USO DE GEOTECNOLOGIA NA ANÁLISE DOS PONTOS DE ACÚMULO DE LIXO NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USO DE GEOTECNOLOGIA NA ANÁLISE DOS PONTOS DE ACÚMULO DE LIXO NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE"

Transcrição

1 USO DE GEOTECNOLOGIA NA ANÁLISE DOS PONTOS DE ACÚMULO DE LIXO NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE Stallone da Costa Soares 1, Nicolau Matos da Costa 2, Daniela Queiroz Zuliani 3, Antônio Ricardo Souza Júnior 4 Rafaella da Silva Nogueira 5 Resumo: A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti encontrado principalmente no meio urbano, em recipientes que armazenam água e servem como criadouros ocorrendo assim um avanço da doença. O presente trabalho objetiva identificar as áreas mais críticas de acúmulo de resíduos sólidos que podem contribuir para a geração de problemas de saúde para a população, auxiliando assim, na tomada de decisão no que diz respeito à limpeza urbana contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida da população. O trabalho foi realizado na zona urbana do município de Redenção. A atividade foi desenvolvida no período de 18 de maio a 10 junho de com auxílio do GPS modelo GPSMAP 60csx. Foram georreferenciados 94 pontos de acúmulos de resíduos sólidos nos quais definiu-se as seguintes situações presença de depósito de resíduos, sem depósito de para resíduos, resíduo com/sem odor, resíduo com resto de poda de árvores, resíduo sem resto de poda, resíduo com material de construção e resíduo sem resto de material de construção. A análise da dependência espacial foi realizada com o auxílio do software Surfer Os mapas de isolinhas foram interpolados por meio do método de krigagem para visualizar e detectar a variabilidade especial dos locais de acúmulo de resíduos sólidos e efluentes líquidos. Os resultados obtidos indicaram que a quantidade de pontos de acúmulo de resíduos sólidos vem aumentando na cidade. É necessária maior conscientização tanto dos moradores como os tomadores da decisão no município. Palavras-chave: resíduos sólidos. limpeza urbana. dengue. análise espacial. geoprocessamento. INTRODUÇÃO O aumento populacional na região do Maciço de Baturité-CE promovido pela instalação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tem promovido um aumento de resíduos sólidos descartados no ambiente. Diante deste cenário, as cidades têm se empenhado bastante para manter a limpeza de suas ruas, mas sua realização é algo muito complexo. A falta de coleta seletiva, aterros sanitários adequados, bem como a dificuldade da 1 Desenvolvimento Rural, stallonesoares@hotmail.com 2 Desenvolvimento Rural, nicolaumatos512@yahoo.com 3 Desenvolvimento Rural, danielaqzuliani.unilab.edu.br 4 Desenvolvimento Rural, juniorsouza10fla@hotmail.com 5 Desenvolvimento Rural, rafaellanogueira@unilab.edu.br

2 sensibilização de uma massa populacional maior são comuns nessa região. Os resíduos sólidos são constantemente dispersos no ambiente, além disso, o lixo exposto ao ar pode atrair vários animais que são vetores de doenças para o ser humano como por exemplo a dengue. A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes egypti encontrado principalmente no meio urbano, em recipientes que armazenam água e servem como criadouros ocorrendo assim um avanço da doença. É considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002) estima que 80 milhões de pessoas se infectem anualmente em 100 países de todos os continentes, exceto na Europa. Lutinski et al. (2013) observando o tipo de criadouro, verificaram que o lixo representou a maior causa de proliferação do mosquito em todo o período avaliado. Neste sentido, a realização de georreferenciamento de pontos de acúmulo de resíduos é bastante valiosa, pois proporciona a identificação dos locais das áreas urbanas mais atingidas, indicando os locais que não possuem depósitos para disposição dos resíduos. Assim, é possível definir as áreas que são necessárias para realizar a limpeza com maior rigor e a manutenção dos sistemas de esgotos sanitários com maior eficiência. O presente trabalho objetiva identificar as áreas mais críticas de acúmulo de resíduos sólidos que podem contribuir para a geração de problemas de saúde para a população, auxiliando assim, na tomada de decisão no que diz respeito à limpeza urbana e contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida da população. METODOLOGIA O trabalho foi realizado na zona urbana do município de Redenção que abrange uma área de 225,63 km 2, com clima tropical quente úmido e tropical quente sub-úmido. A pluviosidade média é de 1.062,0 mm com temperatura média compreendida ente 26º a 28º (IPECE, 2014). A atividade foi desenvolvida no período de 18 de maio a 10 junho com auxílio do GPS modelo GPSMAP 60csx. Foram georreferenciados 94 pontos de acúmulos de resíduos sólidos nos quais definiu-se as seguintes situações conforme ilustradas na Figura 1: PDR (presença de depósito de resíduos), SDL (sem depósito de para resíduos); RO (resíduo com/sem odor); CRP (resíduo com resto de poda de árvores); SRP (resíduo sem resto de poda); CRC (resíduo com material de construção); SRC (resíduo sem resto de material de construção).

3 A B C Figura 1- Ilustração das seguintes situações: locais sem depósito para colocar os resíduos (A), resíduo com materiais de poda (B), resíduo sem materiais de construções (C). A análise da dependência espacial foi realizada com o auxílio do software Surfer Os mapas de isolinhas foram interpolados por meio do método de krigagem para visualizar e detectar a variabilidade espacial dos locais de acúmulo de resíduos sólidos e efluentes líquidos. RESULTADOS E DISCUSSÃO A análise espacial dos parâmetros estudados permitiu correlacionar o tipo e/ou condições em que os resíduos são alocados com o risco de atrair a presença de animais como o mosquito Aedes aegypti devido gerarem o acúmulo de água parada ou odores perceptíveis e atrativos a proliferação de doenças. Os resultados obtidos indicaram que a quantidade de pontos de acúmulo de lixo vem aumentando na cidade, no mapeamento feito em 2014 foram georreferenciados 56 pontos, em dois anos houve um aumento de 38 pontos. O primeiro mapa gerado refere-se ao odor que é extremamente importante por interferir diretamente na saúde pública e qualidade de vida, pois a presença ou ausência de odores propícia ou não a atração de vetores de transmissão de doenças (Figura 2A). Neste sentido, pode-se inferir que os pontos de acúmulo de lixo que apresentam odores encontram-se nas extremidades da direção noroeste, provavelmente por serem os locais de maior e melhor acesso, além do número de residências, centros comerciais e outras coisas que favorecem de igual forma o aumento da densidade populacional. Analisando o mapa referente aos pontos de depósito para lixo verifica-se que a escala que está próxima de 2 indica maior acúmulo que se refere a zona urbana de Redenção. A maioria dos locais georreferenciados indicaram que haviam depósito para colocar lixo, porém esse índice apenas remete as ruas de fácil acesso, o mesmo não acontece com os locais de difícil acesso, sem asfalto ou terrenos baldios sem muros (Figura 2B).

4 (A) (B) (C) (D) Figura 2 Mapas de distribuição espacial da ocorrência de resíduo com/sem odor (A), locais com/sem depósito para colocar os resíduos (B), resíduo com/sem materiais de construções (C), resíduo com/sem materiais de poda (D). Costa e Barraza (2011) também chegaram a essa conclusão visitando os bairros da cidade Mogi Guaçu. Há que se tomar uma posição em relação a isso, pois segundo Pignatti (2002), os terrenos baldios se destacaram como o terceiro tipo de imóvel com maior número de criadouros do Aedes aegypti pelo fato do lixo não coletado que geralmente é depositado pela população nessas áreas. Vale ressaltar que, em alguns locais em que apresentava percentual menor de SDL, não havia acúmulo de lixo em grande quantidade, pois, provavelmente os moradores colocam o lixo para ser coletado próximo ao horário que o carro coletor passa, porém, há necessidade de se fazer visita de monitoramento para confirmar tais resultados. Os locais de acúmulo de materiais de construção apresentaram um comportamento oposto aos locais que apresentaram odores mais intensos (Figura 2C). A maior variabilidade foi observada na direção noroeste, porém com maior acúmulo deste tipo de resíduo na região Sudeste. Isso se deve provavelmente a construção de várias infraestruturas com a implantação da UNILAB e entrada anual de novos alunos.

5 Na análise do mapa (Figura 2D) que engloba os lixos que tinham resto de podas de árvores ou material vegetal e os lixos que tinham não havia presença de resto de podas, observase que a maioria dos dados georreferenciados estão concentrados na coloração alaranjada escura representando assim os locais sem ocorrência de resto de podas, poucos foram os pontos em que se encontrou presença de restos de podas, isso se deve pelo fato do centro da cidade se encontrar com poucas árvores por conta disso, houve recentemente inserção de plantas nativas no reflorestamento da mesma. CONCLUSÕES O georreferenciamento dos pontos de acúmulo indicou que a quantidade de pontos de acúmulo de lixo vem aumentando na cidade. É necessária uma maior conscientização tanto dos moradores como os gestores do município, favorecendo assim uma melhoria na qualidade de vida da população. Neste sentido, o projeto de extensão Amigo Semeador promovendo saúde pública no Maciço de Baturité: cidadania, desenvolvimento urbano e geração de trabalho e renda intensificará ainda mais as ações e divulgação destes resultados para toda comunidade. AGRADECIMENTOS À equipe do Programa Semear, aos moradores dos municípios de Redenção, à UNILAB- PROEXT. REFERÊNCIAS CÂMARA, G; et al. Introdução à ciência da geoinformação. São Jose dos Campos: INPE, p. COSTA, A. C.; BARRAZA LARIOS, M. R. Análise ambiental e geoespacial dos depósitos de lixos clandestinos da cidade de Mogi Guaçu. Interciência & Sociedade. Vol BARRETO, F. A. F.D; et al. Perfil básico municipal 2014 redenção. IPECE. Disponível em: Organização Mundial de Saúde (OMS) Conceito de saúde. Disponível em: Fev LUTINSKI, J. A; et al,. Infestação pelo mosquito Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) na cidade de Chapecó SC. Revista Biotemas, 26 (2), junho de PIGNATTI, M. G. Políticas ambientais e saúde: as práticas sanitárias para o controle do dengue no ambiente urbano. Cuiabá: Instituto de Saúde Coletiva, p. 1-12

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR E QUALIDADE DO GRÃO DE CAFÉ NO MACIÇO DE BATURITÉ

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR E QUALIDADE DO GRÃO DE CAFÉ NO MACIÇO DE BATURITÉ DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR E QUALIDADE DO GRÃO DE CAFÉ NO MACIÇO DE BATURITÉ Thereza Cristina de Assis Botelho 1, Francisco Ivan Carlos de Oliveira 2, Luana Martins da Silva Alexandre 3,

Leia mais

MAPEAMENTO DE PONTOS DE LIXO NA ZONA URBANA DE ARACOIABA-CE. Palavras-chave: Resíduos sólidos. Limpeza urbana. Geoprocessamento.

MAPEAMENTO DE PONTOS DE LIXO NA ZONA URBANA DE ARACOIABA-CE. Palavras-chave: Resíduos sólidos. Limpeza urbana. Geoprocessamento. MAPEAMENTO DE PONTOS DE LIXO NA ZONA URBANA DE ARACOIABA-CE Carlos Zacarias Joaquim Júnior 1, Nelito Nhanca Nbali 2, Nancy da Costa 3, Rafaella da Silva Nogueira 4 Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar

Leia mais

Relatório de análise estatística Bairro : Dois Irmãos Recife/PE

Relatório de análise estatística Bairro : Dois Irmãos Recife/PE Relatório de análise estatística Bairro : Dois Irmãos Recife/PE 1 INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é determinar fatores de risco e proteção para a ocorrência de ovos do mosquito Aedes aegypti para

Leia mais

FATORES AMBIENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA A PROFILERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE NO BAIRRO PRAIA GRANDE NO DISTRITO DE MOSQUEIRO, BELÉM PA.

FATORES AMBIENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA A PROFILERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE NO BAIRRO PRAIA GRANDE NO DISTRITO DE MOSQUEIRO, BELÉM PA. FATORES AMBIENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA A PROFILERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE NO BAIRRO PRAIA GRANDE NO DISTRITO DE MOSQUEIRO, BELÉM PA. David Figueiredo Ferreira Filho(*) * Engenheiro Ambiental graduado

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS FATORES AMBIENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, NO BAIRRO NOVA CORRENTE, CORRENTE - PI

LEVANTAMENTO DOS FATORES AMBIENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, NO BAIRRO NOVA CORRENTE, CORRENTE - PI LEVANTAMENTO DOS FATORES AMBIENTAIS QUE CONTRIBUEM PARA A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, NO BAIRRO NOVA CORRENTE, CORRENTE - PI Kássia Hellem Tavares da Silva (*), Jeandra Pereira dos Santos,

Leia mais

Diretriz SNCC nº 3 Saneamento Básico

Diretriz SNCC nº 3 Saneamento Básico Diretriz SNCC nº 3 Saneamento Básico 1 Referências Normativas - Lei 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010 - Lei 11.445/2007 e Decreto 7.217/2010 - Lei 8080/1990 Fica estabelecida a Diretriz SNCC nº 3/2016,

Leia mais

Aedes: criadouros e soluções

Aedes: criadouros e soluções Aedes: criadouros e soluções Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores Porto Alegre - 2016

Leia mais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais

Análise SWOT. Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Análise SWOT Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Implantação de associação de catadores, melhorando a coleta seletiva. Disponibilização de quantidade maior de lixeiras na cidade. Geração de empregos

Leia mais

Aedes: criadouros e soluções

Aedes: criadouros e soluções Aedes: criadouros e soluções Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores Porto Alegre - 2016

Leia mais

INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO COMBATE A DENGUE E A FEBRE AMARELA.

INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO COMBATE A DENGUE E A FEBRE AMARELA. INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO COMBATE A DENGUE E A FEBRE AMARELA. NOSSA CIDADE Cruzília - Sul de Minas Gerais (Berço do Cavalo Mangalarga e Mangalarga Marchador) IBGE 2010:

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio Estado do Espírito Santo ATA DE REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE AFONSO CLÁUDIO E DIVULGAÇÃO DO MUTIRAÕ DE LIMPEZA DE QUINTAIS E TERRENOS, REALIZADA COM OS MORADORES DOS BAIRROS SÃO

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA COLETA DE LIXO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PA

DIAGNÓSTICO DA COLETA DE LIXO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PA Salvador/BA 25 a 28/11/2013 DIAGNÓSTICO DA COLETA DE LIXO REALIZADO NOS BAIRROS VILA DA AMIZADE, OLARIA NORTE E SÃO LUIZ I, NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PA Wilker Jose Caminha dos Santos, Ramynngly

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 001/2015

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 001/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO 001/2015 Assessoria de Informação Epidemiológica

Leia mais

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HSA 0109 - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Sistema de Limpeza Urbana Engo. Francisco Luiz Rodrigues Profa. Dra. Wanda Risso Günther FSP/USP Fatores que influenciam a geração de resíduos nos centros urbanos

Leia mais

Dengue em Mato Grosso do Sul: lições da epidemia de Rivaldo Venâncio da Cunha Faculdade de Medicina Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dengue em Mato Grosso do Sul: lições da epidemia de Rivaldo Venâncio da Cunha Faculdade de Medicina Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Dengue em Mato Grosso do Sul: lições da epidemia de 2007 Rivaldo Venâncio da Cunha Faculdade de Medicina Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Dengue em Mato Grosso do Sul: lições da epidemia de 2007

Leia mais

Informação, mobilização e responsabilidade social na dengue: espaço para ações educativas

Informação, mobilização e responsabilidade social na dengue: espaço para ações educativas Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores Informação, mobilização e responsabilidade social na dengue: espaço para ações educativas Porto Alegre, agosto de 2015

Leia mais

PAPA-ENTULHO: UMA PROPOSTA PARA ERRADICAÇÃO DE PONTOS DE DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO DISTRITO FEDERAL

PAPA-ENTULHO: UMA PROPOSTA PARA ERRADICAÇÃO DE PONTOS DE DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO DISTRITO FEDERAL PAPA-ENTULHO: UMA PROPOSTA PARA ERRADICAÇÃO DE PONTOS DE DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO DISTRITO FEDERAL Autores: Caio Nunes de Albuquerque Dias Camila Lopes dos Santos Taís Corrêa

Leia mais

PROJETO. Plantio de Grama em terrenos baldios CIDADE LIMPA, SEGURA E MAIS VERDE

PROJETO. Plantio de Grama em terrenos baldios CIDADE LIMPA, SEGURA E MAIS VERDE PROJETO CIDADE LIMPA, SEGURA E MAIS VERDE Plantio de Grama em terrenos baldios Terrenos baldios gramados evitam doenças, não recebem Entulhos, valorizam a região e servem a comunidade PROJETO CIDADE LIMPA,

Leia mais

A construção de um Website como ferramenta de educação em saúde e de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) em Salinas MG

A construção de um Website como ferramenta de educação em saúde e de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) em Salinas MG A construção de um Website como ferramenta de educação em saúde e de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) em Salinas MG José Carlos de Oliveira Júnior¹, Patrícia de Oliveira e Lucas 2, Ronaldo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jitaúna publica:

Prefeitura Municipal de Jitaúna publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1871 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CMS nº 001/2019- Aprova o Projeto Todos Juntos no combate a dengue,aprova a VI Conferência Municipal de Saúde e Calendário

Leia mais

1) Conceitos e definições:

1) Conceitos e definições: SANEAMENTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA - COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS 1) Conceitos e definições: 1.1) Esgoto: É um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos

Leia mais

21º Prêmio Expressão de Ecologia

21º Prêmio Expressão de Ecologia 21º Prêmio Expressão de Ecologia Edição 2013-2014 Feira Feira Projeto: Projeto Lixo que Vale - Faça sua parte. Faça a diferença. Organização: Prefeitura Municipal de Umuarama Página: 1/1 PÁGINA 1: Inform

Leia mais

Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo!

Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo! Orientar sobre o combate ao mosquito da Dengue? Conta Comigo! DENGUE: O PERIGO REAL A Dengue é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes

Leia mais

DENGUE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES

DENGUE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES DENGUE O QUE É DENGUE? É uma doença infecciosa causada por um arbovírus

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 003/2014

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 003/2014 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO 003/2014 Assessoria de Informação Epidemiológica

Leia mais

Estudo de áreas para implantação de aterro sanitário no Maciço de Baturité

Estudo de áreas para implantação de aterro sanitário no Maciço de Baturité Estudo de áreas para implantação de aterro sanitário no Maciço de Baturité Halline Maria Garantizado dos Santos (1) ; Luana da Silva Moreira (1) ; Márcio Henrique da Costa Freire (1) ; Rafaella da Silva

Leia mais

Aedes aegypti: temos competência para controlar, afinal somos Agentes de Saúde

Aedes aegypti: temos competência para controlar, afinal somos Agentes de Saúde Aedes aegypti: temos competência para controlar, afinal somos Agentes de Saúde Paulo Roberto Urbinatti Laboratório de Entomologia em Saúde Pública/FSP/USP urbinati@usp.br Aedes aegypti - fêmea BIOECOLOGIA

Leia mais

Mosquito Aedes aegypti

Mosquito Aedes aegypti Escola Secundária Jaime Moniz Ano Letivo 2013/2014 Curso: Técnico de Gestão do Ambiente, Tipo 6, Curso nº4, Ação nº1 Projeto nº: 002179/2013/113 Mosquito Aedes aegypti Vírus Dengue Filipa Gomes, nº8 12º61

Leia mais

Boletim Semanal da Dengue

Boletim Semanal da Dengue Prefeitura de Nova Lima Secretaria Municipal de Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Vigilância em Saúde Boletim Semanal da Dengue Semana Epidemiológica Este boletim tem por objetivo apresentar o

Leia mais

Eixo Temático ET Saneamento Ambiental. FATORES AMBIENTAIS E Aedes aegypti NO MUNICÍPIO DE CORRENTE PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO OLARIA

Eixo Temático ET Saneamento Ambiental. FATORES AMBIENTAIS E Aedes aegypti NO MUNICÍPIO DE CORRENTE PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO OLARIA Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Vol. 4: Congestas 2016 685 Eixo Temático ET-02-013 - Saneamento Ambiental FATORES AMBIENTAIS E Aedes aegypti NO MUNICÍPIO DE CORRENTE

Leia mais

Projeto Jovem Cientista Allamaniano 2016 Tema: Planeta Terra: É nosso dever cuidar e transformar.

Projeto Jovem Cientista Allamaniano 2016 Tema: Planeta Terra: É nosso dever cuidar e transformar. Projeto Jovem Cientista Allamaniano 2016 Tema: Planeta Terra: É nosso dever cuidar e transformar. - Subtema: Ações do dia a dia que reduzem os casos de zoonoses. - Turmas envolvidas: 7ºs anos A e B. -

Leia mais

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56

Escrito por Assessoria de Comunicação Sex, 13 de Maio de :23 - Última atualização Sex, 13 de Maio de :56 O verão acabou, mas a luta contra o mosquito Aedes aegypti está longe de terminar. Com casos cada vez mais frequentes de doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO UTILIZAÇÃO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL DE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO José Guilherme M. Araújo¹; Aurélio Pessoa Picanço² ¹Aluno do

Leia mais

ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E A INCIDÊNCIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS

ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E A INCIDÊNCIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E A INCIDÊNCIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS Suely Franco Siqueira Lima Elisabete Caria Moraes Gabriel Pereira Instituto Nacional de Pesquisas

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 002/2015

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 002/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Assessoria de Informação Epidemiológica e Ambiental LIRAa

Leia mais

Aedes aegypti: temos competência para controlar

Aedes aegypti: temos competência para controlar Aedes aegypti: temos competência para controlar Dra. Dalva Marli Valério Wanderley Superintendência de Controle de Endemias-Sucen-SES-SP 23/09/2016 1º Painel Agentes de Saúde COMPETÊNCIAS - PORTARIA 1378

Leia mais

2 Simpósio Brasileiro de Saúde e ambiente. 19 a 22 de outubro de MINASCENTRO, Belo Horizonte MG.

2 Simpósio Brasileiro de Saúde e ambiente. 19 a 22 de outubro de MINASCENTRO, Belo Horizonte MG. Caracterização espacial como ferramenta para a gestão epidemiológica da dengue 2 Simpósio Brasileiro de Saúde e ambiente 19 a 22 de outubro de 2014 MINASCENTRO, Belo Horizonte MG. Eixo 2. A função social

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013

ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 ESCOLA ESTADUAL EDGAR BARBOSA OFICINA: QUÍMICA AMBIENTAL E RECICLAGEM NATAL/RN 2013 LIXO 2º ENCONTRO OBJETIVO: Relatar a composição química do lixo e os prováveis danos causados, além de discutir principais

Leia mais

PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DE DENGUE Diário Oficial do Estado de São Paulo Nº 190, Seção 1, 6 de outubro de 2010

PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DE DENGUE Diário Oficial do Estado de São Paulo Nº 190, Seção 1, 6 de outubro de 2010 Circular 489/2010 São Paulo, 06 de outubro de 2010. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DE DENGUE Diário Oficial do Estado de São Paulo Nº 190, Seção 1, 6 de outubro de 2010 Prezados

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória. Uso de Geotecnologias na. Prefeitura Municipal de Vitória

Prefeitura Municipal de Vitória. Uso de Geotecnologias na. Prefeitura Municipal de Vitória Prefeitura Municipal de Vitória Uso de Geotecnologias na Prefeitura Municipal de Vitória Localização; Projeto Inicial; Breve Histórico; Banco Corporativo BDGIS; Cases; Fatores de Sucesso; Pontos a Evoluir.

Leia mais

Limpeza urbana e a proliferação de animais sinantrópicos

Limpeza urbana e a proliferação de animais sinantrópicos Limpeza urbana e a proliferação de animais sinantrópicos Instituto de Engenharia SP Divisão Técnica de Engenharia Sanitária do Instituto de Engenharia DTES/I.E 06 de abril de 2011 Francisco Luiz Rodrigues

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO POR WILSON ROGÉRIO BRAUN E COLABORADORES

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO POR WILSON ROGÉRIO BRAUN E COLABORADORES MONITORAMENTO DE ARBOVIROSES ANO 2019 N 02 28 de janeiro de 2019. Disponível em https://www.epigeo.com.br INTRODUÇÃO A dengue, a febre de chikungunya e a febre pelo zika são doenças classificadas como

Leia mais

CAPÍTULO 12 SANEAMENTO AMBIENTAL

CAPÍTULO 12 SANEAMENTO AMBIENTAL CAPÍTULO 12 SANEAMENTO AMBIENTAL..Sanear... Seria aproveitar os nossos resíduos? Saber onde descartá-los? Somente as autoridades teriam soluções para os nossos problemas? Ou temos nossa parcela de contribuição?

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE. Servidores municipais: Resp. SASB:

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE. Servidores municipais: Resp. SASB: PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Servidores municipais: Resp. SASB: Tabela Erro! Nenhum texto com o estilo especificado foi encontrado no documento..1 - Checklist para levantamento de informações

Leia mais

DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ

DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ DIAGNÓSTICO DOS POÇOS TUBULARES E A QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MUNICIPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ José Joeferson Soares dos Santos 1 Ricardo Souza Araújo 2 Nayanne Lis Morais Sampaio 3 Thais

Leia mais

ESTUDO EM CÉLULAS EXPERIMENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA SIMULAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS

ESTUDO EM CÉLULAS EXPERIMENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA SIMULAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS ESTUDO EM CÉLULAS EXPERIMENTAIS DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA SIMULAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS Elaine Patrícia Araújo 1 ; Amanda Gabriela Freitas Santos 2 ; Jussara Cristina Firmino da Costa 3 ; Edcleide Maria

Leia mais

Notificado: Município de Chapada dos Guimarães Prefeito Municipal Sr. Lisu Koberstain. Notificação Recomendatória nº 002/2015

Notificado: Município de Chapada dos Guimarães Prefeito Municipal Sr. Lisu Koberstain. Notificação Recomendatória nº 002/2015 Notificante: Ministério Público Estadual 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Chapada dos Guimarães. Notificado: Município de Chapada dos Guimarães Prefeito Municipal Sr. Lisu Koberstain. Notificação

Leia mais

1ª Conferência Pública

1ª Conferência Pública REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE MIRACATU / SP 1ª Conferência Pública 09/03/2016 14h00 Câmara Municipal de Vereadores Política Nacional de Saneamento Básico Lei nº 11.445 /2007 ÁGUA ESGOTO

Leia mais

AVALIAÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 21 NO BRASIL: O CASO DO TEMA AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DOS SERVIÇOS QUE SE OCUPAM DE RESÍDUOS

AVALIAÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 21 NO BRASIL: O CASO DO TEMA AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DOS SERVIÇOS QUE SE OCUPAM DE RESÍDUOS AVALIAÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 21 NO BRASIL: O CASO DO TEMA AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DOS SERVIÇOS QUE SE OCUPAM DE RESÍDUOS Anaxsandra Lima Duarte INTRODUÇÃO Estimativas da Agenda 21 Global: até

Leia mais

ANALISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS OBTIDAS ATRAVÉS DE SATÉLITES NO AUMENTO DA DENGUE: ESTUDO DE CASO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS.

ANALISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS OBTIDAS ATRAVÉS DE SATÉLITES NO AUMENTO DA DENGUE: ESTUDO DE CASO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS. ANALISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS OBTIDAS ATRAVÉS DE SATÉLITES NO AUMENTO DA DENGUE: ESTUDO DE CASO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS. Suely Franco Siqueira Lima Elisabete Caria Moraes Gabriel

Leia mais

ESPACIALIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE SOLO EM UMA MICROBACIA DE OCUPAÇÃO URBANA - SOROCABA/SP

ESPACIALIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE SOLO EM UMA MICROBACIA DE OCUPAÇÃO URBANA - SOROCABA/SP ESPACIALIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE SOLO EM UMA MICROBACIA DE OCUPAÇÃO URBANA - SOROCABA/SP Rodrigo Custódio Urban 1 ; Alexandre Marco da Silva 1 ; Luiz Augusto Manfré 1 1 UNESP Campus Sorocaba. Av. Três de

Leia mais

Sistema de esgotamento sanitário de Maceió-AL: abrangência do serviço em relação à sua quantidade populacional.

Sistema de esgotamento sanitário de Maceió-AL: abrangência do serviço em relação à sua quantidade populacional. Sistema de esgotamento sanitário de Maceió-AL: abrangência do serviço em relação à sua quantidade populacional. Bruno Timóteo Rodrigues 1, Adelmo Lima Bastos 2, Benício Emanoel Omena Monte 3 1 Graduando

Leia mais

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika

Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Decreto PR nº 8.612, de 21 de dezembro de 2015 Fonte: Ministério da Saúde Foto de Anna Wanessa, flickr.com Fonte:

Leia mais

Mapeamento de Risco de Incêndios na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rio João Leito-GO

Mapeamento de Risco de Incêndios na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rio João Leito-GO Mapeamento de Risco de Incêndios na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rio João Leito-GO Inglith de Souza Lage Alves¹( inglith_lage@yahoo.com.br), Thaís Silva Ramos ¹, Izabela Soares de Oliveira ¹, Mirna Karla

Leia mais

Boletim Semanal da Dengue

Boletim Semanal da Dengue Prefeitura de Nova Lima Secretaria Municipal de Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Vigilância em Saúde Boletim Semanal da Dengue Semana Epidemiológica 09 Este boletim tem por objetivo apresentar

Leia mais

A Geração de Resíduos na Cidade de São Luís, Maranhão, no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Geração de Resíduos na Cidade de São Luís, Maranhão, no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos A Geração de Resíduos na Cidade de São Luís, Maranhão, no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos Ana Talita Galvão Freire¹, Celso Henrique Leite Silva Junior², Tatiana Cristina Santos de Castro¹,

Leia mais

1. DENGUE. Gráfico 1 Incidência de casos de dengue por Distrito Sanitário em Goiânia-GO, até a SE 48, 2015.

1. DENGUE. Gráfico 1 Incidência de casos de dengue por Distrito Sanitário em Goiânia-GO, até a SE 48, 2015. 1. DENGUE Em 2015, até a 48ª semana epidemiológica foram notificados 78.040 casos, com incidência de 5.525,5/100.000 habitantes. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior observa-se um aumento

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN MONITORAMENTO DOS ÍNDICES DE VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA E INDICADORES DE CONTROLE DO VETOR DA DENGUE Aedes aegypti EM MANAUS-AM-BRASIL EM TEMPO REAL USANDO O SISTEMA NOKIA DATA MONITOREO ÍNDICES DE VIGILANCIA

Leia mais

Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti A PREVENÇÃO É A ARMA CONTRA A DOENÇA Todos Juntos no Combate ao Aedes Aegypti! SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI A Sala Nacional de Coordenação e Controle

Leia mais

ÁREA: Estudos Técnicos e Saúde TÍTULO: Parâmetros referente a quantidade de Agentes de Combate à Endemias (ACE) por Município.

ÁREA: Estudos Técnicos e Saúde TÍTULO: Parâmetros referente a quantidade de Agentes de Combate à Endemias (ACE) por Município. NOTA TÉCNICA Nº 23/2016 Brasília, 14 de Junho de 2016. ÁREA: Estudos Técnicos e Saúde TÍTULO: Parâmetros referente a quantidade de Agentes de Combate à Endemias (ACE) por Município. 1- LEGISLAÇÃO A Lei

Leia mais

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Aedes Aegypti Informações Importantes - O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti

Leia mais

Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco/MG Secretária Municipal de saúde Departamento de Endemias e Zoonoses

Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco/MG Secretária Municipal de saúde Departamento de Endemias e Zoonoses Relatório acerca das ações do setor de combate à dengue em 2016 VRB 2016 Apresentação O município de Visconde do Rio Branco, desde o final de 2015, vem intensificando as ações de prevenções e combate ao

Leia mais

Resumo Expandido INTRODUÇÃO:

Resumo Expandido INTRODUÇÃO: Resumo Expandido Título da Pesquisa: ANÁLISE GEOESTATÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO DE CASOS DE DENGUE EM GOVERNADOR VALADARES (MG) E SUA RELAÇÃO COM VARIÁVEIS SOCIAIS E AMBIENTAIS. Palavras-chave: Dengue, Epidemiologia,

Leia mais

Titulo do Trabalho DELINEAMENTO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE MACEIÓ-AL USANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

Titulo do Trabalho DELINEAMENTO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE MACEIÓ-AL USANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO Titulo do Trabalho DELINEAMENTO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE MACEIÓ-AL USANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO Nome do Autor (a) Principal Bruno Timóteo Rodrigues Nome (s) do Coautor (a) (s) Mikael

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO DA COLETA SELETIVA DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 07/2014 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI

Leia mais

Eliane F. da Silveira Prof. Dra Curso de Ciências Biológicas. Rafael L. Martins - Coord. Curso de Geografia

Eliane F. da Silveira Prof. Dra Curso de Ciências Biológicas. Rafael L. Martins - Coord. Curso de Geografia Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil INVESTIGAÇÃO GEOGRÁFICA DE ÁREAS DE OCORRÊNCIA DE DOENÇAS EPIDÊMICAS NO MUNICÍPIO DE CANOAS, NOS ANOS DE 2013 A 2014: OS FOCOS DE DENGUE Jussara A.

Leia mais

Boletim Semanal da Dengue

Boletim Semanal da Dengue Prefeitura de Nova Lima Secretaria Municipal de Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Vigilância em Saúde Boletim Semanal da Dengue Semana Epidemiológica 12 (01/01/13 A 22/03/13) Nova Lima já está

Leia mais

LICENÇA DE INSTALAÇÃO

LICENÇA DE INSTALAÇÃO O (Inea), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.101, de 04 de outubro de 2007 e pelo Decreto nº 41.628, de 12 de janeiro de 2009 e suas modificações posteriores e, em especial, o

Leia mais

RISCO E VULNERABILIDADE AMBIENTAL URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS

RISCO E VULNERABILIDADE AMBIENTAL URBANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS Rayane Brito de Almeida Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas rayanebritodealmeida@gmail.com RESUMO: Este estudo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DO RIO TURVO, Médio Paranapanema

CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DO RIO TURVO, Médio Paranapanema CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO DO RIO TURVO, Médio Paranapanema Rosangela Teles Alves 1 Jonas Teixeira Nery 2 RESUMO Este trabalho tem por objetivo análise das séries pluviométricas, selecionadas para

Leia mais

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES Informativo da EEL/SUBE/CED/GPEC (Gerência de Projetos de Extensão Curricular) Ano XI Março abril - 2017 Coordenação: Denise Palha Redação: Waleria de Carvalho JUNTOS SOMOS MAIS FORTES Diga não ao mosquito

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO ESTADO DA PARAÍBA

DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO ESTADO DA PARAÍBA DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO ESTADO DA PARAÍBA Gean Carlos Pereira de Lucena 1 ; Pedro Tiago Pereira de Sousa 1 ; Pablo Rodrigo da Costa Florêncio 1, João Filipe

Leia mais

Integração das Ações de Endemias e Atenção Básica no Município de Canindé-CE

Integração das Ações de Endemias e Atenção Básica no Município de Canindé-CE PREFEITURA MUNICIPAL DE CANINDÉ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Integração das Ações de Endemias e Atenção Básica no Município de Canindé-CE Aline Macedo de Oliveira Jocélia Maria de Oliveira José Vanderlan

Leia mais

ENERGIS: Uma ferramenta de planejamento energético para sistemas isoladas

ENERGIS: Uma ferramenta de planejamento energético para sistemas isoladas II Simpósio Nacional de Energia Fotovoltaica Rio de Janeiro, 17 a 20 de maio de 2005 energético para sistemas isoladas Autores: Alexandre M. Medeiros, Paulo Cesar P. Menezes, Geyson M. da Silva, Fabio

Leia mais

PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Johnny Ferreira dos Santos Diretor Ministério das Cidades São Paulo, 15 de Março de 2016 Itens 1. Saneamento: Aspectos Gerais 2. Importância do Saneamento para a

Leia mais

ESPACIALIZAÇÃO DO REBAIXAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TRAMANDAÍ, RS 1

ESPACIALIZAÇÃO DO REBAIXAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TRAMANDAÍ, RS 1 ESPACIALIZAÇÃO DO REBAIXAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TRAMANDAÍ, RS 1 BERNARDI, Ewerthon Cezar Schiavo 2 ; PANZIERA, André Gonçalves 2 ; AUZANI, Gislaine Mocelin

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DA DENGUE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DA DENGUE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DA DENGUE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dilene Fernandes Machado da Costa Elisabete Caria Moraes Suely Franco Siqueira Lima Teresa Gallotti Florenzano Justificativa A

Leia mais

Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU

Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU Introdução A ABRELPE Treinamento para Operação de Aterros Sanitários Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU ABRELPE: Associação Nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e desde 1996

Leia mais

Pacto da Educação Contra o Zika

Pacto da Educação Contra o Zika DIA NACIONAL SEM AEDES 02 de DEZEMBRO AÇÕES DO MEC Pacto da Educação Contra o Zika Projeto de controle do Aedes aegypti 02 de DEZEMBRO DIA NACIONAL SEM AEDES Enviar correspondências às Secretarias estaduais

Leia mais

UNESP ª Fase (Questões 43 a 48)

UNESP ª Fase (Questões 43 a 48) 1ª Fase (Questões 43 a 48) 1. (Questão 43) A análise da ação e do diálogo das personagens demonstram que a) não existe legislação brasileira específica para a conservação das florestas nas propriedades

Leia mais

MONITORAMENTO E CONTROLE VETORIAL DE Aedes aegypti

MONITORAMENTO E CONTROLE VETORIAL DE Aedes aegypti SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE VIGILÂNCIA DE ROEDORES E VETORES (EVDT/EVRV) MONITORAMENTO E CONTROLE VETORIAL DE Aedes aegypti Monitoramento Vetorial Fonte: MIAedes/ECOVEC

Leia mais

Casos de dengue em Vitória-ES

Casos de dengue em Vitória-ES Casos de dengue em Vitória-ES Brunner Salgado Martins 1, Denise Caluta Abranches 2 1. Graduado em Tec. Processamento de Dados, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Empresarial,

Leia mais

CONTROLE SUSTENTÁVEL DAS ENCHENTES. Prof. Dr. Adacto Ottoni

CONTROLE SUSTENTÁVEL DAS ENCHENTES. Prof. Dr. Adacto Ottoni CONTROLE SUSTENTÁVEL DAS ENCHENTES Prof. Dr. Adacto Ottoni Prof. Dr. Adacto Ottoni Prof. Dr. Adacto Ottoni Detalhe de um piscinão em São Paulo, totalmente assoreado com lixo, lodo de esgotos

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO Allan Viktor da Silva Pereira (1); Gabriela Nogueira Cunha (1); Jose Paiva Lopes Neto (2); Leonardo Almeida

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA E DIÂMETRO DO GRÃO DE CAFÉ (Coffea arábica) EM ARATUBA-CE

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA E DIÂMETRO DO GRÃO DE CAFÉ (Coffea arábica) EM ARATUBA-CE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA E DIÂMETRO DO GRÃO DE CAFÉ (Coffea arábica) EM ARATUBA-CE Thereza Cristina de Assis Botelho 1, Francisco Ivan Carlos de Oliveira 2, Luana Martins da Silva Alexandre

Leia mais

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA

INFORME TÉCNICO SEMANAL: DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA E MICROCEFALIA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA 1. DENGUE Em 2016, até a 6ª semana epidemiológica (SE) foram notificados 7.478 casos suspeitos de dengue. No ano de 2015, o município superou o registro de número de casos de anos anteriores, revelando

Leia mais

Projeto. Uso agrícola do lodo gerado em uma estação de tratamento de efluentes industriais autorizado pelo MAPA

Projeto. Uso agrícola do lodo gerado em uma estação de tratamento de efluentes industriais autorizado pelo MAPA Projeto Uso agrícola do lodo gerado em uma estação de tratamento de efluentes industriais autorizado pelo MAPA PIQ Abril - 2012 Projeto 15 dias para geração de lodo Lodo de esgoto úmido 2 meses para o

Leia mais

COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL. 16 de junho de 2015

COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL. 16 de junho de 2015 COMO VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL 16 de junho de 2015 O lixo que sai caro... Matéria divulgada na revista EXAME (jun.15) Três pontos... 1 2 3 É necessário uniformizar

Leia mais

Mapeamento da incidência de dengue em Manaus (2008): estudo da associação entre fatores socioambientais na perspectiva da Geografia da Saúde

Mapeamento da incidência de dengue em Manaus (2008): estudo da associação entre fatores socioambientais na perspectiva da Geografia da Saúde Mapeamento da incidência de dengue em Manaus (2008): estudo da associação entre fatores socioambientais na perspectiva da Geografia da Saúde Renato Ferreira de Souza * Resumo A Geografia da Saúde tem caráter

Leia mais

Apresentação a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Governo do Estado do Ceará

Apresentação a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Governo do Estado do Ceará Apresentação a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Governo do Estado do Ceará 11 de janeiro de 2017 Nossa Inspiração: Segurança Cidadã De onde surge a violência? A quem cabe combatê-la? Violência

Leia mais

UM ESTUDO DE CASO: CONHECIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB SOBRE O MOSQUITO Aedes aegypti

UM ESTUDO DE CASO: CONHECIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB SOBRE O MOSQUITO Aedes aegypti UM ESTUDO DE CASO: CONHECIMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE MORADORES DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB SOBRE O MOSQUITO Aedes aegypti Thais Aparecida Vitoriano Dantas (1); Emanuela Suassuna de Araújo

Leia mais

ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A

ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A 2011 1 BERNARDI, Ewerthon Cezar Schiavo 2 ; MADRUGA, Roberta Araujo 3 ; SAUSEN, Tania Maria 3 1 Trabalho

Leia mais

Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos

Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos 1 Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos 2 Disposição Final dos RSU s O poder público confunde aterro sanitário com vazadouros, lixões e depósitos de resíduos; Maior problema dos aterros orgânica

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RESÍDUOS SÓLIDOS Conceição da Barra - ES, Julho de 2013 TÍTULO Programa de Educação Ambiental com Ênfase em Resíduos Sólidos INTRODUÇÃO A geração e destinação

Leia mais

Relatório de Avaliação Anual Ano Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental

Relatório de Avaliação Anual Ano Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Relatório de Avaliação Anual Ano 2016 Introdução Plano Nacional de Saneamento Básico Plansab Instituído Aprovado Lei nº 11.445/2007 Lei de Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico Decreto nº 8.141/2013

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE Giovanni Salera Júnior E-mail: salerajunior@yahoo.com.br Gurupi TO Novembro de 2008 1 Salera Júnior, Giovanni. Catalogação Programa Municipal de Controle da Dengue.

Leia mais

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO

MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU 1 INTRODUÇÃO MAPEAMENTO LOGÍSTICO DO PROCESSO DE DESCARTE DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO SETOR SUL DA CIDADE DE BOTUCATU Leandro Tadeu da Silva 1, José Benedito Leandro 2 1 Graduando em Tecnologia em Logística pela Fatec

Leia mais

Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae

Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae Sobre a Assemae A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Assemae é uma organização não governamental criada em 1984, com o objetivo de

Leia mais

Cronograma. Etapas anteriores:

Cronograma. Etapas anteriores: Etapas do Edital Etapas Inscrição das equipes (FINALIZADA dia 06/09) Elaboração de diagnóstico (Anexo III) Elaboração de plano de atividades (Anexo IV) Busca de parcerias Apresentação dos resultados Cronograma

Leia mais