Seminário de Formação PDI Instruções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário de Formação PDI Instruções"

Transcrição

1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN AAI Programa de Avaliação Institucional PROAVI Rua Almino Afonso, Centro - Fone: Fax: home page: aai@uern.br Mossoró RN Seminário de Formação PDI Instruções 1. DIAGNÓSTICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Formulário Eletrônico: - Aplicação: 73 cursos - Preenchimento: 72 cursos Levantamento de Dados: - Variáveis: 88 - Indicadores: 7 2. INDICADORES: Índice de Titulação do Corpo Docente ITCD indica a capacidade da Instituição de capacitar seus professores. Índice de Regime de Trabalho IRT indica a dedicação dos docentes nas atividades fins (ensino, pesquisa e extensão) e nas atividades meio do curso. Taxa de Eficiência de Extensão TEE indica a participação do corpo docente em atividades de extensão. Taxa de Eficiência de Pesquisa TEP indica a participação do corpo docente em atividades de pesquisa. Relação Disciplina / Docente RDD eqüivale ao número de disciplinas ofertadas pelo departamento dividido pelo número de docentes do quadro permanente mais os docentes substitutos e os docentes visitantes. Taxa de Docentes na Pós-Graduação TDPG indica a atuação dos docentes na pósgraduação. Atribuições dos Conceitos dos Indicadores Conceito A e B = situação ou desempenho fortes. Conceito C = situação regular (mínimo aceitável). Conceito D e E = situação ou desempenho fracos. Tempo de Docência TD indica o tempo de exercício de docência dos professores do departamento. Atribuições dos conceitos: A = Bom quando mais de 5% tem mais de 1 anos. B = Regular quando pelos menos 5% tem mais de 5 anos. C = Fraco quando mais de 5% tem menos de 5 anos

2 3. ORIENTAÇÕES GERAIS A Comissão Setorial de Avaliação COSE deverá: Estudar os dados e as informações que foram coletados pelo Formulário Eletrônico, e sistematizados no Relatório Parcial de Diagnóstico do Curso, estabelecendo as relações e coerências entre aqueles e o Projeto Político Pedagógico do Curso, para que se possa ter melhor compreensão do seu funcionamento. Organizar, juntamente com o Chefe do Departamento, uma agenda de reuniões (definindo o número de reuniões, o tempo necessário e a pauta) com o corpo docente do Departamento, os técnicos-administrativos e a representação estudantil do Curso. Reproduzir/distribuir os documentos que considerar necessários ao suporte das análises e discussões. Conduzir as reuniões procurando estabelecer uma metodologia participativa, crítica e reflexiva. No processo de discussão e análise das informações, é importante ouvir amplamente e considerar os diferentes pontos de vista. É fundamental o envolvimento efetivo dos docentes, dos técnicos-administrativos e da representação estudantil. Redigir o documento Diagnóstico do Curso, remeter uma cópia para a Assessoria de Avaliação Institucional. Apresentar o documento Diagnóstico do Curso no CONSAD, para subsidiar a elaboração das propostas para o Plano de Desenvolvimento Institucional. 4. RELATÓRIO PARCIAL DE DIAGNÓSTICO Possibilita uma primeira aproximação sobre a realidade do curso. É necessário analisar os dados quantitativos, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico do Curso. O documento Diagnóstico do Curso deverá revelar a real situação do curso, como ele está funcionando, tendo como referência o seu Projeto Político Pedagógico. Neste sentido, o diagnóstico deverá identificar os pontos fortes e os pontos fracos no ambiente interno, como também as ameaças e as oportunidades no ambiente externo. 5. ANÁLISE DO AMBIENTE 5.1 Ambiente Interno: Pontos fortes: Aspectos positivos, potencialidades, aquilo que o curso deveria ter ou fazer e que já está sendo contemplado. São variáveis que o curso controla e executa bem. Pontos fracos: Aspectos negativos, dificuldades, problemas. Aquilo que o curso deveria estar realizando, ou realiza precariamente, o que evidencia que precisa melhorar. 5.2 Ambiente Externo: Oportunidades: Situações externas à Instituição (de natureza política, econômica, social, tecnológica, legal, etc.), que se conhecidas a tempo, podem ser melhor aproveitadas pela instituição. Ameaças: Situações externas à Instituição (de natureza política, econômica, social, tecnológica, legal, etc.). As ameaças são situações que podem se concretizar ou não e seus impactos podem afetar ou não a Instituição.

3 6. A CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DA UERN: 6.1 É importante compreender que a Avaliação Institucional não se resume a meros relatórios estatísticos, ou a dados agregados referentes a inúmeros indicadores, ou ainda, a relatórios provenientes da aplicação de questionários entre os vários segmentos da Instituição. 6.2 É necessário analisar os dados, buscar informações documentais, compreender o conjunto de ações (ensino, pesquisa, extensão e gestão), que a instituição realiza em um determinado contexto. 6.3 Estabelecer uma conexão com o passado, com o que foi planejado ou com experiências consolidadas. Ao mesmo modo, buscar o futuro, estabelecer o que a instituição deseja ser. 7. DIMENSÕES QUE DEVERÃO SER AVALIADAS: 7.1 Dimensão Acadêmica Ensino/Pesquisa/Extensão Compreende as atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão. A formulação de políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão que expressem princípios que apontem para a qualidade acadêmica, no processo de construção e socialização do conhecimento É imprescindível a articulação da Universidade e de seus saberes com a realidade social em que está inserida Ensino de Graduação: Cursos de Graduação Projeto Político Pedagógico. Número de cursos e vagas. Formas de acesso. Programas especiais de formação pedagógica. Políticas de educação Inclusiva. Diretrizes para a criação de novos cursos e expansão vagas. Programa de Educação a Distância Ensino de Pós-Graduação: Pós-Graduação (Lato Sensu) Pós-Graduação (Stricto Sensu) Pesquisa: Número de grupos de pesquisa. Grupos de pesquisa cadastrados. Número de projetos de pesquisa (áreas de conhecimento/fonte financiadora). Convênios/Intercâmbios. Cooperação com instituições de ensino e pesquisa. Cooperação com Entidades Científicas e profissionais nacionais e internacionais. Participação em eventos/conferências. Número de publicações. Número de Bolsas de Pesquisas Extensão: Programas de extensão. Número de projetos (fonte financiadora/bolsas).

4 Número de cursos de extensão. Número de seminários, colóquios, encontros, palestras, simpósios, congressos. Programas de educação continuada. Convênio, intercâmbios, cooperação. 7.2 Dimensão Organizacional Abordagem de todos os aspectos da estrutura organizacional da UERN, com objetivo de aperfeiçoar a gestão universitária em sintonia com a missão da instituição e as suas políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão. No processo de discussão da Dimensão Organizacional e de construção do PDI, é importante levar em consideração: A trajetória Histórica da UERN e a sua missão institucional. O compromisso com os processos de construção e difusão do conhecimento e a responsabilidade social da instituição. A interdisciplinaridade e a indissociabilidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A integração da universidade com a sociedade. A necessidade de se estabelecer critérios para criação de novas estruturas (unidades, campi, núcleos, cursos) e para a expansão das estruturas já existentes. A necessidade de se construir uma estrutura organizacional flexível e adequada à estratégia de longo prazo Missão Institucional Organização Administrativa Organização e Gestão de Pessoal Políticas de atendimento aos discentes Aspectos Financeiros e Orçamentários Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional. 7.3 Dimensão Física A Dimensão Física deverá ser avaliada, procurando contemplar todos os aspectos que englobam as instalações físicas, mobiliário e equipamentos Instalação Física: Instalações Acadêmicas: salas de aula, sala de docente, auditórios, salas para as unidades acadêmicas, departamentos, coordenações e núcleos. Instalações dos Laboratórios: de laboratórios, equipamentos, políticas de conservação e/ou expansão do espaço físico, política de aquisição, atualização e manutenção dos equipamentos e formas de operacionalização, normas de segurança. Instalações do Sistema de Bibliotecas: instalações para o acervo, instalações para estudos individuais, instalações para estudos em grupo, informatização do acervo, política institucional de aquisição, expansão, atualização e conservação do acervo e formas de operacionalização, serviço prestados pela Biblioteca, horário de funcionamento, serviço de acesso ao acervo. Instalações Administrativas: para as diretorias, departamentos e setores administrativos.

5 Instalações Complementares: instalações sanitárias, áreas de prestação de serviços, áreas de lazer e convivência, áreas de acesso/estacionamento Mobiliário e Equipamentos: Recursos audiovisuais e multimídia. Mobiliário e equipamentos. Acesso a equipamentos de informática pelos docentes. Acesso a equipamentos de informática pelos alunos. Funcionamento da rede de comunicação (Internet e Intranet). Plano de expansão e atualização dos softwares e equipamentos. 8. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI Identifica a Instituição de Ensino Superior no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. (SAPIENS / DESUP / SESU / MEC - DEZ/24) O PDI deve refletir e definir todos os aspectos que tornam uma instituição influente no seu raio de abrangência (local, regional e estadual), deve expressar a relevância social da instituição. Conhecendo a Instituição: o que somos, quantos somos e o que realizamos? onde estamos e aonde poderemos chegar? o que queremos e o que podemos ser? O Processo de Avaliação e de Planejamento: Necessita do comprometimento efetivo de toda a comunidade acadêmica. Deve envolver o trabalho de todos em seus diferentes níveis e esferas de competências, possibilitando a integração entre as várias instâncias e setores.

6 DADOS DA UERN DATA BASE DEZ/25 CURSOS DE GRADUAÇÃO: Licenciatura: 15 cursos Bacharelado: 14 cursos Opção de oferta: 67 cursos TABELA 1: OFERTA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO POR MODALIDADE E POR CAMPUS CAMPUS MODALIDADE TURNO LICENCIATURA BACHARELADO DIURNO NOTURNO C. CENTRAL CAPWSL CAMEAM CAJIM C. NATAL C. CAICÓ NÚCLEOS TOTAL FONTE: PROEG GRÁFICO 1: EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DA UERN Docentes Técnicos Discentes FONTE: DRH/PRORHAE

7 GRÁFICO 2: EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS Nº de Cursos Nº de Cursos FONTE: PROEG GRÁFICO 3: EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS MATRÍCULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº de Alunos Matriculados Nº de Alunos Matriculados FONTE: DARE/PROEG

8 GRÁFICO 4: EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS DIPLOMADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇAO Nº de Alunos Diplomados FONTE: DARE/PROEG GRÁFICO 5: EVOLUÇÃO DOS ALUNOS MATRÍCULADOS NO PROGRAMA PROFORMAÇAO Nº de Alunos Matriculados Nº de Alunos Matriculados FONTE: DARE/PROEG

9 GRÁFICO 6: EVOLUÇÃO DOS ALUNOS DIPLOMADOS NO PROGRAMA PROFORMAÇÃO Nº de Alunos Diplomados FONTE: DARE/PROEG GRÁFICO 7: EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE DOCENTES ATIVOS, POR REGIME DE TRABALHO h 4 h 4 h/de FONTE: DRH/PRORHAE

10 GRÁFICO 8: EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE DOCENTES ATIVOS, POR TITULAÇÃO GRADUADOS ESPECIALISTAS MESTRES DOUTORES TOTAL FONTE: DRH/PRORHAE GRÁFICO 9: NÚMERO DE DOCENTES ATIVOS, POR TEMPO DE SERVIÇO ATÉ 5 ANOS DE 5 A 1 ANOS DE 1 A 2 ANOS MAIS DE 2 ANOS 58 TOTAL Nº de Docentes FONTE: Formulário Eletrônico (preenchido pelos Chefes dos Departamentos Acadêmicos)

11 TABELA 2: CORPO DOCENTE COM ATIVIDADES DE EXTENSÃO POR UNIDADE ACADÊMICA UNIDADE/CAMPUS EXTENSÃO FACS FAEN FAEF 4 FASSO 2 FE 1 FAD FACEM 5 FALA 2 FAFIC 3 FANAT 9 CAPWSL 13 CAMEAM 34 CAJIM C. DE NATAL 3 C. DE CAICÓ TOTAL 67 FONTE: Formulário Eletrônico (preenchido pelos Chefes dos Departamentos Acadêmicos) TABELA 3: CORPO DOCENTE COM ATIVIDADES DE PESQUISA POR UNIDADE ACADÊMICA UNIDADE/CAMPUS PESQUISA FACS 1 FAEN FAEF 7 FASSO 9 FE 13 FAD FACEM 2 FALA FAFIC 5 FANAT 36 CAPWSL 2 CAMEAM 34 CAJIM C. DE NATAL 3 C. DE CAICÓ TOTAL 123 FONTE: Formulário Eletrônico (preenchido pelos Chefes dos Departamentos Acadêmicos)

12 TABELA 4: DOCENTES POR TITULAÇÃO, POR REGIME DE TRABALHO, POR UNIDADE ACADÊMICA UNIDADE REGIME DE TRABALHO TITULAÇÃO TOTAL ACADÊMICA 2 4 DE G E M D FACS FAEN FAEF FASSO FE FAD FACEM FALA FAFIC FANAT CAPWSL CAMEAM CAJIM C. NATAL TOTAL FONTE: Formulário Eletrônico (preenchido pelos Chefes dos Departamentos Acadêmicos) INDICADORES DA UERN Indicador Conceito Índice de Regime de Trabalho - IRT 65,18 A Índice de Titulação do Corpo Docente - ITCD 22,52 B Relação Docentes Disciplina RDD 2,23 B Taxa de Docentes Lecionando na Pós-Graduação - TDPG 17,7 E Taxa de Eficiência da Extensão TEE 13,36 E Taxa de Eficiência da Pesquisa TEP 19,9 A Tempo de Docência TD 53,27 B

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 I Introdução A edição do Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

DISCENTES PRESENCIAIS (Número de matriculados = ) (Percentual de participação = 19.1) Sem condições de opinar (%) Não existe (%) Desvio padrão

DISCENTES PRESENCIAIS (Número de matriculados = ) (Percentual de participação = 19.1) Sem condições de opinar (%) Não existe (%) Desvio padrão Resultado da Avaliação Quantitativa dos discentes dos cursos presenciais da FURG. Os resultados da avaliação são apresentados como Média, Desvio Padrão, Percentual de respostas "não existe" e "sem condições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação

Leia mais

Aditivo ao Edital nº 018/2018 PROEG

Aditivo ao Edital nº 018/2018 PROEG Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG BR 110 KM 46 Rua

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR PDI Plano de Desenvolvimento Institucional Hora de Planejar Universidade Estadual do Paraná UNESPAR 2018-2022 1 MISSÃO DA UNESPAR (PDI 2012 2016) A Universidade Estadual do Paraná tem por missão gerar

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

SIC 04/06. Belo Horizonte, 31 de janeiro de SINAES. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006.

SIC 04/06. Belo Horizonte, 31 de janeiro de SINAES. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006. SIC 04/06 Belo Horizonte, 31 de janeiro de 2006. 1. SINAES - PORTARIA MEC Nº 300, de 30 de janeiro de 2006. 2. PROUNI - PORTARIA MEC Nº 301, de 30 de janeiro de 2006. 1. SINAES PORTARIA Nº 300, de 30 de

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL)

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) RICARDO SILVA CARDOSO PRESIDENTE LOREINE HERMIDA

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL

ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO-INSTITUCIONAL 1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional 1.1. Finalidades, objetivos e compromissos da instituição, explicitados claramente nos documentos oficiais da IES. 1.2. Concretização das práticas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2011-2015 1. PERFIL INSTITUCIONAL Com base no artigo 16 do Decreto Federal nº 5.773, de 09 de maio de 2006. 1.1 Missão (ASPLAN)

Leia mais

Acompanhamento do Planejamento

Acompanhamento do Planejamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROPLAN Acompanhamento do Planejamento A

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN INDICADOR: 1.1 I A missão e o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional A missão e o PDI. 01 Conheço a missão da 4,20 2,81 4,78 4,46 4,06 02 Tenho conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Pós-Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da UFV? 2 - Você conhece o Plano de Gestão da UFV? A

Leia mais

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA GABINETE DA REITORIA COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA REITORIA PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO Nota

Leia mais

E I X O S

E I X O S 0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011 5 E I X O S 10 dimensões 5 eixos 8- Planejamento e Avaliação. 1- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 0011 3- Responsabilidade 0010 1010 1101 Social 0001

Leia mais

FORMULÁRIO: ESTUDANTE

FORMULÁRIO: ESTUDANTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: ESTUDANTE 2016 CURSO EM AVALIAÇÃO: PROGRAMA AO QUAL O CURSO ESTÁ VINCULADO [VINCULAÇÃO AUTOMÁTICA]:

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTE DO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS DO ANO DE 2014

RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTE DO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS DO ANO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTE DO CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS

Leia mais

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA DIMENSÃO SUB - DIMENSÕES INDICADORES FONTES/INFORMANTES RESPONSÁVEL PERIODICIDADE Evolução dos cursos Fluxo e desempenho dos alunos 1. ENSINO

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 O q u e Documento que identifica a IES filosofia de trabalho missão a que se propõe diretrizes pedagógicas que orientam suas ações estrutura organizacional

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO.

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC)

Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação (CCLC) Universidade Federal do Paraná Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso Computação (CCLC) Planejamento Estratégico 2018 2022 Apresentação: O curso Computação da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

Órgãos da Administração Central

Órgãos da Administração Central Órgãos da Administração Central Roteiro para a elaboração do Relatório simplificado RAAI 2015 1 SUMÁRIO 1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional... 4 1.1 A missão e o Plano de Desenvolvimento

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Alagoas Reitoria SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Reitoria DIRETRIZES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU OFERTADOS PELO

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

EDITAL nº 031/2019-PROEG

EDITAL nº 031/2019-PROEG Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG BR 110 KM 46 Rua

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA /UERN:

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA /UERN: Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG BR 110 KM 46 Rua

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG BR 110 KM 46 Rua

Leia mais

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome:

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome: Desempenho Docente - ANUAL Ano: 2012 Nome: 1. Dimensão Graduação I-Aulas ministradas Lançar a carga horária efetivamente ministrada no ano II Atividade de formação de estudantes de graduação 1. PET 2.

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

1. Missão e o PDI O que é levado em conta na determinação dos procedimentos administrativos, metas e ações institucionais da UFV?

1. Missão e o PDI O que é levado em conta na determinação dos procedimentos administrativos, metas e ações institucionais da UFV? UFV/COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) III CICLO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - 2009-2010 AGOSTO-2011 QUESTIONÁRIO AUTO-AVALIAÇÃO ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO A CPA agradece sua participação no processo

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO N.º XX/ CONSEPE

MINUTA DE RESOLUÇÃO N.º XX/ CONSEPE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE Rua Almino

Leia mais

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Elaboração Prof. Alisson Magalhães Castro Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Profª. Rafaela Caiaffa de Faria Diretora do Departamento de Planejamento Institucional Thiago Machado e Andrade Procurador

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018 SERVIÇO PÚBLICO FERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA SENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO SEVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI - 2019 a 2023) PLANEJAMENTO

Leia mais

Paulo Chanan

Paulo Chanan SEMINÁRIO ABMES MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMULAÇÃO DO DECRETO 5.773 E OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Presencial e a Distância) Brasília 11/2017 Paulo Chanan paulo.chanan@sereducacional.com

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BELÉM RELATÓRIO PARCIAL

Leia mais

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação)

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Critérios internos para submissão de Propostas referentes ao Edital Capes 06/2018 - Residência Pedagógica Considerando os objetivos do

Leia mais

EDITAL Nº 55/2014-PROEG/UERN MOBILIDADE ACADÊMICA UERN/ABRUEM

EDITAL Nº 55/2014-PROEG/UERN MOBILIDADE ACADÊMICA UERN/ABRUEM Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Fone: (84) 3315.2162

Leia mais

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,

Leia mais

Estrutura Organizacional de Gestão Superior

Estrutura Organizacional de Gestão Superior Estrutura Organizacional de Gestão Superior UNEMAT CONSUNI CONEPE REITORIA PRAD PROEC PRPDI PROEG PGF PRPPG C. U. Alta Floresta C.U. Tangará da Serra C. U. Alto Araguaia C.U.. Sinop C.U. Barra do Bugres

Leia mais

ANEXOS. Anexo 1 Questionário do aluno Anexo 2 Questionário do professor Anexo 3 Questionário do gestor

ANEXOS. Anexo 1 Questionário do aluno Anexo 2 Questionário do professor Anexo 3 Questionário do gestor ANEXOS Anexo 1 Questionário do aluno... 121 Anexo 2 Questionário do professor... 125 Anexo 3 Questionário do gestor... 131 Anexo 4 Questionário do técnico-administrativo... 135 Relatório de Auto-Avaliação

Leia mais

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA AVALIAÇÃO Externa da UFRN - 2011 Comissão Própria de Avaliação / CPA 1 RELATório de avaliação da comissão inep-mec Ato Regulatório: Recredenciamento da Instituição Documentos de Referência: 1. Relatório

Leia mais

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 10ª Avaliação On

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DE MINAS GERAIS

FACULDADE ADVENTISTA DE MINAS GERAIS FACULDADE ADVENTISTA DE MINAS GERAIS Análise de 282 questionários referentes a avaliação institucional da FADMINAS campus II, localizado na cidade de Lavras/MG. O período contemplado por esta análise refere-se

Leia mais

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Oferta Escala: 1 2 3 4 5 Insatisfatório Excelente NA: Não Aplicável 1. Disciplina 1 2 3 4 5 NA 1.1 Clareza na descrição

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES/ UFSM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES/ UFSM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES/ UFSM Referência à Pesquisa de *1.1-A Avaliação Institucional tem caráter formativo. Visa à construção de uma cultura

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Gráficos comparativo da participação por segmento no triênio 2015 a 2017 8 7 6 5 4 Ano

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- CAL/2009 SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CAL Santa Maria, Janeiro de 2010 1 UNIVERSIDADE

Leia mais

FACULDADE DE MAUÁ FAMA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO - BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

FACULDADE DE MAUÁ FAMA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO - BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL FACULDADE DE MAUÁ FAMA CURSO BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO - BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL MAUÁ, 2013/2014/2015 0 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares,

Leia mais

BRASILEIRA UNILAB. COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO. PORTARIA SESu n 712, DE 9 DE OUTUBRO DE 2008.

BRASILEIRA UNILAB. COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO. PORTARIA SESu n 712, DE 9 DE OUTUBRO DE 2008. SIC 38/08 Belo Horizonte, 24 de outubro de 2008. 1. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DE INSTITUI- ÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES. POR- TARIA Nº

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA FORMULÁRIO A - CADASTRAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA FORMULÁRIO A - CADASTRAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FORMULÁRIO A - CADASTRAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO Este formulário refere-se ao art. 3º do Anexo II da Resolução nº 1.073, de 19 de abril de 2016, e deve ser preenchido pela instituição de ensino interessada

Leia mais

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Comissão INSTITUTO FEDERAL Farroupilha Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Núcleo São Borja Anelise Silva Cruz Deise Busnelo Prestes Roos Éderson Tavares dos Santos Renilza Carneiro Disconci Sabrina

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL FORMULÁRIO: DOCENTE

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL FORMULÁRIO: DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL FORMULÁRIO: DOCENTE 2016 CURSO EM AVALIAÇÃO: CAMPUS: ( ) Campus Ariquemes ( ) Campus Cacoal ( ) Campus Guajará-Mirim

Leia mais

TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto Julho 2016

TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto Julho 2016 TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto 2015 - Julho 2016 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015 - PARTE GERAL - TECNICOS, SUPERVISORES POLO, TUTORES (EAD) Car@s Senhores, Senhoras: Solicitamos

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DOCUMENTO BASE VERSÃO DE TRABALHO PROPOSTA DE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1.IDENTIDADE E ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL O Instituto Federal e a sua Nova Institucionalidade Os Institutos

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Bibliotecas Universitárias e a Avaliação pelo MEC. Mírian Rocha Bibliotecária / Assessoria Educacional mqrocha@gmail.com (17) 8135-7993 PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GOIÁS FACULDADE LIONS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2018-2 Coordenação: Rosiane Dias Mota Goiânia-GO 2018 3 1 INTRODUÇÃO Realizou-se no período

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul REGIMENTO INTERNO DOS NÚCLEOS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NIEPES CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO Art. 1 Os Núcleos de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPEs) são órgãos de apoio pedagógico,

Leia mais

PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO ACADÊMICO

PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO ACADÊMICO PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO ACADÊMICO Os projetos de cursos novos serão julgados pela Comissão de Avaliação da área de Educação com base nos dados obtidos pela aplicação dos critérios

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais