Reconstruir é tornar a construir. É reedificar. Reconstruir é a ação de formar novamente, de reorganizar e reformar. Logo, reconstruir exige a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reconstruir é tornar a construir. É reedificar. Reconstruir é a ação de formar novamente, de reorganizar e reformar. Logo, reconstruir exige a"

Transcrição

1 Reconstruir para Celebrar (Por ocasião dos 84 da Igreja) Neemias e Pr. Fernando Fernandes 01/03/2009 PIB em Penápolis

2 Reconstruir é tornar a construir. É reedificar. Reconstruir é a ação de formar novamente, de reorganizar e reformar. Logo, reconstruir exige a consciência objetiva de que há a necessidade premente de restauração.

3 Celebrar é marcar um acontecimento com uma comemoração. É festejar com demonstrações ruidosas ou com exaltação uma realização. Celebrar é louvar publicamente.

4 Nossa igreja completa 84 anos e é natural que todos queiramos celebrar nesta ocasião. Porém, aprendendo com as lições da história e diante dos desafios que a sociedade nos impõe, creio que só teremos motivos para celebrar se antes reconstruirmos a Igreja.

5 Vale ressaltar que reconstruir a igreja não se refere apenas a construção do templo. Reconstruir a igreja é, basicamente, reconstruir a nossa própria vida, restaurando as bases da nossa fé e da nossa espiritualidade, para que, transformados, sejamos reconstrutores da igreja local.

6 Diante disso, vejo em Neemias e quatro desafios que devemos encarar se desejamos ser usados por Deus para reconstruir a igreja, tendo em seguida, motivos para celebrar. Quais são estes desafios? Vejamos.

7 1. Reconhecer que pecamos e confessar os pecados Ne 1.6-7: Não basta reconhecer a necessidade de reconstrução. O desafio é reconhecer a nossa parcela de responsabilidade na destruição.

8 Jesus nos fez igreja vitoriosa e indestrutível, para esteio da verdade e para a santidade, a fim de manifestarmos a sua multiforme graça e proclamarmos as suas virtudes como Salvador e Senhor da humanidade.

9 Porém, nossa acomodação, nossa apostasia e os diversos ajustes sociológicos que temos feito ao longo da história, visando facilitar a vida cristã e arrefecer a oposição do mundanismo, provocam o catastrófico desmoronamento da igreja, contrariando a profecia de Jesus em Mateus

10 É urgente a necessidade de se reconstruir a igreja, mas não seremos bem sucedidos nesta empreitada se não fizermos como Neemias, reconhecendo que pecamos e que somos responsáveis por esse monturo de escombros espiritual, moral e doutrinário no qual ela tem se tornado.

11 Como Neemias, devemos que assumir que temos cometido pecado contra Deus. Devemos admitir e confessar que agimos de forma corrupta e vergonhosa contra o Senhor, assumindo a nossa falha ao mesmo tempo em que demonstramos voluntariosa disposição de nos corrigirmos, em arrependimento e obediência à Palavra de Deus.

12 2. Admitir e expressar a nossa tristeza com a atual situação Ne 2.2: Se desatentos analisarmos as estatísticas da igreja evangélica brasileira, que milita no mundo pósmoderno e na sociedade pós-cristã, poderíamos até encontrar motivos para a celebração apenas.

13 Aumentou o número de evangélicos, aumentou o número de igrejas, estamos enfronhados em todos os seguimentos da sociedade, temos prosperado financeira e educacionalmente. Somos maiores, mais amigáveis, mais gospel e, por isso, melhores! Será?

14 O tamanho e a grandeza da igreja se medem pela sua influência espiritual e moral diante da sociedade. Ao mesmo tempo em que somos maiores e que nos consideramos melhores, a sociedade está mais imoral, mais corrupta, mais incrédula e mais desorientada. Na verdade, o que há não é crescimento, mais sim o desmoronamento espiritual.

15 Há, na verdade, pouco para se celebrar, mas há muito para nos entristecer e para nos fazer chorar. Era este o sentimento de Neemiase deve ser este o nosso sentimento. Neemias não mascarou o seu sentimento. Ele expressou a sua tristeza e permitiu que o rei visualizasse a dor de sua alma.

16 Como Neemias, diante de Deus, devemos demonstrar a nossa tristeza pelos monturos eclesiásticos. Não a tristeza por perdas materiais, emocionais, relacionais ou estruturais, mas a tristeza do coração quebrantado diante do Senhor, em intenso clamor para que sejamos usados por Deus na reconstrução da igreja verdadeiramente gloriosa.

