CULTURAS DE SUPORTE FITOSSANITÁTIO INSUFICIENTE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CULTURAS DE SUPORTE FITOSSANITÁTIO INSUFICIENTE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL:"

Transcrição

1 CULTURAS DE SUPORTE FITOSSANITÁTIO INSUFICIENTE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: principais pragas e demanda por registro de produtos para seu controle Eudes de Arruda Carvalho DSc. em Fitopatologia Porto Velho, 12 de Junho de 2013

2 ROTEIRO Contextualização: breve histórico; Pragas das Palmeiras (Arecaceae); Outras Culturas.

3 Belém/PA Unidade Ecorregional: Embrapa Amazônia Oriental

4 Mas, o quê estamos fazendo?

5 CRONOLOGIA: Principais Ações I Encontro Nacional sobre o Registro de Agrotóxicos para Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI) ou Minor Crops Outubro/ Brasília/DF I Reunião entre a Pesquisa e o Setor Produtivo da Cadeia da Óleo de Palma Dezembro/2011 Bélem/PA Lista de Princípios Ativos Prioritários para a cultura da Palma de Óleo Dez/2011

6

7 CRONOLOGIA: Principais Ações I Reunião entre a Pesquisa e o Setor Produtivo da Cadeia do Coco Moju/PA - Maio/2012 Lista de Princípios Ativos Prioritários para a cultura do Coqueiro.

8

9 CRONOLOGIA: Principais Ações 05ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Palma de Óleo Lista de Empresas fabricantes e respectivos contatos, ordenados por princípio ativo de interesse do Setor Produtivo da Cadeia da Palma de Óleo Abr/2012.

10

11 CRONOLOGIA: Principais Ações 13º ENFISA Regional - Norte Encaminhamento da Embrapa Amazônia Oriental à Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Pará SFA-MAPA para o credenciamento da Unidade (IN 36 de 2009).

12

13

14

15 CRONOLOGIA: Principais Ações Reunião Emergencial entre representantes do Setor Produtivo da Cadeia do Coco, CGAA- MAPA, Pesquisa e Chefia de Gabinete do Ministro da Agricultura. PROPOSTA DE Co-financiamento do processo de registro de produtos fitossanitários para CSFI

16 PALMEIRAS (Arecaceae)

17 Alvos Biológicos - Coqueiro INSETOS - PRAGA

18 Alvos Biológicos Broca-da-coroa-foliar - Eupalamides daedalus Cortesia: Paulo Lins - Sococo

19

20

21

22 Alvos Biológicos Broca-do-olho-do-coqueiro - Rhynchophorus palmarum Cortesia: Paulo Lins - Sococo

23 Alvos Biológicos Broca-do-estipe ou rhina - Rhinostomus barbirostris Cortesia: Paulo Lins - Sococo

24 Alvos Biológicos Broca-do-pendunculo floral - Homalinotus depressus Cortesia: Paulo Lins - Sococo

25 Alvos Biológicos Lagarta-das-folhas - Brassolis sophorae Cortesia: Paulo Lins - Sococo

26 Alvos Biológicos Lagarta-das-folhas - Opsiphanes invirae Cortesia: Paulo Lins - Sococo Diferentes fases do inseto. Ciclo de vida de 59 a 77 dias

27 Alvos Biológicos Ácaro-da-necrose-do-coqueiro - Aceria guerreronis Cortesia: Paulo Lins - Sococo

28 Alvos Biológicos - Coqueiro Mosca Branca Cortesia: Felipe Carvalho - Pepsico

29 Alvos Biológicos - Coqueiro Mosca Branca Cortesia: Felipe Carvalho - Pepsico

30 Alvos Biológicos DOENÇAS

31 Alvos Biológicos Murcha de Fitomonas Phytomonas staheli

32 Alvos Biológicos Murcha de Fitomonas Phytomonas staheli Ochleru spp. Lincus lobuliger

33 Alvos Biológicos Manchas foliares Celomicetos Teleomorfo Cochiobolus

34 Alvos Biológicos Manchas foliares Celomicetos Teleomorfo Cochiobolus

35 Alvos Biológicos Manchas foliares Celomicetos Teleomorfo Cochiobolus Cortesia: Paulo Lins - Sococo

36 Alvos Biológicos - Coqueiro Lixa-pequena - Phyllachora torrendiella Lixa-grande Sphaerotodhis acrocomiae Cortesia: Paulo Lins - Sococo

37

38

39

40

41 Alvos Biológicos - Coqueiro Queima-das-folhas - Lasiodiplodia cocogena Cortesia: Paulo Lins - Sococo

42 Alvos Biológicos Queima-das-folhas Lasiodiplodia spp.

43 Alvos Biológicos Anel Vermelho - Bursaphelencus cocophilus

44 Alvos Biológicos - Coqueiro Resinose - Thielaviopsis paradoxa

45 Alvos Biológicos - Coqueiro PALMA DE ÓLEO (Elaies spp.)

46

47

48

49

50 FUNGOS ASSOCIADOS À PALMA DE ÓLEO (Elaeis guineensis Jacq.) Fusarium sp. VAN DE LANDE (1984) relatou o Fusarium oxysporum f.sp elaeidis em Palmas de Óleo no estado do Pará. FLOOD et al. (1989) - comprovaram a patogenicidade. Relatado no Zaire, Camarões, Costa do Marfim, Suriname e Colômbia (WARDLAW, 1946; ANON, 1960 citado por FLOOD et al., 1983; RENARD et al., 1972; SANCHEZ POTES, 1966).

51 Alvos Biológicos - Coqueiro Murcha de Fusário - Fusarium oxysporum f.sp. elaeidis

52 Culturas cujas inclusões serão solicitadas: - Tucumazeiro; - Açaizeiro;

53 Alvos Biológicos AÇAIZEIRO (Euterpe spp.)

54 Alvos Biológicos - Açaizeiro

55 Alvos Biológicos - Açaizeiro

56

57

58

59 Nº Problemas Fitossanitários = 24 Doenças: 06 Fungos 02 Nematóides Pragas: 14 Insetos 02 Ácaros

60

61 Nº Produtos Fitossanitários Formulados: 17 Produtos Formulados 15 Grupos Químicos Fungicidas: 03 grupos Inseticidas: 02, sendo 1 biológico Acaricidas: 03 Inseticida/Acaricida: 03 Inseticida/Acaricida/Nematicida: 01 Herbicidas: 02 grupos químicos

62

63

64

65

66

67

68

69 Estrobilurina

70 USO RACIONAL O Que aplicar? (Produto) Quanto aplicar? (Dosagem) Quando aplicar? (Início Nível de Danos - e Intervalo) Onde aplicar? (Alvo biológico) Como aplicar? (Equipamentos e tecnologia de aplicação)

71 Foto: Paulo Lins - Sococo

72 Fotos: Paulo Lins - Sococo

73 Outras Culturas

74 Alvos Biológicos CUPUAÇUZEIRO (Theobroma grandiflorum)

75 Alvos Biológicos - Cupuaçuzeiro

76 Alvos Biológicos - Cupuaçuzeiro

77 Alvos Biológicos FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata)

78 Alvos Biológicos Feijão Caupi

79 HORTALIÇAS: Alvos Biológicos - Folhosas (JAMBÚ); Pimenteiras, Coentro, etc. FRUTÍFERAS: - Bacurizeiro, Camu-camuzeiro, Mangostão, Muricizeiro, etc.

80

81 A identidade visual A imagem integra elementos da agropecuária da região Norte do Brasil (búfalo, açaí, seringueira), a cultura paraense (cerâmica marajoara, pescador) e a questão de sustentabilidade (representada pela floresta e pela água). A água que jorra do mapa tem a forma da América do Sul, remetendo à questão das fronteiras geográficas, que se tornaram fluidas pelo incremento de trânsito de pessoas e mercadorias nas últimas décadas. O círculo referese ao movimento de informações intercambiadas durante o evento.

82

83 Realização Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará ADEPARÁ Federação da Agricultura do Estado do Pará FAEPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária SBDA

84 Apoio CEPLAC CNA Embrapa Amazônia Oriental FONESA PARATUR SEBRAE PA SAGRI SEPAQ UFRA UFPA UNAFA

85 O tema: Defesa Agropecuária e Sustentabilidade Justificativa: Esta é a primeira edição da Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária na Região Norte do Brasil, uma região com desafios impostos pela sua extensão territorial e onde o desafio de produzir alimentos para uma população em crescimento colide com a necessidade de preservar uma das florestas tropicais de maior biodiversidade do mundo. Portanto, conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade é o desafio que se apresenta a toda a cadeia da produção agropecuária.

86 Coordenação

87 Eixos Temáticos 1. Defesa Agropecuária e Sustentabilidade; 2. Políticas Públicas para Fortalecimento da Defesa Agropecuária; 3. Defesa Sanitária em Cadeias de Produção Animal; 4. Defesa Sanitária em Cadeias de Produção Vegetal; 5. Pesquisa, Tecnologia e Inovação: o suporte da Defesa Agropecuária.

88 1. Defesa Agropecuária e Sustentabilidade Otimização de recursos agropecuários: considerações relacionadas ao uso e proteção dos recursos hídricos. O desafio de alimentar o planeta segundo a lógica da sustentabilidade. Amazônia do século XXI: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável.

89 2. Políticas Públicas para a Defesa Agropecuária A proteção do patrimônio agropecuário: a quem cabe essa missão. Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes e sua contribuição para a saúde pública Suportes Laboratoriais de agentes patogênicos: evolução da rede de laboratórios.

90 3. Defesa Agropecuária em Cadeias da Produção Animal Panorama da pecuária de corte e seu potencial para exportação de carne versus exportação de gado vivo. Aspectos da defesa agropecuária relacionados aos animais aquáticos e seus produtos. Aspectos práticos relacionados à regularização da produção de mel.

91 4. Defesa Agropecuária em Cadeias da Produção Vegetal As pragas introduzidas e o impacto no custo Brasil de produção. Desafios fitossanitários na produção de biodiesel no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. As mudanças climáticas e o controle de pragas.

92 5. Pesquisa, Tecnologia e Inovação: O Suporte da Defesa Agropecuária Tecnologias laboratoriais inovadoras para diagnose de pragas e doenças. Potencial da fauna de interesse zootécnico na Amazônia como alternativa à pecuária tradicional. A defesa agropecuária e sua interface com a pesquisa, extensão e fomento.

93 Eventos paralelos Sessões de apresentação de trabalhos dos participantes II Encontro de Mestrados Profissionais em Defesa Agropecuária Reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária - FONESA Seminário sobre a Cadeia Produtiva do Açaí Assembleia da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária Mostra de Tecnologias para Defesa Agropecuária

94 Perfil dos participantes Profissionais de fiscalização e inspeção agropecuária, empresários, agroindustriais, indústrias e distribuidores de insumos agropecuários, profissionais pesquisadores, docentes, estudantes de nível superior e pósgraduação Origem: todas as Unidades da Federação, países que fazem fronteira com a Região Norte do Brasil

95 Comissão Organizadora Heloísa Helena Batista de Figueiredo (ADEPARÁ) Sálvio Carlos Freire (ADEPARÁ) Milton Leite Alves da Cunha (SFA/PA/MAPA) Neka Minssen (FAEPA) José Magid Waquil (SBDA) Eudes de Arruda Carvalho (EMBRAPA Amazônia Oriental)

96 Local do Evento HANGAR Centro de Convenções da Amazônia

97 Local do Evento

98 Formas de Apoio Quotas de Patrocínio Brindes Stand na Mostra de Tecnologias Passagens e hospedagem para palestrantes Atrações culturais Coquetel

99 Informações Fone: (31) Homepage:

100

101

102 MUITO OBRIGADO!!! Eudes de Arruda Carvalho (91)

Experiência de Avaliação de Impactos de Tecnologias da Embrapa Amazônia Oriental

Experiência de Avaliação de Impactos de Tecnologias da Embrapa Amazônia Oriental Experiência de Avaliação de Impactos de Tecnologias da Embrapa Amazônia Oriental Aldecy José Garcia de Moraes Enilson Solano Albuquerque Silva Brasília - DF, 05 de junho de 2018 Histórico da avaliação

Leia mais

Aspectos Legais dos Produtos Artesanais no Estado do Pará

Aspectos Legais dos Produtos Artesanais no Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INCENTIVO A PRODUÇÃO AGÊNCIA ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁ ADEPARÁ DIRETORIA TECNICA AGROPECUARAIA

Leia mais

Defesa Agropecuária. Visão do transito internacional no contexto das ONPFs. Luis Eduardo Pacifici Rangel Departamento de Sanidade Vegetal

Defesa Agropecuária. Visão do transito internacional no contexto das ONPFs. Luis Eduardo Pacifici Rangel Departamento de Sanidade Vegetal Defesa Agropecuária Visão do transito internacional no contexto das ONPFs Luis Eduardo Pacifici Rangel Departamento de Sanidade Vegetal AGENDA Missão; Política fitossanitária; Estratégica de ação; Contextualizando

Leia mais

II Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

II Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas II Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas Álvaro Negrão do Espírito Santo Professor da Faculdade de Turismo da UFPA Diretor SETUR/Coordenador do PRODETUR/PA Secretaria de

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 29 DE JANEIRO DE 2007.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 29 DE JANEIRO DE 2007. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 29 DE JANEIRO DE 2007. O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

PROPOSTA Nº 06/2017 CCEAGRO

PROPOSTA Nº 06/2017 CCEAGRO 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE AGRONOMIA CCEAGRO PROPOSTA Nº 06/2017 CCEAGRO BRASÍLIA-DF, 20 E 21 DE FEVEREIRO DE 2017 Participação do Sistema Confea/Crea no Encontro Nacional

Leia mais

A Rede de Inovação Tecnológica em Defesa Agropecuária

A Rede de Inovação Tecnológica em Defesa Agropecuária Campus de Cascavel 2º Simpósio de Inovação Tecnológica - 2 SITEC 5 de novembro de 2010 A Rede de Inovação Tecnológica em Defesa Agropecuária Evaldo Vilela Universidade Federal de Viçosa Projeto Inovação

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA AGROPECUÁRIA com Ênfase em Culturas de Importância para a Amazônia

MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA AGROPECUÁRIA com Ênfase em Culturas de Importância para a Amazônia MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA AGROPECUARIA VEGETAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PROJETO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA DEFESA AGROPECUÁRIA MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA AGROPECUÁRIA com Ênfase

Leia mais

04/03/2017. Introdução. Doenças do Coqueiro: etiologia, sintomatologia, epidemiologia e controle Patologia Florestal

04/03/2017. Introdução. Doenças do Coqueiro: etiologia, sintomatologia, epidemiologia e controle Patologia Florestal Doenças do Coqueiro: etiologia, sintomatologia, epidemiologia e controle Patologia Florestal Introdução Coqueiro (Cocos nucifera): Variedades: gigante anã (verde, vermelha e amarela) Norte e Nordeste (92%

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 FUNGOS ASSOCIADOS A CLONES DE CAMUCAMUZEIRO, MURICIZEIRO

Leia mais

Defesa Fitossanitária e seus desafios

Defesa Fitossanitária e seus desafios Defesa Fitossanitária e seus desafios Rita Lourenço Fiscal federal Agrocupecuário Serviço de Sanidade Vegetal SFA-SP Departamento de Sanidade Vegetal Mesa Redonda Importância da certificação de mudas livres

Leia mais

LIDERANÇA DO BRASIL NO RANKING MUNDIAL 2015/16

LIDERANÇA DO BRASIL NO RANKING MUNDIAL 2015/16 LIDERANÇA DO BRASIL NO RANKING MUNDIAL 2015/16 Suco Laranja Açúcar Café C. Bovina Comp. Soja C. Frango Milho C. Suína Exportação 1º 1º 1º 2º 1º 1º 2º 4º 75% 43% 27% 18% 44% 36% 22% 8% Produção 1º 1º 1º

Leia mais

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009 Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas Exigências legais do MAPA Jaguariúna SP junho de 2009 REGULAMENTAÇÃO Histórico da Legislação 1934: Decreto que aprova o Regulamento de

Leia mais

DO GRUPO NACIONAL DE EMERGÊNCIA FITOSSANITÁRIA PARA AMARELECIMENTO LETAL DO COQUEIRO

DO GRUPO NACIONAL DE EMERGÊNCIA FITOSSANITÁRIA PARA AMARELECIMENTO LETAL DO COQUEIRO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 47, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013 (*) O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁ- RIA E ABASTECIMENTO, no uso

Leia mais

Palestra Institucional

Palestra Institucional Palestra Institucional VictorFerreira Ferreirade desouza Souza Victor A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS DE CURTO E MÉDIO PRAZO PARA O SETOR AQUICOLA BRASILEIRO X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA

Leia mais

Conferência Paulista de C&T&I

Conferência Paulista de C&T&I Conferência Paulista de C&T&I FAPESP - 12 e 13/4/2010 C&T&I para o Agronegócio Orlando Melo de Castro Coordenador APTA/SAA O AGRONEGÓCIO DE SÃO PAULO É responsável por um terço do agronegócio brasileiro

Leia mais

Pragas e Doenças quarentenárias no Brasil e ações para mitigação de riscos

Pragas e Doenças quarentenárias no Brasil e ações para mitigação de riscos Pragas e Doenças quarentenárias no Brasil e ações para mitigação de riscos CHALLENGES IN A GLOBALIZED WORLD Increased flow of goods and people Global sanitary status World food supply 15,179 km borders

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 Thielaviopsis ethacetica INFECTANDO A

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 QUEIMA-DO-FIO EM IPECACUANHA (Psychotria

Leia mais

PROJETO ESTRUTURANTE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA

PROJETO ESTRUTURANTE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA PROJETO ESTRUTURANTE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA OBJETIVO Desenvolver conhecimento normativo, tecnológico, e mercadológico quanto as oportunidades de negócios sustentáveis e produtivos da cadeia

Leia mais

SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ

SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ criada através da Lei no 0452, de 09 de junho de 1999 Aristóteles Viana Fernandes Secretário I Fórum de Ciência, Tecnologia & Inovação do Estado

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

Plano de trabalho: Transferência de tecnologia e inovações tecnológicas em agroenergia para a agricultura familiar do Estado do Piauí

Plano de trabalho: Transferência de tecnologia e inovações tecnológicas em agroenergia para a agricultura familiar do Estado do Piauí SIMPOSIO DE AGROENERGIA PARA AGRICULTURA FAMILIAR Plano de trabalho: Transferência de tecnologia e inovações tecnológicas em agroenergia para a agricultura familiar do Estado do Piauí Marcos Emanuel da

Leia mais

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Programa ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura

Leia mais

2º Seminário Internacional Ganaderia Familiar y Desarrollo Rural UNIPAMPA Dom Pedrito/RS 21 e 22 de março de 2018

2º Seminário Internacional Ganaderia Familiar y Desarrollo Rural UNIPAMPA Dom Pedrito/RS 21 e 22 de março de 2018 2º Seminário Internacional Ganaderia Familiar y Desarrollo Rural UNIPAMPA Dom Pedrito/RS 21 e 22 de março de 2018 Rotas de Integração Nacional Contextualização Para cumprir os objetivos da Política Nacional

Leia mais

Período: a definir Local: São Paulo

Período: a definir Local: São Paulo Período: a definir Local: São Paulo Objetivo: Este seminário tem por objetivo conhecer e discutir o tema Biocombustíveis sob várias perspectivas relacionadas com economia, tecnologia de produtos e processo,

Leia mais

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa PROCI-FD1999.00006 CPPSE 1999 FD-1999.00006 '.~ Embrapa Pecuária Sudeste Empresa Brasileira de Pesquisa 1999 FD-1999.00006 E~a EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA A Embrapa foi criada

Leia mais

Panorama dos resíduos e contaminantes na produção de rações e carnes Visão do MAPA. Elenita Ruttscheidt Albuquerque FFA SIPOA/SFA/SC DEZEMBRO/2014

Panorama dos resíduos e contaminantes na produção de rações e carnes Visão do MAPA. Elenita Ruttscheidt Albuquerque FFA SIPOA/SFA/SC DEZEMBRO/2014 Panorama dos resíduos e contaminantes na produção de rações e carnes Visão do MAPA Elenita Ruttscheidt Albuquerque FFA SIPOA/SFA/SC DEZEMBRO/2014 SEGURANÇA DO ALIMENTO & SEGURANÇA ALIMENTAR e os PQ Missão

Leia mais

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Secretário Gabinete COPAM e CERH Assessoria Jurídica Auditoria Setorial Assessoria de Comunicação Social Assessoria de

Leia mais

Avaliação de Políticas Públicas (Resolução nº 44, de 2013) Proposta de Plano de Trabalho. Política de Defesa Agropecuária.

Avaliação de Políticas Públicas (Resolução nº 44, de 2013) Proposta de Plano de Trabalho. Política de Defesa Agropecuária. Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (Minuta) Avaliação de Políticas s (Resolução nº 44, de 2013) Proposta de Plano de Trabalho Política de Defesa Agropecuária. Presidente: Senadora ANA AMÉLIA Vice-Presidente:

Leia mais

PESQUISA AGROPECUÁRIA E PRODUÇÃO INTEGRADA

PESQUISA AGROPECUÁRIA E PRODUÇÃO INTEGRADA Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa II Simpósio sobre Metodologias de Laboratório de Pesquisa Agropecuária 25 a 29 de outubro de 2010 Pelotas, RS PESQUISA AGROPECUÁRIA

Leia mais

Seminário. de Vigilância em Saúde. a Agrotóxicos

Seminário. de Vigilância em Saúde. a Agrotóxicos Seminário de Vigilância em Saúde Seminário de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos de Populações Expostas a Agrotóxicos Brasília 06 e 07 de novembro de 203 Superintendência de Vigilância

Leia mais

CBRRD Proposta Comercial. III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres. 11 a 14/09. Belém- PA. Promoção:

CBRRD Proposta Comercial. III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres. 11 a 14/09. Belém- PA. Promoção: CBRRD 2 0 1 9 III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres Proposta Comercial 11 a 14/09 2019 2020 Belém- PA Promoção: Evento III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres Data

