Conselho Estadual/Municipal de Saúde/Declaração do CES/CMS) Constatação: A CIST encontra-se desativada. (Providenciar a reativação da CIST, conforme preconiza o artigo 10 da PT 3.908/98, combinado com o artigo 8º da PT 2728/09 e artigos 12 e 13 da Resolução nº 493/13, do Conselho Nacional de Saúde. Constatação: Não está prevista a qualificação em ST nos Planos Municipais de Saúde para representantes do Controle Social. (Promover a qualificação em ST, incluindo diretrizes de formação para representantes do Conselho Municipal de Saúde, em cumprimento ao artigo 6º, inciso III da PT 2728/09) Constatação: Não foram apresentados documentos de aprovação pelo Conselho Estadual de Saúde de todas as Programações Anuais de Saúde do período de abrangência desta auditoria (viabilizar a colocação em pauta do CES a votação da aprovação das PAS dos anos de 2013, 2014 e 2015, conforme preconiza o art 5º da PT 2.135/13.

6 Tópico: INSTRUMENTOS DE GESTÃO GRUPO: REGIONALIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO SUBGRUPO: RELATÓRIO DE GESTÃO/PS/PAS Item: Sistemática de Elaboração/Conteúdo Constatação: O Relatório Anual de Gestão de 2013 do Estado não contempla as justificativas referentes as metas não alcançadas e os recursos financeiros orçados e executados detalhadamente da PNST (Elaborar o RAG com informações referentes à PST, contendo as justificativas das metas não alcançadas e os recursos financeiros orçados e executados, em acordo com o preconizado no Art. 14 da Pt 2728/09 e inciso III do art 16 da PT 1823/12 Constatação: O Relatório de Gestão/2013 não contempla o demonstrativo financeiro dos recursos recebidos e utilizados pelocerest. (Atentar para o cumprimento do art. 14 da PT 2728/09 bem como o inciso III do art. 6º da PT 2.135/13 quando da elaboração do Relatório de Gestão, no que diz respeito aos recursos da Saúde do Trabalhador) Constatação: No Plano Est. de Saúde 2012/15 foram inseridos objetivos, diretrizes/metas/indicadores referentes à ST e aprovado pelo CES (CFE) Constatação: A Programação Anual de Saúde de 2014 do Estado contempla ações a serem realizadas pelo Estado referente à PNST (CFE) Constatação: No PMS, NA PAS E RG estão inseridas as ações e atividades a serem desenvolvidas pelo CEREST, em (CFE) Constatação: Os relatórios Anuais de Gestão dos exercícios de 2010 a 2013 não contemplam os demonstrativos financeiros dos recursos recebidos e utilizados pelo CEREST (Atentar para o cumprimento do art. 14 da PT 2728/09 bem como o inciso III do art. 6º da PT 2.135/13 quando da elaboração do Relatório de Gestão, no que diz respeito aos recursos da Saúde do Trabalhador)

7 Tópico: RECURSOS FINANCEIROS SUBGRUPO: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Item: Movimentação Financeira Constatação: O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador utilizou recursos financeiros repassados pelo FNS, em despesas com capacitação de recursos humanos (Anexo III, inciso V, da PT 2728/09) Constatação: Existência de saldos de recursos financeiros, referentes ao incentivo Federal para manutenção CEREST em aplicação financeira por longos períodos. ((Realizar Plano de Aplicação em Políticas de ST que utilize os recursos financeiros para as finalidades a que se destinam, em conformidade com o art 10 da PT 2728/09; art. 6º da PT 204/07, bem como seguir recomendação do subitem do Acórdão 318; da Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União) Constatação: O FES recebe os recursos para o financiamento do CEREST, na conta corrente do Bloco MAC que são transferidos para conta corrente específica do CEREST (CFE) Constatação: O CMS não apreciou no exercício/2013 as prestações de contas quadrimestrais dos recursos do Fundo Municipal de Saúde /CEREST (Cumprir o estabelecido no 2º artigo 10 da PT 2728/09 e art. 36 da Lei Complementar 141/2012, no que se refere aos encaminhamentos das prestações de conta quadrimestrais para apreciação Conselho) Constatação: O Relatório de Gestão/2013 não contempla o demonstrativo financeiros dos recursos recebidos e utilizados pelo CEREST. (Inserir no Relatório Annual de Gestão a comprovação da aplicação dos repasses mensais relativos ao CEREST, conforme o estabelecido no art. 14 da PT 2728/09). Constatação: A Secretaria Municipal de Saúde não apresentou os documentos de despesas relativos ao período de janeiro de 2010 a junho de 2014, com os recursos transferidos do MS, no valor total de R$ ,00 (Devolver de imediato ao Fundo de Saúde desse município, com recurso próprio ou do tesouro, o valor de R$ ,72 (um milhão, cento e vinte e três mil, seiscentos e quarenta e seis reais e setenta e dois centavos) indicado no capítulo <<PROPOSIÇÃO DE DEVOLUÇÃO>> do presente relatório, atualizados monetariamente pela Divisão da Auditoria, por Bloco de Financiamento, conforme <<Demonstrativo de Débito>> que será anexado por ocasião do encaminhamento deste relatório, conforme estabelece o inciso I do artigo 27 da Lei Complementar nº 141/2012, regulamentado pelos 2º e 3º do artigo 23 do Decreto nº 7.827, de 2012).

8 Tópico: RECURSOS FINANCEIROS SUBGRUPO: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Item: Movimentação Financeira Constatação: O Relatório de Gestão/2013 não contempla o demonstrativo financeiro dos recursos recebidos e utilizados pelo CEREST. (Inserir no Relatório Annual de Gestão a comprovação da aplicação dos repasses mensais relativos ao CEREST, conforme o estabelecido no art. 14 da PT 2728/09). Constatação: Inexistência de Conta Específica para movimentar os recursos financeiros repassados para manutenção do CEREST Regional (providenciar abertura de conta específica para movimentar os recursos repassados para manutenção dos recursos destinados ao CEREST, e consequentemente, facilitar o controle pelo CMS ou por qualquer outro órgão de controle, atendendo assim ao disposto do inciso I, artigo 50 da Lei Complementar nº 101/2000 e inciso VI, art. 7º da Lei /2011) Constatação: Os Relatórios de Gestão não espelham os dados contidos na Programação Anual de Saúde, referentes à execução física, orçamentária e financeira do Cerest Regional (CFE) Constatação: Do total de X reais, repassados pelo FNS/MS para o CEREST, referentes ao período de 2010 a 2014, grande parte dos recursos permanece em conta de aplicação, em detrimento de sua utilização nas ações e serviços de ST. (Criar e implantar mecanismos de gestão para a execução e acompanhamento dos recursos destinados as ações de ST no CEREST Estadual para atender ao preconizado nos 2º e 3º do art. 10 da PT 2728/09) Constatação: No final do mês de agosto/2014, dos recursos repassados pelo FNS ao FES para financiamento do CEREST, existe um saldo financeiro elevado. (Que essa Secretaria de Estado da Saúde utilize regularmente nas ações do CEREST os recursos quer estão sendo repassados pelo FNS evitando acúmulo de saldo) Constatação: Não foram apresentados os documentos solicitados no Comunicado de Auditoria-CA 01 DIAUD/DENASUS/SGEP/MS, de 03 de setembro de 2014, como: demonstrativo orçamentário/financeiro, extratos bancários, processos de pagamentos. (Apresentar os documentos solicitados pela equipe de auditoria, conforme determina o art. 11 do Decreto Federal nº 1651/1995)

9 Tópico: RECURSOS HUMANOS SUBGRUPO: RECURSOS HUMANOS Item: Qualificação da Equipe Constatação: O CEREST ESTADUAL vem exercendo as funções de suporte técnico, educação permanente junto aos municípios de sua área de abrangência, bem como aos demais municípios do Estado. (CFE) Constatação: Não se observou despesas para capacitação com recursos do Cerest (utilizar os recursos destinados à ST também na capacitação dos profissionais das equipes de saúde para identificar e atuar nas situações de risco à saúde relacionados ao trabalho, assim como para o diagnóstico de agravos à saúde relacionados com o trabalho, conforme item V do ANEXO III da PT 2728/09) Item: Composição da Equipe Constatação: A equipe multiprofissional do CEREST ESTADUAL encontra-se incompleta (adequar a equipe multiprofissional do CEREST, de acordo com o anexo II da PT 1679/02) Constatação: O CEREST Regional não possui responsável técnico Constatação: O Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) do Cerest Regional está desatualizado Constatação: Divergência quanto aos profissionais de saúde informados pelo CEREST e os constantes do SCNES.

10 Tópico: AÇÕES, DEMANDA E ATUAÇÃO DO CEREST /VISAT SUBGRUPO: AÇÕES Item: ACESSO/AÇÕES VISAT Constatação: Os usuários do Cerest são procedentes de diversos setores e a rede de saúde pública da Atenção Bàsica é a sua principal demanda Constatação: O Cerest Regional não possui mecanismos de identificação da demanda reprimida nos diversos pontos da rede SUS, referente ao atendimento em ST Constatação: O Cerest Regional não desenvolve ações de Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho ou similar, tanto no setor público quanto privado. Constatação: A atuação do CEREST Regional na análise do perfil produtivo e da situação dos trabalhadores é incipiente (cumprir o estabelecido no art. 15, item I da PT 1823/2012) Constatação: Inexistência de mapeamento das atividades produtivas e do perfil epidemiológico em sua área de atuação (cumprir o estabelecido no art. 15, item I da PT 1823/2012) Constatação: No período analisado, as ações de vigilância em ambientes e processos de trabalho foram desenvolvidas em 01 mun dos 74 municípios da área de abrangência Constatação: A capacitação para identificação e monitoramento dos casos atendidos que possam ter relação com as ocupações e os processos produtivos foi efetuada em 14 mun dos 74/abrangência Constatação: O município sede do CEREST regional desenvolve de modo incipiente ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em ST. (Adotar as providências necessárias à implementação de ações em ST em todos os níveis da atenção da rede pública de saúde, de acordo com o 1º e o artigo 5º da Portaria 2728/09) Constatação: O Cerest Regional não desenvolve ações em relação à Saúde do Trabalhador nos municípios de sua área de abrangência (Desenvolver ações relativas à ST nos municípios de sua área de abrangência conforme preconiza o art. 14, seção II, do Capítulo IV (responsabilidades) da PT 1.823/12)

11 Tópico: AÇÕES, DEMANDA E ATUAÇÃO DO CEREST /VISAT SUBGRUPO: AÇÕES Item: ACESSO/AÇÕES VISAT/UTILIZAÇÃO DOS PROTOCOLOS Constatação: O Cerest Regional realizou ações de suporte técnico, educação permanente e apoio matricial junto a 30 municípios dos 74 no ano de 2013 Constatação: O Cerest Regional realizou capacitação para utilização de 03 Protocolos dos 10 estabelecidos Constatação: O Cerest Regional e a Equipe de VISAT trabalharam para inserir as ações de Saúde do Trabalhador na rede assistência do município sede e municípios abrangentes (CFE) Constatação: Notificações Agravos ST pela rede Sentinela deficientes Constatação: Não existe Mapa de Risco e de Ac. de Trabalho realizados pelo CEREST. (Art. 13 da PT 1823/2012 e anexo II da PT. 2728/09). Constatação: O Cerest Regional não desenvolve ações em relação à Saúde do Trabalhador nos municípios de sua área de abrangência (Desenvolver ações relativas à ST nos municípios de sua área de abrangência conforme preconiza o art. 14, seção II, do Capítulo IV (responsabilidades) da PT 1.823/12)

12 Tópico: AUDITORIAS REALIZADAS = 21 AUDITORIAS SOLICITADAS: 62 AUDITORIAS COM AUDITORIAS REALIZADAS ANTERIORMENTE ESTAREMOS PRÓXIMOS DE 100 CEREST AUDITADOS. ATENTAR PARA OS PLANO ESTADUAIS DE SAÚDE (Orientação Portaria GM/MS nº 2.135/2013) I - análise situacional. II - definição das diretrizes, objetivos, metas e indicadores; e III - o processo de monitoramento e avaliação.

13 Endereço eletrônico da Secretaria de Vigilância em Saúde: Disque Notifica

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA No- 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Política Nacional de Saúde do Trabalhador

Leia mais

do Trabalhador e da Trabalhadora

do Trabalhador e da Trabalhadora Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Política Nacional de Saúde do Trabalhador

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.859, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2014 Institui o incentivo financeiro de custeio

Leia mais

Possibilidades e desafios

Possibilidades e desafios V Encontro Nacional IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Possibilidades e desafios 27 a 29 Setembro 2011 Diretriz 3 - Garantia da integralidade na atenção à Saúde do Trabalhador Leticia

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.562, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.562, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.562, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 Habilita Municípios e Estados a receberem

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA Nº 04 ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ACORDO COM A LEI COMPLEMENTAR Nº141 DE 13 DE JANEIRO DE 2012 Introdução: Até 2011, a forma de prestar contas sobre as ações, recursos

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA No- 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador/ Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (CGSAT/DSAST)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 175/13 CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite - CIB/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando:

RESOLUÇÃO Nº 175/13 CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite - CIB/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: RESOLUÇÃO Nº 175/13 CIB/RS A Comissão Intergestores Bipartite - CIB/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: o princípio da descentralização político-administrativa e da cogestão das ações

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 088/12-CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais e considerando:

RESOLUÇÃO Nº 088/12-CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais e considerando: RESOLUÇÃO Nº 088/12-CIB/RS A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais e considerando: que a Constituição Federal, Incisos II e VIII do Artigo 200, que atribui ao Sistema Único

Leia mais

Foz do Iguaçu (PR), 15 de maio de 2016

Foz do Iguaçu (PR), 15 de maio de 2016 16º Congresso Nacional ANAMT Medicina do Trabalho Aspectos conceituais, estratégias e potencialidades para o cuidado à Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde Foz do Iguaçu (PR), 15 de maio de

Leia mais

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017

PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 PORTARIA N 3.194, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde - PRO EPS-SUS. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE,

Leia mais

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde São Paulo, 13 de abril de 2016 No momento em que se aproxima o fim da

Leia mais

PORTARIA No , DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

PORTARIA No , DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 PORTARIA No- 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

Intoxicações por agrotóxicos no RN. Sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos.

Intoxicações por agrotóxicos no RN. Sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos. Intoxicações por agrotóxicos no RN. Sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos. Edmilson de castro cerest/rn Estruturação da Rede de CEREST: 04 CEREST(Estado,

Leia mais

RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE GESTÃO

RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE GESTÃO RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE GESTÃO 3º QUADRIMESTRE - EXERCÍCIO 2015 DADOS DO CONVÊNIO INSTITUIÇÃO Associação Pais Amigos dos Surdos de Campinas /APASCAMP PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 13/10/15717 TERMO DE

Leia mais

MS/SGEP/Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria nº Relatório

MS/SGEP/Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria nº Relatório Unidade: Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus Munícipio: ILHÉUS/BA Sumário I - DADOS BÁSICOS II - IDENTIFICAÇÃO DOS DIRIGENTES III - INTRODUÇÃO IV - METODOLOGIA V - CONSTATAÇÕES Tópico: RECURSOS FINANCEIROS

Leia mais

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o PORTARIA GM N. 3.992, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as

Leia mais

PORTARIA Nº 3.863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017

PORTARIA Nº 3.863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 PORTARIA Nº 3.863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017 Habilita Estados, Municípios e Distrito Federal, a receberem, em parcela única, recursos fundo a fundo destinados à aquisição de Unidade Móvel SAMU 192. O MINISTRO

Leia mais

NOTA TÉCNICA PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE

NOTA TÉCNICA PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE NOTA TÉCNICA 16 2012 PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O RELATÓRIO DETALHADO DO 1 INTRODUÇÃO Esta Nota Técnica visa apresentar Informações sobre a proposta de estrutura para o relatório de que trata o artigo

Leia mais

Avaliação dos CEREST s no Estado do Paraná:

Avaliação dos CEREST s no Estado do Paraná: Avaliação dos CEREST s no Estado do Paraná: Utilizando a Matriz de Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família, Modificado para a Saúde do Trabalhador. 2º Semestre de 2010 Silvia

Leia mais

(Alterada pela Nota Técnica nº 13/2018/CCONF/SUCON/STN/MF-DF e FNS-MS)

(Alterada pela Nota Técnica nº 13/2018/CCONF/SUCON/STN/MF-DF e FNS-MS) Ministério da Fazenda Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Nota Técnica Conjunta nº 11/2018/CCONF/SUCON/MF

Leia mais

Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: políticas públicas e instituições PROFA. DRA. LAURA CÂMARA

Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: políticas públicas e instituições PROFA. DRA. LAURA CÂMARA Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: políticas públicas e instituições PROFA. DRA. LAURA CÂMARA Mãos àobra Direito àsaúde 1988 O campo da saúde do trabalhador ganha atenção a partir de 1988, quando o

Leia mais

PORTARIA Nº 482, DE 1o- DE ABRIL DE 2014

PORTARIA Nº 482, DE 1o- DE ABRIL DE 2014 PORTARIA Nº 482, DE 1o- DE ABRIL DE 2014 Institui normas para a operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito

Leia mais

ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES

ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES Circular 489/2013 São Paulo, 29 de Outubro de 2013. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES Diário Oficial da União Nº 208, Seção

Leia mais

Capacitação Questionário de

Capacitação Questionário de Capacitação Questionário de em Eventos Acompanhamento da Renast 2011 Resultados Parciais Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de

Leia mais

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde.

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Pressupostos Constituição Federal Lei Complementar n. 141/2012 Lei n. 8080/1990 Lei n. 8142 / 1990 Lei

Leia mais

Secretaria de Igualdade e Assistência Social

Secretaria de Igualdade e Assistência Social f;íbéí$ Prefeitura de SOROCABA TERMO ADITIVO AO TERMO DE COLABORAÇÃO CELEBRADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA, POR MEIO DA SECRETARIA DE IGUALDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SIAS E A ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Considerando a disponibilidade orçamentária e financeira do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS, resolve:

Considerando a disponibilidade orçamentária e financeira do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS, resolve: GOVERNO DA PARAIBA PORTARIA/ SEDH Nº 036 de 02 de dezembro de 2015. Dispõe sobre a forma de repasse dos recursos do cofinanciamento Estadual aos Municípios e sua prestação de contas, e dá outras providências.

Leia mais

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA Nº 1.663, DE 6 DE AGOSTO DE 2012 Dispõe sobre o Programa SOS Emergências no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que

Leia mais

Responsabilidades e Diretrizes para execução e financiamento de ações de Vigilância em Saúde

Responsabilidades e Diretrizes para execução e financiamento de ações de Vigilância em Saúde Responsabilidades e Diretrizes para execução e financiamento de ações de Vigilância em Saúde Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde-DEGEVS Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde dagvs@saude.gov.br

Leia mais

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PORTARIA Nº 47, DE 3 DE MAIO DE em Saúde;

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PORTARIA Nº 47, DE 3 DE MAIO DE em Saúde; SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PORTARIA Nº 47, DE 3 DE MAIO DE 2016 Define os parâmetros para monitoramento da regularidade na alimentação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN),

Leia mais

Secretaria de Igualdade e Assistência Social

Secretaria de Igualdade e Assistência Social @ÉS Prefeitura de SOROCABA TERMO ADITIVO AO TERMO DE COLABORAÇÃO CELEBRADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA, POR MEIO DA SECRETARIA DE IGUALDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SIAS E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Leia mais

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde.

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Base legal Constituição Federal Lei Complementar n. 141/2012 Lei n. 8080/1990 Lei n. 8142 / 1990 Lei n.

Leia mais

PROTOCOLO TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITO RELACIONADO AO TRABALHO NO RIO GRANDE DO SUL

PROTOCOLO TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITO RELACIONADO AO TRABALHO NO RIO GRANDE DO SUL PROTOCOLO TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITO RELACIONADO AO TRABALHO NO RIO GRANDE DO SUL A expressão de maior gravidade do agravo do trabalho é a morte do trabalhador. Existe impacto social na família e

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

PORTARIA No- 268, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016

PORTARIA No- 268, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016 PORTARIA No- 268, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2016 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2016, para aplicação no incremento do Teto de Média e

Leia mais

PORTARIA Nº 1.172, DE 5 DE JUNHO DE 2012

PORTARIA Nº 1.172, DE 5 DE JUNHO DE 2012 PORTARIA Nº 1.172, DE 5 DE JUNHO DE 2012 Dispõe sobre o incentivo financeiro de custeio para o Componente Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de

Leia mais

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO MUNICIPAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR (NMST) Passos para a criação de um NMST 1 SUMÁRIO Definição de NMST (O que é um NMST?)... 3 Função do NMRT (O que faz um NMST?)... 4 Garantias

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 3.134, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 3.134, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 3.134, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Dispõe sobre a transferência de recursos

Leia mais

Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast

Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria de Vigilância

Leia mais

Capacitação em Eventos

Capacitação em Eventos Diretrizes para implementação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS Capacitação em Eventos V Encontro Nacional da RENAST Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018.

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018. ESTABELECE

Leia mais

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde.

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Base legal Constituição Federal Lei Complementar n. 141/2012 Lei n. 8080/1990 Lei n. 8142 / 1990 Lei n.

Leia mais

LEI N 3.994, DE 18 DE MARÇO DE 2014.

LEI N 3.994, DE 18 DE MARÇO DE 2014. LEI N 3.994, DE 18 DE MARÇO DE 2014. FIA. Dispõe sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PALHOÇA, Estado de Santa Catarina.

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

Secretaria Nacional de Assistência Social. Fundo Nacional de Assistência Social

Secretaria Nacional de Assistência Social. Fundo Nacional de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social Fundo Nacional de Assistência Social fevereiro / 2011 O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO SUAS Bases Legais do Financiamento Instrumentos

Leia mais

INTEGRANTE DA PORTARIA Nº 0, DE DE DE

INTEGRANTE DA PORTARIA Nº 0, DE DE DE ANEXO III - R.E.F. MODELO E INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FINANCEIRA REF - DA META DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA OCUPAÇÃO EM FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DO PROGRAMA CENTROS DE ARTES

Leia mais

O papel do controle interno na fiscalização do gasto público em Saúde

O papel do controle interno na fiscalização do gasto público em Saúde O papel do controle interno na fiscalização do gasto público em Saúde Bases Legais do Controle Interno Controle interno na Administração Pública Brasileira previsto nos artigos 75/80 da Lei 4.320/64. O

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2007 PROCESSO Nº

Leia mais

UFPE-CAV CURSO DE SAÚDE COLETIVA

UFPE-CAV CURSO DE SAÚDE COLETIVA UFPE-CAV CURSO DE SAÚDE COLETIVA Gestão Baseada na Epidemiologia Petra Oliveira Duarte Vitória de Santo Antão, 2014 UFPE-CAV - SAÚDE COLETIVA OBJETIVO O objetivo da aula é discutir a relação entre gestão

Leia mais

Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde;

Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde; Nota Técnica CONASEMS Assunto: Novas regras sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) No dia 28 de dezembro

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA No- 293, DE 7 DE ABRIL DE 2008 Estabelecer critérios para celebração de convênios com entidades governamentais e não governamentais para a execução

Leia mais

PORTARIA Nº 1.883, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2018

PORTARIA Nº 1.883, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2018 PORTARIA Nº 1.883, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2018 Defini o cadastramento dos estabelecimentos de saúde enquadrados como Central de Abastecimento e de estabelecimentos que realizam Serviço de Imunização no Cadastro

Leia mais

MS/SGEP/Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria nº Relatório

MS/SGEP/Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria nº Relatório Unidade: SMS DE JOAO PESSOA Munícipio: JOÃO PESSOA/PB Sumário I - DADOS BÁSICOS II - IDENTIFICAÇÃO DOS DIRIGENTES III - INTRODUÇÃO IV - METODOLOGIA V - CONSTATAÇÕES VI - CADASTRO DA NOTIFICAÇÃO VII - REGISTRO

Leia mais

Financiamento do Programa de Arboviroses desafios e possibilidades

Financiamento do Programa de Arboviroses desafios e possibilidades Financiamento do Programa de Arboviroses desafios e possibilidades BRIGINA KEMP C U R S O : V I G I L Â N C I A E M S A Ú D E - P L A N E J A M E N T O E O R G A N I Z A Ç Ã O D A G E S TÃ O M U N I C

Leia mais

O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde

O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde O SUS LEGAL A partir das leis que ainda não foram cumpridas e que determinam a estrutura e funcionamento do SUS: Propostas do ministério da saúde Brasília, 25/01/2017 Lei 141 Art. 30. Os planos plurianuais,

Leia mais

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG BETIM Localização: 30 Km de Belo Horizonte. É um dos principais polos de concentração Industrial

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 131 DE 22 DE DEZEMBRO 2015.

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 131 DE 22 DE DEZEMBRO 2015. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 131 DE 22 DE DEZEMBRO 2015. ESTABELECE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO Nepomuceno, 19 de maio de 2014. MENSAGEM Nº 018/2014 Exmo. Sr. Francisco Ricardo Gattini DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO MG Senhor Presidente, Submeto à consideração da Augusta Casa Legislativa,

Leia mais

COMISSÃO TRIPARTITE/SUS LEGAL. Gestores de saúde implementam lei de repasses e aumentam fiscalização da execução

COMISSÃO TRIPARTITE/SUS LEGAL. Gestores de saúde implementam lei de repasses e aumentam fiscalização da execução COMISSÃO TRIPARTITE/SUS LEGAL Gestores de saúde implementam lei de repasses e aumentam fiscalização da execução LEI COMPLEMENTAR N 141/2012 NORMATIZA PLANEJAMENTO DAS AÇÕES EM SAÚDE (PLANOS DE SAÚDE) Art.

Leia mais

PORTARIA GM/MS Nº 2031, de 23 de setembro de 2004.

PORTARIA GM/MS Nº 2031, de 23 de setembro de 2004. PORTARIA GM/MS Nº 2031, de 23 de setembro de 2004. Dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e Considerando

Leia mais

Parágrafo único. A definição dos recursos a serem alocados na Secretaria Estadual de Saúde e nos Municípios deverá ser pactuada na respectiva

Parágrafo único. A definição dos recursos a serem alocados na Secretaria Estadual de Saúde e nos Municípios deverá ser pactuada na respectiva Nº 69, segundafeira, 11 de abril de 2011 49ISSN 167770421 431640 Rosário do Sul FED 751.428,00 790.152,00 3.621.248,92 907.224,48 418.841,87 4.947.315,27 4.947.315,27 0,00 0,00 0,00 212.904,60 0,00 0,00

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa n. 428, de 2 março de 2013. Dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Fundos Municipais de Saúde e a Lei Complementar Considerações. Curitiba, 03 de abril de 2013.

Fundos Municipais de Saúde e a Lei Complementar Considerações. Curitiba, 03 de abril de 2013. Fundos Municipais de Saúde e a Lei Complementar 141 - Considerações Curitiba, 03 de abril de 2013. Fundos Especiais Base legal: Arts. 71 a 74 Lei 4.320/64 Art. 71: Constitui fundo especial o produto de

Leia mais

PROJETO DE LEI N. 31, DE 31 MARÇO DE 2016

PROJETO DE LEI N. 31, DE 31 MARÇO DE 2016 PROJETO DE LEI N. 31, DE 31 MARÇO DE 2016 Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC MT para realização de cursos de qualificação de mão-de-obra,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha

POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Carlos Leonardo Cunha POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)-PORTARIA/GM Nº 648 DE 28/03/06 Definição expressa do MS de revitalizar a

Leia mais

Depende da aprovação do Plano

Depende da aprovação do Plano Coordenador: Liliane Espinosa de Mello Reunião de 19/08/2014 SAÚDE Visão: Que Santa Maria seja o principal Polo na Área de Saúde do interior do Rio Grande do Sul, contribuindo para a melhor qualidade de

Leia mais

Secretaria de Igualdade e Assistência Social

Secretaria de Igualdade e Assistência Social l Prefeitura de TERMO ADITIVO AO TERMO DE COLABORAÇÃO CELEBRADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE, POR MEIO DA SECRETARIA DE IGUALDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SIAS E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL LAR ESPÍRITA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 015/2018. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CAPÍTULO II DAS RECEITAS E DESPESAS DO FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 015/2018. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CAPÍTULO II DAS RECEITAS E DESPESAS DO FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 015/2018. Dispõe sobre a instituição do Fundo Municipal de Educação - FME e dá outras providencias. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º. Fica instituido o Fundo Municipal de Educação de

Leia mais

XXX CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO

XXX CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - DRAC Coordenação Geral de Regulação e Avaliação - CGRA XXX CONGRESSO DE SECRETÁRIOS

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL DE NOTIFICAÇÃO DE AGRAVO - RINA

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL DE NOTIFICAÇÃO DE AGRAVO - RINA Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde/SMS Coordenadoria Geral de Vigilância da Saúde/CGVS Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador MANUAL DE PREENCHIMENTO DO

Leia mais

APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013

APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013 APRIMORAMENTO DO SUS POR MEIO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE COAP 2013 Convento da Penha, Vila Velha/ES CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO Espírito Santo Capital - Vitória 78 municípios População

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 01/2018

NOTA TÉCNICA Nº 01/2018 NOTA TÉCNICA Nº 01/2018 Brasília, 09 de janeiro de 2018. ÁREA: Área Técnica em Saúde. TÍTULO: Mudança da forma de transferência dos recursos financeiros para custeio e investimento, Portaria nº 3.992,

Leia mais

Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS)

Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) PORTARIA Nº 1.708, DE 16 DE AGOSTO DE 2013 Regulamenta o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), com a definição

Leia mais

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção de Projetos que farão parte da Programação Cultural alusiva à Semana Santa. MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção Projetos que farão parte da Programação

Leia mais

FINANCIAMNETO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS. Salvador - Fevereiro 2017

FINANCIAMNETO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS. Salvador - Fevereiro 2017 FINANCIAMNETO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS Salvador - Fevereiro 2017 Moldura Jurídica do Sistema Público de Saúde Brasileiro Constituição Federal de 1988: criação do SUS Lei 8.080/1990: regulamentação do

Leia mais

PORTARIA Nº 1.055, DE 20 DE ABRIL DE 2018

PORTARIA Nº 1.055, DE 20 DE ABRIL DE 2018 PORTARIA Nº 1.055, DE 20 DE ABRIL DE 2018 Habilita o Estado, Município ou Distrito Federal a receber recursos referentes ao incremento temporário do Limite Financeiro da Assistência de Média e Alta Complexidade

Leia mais

NOTA TÉCNICA 05/2017 PORTARIA GM/MS N

NOTA TÉCNICA 05/2017 PORTARIA GM/MS N NOTA TÉCNICA 05/2017 PORTARIA GM/MS N. 10 2017 Em 03 de janeiro de 2017, foi publicada Portaria GM/MS n. 10 que redefine as diretrizes de modelo e de financiamento das upas 24 h como Componente da Rede

Leia mais

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado

Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT. Rede e Linha de Cuidado Projeto Implantação de Linha de Cuidado: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT Rede e Linha de Cuidado FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA SAÚDE (LEI 8.080/90) Moradia Educação Alimentação

Leia mais

Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais - Portaria 263 de 5/2/2002

Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais - Portaria 263 de 5/2/2002 Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais - Portaria 263 de 5/2/2002 Ementa: criação de mecanismos para organizar, articular e integrar as ações voltadas à prevenção e ao controle

Leia mais

Sistemas de Informação para o desenvolvimento do SUS nos municípios (alimentação dos sistemas de informação, corte de recursos e diminuição de

Sistemas de Informação para o desenvolvimento do SUS nos municípios (alimentação dos sistemas de informação, corte de recursos e diminuição de Sistemas de Informação para o desenvolvimento do SUS nos municípios (alimentação dos sistemas de informação, corte de recursos e diminuição de insumos, E-SUS Gestor novo módulo de planejamento) Planejamento

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

ESFR e ESFF. Departamento de Atenção Básica

ESFR e ESFF. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica ESFR e ESFF Departamento de Atenção Básica Marabá/Pará Junho 2018 ATENÇÃO BÁSICA PNAB A Atenção Básica é o conjunto de ações

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR PNHOSP 1 M A R I A F Á T I M A D A C O N C E I Ç Ã O PRINCIPAIS ASPECTOS DAS PORTARIAS 3390/13 (PNHOSP); 3.410/13 (CONTRATUALIZAÇÃO); 142/14 (IGH); e, 2.839/14 (Prorrogação

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. Economia e Gestão da Saúde

GESTÃO HOSPITALAR. Economia e Gestão da Saúde Economia e Gestão da Saúde FILIPE GUIMARÃES SILVA LUCENA Formado em Administração desde 2012 Pós-graduado em Gestão de Pessoas desde 2014 Residente em Gestão Hospitalar filipelucena.adm@gmail.com 9.9107.5307

Leia mais

V ENCONTRO NACIONAL DA RENAST. Brasília -27/09 a 29/09. Maria Juliana Moura Corrêa ISC/UFBA

V ENCONTRO NACIONAL DA RENAST. Brasília -27/09 a 29/09. Maria Juliana Moura Corrêa ISC/UFBA V ENCONTRO NACIONAL DA RENAST IMPLEMENTANDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Brasília -27/09 a 29/09 Maria Juliana Moura Corrêa ISC/UFBA V ENCONTRO NACIONAL DA RENAST EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Leia mais

Princípios basilares da organização legal do SUS e o contexto atual

Princípios basilares da organização legal do SUS e o contexto atual Princípios basilares da organização legal do SUS e o contexto atual Tema 1: A legislação do SUS: a Lei 141/2012 e o Decreto 7.508/2011 no contexto atual Tema 3: Os Sistemas de Informação: e-sus, SIOPS,

Leia mais

ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS NO GHC

ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS NO GHC ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS NO GHC JANEIRO/2019 1 I Objetivo: Dar segurança ao Ministério da Saúde, aos Conselhos, à Diretoria e à Sociedade de que as licitações e contratos

Leia mais

Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região.

Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região. Sicredi União RS Conheça o regulamento do Fundo Social. Juntos pelo desenvolvimento da região. REGULAMENTO DO FUNDO SOCIAL DA SICREDI UNIÃO RS A Assembleia Geral Ordinária, de 17 de abril de 2019, amparada

Leia mais

RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE

RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE ANO 2013 Conforme previsto no art. 36 da Lei Complementar N.º 141/2012, o Relatório Detalhado do Quadrimestral Anterior contém informações

Leia mais

Secretaria de Estado da Saúde SP Coordenadoria de Regiões de Saúde - CRS. Painel Santa Casa SUStentável

Secretaria de Estado da Saúde SP Coordenadoria de Regiões de Saúde - CRS. Painel Santa Casa SUStentável Painel Santa Casa SUStentável Em 11 de dezembro de 2013 foi realizado o lançamento do Programa de auxílio às Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo. O projeto, conhecido como Santa

Leia mais

QUALIFAR SUS - Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS:

QUALIFAR SUS - Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS: QUALIFAR SUS - Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS: minuta de portaria que regulamenta a transferência de recursos financeiros do Eixo Estrutura para 2014. CONASS, abril de 2014.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Resolução nº 20 de 27 de maio de 2014. Dispõe sobre à adesão ao Termo de Aceite ao co-financiamento federal para a realização das ações estratégicas do PETI. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL

Leia mais