ORGANIZAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DE CAMPINAS: UM PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DE CAMPINAS: UM PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA"

Transcrição

1 ORGANIZAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DE CAMPINAS: UM PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA Nilson Antônio Modesto Arraes Adriana Ferrer Martins Heidy Silveira Ferrari Jeferson Lobato Fernandes Juliana Arruda RESUMO Neste artigo busca-se descrever as atividades realizadas em um projeto de extensão comunitária desenvolvido como formação teórica e prática em extensão, de estudantes de graduação da Universidade Estadual de Campinas. Este projeto foi concebido de forma a propiciar a aproximação de alunos e professores junto ao meio rural de Campinas para que, em contato com a comunidade, pudessem ser identificadas demandas e fossem buscadas possíveis soluções. O objetivo geral do projeto foi contribuir com a organização de comunidade/região rural região rural do Descampado em Campinas - de forma a auxiliá-los na análise e constituição de uma associação de produtores/moradores. O projeto foi estruturado em três fases: a preparação da equipe, o planejamento das ações e sua execução. Ao final do artigo são feitas algumas considerações visando orientar outras iniciativas da mesma natureza. Palavras-chave: organização rural, extensão comunitária, práticas participativas INTRODUÇÃO O trabalho ora descrito é o registro de um projeto de Extensão Comunitária da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAgri) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), denominado Organização Rural dos Agricultores Familiares de Campinas. Este projeto foi realizado num bairro rural pertencente ao município de Campinas, e teve a duração de um ano, ocorrido no período de agosto de 2002 a julho de A universidade pública, de maneira simplificada, tem suas ações apoiadas no tripé : Pesquisa, Ensino e Extensão. Uma das formas de extensão realizada pela UNICAMP é a extensão comunitária, a qual permite o estreitamento do contato da universidade com a sociedade, possibilitando que pessoas integrantes do meio acadêmico vivenciem realidades e problemas

2 2 existentes na sociedade, neste caso, as comunidades rurais, e que estas tenham a possibilidade de obter informações oriundas da universidade. Este tipo de aproximação beneficia tanto a universidade através da complementação na formação acadêmica dos alunos como a sociedade através do contato com informações do meio acadêmico. Este projeto insere-se neste contexto com o intuito de aproximar os alunos e professores participantes com uma comunidade rural de Campinas, tendo como justificativa geral o aprendizado que esta aproximação proporciona a ambas as partes. Contando com a voluntariedade de 4 alunos, três professores da área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável da Faculdade de Engenharia Agrícola, lançaram a idéia de coordenar um grupo de alunos, sem restrição de curso ou instituição, que, juntamente com a comunidade, pudessem promover a organização rural. Vale lembrar que este projeto, através da utilização de práticas participativas, teve a preocupação de não se transformar, com a aproximação entre o grupo e a comunidade, em uma relação de imposição de um conhecimento, mas sim numa construção mútua, cada parte com sua contribuição, pois segundo Paulo Freire (1986): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA no processo de aprendizagem, só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas. Pelo contrário, aquele que é enchido por outros de conteúdos cuja inteligência não percebe, de conteúdos que contradizem a própria forma de estar em seu mundo, sem que seja desafiado, não aprende. Para melhor compreensão das atividades realizadas neste projeto, é necessário definir alguns conceitos que foram utilizados, tais como planejamento participativo, processo educativoparticipativo de extensão rural e pesquisa-ação. O tema Planejamento Participativo apresenta-se como uma tendência de proposta de ferramenta para se intervir na realidade. Ele foi desenvolvido para instituições, grupos e movimentos que não têm como primeira tarefa ou missão aumentar o lucro, competir e sobreviver, mas sim contribuir para a transformação da realidade social. (GANDIN, 2004) Para que isto seja possível, deve-se realizar um processo onde a participação de todos os envolvidos seja realmente efetiva. Segundo Gandin (2004), existem alguns tipos ou níveis de participação. São eles: Nível de colaboração onde um agente externo, chama as pessoas para trazerem suas contribuições para o alcance de um objetivo previamente estipulado, o que faz com que as pessoas trabalhem e se esforcem, sem discutir quais benefícios advirão deste trabalho.

