Universidade Federal Fluminense. Glauco Bruce Rodrigues

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal Fluminense. Glauco Bruce Rodrigues"

Transcrição

1 Universidade Federal Fluminense Glauco Bruce Rodrigues

2 O estruturalismo: instâncias, esferas, contradições primárias e secundárias, hierarquias e determinações sociais. O Estado: objeto privilegiado da Geografia Política; incorporado à análise crítica como um dos centros de poder da sociedade por sua capacidade de produzir e organizar o espaço geográfico (planejamento, leis, normas e recursos) para facilitar a reprodução do capitalismo. Capitalismo: análise a partir de sua lógica de reprodução, mecanismos de exploração e reprodução, as relações sociais de produção e o desenvolvimento das forças produtivas

3 Negligência da disciplina para com a questão Predomínio do olhar de sobrevoo Trabalhos sistemáticos a partir da década de 80 No Brasil, a grande parte dos trabalhos tinha um caráter empírico e descritivo, como ADÃO (1983), MIZUBUTI (1986), SILVA (1986). Hegemonia do marxismo estruturalista. Com as importantes exceções de GONÇALVES (1984) e SOUZA (1988). Predomínio dos estudos agrários, que apresentam uma densidade teórica e metodológica maior do que os estudos de ativismos e movimentos urbanos FERNANDES (1996, 2000a, 2000b, 2001), OLIVEIRA (1996, 2005) e GONÇALVES (1998, 1999, 2001, 2002)

4 A década de 90 é caracterizada pela estagnação dos estudos sobre ativismos e movimentos sociais: desarticulação dos ativismos de bairros e de favelas, cooptação de líderes, atrelamento dos ativismos e movimentos aos partidos políticos, crescimento do tráfico de drogas, diminuição da margem de manobra e da capacidade de ação. Retomada do interesse pela questão a partir do ano 2000, caracterizada pela maior diversidade temática (sem-teto, hip hop, cursos pré-vestibulares) e adensamento teórico e metodológico. No entanto, ainda é predominante o aspecto empírico, descritivo e utilização da teoria dos bens de consumo coletivo. ENG, ANPEGE, etc.

5 Uma distinção empiricamente difícil, mas teoricamente necessária: distinção de conteúdos. Ações espontâneas (saques, quebra-quebra, bloqueios) sem formulação, sem projeto político, sem discurso articulado e identidades constituídas, sem tática e estratégia não são ativismos. São verbalizações, canalizações de revoltas e frustrações. Ativismos sociais reivindicativos são experiências e ações sociais caracterizadas um determinado grau de organização, uma identidade coletiva, um discurso, objetivos definidos e estratégias de ação. Englobam reivindicações pontuais e paroquiais, horizonte de luta política reduzido, pouca capacidade de articulação teórica e política da conjuntura com a estrutura Os movimentos sociais são um tipo específico de ativismos: Os movimentos sociais são um tipo especial de ativismo. Os movimentos sociais representam uma contestação da ordem sócio-espacial hegemônica.

6 O espaço de referência identitária, O espaço enquanto lugar, ou seja, uns espaços vividos e percebidos, apropriados simbólica e afetivamente; As estratégias espaciais, ou seja, as formas como o espaço é utilizado tática e estrategicamente pelos ativismos durante suas lutas; A forma como o substrato espacial (a materialidade) influencia, condiciona ou determina as demandas ou questões que são a razão de existência do ativismo ; As transformações espaciais realizadas pelos ativismos a partir das relações sociais e de poder produzidas de forma imanente. Novas relações sociais e de poder engendram novas espacialidades.

7 Os protagonistas: quem são aqueles que estão se colocando em movimento, suas identidades, discursos produzidos, classe social, espaço de referência identitário instituído, onde vivem, como vivem, o que pensam de si e do mundo. Os motivos/objetivos - remetem às causas pelas quais as pessoas estão se mobilizando, seus objetivos e interesses. Não considerar apenas os aspectos materiais, mas também os subjetivos, aqueles que legitimam a razão da existência da luta. As formas de organização como determinado movimento social se organiza, como ele se estrutura para alcançar seus objetivos.

8 Os tipos de manifestações e estratégias de ação: são as práticas, ações e estratégias desenvolvidas pelo movimento sociais para conseguir alcançar seus objetivos. Ex: ocupações, bloqueio de terras e estradas, greves, motins, vigílias, confrontos armadas, etc. As escalas: possui um duplo aspecto, de extensão, quando informa sobre a área de abrangência e/ou ação de um movimento social, e de qualidade, que refere-se a capacidade de articulação política e econômica (agenciamento de recursos).

9 Recorte temático ( objeto ): a experiência anarquista durante a Guerra Civil Espanhola. Objetivos: A análise da espacialidade anarquista, com destaque para as práticas e estratégias espaciais e o grau de radicalidade dos processos de refuncionalização espacial e de reestruturação territorial. Oferecer um panorama geral e introdutório sobre a experiência espanhola através dá dinâmica sócio-espacial

10 O anarquismo clássico : um longo século XIX O conflito discursivo sobre o significado de anarquia, anarquismo e anarquista. O plano político, que apresenta quatro aspectos fundamentais: 1. a liberdade (individual e coletiva); 2. abolição do Estado e da propriedade privada; 3. a autogestão social; 4. o conteúdo de classe

11 Constituição do movimento anarquista na década de 1860 Condições que favoreceram o desenvolvimento do anarquismo na Espanha: forte tradição comunitária, regionalista e de autonomia local (descentralização), federalismo político (Py y Margall), elevada desigualdade socioeconômica, elevada exploração do trabalho, principalmente no campo, ausência de um projeto político adequado ao proletariado e campesinato espanhol. Estruturação das organizações anarquistas (jornais, sindicatos, grupos de afinidade, organizações comunitárias e culturais) Fundação da Confederação Nacional do Trabalho CNT (1910) Fundação da Federação Anarquista Ibérica FAI (1927)

12 Terra e poder % População Evolução da população urbana Fonte: Instituto Nacional de Estadística (adaptado) Fonte:

13 Primário Secundário Terciário Fonte: Instituto Nacional de Estadística (adaptado). Disponível em:

14 Tamanho da propriedade Nº de estabelecimentos (%) Superfície total (%) Menos de 10ha ha -100ha 19,2 30,5 100ha -500ha 1,4 19,3 Acima de 500ha 0,4 37,2 Fonte: Adaptado de CASANOVA, 2006:42-43.

15 LA CORUNA LUGO OVIEDO SANTANDER VIZCAYA GUIPUZCOA PONTEVEDRA ORENSE LEON ZAMORA PALENCIA VALLADOLID BURGOS ALAVA NAVARRA LOGRONO ZARAGOZA SORIA HUESCA LERIDA BARCELONA GERONA Eleições gerais de 1931 SALAMANCA CACERES ÁVILA SEGOVIA TOLEDO MADRID GUADALAJARA CUENCA TERUEL CASTELLON TARRAGONA PALMA DE MALLORCA VALENCIA BADAJOZ CIUDAD REAL ALBACETE ALICANTE HUELVA SEVILLA CORDOBA JAEN GRANADA ALMERIA MURCIA Coligação republicano-socialista Partidos de centro-direita N MALAGA CADIZ Eleições gerais de 1933 LA CORUNA PONTEVEDRA LUGO ORENSE OVIEDO LEON ZAMORA SALAMANCA VIZCAYA SANTANDER GUIPUZCOA ALAVA NAVARRA PALENCIA BURGOS GERONA LOGRONO HUESCA LERIDA BARCELONA SORIA VALLADOLID ZARAGOZA SEGOVIA TARRAGONA GUADALAJARA ÁVILA TERUEL MADRID CASTELLON CACERES TOLEDO CUENCA PALMA DE MALLORCA VALENCIA BADAJOZ CIUDAD REAL ALBACETE ALICANTE CORDOBA JAEN MURCIA Republicanos e socialistas Coligação de centro-direita HUELVA SEVILLA GRANADA ALMERIA N CADIZ MALAGA

16 LA CORUNA LUGO PONTEVEDRA ORENSE OVIEDO LEON SANTANDER VIZCAYA GUIPUZCOA ALAVA NAVARRA PALENCIA BURGOS LOGRONO HUESCA LERIDA GERONA ZAMORA VALLADOLID SORIA ZARAGOZA BARCELONA SEGOVIA TARRAGONA SALAMANCA ÁVILA MADRID GUADALAJARA TERUEL CASTELLON CACERES TOLEDO CUENCA VALENCIA PALMA DE MALLORCA BADAJOZ CIUDAD REAL ALBACETE ALICANTE HUELVA SEVILLA CORDOBA JAEN GRANADA ALMERIA MURCIA Frente Popular Frente Nacional N CADIZ MALAGA

17 O aumento da conflitividade social e o início da Guerra Civil Greves, insurreições e manifestações protagonizadas pelos trabalhadores. Formação de milícias e grupos armados por todas as organizações políticas e civis. Conflitos armados, brigas de rua, assassinatos, incêndios, ameaças, sequestros. Articulação do campo nacionalista para a execução de um golpe militar. Assassinato de Calvo Sotelo, deputado pelo partido Renovación Española.

18 O cerco ao Quartel La Montaña (Madri)

19

20 Os territórios em conflito em julho de 1936 Fonte: SALVADÓ, 2008:18

21 Províncias com maior concentração de militantes CNT-FAI (1936) LA CORUNA OVIEDO LUGO PONTEVEDRA LEON ORENSE SANTANDER GUIPUZCOA ALAVA PALENCIA NAVARRA BURGOS LOGRONO HUESCA LERIDA GERONA ZAMORA VALLADOLID SORIA ZARAGOZA SEGOVIA SALAMANCA GUADALAJARA ÁVILA TERUEL MADRID BARCELONA TARRAGONA CASTELLON TOLEDO CUENCA CACERES VALENCIA PALMA DE MALLORCA BADAJOZ CIUDAD REAL ALBACETE CORDOBA JAEN MURCIA ALICANTE HUELVA SEVILLA MALAGA CADIZ GRANADA ALMERIA CNT-FAI N

22 Organização federativa sindical multiescalar de um ramo industrial

23

24 A descentralização do poder: comunas e comitês locais Decomposição do aparelho de Estado; Reorganizar as atividades do cotidiano; Autogestão local através das comunas e comitês; Reestruturação territorial, novas redes de poder local.

25 As coletivizações e a autogestão da produção Coletivização: os meios de produção pertencem àcoletividade dos trabalhadores. Autogestão da produção. Distribuição mais igualitária da riqueza. Tentativa de redução das desigualdades entre os trabalhadores.

26 Moeda local (Tarragona, 1936) Moeda emitida pelo Conselho Popular de Barbastro (Huesca) Vale de cooperativa Vale emitido pelo sindicato dos barbeiros (Barcelona)

27 Asturias País Vasco Cantabria Galicia Navarra Castilla y León La Rioja Aragón (30%) Cataluña (37%) Madrid Extremadura (0,6%) Castilla-La Mancha Levante (7,1%) (8,8%) Andalucía (1,4%) Murcia Nº estimado de coletividades Acima de 300 Entre 100 e 300 Abaixo de 100 N A estimativa mais realista sobre o número de pessoas diretamente envolvidas nas coletivizações (trabalhadores e suas famílias) é de aproximadamente 1,9 milhões de pessoas de uma população de aproximadamente 12 milhões no território republicano.

28 Cataluña Aragón Madrid Extremadura Castilla-La Mancha C. Valenciana Andalucía Murcia Semdados Acima de 35% 21% a 35% 11% a 20% Até 10% Território nacionalista N A área total coletivizada representa 18,5% dá superfície cultivada total do território republicano e 54% (2.947ha) do total das terras expropriadas (5.459ha).

29 Coletivização industrial Concentrada no norte da Espanha: Catalunha, País Basco e Astúrias. Estruturas industriais dispersas em outras províncias importantes, como Sevilha, Madri, Valência e Saragoça. Catalunha foi o centro da experiência: maior concentração industrial; maior movimento operário e anarquista da Espanha. A organização do trabalho (autogestão) e a distribuição da riqueza. Processos de reestruturação produtiva. As estratégias do Estado para controlar as coletivizações.

30

31

32

33 Comércio de rua no Barrio Chino ( ) Comércio de rua em Barcelona durante a Guerra Civil (julho de 1936)

34 Os territórios libertários de Barcelona Comitês de Bairros: autogestão de atividades como limpeza, educação, segurança, alimentação. Coletivização dos serviços e o autoplanejamento urbano. A intensidade dos processos de refuncionalização espacial e reestruturação territorial.

35

36 Cooperativa popular de distribuição de alimentos em Barcelona (1936)

37

38

39 A possibilidade real e concreta da instituição de uma organização societária pautada na autogestão. O aumento de autonomia não significa o fim completo da heteronomia, dos conflitos, da violência e das desigualdades. A produção e a instituição de uma nova espacialidade e, consequentemente, de outra territorialidade. A impossibilidade de vitória da revolução anarquista: fatores internos e externos.

Congresso da Região de Aveiro

Congresso da Região de Aveiro Congresso da Região de Aveiro O Porto de Aveiro e a Plataforma Logística 24 de Fevereiro 2011 Sumário 1. O Sistema Portuário Nacional 2. Localização, Acessibilidades e Mercados 3. Desenvolvimento Físico

Leia mais

Os primeiros desafios

Os primeiros desafios Scania Ibérica Agenda 10.00 Introdução, Organização, Pre-venda 11.00 Produto 12.30 Almoço 13.30 Vendas / Estructura de Preços 15.00 Coffee Break 15.30 SDS-Q 17.00 Fecho da reunião Scania Ibérica Os primeiros

Leia mais

Relações Comerciais Ibéricas Alentejo, Algarve e Andaluzia

Relações Comerciais Ibéricas Alentejo, Algarve e Andaluzia Research Sectorial Relações Comerciais Ibéricas Alentejo, Algarve e Andaluzia Francisco Mendes Palma Espírito Santo Research Sectorial Outubro 008 Relações Comerciais Ibéricas. Enquadramento Macroeconómico

Leia mais

A Importância do Porto de Aveiro para as Empresas e a Economia da Região. - a ligação ao Cluster Químico de Estarreja

A Importância do Porto de Aveiro para as Empresas e a Economia da Região. - a ligação ao Cluster Químico de Estarreja A Importância do Porto de Aveiro para as Empresas e a Economia da Região - a ligação ao Cluster Químico de Estarreja CONGRESSO DA REGIÃO DE AVEIRO, 15 de Março 2013 agenda Desenvolvimento do Porto de Aveiro

Leia mais

CONTROLO E AVALIAÇÃO NA CADEIA DE FORNECIMENTO

CONTROLO E AVALIAÇÃO NA CADEIA DE FORNECIMENTO SEMINÁRIO A CADEIA DE RESPONSABILIDADE NO SECTOR ALIMENTAR CONTROLO E AVALIAÇÃO NA CADEIA DE FORNECIMENTO 8 DE MAIO 200 RENATO RAMOS . OBJECTIVOS Estudo de caso: Controlo e avaliação de fornecedores Relação

Leia mais

Geografía Econômica. Comercialización e Investigación de Mercados

Geografía Econômica. Comercialización e Investigación de Mercados O Place Branding como ferramenta para o desenvolvimento de um território Análise comparativa dos casos de Foz do Iguaçu (Brasil) e A Corunha (Espanha) Eloisa Maieski Antunes e José Javier Orosa González

Leia mais

Como implementar os requisitos dos Manuais das Repostas Sociais do ISS (níveis A, B e C)

Como implementar os requisitos dos Manuais das Repostas Sociais do ISS (níveis A, B e C) Como implementar os requisitos dos Manuais das Repostas Sociais do ISS (níveis A, B e C) www.sinase.pt Márcio Rodrigues 29 de Maio de 2010 ÁREAS DE INTERVENÇÃO Áreas de Intervenção Qualidade, Ambiente,

Leia mais

Andaluzia, conhecida pela sua situação estratégica, pela sua arte, pela sua História, pela sua cultura milenar

Andaluzia, conhecida pela sua situação estratégica, pela sua arte, pela sua História, pela sua cultura milenar Andaluzia, conhecida pela sua situação estratégica, pela sua arte, pela sua História, pela sua cultura milenar 2 ... mas há uma nova ideia de Andaluzia + inovadora + empreendedora + sustentável + competitiva

Leia mais

OPERAÇÃO DO SISTEMA IBÉRICO DE GÁS NATURAL LOCALIZAÇÃO DAS FONTES DE ABASTECIMENTO

OPERAÇÃO DO SISTEMA IBÉRICO DE GÁS NATURAL LOCALIZAÇÃO DAS FONTES DE ABASTECIMENTO OPERAÇÃO DO SISTEMA IBÉRICO DE GÁS NATURAL LOCALIZAÇÃO DAS FONTES DE ABASTECIMENTO Nogueira, T. A. [1], Vale, Z. A. [2] [1] e [2], Instituto Superior de Engenharia do Porto, Departamento de Engenharia

Leia mais

A profissão de Engenheiro técnico de obras públicas: Mais de 150 anos de engenharia civil a serviço da sociedade espanhola.

A profissão de Engenheiro técnico de obras públicas: Mais de 150 anos de engenharia civil a serviço da sociedade espanhola. Apresentação do Colégio de Engenheiros Técnicos de Obras Públicas de Catalunha A profissão de Engenheiro técnico de obras públicas: Mais de 150 anos de engenharia civil a serviço da sociedade espanhola.

Leia mais

!"! " # $"% " & # ' "$( ) $% $

!!  # $%  & # ' $( ) $% $ !"! " # $"% " & # ' "$( ) $% $!*++,! -./!*0 1!/2303 456 7 # 83 4" 9 1#/!*0:0- ;

Leia mais

Painel de Esportes. Espanha 1 / 6. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: 51.121 100,0% Sexo Homem 23.

Painel de Esportes. Espanha 1 / 6. Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: 51.121 100,0% Sexo Homem 23. 1 / 6 Painel de Esportes Espanha Características Tamanho painel (ISO): 121.712 Pessoas perfiladas (ISO): 29.062 Taxa de resposta estimada (ISO): 43% Atualizado: 15/12/2014 Tamanho (ISO): o número de participantes

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2012

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2012 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2012 2012 1/7 1. Com base nos números recolhidos pelos Serviços de Turismo, referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois Postos de Turismo (PT) em 2012,

Leia mais

NEWSLETTER DE ACOMPANHAMENTO DOS MERCADOS DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS E GÁS ENGARRAFADO. II Trimestre de 2007

NEWSLETTER DE ACOMPANHAMENTO DOS MERCADOS DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS E GÁS ENGARRAFADO. II Trimestre de 2007 NEWSLETTER DE ACOMPANHAMENTO DOS MERCADOS DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS E GÁS ENGARRAFADO II Trimestre de 2007 Setembro de 2007 Acompanhamento dos Mercados dos Combustíveis gfgdfgfdf Combustíveis Acompanhamento

Leia mais

Painel Automotivo - Carros

Painel Automotivo - Carros 1 / 12 Painel Automotivo - Carros Espanha Características Tamanho painel (ISO): 121.712 Pessoas perfiladas (ISO): 59.737 Taxa de resposta estimada (ISO): 45% Atualizado: 15/12/2014 Tamanho (ISO): o número

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2008

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2008 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2008 2008 1/7 1. Com base nos números recolhidos pelos Serviços de Turismo, referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois Postos de Turismo (PT) nos

Leia mais

Espanha Setembro Mercado em números

Espanha Setembro Mercado em números Setembro 2017 Mercado em números Designação oficial: Reino de Capital: Madrid Localização: Sudoeste da Europa Fronteiras terrestres: Andorra (63,7 km), França (623 km), Gibraltar (1,2 km) e (1.241 km)

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA JOVENS PESQUISADORES (2ª Edição)

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA JOVENS PESQUISADORES (2ª Edição) EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA JOVENS PESQUISADORES (2ª Edição) 1. DO PROGRAMA, DO PATROCÍNIO E DOS SEUS OBJETIVOS 1.1 O Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Leia mais

Espanha Setembro Mercado em números

Espanha Setembro Mercado em números Setembro 2016 Mercado em números Designação oficial: Reino de Capital: Madrid Localização: Sudoeste da Europa Fronteiras terrestres: Andorra (63,7 km), França (623 km), Gibraltar (1,2 km) e (1.241 km)

Leia mais

Espanha Dezembro Mercado em números

Espanha Dezembro Mercado em números Dezembro 2016 Mercado em números Designação oficial: Reino de Capital: Madrid Localização: Sudoeste da Europa Fronteiras terrestres: Andorra (63,7 km), França (623 km), Gibraltar (1,2 km) e (1.241 km)

Leia mais

Tabela Preços recomendados Portugal

Tabela Preços recomendados Portugal Tabela 2018 Preços recomendados Portugal ROCKWOOL GROUP em resumo O nosso mundo está a desenvolver-se e a ROCKWOOL está a ajudar a moldá-lo. Estamos a encontrar cada vez mais formas inovadoras de responder

Leia mais

Tabela Preços recomendados Portugal

Tabela Preços recomendados Portugal Tabela 2019 Preços recomendados Portugal ROCKWOOL GROUP em resumo O nosso mundo está a desenvolver-se e a ROCKWOOL está a ajudar a moldá-lo. Estamos a encontrar cada vez mais formas inovadoras de responder

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2009

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2009 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2009 2009 1/7 1. Com base nos números recolhidos pelos Serviços de Turismo, referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois Postos de Turismo (PT) nos

Leia mais

Boletim Gaúcho de Geografia

Boletim Gaúcho de Geografia Boletim Gaúcho de Geografia http://seer.ufrgs.br/bgg A EXPERIÊNCIA DA AUTOGESTÃO TERRITORIAL ANARQUISTA DURANTE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA (1936-1939): LEGADO, LIMITES E POSSIBILIDADES Glauco Bruce Rodrigues

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA FELIPE RODRIGUES PEREIRA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA FELIPE RODRIGUES PEREIRA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIA POLÍTICA FELIPE RODRIGUES PEREIRA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A OFERTA DE INFORMAÇÃO EM SITES DE MUNICÍPIOS

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS DECISÃO DA COMISSÃO. de [25/10/2007]

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS DECISÃO DA COMISSÃO. de [25/10/2007] COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, C(2007)5165 de 25/10/2007 NÃO DESTINADO A PUBLICAÇÃO DECISÃO DA COMISSÃO de [25/10/2007] que adopta o programa operacional "Programa Operacional de Cooperação

Leia mais

ESTUDO DE MERCADO ESPANHA

ESTUDO DE MERCADO ESPANHA ESTUDO DE MERCADO ESPANHA 2017 2 Índice Índice de Tabelas... 5 Índice de Gráficos... 6 Sumário Executivo... 7 1.1. Síntese... 11 1.2. Análise Económico-Social de Espanha... 16 1.2.1. Economia e Política...

Leia mais

Tabela 2016 Preços recomendados PORTUGAL

Tabela 2016 Preços recomendados PORTUGAL Tabela 2016 Preços recomendados PORTUGAL Delegações comerciais Edificação (+34) 606 879 446 (+34) 607 398 489 (+34) 636 687 048 A CORUÑA LUGO PONTEVEDRA 2 ASTURIAS LEÓN CANTABRIA VIZCAYA GUIPÚZCOA ÁLAVA

Leia mais

Tabela 2017 Preços recomendados PORTUGAL

Tabela 2017 Preços recomendados PORTUGAL Tabela 2017 Preços recomendados PORTUGAL s de serviço: A: Produto disponível em stock, sem quantidade mínima de fabrico. B: Produto sem stock, sem quantidade mínima de fabrico. Prazo aproximado de produção:

Leia mais

Escrito por Administrator Dom, 23 de Novembro de 2008 15:06 - Última atualização Sáb, 15 de Março de 2014 17:30

Escrito por Administrator Dom, 23 de Novembro de 2008 15:06 - Última atualização Sáb, 15 de Março de 2014 17:30 Pergunta 1: Quanto custaria uma escola de espanhol por 6 meses? Trabalhamos com várias escolas, conforme se pode ver em nosso site (Nossos Serviços: Espanha Fácil Estudo) ou se preferir, poderá verificar

Leia mais

Emissores térmicos de alta qualidade. Catalogo / Tabela. Edição nº 11

Emissores térmicos de alta qualidade. Catalogo / Tabela. Edição nº 11 Emissores térmicos de alta qualidade Catalogo / Tabela Edição nº 11 Índice Pág. 3 Empresa 4 Que tipo de emissor necessito? 5 Aquecimento elétrico (funções) 6 Série Climate 2.0 W 8 Série Climate 2.0 TP

Leia mais

AUTOGESTÃO. Movimento Anarquista Brasileiro

AUTOGESTÃO. Movimento Anarquista Brasileiro Proposta e Prática AUTOGESTÃO Movimento Anarquista Brasileiro Proposta e Prática A Coleção Proposta e Prática se presta a ajudar nossas conversas e ações para transformação social em que a exploração e

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2013

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2013 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2013 2013 1/8 1. Com base nos números recolhidos pelos Serviços de Turismo, referentes ao número de visitantes que procuraram o Posto de Turismo (PT) em 2013, constata-se

Leia mais

Estudo da Competitividade do Turismo no Algarve

Estudo da Competitividade do Turismo no Algarve Estudo da Competitividade do Turismo no Algarve - Algarve versus Províncias Mediterrânicas de Espanha - Fernando Perna ciitt@ualg.pt Instituto Nacional de Estatística Reunião da Secção Permanente de Estatísticas

Leia mais

ALGUMAS CIFRAS DO COMÉRCIO DE PORTUGAL COM AS PROVÍNCIAS ESPANHOLAS LIMÍTROFES 2015

ALGUMAS CIFRAS DO COMÉRCIO DE PORTUGAL COM AS PROVÍNCIAS ESPANHOLAS LIMÍTROFES 2015 ALGUMAS CIFRAS DO COMÉRCIO DE PORTUGAL COM AS PROVÍNCIAS ESPANHOLAS LIMÍTROFES 2015 1 DAS 50 PROVÍNCIAS ESPANHOLAS, 7 LIMITAM COM PORTUGAL. HABITANTES % PIB (2013) (1.000 Euros) % NÚM. EMPRESAS % PONTEVEDRA

Leia mais

A expansão do mercado de gás natural no Brasil

A expansão do mercado de gás natural no Brasil 1 A expansão do mercado de gás natural no Brasil 18 de junho de 2004 V Encontro Brasileiro dos Profissionais do mercado de gás 2 Índice A Empresa Resultados de 2000 maio/2004 O que precisa para expandir

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O Socialismo no Mundo Contemporâneo Aula 6 História do

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2010

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2010 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2010 2010 1/6 1. Com base nos números recolhidos pelos Serviços de Turismo, referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois Postos de Turismo (PT) nos

Leia mais

IVÁN MOCHOLÍ ATLETAS RETIRADOS. Picassent (Valencia), ,73m/74kg Entrenador: Rafael Blanquer Internacional: 15 ( )

IVÁN MOCHOLÍ ATLETAS RETIRADOS. Picassent (Valencia), ,73m/74kg Entrenador: Rafael Blanquer Internacional: 15 ( ) Picassent (Valencia), 01.09.1983-1,73m/74kg Entrenador: Rafael Blanquer Internacional: 15 (2002-2011) ATLETAS RETIRADOS Historial Español Campeón de España Absoluto de 60m en pista cubierta (2006-2011)

Leia mais

Mercados informação global

Mercados informação global Mercados informação global Andaluzia Ficha de Mercado Março 2011 Índice 1. Comunidade em Ficha 3 2. Economia 5 2.1. Situação Económica 5 População 5 PIB 5 Crescimento do PIB 7 Infra-estruturas 7 2.2. Comércio

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005 1/8 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número total de visitantes que procuraram os seus dois

Leia mais

Mercados informação global

Mercados informação global Mercados informação global Andaluzia Ficha de Mercado Abril 2010 Índice 1. Comunidade em Ficha 3 2. Economia 5 2.1. Situação Económica 5 População 5 PIB 5 Competitividade 7 Distribuição sectorial do PIB

Leia mais

ESPANHA: INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTE E MODELO TERRITORIAL

ESPANHA: INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTE E MODELO TERRITORIAL Territórios e Estratégias ESPANHA: INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTE E MODELO TERRITORIAL João E. Coutinho Duarte INTRODUÇÃO A análise seguinte procura interpretar numa perspectiva peninsular o Sistema de

Leia mais

ESTUDO DE MERCADO - ESPANHA

ESTUDO DE MERCADO - ESPANHA ESTUDO DE MERCADO - ESPANHA 2 Índice Índice de Tabelas... 5 Índice de Gráficos... 5 Sumário Executivo... 7 1. Economia e Cultura de Espanha... 10 1.1. Síntese... 11 1.2. Análise Económico-Social de Espanha...

Leia mais

A empresa reserva-se o direito de introduzir qualquer modificação que o desenvolvimento técnico do produto requeira.

A empresa reserva-se o direito de introduzir qualquer modificação que o desenvolvimento técnico do produto requeira. Construcción IMPORTANTE: Na utilização dos nossos produtos, devem respeitar-se as disposições vigentes em matéria de segurança nos organismos oficiais ou profissionais de cada país. As imagens contidas

Leia mais

Previsão Meteorológica

Previsão Meteorológica Previsão Meteorológica Valência del Cid II a realizar em 17 de junho de 2017 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBOFILIA APOIO METEOROLÓGICO Fernando Garrido Previsão Meteorológica Valência del Cid II a realizar

Leia mais

PRESENTACIÓN DE EMPRESA. w w w. t i e n d a s c o l o r p l u s. c o m

PRESENTACIÓN DE EMPRESA. w w w. t i e n d a s c o l o r p l u s. c o m PRESENTACIÓN DE EMPRESA INDÍCE A empresa Com quem vamos? As Marcas O Mercado Os Produtos Os serviços Contacto A EMPRESA Apresentação É com muita satisfação que lhe apresentamos os serviços da nossa empresa

Leia mais

Mercados. informação global. Andaluzia Ficha de Mercado

Mercados. informação global. Andaluzia Ficha de Mercado Mercados informação global Andaluzia Ficha de Mercado Junho 2009 Índice 1. Comunidade em Ficha 3 2. Economia 5 2.1. Situação Económica 5 População 5 PIB 5 Competitividade 7 VAB 8 Infraestruturas 8 2.2.

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2004

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2004 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2004 1/9 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois postos

Leia mais

Tabela Sistemas RED Sistemas de isolamento de fachada REDIn, REDArt y REDAir

Tabela Sistemas RED Sistemas de isolamento de fachada REDIn, REDArt y REDAir Tabela Sistemas RED 2019 Sistemas de isolamento de fachada REDIn, REDArt y REDAir Sistemas de fachada RED da ROCKWOOL Poupança e segurança em fachadas A fachada, como parte da envolvente, desempenha um

Leia mais

A categoria da autonomia e o pensamento geográfico crítico brasileiro

A categoria da autonomia e o pensamento geográfico crítico brasileiro A categoria da autonomia e o pensamento geográfico crítico brasileiro Glauco Bruce Rodrigues Doutorando em Geografia pelo PPGG/UFRJ tiamath@yahoo.com Tatiana Tramontani Ramos Doutoranda em Geografia pelo

Leia mais

Previsão Meteorológica

Previsão Meteorológica Previsão Meteorológica Valência del Cid II - 25 de junho de 2017 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBOFILIA APOIO METEOROLÓGICO Criado por: Fernando Garrido Previsão Meteorológica Valência del Cid II - 25 de

Leia mais

Projeto "Movimentos Sociais e Esfera Pública

Projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública Projeto "Movimentos Sociais e Esfera Pública Impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais". (SGPr- CBAE/UFRJ) v o Movimentos, redes e

Leia mais

CORGOBUS T. Urbanos de Vila Real

CORGOBUS T. Urbanos de Vila Real CORGOBUS T. Urbanos de Vila Real Porto, 29 de Maio de 2008 Transportes & Negócios 1 1 - APRESENTAÇÃO DO GRUPO 2 Corgobus Contrato 3 Implementação 4 Principios Básicos 5 Informação ao cliente 6 Dados de

Leia mais

Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade

Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade AENOR certifica que a organização GRUPO AIR LIQUIDE IBERIA dispõe de um sistema de gestão da qualidade conforme com a norma ISO 9001:2015 para as atividades: que se realizam em: DETALHADAS NO ANEXO AO

Leia mais

Transporte Terrestre Peninsular

Transporte Terrestre Peninsular SC/AP 0714 Transporte Terrestre Peninsular PORTUGAL ESPANHA Resolvemos qualquer desafio de transporte de forma eficiente e fiável All business is LOCAL A Rhenus Logistics é atualmente uma empresa líder

Leia mais

Certificado do Sistema de Gestão Segurança e Saúde no Trabalho

Certificado do Sistema de Gestão Segurança e Saúde no Trabalho AENOR certifica que a organização AL AIR LIQUIDE ESPAÑA, S.A. GRUPO AIR LIQUIDE IBERIA dispõe de um sistema de Gestão de conforme com a norma OHSAS 18001:2007 para as atividades: que se realizam em: DETALHADAS

Leia mais

PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO

PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO VÁLVULAS E ACESSÓRIOS PARA RADIADORES VÁLVULAS E ACESSÓRIOS PARA RADIADORES Tampa para saída inferior Manipulo termostatizável - V-02702 6 5,41 Junta F-7818

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

Documento de Trabalho para a programação : ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÓMICA, SOCIAL E AMBIENTAL DA ZONA TRANSFRONTEIRIÇA DE ESPANHA E PORTUGAL

Documento de Trabalho para a programação : ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÓMICA, SOCIAL E AMBIENTAL DA ZONA TRANSFRONTEIRIÇA DE ESPANHA E PORTUGAL Comunitárias Documento de Trabalho para a programação 2014-2020: ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÓMICA, SOCIAL E AMBIENTAL DA ZONA TRANSFRONTEIRIÇA DE ESPANHA E PORTUGAL 7 de abril de 2014 ÍNDICE NOTA PRELIMINAR...

Leia mais

INFORME SOBRE O ÍNDICE DE COMERCIO POLO MIÚDO

INFORME SOBRE O ÍNDICE DE COMERCIO POLO MIÚDO INFORME SOBRE O DE COMERCIO POLO MIÚDO Agosto 2018 Santiago de Compostela, 1 de outubro de 2018 Instituto Galego de Estatística Complexo Administrativo San Lázaro s/n 15703 Santiago de Compostela (A Coruña)

Leia mais

T-03. Amplificadores Monocanal. Manual de instruções. Copyright, Televés S.A.

T-03. Amplificadores Monocanal. Manual de instruções. Copyright, Televés S.A. T-03 Manual de instruções Copyright, Televés S.A. 1.- DESCRIÇÃO DE REFERENCIAS Ref. 5081... Amplificador BI baja ganancia Ref. 5083... Amplificador BIII baja ganancia Ref. 5087... Amplificador BS Baja

Leia mais

Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário.

Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário. Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário. www.lutafob.wordpress.com lutafob@protonmail.com Brasil, 2019 NOSSOS

Leia mais

INFORME SOBRE O ÍNDICE DE COMERCIO POLO MIÚDO

INFORME SOBRE O ÍNDICE DE COMERCIO POLO MIÚDO INFORME SOBRE O DE COMERCIO POLO MIÚDO Novembro 2017 Santiago de Compostela, 27 de decembro de 2017 Instituto Galego de Estatística Complexo Administrativo San Lázaro s/n 15703 Santiago de Compostela (A

Leia mais

RAÚL COLETO SIERRA PAINEL 6 TRENS REGIONAIS NA MACROMETRÓPOLE PAULISTA, UMA NECESSIDADE E OPORTUNIDADE DE REORGANIZAÇÃO TERRITORIAL

RAÚL COLETO SIERRA PAINEL 6 TRENS REGIONAIS NA MACROMETRÓPOLE PAULISTA, UMA NECESSIDADE E OPORTUNIDADE DE REORGANIZAÇÃO TERRITORIAL PAINEL 6 TRENS REGIONAIS NA MACROMETRÓPOLE PAULISTA, UMA NECESSIDADE E OPORTUNIDADE DE REORGANIZAÇÃO TERRITORIAL RAÚL COLETO SIERRA CONSULTOR ESPECIALISTA EM TRANSPORTES Painel 6 TRENS REGIONAIS NA MACROMETRÓPOLE

Leia mais

Texto oficial da segunda convocatória. Versão em português Aprovado pelo Comité de Acompanhamento por consulta escrita, 14 de dezembro de 2016

Texto oficial da segunda convocatória. Versão em português Aprovado pelo Comité de Acompanhamento por consulta escrita, 14 de dezembro de 2016 Texto oficial da segunda convocatória Versão em português Aprovado pelo Comité de Acompanhamento por consulta escrita, 14 de dezembro de 2016 Dados essenciais Calendário da convocatória Primeira fase aberta

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2007

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2007 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2007 1/9 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois Postos de Turismo

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2006

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2006 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2006 2006 1/8 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2003

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2003 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2003 2003 1/10 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois

Leia mais

Mercados. informação global. Extremadura Ficha de Mercado

Mercados. informação global. Extremadura Ficha de Mercado Mercados informação global Extremadura Ficha de Mercado Setembro 2015 Índice 1. Comunidade em Ficha 3 2. Economia 5 2.1. Situação Económica 5 2.2. Comércio Internacional 7 2.3. Investimento 9 3. Relações

Leia mais

Edital PROGRAD nº 13, de 9 de abril de 2015

Edital PROGRAD nº 13, de 9 de abril de 2015 Edital PROGRAD nº 13, de 9 de abril de 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DE MOBILIDADE ACADÊMICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ALUNOS DA UFCSPA A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade

Leia mais

Mercados. informação global. Andaluzia Ficha de Mercado

Mercados. informação global. Andaluzia Ficha de Mercado Mercados informação global Andaluzia Ficha de Mercado Setembro 2015 Índice 1. Comunidade em Ficha 3 2. Economia Regional 4 2.1. Situação Económica 4 2.2. Comércio Internacional 7 2.3. Investimento 9 3.

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA

REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA BPI Biblioteca Pública Independente www.bpi.socialismolibertario.com.br MAL-BH Movimento Anarquista Libertário www.socialismolibertario.com.br REVOLUÇÃO RUSSA: CRÍTICA E AUTOCRÍTICA CEADP (Coletivo de

Leia mais

Ofertas & Novidades. Outubro 2016 / Janeiro Implantologia o seu kit implantmed a patir de

Ofertas & Novidades. Outubro 2016 / Janeiro Implantologia o seu kit implantmed a patir de Ofertas & Novidades Outubro 2016 / Janeiro 2017 o seu esterilizador de 22 litros a partir de 3.951 Implantologia o seu kit implantmed a patir de 2.995 Instrumental Synea TURBINA com LUZ LED a patir de

Leia mais

IMPORTANTE: Na utilização dos nossos produtos, devem respeitar-se as disposições vigentes em matéria de segurança nos organismos oficiais ou

IMPORTANTE: Na utilização dos nossos produtos, devem respeitar-se as disposições vigentes em matéria de segurança nos organismos oficiais ou Construcción IMPORTANTE: Na utilização dos nossos produtos, devem respeitar-se as disposições vigentes em matéria de segurança nos organismos oficiais ou profissionais de cada país. As imagens contidas

Leia mais

Mercados. informação de negócios. Espanha Guia Prático de Acesso ao Mercado

Mercados. informação de negócios. Espanha Guia Prático de Acesso ao Mercado Mercados informação de negócios Espanha Guia Prático de Acesso ao Mercado Junho 2014 Índice 1. Apresentação do País 3 1.1. Características Gerais 3 1.2. Principais Indicadores Macroeconómicos 4 1.3. Infraestruturas

Leia mais

O Programa ERASMUS - implicações na actividade profissional -

O Programa ERASMUS - implicações na actividade profissional - O Programa ERASMUS - implicações na actividade profissional - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Divanildo Outor Monteiro divanildo@utad.pt A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem sede

Leia mais

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos Metodologia Parte 01 Apresentação de Análise Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos da Realidade Objetivo principal Metodologia de como fazer análise de conjuntura Conteúdo Princípios,

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero,

Leia mais

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO!

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! Duração total das provas discursivas + REDAÇÃO: 5 horas 1 1ª Questão (Adelarmo) a) A partir da análise

Leia mais

Edital PROGRAD nº 30 de 6 de agosto de 2013

Edital PROGRAD nº 30 de 6 de agosto de 2013 Edital PROGRAD nº 30 de 6 de agosto de 2013 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DE MOBILIDADE ACADÊMICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ALUNOS DA UFCSPA A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade

Leia mais

Mercados informação global

Mercados informação global Mercados informação global Ficha de Mercado Junho 2010 Índice 1. Comunidade em Ficha 3 2. Economia 5 2.1. Situação Económica 5 População 5 PIB 5 Competitividade 7 Distribuição sectorial do PIB 7 Crescimento

Leia mais

Unidade de Coordenação FEDER e Fundo de Coesão. Núcleo de Cooperação Territorial Olivério Graça

Unidade de Coordenação FEDER e Fundo de Coesão. Núcleo de Cooperação Territorial Olivério Graça Unidade de Coordenação FEDER e Fundo de Coesão Núcleo de Cooperação Territorial Olivério Graça 30-06-2016 Índice Competências da Agência para o Desenvolvimento e Coesão I.P. Os 25 Anos de INTERREG (evolução

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 13. Legislação. Atos não legislativos. 62. o ano. Edição em língua portuguesa. 16 de janeiro de 2019.

Jornal Oficial da União Europeia L 13. Legislação. Atos não legislativos. 62. o ano. Edição em língua portuguesa. 16 de janeiro de 2019. Jornal Oficial da União Europeia L 13 Edição em língua portuguesa Legislação 62. o ano 16 de janeiro de 2019 Índice II Atos não legislativos ACORDOS INTERNACIONAIS Aviso sobre a aplicação, a título provisório,

Leia mais

Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF

Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF Valter do Carmo Cruz. DEGEO/PPGEO/UFF I- Localizações, situações e posições: nosso lugar de enunciação II- Sobre os usos do conceito de território: território como categoria de análise e como categoria

Leia mais

PROJEÇÃO DE RESULTADOS TÍTULO PERANTE ELEIÇÕES ANTECIPADAS EM ESPANHA. Subtítulo. Diciembre 2015 Abril 2016

PROJEÇÃO DE RESULTADOS TÍTULO PERANTE ELEIÇÕES ANTECIPADAS EM ESPANHA. Subtítulo. Diciembre 2015 Abril 2016 PROJEÇÃO DE RESULTADOS TÍTULO PERANTE ELEIÇÕES Subtítulo ANTECIPADAS EM ESPANHA Diciembre 2015 Abril 2016 BARCELONA BOGOTÁ BUENOS AIRES LIMA LISBOA MADRID CIDADE DO MÉXICO MIAMI PANAMÁ QUITO RIO J SÃO

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

Ideias e movimentos sociais e políticos no século XIX

Ideias e movimentos sociais e políticos no século XIX Ideias e movimentos sociais e políticos no século XIX O LIBERALISMO ECONÔMICO Adam Smith Pai da economia Obra: A riqueza das nações defesa da propriedade privada, livre iniciativa, livre contrato de trabalho,

Leia mais

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES A GEOGRAFIA HISTÓRICA DO CAPITALISMO I) Espacialidade do Modo de produção capitalista - a valorização do

Leia mais

O QUE É A EIBT SUDOE SUMARIO

O QUE É A EIBT SUDOE SUMARIO SUMARIO O que é a EIBT SUDOE 5 O que é o programa SUDOE 6 Contexto do projecto EIBT SUDOE 7 Objectivos principais do projecto 8 A quem vai dirigido 9 Que acções se vão realizar 10 Quem participa na EIBT

Leia mais

Desenvolvimento Local: Concepção, Avanços e Desafios

Desenvolvimento Local: Concepção, Avanços e Desafios Desenvolvimento Local: Concepção, Avanços e Desafios Seminário: Políticas Públicas de Qualificação Sócio-Profissional, Emprego e Renda a formação de conselheiros II 1 Instituto Pólis Março de 2005 AGENDA

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

TINTAS OS PROFISSIONAIS DA COR 40, 00 , 00. PROCURAMOS espaços

TINTAS OS PROFISSIONAIS DA COR 40, 00 , 00. PROCURAMOS espaços TINTAS OS PROFISSIONAIS DA COR 40, 00 59 REVESTIMENTO FACHADAS BRANCO 5 ANOS BIGMAT 15 L Antimofo. Revestimento acrílico liso para fachadas. Disponível ampla gama de cores, consulte no seu ponto de venda

Leia mais

Universidades Participantes 2015 (370)

Universidades Participantes 2015 (370) Argentina (26) FASTA Universidades Participantes 2015 (370) Fundación Barceló Instituto Tecnológico Buenos Aires (ITBA) Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA) Universidad Abierta Interamericana

Leia mais

CAPÍTULO: 38 AULAS 7, 8 e 9

CAPÍTULO: 38 AULAS 7, 8 e 9 CAPÍTULO: 38 AULAS 7, 8 e 9 SURGIMENTO Com as revoluções burguesas, duas correntes de pensamento surgiram e apimentaram as relações de classe nos séculos XIX e XX: o Liberalismo e o Socialismo. O LIBERALISMO

Leia mais

Bem-vindos à iluminação em rede

Bem-vindos à iluminação em rede Bem-vindos à iluminação em rede Poste concebido por Montserrat Periel i Piquer, AMB A iluminação urbana sob controlo A tecnologia digital inteligente desempenha um papel fundamental na resposta às exigências

Leia mais

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS

PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTO OPERÁRIO ESTADO E IDEOLOGIAS I)Indústria na Primeira República Havia um pequeno parque industrial O setor industrial era da indústria tradicional: roupas, tecidos, bebidas,

Leia mais

Oferta de Pontos. Máximo e mínimo da Oferta de Pontos em quarto duplo standard. Desde 01/01/2018 até 29/12/2019. Descrição

Oferta de Pontos. Máximo e mínimo da Oferta de Pontos em quarto duplo standard. Desde 01/01/2018 até 29/12/2019. Descrição Oferta de Pontos Desde 01/01/2018 até 29/12/2019 Descrição Troque os seus pontos de Amigo por noites grátis em Paradores. Use-os antes de caducarem! Quanto + vier + pontos = + noites grátis Como Amigo

Leia mais

Mercados informação global

Mercados informação global Mercados informação global Ficha de Mercado Novembro 2010 Índice 1. Comunidade em Ficha 3 2. Economia 5 2.1 Situação Económica 5 População 5 PIB 5 Competitividade 7 Distribuição sectorial do PIB 7 Crescimento

Leia mais