FISIOLOGIA - EXCRETOR Lista I 50 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FISIOLOGIA - EXCRETOR Lista I 50 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente"

Transcrição

1 FISIOLOGIA - EXCRETOR Lista I 50 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente 01. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): 0 0 Fazendo-se uma análise do líquido presente no interior da cápsula de Bowman, percebe-se que nele não se encontra glicose. 1 1 Em condições normais, glicose e vitaminas filtradas na cápsula de Bowman, são reabsorvidas nos túbulos uriníferos. 2 2 A ureia é formada pela combinação do ácido úrico com a ornitina. 3 3 A formação da ureia ocorre no fígado. 4 4 A passagem de líquido dos capilares sanguíneos do glomérulo renal para a cápsula de Bowman ocorre devido à secreção seletiva das paredes dos capilares e da cápsula. 02. (UERJ) Em um experimento em que se mediu a concentração de glicose no sangue, no filtrado glomerular e na urina de um mesmo paciente, os seguintes resultados foram encontrados: LÍQUIDO CONCENTRAÇÃO BIOLÓGICO DE GLICOSE (mg/dl) Sangue 140 Filtrado glomerular 120 Urina 0,12 Esses resultados mostram que as células epiteliais dos túbulos renais do paciente estavam reabsorvendo a glicose pelo mecanismo denominado: a) Difusão passiva. b) Transporte ativo. c) Difusão facilitada. d) Transporte osmótico. 03. (ASCES) O sistema urinário é responsável pela excreção de metabólitos celulares com vistas a manter a homeostase corporal. Considerando a ureia como produto metabólico, que tipo de dieta aumenta sua excreção do organismo humano? a) Massas, pois são ricas em carboidratos. b) Carnes brancas, pois são ricas em proteínas. c) Vegetais, pois são ricos em vitaminas. d) Frituras, pois são ricas em gordura. e) Lanches salgados, pois são ricos em cloreto de sódio. 04. (UECE) Assinale a alternativa que apresenta corretamente o processo que ocorre no túbulo contorcido proximal, durante a formação da urina no néfron. a) Recepção da urina e sua condução ao ureter. b) Ocorrência de osmose e reabsorção de água do filtrado para os capilares sanguíneos. c) Transporte ativo executado pelas células dos túbulos que removem excretas dos capilares sanguíneos, lançando-os na urina. d) Difusão e transporte ativo executado pelas células dos túbulos que devolvem substâncias do filtrado para os capilares sanguíneos. 05. (UFV) Com relação ao sistema excretor humano, é correto afirmar que:

2 a) O hormônio antidiurético regula a reabsorção de sódio nos rins. b) O hormônio aldosterona regula a absorção de água nos rins. c) A principal excreta nitrogenada eliminada na urina é a amônia. d) A principal excreta nitrogenada eliminada na urina é a ureia. 06. (PUC-RIO) A presença de ureia na urina de humanos é consequência direta da: a) Degradação de lipídeos. b) Degradação de proteínas. c) Degradação de açúcares. d) Incorporação de vitaminas. e) Transformação de O2 e CO (URCA) Quais os órgãos excretores da maioria das espécies de anelídeos? a) Protonefrídeos. b) Metanefrídeos. c) Células-flama. d) Túbulos de Malpighi. e) Glândulas verdes. 08. (CEFET-SP) Um organismo é uma reunião de sistemas intimamente integrados que interagem de forma harmônica e eficiente. Cada órgão de um sistema contribui para o bom desempenho dos demais, e todos são de igual importância para a manutenção das diferentes funções. Entre os diversos órgãos do sistema excretor os rins são órgãos vitais porque: a) Eliminam resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos pelo organismo. b) Filtram e excretam, permanentemente, a glicose do sangue. c) Retiram do sangue substâncias tóxicas ou em excesso. d) São estruturas adaptadas para armazenar a urina. e) Produzem células de reposição para o sistema circulatório. 09. (PUC-CAMPINAS) Responda esta questão com base no esquema abaixo (ciclo da ornitina) e nos seus conhecimentos. (Knut Schmidt Nielsen. Fisiologia Animal. Adaptação e Meio Ambiente. São Paulo: Santos Livraria, p. 380) A enzima urease, em meio aquoso, catalisa a decomposição da ureia [(NH2)2CO]. Os produtos dessa decomposição devem ser a) CO2 e NH3. b) CO, N2 e H2. c) CO2, N2 e H2.

3 d) C, H2O e N2. d) CO e NH (PUC-RIO) Marque a opção que apresenta a afirmativa correta com relação aos aparelhos excretores e respectivos tipos de excreção dos animais. a) A ureia, excretada pelos mamíferos é mais tóxica do que a amônia e o ácido úrico. b) A excreção de produtos nitrogenados sob a forma de ácido úrico provoca um maior gasto de água. c) Os restos nitrogenados podem ser reciclados por bactérias do ciclo do nitrogênio. d) Os animais terrestres geralmente excretam restos nitrogenados sob a forma de amônia. e) Os animais aquáticos geralmente excretam ácido úrico que possui alta solubilidade em água. 11. (UFV) Relacione cada um dos grupos animais com o seu principal tipo de excreta. GRUPO DE ANIMAIS 1. Aves. 2. Peixes cartilaginosos. 3. Peixes ósseos. 4. Anelídeos. 5. Insetos. TIPO DE EXCRETA A. Amônia. B. Ureia. C. Ácido úrico. Assinale a alternativa que contém as associações corretas: a) 1C, 2A, 3A, 4C, 5B. b) 1B, 2C, 3A, 4B, 5C. c) 1B, 2A, 3C, 4B, 5B. d) 1C, 2B, 3A, 4A, 5C. e) 1C, 2A, 3B, 4A, 5C. 12. (UERJ) Observe, abaixo, o esquema simplificado de como acontece, em diversos animais, o catabolismo do aminoácido alanina. Nos animais ovíparos, como as aves e os répteis, o principal produto de excreção derivado do grupamento de caráter básico desse aminoácido denomina-se: a) Ureia. b) Ácido úrico.

4 c) Ácido pirúvico. d) Gás carbônico. 13. (COVEST) Os dados obtidos, a partir da análise dos excretas nitrogenados presentes na urina de três grupos de animais, são mostrados na tabela abaixo. Assinale a alternativa que indica corretamente os animais dos grupos 1, 2 e 3, respectivamente. a) Insetos, maioria dos peixes ósseos e tubarões. b) Mamíferos, algumas aves e anfíbios. c) Moluscos, pássaros e alguns tubarões. d) Maioria dos peixes ósseos, mamíferos e aves. e) Tubarões, maioria dos peixes ósseos e mamíferos. 14. (UFJF) A figura a seguir mostra um tipo de célula adaptada para a eliminação dos produtos de excreção, denominada célula-flama. Esse tipo primitivo de sistema excretor é observado em: a) Platelmintos, como as planárias. b) Anelídeos, como as minhocas. c) Artrópodes, como as aranhas. d) Moluscos, como os polvos. e) Equinodermos, como as estrelas-do-mar. 15. Use a figura a seguir para responder esta questão:

5 I II 0 0 X está indicando a artéria renal. 1 1 Y está indicando a veia renal. 2 2 Y transporta sangue com menor quantidade de CO2 que X. 3 3 X transporta sangue com maior quantidade de ureia que Y. 4 4 O sangue que circula em X é venoso, enquanto o que circula em Y é arterial. 16. (UNIFOR) Túbulos de Malpighi e nefrídrios são órgãos excretores encontrados, respectivamente, em: a) Gafanhoto e camarões. b) Baratas e minhocas. c) Escorpiões e baratas. d) Minhocas e aranhas. e) Minhocas e besouros. 17. (UNIFOR) A ingestão de bebidas alcoólicas acarreta, após algum tempo, aumento na frequência de micção, sendo eliminado um grande volume de urina. Tal fato é devido: a) À inibição do hormônio antidiurético. b) Ao aumento da pressão dos órgãos internos. c) À estimulação renal e digestiva. d) À mudança da pressão sanguínea. e) À liberação do hormônio diurético. 18. (UFRGS) Os verdadeiros órgãos excretores são observados nos filos animais que apresentam simetria bilateral. A coluna I apresenta cinco diferentes tipos de órgãos excretores e coluna II quatro exemplos de animais invertebrados. Associe adequadamente a coluna II à coluna I. COLUNA I 1. Nefrídio. 2. Túbulos de Malpighi. 3. Glândulas antenais. 4. Superfície do corpo. 5. Células-flama. COLUNA II ( ) Gafanhoto. ( ) Sanguessuga. ( ) Planária. ( ) Caranguejo. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) b) c) d) e) (UFC) Ao longo da história evolutiva do Reino Animal, os mecanismos fisiológicos foram se aperfeiçoando em cada táxon. No que se refere à excreção, o mecanismo mais primitivo de eliminação de excretas utilizado pelos metazoários é formado por: a) Brânquias, já que a vida originou-se no ambiente aquático. b) Nefrídios, que comunicam a cavidade corporal com o meio externo. c) Células-flama, que possuem uma extremidade que se abre na superfície corporal. d) Glomérulos, ligados aos vasos sanguíneos, que reabsorvem água, íons e outras substâncias.

6 e) Túbulos de Malpighi, onde ocorre passagem dos resíduos da digestão diretamente para o exterior. 20. (CEFET-SP) Os rins são órgãos do sistema excretor essenciais para a sobrevivência do ser humano. Dentre as funções exercidas por esses órgãos, está: a) A eliminação do gás carbônico produzido no metabolismo celular. b) A produção de hormônios que atuam no controle da temperatura corpórea. c) A regulação do volume e da composição do sangue. d) A produção de hormônios que controlam a taxa de glicose no sangue. e) O controle da produção de enzimas que agem no pâncreas e no estômago. 21. Responda esta questão com base no esquema a seguir: I II 0 0 Proteína do sangue não é encontrada em C, apesar de existir em A. 1 1 Dióxido de carbono é encontrado tanto em C, quanto em A. 2 2 Para a glicose passar de C para D, há necessidade da presença de insulina. 3 3 Para a glicose passar de C para D, há necessidade de gasto de ATP. 4 4 A ureia é encontrada tanto em A, quanto em E. 22. (UCMG) O filtrado glomerular percorrerá, sequencialmente, no néfron, os seguintes componentes: a) Cápsula de Bowman, túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal. b) Cápsula de Bowman, túbulo contorcido proximal, túbulo coletor, alça de Henle. c) Glomérulo, alça de Henle, túbulo contorcido proximal, túbulo coletor. d) Glomérulo, túbulo coletor, alça de Henle, túbulo contorcido proximal. e) Túbulo contorcido proximal, cápsula de Bowman, alça de Henle, túbulo contorcido distal. 23. A estrutura indicada na ilustração abaixo se denomina, sendo responsável pela excreção dos...

7 a) pelo absorvente vegetais. b) célula flama platelmintos. c) tubo de Malpighi insetos. d) nefrídio anelídeos. e) vacúolo pulsátil protozoários. 24. Três amostras de urina humana foram analisadas e revelaram a seguinte composição: AMOSTRA I AMOSTRA II AMOSTRA III Ureia Ácido úrico Proteínas Ácido úrico Glicose Ureia Água Água Água Cloreto de sódio Cloreto de sódio Glicose A um indivíduo normal, poderia(m) pertencer: a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. c) Apenas I e II. e) I, II e III. 25. (COVEST) Com relação a substâncias nitrogenadas excretadas e a estruturas excretoras dos animais, pode-se afirmar que: I II 0 0 Equinodermos e moluscos excretam ácido úrico na forma de uma pasta de cor esbranquiçada. 1 1 A excreção nos crustáceos, animais amoniotélicos, está a cargo de um par de glândulas antenais que filtram a hemolinfa e dela removem as excreções, eliminando-as através de um poro no base das antenas. 2 2 Os protonefrídeos são estruturas excretoras, presentes nos insetos (animais ureotélicos), ligadas a células especializadas, chamadas solenócitos ou células-flama. 3 3 Lagartos e cobras são répteis que excretam ácido úrico (uricotélicos), enquanto as tartarugas excretam, principalmente, ureia (ureotélicos). 4 4 Nos mamíferos, incluindo o homem, o principal tipo de excreta nitrogenada e a ureia. 26. (FCMSC) Os animais têm adaptações para: I. Remover produtos finais do metabolismo. II. Manter diferentes íons em concentrações adequadas. III. Manter a água do organismo em quantidades adequadas. O sistema excretor está relacionado: a) Apenas com I. b) Apenas com I e II. c) Apenas com I e III. d) Apenas com II e III. e) Com I, II e III.

8 27. (CESGRANRIO) No homem, após a filtragem no glomérulo renal, ocorre a formação e eliminação da urina. Assinale a opção que associa corretamente as estruturas do aparelho urinário humano, apresentadas na coluna I, em algarismos romanos, com as funções apresentadas na coluna II, em algarismos arábicos. COLUNA I I. Uretra. II. Ureter. III. Néfron. IV. Bexiga. COLUNA II. 1. Produz a urina através de excreção e reabsorção. 2. Conduz urina para o meio externo. 3. Armazena urina. 4. Recolhe a urina que surge na pelve renal. 5. Concentra a urina. a) I-2; II-4; III-1; IV-3. b) I-2; II-3; III-1; IV-5. c) I-4; II-3; III-1; IV -V. d) I-4; II-5; III-3; IV-2. e) I-3; II-5; III-3; IV (UNIOESTE) Um animal apresenta um sistema excretor formado por um saco alongado e tubular, com uma das extremidades ligada ao intestino e outra que termina em fundo cego. O sistema excretor descrito acima se refere: a) Aos néfrons, encontrados em vertebrados. b) Às glândulas antenais, encontradas em crustáceos. c) Aos metanefrídios, encontrados em moluscos. d) Aos túbulos de Malpighi, encontrados em insetos. e) Às glândulas coxais, encontradas na maioria das espécies de aranhas. 29. (UFAL) No homem, os produtos de excreção, resultantes do metabolismo, chegam ao fígado sob a forma de.i. e, nesse órgão, são transformados em.ii.. Para completar corretamente a frase acima, basta substituir I e II, respectivamente, por: a) amônia e ureia. b) ureia e amônia. c) amônia e ácido úrico. d) ureia e ácido úrico. e) ácido úrico e ureia. 30. (UA-AM) Sistema excretor elimina resíduos metabólicos e outras substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio corpo. No desenho abaixo os números 1, 2, 3e 4 representam, respectivamente:

9 a) Rim, ureter, bexiga e uretra. b) Rim, bacinetes, artérias e bexiga. c) Rim, uretra, bexiga e ureter. d) Rim, artérias renais, uretra e bexiga. e) Rim, vasos renais, uretra e bexiga. 31. (COVEST) Com relação à excreção nos animais, assinale na coluna I a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e na coluna II a(s) falsa(s): I II 0 0 Nos platelmintos, como a planária, constata-se a presença das células-flamas, as quais retiram as excretas presentes no líquido intercelular. 1 1 Nos aracnídeos, a excreção ocorre através das células-flamas, situadas próximas ao cefalotórax, sendo o principal excreto nitrogenado a ureia. 2 2 Nos crustáceos, as estruturas especializadas para a excreção são as glândulas coxais, as quais retiram as excretas, sobretudo, a guanina, eliminando-os através de poros externos. 3 3 Nos insetos, a excreção é feita através dos túbulos de Malpighi. 4 4 Nos vertebrados, as estruturas encarregadas da excreção são os rins, os quais são do tipo metanefro nos répteis, nas aves e nos mamíferos. 32. Durante o processo de metamorfose, ocorrem marcantes mudanças no girino. No decorrer desse período evolutivo, em que acaba tornando-se capaz de viver em terra, além das diferenças morfológicas, também se alteram os produtos nitrogenados que excreta, conforme indicado no gráfico a seguir. Baseado no gráfico acima e nos seus conhecimentos, podemos afirmar que os produtos nitrogenados representados nas curvas indicadas por I e II, são respectivamente: a) Ácido úrico e amônia. b) Ureia e amônia. c) Amônia e ureia. d) Pteridina e amônia. e) Ureia e ácido úrico.

10 33. (PUC-MG) Interpretando a figura a seguir que representa a regulação da secreção e ações do hormônio antidiurético (ADH), assinale a afirmativa incorreta. a) A liberação de ADH no sangue estimula os rins a reterem mais água, diminuindo o volume urinário. b) A pressão osmótica elevada estimula a liberação de ADH e reduz a perda de água por transpiração. c) As arteríolas sofrem vasoconstricção, elevando a pressão arterial em resposta à liberação de ADH. d) Com a ingestão e absorção de grande quantidade de água, a pressão osmótica do plasma sanguíneo irá aumentar, inibindo a secreção de ADH. 34. (MACK) Tendo por base os esquemas abaixo, que representam estruturas excretoras, assinale a alternativa correta. a) A estrutura 1 retira excretas do celoma do animal. b) A estrutura 2 é encontrada em animais como as tênias. c) A estrutura 2 pode retirar excretas tanto do celoma quanto do sangue. d) A estrutura 1 pode ser encontrada em águas-vivas. e) As estruturas 1 e 2 são encontradas em artrópodos. 35. (UFBA) Ingerimos comida cheia de nitrogênio mais nitrogênio, de fato, do que precisamos que pode unir-se aos átomos de hidrogênio e se transformar na venenosa amônia. Como a amônia se dissolve tão bem na água, teríamos que urinar galões para expeli-la pela bexiga. Mas nossa fisiologia faz uma opção mais inteligente: no fígado, juntamos amônia e dióxido de carbono, com a ajuda de enzimas, criando um composto bem mais seguro, chamado ureia. (Zimmer, p.64.) Essa estratégia para o metabolismo de compostos nitrogenados não é a única entre os animais. A análise comparativa das diversas estratégias utilizadas permite concluir: I II 0 0 Os peixes, em sua maioria, dispensam a conversão de amônia em ureia, excretando-a diretamente na água. 1 1 A produção de ureia associada a um sistema renal complexo é uma importante adaptação dos mamíferos à vida terrestre.

11 2 2 A formação de resíduos nitrogenados, em aves e répteis, segue as mesmas etapas metabólicas presentes nos mamíferos. 3 3 A diversidade de resíduos nitrogenados, entre os animais reflete a história evolutiva de cada grupo em função de seu hábitat. 4 4 A formação da ureia, no homem, é um exemplo de integração orgânica em resposta a um requerimento fisiológico. 36. (PUCCAMP) A tabela a seguir indica as quantidades (em porcentagem) de excretas nitrogenados na urina de dois animais. AMÔNIA UREIA ÁCIDO ÚRICO a b Sobre esses dados, fizeram-se as seguintes afirmações: I. O animal (a) provavelmente vive em habitat terrestre e o animal (b), em habitat aquático ou de transição entre água e terra. II. A urina de (a) é rica em ácido úrico, altamente tóxico, que necessita de grande quantidade de água para ser eliminado. III. A urina de (b) é rica em substâncias solúveis e muito tóxicas. IV. O animal (a) pode ser uma tartaruga e (b) pode ser um sapo. Dessas afirmações, são corretas somente: a) I e III. b) II e IV. c) I, II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. 37. (MACK) O esquema adiante, representa o aparelho excretor humano. As setas A eb indicam o sentido do fluxo sanguíneo. Os números 1, 2 e 3 indicam, respectivamente: a) Artéria aorta, ureter e veia cava. b) Veia cava, ureter e artéria aorta. c) Veia cava, uretra e artéria aorta. d) Artéria aorta, uretra e veia cava. e) Artéria aorta, uretra e veia porta. 38. (Fund.Luzíada-SP) Pensando em função do ambiente no qual vivem, qual dos animais relacionados a seguir deve produzir urina mais concentrada em sais minerais, sendo hipertônica em relação ao seu sangue? a) Peixe de água doce. b) Rã. c) Caranguejo (água do mar).

12 d) Homem. e) Mamífero que vive no deserto. 39. (FCC-SP) Considere indivíduos nas seguintes condições: I. Em ambiente frio e úmido. II. Após a realização de exercícios físicos. III. Após a ingestão de grande quantidade de água do mar. Haverá aumento de volume de produção de urina nos indivíduos que estão: a) Apenas na condição I. b) Apenas nas condições I e II. c) Apenas nas condições I e III. d) Apenas nas condições II e III. e) Nas condições I, II e III. 40. (UEPA) Os manguezais foram declarados áreas de preservação pela Lei de 15 de setembro de Os manguezais paraenses, localizados no município de Bragança e ao norte da ilha de Caratateua, são fundamentais para o equilíbrio ecológico do litoral paraense, pois muitos animais, como o camarão branco, põem seus ovos no mar e os filhotes penetram no manguezal, onde se alimentam, crescem e então voltam para o mar. Do mangue o homem retira seu alimento: caranguejo, peixes e moluscos. É necessário, portanto, proteger s manguezais contra a destruição, caso contrário, destrói-se a fonte de alimento para o homem e a área de proteção de muitas espécies. (Adaptado de: Nosso Pará O homem e a natureza) Nos crustáceos e moluscos a excreção é realizada respectivamente por: a) Glândulas coxais e metanefrídios. b) Getanefrídios e glândulas verdes. c) Glândulas verdes e metanefrídios. d) Glândulas verdes e túbulos de Malpighi. e) Túbulos de Malpighi e metanefrídios. 41. (UFRS) Os animais, através de seu metabolismo, produzem substâncias que devem ser excretadas. Dentre estas, encontramos as nitrogenadas. A substância. é a menos tóxica dos catabólitos nitrogenados e também a menos solúvel em água, sendo a excreta de. e.. Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente as lacunas da afirmativa anterior. SUBSTÂNCIAS 1. Ureia. 2. Amônia. 3. Ácido úrico. 4. Guanina. 5. Alanina. ORGANISMOS a. Mamíferos. b. Répteis. c. Aves. d. Peixes. e. Anfíbios. a) 1 (a) (b). b) 2 (b) (c). c) 3 (b) (c). d) 4 (d) (e). e) 5 (d) (e).

13 42. (FUVEST) Foi descoberto que, quando aumenta a pressão nos átrios (aurículos) cardíacos, estes secretam um hormônio (fator atrial) que tem ação direta sobre os néfrons, as unidades filtradoras dos rins. Entre outros efeitos, o fator atrial produz dilatação da arteríola aferente, combinada com a constrição da arteríola eferente (veja, abaixo, o esquema do néfron). Dessas informações, pode-se deduzir que a secreção de fator atrial provoca: a) Maior filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sanguínea. b) Menor filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sanguínea. c) Maior filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sanguínea. d) Menor filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sanguínea. e) Menor filtração glomerular, formação de mais urina, elevação da pressão sanguínea. 43. (F. M. Catanduva-SP) Uma determinada substância é injetada contínua e homogeneamente na circulação venosa de um mamífero e chega aos rins na concentração de 2 mg%. Sabe-se que essa substância é livremente filtrada, sendo metade do filtrado reabsorvida e a outra metade eliminada na urina; sabe-se que a taxa de filtração do glomérulo é de 100 ml por minuto, e o fluxo de urina é de 1 ml por minuto. Qual a concentração aproximada dessa substância na urina? a) 1 ng%. b) 10 mg%. c) 20 mg%. d) 100 mg%. e) 200 mg%. 44. (FCC) Nas aves, répteis e insetos, os excretas nitrogenados são eliminados na forma de: a) Ácido úrico, que, sendo solúvel, torna o animal independente do meio aquático. b) Ácido úrico, que, sendo quase insolúvel, pode ser excretado com pouca perda de água. c) Ureia, que, sendo quase insolúvel, pode ser excretada com pouca perda de água. d) Ureia, que, sendo solúvel, difunde-se no sangue e é facilmente eliminado nos rins. e) Amônia, que, sendo altamente solúvel, torna o animal independente do meio aquático. 45. (UFRS) As tartarugas marinhas choram durante a desova ou em outras circunstâncias quando se encontram na praia. A melhor explicação para o fenômeno consiste no seguinte: a) As lágrimas são produzidas pelo esforço despendido na eliminação dos ovos. b) A água do mar produz irritação na epiderme e, por isso, o animal chora. c) As lágrimas são respostas fisiológicas que protegem a tartaruga toda vez que se expõe ao sol. d) Trata-se de um fato mal observado, pois as tartarugas possuem membranas que protegem os olhos. e) A secreção das lágrimas é um mecanismo fisiológico para eliminar os sais acumulados no corpo do animal.

14 46. (CESGRANRIO) Durante o desenvolvimento filogenético, o sistema excretor dos animais aumenta em complexidade, de forma a poder oferecer aos seres mais evoluídos um processo adequado de eliminação de resíduos. Ao mesmo tempo, este sistema especializou-se na melhor conservação de substâncias essenciais às funções dos organismos. Correlacione no quadro de opções a seguir as formas de excreção com os respectivos organismos desenhados e numerados acima. Rins Vacúolo Tubos de Células- Nefrídeos metanéfricos pulsátil Malpighi flamas a b c d e (PUC-SP) Na figura abaixo está esquematizada a unidade fisiológica do sistema excretor de um mamífero: As setas 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente: a) Glomérulo, túbulo renal, tubo coletor e alça de Henle. b) Cápsula de Bowman, túbulo renal, alça de Henle e tubo coletor. c) Alça de Henle, túbulo renal, cápsula de Bowman e tubo coletor. d) Cápsula de Bowman, tubo coletor, alça de Henle e túbulo renal. e) Glomérulo, cápsula de Bowman, tubo coletor e alça de Henle. 48. (UFPA) Qual das alternativas abaixo indica corretamente as concentrações normais de proteína? PLASMA SANGUÍNEO URINA FILTRADO GLOMERULAR a Alta Ausente Ausente b Alta Baixa Ausente c Ausente Baixa Alta d Baixa Alta Alta

15 e Baixa Ausente Ausente 49. (FUVEST) O sangue, ao circular pelo corpo de uma pessoa, entra nos rins pelas artérias renais e sai deles pelas veias renais. O sangue das artérias renais: a) É mais pobre em amônia do que o sangue das veias renais, pois nos rins ocorre síntese dessa substância pela degradação de ureia. b) É mais rico em amônia do que o sangue das veias renais, pois nos rins ocorre degradação dessa substância que se transforma em ureia. c) É mais pobre em ureia do que o sangue das veias renais, pois os túbulos renais secretam essa substância. d) É mais rico em ureia do que o sangue das veias renais, pois os túbulos renais absorvem essa substância. e) Tem a mesma concentração de ureia e de amônia que o sangue das veias renais, pois essas substâncias são sintetizadas no fígado. 50. Os rins desempenham suas funções mais importantes filtrando o plasma e removendo substâncias do filtrado glomerular em graus diferentes. As figuras acima mostram como os rins lidam com os diferentes tipos de substâncias. Baseado nelas e nos seus conhecimentos, analise as proposições a seguir: I II 0 0 A figura 1 pode representar o comportamento de substâncias como a creatinina e a ureia, uma vez que elas são filtradas livremente e em parte reabsorvidas pelos capilares glomerulares. 1 1 O esquema 2 pode representar uma substância que é livremente filtrada e é em parte reabsorvida nos túbulos renais, retornando ao sangue, como por exemplo, o sódio. Assim, a quantidade excretada na urina é menor do que aquela filtrada nos glomérulos. 2 2 A figura 3 pode representar o comportamento de aminoácidos e glicose, que são filtrados e são reabsorvidos durante sua passagem pelos rins. 3 3 Na figura 4, a substância é livremente filtrada nos capilares glomerulares e totalmente reabsorvida. Esse mecanismo está relacionado com a eliminação de substâncias altamente tóxicas, como o ácido úrico. 4 4 O esquema 2 pode representar o controle osmótico do plasma. A reabsorção de água pelos túbulos renais é intensificada pela ação do ADH. Ele atua, principalmente, no túbulo distal e coletor. GABARITO FVFVF B B D D B B C A C D B D A VVFVF B A A C C VVFVV A D A FVFVV E A D A A VFFVV B D C VVFVV D A E C C C A D B E B B A D FVVFV

Sistema excretor. Professora Mariana Peixoto

Sistema excretor. Professora Mariana Peixoto Sistema excretor Professora Mariana Peixoto Eliminação de excretas nos seres humanos Unidade básica dos rins: néfrons (Cápsula de Bowman) (alça de Henle) Formação da urina Filtração glomerular Glóbulos

Leia mais

a) I amônia; II Ureia

a) I amônia; II Ureia 1. No tratamento de hipertensos, os pacientes devem retirar o sal (cloreto de sódio) de sua alimentação, assim como tomar um medicamento diurético. Explique qual a relação entre esses dois procedimentos

Leia mais

BA.17: Homeostase, excreção e homeotermia BIOLOGIA

BA.17: Homeostase, excreção e homeotermia BIOLOGIA ATIVIDADES. (UFPE 006) Com relação ao processo de formação da urina, no homem, é correto afirmar que: ( ) Como a filtração glomerular é um processo de alta seletividade, as vitaminas e os aminoácidos não

Leia mais

Apostila de Biologia 06 Sistema Excretor Fábio Henrique

Apostila de Biologia 06 Sistema Excretor Fábio Henrique 1.0 Excreção Apostila de Biologia 06 Sistema Excretor Fábio Henrique É a Eliminação de subprodutos do metabolismo celular. 1.1 Homeostase É uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro

Leia mais

Sistema excretor. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Sistema excretor. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Sistema excretor Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS introdução Elimina as excretas, isto é, as substâncias tóxicas. Principalmente das substâncias que contêm nitrogênio (excretas nitrogenadas) A quebra

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 09 PRODUTOS NITROGENADOS E TIPOS DE EXCREÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 09 PRODUTOS NITROGENADOS E TIPOS DE EXCREÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 09 PRODUTOS NITROGENADOS E TIPOS DE EXCREÇÃO Fixação 1) O tipo de composto nitrogenado (amônia, ureia ou ácido úrico) eliminado por um organismo, depende, entre outros

Leia mais

SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? SISTEMA URINÁRIO SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Conjunto de órgãos responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de substâncias tóxicas, desnecessárias ou em excesso através

Leia mais

Fisiologia do Sistema Urinário

Fisiologia do Sistema Urinário Esse sistema é responsável pela maior parte da excreção. Este conceito define os processos pelos quais o organismo se livra de substâncias tóxicas (ou em excesso) resultantes do metabolismo celular, denominadas

Leia mais

Osmorregulação. Osmorregulação processo que permite a manutenção do equilíbrio da água e dos sais no organismo.

Osmorregulação. Osmorregulação processo que permite a manutenção do equilíbrio da água e dos sais no organismo. Osmorregulação Nos animais a manutenção do equilíbrio dinâmico interno deve-se às atividades coordenadas dos sistemas circulatório, nervoso e hormonal. Meio interno sangue, linfa, células. O tubo digestivo

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 10 EXCREÇÃO HUMANA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 10 EXCREÇÃO HUMANA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 10 EXCREÇÃO HUMANA Fixação 1) A ingestão de álcool inibe a liberação de ADH (hormônio antidiurético) pela hipófise. Assim sendo, espera-se que um homem alcoolizado: a)

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 24 SISTEMA EXCRETOR

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 24 SISTEMA EXCRETOR BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 24 SISTEMA EXCRETOR bexiga poro excretor na base da antena reabsorção de substâncias úteis ao organismo tubo excretor sais, água e produtos nitrogenados da hemolinfa câmara

Leia mais

Tarefas 17, 18 e 19 Professor Fabrício

Tarefas 17, 18 e 19 Professor Fabrício Tarefas 17, 18 e 19 Professor Fabrício TAREFA 17 01. Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que a) peixes são animais amoniotélicos, aves e répteis são ureotélicos e

Leia mais

Excreção. Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue.

Excreção. Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Sistema Urinário Excreção Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Como eliminar os produtos tóxicos que se formam nas células? Vias

Leia mais

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e SISTEMA EXCRETOR 1 Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e extremamente tóxica para as células, esmo em

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 08 CIRCULAÇÃO HUMANA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 08 CIRCULAÇÃO HUMANA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 08 CIRCULAÇÃO HUMANA Phs > PO Phs < PO PRESSÃO SANGUÍNEA DIMINUI SAÍDA DE LÍQUIDO TECIDO ENTRADA DE LÍQUIDO Fixação 1) (UFF) As mais diversas fontes de informação vêm abordando

Leia mais

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins

Biofísica renal. Estrutura e função dos rins Biofísica renal Estrutura e função dos rins Múltiplas funções do sistema renal Regulação do balanço hídrico e eletrolítico (volume e osmolaridade) Regulação do equilíbrio ácidobásico (ph) Excreção de produtos

Leia mais

Sistema Renal. Profa Msc Melissa Kayser

Sistema Renal. Profa Msc Melissa Kayser Sistema Renal Profa Msc Melissa Kayser Componentes anatômicos Rins Ureteres Bexiga urinária Uretra O sangue é filtrado nos rins, onde os resíduos são coletados em forma de urina, que flui para pelve renal,

Leia mais

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução 1. A figura representa os sistemas digestivos

Leia mais

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal

artéria renal arteríola aferente capilares glomerulares artéria renal capilares glomerulares veia renal FUNÇÕES DOS RINS Controle da osmolaridade dos fluidos corporais Regulação do volume dos fluidos corporais (controle a longo prazo da pressão arterial) Regulação da concentração de eletrólitos: Na +, K

Leia mais

Anatomia funcional do rim Função renal

Anatomia funcional do rim Função renal Anatomia funcional do rim Função renal Ganho Balanço diário Perda Ingestão Equilíbrio osmótico Bebidas e comidas Suor Pulmões Ingestão Metabolismo Metabolismo Urina Fezes Perdas Fluido extracelular Fluido

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA. Sistema Renal - Filtração Glomerular - Prof. Fernando Zanoni

FISIOLOGIA HUMANA. Sistema Renal - Filtração Glomerular - Prof. Fernando Zanoni FISIOLOGIA HUMANA Sistema Renal - Filtração Glomerular - Prof. Fernando Zanoni fzanoni@prof.ung.br Função geral dos rins Homeostasia dos líquidos e eletrólitos Filtração, reabsorção, secreção e excreção

Leia mais

Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas

Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas Imagem: Schlomo Wiggins/ This image is free to use for any purpose

Leia mais

e) decréscimo da osmolaridade plasmática

e) decréscimo da osmolaridade plasmática e) decréscimo da osmolaridade plasmática Lista de Revisão Sistema Excretor Prof: Marcus Ferrassoli Questão 01 Água, gás carbônico e excretas nitrogenados são produtos do metabolismo que os animais devem

Leia mais

L.E.P.A.F. Corpus Christi 3 ºano Sistema Nervoso

L.E.P.A.F. Corpus Christi 3 ºano Sistema Nervoso I - O L.E.P.A.F (lista de exercícios para alunos feras) é uma lista de exercícios contendo questões de aprofundamento, com a finalidade de auxiliar os alunos durante a sua preparação para os desafios do

Leia mais

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção.

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção. Sistema excretor O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção efectuada por Órgãos de excreção Pele (glândulas sudoríparas) Pulmões Suor Dióxido

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO

SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO SISTEMA EXCRETOR PROFª CLÁUDIA LOBO Excreção Mecanismo pelo qual os seres vivos recolhem seu lixo celular, como a amônia (NH 3 ), CO 2, água e sais. Desta forma, os seres vivos mantém a homeostase, isto

Leia mais

6.3.5 Digestão nos Moluscos Digestão nos Anelídios Digestão nos Artrópodes Digestão nos Equinodermos

6.3.5 Digestão nos Moluscos Digestão nos Anelídios Digestão nos Artrópodes Digestão nos Equinodermos SUMÁRIO I Sistemas de Nutrição... 01 1 Noções Gerais Sobre Metabolismo... 01 1.1 Conceito... 01 1.2 Generalidades... 01 1.3 Metabolismo e Nutrição... 02 1.4 Divisão do Metabolismo... 02 1.4.1 Anabolismo...

Leia mais

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi

Sistemas Excretores. Professor Fernando Stuchi Sistemas Excretores Definição Para manutenção da vida de um organismo animal, todo alimento e substancia que são digeridas, as células absorvem os nutrientes necessários para o fornecimento de energia.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre disciplina :Biologia Conteúdo: Variabilidade genética: fontes de variabilidade genética, fatores evolutivos, derivam genética, genética

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 TRANSPORTES ATIVOS PELA MEMBRANA Fixação 1) O esquema abaixo exemplifica um dos tipos de transporte de membrana cuja função é fundamental para o metabolismo celular. No

Leia mais

27/12/2015 AMBIENTES MARINHOS E HIPERSALINOS OSMOCONFORMADORES MARINNHOS

27/12/2015 AMBIENTES MARINHOS E HIPERSALINOS OSMOCONFORMADORES MARINNHOS Animais osmoconformadores: mantêm seus fluidos corporais isosmóticos com o ambiente. Animais osmorreguladores: mantêm a osmolaridade corporal independente da ambiental. ADIÇÃO ELIMINAÇÃO Água ingerida

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

1. A figura 1 representa a transmissão de um impulso nervoso ao longo do axónio de um neurónio.

1. A figura 1 representa a transmissão de um impulso nervoso ao longo do axónio de um neurónio. BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 NOME DO ALUNO PROFESSORA: Isabel Dias N.º Classificação: Mini-teste 2 1. A figura 1 representa a transmissão de um impulso nervoso ao longo do axónio de

Leia mais

Transportando substancias

Transportando substancias Transportando substancias Nosso corpo possui inúmeras células que sendo aglomeradas são formados tecidos que realizam funções que são indispensáveis para a sobrevivência. Para realizar o transporte as

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: MARIO NETO

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: MARIO NETO GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: MARIO NETO DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS SÉRIE: 2º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem 1) Elabore o roteiro de estudos: a. Quais são as vias excretoras do nosso corpo? b.

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P2

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P2 GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P2 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

REVISÃO DIGESTÓRIO/CIRCULATÓRIO/ EXCRETOR/RESPIRATÓRIO

REVISÃO DIGESTÓRIO/CIRCULATÓRIO/ EXCRETOR/RESPIRATÓRIO REVISÃO DIGESTÓRIO/CIRCULATÓRIO/ EXCRETOR/RESPIRATÓRIO SISTEMA DIGESTÓRIO D I G E S T Ó R I O BOCA FARINGE ESÔFAGO Pepsina Ptialina Suco Gástrico ESTÔMAGO (pancrezimina e secretina) ÂNUS RETO Suco Pancreático

Leia mais

07/11/2017. Animais estenohalinos: toleram pouca variação da osmolaridade ambiental.

07/11/2017. Animais estenohalinos: toleram pouca variação da osmolaridade ambiental. Animais estenohalinos: toleram pouca variação da osmolaridade ambiental. Animais eurihalinos: toleram uma faixa considerável de osmolaridades ambientais. Animais osmoconformadores: mantêm seus fluidos

Leia mais

Exercícios de Circulação Comparada

Exercícios de Circulação Comparada Exercícios de Circulação Comparada 1. (PUC) Relacione as descrições dos Sistemas Circulatórios com seus respectivos Filos animais: I - Ausente. O alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular.

Leia mais

INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA RENAL4

INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA RENAL4 INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA RENAL4 Hamilton Haddad Junior Maria Aparecida Visconti 4.1 Introdução: os desafios da vida terrestre 4.2 Anatomia do sistema renal 4.3 Os três processos básicos renais 4.4 Conclusão

Leia mais

Teste de Avaliação de Conhecimentos - Ciências Naturais 9.º ano

Teste de Avaliação de Conhecimentos - Ciências Naturais 9.º ano Teste de Avaliação de Conhecimentos - 9.º ano Nome N.º Data Turma Duração 45 minutos Classificação final Assinatura das professoras Rub. Do Enc. De Educação Competências Critérios Uso adequado de linguagens

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL E SISTEMA EXCRETOR

FISIOLOGIA RENAL E SISTEMA EXCRETOR FISIOLOGIA RENAL E SISTEMA EXCRETOR Adaptação ao meio Se um animal viver na terra, na água salgada ou na água doce. Controlar o volume e a composição entre os líquidos corporais e o ambiente externo (balanço

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração

Sistema circulatório. Componentes: - Vasos sanguíneos. - Sangue (elementos figurados e plasma) - Coração Fisiologia Humana Sistema circulatório Componentes: - Sangue (elementos figurados e plasma) - Vasos sanguíneos - Coração Vasos sanguíneos Artérias Vasos com paredes espessas e elásticas por onde circula

Leia mais

CIRCULAÇÃO Animal Comparada Parte II

CIRCULAÇÃO Animal Comparada Parte II UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR Departamento: Zoologia DISCIPLINA: BIO335 FISIOLOGIA ANIMAL E COMPARADA I PROF. Jorge Rabelo de Sousa, M.Sc. CIRCULAÇÃO Animal Comparada Parte II SISTEMA LINFÁTICO A corte

Leia mais

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?.

