MÓDULO G16 PROF. MANOEL ROCHA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÓDULO G16 PROF. MANOEL ROCHA"

Transcrição

1 MÓDULO G16 PROF. MANOEL ROCHA

2 AS DENSIDADES POPULACIONAIS DO MUNDO

3 AS GRANDES CIVILIZAÇÕES DO MUNDO ATUAL CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL TÍPICA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL COM FORTE INFLUÊNCIA ESLAVA (CRISTIANISMO ORTODOXO) CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL COM FORTE INFLUÊNCIA INDÍGENA E/OU NEGRO- AFRICANA CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA CIVILIZAÇÃO INDIANA CIVILIZAÇÃO NEGRO-AFRICANA CIVILIZAÇÃO SÍNICA. O CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES EXPRESSÃO CRIADO PELO PROF. SAMUEL P. HUNTINGTON O choque de civilizações dominará a política em escala mundial, escreveu. As linhas divisórias entre as civilizações serão as frentes de batalhas do futuro. O argumento apareceu pela primeira vez em artigo, em 1993, na revista Foreign Affairs, e depois Huntington ampliou sua tese no livro, traduzido para 39 idiomas. O CHOQUE DAR-SE-IA ENTRE A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL E O ISLÃO.

4

5

6 BREVE PANORAMA DA POPULAÇÃO MUNDIAL A POPULAÇÃO SEGUNDO A ONU 6,2 BILHÕES DE PESSOAS 1. 5,0 BILHÕES VIVENDO EM NAÇÕES SUBDESENVOLVIDAS 2. 1,2 BILHÃO VIVENDO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS. PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO 2000 (EM MILHÕES) 1. CHINA: 1.285,0 6. PAQUISTÃO: 145,0 2. ÍNDIA: 1.025,1 7. FEDERAÇÃO RUSSA: 144,7 3. ESTADOS UNIDOS: 285,9 8. BANGLADESH: 140,4 4. INDONÉSIA: 214,8 9. JAPÃO: 127, 3 5. BRASIL: 169,6 10. NIGÉRIA: 116,9 FONTE: Banco Mundial/*IBGE.

7 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR CONTINENTES 2000 (EM MILHÕES) CONTINENTE POPULAÇÃO EM 2000 POPULAÇÃO PROJETADA PARA 2050 ÁSIA ÁFRICA * EUROPA AMÉRICA LATINA E CARIBE AMÉRICA DO NORTE OCEANIA *A população africana crescerá 150% em 50 anos, prevê a ONU. FONTE: Divisão da população da ONU. OBSERVA-SE A REDUÇÃO DA POPULAÇÃO EUROPÉIA NAS PRÓXIMAS DÉCADAS. CALCULA-SE QUE NOS PRÓXIMOS 50 ANOS, O NÚMERO DE HABITANTES DA FEDERAÇÃO RUSSA SEJA 40% MENOR DO QUE O ATUAL, O DA ITÁLIA, 25% E O DO JAPÃO, 14%.

8

9 MUNDO DESENVOLVIDO: O DRAMÁTICO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NOS PAÍSES RICOS, AS BAIXAS TAXAS DE NATALIDADE REFLETEM O PADRÃO DE VIDA URBANA DE SEUS HABITANTES. VIVENDO QUASE SEMPRE EM CIDADES, ESSAS POPULAÇÕES ESTÃO SUBMETIDAS A FATORES, COMO: ELEVADO CUSTO DA VIDA URBANA; INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO; DIFUSÃO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS; MODO DE VIDA URBANO, QUE EXACERBA O INDIVIDUALISMO, DESESTIMULANDO OS MATRIMÔNIOS E A CONSTITUIÇÃO DE FAMÍLIAS NUMEROSAS; PERSISTÊNCIA DE UM CRESCIMENTO ECONÔMICO BAIXO, QUE PROVOCA DESEMPREGO.

10 EUROPA CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO ANUAL DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS PAÍS CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO ANUAL REINO UNIDO 0,18% FRANÇA 0,36% HUNGRIA - 0,5% FEDERAÇÃO RUSSA -0,64% ALEMANHA 0,04% Nas próximas décadas, haverá uma drástica redução da PEA (População Economicamente Ativa), ao mesmo tempo que o número de idosos deverá aumentar. Resultado: o que os trabalhadores pagam à Previdência Social não será suficiente para atender às necessidades dos aposentados. A QUESTÃO DA IMIGRAÇÃO NA EUROPA

11 TENTATIVAS EUROPÉIAS DE REVERTER ESTA TENDÊNCIA ESTÍMULO Á NATALIDADE COM ISENÇÃO DE IMPOSTOS E PAGAMENTO DE SALÁRIO A QUEM SE DISPÕE A TER FILHOS. RESULTADO: SÃO INÓCUAS ATÉ AGORA, POIS ENFRENTA A RESISTÊNCIA DE UMA CULTURA HEDONIÍSTICA E NARCISÍSTICA, COMO MOSTRA A PROLIFERAÇÃO DE ACADEMIAS DE GINASTICA (BUSCA DA BELEZA E DA ETERNA JUVENTUDE). INCENTIVOS ÀS MIGRAÇÕES, QUE ENCONTRA LIMITES IMPOSTO ÀS MESMAS PELOS PAÍSES, RESTRINGINDO-AS. EXCEÇÃO: MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA (INFORMÁTICA, TELECOMUNICAÇÕES, ROBÓTICA E SERVIÇOS FINANCEIROS). RESULTADO: XENOFOBIA E NEONAZISMO, PRINCIPALMENTE, PELO ELEVADO DESEMPREGO E BAIXOS ÍNDICES DE CRESCIMENTO. NA VERDADE O FANTASMA DO DESEMPREGO CRIA DOIS PROBLEMAS: 1. DESESTIMULA A NATALIDADE, GERANDO O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E A QUEDA DA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS, EM DECORRÊNCIA DE UMA PEA MENOR (TRABALHADORES APOSENTANDO-SE) A BOMBA-RELÓGIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2. ACENTUA A XENOFOBIA, O QUE RESTRINGE A IMIGRAÇÃO QUE PODERIA REVERTER O ENVELHECIMENTO RÁPIDO DA POPULAÇÃO.

12 ESTADOS UNIDOS A POPULAÇÃO CRESCE AINDA EM NÍVEIS SUSTENTÁVEIS POUCO ABAIXO DE 1% AO ANO, DEVIDO À INTENSA IMIGRAÇÃO: A CADA ANO 300 MIL MEXICANOS INGRESSAM NOS ESTADOS UNIDOS. NOS EEUU, 15% DA POPULAÇÃO É DE IMIGRANTES, O MAIOR PAÍS DE IMIGRANTES DO MUNDO. MUITOS IMIGRANTES VIVEM CLANDESTINAMENTE, TEMENDO INCLUSIVE A XENOFOBIA. EVIDÊNCIAS DESTA XENOFOBIA: 1. O MURO CONSTRUÍDO ÀS MARGENS DO RIO GRANDE, NA FRONTEIRA COM O MÉXICO; 2. LEIS RESTRITIVAS À IMIGRAÇÃO, COMO A LEI DE RESPONSABILIDADE PELA IMIGRAÇÃO (2002). QUANDO HÁ CARÊNCIA DE MÃO-DE-OBRA, EM TEMPOS DE EXPANSÃO ECONÔMICA, OS ESTADOS UNIDOS COSTUMAM REVOGAR ESSAS LEIS OU MESMO ANISTIAR OS IMIGRANTES.

13 AS MAIORES CONCENTRAÇÕES DEMOGRÁFICAS DO MUNDO DESENVOLVIDO EUROPA A MAIOR CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL É FRUTO DO MAIOR DINAMISMO DE SUA ECONOMIA (DESENVOLVIMENTO URBANO-INDUSTRIAL). PAÍSES MAIS POPULOSOS DA EUROPA PAÍS POPULAÇÃO (EM MILHÕES) RÚSSIA 144,7 ALEMANHA 82,0 REINO UNIDO 59,5 FRANÇA 59,5 ITÁLIA 57,5 UCRÂNIA 49,1 POLÔNIA 38,6

14 ESTADOS UNIDOS E CANADÁ O CANADÁ APESAR DE POSSUIR 9,9 MILHÕES DE KM 2, TEM APENAS 32 MILHÕES DE HABITANTES, COM UMA DENSIDADE DEMOGRÁFICA DE 3 HAB./KM 2. JÁ OS ESTADOS UNIDOS TÊM 286 MILHÕES DE HABITANTES. AS MAIORES CONCENTRAÇÕES POPULACIONAIS NESTES PAÍSES ESTÃO NAS PROXIMIDADES DO OCEANO ATLÂNTICO ONDE FICAM DUAS DAS MAIORES MEGALÓPOLES DO MUNDO: BOSWASH (BOSTON-WASHINGTON) E CHIPITTS (CHICAGO E PITTSBURGH), TENDO COMO CAUSA: 1. RECURSOS MINERAIS MINÉRIO DE FERRO E CARVÃO MINERAL; 2. EXTENSA REDE HIDROGRÁFICA (RIOS HUDSON, SÃO LOURENÇO, GRANDES LAGOS E CANAIS ARTIFICIAIS QUE FAZEM A COMUNICAÇÃO ENTRE ELES. 3. O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO QUE DEU-SE PELOS EUROPEUS QUE CHEGARAM PELO LADO DO ATLÂNTICO.

15 ESTADOS UNIDOS 3. COSTA OESTE ESTADUNIDENSE: SAN-SAN (SAN DIEGO/ SAN FRANCISCO) VALE DO SILÍCIO. 4. NO OESTE CANADENSE: VANCOUVER, ELO ENTRE A ECONOMIA CANADENSE E A BACIA DO PACÍFICO (JAPÃO, CHINA, ÍNDIA E OS TIGRES ASIÁTICOS).

16 METRÓPOLES ESTADUNIDENSES NOVA IORQUE

17 LOS ANGELES

18 CHICAGO

19 WASHINGTON - DC

20

21 MEGACIDADES

22 JAPÃO AS MAIORES CONCENTRAÇOES POPULACIONAIS ENCONTRAM-SE NO LITORAL DO PACÍFICO: 1. TOKAIDO (TÓQUIO- OSAKA); 2. SANYO (OSAKA- FUKUOKA). EXPLICAÇÃO PARA ESTE FATO: 1. A PRESENÇA DE ELEVADAS MONTANHAS INTERIORANAS; 2. O PERFIL DA ECONOMIA DO JAPÃO, ALTAMENTE DEPENDENTE DO MERCADO EXTERNO, SEJA PARA OBTENÇÃO DE RECURSOS NATURAIS, SEJA PARA VENDER A MAIOR PARTE DE SUA GIGANTESCA PRODUÇÃO INDUSTRIAL.

23

24

25 OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS: A SOBREVIVÊNCIA CADA VEZ MAIS DRAMÁTICA SEGUNDO A ONU, 95% DO CRESCIMENTO POPULACIONAL CONCENTRA-SE NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, QUE DEVERÁ ABRIGAR 8,2 BILHÕES DE PESSOAS EM APESAR DA DIMINUIÇÃO DO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO, AINDA MANTÉM UMA TAXA DE CRESCIMENTO VEGETATIVO ACIMA DE 1,6% AO ANO, ELEVANDO A DEMANDA POR SERVIÇOS PÚBLICOS BÁSICOS, COMO SAÚDE E EDUCAÇÃO. ESTE É O CASO DA ÁFRICA (2,4%), ÁSIA E AMÉRICA LATINA. OUTRAS ÁREAS DE GRANDE CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO SÃO: 1. ORIENTE MÉDIO: 2,2% 2. AMÉRICA CENTRAL: 1,9% 3. AMÉRICA DO SUL: 1,5% NESTAS REGIÕES RECRUSDECEM AS IDEIAS DE THOMAS ROBERT MALTHUS ( ).

26

27 A TEORIA MALTHUSIANA (PESSIMISTA) UM ENSAIO SOBRE O PRINCÍPIO DA POPULAÇÃO (1798): A POPULAÇÃO CRESCE EM ORDEM GEOMÉTRICA E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM ORDEM ARITMÉTICA, GERANDO FOME E MISÉRIA DAS GRANDES MASSAS. ESTA DESPROPORÇÃO SERIA CORRIGIDA PELA NATUREZA, POR MEIO DAS GUERRAS E EPIDEMIAS QUE REDUZIRIAM A POPULAÇÃO. ACONSELHAVA A ABSTINÊNCIA SEXUAL, COMO FORMA DE CONTER O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO. PROPUNHA UM RÍGIDO CONTROLE DA NATALIDADE SOBRE AS POPULAÇÕES POBRES DO PLANETA. TESE DISCRIMINATÓRIA, POIS ATRIBUÍA A MISÉRIA AO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO. NA VERDADE, OCORRE O INVERSO: 1. A REDUÇÃO DAS TAXAS DE NATALIDADE OCORRE NATURALMENTE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE AUMENTAM OS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO, DE INFORMAÇÃO E DE QUALIDADE DE VIDA. 2. A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS TEM CRESCIDO CONTINUAMENTE, GRAÇAS AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS. CONCLUI-SE QUE AS ATUAIS POLÍTICAS DE CONTROLE DA NATALIDADE MALTHUSIANA E NEOMALTHUSIANA NÃO VISAVAM A ERRADICAR A POBREZA, MAS SIM CONTROLÁ-LA.

28 TEORIA NEOMALTHUSIANA A TEORIA NEOMALTHUSIANA (ALARMISTA), elaborada após a segunda Guerra, mostrava que se não houvesse um controle populacional, os recursos naturais se esgotariam em pouco tempo. A partir disso foi feito um controle de natalidade aos países subdesenvolvidos. PARA A TEORIA NEOMALTHUSIANA O CONTROLE DEMOGRÁFICO EVITARIA: CRESCIMENTO DESORDENADO DOS CENTROS URBANOS, PARA ONDE MIGRA A POPULAÇÃO RURAL EMPOBRECIDA E RELEGADA AO ABANDONO. OCORRÊNCIA DO TRABALHO INFANTIL E DA SUPEREXPLORAÇÃO DA MULHER. EXPANSÃO DAS RELIGIÕES, ENTENDIDAS COMO UMA VÁLVULA DE ESCAPE DAS POPULAÇÕES EXCLUÍDAS, SOBRETUDO NA ÁSIA. MIGRAÇÕES INTERNAS RUMO ÀS REGIÕES MAIS DESENVOLVIDAS DO MUNDO. EXPANSÃO DO EMPREGO INFORMAL. INCHAÇO DO SETOR TERCIÁRIO E BAIXOS IDHs.

29 AS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS DE POPULAÇÕES A PRIMEIRA NA CIDADE DO MÉXICO (1974). A SEGUNDA EM BUCARESTE / ROMÊNIA (1984) A TERCEIRA (ÚLTIMA) NO CAIRO / EGITO (1994): O INEVITÁVEL CHOQUE ENTRE OS NEOMALTHUSIANOS E O VATICANO E OS PAÍSES MUÇULMANOS, CONTRÁRIOS AOS MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS, E PRINCIPALMENTE, O ABORTO.

30 TEORIAS DEMOGRÁFICAS Hoje em dia existem também os chamados ECOMALTHUSIANOS (PESSIMISTA), que defendem a tese de que o rápido crescimento populacional geraria enorme pressão sobre os recursos naturais, e por conseqüência sérios riscos para o futuro. A TEORIA REFORMISTA/MARXISTA (OTIMISTA) contraria as teorias Malthusiana e Neomalthusianas, onde os reformistas atribuem aos países subdesenvolvidos a responsabilidade pela intensa exploração imposta aos países pobres, resultando em um excessivo crescimento demográfico e pobreza generalizada. Defendem a adoção de reformas socioeconômicas para superar os graves problemas e aplicação de novas tecnologias, que, aplicadas à produção, resolveriam o problema da sobrevivência humana. Promover uma política de redistribuição de renda, objetivando o acesso da maioria ás riquezas produzidas pelo avanço tecnológico.

31 TEORIAS DEMOGRÁFICAS

32 A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA O conceito de transição demográfica foi introduzido por Frank Notestein, em 1929, e é a contestação factual da lógica malthusiana. Foi elaborada a partir da interpretação das transformações demográficas sofridas pelos países que participaram da Revolução Industrial nos séculos 18 e 19, até os dias atuais. A partir da análise destas mudanças demográficas foi estabelecido um padrão que, segundo alguns demógrafos, pode ser aplicado aos demais países do mundo, embora em momentos históricos e contextos econômicos diferentes. Ela explica que, durante uma longa fase da história, a natalidade e a mortalidade mantiveram-se elevadas e próximas, caracterizando um crescimento lento. Guerras, epidemias e fome dizimavam comunidades inteiras. A partir da Revolução Industrial teve início a primeira fase, das três que caracterizam o modelo de transição demográfica.

33 1ª FASE TRANSIÇÃO DA MORTALIDADE A Revolução Industrial, o processo de urbanização e de modernização da sociedade foram responsáveis, num primeiro momento, por um crescimento populacional acelerado nos países europeus e posteriormente nos Estados Unidos, Japão, Austrália e outros. Apesar das péssimas condições de moradia e saúde das cidades industriais, até pelo menos o final do século 19, a elevação da produtividade e da oferta de bens de subsistência propiciaram progressiva melhora no padrão de vida da população. Conquistas sanitárias e médicas, associadas a esta fase de desenvolvimento científico e tecnológico, tiveram impactos diretos na saúde pública e, conseqüentemente, na queda das taxas de mortalidade. Portanto, a primeira fase de transição demográfica é marcada pelo rápido crescimento da população, favorecido pela queda da mortalidade já que as taxas de natalidade, ainda, permaneceram algum tempo elevadas.

34 2ª. FASE TRANSIÇÃO DA FECUNDIDADE A segunda fase caracteriza-se pela diminuição das taxas de fecundidade (ou seja, o número médio de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), provocando queda da taxa de natalidade mais acentuada que a de mortalidade e desacelerando o ritmo de crescimento da população. Aos poucos foram sendo rompidos os padrões culturais e históricos que se caracterizavam pela formação de famílias numerosas. Mas estas transformações culturais foram mais lentas. Levou um certo tempo para que os hábitos e costumes comunitários da sociedade anterior, baseados na organização de um outro padrão familiar, fossem rompidos. A mortalidade infantil elevada induzia as famílias a terem muitos filhos, contando com o fato de que nem todos eles sobreviveriam. Os efeitos sociais das conquistas sanitárias na qualidade de vida permitiram que a mortalidade infantil também diminuísse e as famílias pudessem planejar o que consideravam o número ideal de filhos, numa sociedade que se modernizava.

35 3ª. FASE A ESTABILIZAÇÃO DEMOGRÁFICA Na terceira fase da transição demográfica as taxas de crescimento ficam próximas de 0%. Ela é o resultado da tendência iniciada na segunda fase: o declínio da fecundidade e a ampliação da expectativa média de vida que acentuou o envelhecimento da população. As taxas de natalidade e de mortalidade se aproximaram a tal ponto que uma praticamente anula o efeito da outra. Esta é a situação encontrada há pouco mais de uma década em diversos países europeus e é denominada de fase de estabilização demográfica.

36 DA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA À TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

37 TABELA DA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA

38 AS MAIORES CONCENTRAÇÕES POPULACIONAIS DO MUNDO SUBDESENVOLVIDO: CHINA E ÍNDIA CARACTERÍSTICAS DESTES PAÍSES: GRANDE EXTENSÃO TERRITORIAL. EXTENSÃO FAIXAS DE TERRITÓRIOS INÓSPITOS. GIGANTESCOS CONTINGENTES POPULACIONAIS CONCENTRADOS NO CAMPO CERCA DE 70% DA POPULAÇÃO. DIFERENÇAS ENTRE ESTES DOIS PAÍSES: ENQUANTO A CHINA É UM PAÍS HOMOGÊNEO, À ÍNDIA POSSUI UMA IMPRESSIONANTE DIVERSIDADE ÉTNICA, COM MAIORIA HINDUÍSTA. JÁ OS CHINESES, APESAR DO BUDISMO, NO TIBET, ESTÃO PROIBIDOS DE PROFESSAR QUALQUER RELIGIÃO. O PROGRAMA DE CONTROLE DA NATALIDADE CHINESA SÓ ADMITE UM FILHO POR CASAL, ENQUANTA ÍNDIA, INFLUENCIADA PELO HINDUÍSMO, NÃO TEM OBTIDO SUCESSO EM SUAS POLÍTICAS DE CONTROLE DA NATALIDADE.

39

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA População mundial atualmente 2016 2025 mais de 7 bilhões de pessoas 7,5 bilhões de pessoas 8 bilhões de pessoas concentrada em algumas partes e vazios demográficos

Leia mais

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA

A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA POPULAÇÃO MUNDIAL altitude A POPULAÇÃO MUNDIAL A NOVA QUESTÃO DEMOGRÁFICA atualmente mais de 7,5 bilhões de pessoas População mundial 2011 2025 7 bilhões de pessoas 8 bilhões de pessoas concentrada em

Leia mais

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de

Leia mais

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO - I -

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO - I - GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO - I - DEMOGRAFIA POPULAÇÃO - conjunto de pessoas que habitam uma determinada área, classificada de vários aspectos: religião, etnia, local de moradia, atividades econômicas, faixa

Leia mais

dinâmica Populacional Prof. Bruno

dinâmica Populacional Prof. Bruno dinâmica Populacional Prof. Bruno População mundial crescimento da população Crescimento e distribuição da População População Urbana e principais cidades Apenas para começar Qual a tendência da população

Leia mais

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Distribuição da População Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Demografia - Estudos de População Demografia

Leia mais

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo:

AULA 2 - Assíncrona Conteúdo: 2 - Assíncrona Conteúdo: Crescimento da População Mundial Distribuição Geográfica 1.1 Habilidades: Compreender a estrutura atual da população mundial por faixa etária e por sexo, utilizando as pirâmides

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 39 AS TEORIAS POPULACIONAIS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 39 AS TEORIAS POPULACIONAIS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 39 AS TEORIAS POPULACIONAIS Como pode cair no enem (FATEC) Em 1994, na Conferência do Cairo, duas posturas sobre a questão populacional ficaram evidentes: a posição daqueles

Leia mais

População absoluta: é o número total de habitantes de um determinado lugar;

População absoluta: é o número total de habitantes de um determinado lugar; População absoluta: é o número total de habitantes de um determinado lugar; População relativa (densidade demográfica): é o número de habitantes de um determinado lugar em relação a área ocupada/ número

Leia mais

MÓDULO 4 TEORIAS DEMOGRÁFICAS

MÓDULO 4 TEORIAS DEMOGRÁFICAS ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 4 TEORIAS DEMOGRÁFICAS INTRODUÇÃO A preocupação com o crescimento da população não é recente, ao longo da história, encontramos políticas voltadas para o estímulo (ou,

Leia mais

POPULAÇÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL

POPULAÇÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 2 POPULAÇÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL INTRODUÇÃO O estudo da população de qualquer área deve ser iniciado com a obtenção de informações sobre os valores de sua POPULAÇÃO

Leia mais

Teorias Demográficas. Módulo 4 Livro 1 páginas 154 a 156

Teorias Demográficas. Módulo 4 Livro 1 páginas 154 a 156 Teorias Demográficas Módulo 4 Livro 1 páginas 154 a 156 Thomas Robert Malthus Pastor da Igreja Anglicana, publivcou em 1798 o livro Um ensaio sobre o princípio da população Final do Sec. XVIII Revolução

Leia mais

A população mundial COC 7 Turma : 6º ano Geografia Conteúdo: 1ª prova do 3º trim/2017

A população mundial COC 7 Turma : 6º ano Geografia Conteúdo: 1ª prova do 3º trim/2017 A população mundial COC 7 Turma : 6º ano Geografia Conteúdo: 1ª prova do 3º trim/2017 O crescimento da população É importante conhecer os dados populacionais para : planejar a produção de alimentos, formação

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

a) Encarecimento do custo de vida b) Problemas com a previdência social c) Maiores investimentos na educação infantil d) Redução dos gastos com saúde

a) Encarecimento do custo de vida b) Problemas com a previdência social c) Maiores investimentos na educação infantil d) Redução dos gastos com saúde 1) A despeito das taxas de fecundidade apresentadas, a estabilidade demográfica, projetada para vários países desenvolvidos em 2050, baseia-se em fenômenos atuais, com destaque para: a) redução da natalidade,

Leia mais

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x Conceito: a população é dinâmica Os elementos que definem a dinâmica da população são: NASCIMENTOS ÓBITOS MIGRAÇÃO POPULAÇÃO Nascimentos Imigração Onde: P X = P O + N (to,tx) O (to, tx) + I (to, tx) E

Leia mais

Professor Hudson de Paula

Professor Hudson de Paula Professor Hudson de Paula Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes. Decorreram-se mais de 1600 anos para que a população do mundo dobrasse para 600 milhões.

Leia mais

DEMOGRAFIA. Prof. Maicon Fiegenbaum

DEMOGRAFIA. Prof. Maicon Fiegenbaum DEMOGRAFIA Prof. Maicon Fiegenbaum O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade social e numérica da mesma. Através desses estudos, pode-se conhecer o grau de desenvolvimento

Leia mais

DEMOGRAFIA Prof. Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA Prof. Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA Prof. Gustavo Silva de Souza GEOGRAFIA, 9º ano A dinâmica da população mundial de acordo com as teorias populacionais. POPULAÇÃO: ALGUNS CONCEITOS A população corresponde ao contingente de pessoas

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano TEORIAS DEMOGRÁFICAS. Prof. Esp. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano TEORIAS DEMOGRÁFICAS. Prof. Esp. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano TEORIAS DEMOGRÁFICAS Prof. Esp. Claudimar Fontinele TEORIA DE MALTHUS Conforme seu estudo, Ensaio sobre o princípio da população, Malthus

Leia mais

População: Características e crescimento da população mundial

População: Características e crescimento da população mundial População: Características e crescimento da população mundial IFMG - Campus Betim Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina de Geografia - 3º Ano 2016 7 bilhões de pessoas no planeta em 2012; Distribuição

Leia mais

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A contagem da população mundial é feita por um censo, que nada mais é que uma contagem de pessoas, o sexo, o trabalho, a idade, a

Leia mais

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização.

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização. Nome: Série: 8º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 8 ANO REr Capítulos 5 e 6 1. O que é globalização? 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges

Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges Apostila de Geografia 17 Demografia Matheus Borges 1.0 Efetivo Humano Mundial Distribuição Espacial A população não se distribui uniformemente pela superfície terrestre, pois existem: Áreas anecúmenas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE DEMOGRAFIA

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE DEMOGRAFIA LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE DEMOGRAFIA 1) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas

Leia mais

Equipe de Geografia GEOGRAFIA

Equipe de Geografia GEOGRAFIA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8B Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA DEMOGRAFIA População absoluta: População total de um determinado local (cidade, estado ou país); População relativa:

Leia mais

DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA

DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA DEMOGRAFIA - Refere-se ao estudo das populações humanas e sua evolução temporal no tocante ao seu tamanho, distribuição espacial, composição e características gerais TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA Refere-se

Leia mais

CRESCIMENTO POPULACIONAL, UM FENÔMENO DESIGUAL

CRESCIMENTO POPULACIONAL, UM FENÔMENO DESIGUAL A população mundial CRESCIMENTO POPULACIONAL, UM FENÔMENO DESIGUAL ACENTUOU-SE APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. OCORRERAM MELHORES CONDIÇOES DE VIDA.(RENDA, ALIMENTAÇÃO,SANEAMENTO) ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE

Leia mais

Equipe de Geografia GEOGRAFIA

Equipe de Geografia GEOGRAFIA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA DEMOGRAFIA População absoluta: População total de um determinado local (cidade, estado ou país); População relativa:

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MÁRCIO NOME N o 6 º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência

Demografia. A palavra demografia possui origem grega e. significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência Demografia A palavra demografia possui origem grega e significa, povo e, descrição. Podemos então afirmar que a mesma é a ciência geográfica que estuda os. Sua área de estudo envolve as estatísticas, a

Leia mais

Conceitos e taxas demográficas

Conceitos e taxas demográficas POPULAÇÃO Conceitos e taxas demográficas POPULAÇÃO ABSOLUTA: Refere-se ao total de habitantes de um país. POPULAÇÃO RELATIVA OU DENSIDADE DEMOGRÁFICA: Corresponde ao número de habitantes por quilômetro

Leia mais

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios.

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. Características demográficas do envelhecimento Vera Andrade, 2014 Pirâmide Etária Pirâmide

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

Pré Universitário Uni-Anhanguera

Pré Universitário Uni-Anhanguera Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios-02 Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 9º Disciplina: Geografia 01 - (UEG GO/2014/Janeiro) A movimentação de pessoas, seja em âmbito

Leia mais

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²;

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A POPULAÇÃO BRASILEIRA Características Gerais O Brasil possui uma população de 191.715.083, com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A população brasileira ocupa o território de modo bastante irregular.

Leia mais

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO 1 China: 1.372.470.000 2 Índia: 1.278.160.000 3 EUA: 321.968.000 4 Indonésia: 255.780.000

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 8 DEMOGRAFIA. Tendências globais em fecundidade

LISTA EXERCÍCIOS 8 DEMOGRAFIA. Tendências globais em fecundidade LISTA EXERCÍCIOS 8 DEMOGRAFIA Tendências globais em fecundidade 1) A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional

Leia mais

"Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO" C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio VALOR DEZ NOTA Aluno(a): N.º R.M.: Data: 26/03/2015 Série: 2ªC Período: Tarde Ensino: Médio Bim.: Disciplina: 1 o Geografia Professor (a): Humberto Tarefa de Casa Nº. 02 1- Leia o texto a seguir e assinale

Leia mais

T O E RIA I S S D A A P O P PU P LA L ÇÃO E E DEM E O M GRAFI F A

T O E RIA I S S D A A P O P PU P LA L ÇÃO E E DEM E O M GRAFI F A Aula 3 TEORIAS DA POPULAÇÃO E DEMOGRAFIA Objetivos Compreender quais são os problemas existentes na dinâmica populacional no mundo; Compreender as teorias populacionais Analisar os problemas sociais relacionados

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Continente Americano 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS Como pode cair no enem (ENEM) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão A Estrutura Etária DOS JOVENS AOS IDOSOS PIRAMIDES ETARIAS Estrutura etária é a divisão de uma população por grupos de idade e sexo - IDOSOS 60 ANOS OU MAIS

Leia mais

Fatores de Produção. Terra Trabalho Capital Tecnologia Empreendedorismo. Curva de Possib. de Produção Cap.3. Prof. Carlos Nemer

Fatores de Produção. Terra Trabalho Capital Tecnologia Empreendedorismo. Curva de Possib. de Produção Cap.3. Prof. Carlos Nemer Economia Carlos Nemer 3ª Ed. Capítulo 3: Poli-UFRJ Copyright 25. Direitos Autorais reservados ao Prof.Carlos NEMER 3-1 36/1-5 -Mostra as alternativas de produção da sociedade a partir do pleno emprego

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

Thomas Robert Malthus. Teoria Populacional Malthusiana

Thomas Robert Malthus. Teoria Populacional Malthusiana Thomas Robert Malthus Teoria Populacional Malthusiana Thomas Robert Malthus nasceu a 14 de Fevereiro de 1766, Rookery, Surrey, Inglaterra. E faleceu a 23 de Dezembro de 1834, Bath. Thomas Malthus foi um

Leia mais

População mundial. População mundial superará 9,2 bilhões em 2050, estima ONU BBC Brasil. Casais ricos burlam lei do filho único na China BBC Brasil

População mundial. População mundial superará 9,2 bilhões em 2050, estima ONU BBC Brasil. Casais ricos burlam lei do filho único na China BBC Brasil População mundial Leia as manchetes abaixo: População mundial superará 9,2 bilhões em 2050, estima ONU BBC Brasil Casais ricos burlam lei do filho único na China BBC Brasil A população mundial atingiu

Leia mais

ESTRUTURA ETÁRIA. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

ESTRUTURA ETÁRIA. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA ESTRUTURA ETÁRIA PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão PIRAMIDES ETARIAS Estrutura etária é a divisão de uma população por grupos de idade e sexo - IDOSOS

Leia mais

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Otawa - Canadá Washington D.C Cidade do México - México Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA URBANIZAÇÃO E POPULAÇÃO - formação das metrópoles

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 7º ANO Professores: L.O./MARCOS/MATHEUS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS 1.1. A população: evolução e diferenças regionais 1.1.1. A evolução da população na 2ª metade do século XX Preparação para exame nacional Geografia A 1/8 Síntese: Evolução demográfica da população portuguesa

Leia mais

Teorias e Doutrinas Demográficas

Teorias e Doutrinas Demográficas Teorias e Doutrinas Demográficas Objectivos: Compreender as dinâmicas demográficas através das Teorias Interpretativas: Malthusiana Transição Demográfica Regresso a Malthus Explosão Demográfica Explosão

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4 DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS Aula 4 NOS DÁ A IDÉIA DA COMPOSIÇÃO DA POPULAÇAO... Década de 30 A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER passou de aproximadamente 41 anos Década de 50 Viviam média

Leia mais

CAPÍTULO 2 QUEM SÃO OS BRASILEIROS? PROF. LEONAM JUNIOR 7º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

CAPÍTULO 2 QUEM SÃO OS BRASILEIROS? PROF. LEONAM JUNIOR 7º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE CAPÍTULO 2 QUEM SÃO OS BRASILEIROS? PROF. LEONAM JUNIOR 7º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE DIFERENTES ORIGENS, UM SÓ POVO P. 21 Somos um povo miscigenado. Os povos indígenas habitavam esse território.

Leia mais

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos CRESCIMENTO DAS CIDADES Profº Anderson Carlos URBANIZAÇÃO É o crescimento da proporção entre a população que vive em cidades em comparação com os habitantes de zonas rurais. A transferência da população

Leia mais

GEOGRAFIA. em escala mundial. A população, porém, continua crescendo em termos absolutos. Sobre a população mundial, analise as seguintes afirmativas:

GEOGRAFIA. em escala mundial. A população, porém, continua crescendo em termos absolutos. Sobre a população mundial, analise as seguintes afirmativas: GEOGRAFIA Sobre a população mundial, analise as seguintes afirmativas: I - Nas últimas décadas, a estrutura etária do Brasil tem se tornado gradativamente semelhante à dos países desenvolvidos. II - Nigéria,

Leia mais

O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral

O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral Dinâmica Demográfica O Estudo da População Prof. Robert Oliveira Cabral População Mundial Entrada da Mulher no Mercado de Trabalho Custo dos Filhos para as Famílias Redução da Natalidade (fatores) Avanço

Leia mais

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira.

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira Os primeiros habitantes

Leia mais

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III Referências ( Livros): BibliEx e PNLD DIFERENTES MODOS DE VER O MUNDO Regionalização do Mundo (outro critério) Critério utilizado Econômico A regionalização

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA Unidade I Os Estados Unidos da América 2 Aula 1.2 Conteúdo Os Estados Unidos da América 3 Habilidade Compreender os fatores que fazem dos Estados

Leia mais

Estrutura Populacional e IDH

Estrutura Populacional e IDH POPULAÇÃO Estrutura Populacional e IDH (in: http://saberesnet.webnode.pt/disciplinas/geografia/a9%c2%ba%20ano) Página 1 (in: TERRA, Lygia & COELHO, Marcos. Geografia Geral O espaço natural e socioeconômico.

Leia mais

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Porto Alegre 2015 INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE

Leia mais

Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano).

Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano). Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano). Índia aspectos humanos. Segundo país mais populoso do planeta (formigueiro humano) 1,2 bilhões de habitantes; População:

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Caderno de Atividades 016 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Resgatando conteúdos

Leia mais

CHINA Aspectos naturais e humanos

CHINA Aspectos naturais e humanos OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. A MÓDULO 35 CHINA Aspectos naturais e humanos REPÚBLICA POPULAR DA CHINA Localização: LESTE DA ÁSIA - País mais populoso do mundo: 1,393 bilhão de habitantes. - 3º em área territorial:

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Sobre a formação do território norte-americano, associe cada período aos principais fatos ocorridos. A) Século XVI B) Século

Leia mais

2) Cite três conseqüências da desigualdade socioeconômica presente entre os povos nos países em desenvolvimento. (0,8)

2) Cite três conseqüências da desigualdade socioeconômica presente entre os povos nos países em desenvolvimento. (0,8) TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 A 4 De acordo com a ONU (2007), a população mundial é de aproximadamente 6,6 bilhões de pessoas. Desse total mais de 5,0 bilhões vivem em nações subdesenvolvidas. Apesar da existência

Leia mais

L/O/G/O Evolução da população

L/O/G/O Evolução da população L/O/G/O Evolução da população Comportamento dos indicadores demográficos Resumo 1 2 Indicadores demográficos Evolução da população 3 4 Click t add title in here Click to add title in here Indicadores demográficos

Leia mais

Colégio Ressurreição

Colégio Ressurreição Colégio Ressurreição Atividade de revisão para a prova específica do 2º bimestre Responda em seu caderno as questões abaixo: 1. (Ufrgs 2005) Sobre a demografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

Leia mais

A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO O CRESCIMENTO POPULACIONAL RECENTE

A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO O CRESCIMENTO POPULACIONAL RECENTE A POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO O CRESCIMENTO POPULACIONAL RECENTE A POPULAÇÃO MUNDIAL POPULAÇÃO É O CONJUNTO DE PESSOAS QUE VIVEM EM UMA DETERMINADA ÁREA COMO UMA CIDADE, UMA VILA, UM PAÍS E ATÉ MESMO

Leia mais

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3 Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio Volume 2 Capítulo 3 Características Gerais Península da Ásia. Área: 10 300 000 de km². Formado por 49 países. Maior país Rússia; menor Vaticano. Federação

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

1 CHINA habitantes em 2015

1 CHINA habitantes em 2015 ÍNDIA POPULAÇÃO MUNDIAL Dados sobre a população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas ONU : 1950 2.525.778.669 habitantes 1970 3.691.172.616 habitantes 1990 5.320.816.667 habitantes 2010 6.916.183.482

Leia mais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais A População e o Território 1 A População e o Território Parte 1 2 Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais 1 Uma ocupação progressivamente mais intensa do território nacional: 3 A ocupação do solo em

Leia mais

Crescimento Populacional

Crescimento Populacional Crescimento Populacional Apesar de relativamente óbvio, podemos definir, como sendo, levando-se em conta principalmente a diminuição nas taxas de mortalidade em face de uma manutenção ou pontual aumento

Leia mais

CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS

CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS CIPD ALÉM DE 2014: DIÁLOGO COM JORNALISTAS INDICADORES DEMOGRÁFICOS AMÉRICA LATINA E CARIBE José Eustáquio Diniz Alves e Débora Thomé Rio de Janeiro, 17 de julho de 2013 Indicadores Demográficos para América

Leia mais

Relatório sobre A Situação da População Mundial Fundo de População das Nações Unidas UNFPA

Relatório sobre A Situação da População Mundial Fundo de População das Nações Unidas UNFPA Relatório sobre A Situação da População Mundial 2011 Fundo de População das Nações Unidas UNFPA 7 mil milhões / 7 biliões / 7 bilhões de pessoas: seu mundo, suas oportunidades Relatório 2011 O marco dos

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais

Gabarito da Prova Bimestral 3º Bimestre Geografia 3º Ano

Gabarito da Prova Bimestral 3º Bimestre Geografia 3º Ano Gabarito da Prova Bimestral 3º Bimestre Geografia 3º Ano 1. a) O que define uma metrópole é a influência que exerce nas dinâmicas sociais, econômicas e urbanas de outras cidades, por apresentar em seu

Leia mais

ATIVIDADE: Orientação Trabalho Atualidades- 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Aluno (a): N

ATIVIDADE: Orientação Trabalho Atualidades- 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Aluno (a): N ATIVIDADE: Orientação Trabalho - 2ª etapa/2012 Disciplina: GEOGRAFIA Série: Turma: Professor (a): GISELE Data: / / Aluno (a): N TRABALHO ATUALIDADES CDC- ENSINO MÉDIO Caros alunos, O trabalho da 2ª etapa

Leia mais

Estrutura Populacional

Estrutura Populacional Estrutura Populacional A estrutura populacional consiste na divisão dos habitantes, de acordo com aspectos estruturais, possibilitando sua análise por meio: da idade (jovens, adultos e idosos); do sexo

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Sobre a regionalização do continente asiático, associe os países às respectivas regiões. (A) Ásia Setentrional (B) Ásia

Leia mais

"As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo."

As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo. "As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo." Fases do crescimento mundial: 1ª fase :Crescimento Lento (primitivo) 2ª fase: Crescimento rápido 3ª fase:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX ARAÚJO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA ALUNO (A): Nº POPULAÇÃO MUNDIAL

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX ARAÚJO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA ALUNO (A): Nº POPULAÇÃO MUNDIAL ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX ARAÚJO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA ALUNO (A): Nº POPULAÇÃO MUNDIAL POPULAÇÃO MUNDIAL Com mais de 7,3 bilhões de habitantes dos

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Demografia - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia DEMOGRAFIA - CE O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 1/09/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano Culturas, Etnias e modernidade no mundo e no Brasil A diversidade cultural Capítulo 11 - Item 11.4 O choque entre culturas e etnocentrismo Capítulo 11 Relativismo cultural e tolerância Capítulo 11 Civilização

Leia mais

Conceitos introdutórios

Conceitos introdutórios População Conceitos introdutórios 1. POPULAÇÃO: conjunto de pessoas que habita determinado espaço geográfico. 2. POPULAÇÃO ABSOLUTA: número total de habitantes de um país, podendo este ser classificado,

Leia mais

Estratégia nacional Inserção internacional Mudanças sócio-demográficas Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP

Estratégia nacional Inserção internacional Mudanças sócio-demográficas Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Estratégia nacional Inserção internacional Mudanças sócio-demográficas Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Inserção Internacional Islândia Inglaterra Oceano Atlântico França Espanha Itália

Leia mais

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA

Os dois gigantes asiáticos. CHINA e ÍNDIA Os dois gigantes asiáticos CHINA e ÍNDIA CHINA Temperado Temperado Árido e semiárido Frio de montanha Subtropical China 1,353 bilhão e Índia 1,258 bilhão Existem mais pessoas vivendo dentro desse círculo

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

AS TEORIAS DEMOGRÁFICAS II: A TEORIA NEOMALTHUSIANA E OUTRAS TEORIAS

AS TEORIAS DEMOGRÁFICAS II: A TEORIA NEOMALTHUSIANA E OUTRAS TEORIAS AS TEORIAS DEMOGRÁFICAS II: A TEORIA NEOMALTHUSIANA E OUTRAS TEORIAS Aula 6 META Demostrar que a teoria neomalthusiana como uma política demográfica agressiva de controle da natalidade aplicado aos países

Leia mais