17 3. Contar com a benevolência de Deus Ne 2.5: Não se reconstrói vidas e igreja somente pela ação humana ou com recursos materiais. Não há dinheiro, recursos, pessoas ou estratégias que sirvam aos propósitos de Deus sem que a mão do Senhor esteja conduzindo a história, a reconstrução.

18 Neemias era um escravo, um simples copeiro, mas era temente e dependente de Deus, colocando-se disponível às mãos do Senhor para a obra. Por isso, se tornou um dos maiores líderes e um dos mais sábios estrategistas na reconstrução da dignidade, da espiritualidade, da religiosidade e da Cidade do povo de Deus.

19 Neemias não contava apenas com dinheiro, com recursos materiais ou com inteligência. Além de tudo isso, ele contava com a benevolência de Deus. Numa leitura simples do vs. 5 podemos ser tentados a acreditar que a benevolência era a do rei Artaxerxes.

20 Porém, vale ressaltar que Neemias orou ao Deus dos céus para pedir a benevolência do rei. Como resposta à oração de Neemias, Deus predispôs favoravelmente o coração do rei não somente para concordar com o pedido, mas para providenciar todos os recursos necessários para a reconstrução.

21 Amados, como Neemias, devemos contar tão somente e primordialmente com a benevolência, a bondade, de Deus, que há de prover os meios, as pessoas e os recursos necessários para a reconstrução de nossas vidas e de nossa igreja, vs. 7 e 8a.

22 Amados irmãos e irmãs, nossa igreja completa 84 anos e é natural o desejo de celebrarmos a Deus neste culto. Porém, muito mais forte deve ser o Porém, muito mais forte deve ser o nosso desejo de reconstruir a nossa própria vida e a igreja local, para que antes, durante e depois da festa sintamos a bondosa mão de Deus sobre nós, vs. 8b.

23 Celebrar mais um ano de existência pode significar pouco. A festa acaba hoje mesmo. Comemorar 84 anos de história pode nos acorrentar no tradicionalismo histórico. Não somos uma peça arqueológica. Celebrar 84 anos de existência da igreja local enquanto vidas estão desmoronando é expressão de nefasta insensibilidade espiritual.

24 Somos a igreja de Cristo e, embora designada pela identidade doutrinária e pela localidade, somos o povo especial de Deus, chamados para a boa obra. Por isso, compreendendo e atendendo o chamado de Deus, ponhamos as mãos à obra, para a reconstrução de vidas, de pessoas que serão curadas, libertas e salvas por Jesus Cristo.

25 Oremos incessantemente, confessemos os nossos pecados, choremos diante do Senhor a nossa tristeza espiritual e dependamos única e exclusivamente da benevolência de Deus para a realização do nosso ministério como igreja local no cumprimento da missão salvadora.

26 Se assumirmos e se vencermos esses desafios, seremos, como Neemias, usados por Deus para reconstrução de nossa igreja local, tendo motivos espirituais para celebrar o Deus dos céus, que com a sua bondosa mão nos tem guiado, sustentado e abençoado nestes 84 anos.

27 Amém.

Jesus perdoa e cura você também. Marcos Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 24/08/2008

Jesus perdoa e cura você também. Marcos Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 24/08/2008 Jesus perdoa e cura você também Marcos 2.1-12 12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 24/08/2008 1 Está cientificamente comprovado que o desenvolvimento da espiritualidade e a prática religiosa ajudam

Leia mais

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011 O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo Êxodo 12.1-2 e 23.15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 02/01/2011 Deus ordena que o seu povo reinicie a contagem dos anos a partir da saída

Leia mais

Novo Templo! Tempo Novo! Marcos 1.15

Novo Templo! Tempo Novo! Marcos 1.15 Novo Templo! Tempo Novo! Marcos 1.15 Este texto de Marcos 1.15 apresenta quatro frases com significados relevantes para a Igreja, em especial para nós, a PIB em Penápolis. Pr. Fernando Fernandes PIB em

Leia mais

Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses Leiamos de forma alternada o Texto Sagrado.

Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses Leiamos de forma alternada o Texto Sagrado. Todos em pé, por favor, para lermos a Bíblia Sagrada em Filipenses 1.12-21. Pr. Fernando Fernandes Campanha de Missões Mundiais, Estaduais, Nacionais e Regionais 2009 PIB em Penápolis, 13/09/2009 Leiamos

Leia mais

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010 Salmo 33.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Parte 2 29/09/2010 2 No texto bíblico a felicidade não se restringe à prosperidade, ao bemestar e à alegria contagiante. Felicidade na Bíblia, está

Leia mais

Duas coisas me chamaram a atenção ontem na TV e na Internet.

Duas coisas me chamaram a atenção ontem na TV e na Internet. Você quer um milagre? Mateus 8.5-10 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 22/03/2009 Duas coisas me chamaram a atenção ontem na TV e na Internet. A primeira foi a mulher curada de paralisia nas pernas,

Leia mais

Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os jornais e

Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os jornais e Balanço Geral Miquéias 6.6-8 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 28/12/2008 Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

ORANDO COM NEEMIAS. André Fontana Ibaviva março 2016

ORANDO COM NEEMIAS. André Fontana Ibaviva março 2016 ORANDO COM NEEMIAS André Fontana Ibaviva março 2016 O PERSONAGEM PRINCIPAL SEU NOME - Confortador dado por Deus ou aquele que consola ; NACIONALIDADE - Judeu nascido no cativeiro; OCUPAÇÃO - Nessa época,

Leia mais

Oração... Atos Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 22/05/2011

Oração... Atos Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 22/05/2011 Oração... Atos 10.1-4 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 22/05/2011 Este foi o tema da campanha de oração pela cidade do Rio de Janeiro, que resultou no combate mais efetivo ao crime, nas UPP s e

Leia mais

Este sermão é uma adaptação contextualizada da mensagem que preguei em 15/04/2001, sob o tema

Este sermão é uma adaptação contextualizada da mensagem que preguei em 15/04/2001, sob o tema A importância da ressurreição de Jesus para o Pacto de Reconstrução Marcos 16.1-8 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/04/2009 Culto da Ressurreição Este sermão é uma adaptação contextualizada da

Leia mais

Não podemos nos iludir.

Não podemos nos iludir. Como identificar os opositores do Pacto de Reconstrução Neemias 2.19-2020 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 29/03/2009 Não podemos nos iludir. Sempre que a igreja se dispõe a Deus para o avivamento

Leia mais

Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir de uma visão e de uma ação missionária.

Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir de uma visão e de uma ação missionária. Características de uma vida cristã impactante Atos 10.9-23 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 11/09/2011 Devemos agradecer a Deus pelo fato de a igreja evangélica brasileira ter sido gerada a partir

Leia mais

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!

renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco! São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta

Leia mais

Você tem compaixão? Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 02/11/2008

Você tem compaixão? Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 02/11/2008 Você tem compaixão? Isaías as 49.10b Pr. Fernando Fernandes (Reedição da mensagem de 11/10/08 AIBAN) PIB em Penápolis 02/11/2008 1 Vivemos em uma região que nos últimos anos tem enfrentado sérios problemas.

Leia mais

Restaurando por Completo a Visão Espiritual. Marcos Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis

Restaurando por Completo a Visão Espiritual. Marcos Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis Restaurando por Completo a Visão Espiritual Marcos 8.22-26 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Visão é ato ou efeito de ver. É a percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista, que envia ao cérebro

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

1. Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 2. pelos reis e por todos os que

1. Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 2. pelos reis e por todos os que 1. Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 2. pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila

Leia mais

Posturas necessárias para quem deseja bons relacionamentos... e comunhão cristã na igreja. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 10/08/2008

Posturas necessárias para quem deseja bons relacionamentos... e comunhão cristã na igreja. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis 10/08/2008 Posturas necessárias para quem deseja bons relacionamentos... e comunhão cristã na igreja Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 10/08/2008 1 A comunhão cristã depende diretamente da qualidade dos relacionamento

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Como nos dias de Noé... E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37 Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Introdução 1 Um história amada por todos. Um

Leia mais

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me Mordomia: A responsabilidade da administração dos bens e recursos começou no Éden Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 07/06/2009 Mês da Mordomia Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro,

Leia mais

Creio que todos já ouvimos ou lemos algo sobre o Muro de Berlim.

Creio que todos já ouvimos ou lemos algo sobre o Muro de Berlim. Creio que todos já ouvimos ou lemos algo sobre o Muro de Berlim. 2 O Muro de Berlim foi construído no período da Segunda Guerra Mundial para preservar os ideais e o domínio do Nazismo, dividindo não apenas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO, NUMA TERRA DE RESISTÊNCIAS: ORE E SONDE SE A VISÃO É CLARA

A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO, NUMA TERRA DE RESISTÊNCIAS: ORE E SONDE SE A VISÃO É CLARA ESTUDO 44 A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO, NUMA TERRA DE RESISTÊNCIAS: ORE E SONDE SE A VISÃO É CLARA INTRODUÇÃO Nas próximas lições, estudaremos sobre princípios utilizados por Neemias para desafiar o povo

Leia mais

Estes dois versos fazem parte de um contexto, Mateus , que compreende sete parábolas sobre o Reino dos céus.

Estes dois versos fazem parte de um contexto, Mateus , que compreende sete parábolas sobre o Reino dos céus. Quero prosperidade, mas creio em Jesus Cristo. E por que não ter PÉROLAS? 2 Estes dois versos fazem parte de um contexto, Mateus 13.1-52, que compreende sete parábolas sobre o Reino dos céus. O mais importante

Leia mais

Vivemos em uma sociedade que se orienta pela busca de recompensas.

Vivemos em uma sociedade que se orienta pela busca de recompensas. O que a fé nos proporciona? 1 Pedro 1.3-9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/10/2009 Vivemos em uma sociedade que se orienta pela busca de recompensas. Todos queremos levar vantagem em tudo o

Leia mais

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO ROTEIRO 1 ENCONTRO: Que oração sua foi respondida e marcou sua vida? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 61, dividir em duplas e agradecer a Deus, que sempre responde às nossas orações. Cânticos sugeridos: Aclame ao

Leia mais

O DESAFIO RADICAL dessa semana será de oração. Veja o anexo da meditação e ajude a criança a cumprir cada etapa em cada dia.

O DESAFIO RADICAL dessa semana será de oração. Veja o anexo da meditação e ajude a criança a cumprir cada etapa em cada dia. 4 CRIANÇAS até 5 anos Nome: Ministério: INFORMAÇÕES 1) Fazer as meditações diariamente até o término do Sonho de Natal; 2) Memorizar (após decorar os versículos, a criança deve falar o versículo só de

Leia mais

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial

UNIÃO ESTE BRASILEIRA. Associação Ministerial UNIÃO ESTE BRASILEIRA Associação Ministerial Comentários sobre a Música Comentários sobre a Música Pr. Graciliano Martins Percepção Humana da Música A música é percebida pelo tálamo, estação de transmissão

Leia mais

Todo homem tem um objetivo na vida.

Todo homem tem um objetivo na vida. Você pode abençoar a sua família Josué 24.14-1515 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Culto do Amigo 24/05/2009 Todo homem tem um objetivo na vida. Em certa fase da adolescência, os rapazes sonham

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016

HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016 HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016 DE S. S. BARTOLOMEU I, ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA-NOVA ROMA E PATRIARCA ECUMEÊ NICO PROTOCOLO Nº 450 BARTOLOMEU PELA MISERICÓRDIA DE DEUS ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA-NOVA

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

CANÇÃO DA SEMANA. Boa tarde! Querido (a) irmão(a),

CANÇÃO DA SEMANA. Boa tarde! Querido (a) irmão(a), CANÇÃO DA SEMANA Boa tarde! Querido (a) irmão(a), Hoje quando estava me preparando para escrever a mensagem da semana, o Espírito Santo me trouxe a memória o profeta Neemias e sua trajetória de vida. A

Leia mais

"Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne."

Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. Marlene e Almir "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne." Recebo-te por minha esposa e por meu esposo e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te,

Leia mais

Integridade é a qualidade do caráter da pessoa íntegra, honesta, incorruptível e irrepreensível. Salmo e Jó

Integridade é a qualidade do caráter da pessoa íntegra, honesta, incorruptível e irrepreensível. Salmo e Jó Integridade é a qualidade do caráter da pessoa íntegra, honesta, incorruptível e irrepreensível. Salmo 84.11 e Jó Pr. Fernando Fernandes PIB Penápolis, 29/02/2012 2 Na Bíblia, integridade se refere à retidão,

Leia mais

Riqueza é a característica ou condição do que é rico.

Riqueza é a característica ou condição do que é rico. Riqueza é a característica ou condição do que é rico. Pr. É ter grande quantidade de dinheiro, posses, bens materiais, propriedades, afluência material, fortuna, profusão de preciosidades, fausto e luxo.

Leia mais

NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR!

NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR! NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR! Reino do Norte Retornos Reino do Sul 586 a.c. 536 a.c. 458 a.c. 433 a.c. MEDO PERSAS QUEM ERA NEEMIAS? Neemias: um líder nato Neemias não era

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO

projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO Chegamos até aqui. Precisamos ir mais longe. projeto próximo passo A IBAVIVA EM EXPANSÃO O PRIMEIRO PASSO É A ORAÇÃO Neemias 1.1-11 Palavras de Neemias, filho

Leia mais

Momentos que Transformam

Momentos que Transformam Momentos que Transformam Toda oração tem seu contexto ISRAEL Reino Unido ISRAEL JUDÁ 931 a.c. Toda oração tem seu contexto ISRAEL Reino Unido ISRAEL ASSÍRIA 722 a.c. JUDÁ Toda oração tem seu contexto

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

ROTEIRO DE CÉLULAS. DEZEMBRO - Semana 2 10/12 a 16/12 de 2017

ROTEIRO DE CÉLULAS. DEZEMBRO - Semana 2 10/12 a 16/12 de 2017 DEZEMBRO - Semana 2 10/12 a 16/12 de 2017 ENCONTRO (Quebra-gelo): Qual o melhor caminho? Tempo: Depende do acerto das pessoas, mas não permita ultrapassar 15 min. Material: Nenhum. Desenvolvimento: O líder

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.

HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. HÁ MUITO MAIS! por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar. - Efésios 4:20 Reclamam Resmungam!2 Sempre insatisfeitos 1 Pedro 2:9-10

Leia mais

Não foi um doutor formado nas melhores universidades, mas todos o chamavam de Mestre.

Não foi um doutor formado nas melhores universidades, mas todos o chamavam de Mestre. O Maravilhoso Jesus! Isaías 9.6-7 (Baseado em sermão do Dr. John E. Haggai) Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 31/12/2009 Culto Especial de Fim de Ano 2 Ele não foi um guerrilheiro, mas provocou

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

Sempre alerta! Sempre Alerta! Este é o tema mundial dos Escoteiros e das Bandeirantes, para mostrar que sempre estão de prontidão para as boas ações.

Sempre alerta! Sempre Alerta! Este é o tema mundial dos Escoteiros e das Bandeirantes, para mostrar que sempre estão de prontidão para as boas ações. Sempre Alerta! Mateus 24.36-44 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Sempre alerta! Este é o tema mundial dos Escoteiros e das Bandeirantes, para mostrar que sempre estão de prontidão para as boas ações.

Leia mais

Olá, amiguinho, o nosso Pai, e sobre o seu Filho Jesus Cristo. Na igreja, aprendemos também que ajudar as pessoas é muito

Olá, amiguinho, o nosso Pai, e sobre o seu Filho Jesus Cristo. Na igreja, aprendemos também que ajudar as pessoas é muito Olá, amiguinho, Estamos felizes em começar mais um período de atividades. A sua revista tem muita coisa legal para você fazer. Nela, você vai aprender que faz parte de uma grande família. Essa família

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra - Mateus 28.18 OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado todos juntos, a uma só voz:

Leiamos o Texto Sagrado todos juntos, a uma só voz: Transformando nossos filhos em pessoas salvas e vitoriosas em Cristo 1 Samuel 2.1-13a13a Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 25/10/2009 Leiamos o Texto Sagrado todos juntos, a uma só voz: 1.Então

Leia mais

Na maioria das vezes, inclusive na busca da unidade, refletimos a desunião humanóide na experiência cristã.

Na maioria das vezes, inclusive na busca da unidade, refletimos a desunião humanóide na experiência cristã. O Desafio da Unidade Batista e Cristã Mateus 26.17-30 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 07/03/2010 Na Teologia, unidade não é uniformidade. No contexto da Teologia e da Doutrina cristãs, unidade

Leia mais

Nome Número de Aluno GU-EED. Morada

Nome Número de Aluno GU-EED. Morada Exames de Unidade e Relatório do Aluno 345 Resolvendo os Problemas da Vida Folha de Resposta Exame Unidade 1 Parabéns por terminar o seu estudo das Lições da Unidade 1! Por favor, preencha todos os campos

Leia mais

Semana 3 Parábola do filho pródigo 15 de Abril de 2018

Semana 3 Parábola do filho pródigo 15 de Abril de 2018 OBJETIVO Semana 3 Parábola do filho pródigo 15 de Abril de 2018 Ensinar as crianças a importância do arrependimento e do perdão, bem como aprender, pedir perdão para as pessoas que ofendeu. BASE BÍBLICA

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Esta sepultura tem algo especial, não podendo de forma alguma ser considera uma sepultura ou um jazigo comum. Um lugar reservado João 14.

Esta sepultura tem algo especial, não podendo de forma alguma ser considera uma sepultura ou um jazigo comum. Um lugar reservado João 14. Esta sepultura tem algo especial, não podendo de forma alguma ser considera uma sepultura ou um jazigo comum. Um lugar reservado João 14.1-6 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/11/2011 2 Não há

Leia mais

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade se separa daquilo que é impuro, mal e profano, dedicando-se a uma

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

ESTUDOS SOBRE IGREJA

ESTUDOS SOBRE IGREJA 1 ESTUDOS SOBRE IGREJA Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24.1-2; 1Pe 4;10-11 Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 Introdução Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24 1-2;

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro

A utilidade da Bíblia no século 21. Para que serve a Bíblia em nossos dias? 1 Pedro A utilidade da Bíblia no século 21 1 Pedro 1.22-15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 11/12/2011 Para que serve a Bíblia em nossos dias? Em tempos de licenciosidade, promiscuidade, libertinagem,

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

CURRÍCULO DA ESCOLA DOMINICAL

CURRÍCULO DA ESCOLA DOMINICAL CURRÍCULO DA ESCOLA DOMINICAL "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente

Leia mais

MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017

MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017 MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017 Caros irmãos em Cristo, Hoje celebramos a Solenidade da Maternidade Divina de Maria, o Dia Mundial da Paz e o Primeiro dia do Ano Civil 2017.

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? O Evangelho não é um discurso religioso, mas a ação soberana e graciosa de Deus ao longo da história, resgatando e

Leia mais

H664. Hinário Cânticos de Júbilo - Letras / Valteir de Souza Rangel, compilador. - -Curitiba, PR : CBSDB, p. ; 18 cm. ISBN

H664. Hinário Cânticos de Júbilo - Letras / Valteir de Souza Rangel, compilador. - -Curitiba, PR : CBSDB, p. ; 18 cm. ISBN Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira Rua Erton Coelho Queiroz, 404 - Alto Boqueirão CEP 81.770-340 Curitiba / PR www.ib7.org / secretaria@ib7.org H664 Hinário Cânticos de Júbilo - Letras / Valteir

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 18/10/15 15 14 TEMA: Oracão Versículo Chave: Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. Filipenses

Leia mais

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando os caminhos aos filhos seus Ah, ah,

Leia mais

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS. Lição 8

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS. Lição 8 PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS Lição 8 Introdução O que é perdão? A base do perdão? Como se dá o perdão? Obstáculos ao perdão. Conseqüências da escolha em não perdoar. Objetivo da aula: Possibilitar ao aluno

Leia mais

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés.

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés. Na expectativa de concluirmos este nosso estudo, a fim de que sejamos instrumentos nas mãos de Deus para a salvação dos perdidos, em especial os de nossa família, devemos agir como o Paulo, que fez de

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 206 M BRASIL 206 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 206 A 3 a Mensagem Angélica e A JUSTIFICAÇÃO Pr. Daniel Spencer M O QUE É JUSTIFICAÇÃO (PELA FÉ)? C I T A Ç Ã O Não há um justo, nem um sequer. Porque

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS

A MISERICÓRDIA DE DEUS A MISERICÓRDIA DE DEUS Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão),

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE

MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE MARIA é a NOSSA SENHORA Invocada com diversos títulos, que têm a sua origem na devoção popular e nas aparições. SÓ HÁ UMA NOSSA SENHORA, a escolhida por Deus para ser a mãe

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br

igrejabatistaagape.org.br Tipos de oração Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 26 de outubro de 2008 Salmo de louvor. (1) Cantem hinos a Deus, o Senhor,todos os moradores da terra! (2) Adorem o Senhor com alegria e venham cantando

Leia mais

Um Presente para Jesus Mateus

Um Presente para Jesus Mateus Um Presente para Jesus Mateus 2.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/12/2012 A origem da tradição de se dar presentes no Natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos, na verdade astrônomos,

Leia mais

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão.

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão. Mensagem de 20.03.2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso parte IV Mateus 6.9-15 PEDIDOS: Depois de nos dirigirmos a Deus chamando-o de Pai, depois de admitirmos que Ele é Pai nosso (não apenas meu), depois

Leia mais

O que Marcelo nos fala? Hebreus Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis. Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus

O que Marcelo nos fala? Hebreus Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis. Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus O que Marcelo nos fala? Hebreus 11.1-6 Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 24/06/2012 Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus 11.1-6. 2 Ora, a fé é a

Leia mais

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes

O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes Lição 5 para 4 de fevereiro de 2017 O Novo Testamento nos fala do batismo do Espírito Santo e de como este é derramado sobre os crentes. Quais são as condições para que ocorram estes acontecimentos em

Leia mais

Escrito por Pe. Luís Maurício Seg, 10 de Novembro de :27 - Última atualização Dom, 23 de Novembro de :50

Escrito por Pe. Luís Maurício Seg, 10 de Novembro de :27 - Última atualização Dom, 23 de Novembro de :50 Meus irmãos e minhas irmãs, que alegria nos reunirmos neste dia de hoje, no Senhor nosso Deus, dia dedicado à reflexão dos irmãos e irmãs falecidos, para celebrarmos a Eucaristia! Algumas semanas atrás,

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b) OBJETIVO: Que a criança entenda a importância de ouvir a Deus, de ser separado para ele e de servi-lo. E compreenda que é preciso reconhecer a voz de Deus em qualquer lugar e situação. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

Leia mais

Tema: PASSANDO DE FASE PASSANDO DE FASE

Tema: PASSANDO DE FASE PASSANDO DE FASE Data: 20/04/2019 Tema: PASSANDO DE FASE Culto: Sábado Pr. Cristian PASSANDO DE FASE Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

CRIANÇAS 9-11 anos. Nome: Ministério:

CRIANÇAS 9-11 anos. Nome: Ministério: 4 CRIANÇAS 9-11 anos Nome: Ministério: 1) Fazer as meditações diariamente até o término do Sonho de Natal; 2) Memorizar (após decorar os versículos, a criança deve falar o versículo só de memória para

Leia mais

Pai manda matar o filho por dinheiro da Mega- Sena.

Pai manda matar o filho por dinheiro da Mega- Sena. 2 Pai manda matar o filho por dinheiro da Mega- Sena. 3 Esta foi a manchete do jornal Diário do Pará, no dia 29/05/2010, noticiando que o superintendente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Francisco

Leia mais

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS

Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO. Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Lição 1 EFEITOS RELEVANTES DE UMA VIDA DE ORAÇÃO Pra. Rosa Maria Valadão IEBI Rio Grande, RS Texto Áureo Orem Continuamente. 1 Tessalonicenses 5.17 CONHECER: Aspectos doutrinários sobre o tema Vida em

Leia mais

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 7 1 7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE F. O JEJUM (Mateus 6:16-18) 1. Jejuar = abster-se de comida e bebida. 2. A frequência do jejum pelos judeus: a. Sob a lei mosaica se exigia o jejum UMA VEZ por ano

Leia mais

Solenidade de Cristo Rei

Solenidade de Cristo Rei Solenidade de Cristo Rei A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico. Neste período, meditamos, sobretudo, no mistério de sua vida, sua pregação e o

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

4 CRIANÇAS 6-8 anos Nome: Ministério:

4 CRIANÇAS 6-8 anos Nome: Ministério: 4 CRIANÇAS 6-8 anos Nome: Ministério: 1) Fazer as meditações diariamente até o término do Sonho de Natal; 2) Memorizar (após decorar os versículos, a criança deve falar o versículo só de memória para alguém

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO, NUMA TERRA DE RESISTÊNCIAS GESTOS QUE CONSOLIDAM O PROCESSO

A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO, NUMA TERRA DE RESISTÊNCIAS GESTOS QUE CONSOLIDAM O PROCESSO ESTUDO 47 A IMPORTÂNCIA DA TRANSIÇÃO, NUMA TERRA DE RESISTÊNCIAS GESTOS QUE CONSOLIDAM O PROCESSO INTRODUÇÃO Tudo pode parecer bonito e belo, seja considerando as características da mineiridade, seja considerando

Leia mais