CAPACIDADE DA PISCINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPACIDADE DA PISCINA"

Transcrição

1 CAPACIDADE DA PISCINA Antes de iniciar qualquer tratamento na sua piscina, deve conhecer qual a capacidade (vol.) de mesma. Desta forma, poderá calcular exactamente as dosagens dos produtos químicos que deverá adicionar na água da seguinte maneira. 1 ppm = 1 mg/l = 1 gr/m3 Piscina CIRCULAR Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Média (m) x 0,78 = Volume (m3) Piscina RECTANGULAR OU QUADRADA Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Média (m) = Volume (m3) Piscina OVAL Comprimento (m) x Largura (m) x Profundidade Média (m) x 0,89 = Volume (m3) DESINFECÇÃO E FILTRAÇÃO DA ÁGUA A água, mesmo clara e transparente pode conter bactérias e vírus transmissores de doenças e infecções. Por isso, é necessário desinfectá-la para eliminar todos os microrganismos presentes. Quando se adiciona cloro à água da piscina, parte deste é consumido ao destruir os contaminantes que se encontram na água. O resto permanece na águacomo cloro residual, pronto para actuar contra todos aqueles novos contaminantes que são introduzidos nela, através do vento, dos banhistas. A este residual de desinfectante dá-se o nome de Cloro Residual Livre e deve-se manter um nivel entre 0.5 e 2 ppm. O consumo de cloro varia com a temperatura, a incidência solar, o número de banhistas e o grau de poluição. Por estas razões é necessário analisar o nivel de cloro diariamente com a ajuda de um Kit de Análise de ph e cloro. O ar, os banhistas e o meio envolvente introduzem continuamente sujidade na água da piscina. Esta sujidade provoca turvação e funciona como alimento às bactérias e algas. Por isso, é necessário eliminá-la com ajuda do equipamento de filtração. O filtro retém as que o partículas de sujidade da água da piscina, mantendo-a transparente e cristalina. É importante trabalhe em boas condições e que todo o volume de água da piscina seja filtrado no mínimo uma vez por día.

2 ARRANQUE DA PISCINA No início da temporada, deve realizar-se o arranque da piscina. É importante seguir o procedimento adequado para evitar problemas durante a temporada de banhos Comprove que o equipamento da sua piscina (bomba, filtro, etc.) funciona correctamente. Se for necessário, esvazie a piscina e limpe o tanque com um desincrustante de superficies extra. A limpeza do mesmo deve realizar-se em horas de pouco sol, mantendo húmidas as paredes e fundo. Aplicar o desincrustante. De seguida, deixe actuar durante meia hora e enxagúe depois c/ água. Uma vez limpo o tanque, encha a piscina. Realize uma cloraçäo de choque c/ Dicloro Granulado (15 gr/m3 de água) ou c/ pastilhas de cloro rápido (2 pastilhas/m3 de água). Se a sua piscina demora mais de um dia a encher, é recomendável dosear as pastilhas de cloro rápido durante a operaçäo, para evitar formaçäo de algas. Analise o ph da sua piscina e se necessário ajuste-o entre 7,2-7,4 c/ minorador de ph ou Incrementador de ph. Inicie o programa de manutençäo. PH DA ÁGUA O ph indica a acidez ou basicidade da água. Numa piscina deve manter-se ajustado entre os Este intervalo, além de conservar a instalação em óptimas condições, é ideal para a pele e olhos dos banhistas. Para mantê-lo entre estes dois valores, analise diariamente o ph com um kit de análise de cloro e superior a 7,4 adicione à água o minorador de ph. Se o ph for inferior a 7.2 adicione à água o Incrementador de ph. PREVENÇÃO DE ALGAS As algas são organismos vegetais unicelulares que podem desenvolver-se e multiplicar-se rapidamente na água, sobretudo quando a temperatura é temperada. Os esporos de algas introduzem-se na água da piscina através dov ento, da chuva, etc. Para prevenir o seu desenvolvimento, além do desinfectante deve-se utilizar um algicida.

3 PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DIARIAMENTE 1. Analise o ph da água e ajuste-o entre se necessário. Analise o nível de Cloro Residual Livre, mantendo-o entre ppm. Se utilizar 1doseador, regule-o de forma a manter-se este residual de cloro. Retire da água as folhas e insectos existentes. SEMANALMENTE Limpe os skimmers, escove as paredes do tanque e passe o aspirador. Faça uma contra-lavagem do filtro, limpe o préfiltro da bomba e esvazie o cesto. Reponha as pastilhas de tricloro dos skimmers ou do doseador. Adicione a dosagem correcta de manutenção de algicida. ATENÇÃO Mantenha o nível de água correcto. Quando fizer renovações de água na piscina, analise o nível de cloro e ph e, se necessário, ajuste-os. Perante qualquer ameaça de chuva, aumente o nível de cloro e algicida. Verifique e mantenha correcto o funcionamento do doseador de cloro. PREPARAÇÃO DA PISCINA PARA O INVERNO Quando a temporada de banhos acaba, continue o programa de manutenção até que a temperatura da água seja inferior a 15ºC. Chegado este momento, realize a Invernação da piscina: 1. Limpe a piscina, esfregando as paredes e utilizando o aspirador. Analise utilizando o aspirador. Analise o ph da água e faça os ajustes necessários para ter um ph entre Faça uma cloração de choque c/ um dicloro granulado (15 gr/m3 de água) Deixe o filtro em funcionamento. No dia seguinte, adicione um Invernador (5./100 m3 de água). Deixe em funcionamento o filtro durante cerca de 8 horas para conseguir uma perfeita distribuição do produto na água. No dia seguinte limpe o filtro com um desincrustante p/ Filtros de Areia. Não se esqueça de fazer uma contra-lavagem após limpar o filtro. No caso de climas frios, o nível da água deve estarabaixo dos skimmers, deve-se esvaziar as tubagens e filtros e colocar um objecto flutuante na superficie da piscina, como precaução contra o gelo. Em climas temperados, deve-se fazer funcionar o filtro periodicamente e sempre que for possível. É aconselhável cobrir a piscina com uma cobertura própria. É importante repetir a adição de Invernador a meio da temporada invernal.

4 TRATAMENTO DE ÁGUA Para ter uma água cristalina e desinfectada, recomendamos o seguinte tratamento. TRATAMENTO INICIAL Realizar uma cloração de choque com 15 gr/m3 de dicloro granulado ou c/ pastilhas de cloro Rápido rápido (1/2 pastilhas/m3), aplicando o produto directamente na água ou através dos skimmers. Tem de se complementar esta cloração com um algicida concentrado ou algicida extra c/ uma dosagem de 1 lt./100 m3 de água. TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO A adição de cloro na água da piscina realiza-se c/ pastilhas de tricloro (1/20 m3 de água, semanalmente). As pastilhas colocam-se periodicamente nos skimmers ou num doseador. Aproximadamente uma vez por semana, deve-se comprovar o nível de pastilhas e repô-los se for necessário. Este tratamento assegura um residual de cloro 24 horas por dia. A acção desinfectante do cloro deve complementarse, uma vez por semana, com a adição de 1 algicida concentrado ou Algicida Extra, doseando o produto directamente na água, numa dosagem de 0.25 lt./100m3 de água. PRECAUÇÃO NA UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS Ao utilizar os produts químicos, LEIA COM ATENÇÃO O RÓTULO, e siga as instruções. Não misture os produtos entre si. Adicione à água da piscina, primeiro um produto e depois o outro para evitar possíveis reacções entre eles. Ao diluir um produto. NUNCA adicione água; adicione sempre o produto á água. Manter as embalagens fechadas, em local seco, protegidas do calor e fora do alcance das crianças. Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água abundante e recorra a ajuda médica. Evite o contacto dos produtos de piscina com outro tipo de produtos químicos.

5 PROBLEMAS E SOLUÇÕES PROBLEMAS Agua verde. Depósitos verdes escuros.paredes resvaladiças. CAUSAS Proliferação de algas devido a tratamento insuficiente. Nível baixo de cloro livre. SOLUÇÕES Regulação do ph entre 72 e 7,6 com Incrementador ou reductor de ph. Tratamento de choque com produto clorado, Cloro Choque. como equipamento de filtração ligado. Passadas 8h limpe as paredes e o fundo. Passar o aspirador para limpar as algas mortas. Lavar areia do filtro com a válvula em posição de lavado. Aumentar s dose diária de cloro e Antialgas, realizando o tratamento de choque semanalmente. Manter o nível de Cloro livre entre 0,6 e 1 partes por milhão (p.p.m.) A água irrita os olhos e a pele. Desprende um odor desagradável a cloro. Regulação do ph entre 7,2 e 7,6 com Incrementador ou Redutor de Existência de cloraminas ph.tratamento com Oxigen Shock. Se não dispõe de Oxigen Shock, realizar o (Cloro combinado) e um tratamento de choque com produto clorado, recomenda-se Cloro Choque. nível baixo de cloro livre. Manter sempre o nível de cloro livre entre 0.6 e 1 p.p.m. Passar o aspirador e filtrar durante um dia completo. Água turva. Incrustações brancas ou cinzas nas paredes e acessórios. ph básico superior a 8, má filtração. Comprove o estado do filtro. Regulação do ph entre 72 e 7,6 com Redutor de ph. Adicionar Floculante. Passar o aspirador e filtrar durante várias horas e lavar em contracorrente. Os acessórios oxidam-se. Manchas castanhas. ph ácido inferior a 7. Regulação do ph entre 72 e 7,6 com Incrementador de ph. A água irrita os olhos, branqueia os tecidos e cabelos. Não há maus cheiros. Excesso de Cloro Comprove o nível do Cloro livre. Diminua a dose diária de Cloro até livre.doses superiores ás alcançar um nível entre 0,6 e 1 partes por milhão (p.p.m.). necessárias Água colorida. Formam-se manchas sobre as paredes, borda água. Existência de: *Sais de Regulação do ph entre 7,2 e 7,6 com Incrementador ou redutor de ph. cobre = azul verde. *Sais Tratamento de choque com produto clorado, Cloro choque. Adicionar de Ferro = ocre - Floculante.Deixar flocuiar no fundo, com a água em repouso. Recolher castanho. *Sais de os flóculos com o aspirador, vertendo toda a sujidade pele esgoto. manganésio castanho Ajustar de novo o ph entre 7,2 e 7.6. Algas por insuficiente nível de Cloro livre na superfície da água afectada pela radiação solar. Trate com uma solução clorada, algicida ou limpador de paredes. Manter um nível de Cloro livre mais alto.

6 O regulador sólido é para ajustar o ph entre 7,2 e 7,6. O reguladores liquido é ideal para dosear com bomba. TRATAMENTO QUÍMICO E ANALISE DA ÁGUA CORRECTORES DE PH E EQUILIBRIO DA ÁGUA MINORADOR DE PH SÓLIDO 035.PH-8 WALPY- PH- 8KG CTX 15 MINUS 25KG 035.PH-30 PH- 30KG LIQUIDO 035.CTX15 CTX-PH- LIQUIDO 25 LT 035.PH-20 PH- LIQUIDO 20 Lt 035.PH-25 PH- LIQUIDO 25LTS 035.PH-6 DIAMINUS PH-6 LT * Para ajustar o ph entre 7,2 e 7, PH PH PH CTX25 INCREMETADOR DE PH SÓLIDO PH+ 5KG WALPY- PH+ 6Kg LIQUIDO PH+ LIQUIDO 20Lt CTX - PH+ LIQUIDO 25 LT INCREMETADOR DE ALCANILIDADE INCREMENTADOR ALCAL.6Kg CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA FLOCULANTE LIQUIDO 035.F5 FLOCULANTE 5LT 035.F6 FLOCULANTE LIQUIDO 6LT 035.F20 FLOCULANTE 20LT 035.F25 WALPY-FLOCULANTE 25LTS EM CARTUCHO 035.CTX43 FLOCULANTE CARTUX 035.FC FLOCULANTE CARTUCHO * Melhoria contínua da transparência da água através de floculação permanente. CLARIFICANTE EM CARTUCHOS DUPLO EFEITO CLARI.DUP.EFEITO * Produto inteligente: combina a floculação rápida com a clarificação contínua. Resultado: melhor desinfecção e água cristalina. LIMPADORES 035.LCS LIMP.CELULAS SAL LC LBP LIMPADOR BORDAS PISCINA 035.LP10 LIMPADOR PAREDES 10L * Limpador detergente extra forte para limpar piscinas, bordaduras, bordas, paredes da piscina

7 TRATAMENTO QUÍMICO E ANALISE DA ÁGUA DESINFECÇÃO COM CLORO NÃO ESTABILIZADO HIPOCLORITO DE SÓDIO 035.HS25 HIPOCLORITO S. 25Kg 035.HS30 HIPOCLOR.SOD.30KG CB DE CALCIO CTX-HIPOCLORITO CALCIO 035.CTX1205 CTX-HIPOCLORIT.CALCIO 5K Hipóclorito de cálcio assegura, quer pelo seu uso em formato de pastilha ou granulado, a eliminação dos microorganismos. O hipóclorito de cálcio convém ser misturado com água antes da sua aplicação na piscina. DESINFECÇÃO COM CLORO ESTABILIZADO A desinfecção da água de piscina com Cloro, é a mais utilizada pela sua alta eficácia, facilidade de controlo e custo baixo. Os produtos clorados cobrem todas as necessidades existentes. As pastilhas assegura as clorações de choque muito eficazes. Granulado de dissolução lenta permite eliminar localmente as algas graças à sua concentração em cloro útile m 90%. Utilização especial para piscinas de azulejos. 035.C5A 035.C5A CC5 035.CC CC CC CR5 035.CF 035.CG5 035.CG CG CG CG CP5 035.CP CPA5 035.CPA CTA5 CLORO 5 ACÇÕES WALPY-CLORO 5 ACCOES 5K WALPY-CLORO 5 ACCOES 25K CLORO CHOQUE WALPY-CLORO CHOQUE 5KG WALPY-CLORO CHOQUE 25KG CLORO CHOQUE 30KG CLORO CHOQUE 50 KG CLORO RÁPIDO CLORO RAPIDO (20GR) CLORADOR FLUTUANTE CLORADOR FLUTUANTE CLORO GRÃO WALPY-CLORO GRAO 5KG CLORO GRAO 10KG CLORO GRAO 25KG CLORO GRAO 30KG CLORO GRAO 50KG CLORO PÓ WALPY-CLORO PO 5KG CLORO PO 30KG CLORO PASTILHAS WALPY-CLORO PASTILHAS 5K CLORO PASTILHAS 25KG CLORO TRIPLA ACÇÃO WALPY CLORO T.ACCAO 5KG

8 TRATAMENTO QUÍMICO E ANALISE DA ÁGUA DESINFECÇÃO COM CLORO MULTI-ACÇÃO 035.CTA25 CLORO MULTI-ACÇÃO WALPY-CLORO TRIPLEX 25Kg O Multi-acção, é adequada para ser doseada pontualmente na água da piscina na ausência de banhistas, espalhando portoda a sua superfície e com a filtração parada deixar que ocorra a floculação. No dia seguinte recolher o flóculo formado eem seguida ligar o equipamento de filtração com pastilhas Multi-acção nos skimmers. DESINFECÇÃO COM OXIGÉNIO OXIGENEO ACTIVO 035.CTX-24SPA CTX-OXIG.ACTIVO GRAO SPA PASTILHAS DE OXIGENEO ASTRAL-OXIG.ACT.PAST 6KG * Para a desinfecção contínua de piscinas privadas. Isento de cloro OXIGENEO LIQUIDO 035.CTX11030 CTX-OXIGENIO LIQUIDO * Tratamento desinfectante s/ cloro de qualquer piscina, mantendo a água livre de algas (verdes, negras...) e turvação. MICROBÍCIDA LIQUIDA MICROBICIDA 5LT. DESINFECÇÃO COM BROMO BROMO 035.BP5 WALPY-BROMO PAST. 5KG * Para a desinfecção contínua de piscinas e spas. S/ odor a cloro. Grande tolerância de valor ph. Desinfectante e oxidante. ALGICIDAS Os desinfectantes clorados e bromados possuem uma acção destruidora e/ou inibidora do crescimento das algas. Por isso, convêm potenciar este efeito algicida, introduzindo substâncias específicas denominadas Algicidas, c/ as quais evitaremos o aparecimento de colorações verdes e depósitos sobre as paredes, escadas e fundos de piscinas. 035.AC5 ALGICIDA CHOQUE ALGICIDA CHOQUE 5LT ALGICIDA CONCENTRADA 035.ADC20 ALGICIDA D.C.20 LTS. 035.ADC25 WALPY-ALGICIDA D.C. 25LT 035.ADC5 WALPY-ALGICIDA D.C. 5LT * Para evitar a formação e o desenvolvimento de algas. TRATAMENTO DE INVERNAÇÃO 035.AI2 035.AI5 ALGICIDA INVERNO ALGICIDA INVERN.2LT ALGICIDA INVERN.5LT 035.DI2 DOSEADOR INVERN. 2KG * Tratamento completo para a piscina no Inverno. Previne a putrefacção da água e a proliferação de algas.

9 MEDIÇÃO E ANALISE DA ÁGUA ANTI-CALCÁRIOS 035.ACA2 035.ACA5 ANTI-CALCÁRIO ANTI-CALCARIO 2LT ANTI-CALCARIO 5LT Especialmente indicados para prevenir a formação de incrustações e manchas negras causadas pelo ferro e manganês, que em tratamentos de choque doseia-se através da adição de 2 l. de anti-calcário por cada 50 m3 de água, e em tratamentos de manutenção, 0,5 l. por cada 50 m3 de água. Se se tratarem de águas muito duras, há que dobrar a dose. Estas análises ajudam a manter a água limpa, previne a corrosão e evitam as mudanças do ph. Terá que realizar a prova no mínimo duas vezes por semana. Recomenda-se anotar os resultados depois de cada prova. ANALISADOR PH 035.K1 FITA MEDICAO PH ANALISADOR OXIGENEO ANALIZADOR OXIG.ACTIVO 035.KD TIRAS ANALÍTICAS ANALISADOR DUREZA KIT DE DUREZA ANALISADOR SAL CTX-TIRAS ANALISE SAL * Tiras analíticas para a determinação de conteúdo de sal na água ANALISADOR DE PROVA KIT PH/ALC.TIRAS * Análise fácil e rápida de cloro livre, ph e alcalinidade. 035.TG 035.TP TESTS PQS-TESTE DE GOTAS PH CL PQS-TESTE PASTILHA PH+CL LEITOR DIGITAL DE TIRAS ANALÍTICAS Leitor Digital de Tiras Analíticas medição de cloro livre/bromo, ph e alcalinidade total. Basta submergir uma tira analítica da sua piscina ou spa, inseri-la no leitor e obtenha os resultados digitais rapidamente e com precisão. TRUTEST ANALIZ. TRUE TEST DIG. DOSEADORES Doseador de cloro e bromo. Capacidade aproximada de 3,5 kg de pastilhas. Fechadura com duplo sistema de segurança na tampa. Válvulas de regulação. P/ piscinas até 60 m3 c/ cloro e p/piscinas até 30 m3 c/ bromo. DOSEADOR DOSEADOR EM LINHA RECARGAS RECARGAS RECARGA TESTE PH+CL. 035.RDPDPH RECARGA (30 DPD+30 FENOL)

Manual de manutenção de piscinas

Manual de manutenção de piscinas Manual de manutenção de piscinas Indice Os nosso produtos 1 Capacidade da piscina 2 Desinfecção e fitração da água 3 Arranque da piscina 4 ph da água 5 Prevenção de algas 5 Programa de manutenção 6 Preparação

Leia mais

COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA

COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA CAPACIDADE DA PISCINA Antes de iniciar qualquer tratamento na sua piscina, deve conhecer qual a capacidade (vol.) de mesma. Desta forma, poderá calcular exatamente as dosagens

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. PISCINAS Conselhos Úteis

TRATAMENTO DA ÁGUA. PISCINAS Conselhos Úteis PISCINAS Conselhos Úteis TRATAMENTO DA ÁGUA Como calculo a capacidade de água da minha piscina? Antes de iniciar qualquer tratamento na piscina, deve conhecer qual a sua capacidade (volume). Desta forma,

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS PRIVADAS

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS PRIVADAS MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS PRIVADAS As piscinas necessitam de cuidado e manutenção correta para as conservar em perfeitas condições de higiene e limpeza. Para além da própria natureza da água da

Leia mais

INTRODUÇÃO. 1 Por a piscina a funcionar

INTRODUÇÃO. 1 Por a piscina a funcionar INTRODUÇÃO 1 Por a piscina a funcionar Instruções para o início da temporada 1 Se for necessário, deve reparar a superfície do vaso da piscina. Limpar com uma solução de 10 cc de Algidelsa por litro de

Leia mais

EQUILIBRIO da ÁGUA. TRATAMENTO DE ÁGUA DETERGÊNCIA INDUSTRIAL CONSUMÍVEIS p/ RESTAURAÇÃO E HOTELARIA DETERGENTES TÊXTEIS

EQUILIBRIO da ÁGUA. TRATAMENTO DE ÁGUA DETERGÊNCIA INDUSTRIAL CONSUMÍVEIS p/ RESTAURAÇÃO E HOTELARIA DETERGENTES TÊXTEIS EQUILIBRIO da ÁGUA NíVEIS de ph e alcalinidade ph mais sólido PRODUTO NO.: FORUSPLUS PH Produto: FORUSPLUS PH - ph Mais Sólido Categoria: Equílibrio da Água 15Kg COD: Q082 Descrição: Incrementador de ph

Leia mais

Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas

Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas Apresentação Este manual foi criado para fornecer importantes informações sobre o tratamento de piscinas e todos os processos envolvidos. Um guia que traz conceitos

Leia mais

Agosto 2014. Os preços apresentados estão sujeitos a IVA à taxa legal em vigor e podem ser alterados sem aviso prévio.

Agosto 2014. Os preços apresentados estão sujeitos a IVA à taxa legal em vigor e podem ser alterados sem aviso prévio. Agosto 2014 DESINFECÇÃO COM CLORO 160001001 CTX-200/GR DICLORO GR 03137 [505980] 5KG 34,00 Dicloro granulado de dissolução rápida, altamente estabilizado e com um conteúdo útil de 55% em cloro, para o

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO QUÍMICO

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO QUÍMICO MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO QUÍMICO O Tratamento Químico e fundamental para deixar a água da piscina saudável, limpa e cristalina. Você necessita medir, inicialmente, três parâmetros: Alcalinidade Total,

Leia mais

APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA

APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA Trat Bem Piscinas sempre pensando em você! TRATAMENTO DE PISCINA Introdução Para manter a água da piscina limpa e saudável é necessário que seja feito dois tipos de tratamento

Leia mais

INSTRUÇÕES DE COMO FLOCULAR A ÁGUA TURVA DE SUA PISCINA:

INSTRUÇÕES DE COMO FLOCULAR A ÁGUA TURVA DE SUA PISCINA: COMO MANTER A SUA PISCINA!! TROCA DA ÁGUA A água de sua piscina é permanente, ou seja, sendo bem cuidada jamais haverá necessidade de troca. Mesmo que por eventual descuido ela esteja bastante irregular.

Leia mais

A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano

A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano A legislação nacional relativa à qualidade da água para consumo humano

Leia mais

- Manual Prático e Fundamentos. SNatural Meio Ambiente

- Manual Prático e Fundamentos. SNatural Meio Ambiente Tratamento de Água - Manual Prático e Fundamentos SNatural Meio Ambiente Rua das Orquídeas, 94 Vila Mariana SP São Paulo 04050 000 Fone: 11 5072 5452 www.snatural.com.br snatural@sti.com.br 1 Tratamento

Leia mais

Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE

Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE Agradecimento A NADO LIVRE ARTE EM PISCINAS agradece a você a preferência e deseja momentos repetidos de alegrias. Para nós foi muito importante ajudá-lo

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS Índice Introdução... 3 Funcionamento da Filtração... 4 Funcionamento da Válvula múltivias... 5 Lavagem ou Descolmatação do Filtro... 6 Tempo de Filtração Diária... 7 Desinfecção

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza com acessórios (aspiração, remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros),

Leia mais

Produits chimiques. Pollet Pool Group MARCHÉ EUROPÉEN... 252 MARCHÉ PORTUGAIS... 254 MARCHÉ ESPANGNOL... 255. Produits chimiques

Produits chimiques. Pollet Pool Group MARCHÉ EUROPÉEN... 252 MARCHÉ PORTUGAIS... 254 MARCHÉ ESPANGNOL... 255. Produits chimiques 20 Produits chimiques MARCHÉ EUROPÉEN... 252 MARCHÉ PORTUGAIS... 254 MARCHÉ ESPANGNOL... 255 20 Produits chimiques Pollet Pool Group 251 MARCHÉ EUROPÉEN EUR-O-CHOC NEW 3034040001 Eur-O-Choc chlore rapide

Leia mais

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA TRATAMENTO FÍSICO Consiste na remoção de todas impurezas físicas visíveis na água ou depositadas nas superfícies internas das piscinas, como por exemplo, as folhas, os insetos, poeiras, argila, minerais

Leia mais

Manual Completo Tratamento de Piscinas. Multclor

Manual Completo Tratamento de Piscinas. Multclor Manual Completo Tratamento de Piscinas Nosso diferencial está nas pessoas Os profissionais da são especialistas em suas áreas de atuação, profundos conhecedores do mercado e comprometidos com resultados.

Leia mais

PLANO DE TRATAMENTO E MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONTROLO E DESINFEÇÃO DAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS UTENTES

PLANO DE TRATAMENTO E MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONTROLO E DESINFEÇÃO DAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS UTENTES PLANO DE TRATAMENTO E MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONTROLO E DESINFEÇÃO DAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS UTENTES Piscina Municipal do Parque de Campismo de Mirandela ÍNDICE 1. Enquadramento Legal 3 2.

Leia mais

Controlo de ph. Tenha em atenção: controlo de ph.

Controlo de ph. Tenha em atenção: controlo de ph. Controlo de ph controlo de ph O ph indica a concentração de iões de hidrogénio numa substância. Se o valor de ph rondar os 7, diz-se ser neutra. Se uma substância possuir excesso de iões, diz-se ácida

Leia mais

Limpeza de superfícies

Limpeza de superfícies Limpeza de superfícies Gama de produtos de limpeza neutros e potentes para uma limpeza profunda de casas de banho / instalações sanitárias e que proporcionam um acabamento com brilho. Uma empresa do GRUPO

Leia mais

Chemikalien. Pollet Pool Group EUROPÄISCHEN MARKT... 252 PORTUGIESISCH MARKT... 254 SPANISCHEN MARKT... 255. Chemikalien

Chemikalien. Pollet Pool Group EUROPÄISCHEN MARKT... 252 PORTUGIESISCH MARKT... 254 SPANISCHEN MARKT... 255. Chemikalien 20 EUROPÄISCHEN MARKT... 252 PORTUGIESISCH MARKT... 254 SPANISCHEN MARKT... 255 20 Pollet Pool Group 251 EUROPÄISCHEN MARKT EUR-O-CHOC NEW 3034040001 Eur-O-Choc Schnelllösliches Chlorgranulat - 1kg 3034040002

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

RESOLVENDO PROBLEMAS DE TRATAMENTO QUÍMICO DA SUA PISCINA

RESOLVENDO PROBLEMAS DE TRATAMENTO QUÍMICO DA SUA PISCINA RESOLVENDO PROBLEMAS DE TRATAMENTO QUÍMICO DA SUA PISCINA Os problemas que ocorrem na piscina podem geralmente ser resolvidos com um tratamento padrão descrito para cada caso, sendo adaptado para cada

Leia mais

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Pedro Miranda Soares Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Tal como todos os equipamentos mecânicos, o Ar Condicionado necessita da sua manutenção

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

Manutenção Piscina.doc

Manutenção Piscina.doc Manter uma piscina limpa com água cristalina é o objectivo fácil de alcançar, basta seguir as regras básicas de manutenção. Siga sempre as regras básicas de manutenção: Não se esqueça da limpeza do rebordo

Leia mais

GARRAFEIRA. Modelo RV 8. Manual de Instruções

GARRAFEIRA. Modelo RV 8. Manual de Instruções GARRAFEIRA Modelo RV 8 Manual de Instruções Índice I. Indicações gerais de segurança...3 II. Especificações técnicas.......4 III. Partes principais, desenhos....5 IV. Esquema elétrico.....5 V. Instruções

Leia mais

PISCINAS 2015 1.249 1.499 1.799. PISCINA AÇO OVALADA Gre (Ref. 25.0062) PISCINA AÇO PISCINA AÇO

PISCINAS 2015 1.249 1.499 1.799. PISCINA AÇO OVALADA Gre (Ref. 25.0062) PISCINA AÇO PISCINA AÇO PISCINAS 2015 PISCINA AÇO OVALADA (Ref. 25.0062) 500 x 300 x 120 cm. Com depuradora de areia 3 m 3 /h + escada tesoura castanha. PISCINA AÇO OVALADA (Ref. 25.0063) 610 x 375 x 120 cm. Com depuradora de

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

INDÍCE. Floculação Quickfloc liq Quickfloc Automatic + Superfloc Plus

INDÍCE. Floculação Quickfloc liq Quickfloc Automatic + Superfloc Plus AF_Catalogo PISCINAS.indd 1 11/0/09 21:45:2 INDÍCE ERCROS Desinfecção com cloro Delsaclor GR90 Delsaclor 90, pó Delsaclor 55 Isodelsa 200 Isodelsa TA Bicapa 5+1 Bicapa multifunções Isodelsa 20L Regulação

Leia mais

DICAS PARA TRATAMENTO DE SUA PISCINA

DICAS PARA TRATAMENTO DE SUA PISCINA DICAS PARA TRATAMENTO DE SUA PISCINA Há ações que precisam de sua atenção! O tratamento de sua piscina é importante e imprescindível para o uso adequado e salutar de sua família. A freqüência da filtragem,

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Tecnologia EM no Tratamento de Águas e Efluentes

Tecnologia EM no Tratamento de Águas e Efluentes Tecnologia EM no Tratamento de Águas e Efluentes Os Microorganismos Benéficos podem fazer muito mais do que bons vinhos e queijos, eles também podem ajudar no tratamento de corpos de água e efluentes O

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MEGAPISCINAS

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MEGAPISCINAS MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MEGAPISCINAS Segunda edição Novembro/2011 Elaboramos este manual com o intuito de facilitar os procedimentos de limpeza e tratamento químico/físico de piscinas, promovendo

Leia mais

$!, $-($#!, $$.' "& ' %&!%&, #!&$' (!&, #$+

$!, $-($#!, $$.' & ' %&!%&, #!&$' (!&, #$+ $!, $-($#!, $$.' "& ' %&!%&, #!&$' (!&, #$+ %$#8! &! '!5&$&!)' &(*$#1!'!$"2!1 "% $#1#$0'!&!!'!(&' &!# &'!5&$' &! $#$' '!$ $+ %$#2!' $#! (&'!&$!' '!'! &! '! &!)'&(*$#9 8!'!"% $#9&5 #%#$' '!'!#&!#$!! #'

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC )

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC ) RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁGUA SANITÁRIA Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger do sol, do calor e da umidade.

Leia mais

Capítulo I Água potável, mineral e de mesa

Capítulo I Água potável, mineral e de mesa Ciência Alimentar e Saúde Composição de Alimentos II Capítulo I Água potável, mineral e de mesa Água Potável deve ser transparente, sem cor, sem odor, livre de microorganismos patogénicos (baixo em microorganismos

Leia mais

Ozônio Q1 Ambiental Home 25 sem timer Para piscinas de até 25.000 litros

Ozônio Q1 Ambiental Home 25 sem timer Para piscinas de até 25.000 litros VENDA DO GERADOR DE OZÔNIO Q1 AMBIENTAL ATRAVÉS DA INTERNET. Ozônio Q1 Ambiental Home 25 sem timer Para piscinas de até 25.000 litros O que é? Ozônio é um agente oxidante extremamente poderoso. É 1,5 vezes

Leia mais

O que precisa de saber sobre. Lentes de Contacto

O que precisa de saber sobre. Lentes de Contacto O que precisa de saber sobre Lentes de Contacto Descubra as vantagens em usar Lentes de Contacto + Liberte-se do uso da armação. + Experimente um campo de visão sem limitações. + Escolha os óculos de sol

Leia mais

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A.

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. número de cuidado do cliente Como parte do programa de Cuidado do Cliente Rexair, cada Rainbow AquaMate recebe um

Leia mais

Purificadores. Elite e Prestige. Purificadores Elite 200 I Elite 200 Elite 300 Prestige 120 Prestige 180. Elite 200 I.

Purificadores. Elite e Prestige. Purificadores Elite 200 I Elite 200 Elite 300 Prestige 120 Prestige 180. Elite 200 I. Elite e Prestige O problema da contaminação do ar em locais públicos como bares, restaurantes, cabeleireiros, salas de espera, etc. é cada vez mais preocupante. A resposta da MKC, é o seu filtro electrostático

Leia mais

DESINCRUST Tratamento físico da água

DESINCRUST Tratamento físico da água Delta, lda Rua das Obras Públicas 4715-376 Braga Portugal T. +351 253 684 064 F. +351 253 684 657 geral@deltatecnologia.com.pt DESINCRUST Tratamento físico da água DESINCRUST Tratamento físico da água

Leia mais

Funções do Filtro e Manuseio de Registros

Funções do Filtro e Manuseio de Registros Parabéns! Ao adquirir uma Piscina Sólazer, você está levando também a experiência de uma empresa que já instalou milhares de unidades, proporcionando sempre a máxima satisfação para seus usuários. Sua

Leia mais

Processamento do Iogurte Gordo Sólido

Processamento do Iogurte Gordo Sólido Escola Superior Agrária De Coimbra Processamento Geral dos Alimentos Processamento do Iogurte Gordo Sólido Trabalho realizado por: Pedro Sá nº20603025 Ana Oliveira nº 20603030 Lénia Belas nº 20603031 Elisabete

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1. O que é limpeza É o ato de remover todo tipo de sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo. 1.1 Limpeza

Leia mais

LEONARDO DE ARRUDA DELGADO ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DA PISCINA DA AABB DE BARRA DO CORDA

LEONARDO DE ARRUDA DELGADO ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DA PISCINA DA AABB DE BARRA DO CORDA LEONARDO DE ARRUDA DELGADO ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DA PISCINA DA AABB DE BARRA DO CORDA BARRA DO CORDA MARÇO DE 2006 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 TRATAMENTO FÍSICO... 4 2.1 Limpeza Física... 4 2.2

Leia mais

Manual. de manutenção para a sua piscina

Manual. de manutenção para a sua piscina Manual de manutenção para a sua piscina ÍNDICE Os nossos produtos 2 Os indispensáveis 3 Cálculo do volume da piscina 4 Filtração e desinfeção da água 4 Colocação em funcionamento da piscina 5 Regulação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO SISTEMAS NORMA EN 14351-1:2006 MANUAL LIMPEZA, UTILIZAÇÃO, MANUSEAMENTO E MANUTENÇÃO As janelas permitem iluminar e ventilar o interior dos espaços, protegendo

Leia mais

TRATAMENTO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL DE ENDOSCOPIA

TRATAMENTO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL DE ENDOSCOPIA HOSPITAL DE SANTA MARIA COMISSÃO DE CONTROLO DA INFECÇÃO HOSPITALAR Piso 6, Tel. 5401/1627 Recomendação n.º 09/2002 TRATAMENTO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL DE ENDOSCOPIA Um dos principais problemas que se

Leia mais

Tratamento de Água. Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

Tratamento de Água. Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: Tratamento de Água Definição Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que

Leia mais

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita.

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita. JohnsonDiversey Suma Supersol LG Detergente em pó para limpeza geral. Versátil A formulação balanceada permite que o detergente Supersol LG seja utilizado tanto para limpeza geral, quanto para lavagem

Leia mais

Manual de Tratamento de Piscinas

Manual de Tratamento de Piscinas Manual de Tratamento de Piscinas Tratamento Físico Tratamento Químico Tabela de dosagens Problemas mais comuns 1 Hidroazul Indústria e Comércio Ltda. Rua João Dias Neto, D Vila Reis CEP 36770-902 Cataguases

Leia mais

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO Como fazer a ordenha correta Para fazer a ordenha mecânica, você deve seguir os mesmos passos da ordenha manual. Siga as etapas abaixo indicadas: 1 Providencie um ambiente para a

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

Compromisso de qualidade e desenvolvimento em todos os produtos comercializados. Produto liquído

Compromisso de qualidade e desenvolvimento em todos os produtos comercializados. Produto liquído WSE CLL Cloro líquido Desinfectante para água de piscinas. A sua função é evitar a proliferação de bactérias e fungos na água de forma rápida e eficaz. 20lt WSE 100 Algicida extra Previne e combate de

Leia mais

PLANO DE HIGIENE ÍNDICE 1 HIGIENE PESSOAL 2 RECEPCÇÃO DE MERCADORIAS 3 ZONAS DE ARMAZENAGEM 4 ZONAS DE PREPARAÇÃO 5 ZONAS DE CONFECÇÃO

PLANO DE HIGIENE ÍNDICE 1 HIGIENE PESSOAL 2 RECEPCÇÃO DE MERCADORIAS 3 ZONAS DE ARMAZENAGEM 4 ZONAS DE PREPARAÇÃO 5 ZONAS DE CONFECÇÃO ÍNDICE 1 HIGIENE PESSOAL 2 RECEPCÇÃO DE MERCADORIAS 3 ZONAS DE ARMAZENAGEM 4 ZONAS DE PREPARAÇÃO 5 ZONAS DE CONFECÇÃO 6 REFEITÓRIO / CAFÉ 7 COPA 8 VESTUÁRIOS e / ou CASAS DE BANHO Elaborado: Aprovado:

Leia mais

Lubrificantes TECNOLOGIAS DE LUBRIFICAÇÃO PRODUTOS E PROGRAMAS. Correntes de Galle

Lubrificantes TECNOLOGIAS DE LUBRIFICAÇÃO PRODUTOS E PROGRAMAS. Correntes de Galle Lubrificantes TECNOLOGIAS DE LUBRIFICAÇÃO PRODUTOS E PROGRAMAS Correntes de Galle Objectivo Aumentar a vida útil das correntes de Galle O estiramento das correntes é resultante do desgaste do pino e da

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA O TRATAMENTO DE SUA PISCINA

MANUAL BÁSICO PARA O TRATAMENTO DE SUA PISCINA MANUAL BÁSICO PARA O TRATAMENTO DE SUA PISCINA A empresa Linha de Produtos Linha de Produtos HTH Linha de Produtos Genco Linha de Produtos hidroall Tratamento de piscinas residenciais. Informações importantes

Leia mais

IMPRESSA J7 Resumo das informações mais importantes

IMPRESSA J7 Resumo das informações mais importantes IMPRSSA J7 Resumo das informações mais importantes O Manual de instruções IMPRSSA J7, em conjunto com este manual breve IMPRSSA J7 Resumo das informações mais importantes, recebeu a aprovação do instituto

Leia mais

Manual de Tratamento de Piscinas

Manual de Tratamento de Piscinas Manual de Tratamento de Piscinas Tratamento Físico Tratamento Químico Tabela de dosagens Problemas mais comuns 1 2 Índice 1 - Hidroazul 2 - Como manusear produtos químicos com segurança 3 - Informações

Leia mais

Tirar o melhor partido da sua água de refrigeração com a ProMinent Soluções completas para o tratamento da água de refrigeração

Tirar o melhor partido da sua água de refrigeração com a ProMinent Soluções completas para o tratamento da água de refrigeração Tirar o melhor partido da sua água de refrigeração com a ProMinent Soluções completas para o tratamento da água de refrigeração Printed in Germany, PT PM 009 04/06 P MT23 0 04/06 P B Tratamento da água

Leia mais

LIMPEZA E PREPARAÇÃO DE VIDRARIAS PARA ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

LIMPEZA E PREPARAÇÃO DE VIDRARIAS PARA ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS LIMPEZA E PREPARAÇÃO DE VIDRARIAS PARA ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Jéssica Alessandra da Silva Moura, Gilvan Takeshi Yogui Para fins de referência, este documento pode ser citado como: Moura, J.A.S.;

Leia mais

Guia completo. para tratamento de águas de piscinas residenciais. Genco Química Industrial Ltda. junho 2004 São Paulo. 3 a edição

Guia completo. para tratamento de águas de piscinas residenciais. Genco Química Industrial Ltda. junho 2004 São Paulo. 3 a edição Guia completo para tratamento de águas de piscinas residenciais Genco Química Industrial Ltda. junho 2004 São Paulo 3 a edição Trata bem sua piscina 2004 Genco Química Industrial Ltda. Todos os direitos

Leia mais

QUALIDADE DO AR INTERIOR

QUALIDADE DO AR INTERIOR QUALIDADE DO AR INTERIOR POR DIA OS NOSSOS PULMÕES FILTRAM CERCA DE 13. 000 LITROS DE AR! A POLUIÇÃO EM AMBIENTES FECHADOS É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS A maior parte das nossas

Leia mais

Conselhos para a sua piscina: A manutenção

Conselhos para a sua piscina: A manutenção Conselhos para a sua piscina: A manutenção Fugas Evaporação Iluminação Filtração Desinfecção & Manutenção Invernação 1 Porquê fazer a manutenção da piscina o ano inteiro? Uma vez que a piscina está a funcionar

Leia mais

Processamento de bacalhau salgado seco

Processamento de bacalhau salgado seco Outubro 2007 LEAL Processamento Geral de Alimentos Processamento de bacalhau salgado seco Trabalho elaborado por: João Vaz n.º 20503003 Bruno Lopes n.º 20503026 Joana Sousa n.º 20603070 Introdução Quando

Leia mais

Lavatórios Bases para chuveiros Acessórios para Lavatórios Sanitas Portas de Sanitas Detergentes para Sanitas Acessórios Diversos para Sanitas Peças

Lavatórios Bases para chuveiros Acessórios para Lavatórios Sanitas Portas de Sanitas Detergentes para Sanitas Acessórios Diversos para Sanitas Peças Lavatórios Bases para chuveiros Acessórios para Lavatórios Sanitas Portas de Sanitas Detergentes para Sanitas Acessórios Diversos para Sanitas Peças em separado para sanitas 63 64 65 67 72 72 75 77 Lavatórios

Leia mais

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Os são seguros se forem utilizados com cuidado, de acordo com todas as indicações

Leia mais

SÓ PARA USO DOMÉSTICO!

SÓ PARA USO DOMÉSTICO! - Não o utilize num espaço fechado e cheio de vapores que advenham de óleos, dissolventes, produtos anticaruncho, pó inflamável ou outros vapores explosivos ou tóxicos. - Extraia sempre a ficha do aparelho

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR LAT ENZIM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURAS

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR LAT ENZIM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURAS INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR LAT ENZIM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE GORDURAS LAT - ENZIM é o produto indicado para o tratamento de todos os entupimentos de gordura orgânica em canalizações de esgoto e grelhas

Leia mais

Oxidação + remoção por precipitação química

Oxidação + remoção por precipitação química ETA - ESQUEMA DE TRATAMENTO PARÂMETROS A ACTUAR OPERAÇÕES OU PROCESSOS UNITÁRIOS Ferro/manganésio Turvação Parâmetros microbiológicos Sólidos suspensos totais Equilíbrio calco-carbónico Oxidação da matéria

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

Conselhos para a sua piscina: A invernação

Conselhos para a sua piscina: A invernação Conselhos para a sua piscina: A invernação Fugas Evaporação Iluminação Filtração Desinfecção & Manutenção Invernação 1 Colocar a piscina em estado de invernação Embora a época do ano na que mais se utiliza

Leia mais

SEPREMIUM 5. Separador água oleo 08/12

SEPREMIUM 5. Separador água oleo 08/12 Instruções de montagem e manutenção SEPREMIUM 5 Separador água oleo 08/12 OPERACÃO GERAL A gama de separadores água/oleo SEPREMIUM, separa o óleo dos condensados gerados pelos sistemas de ar comprimido.

Leia mais

Como preparar argila para aplicação externa geral

Como preparar argila para aplicação externa geral Como preparar argila para aplicação externa geral A preparação da argila em pó para aplicação externa, não é difícil, mas pode exigir um pouco de paciência. Em média, a quantidade de água necessária para

Leia mais

LIMPEZAS GERAIS CASAS DE BANHO, BALNEÁRIOS E DUCHES PRODUTOS PARA HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO

LIMPEZAS GERAIS CASAS DE BANHO, BALNEÁRIOS E DUCHES PRODUTOS PARA HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO LIMPEZAS GERAIS CASAS DE BANHO, BALNEÁRIOS E DUCHES PRODUTOS PARA HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO EKODET SAN 300500016 300500001 750ml 5L, 10L e 25L Detergente desengordurante com capacidade espumante.

Leia mais

COBERTURAS DE INVERNO COBERTURAS DE SEGURANÇA ENROLADORES ACESSÓRIOS COBERTURAS DE BOLHAS TÉRMICA. www.poolcalor.com vendaspoolcalor@outlook.

COBERTURAS DE INVERNO COBERTURAS DE SEGURANÇA ENROLADORES ACESSÓRIOS COBERTURAS DE BOLHAS TÉRMICA. www.poolcalor.com vendaspoolcalor@outlook. CATÁLOGO PISCINAS 015 COBERTURAS DE BOLHAS TÉRMICA CATÁLOGO PISCINAS 015 As coberturas Inverno em PVC garantem um inverno perfeito da sua piscina, impedindo a penetração de poluentes exteriores, diminuo

Leia mais

Linha Higiene Natural Solução Limpeza HD20 (cód. 0031) Ficha Técnica

Linha Higiene Natural Solução Limpeza HD20 (cód. 0031) Ficha Técnica Solução Limpeza HD20 (cód. 0031) Descrição: produto natural para limpeza pesada, concentrado e de fácil aplicação. Remove manchas incrustadas como marcas de pneu, graxas, óleos, gorduras e sujeiras em

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ilustra BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Normativa nº 51 18/09/2002. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do

Leia mais

PISCINAS. Catálogo 2015

PISCINAS. Catálogo 2015 PISCINAS Catálogo 2015 Siga-nos: DOWNLOAD DO CATÁLOGO PISCINAS 2015 EM WWW.CUDELLOUTDOOR.PT NOTA: Esta lista, os preços e as condições gerais de venda estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Consultar

Leia mais

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388u-1 Printed in U.S.A.

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388u-1 Printed in U.S.A. rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388u-1 Printed in U.S.A. Número de série Como parte do programa de assistência ao Cliente Rexair, é dado a cada Rainbow e a cada Aquamate

Leia mais

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies.

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies. TASKI Tapi 101 Detergente para limpeza de tapetes e carpetes. Alto nível de espuma. F71a Detergente neutro TASKI Tapi 101 é um detergente neutro específico para a limpeza de tapetes, carpetes e revestimentos

Leia mais

DESCRITIVO MODELO BIRDIE

DESCRITIVO MODELO BIRDIE 2010 DESCRITIVO MODELO BIRDIE Processo de Tratamento da Água da Piscina Electrólise do Sal A Electrólise do Sal é o meio mais natural e não agressivo de controlar a quantidade de produção de Cloro, na

Leia mais

GLOSSÁRIO MICROBIOLÓGICOS FÍSICO-QUÍMICOS PARÂMETROS PARÂMETROS

GLOSSÁRIO MICROBIOLÓGICOS FÍSICO-QUÍMICOS PARÂMETROS PARÂMETROS PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS Coliformes Fecais (E.Coli), Enterococos, Clostrídios Perfringens Os organismos pertencentes a este grupo estão presentes nas matérias fecais de todos os animais de sangue quente.

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Manual de Instruções Hidrion Mod. H50, H100 e H200

Manual de Instruções Hidrion Mod. H50, H100 e H200 Manual de Instruções Hidrion Mod. H50, H100 e H200 Atenção: Ler estas instruções antes de utilizar o equipamento (1641, ISO 7000). MANUTENÇÃO DA PISCINA COM O SISTEMA DE IONIZAÇÃO HIDRION Os nossos parabéns

Leia mais

Noções básicas de Segurança em Laboratório. Professora Mirian Maya Sakuno

Noções básicas de Segurança em Laboratório. Professora Mirian Maya Sakuno Noções básicas de Segurança em Laboratório Professora Mirian Maya Sakuno Laboratório labor = trabalho + oratorium = lugar de concentração Uso inadequado do laboratório PERIGO!!! Regras básicas Não... não

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata

Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata Licenciatura em Fotografia, 2º ano, 2008-2009 Departamento de Fotografia Luis Pavão Escola Superior

Leia mais

1) O que entende por contaminação cruzada? Cite algumas medidas de prevenção da contaminação cruzada. 2) Quais as categorias de perigos que conhece? 3) Dê alguns exemplos de Perigos Biológicos. 4) Quais

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: CASTANHO P-BR Empresa: Clariquimica Com.de Produtos Químicos Ltda. Endereço: Rua Manoel Vitorino, 353. Complemento: xxxxxx Bairro: Cumbica Cidade: Guarulhos

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO Página 1 de 12 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 14/05/09 19/12/09 Emissão inicial Estruturação geral Emissão Aprovada N/A OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS

Leia mais

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança:

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança: Seguir as Regras de Segurança: 1. Seguir sempre as recomendações e instruções de aplicação dos produtos de limpeza e de desinfecção. 2. Observar os pictogramas de perigo, as advertências de perigo e as

Leia mais

HIDROPONIA Qualidade da água. Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM

HIDROPONIA Qualidade da água. Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM HIDROPONIA Qualidade da água Prof. Dr. Osmar Souza dos Santos UFSM CURIOSIDADES DA ÁGUA 75% da terra está coberta com água Terra plana: cobertura de 2,5 km de água 0,005% se move por dia no ciclo hidrológico

Leia mais

Baliza Fixa de Polo Aquático E-5036

Baliza Fixa de Polo Aquático E-5036 Dossier Técnico Baliza Fixa de Polo Aquático E-5036 De acordo com a norma Ribeira de Eiras Edificio Golfinho Apartado 8178 3021-901 Coimbra PORTUGAL Tel.(s) +351 239 823 463 / 834 354 Fax +351 239 838

Leia mais

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis.

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis. Optimum Floral Detergente Limpa Pisos Eficiente e prático Possui em sua formulação detergentes e ceras que possibilitam realizar em uma só operação a limpeza e conservação de pisos / acabamentos. Versatilidade

Leia mais