TT 255 ACELERAÇÃO DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DO ISOLAMENTO DE CABOS EM PARALELO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TT 255 ACELERAÇÃO DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DO ISOLAMENTO DE CABOS EM PARALELO"

Transcrição

1 TT 255 ACELERAÇÃO DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DO ISOLAMENTO DE CABOS EM PARALELO Felipe Tavares Fialho Lopes (1) Paulo Tarcísio Fialho Lopes (2) Sinval Rosin Volpato (3) Paulo Luiz Lacorte (4) Resumo A utilização de dois ou mais condutores em paralelo por fase, representa uma solução prática e econômica, quando se trata de transportar correntes elevadas. Quanto menor a seção do cabo, mais fácil seu manuseio e sua instalação. Na prática, costuma-se limitar a seção dos condutores a 300 mm 2. A NBR prescreve em que quando dois ou mais condutores são ligados em paralelo na mesma fase ou polaridade, devem ser tomadas medidas para garantir que a corrente se divida igualmente entre eles. É muito comum encontrar circuitos com uma distribuição muito desigual de corrente em função de um arranjo inapropriado dos cabos, devido à diferença entre suas indutâncias mútuas. O desequilíbrio de corrente pode provocar o carregamento de um ou mais condutores com correntes tais que provoquem a degradação térmica prematura do isolamento, mesmo que a corrente total permaneça inferior à de projeto. O trabalho apresenta casos reais de degradação prematura do isolamento e conseqüências para a continuidade operacional de uma planta industrial. 1. Introdução Um dos critérios de especificação dos condutores elétricos é a sua ampacidade. Neste critério é verificada qual a seção mínima do condutor capaz de transportar continuamente, a corrente de projeto, sem que a temperatura máxima no material isolante atinja a temperatura limite deste material. (1) Engenheiro Eletricista da Oficina de Reparo de Máquinas e Ensaios Preditivos da Tereme Engenharia de Manutenção. (2) Engenheiro Eletricista Diretor Técnico da Tereme Engenharia de Manutenção Sócio da Abraman. (3) Engenheiro Eletricista Sênior de Manutenção das Usinas de Pelotização V à VII da Companhia Vale do Rio Doce. (4) Engenheiro Eletricista Gerente de Obras da Tereme Engenharia de Manutenção.

2 Nestas condições a degradação térmica do material isolante se processará naturalmente, podendo-se esperar uma longa vida útil do condutor. Se o condutor opera com corrente e, conseqüentemente, temperatura superior à de projeto, o material isolante sofre uma degradação térmica acelerada antecipando a vida útil deste condutor. A NBR prescreve em que quando dois ou mais condutores são ligados em paralelo na mesma fase ou polaridade, devem ser tomadas medidas para garantir que a corrente se divida igualmente entre eles. Este procedimento garante que a proteção de sobrecarga seja efetiva na proteção dos condutores. 2. Degradação térmica do material isolante A equipe de manutenção elétrica das usinas de pelotização V a VII da CVRD constatou a degradação do isolamento de um condutor de cada fase do circuito que vai do secundário do trafo 80T3 ao CCM 80 A2 bus B PT tensão 4,16 kv da usina de pelotização VII (Kobrasco) da CVRD. O transformador foi desenergizado. Figura I Diagrama unifilar do circuito do transformador 80T3. O circuito é composto de cinco condutores unipolares 400 mm 2 3,6/6 kv, isolado em EPR 105 ºC, com extensão de 25 m. A Tereme foi contratada para fazer uma análise do problema, executar os testes de avaliação da condição do isolamento de todos os condutores do circuito e eliminar a causa da degradação prematura do isolamento dos circuitos dos trafos 80T1, 80T2, 80T3 e 80T4. A instalação foi energizada em outubro de 1998, estando, portanto, com 7,5 anos de operação.

3 Os condutores estão lançados justapostos em leito de cabos ao ar livre, método de referência A tabela 25 da NBR 14039:2003. (Fig. II) Figura II Disposição dos condutores de forma linear e justapostos, sem preocupação com a indutância mútua. 3. Análise da causa mais provável Uma inspeção visual do isolamento degradado e a observação da disposição inadequada dos condutores em paralelo conduziram a análise da causa para uma distribuição desigual das correntes pelos condutores de cada fase Medição da corrente nos condutores Foram executadas as medições de corrente dos condutores do secundário do trafo 80T4 com um alicate amperímetro Fluke modelo i1000s, com escalas de 10, 100 e A, anotadas na tabela I. Fase N do Condutor em paralelo R S T Tabela 1 Intensidade de corrente em ampéres no secundário do trafo 80T Impedância desigual dos condutores de cada fase A distribuição largamente desigual da corrente dos condutores de fase decorre da impedância desigual destes condutores. A variação da impedância é decorrente da desigualdade da impedância mútua dos vários condutores de uma fase, em razão da disposição inadequada destes condutores sobre o leito de cabos (fig.iii).

4 Figura III Gráfico da distribuição da corrente pelos condutores em paralelo. 4. Dimensionamento dos condutores pelo critério da ampacidade. A tabela 30 da NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2 kv, indica como capacidade de condução de corrente em ampéres para cabos de isolamento em EPR, temperatura do condutor 105 ºC, temperatura ambiente 30 ºC, método de instalação A, seção 400mm 2, tensão nominal 3,6/6kV, 672 Ampéres. Considerando os fatores de correção: 0,80 para 5 (cinco) circuitos 0,93 para temperatura ambiente de 40 ºC A capacidade de corrente corrigida Ccorr para os condutores será: Ccorr=672 x 0,80 x 0,93 = 500 Ampéres A corrente nominal de transformador em 4,16 kv é: In= ,16 x 3= A Corrente nominal do transformador por condutor fase = = 487 A Comparando a corrente acima com a capacidade de condução de corrente de cada condutor (500 A), fica claro a necessidade da igual distribuição da corrente dos condutores em paralelo para transportar a corrente nominal sem sobrecarregar os condutores. 5. Solução adotada para a igual divisão da corrente entre os condutores de fase. A solução passa pela disposição dos condutores sobre o leito de cabos numa configuração tal que as impedâncias dos condutores sejam as mais

5 aproximadas possíveis, de forma que a corrente se distribua igualmente entre estes condutores. Os cabos foram agora dispostos sobre o leito de cabos com a configuração conforme figura IV. Figura IV Nova distribuição dos cabos sobre o leito. Comparando as figuras II e IV, observa-se que os condutores passaram da configuração linear para trifólio, com uma inversão entre os condutores das fases R e T e um espaçamento de 2d (d é o diâmetro externo do condutor) entre os trifólios. Esta configuração faz com que as indutâncias mútuas entre os condutores sejam muito uniformes. 6. Medição das correntes nos condutores após a reconfiguração dos condutores O religamento do transformador depende de uma parada da usina Kobrasco para manutenção que ainda não ocorreu. No seminário estaremos apresentando o resultado das medições realizadas. 7. Testes dos condutores do Trafo 80T3 Para verificação das condições dos isolamentos dos cabos, foram executados testes de alto potencial (Hypot Test) com corrente contínua pelo método de degrau de tensão. A tensão máxima de teste foi determinada em 8,6 kv de acordo com a NBR 7286, cabos em operação, fora do período de garantia.

6 O teste foi dividido em 10 degraus de tensão e o isolamento ficou exposto à maior tensão por um período de 5 minutos. Foi utilizado um instrumento de teste de alto potencial da Baur Pruf- und Messtechnik GmbH, modelo PGK 50, tensão regulável de 0 a 50 kv, CC, leitura mínima 20 na. Figura V Curva obtida através da medição de corrente de fuga em função da tensão aplicada (degraus de tensão) em um dos condutores. Os condutores nº 5 da fase R e nº 1 da fase S que apresentavam isolamento claramente degradados estavam removidos, não sendo possível testá-los. As curvas de corrente de fuga versus tensão aplicada, traçadas durante a realização dos testes, de todos os outros condutores, apresentaram perfil sem indicação de problema de isolamento, similares à curva indicada na figura V. Os valores das correntes de fuga lidas um minuto após a aplicação do último degrau de tensão variaram de 90 até 430 na. As maiores correntes de fuga (420 e 430 na) foram medidas nos condutores n 5 da fase S e n 1 da fase T, respectivamente condutores testados que transportavam as maiores intensidades de corrente Fase R S T Circuito Corrente (na) Tabela II Correntes de fuga em nanoampéres lidas um minuto após aplicação do último degrau de tensão. A resistência de isolamento mínima de condutores bitola 240 mm 2, isolamento em EPR, comprimento 25 m. pode ser calculada: Ri =Ki log (D / d), onde:

7 Ri = Resistência de isolamento em MΩ x km à 20ºC Ki = Constante de isolamento igual a MΩ x km D = Diâmetro nominal sobre a isolação, em mm d = Diâmetro nominal sob a isolação,em mm Ri = log ( 35,3/18,3 ) = MΩ Para comprimento de 25 m e temperatura de 28ºC (temperatura do condutor no instante do teste), a resistência de isolamento mínima será: Rmin = 1056 x 1000 / 25 x 2,5 = MΩ A resistência de isolamento calculada através da maior corrente de fuga medida no condutor nº 1 da fase T (menor resistência de isolamento de todos os condutores), é: Risol. = 8,6 (kv) / 430 (na) = MΩ Todos os condutores apresentam resistências de isolamento, em 8,6 kv, superiores ao mínimo. Conclusão Condutores instalados em paralelo, quando lançados de forma aleatória, carregam-se com intensidades de corrente muito discrepantes. Dependendo da relação entre a corrente de operação e de projeto, os condutores com maior corrente podem trabalhar com temperaturas superiores ao máximo permissível para o material isolante, reduzindo a vida útil. No caso apresentado, dois condutores, de um total de quinze, apresentavam degradação térmica do material isolante, claramente perceptíveis, com menos de oito anos de operação, quando a vida mínima esperada é de trinta anos. Nas fases de projeto e montagem devem ser definidas as disposições dos condutores em paralelo capazes de garantir a distribuição igualitária da corrente entre os vários condutores de todas as fases. Este trabalho não permitiu verificar a efetividade de testes de isolamento, com aplicação de alto potencial, no diagnóstico de problemas de degradação térmica do isolamento, em virtude dos condutores degradados terem sido destruídos. Bibliografia NBR 6251 Cabos de potência com isolação sólida extrudada para tensões de 1 kv a 35 kv Construção Padronização NBR 6813 Fios e cabos elétricos Ensaio de resistência de isolamento Método de ensaio.

8 NBR 6881 Fios e cabos elétricos de potência ou controle Ensaio de tensão elétrica Método de ensaio. NBR 7286 Cabos de potência com isolação sólida extrudada de borracha etileno propileno (EPR) para tensões de isolamento de 1 kv a 35 kv. IEEE Std IEEE guide for field testing and evaluation of the insulation of shielded power cable systems. IEEE P400.1 TM, IEEE draft guide for making hight direct voltage tests on shielded power cable systems in the field.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório EXPERIÊNCIA 03 ENSAIO DE FIOS CONDUTORES 1 INTRODUÇÃO Esta aula tem como objetivo principal

Leia mais

Cabo Eprotenax Compact Ecoplus 3,6/6kV até 20/35kV. O cabo de média tensão com isolação livre de chumbo.

Cabo Eprotenax Compact Ecoplus 3,6/6kV até 20/35kV. O cabo de média tensão com isolação livre de chumbo. Cabo Eprotenax Compact Ecoplus 3,6/6kV até 20/35kV O cabo de média tensão com isolação livre de chumbo. Eprotenax Compact Ecoplus 3,6/6kV até 20/35kV Mais flexível e com melhores características elétricas

Leia mais

Instalações Elétricas

Instalações Elétricas Instalações Elétricas Condutores Elétricos (Parte 2) Prof. Gilmário Lima SELEÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES Chama-se de dimensionamento técnico de um circuito à aplicação dos diversos itens da NBR

Leia mais

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW)

η= = VALORES NOMINAIS DOS MOTORES POTÊNCIA CORRENTE (A) NO EIXO ABSORVIDA FP η (220 V) (CV) DA REDE (KW) (c) Rendimento É a relação entre a potência fornecida ao eixo e a potência elétrica de entrada, ou seja, (Veja Tabela 3), P P util η= = total P P mecanica eletrica (d) Fator de potência Relação entre a

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS INTRODUÇÃO Os fatores básicos que envolvem o dimensionamento de um condutor são: tensão nominal; frequência nominal; potência ou

Leia mais

Projetos Elétricos. Esquemas Unifilares e Multifilares Dimensionamento dos Condutores e Proteção.

Projetos Elétricos. Esquemas Unifilares e Multifilares Dimensionamento dos Condutores e Proteção. Projetos Elétricos Esquemas Unifilares e Multifilares Dimensionamento dos Condutores e Proteção. Dezembro 2016 02/12/2016 1 / 31 Introdução Esquemas Unifilares e Multifilares Dimensionamento dos Condutores

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais. Condutores Elétricos. Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki

Instalações Elétricas Prediais. Condutores Elétricos. Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki Conceito -É assim chamado todo material que possui a propriedade de conduzir ou transportar energia elétrica. -Os condutores devem ser analisados sobre seguintes aspectos.

Leia mais

3M Terminal Contrátil a Frio QT-II Série 5620

3M Terminal Contrátil a Frio QT-II Série 5620 3M Terminal Contrátil a Frio QT-II Série 5620 Corpo Isolador em Borracha de Silicone Classe Tensão 3,6/6 kv a 8,7/15 kv Ambientes Internos Boletim Técnico Março 2014 Descrição do produto Os conjuntos de

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DOS CONDUTORES 1. Introdução - O dimensionamento dos condutores deve ser realizado seguindo as seguintes etapas: a) cálculo da corrente de projeto; b) dimensionamento pelo critério da máxima

Leia mais

Projetos Elétricos. Dimensionamento dos Condutores e Proteção.

Projetos Elétricos. Dimensionamento dos Condutores e Proteção. Projetos Elétricos Dimensionamento dos Condutores e Proteção. Agosto 2016 01/08/2016 1 / 31 Introdução Esquemas Unifilares e Multifilares Dimensionamento dos Condutores Exercícios 01/08/2016 2 / 31 Dimensionamento

Leia mais

Campus Curitiba Dimensionamentos Prof. Vilmair E. Wirmond 2012

Campus Curitiba Dimensionamentos Prof. Vilmair E. Wirmond 2012 Dimensionamentos Prof. Vilmair E. Wirmond 2012 Condutores O dimensionamento de um condutor deve ser precedido de uma análise detalhada das condições de sua instalação e da carga a ser suprida. Dimensionar

Leia mais

TABELA 1 A01 CAPACIDADE E CONDUÇÃO DE CORRENTE PARA CABOS DE MÉDIA TENSÃO. 1 Generalidades. 2 Tipos de linhas elétricas. Tipos de linhas elétricas

TABELA 1 A01 CAPACIDADE E CONDUÇÃO DE CORRENTE PARA CABOS DE MÉDIA TENSÃO. 1 Generalidades. 2 Tipos de linhas elétricas. Tipos de linhas elétricas CAPACIAE E CONUÇÃO E CORRENTE PARA CABOS E MÉIA TENSÃO 1 Generalidades O dimensionamento de uma instalação elétrica alimentada sob tensão igual ou inferior a 36,2 kv deve cumprir com as prescrições da

Leia mais

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004)

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004) MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela da NBR5410/004) Método de Método de instalação Esquema ilustrativo Descrição instalação a utilizar número: para a capacidade de condução de corrente 1 1 Condutores isolados

Leia mais

Eficiência Energética Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci

Eficiência Energética Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci Fundação Santo André - Professor Mario Pagliaricci INSTALAÇÔES ELÉTRICAS 1 Apresentação 2 Circuitos Elétricos - Monofásicos 3 Circuitos Elétricos - Trifásicos 4 Cálculo de Correntes 5 Dimensionamento Conceitos

Leia mais

Disciplina: ELI Eletricidade e Instrumentação. Engenharia de Telecomunicações

Disciplina: ELI Eletricidade e Instrumentação. Engenharia de Telecomunicações A Norma ABNT NBR-5410 Instalações elétricas de baixa tensão estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais,

Leia mais

Tabela 33 Tipos de linhas elétricas. Cabo multipolar em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante 2)

Tabela 33 Tipos de linhas elétricas. Cabo multipolar em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante 2) Tabela 33 Tipos de linhas elétricas instalação número Esquema ilustrativo Descrição referência 1) 1 Condutores isolados ou cabos unipolares em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente

Leia mais

A NEXANS e as Tendências no Mercado Solar. Rafael Cunha

A NEXANS e as Tendências no Mercado Solar. Rafael Cunha A NEXANS e as Tendências no Mercado Solar Rafael Cunha Normas Brasileiras para SFV ABNT NBR 5410 Instalações elétricas de baixa tensão Projeto de Norma ABNT NBR 16690 de instalação fotovoltaica, baseada

Leia mais

Fascículo. Capítulo I. Transformadores. Equipamentos para ensaios em campo. 1 - Introdução. 2 - Manutenção preventiva: inspeções e ensaios

Fascículo. Capítulo I. Transformadores. Equipamentos para ensaios em campo. 1 - Introdução. 2 - Manutenção preventiva: inspeções e ensaios 20 Fascículo Equipamentos para ensaios em campo Por Fábio Henrique Dér Carrião* Capítulo I Transformadores 1 - Introdução e dos enrolamentos; deve ser verificado o nível de óleo do transformador; Os transformadores,

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS II

ENGENHARIA ELÉTRICA PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS II ENGENHARIA ELÉTRICA PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS II Prof.: Luís M. Nodari luis.nodari@ifsc.edu.br http://www.joinville.ifsc.edu.br/~luis.nodari/ 1 Dimensionamento de Condutores Norma Técnica ABNT NBR-

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 12 Dimensionamento de Condutores (Critério da capacidade de corrente) Porto Alegre - 2012 Tópicos Dimensionamento de condutores

Leia mais

Cabo Eprotenax. Redes de média tensão com a segurança que cada instalação exige.

Cabo Eprotenax. Redes de média tensão com a segurança que cada instalação exige. Cabo Eprotenax Redes de média tensão com a segurança que cada instalação exige. Excelente versatilidade para redes de distribuição subterrânea, sistemas de concessionárias, áreas internas de indústrias

Leia mais

Outros tópicos transformadores. Placa de identificação trafo de potência Trafos de instrumentos

Outros tópicos transformadores. Placa de identificação trafo de potência Trafos de instrumentos Outros tópicos transformadores Placa de identificação trafo de potência Trafos de instrumentos Placa de identificação Transformadores para Instrumentos São dispositivos utilizados de modo a tornar compatível

Leia mais

2 Condutores Elétricos

2 Condutores Elétricos 2 Condutores Elétricos 2.1 Introdução O dimensionamento de um condutor deve ser precedido de uma análise detalhada de sua instalação e da carga a ser suprida. Um condutor mal dimensionado, além de implicar

Leia mais

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita

Eletricidade Aplicada. Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Eletricidade Aplicada Aulas Teóricas Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Dimensionamento de Condutores Elétricos I Circuitos Elétricos Residenciais Dimensionamento Consiste em determinar a seção mínima

Leia mais

05/01/2017 LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ENERGIA QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO SIMBOLOGIA CIRCUITO ELÉTRICO RESIDENCIAL FORMAS DE INSTALAÇÕES DE CIRCUITOS

05/01/2017 LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ENERGIA QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO SIMBOLOGIA CIRCUITO ELÉTRICO RESIDENCIAL FORMAS DE INSTALAÇÕES DE CIRCUITOS Quadro de distribuição Circuitos e divisões de circuitos Dimensionamento de condutores elétricos LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE ENERGIA QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO SIMBOLOGIA CIRCUITO ELÉTRICO RESIDENCIAL FORMAS

Leia mais

Fascículo. Capítulo I. Conceitos básicos Números complexos. Curto-circuito para a seletividade. Novo! Cálculo EM por unidade

Fascículo. Capítulo I. Conceitos básicos Números complexos. Curto-circuito para a seletividade. Novo! Cálculo EM por unidade 38 Capítulo I Conceitos básicos Números compleos Embora a palavra curto-circuito seja muito usada na engenharia elétrica, o seu conhecimento profundo e adequado é dominado por poucos profissionais. A ideia

Leia mais

Capítulo 9. O aquecimento dos condutores e a queda de tensão. 9.1 Introdução 26/04/2010

Capítulo 9. O aquecimento dos condutores e a queda de tensão. 9.1 Introdução 26/04/2010 Capítulo 9 O aquecimento dos condutores e a queda de tensão 2008 by Pearson Education slide 1 9.1 Introdução O dimensionamento correto de condutores e de sua proteção é um problema térmico. Trata-se de

Leia mais

ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ELETRICIDADE E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 6.5.4.7 Nos quadros de distribuição, deve ser previsto espaço reserva para ampliações futuras, com base no número de circuitos com que o quadro for efetivamente equipado,

Leia mais

Treinamentos Nexans 2016

Treinamentos Nexans 2016 Treinamentos Nexans 2016 Cabos Elétricos e as Normas Brasileiras Qual o impacto para a sua instalação? João Cunha Consultor técnico João Cunha Engenheiro Eletricista Mestre em Engenharia Eletrônica Coordenador

Leia mais

2º Bimestre. Prof. Evandro Junior Rodrigues. Agosto Evandro Junior Rodrigues

2º Bimestre. Prof. Evandro Junior Rodrigues. Agosto Evandro Junior Rodrigues 2º Bimestre Prof. Evandro Junior Rodrigues Agosto 2016 Evandro Junior Rodrigues Robôs M óveis e sua Aplicação em Sumário Transformadores Geração + Transmissão + Distribuição Proteção contra sobrecorrente

Leia mais

PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA

PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA Condições de atendimento 2 PADRÃO DE MEDIÇÃO EM BAIXA TENSÃO PARA CONSUMIDORES TARIFA BRANCA 1. INTRODUÇÃO Esta instrução se aplica somente

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m Proprietário: Secretaria de Estado de Goiás Autora: LUCIANA DUTRA MARTINS - Engenheira Eletricista - CREA_8646/D Sumário:

Leia mais

CAPÍTULO 3 SELEÇÃO DE CONDUTORES

CAPÍTULO 3 SELEÇÃO DE CONDUTORES CAPÍTULO 3 SELEÇÃO DE CONDUTORES Versão 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 INTRODUÇÃO Um correto dimensionamento dos condutores é tão importante quanto o próprio condutor utilizado. Realizar o cálculo

Leia mais

CABOS PARA USO MÓVEL

CABOS PARA USO MÓVEL Cabos PARA Cabos elétricos de potência, controle e instrumentação superflexíveis para uso móvel eventual ou em constante movimento, resistentes a abrasão e a tração para casos em que o cabo sofre arraste

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Título ATENDIMENTO DE LIGAÇÃO DE CONSUMIDORES JUNTO À FAIXA DE PRAIA DA ORLA MARÍTIMA Código NTD-00.074 Data da emissão 05.12.2005 Data da última revisão 18.01.2008 Folha

Leia mais

CABOS DE CONTROLE, POTÊNCIA E INSTRUMENTAÇÃO

CABOS DE CONTROLE, POTÊNCIA E INSTRUMENTAÇÃO SUBESTAÇOES - DESE 1/27 CABOS DE CONTROLE, POTÊNCIA E INSTRUMENTAÇÃO Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: SOT/DESE/VPEL Julio Cezar do Nascimento Mário José de Mello Soares SUBESTAÇOES - DESE 2/27

Leia mais

Estudos sobre o desempenho de cadeias de isoladores para redes de distribuição com isoladores quebrados ou perfurados

Estudos sobre o desempenho de cadeias de isoladores para redes de distribuição com isoladores quebrados ou perfurados 06 a 10 de Outubro de 2008 Olinda - PE Estudos sobre o desempenho de cadeias de isoladores para redes de distribuição com isoladores quebrados ou perfurados Darcy Ramalho de Mello darcy@cepel.br José Antonio

Leia mais

Soluções inovadoras em fios e cabos elétricos.

Soluções inovadoras em fios e cabos elétricos. 1 Soluções inovadoras em fios e cabos elétricos. Somos um dos maiores fabricantes mundiais de fios e cabos, com mais de 170 anos de história de progresso contínuo em nível global e mais de 40 anos no Brasil.

Leia mais

Semi Condutora Interna e Externa na cor Preta, Isolação na cor Laranja e Cobertura na cor Preta

Semi Condutora Interna e Externa na cor Preta, Isolação na cor Laranja e Cobertura na cor Preta WIREPOWER 90º C 7 6 5 4 3 2 1 Características Construtivas Especificações Aplicáveis Identificação Aplicação Temperaturas Máximas do Condutor Notas Condutor: Rígido classe 2, formado com fios de cobre

Leia mais

Dimensionamento de condutores

Dimensionamento de condutores Dimensionamento de condutores Tipos de Condutores Condutores isolados Condutores unipolar Condutores multipolar Critérios para dimensionamento: Capacidade de condução de corrente; Queda de Tensão; Seção

Leia mais

Cabo Fiter Flex 0,6/1kV

Cabo Fiter Flex 0,6/1kV abo Fiter Flex 0,6/1kV São destinados às instalações gerais em eletrodutos ao ar livre (em bandejas, prateleiras ou suporte análogos), perfilados, espaços de construção, bem como sistemas subterrâneos

Leia mais

Fatores de Correção da Capacidade de Condução de Corrente

Fatores de Correção da Capacidade de Condução de Corrente Considerações iniciais Neste módulo, apresentaremos os fatores de correção das capacidades de condução de corrente, relativos à temperatura ambiente e o agrupamento de circuitos, de acordo com as prescrições

Leia mais

CORRENTE EM CABOS E. J. ROBBA

CORRENTE EM CABOS E. J. ROBBA CORRENTE EM CABOS E. J. ROBBA 1 A Robba Engenharia é especializada no desenvolvimento de: estudos sistemas computacionais aplicáveis em sistemas elétricos de distribuição da energia. Desenvolveu, dentre

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO A norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão é a NBR 5410 Fixa as condições que as instalações de baixa tensão devem atender; Primeira edição de 1941;

Leia mais

Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5596 - Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos Fundamentais 1.1. Matéria......21 1.2. Circuito Elétrico...22 1.2.1. Dispositivo de Manobra...23

Leia mais

SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA

SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA MEMORIAL DESCRITIVO SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SESC-SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO 1.0 - DADOS BÁSICOS: 1.1 - Edifício: SESC

Leia mais

Média tensão. Uso Geral. Cabo Eprotenax Compact até 35kV. Construção: Aplicações: Características: MANEIRAS DE INSTALAR RECOMENDADAS

Média tensão. Uso Geral. Cabo Eprotenax Compact até 35kV. Construção: Aplicações: Características: MANEIRAS DE INSTALAR RECOMENDADAS Cabo Eprotenax Compact 105 6 até 35kV 1 2 3 4.1 4.2 5 6 7 Construção: Aplicações: Características: CONDUTOR (1) Metal: fio cobre nu, têmpera mole. Forma: redonda compacta Encordoamento: classe 2. BLINDAGEM

Leia mais

Média tensão. Parques Eólicos. Cabo Eprotenax Compact 105 Wind 15 a 35kV. Construção: Características:

Média tensão. Parques Eólicos. Cabo Eprotenax Compact 105 Wind 15 a 35kV. Construção: Características: Cabo Eprotenax Compact 105 Wind 15 a 35kV 1.1 ou 1.2 2 3 4.1 4.2 Construção: CONDUTOR (1.1) Metal: fio de cobre nu, têmpera mole. Forma: redonda compacta Encordoamento: classe 2. (1.2) Metal: fio de alumínio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório EXPERIÊNCIA 08 RESISTÊNCIA DE ISOLAMENTO 1 INTRODUÇÃO O objetivo desta aula é a determinação

Leia mais

Cabos nus de alumínio para eletrificação rural

Cabos nus de alumínio para eletrificação rural Cabos nus de alumínio para eletrificação rural Introdução Este catálogo apresenta os cabos nus de alumínio (CA) e alumínio com alma de aço (CAA), de fabricação Prysmian, nas bitolas padronizadas para distribuição

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS COPEL DISTRIBUIÇÃO SED - SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DE DISTRIBUIÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS PASTA: TÍTULO : OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO Manutenção de Redes de Distribuição

Leia mais

COMPANHIA DE ELETRICIDADE DA BAHIA COELBA INSTITUTO DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LACTEC

COMPANHIA DE ELETRICIDADE DA BAHIA COELBA INSTITUTO DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LACTEC 1 COMPANHIA DE ELETRICIDADE DA BAHIA COELBA INSTITUTO DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LACTEC Nova Configuração de Transformador de Distribuição Salvador - Bahia - Brasil NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRANSFORMADOR

Leia mais

Especificação Técnica - Cabo Profibus DP. Revisão 002 DP 26/03/2013 ASSOCIAÇÃO PROFIBUS

Especificação Técnica - Cabo Profibus DP. Revisão 002 DP 26/03/2013 ASSOCIAÇÃO PROFIBUS Especificação Técnica - Cabo Profibus DP Revisão 002 DP 26/03/2013 ASSOCIAÇÃO PROFIBUS 1. Condutor 2. Isolação a. Os condutores devem ser de cobre eletrolítico, tempera mole, devendo corresponder a classe

Leia mais

Instalações Elétricas Industriais

Instalações Elétricas Industriais Instalações Elétricas Industriais ENG 1480 Professor: Rodrigo Mendonça de Carvalho Dimensionamento de Condutores Elétricos Livro: João Mamede Filho Instalações Elétricas Industriais 2 Dimensionamento de

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br EMENTA Competências Conhecer padrões, normas técnicas, projetos elétricos, catálogos e manuais de componentes

Leia mais

ECOM EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, CONSULTORIA E MEIO AMBIENTE LTDA.

ECOM EMPRESA DE CONSTRUÇÕES, CONSULTORIA E MEIO AMBIENTE LTDA. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELETRICAS DE BAIXA TENSÃO MERCADO DO SÃO JOAQUIM BAIRRO SÃO JOAQUIM, TERESINA - PI TERESINA PI AGOSTO/2014 MEMORIAL DESCRITIVO INST. ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO Obra:

Leia mais

Reavaliação da Capacidade de Condução de Corrente dos Condutores de Rede de Distribuição

Reavaliação da Capacidade de Condução de Corrente dos Condutores de Rede de Distribuição 06 a 10 de Outubro de 2008 Olinda - PE Reavaliação da Capacidade de Condução de Corrente dos Condutores de Rede de Distribuição Francisco Busico Neto Lamberto M. B. Beekhuizen Jorge André Pregun AES Eletropaulo

Leia mais

CENTRAL DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDA LANCHONETE DO PARQUE VILLA-LOBOS - CESP

CENTRAL DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDA LANCHONETE DO PARQUE VILLA-LOBOS - CESP PROJETO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO POTÊNCIA NOMINAL 9,00 kw p CENTRAL DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDA LANCHONETE DO PARQUE VILLA-LOBOS - CESP MEMORIAL DESCRITIVO PROJETISTA Dr. Joao Carlos Camargo Engenheiro

Leia mais

Cabos elétricos para aplicações fotovoltaicas. Hilton Moreno

Cabos elétricos para aplicações fotovoltaicas. Hilton Moreno Cabos elétricos para aplicações fotovoltaicas Hilton Moreno Norma ABNT NBR 16612:2017 Cabos de potência para sistemas fotovoltaicos, não halogenados, isolados, com cobertura, para tensão de até 1,8 kvcc

Leia mais

Avaliação de sobretensões em subestações isoladas a SF6 interconectadas por cabos

Avaliação de sobretensões em subestações isoladas a SF6 interconectadas por cabos 38 Capítulo XII Avaliação de sobretensões em subestações isoladas a SF6 interconectadas por cabos Por Rafael Azevedo, José Geraldo de Andrade e Marta Lacorte* A expansão do sistema elétrico para atendimento

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESFRIADOR DE ÁGUA SERIE POLAR MODELOS: PA-01 ~ PA-120 PW-09 ~ PW-120 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3 QUADRO ELÉTRICO...3 DIMENSIONAMENTO

Leia mais

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013 DETECÇÃO DE DESCARGAS PARCIAIS EM EQUIPAMENTOS ISOLADOS EM SF6, EM CAMPO W.R. Bacega* H. Tatizawa** F. Bacega* * Companhia de Transmissão de energia Elétrica Paulista - CTEEP **Instituto de Eletrotécnica

Leia mais

SELEÇÃO DOS CONDUTORES

SELEÇÃO DOS CONDUTORES SELEÇÃO DOS CONDUTORES UNIDADE III 1. INTRODUÇÃO Um correto dimensionamento dos condutores é tão importante quanto o próprio condutor utilizado. Realizar o cálculo e a seleção é necessário quando são instalados

Leia mais

Indicadores Digitais DG48/96

Indicadores Digitais DG48/96 [1] Introdução Os indicadores digitais DG 48 e DG 96 são instrumentos para medição de tensão, corrente, temperatura ou outra variável de processo. A indicação é sempre feita de forma linear. [2] Princípio

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 10 / 12 / 2013 1 de 1 1 FINALIDA Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cabos Cobertos de Alumínio, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia

Leia mais

Média tensão. Uso Geral. Cabo Eprotenax 6 até 35kV. Construção: Aplicações: Características: MANEIRAS DE INSTALAR RECOMENDADAS

Média tensão. Uso Geral. Cabo Eprotenax 6 até 35kV. Construção: Aplicações: Características: MANEIRAS DE INSTALAR RECOMENDADAS Cabo Eprotenax 6 até 35kV 1 2 3 4.1 4.2 5 6 7 Construção: Aplicações: Características: CONDUTOR (1) Metal: fio cobre nu, têmpera mole. Forma: redonda compacta Encordoamento: classe 2. BLINDAGEM DO CONDUTOR

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS / INDUSTRIAIS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS / INDUSTRIAIS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS / INDUSTRIAIS Flexibilidade Os cabos flexíveis estão substituindo, com vantagens, os cabos rígidos tradicionais. Veja porque: a construção do condutor, a parte metálica do

Leia mais

CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS autossustentados XLPE 0,6 / 1 kv

CABOS DE ALUMÍNIO MULTIPLEXADOS autossustentados XLPE 0,6 / 1 kv TABELA 1 CABO FASE NTC CÓDIGO COPEL TIPO SEÇÃO NOMINAL (mm 2 ) NÚMERO MÍNIMO DE FIOS CONDUTOR FASE DIÂMETRO DO CONDUTOR mín 810860 20011563 duplex 16 6 4,6 5,2 1,2 1,910 110 98 810865 20011567 triplex

Leia mais

Cabo Multiplexado 0,6/1kV. O seu cabo para distribuição secundária de energia.

Cabo Multiplexado 0,6/1kV. O seu cabo para distribuição secundária de energia. Cabo Multiplexado 0,6/1kV O seu cabo para distribuição secundária de energia. Multiplexado 0,6/1kV Os cabos Multiplexados Prysmian garantem para uma instalação de rede secundária urbana ou rural alta confiabilidade

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES Os seis critérios de dimensionamento de circuitos de BT: 1. Seção mínima; 2. Capacidade de condução de corrente; 3. Queda de tensão; 4. Proteção contra sobrecargas; 5. Proteção

Leia mais

CORD-FIOS E CABOS DE COBRE NU

CORD-FIOS E CABOS DE COBRE NU CORD-FIOS E CABOS DE COBRE NU Cobre eletrolítico nu, meio duro. Empregado em linhas aéreas para transmissão e distribuição de energia elétrica e sistema de aterramento. NBR 6524: Fios e cabos de cobre

Leia mais

Estabelecer as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais

Estabelecer as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais OBJETIVO Estabelecer as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer a fim de garantir a segurança de pessoas e animais Garantir o funcionamento adequado da instalação e a conservação

Leia mais

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6

CABOS COBERTOS TABELA 1 NÚMERO. SEÇÃO NOMINAL (mm²) MÍNIMO MÍNIMO DE FIOS Cobre ,6 4,9 2,5 9,6 11,6 TABELA 1 CONDUTOR CABO COBERTO NTC CÓDIGO COPEL CLASSE DE MATERIAL SEÇÃO NOMINAL (mm²) NÚMERO DE FIOS DIÂMETRO MÁXIMO ESPESSURA NOMINAL DA COBERTURA DIÂMETRO MÁXIMO 0680 20009557 15 Cobre 16 6 4,6 4,9

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório LISTA DE EXERCÍCIOS TODO CONTEÚDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7051 Materiais Elétricos - Laboratório LISTA DE EXERCÍCIOS TODO CONTEÚDO UNIVERIAE FEERAL E ANTA CATARINA EPARTAMENTO E ENENHARIA ELÉTRICA EEL75 Materiais Elétricos - Laboratório LITA E EXERCÍCIO TOO CONTEÚO ) Com relação ao ensaio do fio elétrico, quais são os fatores que

Leia mais

CAMPUS BARRACÃO. MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018

CAMPUS BARRACÃO. MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018 CAMPUS BARRACÃO MEMORIAL DESCRITIVO ENTRADA DE SERVIÇO COM POSTO DE TRANSFORMAÇÃO 300kVA MAIO / 2018 1. OBJETO O presente memorial tem como objetivo estabelecer o dimensionamento, as descrições e detalhamentos

Leia mais

Princípio de funcionamento Aplicações Características elétricas Características mecânicas Entrada de tensão (medição)

Princípio de funcionamento Aplicações Características elétricas Características mecânicas Entrada de tensão (medição) 1 ANO DE GARANTIA Apresentação Os transdutores analógicos de potência têm por nalidade converter a potência ativa e/ou reativa de um sistema em um sinal contínuo (de tensão ou corrente) e isolado galvanicamente

Leia mais

REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA

REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA Redes de Distribuição de Baixa e Média Tensão CANOAS- RS MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO PROJETO EXECUTIVO 1. OBJETIVO: Fornecer informações necessárias sobre os

Leia mais

Tabela 36 Capacidades de condução de corrente, em ampères, para os métodos de referência A1, A2, B1, B2, C e D

Tabela 36 Capacidades de condução de corrente, em ampères, para os métodos de referência A1, A2, B1, B2, C e D Tabela 36 Capacidades de condução de corrente, em ampères, para os métodos de referência A1, A2, B1, B2, C e D Isolação: PVC Temperatura no condutor: 70 C Temperaturas de referência do ambiente: 30 C (ar),

Leia mais

Cabos Fibep Média Tensão

Cabos Fibep Média Tensão Cabos Fibep Média Tensão Índice Página Fibep BF 6kV a 35kV - Descrição, características, performance e benefícios 02 - Qualidade assegurada, aplicações 03 - Representação esquemática - tripla extrusão

Leia mais

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA

SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO SUBSISTEMA NORMAS E ESTUDOS DE MATERIAIS EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-313.0072 EMENDAS E TERMINAIS UNIPOLARES

Leia mais

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO)

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) 5ª Edição Versão 1.0 MAIO/2018 1 REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS 1. OBJETIVO Este ADENDO tem por objetivo especificar

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA SECADORES DE AR COMPRIMIDO POR REFRIGERAÇÃO MODELOS: TITANPLUS-040 ~ 250 MDR ENERGYPLUS-250 ~ 9600 PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3

Leia mais

PROTOCOLO DE ENTREGA DE DOCUMENTO

PROTOCOLO DE ENTREGA DE DOCUMENTO TREVISA/1261 18/03/2017 CLEBER REFOSCO 1/40 PARA: TREVISA INVESTIMENTOS S/A ATT.: SR. EDMAR FONE: (51) 9 9807-3304 E-MAIL: manutencao@trevisa.com.br PROTOCOLO DE ENTREGA DE DOCUMENTO Tipo de Documento:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 10 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para cabos de potência isolado 0,6/1kV utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia

Leia mais

3 Boletim Técnico Terminal Contrátil a Frio QTIII Série 7672 S8 (RW)

3 Boletim Técnico Terminal Contrátil a Frio QTIII Série 7672 S8 (RW) Boletim Técnico Terminal Contrátil a Frio QTIII Série 7672 S8 (RW) 1- Descrição do produto: O Terminal Contrátil a Frio M MR QTIII 7672-S-8 é um produto que atende os requisitos da norma IEEE 48 classe

Leia mais

Capítulo IV. Linhas elétricas Parte 2

Capítulo IV. Linhas elétricas Parte 2 6 As linhas elétricas de uma instalação de baixa tensão são tratadas pela norma ABNT NBR 0:00 em sua seção... e seus requisitos estão definidos na seção 6.. Este assunto foi iniciado no capítulo anterior

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DE PADRONIZAÇÃO PARA REDES SUBTERRÂNEAS EM CONDOMÍNIOS

RECOMENDAÇÃO DE PADRONIZAÇÃO PARA REDES SUBTERRÂNEAS EM CONDOMÍNIOS CABOS DE POTÊNCIA COM ISOLAÇÃO EXTRUDADA DE POLIETILENO RETICULADO OU DE BORRACHA ETILENO- PROPILENO PARA TENSÕES DE 1 kv A 35 kv RECOMENDAÇÃO DE PADRONIZAÇÃO PARA REDES SUBTERRÂNEAS EM CONDOMÍNIOS GT

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA MANUAL PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA COMPRESSOR DE PARAFUSO AIRPOWER 10 ~150 ROTOR PLUS,,, PLUS, FLEX E FLEX - DD PRECAUÇÕES INFORMAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...3 QUADRO ELÉTRICO...3

Leia mais

Grandes instalações, com um elevado número de cargas não lineares, apresentam um baixo fator de potência devido à distorção harmônica de corrente

Grandes instalações, com um elevado número de cargas não lineares, apresentam um baixo fator de potência devido à distorção harmônica de corrente Introdução Grandes instalações, com um elevado número de cargas não lineares, apresentam um baixo fator de potência devido à distorção harmônica de corrente A IEEE 519-1992 limita os harmônicos de corrente

Leia mais

ANEXO II PIT PLANO DE INSPEÇÃO E TESTES

ANEXO II PIT PLANO DE INSPEÇÃO E TESTES ANEXO II PIT PLANO DE INSPEÇÃO E TESTES DPEP/DVEN 04/2014 1 1 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 1.1 FABRICAÇÃO DE TANQUES, TAMPA, CONSERVADOR E RADIADORES 1.1.1 Aspectos da solda Executar Acompanhar Informar Local

Leia mais

PSI 3263 Práticas de Eletricidade e Eletrônica I 2016

PSI 3263 Práticas de Eletricidade e Eletrônica I 2016 PSI 3263 Práticas de Eletricidade e Eletrônica I 2016 Relatório da Experiência 6 Condutores e Dispositivos de Proteção Nomes: N o USP: 1. Procedimento experimental 1.1 - Levantamento de curva de aquecimento

Leia mais

Avaliação Técnica e Vida útil do TR XLPE em Cabos de Média Tensão. Sidnei Ueda Alubar Metais e Cabos

Avaliação Técnica e Vida útil do TR XLPE em Cabos de Média Tensão. Sidnei Ueda Alubar Metais e Cabos Avaliação Técnica e Vida útil do TR XLPE em Cabos de Média Tensão Sidnei Ueda Alubar Metais e Cabos Avaliação Técnica e Vida útil do TR XLPE em Cabos de Média Tensão Conteúdo da Apresentação 1- Cabos Isolados

Leia mais

Instalações elétricas de baixa tensão

Instalações elétricas de baixa tensão Instalações elétricas de baixa tensão Conceitos gerais de projeto Eletrotécnica Geral Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica da USP 2 de dezembro de 2016 EPUSP Eletrotécnica

Leia mais

CAPÍTULO 2 PARÂMETROS E RELAÇÕES BÁSICAS

CAPÍTULO 2 PARÂMETROS E RELAÇÕES BÁSICAS CAPÍTULO 2 PARÂMETROS E RELAÇÕES BÁSICAS Versião 2.0 Direitos Reservados PROCOBRE 2009 INTRODUÇÃO Para diagnosticar o comportamento de uma instalação elétrica é necessário medir os seus parâmetros elétricos,

Leia mais

Capítulo 1 Introdução aos princípios de máquinas 1. Capítulo 2 Transformadores 65. Capítulo 3 Fundamentos de máquinas CA 152

Capítulo 1 Introdução aos princípios de máquinas 1. Capítulo 2 Transformadores 65. Capítulo 3 Fundamentos de máquinas CA 152 resumido Capítulo 1 Introdução aos princípios de máquinas 1 Capítulo 2 Transformadores 65 Capítulo 3 Fundamentos de máquinas CA 152 Capítulo 4 Geradores síncronos 191 Capítulo 5 Motores síncronos 271 Capítulo

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CABOS ISOLADOS ATRAVÉS DOS MÉTODOS DE TENSÃO APLICADA EM VLF E TAN DELTA. Rafael Calebe

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CABOS ISOLADOS ATRAVÉS DOS MÉTODOS DE TENSÃO APLICADA EM VLF E TAN DELTA. Rafael Calebe AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CABOS ISOLADOS ATRAVÉS DOS MÉTODOS DE TENSÃO APLICADA EM VLF E TAN DELTA Rafael Calebe 1 A DELTATRON É UMA EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS PARA ENSAIOS

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA Montagem Elétrica Os serviços de montagens elétricas estão presentes em todas as instalações que produzem ou utilizam energia, compreendendo: Geração nas

Leia mais

CONJUNTO DE EMENDA REENTRÁVEL E TERMINAL DE ACESSO CERTA

CONJUNTO DE EMENDA REENTRÁVEL E TERMINAL DE ACESSO CERTA CONJUNTO DE EMENDA REENTRÁVEL E TERMINAL DE ACESSO CERTA CONJUNTO DE EMENDA REENTRÁVEL E TERMINAL DE ACESSO - CERTA : 1. APLICAÇÃO: O Conjunto CERTA é aplicado no abrigo de emenda de cabos aéreos com condutores

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO. Critérios para Dimensionamento e Ajustes da Proteção de Redes Aéreas de Distribuição Classes 15 e 36,2 kv ITD-17

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO. Critérios para Dimensionamento e Ajustes da Proteção de Redes Aéreas de Distribuição Classes 15 e 36,2 kv ITD-17 INSTRUÇÃO TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO Critérios para Dimensionamento e Ajustes da Proteção de Redes Aéreas de Distribuição Classes 15 e 36,2 kv ITD-17 ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. NORMAS E

Leia mais