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?. Professor: Altemar Santos. Exercícios sobre os sistemas urinário (excretor), reprodutores masculino e feminino e fecundação para o 8º ano do ensino fundamental. 1) Analise o esquema: Identifica-se pelas

Leia mais

Aparelho Urinário. Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD

Aparelho Urinário. Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD Aparelho Urinário Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD Introdução Composição e funcionamento Funções Produção de urina e manutenção da homeostase pela

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

FISIOLOGIA RENAL EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA RENAL 01. A sudorese (produção de suor) é um processo fisiológico que ajuda a baixar a temperatura do corpo quando está muito calor ou quando realizamos uma atividade

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Listão de Férias ano

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Listão de Férias ano Listão de Férias 2016 8 ano 1) Indique a alternativa que não apresenta informações corretas sobre o sistema urinário humano. a) A filtração do sangue ocorre em uma estrutura chamada néfron. b) O sistema

Leia mais

setor 1403 Aulas 39 a 42

setor 1403 Aulas 39 a 42 setor 1403 14030509 14030509-SP Aulas 39 a 42 SISTEMAS DE TRANSPRTES NS ANIMAIS. TIPS DE CIRCULAÇÃ. A EVLUÇÃ D CRAÇÃ DS VERTEBRADS. CMPSIÇÃ E FUNÇÕES D SANGUE 1. SISTEMAS DE TRANSPRTE Promovem a circulação

Leia mais

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos.

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos. Matemática 1) Uma caixa tem 5 bolas azuis e 3 vermelhas. Tirando-se, ao mesmo tempo, duas bolas ao acaso, a probabilidade de que as duas sejam de cores diferentes é: a) 15 56 b) 56 59 c) 15 28 d) 7 10

Leia mais

Intestino Delgado: Funções e porções: Mucosa aumento de superfície: Pregas: Vilosidades: Microvilosidades: Glândulas ou Criptas de Liberkuhn: Células absortivas: Célula caliciforme: Célula de Paneth: Células

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Renal Função Tubular Formação da Urina Clearance (Depuração) Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas

Leia mais

Sistema geniturinário SISTEMA URINÁRIO SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL FEMININO

Sistema geniturinário SISTEMA URINÁRIO SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL FEMININO Sistema geniturinário SISTEMA URINÁRIO SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL FEMININO SISTEMA URINÁRIO SISTEMA GENITURINÁRIO FUNÇÕES DO SISTEMA URINÁRIO SISTEMA URINÁRIO HUMANO Excreção Maior parte.

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados Regulação osmótica SISTEMA URINÁRIO HUMANO adrenal Veia cava

Leia mais

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 HIPOTALAMO Neuronios do hipotalamo sintetizam TRH (hormonio tireotrofico) Sistema portahipotalamico hipofisario TRH estimula a sintese e secreacao de TSH (hormonio

Leia mais

Estrutura néfron e vascularização

Estrutura néfron e vascularização 1 Estrutura néfron e vascularização 1 = Cápsula de Bowman's, 2 = glomérulo, 3 = arteríola aferente, 4 = arteríola eferente, 5 = túbulo proximal convoluto, 6 = túbulo distal convoluto, 7 = ducto coletor,

Leia mais

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...)

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...) Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4 2-, K +, Mg 2+, etc...) Regulação do equilíbrio hidrossalino e da pressão arterial; Regulação do ph sanguíneo (H +, HCO 3- ); Síntese

Leia mais

Processo de obtenção de energia das células respiração celular

Processo de obtenção de energia das células respiração celular Processo de obtenção de energia das células respiração celular Macromolécula mais abundante nas células Grande variedade (tamanho e função) Pequenos peptídeos a grandes cadeias com PM alto Diversidade

Leia mais

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti MAMÍFEROS Capítulo 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS Aquáticos: Habitat: Mamíferos podem ser terrestres: Único mamífero que voa: Pelos Estratificada

Leia mais

Fisiologia Renal. Profa. JENNIFER LOWE Bloco G Sala aulas teóricas 1 avaliação

Fisiologia Renal. Profa. JENNIFER LOWE Bloco G Sala aulas teóricas 1 avaliação Fisiologia Renal Profa. JENNIFER LOWE Bloco G Sala 37 6 aulas teóricas 1 avaliação Fisiologia Renal Bacharelado Educação Física 2010/1 FISIOLOGIA RENAL Profa. Jennifer Lowe 01/07 5ª f. 18:00 20:00 Anatomia

Leia mais

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas. Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para

Leia mais

Prof. Hélder Mauad 2012

Prof. Hélder Mauad 2012 Prof. Hélder Mauad 2012 FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA E DILUÍDA REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE DO LIQUIDO EXTRACELULAR E DA CONCENTRAÇÃO DE SÓDIO As células do corpo são banhadas por LEC com concentração constante

Leia mais

Fisiologia Renal. Mecanismos tubulares I ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás

Fisiologia Renal. Mecanismos tubulares I ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás ESQUEMAS SOBRE FISIOLOGIA RENAL. Mecanismos tubulares I Fisiologia Renal Profa. Ms Ana Maria da Silva Curado Lins Universidade Católica de Goiás Mecanismos de manipulação do filtrado pelos túbulos renais:

Leia mais

Uma grande área da biologia é responsável pelo estudo das reações químicas que acontecem no nosso organismo, chamada Fisiologia Humana

Uma grande área da biologia é responsável pelo estudo das reações químicas que acontecem no nosso organismo, chamada Fisiologia Humana Aula 1 Fisiologia Humana Nosso organismo ele necessita de alguns elementos para manter o funcionamento perfeito, são eles: água, ar, alimento e etc, se alguns desses faltar no organismo, o mesmo vai reagir

Leia mais

Fisiologia Renal. Fisiologia Renal. FUNÇÕES RENAIS A manutenção do meio interno através da: Órgãos responsáveis pela manutenção do meio interno

Fisiologia Renal. Fisiologia Renal. FUNÇÕES RENAIS A manutenção do meio interno através da: Órgãos responsáveis pela manutenção do meio interno isiologia Renal isiologia Renal Profa. Ana Maria da Silva Curado Lins, M.Sc. Departamento de Biologia Primeira parte: Conceitos gerais e filtração glomerular Atenção: Esta apresentação possui animações.

Leia mais

2º trimestre Biologia Sala de estudos Data: Agosto/2015 Ensino Médio 1º ano classe: Profª Elisete Nome: nº

2º trimestre Biologia Sala de estudos Data: Agosto/2015 Ensino Médio 1º ano classe: Profª Elisete Nome: nº 2º trimestre Biologia Sala de estudos Data: Agosto/2015 Ensino Médio 1º ano classe: Profª Elisete Nome: nº Valor: 10 Nota:.. Conteúdo: A química da vida 1) A principal substância INORGÂNICA que encontramos

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Zoologia

Biologia. Alexandre Bandeira (Julio Junior) Zoologia Zoologia Zoologia 1. Os esquemas a seguir mostram os ciclos de vida de dois organismos que apresentam alternância de gerações, um celenterado e uma planta, com a indicação do ponto onde ocorre a fecundação.

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 60 CORDADOS ixação F ) Um aluno esquematizou um anfioxo, indicando, com legendas, os principais caracteres do 2 lo Chordata. p Indique a legenda que aponta o ERRO cometido

Leia mais

Lista de Exercícios (BIO-LEO)

Lista de Exercícios (BIO-LEO) Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas

Leia mais

Especial Universidades Fisiologia Animal

Especial Universidades Fisiologia Animal Especial Universidades Fisiologia Animal 1. (Unifesp-SP 2013) Leia os trechos extraídos do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo (1857-913). Trecho 1 A filha era a flor do cortiço. Chamavam-lhe Pombinha.

Leia mais

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8 Sugestões de atividades para avaliação Ciências 8 o ano Unidade 8 5 Nome: Data: UniDaDE 8 1 A saúde é um problema exclusivo do governo, os indivíduos têm pouco o que fazer para ajudar a manter adequada

Leia mais

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena

ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES. Profa. Monyke Lucena ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES Profa. Monyke Lucena CARACTERÍSTICAS GERAIS Os artrópodes, o grupo mais numeroso de animais, reúnem mais de 1 milhão de espécies catalogados.

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Jair

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Jair SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Jair FUNÇÕES Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias digestivas aos tecidos Transporte de toxinas Distribuição

Leia mais

Sistemas de Transportes

Sistemas de Transportes Sistemas de Transportes 1 Generalidades e perfeitamente normal hoje em dia se admitir que a vida começou dentro d água, principalmente porque os organismos inferiores possuem suas células diretamente banhadas

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Atividade de Monitoria

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Atividade de Monitoria Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Atividade de Monitoria Taxa de Filtração Glomerular - Marcadores A taxa de filtração glomerular (TFG) é considerada

Leia mais

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012 BIOQUÍMICA II Professora: Ms. Renata Fontes Medicina Veterinária 3º Período O conteúdo de Bioquímica II utiliza os conhecimentos adquiridos referentes ao estudo do metabolismo celular e fenômenos físicos

Leia mais

Exercícios sobre Anatomia do Anfioxo

Exercícios sobre Anatomia do Anfioxo Exercícios sobre Anatomia do Anfioxo Exercícios sobre Anatomia do Anfioxo 1. (UNIFESP) Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais),

Leia mais

REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL

REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes Referências Bioquímica Clínica M A T Garcia e S Kanaan Bioquímica Mèdica J W Baynes e M H Dominiczack Fundamentos

Leia mais

3ª Série/Vestibular. Correlacione, no quadro de opções abaixo, as formas de excreção com os respectivos organismos acima desenhados e numerados:

3ª Série/Vestibular. Correlacione, no quadro de opções abaixo, as formas de excreção com os respectivos organismos acima desenhados e numerados: 3ª Série/Vestibular O.S.01203150806 01. Durante o desenvolvimento filogenético, o sistema excretor dos animais aumentou em complexidade, de forma a poder oferecer aos seres mais evoluídos um processo adequado

Leia mais

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia

Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas. Professora Débora Biologia Filos: Poríferos Cnidários Platelmintos- Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes - Equinodermos Cordatas Professora Débora Biologia Filo Poríferos Esponjas Filo Poríferos Características São todas

Leia mais

OSMORREGULAÇÃO um exemplo de regulação hormonal

OSMORREGULAÇÃO um exemplo de regulação hormonal OSMORREGULAÇÃO um exemplo de regulação hormonal A composição química do nosso meio interno está continuamente sujeita a modificações (principalmente devido ao metabolismo celular), pelo que é importante

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome:

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: Orientações para estudo: Refazer as avaliações; Fazer exercícios dos capítulos sobre os sistemas digestório e respiratório. Entregar

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano 2016 Atual:8ºAno Data : Matéria: Turno: Valor :30pontos

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO Taxa metabólica rato coelho homem vaca elefante Peso corporal 6CO 2 + 12H 2 O luz C 6 H 12 O 6 + 6H 2 O + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O energia de oxidação

Leia mais

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5.

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Associe as colunas.

Leia mais

Transporte nas plantas

Transporte nas plantas Transporte nas plantas As plantas dividem-se em dois grupos: PLANTAS AVASCULARES: Plantas simples, sem estrutura especializada no transporte de substâncias. PLANTAS VASCULARES: Plantas evoluídas com sistemas

Leia mais

Bio. Semana 16. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 16. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 16 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Respiração comparada

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira e Rubens Oda (Julio Junior) Zoologia e Botânica

Biologia. Alexandre Bandeira e Rubens Oda (Julio Junior) Zoologia e Botânica Zoologia e Botânica Zoologia e Botânica 1. Os répteis foram o primeiro grupo de vertebrados a conquistar o ambiente terrestre de forma plena. a) Os répteis modernos estão classificados em três principais

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP MEDICINA VETERINÁRIA PROFA. DRA. VIVIAN C. C. HYODO. Aula 1 Água

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP MEDICINA VETERINÁRIA PROFA. DRA. VIVIAN C. C. HYODO. Aula 1 Água UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP MEDICINA VETERINÁRIA PROFA. DRA. VIVIAN C. C. HYODO Aula 1 Água COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE MATÉRIA VIVA Principais átomos C, H, O, N, P, S. Principais Moléculas 70% a 80% Água 10%

Leia mais

Processos de troca entre a célula e o meio externo

Processos de troca entre a célula e o meio externo Processos de troca entre a célula e o meio externo 3 categorias Processos passivos ocorrem sem gasto de energia: difusão, difusão facilitada e osmose Processos ativos ocorrem com gasto de energia: bomba

Leia mais

EXCREÇÃO COMPARADA. Profº Moisés Myra Araújo, por www.bioloja.com

EXCREÇÃO COMPARADA. Profº Moisés Myra Araújo, por www.bioloja.com EXCREÇÃO COMPARADA Profº Moisés Myra Araújo, por www.bioloja.com EXCREÇÃO Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas do organismo (como resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo de

Leia mais

Aulas Particulares on-line

Aulas Particulares on-line BIOLOGIA PRÉ-VESTIBULAR LIVRO DO PROFESSOR 2006-2008 É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais. I229 / Pré-vestibular

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR IES ANXEL FOLE. 1º DE BAC

SISTEMA EXCRETOR IES ANXEL FOLE. 1º DE BAC SISTEMA EXCRETOR IES ANXEL FOLE. 1º DE BAC FUNCIÓNS DO SISTEMA EXCRETOR: Elimina as substancias de refugo producidas no metabolismo celular Regula a cantidade de auga e sales minerais do organismo É fundamental

Leia mais

As plantas precisam de : -Transportar até às folhas água, CO2 e sais minerais; - Transportar das folhas para o resto da planta matéria orgânica.

As plantas precisam de : -Transportar até às folhas água, CO2 e sais minerais; - Transportar das folhas para o resto da planta matéria orgânica. As plantas dividem-se em dois grupos: PLANTAS AVASCULARES: Plantas simples, sem estrutura especializada no transporte de substâncias. PLANTAS VASCULARES: Plantas evoluídas com sistemas de transporte de

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

Esta avaliação é composta de 13 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder.

Esta avaliação é composta de 13 questões, das quais você deverá escolher apenas 10 para responder. 2º EM Biologia B Marli Av. Trimestral 30/10/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

biologia caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo

biologia caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo 2ª fase exame discursivo 13/12/2009 biologia caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais