SOLARIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO PARA A PRODUÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOLARIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO PARA A PRODUÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS"

Transcrição

1 SOLARIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO PARA A PRODUÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS Moreliana Nascimento Bastos¹; Ubaldo Martins das Neves² ¹Aluno do Curso de Engenharia Florestal; Campus de Gurupi; moreliana_bastos@hotmail.com PIBIC/CNPq ²Orientador do Curso de Engenharia Florestal; Campus de Gurupi; neves@mail.uft.edu.br RESUMO O lodo de esgoto, é um resíduo com grande potencial poluidor advindo principalmente das áreas urbanas, apresenta alta concentração de microrganismos e para não contaminar os corpos d água, são tratados gerando um sólido biológico que pode ser utilizado no uso agrícola. Um problema limitante para a produção de substratos através do lodo de esgoto são os patógenos, dentre eles, os ovos de helmintos que são os mais resistentes à inativação térmica. O presente trabalho objetivou verificar a diferença do lodo de esgoto tratado com o lodo não tratado através da energia solar, realizado a partir de um solarizador que permite aumentar a temperatura em seu interior até 150 C para ser feita a esterilização e desinfecção do material e a partir disso, verificar a possibilidade de produzir mudas com o substrato gerado, livre de patógenos que possam prejudicar a produção. Para análise dos ovos de helmintos, foram realizadas técnicas pelo método utilizado por Yanko (1987), que permitiu sedimentar os ovos para facilitar a quantificação. Palavras-chave: lodo de esgoto; solarizador; ovos de helmintos. INTRODUÇÃO O lodo de esgoto é um resíduo rico em matéria orgânica gerado durante o tratamento das águas residuárias nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Na maioria dos países existem normas que regulamentam o destino do lodo, garantindo uma disposição segura, além do alto custo, que pode chegar a 50 % do custo operacional de uma ETE, depositar um resíduo com elevada carga orgânica no aterro, agrava ainda mais o problema com o manejo do lixo urbano. O lodo possui elevada quantidade de microrganismos como, vírus, bactérias, protozoários e helmintos, que é o patógeno mais estudado em questão de viabilidade dele no biossólido. Nos processos de tratamento, parte da matéria orgânica é absorvida, fazendo parte da

2 biomassa microbiana que é chamado de lodo biológico, dado este nome pelo fato de possuir principalmente sólidos de origem biológica. Segundo Andreoli et al. (2006) citado por Pedroza, et al. (2010), o termo biossólido só pode ser utilizado quando este apresenta condições para ser utilizado na agricultura, em que no processo biológico de tratamento, a matéria orgânica do lodo é absorvida, tornando-o um material biológico. O uso do biossólido na agricultura tem-se mostrado a melhor alternativa ambiental e econômica para o destino do lodo de esgoto, pois podem suprir as exigências nutricionais das plantas em razão do alto teor de matéria orgânica no lodo, o que contribui para a melhoria da fertilidade dos solos. A sua adição ao solo parece ser a melhor opção sob o ponto de vista econômico e ambiental, uma vez que apresenta o menor custo e promove a reciclagem de matéria orgânica. Dos agentes patogênicos, os ovos de helmintos são os mais resistentes, por apresentarem condições de sobreviverem maior parte do tempo no ambiente externo, como por exemplo os ovos do Ascaris sp. podem sobreviver até 7 anos, possuem ampla distribuição geográfica e alta frequência de parasitismo na população. De acordo com Simoneti (2006), os ovos de Ascaris são mais densos permitindo uma rápida sedimentação, facilitando a contagem. MATERIAL E MÉTODOS O material pesquisado foi o lodo de esgoto, adquirido na estação de tratamento de esgoto da cidade de Goiânia GO, devido à dificuldade em adquirir o material na cidade onde foi realizado o experimento, em Gurupi TO. Essa dificuldade acarretou alguns problemas na eficiência da pesquisa, relacionado à questão de deslocamento do material do local de origem ao local de destino. Foi construído um solarizador e colocado em um espaço onde possui maior radiação solar, nas coordenadas (11, S 49, W) da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Gurupi. Este solarizador é construído com materiais encontrados facilmente no comércio, eficiente e de baixo custo, constituído por um espelho parabólico de aço inoxidável. Este equipamento é suportado por armação de metal envoltos em uma redoma de vidro fino, que permite à radiação de permanecer no interior do solarizador, funcionando como uma estufa. Essa radiação é absorvida pelo tubos e por outras partes do equipamento gerando calor.

3 As análises foram realizadas no Laboratório de Manejo Integrado de Pragas, localizado na Universidade Federal do Tocantins, campus de Gurupi. A quantidade de ovos viáveis de helmintos foi determinada pelo método utilizado para verificação da presença de ovos de helmintos em esgoto e no biossólido de esgoto pelo método utilizado por Yanko, (1987) citado por C. Paulino, et al. (2001). Nessa técnica, a análise consiste em pesar 50g do material sólido (biossólido). As amostras eram homogeneizadas com solução tamponada (tampão fosfato) contendo tween 80 a 1%. Após a diluição, o material foi filtrado para remoção de partículas sólidas e mantido a temperatura ambiente, por 12 horas, para sedimentar. O sobrenadante era retirado com auxílio de sifão e o sedimento resultante transferido para tubos de centrífuga (100ml) e submetido a centrifugação a 3.500rpm, por três minutos. O sedimento resultante foi ressuspenso em solução de sulfato de zinco com densidade 1,20 (v/v) e centrifugado a 3.500rpm, por três minutos. Em seguida, transferido para um erlenmeyer e o conteúdo era diluído à metade da concentração com água destilada. O material era então coberto com papel alumínio e deixado para sedimentar por três horas. Após o período de sedimentação, o sobrenadante foi aspirado (o máximo possível) com auxílio de sifão e o sedimento ressuspenso por agitação. O material resultante (50ml) era transferido para tubos cônicos de centrífuga. Centrifugava-se o material a rpm por três minutos. Após a centrifugação, o sedimento resultante foi centrifugado novamente a rpm, e o sedimento ressuspenso em solução ácido/álcool - éter etílico (H2SO4 0,1N/C2H5OH 35%) (7ml/3ml). Agitou-se a solução no tubo e este era aberto a cada agitação para deixar escapar o gás. Centrifugava-se a 1.800rpm, por 3 minutos. Descartava-se o sobrenadante. Para eliminar o éter foi procedido uma nova lavagem do material com 4ml de H2SO4 0,1N. Descartou-se novamente o sobrenadante e finalmente, o sedimento foi ressuspenso em 4ml de solução 0.1N de H2SO4. Parte dele (1ml) foi usado para determinação do número de ovos de helmintos em câmara de Neubauer. A outra parte foi incubada em estufa a 25 C por quatro semanas para o estudo da viabilidade dos ovos de helmintos. Ao final dessas quatro semanas, foi feito visualização em lâminas no microscópio para realizar a contagem dos ovos e expressá-los em número de ovos por ml.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO O lodo de esgoto estudado, foi concedido pela Estação de Tratamento de Esgoto, da cidade de Goiânia-GO, pois houve dificuldades em adquiri-lo na cidade onde o mesmo foi estudado para realizar o experimento. O tempo de exposição no qual o material foi exposto durante o tempo de permanência no local de origem e o trajeto no qual foi deslocado até o local de destino, Gurupi-TO, propiciou efeitos não satisfatórios em relação ao resultado desejado. Sendo assim, foram realizadas as técnicas para quantificar os ovos de helmintos através do método de Yanko (1987), no qual foi citado anteriormente. Esse método permitiu que o lodo de esgoto sedimentasse através do processo de centrifugação, para a recuperação dos ovos do sobrenadante e melhor agrupamento dos mesmos para realizar a contagem. Meyer (1978) e Zhou et al.(1985) citado por Galván et al. (1998), ressaltam que o método da coloração se baseia nas trocas de permeabilidade da camada externa dos ovos, provocadas pelas mudanças das estruturas químicas dos componentes que envolvem o ovo, quando este perde sua viabilidade. Os ovos que são viáveis não permitem a entrada do corante, permanecendo, portanto, com a sua cor natural (castanho-amarelada), já os ovos não viáveis, permitem a entrada do corante e portanto se coram, pois os ovos viáveis conservam sua impermeabilidade e portanto não incorporam os corantes. Foi feita a análise com o corante lugol e uma análise sem o lugol. A amostra sem lugol foi colocada na lâmina para em uma quantidade de 50 microlitros, e observou-se 6 ovos de Ancilostomídeos (Ancylóstoma duodenale) e um ovo de Ascaris sp (Ascaris lumbricóides) viáveis, ou seja, 140 ovos por ml. Ambos são da classe Nematoda, e não obtiveram coloração na membrana. Já na segunda análise, foram realizadasas análises com o material tratado no solarizador, em um período de 2 horas, à temperatura que variou de 110 C à 150 C, de 15:00 às 17:00 horas aproximadamente, e não foi encontrado nenhum ovo viável de helminto, ou seja, a temperatura foi suficiente para inativar os ovos, tornando-os incapazes de eclodirem.

5 Os ovos de Ascaris sp são facilmente identificados quando comparado aos ovos do Ancilostomídeo, haja visto que o ovo de Ascaris possui forma esférica ou oval, cor castanho-amarelada, possui membrana dupla. Já os ovos de Ancilostomídeos possuem Forma ovóide ou elíptica, sem clivagem entre a casca e a célula-ovo e há sempre uma membrana fina e transparente envolvida por uma linha preta, que é a característica diferencial. Foram plantadas espécies de Flamboyant com o substrato tratado e sem tratar, e pode-se observar que a espécie plantada com substrato sem tratamento, não se desenvolveu de forma esperada devido à quantidade de patógenos que impediram o desenvolvimento e crescimento da planta adequadamente. Já a semente plantada no substrato com lodo tratado termicamente, apresentou um bom desenvolvimento, não houve indícios de deficiência. LITERATURA CITADA PAULINO, R. C., CASTRO, E. A., THOMAZ-SOCCOL, V. Tratamento anaeróbio de esgoto e sua eficiência na redução da viabilidade de ovos de helmintos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 34, n. 5, set/out PEDROZA, M. M., VIEIRA, G. E. G., SOUSA, J. F., PICKLER, A. C., LEAL, E. R. M., MILHOMEN, C. C. Produção e tratamento de lodo de esgoto uma revisão. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 11. n.16, p , jul./dez ROJAS, M. N.,GALVÁN, M.,VICTORICA, J. Evaluación rápida de laviabilidad de los huevos de helmintos con colorantes biológicos. In: CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITARIA Y AMBIENTAL, 1998, Lima. Anais... Lima: APIS, p SIMONETI, M. D. F. Inativação Térmica de ovos de Helmintos em Água e em Biossólidos Digeridos: Cinética em Reator Batelada e Modelagem Matemática em Reator Tubular. 251 f. Dissertação (Doutor em Engenharia) -Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006 AGRADECIMENTOS O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq Brasil

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES A. B. SOUZA 1, R. MEIRELLES Jr 2, M.F. MENDES 3 e C.S.S. PEREIRA 4 1 Universidade Severino

Leia mais

AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETECÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS NO LODO E DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE RECUPERAÇÃO

AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETECÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS NO LODO E DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETECÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS NO LODO E DETERMINAÇÃO DO PERCENTUAL DE RECUPERAÇÃO Wilma Maria Coelho* Saneamento de Goiás S/A - Bióloga/Biomédica mestre em Parasitologia

Leia mais

16 Tratamento e disposição de lodos

16 Tratamento e disposição de lodos 16 Tratamento e disposição de lodos 16.1 Produção de lodo de uma ETE Lagoas de estabilização Grandes áreas acumulação pequena de lodo Lagoas aeradas Lagoas de sedimentação Acumulação por 1 a 2 anos necessidade

Leia mais

DESINFECÇÃO E SECAGEM TÉRMICA DO LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO EM LEITO DE SECAGEM PELO USO DE BIOGÁS.

