ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS ON-LINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS ON-LINE"

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS ON-LINE

2 ACESSO AO WEBCAF Acessar o site: Clicar em Webcaf e, em seguida, em aluno. No primeiro acesso aparecerá uma ficha de cadastro para ser preenchida, onde o aluno deverá cadastrar seu login e senha para entrar no Webcaf. Após entrar no Webcaf, clicar na aba disciplinas on-line. Aparecerão as disciplinas em que está inscrito.

3

4

5

6 JOANA L. M. SILVA

7 - Brasil: Contextos e Atualidades; - Desenvolvimento em Relações Humanas; - Ética, Cidadania e Trabalho; NI Antigo - Fundamentos do Pensamento Moderno; - Introdução à Língua Inglesa; - Introdução à Informática; - Leitura e Estratégia de Interpretação de Textos; - Sustentabilidade e Desenvolvimento; - Visão Empreendedora. Relação de Disciplinas NI Novo - Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade; - Linguagem e Cultura; - Globalização e Sustentabilidade; Disciplinas On-line - Sociedade e Inovação. Práticas Investigativas - Escola de Ciências Sociais; - Escola de Saúde e Meio Ambiente; - Escola de Gestão e Tecnologia; - Métodos e Técnicas.

8 IMPORTANTE! Todas as disciplinas a distância dos cursos de graduação presenciais, oferecidas em , independente do grupo a que pertençam (NI Novo, NI Antigo ou Práticas Investigativas), passarão a ser denominadas DISCIPLINAS ON-LINE e serão oferecidas no mesmo ambiente virtual, seguindo as mesmas regras, calendário e critérios de avaliação.

9 COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - MOODLE Após entrar no Webcaf e clicar em Disciplinas On-line, o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. Deverá clicar na disciplina selecionada e, assim, entrará no ambiente virtual de aprendizagem Moodle onde estarão disponíveis os materiais para estudo e as atividades e avaliações de cada disciplina. Neste ambiente, o aluno deverá esclarecer suas dúvidas, além de interagir com tutores e colegas de turma para a troca de conhecimentos e experiências.

10 PASSOS INICIAIS AO ACESSAR A DISCIPLINA 1. Introdução ao Estudo das Relações Humanas 2- PREENCHER O PERFIL 1- LER ATENTAMENTE OS ITENS: Mensagem de Boas-Vindas Manual do Aluno Guia de Navegação no Moodle Calendário da disciplina Critérios de Avaliação Avisos 3- PARTICIPAR DO FÓRUM DE APRESENTAÇÃO. 4- Clicar em aula digital. 5- Realizar a leitura das telas. 6- Participar do Fórum de Abertura da disciplina. 7- Acessar a Apresentação da Disciplina.

11 COMO ESTUDAR? O material de estudo será disponibilizado, no Moodle, subdivido em unidades. O aluno deverá cursar cada uma delas, separadamente, ao longo do semestre. Ao final de cada unidade, haverá uma Avaliação que irá compor a nota de A1, de acordo com os critérios e o calendário divulgados no ambiente. ATENÇÃO! É muito importante que o aluno leia com atenção o CALENDÁRIO e os CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO publicados no ambiente para que possa obter sucesso na disciplina on-line que estiver cursando.

12 MATERIAL DE ESTUDO POR UNIDADE AULA DIGITAL: Consiste em um roteiro de estudo destacando os principais conteúdos a serem abordados na disciplina e as orientações sobre a trilha de aprendizagem que o aluno deverá seguir para estudar os materiais disponíveis e realizar as atividades e avaliações. LIVRO TEXTO: Trata-se de um livro disponibilizado para download, com o conteúdo de todas as unidades da disciplina. Ele deverá ser estudado gradativamente, à medida que o aluno vá avançando nas unidades. As Aulas digitais indicarão o momento mais oportuno para acessar o conteúdo do livro texto. EXERCÍCIO (não avaliativo) Consistem em exercícios de fixação que são fundamentais para que o aluno consiga identificar suas dúvidas e esclarecê-las com o tutor, antes de realizar a questão avaliativa de A1 referente à unidade que estiver estudando. AVALIAÇÃO Consiste nas questões avaliativas da Unidade, que irão compor a nota da primeira Avaliação da Disciplina (A1).

13 1. Introdução ao Estudo das Relações MATERIAIS Humanas DE ESTUDO COMPLEMENTARES Livros indicados na bibliografia da disciplina. Livros e links para textos e vídeos indicados pelo tutor e colegas de turma. Livros da biblioteca virtual.

14 ATENDIMENTO AOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS ON-LINE Os alunos serão acompanhados em seu processo de aprendizagem, por tutores a distância, tutores presenciais e monitores virtuais. Os tutores a distância terão o limite de 48 horas para o esclarecimento de dúvidas de conteúdo postadas no ambiente pelos alunos e um prazo máximo de 7 dias úteis para correção a partir da data de encerramento do prazo de entrega das atividades programadas para a disciplina. Os tutores presenciais deverão orientar os alunos nos Polos de Apoio Presencial, por agendamento, com o objetivo de esclarecer dúvidas que não puderem ser resolvidas virtualmente. Os monitores atenderão às demandas dos alunos, relativas ao funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem e às questões administrativas.

15 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO O aproveitamento acadêmico das disciplina on-line ofertadas em será apurado por meio de 3 (três) avaliações e as notas expressas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), permitindo-se a fração de 0,1 (um décimo), correspondendo a: A1- Nota da 1º avaliação A2- Nota da 2º avaliação A3- Nota da 3º avaliação Observação: De acordo com a Resolução de Avaliação de Educação a Distância, as disciplinas com Avaliação Única, utilizariam um 4º tipo de avaliação (AU), no entanto, em não estaremos ofertando disciplinas on-line com este tipo de avaliação.

16 A1 1ª AVALIAÇÃO (ON-LINE) A primeira avaliação (A1) será realizada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), por meio de um conjunto de 6 (seis) questões avaliativas. Nota de A1 = somatório das pontuações obtidas nas questões avaliativas on-line de cada unidade da disciplina e terá peso 2 na média da disciplina.

17 O ALUNO PODE FALTAR À 1ª AVALIAÇÃO A1? A primeira avaliação é realizada totalmente on-line, por isso não é possível faltar. ATENÇÃO! O aluno que fizer menos do que 4 questões avaliativas de A1 ficará reprovado na disciplina.

18 A2 2ª AVALIAÇÃO (PRESENCIAL) A segunda avaliação (A2) será realizada presencialmente e abordará os conhecimentos abordados ao longo do período letivo, será composta de um conjunto de questões objetivas e discursivas. A pontuação máxima da A2 será de 10,0 (dez) pontos e terá peso 3 (três) na média da disciplina.

19 MÉDIA DA DISCIPLINA (MD) (A1x2) + (A2x3) = M 5 Exemplo: A1= 5,5 e A2 = 6,7 MD: (5,8x2) + (6,2x3) = 6,2 5

20 3ª AVALIAÇÃO A3 Situação 1- A3 PARA RECUPERAR A NOTA DE APROVAÇÃO O estudante que realizar A1 e A2 e obtiver grau maior que 4,0 (quatro) e menor que 6,0 (seis) pontos na Média da Disciplina deverá realizar A3 para recuperar a sua nota. O Resultado Final na disciplina (RF) será calculado pela fórmula: MD + A3 = RF 2 Neste caso prevalecerá a maior nota, comparando-se o Resultado Final obtido após a realização de A3, com a Média da Disciplina obtida anteriormente.

21 Situação 2: A3 PARA MELHORAR O RESULTADO FINAL O estudante que realizar A1 e A2 e obtiver a média da disciplina igual ou superior a 6,0 (seis), apesar de estar aprovado, poderá optar por realizar a terceira avaliação (A3), para melhorar o seu resultado final. Neste caso prevalecerá a maior nota, comparando-se o resultado final obtido após a realização de A3, com a média da disciplina obtida anteriormente. Exemplo: A1= 5,8 e A2 = 6,2 MD: (5,8x2) + (6,2x3) = 6,0 (aprovado) 5 O aluno optou por realizar a A3 para melhorar o seu resultado final e obteve nota 5,0 (cinco). RF: 6,0 + 5,0 = 5,5 2 A média da disciplina (MD) foi 6,0 (seis) e o resultado final (RF) foi 5,5 (cinco e meio), prevalecerá a maior nota 6,0 (seis), e o aluno permanecerá aprovado.

22 Situação 3: A3 EM SUBSTITUIÇÃO A A2 O aluno que faltar à A2 terá direito a ser submetido à terceira avaliação (A3), caracterizada como uma segunda chamada, não sendo necessário realizar solicitação. Neste caso a nota de A3 substituirá a nota de A2 no cálculo da média da disciplina (MD). MD + A3 = RF 2

23 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃ0 Realizar, no mínimo, 4 das 6 atividades avaliativas on-line que compõem a A1. Obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos na média da disciplina (MD), considerando as situações apresentadas a seguir: a) caso o aluno tenha realizado A1 e A2: MD: (A1x2) + (A2x3) 6,0 5 Exemplo: A1 = 4,1 e A2= 7,9 MD: (4,1x2) + (7,9x3) = 6,4 5 O aluno está Aprovado porque obteve média superior a 6,0 (seis).

24 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃ0 b) Caso tenha substituído a A2 por A3: MD: (A1x2) + (A3x3) 6,0 5 Exemplo: A1 = 4,0 e A3 = 8,0 MD: (4,0x2) + (8,0x3) = 6,4 5 O aluno está Aprovado porque obteve média superior a 6,0 (seis).

25 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃ0 c) Caso A3 tenha sido realizada para alcançar o resultado final (RF) para aprovação: RF: MD + A3 6,0 2 Exemplo: A1 = 5,0 e A2=5,5 MD: (5,0 x 2) + (5,5 x 3) = 5,3 5 O aluno realizou A3 para recuperação da média da disciplina e obteve grau 7,0 (sete). O resultado final ficará assim: RF: 5,3 + 7,0 = 6,1 2 O aluno está Aprovado porque obteve o resultado final superior a 6,0 (seis).

26 REPROVAÇÃO NA DISCIPLINA Será considerado Reprovado na disciplina o aluno que: a) Realizar menos do que 4 (quatro) das 6 (seis) atividades avaliativas de A1. b) Obtiver nota inferior a 4,0 (quatro) na média da disciplina (MD). c) Obtiver nota inferior a 4,0 (quatro) pontos na terceira avaliação (A3), quando esta for realizada para recuperação da média da disciplina. d) Obtiver média menor que 6,0 (seis) no resultado final da disciplina. IMPORTANTE! Quando Reprovado, o aluno deverá repetir a disciplina integralmente.

27 Estas são as informações fundamentais para realizar a s disciplinas on-line nas quais está matriculado. BOM ESTUDO!

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2014 2º Semestre 1 Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tutorial de Acesso e Navegação Alunos 2009.2 Prezado (a) aluno (a), Esse é um documento informativo para orientá-lo no seu primeiro acesso

Leia mais

Tela Inicial do SOL Sistema On-Line. Página 1

Tela Inicial do SOL Sistema On-Line. Página 1 O Adapti Ingressante tem como objetivo ajudar você, estudante, a relembrar os conteúdos que serão essenciais para o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica de sucesso. O programa, ofertado na modalidade

Leia mais

Regulamento. Regulamento do Programa Refazendo o Caminho

Regulamento. Regulamento do Programa Refazendo o Caminho Regulamento do Programa Refazendo o Caminho 1 SUMÁRIO SUMÁRIO DESTE REGULAMENTO... 5 DO PROGRAMA REFAZENDO O CAMINHO... 5 DA INSCRIÇÃO... 6 DO CURSO... 7 DO TRANCAMENTO E CANCELAMENTO... 7 DA AVALIAÇÃO

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem GUIA DO ALUNO

AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem GUIA DO ALUNO AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem GUIA DO ALUNO O AVA do CENTRO LITERATUS é o ambiente em que estão disponíveis as disciplinas do seu curso. A seguir, apresentaremos algumas particularidades do ambiente

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/14 - CEPE De julho de 2014.

RESOLUÇÃO N 02/14 - CEPE De julho de 2014. FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA RESOLUÇÃO N 02/14 - CEPE De julho de 2014. APROVA ALTERAÇÕES NAS NORMAS ACADÊMICAS PARA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR O Diretor Geral da Faculdade

Leia mais

Conheça o Ambiente. Para acessar o curso, clique na disciplina que você deverá cursar, que aparecerá da seguinte forma:

Conheça o Ambiente. Para acessar o curso, clique na disciplina que você deverá cursar, que aparecerá da seguinte forma: Conheça o Ambiente A sua sala de aula virtual é o espaço de interação e reservado para que você desenvolva seus estudos na disciplina on-line. Nela, você encontra as ferramentas e os recursos necessários

Leia mais

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência;

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência; Altera os critérios para oferta das disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência e dá outras providências. O Conselho de Ensino da Faculdade de Minas-BH, FAMINAS-BH, no uso de suas atribuições

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

Só será possível iniciar um novo módulo após a conclusão do anterior.

Só será possível iniciar um novo módulo após a conclusão do anterior. Para atender à resolução do CEU-FOR e às diretrizes de DOT/SME, o EAD APROFEM foi reformulado. Leia as orientações abaixo com as principais mudanças, para obter o melhor aproveitamento e concluir o curso:

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

Portal Académico da Uni-CV Área do Docente

Portal Académico da Uni-CV Área do Docente Direção dos Serviços Técnicos Secção de Sistemas de Informação Portal Académico da Uni-CV Área do Docente A linguagem nesse manual foi corrigida pela professora Doutora Fátima Fernandes Índice Geral 1.

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 4. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 3 5. Conheça os

Leia mais

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO MANUAL BLACKBOARD BÁSICO PROFESSORES ROBSON DOS SANTOS DIAS suporteblackboard.udi@esamc.br ESAMC UBERLÂNDIA PRESIDENTE Luiz Gracioso DIRETOR Adriano Gargalhone Novaes COORDENAÇÃO ACADÊMICA Maria Odete

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Passo a passo para uso da ferramenta de orientação do TCC (Portal AVA) Guia do Aluno Todo processo de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC é feito através do

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Objetivos 2 2. Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA 2 3. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 2 4. Conheça os elementos que

Leia mais

Acesso a Plataforma SatVirtual

Acesso a Plataforma SatVirtual Acesso a Plataforma SatVirtual contato@sateducacional.com.br http://www.sateducacional.com.br NP4 Página inicial Notícia mais recente Módulo/Disciplina em que você esta matriculado Acesso às notícias antigas

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Guia do Aluno Blackboard

Guia do Aluno Blackboard Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Acessando seu ambiente acadêmico...03 2. Comunidades...06 3. Fórum de discussão...07 4. Ferramentas...10 5. Calendário...11 6. Minhas notas...12 7. Demais abas...13

Leia mais

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno;

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno; Caro aluno; Bem-vindo ao seu PROGRAMA ONLINE DE ESTUDOS DIRIGIDOS (PROED) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho (FACEB). Ao longo de seus estudos,

Leia mais

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual:

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual: 0 PREZADO USUÁRIO, O Manual do Usuário do Ambiente Virtual de Aprendizado - ISPED EAD tem por finalidade oferecer informações essenciais para o manuseio da ferramenta Moodle em nossa plataforma de ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES

UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GUIA GERAL DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS Aracaju Sergipe JANEIRO DE 2017 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE MATERIAL DIDÁTICO EAD/DEAAD/UNILAB

ORIENTAÇÕES SOBRE MATERIAL DIDÁTICO EAD/DEAAD/UNILAB ORIENTAÇÕES SOBRE MATERIAL DIDÁTICO EAD/DEAAD/UNILAB Considerações iniciais O Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (NAP) da DEAAD/UNILAB tem a satisfação de apresentar neste documento o padrão mínimo de

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS 2017/1 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

BOAS VINDAS! AULA Explicativa do Sistema AVA e UNICO GRADUAÇÃO. Polo Catedral - Curitiba

BOAS VINDAS! AULA Explicativa do Sistema AVA e UNICO GRADUAÇÃO. Polo Catedral - Curitiba BOAS VINDAS! AULA Explicativa do Sistema AVA e UNICO GRADUAÇÃO Polo Catedral - Curitiba Polo de Atendimento Presencial - PAP 3322-9544 3322-7768 9687-9059 9138-0587 De Segunda à Sexta Das 9h às 22h Contatos:

Leia mais

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 Sumário Apresentação... 3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG)... 4 Acessar o AVA-UEPG... 4 Login e senha...

Leia mais

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA FAEL ANO LETIVO 2016

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA FAEL ANO LETIVO 2016 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA FAEL ANO LETIVO 2016 Os processos de avaliação do ensino e da aprendizagem deverão ser contínuos, sistemáticos, abertos, flexíveis e propiciadores da realimentação

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação FR 0016 U Média Frequência Req 723 Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica s de Núcleo de Prática Jurídica 723A 723B Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica Prouni 100% Recuperação

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO Clique e descubra! 2. FAZENDO SUA REMATRÍCULA 3. AJUSTE DE MATRÍCULA 4. TROCA DE TURMA 5. ATESTADO DE MATRÍCULA 6. 2ª VIA DO BOLETO 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

MANUAL ESTUDOS DIRIGIDOS 2017/1 REVISÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ED GRAMÁTICA PLATAFORMA AVA

MANUAL ESTUDOS DIRIGIDOS 2017/1 REVISÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ED GRAMÁTICA PLATAFORMA AVA Saber MANUAL ESTUDOS DIRIGIDOS 2017/1 REVISÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ED GRAMÁTICA PLATAFORMA AVA boas-vindas Seja bem-vindo aos Estudos Dirigidos (EDs). É com grande satisfação que apresentamos a você

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Manual de Acesso do Aluno

Manual de Acesso do Aluno Manual de Acesso do Aluno www.unip.br Sumário MANUAL DE ACESSO DO ALUNO 1. ACESSO AO SISTEMA DE DISCIPLINAS ON-LINE...2 2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)...4 2.1 Vídeos Instrucionais...4 2.2 Atualização

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A seguir apresenta-se um guia rápido para auxiliá-lo no acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Leia mais

Bacharel em Teologia

Bacharel em Teologia Bacharel em Teologia Programas do curso de demais componentes curriculares 1º Período INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 40 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 80 CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES 80 INTRODUÇÃO Á TEOLOGIA 40 FUNDAMENTOS

Leia mais

2. DAS VAGAS PARA O CURSO DE INGLÊS PELA PLATAFORMA ONLINE VOXY

2. DAS VAGAS PARA O CURSO DE INGLÊS PELA PLATAFORMA ONLINE VOXY UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE EDITAL 03-17 DE CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA E PROCESSO SELETIVO PARA CURSAR DISCIPLINAS CURRICULARES EM INGLÊS A Assessoria Internacional da Universidade

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso MANUAL DO PROFESSOR SUMÁRIO Apresentação da Área do Professor Capítulo 1 Home Capítulo 2 Dados de Curso 2.1 Material de Apoio Audiovisual 2.2 Material Prático 2.3 Material de Estudo 2.4 Passagem 2.5 Hotel

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.1 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

SELEAD SISTEMA DE SELEÇÃO EAD/UFMS

SELEAD SISTEMA DE SELEÇÃO EAD/UFMS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SELEAD SISTEMA DE SELEÇÃO EAD/UFMS GUIA DO USUÁRIO Campo Grande MS 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES INICIAIS E ACESSO......4 3 VISUALIZANDO

Leia mais

Manual de BB +

Manual de BB + Manual de BB + Aluno@net PREZADO ALUNO, A ESAMC possui duas ferramentas de tecnologia à sua disposição: o aluno@net e o blackboard. Este manual explica como você deve utilizar cada uma dessas ferramentas

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2016.2 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO SUMÁRIO Apresentação...03 1. Acesso...04 2. Página Inicial...05 3. Minhas Atividades...07 4. Reinscrição...12 5. Catálogo de Cursos...13 6. Perfil...14 02 APRESENTAÇÃO A solução

Leia mais

TUTORIAL PARA ACESSO AO ADAPTI OAB 2º SEMESTRE DE 2017

TUTORIAL PARA ACESSO AO ADAPTI OAB 2º SEMESTRE DE 2017 TUTORIAL PARA ACESSO AO ADAPTI OAB 2º SEMESTRE DE 2017 O ADAPTI OAB está disponível SOL ALUNO. O aluno deverá acessar o SOL com login e a senha usual. Na página inicial do SOL o aluno deve acessar o MENU

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tela de acesso ao ambiente Blackboard O acesso ao ambiente ocorre pela página inicial da PUCPR (www.pucpr.br), na área Aluno/Professor, opção Blackboard. Lembre-se de utilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Coordenação do Curso de Graduação em Letras Inglês Modalidade à Distância

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Coordenação do Curso de Graduação em Letras Inglês Modalidade à Distância REGULAMENTO DE CURSO Dispõe sobre o Regulamento do Curso de Licenciatura em Letras Inglês na modalidade a distância, tendo como base as discussões e resoluções em reuniões de seu colegiado. A vida acadêmica

Leia mais

Orientações para o aluno em dependência

Orientações para o aluno em dependência Orientações para o aluno em dependência Orientações para o aluno em dependência Marília de Dirceu Cachapuz Daher Marísa Auxiliadora Mayrink Santos Ferreira Sonaly Pereira de Souza Machado Edição Uniube

Leia mais

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA

Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Apresentação da Plataforma de Aprendizado Virtual Moodle CURSISTA Página Inicial www.moodle.uft.edu.br Nome de usuário: Somente os números do seu CPF. Senha Inicial Padrão: 123456789 Home Neste local aparecerão

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Semipresencial

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Semipresencial EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Semipresencial PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - SEMIPRESENCIAL Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Tutorial Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem SUMÁRIO 1. Apresentação...3 2. Portal UNA-SUS/UFSC...4 3. Portal do curso...5 4. Página

Leia mais

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais?

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais? Obs.: Para acessar os links deste guia basta clicar sobre o link. Obs².: Clicando sobre o link das perguntas aqui embaixo você será direcionado diretamente para a resposta que você procura. 1) Como devo

Leia mais

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância

Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade a Distância EDITAL DE SELEÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

CONHECENDO A PLATAFORMA

CONHECENDO A PLATAFORMA GUIA DO USUÁRIO CONHECENDO A PLATAFORMA Agora que você já realizou o pré-cadastro e recebeu o código de matrícula, siga o passo a passo para realizar o cadastro na plataforma e começar a navegar no curso.

Leia mais

Guia Prático EAD-BlackBoard

Guia Prático EAD-BlackBoard FMU - Direito 2016.2 Guia Prático EAD-BlackBoard Este guia contém informações básicas acerca das disciplinas do Curso de Direito em EAD. Acesso Nesse semestre, o acesso às disciplinas em EAD está totalmente

Leia mais

Passo a passo para cadastramento do concurso no site

Passo a passo para cadastramento do concurso no site Passo a passo para cadastramento do concurso no site Um dos pontos essenciais para a realização do concurso é justamente o cadastro no site. Para tanto, é importante ficar atento a alguns detalhes e garantir

Leia mais

Curso: Complementação Pedagógica

Curso: Complementação Pedagógica GUIA INFORMATIVO Curso: Complementação Pedagógica FORDOC Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG - CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno

Leia mais

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira. ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Médio e Técnico NOTURNO 2016 1 Caro Aluno, Seja bem-vindo! Neste manual, você encontrará informações importantes para o dia-a-dia no colégio: calendário, distribuições

Leia mais

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a MANUAL SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 P á g i n a SUMÁRIO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 SISTEMA WebTCC... 4 CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO WebTCC... 4 CALENDÁRIO... 4 ORIENTAÇÕES... 4 FORMATAÇÃO

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

b) MATERIAIS Para cada vídeoaula será disponibilizada uma leitura obrigatória para aprofundamento do conteúdo ministrado e o plano de aula.

b) MATERIAIS Para cada vídeoaula será disponibilizada uma leitura obrigatória para aprofundamento do conteúdo ministrado e o plano de aula. Prezado aluno, É com imensa satisfação que a Universidade Estácio de Sá, em parceria tecnológica com o Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), apresentam os seus novos cursos de Pós Graduação em Direito,

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Orientações Sobre Avaliação

Orientações Sobre Avaliação Orientações Sobre Avaliação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE CEUMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD Orientações sobre avaliação 2 Prezado(a) Aluno(a),

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA - ENGLISHPRO EDITAL Nº 01/2016 DE 25 DE ABRIL DE 2016

PROGRAMA DE MONITORIA - ENGLISHPRO EDITAL Nº 01/2016 DE 25 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA DE MONITORIA - ENGLISHPRO 2016.1 EDITAL Nº 01/2016 DE 25 DE ABRIL DE 2016 A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público que, no

Leia mais

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 2014/1 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 2014/1 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 2014/1 UNIFESP O Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP Campus São José dos Campos TORNA PÚBLICO os requisitos, procedimentos e o funcionamento do Projeto de Tutoria Acadêmica

Leia mais

Manual de Uso Novo Portal do Professor

Manual de Uso Novo Portal do Professor Manual de Uso Novo Portal do Professor Junho de 2009 Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido no IUNI para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto

Leia mais

Bem vindo ao Espaço Virtual - Ensinando Física

Bem vindo ao Espaço Virtual - Ensinando Física O curso de Física é uma disciplina obrigatória no Ensino Médio e a Física será abordada de várias formas neste Espaço Virtual. O que é a Física? Física é a ciência responsável pelo estudo da natureza e

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão.

Ambiente Virtual de Aprendizagem Perguntas Frequentes (FAQ) Aluno. Sumário. Clique na questão. Sumário Clique na questão. 1. O que é o AVA?...2 2. Qual a diferença entre o Portal Educacional e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?...2 3. O que é a Univap Virtual?...3 4. Quem pode acessar o AVA?...3

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Virtual do Aluno AVA

Manual de Acesso ao Ambiente Virtual do Aluno AVA Manual de Acesso ao Ambiente Virtual do Aluno AVA Para realizar o acesso ao ambiente virtual do aluno digite no seu navegador a url abaixo: Como mostra a figura abaixo: eadgraduacao.unifeob.edu.br 1 Realizar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE Cursos Técnicos em, e O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a convocação de estudantes dos Cursos Técnicos

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais