EXPANSÃO DA OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXPANSÃO DA OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA"

Transcrição

1 EXPANSÃO DA OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA

2 APRESENTAÇÃO O acompanhamento da expansão da oferta de energia elétrica é realizado de forma contínua pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração - SFG, por meio de fiscalizações das obras de centrais geradoras in loco e à distância, mediante auxílio de agências reguladoras estaduais conveniadas. Este relatório tem por objetivo dar publicidade às informações atualizadas do acompanhamento da fiscalização da ANEEL em relação às usinas já outorgadas e em fase de implantação no país. A publicação tem periodicidade mensal, contemplando os empreendimentos outorgados para implantação (ou ampliação) que ainda não tenham a totalidade de suas unidades geradoras liberadas para operação comercial. Em termos de conteúdo, o relatório apresenta fichas individuais de informações para cada usina, contendo os dados de identificação do empreendimento, os indicadores de monitoramento e o cronograma de obras. Apresenta, também, uma ficha de previsão para operação comercial, e outra com o histórico de usinas que tiveram unidades geradoras liberadas para operação comercial no ano de publicação do relatório. Dados de Identificação Neste relatório, os empreendimentos são identificados pelo nome reconhecido no respectivo ato de outorga, constando também a indicação do ponto de conexão, da unidade da federação, da potência outorgada, do leilão em que o empreendimento eventualmente tenha comercializado sua energia (no todo ou em parte) e da referência do ato de outorga (número/ano). Os atos de outorgas dos empreendimentos, bem como suas alterações e detalhes, podem ser consultados no portal da ANEEL ( em Pesquisa Legislativa ou Contratos de Concessão. da Fiscalização Para cada empreendimento, a fiscalização apresenta os respectivos indicadores de monitoramento, demostrando a situação das obras, a previsão de início de obras (quando não iniciada), a situação da execução do cronograma, a classificação da viabilidade da implantação e a última licença ambiental emitida. Situação da obra: A fiscalização classifica os empreendimentos segundo a situação da obra, com base na verificação do cumprimento ou não do evento início das obras civis das estruturas, ou da eventual constatação de paralisação das obras por medida forçosa, tais como ações judiciais, embargos e perda de eficácia de licenças. Nesse aspecto, o indicador a situação da obra é classificado da seguinte forma: Não iniciada: A fiscalização não constatou o início das obras civis das estruturas principais da usina. Em andamento: Foi constatado pela fiscalização o início das obras civis das estruturas principais da usina.

3 Paralisada: Foi constatada a paralisação das obras por medida judicial, embargo ou outro impedimento legal. Previsão de início de obras civis das estruturas: A fiscalização, com base nas informações enviadas pelo agente responsável pela usina, indica uma data de previsão para o início das obras do empreendimento, podendo indicar sem previsão para os casos em que não há previsibilidade no tocante ao acompanhamento da fiscalização, considerando a situação da implantação do empreendimento. Quando constatado o início das obras, a previsão passará a constar como não se aplica (N/A). Situação da execução do cronograma de implantação: A fiscalização classifica os empreendimentos segundo a execução do cronograma de implantação, sempre com base no respectivo ato de outorga que o definiu (considerando eventuais alterações autorizadas), verificando o cumprimento ou não de determinada obrigação, segundo informações obtidas pela fiscalização. Nesse indicador, o empreendimento é classificado conforme segue: : Último evento do cronograma não realizado na data da obrigação, ou realizado com atraso. Normal: Último evento do cronograma realizado na data de obrigação, ou eventos do cronograma que, mesmo não realizados, ainda estão dentro do prazo de obrigação. Adiantado: Último evento do cronograma realizado em adiantamento à data de obrigação. Classificação da viabilidade da implantação: A classificação da viabilidade da implantação é um parâmetro da fiscalização da ANEEL que indica a viabilidade da implantação do empreendimento, independente da situação da execução do respectivo cronograma de implantação, sendo os empreendimentos classificado da seguinte forma: Classificação Alta Baixa Critérios de classificação Usinas com licença ambiental de instalação vigente e obras civis em andamento, não havendo impedimentos para implantação da usina. Usinas com obras não iniciadas ou com licenciamento ambiental não finalizado, não havendo impedimentos para implantação da usina. Usinas com suspensão do processo de licenciamento ambiental ou declaração de inviabilidade ambiental, processo de revogação em análise, demandas judiciais ou graves problemas que impeçam a implantação da usina. Licença ambiental emitida: Indica a licença vigente emitida pelo órgão ambiental para o empreendimento em implantação, podendo ser: nenhuma, prévia, instalação ou operação.

4 Havendo mais de uma licença vigente, será indicada a mais atual, por exemplo: será informada a Licença de Operação (LO), e não a Licença de Instalação (LI), quando a LO permitir a continuidade das atividades de implantação. No cronograma de implantação de cada empreendimento, e em relação aos seus eventos mais importantes, são apresentadas as datas estabelecidas como obrigação, e atualizadas as datas de realização quando constatadas pela fiscalização. Para cada unidade geradora (ou grupo de unidades) também é atualizada a data de realização dos eventos de início de operação em teste e de operação comercial, com destaque para a previsão de início da operação comercial. Previsão para início de operação comercial O relatório apresenta, também, uma ficha de previsão de início da operação comercial para todas as usinas acompanhadas, contendo um resumo das informações apresentadas em suas respectivas fichas individuais, permitindo assim a contextualização das informações. Essa previsão é apresentada considerando, inicialmente, a data da entrada em operação comercial constante do ato de outorga. Em caso de verificação de atrasos ou adiantamentos dos eventos do cronograma de implantação, a informação da previsão é prorrogada ou adiantada em igual período. É possível, ainda, haver indicação de eventuais datas de previsão com desvios superiores àqueles calculados, considerando as informações dos processos de fiscalização. Para alguns casos poderá ser indicada a situação sem previsão, quando não houver indicação de previsibilidade no acompanhamento da fiscalização. Ressalte-se, porém, que a previsão da operação comercial publicada não implica em prorrogação e tampouco em acatamento dos motivos pelos eventuais atrasos e descumprimentos do cronograma constante do ato de outorga do empreendimento. Além disso, em razão do descumprimento das disposições legais e regulamentares decorrentes da implantação e exploração da usina e da comercialização de energia elétrica, o agente proprietário da usina estará sujeito às penalidades previstas na legislação em vigor, na forma atualmente estabelecida na Resolução Normativa nº 63, de 12 de maio de 2004, assim como nas normas e regulamentos específicos e supervenientes. Operação comercial Uma vez iniciada a operação comercial de uma unidade de geradora, ou de um grupo de unidades geradoras, estas não serão contempladas nas fichas individuais e nem na ficha de previsão de operação comercial. Assim, quando todas as unidades geradoras iniciarem sua operação comercial, a usina não constará mais na ficha de informações individuais e nem na ficha de previsão de operação comercial. Essas usinas, então, passam a constar em outra tabela, com informações de histórico das usinas onde se verificam as respectivas datas de liberação e potências de cada empreendimento no ano de publicação do relatório.

5 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Ado Popinhaki SC 10/23 4,83 //28 Estágio atual das obras. Ado Popinhaki SC 10/23 4,83 //28 Estágio atual das obras. Ado Popinhaki SC 10/ ,83 //28 Estágio atual das obras. Ado Popinhaki SC 10/ ,83 //28 Estágio atual das obras. Água Branca MT 3,33 /10/29 Situação do licenciamento Água Branca MT 3,33 /10/29 Situação do licenciamento Água Branca MT 03 3,33 /10/29 Situação do licenciamento Água Brava MT 4,35 /12/27 Situação do licenciamento Água Brava MT 4,35 /12/27 Situação do licenciamento Água Brava MT 03 4,35 /12/27 Situação do licenciamento Água Clara MT 1,33 /11/28 Situação do licenciamento Água Clara MT 1,33 /11/28 Situação do licenciamento Água Clara MT 03 1,33 /11/28 Situação do licenciamento Água Limpa Multifase PR Baixa Todas 23,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Água Prata MT 4,43 /08/27 Situação do licenciamento Água Prata MT 4,43 /09/27 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

6 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Água Prata MT 03 4,43 /10/27 Situação do licenciamento Agudo SC Alta a 03 3,90 14/09/28 Em Estágio atual das obras. Andamento Aiuruoca MG Baixa 8,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Aiuruoca MG Baixa 8,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Alto Chopim PR 10,17 28//29 Situação do licenciamento Alto Chopim PR 10,17 28//29 Situação do licenciamento Alto Garcia SC a 2,00 31/07/27 Situação do licenciamento Alto Rio Grande MG 13,95 /09/28 Situação do licenciamento Alto Rio Grande MG 13,95 /09/28 Situação do licenciamento Antônio Dias (Antiga Água Limpa) Antônio Dias (Antiga Água Limpa) MG 10/23 11,50 28//27 MG 10/23 11,50 30/03/27 Apertadinho RO Baixa 10,00 Sem Previsão Paralisada Paralisação de obras. Apertadinho RO Baixa 10,00 Sem Previsão Paralisada Paralisação de obras. Apertadinho RO Baixa 03 10,00 Sem Previsão Paralisada Paralisação de obras. Arrozeira Meyer SC a 20,00 15/12/27 Situação do licenciamento Bandeirante MS 03/25 1 9,57 /05/29 Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

7 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Bandeirante MS 03/25 2 9,57 /06/29 Estágio atual das obras. Bandeirante MS 03/25 3 9,57 /07/29 Estágio atual das obras. Barra do Leão SC 1 1,79 12/05/27 Estágio atual das obras. Barra do Leão SC 2 1,79 12/05/27 Estágio atual das obras. Bebedouro MG Baixa 1 8, Sem Previsão Situação do licenciamento Bebedouro MG Baixa 2 8, Sem Previsão Situação do licenciamento Bela Vista PR 14,50 /05/28 Situação do licenciamento Bela Vista RS e 5,50 25/06/27 Situação do licenciamento Bela Vista PR 14,50 /06/28 Situação do licenciamento Boa Vista SC 2,50 /06/27 Estágio atual das obras. Boa Vista SC 2,50 /08/27 Estágio atual das obras. Bonanza PR Todas 9,90 /06/27 Situação do licenciamento Brejaúba MG Baixa 3,67 Sem Previsão Situação do licenciamento Brejaúba MG Baixa 3,67 Sem Previsão Situação do licenciamento Brejaúba MG Baixa 03 3,67 Sem Previsão Situação do licenciamento Buriti MT Baixa a 3,33 Sem Previsão Paralisada Paralisação obras. Previsão para Início de Operação Comercial

8 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Buriti MT Baixa 03 3,33 Sem Previsão Paralisada Paralisação obras. Burro Branco PR 5,00 /11/29 Situação do licenciamento Burro Branco PR 5,00 //20 Situação do licenciamento Cabeça de Boi MT 06/23 Alta 15,00 /12/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Cabeça de Boi MT 06/23 Alta 15,00 //27 Em Estágio atual das obras. Andamento Cachoeira Alegre PE 1 1,60 30/12/26 Situação do licenciamento Cachoeira Cachimbo Alto RO Alta 3,27 /03/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Cachoeira Cachimbo Alto RO Alta 3,27 /03/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Cachoeira Cachimbo Alto RO Alta 03 3,27 /04/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Cachoeira Cinco Veados RS a 03 16,45 15/08/27 Estágio atual das obras. Cachoeira da Onça PE 1,74 25/11/26 Situação do licenciamento Cachoeira da Onça PE 1,74 30/12/26 Situação do licenciamento Cachoeira da Prata PE 0,53 25/11/26 Situação do licenciamento Cachoeira da Prata PE 0,53 30/12/26 Situação do licenciamento Cachoeira do Miné MG a 16,00 30/10/28 Estágio atual das obras. Cachoeira Formosa RO 4,10 30/05/27 Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

9 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Cachoeira Formosa RO 4,10 30/06/27 Estágio atual das obras. Cachoeira Formosa RO 03 4,10 30/07/27 Estágio atual das obras. Cachoeira Grande MG a 20,00 /04/27 Estágio atual das obras. Caldeirões MG Baixa 5,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Caldeirões MG Baixa 5,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Caldeirões MG Baixa 03 5,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Campo Belo SC 4,97 30/11/26 Campo Belo SC 4,97 24//27 Cantu 2 PR 06/23 Alta 6,00 15/12/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Cantu 2 PR 06/23 Alta 6,00 31/12/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Cantu 2 PR 06/23 Alta 03 6,00 15//26 Em Estágio atual das obras. Andamento Capão Alto SC e 10,00 /07/27 Estágio atual das obras. Capão Alto SC 1 5,00 /07/27 Estágio atual das obras. Capão Alto SC 2 5,00 /07/27 Estágio atual das obras. Capivari SC Alta 9,00 15/09/25 Em Estgio atual dobras. Andamento Capivari SC Alta 9,00 15/09/25 Em Andamento Estgio atual dobras. Previsão para Início de Operação Comercial

10 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Caquende MG Alta 2,00 30//26 Em Estágio atual das obras. Andamento Caquende MG Alta 2,00 15//26 Em Estágio atual das obras. Andamento Caramujo MT 3,52 /08/29 Cascata SP 3,90 26/09/26 Estágio atual das obras. Cazuza Ferreira RS Alta 4,55 16/05/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Cazuza Ferreira RS Alta 4,55 16/05/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Chupinguaia RO Méa 0,62 31/07/25 Estágio atual das obras. Clayton Ferreira MG 2,00 /08/26 Situação do licenciamento Clayton Ferreira MG 2,00 /09/26 Situação do licenciamento Comendador Venâncio RJ Baixa 1 2,22 Sem Previsão Paralisada Sem perspectivas para iniciar obras. Comodoro MT 06/24 a 10,31 /12/27 Situação do licenciamento Confluência PR 03/25 10,00 13/07/27 Situação do licenciamento Confluência PR 03/25 10,00 13/07/27 Situação do licenciamento Córrego Fundo PR Todas 10,00 08/05/28 Situação do licenciamento Cortês I PE 1,40 30/12/26 Situação do licenciamento Cortês II PE 2,35 25/11/26 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

11 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Cortês II PE 2,35 30/12/26 Situação do licenciamento Cortês III PE 0,95 25/11/26 Situação do licenciamento Cortês III PE 0,95 30/12/26 Situação do licenciamento Costa MG Baixa 6,33 Sem Previsão Situação do licenciamento Costa MG Baixa a 03 12,67 Sem Previsão Situação do licenciamento Couro do Cervo MG 0,75 /05/26 Situação do licenciamento Couro do Cervo MG 0,75 /05/26 Situação do licenciamento Covanca MG Baixa 5,75 Sem Previsão Situação do licenciamento Covanca MG Baixa 5,75 Sem Previsão Situação do licenciamento Covó PR a 5,00 15/04/27 Situação do licenciamento Coxilha Rica SC Baixa 6,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Coxilha Rica SC Baixa 6,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Coxilha Rica SC Baixa 03 6,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Da Fazenda MT 06/23 Alta a 24,00 /10/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Das Pedras SC a 5,60 20/12/27 Estágio atual das obras. Do Sal GO e 03 14, 30/04/27 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

12 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Doido TO Alta a 6,00 /09/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Dores de Guanhães MG Alta 7,00 20/10/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Dores de Guanhães MG Alta 7,00 20/11/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Estação Indaial SC a 05 27,00 08//27 Situação do licenciamento Fazenda Santana RJ Alta 4,80 10/03/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Fazenda Santana RJ Alta 4,80 10/05/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Fazenda Velha GO 10/23 Alta 5,50 //27 Em Estágio atual das obras. Andamento Fazenda Velha GO 10/23 Alta 5,50 /03/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Fazenda Velha GO 10/23 Alta 03 5,50 /05/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Figueira RO Alta 1,40 /03/26 Em Situação das obras de conexão Andamento e de transmissão associada. Fortuna II MG Alta 3,00 20//26 Em Estágio atual das obras. Andamento Fortuna II MG Alta 3,00 20//26 Em Estágio atual das obras. Andamento Fortuna II MG Alta 03 3,00 20/03/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Foz da Anta PR 2 12,00 /05/27 Situação do licenciamento Foz do Curucaca PR 14,75 15/07/27 Situação do licenciamento Foz do Curucaca PR 14,75 15/08/27 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

13 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Foz do Estrela PR 14,90 30/11/27 Situação do licenciamento Foz do Estrela PR 14,90 30/12/27 Situação do licenciamento Foz do Turvo PR 4,40 //20 Situação do licenciamento Foz do Turvo PR 4,40 /03/20 Situação do licenciamento Garça Branca SC 10/23 3,25 15/12/26 Estágio atual das obras. Garça Branca SC 10/23 3,25 15//27 Estágio atual das obras. Guaraú SP 4,19 30/09/26 Estágio atual das obras. Helena Kuhlemann SC Alta a 2,05 30/07/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Ibituruna MG 15,00 29/10/27 Situação do licenciamento Ibituruna MG 15,00 29/12/27 Situação do licenciamento Ilha das Flores PE 2,35 25/11/26 Situação do licenciamento Ilha das Flores PE 2,35 30/12/26 Situação do licenciamento Inxú MT 05/20 Alta 10,30 30/12/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Inxú MT 05/20 Alta 10,30 30/12/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Inxú MT 05/20 Alta 03 1,20 30/12/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Jacaré MG Baixa 4,50 Sem Previsão Paralisada Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

14 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Jacaré MG Baixa 4,50 Sem Previsão Paralisada Estágio atual das obras. Jambo RJ 8,64 30/08/28 Situação do licenciamento Jambo RJ 8,64 30/09/28 Situação do licenciamento Jardim RS 10/23 e 9,00 //27 Situação do licenciamento Jesuíta MT Baixa 5,58 Sem Previsão Situação do licenciamento Jesuíta MT Baixa 5,58 Sem Previsão Situação do licenciamento Jesuíta MT Baixa 03 5,58 Sem Previsão Situação do licenciamento Jesuíta MT Baixa 04 5,58 Sem Previsão Situação do licenciamento Juba IV MT 3,74 22//27 Situação do licenciamento Juba IV MT 3,74 /03/27 Situação do licenciamento Jubinha II MT 7,99 18/12/26 Estágio atual das obras. Jubinha II MT 7,99 06//27 Estágio atual das obras. Jubinha III MT 2,04 17//27 Situação do licenciamento Jubinha III MT 2,04 05/04/27 Situação do licenciamento Juliões MG Alta 1,70 30/10/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Juliões MG Alta 1,70 30/10/25 Em Andamento Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

15 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Lajeado MS Alta 4,95 //27 Em Estágio atual das obras. Andamento Lajeado MS Alta 4,95 //27 Em Estágio atual das obras. Andamento Lajes (Fontes Velha) RJ Alta 17,00 /05/26 Em Andamento Lajinha MG e 1,60 28//27 Situação do licenciamento Laranjinha PR Todas 3,24 /06/27 Situação do licenciamento Linha Aparecida RS 10/23 a 04 25,41 /06/27 Linha Jacinto RS 10/23 a 04 17,80 /06/27 Situação do licenciamento Lúcia Cherobim PR 12,75 /10/27 Situação do licenciamento Lúcia Cherobim PR 12,75 /12/27 Situação do licenciamento Machadinho I RO 3,50 28//27 Situação do licenciamento Machadinho I RO 3,50 30/03/27 Situação do licenciamento Machadinho I RO 03 3,50 30/04/27 Situação do licenciamento Mangueira de Pedra SC a 04 12,06 04/12/26 Estágio atual das obras. Manopla PE 06/23 Alta 2,88 15/11/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Manopla PE 06/23 Alta 2,88 30/12/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Marechal Floriano ES 13,05 /10/29 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

16 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Marechal Floriano ES 13,05 17/11/26 Situação do licenciamento Mata Velha MG 06/23 Alta 8,00 15/11/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Mata Velha MG 06/23 Alta 8,00 15/11/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Mata Velha MG 06/23 Alta 03 8,00 15/12/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Melo Viana MG Baixa 3,26 Sem Previsão Situação do licenciamento Melo Viana MG Baixa 3,26 Sem Previsão Situação do licenciamento Moinho PR Alta 1,85 30/07/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Moinho PR Alta 1,85 30/07/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Monjolo MG 5,00 /06/27 Situação do licenciamento Monjolo MG 5,00 /07/27 Situação do licenciamento Monjolo MG 03 5,00 /08/27 Situação do licenciamento Monte Cuco RS Baixa a 30,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Morro Grande RS 10/23 e 9,80 /03/27 Situação do licenciamento Muçungo GO 3,33 29//27 Situação do licenciamento Muçungo GO 3,33 28//27 Situação do licenciamento Muçungo GO 03 3,33 29/03/27 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

17 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Mutum I MT 2,00 /06/27 Estágio atual das obras. Mutum I MT 2 2,00 31/07/27 Estágio atual das obras. Nhandu MT Baixa 5,00 Sem Previsão Paralisada Situação do licenciamento Nhandu MT Baixa 5,00 Sem Previsão Paralisada Situação do licenciamento Nhandu MT Baixa 03 3,00 Sem Previsão Paralisada Situação do licenciamento Nova Trento SC 2,34 /10/27 Estágio atual das obras. Nova Trento SC 2,34 20/10/27 Estágio atual das obras. Oswaldo Vicitin MG 14,63 23/12/27 Situação do licenciamento Oswaldo Vicitin MG 14,63 23//28 Situação do licenciamento Painel SC a 9,20 27//27 Estágio atual das obras. Palma GO e 03 27,00 /04/27 Situação do licenciamento Paranatinga I MT 7,43 //21 Situação do licenciamento Paranatinga I MT 7,43 /03/21 Situação do licenciamento Paranatinga I MT 03 7,43 /03/21 Situação do licenciamento Paredão de Minas MG 13,28 31/12/27 Estágio atual das obras. Paredão de Minas MG 13,28 31/12/27 Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

18 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Paredão de Minas MG 03 0,54 31/12/27 Estágio atual das obras. Pinhalzinho PR 5,45 /03/20 Situação do licenciamento Pinhalzinho PR 5,45 /05/20 Situação do licenciamento Pirapetinga MG 15,00 /07/27 Situação do licenciamento Pirapetinga MG 15,00 /09/27 Situação do licenciamento Pito SC 10/23 Alta 2,00 /05/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Pito SC 10/23 Alta 2,00 /07/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Poço Fundo RJ 7,00 20//28 Situação do licenciamento Poço Fundo RJ 7,00 20/03/28 Situação do licenciamento Pontal MG 14,50 /05/28 Situação do licenciamento Pontal MG 14,50 /06/28 Situação do licenciamento Ponte Branca SP 3,50 /11/27 Estágio atual das obras. Ponte Branca SP 3,50 /12/27 Estágio atual das obras. Ponte Branca SP 03 3,50 //28 Estágio atual das obras. Portão SC 8,21 /12/29 Estágio atual das obras. Portão SC 8,21 //20 Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

19 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Presente de Deus MT 06/24 a 13,40 /11/27 Situação do licenciamento Primavera do Rio Turvo RS 10,00 /07/27 Estágio atual das obras. Primavera do Rio Turvo RS 10,00 15/08/27 Estágio atual das obras. Primavera do Rio Turvo RS 03 10,00 31/08/27 Estágio atual das obras. Quartel 1 MG 10/23 10,00 28//27 Estágio atual das obras. Quartel 1 MG 10/23 10,00 30/03/27 Estágio atual das obras. Quartel 1 MG 10/ ,00 20/04/27 Estágio atual das obras. Quartel 2 MG 10/23 10,00 28//27 Estágio atual das obras. Quartel 2 MG 10/23 10,00 30/03/27 Estágio atual das obras. Quartel 2 MG 10/ ,00 20/04/27 Estágio atual das obras. Quartel 3 MG 10/23 10,00 28//27 Estágio atual das obras. Quartel 3 MG 10/23 10,00 30/03/27 Estágio atual das obras. Quartel 3 MG 10/ ,00 20/04/27 Estágio atual das obras. Quebra Dentes RS a 03 22,36 12/11/27 Situação do licenciamento Quebrada Funda RS Baixa 8,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Quebrada Funda RS Baixa 8,00 Sem Previsão Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

20 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Quinquim MG 4,67 30//27 Situação do licenciamento Quinquim MG 4,67 28//27 Situação do licenciamento Quinquim MG 03 4,67 30/03/27 Situação do licenciamento Rabo do Macaco SC 2,85 07/04/27 Rabo do Macaco SC 2,85 07/04/27 Rancho Grande PR 5,90 30/11/26 Situação do licenciamento Rancho Grande PR 5,90 30/12/26 Situação do licenciamento Rancho Grande PR 03 5,90 //27 Situação do licenciamento Rênic GO 10/23 Alta 4,00 20/04/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Rênic GO 10/23 Alta 4,00 30/04/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Rênic GO 10/23 Alta 03 4,00 10/05/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Rênic GO 10/23 Alta 04 4,00 20/05/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Rincão RS 5,00 //28 Estágio atual das obras. Rincão RS 5,00 //28 Estágio atual das obras. Rincão São Miguel RS a 9,75 15//28 Situação do licenciamento Rio do Sapo MT a 5,76 17//27 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

21 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Rio Natal I SC 2 4,24 27/05/29 Rochedo MT Baixa 4,50 Sem Previsão Paralisada Situação do licenciamento Rochedo MT Baixa 4,50 Sem Previsão Paralisada Situação do licenciamento Rudolf SC Alta a 9,26 //28 Em Estágio atual das obras. Andamento Salto Bandeirantes PR 2,10 31/08/26 Estágio atual das obras. Salto Bandeirantes PR 2,10 30/09/26 Estágio atual das obras. Salto Cafesoca AP 2,50 06//21 Estágio atual das obras. Salto Cafesoca AP 2,50 06//21 Estágio atual das obras. Salto Cafesoca AP 03 2,50 06//21 Estágio atual das obras. Salto Guassupi RS a 03 12,20 31/10/27 Situação do licenciamento Salto Santo Antônio SC 4,50 /04/26 Situação do licenciamento Salto Santo Antônio SC 4,50 /05/26 Situação do licenciamento Santa Carolina RS Alta 5,25 30/10/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Santa Carolina RS Alta 5,25 30/11/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Santa Cecília MT Alta 1,75 30/07/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Santa Cecília MT Alta 1,75 30/07/25 Em Andamento Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

22 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Santa Cruz MG e 14,00 19/03/27 Estágio atual das obras. Santa Maria SC Alta 1,04 30/07/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Santa Mônica GO e 30,00 31/08/29 Situação do licenciamento Santa Rosa I MG Baixa 5,77 Sem Previsão Situação do licenciamento Santa Rosa I MG Baixa e 03 11,53 Sem Previsão Situação do licenciamento Santo Cristo SC 06/23 6,50 31/10/27 Situação do licenciamento Santo Cristo SC 06/23 6,50 30/11/27 Situação do licenciamento Santo Cristo SC 06/ ,50 30/12/27 Situação do licenciamento São Francisco SP 3,89 30/09/27 Estágio atual das obras. São Francisco SP 3,89 31/10/27 Estágio atual das obras. São Jerônimo PR 5,00 30/08/27 Situação do licenciamento São Jerônimo PR 5,00 30/09/27 Situação do licenciamento São Jerônimo PR 03 5,00 30/10/27 Situação do licenciamento São Paulo do Pimenta Bueno RO a 03 14,00 15/12/26 Situação do licenciamento São Pedro SP Baixa 0,66 Sem Previsão Paralisada Paralisação de obras. Saudade MG 3,30 13/09/27 Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

23 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Saudade MG 3,30 17/10/27 Situação do licenciamento Saudade MG 03 3,30 15/11/27 Situação do licenciamento Senhora do Porto MG Alta 6,00 /10/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Senhora do Porto MG Alta 6,00 /11/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Serra das Agulhas MG 10/23 Alta 14, 13/11/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Serra das Agulhas MG 10/23 Alta 14, 14/12/26 Em Estágio atual das obras. Andamento Serra dos Cavalinhos I RS 03/25 Alta 12,50 30/11/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Serra dos Cavalinhos I RS 03/25 Alta 12,50 31/12/27 Em Estágio atual das obras. Andamento Spessatto SC Alta a 2,38 28/07/25 Em Paralisação de obras. Andamento Sumidouro MG 4,33 /06/27 Situação do licenciamento Sumidouro MG 4,33 /07/27 Situação do licenciamento Sumidouro MG 03 4,33 /08/27 Situação do licenciamento Tamanduá SC 8,00 /08/28 Estágio atual das obras. Tamanduá SC 8,00 /09/28 Estágio atual das obras. Tamboril GO 10/23 Alta 04 7,33 31/07/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Tigre PR 03/25 Alta a 9,00 /05/27 Em Andamento Situação do licenciamento Previsão para Início de Operação Comercial

24 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Timbuí Seco ES 3,33 04/06/27 Situação do licenciamento Timbuí Seco ES 3,33 04/06/27 Situação do licenciamento Timbuí Seco ES 03 3,33 04/06/27 Situação do licenciamento Urubu RO a 21,00 19/05/27 Situação do licenciamento Verde Baixo GO 6,37 30/10/28 Estágio atual das obras. Verde Baixo GO 6,37 30/11/28 Estágio atual das obras. Verde Baixo GO 03 6,37 30/12/28 Estágio atual das obras. Verde 4 MS 03/25 9,50 /03/28 Situação do licenciamento Verde 4 MS 03/25 9,50 /04/28 Situação do licenciamento Verde 4A MS 03/25 14,00 /12/27 Situação do licenciamento Verde 4A MS 03/25 14,00 //28 Situação do licenciamento Verde 8 GO 06/23 14,25 //28 Situação do licenciamento Verde 8 GO 06/23 14,25 //28 Situação do licenciamento Volta Grande SC Alta 1,57 20/11/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Volta Grande SC Alta 1,57 20/12/25 Em Estágio atual das obras. Andamento Xavantina SC Alta a 6,08 /05/26 Em Andamento Estágio atual das obras. Previsão para Início de Operação Comercial

25 Previsão para Início de Operação Comercial Usina Leilão de Energia Viabilidade Unidade(s) Geradora(s) Potência (MW) Previsão Operação Situação da Obra Justificativa da Previsão Ypê GO 06/23 7,33 30/09/27 Estágio atual das obras. Ypê GO 06/23 7,33 31/10/27 Estágio atual das obras. Ypê GO 06/ ,33 30/11/27 Estágio atual das obras. Ypê GO 06/ ,33 31/12/27 Estágio atual das obras. Viabilidade Quantidade de Usinas 25 (MW) 26 (MW) 27 (MW) 28 (MW) 29 (MW) 20 (MW) 21 (MW) 22 (MW) Sem Previsão (MW) Alta ,84 154,95 109,20 13,16 0,00 0,00 0,00 0,00 0, ,00 112,74 979,28 300,96 118,84 32,91 29,79 0,00 0,00 Baixa 20 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 292,18 Total Anual (MW) 121,46 267, ,48 314,12 123,08 32,91 29,79 0,00 292,18 Total Fiscalizado (MW) 2.269,70 Previsão para Início de Operação Comercial

26 Ado Popinhaki Portaria nº 276, de 11/06/24 SE Usina Pery II 138kV SC 19,30 10/23 Normal //26 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão /12/26 Início das Obras Civis das Estruturas //26 Início da Concretagem da Casa de Força /08/26 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 05//27 Início do Enchimento do Reservatório /08/27 Estágio atual das obras. 4,83 /11/27 //28 //28 4,83 15/11/27 //28 // ,83 30/11/27 //28 // ,83 15/11/27 //28 //28 Ficha Individual - Ado Popinhaki - CEG: PCHPHSC

27 Água Branca Resolução ANEEL nº 6/2004 SE Jaciara - 34,5 kv MT 10,00 /03/28 a Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 17//2005 Início da Concretagem da Casa de Força 21/03/2005 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 12/12/2005 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 3,33 29/05/2006 /10/29 3,33 10/07/2006 /10/ ,33 21/08/2006 /10/29 Ficha Individual - Água Branca - CEG: PCHPHMT9043-2

28 Água Brava Resolução ANEEL nº 9/2004 SE Rio Prata - 34,5 kv MT 13,05 /05/26 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 17/03/2005 Início da Concretagem da Casa de Força 18/04/2005 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 09//2006 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 4,35 16/08/2006 /12/27 4,35 27/09/2006 /12/ ,35 08/11/2006 /12/27 Ficha Individual - Água Brava - CEG: PCHPHMT9045-9

29 Água Clara Resolução nº 5/2004 SE Rio Prata - 34,5 kv MT 4,00 /04/27 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 15/09/2005 Início da Concretagem da Casa de Força 29/12/2005 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 21/09/2006 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 1,33 21//2007 /11/28 1,33 04/04/2007 /11/ ,33 16/05/2007 /11/28 Ficha Individual - Água Clara - CEG: PCHPHMT9042-4

30 Água Limpa Multifase Resolução Autorizativa n 1.308/2008 LT em 138kV conectada à LT Assis Chateaubriand e Umuarama PR 23,00 Baixa Sem Previsão a Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas //2009 Início da Concretagem da Casa de Força 20/07/2009 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 20/07/2009 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento Todas 23,00 /12/20 Sem Previsão Ficha Individual - Água Limpa Multifase - CEG: PCHPHPR9692-9

31 Água Prata Resolução nº 7/2004 SE Jaciara - 34,5 kv MT 13,30 /08/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 03/03/2005 Início da Concretagem da Casa de Força 21/03/2005 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 12/12/2005 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 4,43 27/09/2006 /08/27 4,43 08/11/2006 /09/ ,43 20/12/2006 /10/27 Ficha Individual - Água Prata - CEG: PCHPHMT9044-0

32 Agudo Resolução Autorizativa n 3.907/23 SE Capinzal da CELESC - 23 kv SC 3,90 Alta Adiantado Em Andamento Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão 04/10/25 31/10/24 Início das Obras Civis das Estruturas 20/04/25 04/08/24 Início da Concretagem da Casa de Força 12/12/26 10//25 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15/05/27 Início do Enchimento do Reservatório 09/04/28 Estágio atual das obras. a 03 3,90 11/06/28 14/09/28 14/09/28 Ficha Individual - Agudo - CEG: PCHPHSC

33 Aiuruoca Resolução Autorizativa n 357/1999 SE Liberdade - 69 kv MG 16,00 Baixa Sem Previsão Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /08/20 Início da Concretagem da Casa de Força Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras //2003 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 8,00 31/07/2003 Sem Previsão 8,00 31/08/2003 Sem Previsão Ficha Individual - Aiuruoca - CEG: PCHPHMG7732-0

34 Alto Chopim Resolução Autorizativa n 70/2004 SE Palmas kv PR 20,34 /06/27 a Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /06/2005 Início da Concretagem da Casa de Força /11/2005 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras /07/2006 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 10,17 28// //29 10,17 31/03/ //29 Ficha Individual - Alto Chopim - CEG: PCHPHPR9073-4

35 Alto Garcia Resolução Autorizativa n 3.165/21 SE Angelina Usina Garcia - 25 kv SC 2,00 05/12/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão 30/09/26 Início das Obras Civis das Estruturas 05/12/25 Início da Concretagem da Casa de Força /09/26 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 10//27 Início do Enchimento do Reservatório /05/27 Situação do licenciamento a 2,00 03/07/27 31/07/27 31/07/27 Ficha Individual - Alto Garcia - CEG: PCHPHSC

36 Alto Rio Grande Resolução n 674/20 Resolução ANEEL No 141, de 6 SE Andrelândia kv MG 27,90 /12/26 a Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 15/06/20 Início da Concretagem da Casa de Força 15/11/20 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras /11/20 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 13,95 30/09/2003 /09/28 13,95 31/10/2003 /09/28 Ficha Individual - Alto Rio Grande - CEG: PCHPHMG8448-3

37 Antônio Dias (Antiga Água Limpa) Portaria nº 346, de 17/07/24 SE Nova Era 1-69 kv MG 23,00 10/23 /08/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão /03/26 Início das Obras Civis das Estruturas /05/25 Início da Concretagem da Casa de Força /09/25 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras //26 Início do Enchimento do Reservatório 30/10/26 11,50 /11/26 30/11/26 28//27 11,50 /12/26 30/12/26 30/03/27 Ficha Individual - Antônio Dias (Antiga Água Limpa) - CEG: PCHPHMG

38 Apertadinho Resolução n 277/20 SE Vilhena kv RO 30,00 Baixa Paralisada Sem Previsão Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas Início da Concretagem da Casa de Força /08/2006 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras /03/2007 Início do Enchimento do Reservatório Paralisação de obras. 10,00 15/06/2007 Sem Previsão 10,00 /07/2007 Sem Previsão 03 10,00 15/07/2007 Sem Previsão Ficha Individual - Apertadinho - CEG: PCHPHRO8492-0

39 Arrozeira Meyer Resolução Autorizativa n 2.9/2009 SE Pomerode kv SC 20,00 15/04/26 a Início das Obras do Sistema de Transmissão 15/03/21 Início das Obras Civis das Estruturas 15/04/20 Início da Concretagem da Casa de Força 15/05/20 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15//21 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento a 20,00 15/12/21 15/12/27 Ficha Individual - Arrozeira Meyer - CEG: PCHPHSC0331-0

40 Bandeirante Resolução Autorizativa nº 5.065, de 24//15 SE Paraíso 2 230/138kV MS 27,15 03/25 Normal 31/05/27 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão /09/28 Início das Obras Civis das Estruturas 31/05/27 Início da Concretagem da Casa de Força 31/12/27 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras /08/28 Início do Enchimento do Reservatório 14/11/28 Estágio atual das obras. 1 9,57 15/04/29 /05/29 /05/29 2 9,57 16/05/29 /06/29 /06/29 3 9,57 15/06/29 /07/29 /07/29 Ficha Individual - Bandeirante - CEG: PCHPHMS

41 Barra do Leão Resolução Autorizativa nº 5.053, de 3//25 SE Herval D'Oeste - 23 kv SC 3,57 Normal 04/09/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão /08/26 Início das Obras Civis das Estruturas 04/09/25 Início da Concretagem da Casa de Força 25/07/26 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 10/10/26 Início do Enchimento do Reservatório 03//27 Estágio atual das obras. 1 1,79 21/04/27 12/05/27 12/05/27 2 1,79 21/04/27 12/05/27 12/05/27 Ficha Individual - Barra do Leão - CEG: PCHPHSC

42 Bebedouro Resolução Autorizativa nº 428/2004 SE Unaí 5-34,5 kv MG 16, Baixa Sem Previsão Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 15//2005 Início da Concretagem da Casa de Força Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras //2006 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 1 8, /07/2006 Sem Previsão 2 8, /08/2006 Sem Previsão Ficha Individual - Bebedouro - CEG: PCHPHMG9221-4

43 Bela Vista Resolução Autorizativa nº 913/2007 SE Dois Vizinhos kv PR 29,00 30/03/26 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /07/2008 Início da Concretagem da Casa de Força //2009 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras /08/2009 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 14,50 /05/20 /05/28 14,50 /07/20 /06/28 Ficha Individual - Bela Vista - CEG: PCHPHPR9576-0

44 Bela Vista Resolução Autorizativa n 3.848/23 SE Vacaria - 23 kv RS 5,50 25/09/25 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão 25/10/24 Início das Obras Civis das Estruturas 25//24 Início da Concretagem da Casa de Força 20/08/24 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15/03/25 Início do Enchimento do Reservatório 20/03/25 Situação do licenciamento e 5,50 20/04/25 20/05/25 25/06/27 Ficha Individual - Bela Vista - CEG: PCHPHRS0316-6

45 Boa Vista Resolução Autorizativa n 4.593/24 SE Lages Área Industrial - 138kV SC 5,00 Normal /08/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão /07/26 Início das Obras Civis das Estruturas /07/25 Início da Concretagem da Casa de Força /04/26 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras /09/26 Início do Enchimento do Reservatório /03/27 Estágio atual das obras. 2,50 /04/27 /05/27 /06/27 2,50 /06/27 /07/27 /08/27 Ficha Individual - Boa Vista - CEG: PCHPHSC

46 Bonanza Resolução n 425/2006 SE Bandeirantes - 34,5 kv PR 9,90 /08/25 a Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 31/03/2007 Início da Concretagem da Casa de Força 31/03/2008 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras //2008 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento Todas 9,90 30/12/2008 /06/27 Ficha Individual - Bonanza - CEG: PCHPHPR9374-1

47 Brejaúba Resolução nº 676/20 SE Ferros - 69 kv MG 11,00 Baixa Sem Previsão Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /03/2003 Início da Concretagem da Casa de Força /09/2003 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras //2004 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 3,67 /09/2004 Sem Previsão 3,67 /10/2004 Sem Previsão 03 3,67 /11/2004 Sem Previsão Ficha Individual - Brejaúba - CEG: PCHPHMG8792-0

48 Buriti Resolução n 304/20 SE Sapezal - 34,5 kv MT 10,00 Baixa Paralisada Sem Previsão Instalaão Início das Obras do Sistema de Transmissão /03/2003 Início das Obras Civis das Estruturas Início da Concretagem da Casa de Força Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras Início do Enchimento do Reservatório Paralisação obras. a 3,33 /08/2003 Sem Previsão 03 3,33 /09/2003 Sem Previsão Ficha Individual - Buriti - CEG: PCHPHMT

49 Burro Branco Resolução n 693/20 SE Foz do Areia - 34,5 kv PR 10,00 /10/27 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 05//2004 Início da Concretagem da Casa de Força 19/05/2004 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 20/10/2004 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 5,00 06/07/2005 /11/29 5,00 06/09/2005 //20 Ficha Individual - Burro Branco - CEG: PCHPHPR8809-8

50 Cabeça de Boi Resolução Autorizativa n 1.491/2008 SE Coletora Fazenda, conectada à SE Seccionadora Salto Paraíso kv MT 30,00 06/23 Alta Em Andamento Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão //25 Início das Obras Civis das Estruturas /03/24 11/06/24 Início da Concretagem da Casa de Força /03/25 31/05/25 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras /08/25 Início do Enchimento do Reservatório /05/26 Estágio atual das obras. 15,00 /06/26 /08/26 /12/26 15,00 /06/26 /08/26 //27 Ficha Individual - Cabeça de Boi - CEG: PCHPHMT9733-0

51 Cachoeira Alegre Resolução Autorizativa n 1.874/2009 SE Palmares - 13,8kV PE 1,60 /12/25 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /11/21 Início da Concretagem da Casa de Força /05/22 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15/06/22 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 1 1,60 30/11/22 30/12/26 Ficha Individual - Cachoeira Alegre - CEG: PCHPHPE

52 Cachoeira Cachimbo Alto Resolução Autorizativa nº 2.951/21 SE Elevadora da PCH Cachoeira Cachimbo Alto - 69 kv RO 9,80 Alta Normal Em Andamento Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /07/21 30/07/23 Início da Concretagem da Casa de Força /03/23 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras //23 Início do Enchimento do Reservatório Estágio atual das obras. 3,27 //27 /03/27 /03/27 3,27 //27 /03/27 /03/ ,27 /03/27 /04/27 /04/27 Ficha Individual - Cachoeira Cachimbo Alto - CEG: PCHPHRO

53 Cachoeira Cinco Veados Resolução Autorizativa n 3.888/23 SE Santa Maria 3-69kV RS 16,45 /08/25 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão 05/08/26 Início das Obras Civis das Estruturas //25 Início da Concretagem da Casa de Força /07/25 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15/04/26 Início do Enchimento do Reservatório /11/26 Estágio atual das obras. a 03 16,45 15/12/26 15//27 15/08/27 Ficha Individual - Cachoeira Cinco Veados - CEG: PCHPHRS

54 Cachoeira da Onça Resolução Autorizativa n 1.873/2009 SE José Mariano - 69 kv PE 3,47 /12/25 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /12/21 Início da Concretagem da Casa de Força /06/22 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15/07/22 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 1,74 25/11/22 25/11/26 1,74 30/12/22 30/12/26 Ficha Individual - Cachoeira da Onça - CEG: PCHPHPE

55 Cachoeira da Prata Resolução Autorizativa n 1.872/2009 SE Camocim de São Félix - 13,8kV PE 1,05 /12/25 Prévia Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /11/21 Início da Concretagem da Casa de Força /05/22 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15/07/22 Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 0,53 25/10/22 25/11/26 0,53 30/11/22 30/12/26 Ficha Individual - Cachoeira da Prata - CEG: PCHPHPE

56 Cachoeira do Miné Resolução Autorizativa n 2.584/20 SE Uberlândia kv MG 16, /08/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas 30/04/24 Início da Concretagem da Casa de Força 31/08/24 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 30/06/25 Início do Enchimento do Reservatório Estágio atual das obras. a 16,00 31/10/26 30/10/28 Ficha Individual - Cachoeira do Miné - CEG: PCHPHMG

57 Cachoeira Formosa Resolução n 166/20 SE Buritis - 34,5 kv RO 12,30 /08/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão 15/09/25 Início das Obras Civis das Estruturas 30/08/24 Início da Concretagem da Casa de Força 30/03/25 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 30/05/25 Início do Enchimento do Reservatório 30/08/25 Estágio atual das obras. 4,10 /11/25 //26 30/05/27 4,10 /12/25 /03/26 30/06/ ,10 //26 /04/26 30/07/27 Ficha Individual - Cachoeira Formosa - CEG: PCHPHRO8194-8

58 Cachoeira Grande Resolução 540/2003 SE Frei Inocêncio kv MG 20,00 /08/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas /03/2006 Início da Concretagem da Casa de Força 05/10/2006 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 05/03/2007 Início do Enchimento do Reservatório Estágio atual das obras. a 20,00 /11/2007 /04/27 Ficha Individual - Cachoeira Grande - CEG: PCHPHMG8970-1

59 Caldeirões Resolução nº 343/2000 conexão na LT Brecha-Saramenha - 69 kv MG 15,00 Baixa Sem Previsão a Não há marcos de cronograma estabelecidos como obrigação. Início das Obras do Sistema de Transmissão Início das Obras Civis das Estruturas Início da Concretagem da Casa de Força Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras Início do Enchimento do Reservatório Situação do licenciamento 5,00 31/10/2003 Sem Previsão 5,00 /12/2003 Sem Previsão 03 5,00 30/12/2003 Sem Previsão Ficha Individual - Caldeirões - CEG: PCHPHMG0006-7

60 Campo Belo REA nº , de 13/05/24 SE Lages D - Área Industrial 138kV SC 9,95 Normal 04/08/25 Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão /03/26 Início das Obras Civis das Estruturas 04/05/25 Início da Concretagem da Casa de Força /09/25 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras Início do Enchimento do Reservatório 4,97 /10/26 30/10/26 30/11/26 4,97 /12/26 24/12/26 24//27 Ficha Individual - Campo Belo - CEG: PCHPHSC

61 Cantu 2 Resolução n 273/2004 SE Mamborê kv PR 18,00 06/23 Alta Adiantado Em Andamento Instalação Início das Obras do Sistema de Transmissão 15/03/25 31/10/24 Início das Obras Civis das Estruturas /06/24 31//24 Início da Concretagem da Casa de Força //25 31/12/24 Início da Montagem Eletromecânica das Unidades Geradoras 15/04/25 31/03/25 Início do Enchimento do Reservatório /10/25 Estágio atual das obras. 6,00 15/10/25 15/12/25 15/12/25 6,00 15/11/25 31/12/25 31/12/ ,00 15/12/25 15//26 15//26 Ficha Individual - Cantu 2 - CEG: PCHPHPR9180-3

A Aneel autorizou 56 novas PCHs

A Aneel autorizou 56 novas PCHs A Aneel autorizou 56 novas PCHs 18/12/2002 A Aneel autorizou a construção de 56 novas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) nos estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo,

Leia mais

Art. 2 Para os fins e efeitos desta Resolução são considerados os seguintes termos e respectivas definições:

Art. 2 Para os fins e efeitos desta Resolução são considerados os seguintes termos e respectivas definições: AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA N o 56, DE 6 DE ABRIL DE 2004. Estabelece procedimentos para acesso das centrais geradoras participantes do PROINFA, regulamentando o art.

Leia mais

Resultados do Leilão - Resumo Vendedor

Resultados do Leilão - Resumo Vendedor Página 1 de 7-17:55:33 FERNANDO DE SIQUERA FELIX - CCEE Resultados do Leilão - Resumo Vendedor Empreendimento -Produto Quantidade - QTD-2018 Vendedor Empreendimento UF Fonte Rio / Combustível Submercado

Leia mais

A seguir são apresentadas as informações básicas referentes às características técnicas e de operação das UHEs integrantes do Lote C.

A seguir são apresentadas as informações básicas referentes às características técnicas e de operação das UHEs integrantes do Lote C. ANEXO II CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA A EXPLORAÇÃO DAS USINAS HIDRELÉTRICAS INTEGRANTES DO LOTE C O Lote C é composto pelas Usinas Hidrelétricas Garcia, Bracinho, Cedros, Salto e

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro

Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro PORTARIA N o 172, DE 10 DE MAIO DE 2016 O MINISTRO DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos

Leia mais

Fiscalização de Segurança de Barragens no Setor Elétrico

Fiscalização de Segurança de Barragens no Setor Elétrico Fiscalização de Segurança de Barragens no Setor Elétrico Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração SFG Lincoln Braga e Souza Foz do Iguaçu-PR 30 de agosto de 2016 2010 2012 2013 2014 2015

Leia mais

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DA L&S

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DA L&S EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DA L&S A L&S Consultores Associados vem atuando no mercado de energia desde 1998. Tanto a empresa quanto seu corpo técnico possuem ampla experiência em estudos e projetos relativos

Leia mais

120 GW de capacidade de Geração GW médios de consumo. Crescimento anual de 3-5% no consumo

120 GW de capacidade de Geração GW médios de consumo. Crescimento anual de 3-5% no consumo Potencial Mineiro e Requisitos Ambientais e Legais no Processo de Implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs 120 GW de capacidade de Geração 50-55 GW médios de consumo Crescimento anual de 3-5%

Leia mais

Empreendimentos do Rio Madeira

Empreendimentos do Rio Madeira Empreendimentos do Rio Madeira Sistema de Transmissão Associado (Leilão ANEEL n 007/2008) Abordagem Conceitual AGENDA Introdução Aspectos Gerais Considerações sobre os Empreendimentos de Geração Considerações

Leia mais

Programa de Aceleração do Crescimento. Modelo de Aferição por Parcelas e Portaria 130/2013

Programa de Aceleração do Crescimento. Modelo de Aferição por Parcelas e Portaria 130/2013 Programa de Aceleração do Crescimento Modelo de Aferição por Parcelas e Portaria 130/2013 Modelo de Aferição Por Parcelas Histórico: Com o advento do PAC2 foram estabelecidas algumas medidas a fim de otimizar

Leia mais

Renewable Energy Projects

Renewable Energy Projects Grid Connectivity for Renewable Energy Projects 2nd REFF Latin America 2009 28 de abril de 2009 Roberto Gomes Diretor ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico Sumário Estrutura do Setor Elétrico Brasileiro

Leia mais

CONTRATOS - 1ª CHAMADA PÚBLICA BIOMASSA Nº CCVE Usina Qualif. Estado Pot. Contratada Data de Publicação

CONTRATOS - 1ª CHAMADA PÚBLICA BIOMASSA Nº CCVE Usina Qualif. Estado Pot. Contratada Data de Publicação BIOMASSA 1 001/2004 Iolando Leite PIA SE 5,00 28/3/2005 2 002/2004 Mandu PIA SP 20,20 28/3/2005 3 003/2004 Goiasa PIA GO 42,52 28/3/2005 4 004/2004 Santa Terezinha PIA PR 27,54 28/3/2005 5 005/2004 Nova

Leia mais

Workshop FIESP Transmissão de Energia Elétrica no Brasil. São Paulo, 29 de Setembro de 2016

Workshop FIESP Transmissão de Energia Elétrica no Brasil. São Paulo, 29 de Setembro de 2016 Workshop FIESP Transmissão de Energia Elétrica no Brasil São Paulo, 29 de Setembro de 2016 Aspectos institucionais e a expansão da transmissão Desafios conjunturais Desafios estruturais em São Paulo Aspectos

Leia mais

Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias

Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias 6º Seminário de Gestão Pública Fazendária SGESP 20/07/2017 Ribeirão Preto SP A pergunta primordial Por que estou aqui? 2

Leia mais

VOTO RESPONSÁVEL: SUPERINTENDÊNCIA DE CONCESSÕES, PERMISSÕES E AUTORIZAÇÕES DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO SCT

VOTO RESPONSÁVEL: SUPERINTENDÊNCIA DE CONCESSÕES, PERMISSÕES E AUTORIZAÇÕES DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO SCT FL. 1 de 4 VOTO PROCESSO: 48500.002341/2014-19 e 48500.002396/2014-29 INTERESSADO: Furnas Centrais Elétricas S.A. Furnas RELATOR: Diretor André Pepitone da Nóbrega RESPONSÁVEL: SUPERINTENDÊNCIA DE CONCESSÕES,

Leia mais

Relação e detalhes das 14 linhas e três subestações que serão leiloadas pela Aneel

Relação e detalhes das 14 linhas e três subestações que serão leiloadas pela Aneel Relação e detalhes das 14 linhas e três subestações que serão leiloadas pela Aneel LOTE A Interligação Acre Rondônia Mato Grosso 230 kv, constituído por: LT Jauru (MT) Vilhena (RO) 230 354 LT Vilhena (RO)

Leia mais

Perspectivas da Energia Eólica no Brasil

Perspectivas da Energia Eólica no Brasil Perspectivas da Energia Eólica no Brasil Belo Horizonte, MG 20 de agosto de 2008 Fábio Medeiros Sumário Situação atual da energia eólica no mundo. Situação e perspectivas da energia eólica no Brasil. Primeiras

Leia mais

PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO

PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO Ministério de Minas e Energia GOVERNO FEDERAL PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO 14 de Abril de 2016 Forum Os Desafios da Transmissão Auditório da UniCorreios Brasília Empresa de Pesquisa Energética

Leia mais

Em 26 de setembro de Processos Listados nos Anexos I, II e III desta Nota Técnica.

Em 26 de setembro de Processos Listados nos Anexos I, II e III desta Nota Técnica. Nota Técnica nº 766/20177-SCG/ANEEL Em 26 de setembro de 2017. Processos Listados nos Anexos I, II e III desta Nota Técnica. Assunto: Emissão de Despacho de Intenção em participar do 1 Leilão de Energia

Leia mais

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Superintendência de Refino, Processamento de Gás Natural e Produção de Biocombustíveis APRESENTAÇÃO AGOSTO DE 206

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS (BIOMASSA E GÁS NATURAL), EÓLICAS, HIDRÁULICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS (BIOMASSA E GÁS NATURAL), EÓLICAS, HIDRÁULICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER OU DOCUMENTO EQUIVALENTE SOBRE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AOS LEILÕES DE ENERGIA

Leia mais

Boletim Mensal de Geração Eólica Dezembro/2014

Boletim Mensal de Geração Eólica Dezembro/2014 Dezembro/214 Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS Diretoria de Operação DOP Centro Nacional de Operação do Sistema CNOS Gerência Executiva de Pós-Operação, Análise e Estatística da Operação GOA

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS, EÓLICAS, HIDRELÉTRICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS

CENTRAIS GERADORAS TERMELÉTRICAS, EÓLICAS, HIDRELÉTRICAS E PCH PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER, OU DOCUMENTO EQUIVALENTE, SOBRE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AOS LEILÕES DE ENERGIA

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA N 765, DE 25 DE ABRIL DE 2017.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA N 765, DE 25 DE ABRIL DE 2017. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA N 765, DE 25 DE ABRIL DE 2017. Estabelece os requisitos e procedimentos para a obtenção de outorga de autorização para exploração de aproveitamento

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Nível superior Cargo 1: Contador DF Brasília/Sede da Administração Central 35 1820 52,00 Nível médio Cargo 2: Agente Administrativo AC Rio Branco/Sede da SRTE 2 1496 748,00 Nível médio Cargo 2: Agente

Leia mais

Projetos do Deconcic. Reunião do Consic 14 de agosto de 2015

Projetos do Deconcic. Reunião do Consic 14 de agosto de 2015 Projetos do Deconcic Reunião do Consic 14 de agosto de 215 Agenda Programa Compete Brasil da Fiesp Responsabilidade com o Investimento Observatório da Construção: novo layout Acompanhamento de Obras Acordo

Leia mais

Situação dos investimentos em energias renováveis em Minas Gerais, incluindo as demandas futuras. 27 de Março de 2017

Situação dos investimentos em energias renováveis em Minas Gerais, incluindo as demandas futuras. 27 de Março de 2017 Situação dos investimentos em energias renováveis em Minas Gerais, incluindo as demandas futuras 27 de Março de 2017 Agenda Atuação da Cemig Parque gerador Investimentos em energia renovável Geração Distribuída

Leia mais

Práticas de controle e fiscalização da CFEM

Práticas de controle e fiscalização da CFEM Práticas de controle e fiscalização da CFEM Marcos Antonio Cordeiro / DNPM-PA Eng. de Minas Belém-PA março de 2013 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Art. 20 - São bens da União: IX - os recursos minerais, inclusive

Leia mais

ÊNFASE NO ANDIRÁ Henochilus wheatlandii

ÊNFASE NO ANDIRÁ Henochilus wheatlandii ESTUDOS E LEVANTAMENTOS DAS ESPÉCIES DE PEIXES DA BACIA DO RIO SANTO ANTÔNIO ÊNFASE NO ANDIRÁ Henochilus wheatlandii Abril DE 2008 Belo Horizonte-MG LOCALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS PCH's da Globalbank

Leia mais

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1)

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) ANEXO I BICICLETA ESCOLAR Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) Assunto: Adesão à ata de registro de preços nº 70/2010 do pregão eletrônico nº 40/2010. 1 2 BICICLETA 20 - AC,

Leia mais

OCORRÊNCIAS DE REDE. IMPACTO: Ausência de serviços de Telecom (sem sinal / sem conseguir originar e receber chamadas, acesso a dados e SMS).

OCORRÊNCIAS DE REDE. IMPACTO: Ausência de serviços de Telecom (sem sinal / sem conseguir originar e receber chamadas, acesso a dados e SMS). A CLARO S.A., prestadora de Serviço Móvel Pessoal, em atenção ao regulamento existente aprovado pela Resolução ANATEL 477/77 disponibiliza para consulta, as informações de ocorrências de indisponibilidade

Leia mais

BOLETIM: A Bioeletricidade da Cana em Números Março de 2017

BOLETIM: A Bioeletricidade da Cana em Números Março de 2017 Destaques: A capacidade instalada atualmente pela biomassa (14.669 MW) supera a capacidade instalada pela usina Itaipu. Com 9% da matriz elétrica brasileira, a fonte biomassa em geral ocupa a 2ª posição

Leia mais

RELATÓRIO SEGURANÇA DE BARRAGENS

RELATÓRIO SEGURANÇA DE BARRAGENS RELATÓRIO SEGURANÇA DE BARRAGENS Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Câmara dos Deputados Rodrigo Flecha Superintendente de Regulação Agência Nacional de Águas Brasília, 10 de abril

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA LEI DE SEGURANÇA DE BARRAGENS

REGULAMENTAÇÃO DA LEI DE SEGURANÇA DE BARRAGENS REGULAMENTAÇÃO DA LEI DE SEGURANÇA DE BARRAGENS Carlos Motta Nunes XXVIII SNGB Rio de janeiro, outubro de 2011 QUEM É ESSA ANA? AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS ANA BRASÍLIA -DF A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS -

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Período do Evento: 26/Janeiro/2016 a 27/Janeiro/2016

RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Período do Evento: 26/Janeiro/2016 a 27/Janeiro/2016 RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Período do Evento: 26/Janeiro/2016 a 27/Janeiro/2016 Documento: RISE 001/2016 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO...3 2. CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO...3 2.1. Período

Leia mais

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Superintendência de Refino, Processamento de Gás Natural e Produção de Biocombustíveis APRESENTAÇÃO FEVEREIRO DE 2015 www.anp.gov.br Boletins ANP BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Agência Nacional do Petróleo,

Leia mais

Mais de 73 milhões de reais para ampliar hemodiálise no SUS

Mais de 73 milhões de reais para ampliar hemodiálise no SUS Mais de 73 milhões de reais para ampliar hemodiálise no SUS Recursos destinados pelo Ministério da Saúde também vão melhorar a qualidade da assistência aos usuários da rede pública na área de nefrologia.

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Período do Evento: 30/Janeiro/2016 a 31/Janeiro/2016

RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Período do Evento: 30/Janeiro/2016 a 31/Janeiro/2016 RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Período do Evento: 30/Janeiro/2016 a 31/Janeiro/2016 Documento: RISE 002/2016 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO...3 2. CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO...3 2.1. Período

Leia mais

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Superintendência de Refino, Processamento de Gás Natural e Produção de Biocombustíveis APRESENTAÇÃO JANEIRO DE 2017

Leia mais

IV Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico Contratação no ACL e no ACR. Luiz Eduardo Barata Ferreira Presidente do Conselho de Administração

IV Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico Contratação no ACL e no ACR. Luiz Eduardo Barata Ferreira Presidente do Conselho de Administração IV Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico Contratação no ACL e no ACR Luiz Eduardo Barata Ferreira Presidente do Conselho de Administração Março de 2012 Agentes na CCEE Fevereiro 2012 1800 1650

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG

AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO HIDROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS: REFLEXOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO UBERABINHA-MG Rafael Mendes Rosa (Ekos Planejamento Ambiental) Gelze Serrat de Souza

Leia mais

LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA - 3º LER/2015: MARGENS DE CAPACIDADE PARA ESCOAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PELA REDE BÁSICA E DIT

LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA - 3º LER/2015: MARGENS DE CAPACIDADE PARA ESCOAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PELA REDE BÁSICA E DIT LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA - 3º LER/2015: MARGENS DE CAPACIDADE PARA ESCOAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PELA REDE BÁSICA E DIT Operador Nacional do Sistema Elétrico Rua Júlio do Carmo, 251 - Cidade Nova

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO FORUM - PERSPECTIVAS PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO DIANTE DOS PROJETOS ESTRUTURANTES INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE A POLÍTICA ENERGÉTICA E MEIO AMBIENTE VICTOR ZULAR ZVEIBIL SECRETÁRIO

Leia mais

A CO-GERAÇÃO E O PROGRAMA PRIORITÁRIO DE TERMELETRICIDADE

A CO-GERAÇÃO E O PROGRAMA PRIORITÁRIO DE TERMELETRICIDADE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EXPOSIÇÃO E SEMINÁRIO INTERNACIONAIS A CO-GERAÇÃO E O PROGRAMA PRIORITÁRIO DE TERMELETRICIDADE Junho / 2002 GILSON FRANÇA 1 SUMÁRIO 1. LEGISLAÇÃO - LEIS - DECRETOS - PORTARIAS - RESOLUÇÕES

Leia mais

BIOELETRICIDADE: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS. Zilmar José de Souza

BIOELETRICIDADE: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS. Zilmar José de Souza BIOELETRICIDADE: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS Zilmar José de Souza Câmara Consultiva do Açúcar e Etanol na BM&F-Bovespa São Paulo - 9 de setembro de 2014 Bioeletricidade: capacidade instalada (em MW)

Leia mais

Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional

Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional 2014 Superintendência de Controle de Obrigações - SCO Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade - COQL Brasília,

Leia mais

Alternativas para Financiamento em Projetos de Energia Elétrica VIEX 13/09/ 2017

Alternativas para Financiamento em Projetos de Energia Elétrica VIEX 13/09/ 2017 1 Alternativas para Financiamento em Projetos de Energia Elétrica VIEX 13/09/ 2017 Apoio do BNDES ao Setor Elétrico 2 3 Diretrizes de Atuação do BNDES Setor Elétrico é uma das infraestruturas prioritárias

Leia mais

Gestão do Potencial Hidráulico e o Transporte Hidroviário no âmbito da ANEEL. Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos SGH

Gestão do Potencial Hidráulico e o Transporte Hidroviário no âmbito da ANEEL. Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos SGH Gestão do Potencial Hidráulico e o Transporte Hidroviário no âmbito da ANEEL Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos SGH Brasília, DF Março de 2014 Estágios de Desenvolvimento de um Empreendimento

Leia mais

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Superintendência de Refino, Processamento de Gás Natural e Produção de Biocombustíveis APRESENTAÇÃO DEZEMBRO DE 2015 www.anp.gov.br Boletins ANP BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Agência Nacional do Petróleo,

Leia mais

Boletim Mensal de Geração Eólica Julho/2015

Boletim Mensal de Geração Eólica Julho/2015 Julho/215 Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS Diretoria de Operação DOP Centro Nacional de Operação do Sistema CNOS Gerência Executiva de Pós-Operação, Análise e Estatística da Operação GOA Gerência

Leia mais

Balanço da Atividade da Fiscalização da ANP no Mercado de GLP. Encontro Técnico do GLP de de dezembro de 2015 São Paulo - SP

Balanço da Atividade da Fiscalização da ANP no Mercado de GLP. Encontro Técnico do GLP de de dezembro de 2015 São Paulo - SP Balanço da Atividade da Fiscalização da ANP no Mercado de GLP Encontro Técnico do GLP de 2015 09 de dezembro de 2015 São Paulo - SP Fiscalização do Abastecimento 2 Agentes Econômicos Sujeitos à Fiscalização

Leia mais

VII SIMPÓSIO SOBRE PEQUENAS E MÉDIAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS DE PEQUENAS E MÉDIAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS. Eng. Vilson D Christofari 1

VII SIMPÓSIO SOBRE PEQUENAS E MÉDIAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS DE PEQUENAS E MÉDIAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS. Eng. Vilson D Christofari 1 VII SIMPÓSIO SOBRE PEQUENAS E MÉDIAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS MARCO LEGAL E LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PEQUENAS E MÉDIAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS Eng. Vilson D Christofari 1 MARCO REGULATÓRIO Eng. Vilson D

Leia mais

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL

BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Superintendência de Refino, Processamento de Gás Natural e Produção de Biocombustíveis APRESENTAÇÃO MAIO DE 2015 www.anp.gov.br Boletins ANP BOLETIM MENSAL DO BIODIESEL Agência Nacional do Petróleo, Gás

Leia mais

Portaria DAEE nº 761, de 09 de Março de 2015

Portaria DAEE nº 761, de 09 de Março de 2015 Portaria DAEE nº 761, de 09 de Março de 2015 O Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, no uso de suas atribuições legais e com fundamento no artigo 11, incisos I e XVI do Decreto

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS SUPERINTENDÊNCIA DE REFINO E PROCESSAMENTO DE GÁS NATURAL SRP BOLETIM MENSAL DE BIODIESEL

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS SUPERINTENDÊNCIA DE REFINO E PROCESSAMENTO DE GÁS NATURAL SRP BOLETIM MENSAL DE BIODIESEL APRESENTAÇÃO O Boletim Mensal de Biodiesel vem sendo publicado no sítio da ANP desde novembro de 2008, com o objetivo de difundir as informações relacionadas à atividade de produção de biodiesel no País.

Leia mais

21º Leilão de Energia Nova

21º Leilão de Energia Nova 1 21º Leilão de Energia Nova Realização: 30/04/2015 Categoria: A-5 Análise Pré-leilão Análise Pós-leilão O documento em PDF encontra-se em anexo (Esta análise foi distribuída às 17:30 do dia 29/04/2015)

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMA/IAP Nº 005/2010

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMA/IAP Nº 005/2010 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMA/IAP Nº 005/2010 Estabelece procedimentos para licenciamentos de unidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Estadodo Paraná. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO

Leia mais

VANTAGENS DA GERAÇÃO HÍBRIDA FOTOVOLTAICA E HIDRELÉTRICA NO BRASIL II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR

VANTAGENS DA GERAÇÃO HÍBRIDA FOTOVOLTAICA E HIDRELÉTRICA NO BRASIL II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR VANTAGENS DA GERAÇÃO HÍBRIDA FOTOVOLTAICA E HIDRELÉTRICA NO BRASIL II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR São Paulo, 17 de Maio de 2017 1 GERAÇÃO HÍBRIDA FOTOVOLTAICA E HIDRELÉTRICA VANTAGENS E PERPECTIVAS

Leia mais

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica

Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Principais fontes e combustíveis utilizados na geração de energia elétrica Wildson W de Aragão Físico Professor de Física de Escolas de Ensino Médio e Cursos Pré Vestibular da rede particular de Ensino

Leia mais

Projetos de Agregação de Valor na Geração e Transmissão

Projetos de Agregação de Valor na Geração e Transmissão Projetos de Agregação de Valor na Geração e Transmissão Fernando Henrique Shuffner Neto Diretor de Geração e Transmissão Maio de 2008 1/XX AUTOMAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO REPOTENCIAÇÃO

Leia mais

CONHECENDO O SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO PARA PLANEJAR OS ESTUDOS E PROJETOS DE HIDRELÉTRICAS

CONHECENDO O SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO PARA PLANEJAR OS ESTUDOS E PROJETOS DE HIDRELÉTRICAS CONHECENDO O SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO PARA PLANEJAR OS ESTUDOS E PROJETOS DE HIDRELÉTRICAS TE033 - CENTRAIS ELÉTRICAS Andressa Ruviaro Almeida Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay Vila INTRODUÇÃO Capitulo 2

Leia mais

Energia Limpa: Viabilidade e Desafios A Bioeletricidade

Energia Limpa: Viabilidade e Desafios A Bioeletricidade Energia Limpa: Viabilidade e Desafios A Bioeletricidade Zilmar José de Souza XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA Rio de Janeiro 23 de outubro de 2012 A UNICA A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA)

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro

Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro Ministério de Minas e Energia Gabinete do Ministro PORTARIA N o 578, DE 31 DE OUTUBRO DE 2012. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente!

Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires. Energia Eficiente! Companhia Hidrelétrica Teles Pires Usina Hidrelétrica Teles Pires Energia Eficiente! COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA A UHE Teles Pires tem sua estruturação formada pelas maiores empresas do setor elétrico brasileiro

Leia mais

Expectativas Relacionadas às Políticas Governamentais e Incentivos Fiscais para as Térmicas à Biomassa

Expectativas Relacionadas às Políticas Governamentais e Incentivos Fiscais para as Térmicas à Biomassa Expectativas Relacionadas às Políticas Governamentais e Incentivos Fiscais para as Térmicas à Biomassa Zilmar José de Souza Planejamento Termelétrico Brasileiro Rio de Janeiro RJ 11 de abril de 2012 A

Leia mais

DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE DECRETA:

DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE DECRETA: DECRETO N 1.717, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1995. Estabelece procedimentos para prorrogação das concessões dos serviços públicos de energia elétrica de que trata a Lei n 9.074, de 7 de julho de 1995, e dá outras

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA LEILÕES DE ENERGIA ANEEL 2013 SELEÇÃO DE EMPRESAS INTERESSADAS EM FORMAR PARCERIAS PARA PARTICIPAÇÃO NOS LEILÕES DE ENERGIA DE 2013

CHAMADA PÚBLICA LEILÕES DE ENERGIA ANEEL 2013 SELEÇÃO DE EMPRESAS INTERESSADAS EM FORMAR PARCERIAS PARA PARTICIPAÇÃO NOS LEILÕES DE ENERGIA DE 2013 CHAMADA PÚBLICA LEILÕES DE ENERGIA ANEEL 2013 SELEÇÃO DE EMPRESAS INTERESSADAS EM FORMAR PARCERIAS PARA PARTICIPAÇÃO NOS LEILÕES DE ENERGIA DE 2013 1. OBJETO A presente Chamada Pública tem por objeto o

Leia mais

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015 O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS SUPERINTENDÊNCIA DE REFINO E PROCESSAMENTO DE GÁS NATURAL SRP BOLETIM MENSAL DE BIODIESEL

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS SUPERINTENDÊNCIA DE REFINO E PROCESSAMENTO DE GÁS NATURAL SRP BOLETIM MENSAL DE BIODIESEL APRESENTAÇÃO O Boletim Mensal de Biodiesel vem sendo publicado no sítio da ANP desde novembro de 2008, com o objetivo de difundir as informações relacionadas à atividade de produção de biodiesel no País.

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica

Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica Ministério de Minas e Energia Consultoria Jurídica PORTARIA N o 125, DE 14 DE JUNHO DE 2007. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

2º SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS

2º SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS Rosângela Moreira de Araujo Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos Atribuições da ANP Lei 9.478, de 06 de agosto de 1997 - implementar a política nacional de petróleo e gás g natural,

Leia mais

CONVOCAÇÕES REALIZADAS ATÉ 01/01/2012

CONVOCAÇÕES REALIZADAS ATÉ 01/01/2012 SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA OS CARGOS DE ANALISTA E DE TÉCNICO EDITAL Nº 1 SERPRO, DE 08 DE OUTUBRO

Leia mais

EDITAL CEMIG GT - CP 03/2013 LEILÃO DE VENDA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CURTO PRAZO MARÇO/2013

EDITAL CEMIG GT - CP 03/2013 LEILÃO DE VENDA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CURTO PRAZO MARÇO/2013 EDITAL CEMIG GT - CP 03/2013 LEILÃO DE VENDA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CURTO PRAZO MARÇO/2013 A CEMIG Geração e Transmissão S.A. - CEMIG GT, conforme legislação aplicável (Lei nº. 10.438/ 2002, Lei nº. 10.848/2004,

Leia mais

NOTA TÉCNICA ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014

NOTA TÉCNICA ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014 NOTA TÉCNICA ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014 A divulgação anual das estimativas da população residente nos municípios brasileiros obedece

Leia mais

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN GERAÇÃO INCENTIVADA 01 MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA-ES (DEEE)

SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN GERAÇÃO INCENTIVADA 01 MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA-ES (DEEE) SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.025 01 APROVADO POR MARCELO POLTRONIERI ENGENHARIA-ES (DEEE) SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 3 3. APLICAÇÃO... 3

Leia mais

Bioeletricidade - a energia elétrica da cana: Evolução e perspectivas

Bioeletricidade - a energia elétrica da cana: Evolução e perspectivas Bioeletricidade - a energia elétrica da cana: Evolução e perspectivas Zilmar José de Souza Thermal Energy LatAm 2012 Rio de Janeiro RJ 31 de janeiro de 2012 A UNICA A União da Indústria de Cana-de-Açúcar

Leia mais

O MERCADO ATUAL DA PCHS E SUAS PERSPECTIVAS

O MERCADO ATUAL DA PCHS E SUAS PERSPECTIVAS PCH Nnho da Águia, MG, ERSA O MERCADO ATUAL DA PCHS E SUAS PERSPECTIVAS Rio de Janeiro, 31 janeiro de 2011 Prof. Dr. Geraldo Lúcio TIAGO Filho Universidade Federal de Itajubá Professor Titular Centro Nacional

Leia mais

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 A divulgação anual das estimativas da população residente

Leia mais

Monitoramento 2017 do Programa Academia da Saúde. Guia de Orientações para SMS

Monitoramento 2017 do Programa Academia da Saúde. Guia de Orientações para SMS Monitoramento 2017 do Programa Academia da Saúde Guia de Orientações para SMS Brasília, março de 2017 Objetivo do Monitoramento O Monitoramento do Programa Academia da Saúde tem o objetivo de levantar

Leia mais

Quadro de comando TKE-MRL. Benefícios

Quadro de comando TKE-MRL. Benefícios A solução de modernização da ThyssenKrupp Elevadores para elevadores sem casa de máquinas é caracterizada pela rapidez e eficiência e com baixo impacto para o edifício. Quadro de comando TKE-MRL O comando

Leia mais

PROJETO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES E APLUB CAP

PROJETO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES E APLUB CAP PROJETO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES E APLUB CAP 2014 CONTROLADORIA FENAPAES-RS Projeto APLUB e Federação Nacional das APAES- Nome do projeto Projeto de apoio as Federações Estaduais dos recursos provenientes

Leia mais

GERAÇÃO A Copel opera 20 usinas próprias, sendo 19 hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica

GERAÇÃO A Copel opera 20 usinas próprias, sendo 19 hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica GERAÇÃO A Copel opera 20 usinas próprias, sendo 19 hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica TRANSMISSÃO O sistema de transmissão de energia é responsável pela operação e manutenção de 32 subestações

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS Gerência de Meio Ambiente Superintendência de Desenvolvimento Empresarial LICENCIAMENTO AMBIENTAL As atividades econômicas e outras das quais possam resultar intervenções

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA

PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA PROINFA PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA Coordenação-Geral de Fontes Alternativas Departamento de Desenvolvimento Energético Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS, SOLAR FOTOVOLTAICAS E TERMELÉTRICAS A BIOMASSA.

CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS, SOLAR FOTOVOLTAICAS E TERMELÉTRICAS A BIOMASSA. INSTRUÇÕES PARA REQUERIMENTO AO ONS DE PARECER OU DOCUMENTO EQUIVALENTE DE ACESSO AO SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA FINS DE CADASTRAMENTO NA EPE COM VISTAS À HABILITAÇÃO TÉCNICA AO LEILÃO DE ENERGIA DE RESERVA

Leia mais

Utilities Day BTG Pactual. EDP Energias do Brasil

Utilities Day BTG Pactual. EDP Energias do Brasil Utilities Day BTG Pactual EDP Energias do Brasil O que foi feito para entrada em operação antecipada das UHEs da EDP? Aplicação da metodologia do PMBOK adaptada à realidade da EDP e do projeto, com equipe

Leia mais

1º Encontro de Fornecedores da Eletrosul. Novembro/2010 Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira - DG

1º Encontro de Fornecedores da Eletrosul. Novembro/2010 Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira - DG 1º Encontro de Fornecedores da Eletrosul Novembro/2010 Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira - DG Eletronorte Ceron Eletroacre Amazonas Energia Distribuição Roraima Chesf Cepisa Ceal Sistema

Leia mais

VOTO. INTERESSADO: Companhia Paulista de Força e Luz CPFL Paulista.

VOTO. INTERESSADO: Companhia Paulista de Força e Luz CPFL Paulista. VOTO PROCESSO: 48500.005137/2015-31. INTERESSADO: Companhia Paulista de Força e Luz CPFL Paulista. RELATOR: Diretor Reive Barros dos Santos. RESPONSÁVEL: Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações

Leia mais

AGOSTO ANEEL, através da Resolução Normativa 461/11 de 11/Nov/2011.

AGOSTO ANEEL, através da Resolução Normativa 461/11 de 11/Nov/2011. AGOSTO 2017 Este boletim contém a geração mensal verificada, por estado, em MWmédio. Foram consideradas as usinas nas modalidades de operação tipo I, tipo II-A e os conjuntos de usinas individualizadas

Leia mais

VOTO RESPONSÁVEL: SUPERINTENDÊNCIA DE CONCESSÕES E AUTORIZAÇÕES DE GERAÇÃO - SCG

VOTO RESPONSÁVEL: SUPERINTENDÊNCIA DE CONCESSÕES E AUTORIZAÇÕES DE GERAÇÃO - SCG FL. 1 de 6 VOTO PROCESSO: 48500.002926/2015-10 INTERESSADO: Cemig Geração e Transmissão S.A. RELATOR: Diretor André Pepitone da Nóbrega RESPONSÁVEL: SUPERINTENDÊNCIA DE CONCESSÕES E AUTORIZAÇÕES DE GERAÇÃO

Leia mais

5º Encontro Anual Light e Investidores

5º Encontro Anual Light e Investidores 5º Encontro Anual Light e Investidores 1 Aquisições Aquisições 2 Aquisições Junho 2010: Aquisição de 51% da Axxiom para o desenvolvimento de soluções tecnológicas Agosto 2011: Entrada no Capital da Renova

Leia mais

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO. Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade de São Benedito, pertencente ao Município de Angelândia

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO. Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade de São Benedito, pertencente ao Município de Angelândia RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade de São Benedito, pertencente ao Município de Angelândia Belo Horizonte Junho de 2015 ÍNDICE 1. IDENTIFICAÇÃO DA AGÊNCIA REGULADORA...

Leia mais

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009)

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009) DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE 2009. (publicado no dia 02/07/2009) Estabelece diretrizes para revisão das normas regulamentares do Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM especialmente

Leia mais

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Seminário Licenciamento Ambiental: Realidade e Perspectivas Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Alexandre Uhlig Brasília, 5 de novembro de 2015 O conteúdo desta

Leia mais

Submódulo 21.7 Estudos de reserva de potência operativa

Submódulo 21.7 Estudos de reserva de potência operativa Submódulo 21.7 Estudos de reserva de potência operativa Rev. Nº. 1.0 2016.12 Motivo da revisão Versão decorrente da Audiência Pública nº 049/2008, submetida para aprovação em caráter definitivo pela ANEEL.

Leia mais

A incerteza da renovação das concessões e os investimentos em infraestrutura

A incerteza da renovação das concessões e os investimentos em infraestrutura A incerteza da renovação das concessões e os investimentos em infraestrutura Corporação Cemig Áreas de Atuação: Geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica Exploração e Distribuição

Leia mais

Submódulo 9.2. Acompanhamento, análise e tratamento dos dados hidroenergéticos do Sistema Interligado Nacional

Submódulo 9.2. Acompanhamento, análise e tratamento dos dados hidroenergéticos do Sistema Interligado Nacional Submódulo 9.2 Acompanhamento, análise e tratamento dos dados hidroenergéticos do Sistema Interligado Nacional Rev. Nº. 0.0 0.1 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional

Leia mais

Plano de Investimentos e Cronograma de Obras das Empresas Controladas do Grupo Eletrobrás Grupo Eletrobrás

Plano de Investimentos e Cronograma de Obras das Empresas Controladas do Grupo Eletrobrás Grupo Eletrobrás Plano de Investimentos e Cronograma de Obras das Empresas Controladas do Grupo Eletrobrás 1 Grupo Eletrobrás FURNAS CHESF ELETRONORTE ELETROSUL ELETRONUCLEAR CGTEE LIGHTPAR ITAIPU 2 A competência e qualidade

Leia mais

A seguir são apresentadas as informações básicas referentes às características técnicas e de operação da UHE Santa Branca.

A seguir são apresentadas as informações básicas referentes às características técnicas e de operação da UHE Santa Branca. Processo nº. 48500.00004029/2015-41. ANEXO VIII CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA A EXPLORAÇÃO DA UHE SANTA BRANCA A exploração da UHE Santa Branca, pela Concessionária, será realizada

Leia mais