3 3 Nível de decisão vai além da colaboração e tem aparência democrática mais acentuada, mas em geral são decididos aspectos menores, desconectados da proposta mais ampla, e a decisão se realiza como escolhas entre alternativas já traçadas, sem afetar o que realmente importa. Nível de construção em conjunto Embora na prática seja pouco comum, a construção em conjunto acontece quando o poder de decisão está com as pessoas, independentemente das diferenças menores e fundamentado na igualdade real entre elas.

4 Atualmente, uma nova atuação da extensão rural vem sendo traçada, onde procura-se analisar, além das questões de produção agrícola, as diversidades e características da população ou região em questão, realizando-se um trabalho de gestão social, onde os protagonistas deste processo sejam os próprios agricultores familiares. O processo de intervenção em uma comunidade rural pode assumir nas palavras de Etges (2001), um caráter convencional/tutorial ou educativo/participativo. Na intervenção convencional, a comunidade escolhida para a ação normalmente é uma comunidade não diferenciada, com grupos com interesses não comuns entre si. Neste caso o diagnóstico (identificação de problemas e suas causas), o estabelecimento de soluções e a avaliação das ações executadas cabem ao agente externo que exerce um papel tutorial, enquanto aos membros da comunidade só cabe o papel passivo de execução das ações prescritas pelo agente externo. Tem-se então uma participação no nível colaboração ou decisão. Já na abordagem participativa, a comunidade escolhida para ação é composta de grupos com interesses comuns e cabe ao agente externo o papel educacional, onde este identifica os grupos com interesses comuns, promove a organização inicial do grupo e orienta a identificação dos problemas, sendo que o diagnóstico (identificação dos problemas e suas causas), o estabelecimento de soluções, a avaliação das ações executadas e a busca de novos caminhos ficam a critério dos membros da comunidade, que agem ativamente. Neste caso realiza-se uma construção em conjunto. Com a participação no nível de construção em conjunto, consegue-se consolidar um processo de planejamento em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas idéias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações. Todos crescem juntos, transformam a realidade, criam o novo, em proveito de todos e com o trabalho coordenado. Dentro deste contexto, para Ciqueira & Schaum (2000) surge o tema pesquisa-ação, que na afirmação de Thiollent (1997), é um tipo de pesquisa social concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Toda pesquisa-ação possui um caráter participativo, de construção em conjunto, pelo fato de promover uma interação direta entre os pesquisadores e os participantes representativos (agricultores familiares) da situação ou do problema. Através deste processo, o grupo de agricultores que o está vivendo, adquire um conhecimento e uma consciência crítica da dinâmica de transformação para que possa assumir, de forma cada vez mais clara e autônoma o seu papel de protagonista e ator social. Para que uma instituição de pesquisa tecnológica interfira em comunidades de agricultores familiares, é necessária inicialmente a realização de um diagnóstico preliminar para identificar possíveis problemas e suas priorizações.

5 Confirmada a necessidade e o interesse dos agricultores, é preciso que a instituição pesquisadora esclareça para os mesmos sobre seus objetivos, antes que qualquer decisão de intervir com a metodologia da pesquisa-ação. (CIQUEIRA & SCHAUM, 2000) Para o projeto poder atingir os objetivos, e que os detalhes não se tornem transtornos, o planejamento do projeto deve ser cuidadoso, seguindo alguns passos: seleção da região ou comunidade, diagnóstico participativo, construção de um plano de ação. Na fase de seleção da comunidade, em que o projeto estará atuando, é importante ter-se conhecimento sobre a existência de técnicos de outras instituições e seu envolvimento na área, para saber se outros projetos ou serviços estão sendo prestados na região. Para Ciqueira & Schaum (2000), além disso alguns critérios devem ser considerados para que a região seja escolhida: Público deve ser na sua maioria agricultores familiares; O objeto de estudo deve ser representativo para a vida da comunidade e viável economicamente; Os agricultores devem estar interessados; Deve haver (ou ser criado) um pequeno grupo de interlocutores entre os agricultores, com o objetivo de facilitar as trocas de informações entre as pessoas da comunidade e entre os pesquisadores e agricultores. Ainda segundo os autores Ciqueira & Schaum (2000), algumas situações são indesejáveis nesta fase: A comunidade rural estar localizada em áreas de plantios de monocultura (pois caracterizam-se mais como celeiro de mão-de-obra para grandes estabelecimentos); Não existir consciência dos resultados a que se propõem projetos de extensão (no caso da comunidade escolhida estar acostumada a receber favores paternalistas e filantrópicas); A comunidade ter influência de grandes agricultores, que vêem seus interesses ameaçados pelo grau de consciência ou de organização que os agricultores possam adquirir. A fase do diagnóstico participativo, denominado também de auto-conhecimento, é entendido, por Demo (1995), como confluência entre conhecimento científico e saber popular onde o conhecimento científico é fundamental, mas instrumental e somente se torna útil à comunidade se for digerido por ela como auto-diagnóstico. Este conhecimento científico é importante para a resolução dos problemas levantados pela comunidade, mas não é o suficiente para esgotar a realidade e o problema. Sendo assim, no diagnóstico participativo temos a própria comunidade selecionando o seu problema,

6 reconhecendo sua própria situação, organizando-se para obter os dados e tirar suas próprias conclusões, exercendo a todo o momento seu poder de decisão, e utilizando sua experiência para realizar um trabalho comum. O diagnóstico é realizado através de um conjunto de passos. São eles: Exposição preliminar dos objetivos do projeto para a comunidade; Identificação dos problemas que os agricultores consideram importantes para estudar e solucionar, sendo muito importante que todos os problemas sejam realmente selecionados pela comunidade, conforme seus desejos e necessidades e nunca sejam impostos pela equipe pesquisadora; Identificação de causas e conseqüências destes problemas e como os agricultores têm tentado solucioná-los. Hierarquização dos problemas ou temas, definindo prioridades; Estudo de possíveis soluções; Escolha do tema a ser trabalhado pela comunidade e equipe de pesquisa; Escolhido o tema a ser trabalhado, traça-se um plano de ação, seguindo de sua execução e posterior avaliação das ações e do projeto como um todo. (CIQUEIRA & SCHAUM, 2000) OBJETIVO GERAL. Promover a organização rural. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Mobilizar os produtores familiares. Criar um ambiente favorável ao fortalecimento dos laços comunitários e da troca de informações entre os produtores. ÁREA DE ESTUDO. O município de Campinas, localizado no estado de São Paulo, é o terceiro maior centro urbano do Estado, com aproximadamente habitantes e uma área total de 797,6 Km 2. Porém dados do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (2000) revelaram que apesar da alta taxa de urbanização do município, 52% da área total pertencem a zona rural e apenas 3% de sua população reside no campo. O Plano ainda aponta que as áreas rurais do município enfrentam problemas de diferentes naturezas, tais como: o uso inadequado de insumos, dificuldades na colheita e pós-colheita, dificuldades na comercialização, dificuldades no gerenciamento agrícola, crédito rural

7 inadequado, desconhecimento de alternativas do agronegócio, infraestrutura deficiente, necessidade de organização comunitária e associativismo. O Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuário (LUPA da SAASP/CATI, 1996) mostrou que do total de unidades de produção do município, 24% correspondem a unidades de produção de agricultura familiar. Após um estudo preliminar do município através de mapas e dados secundários, e o contato com organizações que atuam no meio rural de Campinas, especialmente o Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar (GDR/CEASA) e o Sindicato Rural, através da Oficina 1 Conhecendo o Rural de Campinas (convite anexo 1), foram realizadas visitas (Rurais Tour s) a diferentes regiões rurais propiciando contato com os produtores e as diferentes paisagens rurais. Os rurais tour s I e II passaram pelas regiões de Carlos Gomes, Pedra Branca, Souzas, Joaquim Egídio, Fogueteiro e Descampado. A área escolhida para a realização do trabalho foi a região rural do Descampado, localizada próxima ao aeroporto de Viracopos, cuja via de acesso é a SP 330, na altura do Km 85. Dentre os fatores que contribuíram para a escolha, destacam-se o interesse da prefeitura em criar canais de comunicação com a comunidade por meio de suas organizações, a existência de um pequeno grupo de produtores que estavam motivados a criar canais de comunicação com a prefeitura para fomentar ajuda na solução de problemas da região e a relativa uniformidade dos sistemas de produção (produtores familiares de frutas) potencialmente assemelhando os interesses individuais. MÉTODO E TÉCNICAS. Plano de trabalho. Tendo em vista o objetivo geral do projeto de extensão, qual seja promover a organização rural, e entendendo que a organização não se justifica por si própria, mas adquire sentido quando articulada a uma intenção de ação coletiva (manifestada neste projeto pelo interesse em criar canais de comunicação com a prefeitura para demandar ajuda na solução de problemas da região), duas questões orientaram a elaboração do plano: A primeira, de natureza instrumental, refere-se a qual(is) atividade(s) poderia(m) instrumentar a ação coletiva almejada pela comunidade? A segunda, de natureza substantiva, refere-se a como promover a organização rural no contexto de instrumentação desta ação coletiva? Norteadas por estas questões, três atividades foram planejadas, constituindo o plano de trabalho do projeto: Primeira atividade contato, pré-avaliação de interesse e convite à mobilização.

8 8 A partir de uma amostra de produtores da região, realizar entrevistas, utilizando um roteiro semiestruturado e visando, instrumentalmente: a) Fazer uma pré-avaliação amostral do interesse dos membros da comunidade em realizar a ação, apontada inicialmente por um grupo mais restrito e organizado da comunidade; interesse que pode manifestar-se tanto potencialmente, por meio de semelhanças do perfil sócio-econômico das famílias de produtores da região e de seus sistemas de produção e comercialização, quanto concretamente, contido na verbalização de interesse dos entrevistados; b) Colocar a equipe do projeto em contato com a comunidade, avaliando a suscetibilidade da mesma em contar com a colaboração de uma equipe externa a ela na instrumentação desta ação; c) Convidá-los a participar de uma oficina de diagnóstico para identificação das demandas de interesse comuns à região, solicitando a multiplicação do convite aos vizinhos. Sob o aspecto substantivo, esta primeira atividade visava diagnosticar o nível de organização da região. Não se tratava de verificar a existência de organização formal, a exemplo de associações, uma vez que já se sabia de antemão que não existia na região, mas de identificar a existência de relações motivadas pela origem das famílias que historicamente foram ocupando a região, por parentesco, por afinidades religiosas, ou pelo trabalho (mutirões para construir, para cultivar, para comprar ou vender). A presença destas relações, além de contribuir para a constituição de uma identidade comunitária da região, também podem facilitar a constituição de organizações formais ou mesmo a instrumentar a ação de organizações informais; Segunda atividade oficina de diagnóstico participativo. Contando com a presença dos convidados e utilizando um roteiro de diagnóstico participativo, a oficina visava: a) Estabelecer, conjuntamente, as demandas comuns prioritárias a serem reivindicadas à administração municipal; b) Definir a forma de encaminhar as demandas priorizadas e no que a equipe extensionista poderia contribuir neste encaminhamento. Sob o aspecto substantivo, esta atividade buscava promover o estreitamento ou intensificação dos laços comunitários entre os produtores/moradores por meio do diálogo e da negociação, na identificação de interesses comuns. Terceira atividade encaminhamento de demandas Definido a atividade com que a equipe extensionista poderia contribuir no encaminhamento das demandas, esta atividade visava:

9 9 a) organizar esta atividade e realizá-la, garantindo o envolvimento da comunidade, tanto na organização como na sua realização. Sob o aspecto substantivo, esta atividade, da mesma forma que a anterior, buscava promover o estreitamento ou intensificação dos laços comunitários entre os produtores/moradores por meio, neste caso, da organização e realização de atividade almejada pela própria comunidade. As técnicas de entrevista e das oficinas participativas. Embora na primeira atividade não tenha havido a preocupação em sistematizar um conjunto de informações sobre os produtores e suas produções, mas formar uma idéia geral sobre eles, mesmo assim recorreu-se à literatura sobre técnicas de entrevista para se buscar orientação não só sobre os tipos de questionário e a formulação de questões, mas também sobre a relação entrevistador-entrevistado. Dentre os textos consultados, destacamos os apontamentos de aula de ARRAES (2002) e os livros BLANCHET et all. (1989), VINACUA (1989), NOGUEIRA (1969), SELLTIZ et all. (1967) e GOODE e HATT (1969). Atenção especial foi dada à organização da oficina de diagnóstico. Novamente recorreu-se à literatura, desta vez sobre planejamento participativo, buscando orientação sobre o papel do diagnóstico no processo de planejamento, sobre como realizá-lo envolvendo a comunidade e, principalmente, garantindo seu compromisso com os resultados produzidos e sobre algumas técnicas ou práticas que ora cumprem a finalidade de estimular a socialização do grupo participante, ora de produzir o diagnóstico propriamente dito. Dentre os textos consultados, destacamos: GANDIN (2001), BROSE (2001) e GEILFUS (1997). RESULTADOS E DISCUSSÕES. Primeira atividade contato, pré-avaliação de interesse e convite à mobilização. A equipe começou a aproximar-se da região/comunidade por meio da família do Sr. João, Srª. Lourdes e o Sr. Edmar (pai, mãe e filho), este último já conhecido anteriormente numa reunião do CMDR 1, propiciando que a família dele recebesse a equipe do Projetão no rural tour II e representando a porta de entrada da equipe à comunidade. Com a ajuda deles, desenhou-se um croqui da região, delimitando-a e identificando propriedades, proprietários (arrendatários e meeiros) e, em alguns casos, o número do telefone. A partir deste croqui foram entrevistadas 9 famílias (de um total de aproximadamente 30), buscando estabelecer contato com os produtore/moradores, conhecer suas atividades, suas formas de sociabilização e demandas (apoiados por questionário) e sensibilizá-los à participação numa reunião para discutir problemas da região e caminhos para solucioná-los. Das 9 famílias entrevistadas constatou-se que 6 delas possuem laços familiares, constituindo um grande grupo familiar, o qual mudou-se para a região por ocasião do desmembramento de uma grande fazenda nos anos 30. Por afinidade religiosa, estas 9 famílias freqüentam missas dominicais em capela construída com o apoio financeiro destas família e em propriedade de uma 1 CMDR Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (de Campinas)

10 10 delas. Todas as famílias cultivam frutas (figo, goiaba, manga e seriguela) e duas delas também criam porcos. Dentre as famílias entrevistadas, 7 delas possuem meeiros e/ou funcionários permanentes. Os laços familiares e as afinidades religiosas apresentam-se como fatores explicativos da proximidade entre as pessoas que compõem o pequeno grupo mais organizado que busca estreitar relações com a administração municipal. Todas as famílias entrevistadas mostraram-se suscetíveis ao envolvimento de equipe externa, onde foi considerada bem-vinda qualquer ajuda externa que contribua para aproximar as pessoas da região e chamar a atenção do poder público para os problemas locais. Os entrevistados também destacaram que, ultimamente, os moradores da região têm se isolado, assustados com a violência e concentrados nos trabalhos internos às propriedades. Segunda atividade oficina de diagnóstico participativo. Esta reunião, a Oficina de Diagnóstico (convite no anexo 2), foi elaborada com a finalidade de fortalecer os laços da comunidade por meio da criação de um ambiente para a construção/explicitação coletiva dos problemas da região e suas relações com o poder público e especular sobre a conveniência da constituição de uma associação local. Ela foi realizada em 12 de abril de 2003 e contou com a participação de 16 pessoas. Os temas (ou problemas) apontados foram (falta de) segurança, (falta de manutenção das) estradas e (ausência de) transporte (público), sendo considerados prioritários na região. Os participantes também apontaram que a natureza destes temas (ou problemas) requeria o apoio dos órgãos públicos para solucioná-los, para o qual o estreitamento do diálogo com o poder público foi considerado fundamental. Quanto à criação de uma associação, os participantes julgaram pertinente ter mais informações sobre como constituí-la e sobre as exigências em operacionalizá-la. Terceira atividade encaminhamento de demandas. Os resultados da Oficina de Diagnóstico já apresentavam os elementos que poderiam compor uma próxima reunião: envolver representante do poder público que pudesse discutir e encaminhar solução aos problemas priorizados e envolver integrante de alguma associação que pudesse descrever sua criação e funcionamento. Com base nestes elementos, organizou-se a Oficina de Execução (convite no anexo 3), contando com a presença da Srª. Sonia e o Sr. Nestor (GDR/CEASA), a Srª. Andréia (SEBRAE) e o Sr. Issao e a Srª. Lucia (Associação dos Produtores e Moradores do Bairro Pedra Branca e Região) e com a participação de 12 produtores da região. Ela ocorreu no dia 16 de junho de 2003 e nela foram discutidos e encaminhados os três problemas e os representantes da Pedra Branca - associação de um bairro rural vizinho ao Descampado - expuseram sua experiência.

11 11 Esta última oficina também foi um momento de despedida uma vez que ela encerrou as atividades do projeto no Descampado e do próprio Projetão 2. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Nesta etapa do artigo buscou-se chamar a atenção para considerações que possam contribuir para o desenvolvimento de futuros trabalhos desta natureza e levantar questionamentos suscitados na auto-avaliação deste projeto de extensão. a) Em relação à mobilização da comunidade. Inicialmente avaliou-se que o número de participantes na Oficina de Diagnostico Participativo foi baixo, surtindo pouco efeito a estratégia de multiplicação dos convites pelos entrevistados, a qual havia sido proposta durante as visitas. Porém todos os produtores/moradores que haviam sido visitados pela equipe compareceram, para o que se atribuiu grande importância ao agente externo a comunidade no processo de mobilização de pessoas. Na atividade de encaminhamento de demandas, a participação foi um pouco menor, comparecendo parte do grupo de pessoas que estavam presentes à primeira oficina. Posteriormente, a auto avaliação do trabalho explicitou que dentro da comunidade e nas relações familiares existia uma divisão/especialização de tarefas, a qual não foi percebida inicialmente pela equipe do projeto. Ou seja, os participantes da primeira oficina eram líderes e/ou portavozes da comunidade e do grande grupo familiar observado nas visitas. A falta de percepção desta especialização de tarefas causou um descompasso na execução do trabalho pois (talvez) bastasse a participação dos lideres que representavam a comunidade na oficina de diagnóstico, enquanto (talvez) fosse mais significativo um maior envolvimento da comunidade na atividade de encaminhamento de demandas, quando estavam presentes os representantes da administração municipal. b)em relação aos tempos da comunidade Tratando-se de um trabalho de extensão comunitária, o qual teve como objetivo instrumental não impor formas e sim construir o trabalho junto, notou-se um descompasso de tempos entre a comunidade que buscava soluções dos problemas e a equipe. A equipe ficou surpresa com a 2 Mais recentemente obteve-se informação através de produtores do Descampado de que foi implantada uma linha de ônibus para a região, de que a Guarda Municipal Rural e Ambiental estendeu seu campo de rondas para a região do Descampado e de que a AR14 realizou manutenção sobre as estradas vicinais locais. Os produtores não constituíram uma associação; apenas um pequeno grupo, o mesmo do início de nossas visitas e o que estava sempre presente às oficinas, continua a preservar o diálogo com o poder público, participando inclusive de reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e do Orçamento Participativo (OP) para a área rural. Destaca-se ainda, que o Projetão alcançou a mídia interna (Jornal da Unicamp) e externa (Informativo CEASA e Jornais) e que o mesmo esteve presente em alguns eventos, a exemplo do Workshop de Sistemas Locais de Segurança Alimentar, da Pré-conferência Municipal de Meio Ambiente no tema Agricultura e preservação do meio ambiente e da Universidade de Portas Abertas (UPA); no primeiro por meio de palestra e nos dois últimos por meio de pôsteres.

12 12 rapidez de articulação da comunidade com as instituições que buscava dialogar (Associação Pedra Branca e GDR). Embora a literatura de atividades extensionistas destaque o descompasso entre comunidades rurais e equipes de extensão, atribuindo maior lentidão às primeiras, notou-se que neste caso, a comunidade rural respondia mais rapidamente às possibilidades de diálogo com o poder público do que a equipe de extensionistas podia atender por estar vinculada a outras atividades acadêmicas. Possíveis justificativas para tal fato decorrem da urgência da comunidade em solucionar seus problemas, da facilidade de contato com o poder público e de um comportamento que segue mais um ritmo urbano, devido à proximidade de um grande centro urbano, do que um ritmo rural. c)em relação às técnicas participativas Devido a inexperiência do grupo em realizar atividades de extensão comunitária, em particular práticas de diagnostico participativo, notou-se que, mais importante do que cumprir as recomendações técnicas a serem utilizadas é ter a sensibilidade de avaliar os níveis de envolvimento, o grau de comunicação e o perfil do grupo de interlocução encontrados na comunidade. Deste modo, a aplicação do método escolhido deve funcionar como facilitador do processo e não simplesmente como uma regra a ser obedecida. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARRAES, N.A.M. Planejamento participativo. Apostila da disciplina FA974 Técnicas de planejamento BLANCHET, A. et all. Técnicas de investigación en ciencias sociales: Datos, observación, entrevista, cuestionario. Madri: Narcea, (Entrevistar, ; Encuestar, ) BUARQUE, C.S.. Construindo o desenvolvimento local sustentável. Metodologia de Planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 176 p BROSE, M. Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo, CAMPINAS. CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE CAMPINAS. Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. Campinas: Centro de Comunicação Rural (CECOR)/SAA?CATI. 18p CERQUEIRA, R.R.. Jogos pedagógicos na capacitação das organizações de produtores. Série Cadernos Metodológicos nº 2. Recife: Banco do Nordeste, 124p CIQUEIRA, J.H.A. de; SCHAUM, N.M.. Pesquisa-ação: fundamentos do planejamento e do diagnóstico em comunidades rurais. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 30p DEMO, P.. Metodologia científica em ciências sociais. 3 a ed. São Paulo: Atlas, 255p

13 13 ETGES, V.E.. Desenvolvimento rural: potencialidades em questão. Santa Cruz do Sul., p FREIRE, P.. Extensão ou Comunicação? 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, GANDIN, D.. A posição do Planejamento Participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem Fronteiras, v.1,n.1, jan/jun Disponível em: < Acesso em: 23 fev GEIFUS, F.. 80 Herramientas para el desarrollo participativo. El Salvador: Prochalate/IICA, GOODE, W.J. e HATT, P.K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, (Cap.11/12 Questionário, Cap.13 Entrevista) GRAZIANO da SILVA, J.. O novo rural brasileiro. Campinas: IE/UNICAMP, 151p ITURRA, R.. Letrados y campesinos: el método experimental em la antropología económica. In: SEVILLA GUZMÁM, E.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M. (eds.). Ecología, campesinato e historia. Madrid: La Piqueta, p LUPA da SAASP/CATI. Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuário, NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo: Nacional, (Cap.11 A entrevista, Cap. 12 O questionário) Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (2000) ROMANO, O.J.; PETERSON, P. (org.). Abordagens participativas para o desenvolvimento local. Rio de Janeiro: AS-PTA Action aid Brasil, 144p SELLTIZ, C. et all. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, (Cap.7 Coleta de dados) THIOLLENT, M.. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 135p VINACUA, B.V. Técnicas de investigación social. I:Recogida de datos. Barcelona: PPU, (Cap.11 - La entrevista, Cap.12/13 El cuestionario, Cap.15 Técnicas de análisis de los procesos de interación grupal)

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

Información sobre Herramientas Metodológicas de Diagnóstico Participativo

Información sobre Herramientas Metodológicas de Diagnóstico Participativo Datos generales: Información sobre Herramientas Metodológicas de Diagnóstico Participativo 1. Nombre de la herramienta: Conselhos de Desenvolvimento Comunitário (Programa Comunidade Ativa) 2. Organización

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Desnecessário discorrer sobre a importância da iniciação científica para a formação acadêmica e seus benefícios

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE Bruna de Souza Martins 96 Amanda Iark 97 Instituto

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

TEIA: COMPARTILHANDO SABERES POPULARES E ACADÊMICOS

TEIA: COMPARTILHANDO SABERES POPULARES E ACADÊMICOS TEIA: COMPARTILHANDO SABERES POPULARES E ACADÊMICOS Resumo O Teia é um Programa que objetiva consolidar e articular 31 projetos de extensão que compartilham concepções, práticas e metodologias baseadas

Leia mais

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas; 1 COOPERATIVISMO TAMBÉM SE APRENDE DA ESCOLA Luiza Maria da Silva Rodrigues 1 Edaiana Casagrande Santin 2 Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR Título do Projeto: Fruticultura: Tecnologias para a fruticultura regional. Unidade(s) de aprendizagem ou disciplina de referência: Fruticultura

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA

O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA BRUNO DE OLIVEIRA SOUZA 1 e RÚBIA GOMES MORATO 2 brunooliveira_souza@hotmail.com, rubiagm@gmail.com 1 Aluno do curso de Geografia Unifal-MG

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Cecília Galvani* Colaboração: Coletivo Pontos de Encontro A Terapia Comunitária (TC) Há cerca de 20 anos, em Fortaleza (CE), na Favela

Leia mais

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única.

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única. Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial Avaliação, Monitoramento e Impacto no Programa de Voluntariado Empresarial: Teoria e Prática 25/11/14 Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

AÇÕES PARA DINAMIZAR O FUNCIONAMENTO DAS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS RURAIS

AÇÕES PARA DINAMIZAR O FUNCIONAMENTO DAS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS RURAIS AÇÕES PARA DINAMIZAR O FUNCIONAMENTO DAS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS RURAIS Objetivo Consolidar os resultados positivos alcançados pelas associações rurais, assistidas pela EMATER e dinamizar as suas ações,

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

5 Conclusão e Considerações Finais

5 Conclusão e Considerações Finais 5 Conclusão e Considerações Finais Neste capítulo são apresentadas a conclusão e as considerações finais do estudo, bem como, um breve resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores,

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Associação Brasileira de Educação Médica ABEM PROJETO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE CAEM/ABEM

Associação Brasileira de Educação Médica ABEM PROJETO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE CAEM/ABEM PROJETO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE CAEM/ABEM Título: Projeto de Avaliação e Acompanhamento das Mudanças nos Cursos de Graduação da Área de Saúde

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão;

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão; REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS ITAPINA O Estágio Curricular constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: FORTALECIMENTO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA Assunção, Paraguay Abril 2015 POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADOS EM PLANOS DIRETORES DE LIMPEZA URBANA EM TRÊS CIDADES DA BAHIA Waleska Garcia Mendes Luiz Roberto Santos Moraes INTRODUÇÃO A Partir

Leia mais

RESUMEN. Palavras-chave: turismo, projetos de extensão, aplicabilidade

RESUMEN. Palavras-chave: turismo, projetos de extensão, aplicabilidade TITULO: A importância da participação acadêmica em Projetos de Extensão EJE: Mesa de Trabajo 2. Incorporación Curricular de La Extension AUTORES: Ana Paula Cunha, Priscila Simon, Ana Flavia Schawb Dropa,

Leia mais

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: a escolha do tema. Delimitação, justificativa e reflexões a cerca do tema.

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o Uso Racional de Medicamentos

contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o Uso Racional de Medicamentos Projeto: Educação e promoção da saúde no contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o Uso Racional de Medicamentos Supervisão Maria José Delgado Fagundes Ana Paula

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Rachel de Souza Melo 1 - rachelmelo2@hotmail.com; Romário Roberto Xavier de Araújo 2 - romarioaraujo124@gmai.com; Catarina de Medeiros

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sistema de Gestão Estratégica Brasília - 2010 SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO 3 II. OBJETIVOS DO SGE 4 III. MARCO DO SGE 4 IV. ATORES

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PROLAR: BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À MORADIA.

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PROLAR: BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À MORADIA. VIII Jornada de Estágio de Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PROLAR: BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À MORADIA. LIMA Evelyn Paula Soares Matioski de 1 RIBEIRO Juliana 2 SANTOS Marcia Pedroso dos 3 SCHIMANSKI

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

PGM 3: MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA JOVEM

PGM 3: MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA JOVEM PGM 3: MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA JOVEM Falar em mobilização e participação de jovens na escola de ensino médio implica em discutir algumas questões iniciais, como o papel e a função da escola

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Capa FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS EAD UNIDADE PEDAGÓGICA DE SALVADOR CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Salvador Bahia 2010 Folha de Rosto

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Abril de 2012 Página 1 de 11 Sumário Introdução 3 Justificativa 5 Objetivos 6 Metodologia 7 Dimensões de

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE VI JORNADA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ENSINO DE GEOGRA- FIA E AS DIVERSIDADES ÉTINICAS / II MOSTRA DO PIBID GE- OGRAFIA UENP. 25 e 26 de Novembro de 2014. Cornélio Procópio Pr. UENP Modelo de Artigo ESTÁGIO

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

Movimento Nossa São Paulo Outra Cidade. Gestão Democrática

Movimento Nossa São Paulo Outra Cidade. Gestão Democrática Movimento Nossa São Paulo Outra Cidade Gestão Democrática Diagnóstico Em agosto de 2002, o Fórum de Educação da Zona Leste promoveu o 2º seminário Plano Local de Desenvolvimento Educativo. Realizado no

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Métodos qualitativos: Pesquisa-Ação

Métodos qualitativos: Pesquisa-Ação Métodos AULA 12 qualitativos: Pesquisa-Ação O que é a pesquisa-ação? É uma abordagem da pesquisa social aplicada na qual o pesquisador e o cliente colaboram no desenvolvimento de um diagnóstico e para

Leia mais

MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012

MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012 MAPEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CATÁLOGO DE EXTENSÃO DA FURG 2009-2012 Simone Machado Firme FURG 1 Karine Vargas Oliveira FURG 2 Michele Fernanda Silveira

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa Câmpus Restinga Junho, 2013 Desenvolvimento Institucional APRESENTAÇÃO O presente relatório deve ser considerado como um Anexo ao Diagnóstico das Prioridades

Leia mais