Pedido de ProvidBincias 671. Trata-se de pedido de providências, subscrito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pedido de ProvidBincias 671. Trata-se de pedido de providências, subscrito"

Transcrição

1 I Pedido de ProvidBincias 671 I Requerente: Ministério Publico do Estado do Maranhão Interessados: Ministério Público do Estado do Maranhão Thernis Maria Pacheco de Carvalho (Promotora de Justiça) Requerido: CNJ Assunto: Resolução no 07/ Nepotismo Cruzado e Trata-se de pedido de providências, subscrito pela Promotora de Justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho, e encaminhado pelo então Procurador Geral de Justiça do Estado do Maranhão, Dr. Raimundo Nonato de Carvalho Filho, dando notícia da existência do chamado "nepotismo cruzado" entre parentes de membros do TRT - 16" Região, do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e da Desembargadora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa. Narra a inicial que existem notícias dando conta de suposta nomeação de filhos de membros do TRT - 16a Região em cargos comissionados no gabinete da mencionada Desembargadora, e que um suposto genro desta estaria ocupando cargo em comissão no referido Tribunal Regional do Trabalho, bem como uma filha da mesma ocuparia cargo comissionado no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

2 Através dos oficios que dormitam ãs fls. 09/12, a desembargadora Melma Sarney Costa e os Presidentes dos Tribunais (de Contas, de Justiça e Regional do Trabalho) foram instados a apresentarem manifestação sobre os fatos narrados na inicial. As fls. 13/16 repousa a manifestação do Desembargador do Trabalho Alcebiades Tavares Dantas, acompanhada dos documentos de fls. 18/25, cujos originais dormitam as Els. 38/48. A Desembargadora Nelma acostou a sua resposta as fls. 27/29, acompanhada dos documentos de fls. 30/35. Em sua manifestação de fls. 49/50, o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Conselheiro Álvaro Cesar de França Ferreira, relembra que o TCE se encontra vinculada ao Poder Legislativo, mas que a filha da citada desembargadora, Adriana Silva Sarney Costa, se encontra no exercício do cargo de assessora técnica daquela Corte de Contas. A promotora que subscreveu a inicial, em manifestação acostada 3s fls. 73/75, afirma que, no Diário Oficial do dia , foi publicada a nomeação de AUGUSTO BACELAR DE FRANÇA FERREIRA, provável parente do Conselheiro Álvaro França Ferreira, no cargo comissionado de Assessor da Desembargadora NELPIA CELESTE SILVA SARNEY COSTA, conforme a to datado de

3 Na cópia do Diário Oficial de fls. 76/80 constam os seguintes atos: (1) Nomeação de EDI~ZIO GOMES DA SILVA JÚNIoR, no Gabinete do Desembargador do Trabalho ALCEB~ADES TAVARES DANTAS {fls. 76); 12) Decisão do Tribunal Pleno do TJMA no Mandado de Segurança no 2609/2006, movido por EDIL~TXO GOMES DA SILVA JÚNzoR, inconformado com a sua exoneração do cargo de assessor de desembargador, por ser parente em primeiro grau, por afinidade, com a mencionada Desembargadora Nelma ( f 1s. 77) ; 13) Nomeação de AUGUSTO BACELAR DE FRANÇA FERREIRA para o cargo em comissão de Assessor da Desembargadora Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa; (4) Exoneração de ANDRÉIA ILVA SARNY COSTA do cargo de Assessora Desembargadora Nelma Sarney Costa; A Presidência do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão apresentou a resposta de fls. 81/82, acompanhada dos documentos de fls. 83/100. As fls. 101/103, a requerente traz novos documentos, comprovando os seguintes fatos: (1) O Chefe de Gabinete da Desembargadora Nelma Sarney Costa, GABRIEL AHID COSTA, e filho do Vice-presidente do TRT - 16a Região; (2) AUGUSTO BACELAR DE FRANCA FERREIRA é sobrínho do Conselheiro do TCE-MA ÁLVARO césar FRANCA FERREIRA.

4 Instados a se manifestarem sobre os novos fatos apresentados, as autoridades requeridas apresentaram as respectivas respostas: (1) Desembargadora Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa (fls. 113/16; (2) Desembargador do Trabalho Gerson Oliveira Costa Filho (fls. 118/125); (3) Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (fls. 143/144). É o relatório.

5 Pedido de Providências no 671 Requerente: Ministério Público do Estado do Maranhão Interessados: Ministério Publico do Estado do Maranhão Themis Maria Pacheco de Carvalho (Promotora de Justiça) Requerido: CNJ Assunto: Resolução no 07/ Nepotismo Cruzado e EMENTA Pedido de Providências. Nepotismo cruzado. Ausência de provas. O inciso I1 do art. 2' da Resoluçáo/CNJ na 7 preve como prática de nepotismo o exercício, em Tribunais ou Juizos diversos, de cargos de provimento em comissão, ou de funções gratificadas, por cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de dois ou mais magistrados, ou de servidores investidos em cargos de direção ou de assessoramento, em circunstâncias que caracterizem ajuste para burlar a regra do incíso anterior mediante reciprocidade nas nomeações ou designaçaes. Inexistindo provas acerca da reciprocidade de nomeaçóes, uma vez que os parentes dos magistrados se encontram lotados em gabinetes de outros desembargadores, sem qualquer relação de parentesco com OS mesmos. Irnproced&ncia do pedido.

6 VOTO A Resolução no 07, de , deste Conselho, visou disciplinar, de maneira uniforme para todo o Poder Judiciário, o exercício de cargos, empregos e funções por parentes, cônjuges e companheiros de magistrados e de servidores investidos em cargos de direcão e assessorarnento. O artigo 1' da mencionada resolução deste Conselho estabelece que é vedada a pratica de nepotismo no âmbito de todos os 6rgãos do Poder Judiciário, sendo nulos os atos assim caracterizados. Entre as praticas de nepotismo relacionadas no artigo 2" da Resolução no 07, destaco a prevista no inciso 11, cuja dicção é a seguinte: Art. 2 O. Constituem práticas de negotismo, dentre outras: I L - o exercicio, em Tribunais ou Juízos diversos, de cargos de provimento em comissão, ou de funções gratif icadas, por cõn juges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de dois ou mais magistrados, ou de servidores investidos em cargos de direção ou de assessoramento, em circunstâncias que caracterizem ajuste para burlar a regra do inciso anterior mediante reciprocidade nas nomeações ou designações.

7 No caso que ora se cuida, a Promotora de Justiça requerente informa a possível pratica do chamado "nepotismo cruzado", isto é, a nomeação em Tribunais ou Juizos diversos, de parentes de magistrados em circunstãncias que caracterizem ajuste para burlar a proibição do nepotismo, mediante reciprocidade nas nomeações ou designações, regulada pelo transcrito inciso I1 do artigo 2 O da Resolução no 07 do CNJ. Após as informações prestadas pelas autoridades requeridas, constatam-se as seguintes situações: (1) EDILÁZIO GWES DA SILVA JÚNIoR, genro da Desembargadora Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa, exonerado do cargo de Assessor da referida desembargadora, em face da Resolu~ão no 07, deste Conselho, atualmente exerce cargo comissionado de Assessor no gabinete do Desembargador do Trabalho ALCEBIADES TAVARES DANTAS, não tendo relação de parentesco com este magistrado, nem com qualquer outro magistrado do TRT - 16& Região ou Juizes de Primeiro Grau da Justiça Trabalhista daquele Estado; (2) Estão lotados no Gabinete da Desembargadora NELMA CELESTE SOUZA SILVA SARNEY COSTA, em cargos de provimento em comissão: AUGUSTO BACELAR DE FRANÇA FERREIRA, sobrinho de ÁLVARO CÉSAR DE FRANÇA FERREIRA, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, e GABRIEL AHID COSTA, filho do Desembargador do Trabalho Gerson Oliveira Costa Filho, sendo que

8 este ultimo, em , conforme informação acostada as fls. 132, passou a ocupar o mesmo cargo comissionado no gabinete do Desernbargador RAYMUNDO LUCIANO DE CARVALHO; (3) ADRiANA SILVA SARNEY COSTA, filha da Desembargadora Nelma Sarney Costa ocupa cargo cornissionado no Tribunal de Contas do Estado, estando lotada no gabinete do Conselheiro Raimundo Oliveira Filho. Inicialmente ressalto que os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios não se encontram vinculados aos termos da Resolução no 07, por não integrarem a estrutura do Poder Judiciário, apesar de terem as mesmas garantias conferidas aos magistrados (parágrafos 3' e 4' do art combinados com o art. 75 da Carta Magna de 1988). Entretanto, tenho o entendimento pessoal de que o serviço público deve ser o mais impessoal possível, até mesmo em atendimento ao principio constitucional da eficiência ' Art O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prbprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96. I...) 3O - OS Ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, aplicando-se-lhes, quanto a aposentadoria e pensão, as normas constantes do art ' - O auditor, quando em substituição a Ministro, terá as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exercicio das demais atribuições da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal. I... ) Wt As normas estabelecidas nesta seção aplicam-se, no que couber, a organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

9 da Administração Pública, gravado no caput do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, e tal profissionalização, a meu ver, somente é possível com o concurso público, bem como com a limitação do número de cargos de livre nomeação e exoneração, ou vinculação de seu provimento apenas aos servidores concursados do quadro efetivo. Por oportuno, transcrevo parte do voto do eminente Ministro CARLOS AYRES BRITTO, relator da Ação Declaratoria de Constitucionalidade no 12, que questionava a mencionada Resolução no 07, deste Conselho, in verbis: 36. Em palavras diferentes, e possivel concluir que o spiritus rectus da Resolução do CNJ é debulhar os próprios conteúdos lógicos dos princípios constitucionais de centrada regência de toda a atividade administrativa do Estado. Princípios como: I - o da impessoalidade, consistente no descarte do personalismo. Na proibição do marketing pessoal ou da auto-promoção com os cargos, as funções, os empregos, os feitos, as obras, os serviços e campanhas de natureza pública. Na absoluta separação entre o público e o privado, ou entre a Administração e o administrador, segundo a republicana metáfora de que "não se pode fazer cortesia com o chapéu alheio". Conceitos que se contrapõem & multi-secular cultura do patrimonialismo e que se vulnerabilizarn, náio h6 negar, com a prática do chamado "nepotismo". Traduzido este no mais renitente vezo da nomeação ou da designação de parentes não-concursados para trabalhar, comissionadamente ou em função de confiança, debaixo da aba familiar dos seus próprios nomeantes. Seja ostensivamente, seja pela fórmula enrustida do "cruzamento" (situação em que uma autoridade recruta o parente de um colega para ocupar cargo ou função de confiança, em troca do mesmo favor); I1 - o princípio da eficiência, a postular o recrutamento de mão-de-obra qualificada para as atividades públicas, sobretudo em termos de capaci tação técnica, vocaçáo para as atividades estatais,

10 disposição para fazer do trabalho um fiel compromisso com a assiduidade e uma constante oportunidade de manifestação de espírito gregário, real compreensào de que servidor público é, em verdade, servidor do público. Também estes conceitos passam a experimentar bem mais dificil possibilidade de transporte para o mundo das realidades empíricas, num ambiente de projeção do doméstico na intimidade das repartições estatais, a começar pela óbvia razão de que já não se tem a necessária isenção, em regra, quando se vai avaliar a capacitação profissional de um parente ou familiar. Quando se vai cobrar assiduidade e pontualidade no comparecimento ao trabalho. Mais ainda, quando se e preciso punir exemplarmente o servidor faltos0 (como castigar na devida medida um pai, a própria mãe, um filho, um(a}esposo (a) ou companheiro (a), um (a l sobrinho Ia), enfim, com quem eventualmente se trabalhe em posição hierárquica superior?). E como impedir que os colegas não-parentes ou não-familiares se sintam em posição de menos obsequioso tratamento funcional? Em suma, como desconhecer que a sobrevinda de uma enfermidade mais seria, um trauma psico-físico ou um transe existencial de membros de u'a mesma família tenda a repercutir negativamente na rotina de um trabalho que é comum a todos? O que já significa a paroquial fusão do ambiente caseiro com o espaço publico. Pra não dizer a confusão mesma entre tomar posse nos cargos e tomar posse dos cargos, na contramão do insuperavel conceito de que "administrar não é atividade de quem e senhor de coisa própria, mas gestor de coisa alheia" (Rui Cirne Lima); o princípio da igualdade, por último, pois o mais facilitado acesso de parentes e familiares aos cargos em comissáo e funções de confiança traz consigo os exteriores sinais de uma prevalência do criterio doméstico sobre os parâmetros da capacitaçào profissional (mesmo que não seja sempre assim). Isto sem mencionar o fato de que essa cultura da prevalente arregimentação de mão-de-obra familiar e parenta1 costuma carrear para os núcleos familiares assim favorecidos urna super-afetação de renda, poder politico e prestigio social. Assim, voltando ao caso concreto, ressalto que as nomeações apontadas não evidenciam violação proibição insculpida na Resolução/CNJ no 07, uma vez que não restou provado o ajuste entre os magistrados dos dois Tribunais (TRT

11 - 16" Região e TJMA) para a nomeação dos parentes relacionados, até mesmo porque os aludidos parentes se encontram lotados em gabinetes de outros magistrados, com os quais não têm qualquer parentesco. Ante o exposto, conheço do pedido de providências, mas, por falta de provas do prévio ajuste dos magistrados mencionados, determino o seu arquivamento. É como voto. Brasilia (DF), 24 de abril de CONS LHEIRA GERMANA MORAES Relatora

MEMO. CD. N. 016/2014 Brasília, 25 de julho de 2014.

MEMO. CD. N. 016/2014 Brasília, 25 de julho de 2014. MEMO. CD. N. 016/2014 Brasília, 25 de julho de 2014. DO: CONSELHO DELIBERATIVO - Biênio 2013/2015 PARA: PAULO HENRIQUE CARVALHO / ex Presidente da Diretoria Executiva Biênio 2007/2009. ASSUNTO: Solicita

Leia mais

Registra que, na hipótese apresentada, não há relação entre uma nomeação e outra, tanto que estariam separadas por mais de 5 (cinco) anos.

Registra que, na hipótese apresentada, não há relação entre uma nomeação e outra, tanto que estariam separadas por mais de 5 (cinco) anos. CONSULTA 0007482-72.2013.2.00.0000 Requerente: Daniel Felipe Mendonça Ewerton Requerido: Conselho Nacional de Justica CONSULTA. NEPOTISMO. RESOLUÇÃO CNJ N. 7, DE 2005. OCUPANTE DE CARGO COMISSIONADO. NOMEAÇÃO

Leia mais

ATO N.º 040/2008-P O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR ARMINIO JOSÉ ABREU LIMA DA ROSA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE

ATO N.º 040/2008-P O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR ARMINIO JOSÉ ABREU LIMA DA ROSA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE ATO N.º 040/2008-P O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR ARMINIO JOSÉ ABREU LIMA DA ROSA, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, TENDO EM VISTA

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Decreto nº 7.203/2010 Prof.ª Tatiana Marcello Decreto nº 7.203/2010 Edital Decreto nº 7.203/2010

Leia mais

DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010.

DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010. DECRETO Nº 7.203, DE 4 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito da administração pública federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso

Leia mais

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade:

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade: CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS Capítulo 4 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 4.1. VITALÍCIOS Garantem maior permanência a seus ocupantes. Trata-se de verdadeira prerrogativa para os titulares dos cargos dessa natureza,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO nº 03/2016

RECOMENDAÇÃO nº 03/2016 RECOMENDAÇÃO nº 03/2016 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO nº 01/2016 O PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA VINCULADA DE ARNEIROZ, no exercício de suas atribuições legais e constitucionais, conferidas pelo artigo

Leia mais

GTR de Carreira do Sisejufe

GTR de Carreira do Sisejufe GTR de Carreira do Sisejufe Consolidação das propostas aprovadas nas reuniões dos dias 20/10/2016 (19h30 21h30) e 10/11/2016 (20h 22h30), que serão encaminhas ao GTN de Carreira da Fenajufe. Sumário 1Temas

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2019 (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) Susta os efeitos do Provimento nº 77, de 07 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que

Leia mais

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO

A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO A SÚMULA VINCULANTE 13 E O NEPOTISMO Ministério Público apontava situações de Nepotismo com base na Resolução 07/2005 do CNJ (restrita ao Poder Judiciário). Em verdade é a própria CF, ao elencar os princípios

Leia mais

Câmara Municipal de Tijucas do Sul

Câmara Municipal de Tijucas do Sul Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 03/2012 Inclui os incisos X, XI, XII, XIII, XIV e parágrafo único, no art. 87 à Lei Orgânica do Município de Tijucas do Sul, Paraná, que disciplina o exercício de cargos,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França Perfil Constitucional dos TCs CESPE: O Tribunal de Contas da União, órgão ao qual incumbe a prática de atos de natureza

Leia mais

1. A Assessoria prestou as seguintes informações:

1. A Assessoria prestou as seguintes informações: Mandado de Segurança 29.320 Distrito Federal Relator Impte.(s) Adv.(a/s) Impdo.(a/s) Impdo.(a/s) Adv.(a/s) : Min. Marco Aurélio : Francisco Parentes da Costa Filho : Jose Alves Pereira Filho e Outro(a/s)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 4 Prof. Sergio Barata Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas

DIREITO FINANCEIRO. Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Parte - 2 Prof. Thamiris Felizardo -Características específicas do Tribunal de Contas da União

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº REPRESENTAÇÃO POR INCONSTITUCIONALIDADE. LEI Nº 176/2008, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. LEI QUE DISPÕE SOBRE O QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte - 2 Prof. Alexandre Demidoff Composição do TCU e prerrogativa de seus ministros: Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14/CMA/2009 (Com alteração no Anexo I) A presente Instrução Normativa disciplina o disposto na Constituição Federal e na Súmula Vinculante Nº 13, do Supremo Tribunal Federal, no

Leia mais

MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI. Capítulo I Das Disposições Preliminares

MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI. Capítulo I Das Disposições Preliminares MINUTA DE ANTEPROJETO DE LEI Súmula: Dispõe sobre os cargos em comissão e funções de confiança do Poder Judiciário do Estado do Paraná e estabelece outras providências. Capítulo I Das Disposições Preliminares

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: Fábio Ramos 2015 FGV TJ/PI Analista Judiciário Escrivão Judicial 1. A Constituição de 1988, ao enunciar os seus princípios fundamentais, fez menção, em seu art. 1º, à

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DA JUSTIÇA Eminente Conselheiro Relator Rui Stoco

CONSELHO NACIONAL DA JUSTIÇA Eminente Conselheiro Relator Rui Stoco CONSELHO NACIONAL DA JUSTIÇA Eminente Conselheiro Relator Rui Stoco Pedido de Providências (PP) nº 200910000000060 COLÉGIO REGISTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, associação civil sem fins lucrativos, com sede

Leia mais

DECISÃO. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Ida Inês Del Cid. Vistos.

DECISÃO. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Ida Inês Del Cid. Vistos. fls. 777 DECISÃO Processo Digital nº: 1023706-93.2016.8.26.0564 Classe - Assunto Ação Civil de Improbidade Administrativa - Violação aos Princípios Administrativos Requerente: Ministério Público do Estado

Leia mais

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de...

São Paulo, 20 de dezembro de Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... São Paulo, 20 de dezembro de 2011. Ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de... A Câmara do Município de..., por intermédio de seu Ilustre Assessor, Dr...., consulta-nos sobre o requerimento apresentado

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 02: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes ACHADO NÃO É ROUBADO? 1. CONCEITO Conceito de Princípio Princípios da Administração Pública Constitucionais Art. 37, caput, CF A administração

Leia mais

Proposta GTR de Minas Gerais Plano de Carreira

Proposta GTR de Minas Gerais Plano de Carreira 1 Proposta GTR de Minas Gerais Plano de Carreira PROJETO DE LEI Institui o Plano de Carreira, Cargos, Salários dos servidores públicos do Poder Judiciário da União, do Distrito Federal e Territórios; revoga

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário. Profª. Liz Rodrigues - : integra a estrutura do Poder Judiciário, mas não possui jurisdição. - É um órgão de caráter administrativo, criado para

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PEÇA PROFISSIONAL Em 20/1/2009, foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, por portaria publicada no DOU, com descrição suficiente dos fatos, para apurar a conduta de

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

COMISSÃO DE REGIMENTO INTERNO

COMISSÃO DE REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE REGIMENTO INTERNO À Comissão de Regimento Interno incumbe art. 215: I - emitir parecer, quando lhe seja requerido pelo Tribunal Pleno, pelo Órgão Especial ou pelo Presidente do Tribunal, sobre

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EDSON FERREIRA (Presidente), OSVALDO DE OLIVEIRA E VENICIO SALLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EDSON FERREIRA (Presidente), OSVALDO DE OLIVEIRA E VENICIO SALLES. fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2013.0000671824 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0010990-20.2012.8.26.0361, da Comarca de Mogi das Cruzes, em que é apelante JOSE EDUARDO SANTANA LEITE,

Leia mais

DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso da suas atribuições legais,

DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso da suas atribuições legais, Diário n. 1134 de 10 de Fevereiro de 2014 CADERNO 1 - ADMINISTRATIVO > PRESIDÊNCIA > GABINETE DECRETO JUDICIÁRIO Nº 80, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2014. Determina a apresentação de declaração, pelos estagiários

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 Referência : E-mail institucional de 6/4/2016. Assunto Interessado : Pessoal. Rodízio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA Comissão de Ética Ufra-CEU. NEPOTISMO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Um Risco a Integridade.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA Comissão de Ética Ufra-CEU. NEPOTISMO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Um Risco a Integridade. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Antonio Carlos Sanguino 1 NEPOTISMO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Um Risco a Integridade. BELÉM, 2018 1. Presidente da Comissão de Ética UFRA. 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Tendo em

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES. Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2018

CONFLITO DE INTERESSES. Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2018 CONFLITO DE INTERESSES Leandro de Matos Coutinho Presidente do ICRio Fernando Fleider Sócio Diretor da ICTS Protiviti Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2018 CONFLITO DE INTERESSES Uma visão legal e sociológica

Leia mais

Nepotismo Indireto e sua Vedação Constitucional

Nepotismo Indireto e sua Vedação Constitucional A palavra nepotismo possui sua origem no latim nepos, que significa neto ou descendente. Assim, conceitua-se como o favorecimento de parentes nas relações de trabalho ou emprego. Na área pública, sua prática

Leia mais

EXTRATO DA PAUTA DE JULGAMENTOS DA 270ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CNJ

EXTRATO DA PAUTA DE JULGAMENTOS DA 270ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CNJ EXTRATO DA PAUTA DE JULGAMENTOS DA 270ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CNJ Data: 17 de abril de 2018 (terça-feira) Horário: 09h00min Vistas regimentais 9) RECURSO ADMINISTRATIVO NO PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N. 2007.10.00.001354-8 RELATOR : CONSELHEIRO FELIPE LOCKE CAVALCANTI REQUERENTE : ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO AMEPE REQUERIDO

Leia mais

GEPATRIA Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa Região de Londrina

GEPATRIA Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa Região de Londrina NOTÍCIA DE FATO Nº MPPR-0078.18.002292-9 RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 02/2018 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, por seu Promotor de Justiça que ao final subscreve, coordenador do Grupo Especializado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DECRETO JUDICIÁRIO Nº /2016

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DECRETO JUDICIÁRIO Nº /2016 DECRETO JUDICIÁRIO Nº /2016 O PRESIDENTE DO DO ESTADO DO PARANÁ e o CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelos artigos 14 e 15 da Lei nº 14.277/2003 e nos termos

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 3 Fontes do Direito Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Direito Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E VEDAÇÃO AO NEPOTISMO NO PODER JUDICIÁRIO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E VEDAÇÃO AO NEPOTISMO NO PODER JUDICIÁRIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E VEDAÇÃO AO NEPOTISMO NO PODER JUDICIÁRIO Alexandre de MORAES * Sumário: 1. Princípios da Administração Pública e Nepotismo; 2. Nepotismo e inexistência de Direito Adquirido ou ato

Leia mais

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Estrutura Orgânica do Poder Judiciário Nacional Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Grau de jurisdição

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016 PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, de 2013, do Senador Alvaro Dias e outros, que altera os arts. 102, 105, 108 e 125

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL MARATONA DO PONTO FCC

DIREITO CONSTITUCIONAL MARATONA DO PONTO FCC DIREITO CONSTITUCIONAL MARATONA DO PONTO FCC Prof. Jean Pitter MARATONA FCC Aulas semanais AO VIVO (1 hora e 40 minutos + 20 minutos de chat) Foco total na Banca FCC Resolução de questões + Teorias Pontuais.

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Nº

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Nº CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Nº DATA 03/06/2016 DISCIPLINA Direito Administrativo PROFESSOR Flávia Campos MONITOR Paula Moura AULA 01/06 Ementa 1 Administração Pública... 1 2 Princípios da Administração

Leia mais

Artigo: Nepotismo e os Serviços Notariais e Registrais - antinomias por Julio Cesar Weschenfelder

Artigo: Nepotismo e os Serviços Notariais e Registrais - antinomias por Julio Cesar Weschenfelder Artigo: Nepotismo e os Serviços Notariais e Registrais - antinomias por Julio Cesar Weschenfelder Autor: Julio Cesar Weschenfelder* Colaboradores: Mario Pazutti Mezzari** e João Pedro Lamana Paiva*** É

Leia mais

Estado do Amazonas PODER LEGISLATIVO Câmara Municipal de Canutama CNPJ nº /

Estado do Amazonas PODER LEGISLATIVO Câmara Municipal de Canutama CNPJ nº / RESOLUÇÃO LEGISLATIVA Nº 01/2014, DE 22 DE ABRIL DE 2014. Dispõe sobre a Reestruturação do Quadro de Pessoal da Câmara de Vereadores de Canutama e determina outras providências. A Presidenta da Câmara

Leia mais

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2: DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS AGENTES PÚBLICOS. TÓPICO 02: REGIMES JURÍDICOS FUNCIONAIS Antes de adentrarmos a questão dos Regimes Jurídicos Funcionais, faz-se necessário

Leia mais

UNIDADE GESTORA : PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA, PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO e PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA

UNIDADE GESTORA : PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA, PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO e PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA PROCESSO Nº : 27047-4/2013 ASSUNTO : REPRESENTAÇÃO INTERNA UNIDADE GESTORA : PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA, PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SANTO ANTÔNIO e PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCIARA

Leia mais

AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A)

AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A) AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) RELATOR(A) PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS ASSUNTO: REQUER SEJA REGULAMENTADO, NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO NACIONAL, O PERÍODO DE AFASTAMENTO DE MAGISTRADO

Leia mais

NEPOTISMO É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1

NEPOTISMO É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1 NEPOTISMO É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1 Deusdedith Brasil Giberto Freire, em Problemas Brasileiros de Antropologia, trata assim de nepotismo: De nepote + ismo. 1. Autoridade que os sobrinhos e outros

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO 0004920-90.2013.2.00.0000 Requerente: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil-CFOAB Requerido: Tribunal Regional Federal 3ª Região Advogado(s): DF019979

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Princípios da Administração Pública Profª. Fabiana Coutinho - Princípios da Administração Pública no caput do art.37, CRFB/88 Legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, Morumbi - CEP Fone: Nº 97 DOE de 27/05/09 seção 1 - p. 4

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, Morumbi - CEP Fone: Nº 97 DOE de 27/05/09 seção 1 - p. 4 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 97 DOE de 27/05/09 seção 1 - p. 4 DECRETO Nº 54.376,

Leia mais

Nepotismo e ações do Ministério Público em todas as Unidades da Federação.

Nepotismo e ações do Ministério Público em todas as Unidades da Federação. PARECER Nº 002/2007/JURÍDICO/CNM INTERESSADOS: Municípios Brasileiros ASSUNTO: Nepotismo e ações do Ministério Público em todas as Unidades da Federação. Esta Assessoria Jurídica foi instada a pronunciar-se

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2012

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2012 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2012 Altera os arts. 102, 105, 108 e 125 da Constituição Federal para extinguir o foro especial por prerrogativa de função nos casos de crimes comuns. As Mesas

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

TEMA 5: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TEMA 5: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEMA 5: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição do TSE Justiça Eleitoral Órgãos da Justiça Eleitoral - CF, art. 118 I - o

Leia mais

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES EMENTÁRIO DE TEMAS: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário (Art. 2º, da CRFB/88) Organização dos Poderes: separação

Leia mais

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de Ofício P.358/2014 Santos, 21 de outubro de 2.014. Exmo. Sr. AUGUSTO NARDES MD Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União TCU SAFS Qd 4 Lote 1 Ed. Sede Sala 151/159 BRASÍLIA/DF CEP: 70.042-900 Fones:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PORTARIA N. 402 DE 7 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a participação de servidores do em ações de educação corporativa e dá outras providências. O DIRETOR-GERAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da

Leia mais

A vedação ao nepotismo no âmbito dos três Poderes.

A vedação ao nepotismo no âmbito dos três Poderes. A vedação ao nepotismo no âmbito dos três Poderes. A irradiação decisória da Resolução nº 7 do CNJ Antônio Veloso Peleja Júnior Nepotismo é a prática de empregar parentes, cônjuge ou companheiros no serviço

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

CONTRATAÇÃO NA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução

CONTRATAÇÃO NA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica CONTRATAÇÃO NA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA Introdução O objetivo deste material é orientar os servidores do Instituto Federal da Bahia

Leia mais

NEPOTISMO. É extensa a abrangência do julgado:

NEPOTISMO. É extensa a abrangência do julgado: NEPOTISMO Autoria: Sidnei Di Bacco Advogado É antiga a discussão a respeito do nepotismo na administração pública. Sempre houve apelos pedindo a sua proibição. O ordenamento jurídico nunca o vedou expressamente.

Leia mais

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO, neste ato representada por seu Presidente e pela Presidente da Comissão de

Leia mais

AO EGRÉGIO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO SENHOR RELATOR, CONSELHEIRO MILTON NOBRE

AO EGRÉGIO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO SENHOR RELATOR, CONSELHEIRO MILTON NOBRE AO EGRÉGIO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO SENHOR RELATOR, CONSELHEIRO MILTON NOBRE Autos nº 0002699-42.2010.2.00.0000 Auxílio-Moradia Apresenta manifestação institucional A ASSOCIAÇÃO DOS

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Parte 4 Professora Karina Jaques Art. 49. Considera-se de efetivo exercício o afastamento em virtude de: I - férias;

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça Gabinete do Conselheiro Ney José de Freitas PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO Nº 0001180-61.2012.2.00.0000 Requerente: André Luís Alves de Melo Requerido: Tribunal de

Leia mais

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Facebook fanpage: @professormateussilveira Twitter: @profmateuscf Instagram: @professor_mateus_silveira Canal no You Tube: Professor

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 248-D, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 248-D, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 248-D, DE 1998 Disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto

Leia mais

18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB

18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB 18 a CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA APELAÇÃO CÍVEL N o 11496/08 RELATOR : DES.JORGE LUIZ HABIB APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. A Lei 7347/85, com a inovação trazida pela lei 11448/07, prevê,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

Em relação aos cargos em comissão e funções de confiança, o inciso V, do art. 37 da Carta Constitucional traz a seguinte redação:

Em relação aos cargos em comissão e funções de confiança, o inciso V, do art. 37 da Carta Constitucional traz a seguinte redação: Efetividade é a situação jurídica que qualifica a titularização do cargo efetivo, que só é ocupado por servidor aprovado em concurso público, distinguindo, assim, dos ocupantes de cargos comissionados.

Leia mais

Suprimam-se os artigos 1º e 2º do Projeto de Lei Complementar n.º 36, de 2018, renumerando-se os demais.

Suprimam-se os artigos 1º e 2º do Projeto de Lei Complementar n.º 36, de 2018, renumerando-se os demais. EMENDA Nº 1, AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 36, DE 2018 Suprimam-se os artigos 1º e 2º do Projeto de Lei Complementar n.º 36, de 2018, renumerando-se os demais. JUSTIFICATIVA Respeitado o entendimento

Leia mais

EUSILEIDE SUIANNE RODRIGUES LOPES DE MELO PRESIDENTE DA AESGA EM EXERCÍCIO

EUSILEIDE SUIANNE RODRIGUES LOPES DE MELO PRESIDENTE DA AESGA EM EXERCÍCIO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA, PARA REALIZAÇÃO DO RECADASTRAMENTO A AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA, por intermédio de

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL v. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 502-42.2014.6.00.0000 - CLASSE 26 - MARABÁ - PARÁ Relatora: Ministra Luciana Lóssio Interessado: Juízo Eleitoral da 23 a ZE de Marabá/PA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira-BA

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira-BA ANO. 2015 DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA FEIRA - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Conceição da Feira, Estado Da Bahia Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. PORTARIAS Nº. 205/2015 - Nº. 206/2015

Leia mais

Prof. Francion Santos Facebook: Francion Santos da Silva

Prof. Francion Santos   Facebook: Francion Santos da Silva PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUÍZES E OFÍCIOS JUDICIAIS DISPONIBILIZADO NO DJE DE 10/10/2014 (EM VIGOR A PARTIR DO DIA 12/11/2014) Prof. Francion Santos E-mail: franciondf@hotmail.com

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 28/10/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NA RECLAMAÇÃO 18.758 DISTRITO FEDERAL RELATORA AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. CÁRMEN LÚCIA

Leia mais

DESPACHO SEJUR Nº 092/2014

DESPACHO SEJUR Nº 092/2014 DESPACHO SEJUR Nº 092/2014 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 27/03/2014) Expediente nº 1739/2014 Ementa: É obrigatória a apresentação de declaração de bens e renda para o exercício em cargo, emprego

Leia mais

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O 47 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ÓRGÃO ESPECIAL COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO PROPONENTE REQUERIDO INTERESSADO

Leia mais

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008.

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região. O PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 1ª REGIÃO

Leia mais

Número:

Número: Conselho Nacional de Justiça PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 05/01/2016 Número: 0005986-37.2015.2.00.0000 Classe: PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO Órgão julgador colegiado:

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Inicialmente quero parabenizar a todos os concurseiros, em especial aqueles que buscam uma vaga nos Tribunais Eleitorais, pela dedicação aos estudos, persistam, pois essa caminhada, embora árdua, é bastante

Leia mais

Coleção #VouSerJuiz2

Coleção #VouSerJuiz2 Adriano Valente Daniel Pinheiro de Carvalho Jaylton Lopes Júnior Lorena Alves Ocampos Luana Lopes Lucas Sales da Costa Raquel de Andrade Samer Agi Coleção #VouSerJuiz2 480 Questões Objetivas Comentadas

Leia mais

RECURSO HIERÁRQUICO PROCESSO N RECORRENTE: MÔNICA BLÓRIS NABUCO, T.A.J. RELATOR: DES. MARCUS BASÍLIO

RECURSO HIERÁRQUICO PROCESSO N RECORRENTE: MÔNICA BLÓRIS NABUCO, T.A.J. RELATOR: DES. MARCUS BASÍLIO RECURSO HIERÁRQUICO PROCESSO N. 0000211-41.2014.8.19.0810 RECORRENTE: MÔNICA BLÓRIS NABUCO, T.A.J. RELATOR: DES. MARCUS BASÍLIO RECURSO ADMINISTRATIVO HIERÁRQUICO. SERVIDORA APOSENTADA POR INVALIDEZ COM

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno INFORMAÇÃO UCCI Nº 007/2009 ENTIDADE SOLICITANTE: Procuradoria Jurídica

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 10

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 10 AULA 10 Dos poderes, dos deveres e da responsabilidade do juiz. Dos impedimentos e suspeição. Dos auxiliares da justiça. Do Ministério Público. Da Advocacia Pública. Da Defensoria Pública. 1. Dos poderes

Leia mais