Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. novembro Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção. Destaques nesta Edição:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. novembro Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção. Destaques nesta Edição:"

Transcrição

1 Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial Com a introdução de novas tecnologias e processos na economia verde, quais serão as implicações para a Saúde e a Segurança dos Trabalhadores? A chamada «economia verde» é cada vez mais o símbolo de uma economia e uma sociedade mais sustentável. Defender o meio ambiente para as presentes e futuras gerações e garantir a todas as pessoas é um dos maiores objetivos da Humanidade! novembro PRP Boletim de Prevenção Neste sentido, o avanço para uma economia verde que crie «empregos verdes» e reconverta as industrias e os processos de produção será um elemento fundamental para o avanço em direção a um desenvolvimento sustentável. Começa agora a discutir-se a avaliação dos perigos e riscos no trabalho que podem estar associados às novas tecnologias «verdes» e aos empregos com elas relacionados, antes de se tornarem parte integrante do tecido económico. Visite o Destaques nesta Edição: Dedicamos, pois, este número a esta temática. Sinistralidade Laboral Mortal 2 FICHA PRÁTICA PRP n.º 19 Segurança e Saúde no Trabalho em Empregos Verdes 3 Uma Publicação Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT Semana Europeia para a Segurança e saúde no Trabalho Dados sobre a Ação Inspetiva 8 7

2 Página 2 PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais Sinistralidade Laboral em Portugal Segundo os dados publicados no Site da ACT, ocorreram no nosso país até ao final do mês de setembro de 2015, 88 acidentes de trabalho mortais, tendo-se registado 243 acidentes de trabalho graves. Nota: As estatísticas sobre acidentes de trabalho, aqui apresentadas, referem-se apenas aos acidentes de trabalho objeto de ação inspetiva no âmbito da atuação da ACT. Tipo de acidente Acidentes Mortais 2015 Acidentes Graves 2015 Nas instalações In itinere 10 3 Em viagem, transporte ou circulação Total Última Atualização Estatística: 22 de setembro de F Aceda ao nosso Blog em:

3 Página 3 Ficha Prática n.º 19 Segurança e Saúde no Trabalho em Empregos Verdes Os chamados empregos verdes têm como objetivo ajudar o ambiente, revitalizar a economia e criar novas oportunidades de trabalho. Contudo, se queremos que estes empregos sejam realmente sustentáveis, temos de garantir que proporcionam condições de trabalho seguras, saudáveis e dignas. Os empregos verdes, para além de serem bons para o ambiente, têm de ser bons para os trabalhadores. 1 O que são empregos verdes? O termo "empregos verdes ou ecológicos" abrange uma variedade de atividades profissionais diferentes em vários setores, envolvendo uma mão-de-obra muito diversificada. Pode entender-se por emprego verde qualquer atividade que contribua, de alguma forma, para a preservação ou para a recuperação do ambiente. Pode tratar-se de empregos que contribuem para a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade, para a redução do consumo de energia e de matérias-primas, ou para a redução dos resíduos e da poluição. 2 Porque razão é importante ter em conta a SST nos empregos verdes? Existe a tendência para associar a palavra «verde» a segurança, mas o que é positivo para o ambiente pode não o ser para a Saúde e a Segurança dos trabalhadores com empregos verdes. Continuação...

4 As novas tecnologias ou processos de trabalho associados aos empregos verdes podem gerar novos perigos, os quais exigem novas abordagens. Para que os empregos verdes sejam verdadeiramente sustentáveis, é necessário garantir que sejam benéficos para a Segurança e a Saúde dos trabalhadores, tanto quanto para o ambiente. Na economia verde, como nas outras, uma boa SST desempenha um papel vital no aumento da competitividade e da produtividade. Assim, neste domínio em rápido desenvolvimento, é importante garantir que o que é positivo para o ambiente também o é para os trabalhadores. 3 Onde aceder a mais informação sobre a prevenção de riscos associados aos empregos verdes? A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho tem investigado em maior profundidade as questões da SST associadas a certos domínios específicos de tecnologias verdes tais como, a aplicação da energia solar em pequena escala, a construção verde ou a energia eólica. Encontram-se disponíveis listas de controlo destinadas a ajudar a identificar os riscos potenciais para a Segurança e a Saúde dos trabalhadores associados às tecnologias verdes e a fornecer exemplos de medidas preventivas. Estas listas de controlo podem ser usadas para apoiar o processo de avaliação de riscos no local de trabalho. Pode aceder Aqui. Cont.

5 4 Porque é que a avaliação de riscos é fundamental nos empregos verdes? Começa agora a discutir-se a avaliação dos perigos e riscos no trabalho que podem estar associados às novas tecnologias «verdes» e aos empregos com elas relacionados. Apesar destes empregos terem como objetivo ajudar o ambiente, revitalizar a economia e criar novas oportunidades de trabalho, um dos seus maiores riscos reside no facto de, devido à precipitação em criar estes novos empregos em grande número, se prestar pouca atenção à sua qualidade e à possibilidade de poderem aumentar a incidência de lesões e doenças de trabalho, ou até mesmo a morte, antes de serem implementadas as medidas de proteção adequadas. Os trabalhadores dos empregos verdes poderão enfrentar perigos já conhecidos nos locais de trabalho convencionais. Tais perigos podem ser uma novidade para muitos trabalhadores que se estão a mudar para as indústrias «verdes» em rápido crescimento. Além disso, os trabalhadores poderão ser expostos a novos perigos, que poderão não ter sido identificados anteriormente. Por exemplo, os trabalhadores na indústria da energia solar poderão ser expostos ao telureto de cádmio (uma conhecida substância cancerígena) se não forem implementados os controlos adequados. Cont.

6 Página 6 É por este motivo que é cada vez mais importante assegurar que o processo de criação dos empregos verdes permita a integração de estratégias de prevenção concebidas de forma a prever, identificar, avaliar e controlar os perigos e riscos resultantes destes empregos. Empregos verdes em expansão: * Energias renováveis * Energia solar * Energia hidroelétrica * Energia eólica * Bioenergia * Gestão de resíduos e reciclagem Para Saber mais sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Empregos Verdes consulte o Relatório da OIT PROMOVER A SEGURANÇA E A SAÚDE NUMA ECONOMIA VER- DE. Continuação...

7 Página 7 Semana Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho: Vamos trabalhar em conjunto para a Gestão do Stresse! A Semana Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho de 2015 decorre de 19 a 23 de outubro, com a realização de eventos em toda a Europa. O stresse relacionado com o trabalho e os riscos psicossociais serão o centro das atenções, incluindo o assédio sexual e a violência de terceiros. Com o encerramento da Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis contribuem para a gestão do Stresse», no final deste ano, a Semana Europeia proporcionará a muitos países a ocasião de encerrar as respetivas campanhas, discutir os resultados, proceder ao intercâmbio de boas práticas e explorar estratégias futuras de gestão do stresse e dos riscos psicossociais no local de trabalho. Saiba Mais Aqui.

8 Página 8 PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais ACT divulga dados sobre Ação Inspetiva de 2014 No âmbito da fiscalização das condições de trabalho, e segundo o Relatório de Atividade de Inspeção do Trabalho de 2014, publicado recentemente, a Autoridade para as Condições do Trabalho realizou em 2014, um total de visitas inspetivas, abrangendo mais de 27 mil entidades, mais de 37 mil locais de trabalho e mais de 308 mil trabalhadores em todo o território continental. No referido Relatório, verifica-se que os setores com maior incidência de atividade inspetiva foram os setores da indústria transformadora, do comércio por grosso e a retalho, da reparação de veículos automóveis, alojamento, restauração e similares, outras atividades de serviço, setor da construção e atividades de saúde humana e apoio social. Com efeito, durante o ano de 2014, os inspetores do trabalho efetuaram mais de 14 mil notificações para a tomada de medidas no domínio da segurança e saúde no trabalho. Salienta-se, ainda, as mais de 341 notificações para a suspensão imediata de trabalhos, perante situações de perigo grave e iminente para a vida ou a segurança dos trabalhadores. No que respeita aos acidentes de trabalho mortais registados e objeto de inquérito pela ACT os dados de 2014 apontam para 135 casos, uma ligeira diminuição comparativamente ao ano de 2013 que registou 141 casos. Em resultado da ação inspetiva a ACT autuou mais de 13 mil infrações resultantes de prática de contraordenações. Os setores do comércio por grosso e a retalho/reparação de veículos, atividades administrativas e dos serviços de apoio, indústrias transformadoras e as atividades de saúde humana e apoio social concentraram mais de 50% das infrações. Fonte: Site da ACT Aceda ao Relatório Aqui.

9 Página 9 Alguns dados sobre a Intervenção Inspetiva Quadro 1 Visitas Inspetivas Visitas Inspetivas De iniciativa própria A pedido de terceiros Por iniciativa e a pedido N.D. N.D. N.D Segundas e outras visitas Total de visitas Estabelecimentos visitados Número de Trabalhadores Quadro 2 Incidência na ação inspetiva desenvolvida exclusivamente no domínio da SST (2010/2014) Anos Total de estabelecimentos visitados Estabelecimentos visitados em SST Ti % N.º total trabalhadores. N.º trabalhadores SST Ti % , , , , , , , , , ,5 Quadro 3 - Incidência na ação inspetiva desenvolvida exclusivamente no domínio das relações de trabalho (2010/2014) Anos Total de estabelecimentos visitados Estabelecimentos visitados em RT Ti % N.º total trabalhadores. N.º trabalhadores SST Ti % , , , , , , , , ,8 Cont.

10 Página 10 Regresso às Aulas Crescer em Segurança - Educação para a Prevenção A ACT irá, novamente, acompanhar o "Regresso às Aulas 2015" com a Campanha Crescer em Segurança - Educação para a Prevenção. A ACT irá dar continuidade às ações de sensibilização e informação nos domínios da Segurança e Saúde do Trabalho, dirigidas a toda a comunidade escolar. Não podemos deixar de registar alguns considerandos a propósito desta temática. O desenvolvimento de campanhas desta natureza deve ser replicado, na medida em que é fundamental chegar junto dos jovens estimulando a sua capacidade individual de identificação dos perigos e consequente eliminação ou redução dos riscos, numa perspetiva de promoção da Cultura de Prevenção e Segurança, para que as novas gerações de trabalhadores entrem no mercado de trabalho com mais conhecimento e sensibilidade para a segurança e saúde no trabalho. Nesta perspetiva, a interiorização de comportamentos e atitudes dirigidos à prevenção deve desenvolver-se mesmo antes da entrada na vida ativa, ou seja, a cultura de prevenção deve começar a ser construída nas escolas sensibilizando e motivando desta forma os jovens trabalhadores para a prevenção. Acreditamos que é com os jovens que se constrói o futuro. Um futuro melhor, pelo que tornase imperioso acelerar o processo de sensibilização e de informação da comunidade escolar para os riscos que o mundo laboral encerra. Por este motivo só temos a saudar a continuidade desta Campanha.

11 Página 11. Publicações do Departamento de SST Compilação Instrumentos de Participação Representantes dos Trabalhadores na Segurança e Saúde no Trabalho Encontra-se disponível no site da UGT uma Compilação de Instrumentos de Participação Representantes dos Trabalhadores na Segurança e Saúde no Trabalho, elaborada pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. As tarefas de natureza técnica que são pedidas ao Representante dos Trabalhadores para a SST dizem respeito, essencialmente, à identificação dos riscos profissionais. Não compete, ao RT SST dar soluções técnicas, mas apenas identificar os riscos a que os trabalhadores se encontram expostos, aferir o cumprimento dos requisitos legais, assim como reivindicar o seu cumprimento, supervisionando a implementação das medidas de prevenção por parte dos serviços de segurança e saúde no trabalho, da entidade empregadora. Podemos definir como Instrumentos de Trabalho do RT SST, que lhes permitem desenvolver a sua atividade enquanto trabalhador eleito para o efeito, os Instrumentos de Identificação de Riscos e os Instrumentos de Reivindicação de Soluções que se encontram seguidamente referenciados: Instrumentos de Identificação de Riscos: 1 ) Listas de verificação 2 ) Questionário sobre condições de segurança e saúde no Trabalho; 3 ) Mapa de riscos Instrumentos de Reivindicação de soluções: 1 ) Formulários reivindicativos 2 ) Comunicação de risco 3 ) Caderno reivindicativo de condições de SST. Aceda à publicação Aqui.

12 PRP Boletim de Prevenção de Riscos Compilação de Procedimentos para a Participação dos Trabalhadores e seus Representantes na Segurança e Saúde no Trabalho Apresenta-se esta Compilação Prática, elaborada pelo Departamento de SST, constituída por formulários que traduzem os procedimentos de interpelação à entidade patronal e que facilitam a ação dos Representantes dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho ou na sua falta os próprios trabalhadores/as para que possam concretizar todas as diligências consideradas necessárias no desenvolvimento da sua atividade de participação e de representação no domínio da melhoria das condições de Segurança e Saúde e de prevenção de riscos profissionais. Assim, estes Formulários, nomeadamente os que se encontram organizados na 1.ª parte deste Guia, devem ser encarados como instrumentos de interpelação à entidade patronal, tendo sido concebidos de acordo com as disposições previstas na legislação. Na 2.ª parte do Guia encontram-se estruturados todos os Formulários que permitem proceder à operacionalização da eleição dos RT SST de acordo com o disposto nos artigos 26.º e seguintes da Lei 102/2009, de 10 de Setembro que regulamenta o Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, com a redação conferida pela Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro. Aceda à publicação Aqui.

13 Página 13 Prevenção + Segurança = Investimento Seguro Uma Publicação do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 17 Problemática da Segurança e Saúde Com a introdução de novas tecnologias e processos na economia verde, quais serão as implicações para a Saúde

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 6 Instrumentos de Participação dos Representantes dos Trabalhadores novembro 2015 As tarefas de natureza técnica que são pedidas ao Representante

Leia mais

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho DADOS ESTATÍSTICOS ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS Todos os anos mais de 2,3

Leia mais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. agosto Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção. Destaques nesta Edição:

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. agosto Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção. Destaques nesta Edição: Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial O aumento de situações de violência no âmbito do trabalho constituem um importante problema de Saúde Pública, que tem impacto na dignidade

Leia mais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. julho Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. julho Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial A utilização do trabalho temporário em Portugal tem vindo a constituir-se como um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas. Tal

Leia mais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. março Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. março Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial É fundamental integrar a dimensão de género na avaliação de riscos e na prevenção no local de trabalho. Existem questões chave a ter

Leia mais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. Edição de maio Boletim Informativo PRP. Destaques nesta Edição: Uma Publicação

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. Edição de maio Boletim Informativo PRP. Destaques nesta Edição: Uma Publicação Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial Embora as micro e pequenas empresas representem quase 99 % das empresas europeias e empreguem cerca de metade da força de trabalho, contribuindo

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho

Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Desde 1996 é comemorado em todo o mundo o dia 28 de abril como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. abril de

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde Edição N.º 19 Atividades Técnicas do Serviço de Segurança no Trabalho dezembro de 2016 O desenvolvimento da prevenção de riscos profissionais no local de trabalho é

Leia mais

Editorial. Boletim Informativo PRP. Edição de março Prevenção de Riscos Profissionais. Destaques nesta Edição:

Editorial. Boletim Informativo PRP. Edição de março Prevenção de Riscos Profissionais. Destaques nesta Edição: Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial Este número do nosso PRP é dedicado à problemática da Segurança e Saúde no Setor da Educação, conferindo enfoque à Campanha sobre SST

Leia mais

Isabel Pacheco 19/06/2018

Isabel Pacheco 19/06/2018 Isabel Pacheco 19/06/2018 Antes de mais A Autoridade para as Condições do Trabalho Quem somos? O que fazemos? Como fazemos? MISSÃO da ACT A promoção da melhoria das condições de trabalho, através do controlo

Leia mais

AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO

AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO As Empresas e a Segurança e Saúde no Trabalho 17/05/2017- Alcochete Missão A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) tem como missão a promoção da melhoria

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Edição N.º 2 Direitos dos Trabalhadores na Segurança e julho 2015 O direito à participação dos trabalhadores e trabalhadoras e dos seus Representantes no domínio da Segurança

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2015, de 10 de Setembro

Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2015, de 10 de Setembro Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Segurança ORDEM DO 16 de Dezembro, 2015 ESTRATÉGIA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2015-2020 - Por um trabalho seguro, saudável e produtivo

Leia mais

Dimensão de Género na Segurança e Saúde do Trabalho

Dimensão de Género na Segurança e Saúde do Trabalho Dimensão de Género na Segurança e Saúde do Trabalho Checklist Dimensão do Género na Segurança e Saúde do Trabalho () Política de Segurança e Saúde no Trabalho do Sindicato I - Dimensão do Género na Estrutura

Leia mais

Seminário de Lançamento da Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos de Trabalho

Seminário de Lançamento da Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos de Trabalho Seminário de Lançamento da Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos de Trabalho Painel Assinatura de protocolo e intervenção dos parceiros sociais" Lisboa, 23 de janeiro

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 8 Princípios Gerais de Prevenção janeiro 2016 A prevenção assenta em princípios gerais cujos pilares são a eliminação do risco, a avaliação do

Leia mais

Editorial. Boletim Informativo PRP. Edição de janeiro Prevenção de Riscos Profissionais. Destaques nesta Edição:

Editorial. Boletim Informativo PRP. Edição de janeiro Prevenção de Riscos Profissionais. Destaques nesta Edição: Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial Este número do nosso PRP é dedicado à problemática do cancro relacionado com o trabalho. Segundo informação disponibilizada pela Agência

Leia mais

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho. Apresentação das campanhas da ACT

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho. Apresentação das campanhas da ACT Apresentação das campanhas da ACT Se não há dinheiro para a carruagem, filma-se a roda, mas filma-se bem a roda! Informação e Sensibilização ACT 2015 Objetivos da Campanha Objetivo Estratégico

Leia mais

NEWSLETTER SST. Editorial OUTUBRO A Secretária Executiva, Vanda Cruz. Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT

NEWSLETTER SST. Editorial OUTUBRO A Secretária Executiva, Vanda Cruz. Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT NEWSLETTER SST Editorial OUTUBRO 2017 N E S T A E D I Ç Ã O : Destacamos na nossa publicação a Campanha de Prevenção Riscos Profissionais no Setor da Educação, lançada em outubro, por considerarmos que

Leia mais

Compilação de Dados Sobre Riscos Psicossociais no Trabalho em Portugal. Esener 2014

Compilação de Dados Sobre Riscos Psicossociais no Trabalho em Portugal. Esener 2014 Compilação de Dados Sobre Riscos Psicossociais no Trabalho em Portugal Esener 2014 2 Nota Introdutória A segunda edição do Inquérito da EU-OSHA às empresas à escala europeia (ESENER-2) recolheu as respostas

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 20 Avaliação de Riscos: Funções e Responsabilidades janeiro de 2017 A Segurança e a Saúde dos Trabalhadores são protegidas através de uma abordagem

Leia mais

Conhecer Melhor para Prevenir Melhor

Conhecer Melhor para Prevenir Melhor CAMPANHA IBÉRICA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2016/2017 Conhecer Melhor para Prevenir Melhor A CAMPANHA Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Inspección de Trabajo y Seguridad Social

Leia mais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. Boletim Informativo PRP. Volume 01 Nº 12. Visite o. Destaques nesta Edição:

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. Boletim Informativo PRP. Volume 01 Nº 12. Visite o. Destaques nesta Edição: Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial Perante um contexto socioeconómico marcado pela globalização, rápida evolução tecnológica, competitividade e grande flexibilidade de

Leia mais

Conhecer Melhor para Prevenir Melhor

Conhecer Melhor para Prevenir Melhor CAMPANHA IBÉRICA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2016/2017 Conhecer Melhor para Prevenir Melhor Os Acidentes de Trabalho Organização dos serviços de SST Realização dos exames médicos Seguro de acidentes

Leia mais

1º ENCONTRO NACIONAL NANOTECNOLOGIA: Legislar para Competir

1º ENCONTRO NACIONAL NANOTECNOLOGIA: Legislar para Competir Lisboa -3 de abril de 2014 1º ENCONTRO NACIONAL NANOTECNOLOGIA: Legislar para Competir Diana Policarpo Direção de Serviços para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho Missão da ACT Promoção da melhoria

Leia mais

TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS

TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS TRABALHOS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO SEGUROS Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2010-2011 IV Encontro Ibérico Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis Lisboa, 18 de Novembro de 2010 José Manuel

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 7 Conceitos Importantes para o exercício da função de Representante dos Trabalhadores dezembro 2015 Em que consiste a prevenção? Quando falamos

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2008-2012 Balanço Intercalar Junho 2011 LUÍS LOPES Coordenador Executivo para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho However beautiful the

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PROJETO ACT-APSEI-IPQ GUIAS DE APOIO À SELEÇÃO DE EPI Seminário-Exposição Ocupacional a Agentes Químicos IPQ- 8 de maio de 2017 Contexto Necessidade

Leia mais

Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro

Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro Objetivos Um Sistema Nacional de Registro e Notificação de Acidentes e Doenças Ocupacionais visa: Fornecer

Leia mais

Fontes de dados para otimizar a Recolha e o Uso de Dados de SST

Fontes de dados para otimizar a Recolha e o Uso de Dados de SST Fontes de dados para otimizar a Recolha e o Uso de Dados de SST Sistemas nacionais de notificação, recolha de dados e análise de acidentes de trabalho e doenças profissionais A fim de prevenir acidentes

Leia mais

NEWSLETTER SST. Editorial. MARÇO 2018 Edição Especial. Edição Especial Integrar a Dimensão de Género na SST

NEWSLETTER SST. Editorial. MARÇO 2018 Edição Especial. Edição Especial Integrar a Dimensão de Género na SST NEWSLETTER SST Editorial MARÇO 2018 Edição Especial Edição Especial Integrar a Dimensão de Género na SST Assinalou-se no passado dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Aproveitamos estas comemorações

Leia mais

Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC): o estado da arte

Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC): o estado da arte Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC): o estado da arte Carlos Silva Santos Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional Carolina Nunes Equipa de Coordenação do Programa Nacional de Saúde

Leia mais

Organograma. Mapa de Pessoal. Precários. Organograma

Organograma. Mapa de Pessoal. Precários. Organograma Organograma Organograma Mapa de Pessoal Mapa de pessoal do Município de Torres Novas - 2019 Orçamentação e gestão das despesas com pessoal - 2019 Postos de trabalho permanentes disponíveis para o ano 2019

Leia mais

Promoção da segurança e saúde no trabalho Porquê? Passamos 8h por dia a trabalhar Todas as atividades profissionais têm riscos

Promoção da segurança e saúde no trabalho Porquê? Passamos 8h por dia a trabalhar Todas as atividades profissionais têm riscos Paulo Saraiva Promoção da segurança e saúde no trabalho Porquê? 1 2 3 Passamos 8h por dia a trabalhar Todas as atividades profissionais têm riscos Os custos dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho De acordo com a definição de Saúde da OMS Organização Mundial de Saúde a promoção da saúde inclui todas as medidas que permitem aos indivíduos, aos grupos

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA INSPEÇÃO-GERAL DA MARINHA. CAPÍTULO I Disposições gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA INSPEÇÃO-GERAL DA MARINHA. CAPÍTULO I Disposições gerais ANEXO (a que se refere o artigo 1.º do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 2/2016, de 20 de janeiro) REGULAMENTO INTERNO DA INSPEÇÃO-GERAL DA MARINHA CAPÍTULO I Disposições gerais

Leia mais

Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em CIÊNCIAS

Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em CIÊNCIAS Reunião de Trabalhadores de Ciências da ULisboa 24.2.2015 Edifico C3 Sala 3.2.16 11-13 h Objetivos: Ponto 1 da Ordem dos Trabalhos da reunião Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em CIÊNCIAS * Defesa do

Leia mais

Prevenção de Riscos Profissionais Guia Para Jovens

Prevenção de Riscos Profissionais Guia Para Jovens O teu direito a Trabalho Prevenção de Riscos Profissionais Guia Para Jovens Saudável e Seguro Acidentes de trabalho em números... Situação no Mundo 270 milhões de acidentes de trabalho; 160 milhões de

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO Negociação Coletiva Clausulado sobre Álcool e Drogas em meio laboral A defesa da saúde dos trabalhadores é, desde sempre, um dos objetivos prioritários

Leia mais

Ciclo de Debates - INA

Ciclo de Debates - INA 23 DE NOVEMBRO DE 2017 PROMOÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Carlos Jorge Pereira Quem somos? Competências e atribuições Promover a SST na Administração Pública Por onde começar? 4 Estratégia Nacional

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 9 Organização dos Serviços de Prevenção fevereiro 2016 A UGT, no âmbito das suas atividades de informação, sensibilização e divulgação de informação

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE SST NA ANA, Aeroportos de Portugal

BOAS PRÁTICAS DE SST NA ANA, Aeroportos de Portugal BOAS PRÁTICAS DE SST NA ANA, Aeroportos de Portugal ANA, Aeroportos de Portugal SST _ BOAS PRÁTICAS Luísa Amaral 2017/05/26 1 QUEM SOMOS QUEM SOMOS ANA AEROPORTOS DE PORTUGAL Grupo ANA (ANA e Portway)

Leia mais

Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais

Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais Direção Regional do Trabalho e da Ação Inspetiva N.º 18 - Março - Abril 2016 Campanha 2016-17: Locais de trabalho saudáveis para todas as idades O envelhecimento

Leia mais

COLÓQUIO SAÚDE NO TRABALHO

COLÓQUIO SAÚDE NO TRABALHO COLÓQUIO SAÚDE NO TRABALHO GESTÃO DO STRESSE E MOTIVAÇÃO STI Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos Carlos Jorge Pereira Porto 30-09-2016 ACT ACT https://www.youtube.com/watch?v=wuypuh9ojce TÍTULO DA

Leia mais

9686/19 jp/hrl/ip 1 LIFE 1.C

9686/19 jp/hrl/ip 1 LIFE 1.C Conselho da União Europeia Bruxelas, 29 de maio de 2019 (OR. en) 9686/19 SOC 389 EMPL 290 SAN 272 NOTA de: para: Comité de Representantes Permanentes (1.ª Parte) Conselho n.º doc. ant.: 9574/19 Assunto:

Leia mais

IX Jornadas Técnicas da ANIET

IX Jornadas Técnicas da ANIET IX Jornadas Técnicas da ANIET A intervenção da ACT na Indústria Extractiva e Transformadora 9 de Outubro de 2008 António Neves Ferreira 1 A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) sucedeu ao Instituto

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa. Edição n.º 31 Reduzir a Exposição. + Segurança. Saúde no Trabalho.

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa. Edição n.º 31 Reduzir a Exposição. + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 31 Reduzir a Exposição ao Ruído no Trabalho Em Portugal, o número de trabalhadores dezembro de 2017 identificados com doenças profissionais é

Leia mais

FACTOS E NÚMEROS SOBRE EXPOSIÇÃO A RISCOS QUÍMICOS NO TRABALHO Página 6

FACTOS E NÚMEROS SOBRE EXPOSIÇÃO A RISCOS QUÍMICOS NO TRABALHO Página 6 grátis ano 2019 nº1 Maio 2019 UGT - União Geral de Trabalhadores EXISTEM SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS NO SEU LOCAL DE TRABALHO? Página 4 FACTOS E NÚMEROS SOBRE EXPOSIÇÃO A RISCOS QUÍMICOS NO TRABALHO Página 6

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

Relatório. Falta de Medicamentos nas farmácias: Medidas e Resultados dos últimos seis meses Data: 17/03/2014

Relatório. Falta de Medicamentos nas farmácias: Medidas e Resultados dos últimos seis meses Data: 17/03/2014 Relatório Falta de Medicamentos nas farmácias: Medidas e Resultados dos últimos seis meses Data: 17/03/2014 Direção de Inspeção e Licenciamento - Unidade de Inspeção INFARMED Autoridade Nacional do Medicamento

Leia mais

LEGISLAÇÃO LABORAL Obrigações laborais e exigência de flexibilidade

LEGISLAÇÃO LABORAL Obrigações laborais e exigência de flexibilidade LEGISLAÇÃO LABORAL Obrigações laborais e exigência de flexibilidade Açores, 31/01/2019 Obrigações laborais e flexibilidade >Trabalhar o trabalho Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) Conselho

Leia mais

Acidentes de trabalho e problemas de saúde relacionados com o trabalho (ATPS 2013)

Acidentes de trabalho e problemas de saúde relacionados com o trabalho (ATPS 2013) Acidentes de e problemas de saúde relacionados com o (ATPS 2013) Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego DES/Serviço de Estatísticas das Condições de Vida 14ª Reunião da Secção Permanente de Estatísticas

Leia mais

Riscos Psicossociais no Trabalho

Riscos Psicossociais no Trabalho Riscos Psicossociais no Trabalho Violência relacionada com o Trabalho O aumento de situações de violência no âmbito do trabalho constitui-se um grave problema no mundo laboral, que tem impacto na dignidade

Leia mais

Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2014/15

Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2014/15 Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2014/15 Tema: Impacto económico da saúde associado à mobilidade sustentável

Leia mais

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, nomeadamente o artigo 91. o,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, nomeadamente o artigo 91. o, 29.4.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 127/129 DIRETIVA 2014/46/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 3 de abril de 2014 que altera a Diretiva 1999/37/CE do Conselho relativa aos documentos de

Leia mais

SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO

SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO 27 de ABRIL 2011 SEMINÁRIO RISCOS PROFISSIONAIS PRESERVAR O PASSADO, PROTEGER O FUTURO LISBOA 1 Agenda 1 Apresentação 2 Ordenamento Jurídico 3 Campanhas CCP 2 1 Apresentação 49.ºAniversário de Serviços

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais

Ficha Técnica. Título: Relatório Anual de Atividades do Fundo de Intervenção Ambiental Editor: Agência Portuguesa do Ambiente

Ficha Técnica. Título: Relatório Anual de Atividades do Fundo de Intervenção Ambiental Editor: Agência Portuguesa do Ambiente Ficha Técnica Título: Relatório Anual de Atividades do Fundo de Intervenção Ambiental 2015 Editor: Agência Portuguesa do Ambiente Data de Edição: Março 2016 Coordenação Global: Conselho Diretivo da Agência

Leia mais

NEWSLETTER SST. Editorial. um estudo sobre riscos psicossociais Estudo de avaliação de riscos psicossociais na administração

NEWSLETTER SST. Editorial. um estudo sobre riscos psicossociais Estudo de avaliação de riscos psicossociais na administração NEWSLETTER SST E D I Ç Ã O E X T R A J U N H O 2 0 1 7 Editorial Neste número extraordinário da nossa Newsletter de SST, damos conta da realização de duas iniciativas do Departamento de SST que decorreram

Leia mais

Guião do Processo Eleitoral para a Eleição de Representantes dos Trabalhadores para a SST

Guião do Processo Eleitoral para a Eleição de Representantes dos Trabalhadores para a SST Guião do Processo Eleitoral para a Eleição de Representantes dos Trabalhadores para a SST 2 A eleição de Representantes dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho (RT SST) deve ser encarada

Leia mais

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 0,5% face ao trimestre homólogo de 2015

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 0,5% face ao trimestre homólogo de 2015 Índice de Custo do Trabalho 1.º trimestre de 216 13 de maio de 216 O Índice de Custo do Trabalho aumentou,% face ao trimestre homólogo de 21 O Índice de Custo do Trabalho ajustado de dias úteis registou

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 01-10-2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS TÉCNICOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO Prioridades do Programa Estratégico da União Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho - 2014-2020 Carlos Jorge Pereira

Leia mais

Sinistralidade Rodoviária Laboral Em Números. Isabel Vieira Autoridade para as Condições do Trabalho

Sinistralidade Rodoviária Laboral Em Números. Isabel Vieira Autoridade para as Condições do Trabalho Sinistralidade Rodoviária Laboral Em Números Isabel Vieira Autoridade para as Condições do Trabalho Crowne Plaza, Porto 17-05-2018 Sinistralidade Rodoviária Laboral Em Números 1. Intervenção inspetiva

Leia mais

Segurança e Saúde no Trabalho

Segurança e Saúde no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho A Segurança e Saúde no Trabalho é um tema transversal que afeta a maioria das nossas empresas. A organização dos Serviços de SST é ainda, muitas vezes vista com descrédito

Leia mais

Anexo I - Notícia: Desde 2004 que não morriam tantas pessoas no trabalho

Anexo I - Notícia: Desde 2004 que não morriam tantas pessoas no trabalho Anexo I - Notícia: Desde 2004 que não morriam tantas pessoas no trabalho Desde 2004 que não morriam tantas pessoas no trabalho Data: 27-01-2012 Fonte: Diário Notícias Desde 2004 que não morriam tantas

Leia mais

Acidentes de trabalho: número e taxa de incidência

Acidentes de trabalho: número e taxa de incidência ESTATÍSTICAS DO TRABALHO ACIDENTES DE TRABALHO: 2000-2013 síntese estatística Breve nota: os indicadores relativos aos acidentes de trabalho, resultam do tratamento estatístico dos dados administrativos,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL EM CONTEXTO LABORAL

A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL EM CONTEXTO LABORAL A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL EM CONTEXTO LABORAL Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa 2014.10.03 Emília Telo // ACT 1 Saúde e segurança no trabalho: Um quadro estratégico estabelece

Leia mais

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção Missões: Especialização em Segurança no Trabalho da Construção JANTAR-DEBATE Ordem dos Engenheiros (Lisboa) - 3 de Fevereiro de 2011 Ricardo da Cunha Reis Artigo 3.º, Alínea 1.º Preambulo, Alínea 1.º A

Leia mais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. setembro Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais

Editorial. Prevenção de Riscos Profissionais. setembro Boletim Informativo PRP. PRP Boletim de Prevenção de Riscos Profissionais Boletim Informativo PRP Prevenção de Riscos Profissionais Editorial O primeiro estudo epidemiológico Estudo PROUD (Prevalence of Rheumatic Occupational Diseases sobre a prevalência de lesões músculo-esqueléticas

Leia mais

Segurança e Saúde no Trabalho. Clausulado Negociação Coletiva. Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho

Segurança e Saúde no Trabalho. Clausulado Negociação Coletiva. Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Segurança e Saúde no Trabalho Clausulado Negociação Coletiva Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Índice 2 I Nota Introdutória..3 II Clausulado sobre Segurança e Saúde no Trabalho...14 III Legislação

Leia mais

Responsabilidade Social Interna. Porque queremos ir mais longe, chegando MAIS PERTO

Responsabilidade Social Interna. Porque queremos ir mais longe, chegando MAIS PERTO Porque queremos ir mais longe, chegando MAIS PERTO No Município de Oeiras é entendida como: Um agente facilitador do desenvolvimento socioprofissional dos colaboradores Um Instrumento de Criação de Valor

Leia mais

Workshop Segurança Rodoviária nas Organizações Implementação da NP ISO 39001:2017. Vera Gaiola. Autoridade para as Condições do Trabalho

Workshop Segurança Rodoviária nas Organizações Implementação da NP ISO 39001:2017. Vera Gaiola. Autoridade para as Condições do Trabalho Workshop Segurança Rodoviária nas Organizações Implementação da NP ISO 39001:2017 Vera Gaiola Autoridade para as Condições do Trabalho Workshop Segurança Rodoviária nas Organizações Implementação da NP

Leia mais

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 1,2% face ao trimestre homólogo de 2014

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 1,2% face ao trimestre homólogo de 2014 14 de agosto de 21 Índice de Custo do Trabalho 2º trimestre de 21 O Índice de Custo do Trabalho aumentou 1,2 face ao trimestre homólogo de 214 O Índice de Custo do Trabalho ajustado de dias úteis registou

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 988 984 2.24 1.155 1.26 2.164 1.94 1.92 2.282 2.199 2.189 2.327 3.389 3.255 2.735 5.322 5. 4.3 5.26 5.379 4.279 4.759 4.988 3.83 Outubro de 214 Boletim n.º 19 DESTAQUE ESTATÍSTICO TRIMESTRAL 2º Trimestre

Leia mais

Prevenção Rodoviária Portuguesa

Prevenção Rodoviária Portuguesa FÓRUM NACIONAL ÁLCOOL E SAÚDE FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO TÍTULO DO CAMPO Data de submissão Agosto 2015 NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO TÍTULO DO COMPROMISSO Prevenção Rodoviária Portuguesa Reunião

Leia mais

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 0,3% face ao trimestre homólogo de 2012

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 0,3% face ao trimestre homólogo de 2012 14 de agosto de 213 Índice de Custo do Trabalho 2º trimestre de 213 O Índice de Custo do Trabalho aumentou,3 face ao trimestre homólogo de 212 O Índice de Custo do Trabalho corrigido dos dias úteis registou

Leia mais

Sistema de Gestão da Prevenção em

Sistema de Gestão da Prevenção em Sistema de Gestão da Prevenção em SST Trabalho realizado por: André Andrade nº18990 Curso: Engenharia do Ambiente Data: 29/10/2008 Disciplina: PARP Índice Introdução... 3 Sistema de gestão da prevenção

Leia mais

b8661bdc3c2b4e2084a b09f4

b8661bdc3c2b4e2084a b09f4 DL 161/2013 2013.05.08 O presente decreto-lei procede à transposição para a ordem jurídica interna da Diretiva 2010/32/UE do Conselho, de 10 de maio de 2010, que executa o Acordo-Quadro relativo à prevenção

Leia mais

PERSPETIVAS ATUAIS DA SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO A ACT e a responsabilização dos atores intervenientes no projeto e construção

PERSPETIVAS ATUAIS DA SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO A ACT e a responsabilização dos atores intervenientes no projeto e construção Ordem dos Engenheiros 11 de Outubro, de 2012 PERSPETIVAS ATUAIS DA SEGURANÇA NO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO A ACT e a responsabilização dos atores intervenientes no Pedro Nuno Pimenta Braz, Inspetor do Trabalho

Leia mais

Sistema de Incentivos Projetos Conjuntos formação-ação Aviso Nº 6/SI/2016 Organismo Intermédio AEP Associação Empresarial de Portugal

Sistema de Incentivos Projetos Conjuntos formação-ação Aviso Nº 6/SI/2016 Organismo Intermédio AEP Associação Empresarial de Portugal Sistema de Incentivos Projetos Conjuntos formação-ação Aviso Nº 6/SI/2016 Organismo Intermédio AEP Associação Empresarial de Portugal Fase de Candidaturas: 29 de Março a 03 de Junho de 2016 A AJEG Associação

Leia mais

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( )

Estatísticas trimestrais sobre processos de falência, insolvência e recuperação de empresas e sobre processos especiais de revitalização ( ) 989 982 2.245 1.152 1.24 2.166 1.925 1.891 2.277 2.166 2.16 2.316 3.313 3.189 2.74 5.31 5.2 3.981 5.273 5.538 4.51 4.759 4.993 3.441 4.392 4.731 3.664 3.995 4.375 2.825 3.635 3.678 2.484 Outubro de 217

Leia mais

Alice Marques Conselho Diretivo do Colégio de Medicina do Trabalho. Ordem dos Médicos

Alice Marques Conselho Diretivo do Colégio de Medicina do Trabalho. Ordem dos Médicos Alice Marques Conselho Diretivo do Colégio de Medicina do Trabalho Ordem dos Médicos Fontes: Agência Europeia Para a Segurança e Saúde no Trabalho Fundação Europeia para a melhoria da qualidade de vida

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

Plano de Atividades de 2015 do Centro de Relações Laborais

Plano de Atividades de 2015 do Centro de Relações Laborais Plano de Atividades de 2015 do Centro de Relações Laborais A. ENQUADRAMENTO GERAL 1. O CRL foi criado, no seguimento de acordos de concertação social, para apoio técnico à negociação coletiva. É um organismo

Leia mais

Alice Rodrigues. Recomendações da ACT para a melhoria da prestação de serviços externos de SST

Alice Rodrigues. Recomendações da ACT para a melhoria da prestação de serviços externos de SST A Alice Rodrigues Recomendações da ACT para a melhoria Suporte para as recomendações: Enquadramento legal vigente Informação objetiva disponível GEP e ACT Constatações de auditorias EPSE DL 26/94 DL 109/

Leia mais

Boas Práticas no Contexto Internacional

Boas Práticas no Contexto Internacional Boas Práticas no Contexto Internacional 26 maio 2017 Rita Pedro, CEC/CCIC 2016/17: Enterprise Europe Network maio 2017 SUMÁRIO Enterprise Europe Network Campanha Europeia 2016/17: Locais de trabalho saudáveis

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores PROJETO DE PARECER

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores PROJETO DE PARECER PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores 11.11.2014 2014/0124(COD) PROJETO DE PARECER da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores dirigido

Leia mais

Proposta de Lei n.º 185/XIII

Proposta de Lei n.º 185/XIII Proposta de Lei n.º 185/XIII Exposição de motivos A regulamentação existente em matéria de segurança e saúde no trabalho na Administração Pública não garante a efetiva promoção da segurança e saúde no

Leia mais

AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE. Inês Diogo Vice Presidente da APA

AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE. Inês Diogo Vice Presidente da APA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE Inês Diogo Vice Presidente da APA PRINCIPAIS ÁREAS DE ATİVİDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LICENCIAMENTO AMBIENTAL AR ÁGUA AVALIAÇÃO AMBIENTAL RESÍDUOS PROTEÇÃO COSTEIRA

Leia mais

PROVEDOR DO IDOSO PROTOCOLO

PROVEDOR DO IDOSO PROTOCOLO PROVEDOR DO IDOSO PROTOCOLO As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa e que se traduzem num envelhecimento populacional, coloca às instituições, às famílias e à comunidade

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional

Direcção-Geral da Saúde Programa Nacional de Saúde Ocupacional Programa Nacional de Saúde Ocupacional Assunto: Saúde do Trabalho/ Saúde Ocupacional nas Unidades de Saúde Pública DATA: Dezembro 2012 Contacto: Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional 1.

Leia mais

A SENIORIDADE NOS LOCAIS DE TRABALHO. Carlos Jorge Pereira PROTEGER ª Conferência de Segurança

A SENIORIDADE NOS LOCAIS DE TRABALHO. Carlos Jorge Pereira PROTEGER ª Conferência de Segurança A SENIORIDADE NOS LOCAIS DE TRABALHO 2016.10.19 PROTEGER 2016 5ª Conferência de Segurança Carlos Jorge Pereira Segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Segurança

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SECRETARIA GERAL MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

SISTEMA DE GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SECRETARIA GERAL MINISTÉRIO DAS FINANÇAS SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO DA SECRETARIA GERAL DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS 1 Índice Enquadramento 3 Direitos dos trabalhadores 3 Deveres dos trabalhadores 4 Organismo 6 Abordagem

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 3,6% face ao trimestre homólogo de 2015

O Índice de Custo do Trabalho aumentou 3,6% face ao trimestre homólogo de 2015 3T09 3T10 3T11 3T12 3T13 3T14 3T15 3T16 Índice de Custo do Trabalho 3.º trimestre de 2016 11 de novembro de 2016 O Índice de Custo do Trabalho aumentou 3,6% face ao trimestre homólogo de 2015 O Índice

Leia mais