FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA NA CADEIA LOGÍSTICA PREVENÇÃO DE ROUBO DE CARGA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA NA CADEIA LOGÍSTICA PREVENÇÃO DE ROUBO DE CARGA"

Transcrição

1 FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA NA CADEIA LOGÍSTICA PREVENÇÃO DE ROUBO DE CARGA

2 PROPOSIÇÕES MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL PROPOSIÇÕES MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL

3 PROPOSIÇÕES MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL I PLC nº 27/2015: - Agrava a pena dos crimes de receptação (02 a 08 anos) e de receptação qualificada (03 a 10 anos, e multa). - Em abril/2015, a Câmara aprovou o PL nº 8137/14, que apensava 27 outros PLs sobre o crime de receptação. No Senado, o PLC nº 27/2015 ainda aguarda designação de relator na CCJ/SF. - Ações a realizar: Estamos solicitando aos integrantes da CCJ/SF a designação o mais breve possível do relator.

4 PROJETOS DE LEI MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL II PL nº 1.530/2015: - Prevê a possibilidade de cassação do CNPJ da pessoa jurídica envolvida em crimes de contrabando, furto, roubo ou falsificação. Complementação do voto: Recolhimento da CNH do condutor preso em flagrante pela prática do crime de contrabando ou receptação e a suspensão do direito de dirigir. - Foi aprovado requerimento de urgência em sua tramitação. Ações a realizar: 1) Estamos tentando modificar o atual texto do PL nº 1530/15 para tornar obrigatório, e não opcional ( poderá ), a cassação da inscrição do CNPJ/MF nos casos previstos.

5 PROJETOS DE LEI MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL III PL nº 4860/2016: - O PL nº 4860/16 regula o TRC (novo Marco Regulatório do TRC ). As Emendas Aditivas nº 29 e 45, de igual teor, tratam da cassação da eficácia no CNPJ do estabelecimento envolvido na prática dos crimes de descaminho, contrabando, falsificação, roubo, furto ou receptação demercadorias. - Ações a realizar: Apoiar as Emendas nº 29 e 45, como posição alternativa à apresentação de PL específico sobre o assunto (PL 1530/15).

6 PROJETOS DE LEI MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL IV PLS nº 236/2012 (Novo Código Penal): - Em tramitação no Senado desde Julho/2012, o PLS está sob relatoria do Senador ANTONIO ANASTASIA desde 15/09/2016. Em relação ao crime de Receptação (Art. 166), o texto precisa ser aprimorado segundo o teor do PLC nº 27/2015 anteriormente comentado. - O Quadro em anexo sintetiza o que hoje existe (atual CP e Lei nº 9613/98 modificada) e o que está sendo proposto (Substitutivo PLS nº 236/12 e PLC nº 27/15). - Foi aprovado requerimento de audiência pública. Ações a Realizar: Gestões junto ao atual relator, Senador Anastasia, para MANTER o texto no tocante a Furto/Furto Qualificado, Roubo/Roubo Qualificado e Apropriação Indébita e INCORPORAR, para os crimes de Receptação/Receptação Qualificada, a cominação de penas constante do PLC nº 27/15.

7 PROJETOS DE LEI MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL

8 PROJETOS DE LEI MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL V PL nº 7925/2014: - Apresentado em 29/08/2014, criminaliza a comercialização e o uso ilegais do Jammer, com reclusão de 01 a 03 anos e multa, tal como disposto no Art. 266 do atual CP para os crimes de interrupção dos meios de comunicações. - A matéria foi aprovada na CCJC e está Pronta para Pauta em Plenário desde 06/07/ Ações a Realizar: Gestões para aprovação da matéria na Câmara. O Jammer é um Bloqueador de Sinal de Radiocomunicações (BSR) cujo uso no país é autorizado pela ANATEL apenas para estabelecimentos penitenciários (Resolução nº 308-ANATEL, de 11/09/2002). É comercializado de maneira ilegal e muito utilizado pelo assaltantes dos veículos de carga, para neutralizar os sistemas de rastreamento/monitoramento que são acoplados a esses veículos.

9 PROJETOS DE LEI MAIS RELEVANTES, EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL VI PLS nº 229/2014: - Apresentado em 15/07/2014, propõe aplicar as penas em dobro quando a interrupção do serviço de comunicação (caso do uso ilegal do jammer ) for praticado para facilitar ou assegurar a execução de outro crime. - O PLS está na CCJ/SF aguardando designação de Relator desde 10/03/ Ações a Realizar: Gestões para o PLS nº 229/14 tramitar no Senado e, principalmente, para ser incorporado ao texto do novo CP pelo Relator, atualmente Senador ANTONIO ANASTASIA.

10 ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM O PODER EXECUTIVO ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM PODER EXECUTIVO - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

11 ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM O PODER EXECUTIVO REUNIÕES NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (todas com a participação de representantes do setor de transporte de cargas): 30/11/2016 MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES: A pauta principal foi a implementação efetiva do Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas que fora instituído pelo Decreto nº 8.614, de 22 de dezembro de /02/ MINISTRO OSMAR SERRÁGLIO Pauta: 1.1. Custo do roubo de cargas no Brasil reportagem CNTA; 1.2. Recursos para continuidade da Operação Rota Segura da PRF (Período: novembro/16 a março/17); 1.3. Recursos para realização da Operação Asfixia II, que trata da ação conjunta dos órgãos de segurança pública federal (PF, PRF e FNSP) e estadual (PCERJ e PMERJ) voltada a repressão dos roubos de cargas; 1.4. Recursos públicos para financiamento do Programa Carga Presente ; 1.5. Aumento do efetivo policial da PRF e PF no Estado do Rio de Janeiro, bem como investimentos em tecnologia nas rodovias federais (ex.: Alerta Brasil, também alimentada com dados das Concessionárias) existe pedido de concurso para a PRF nacional (1300), que está no MJ desde 30/jan/2017 (Nota Técnica PRF 2/2017); 1.6. Estabelecimento de política permanente de prevenção e combate ao roubo de cargas com participação do setor e envolvimento dos governais estaduais.

12 ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM O PODER EXECUTIVO REUNIÕES NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (todas com a participação de representantes do setor de transporte de cargas): 28/03/ SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS (exclusiva do Gab Dep Hugo Leal) para tratar sobre os Projetos de Lei de interesse para o combate ao roubo de cargas. 16/05/ MINISTRO OSMAR SERRAGLIO (contou também com a participação de deputados Estaduais do Rio de Janeiro). Pauta: 1.1. Requerimento nº 3402, de 2017 Indicação legislativa ao Ministério da Justiça e Segurança Pública relativa à criação do Programa de Apoio a Situações Locais Emergenciais PASLE; Proposta: criação da Gratificação de Reforço de Efetivo Temporário (GRET), para ampliar o efetivo por meio do recrutamento de policiais no horário de folga para atuar, temporariamente, em ações de prevenção e repressão de tipos criminais específicos Recursos para continuidade da Operação Rota Segura da PRF (Período: novembro/16 a março/17); 1.4. Recursos para realização da Operação Asfixia II, que trata da ação conjunta dos órgãos de segurança pública federal (PF, PRF e FNSP) e estadual (PCERJ e PMERJ) voltada a repressão dos roubos de cargas Aumento do efetivo policial da PRF e PF no Estado do Rio de Janeiro, bem como investimentos em tecnologia nas rodovias federais (ex.: Alerta Brasil, também alimentada com dados das Concessionárias) existe pedido de concurso para a PRF nacional (1300), que está no MJ desde 30/jan/2017 (Nota Técnica PRF 2/2017); 1.6. Descontingenciamento de recursos para a PRF contingenciamento linear de 43% no orçamento do MJSP, mas sem atingir a Polícia Federal levará a um índice maior para a PRF e outros setores do MJSP. O orçamento já era 11% inferior a /06/ MINISTRO TORQUATO JARDIM - REPETIÇÃO DAS PAUTAS ANTERIORES.

13 ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM O PODER EXECUTIVO - DESTAQUES CRUZAMENTO DE DADOS ENTRE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA Necessidade de integração e gerenciamento dos bancos de dados entre as polícias para maior efetividade no combate ao roubo de cargas. A ideia é a utilização do centro integrado de comando e controle - CICC para essa finalidade, para utilização efetiva em ações de inteligência.

14 ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM O PODER EXECUTIVO - DESTAQUES AMPLIAÇÃO DOS CONCURSOS PÚBLICOS DA PRF REGIÃO SUDESTE: Foi encaminhado ofício ao Diretor Geral, Renato Antonio Borges Dias, Ofício nº 002/2017, em 31 de janeiro de 2017, solicitando que ele fizesse gestão interna e junto aos Ministérios da Justiça e Planejamento para a realização de concurso público regional para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com vagas, ainda no ano de 2017.

15 ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM O PODER EXECUTIVO - DESTAQUES Implementação efetiva do Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas que fora instituído pelo Decreto nº 8.614, de 22 de dezembro de 2015 A composição o Comitê da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de e Cargas foi publicada no Diário Oficial da União do dia 05 de dezembro. O Comitê será responsável por definir diretrizes para disciplinar a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. O comitê é composto por representantes dos órgãos: PF, PRF, DNIT, ANTT, DENATRAN, CONCPC, CNCG e CONFAZ, responsáveis pelos procedimentos de fiscalização e repressão ao furto e roubo de cargas.

16 ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM O PODER EXECUTIVO - DESTAQUES INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE

17 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE DO PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS PASLE O Programa para Apoio a Situações Locais Emergenciais PASLE tem por objetivo o apoio à redução dos índices de criminalidade nos Estados, a partir da destinação de recursos para pagamento, por prazo determinado, de uma Gratificação de Reforço de Efetivo Temporário GRET, com a finalidade de ampliar o efetivo policial que irá atuar na prevenção ou repressão de tipos criminais específicos. A proposta tem similaridade com os recrutamentos policiais realizados pelos órgãos de segurança pública federais. Quando a PF ou a PRF querem reforçar a equipe policial em uma determinada operação, elas realizam o deslocamento de policiais de outros estados para atendimento daquela situação emergencial, destinando recursos para pagamento das diárias policiais devidas em função do deslocamento. Difere do Regime Adicional de Serviço RAS e do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), instituídos pelo Governo do Estado, pois estes não se destinam a reforçar o efetivo policial para combater delitos específicos.

18 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE FINANCIAMENTO DO PROGRAMA O PASLE ficará vinculado financeiramente ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), já instituído no âmbito do MJ, e operacionalmente à SENASP (responsável pela aprovação da operação específica). Já existe a previsão de apoio aos órgãos de segurança pública estaduais por meio da utilização dos recursos do FNSP em projetos na área de segurança pública destinados a reequipamento, treinamento e qualificação das polícias civis e militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais; sistemas de informações, de inteligência e investigação, bem como de estatísticas policiais; estruturação e modernização da polícia técnica e científica; programas de polícia comunitária e programas de prevenção ao delito e à violência, dentre outros.

19 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE PROCESSAMENTO O planejamento operacional contendo i) a quantidade de policiais; ii) o período de vigência do programa; e iii) a justificativa necessária para sua aprovação, etc., deverá ser preparado e encaminhado pela autoridade superior do órgão policial com atribuição específica na prevenção ou repressão ao delito objeto da presente medida ao Secretário Nacional de Segurança Pública. Ex.: No PASLE para redução dos roubos de cargas do RJ a solicitação de instituição do programa seria encaminhada pelo Chefe de Polícia Civil à SENASP, sendo certo que a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas DRFC ficaria responsável pela Operação Policial decorrente da aprovação do PASLE (cada PASLE corresponderá a uma operação policial)

20 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE CRIAÇÃO DO CONSELHO GESTOR TEMPORÁRIO INTEGRADO POR ENTIDADES DA INICIATIVA PRIVADA Diferentemente do que ocorre normalmente com os projetos custeados pelo FNSP (em que a aplicação dos recursos é administrada por um Conselho Gestor de âmbito nacional), as diversas situações enquadradas e aprovadas no PASLE seriam acompanhadas diretamente por um Conselho Gestor Temporário formado por representantes do MJ e entidades da iniciativa privada afetadas diretamente com o aumento daquela criminalidade específica, as quais estariam encarregadas de avaliar o desempenho e os resultados obtidos com a medida, a partir de todas as informações encaminhadas pelos integrantes das forças policiais designados para aquela atividade, sem prejuízo da avaliação feita pelo órgão responsável pela operação.

21 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE VALOR DA GRATIFICAÇÃO DE REFORÇO DE EFETIVO TEMPORÁRIO - GRET O valor da GRET para o turno de 12 horas efetivas de trabalho, corresponderia a 90% do valor pago pelo Governo Federal referente à indenização de diárias aos servidores públicos federais, em seu último nível, conforme previsto atualmente no Decreto nº 6.907/2009: Classificação do Cargo/Emprego/Função Deslocamentos para Brasília/Manaus/ Rio de Janeiro Deslocamentos para Belo Horizonte/ Fortaleza/Porto Alegre/Recife/ Salvador/São Paulo Deslocamentos para outras capitais de Estados Demais deslocamentos F) FG-1, FG-2, FG-3; GR; FST-1, FST-2, FST-3 do BACEN; FDO-1, FCA-4, FCA- 5 do BACEN; FCT8, FCT9, FCT10, FCT11, FCT12, FCT13, FCT14, FCT15; cargos de nível intermediário e auxiliar 224,20 212,40 200,60 177,00

22 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE PRÉ-REQUISITOS Para participar do PASLE, os integrantes dos órgãos de segurança pública estaduais não poderão estar respondendo a processos administrativos disciplinares no órgão de origem ou a processos judiciais por envolvimentos em crimes, a serem definidos pelo MJ (esse requisito é necessário para fazer uma seleção dentro de cada instituição policial e ainda dissuadir os policiais quanto à prática de infrações específicas). O PASLE faria com que muitos policiais deixassem de trabalhar em bicos privados, para se dedicarem exclusivamente às atividades policiais, uma vez que os resultados alcançados durantes estas atividades, tidas como extras, teriam repercussão direta em sua rotina policial oficial

23 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE EXPERIÊNCIAS SIMILARES No caso do Estado do Rio de Janeiro, um convênio entre a FECOMÉRCIO Federação do Comércio do Rio de Janeiro e o Governo do Estado criou o Projeto Operação Segurança Presente, onde a entidade financia os custos para que policiais militares da ativa e da reserva, militares das forças armadas da reserva e civis atuem no patrulhamento de pontos pré-estabelecidos, de forma ostensiva. Referido projeto é um sucesso e reduziu consideravelmente os crimes nessas regiões. Tanto foi sucesso que expandiu para o Centro, com a Prefeitura também fazendo parte desse em convênio. Foram mais de 2 mil pessoas foram presas em flagrante e 174 foragidos da Justiça, capturados. Houve uma redução de 83% nos roubos na Lagoa e Aterro. No Méier, houve uma redução de 50% nos roubos a transeuntes. Em âmbito federal, a Polícia Federal tem-se utilizado dos recrutamentos policiais como uma forma de driblar o problema relacionado ao efetivo policial e tem conseguido satisfatoriamente realizar operações policiais complexas. O mesmo tem sido feito pela Polícia Rodoviária Federal.

24 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE DA COMPATIBILIDADE E DAS VANTAGENS DO PASLE EM RELAÇÃO AO EMPREGO DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE INTEGRANTES DAS FORÇAS ARMADAS A implantação do PASLE não tem o escopo de substituir a atuação feita por esses órgãos, na medida em que se restringiria a situações específicas e emergenciais que demandam o reforço de policiais com experiência e treinamento específico para combater um determinado tipo criminoso, cujo aumento dos índices vem alterando a rotina diária dos cidadãos e, ainda, quando o Estado não vem conseguindo, por seus próprios meios, contê-lo.

25 INDICAÇÃO LEGISLATIVA PROGRAMA DE APOIO A SITUAÇÕES LOCAIS EMERGENCIAIS - PASLE DA ECONOMICIDADE DA MEDIDA Tendo como exemplo o emprego da FNSP durante o período de 29/12/2016 a 02/03/2017, cujos resultados nos foram encaminhados a partir da Resposta ao Requerimentos de Informações nº 2765/2017 e 2795/2017: a. O valor gasto para manutenção de 60 homens da FNSP, distribuídos em 8 equipes por turno de serviço, durante aproximadamente 60 dias, somado aos gastos com combustível e manutenção de viaturas, foi de R$ ,00; b. Com esse mesmo valor seria possível, pelo mesmo período, aumentar o número de equipes de 8 para 37, e praticamente dobrar o número de policiais de 60 para 111; c. No emprego do efetivo da FNSP o custo de um policial ficaria em R$ 224,20, com o Governo Federal tendo que arcar com o mesmo valor em seus dias de folga, o custo unitário de um integrante do PASLE ficaria em R$ 201,60, não havendo que arcar com os dias de folga, pois a GRET seria devida somente pelas horas trabalhadas; d. Vale mencionar ainda que o emprego da FNSP ainda traz o custo operacional de combustível e manutenção médio de cada viatura, que é de R$ 1.500,00.

26 OBRIGADO! Site: Twitter: #dephugoleal

A EVOLUÇÃO DO ROUBO DE CARGAS NO BRASIL E NO RIO DE JANEIRO

A EVOLUÇÃO DO ROUBO DE CARGAS NO BRASIL E NO RIO DE JANEIRO A EVOLUÇÃO DO ROUBO DE CARGAS NO BRASIL E NO RIO DE JANEIRO Eduardo F. Rebuzzi Presidente da Fetranscarga Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro *2016 9.870 ROUBOS DE CARGA NO

Leia mais

egurança Pública Segurança Pública

egurança Pública Segurança Pública V S egurança Pública Segurança Pública mensagem presidencial Segurança pública Desde 2003, as ações do Governo Federal para a garantia da segurança pública têm como objetivo agir sobre as causas da criminalidade

Leia mais

ANEXO I. a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. CARGO/ FUNÇÃO N o

ANEXO I. a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. CARGO/ FUNÇÃO N o (Anexo II do Decreto n o 6.061, de 15 de março de 2007) a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. UNIDADE CARGO/ FUNÇÃO N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

SUBCOMISSÃO DE COMBATE AO CONTRABANDO DE CIGARROS RELATÓRIO

SUBCOMISSÃO DE COMBATE AO CONTRABANDO DE CIGARROS RELATÓRIO SUBCOMISSÃO DE COMBATE AO CONTRABANDO DE CIGARROS RELATÓRIO Combater a prática criminosa do contrabando de cigarros vai muito além de uma ação de segurança pública e de persecução penal. No momento atual

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA NORDESTE DESAFIOS E OPORTUNIDADES

SEGURANÇA PÚBLICA NORDESTE DESAFIOS E OPORTUNIDADES SEGURANÇA PÚBLICA NORDESTE DESAFIOS E OPORTUNIDADES TEMA RECORRENTE ÍNDICES DE SEGURANÇA PÚBLICA BRASIL 61.283 Vítimas 29,7 assassinatos/100.000 hab. Média ONU Média Brasil: 3X NORDESTE 24.825 Vítimas

Leia mais

1. Questões Prova ALE GO Policial Legislativo... 2

1. Questões Prova ALE GO Policial Legislativo... 2 1. Questões Prova ALE GO Policial Legislativo... 2 Questões de Legislação Específica para a ALE GO/2019 1 1. QUESTÕES PROVA ALE GO POLICIAL LEGISLATIVO 3. [IADES POLICIAL LEGISLATIVO ALE GO] A Certo. Sim,

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

LEI ORDINÁRIA Nº 1.118, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018.

LEI ORDINÁRIA Nº 1.118, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018. LEI ORDINÁRIA Nº 1.118, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018. SÚMULA: Regula a instalação e operação do sistema de videomonitoramento das vias públicas e o tratamento das imagens, das informações e dos dados produzidos,

Leia mais

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL ACADEMIA NACIONAL DE POLICIA Constituição da República Federativa do Brasil Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito

Leia mais

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível.

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. EIXO I - Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalismo 1. Divulgação das atribuições específicas de cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. 1 EIXO

Leia mais

O Roubo de Cargas no Brasil. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA Fortaleza/ CE - 30/11/2016

O Roubo de Cargas no Brasil. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA Fortaleza/ CE - 30/11/2016 O Roubo de Cargas no Brasil XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA Fortaleza/ CE - 30/11/2016 Transporte Rodoviário de Cargas Perfil do Setor Autônomos...621.543 registros/ 779.745 veículos Empresas...160.070

Leia mais

ESTRUTURA DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SENASP (1/5) (Decreto nº de 12 de fevereiro de 2016)

ESTRUTURA DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SENASP (1/5) (Decreto nº de 12 de fevereiro de 2016) ESTRUTURA DA SECRETARIA NACIONAL DE SENASP (1/5) SECRETARIA NACIONAL DE ASSESSOR DAS 102.4 DAS 101.6 Conselho Nacional de Segurança Pública CHEFE DE GABINETE DE INTELIGÊNCIA ENFRENTAMENTO ÀS AÇÕES CRIMINOSAS

Leia mais

Direito. Constitucional. Segurança Pública

Direito. Constitucional. Segurança Pública Direito Constitucional Segurança Pública CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas

Leia mais

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)?

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? Quer receber mais materiais assim? Cadastre-se em nossa lista VIP gratuitamente. 2 A proposta de redação de concursos envolvendo

Leia mais

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS

PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS PRINCIPAIS PROJETOS DE LEI DE INTERESSE SOBRE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADAS Atualizado até 07/08/2019 RESUMO AUTOR(A) SITUAÇÃO PLP (Projeto de 31/10/2017. Projeto de lei apresentado em

Leia mais

PARECER N, DE RELATOR: Senador HUMBERTO COSTA. A proposição é estruturada em quatro artigos.

PARECER N, DE RELATOR: Senador HUMBERTO COSTA. A proposição é estruturada em quatro artigos. PARECER N, DE 2012 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 34, de 2012 (PL n 3.331, de 2012, na origem), da Presidenta da República, que acresce o art. 135-A

Leia mais

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL 1. Construção de unidades prisionais com capacidade máxima entre 300 e 500 presos e em modelo de operação e administração idêntico à Penitenciária Estadual de Canoas I; 2.

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador EDUARDO AMORIM

PARECER Nº, DE Relator: Senador EDUARDO AMORIM PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 619, de 2015, do Senador Raimundo Lira, que altera o Decreto- Lei

Leia mais

Acompanhamento Parlamentar

Acompanhamento Parlamentar 27 de Março de 2019 Reunião Plenária ABRAGE Brasília PL 550/19 Segurança de Barragens Autoria: Senadora Leila Barros (PSB/DF) Relator: Senador Antônio Anastasia (PSDB/MG) O PLS 550/2019, originado do Senado,

Leia mais

Segurança Pública em Debate*

Segurança Pública em Debate* 8º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública (IDP e FGV Projetos) Segurança Pública em Debate* Felipe Scudeler Salto (Diretor-Executivo) Gabriel Leal de Barros (Diretor)

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2017.

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2017. PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2017. Dispõe sobre a cassação da eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços

Leia mais

Quanto custa o roubo de cargas no Brasil?

Quanto custa o roubo de cargas no Brasil? Quanto custa o roubo de cargas no Brasil? Março/2017 Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Gerência de Estudos de Infraestrutura Diretoria de Desenvolvimento Econômico Sistema FIRJAN O roubo de cargas

Leia mais

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional 7 4 5 16 Questões Difíceis 3 3 2 8 Questões Fáceis 4 1 3 8 Total geral 7 4 5 16 Quant.

Leia mais

Apresentação da Frente Parlamentar

Apresentação da Frente Parlamentar Apresentação da Frente Parlamentar A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e do Combate à Pirataria, que tem como Presidente e 1º e 2º Vice-Presidentes, os Deputados Fernando Francischini

Leia mais

I Seminário de Representantes

I Seminário de Representantes I Seminário de Representantes do Sistema Confea/Crea PLS 58/2008 - controle das obras públicas inacabadas altera os Artigos nº 27 e 34 da Lei nº 5.194, de 24/12/1966. (Cada artigo lista, respectivamente,

Leia mais

Senador Eunício Oliveira Presidente da Mesa do Congresso Nacional

Senador Eunício Oliveira Presidente da Mesa do Congresso Nacional Ofício nº (CN) Brasília, em de de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Rodrigo Maia Presidente da Câmara dos Deputados Assunto: Encaminha processado de Medida Provisória. Senhor Presidente, Encaminho

Leia mais

Deputados aprovam texto-base da PEC 443

Deputados aprovam texto-base da PEC 443 De 07 a 13 de agosto de 2015 - Edição nª 009 Deputados aprovam texto-base da PEC 443 Após diversas tratativas e inúmeros esforços para colocar a PEC 443 em pauta, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou

Leia mais

ANEXO I. Coordenação 3 Coordenador Assistente Técnico Divisão 4 Chefe Serviço 4 Chefe 101.1

ANEXO I. Coordenação 3 Coordenador Assistente Técnico Divisão 4 Chefe Serviço 4 Chefe 101.1 ANEXO I (Anexo II do Decreto n o 6.061, de 15 de março de 2007) a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFI- CADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. UNIDADE CARGO/ FUNÇÃO N o DENOMINAÇÃO

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

SENADO FEDERAL Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle

SENADO FEDERAL Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle SENADO FEDERAL Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle Nota Técnica sobre Adequação Orçamentária e Financeira Brasília, 30 de dezembro de 2005 Assunto: Subsídios para emissão de parecer quanto

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA 1 SEGURANÇA PÚBLICA TERÁ GESTÃO E METAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA E CRIME ORGANIZADO O crime gera insegurança nas cidades e no campo, destrói as nossas famílias e reduz

Leia mais

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores Responsável Técnico: Everton M. Paim é advogado graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS; Especializando em direito

Leia mais

2016, Conselho Nacional do Ministério Público Permitida a reprodução mediante citação da fonte Composição do CNMP: Rodrigo Janot Monteiro de Barros

2016, Conselho Nacional do Ministério Público Permitida a reprodução mediante citação da fonte Composição do CNMP: Rodrigo Janot Monteiro de Barros Agenda Legislativa 2016.indd 1 13/05/2016 11:35:10 2016, Conselho Nacional do Ministério Público Permitida a reprodução mediante citação da fonte Composição do CNMP: Rodrigo Janot Monteiro de Barros (Presidente)

Leia mais

Secretaria Municipal de Defesa Social PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Secretaria Municipal de Defesa Social PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE SETEMBRO 2008 Santa Cruz do Capibaribe é a cidade líder do segundo maior pólo de confecções do Brasil. Sua população é de aproximadamente 75.000 habitantes.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA 1. Introdução Segurança Pública 2. Órgãos Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

SEJUSP-MS MODERNIZA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES POLICIAIS E GARANTE MAIS UM ALIADO NO COMBATE À CRIMINALIDADE

SEJUSP-MS MODERNIZA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES POLICIAIS E GARANTE MAIS UM ALIADO NO COMBATE À CRIMINALIDADE Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. SEJUSP-MS MODERNIZA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES POLICIAIS E GARANTE MAIS UM ALIADO NO COMBATE À CRIMINALIDADE Perfil

Leia mais

O Papel do Município na Segurança Pública

O Papel do Município na Segurança Pública O Papel do Município na Segurança Pública FATORES INDUTORES DA VIOLÊNCIA Êxodo rural Crescimento urbano desordenado Desigualdade social IMPUNIDADE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Responsabilidade recai predominantemente

Leia mais

COMISSÕES PARLAMENTARES

COMISSÕES PARLAMENTARES COMISSÕES PARLAMENTARES O QUE SÃO? São organismos instituídos em cada Câmara (ou, conjuntamente, no Congresso Nacional), compostos de número geralmente restrito de membros, encarregados de: estudar e examinar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA D E C R E T O Nº 8.948, de 18 de março de 2010 EMENTA: Cria e regulamenta o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Itabuna GGI-M e, dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ITABUNA, no uso

Leia mais

TRÂNSITO E MOBILIDADE TRÂNSITO E MOBILIDADE. Os desafios da mobilidade urbana

TRÂNSITO E MOBILIDADE TRÂNSITO E MOBILIDADE. Os desafios da mobilidade urbana TRÂNSITO E MOBILIDADE TRÂNSITO E MOBILIDADE Os desafios da mobilidade urbana Os desafios da mobilidade urbana Primeira parte Primeira parte TRÂNSITO MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO Antecedentes Históricos

Leia mais

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA

DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA Desde 1948, provendo informações na PMMG II Encontro de Inteligência e Estratégia 2014 Polícia orientada pela Inteligência de Segurança Pública Belo Horizonte, 05 de novembro

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007)

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) (Apensos os Projetos de Lei nºs. 6132, de 2002; 3716, de 2004;

Leia mais

5) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017) Os Deputados Distritais serão submetidos a julgamento perante o STJ.

5) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017) Os Deputados Distritais serão submetidos a julgamento perante o STJ. Simulados Inéditos de Regimento Interno da CLDF - 2017 Profs. Fabrício Rêgo e Yuri Moraes Aula 01 5) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017) Os Deputados Distritais serão submetidos a julgamento perante o STJ. 6) (ESTRATÉGIA/CLDF/2017)

Leia mais

INDICADORES E METAS ESTRATÉGICOS

INDICADORES E METAS ESTRATÉGICOS 1 Reduzir homicídios Redução do número de homicídios Identificar a redução do número de homicídios no país 5% ao ano por 3 anos ou 15 % no final de 2018 2 Reduzir a violência no trânsito das rodovias federais

Leia mais

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016

VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 VERDADES & EQUÍVOCOS SOBRE A PEC 40/2016 1. A PEC 40/2016 VISA EXCLUSIVAMENTE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)? Resposta: NÃO. O objetivo da proposta é estabelecer um padrão mínimo de organização e

Leia mais

RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL RESULTADO DA PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL SENADO FEDERAL Plenário 06 a 08/06 14h Sessão deliberativa Nessa semana, o Plenário do Senado pode aprovar, em segundo turno, a proposta de emenda constitucional

Leia mais

CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS. ANTONIO CARLOS VIDEIRA Superintendente de Segurança Pública/SEJUSP MS Brasília - DF, 27 de outubro de 2015

CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS. ANTONIO CARLOS VIDEIRA Superintendente de Segurança Pública/SEJUSP MS Brasília - DF, 27 de outubro de 2015 CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS ANTONIO CARLOS VIDEIRA Superintendente de Segurança Pública/SEJUSP MS Brasília - DF, 27 de outubro de 2015 Características das Fronteiras 7.363 km de Linha seca 9.523 km de rios

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS FENEME PALESTRA RECIFE - RJ

FEDERAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS FENEME PALESTRA RECIFE - RJ FEDERAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS FENEME PALESTRA RECIFE - RJ A FENEME EVENTOS REUNIÕES COM DIRIGENTES DE ENTIDADES EVENTOS ENEME 16 Encontros Nacionais EVENTOS EVENTOS PARTICIPAÇÃO

Leia mais

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Ref. Proc. nº 5236/13 Proposição: PEC 412/2009 Ementa: Altera o 1º do art. 144 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização da Polícia Federal. Explicação da Ementa:

Leia mais

CONSIDERAÇÕES PARA APERFEIÇOAMENTO DO PL 6662/2016. Brasília

CONSIDERAÇÕES PARA APERFEIÇOAMENTO DO PL 6662/2016. Brasília CONSIDERAÇÕES PARA APERFEIÇOAMENTO DO PL 6662/2016 Brasília 2017 1. INTRODUÇÃO E CONTEXTO INICIAL Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6662/2016, que institui o Sistema Nacional de Segurança

Leia mais

ANEXO I. (Anexo II do Decreto n o 6.061, de 15 de março de 2007)

ANEXO I. (Anexo II do Decreto n o 6.061, de 15 de março de 2007) ANEXO I (Anexo II do Decreto n o 6.061, de 15 de março de 2007) a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFI- CADAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. UNIDADE CARGO/ FUNÇÃO DENOMINAÇÃO NE/DAS/

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES

RELATÓRIO FINAL. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES RELATÓRIO FINAL Da COMISSÃO TEMPORÁRIA EXTERNA AÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - CTESEGPUBLICA, sobre o desempenho de suas atividades. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES I RELATÓRIO Em consonância

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Fevereiro/2018 Página 1 de 10 DECRETO Nº N.NNN, DE DD DE MÊS DE 2018. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º A, DE 2012 (Do Senado Federal)

PROJETO DE LEI N.º A, DE 2012 (Do Senado Federal) *C0048500E* C0048500E CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.742-A, DE 2012 (Do Senado Federal) PLS nº 179/08 Ofício nº 2.220/12 - SF Autoriza o Poder Executivo a instituir o adicional por atividade

Leia mais

IX Curso de Extensão em Defesa Nacional / UFMT. A Segurança das Áreas de Fronteira Brasileira em Face dos Ilícitos Transnacionais

IX Curso de Extensão em Defesa Nacional / UFMT. A Segurança das Áreas de Fronteira Brasileira em Face dos Ilícitos Transnacionais SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA IX Curso de Extensão em Defesa Nacional / UFMT A Segurança das Áreas de Fronteira Brasileira em Face dos Ilícitos Transnacionais Cuiabá - MT, 02 a 06 de junho de

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO A CRIAÇÃO DO NOVO MINISTÉRIO Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33

MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33 MP 814/2017, PL 9463/2018 e PL da CP 33 21 de março de 2018 MP 814/2017 setor elétrico Tema: Conhecida por alterar a Lei 10.848/2004, revogando o artigo que exclui a Eletrobras e suas subsidiárias do Programa

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 1 CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP ( )

III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP ( ) Seminário da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) III Plano Nacional de Combate à Pirataria Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual - CNCP (2013-2016)

Leia mais

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por:

Art. 1º Fica instituído o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP. 1º O Corpo será constituído por: LEI Nº 13.718, de 02 de março de 2006 Dispõe sobre o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, Faço saber a todos os habitantes deste Estado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Noções gerais Parte 3 Prof. Thiago Almeida Transferência das investigações: Art. 2º, 4º - O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso

Leia mais

Faço saber que a Câmara aprova e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Faço saber que a Câmara aprova e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI nº 1.204/2016 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2016 (Iniciativa do Poder Executivo) ALTERA A FORMAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Faço saber que a Câmara aprova e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIÇÕES

Leia mais

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa Atividade Legislativa - Tramitação de Matérias

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa Atividade Legislativa - Tramitação de Matérias Identificação da Matéria PROJETO DE LEI DO SENADO N º 369, DE 2008 Autor: SENADOR - Expedito Júnior Ementa: Veda a realização de concurso público exclusivo para a formação de cadastro de reserva. Assunto:

Leia mais

Segunda-feira, 01/07/2019

Segunda-feira, 01/07/2019 Segunda-feira, 01/07/2019 COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS CAE Ciclo de Debates Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Goiás Às 13h CICLO DE DEBATES Assunto / Finalidade: Debater o Projeto de

Leia mais

O Roubo de Cargas no TRC. ExpoGPS 2009 Seminário GRISTEC

O Roubo de Cargas no TRC. ExpoGPS 2009 Seminário GRISTEC O Roubo de Cargas no TRC ExpoGPS 29 Seminário GRISTEC São Paulo / SP 23 / Jul / 29 1º Seminário de Gerenciamento de Riscos 1. ROUBO / FURTO DE CARGAS 1.1- Panorama Nacional ROUBO DE CARGAS - BRASIL (Índices

Leia mais

Lei 4.898/65- Abuso de Autoridade

Lei 4.898/65- Abuso de Autoridade 1. Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PRF Prova: Policial Rodoviário Federal Considere que um PRF aborde o condutor de um veículo por este trafegar acima da velocidade permitida em rodovia federal. Nessa situação,

Leia mais

Não é permitida a reprodução deste material.

Não é permitida a reprodução deste material. SISBIN Decreto nº 4.376/02 Profª Mariana Barreiras sisbin Instituído pela Lei nº 9.883/99 Não é órgão sisbin Objetivo: integrar as ações de planejamento e execução da atividade de inteligência Finalidade:

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014).

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). 1 NOTA TÉCNICA Nº 15/2013 Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais

Leia mais

Projeto Aprendiz Cidadão

Projeto Aprendiz Cidadão JUSTIFICATIVA Projeto Aprendiz Cidadão O projeto Aprendiz Cidadão é uma parceria entre a Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) e as instituições de Ensino da Baixada Santista que atuam no Programa Jovem

Leia mais

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/43 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 34 Emprego de tempos e modos verbais... 41 Vozes

Leia mais

SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO

SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO MISSÃO DO EXÉRCITO - SIPLEx 1 2008 SUMÁRIO DA MISSÃO DO EXÉRCITO - SIPLEx 1 1. GENERALIDADES 12 2.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andorinha publica:

Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Prefeitura Municipal de Andorinha 1 Terça-feira Ano IV Nº 1091 Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Lei N 054 de - Dispõe sobre a proibição de entrada e permanência de pessoas em estabelecimentos

Leia mais

Origem da PEC da Segurança

Origem da PEC da Segurança Objetivo Despertar junto a parlamentares, representantes de classe, formadores de opinião, imprensa e cidadãos um olhar sobre a Proposta de Emenda Constitucional 423/2014, a PEC da Segurança, que visa

Leia mais

SINESP Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas

SINESP Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas SINESP Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas Conceito Modelo Atual Modelo Proposto O Projeto Desenho da Solução Principais Entregas para 2012 O que é o SINESP?

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 6.907, DE 21 DE JULHO DE 2009. Altera dispositivos dos Decretos n os 71.733, de 18 de janeiro de 1973, 825, de 28 de maio

Leia mais

CARTA DE TERESINA. Teresina- Piauí, 06 de março de 2018

CARTA DE TERESINA. Teresina- Piauí, 06 de março de 2018 CARTA DE TERESINA Teresina- Piauí, 06 de março de 2018 Os ESTADOS DE ALAGOAS, BAHIA, CEARÁ, MARANHÃO, PARAÍBA, PERNAMBUCO, PIAUÍ, RIO GRANDE DO NORTE, E SERGIPE, por intermédio de seus Governadores, reuniram-se

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Sistema Nacional de Trânsito Disposições Gerais e Composição do SNT Prof. Denis Brasileiro Art. 5º O SNT é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do DF e dos Municípios

Leia mais

Legislação das Casas Legislativas

Legislação das Casas Legislativas CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Legislação das Casas Legislativas Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Legislação das Casas Legislativas... 3 Regimento Interno da Câmara

Leia mais

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU 1. (Cespe, 2015. MPU: Analista) Um procurador da República está atuando em determinado processo criminal sobre tráfico ilícito de drogas. Nessa situação, conforme o princípio

Leia mais

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL CONGRESSO NACIONAL Plenário da Câmara 16/06 19h Sessão conjunta O Congresso Nacional se reúne amanhã, às 19 horas, para analisar seis vetos presidenciais a projetos de lei. SENADO

Leia mais

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm e define crimes.

Leia mais

LEI Nº 4.917, DE 27 DE AGOSTO DE Projeto de Lei de autoria do Prefeito Municipal

LEI Nº 4.917, DE 27 DE AGOSTO DE Projeto de Lei de autoria do Prefeito Municipal Projeto de Lei de autoria do Prefeito Municipal Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal COMPBEA e a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem- Estar Animal FUBEM

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA

ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA ESTATUTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA Art.1 - A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS- SNA, constituída de acordo com o Ato

Leia mais

1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2

1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2 1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2 Questões Estatuto e Código Disciplinar dos Militares do Estado do Espirito Santo 2018 1 1. TÉCNICO LEGISLATIVO CLDF (AGENTE DE POLÍCIA LEGISLATIVA)

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.992, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Texto compilado Dispõe sobre a concessão de diárias no âmbito da administração federal

Leia mais

Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5992compilado.htm DECRETO Nº 5.992, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO 1 ART. 42 - VEDAÇÕES de 1º de maio a 31 de dezembro: Contrair obrigação de despesa, nos últimos 8 meses, que não possa ser cumprida (paga)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Lei 9807/99 Lei de Proteção a vítimas e a testemunhas Profa. Letícia Delgado Lei de proteção a vítimas e testemunhas 1)Previsão legal: Lei 9807/1999 Estabelece normas

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 559, de 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 559, de 2013 Autoria: Comissão - CT - Modernização da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) Ementa: Institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Explicação

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2018 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 19, de 2018 (nº 3.734, de 2012, na Casa de origem), do Poder Executivo, que disciplina a organização

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 19/2017

NOTA TÉCNICA N o 19/2017 NOTA TÉCNICA N o 19/2017 Brasília, 18 de abril de 2017. ÁREA: Assistência Social TÍTULO: Recursos para os Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA) REFERÊNCIAS: Lei Federal 4.320, de 17 de março

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais