Passo a passo para cadastramento do concurso no site

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Passo a passo para cadastramento do concurso no site"

Transcrição

1 Passo a passo para cadastramento do concurso no site Um dos pontos essenciais para a realização do concurso é justamente o cadastro no site. Para tanto, é importante ficar atento a alguns detalhes e garantir que todos os procedimentos sejam cumpridos: É de fundamental importância que todos os concursos acompanhem o edital único publicado pela CPD, respeitando as datas no calendário; A banca deve ser previamente aprovada em reunião do departamento. Sugere-se que seja feita uma listagem, em ordem de preferência, com 10 nomes de professores aptos a participarem da banca, sujeita à aprovação do departamento. Lembrando que na banca devem constar no máximo 2 (dois) professores da UFF e os outros membros devem ser de instituições diferentes, não podendo uma banca apresentar professores da mesma universidade. Após a aprovação do concurso pelo departamento, o mesmo deve ser cadastrado no site da CPD. Durante esse processo, é de suma importância que seja identificada a origem da vaga. Caso contrário, não será possível dar continuidade ao cadastro. A fim de otimizar o processo e com o intuito de esclarecer as dúvidas de todos os envolvidos nessa etapa do concurso, desenvolvemos esse passo-a-passo. Antes do cadastro em si no site, é necessário notar o seguinte: Todos os membros da banca devem estar devidamente cadastrados no site ( como USUÁRIOS e a opção MEMBRO DE BANCA deve ser assinalada. Para isso, o próprio professor que participará da banca deve realizar seu cadastro ou enviar seus dados completos ao departamento para onde o concurso está sendo realizado. Caso o professor não seja servidor federal, é necessário também o registro PIS/PASEP. Ainda que os dados possam ser alterados depois de seu cadastro, o ideal é que já constem as informações de número de processo, data de realização do concurso e que a banca já tenha sido aprovada pelo CEP previamente a fim de evitar qualquer problema. APENAS o chefe de departamento pode realizar o cadastro do concurso no site.

2 Primeira Etapa: Cadastro de Usuários Os membros de banca e candidatos devem se cadastrar no site. Para isso, devem acessar LOGIN e depois a opção CADASTRA-SE AQUI. Ao clicar, verão a tela a seguir: Aqui, eles devem inserir seus dados pessoais: Nome Completo Senha Confirmar senha CPF Número de identidade Órgão emissor Data de emissão

3 Data de nascimento Nacionalidade Naturalidade Nome do Pai Nome da Mãe Sexo Possui alguma deficiência Após o preenchimento dos campos obrigatórios (assinalados com *), devem clicar AVANÇAR e serão remetidos à tela seguinte: Nessa etapa, os novos usuários devem inserir suas informações de contato, tais como endereço, telefones, celular e . Caso se trate de membro de banca, o professor deve assinalar a opção SIM. Caso seja candidato, deve escolher NÃO. Concluída essa etapa, deve clicar em AVANÇAR.

4 Caso o usuário seja membro de banca, ele será remetido à tela em que precisará incluir seus dados profissionais, inclusive dados bancários para pagamento. Deve-se notar aqui que o SECRETÁRIO da banca também deve possuir cadastro e assinalar a opção SIM na pergunta É SECRETÁRIO DE BANCA?. É importante lembrar que todos os campos com * são de preenchimento obrigatório. Se o membro de banca for professor da UFF ou de qualquer outra instituição federal, ele precisará incluir a matrícula SIAPE. Caso seja professor de instituição estadual ou privada, deverá incluir o número de registro PIS/PASEP. É de extrema importância que tais dados sem preenchidos corretamente. Caso seja candidato, o mesmo verá uma tela com todos os seus dados na qual deverá clicar CONFIRMAR casos os dados estejam preenchidos corretamente. Caso contrário, o candidato tem a opção VOLTAR e poderá corrigir seus dados.

5 Segunda Etapa: Cadastro do concurso no sistema O cadastro deve ser realizado pelo Chefe do Departamento. Para isso, é necessário clicar na opção CADASTRAR em CONCURSO ou SELEÇÃO SIMPLIFICADA, de acordo com o tipo de processo seletivo sendo realizado. Ao selecionar a opção CADASTRAR, deverá os seguintes dados: Departamento Número do processo Localidade de exercício (qual o pólo da UFF pra onde a seleção está sendo realizada) Departamento/localidade de exercício Área de conhecimento Qualificação exigida Período de inscrição

6 Na mesma tela, o Chefe de Departamento deverá preencher os dados que contem as informações acerca da data de realização do concurso, incluindo a data de aprovação do mesmo pelo departamento. Deve-se também preencher o campo sobre qual o tipo de vaga sendo oferecida (Auxiliar, Assistente, Adjunto, Titular ou Professor EBTT Classe D), assim como o peso para avaliação de curriculum. Também é importante notar o tipo de prova. Essas duas últimas informações são de extrema importância para que o cálculo das médias finais após o lançamento das notas seja realizado corretamente pelo sistema e não haja nenhum prejuízo para nenhum dos candidatos.

7 Após esses campos estarem preenchidos, deve-se clicar em AVANÇAR e seguir o preenchimento dos campos no PASSO 2.

8 Nesse momento, deve-se fazer a inclusão de vagas. Faz-se necessário colocar a origem da vaga, o ano de origem e o número total de vagas disponibilizadas para o concurso em questão. Após o lançamento desses dados, deve-se clicar em INCLUIR VAGAS e depois em AVANÇAR. No PASSO 3, deve-se incluir a ementa e a bibliografia. Se houver alguma observação a ser feita ou se for um ADITAMENTO, há a possibilidade de incluir tais informações. Também é possível fazer upload de arquivos referentes ao concurso. Após esse passo ser completado, deve-se clicar em AVANÇAR. A tela que se abrirá será a que contem todos os dados do concurso. Pode-se então clicar em CONFIRMAR após a verificação das informações. Dessa maneira, o concurso estará inserido no sistema e disponível para consulta pública.

9

10 Terceira Etapa: Cadastro dos membros de banca Cabe ressaltar que para dar continuidade à inclusão do processo no sistema, os membros que comporão a banca deverão estar previamente cadastrados como USUÁRIOS e marcados como EXAMINADOR ou SECRETÁRIO. Caso essa opção não esteja assinalada, não será possível incluí-lo como membro de banca ou secretário. Para isso, deve acessar CONCURSO ou SELEÇÃO SIMPLIFICADA e selecionar a opção BANCAS, conforme a figura abaixo: Selecionando essa opção, deve-se então escolher o processo no qual se deseja incluir a banca conforme abaixo:

11 Feito isso, deverá então incluir os membros da banca (efetivos, suplentes e secretário) através do CPF: É importante notar que o Departamento só poderá vincular os membros da banca antes do término do período de inscrições. Após o encerramento das inscrições, o Departamento não terá mais acesso e, portanto, não poderá alterar tais informações. Uma vez concluída essa etapa, deve-se definir o presidente da banca. Para isso, basta clicar em AÇÕES NA BANCA e em seguida em DEFINIR PRESIDENTE. A tela acima será aberta. Nela, poderão ser encontrados os nomes dos membros efetivos, bem como seus números de CPF e instituição de origem. Na quarta coluna, estará marcada a opção DEFINIR PRESIDENTE. Basta clicar em cima dessa opção ao lado do nome do professor presidente da banca e a informação será salva automaticamente. Caso haja substituição de um dos professores efetivos por um suplente, basta clicar em GERENCIAMENTO DE RESULTADOS, em seguida em LANÇAR NOTAS e a opção SUBSTITUIR MEMBRO aparecerá ao lado do nome do professor efetivo. Basta, então, clicar no nome do suplente escolhido e a informação será salva. Ressaltamos que após a aprovação da banca examinadora em reunião do CEP, a aprovação da mesma no sistema será feita pela própria CPD.

12 Quarta Etapa: Gerenciamento de candidatos A fim de confirmar a inscrição dos candidatos, é preciso deferir a inscrição. Para isso, ainda em informações sobre a banca, deve escolher a opção GERENCIAMENTO DE CANDIDATOS e selecionar GERENCIAR CANDIDATOS. Então, uma janela se abrirá com todos os candidatos inscritos. Como nenhuma ação de deferimento de inscrição terá sido feita até então, estará assinalado AGUARDANDO DEFERIMENTO. Para deferir ou indeferir a inscrição do candidato, faz-se necessário clicar no CPF. Assim, uma outra tela se abrirá com os dados do inscrito e a opção DEFERIR OU INDEFERIR ficará disponível. Ao clicar em qualquer uma das opções, aparecerá uma continuação da janela pedindo para que a opção feita seja confirmada. Caso a inscrição seja indeferida, um será enviado automaticamente ao candidato. Por isso, é importante definir o motivo do indeferimento na caixa de observação que aparece assim que clicamos em indeferir inscrição.

13

14 Q ui nta Etapa: Lançamento de notas Assim que o concurso for realizado e as provas aplicadas, é preciso lançar as notas dos candidatos. Para isso, o Chefe de Departamento precisa seguir os passos: Concurso / Seleção Simplificada Bancas Gerenciamento de resultados Lançar notas Ao clicar em LANÇAR NOTAS, a tela abaixo será aberta: Nessa parte, constarão os nomes dos examinadores e o link para o lançamento das notas de cada prova na seguinte ordem: NOTA DA PROVA DE CONTEÚDO ESCRITA NOTA DA PROVA DIDÁTICA NOTA CURRICULUM VITAE. Para realizar o lançamento, basta clicar no link de cada prova e iniciar o procedimento: Na primeira coluna, estarão os nomes dos candidatos; na segunda constarão os números de inscrição de cada candidato e na terceira coluna, o espaço para os preenchimentos das notas. A última coluna é a que se refere à AUSÊNCIA, onde se deve assinalar caso haja candidatos faltosos. Caso um candidato seja reprovado numa etapa anterior, não se deve marcá-lo como AUSENTE nas etapas seguintes. É de vital importância notar que as notas devem ser OBRIGATORIAMENTE DECIMAIS, ou seja, devem ser inseridas em escala de 0 (zero) a 10 (dez). Caso contrário, poderá implicar em um erro de cálculo das médias finais dos candidatos. Uma vez concluída essa etapa, deve-se então clicar em VOLTAR PARA GERENCIAMENTO DE BANCAS localizado abaixo da tecla SALVAR NOTAS. Depois que todas as notas forem lançadas, pode-se visualizar as mesmas clicando na opção VISUALIZAR NOTAS dentro do menu GENRENCIAMENTO DE RESULTADOS. Após confirmar que todas as notas foram lançadas, pode-se clicar em VISUALIZAR NOTAS. Depois de verificar que todas as notas lançadas estão corretas, devese então clicar em CALCULAR MÉDIA FINAL E COLOCAÇÕES DOS CANDIDATOS.

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Realização de Concurso para Professor Efetivo

Realização de Concurso para Professor Efetivo 1. Objetivo Padronizar, orientar e facilitar a realização de concursos públicos para o provimento de vagas efetivas do cargo de Professor no Departamento de Administração e Administração Pública do Instituto

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 1.0 Cuiabá MT 2010 1 Sumário Usuários do SISCOFRE... 3

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Última Atualização: 22/10/2013 1 Índice 1. Visão Geral...4 2. Incrição On-line em Edital Público...4 2.1 Visualizar cursos de Lato Sensu ou Stricto

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE

Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE Como cadastrar o seu currículo através do BANCO DE TALENTOS DO SENAI-PE ACESSE: www.pe.senai.br Acesse o site do SENAI e clique no link Trabalhe Conosco, em seguida clicar em CANDIDATE-SE. Clique neste

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

Manual de Inscrição das Chapas. Eleições 2012

Manual de Inscrição das Chapas. Eleições 2012 Manual de Inscrição das Chapas Eleições 2012 Sumário 1. Acessando o sistema de inscrições... 3 2. Primeiro acesso... 3 3. Continuação ou segundo acesso... 5 3.1 Incluir/Alterar Dados Curriculares do Candidato...

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS /

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS / MANUAL DO CANDIDATO PESSOA JURÍDICA Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o link disponível no site do SEBRAE de seu interesse ou da empresa responsável pela seleção

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT Monografia Dissertação Tese JUNHO DE 2012 Índice

Leia mais

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo:

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo: Este documento visa apresentar, de forma sucinta, as funcionalidades do sistema de inscrição das delegações participantes dos JIFs (Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia),

Leia mais

CADASTRANDO RELATÓRIOS

CADASTRANDO RELATÓRIOS CADASTRANDO RELATÓRIOS 1- Você deverá acessar o link: top2016.uel.br/relatorios/cadastro e digitar seu CPF e sua senha (a mesma que foi cadastrada no ato da inscrição). 2- Aparecerá uma página para você

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PROFISSIONAL AUTÔNOMO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o site

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual do Usuário. (Advogado) Módulo de Indicação

Manual do Usuário. (Advogado) Módulo de Indicação Manual do Usuário (Advogado) Módulo de Indicação Sumário 1. Principal... 3 2. Redefinição de senha... 3 3. Alterar a senha... 7 4. Advogado... 7 4.1 Dados Cadastrais... 7 4.1.1 Dados Pessoais... 8 4.1.2

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Cadastro de Propostas de Cursos de Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na

Leia mais

Clique aqui para contratar o VS Emissor

Clique aqui para contratar o VS Emissor MANUAL VS EMISSOR Link para acesso 2 Após cadastrar os dados da empresa, acesse aqui Clique aqui para contratar o VS Emissor 1 - Clique aqui para iniciar seu cadastro Clique aqui para contratar o VS Emissor

Leia mais

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional.

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional. Sumário Agenda... 3 Agendamento... 4 Cadastro... 8 Ficha Paciente... 11 Histórico Clínico... 11 Fotos... 12 Cadastros... 14 Convênio... 14 Grupo... 15 Medicamento... 16 Modelos de Texto... 17 Motivo Agendamento...

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

FÉRIAS ON-LINE PASSO A PASSO

FÉRIAS ON-LINE PASSO A PASSO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DIRETORIA DE DOCUMENTAÇÃO E PAGAMENTO DIVISÃO DE PAGAMENTO FÉRIAS ON-LINE PASSO A PASSO OUTUBRO/2017 APRESENTAÇÃO O SISTEMA ELETRÔNICO DE SOLICITAÇÃO DE FÉRIAS FOI DESENVOLVIDO

Leia mais

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil Manual de Cadastro de Instituições de Ensino MPE 1. OBJETIVO......... 3 2. ETAPAS......... 3 3.1. Acesso ao Portal para cadastro...... 3 3.2. Alteração de d Senha......... 5 3.3. Envio dos documentos obrigatórios

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito caso esteja dentro deste período.

Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito caso esteja dentro deste período. 1º Passo: Após a confirmação da matrícula do(s) aluno(s), acessar o site da Loja Virtual informado pela escola. Nesta página, você poderá verificar a mensagem sobre o período de compras com frete gratuito

Leia mais

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Versão 1.0 Conteúdo Administração da Escola Cenário de Uso I Central de Vagas... 4 1. Cadastro de Vagas... 4 2. Consultar vagas cadastradas... 5 3.

Leia mais

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP MÓDULO

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB Pela graça de Deus, livres para cuidar. Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14ª) Secretaria Geral IECLB nº 246.301/16a Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Ação Missionária O presente

Leia mais

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a)

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a) Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17. 28a) Secretaria Geral IECLB nº 254.455a/17 Manual para cadastramento de propostas de projeto

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de Funções do Caixa. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Veículos ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3 2.

Leia mais

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA

REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA REPRESENTANTES - PEDIDOS POR DEMANDA Este informativo tem a finalidade de orientar você Representante DuPont Pioneer e BioGene a realizar seus pedidos utilizando o novo site disponibilizado pela empresa

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

MANUAL BRADESCO PROMOTORA CONSIGNADO SIAPE

MANUAL BRADESCO PROMOTORA CONSIGNADO SIAPE MANUAL BRADESCO PROMOTORA CONSIGNADO SIAPE Índice 1 LOGIN... Pág. 3 2 DIGITAÇÃO DE PROPOSTRA... Pág. 3 Servidor ou Pensionista?... Pág. 3 Dados Cadastrais... Pág. 4 Tela de Simulação... Pág. 6 Endereço...

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

SISTEMA DE CÁLCULO DE POPULAÇÃO E VARIÁVEIS CENSITÁRIAS

SISTEMA DE CÁLCULO DE POPULAÇÃO E VARIÁVEIS CENSITÁRIAS Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador SISTEMA DE CÁLCULO DE POPULAÇÃO E VARIÁVEIS CENSITÁRIAS ÁREA DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO

Leia mais

5. CONSULTAS E ATUALIZAÇÕES DOS DADOS DOS ALUNOS

5. CONSULTAS E ATUALIZAÇÕES DOS DADOS DOS ALUNOS 5. CONSULTAS E ATUALIZAÇÕES DOS DADOS DOS ALUNOS 5.. CADASTRO DOS ALUNOS Os dados dos alunos no CAPG precisam estar completos para que o histórico e outros documentos possam ser emitidos inclusive pela

Leia mais

Manual Diário Eletrônico

Manual Diário Eletrônico Manual Diário Eletrônico Diário Eletrônico 1 SUMÁRIO 1 DIÁRIO ELETRÔNICO... 3 1.1 ORIENTAÇÕES INICIAIS... 3 1.2 FLUXO BÁSICO... 4 1.3 VISÃO GERAL... 4 1.3.1 Plano de Ensino... 5 1.3.2 Cronograma... 7 1.3.3

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

4. PROCESSO DE INSCRIÇÃO PELA INTERNET

4. PROCESSO DE INSCRIÇÃO PELA INTERNET . PROCESSO DE INSCRIÇÃO PELA INTERNET A inscrição pela internet possibilita ao programa o gerenciamento da demanda por vagas bem como a matrícula dos candidatos aprovados sem ter que preencher todos os

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos.

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Passo 1: Para a empresa que ainda não tem cadastro no Indea você deve acessar

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá:

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá: Menu Pesquisador o Inscrição em Novo Projeto Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto A seguinte tela aparecerá: Clique no botão Criar novo Projeto obs: cada pesquisador só poderá

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

prazos Manual de Procedimentos Gerais: Manual de Atualização de Espaço Físico e Uso do SIEF Manual de Coleta e Lançamento de Dados no SIP

prazos Manual de Procedimentos Gerais: Manual de Atualização de Espaço Físico e Uso do SIEF Manual de Coleta e Lançamento de Dados no SIP Neste material, abordamos de forma objetiva os procedimentos gerais para o inventário 2017 da UFSC. Sugerimos ficar atento aos prazos de cumprimento das tarefas, os quais destacamos neste material. Este

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 4 2. Como Acessar o Proposta Online 8 3. Visão Geral 11 4. Busca por Empresa 18 5. Nova Simulação 22 6. Preenchimento

Leia mais

Confirmação de Cadastro 2010

Confirmação de Cadastro 2010 Confirmação de Cadastro 2010 Passo a Passo simplificado para acesso e utilização Introdução: Este passo a passo tem por objetivo informar objetivamente como acessar o site do Programa de Volta para Casa

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL

DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL MANTER PESSOA MANTER SERVIDOR MANTER A INSTITUIÇÃO MANTER ELEMENTO ORGANIZACIONAL Cadastrar Pessoa Cadastrar Servidor Cadastrar a Instituição Cadastrar o Elemento

Leia mais

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4 Este manual tem como objetivo auxiliar os correspondentes na digitação e acompanhamento de propostas do produto Consignado, digitadas junto ao Banco Daycoval. A seguir, veremos o passo a passo para a digitação

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Allana Miguel Lehnhard Diretora de Projetos Telefone: (55) 9971-9583 E-mail: projetos@itepjr.com Yasmim Borghetti Schumann

Leia mais

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS.::Perguntas Mais Frequentes::..::Help Desk::..::Download::. Licenciado para Prefeitura Municipal

Leia mais

MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE

MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE 1 1. Entrar no site do Programa de Pós-graduação e clicar em MATRÍCULA ON LINE, localizado no menu esquerdo da tela. 2 2. O aluno será direcionado para tela ACESSO

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2017 SUMÁRIO 1 CADASTRO DE EDITOR 1 2 SOLICITANDO O PREFIXO EDITORIAL 7 3 SOLICITANDO O ISBN 8 4 ANEXANDO A DOCUMENTAÇÃO 11 5 SOLICITAÇÃO DE ATIVAÇÃO DE CADASTRO

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula)

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula) SUMÁRIO Objetivo... 02 Como Acessar a Intranet/Seduc... 02 Autenticação de Usuários... 02 Como Acessar o Cadastro de Vagas... 03 Cadastro de Vagas... 04 Como Cadastrar Oferta... 05 Como Inserir Nova Oferta...

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 SUMÁRIO Manual do SISC... 3 1. Finalidade do SISC... 3 2. Requisitos para utilização do

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL CADASTRO: Para a submissão de projetos de pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador interessado deverá acessar o site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa Manual de Utilização CRQ Empresa de Pesquisa 1 SUMÁRIO 1 Conceitos Gerais... 3 2 Tela Inicial... 4 3 Tela Principal... 7 4 Seção: Projeto... 9 4.1 Projeto...10 4.2 Cadastro Projeto...14 4.3 Cadastro Grupo...15

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes

SMS: Envio Coletivo de Mensagem Passo 1: Remetentes SMS: Envio rápido. Ao logar no sistema, você irá deparar-se com a tela resumo de sua conta. Observe que no canto direito superior há a opção Envio Rápido de SMS. Essa é uma opção simplificada, criada para

Leia mais

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente

MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Módulo Docente MANUAL SISGRAD (Sistema de Gestão Acadêmica) Maio/2012 1 Sumário 1 - Acesso ao SISGRAD... 03 2 - Lançamento de Frequência... 05 2.1 - Alteração de Aulas... 06 2.2 - Exclusão de Aulas... 07 3 - Lançamento

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

PDE INTERATIVO 2013 MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO 2013 MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO 2013 MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA, no PDE Interativo e precisa ser feito

Leia mais

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas MANUAL DO SISTEMA SIGFAPES ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas 1 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 Primeiro contato Acesse http://www.sigfapes.es.gov.br 1. Login Se possuir cadastro: 1..1 Informe

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Concessão - Aposentadoria

Concessão - Aposentadoria Concessão - Aposentadoria 1. Módulo Cadastro 1.1. Cadastro de Pessoa Acesse o menu Cadastro/Pessoa/Informações Gerais. A seguinte janela se abrirá. Para incluir uma nova pessoa, vá paraa a primeira aba,

Leia mais