Leia mais

XXII. 05 a 07 JULHO/2018. Seminário Nordestino de Pecuária OFICINAS SEMINÁRIOS SETORIAIS FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

XXII. 05 a 07 JULHO/2018. Seminário Nordestino de Pecuária OFICINAS SEMINÁRIOS SETORIAIS FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR XXII Seminário Nordestino de Pecuária XXII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários GESTÃO E MERCADO: O CAMINHO PARA O FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA NORDESTINA 05 a 07 JULHO/2018 CENTRO DE EVENTOS DO

Leia mais

O Paradoxo do Controle fitossanitário: conceito legal e prático. Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins

O Paradoxo do Controle fitossanitário: conceito legal e prático. Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins O Paradoxo do Controle fitossanitário: conceito legal e prático. Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins A Origem do Controle Parte do processo evolutivo da agricultura. Primeiros

Leia mais

A TNC está resente em mais de 30 países, com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende.

A TNC está resente em mais de 30 países, com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. Quem somos? A TNC está resente em mais de 30 países, com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há 25 anos, a TNC desenvolve iniciativas nos cinco principais

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS MARCOS REGULATÓRIOS DE RECURSOS GENÉTICOS. Marcio Mazzaro Coordenador Geral CGNIS/DIAGRO/SDI Green Rio - RJ, 24 maio 2019

PLANTAS MEDICINAIS MARCOS REGULATÓRIOS DE RECURSOS GENÉTICOS. Marcio Mazzaro Coordenador Geral CGNIS/DIAGRO/SDI Green Rio - RJ, 24 maio 2019 PLANTAS MEDICINAIS MARCOS REGULATÓRIOS DE RECURSOS GENÉTICOS Marcio Mazzaro Coordenador Geral CGNIS/DIAGRO/SDI Green Rio - RJ, 24 maio 2019 Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014 Dispõe sobre o exercício

Leia mais

Carta de Missão Ministério rviço / Organismo Cargo 1. Missão do organismo

Carta de Missão Ministério rviço / Organismo Cargo 1. Missão do organismo Carta de Missão Ministério: Ministério da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural e Ministério do Mar Serviço / Organismo: Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP Algarve) Cargo: Diretor-Regional

Leia mais

Ações preventivas e emergenciais no combate à entrada e disseminação de pragas quarentenárias no. Brasil

Ações preventivas e emergenciais no combate à entrada e disseminação de pragas quarentenárias no. Brasil Ações preventivas e emergenciais no combate à entrada e disseminação de pragas quarentenárias no 11º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (ENFISA) Dia 13.06.2013 Aquarius Selva Hotel

Leia mais

Priorização de Registro de Produtos Fitossanitários para Florestas Plantadas

Priorização de Registro de Produtos Fitossanitários para Florestas Plantadas Priorização de Registro de Produtos Fitossanitários para Florestas Plantadas Prof. Dr. Edson Luiz Furtado - FCA/UNESP - Campus de Botucatu Prof. Dr. Carlos F. Wilcken - FCA/UNESP - Campus de Botucatu Coordenadores

Leia mais

SANIDADE DE ANIMAIS AQUÁTICOS E AS NOVAS ATRIBUIÇÕES DO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA

SANIDADE DE ANIMAIS AQUÁTICOS E AS NOVAS ATRIBUIÇÕES DO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA SANIDADE DE ANIMAIS AQUÁTICOS E AS NOVAS ATRIBUIÇÕES DO MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA Henrique César Pereira Figueiredo Professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais Coordenador-Geral

Leia mais

PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ (PRÉ-PRODUÇÃO)

PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ (PRÉ-PRODUÇÃO) PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ (PRÉ-PRODUÇÃO) MATTOS, M.L.T. 1 ; MARTINS, J.F. da S 1.; BARRIGOSSI, A. 2.; NOLDIN, J.A. 3 ; SIMON, G. 4 1 Engo. Agro., Pesquisador, Embrapa Clima Temperado, BR 392 km 78, C.P.

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO 2ª CNDRSS ROTEIRO ORIENTADOR

Leia mais

AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA

AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA Joaquim Raimundo Nunes Marinho - Engº Agrº Fiscal Federal Agropecuário MAPA/SFA-BA/UTRA-ITABUNA PERÍODO DE 2001 A 2006 INTRODUÇÃO

Leia mais

AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre

AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre DESCRIÇÃO DO CURSO: O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia forma profissionais para desenvolver, de modo pleno e inovador, as atividades

Leia mais

(EIaEis guineensisjacq.) NO ESTADO DO PARÁ UMA ALTERNATIVA DE SOLUÇÃO PARA O AMARELECIMENTO FATAL 1

(EIaEis guineensisjacq.) NO ESTADO DO PARÁ UMA ALTERNATIVA DE SOLUÇÃO PARA O AMARELECIMENTO FATAL 1 06998 CPATU 1998 FL- 06998 Em7ipa ISSflJO1O1-5613 aí te,0 Empina fim/letra da Pesquise Ag,opecuêria Cento da Pesquise Agrofiorestal da Amazónia Oriental Ministério de Agricultura e do Abastecimento Tra,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 9.250, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2017 Vigência Altera o Decreto nº 8.852, de 20 de setembro de 2016, que aprova a Estrutura Regimental

Leia mais

ALTAMIRA-PA, JUNHO DE 2015 GUILHERME COELHO BRITTO PEDRO CELESTINO FILHO GIOVANILDA COSTA VIANA

ALTAMIRA-PA, JUNHO DE 2015 GUILHERME COELHO BRITTO PEDRO CELESTINO FILHO GIOVANILDA COSTA VIANA ALTAMIRA-PA, JUNHO DE 2015 GUILHERME COELHO BRITTO PEDRO CELESTINO FILHO GIOVANILDA COSTA VIANA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO NAPT TRANSAMAZÔNICA E XINGU texto da 2.º Nível da 3.º Nível da 4.º Nível da» 5.º Nível

Leia mais

"Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura -

Economia Verde nos Contextos Nacional e Global - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - "Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - Maurício Antônio Lopes Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

04/07/2017 REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. Definição. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? LEI 7.

04/07/2017 REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. Definição. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? LEI 7. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS Doutoranda Nathalia Garlich Agronomia (Produção Vegetal) Definição LEI 7.802, DE 11/07/89 - Art. 2.1. Agrotóxicos

Leia mais

PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE

PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE M.A.R. Moura 1 ; A.M.G.B. Silva 1 ; J.M.C. Castro 2 ; L.A.B. Silva 1 ; A.S. Capucho 1. 1 Universidade Federal do Vale do

Leia mais

I - responsabilidade compartilhada entre os agentes das cadeias produtivas; Art. 3º O procedimento para adesão ao SUASA-Vegetal compreende:

I - responsabilidade compartilhada entre os agentes das cadeias produtivas; Art. 3º O procedimento para adesão ao SUASA-Vegetal compreende: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 20, DE 1º- DE JULHO DE 2014 D.O.U., 02/07/2014 - Seção 1 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E

Leia mais

Uso Próprio de Agrotóxicos e Afins

Uso Próprio de Agrotóxicos e Afins Uso Próprio de Agrotóxicos e Afins Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins CGAA Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas DFIA Secretaria de Defesa Agropecuária SDA Brasília, 07 de agosto de 2018

Leia mais

Sumário. Agropecuária: motor do desenvolvimento brasileiro. O papel e a contribuição da pesquisa agropecuária. A Embrapa

Sumário. Agropecuária: motor do desenvolvimento brasileiro. O papel e a contribuição da pesquisa agropecuária. A Embrapa Sumário Agropecuária: motor do desenvolvimento brasileiro O papel e a contribuição da pesquisa agropecuária A Embrapa Roadmaps e a gestão da programação de P&D Considerações finais http://silkedewilde.com/

Leia mais

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA Convenção Sobre Diversidade Biológica Art. 8 Conservação in situ

Leia mais

SANIDADE ANIMAL PATRIMÔNIO MUNDIAL

SANIDADE ANIMAL PATRIMÔNIO MUNDIAL SANIDADE ANIMAL PATRIMÔNIO MUNDIAL MISSÃO DO MAPA Promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade brasileira Visão de futuro para a Medicina Veterinária...uma

Leia mais

Nome do Evento: I Encontro Maranhense de Ciências Agrárias - EMCA. Coordenador do Projeto : Prof. Dr. Sc. Paulo Henrique Aragão Catunda

Nome do Evento: I Encontro Maranhense de Ciências Agrárias - EMCA. Coordenador do Projeto : Prof. Dr. Sc. Paulo Henrique Aragão Catunda Projeto Agrisus No: 1359/14 Nome do Evento: I Encontro Maranhense de Ciências Agrárias - EMCA Coordenador do Projeto : Prof. Dr. Sc. Paulo Henrique Aragão Catunda Instituição: Universidade Estadual do

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

I Workshop do Agronegócio - AGROIF

I Workshop do Agronegócio - AGROIF 1 Temas: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL Título do Projeto Local: I Workshop do Agronegócio - AGROIF Coordenadora do Projeto: Colaboradores Profª. Drª. Vanessa David Domingos Campus Palmas - IFTO Telefones: (63)

Leia mais

ESPÉCIES DE CURCULIONIDAE (INSECTA, COLEOPTERA) EM CULTURA DE COQUEIRO ANÃO VERDE, EM LINHARES, ES, BRASIL

ESPÉCIES DE CURCULIONIDAE (INSECTA, COLEOPTERA) EM CULTURA DE COQUEIRO ANÃO VERDE, EM LINHARES, ES, BRASIL Revista de Agricultura v.87, n.1, p. 54 58, 2012 ESPÉCIES DE CURCULIONIDAE (INSECTA, COLEOPTERA) EM CULTURA DE COQUEIRO ANÃO VERDE, EM LINHARES, ES, BRASIL Emerson Fraga Comério 1 & Vera Lúcia Rodrigues

Leia mais

Guarapari, Espírito Santo 15 de setembro de 2011

Guarapari, Espírito Santo 15 de setembro de 2011 Guarapari, Espírito Santo 15 de setembro de 2011 SEMPRE UM BOM CAMINHO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO HEVEICULTURA COMO ALTERNATIVA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Adonias de Castro

Leia mais

Rede de Análise de Risco de Pragas Rarp ( ) Pest Risk Analysis Network. Marcelo Lopes-da-Silva Pesquisador Embrapa

Rede de Análise de Risco de Pragas Rarp ( ) Pest Risk Analysis Network. Marcelo Lopes-da-Silva Pesquisador Embrapa Rede de Análise de Risco de Pragas Rarp (2009-2012) Pest Risk Analysis Network Marcelo Lopes-da-Silva Pesquisador Embrapa Objetivos da RARP Criação de uma base de dados BRASILEIRA que forneça subsídios

Leia mais

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6.

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6. Defensivos Agrícolas, Produtos Fitossanitários, Agrotóxicos ou Pesticidas? FCA / UNESP Campus de Botucatu DPV Defesa Fitossanitária raetano@fca.unesp.br TERMINOLOGIA Agrotóxicos: Lei dos Agrotóxicos 7.802/89

Leia mais

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO Projeto Agrisus N o : 1568/15 Nome do Evento: Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta e do 3º Simpósio Internacional sobre

Leia mais

Seminário Internacional Pré-COSALFA

Seminário Internacional Pré-COSALFA Seminário Internacional Pré-COSALFA TEMA III: A situação de vulnerabilidade e percepção de risco de febre aftosa na América do Sul Quito - Ecuador, 13 de april de 2015 Plínio Leite Lopes Médico Veterinário

Leia mais

AS PLANTAS MEDICINAIS E A FITOTERAPIA NO SISTEMA OFICIAL DE SAÚDE 1º Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

AS PLANTAS MEDICINAIS E A FITOTERAPIA NO SISTEMA OFICIAL DE SAÚDE 1º Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS AS PLANTAS MEDICINAIS E A FITOTERAPIA NO SISTEMA OFICIAL DE

Leia mais

Legislação e registro de fungicidas no Brasil

Legislação e registro de fungicidas no Brasil Legislação e registro de fungicidas no Brasil Marcella Alves Teixeira Auditora Fiscal Federal Agropecuário Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Definição de agrotóxicos e afins Produtos

Leia mais

Rede Nacional dos Laboratórios Agropecuários. Maria de Fátima Martins Pinhel Coordenadora Técnica Lanagro-SP

Rede Nacional dos Laboratórios Agropecuários. Maria de Fátima Martins Pinhel Coordenadora Técnica Lanagro-SP Rede Nacional dos Laboratórios Agropecuários Maria de Fátima Martins Pinhel Coordenadora Técnica Lanagro-SP Estrutura Organizacional SDA/MAPA Secretaria de Defesa Agropecuária Chefia de Gabinete Diretor

Leia mais

BELÉM, 19 de maio de 2017

BELÉM, 19 de maio de 2017 SEMINÁRIO Poluição, acidentes e multiplicidade de conflitos no eixo Barcarena e Abaetetuba: proteção dos direitos das populações humanas e da biodiversidade em face dos impactos de atividades industriais

Leia mais

BOLETIM FRUTÍCOLA N.48

BOLETIM FRUTÍCOLA N.48 BOLETIM FRUTÍCOLA N.48 Editor: Luiz Carlos Donadio Co-editora: Nicole Donadio Jaboticabal Dezembro 2017 Ano 03 Todafruta - Boletim Frutícola Nº48 Ano 3 - Data: 29/12/2017 Editor: Luiz Carlos Donadio/ Co-editora:

Leia mais

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. Cenário da cacauicultura

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. Cenário da cacauicultura Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Cenário da cacauicultura Helinton Rocha Diretor Geral Brasília, DF 00:30 Brasília, 1º de abril de 2015

Leia mais

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF HISTÓRICO DE ATUAÇÃO E DEMANDAS TECNOLÓGICAS DO SETOR AGROPECUÁRIO DO DF Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal SETEMBRO 2016 O QUE É A EMATER-DF? Empresa Pública, criada em

Leia mais

Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Situação Atual e Perspectivas no Brasil e no Mundo Novembro/2011 AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (2006) Fonte: Conab/MAPA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CUSTO DA POSIÇÃO DE DESTAQUE

Leia mais

I FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL LEOPOLDINA - MG

I FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL LEOPOLDINA - MG 12:00 Recepção e Credenciamento 12:45 Mesa de abertura 13:00 Palestra: Agronegócio e Inovação Dr. Paulo do Carmo Martins (Chefe Geral da EMBRAPA Gado de Leite - Juiz de Fora - MG) 13:40 Palestra: Pato

Leia mais

6 Doenças. Dulce Regina Nunes Warwick Viviane Talamini

6 Doenças. Dulce Regina Nunes Warwick Viviane Talamini 6 Doenças Dulce Regina Nunes Warwick Viviane Talamini 248 Qual doença de coqueiro tem o potencial mais destrutivo no Brasil? O anel-vermelho, causado pelo nematoide Bursaphelenchus cocophilus, pode acarretar

Leia mais

Ações para o fortalecimento da Segurança Alimentar S.I.F. / MAPA

Ações para o fortalecimento da Segurança Alimentar S.I.F. / MAPA Ações para o fortalecimento da Segurança Alimentar S.I.F. / MAPA Leonardo Werlang Isolan Méd. Vet. MCV, DCV Chefe do SIPOA/DDA/SFA-RS Painel: Segurança Alimentar AVISULAT 2016 V Congresso e Feira Brasil

Leia mais

PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA.

PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA. PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA. Coordenação: PROF. Me. YURI CORREA DOS REIS Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Leia mais

Belém 12 a 16 MAR. Projeto de PATROCÍNIO

Belém 12 a 16 MAR. Projeto de PATROCÍNIO Belém 12 a 16 MAR 2018 Projeto de PATROCÍNIO O O EVENTO O XVII Congresso Brasileiro da Mandioca e II Congresso Latino Americano e Caribenho de Mandioca constituem atualmente em um dos principais fóruns

Leia mais

Mistura em tanque. Marcelo Bressan Adriana Casagrande Auditores Fiscais Federais Agropecuários

Mistura em tanque. Marcelo Bressan Adriana Casagrande Auditores Fiscais Federais Agropecuários Mistura em tanque OCB Curso de Especialização Atualização no Cultivo da Soja Londrina - Embrapa Soja - 18/04/2018 Marcelo Bressan Adriana Casagrande Auditores Fiscais Federais Agropecuários PROPOSTA INC

Leia mais

Análise Agroeconômica de Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste do Brasil

Análise Agroeconômica de Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste do Brasil Análise Agroeconômica de Sistemas de Produção de Coco no Norte e Nordeste do Brasil Carlos Roberto Martins Inácio de Barros Geraldo Stachetti Rodrigues IV Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura

Leia mais

COM O AGRO O ESTADO AVANÇA. Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS

COM O AGRO O ESTADO AVANÇA. Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS COM O AGRO O ESTADO AVANÇA Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS COM O AGRO O ESTADO AVANÇA QUAL A NOSSA MISSÃO? Aumentar a produção de alimentos 870 milhões pessoas passam fome

Leia mais

A CULTURA DO COQUEIRO DAIANE MALASPINA; GABRIEL CATO; LAISY BERTANHA; PEDRO MUNTE

A CULTURA DO COQUEIRO DAIANE MALASPINA; GABRIEL CATO; LAISY BERTANHA; PEDRO MUNTE A CULTURA DO COQUEIRO DAIANE MALASPINA; GABRIEL CATO; LAISY BERTANHA; PEDRO MUNTE SUMÁRIO Introdução Exigências climáticas Práticas de conservação de solo e plantio Correção do solo e adubação Controle

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 CARACTERIZAÇÃO DA VARIAÇÃO DIÁRIA E SAZONAL

Leia mais

Legislação de Agrotóxicos, Receituário Agronômico, Comercialização e Uso

Legislação de Agrotóxicos, Receituário Agronômico, Comercialização e Uso Legislação de Agrotóxicos, Receituário Agronômico, Comercialização e Uso Aspectos Técnicos e Legais Passo Fundo, 24 de Julho de 2015 Eng. Agr. Bernardo Luiz Palma Presidente da AEAPF Conselheiro da CEAGRO

Leia mais

Plano ABC & Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

Plano ABC & Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono SECRETARIA DE MOBILIDADE SOCIAL, DO PRODUTOR RURAL E DO COOPERATIVISMO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS, E DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL Plano ABC & Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

Leia mais

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste Projeto Balde Cheio Tecnologias que agregam valor à produção de leite Pecuária Sudeste --- o PROJETO o Salde Cheio é um caso de sucesso de transferência desenvolvimento de tecnologia, que promove o da

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE O CRESCIMENTO DE Lasiodiplodia

Leia mais

Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências.

Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências. Decreto nº 6.041, de 08.02.2007 Institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, cria o Comitê Nacional de Biotecnologia e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc

Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação contínua do agente, oc DIAGNOSE E CONTROLE DE MOLÉSTIAS DE PLANTAS ÊNFASE EM MOLÉSTIAS DA ALFAFA 1 Conceitos MOLÉSTIA É uma sequência de eventos numa interação entre um organismo e um agente, em que, como resultado de uma ação

Leia mais

DESAFIOS NO MANEJO FITOSSANITÁRIO PARA A PRÓXIMA SAFRA. Engº Agr Ezelino Carvalho (Consultor )

DESAFIOS NO MANEJO FITOSSANITÁRIO PARA A PRÓXIMA SAFRA. Engº Agr Ezelino Carvalho (Consultor ) DESAFIOS NO MANEJO FITOSSANITÁRIO PARA A PRÓXIMA SAFRA Engº Agr Ezelino Carvalho (Consultor ) INTRODUÇÃO e OBJETIVOS Convidar os presentes a questionar os manejos adotados na condução de suas lavouras.

Leia mais

Balanço Energético na Cultura do Dendê para Produção de Biodiesel Parte Agrícola.

Balanço Energético na Cultura do Dendê para Produção de Biodiesel Parte Agrícola. Balanço Energético na Cultura do Dendê para Produção de Biodiesel Parte Agrícola. BORGES, J.L.B. 1 ; FELICI, P.H.N. 1 ; ÁVILA, M.T. 2 ; GAZZONI, D.L. 2 ; 1 Universidade Estadual de Londrina UEL, CCA/Agronomia,

Leia mais

~..u. """a. ., ISSN

~..u. a. ., ISSN ------------------------------------------------------ """a.., ~ ISSN 1517-2244 ~inistério da Agricultura e do Abastecimento Amazônia Oriental Ministério da Agricultura e do Abastecimento Trav. Dr. Enéas

Leia mais

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO Projeto Agrisus No: PA 1832/16 Nome do Evento: 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha Interessado: Amanda Letícia Pit Nunes Instituição: Universidade

Leia mais

Contexto Ambiental e Agronegócio brasileiro

Contexto Ambiental e Agronegócio brasileiro Contexto Ambiental e Agronegócio brasileiro Derli Dossa - MAPA/AGE Uberlândia, 30-06-11 Grãos Produção Se o Brasil mantivesse a mesma tecnologia de 1960, teria de ocupar mais 145 milhões de hectares de

Leia mais

Codex Alimentarius. 5º módulo.

Codex Alimentarius. 5º módulo. Codex Alimentarius 5º módulo CCAB Comitê do Codex Alimentarius do Brasil CCAB CCAB foi criado em 1980; Coordenação e a Secretaria Executiva responsabilidade do INMETRO; Ponto de Contato MRE. Membros do

Leia mais

Cenário atual e perspectivas da pecuária no MS Campo Grande 22/Setembro/2016

Cenário atual e perspectivas da pecuária no MS Campo Grande 22/Setembro/2016 Cenário atual e perspectivas da pecuária no MS Campo Grande 22/Setembro/2016 Introdução Projeções Produção de Carnes (Mil Toneladas) Projeções Consumo de Carnes (Mil Toneladas) Projeções Exportações de

Leia mais

48 O CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA DE 27 JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2008

48 O CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA DE 27 JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2008 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA 48 O CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA DE 27 JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2008 Legislação Brasileira sobre Agrotóxicos Carlos Alexandre

Leia mais

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS Rubens C. Garlipp * Reunião Técnica: Certificação Florestal e o Uso de Pesticidas São Paulo/SP Fevereiro 2001 * Superintendente

Leia mais