DESINFECÇÃO E SECAGEM TÉRMICA DO LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO EM LEITO DE SECAGEM PELO USO DE BIOGÁS. DESINFECÇÃO E SECAGEM TÉRMICA DO LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO EM LEITO DE SECAGEM PELO USO DE BIOGÁS. FERREIRA, A. C.; ANDREOLI, C. V. FRANÇA, M.; CHERUBINI, C. Desinfecção e Secagem Térmica do lodo de esgoto

Leia mais

II DISPOSIÇÃO DE LODO DE ESGOTO NO SOLO AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SANITÁRIOS

II DISPOSIÇÃO DE LODO DE ESGOTO NO SOLO AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SANITÁRIOS II-004 - DISPOSIÇÃO DE LODO DE ESGOTO NO SOLO AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS SANITÁRIOS Marta Siviero Guilherme Pires (1) Bióloga, Mestre em Engenharia Civil, Doutoranda em Saneamento e Ambiente pela Faculdade

Leia mais

APLICAÇÃO DE LODO TERMICAMENTE TRATADO EM SOLARIZADOR PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS

APLICAÇÃO DE LODO TERMICAMENTE TRATADO EM SOLARIZADOR PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS APLICAÇÃO DE LODO TERMICAMENTE TRATADO EM SOLARIZADOR PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS Nathana Gomes Cardoso Neres 1 ; Ubaldo Martins das Neves 2 ; Amanda da Silva Reis 1 1 Aluno do Curso

Leia mais

DECAIMENTO DE PATÓGENOS EM BIOSSÓLIDOS ESTOCADOS EM VALAS

DECAIMENTO DE PATÓGENOS EM BIOSSÓLIDOS ESTOCADOS EM VALAS DECAIMENTO DE PATÓGENOS EM BIOSSÓLIDOS ESTOCADOS EM VALAS Pedro Alem Sobrinho (*) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP. Professor Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária.

Leia mais

PROCESSO DE TRATAMENTO

PROCESSO DE TRATAMENTO PROCESSO DE TRATAMENTO Consiste em separar a parte líquida da parte sólida do esgoto, e tratar cada uma delas separadamente, reduzindo ao máximo a carga poluidora, de forma que elas possam ser dispostas

Leia mais

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina II-092- REDUÇÃO NAS CONCENTRAÇÕES DE PATÓGENOS EM BIOSSÓLIDOS DISPOSTOS EM VALAS POR LONGO

Leia mais

II-186 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE SÓLIDOS SEDIMENTÁVEIS NA CONTAGEM DE OVOS DE HELMINTOS PELO MÉTODO DE BAILENGER MODIFICADO

II-186 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE SÓLIDOS SEDIMENTÁVEIS NA CONTAGEM DE OVOS DE HELMINTOS PELO MÉTODO DE BAILENGER MODIFICADO II-186 ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE SÓLIDOS SEDIMENTÁVEIS NA CONTAGEM DE OVOS DE HELMINTOS PELO MÉTODO DE BAILENGER MODIFICADO Adriana Molina Zerbini Bióloga pela PUC/MG. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente

Leia mais

Marina Andrada Maria Pesquisadora em Tecnologia, DSc

Marina Andrada Maria Pesquisadora em Tecnologia, DSc Marina Andrada Maria Pesquisadora em Tecnologia, DSc Posicionamento Soluções integradas em medições ambientais, tecnologias sustentáveis aplicadas a processos e recuperação ambiental Desmitificando o uso

Leia mais

ALTERNATIVES REUSE FOR WASTE OF TREATMENT PLANTS WATER AND SEWAGE: THE BRAZILIAN SITUATION NASCIMENTO, C. M. da S., EL-DEIR, S. G.

ALTERNATIVES REUSE FOR WASTE OF TREATMENT PLANTS WATER AND SEWAGE: THE BRAZILIAN SITUATION NASCIMENTO, C. M. da S., EL-DEIR, S. G. ALTERNATIVES REUSE FOR WASTE OF TREATMENT PLANTS WATER AND SEWAGE: THE BRAZILIAN SITUATION NASCIMENTO, C. M. da S., EL-DEIR, S. G. Soraya El-Deir Profª UFRPE Pesquisadora Líder do Gampe sorayageldeir@gmail.com

Leia mais

AULA PRÁTICA 3-02/06/2015. Roteiro de aula prática. Infecção de macrófagos por Leishmania (Leishmania) amazonensis

AULA PRÁTICA 3-02/06/2015. Roteiro de aula prática. Infecção de macrófagos por Leishmania (Leishmania) amazonensis AULA PRÁTICA 3-02/06/2015 Roteiro de aula prática Infecção de macrófagos por Leishmania (Leishmania) amazonensis Macrófagos previamente plaqueados e infectados com formas promastigotas de Leishmania (Leishmania)

Leia mais

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE OVOS DE HELMINTOS EM AMOSTRAS DO CONTEÚDO DE FOSSAS E TANQUES SÉPTICOS

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE OVOS DE HELMINTOS EM AMOSTRAS DO CONTEÚDO DE FOSSAS E TANQUES SÉPTICOS ANÁLISE DA VIABILIDADE DE OVOS DE HELMINTOS EM AMOSTRAS DO CONTEÚDO DE FOSSAS E TANQUES SÉPTICOS Yannice SANTOS (1); Dayana TORRES (2) (1) Instituto Federal do Ceará Campus Juazeiro do Norte, Av. Aderaldo

Leia mais

DESINFECÇÃO E SECAGEM TÉRMICA DE LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO PELO USO DE BIOGÁS

DESINFECÇÃO E SECAGEM TÉRMICA DE LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO PELO USO DE BIOGÁS DESINFECÇÃO E SECAGEM TÉRMICA DE LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO PELO USO DE BIOGÁS Cleverson Vitório Andreoli * Eng. Agrônomo, Dr. em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), Professor da UFPR, Eng. de Desenvolvimento

Leia mais

II ESTUDO DA TERMORESISTÊNCIA DE OVOS DE HELMINTOS, COLIFORMES TERMOTOLERANTES E Escherichia coli.

II ESTUDO DA TERMORESISTÊNCIA DE OVOS DE HELMINTOS, COLIFORMES TERMOTOLERANTES E Escherichia coli. II-390 - ESTUDO DA TERMORESISTÊNCIA DE OVOS DE HELMINTOS, COLIFORMES TERMOTOLERANTES E Escherichia coli. Eduardo Pedroza da Cunha Lima (1) Químico Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre

Leia mais

Aplicação de lodo de esgoto como fertilizante

Aplicação de lodo de esgoto como fertilizante Aplicação de lodo de esgoto como fertilizante UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CCA Biotecnologia de Resíduos Alunos: Bárbara Pereira Borges RA: 376566 Vanessa Caroline Déssia RA:376434 Daniel Besse RA:

Leia mais

Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP

Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP Recuperação de fósforo de efluentes através da precipitação de estruvita MAP Liana de Holanda Viana Barros 1, Lorena Albuquerque Adriano da Silva², André Luís Calado Araújo 3, 1Graduanda em Tecnologia

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO PODAS VERDES E RESÍDUOS DO SANEAMENTO

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO PODAS VERDES E RESÍDUOS DO SANEAMENTO AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO PODAS VERDES E RESÍDUOS DO SANEAMENTO ANDREOLI, C.V.; BACKES, S.A.; CHERUBINI, C. Avaliação do processo de compostagem utilizando podas verdes e resíduos

Leia mais

II INFLUÊCIA DA UMIDADE E DA ESPESSURA DA CAMADA DE LODO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DA TEMPERATURA

II INFLUÊCIA DA UMIDADE E DA ESPESSURA DA CAMADA DE LODO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DA TEMPERATURA II-391 - INFLUÊCIA DA UMIDADE E DA ESPESSURA DA CAMADA DE LODO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DA TEMPERATURA Eduardo Pedroza da Cunha Lima (1) Químico Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO Leonora M. de SOUZA ( 1 ); Paulo S. SCALIZE ( 2 ) RESUMO As estações de tratamento de água (ETAs) podem gerar impactos negativos ao

Leia mais

DECAIMENTO DE PATÓGENOS EM BIOSSÓLIDOS SUBMETIDOS À SECAGEM EM ESTUFA AGRÍCOLA

DECAIMENTO DE PATÓGENOS EM BIOSSÓLIDOS SUBMETIDOS À SECAGEM EM ESTUFA AGRÍCOLA DECAIMENTO DE PATÓGENOS EM BIOSSÓLIDOS SUBMETIDOS À SECAGEM EM ESTUFA AGRÍCOLA João Baptista Comparini (*) Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo SABESP. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica

Leia mais

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Pecuária Biofertilizante, Biogás e Energia Elétrica Fabiano Coser MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Tratamento dos Dejetos Aproveitamento Econômico

Leia mais

Química das Águas - parte 3b

Química das Águas - parte 3b QUI 163 - QUÍMICA AMBIENTAL (2018/2) Química das Águas - parte 3b - Purificação de águas poluídas (Tratamento de esgoto) - Entrega da Lista de exercícios Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF

Leia mais

Palestrante: Eng Josuel Batista dos Santos

Palestrante: Eng Josuel Batista dos Santos Palestrante: Eng Josuel Batista dos Santos INSTITUCIONAL A Wüstenjet Engenharia atua há mais de 30 anos na prestação de serviços de serviços técnicos em engenharia e na área de saneamento básico, atendendo

Leia mais

Purificação das águas: tratamento de esgoto

Purificação das águas: tratamento de esgoto Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Ambiental (2017/2) Química das Águas (Parte 3b) Purificação das águas: tratamento de esgoto Estagiário:

Leia mais

USO DO BIOSSÓLIDO COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE AROEIRA (Schinus terenbinthifolius Raddi)

USO DO BIOSSÓLIDO COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE AROEIRA (Schinus terenbinthifolius Raddi) USO DO BIOSSÓLIDO COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE AROEIRA (Schinus terenbinthifolius Raddi) Kelly Dayana Benedet Maas 1 ; Greyce Charllyne Benedet Maas 1 ; Cristiane Ramos Vieira 1, Oscarlina Lucia

Leia mais

PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS PROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS E LEVEDURAS LIPOLÍTICAS DO ESTADO DO TOCANTINS PROMISSORAS EM APLICAÇÕES INDUSTRIAIS Maysa Lima Parente Fernandes¹; Ezequiel Marcelino da Silva². 1 Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS 56 Congresso Brasileiro de Química Belém / PA, 07/11/2016 a 11/11/2016 POTENCIAL ANTIBIÓTICO DE EXTRATO AQUOSO DE CASCAS DE CAJUEIRO SOBRE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Leia mais

Prof. Dr. Luciano dos Santos Rodrigues EV-UFMG. Contato: Telefone: (31)

Prof. Dr. Luciano dos Santos Rodrigues EV-UFMG. Contato:   Telefone: (31) Prof. Dr. Luciano dos Santos Rodrigues EV-UFMG Contato: e-mail: lsantosrodrigues@gmail.com Telefone: (31) 9891-9747 Atividades agropecuárias e de processamento de produtos agropecuários têm proporcionado

Leia mais

Tratamento de Água: Desinfecção

Tratamento de Água: Desinfecção UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Desinfecção DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito É o processo

Leia mais

IMPACTO DA CODISPOSIÇÃO DE LODO SÉPTICO NAS TRINCHEIRAS DE UM ATERRO SANITÁRIO RESUMO

IMPACTO DA CODISPOSIÇÃO DE LODO SÉPTICO NAS TRINCHEIRAS DE UM ATERRO SANITÁRIO RESUMO IMPACTO DA CODISPOSIÇÃO DE LODO SÉPTICO NAS TRINCHEIRAS DE UM ATERRO SANITÁRIO RESUMO Carlos Rafael Dufrayer 1 Patrícia Caldeira de Souza¹ Fabiana Barbosa de Resende¹ Milton Gonçalves da Silva Júnior¹

Leia mais

CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs

CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs PHA 3413 Tratamento de Esgoto Sanitário ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL Prof. Tit. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Theo Syrto

Leia mais

4 Reciclagem do lodo para utilização final na agricultura

4 Reciclagem do lodo para utilização final na agricultura 24 4 Reciclagem do lodo para utilização final na agricultura A reciclagem agrícola tem proporcionado inúmeros benefícios tanto para o homem quanto a natureza, logo a reciclagem transforma um simples resíduo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE METANOGÊNICA ESPECÍFICA DE RESÍDUOS DA ATIVIDADE DE AVICULTURA DE POSTURA

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE METANOGÊNICA ESPECÍFICA DE RESÍDUOS DA ATIVIDADE DE AVICULTURA DE POSTURA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE METANOGÊNICA ESPECÍFICA DE RESÍDUOS DA ATIVIDADE DE AVICULTURA DE POSTURA Lorena Braga Quintella Jucá Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim Universidade Federal de Alagoas Centro de

Leia mais

Tratamento, Minimização e Utilização:

Tratamento, Minimização e Utilização: Painel: Minimização e Utilização de Lodos de ETAs e ETEs Tratamento, Minimização e Utilização: uma visão geral MSc. Eng. Danieli Ledur Kist Instituto de Pesquisas Hidráulicas / UFRGS Problemática: - Volume

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 4137, DE 2004

PROJETO DE LEI N o 4137, DE 2004 PROJETO DE LEI N o 4137, DE 2004 (Do Sr. Julio Lopes) Estabelece normas gerais para utilização e disposição de biossólidos gerados por estações de tratamento de esgotos e de lixo, e dá outras providências.

Leia mais

Tratamento de Esgoto

Tratamento de Esgoto Geração de Energia a partir de Biogás s em Estações de Tratamento de Esgoto Suani Teixeira Coelho Recife, 19 de maio de 2010 Resíduos Urbanos e Agrícolas Briquetes Óleos Vegetais Cana-de-açúcar Carvão

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS (LOB1225) G Aula 12 Tratamento secundário de esgotos Lagoas aeradas

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS (LOB1225) G Aula 12 Tratamento secundário de esgotos Lagoas aeradas TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS (LOB1225) G Aula 12 Tratamento secundário de esgotos Lagoas aeradas Lagoas aeradas 2 Lagoas aeradas - Jarinu 3 4 Lagoas aeradas - Itapetininga 5 Lagoas de decantação 6 Sistemas

Leia mais

Química das Águas - parte 3

Química das Águas - parte 3 QUÍMICA AMBIENTAL Química das Águas - parte 3 Aula S05 - Purificação de águas poluídas (Tratamento de esgoto) Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF 1º período de 2014 Recapitulando... Águas naturais

Leia mais

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa 4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa A cepa de Rhodococcus ruber empregada nos experimentos, como biossorvente, foi fornecida pela Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia André Toselo (São

Leia mais

Técnicas Microbiológicas

Técnicas Microbiológicas IX Semana de Biologia da UFPB Técnicas Microbiológicas e Rotina Laboratorial Laboratório de Genética de Microrganismos - DBM Conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos

Leia mais

Desaguamento e higienização do lodo da ETE Castelo utilizando estufa agrícola

Desaguamento e higienização do lodo da ETE Castelo utilizando estufa agrícola 1 Desaguamento e higienização do lodo da ETE Castelo utilizando estufa agrícola Autores: Juliana Guasti Lozer Juciane Silva da Motta Elza de Abreu Costa Vinícius de Mattos Fabris 2 Divisão de Gestão e

Leia mais

Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil

Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil Riscos microbiológicos associados ao uso agrícola de biossólidos e a resolução Conama n 375 Tiago de Brito Magalhães Belo Horizonte

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho ANÁLISE DO USO DE ADUBO ORGÂNICO NO CULTIVO DE GIRASSOL Nome do Autor (a) Principal Andréia Vanessa Stocco Ortolan Nome (s) do Coautor (a)

Leia mais

Métodos em Fitopatologia. Esterilização

Métodos em Fitopatologia. Esterilização Métodos em Fitopatologia Esterilização Esterilização: processo que visa eliminar todos os microorganismos presentes em um material / meio de cultura; Assepsia: Conjunto de processos (técnicas) utilizados

Leia mais

Pesquisador da Embrapa (Parque Estação Biológica, PqEB, s/n, Edíficio Sede, Brasília, DF, CEP

Pesquisador da Embrapa (Parque Estação Biológica, PqEB, s/n, Edíficio Sede, Brasília, DF, CEP SOBREVIVÊNCIA DE OVOS DE HELMINTOS NA RECICLAGEM AGRÍCOLA DO LODO DE ESGOTO NO DISTRITO FEDERAL Carla Albuquerque de Souza 1 ; Jorge Lemainski 2 ; José Eurípedes da Silva 3 ; Helena Adorni Mazzotti 4 Termos

Leia mais

Metodologias de Diagnóstico em Parasitologia

Metodologias de Diagnóstico em Parasitologia Metodologias de Diagnóstico em Parasitologia 1) MÉTODOS PARASITOLÓGICOS MÉTODOS DIRETOS Tipo de amostra: a. Fezes Exame macroscópico Nesta análise é importante observar a presença de proglotes, vermes

Leia mais

II-400 ESTUDO COMPARATIVO DA SECAGEM NATURAL DE LODOS DE ETEs SUBMETIDOS AO PROCESSO DE CENTRIFUGAÇÃO

II-400 ESTUDO COMPARATIVO DA SECAGEM NATURAL DE LODOS DE ETEs SUBMETIDOS AO PROCESSO DE CENTRIFUGAÇÃO II-400 ESTUDO COMPARATIVO DA SECAGEM NATURAL DE LODOS DE ETEs SUBMETIDOS AO PROCESSO DE CENTRIFUGAÇÃO Sara Rachel Orsi Moretto (1) Bacharel em Física pela PUC-SP. Mestre em Eletrônica e Telecomunicações/Materiais

Leia mais

QUESTIONÁRIO MÍDIA 2

QUESTIONÁRIO MÍDIA 2 QUESTIONÁRIO MÍDIA 2 QUESTIONÁRIO 1- Em que gêneros bacterianos e por que utilizamos a coloração de Ziehl-Neelsen? 2- Com que finalidade utilizamos a coloração de Albert- Layborn? 3- Qual o método de coloração

Leia mais

Grupo de Pesquisa em Toxicologia Analítica

Grupo de Pesquisa em Toxicologia Analítica DESPROTEINIZAÇÃO DE AMOSTRAS DE SANGUE PELO SULFATO DE ZINCO ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA ESTRATÉGIA. ElianiSpinelli(spinelli@vm.uff.br) 1 ; SoreleB. Fiaux 1 ; CassiaM. L. Silva 2 ; HelianeDuarte

Leia mais

Aula 5: Química das Águas Parte 3b

Aula 5: Química das Águas Parte 3b QUÍMICA AMBIENTAL 2S 2015 Aula 5: Química das Águas Parte 3b Purificação de águas: tratamento de esgotos Thalles Pedrosa Lisboa Departamento de Química UFJF Recapitulando... Dados relativos ao estado de

Leia mais

Aula 5: Química das Águas Parte 3b

Aula 5: Química das Águas Parte 3b Química Ambiental- 1 semestre 2016 Aula 5: Química das Águas Parte 3b Purificação de águas:tratamento de esgoto Taimara Polidoro Ferreira Departamento de Química- UFJF Importância do tratamento de esgoto

Leia mais

PRODUÇÃO DE METANO A PARTIR DE MANIPUEIRA E LODO DE ETE

PRODUÇÃO DE METANO A PARTIR DE MANIPUEIRA E LODO DE ETE PRODUÇÃO DE METANO A PARTIR DE MANIPUEIRA E LODO DE ETE IAGO JOSÉ S. SILVA 1, G. A. SILVA 1, K. V. G. CABRAL 1, M. R. S. MONTEIRO 2, P. C. SILVA 1, S. PERES 3, M. L. A. P. F. PALHA 1 1 Universidade Federal

Leia mais

Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo

Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo Substratos orgânicos para mudas de hortaliças produzidos a partir da compostagem de cama de cavalo Marcelo Roberto Gomes dos Santos (1) ; Milene da Silva Soares (2) ; Marco Antonio de Almeida Leal (3)

Leia mais

Resumo. Luciana de Jesus Barros; Layne Sousa dos Santos. Orientadores: Elba Gomes dos Santos, Luiz Antônio Magalhães Pontes

Resumo. Luciana de Jesus Barros; Layne Sousa dos Santos. Orientadores: Elba Gomes dos Santos, Luiz Antônio Magalhães Pontes Estudo da remoção do Metal Ferro por Adsorção em Mesocarpo do Coco Luciana de Jesus Barros; Layne Sousa dos Santos Orientadores: Elba Gomes dos Santos, Luiz Antônio Magalhães Pontes Resumo Neste trabalho,

Leia mais

BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM SISTEMA BATELADA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE MATADOURO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS

BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM SISTEMA BATELADA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE MATADOURO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS BIODIGESTÃO ANAERÓBIA EM SISTEMA BATELADA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE MATADOURO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS Diana Cléssia Vieira Belchior 1 ; Ezequiel Marcelino da Silva 2. 1 Aluna do Curso de Engenharia Biotecnológica;

Leia mais

MARILZA DE FÁTIMA SIMONETI EM BIOSSÓLIDOS DIGERIDOS: - CINÉTICA EM REATOR BATELADA E - MODELAGEM MATEMÁTICA EM REATOR TUBULAR

MARILZA DE FÁTIMA SIMONETI EM BIOSSÓLIDOS DIGERIDOS: - CINÉTICA EM REATOR BATELADA E - MODELAGEM MATEMÁTICA EM REATOR TUBULAR MARILZA DE FÁTIMA SIMONETI INATIVAÇÃO TÉRMICA DE OVOS DE HELMINTOS EM ÁGUA E EM BIOSSÓLIDOS DIGERIDOS: - CINÉTICA EM REATOR BATELADA E - MODELAGEM MATEMÁTICA EM REATOR TUBULAR Tese apresentada à Escola

Leia mais

PHA 3203 ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3203 ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3203 ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Imperador Amarelo (Huang Di) (2700-2600 a.c.): é mais importante prevenir a doença que curá-la quando ela

Leia mais

REDUÇÃO DE SÓLIDOS VOLÁTEIS E TAXA DE APLICAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA EM BIODIGESTOR TUBULAR DE PVC

REDUÇÃO DE SÓLIDOS VOLÁTEIS E TAXA DE APLICAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA EM BIODIGESTOR TUBULAR DE PVC REDUÇÃO DE SÓLIDOS VOLÁTEIS E TAXA DE APLICAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA EM BIODIGESTOR TUBULAR DE PVC Joilson Roda Echeverria 1 ; Tânia Mara Baptista dos Santos 2 1 Acadêmico

Leia mais

3º. A excepcionalidade prevista no 1º deste artigo não se aplica aos resíduos orgânicos industriais.

3º. A excepcionalidade prevista no 1º deste artigo não se aplica aos resíduos orgânicos industriais. RESOLUÇÃO CONAMA Nº 481, de 03/10/2017 Estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos, e dá outras providências.

Leia mais

I SIMULAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DE ETAs EM ETEs - REMOÇÃO DE SÓLIDOS E DE OVOS E LARVAS DE HELMINTOS

I SIMULAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DE ETAs EM ETEs - REMOÇÃO DE SÓLIDOS E DE OVOS E LARVAS DE HELMINTOS I-009 - SIMULAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DE ETAs EM ETEs - REMOÇÃO DE SÓLIDOS E DE OVOS E LARVAS DE HELMINTOS Paulo Sérgio Scalize Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade Barão

Leia mais

TÍTULO: O USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO NA ÁREA DE QUÍMICA

TÍTULO: O USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO NA ÁREA DE QUÍMICA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: O USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO NA ÁREA

Leia mais

II-311 DESTRUIÇÃO DE AZO-CORANTES COMERCIAIS EM EFLUENTES TÊXTEIS POR PROCESSO FOTOCATALÍTICO

II-311 DESTRUIÇÃO DE AZO-CORANTES COMERCIAIS EM EFLUENTES TÊXTEIS POR PROCESSO FOTOCATALÍTICO II-311 DESTRUIÇÃO DE AZO-CORANTES COMERCIAIS EM EFLUENTES TÊXTEIS POR PROCESSO FOTOCATALÍTICO Karen Márcia Rodrigues Paiva (1) Graduada em Química Industrial, pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Leia mais

Acidez do solo em plantios de Eucalyptus grandis sob efeito residual da adubação com diferentes lodos de esgoto

Acidez do solo em plantios de Eucalyptus grandis sob efeito residual da adubação com diferentes lodos de esgoto Acidez do solo em plantios de Eucalyptus grandis sob efeito residual da adubação com diferentes lodos de esgoto Alexandre de Vicente Ferraz Fábio Poggiani Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais

Leia mais

CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE SISTEMAS DE FILTRAÇÃO DIRETA ASCENDENTE E DESAGUAMENTO DO LODO POR CENTRIFUGAÇÃO

CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE SISTEMAS DE FILTRAÇÃO DIRETA ASCENDENTE E DESAGUAMENTO DO LODO POR CENTRIFUGAÇÃO CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTROS DE SISTEMAS DE FILTRAÇÃO DIRETA ASCENDENTE E DESAGUAMENTO DO LODO POR CENTRIFUGAÇÃO Luiz Di Bernardo (1) Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos

Leia mais

EFEITO DA TEMPERATURA DE GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA NA ADSORÇÃO DE CORANTE REATIVO

EFEITO DA TEMPERATURA DE GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA NA ADSORÇÃO DE CORANTE REATIVO EFEITO DA TEMPERATURA DE GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA NA ADSORÇÃO DE CORANTE REATIVO J. J. SORNAS¹, W. UTECH JUNIOR¹, R. F. dos SANTOS¹, A. R. VASQUES², C. MARANGON¹I, C. R. L. de AGUIAR¹, E. FONTANA¹, R.

Leia mais

DISPOSIÇÃO FINAL DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTO: UMA REVISÃO

DISPOSIÇÃO FINAL DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTO: UMA REVISÃO DISPOSIÇÃO FINAL DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTO: UMA REVISÃO 1. INTRODUÇÃO A disposição final de lodos de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto

Leia mais

Uso de Resíduos em Plantios Florestais: Presente e Futuro

Uso de Resíduos em Plantios Florestais: Presente e Futuro UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (Campus de Botucatu) Faculdade de Ciências Agronômicas Departamento de Recursos Naturais Área de Ciência do Solo Uso de Resíduos em Plantios Florestais: Presente e Futuro

Leia mais

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19 Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de hidrogênio i e ativada por tratamento térmico como meio adsorvedor do corante Reativo Kelli Cristina de Souza BLUE 19 Orientadora: Prof. Dra. Maria Lúcia

Leia mais

Estudo da estabilidade do sistema Paratest usado para diagnóstico das parasitoses intestinais Rev.00 10/01/2011

Estudo da estabilidade do sistema Paratest usado para diagnóstico das parasitoses intestinais Rev.00 10/01/2011 1 Estudo da estabilidade do sistema Paratest usado para diagnóstico das parasitoses intestinais Rev.00 10/01/2011 1. Introdução As parasitoses intestinais representam sério problema de saúde pública, em

Leia mais

TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS DE TF-TEST (THREE FECAL TEST) CONVENTIONAL E MODIFIED

TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS DE TF-TEST (THREE FECAL TEST) CONVENTIONAL E MODIFIED TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS DE TF-TEST (THREE FECAL TEST) CONVENTIONAL E MODIFIED I. COMENTÁRIOS A técnica parasitológica de TF-Test Conventional, utilizando o kit comercial TF- Test, foi avaliada para o

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA CODISPOSIÇÃO DE LODO SÉPTICO EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERROS SANITÁRIOS

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA CODISPOSIÇÃO DE LODO SÉPTICO EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERROS SANITÁRIOS AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA CODISPOSIÇÃO DE LODO SÉPTICO EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERROS SANITÁRIOS Jose Rodrigo dos Santos SILVA (joserodrigo4@yahoo.com.br) Eraldo Henriques

Leia mais

Agradecimento Abril de 2017

Agradecimento Abril de 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Hidráulicas Departamento de Obras Hidráulicas IPH 02058: Tratamento de Água e Esgoto Engenharia Hídrica Agradecimento: O prof. Gino agradece

Leia mais

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Suinocultura: Biofertilizante, Biogás e Energia Elétrica

Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Suinocultura: Biofertilizante, Biogás e Energia Elétrica APROVEITAMENTO ECONÔMICO DOS RESÍDUOS DA PRODUÇÃO DE SUÍNOS Geração de Renda a Partir dos Dejetos da Suinocultura: Biofertilizante, Biogás e Energia Elétrica Fabiano Coser Fabrício Oliveira Leitão MINISTÉRIO

Leia mais

ANÁLISE DO ph DO SOLO ATRAVÉS DE UMA ESCALA DE ph CONSTRUÍDA COM UM INDICADOR DE REPOLHO ROXO

ANÁLISE DO ph DO SOLO ATRAVÉS DE UMA ESCALA DE ph CONSTRUÍDA COM UM INDICADOR DE REPOLHO ROXO 1 ANÁLISE DO ph DO SOLO ATRAVÉS DE UMA ESCALA DE ph CONSTRUÍDA COM UM INDICADOR DE REPOLHO ROXO Danielly Marinho Rocha Lucena 1 ; Bernardo Lelis Rezende Lopes 2 ; Janainne Nunes Alves 3 Resumo: Os conceitos

Leia mais

Levantamento de ovos de helmintos em lodo de esgoto oriundo de Campo Grande (MS) após tratamento anaeróbico

Levantamento de ovos de helmintos em lodo de esgoto oriundo de Campo Grande (MS) após tratamento anaeróbico Levantamento de ovos de helmintos em lodo de esgoto oriundo de Campo Grande (MS) após tratamento anaeróbico 207 Levantamento de ovos de helmintos em lodo de esgoto oriundo de Campo Grande (MS) após tratamento

Leia mais

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG ESTUDO DA APLICAÇÃO DA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO COM UTILIZAÇÃO DE POLÍMERO PARA REMOÇÃO DE POLUENTES PRESENTES EM EFLUENTES DE REATOR ANAERÓBIO Ronaldo Luís Kellner (PAIC/FA), Carlos Magno de Sousa Vidal

Leia mais

4 Materiais e Métodos

4 Materiais e Métodos 62 4 Materiais e Métodos Neste capítulo serão apresentados os materiais, reagentes e equipamentos, assim como as metodologias experimentais utilizadas na realização deste trabalho. 4.1. Obtenção e preparo

Leia mais

THUANNE BRAÚLIO HENNIG 1,2*, ARLINDO CRISTIANO FELIPPE 1,2

THUANNE BRAÚLIO HENNIG 1,2*, ARLINDO CRISTIANO FELIPPE 1,2 RECICLAGEM DO ALUMÍNIO ATRAVÉS DA SÍNTESE DO ALÚMEN E OTIMIZAÇÃO DE SEU USO COMO UM NOVO COAGULANTE NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE PALMITOS-SC THUANNE BRAÚLIO HENNIG 1,2*, ARLINDO CRISTIANO

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS Aluno: Victor Surerus Leal Costa Orientador: Luiz Alberto Cesar Teixeira Introdução A extração de diversos metais, em geral, conduz à presença

Leia mais

CENTRAL DE COMPOSTAGEM DE LODO DE ESGOTO DA ETE LAVAPÉS

CENTRAL DE COMPOSTAGEM DE LODO DE ESGOTO DA ETE LAVAPÉS 11 a Audiência de Sustentabilidade 30/09/2008 Tema: Compostagem de Resíduos Orgânicos CENTRAL DE COMPOSTAGEM DE LODO DE ESGOTO DA ETE LAVAPÉS Fernando Carvalho Oliveira Eng. Agrônomo, Ms. Dr. ETE LAVAPÉS

Leia mais

III ESTUDO DO STRIPPING DE AMÔNIA EM LÍQUIDO PERCOLADO

III ESTUDO DO STRIPPING DE AMÔNIA EM LÍQUIDO PERCOLADO 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina III-133 - ESTUDO DO STRIPPING DE AMÔNIA EM LÍQUIDO PERCOLADO Wilton Silva Lopes (1) Doutorando

Leia mais

II SECAGEM SOLAR DE LODO EM LEITOS COM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES E CARGAS APLICADAS

II SECAGEM SOLAR DE LODO EM LEITOS COM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES E CARGAS APLICADAS II-389 - SECAGEM SOLAR DE LODO EM LEITOS COM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES E CARGAS APLICADAS Eduardo Pedroza da Cunha Lima (1) Químico Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Desenvolvimento

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Coliformes fecais, ovos de helmintos, higienização, caleagem e pasteurização.

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Coliformes fecais, ovos de helmintos, higienização, caleagem e pasteurização. HIGIENIZAÇÃO DE LODO UTILIZANDO CALEAGEM E PASTEURIZAÇÃO EM UMA PEQUENA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMBINANDO REATOR UASB E BIOFILTRO AERADO SUBMERSO Fabiana Reinis Franca Passamani Bióloga graduada

Leia mais

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente Isolamento, Seleção e Cultivo

Leia mais

HYPOCAL ALTERNATIVA VIÁVEL AO CLORO GÁS NO TRATAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL

HYPOCAL ALTERNATIVA VIÁVEL AO CLORO GÁS NO TRATAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL HYPOCAL ALTERNATIVA VIÁVEL AO CLORO GÁS NO TRATAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL O cloro uma das grandes descobertas da humanidade; seja utilizado como matéria prima na indústria química ou no processo de desinfecção

Leia mais

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina II-110 DESINFECÇÃO E SECAGEM TÉRMICA DO LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO EM LEITO DE SECAGEM PELO

Leia mais

Valoração econômica do lodo de esgoto gerado nas ETE s do Rio de Janeiro

Valoração econômica do lodo de esgoto gerado nas ETE s do Rio de Janeiro Valoração econômica do lodo de esgoto gerado nas ETE s do Rio de Janeiro Alan Henrique Marques de Abreu Engenheiro Florestal CEDAE Doutorando em Ciências Ambientais e Florestais PPGCAF / UFRRJ ETE Alegria.

Leia mais

LIXIVIADOS DE ATERROS SANITÁRIOS

LIXIVIADOS DE ATERROS SANITÁRIOS PHA3515 Tratamento de Efluentes Industriais LIXIVIADOS DE ATERROS SANITÁRIOS Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza RESÍDUOS SÓLIDOS Resíduos sólidos Domiciliares Públicos Serviços de saúde Industriais

Leia mais

II-095 LODO RESIDUAL EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO TRATANDO ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS II LAGOAS FACULTATIVAS PRIMÁRIAS

II-095 LODO RESIDUAL EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO TRATANDO ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS II LAGOAS FACULTATIVAS PRIMÁRIAS II-095 LODO RESIDUAL EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO TRATANDO ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMÉSTICAS II LAGOAS FACULTATIVAS PRIMÁRIAS Salomão Anselmo Silva (1) Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da

Leia mais

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina Petróleo e Gás Prof. Sabrina 1 2 3 4 5 6 7 8 TRATAMENTO DE ÁGUAS Petróleo e Gás Prof. Sabrina 9 10 FLUXOGRAMA DA ETA- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 11 12 Oxidação Oxidar os metais presentes na água, principalmente

Leia mais

Esgoto Doméstico: Sistemas de Tratamento

Esgoto Doméstico: Sistemas de Tratamento Esgoto Doméstico: Sistemas de Tratamento TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Saneamento Ambiental Prof: Thiago Edwiges 2 INTRODUÇÃO Qual o objetivo do tratamento? Qual o nível de tratamento almejado? Qual o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Professor Dr. Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), 15 de maio de 2014. SUMÁRIO 1) BIORREATORES 2) PROCESSO BIOETANOL 3) DESTILAÇÃO

Leia mais

5 ESTUDOS EM LABORATÓRIO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CALOR NA MICROBIOTA DO SOLO

5 ESTUDOS EM LABORATÓRIO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CALOR NA MICROBIOTA DO SOLO Capítulo 5 ESTUDOS EM LABORATÓRIO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CALOR NA 5 ESTUDOS EM LABORATÓRIO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CALOR NA 5.1. Introdução Os ensaios relacionados ao estudo da microbiota foram realizados

Leia mais

Tratamento de esgotos

Tratamento de esgotos Tratamento de esgotos Introdução Você consegue imaginar como se realiza o tratamento do esgoto? Quais são os processos envolvidos? Como atingir resultados satisfatórios com o tratamento destes efluentes?

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO Nome dos autores: Rafael dos Santos Cordeiro 1 ; Adão Lincon

Leia mais

INVIABILIZAÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS EM LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO ATRAVÉS DA SOLARIZAÇÃO

INVIABILIZAÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS EM LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO ATRAVÉS DA SOLARIZAÇÃO INVIABILIZAÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS EM LODO DE ESGOTO ANAERÓBIO ATRAVÉS DA SOLARIZAÇÃO ANDREOLI, C. V.; CHERUBINI, C.; FERREIRA, A. C. Inviabilização de ovos de helmintos em lodo de esgoto anaeróbio através

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ph NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO POR PROCESSO DE STRIPPING DE AMÔNIA.

INFLUÊNCIA DO ph NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO POR PROCESSO DE STRIPPING DE AMÔNIA. INFLUÊNCIA DO ph NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO POR PROCESSO DE STRIPPING DE AMÔNIA. Edilma Rodrigues Bento Dantas 1 Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual

Leia mais

Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul

Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul Biogás em ETEs Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul Gás Natural no Rio Grande do Sul A Sulgás é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de Gás Natural no Estado do Rio Grande

Leia mais